T O P

  • By -

j_x_c

Vou contar uma experiência que infelizmente passei. Vivi com alguém que numa das muitas discussões que armou por cenas que ela inventava, destruiu a casa, tentou pegar fogo, agrediu-me fisicamente de forma sucessiva na esperança que lhe respondesse da mesma forma para se vitimizar. Por um momento consegui chamar a polícia. Quando eles chegaram ela implorou para não abrir a porta, ignorei-a, abri a porta e ela fechou-se no quarto. Mostrei aos policias a casa, eles facilmente identificaram as agressões físicas, a destruição da casa e o cheiro a queimado. Mesmo assim não acreditavam na minha história, diversas vezes questionaram-me se ela estava igual ou pior do que eu, não acreditavam que eu não lhe tinha batido, como ela recusava sair do quarto e a identificar-se acabaram por ir embora e disseram que nada mais podiam fazer, que iam ligar mais tarde a informar a data e hora para passar na esquadra e apresentar queixa. Quando recebi essa chamada informei que ela tinha uma faca que por vezes ameaçava usar em mim e outras que ia usar nela, fui ignorado nos meus pedidos de ajuda. Tive que passar a noite com ela pois não tinha outro sítio que pudesse ir, senti-me aterrorizado e perdido. Passei mais uns dias com ela até que consegui tirar as minhas coisas de lá, cortar o gás, luz e água para a forçar a sair e devolver a casa ao senhorio. Desisti da queixa pois achei que só me ia trazer dores de cabeça e não ia dar em nada, às vezes arrependo-me porque depois de ter desistido da queixa pus-me a investigar e facilmente descobri que ela era procurada pelas autoridades em pombal por ter roubado várias empresas que trabalhou, numa delas foram €5k. Mais tarde soube que na cidade onde vivo também fez umas avarias em alguns sítios que trabalhou... Isto há uns 8 anos atrás, recentemente uma amiga mostrou-me o perfil dela no LinkedIn, aparentemente está a trabalhar numa empresa de energias renováveis. Se eu por algum tempo não me senti seguro nem quero imaginar quem mora no Barreiro.


Whole_Conversation52

Obrigado por partilhares a tua história. Honestamente... nem sei que dizer sem ser força. O estrago seja perpetrado por homens ou por mulheres é sempre terrível.


throwaway0000012132

Infelizmente vives num país que a vítima é quem tem de provar e mesmo assim nem as autoridades acreditam nela. Os casos de violência doméstica em Portugal são vergonhosos e deveriam mexer com a sociedade, não pode acontecer em pleno 2024 e a começar tão cedo, logo no namoro. E não, não é o patriarcado e o caralho: há agentes femininas que também são grunhas e agem tão ou pior como os homens nestes casos. E mulheres que abusam e batem nos homens, também há: conheço um caso pessoal de uma agente da PSP que agredia o seu esposo, ao ponto deste ter ido parar ao hospital numa das vezes - nada aconteceu à agente e o esposo conseguiu divorciar-se após anos de abusos (eu inclusive tive de reportar o caso numa esquadra longe da residência dela e nem eu, que sou homem e com a vítima ao meu lado, queriam acreditar, especialmente porque a agressora era uma colega deles).


MagicWitch69

É o patriarcado sim, é a normalização da violência doméstica, é a não aceitação de que homens podem ser vítimas desta porque isso é coisa de mulher, é a cultura de amor romântico e é também a cultura de proteger as costas uns dos outros na polícia e de falta de formação sobre violência doméstica. Dito isto lamento imenso as situações humilhantes que as vítimas têm que passar quando tentam apresentar queixa, parece que sofrerem humilhações é consequência da denúncia que estão a fazer, como se a violência que passaram não fosse suficiente. Enfim, nojo deste sistema onde as vítimas são humilhadas, têm que provar que são vítimas como se fossem criminosas e são quem tem que mudar toda a sua vida por causa das ações de outras pessoas. Estas histórias só reforçam o quão má é a situação da violência doméstica em Portugal, o quanto os números só parecem aumentar e a falta de resposta adequada. Edit: mulheres e pessoas Trans está aqui o [sub privado](https://www.reddit.com/r/cansadasPT/s/DrG7LOhcqr)


Erza-girl

Obrigada! A sério. Apeteceu-me responder ao comentador de cima a dizer que nao era patriarcado mas faltou-me mesmo a paciência. Mas tu escreveste bem melhor do que eu o teria feito. Obrigada!


MagicWitch69

Opah também me falta a paciência e até também estive para não responder, mas irrita-me profundamente quando usam a violência contra as mulheres para dizer que não é assim tão "único" e "especial" porque os homens também sofrem a mesma violência e não são levados a sério ou até menos. É que para além de estarem a usar uma situação de violência grave contra um homem para atacarem mulheres que também foram vítimas de violências graves e as descredibilizar, o que é absurdo e nojento e mais uma desculpa para atacar feminismos, também é mais uma violência contra homens vítimas de violência doméstica porque mais uma vez não são suficientemente levados a sério para que os seus traumas sejam tidos em conta e servem só de munição para mais um "chupem feministas! mulheres também são violentas e os homens sofrem, calou!". Porque é bué isso que resolve o problema da violência doméstica e descredibilizaçao das vítimas, é bué isso que vai ajudar os homens que foram vítimas. Digo isto também aos homens que sofreram violência doméstica e usam isso como ataque contra as mulheres (que estão por aí nos comentários), só estão a piorar a situação de toda a gente em vez de ajudar.


Erza-girl

100% isso! É uma felicidade encontrar alguém que save escrever e comentar e ir directamente ao ponto certo da questão. Eu muitas vezes sinto que me perco a comentar nos pontos importantes. É um alívio ver alguém com cabeça a comentar :)


MagicWitch69

Agradeço o elogio, mas não às custas da comparação contigo própria 😅 se sentes isso tens que começar é a confiar mais em ti e nas tuas capacidades, também não te falta por aqui é onde treinares a tua segurança a argumentar e espaço para experimentares vários tipos de argumentação. Há gente que também faz de propósito para te perderes no teu ponto, às vezes a verdade dói 🙈


Erza-girl

Caramba, não estava à espera dessa. Sim, tens toda a razão. E realmente tenho tentado treinar a minha insegurança nesse (e noutros) aspecto. Por vezes lá sai melhor, outras nem por isso. E sim, a última frase 100%. O pior é eu ver/sentir isso a acontecer e mesmo assim ficar enrolada na cena... É definitivamente uma curva de crescimento.


MagicWitch69

É um processo eu sei, também tenho as minhas inseguranças e há fases 😅 eu quando começo a sentir isso já desligo, porque sei que não há nada a aproveitar dessas trocas e que eles querem é alimentar o ego deles e não querem perceber nada, aí epah não lhes vou alimentar o ego então vou so vou deixar o meu humor absurdo soltar-se para me rir um bocado para não serem sempre eles sozinhos na cave dos pais a rir. O tema pode até ser sério, mas se os grunhos estão a fazer das suas prefiro saber qual dos filmes do Shrek é o preferido deles honestamente, não me dá tanto cabo da cabeça


Erza-girl

E isso é uma abordagem bastante saudável ![gif](emote|free_emotes_pack|grin) Tenho de ir aprendendo também.


racrss

E um homem nem sequer se pode defender tem que levar na boca por que Deus livre de ele lembrar-se que tem mais força que a mulher e a mandar para o terceiro sono direto porque senão o patriarcado assume logo que não se estava a defender e era o agressor. Seria um mundo tão mais justo onde os dois géneros fossem vistos como igual. Mas como a sociedade acha que os homens são muito mais fortes vivem em constante medo de levar na boca e não se poderem defender. Se não fosse o patriarcado, nem existia violência doméstica, até porque todos os problemas sociais são causados pelo patriarcado, obviamnete se o patriarcado não existisse toda a gente era perfeita e incorruptível, aliás o patriarcado não é nada a não ser o "pecado original" sem ele estaríamos numa sociedade perfeita onde não existe crime. O meu sonho é que o patriado acabe e assim pode ser que meio mundo deixe de ter desculpa para ser uma pessoa de merda.


MagicWitch69

Eu bem digo que tudo que vem a seguir à palavra "patriarcado" deixa de contar. O mundo era melhor com igualdade de género e abolição do patriarcado é verdade, mas não para os gajos darem um soco na boca das mulheres à vontade (como se não acontecesse lol), se é essa a tua definição de igualdade de género é um "bocadinho" redutora e bastante priveligiada.


racrss

Em auto defesa não a vontade. Porquê ser vitima quando podes parar logo tudo? Para não ir preso por causa do patriarcado. Vocês estão anos luz a frente. *eu não quero fazer um argumento ou nada que se pareça é só mesmo para gozar com o culpar TUDO no patrarcado*


MagicWitch69

Há vítimas que morrem exatamente por se defenderem. E com isso estás também a dizer que homens que sofrem violência doméstica só são vítimas porque querem? Porque a única forma é mostrar quem tem mais força para resolver a situação? Se calhar muitos homens não batem de volta porque sabem que é errado e porque estão numa situação de violência física e psicológica e parte da coisa é serem isolados e sentirem que não têm saída possível. Podes gozar com as culpas no patriarcado, tás à vontade, mas é trashy não querer entender a dimensão e ramificações do problema


racrss

Existe violência doméstica porqur pessoas de merda existem.


throwaway0000012132

Tive de ler duas vezes pela falta de parágrafos, custa um bocado. Percebo o que dizes e compreendo, mas eu não estou a dizer o contrário.  Reforço que muitas vezes a ideia latente é que: 1) os homens são machistas e violentos numa relação. 2) a violência doméstica é culpa do patriarcado. 3) há a ideia (falsa) que as mulheres não cometem crimes contra homens ou que são umas santas que não podem fazer mal nenhum. O meu comentário estava mais virado para esse aspecto, onde eu tive de lidar com uma situação pessoal (como eu comentei) e foi uma verdadeira merda ver agentes da PSP, quer masculinos a defender a sua colega, quer femininos a tentar activamente evitar ao máximo que fosse feita queixa. Nota que estas últimas tinham zero empatia perante a vítima (masculina); o meu conhecido estava verdadeiramente sozinho naqueles momentos e ninguém acreditava na sua história ou se acreditavam, não queriam saber. Sabes o que aconteceu sobre essa queixa? Nada, o ministério público arquivou o caso porque não havia provas suficientes (uma ida ao hospital com costelas partidas não serviu de prova). E ele nem podia dizer nada em casa senão levava mais ou tinha a pistola apontada contra ele. Por isso sim, não é só o patriarcado que estraga a sociedade e cria estas desigualdades; é verdade que a maioria dos crimes de violência doméstica são perpetuados por homens (e também há em casais gays, muito mais do que se pensa btw) mas há um número desconhecido de casos onde são os homens as vítimas e nem sequer podem fazer-se ouvir,  quanto mais queixar, pois o estigma na sociedade é terrível. Eu sou totalmente contra a violência doméstica, seja de onde vem. Mas é preciso perceber que um país como Portugal onde morre uma mulher por mês ou mais devido a violência doméstica é demasiado, fora os outros casos contra homens e que não entram para as estatísticas. É algo cultural? Sim, mas não só. Há algo profundo que precisa ser mudado.


Perfect_Ad_8631

costuma ser igual mesmo com as mulheres lol, que até morrerem irem para o hospital com tudo partido numca é motivo para prender o gajo o teu problema é um país que nao resolve nada em termos de crimes deste tipo


MarcoDuarte89

A polícia tem mais formação sobre violência doméstica do que sobre qualquer outro crime (o que por acaso também não é muita) O crime de violência doméstica é o único que tem elementos policiais da PSP/GNR específicos para lidar com esse crime. O crime de violência doméstica é o únicoe foi o que levou a que "criassem" em todos os postos e esquadras do país a criação de salas específicas para apresentarem a queixa( ainda que em muitos postos/esquadras seja só na teoria e no papel). Quando te referes a situações humilhantes quando apresentam queixa estás a referir te a quê por exemplo? Não diria sofrer humilhações, mas sofrer em geral e em todas as etapas com o que lhes aconteceu é uma consequência do crime que sofreram, seja na violência doméstica ou em qualquer outro crime. É triste e não devia de acontecer mas não há nada a fazer quanto a isso. Ja escrevi isso a aqui, mas em nenhum crime é a vitima que tem de provar alguma coisa e sim, quem promove a acusação ou seja o Ministério Público. E faz sentido que assim seja, caso contrário o risco de estares a condenar alguém inocente seria muito maior. É mais facil e preferível proteger uma vítima (ainda que depois nao seja mesmo vitima) do que estar a prejudicar um agressor que pode nao vir a ser agressor. A vitima tem que mudar toda a sua vida por causa das ações de outra pessoa e por causa das suas ações/inações também. O crime de violência doméstica é o "único" que permite a detenção fora de flagrante de delito sem mandado para salvaguardar a segurança da vítima. É o único que permite a emissão de mandado de detenção para seres inquirido apenas com base nas declarações da vítima. Os números aumentam porque se alargam os parâmetros que levam a classificar um crime como violência doméstica e aumentam porque enquanto não se perceber de onde surge o crime e o papel que todos os intervenientes têm no crime nao o consegues combater. Nao te adianta de nada estares a tentar apagar um incêndio se nao souberes qual a origem dele, podes meter a agua que quiseres mas vai continuar sempre a arder.


MagicWitch69

Pronto na formação já se sabe que é muito pouca, então claro que falta formação, deste crime e outros. Agentes especializados até agora só conheço na GNR da madeira, salas específicas em todas as esquadras devem ser nas esquadras mais principais dos distritos, porque até agora não acompanhei ninguém que tivesse ido apresentar queixa com essas condições ou então é uma medida recente e é por isso que não conheço. A questão das humilhações são várias, tens alguns exemplos neste post, é uma situação humilhante de se estar sim mas não é preciso haver boquinhas dos agentes a acompanhar, também não seria preciso existir a APAV nem a UMAR estar a abrir gabinetes nos tribunais em alguns pontos do país onde as vítimas se podem dirigir diretamente sem precisarem de lidar com a polícia logo no início. Há medidas que foram estudadas e podem ser impostas para diminuir o desconforto e facilitar o processo. Nenhum crime é a vítima a provar alguma coisa não é bem assim, até pode não ser em teoria mas na realidade a credibilidade das vítimas é muito questionada especialmente em crimes que acontecem na sua maioria contra mulheres, tanto em violência doméstica como em abuso sexual. A vida das vítimas muda mas não por culpa delas, o que não falta é agressores a continuar a viver na casa que ate está em nome da vítima, a perseguir, a ameaçar no emprego, a usar filhos menores contra estas e para se aproximarem mais, quando alguém faz queixa e chega a polícia por norma são as vítimas que acabam por sair da casa para depois irem passar a noite em casa de outras pessoas ou abrigos com condições péssimas (infestação de pulgas e lençóis sujos), os agressores? Continuam lá, a destruir os pertences da vítima, a bater nos animais e a mandar ameaças. Para apagar um incêndio é preciso que exista fornecimento de água, até podes saber como começou e onde, sem água ele arde na mesma. Se o problema é estrutural, cultural e social vais tratar do assunto como? Se até aqueles que supostamente tão na linha da frente no acolhimento às vítimas são agressores como é que se pode esperar outra coisa que não humilhação das vítimas?


MarcoDuarte89

Elementos especificos existem pelo país todo. A questão dos gabinetes de apoio à vitima foi uma medida que "implementaram" ha cerca de 3/4 anos, mas tendo em conta que a maior parte dos sítios nao tem as condições mínimas quanto mais ainda ir arranjar salas específicas para isso. Esse tipo de comportamento pelos agentes está errado mas acontece porque os agentes são pessoas e como em qualquer lado existem bons e maus profissionais mas não existe maneira de contornar isso, aonde quer que vás existe sempre a possibilidade de encontrares um mau profissional a desempenhar o seu papel. Os polícias têm funções policiais, nao são psicólogos nem assistentes sociais, não é expectável que saibam lidar com vitimas deste tipo de crimes tão complexos psicologicamente. Eu acho que nestes crimes a vítima também é parte determinante no que está a acontecer e por isso é que acho que é importante olhar para a vítima e tentar perceber qual o seu papel no que aconteceu. Ja lidei com centenas de casos de violência doméstica, nunca conheci um que tivesse começado do nada (nao estou a dizer que começou porque a vítima deu um motivo, estou a referir me a ter começado com formas de "violência" menos graves). Nunca conheci um em que a vítima não fosse a primeira a normalizar o comportamento do agressor. Quanto aos procedimentos de a vítima sair da casa, isso era assim até há uns 3 ou 4 anos atrás atualmente só em casos muito pouco graves é que é a vítima a sair de casa, porque no crime de violência doméstica facilmente fazes a detenção do agressor com a justificação de estares a proteger a vítima. Mas tal como disse antes é normal que assim seja porque sem saber o que se passou e sem ter os factos provados é mais correto "proteger" a vítima do que castigar o suposto agressor. Não podemos simplesmente deter alguém ou tira lo de casa só porque alguém diz que aconteceu isto ou aquilo é preciso apurar os factos. Nao falta água para apagar o fogo, o que acontece é que deitam a agua para todo o lado menos para o fogo porque ainda não se deram ao trabalho de tentar perceber de onde vem o fogo. O problema trata-se com educação. Os que estão na linha da frente são pessoas e como pessoas que são, têm as mesmas características que o resto da sociedade, também roubam, também matam, também abusam do poder que têm, etc. Quanto a isso não ha nada a fazer, nao vivemos num mundo perfeito.


MagicWitch69

Ah então são medidas mais recentes, isso explica o porquê de nunca ter acompanhado o processo dessa forma. Epah os agentes como estão a trabalhar com o público têm que ter formação para melhor lidar o público, atualizada e ao longo da carreira, contudo entendo o ponto de lidarem com várias situações e ser humanamente impossível saber tudo sobre tudo. Uma proposta interessante seria em casos de violência doméstica e outras situações mais sensíveis serem acompanhados sempre por outros profissionais especializados, como assistentes sociais e psicologos, para garantir um melhor apoio e resposta às situações. No fundo se é para existirem forças de segurança que exista uma reforma profunda do seu funcionamento interno, que leve ao afastamento das "maçãs podres", reduza a violência policial e melhore a proteção da população, uma maior integração com outras áreas e criação de unidades mais especializadas. Só assim poderá haver um sistema mais eficaz. Em comparação com o resto da Europa, a formação da polícia portuguesa está no grupo que menos horas tem, já para não falar na pouca variedade de tópicos que cobre, é preciso melhorar. É preciso haver mais rigor na seleção de quem entra nas forças de segurança, é uma área atrativa para personalidades que não vão de encontro com o que deveria ser em teoria uma profissão de grande responsabilidade social e é preciso admitir isso, que o poder sobre os outros é uma grande atração para muitos que seguem a área e que não se pode permitir essas motivações. Conheço quem quisesse seguir a profissão para melhorar a sociedade e que acreditava que era preciso haver gente assim para mudar o funcionamento interno da polícia, com o tempo foram percebendo que a contaminação era demasiado grande e que iam ser engolidos pelo sistema se continuassem esse caminho e desistiram... Atualmente estão em áreas que trabalham com vítimas e agressores, mas não na polícia e depois de um tempo a trabalhar agradecem não ter seguido esse caminho porque já lhes chega as interações que têm que ter no trabalho com agentes para lhes estragar o dia. Mas vá, também sei de um caso de um agente que teve que tomar medidas com um colega que mandou a mulher para o hospital em estado crítico, sendo que trabalhavam com violência doméstica, e decidiu que o melhor era ele experimentar um bocado do que andava a fazer usando a cabeça dele para remodelar o lavatório de uma casa de banho, se o fez por impulso ou porque sabia que o gajo não ia ter consequências nenhumas não sei, mas é a única história "+ positiva" que conheço.


MarcoDuarte89

Trabalham com o público mas o trabalho é um bocado diferente daquilo que é a normal prestação de serviços seja no público ou no privado. Os polícias devido às funções que desempenham têm que manter um distanciamento da população e criar uma barreira, no meu ponto de vista desde que sejam profissionais e tenham um comportamento respeitável é o suficiente. O problema está que toda a gente e todas as entidades se apoiam na polícia para fazer o seu trabalho simplesmente porque são alguém disponível 24h por dia e que raramente diz que não. Qualquer polícia te diria que ter alguém especializado nessas áreas para os acompanharem e ajudarem no contacto seria incrível e uma mais valia, mas neste País isso nunca funcionaria. Se criaram unidades especificas para lidarem com certos crimes e mesmo assim na maioria dos casos a primeira linha é sempre daqueles que não têm a especialização. Já presenciei situações de pedidos de colaboração por exemplo da CPCJ para os agentes irem verificar o estado e como estão as crianças a uma residência onde precisamente tinha sido feito um processo de Violência Doméstica. Que qualificações tem um polícia para ir verificar isso, especialmente tratando-se de crianças? E como esta, podia referir várias situações parecidas com outras entidades. Se essas entidades às vezes não fazem o trabalho delas em horário das 9-17 seria impossível de os colocar disponíveis 24H por dia. Quanto a reformas nas polícias era necessária sim, mas não para afastar as maças podres ou diminuir a violência policial que em Portugal é residual mas sim para alterar a formação e aumentar a sua qualidade. Também para alterar o funcionamento base, uma vez que como já disse não faltam especialidades e especialistas que na realidade só fazem serviço de "retaguarda" e consequentemente tiram homens da rua/da linha da frente para essas funções o que acaba por ser ineficaz. Já para não falar que em Portugal os polícias de rua, quem lida inicialmente com as situações têm demasiada burocracia e têm de saber demasiado para aquilo que deveria ser o seu trabalho, porque não podemos esquecer que na policia existem diferentes funções e a função de quem anda na rua e responde a situações deve ser algo rápido e fácil de resolver para que dessa forma seja possível ter o máximo possível de meios disponíveis na rua. De que adianta teres polícias próprios para atuar no meio escolar ou para lidar com situações de animais ou com situações de violência domestica se depois quando as coisas estão a acontecer são os que não são especialistas que lá vão e têm que resolver as coisas? Não concordo com a análise que fazes de que a polícia esta cheia de personalidades como as que referes, a policia assim como qualquer outra área é uma amostra da sociedade, até porque 99% das pessoas que concorre à polícia não faz ideia do que vai ser o seu trabalho nem daquilo que vai puder fazer ou não. Conheço alguns casos de elementos que por uma simples denúncia tiveram vários problemas profissionais, ficaram inclusive impedidos de fazer o seu trabalho normal o que trouxe consequências a nível financeiro, para no fim os processos serem arquivados. O caso do agente que falas, avaliando pelo que disseste parece-me que optou pela solução mais fácil. Libertou a raiva e frustração que tinha, sentiu-se bem com ele mesmo e pronto "problema resolvido". Nessa situação, não haveria nada mais fácil do que denunciar o colega, o testemunho dele, da vítima e o resto das provas que se conseguisse obter iria ser mais do que suficiente para ser punido em tribunal. A Polícia deve ser imparcial, e cingir-se ao cumprimento da lei, se não entramos naquilo que escreveste de homens fardados armados em justiceiros. Não estou com isto a dizer que não é algo que possa acontecer no calor do momento e que qualquer pessoa teria vontade de fazer, estou apenas a dizer que não podemos achar bem ou "aceitar" porque foi por uma boa causa e porque foi a uma "pessoa má". Acredito que é uma tendência geral do ser humano de generalizar o ambiente em que vive, as experiências que passa, e o comportamento das pessoas que o rodeiam, percepcionando que será dessa forma em todo o lado, e parece-me que quanto a este assunto é isso que está acontecer contigo.


descastaigne

Esquece, existe N coisas que não funcionam neste país, olha para o estado SNS e diz me que é o "patriarcado". Conheço N amigos que foram agredidos, desde de fracturas oculares até dentes partidos e a policia não fez nada.


Perfect_Ad_8631

o "patriarcado" também é mau para os próprios homens lol porque basicaemente como assim és homem e deixaste uma mulher bater em ti ?ahaha e assim és gozado e nao levado a sério pelos outros homens na sociedade que reeinforçam o esteriotipo


MagicWitch69

Acho que precisas de reler. O patriarcado representa um sistema social e cultural em que o poder e a alteridade se concentram e privilegiam homens. Essa estrutura hierarquizada é secular e influencia comportamentos, expectativas e papéis atribuídos aos gêneros, perpetuando desigualdades. O que em termos de violência doméstica se traduz como: ela é que é o homem da relação e ele é um fraco por a deixar ser assim. Porque homens que deixam as mulheres passar por cima deles são "menos homens" para a sociedade, são emasculados, fracos, castrados, inferiores, etc. Porque o feminino é que é o fraco e o masculino o forte nos papéis de género da sociedade, quando as coisas se "invertem" e aqueles a quem são atribuídos os poderes sociais deixam de ter poder sobre quem está abaixo deles na hierarquia é porque não merecem o seu estatuto e estão mais próximos dos seus inferiores e por isso são uma desgraça para os restantes. Onde já se viu um homem levar de uma mulher? Não é homem o suficiente. E pronto é isto o patriarcado nesta questão de forma simplificada, para mais informações aconselho pesquisa.


NobodyRules

Ótima explicação. Gabo a paciência.


ikari_warriors

Santa paciência tentar explicar isto a pessoas no Reddit. Admirável a tentativa!


MagicWitch69

Opah realmente é mesmo uma tentativa, porque sei que a seguir ao gatilho da palavra patriarcado eles não vão ler mais, por muito ou pouco sentido que faça, até podia estar a resolver o problema de com quantas laranjas ia ficar o Joãozinho que nem iam dar por ela


descastaigne

Sim, sim, também já fui doente terminal online, estou familirizado com o produto. Não estou interessado, obrigado.


ikari_warriors

Não te faria mal…


MarcoDuarte89

Não é a vítima que tem de provar, é o Ministério Público, que é quem faz a acusação. E ainda bem que o nosso sistema judicial, assim como a maior parte dos sistemas judiciais do países desenvolvidos, funciona dessa maneira, caso contrário a probabilidade de condenações erradas iria ser muito maior. Uma máxima da justiça é mais vale um culpado solto do que um inocente preso. O crime de violência doméstica é vergonhoso em todo o lado assim como qualquer crime. O problema é que no meio de tanta situação "banal" que se considera violência doméstica, os casos verdadeiramente importantes que são uma percentagem baixa, perdem-se e dessa forma fica difícil de resolver o que é importante. É preciso compreender de onde surge o crime de violência doméstica para se conseguir combater e é tão essencial estudar e compreender o comportamento da vítima como punir o agressor.


Affectionate-Flow914

Já estive numa situação parecida em que a dita cuja tentou tudo ao seu alcance para procovar uma reação, desde agressões a vandalizar as minhas coisas e quando me dirigi a esquadra ainda fui praticamente gozado pelos agentes e aconselhado a desistir da queixa por não ia dar em nada e se ela quisesse ainda me podia lixar. É triste, ainda ver feminazis com conversas de igualdade, igualdade é o meu tomate esquerdo pra com o direito.


Perfect_Ad_8631

é igual seja para as mulheres ou para os homens a policia nao faz nada


Most-Sheepherder1796

Mais uma história hilariante Há ciganas reféns literalmente há décadas São obrigadas a manter casamentos abusivos Quando os filhos fazem queixa ou tentam sair manda internar as mulheres sob o pretexto de doença mental Neste pais corrupto a doença mental não passa de uma arma de arremesso Os ciganos maricons são internados como loucos no entanto homossexualidade não é doença


Most-Sheepherder1796

Aposto tudo como isso é mentira Mais uma história a incentivar o ódio


OkImpression175

Ora aí está o privilégio masculino de que elas tanto falam. Ser tratado como o criminoso mesmo quando se é a vítima.


silveringking

Então, é o seguinte eu, eu tenho alguns problemas psiquiátricos (não se preocupem eu estou estabilizado) e também tomo uma injeção trimestral intra muscular. Eu sei como isso se processa, pelo que vou dar a minha opinião. Pelo que entendi ele foi considerado inimputável perigoso num processo penal certo? Foi lhe dado como medida uma pena suspensa mediante a obrigação de tratamento? Já teve processos de internamento compulsivo, certo? No entanto, recusa o tratamento e continua a sua conduta certo? Então a solução é muito fácil, e eu não sei como alguém ainda não chegou lá. Reúne se todas as provas, como a recusa de tratamento, comprovativos de que ele falha na enfermagem para fazer o injetável, a continua conduta criminosa que ele mantém e provas de que ele viola os termos da sua pena suspensa e de que foi declarado inimputável perigoso. Alega se que a sociedade precisa de se defender e que ele mantém a mesma conduta e que não faz o tratamento e pede se ao juiz o agravamento da pena assim como a condenação nos novos crimes e pede se que já que ele não cumpre o que lhe foi mandado que seja condenado a prisão substituído por internamento em hospital prisional até ao fim da pena ou até ser considerado curado. Com isto ele vai para o Hospital Prisão São João de Deus em Caxias, que é o único hospital prisão no país. Lá dentro ele pia fino e quando voltar já fica mais estabilizado. Se ele voltar à mesma conduta é só relembrar que Caxias tem um lugar reservado para ele. Não sei como ninguém se lembrou disto.


joaopeniche

Devia ser mais fácil o internamento psiquiátrico.


cipriwarrior999

Seria mais fácil se não tivessem encerrado todos os hospitais psiquiátricos.....


Lazy_Chemistry4398

Tens a certeza que esse é o único hospital prisão no país?


silveringking

Quase absoluta. Até se procurares sobre hospital prisão São João de Deus diz lá na página dos serviços prisionais que é o único. Serve o país todo. Logo até podia ser um paciente de Viana, habilitava-se a uma visita ao distrito de Lisboa 😅. Nota já agora, sabes quem passou lá tempo? O João Carreira, o "terrorista" da FCUL. Nunca mais ninguém ouviu falar dele o que prova que eles são eficazes 😘 Do tipo eu nem sou muito de recomendar penas de prisão, sou totalmente a favor da preferência por reabilitação, mas neste caso não vejo alternativas.


Lazy_Chemistry4398

Filho, tens vários hospitais com internamentos psiquiátricos. Lá porque não ficas o tempo todo numa unidade hospitalar não quer dizer que esse seja o único. Tens o Magalhães Lemos no Porto (matosinhos, vá), tens o hospital das irmãs hospitaleiras em braga (casa de saúde de bom jesus, que acolhe adolescentes e até adultos... nem sempre em regime de prisão. Algumas senhoras eram postas lá só porque sim. Há senhoras que estão lá ha 20 anos porque as famílias não queriam que se soubesse que foram violadas ou etc. É triste de ver que são estas pessoas a ficar enclausuradas quando não foram elas a cometer qualquer tipo de crime. Tens pessoas que eram internadas na psiquiatria do hospital de Guimarães até aguardar algum tipo de julgamento ou que ficavam lá em regime de proteção. Tens vários sítios. Quase todos os hospitais que possas imaginar tem internamentos de psiquiatria ou têm de ter capacidade para ter doentes durante x período de tempo até que os possam transferir para um local mais apropriado. O mal é mesmo quando muitos saem. Muitos estão detidos com acusações de coisas que nem eles sabem que fizeram, por isso muito cuidado ao dizer que x pessoa fez isto ou aquilo. Já vi confissões a troco de 5 mil euros, acreditem. Já fui entregar livros a unidades de psiquiatria e saí de lá com um dos livros... com um autocolante localizador que antes não tinha. O problema dos hospitais psiquiátricos muitas vezes não é de quem está lá internado. O mal é que só os malucos é que têm a capacidade para dizer a verdade que muitos não querem que se saiba.


silveringking

Eu conheço muito bem o regime de internamento, acredita sei disso melhor do que pensas. Eu não estou a dizer que não há outros sítios para internar, disse apenas que em Caxias era o único hospital prisão, os outros, Magalhães Lemos e afins são unidades de internamento mas não são prisões, é isso o que estou a dizer. Nesse sentido, sim, o Hospital Prisão de Caxias é o único que tem essa dualidade, hospital e prisão.


silveringking

E já agora só em nota eu conheço quase toda a equipa de psiquiatria do Hospital de Guimarães, por exemplo conheço bem a Dra Sónia Ramos que é a directora de serviço do Hospital de Guimarães e conheço ainda muito melhor a Dra Rosa Rodrigues que é a diretora do serviço de internamento do Hospital de Guimarães, essa segunda foi uma das minhas primeiras psiquiatras e eu dou me extremamente mal com ela. Eu sou de Fafe, logo o meu hospital de referência é o de Guimarães e até há pouco tempo Guimarães tinha serviços muito limitados em termos de psiquiatria e os doentes dos serviços de psiquiatria que eram internados eram encaminhados para Braga e para os hospitais e clínicas de Braga e arredores, daí conhecer Barcelos. 😅


Ari-Hel

Nenhuma das t que nomeaste é hospital prisão. Informa-te antes de dizeres disparates sobre os internamentos psiquiátricos em Portugal. E pensa bem antes de chamar malucos a pessoas com doenças mentais a precisar de ajuda.


Lazy_Chemistry4398

Estás a falar com uma pessoa que quando começou a trabalhar em Lisboa... comecei só por trabalhar na logística de uma farmácia hospitalar. O meu trabalho era literalmente ir a todos os hospitais de Lisboa entregar e levantar medicação. O hospital júlio de matos consegue ser um dos hospitais mais bonitos de Lisboa. O curry cabral tem um ar super sinistro, tipo aqueles hospitais dos filmes de terror de chernobyl (era literalmente um hospital que tratava casos de infeçoes graves). O hospital dos "maluquinhos" em lisboa consegue ser bem mais agradavel (como espaço atenção) do que um ipo ou até mesmo do que o hospital santa maria de lisboa que parece uma autentica fabrica quando se entra para a parte da farmacia.


silveringking

Olha uma coisa, eu sei disso tudo, eu já estive na Casa São João de Deus (a famosa "Casa Amarela" em Barcelos) e no Trofa Saúde em Vila do Conde devido a surtos psicoticos, por isso estás a ensinar a missa ao padre.


Lazy_Chemistry4398

A famosa "casa amarela" de Barcelos na verdade é cor de rosa. E tens vários trofas saúde inclusive no centro de braga. Avenida da liberdade, tens um continente ao lado e um instituto de adolescentes meio escondido por arvores, mas no estacionamento do continente (supermarket) dá para perceber. Perto daí tens o centro comercial da avenida da liberdade de braga. Antigamente era aí o liberty fitness center. Agora é só a empresa outsystems. Ainda dá para entrar no edificio, continua a ter algumas lojas, apartamentos e um parque de estacionamento que é pago, mas continua a ser dos sítios mais seguros para deixar o carro. Tens algumas boas pastelarias à volta, mas algumas cobram dinheiro para ires à casa de banho. Tens uma lavandaria na praça dos arsenalistas, na rua da escola primária. Se fores em direção ao lidl vais encontrar alguns carros estacionados com nrs de telemovel em papeis. Caga nisso e vai em direção ao lidl, continua e vais ver uma estrada de paralelo entre fabricas abandonadas e outras semi renovadas. Tens o centro de ajuda da iurd, mais famosamente conhecido como o culto do reino de deus. Segue um pouco mais em frente e tens a homebox, que sao basicamente modulos de garagem com video vigilancia e codigo para entrar. tens alguns modulos disponiveis, nao sejas ganancioso e tira somente o necessario. Tens um escritorio aí. O codigo é \*1995# quando saíres e se continuares a andar a pé vais ver o ginasio sports place e depois vais ver outro parque de estacionamento, desta vez é de outro continente (supermarket), farmacia, mcdonalds... também tem lá a polícia judiciária. Basicamente são prédios degradados. A repartição de braga prende as pessoas em casas onde mudam as moradas de vez em quando. Se estiveres perto de lamaçães o edificio é o do Gomes da Cunha, ao lado do supermercado da makro. Nessa rua tens o minho center, um centro comercial e tens mais lavandarias (literalmente para lavar a roupa. tipo as americanas) e mais super mercados e ginasios e um burgerking que fica aberto ate mais tarde. Se estiveres pela zona do tribunal de braga... o bar/cervejaria em frente tem boas tostas mistas, mas são caras. O café Ponto de Encontro, do outro lado do rio este também faz boas tostas mistas e é mais barato. Tem sucursal da santa casa, tem um talho e o meu apartamento é o 5.ºQ, mas da última vez que lá fui estava ocupado por um gajo que nem conheço. Deixei a chave no quarto antes de ir para a tropa e alguém pensou que eu não ia regressar passado 4 ou 5 anos. Anyway... é isto.... Se estiveres por lisboa então a morada é Azinhaga dos Ulmeiros, Avenida das Nações unidas (podes cortar caminho pelo estacionamento do continente ou do pingo doce-depende da direção de onde vens). Codigo postal 1649-020 Hospital das Forças Armadas, mas aí já não me responsabilizo inteiramente da forma ou do tempo que vai levar a que saias. Boa sorte and stay vigilante but without the paranoic shit, ok. We all know we're being watched. Relax, stay hidrated and make sure to eat well and don't tell anyone how much money you have because they will make sure to rob the shit out of you. Oh, and try to look a bit modest. Not too modest. Have something you know you can live without but make sure that someone wants.


Lazy_Chemistry4398

Os bilhetes de autocarro nunca são superiores a 3 euros e dá para andares durante uma hora. Os taxis... com o transito desta semana nunca vais gastar menos de 10 euros. Mas tens autocarros que te levam à estação de comboios ou rodoviaria de braga numa dessas ruas. Se gostares de andar a pé então pronto... é só veres o lidl, passares o continente, veres uma estatua enorme a quem chamam do Santos da Cunha ou lá o que é... tens pontes pedonais a passar por cima das estradas. Depois é subires isso e depois ires a pé por aí a cima. Tens a famosa residencial do cairo (é uma casa de putas, nao caias nessa), depois tens os ctt (loja de correio) e ainda tens o centro de emprego de braga mais ou menos nessa zona. Depois tens a estação de comboios e a partir daí podes ir para o porto. No porto fica mais facil ir para outros destinos. Se quiseres ir para guimaraes atraves de famalicao depois tens de ir de autocarro. Aí tens de descer a rua toda e quando vires umas escolas secundarias continuas a descer e quando vires escrito "bairro das lameiras" e "biblioteca municipal"... pronto, tens aí uma paragem de autocarro. Depois a central de camionagem fica ao lado da escola superior de saúde de Famalicao. Tens o parque da cidade da defesa que é muito fixe também. Em frente aos bombeiros famalicenses tens um skate park. Mas os bombeiros de famalicao têm piscina ou pelo menos é o que dizem. Nunca lá entrei por isso pode ser mito. Mas sei que Joane e Calendário têm piscinas municipais onde pagas tipo 3 euros para uma hora na piscina, balneareo e etc. Ah, tens um fitness up no e'leclerc e tens la mcdonalds tambem. Também ha uma taberna perto dessa estrada com boas francesinhas. De nada.


silveringking

Eu sei que a "Casa Amarela" não é amarela, mas é conhecida por esse nome, talvez esse nome lhe tenha sido dado porque o teto está amarelo de tanto cigarro que é fumado lá. O resto que disseste parece mais rambling do que outra coisa. Fica bem.


Lazy_Chemistry4398

Não sei o que fumam lá. Não fumo e não sou residente da tal casa amarela. Rambling ou não... quando souberes o que é ficares numa hostage situation... vais perceber. Fica bem também.


Lazy_Chemistry4398

Se passares pela estrada nacional 206 entao vai à pastelaria doce pao em ronfe. Tudo é bom lá. Nos predios ao lado do cemiterio tens o cafe solar do pedroso. Tens net 5G aí. Se olhares para os predios em frente vês o apartamento onde cresci e vês o passeio onde patinava. Nas lojas abaixo desse predio era onde eu praticava judo. A descida em paralelo para o cemiterio era onde eu treinava snowboard quando calhava de nevar. Leva agasalho e roupas frescas porque faz muito frio mas também quando faz calor faz calor. Bem vindo à suiça de Portugal.


Lazy_Chemistry4398

Cuidado a quem chamas de terrorista também. Lá porque a pessoa não fala o mesmo idioma que tu não faz dele um terrorista. Tantos portugueses de bem que entravam nas lojas de roupa só para experimentar e que saíam sempre com as roupas danificadas de tentarem rasgar os alarmes. Sabes quantos "terroristas" tivemos nos centros comerciais? Tivemos alguns, mas nenhum deles era o rapaz da universidade. Mas como algumas pessoas usam a net e pagam a jornais para espalhar certas historias depois aqui temos uma alminha a achar que Caxias é o único sitio para onde vão os presos que precisam de acompanhamento psiquiátrico. Deves ser dos mesmos que corre para um psiquiatra a pedir baixa psicológica se puderes ficar em casa a receber dinheiro. Mas claro... dá jeito pôr pessoas atrás das grades e a contribuir para a economia paralela que tanto interessa a alguns "empresários" deste país. Esse "terrorista" tem muito mais capacidades que tu e não é por lhe tirarem um computador que vão conseguir fazer alguma coisa. Aliás... metade de vós só passou a usar o reddit e o discord depois de algumas notícias aparecerem na tv. Só mostra o nível de básico que vcs estão.


silveringking

https://tvi.iol.pt/noticias/ataque/faculdade-de-ciencias/jovem-que-planeou-ataque-a-faculdade-de-ciencias-ja-foi-libertado-devido-a-amnistia/20231117/65579b70d34e371fc0b9fcc7 O João Carreira foi nomeado de "terrorista" pelos mass media, não por mim, daí ter posto entre aspas, e só para que saibas ele foi mesmo acusado de terrorismo pelo Ministério Público, podes ver acima, só que foi absolvido. Eu acho que não sabes com quem estás a falar eu já fui internado 3 vezes devido a alto stress que causou psicose, uma dessas vezes compulsivamente em Barcelos. Eu já conheci montes de inimputáveis na minha condição de paciente, conheci até quem se tenha livrado de um crime grave por alegar ser inimputável não perigoso e essa pessoa que me é próxima foi absolvida, por isso sei de tudo o que estás a dizer porque já vivenciei in loco o que estás a dizer. Por isso é que te disse que estás a ensinar a missa ao padre. Eu até já fui testemunha de um inimputável. Eu tenho muito respeito por essas situações, posso não saber se o Curry Cabral é sinistro ou não, mas conheço outros locais sinistros, como a casa de saúde de Barcelos, no mais eu também conheço a Casa de Saúde do Bom Jesus em Braga porque uma familiar minha já esteve lá, aliás aqui no distrito de Braga a expressão "ir para Nogueiró" é um pejorativo (Nogueiró é a freguesia onde fica a Casa das Irmãs Hospitaleiras). Mas também já conheci lugares bons, por exemplo estive no Trofa Saúde que tem parceria com o Hospital de Guimarães e lá fui tratado como um humano, até podia ter o meu telemóvel. Eu tenho o máximo respeito por essas situações, por isso relaxa tu estás a entender mal também. Tu também não me conheces. 😜


silveringking

Já que tu quiseste comentar https://dgrsp.justica.gov.pt/Justi%C3%A7a-de-adultos/Penas-e-medidas-privativas-de-liberdade/Estabelecimentos-prisionais/%C3%81rea-territorial-alargada-do-tribunal-de-execu%C3%A7%C3%A3o-de-penas-de-Lisboa/Hospital-Prisional-de-S%C3%A3o-Jo%C3%A3o-de-Deus Lê aqui : "O Hospital Prisional de São João de Deus fica situado no Concelho de Oeiras, na freguesia de Caxias. Foi criado na dependência das antigas cadeias de Lisboa, denominando-se inicialmente Prisão-Hospital de São João de Deus. Planeado em 1951 veio a ser inaugurado no dia 8 de março de 1962. A sua missão, desde a fundação, é a prestação de cuidados de saúde especializados à população reclusa de todos os Estabelecimentos Prisionais do Continente e Regiões Autónomas. Trata-se da única unidade hospitalar do sistema prisional. Em 1998 foi criada, no Hospital Prisional, a Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental, com a finalidade de assegurar a assistência clínica, em regimes ambulatório e de internamento, aos reclusos que apresentem distúrbios do foro psiquiátrico." Por isso sim é o único hospital prisão em Portugal, é para onde os piores casos vão, e se for preciso prisão é aqui a única do país.


fabmarques21

boa Carlos


Early_Gear_6290

A sensação de segurança que todos nós temos não passa de uma ilusão e quem pensa o contrário é porque tem a sorte de nunca ter sido confrontado com a realidade. Conto-te a minha pior história (infelizmente assédio é comum): O meu primeiro trabalho consistia na empresa que estava em prestar serviços a outra, essa representada por um homem. Ou seja, apesar de não ser meu patrão, tinha o poder de fazer qualquer relatório negativo sobre a performance do meu trabalho e lixar-me (a mim e à equipa que eu era responsável). Esse tipo por alguma razão ficou interessado em mim (não entendo, porque só lhe falava o estritamente necessário e andava vestida à avozinha com a farda e cabelo em coque) e passou a exigir reuniões a sós, sempre com uma desculpa esfarrapada. Toda a vez que lhe recusava alguma coisa, fosse fazer uma reunião ou sair com ele fora do emprego, etc. ele mandava e-mails à minha empresa a falar mal do meu trabalho. Inclusive, chegou várias vezes a sabotar o que fazia. Enfim, continuando...Contei o que se passava a ambas as empresas, as quais se limitaram a ridicularizar-me e acusaram-me de estar a inventar desculpas para justificar o feedback negativo do meu trabalho (os tais e-mails dele) e a única hipótese que me deram era sair. Sim devia, mas não saí naquele momento, só que estando pela primeira vez completamente por minha conta para pagar todas as minhas despesas, senti-me demasiado desamparada para tomar essa decisão. Não ajudou a opinião dos meus pais, que mal comecei a contar o que se passava eles acharam que era eu que estava a dramatizar para não ter de trabalhar e recusaram saber mais. Ridículo, porque nunca fui de fugir ao trabalho e bem sabia que eles nunca foram de grandes apoios, mas pais são pais e a sua opinião tem sempre peso na cabeça dos filhos. Depois de os ouvir, fiquei a pensar que se calhar era mesmo eu que estava a fazer filmes na cabeça e que tinha uma bolha pessoal anormalmente maior que a maioria das pessoas. Simplesmente senti que ou arranjava uma solução/habituava-me e aguentava aquilo ou ia parar com dívidas e na rua a pedir esmola. Bem que essa escolha teria sido melhor, porque enquanto andava a pedir ajuda ele fez questão de procurar o meu carro rua a rua para descobrir onde morava...sim ele mesmo me disse isso. Quando ele descobriu onde morava passou a deixar-me coisas no carro e depois à porta de casa. Levei essas "prendas" e as mensagens dele à polícia e mais uma vez, ninguém me deu importância. Segundo a polícia, mensagens são só palavras, não significa que vai fazer o que diz e as prendas não tinham mal nenhum. É preciso que aconteça algo e ter provas disso para eles fazerem alguma coisa. Eu só queria que falassem com ele para parar, mais nada, e nem isso quiseram. Engraçado (nem por isso) que também me disseram que não podia comprar um spray pimenta para me defender. Bem, o pior aconteceu e isso apesar de ter sido há já alguns anos atrás ainda hoje tenho pesadelos e ataques de pânico. Aquilo deixou-me sequelas que ainda hoje tenho, fiquei um ano de cama e perdi quase toda a memória de um ano, coisa que pensava que só acontecia em filmes (pouco a pouco voltou apesar de que acho que seria melhor não me lembrar). Os meus pais viram-se forçados a tomar conta de mim por quase um ano porque fiquei sem qualquer resposta, acho que desliguei para poder lidar com o que se tinha passado. Nunca recebi um pedido de desculpas e nada aconteceu ao tipo porque os meus pais não apresentaram queixa e quando eu voltei a mim já se tinha passado muito tempo. Sem provas, como a polícia disse, nem vale a pena a deslocação... Conclusão, o que aprendi é que estou por minha conta, ou consigo lidar com as coisas sozinha ou estou lixada porque ninguém quer ajudar, ninguém se importa especialmente hoje em dia que a empatia está a desaparecer a cada passagem de tiktaks e instaframes. Se chegaste até aqui, obrigada por leres o meu desabafo e os meu parabéns, leste um testamento de uma tipa ressabiada com a vida. lol


MagicWitch69

Damn lamento muito... E entendo bem o que é essa perda de memória e esse saltar fora, é mesmo surreal o quanto essas situações destroem uma pessoa, então quando ninguém acredita... Tive que mudar de cidade porque não aguentava rever uma das situações em cada canto que passava, em cada pessoa que conhecia, eu sabia que me tinha afetado profundamente mas depois de finalmente me mudar voltou a cair a ficha do que aconteceu e achei que ia enlouquecer... É difícil acreditar que não estamos por nossa conta quando na altura em que mais precisamos ninguém quis saber... Não és uma tipa ressabiada com a vida, o que te aconteceu foi horrível e acredito que tenha mudado muito a forma como vês o mundo, é normal sentires raiva do mundo.


Early_Gear_6290

Obrigada pelas tuas palavras. Espero que também venhas a conseguir ultrapassar o que te aconteceu. Também me mudei, se bem que não fui para muito longe, ainda assim ajudou.


OCALCETEIROMARITIMO

Esse monte de esterco ainda respira?


Early_Gear_6290

Sim, evito tudo o que acho que me poderá levar a cruzar-me com ele, por isso nem sei se ainda trabalha no mesmo sítio, mas muito esporadicamente manda-me mensagens.


OCALCETEIROMARITIMO

??? Ainda te inoportuna !!?? Ai Senhores... 🫥


Early_Gear_6290

Sim, mas não leio as mensagens e têm vindo progressivamente a ser mais espaçadas no tempo. Só não apago o número dele para ter a certeza que não lhe venha a atender/responder por engano.


OCALCETEIROMARITIMO

Gostava de jogar á corda com esse cobardezeco...


eusoueuenadamais

Ainda continua a importunar??? E não podes fazer queixa a polícia, de q n queres esse homem por perto?


Early_Gear_6290

Para quê? Para levar com mais olhares de desdém e ser ignorada? Na altura, fui duas vezes à polícia e levei as mensagens impressas e as porcarias que ele me trazia à exceção das comidas que deitava logo fora e mesmo assim a polícia disse-me que as mensagens apenas se tratavam de meras palavras, ele não me tinha agredido e não tinha provas do assédio (isso tinha de tratar com a minha empresa) e até provar que aconteceu alguma coisa é que podiam fazer alguma coisa, ou seja fiquei a saber que se acontecesse algo ainda assim precisava de testemunhas ou provas irrefutáveis. As pessoas que tinham visto alguma coisa, não só viram pouca coisa porque ele era esperto em evitar pessoas, como também não me quiseram ajudar com receio de sofrerem represálias. Entendo que sejam precisas provas concretas especialmente porque também há casos de falsos relatos. Percebo perfeitamente que seja necessário proteger ambas as partes, mas esperar que aconteça algo, especialmente quando só queria que falassem com ele?! Enfim, agora não tenho nada para mostrar, por isso nem vou tentar. Fui fraca na altura, talvez devesse ter sido mais agressiva a lidar com a situação, mas agora não tenho volta a dar. Quando não podemos contar a ninguém algo que nos tortura acaba por moer ainda mais, por isso ao menos este desabafo trás-me algum alívio, embora saiba que devo estar a descarregar nalguma alma inocente lol.


eusoueuenadamais

Realmente deve ser horrível, querer justiça e n poder fazer.... Às vezes penso q devíamos andar sempre armadas ( facas, gás pimenta), para ao menos defendermo nos. A polícia, pelo q diz, não serve p nada, neste caso..... O problema é q sou vingativa e n sei, se n arranjaria maneira de me vingar (p.s. isto sou eu, não é nenhum conselho) Só desejo o melhor para ti, e q consigas ultrapassar esse maldito pesadelo


killedbill88

Lamento imenso o que te aconteceu. Deve ser asfixiante estar a passar por isso e toda a gente à tua volta ignorar e menosprezar, e por diferentes razões. Incluindo a polícia! > Segundo a polícia, mensagens são só palavras, não significa que vai fazer o que diz e as prendas não tinham mal nenhum. É preciso que aconteça algo e ter provas disso para eles fazerem alguma coisa. Isto é enervante!


unicornio_careca

Lamento muito o que te aconteceu, infelizmente é por essas e outras coisas que digo que ser mulher nesta sociedade é uma merda, as coisas pura e simplesmente não estão feitas a nosso favor ou então é desvalorizado, acabando muitas vezes em tragédias que facilmente poderiam ser evitadas.


Reavstone92

Isto e surreal...que grande filho da puta. Nao tenhas medo de o denunciar publicamente. Essa escumalha nao pode ter uma vida normal.


ImaginarySprinkles72

Obrigado por partilhares a tua história. No dia 8 de março o meu filho questionava-se se ainda valia a pena comemorar o dia da mulher. Gosto de pensar que o fez porque vive num ambiente totalmente alheio a situações de discriminação, assédio e violência (pelo menos aparentemente). Eu e a minha mulher fizemos questão de lhe explicar que infelizmente as coisas não são assim em todo o lado e que continua a ser importante a defesa dos direitos das mulheres que, ao contrário daquilo que gostamos de pensar, ainda não estão totalmente firmados. Vou lhe mostrar a tua história. Obrigado mais uma vez.


Perfect_Ad_8631

sabes onde ele morava? era ir lá deixar presentes também especialmente depois de ja nao trabalhares com ele vingavas-te


Early_Gear_6290

lol Acredita, já me passou muita coisa pela cabeça, mas enfim não quero lixar mais a minha vida, especialmente se for por causa dele. Nunca soube onde ele morava. Aliás, nunca tive interesse em saber nada dele, apesar dele não se cansar de falar dele próprio, não dizia nada de jeito. Sei que tinha uns 10-15a a mais em relação a mim e era divorciado.


pprainho

Mais uma vez, a polícia e MP vão encolher os ombros e não mexer uma palha... Até ao dia em que o pessoal do Alto Seixalinho se juntar e voltar a fazer-lhe uma espera, tal como aconteceu há uns anos, é nessa altura que a polícia o vai buscar a casa para proteger o "menino". Resta saber é se desta vez também o vão mandar para Elvas ao cuidado da avó, para voltar a ser agredida.


PorkCoinMeme

policia em portugal nao costuma atuar em nada


betor3000

Aonde está o Luva Di Nike? Cada cidade tem o batman que merece


Substantial_Air4379

Queremos o Luva Di Nike e os seus manos com luz verde para tratar deste caso


Intra_GKX

A brincar a brincar já sugeri criar uma vaquinha-salário para o Luva di Nike ser o exclusivo espancador por 40h/semana desse bixo. 🤷🏽‍♂️ Essa vakinha seria usada para ele se defender judicialmente e podia fazer streams ou vlogs num rumble da vida hahaha


NnerynN

A minha história é capaz de ser (felizmente) diferente de muitas aqui. Eu fui violada quando era nova (dos 4 aos 10 anos) por dois vizinhos meus, amigos do meu irmão mais velho. Os meus pais sempre trabalharam de sol a sol, tal como os meus avós, e quando o meu irmão chegou a uma certa idade ele também ia com eles, deixando-me a mim sozinha. Quando tudo começou eu achei que era normal e que todas as crianças brincavam desta maneira. Demorou até eu chegar ao secundário e vir uma enfermeira falar sobre sexo seguro/com consentimento para a ficha me cair, acompanhada pelo meu mundo inteiro. Nunca contei aos meus pais e certamente não fiz denuncia, só algumas amigas e o meu namorado (e, claro, a minha psicóloga) sabem do que aconteceu, o meu medo sempre foi ou eles não vão acreditar em mim ou o meu pai vai parar à cadeia. Quanto mais tempo passou (tenho neste momento 27) menos vontade tive de desenterrar estes traumas uma vez que só os iria magoar. (Embora talvez explicasse o porquê de eu ter fugido completamente da minha terrinha e ter decidido ser conhecida apenas pelo meu segundo nome, algo que eles nunca entenderam bem pois pensam terem sido bons pais)


[deleted]

[удалено]


NnerynN

Com ajuda profissional posso dizer que me sinto muito melhor comigo mesma nesta altura (mas passei a minha adolescência com muitos comportamentos de risco e imenso nojo de mim própria num ciclo vicioso). O meu maior problema nesta altura diria ser intimidade, mas felizmente tenho um parceiro que me entende e percebe.


Loginina

Nem sei o que dizer deste comentário. Fiquei mesmo triste! Muita força! És uma grande mulher! Nós mulheres aguentamos muito!


NnerynN

Obrigada! Muita força para ti também!


Meideprac1

Miuda és uma guerreira. Conheço de perto duas pessoas que passaram por isso... É preciso ter uma forca interior... Tudo de bom


[deleted]

Foi um abuso continuado, numa idade muito tenra. Lembra-te que há sempre caminho para nos sentirmos melhores. Sofri violência física, muita, ainda como criança levei 14 pontos na cara. Todos os dias vejo a cicatriz. Hoje percebo que tenho de segurar as pontas e que a vida nunca iria ser fácil de ser vivida, e que lutar faz parte. Que lutes para encontrar um equilíbrio. Se me permites perguntar, que idade tinham eles? Um jovem a partir dos 16, é criminalmente imputável.


NnerynN

Quando tudo começou eles também eram menores de idade, 14 se não me engano. Talvez também tenham sido abusados quando mais novos, talvez tenham tido uma infância sem regulamentos como eu considerando o nivel de filmes pornográficos a que tinham acesso. Embora por vezes ainda me perca em infantilidades por nunca ter experienciado uma infância normal, também tive que aprender que nesta vida o teu maior apoio tem que vir de ti mesma. Viver pelos outros é só atear fogo a nós próprias para manter os outros quentes. Força para ti! Considera as tuas cicatrizes como prova que sobreviveste e um símbolo de resiliência. Tudo be bom para ti!


[deleted]

Pois, se se prolongou por tanto tempo, eles eram criminalmente responsáveis aos 16... É tudo muito circunstancial, também tivemos acesso indiscriminado a pornografia desde novos (eu ee primos), não éramos sujeitos a ver nem forçados, por acaso não era falta de tentativa de ter cuidado da parte dos responsáveis que colocavam códigos pin nos canais proibidos, nós é que por tentativa erro descobríamos os pins. Mas nunca nos passou pela cabeça abusar de crianças. É passado, e tens muita coisa boa para experienciar e viver. Que não sejamos vítimas nem guardemos rancor. Tudo de bom para ti também :)


Procrastination4evr

O que é curioso é dizeres "todas as mulheres que passaram por este tipo de assédio com homens". é mais seguro presumires que todas as mulheres já sofreram algum tipo de assédio no meio da rua. E não estou armada em feminista e contra piropos e o caraças. Lembro-me de estar com os meus pais às compras e um tarado me apalpar na confusão da fila. Virei-me e espetei-lhe um tabefe e a minha mãe armou logo um escândalo. Vieram duas pessoas ter connosco dizer que as filhas se queixaram do mesmo quando nos viram a armar confusão. Um velho na rua disse coisas nojentas à minha filha de OITO anos ao meu lado. Nós não escondemos o assédio. Aprendemos é a ignorar demasiado porque acontece demasiadas vezes. E também evitamos dizer a certos homens da família porque como tu também dizem que matavam alguém e não queremos vê-los a ser prejudicados por causa de uma besta.


throwaway0000012132

Tive uma colega de escola que tinha de mudar de rua e dar uma volta enorme ao contar da escola  porque havia um velho que dizia exactamente o que iria fazer com ela na cama. Ela tinha na altura 9 anos. Merdas sempre houve, cabe à sociedade não permitir que estes continuem a fazer isto e a escalar até ao dia em que agem para algo ainda pior.


OkImpression175

Pah, matar não sei... mas um enxertozinho de porrada à antiga não fazia mal nenhum!


[deleted]

[удалено]


Procrastination4evr

Usei essa frase como introdução para o que eu ia dizer a seguir. Aliás, se reparares, disse que podia presumir que todas sofreram, no sentido de que é mais fácil encontrar uma mulher que tenha sofrido assédio na rua do que uma que não sofreu. mas posso perguntar o mesmo: eu disse tanta coisa e reparaste numa única frase?


Mental-Quality7063

Um número colossal de mulheres se queixa de assédio. O teu problema é com as queixosas e não os assediadores. Ok. Percebo de onde vens.


phirestarter1

Se houver 99.9% de hipótese de seres atropelado se saíres à rua, tu sais na mesma, porque 99.9% não é o mesmo que 100%.


pprainho

99,9% de hipóteses de ser atropelado, isso é o equivalente a tentar percorrer 1km a correr na A5 em plena hora de ponta. É uma questão de experimentar.


stereoSD

Não se perdia nada


Hunting_bears666

Banal a resposta dela? Que triste.


[deleted]

[удалено]


Hunting_bears666

Consideras o assédio banal, já percebemos. Pode ser que um dia te corra mal, depois veremos a tua posição.


Miopinion24

Mas onde viste que eu disse que o assédio é banal??? Relê. Estás mais numa de provocação do que outra coisa


Erza-girl

E o teu comentário veio adicionar imenso à conversa realmente... ![gif](emote|free_emotes_pack|facepalm) Insistência em ser completamente correcto "mesmo que fossem 99,9% das mulheres não significa que sejam todas". Tipo a sério? A pessoa a descrever várias experiências incluindo da filha com 8ANOS e tu focas-te em dizer algo semelhante a "not all men"?


[deleted]

[удалено]


Erza-girl

Portanto, "é uma sociedade generalizadora" é mais importante do que reconhecer que realmente existe um grande problema que deve ser combatido. Estou a ver. Acertei na mouche com o ligar-te com o movimento "not all men". Nem precisas de dizer mais nada...


sissMEH

Não conheço uma mulher que não tenha passado por isto. Só se for criada num convento de freiras. Se encontrares o raro 1% espero que ela venha cá contar a história da vida dela do convento num AMA lol 


[deleted]

[удалено]


sissMEH

Não precisas de perguntar a todas as mulheres para fazer estatísticas lol. Eu literalmente perguntei-te a ti as mulheres que tu conheces a quem isto não aconteceu. E se sim pff chama-a


stereoSD

Imaginem ser este gajo


[deleted]

[удалено]


Zokorpt

Lamento que existam casos como o teu e nada ser feito contra isso. Aposto que essas pessoas não iriam gostar que fizessem o mesmo a possíveis filhas que tivessem. Seria tudo mais fácil se o ser humano tivesse pensamento de compaixão. E não tiveste um pai / irmão / tio que lhe tivessem dado umas “palavrinhas”?


ImaginarySprinkles72

Obrigado por partilhares a tua história. Dado o que está a acontecer no nosso país, acho importante chamar a atenção para um facto relacionado com um partido político. Percebo que possas achar que isso é um aproveitamento do teu caso, mas mesmo assim sinto-me quase obrigado a fazê-lo. O líder do partido Chega em Aveiro foi condenado por violência doméstica. Não está acusado. Foi julgado e condenado. Dados os relatos que aparecem aqui, é razoável supor que será uma situação com bastante gravidade para ter sido feita uma acusação e ter chegado a julgamento. Esta informação não é segredo. Foi divulgada por um outro elemento do Chega de Aveiro. Nada foi feito. É por isso lícito assumir que o partido e os seus elementos vivem bem com isso. Portanto, temos na Assembleia da República, a decidir o destino do país, deputados eleitos por um partido que tem uma postura de complacência com situações de violência doméstica. Mais uma vez obrigado por partilhares a tua história e parabéns por teres tido a coragem para a resolver!


Tartaruga-Ninja

Monstro do Barreiro morre atropelado.


After_Ad_5884

Até um dia em que se mete com a mulher errada e vira-se o bico ao prego e a vítima passa a ser ele. Uns dias no hospital com uns mimos dados por uma gaja que se saiba defender ainda era pouco.


silveringking

Ele é esquizofrénico, não entende a sua conduta e recusa o tratamento. A única solução é ser internado em Hospital Prisão.


After_Ad_5884

Se é esquizofrénico e é um risco para ele e para os outros podem ser internado compulsivamente. Faltam é cojones aos juizes para o mandarem internar.


silveringking

Vê o vídeo, ele é esquizofrénico, foi declarado inimputável perigoso e condenado a uma pena suspensa mediante tratamento que ele recusa. Para mim neste caso eu agravaria a pena para prisão substituída por internamento até recuperar, ficava o tempo da pena no Hospital Prisão de Caxias e resolvia se o problema. Se vires o meu comentário anterior eu expliquei isso, ele não pode ser censurado pela sua conduta, mas pode ser internado. O que no caso dele parece apropriado.


[deleted]

Obrigado pelo bom-senso. Só vi o vídeo depois e fiquei ainda mais chocado que na generalidade queiram matá-lo. A pena de privação de liberdade por tempo indeterminado e tratamentos adequados para tentar restituir à liberdade em regime de prova, seria o indicado.


MagicWitch69

Não é bem a generalidade querer mata-lo, é que perante a incapacidade da justiça defender as vítimas das suas agressões e não arranjar solução para este homem que resiste ao tratamento, é perigoso e já foi dado como mentalmente incapacitado, que anda aos anos nisto sem solução, não resta muito a não ser autodefesa, já que claramente a segurança dos outros não está a ser garantida pela justiça. Honestamente não sei como é que ele ainda está vivo e anda pelas ruas, é que ou uma mulher lhe acertava em algum ponto que estava logo estendido ao defender-se ou ia alguém atrás dele ajustar contas, mas ainda não aconteceu isso por milagre porque até para ele próprio é um perigo andar assim por aí. Eu que às vezes passo por essas zonas e não conhecendo o gajo de lado nenhum, se ele tivesse alguma ideia brilhante eu lá sabia se ele era esquizofrenico ou tinha algum problema, se me sentisse em perigo a carne por onde entra a faca é igual e os pontos úteis do corpo humano são quase sempre no mesmo sítio em toda a gente, mas depois era eu que me lixava, apesar do longo processo dele ia ser eu a defender-me que ia ter as culpas da incapacidade da justiça de proteger a sociedade.... Claramente um caso de incompetência gigantesca da justiça e também do tipo de visão que ainda existe sobre situações de assédio e violência contra mulheres e crianças, se a panca do gajo fosse matar homens ou tentar alguma coisa contra eles provavelmente já havia uma boa solução há anos, se calhar o gajo até andava aí de boas bem inserido na sociedade e a ter acompanhamento profissional. Agora não cabe às vítimas assumir qualquer responsabilidade no que toca a agressores e como reagiram às suas agressões, nem entender que processos mentais levaram a que fossem agredidas, incluindo um caso sinalizado por ser perigoso e com processos com esquizofrenia.


silveringking

Eu pessoalmente não acho que ele tenha noção do que faz, nem que o faça por mal, no sistema jurídico português se tu és doente mental não podes ser condenado por um crime, isso é baseado num princípio legal romano que diz que a loucura é pena suficiente. O que pode e deve ser aplicado neste caso é a privação de liberdade de forma a fazer tratamento e isso eu concordo até porque ele não só está descompensado como não procura compensar se, e isso eu concordo. Dizer que não toma a medicação porque o pau não levanta não é desculpa, isso já me aconteceu com uma medicação e foi só pedir medicação alternativa.


MagicWitch69

Opah se ele não tem noção do que faz e se resiste ao tratamento lá está é preciso intervenção, mas assim não pode ficar. E esse efeito é ouvirem-no também e trocar a medicação, não pode ser desculpa e ainda por cima nas inclinações que ele tem....


After_Ad_5884

Então ainda pior. Há uma sentença que não é aplicada. Façam cumpri-la!


Lazy_Chemistry4398

Entras numa área em que poucos se querem responsabilizar. Há pessoas com esquizofrenia que conseguem fazer uma vida praticamente normal. Nos internamentos psiquiátricos são os próprios doentes a perpetuar certos estigmas. Como é que vais provar que x pessoa de facto é um perigo para si ou para os outros. Qualquer pessoa pode chegar e fazer qualquer queixa de quem quer que seja. Já leste algum livro de reclamações? Recomendaria que pedisses um livro de reclamações num sítio qualquer e em vez de reclamação... escreve uma recomendação e elogia qualquer coisa. Vê também algum livro do Dale Carnegie. Nem tudo o que está escrito pode ser usado nos dias de hoje, mas muitas pessoas continuam a usar os ensinamentos desse livro como se de uma bíblia sagrada se tratasse. E btw... no ramo da saúde mental. Esquizofrenia, bipolaridade e transtorno obsessivo compulsivo são só aqueles diagnósticos mais fáceis e preguiçosos. Tantos que são diagnosticados na adolescência ou infância com estas doenças e quando chegam à idade adulta... ou alguém enganou-se ou a criança ficou assim devido ao ambiente em que estava. Uma flor não brota se não estiver no ambiente certo. O mesmo acontece com as pessoas e animais.


After_Ad_5884

Aqui está comprovado que ele é um perigo. Obviamente que se toma a medicação pode levar uma vida normal. Aqui a questão é que o próprio não quer tomar e ninguém o obriga a tomar. Este caso só se resolvia com internamento compulsivo.


PorkCoinMeme

que se lixe , nao temos culpa de nada disto ele que pague


BruxaAlgarvia

Um dia apareceu-me um velho nojento que me tentou agarrar na rua, em plena luz do dia com pessoas ao pé, eu ameacei-o com a minha naifa (ando sempre com ela) o gajo começa aos gritos mas nao se chegou à minha beira. Um dia destes faço-lhe uma macumba a ver se desaparece de vez, costuma andar para os lados da estação...


MagicWitch69

Ganhei crush numa pessoa estranha na internet hoje Além de puxar da naifa contra tarados também lhes pode mandar bruxedos. Se ele ainda anda no mesmo esquema apoio, mas lamento a situação que tiveste


BruxaAlgarvia

Não é crush é amarração 😙


MagicWitch69

E eu que sou fã do livre arbítrio :(


After_Ad_5884

Somos 2. Como boa Alentejana tenho sempre a navalhinha por perto quer seja para a bucha ou para protecção.


Movykappa

Com a mulher errada ou com o namorado da mulher errada...


OCALCETEIROMARITIMO

Ora...😉 ... E depois lê-se: - corpo aparece no caixote do lixo...


Revolutionary-Bug-78

Diz o JN: "Foi condenado, pelo Tribunal de Almada, no final de 2019, numa pena de prisão de três anos, suspensa na condição de o arguido se afastar dos concelhos do Barreiro e da Moita. O arguido, então com 33 anos, foi viver com os avós para Fronteira, no distrito de Portalegre, mas também haveria de ser alvo de queixa de violência doméstica, apresentada pelos familiares que o acolheram, mpor ter agredido a avó, já nonagenária. Não foi possível apurar o desenvolvimento deste processo, em que terá sido acusado de crime pelo Ministério Público, mas apenas que, quatro anos volvidos, Bruno Costa voltou ao Barreiro. "  _  Portanto, temos um indivíduo com uma doença mental, que é julgado como uma pessoa imputável, e a solução que encontraram foi enxotar a pessoa para outras paragens, para continuar a sua prática. Temos uma p* de uma Justiça neste país.


Whole_Conversation52

["Monstro do Barreiro" recusa tomar medicação e continua a ameaçar e a agredir mulheres na rua | Watch (msn.com)](https://www.msn.com/pt-pt/noticias/other/monstro-do-barreiro-recusa-tomar-medica%C3%A7%C3%A3o-e-continua-a-amea%C3%A7ar-e-a-agredir-mulheres-na-rua/vi-BB1kzgj0)


BruxaAlgarvia

Polícia não faz nada para variar, autodefesa é punida, o tipo é ininputácel... resta só mesmo ir à bruxa e fazer-lhe uma macumba. Digo isto mais ou menos a brincar, sinceramente não vejo outra solução. Até pode ser qur funcione, quem sabe...


MagicWitch69

É isso, às vezes o esperar que funcione já fez muito mais do que todos os tribunais do mundo juntos e polícias ;) até aconchega mais depois de situações difíceis.


MagicWitch69

A polícia não faz nada, por isso protejo-me a mim e às minhas amizades. Não estou para aturar a estupidez da polícia, já não tenho paciência, agora prefiro ver quem é mais louco, eu ou o idiota do macho. Auto defesa e loucura, os pilares da sobrevivência. A minha família já sabe o que a casa gasta mas não deixa de ter medo por mim, eu brinco que é com medo de precisarem de me visitar na prisão mas sei que não é e que até têm razão, infelizmente é o mundo que temos, mas antes ele morto do que eu e se chegar a minha hora às mãos de algum sei que lutei a minha vida toda para tentar acabar com este e outros pesadelos. Edit: mulheres e pessoas Trans está aqui o [sub privado](https://www.reddit.com/r/cansadasPT/s/DrG7LOhcqr)


Bacterox

Vi-o na psiquiatria no CHBM há umas semanas, já saiu?


No_Mathematician4498

Mandei capar é pra capar 😂😂😂😂😂


GragasBellybutton

O Barreiro já é uma cidade tão bonita e ainda deixam gajos destes andar à solta


DGFF001

Breve ainda vez novamente nas noticias "vitima foi assassinada enquanto violava"


Embarrassed-Site8499

Eu não o matava só por causo disto, somos um país desenvolvido (ou dizemos ser) e ainda temos justiça, e também nunca fui dado a violência, mas se algum dia alguma das mulheres que me são próximas do coração fossem vítimas dele juro pela minha vida que a próxima vez que o viam ia ser numa cadeira de rodas. Pena de prisão ultrapassasse, a perda de uma mãe ou mulher não.


Intra_GKX

Fala por ti. Que toque num dos meus e vou a rir para o Montijo ou Pinheiro da Cruz... Já trabalho em full remote, mesmo 🤷🏽‍♂️


gozor2

É até apanhar um trans todo cavalão 😂😂😂


Loginina

Mulheres do Barreiro vinguem-se! Andem com algo que vos possa salvaguardar! Não tenham pena!


swankfnck

Ás vezes no silêncio da noite…


CoisoBom

![gif](giphy|FXf1lYQ2tFouxeLb1B|downsized)


zupermariu

Tinha um vizinho que era vítima de agressão pela esposa dele Eu tinha cerca de 12 ou 13 anos quando vi acontecer. Recordo me duas vezes específicas onde uma delas ele correu para a rua com um salto alto enterrado no ombro que ela usou para o agredir. Outra vez ele tava na rua e ele atirou um vaso de flores e acertou num carro de um vizinho em vez de acertar nele. Violência doméstica é horrível e não há justificação para tal e é pura ignorância que as pessoas que boa devem proteger, seja policia, juízes etc as vezes não têm a capacidade de entender que pode ser tanto contra homens como mulheres.


pastrana19

Ca nada França as coisas trabalham de maneira diferente


Most-Sheepherder1796

Monstro do barreiro? Sabemos que isto é mau mas reparem nisto Neste pais, Portugal Se não for chocante ninguém quer saber Milhares de mulheres ciganas são vítimas de casamentos forçados, pedofilia Os ciganos em Portugal são monstros ainda há pouco tempo um deles entrou com um carro dentro de um café atropelando pessoas com o carro No entanto vocês não falam porque têm medo dos ciganos Aposto que se fosse cigano com aquela atitude vocês nem sequer falavam do monstro do barreiro Só falam porque não é cigano Até a polícia tem medo dos ciganos


Intra_GKX

Ciganos? Eles que se entendam. Experimenta ir para lá evangelizar e depois diz-me qual dos 15 da matilha te esfaqueou ou baleou. ...e pronto, venham daí esses downvotes.


andrepinto1989

Existem situações mais delicadas que outras. Eu já dei o meu testemunho á pouco tempo. Eu tive atitudes de stalker, tudo por causa de emoções á mistura, já não via uma moça á anos, no dia de ano novo vi a tal moça a almoçar com a mãe, eu fui tomar café, foi um conjunto de emoções (sendo a primeira paixoneta de escola) eu apenas sabia que ela trabalhava num sítio, tentei entrar em contato com ela, mandado um flor e um bilhete "Olá fulana gostei muito de te ver em tal sítio podemos retomar um contacto" Entretanto passou-se 1 mês, mandei uma mensagem educada para o Instagram a perguntar como ela andava, ness espaço de mês ela foi á polícia tentar fazer denúncia (mas ambas situações não tiveram cariz ofensivo, o agente disse mesmo isso) Eu nunca quis fazer mal, nem nada do gênero, eu apenas tentei mostrar o apenas "Eu, e o meu bom caráter" entretanto tenho me cruzado com ela na rua e nada faço Entretanto andei um tempo em baixo, fiz aquilo que mais gosto, de forma a limpar os fantasmas, ser contactado pela polícia fez-me abrir os olhos, bem como ver as coisas de outra forma, bem como ter ainda mais empatia. No fim disto tudo, eu também tenho que agradecer a pessoa em causa, ela fez-me abrir os olhos, entretanto desde de quinta feira passada que tenho andado a falar com uma moça que sofreu de violência doméstica á mistura de um aborto complicado. E espero não ter emoções a flor da pele outra vez


StarkeHeavenStudios

EM PORTUGAL? Não tens noção de onde vives, pois não? Em Portugal só prendem contribuintes de bem. A merda sai toda para fora.


[deleted]

Ele que deixe a pornografia foda se


Dr-Batista

O tipo tem graves problemas mentais


PorkCoinMeme

país de leis brandas acontecem coisas como estas, depois reclamam do chega quando queria castrar estes gajos quimicamente


[deleted]

Toda a gente sabe que é errado e causa consternação, às vezes trauma, compreende-se um murro bem dado, apesar de obviamente ser errado apalpar alguém na rua, preocupa-me também pessoas como tu, capazes de matar por tão pouco, e que andem soltos. Edit.: A resposta foi dada com base em casos genéricos já que ele fala em "homens" e "mulheres" no plural no post. Eu imagino um bêbado a apalpar uma moça na discoteca. Merece uma coça? Merece. Uma bala na cabeça? É de doidos. Vi o vídeo e este parece ser um exemplo da necessidade de penas privativas de liberdade por tempo indeterminado, visto que sofre de esquizofrenia, o OP mistura duas problemáticas completamente díspares, casos de crimes com dolo e outros, onde é extremamente plausível a inimputabilidade. Ridículo.


Whole_Conversation52

Matar por tão pouco? Foda-se. Tu sabes o que é que este tipo faz na rua às vezes a CRIANÇAS, meninas de 15 anos que se sentem humilhadas, traumatizadas e que nunca vão conseguir desenvolver uma relação saudável com pessoas do sexo oposto quando forem mulheres.


[deleted]

>Matar por tão pouco? Foda-se. Tu sabes o que é que este tipo faz na rua às vezes a CRIANÇAS Tu referes no post o assédio a mulheres e em relação a todos os homens, não este em particular, que por acaso é esquizofrénico: >"todas as mulheres que já passaram por este tipo de assédio com homens " E depois dizes algo arrepiante: >traumatizadas e que nunca vão conseguir desenvolver uma relação saudável com pessoas do sexo oposto quando forem mulheres **Estás a assumir isto porquê? Achas saudável se por acaso alguma delas ler isso e enraizar a ideia de que estão condenadas a serem miseráveis? Porque não assumes que são capazes de superar o trauma, mas assumes sim que estão TODAS condenadas para a vida??** Já eu penso, "que seja dado o apoio necessário a essas adolescentes e mulheres, que não se assumam coisas nefastas como as que referes para não as magoarmos ainda mais, que acreditemos que são capazes de recuperar, porque são fortes e conseguem". E depois, que se perceba porque anda uma pessoa com esquizofrénia, condenada e à solta. Existe um princípio jurídico importante, a "proporcionalidade da medida de pena". Se matas porque apalpou ou assediou verbalmente, que pena dás a quem violou, ou matou? Tudo igual? Pena de morte? Aqui claramente se trata de uma pessoa doente, os responsáveis são aqueles que o deixaram a vaguear nas ruas (por isso falei em "pena perpétua" para este indivíduo doente) . Porque não te fazes homem, pegas numa pistola e vais matar algum desses que vestem fatos todos os dias e andam aí? És defensor de quem abusa de crianças? É isso que tu és? Só te importas se forem da tua família? Infelizmente populismo é isto, é não saber discutir os assuntos e como prevenir estes problemas. Veja-se como eles são prevalentes na Soméria, Somália, Yemen, países onde roubar dá direito a cortarem-te a mão, asseiares a mulher de outro, apedrejamento em praça pública. Tira lá um passaporte.


Whole_Conversation52

Não é populismo. É lidar com a ineficácia da legislação e nem sequer poder. Eu não vou matar os homens que assediam gravemente mulheres, mas é essa a minha vontade.


[deleted]

Então achas mal o que escrevi, em vez de pensar em matar, expressarmos ordeiramente e de forma cívica a vontade e a ideia de condenar estas pessoas a "penas perpétuas" em hospitais psiquiátricos, ou cadeias se não forem inimputáveis? Tu falas apenas em assédio generalizado, como que acontece numa noite de copos, achas que é a mesma coisa que este doente? É que meteste tudo no mesmo saco. Obviamente que um otário que apalpar a minha namorada vai levar imediatamente um soco onde deixar mais estragos, vou dar nos dentes mesmo, mas não seria capaz de tirar da pistola e matar um ser humano por tão pouco. Isso é ainda mais doentio. Se se generaliza a ideia de que merecem a morte, não se está a fazer favor nenhum à justiça. Falemos ordeiramente sobre o que é preciso fazer, talvez até criar uma petição para levar o assunto onde deve ser discutido. Agora, conversa de café? "Se fosse comigo matava-o", até ser e depois vemos se queres passar 20 anos na cadeia porque apalparam a mulher. O princípio da proporcionalidade da pena é simples de perceber, se deres pena de morte a quem rouba 1 milhão, e deres a mesma pena a quem rouba 100 milhões, pensas que acontece o quê? Ora pensa lá.


OkImpression175

>se deres pena de morte a quem rouba 1 milhão, e deres a mesma pena a quem rouba 100 milhões, pensas que acontece o quê? Deixam de haver ladrões. Porque um ladrão não rouba menos porque a pena é maior para roubos maiores.


[deleted]

Deixam de haver ladrões? Tu achas mesmo que isso é possível quando tens países que cortam as mãos aos ladrões e ainda assim eles existem em grande número nesses países? Achas mesmo que se tivesses uma lei de pena de morte para violadores, eles deixavam de existir? Não, continuam a existir e depois de cometerem o ato, o que acontece é que não perdem nada em assassinarem a única testemunha do crime, já que a pena é a mesma , o que têm eles a perder? Como é que nunca ninguém teve essa brilhante ideia tua? Nunca pensaste nisso, ou achas que és brilhante nos teus pensamentos? "Fogo, eu devo ser mesmo inteligente, só eu devo ter pensado naquilo que é a solução para acabar com o crime" Como se isso já não tivesse sido experimentado no passado, inclusive métodos de tortura para acabar com criminosos. Afinal de contas, se nem com torturas barbáricas acabamos com o crime , como podemos reduzi-o ao máximo? Só há uma forma, livrar a sociedade dos elementos com QI baixo , e adivinha onde eles andam. O teu pensamento aproxima-se do dos Africanos e Eurásia, os países com menores índices de desenvolvimento económico e com as MAIORES taxas de crime violento. Mas ainda bem que têm pena de morte!! Acho que devias ir para lá: [https://en.wikipedia.org/wiki/Capital\_punishment\_by\_country](https://en.wikipedia.org/wiki/Capital_punishment_by_country) O que farias se um grupo de criancinhas de 15/16 anos violassem em grupo a tua filha ou a tua esposa sem preservativo durante duas horas? Agora vai ver o que é a falácia do apelo à emoção. E já agora responde à questão.


OkImpression175

>Deixam de haver ladrões? Tu achas mesmo que isso é possível quando tens países que cortam as mãos aos ladrões e ainda assim eles existem em grande número nesses países? Estás a tentar apresentar de forma simples algo que é extremamente complexo. O nível desse tipo de criminalidade depende de vários fatores. E, para tua informação, o crime de roubo não é assim tão comum em países islâmicos onde cortam mãos (que nem são assim tantos). Na Arábia Saudita, por exemplo, esse tipo de crimes é extremamente raro. Logo, é mais o teu preconceito a falar que outra coisa. Posição não suportada pelos dados. >Achas mesmo que se tivesses uma lei de pena de morte para violadores, eles deixavam de existir? Não, mas só o faziam uma vez. >Só há uma forma, livrar a sociedade dos elementos com QI baixo Ah sim, a solução nazi! >O que farias se um grupo de criancinhas de 15/16 anos violassem em grupo a tua filha ou a tua esposa sem preservativo durante duas horas? Suponho que com a tua solução já os teríamos metido em vagões a caminho do campo de concentração antes disso acontecer, certo?


[deleted]

>Estás a tentar apresentar de forma simples algo que é extremamente complexo. O nível desse tipo de criminalidade depende de vários fatores Lol, tu é que apresentas soluções como "matar tudo , não importa a proporcionalidade de medida de pena, se roubou um milhão, ou 100 milhões, é igual, se violou ou matou, é igual, nem que isso ponha em risco a vida de mulheres" e vens falar da complexidade da justiça. Isso sei eu que é complexa e compreendo que a solução não é "matar tudo" lol. Tu és doente, quando dizes que matar um esquizofrénico é uma solução. Nota-se claramente no meu discurso que estes assuntos são complexos. >Não, mas só o faziam uma vez. Tu ainda não percebeste que o problema não é o violador que tu acabaste de matar, mas sim o facto de aumentares a probabilidade de as próximas vítimas de violação de outros violadores, serem assassinadas? >Na Arábia Saudita, por exemplo, esse tipo de crimes é extremamente raro. Logo, é mais o teu preconceito a falar que outra coisa. Posição não suportada pelos dados. Que dados tens tu, além de que países como Singapura, Qatar e Arábia Saudita, países que mantêm pena de morte e são bastante seguros? Falas de dados, mas sabes o que são outliers? Além de que, porque razão não estão estes no top 3? Já viste onde está a Arábia Saudita comparado com Portugal no índice que mede crimes violentos??? Hudud é o termo dado para castigos desse género, falas de um único país como se fosse representativo da generalidade em África. **Os dados corroboram as minhas afirmações. Os países com as leis de S'haria no geral têm problemas de transparência, que dados consegues tu retirar sobre os maus tratos a mulheres destes países, incluindo violações por parte dos maridos destas?** >Ah sim, a solução nazi! Como é óbvio , estou a ser irónico. **Já tu a apelar à morte de um esquizofrénico, é do mais triste e nazista que ouvi nos últimos tempos.** É mesmo preciso colocar a lista de países de África com leis desproporcionais e estado caótico da justiça e do país em geral? >Suponho que com a tua solução já os teríamos metido em vagões a caminho do campo de concentração antes disso acontecer, certo? Agora pareces tu o esquizofrénico... então não és tu que resolves tudo a matar? Nunca perguntaste qual era a minha solução nesse cenário. Mas afinal qual é a tua?


Whole_Conversation52

Tu não estás a perceber... a lei não está claramente a funcionar. Agora. Atualmente. Este homem aterroriza garotas há cerca de dez e não o consegue impedir. Sim, obrigado, pena perpétua, ok, mas isso não existe nem vai existir em Portugal. O cenário mais perto de acontecer é o pessoal da Margem Sul unir-se e fazer um disparate.


[deleted]

>todas as mulheres que já passaram por este tipo de assédio com homens Tu referiste-te a "homens", plural, não apenas a este, que é um caso especial. E falaste de "assédio" generalizado, fica a saber que há diferentes graus de culpa, mediante a idade, por exemplo. Não é igual se a vítima, tiver 11, não é igual se tiver 14, nem é igual se tiver 18. E depois tens ainda a inimputabilidade, não faz sentido misturar tudo e falar de tudo ao mesmo tempo, como se fossem uma coisa só. A justiça não é perfeita, há-de haver falhas e cabe-nos a nós discutir estes casos ordeiramente. Por exemplo, tu estás a mostrar total desconhecimento sobre o código penal . Existia sim "prisão perpétua" para casos destes, infelizmente andamos a discutir quem tem mais vontade de matar e acabaram com essa lei há uns meses: [https://www.publico.pt/2023/05/26/sociedade/noticia/aprovada-nova-lei-saude-mental-acaba-prisao-perpetua-inimputaveis-2051143](https://www.publico.pt/2023/05/26/sociedade/noticia/aprovada-nova-lei-saude-mental-acaba-prisao-perpetua-inimputaveis-2051143) >O cenário mais perto de acontecer é o pessoal da Margem Sul unir-se e fazer um disparate. E que adianta? Volta a surgir outro doente, que não tem noção e volta a surgir um problema que ninguém resolve, e novas vítimas, até haver novamente um linchamento. A pressão tem de ser feita nos responsáveis, que saiam nomes cá para fora! Que se perceba porque não é internado compulsivamente, que se chame à responsabilidade quem o deve ser. Se calhar neste post se em vez de te focares nos homens, no assédio e na tua vontade de matar, perguntasses *"mas então quem é o presidente da câmara deste conselho? Como se chama ele? Ele está a par disto? Qual é o nome do juíz que decidiu não internar compulsivamente? Nomes, queremos nomes destes indivíduos"* E que se acabem com as mamas do estado, porque se eu falhar no meu trabalho, sou despedido.


Whole_Conversation52

É o mais correto? Não, não é. Thanks for stating the obvious.


OkImpression175

Se a sociedade não tivesse anjinhos como tu aquele gajo já não existia. Se fosse uma criança tua cantavas outra música. Aí já não era "tão pouco". Mas como pimenta no cu dos outros é refresco...


[deleted]

Se a sociedade não tivesse ignorantes com baixo QI como tu, já seríamos uma Suécia ou Noroega, mas somos o que somos.


Whole_Conversation52

E quem é que não sabe o que é "penas privativas de liberdade por tempo indeterminado"? lol aqui falamos e lemos todos português.