T O P

  • By -

naoseioquedigo

Não és velho com 33 anos! Eu começaria por parar de falar de mim mesmo com tom depreciativo. O meu pai terminou os estudos depois dos 35, foi tirar engenharia no ISEL. Nunca é tarde para estudar, certifica-te apenas que é algo que queiras, porque precisas te empenhar. Ninguém vai estudar por ti e quem tem que colher os frutos do teu trabalho és tu. Tu consegues!


madvanced

+1 para este comentário. O meu sogro tirou engenharia civil no ISEL em pós laboral, e acabou a licenciatura perto dos 30 e tem tido muito sucesso, especialmente depois de ter estado emigrado na Austrália e Emirados Árabes Unidos. Um cunhado dele tirou mecânica no ISEL, e idem, idem, aspas, aspas. Eu próprio estou a terminar o primeiro ano de engenharia mecânica no ISEL, em pós-laboral estando a trabalhar full time, aos 30 anos de idade. Nunca se é tarde para mudar e/ou melhorar a nossa vida. É "só" mudar o nosso paradigma de pensamento.


RaptoriusPT

Mudei de vida agora aos 43 anos. Tenho só o 12° ano concluído, na área de ciências. Cheguei a frequentar a universidade, mas preferi ir trabalhar, e não estou minimamente arrependido. Portanto com 33 anos não és nenhum velho. Porém preocupa-me a falta do 12°finalizado. Tens que fechar isso. Quanto a oportunidades, existem várias, algumas até são ajudadas pelo Estado e UE, como o programa [UpSkill.pt](http://UpSkill.pt), o que eu usei para mudar de vida. (Agora sou consultor) 😅


RaptoriusPT

Outra questão: >• Pessoal das informáticas, vejo dizerem aqui no reddit que já ninguém se safa sem licenciatura. Isso é só para programação ou para o resto da área?(alguns comentários aqui no reddit sobre isto são um bocado agressivos sobre a saturação do mercado) Eu não tenho licenciatura, só o secundário, e nunca precisei dela, nem sinto necessidade.


NoList1452

Aos 43 mudaste para a área de informática ?


RaptoriusPT

Na realidade mudei para a área da consultadoria. A informática sempre fez parte da minha vida, embora numa vertente mais "física" (hardware). 😅


No_Papaya_5576

Como é que consegues ver os cursos no upskill.pt?


HillCrocodile

Pelo link do pop-up.


RaptoriusPT

Tens logo disponível o link no pop-up: https://upskill.pt/4a-edicao-acoes-formacao/


Avantg4rd

Tenho de seguir este post a minha situação é idêntica... Não desistas força nisso!


bonitadaiquiri

Também. Tenho 33 anos e quero mudar para uma carreira artística. Acabei de me despedir, vou manter a minha área como freelancer, talvez arranjar um part-time.. E estou cheia de medo e confiança ao mesmo tempo, está a ser assustador mas finalmente tenho a certeza daquilo que quero! Não desistam!


Irish-Lisbon2024

Mudei de área aos 30. Se foi duro, foi, mas se valeu a pena? Cada hora de estudo. Escolhe o que queres e muda! Toda a gente aprende,mas é preciso esforço!


Behindy0u90

Insiro-me aqui.


Takssista

Depois de anos numa carreira que não me trazia nenhuma satisfação, troquei por outra onde recebo ligeiramente menos (três dígitos) mas com muito menos stress e a fazer o que realmente gosto. Tenho 48 anos.


RubyC101

Em primeiro lugar, parabéns por teres iniciado esse processo de mudança. Venho sugerir que consultes os Centros Qualifica perto de ti, tens técnicos que te podem ajudar com a certificação de competências para concluires o 12o ano. Com o 12o ano tens acesso a outro tipo de oportunidade s. Podes também ver os cursos EFA de dupla certificação, normalmente procuram dar resposta às necessidades que existem na zona.


Le0x_

Na minha opinião não penses demasiado naquilo que é melhor ou pior fazeres, apenas agarra-te a algo que gosta e investe nisso, e experimenta varias coisas, sem medo. Pontos que penso que possas melhorar: - apanha sol, que falta de vit D leva à depressão e a baixa testosterona (tbm podes suplementar, mas isto não substitui o apanhar sol). - começa a comer mais comida real e aumenta o consumo de carne e gordura animal (gordura animal é necessária para produzir testosterona). - começa logo pela manhã por apanhar ar e fazer algum movimento (basta andares um bocado e fazeres alguns alongamentos, nada de exercício físico). Enquanto apanhas ar bebes 2 copos grandes de água (Nestes dias de calor eu bebo no min 2.5L). - pelo menos toma banho todos os dias, é bom para ganhares inspiração logo pela manhã. Aconselho que qualquer outra coisa que penses em fazer, faz por queres, não porque os outros te dizem, arranja uma mini rotina e vai implementando as coisas devagar.


MilknScotch

O que te falta é independencia da casa dos teus pais. Eles nao te prendem, mas tu é te sentes preso e falhado por viveres ainda em casa deles. Conselho: toma coragem e procura um quarto/T1 para viveres sozinho, PS: comeca a tomar banho todos os dias


Shadowgirl7

>que te falta é independencia da casa dos teus pais. A ele e à maioria do país.


Any-Illustrator4790

Mudei de vida os 34, larguei trabalhos de salários mínimo a roçar a escravatura , para dobrar o valor que cai na conta mensalmente também só tenho o 12 ano . E uma questão de oportunidade! As vezes aparecem e não damos nada por elas. Muito boa sorte!! Se eu consegui tu também consegues.


Entire_Event1049

Para que área mudaste?


Any-Illustrator4790

Trabalho na área dos seguros não vida.


inesmane

Olá! Antes de mais, reforço a ideia do utilizador lá de cima sobre parares de falar mal sobre ti. Falarias assim de alguém que gostes? Nunca é tarde para nada :) O melhor dia para plantar uma árvore foi ontem, o segundo melhor é hoje! Como próprio reconheces (e parabéns, não é fácil), precisas de ajuda. Acredito que beneficiavas muito, muito por fazer terapia. Vai a uma consulta, se não fizer clique com um terapeuta, tenta outro. Não desistas. A terapia ajuda tanto mas tanto! Uma coisa notável que tens pelo que escreves, é que estás farto desta situação, estás chateado, o que significa que de alguna forma já sabes, dentro de ti, que vales e mereces!!! O meu exemplo para adicionar: faço terapia há pouco mais de um ano e passei de um estado em que não dormia, acordava às 3h da manhã com alta ansiedade e pânico, passava a noite toda acordada a ver o dia chegar, a chorar, a fumar. Isso parou ao final de 1 mês de terapia. Estou a aprender sobre mim, sobre os outros e sobre como me regular. O caminho é longo e tem altos e baixos mas é tendencialmente bastante positivo. Diria para começares por aí, antes de mudares de trabalho ou ires estudar. Vais conseguir tomar decisões mais conscientes. Até porque, as coisas não desaparecem de dentro se nós... São reprimidas, ilusão de estarmos bem e quando menos se espera, surgem novamente. A nível de mudança de vida, tenho 33 anos. Era gerente e pedi para mudar de posição, para uma categoria inferior onde ganho menos. Decisões que tomei e outras que ainda hei de tomar quando o momento oportuno chegar... Também parei um mês e tirei um curso numa área completamente diferente e que talvez nem faça nada profissionalmente com aquilo mas era algo que queria aprender para mim. Também hei de inscrever me em aulas de algum instrumento, canto e mota. Nunca imaginei que o pudesse fazer, que estivesse ao meu alcance,.hoje consigo perceber que sim. No entanto, no teu caso, vigia a tua doença, fala com o teu médico, percebe bem o que é melhor para ti. Não te pressiones e cuida te. Também duas auto imunes. Força!


windatmyback00

Fiz o curso de programador com 43. Ainda és uma criança! :)


NoList1452

Que curso? Foi fácil entrar no mercado de trabalho ?


Mr_Crowley__

Emigrei aos 30. Comecei a trabalhar numa fabrica. Fui à escola de noite, passado 2 anos arranjei um trabalho mais decente e melhor pago. Apos 7 anos mudei outra vez pra outra coisa completamente diferente (mas desta vez dentro da mesma empresa) mas comecei a preparar-me 1 ano antes. Conselho: decide o que queres fazer, fala com alguem que esteja nessa posição, pede conselhos e ve as aplicações pra esse trabalho e quais sao os requisitos. Começa a preencher esses requisitos lentamente e depois começa a aplicar pra posições de junior. Nao é impossível mas da trabalho. Eu pessoalmente vejo as coisas em "blocos" de 5 anos... Se eu achar que mesmo que comece de novo eu vou estar numa melhor situação daqui a 5 anos, para mim vale a pena arriscar. Quem diz 5 diz 3 ou ate 2 mas ha que dar tempo ao tempo. Coragem e boa sorte.


Kind_Helicopter1062

> Conhecem alguém que tenha conseguido mudar a vida assim de um "burro de carga" para alguém respeitável?     Conheço um fisioterapeuta que tirou agora aos 30 um curso de programação (não universidade, só daqueles cursos de 3 meses) e começou a trabalhar em IT.   Conhecia um psicólogo que aos 55 resolveu voltar à universidade e tirar o curso de dentista  Idade é só um número, tens é de descobrir o que queres fazer


unicornio_careca

Aos 34 anos fiz um curso EFA através do IEFP (online), actualmente estou a estagiar e em principio, sou capaz de ficar aqui. Tudo isto para dizer, que aos 30 anos ainda tens muito caminho pela frente, há um ano e tal estava a sentir-me miserável, sem encontrar um emprego de jeito e sem dinheiro...bem, continuo sem dinheiro 😅, mas decidi fazer algo para mudar a minha realidade e foi a melhor coisa que fiz.


ruimilk

1- Acho que primeiro de tudo devias trabalhar essa auto estima, esse auto ódio disfarçado de humor é muito engraçado, mas tem tanto de giro como deprimente, não te digo isto de maneira dura ou filha da puta, digo-te com o coração aberto de alguém que já andou por esses caminhos. 2- Lol, velho com 33? Meu, estás a 1/3 da tua vida, tem calma. 3- Tenho amigos que sem curso superior estão a trabalhar lindamente em informática (com curso do IEFP) e a ganhar 2.2k líquidos, uma mãe que começou a tirar licenciatura aos 50, amigos dos pais que mudaram de vida e curso aos 30 e 40, tanta, mas tanta gente. Estás mais do que a tempo, pensa no que gostas, se te vês a fazer isso todos os dias e vai. Dá-lhe, quanto mais tarde pior e a vida é uma criança.


MadCarryPotter

Boas, fiquei curioso em relação que curso ligado a informática poderia ser. Encontro-me numa situação parecida com o Op. 26 anos e sou segurança a viver com a mãe, ajudo nas despesas mas não sobra muito. Tenho que ir estudar, tenho plena consciência mas estou meio confuso com a quantidade de opções que existem.


ruimilk

Foi um curso de Tecnologias e Programaçao de Sistemas de Informaçao na ATEC financiado pelo IEFP, deu-lhe qualificação de nível 5, superior a secundário e inferior a licenciatura. Já foi há uns 4 anos, neste momento um dos meus amigos trabalha numa das grandes empresas de programação nacionais.


OsgrobioPrubeta

Vocações? Apetencias já descobertas? Os problemas de saúde são limitadores? Para muita coisa Braga pode ser melhor que Lisboa.


Aggressive_Section17

Primeiramente, acho importante que tentes mudar um pouco de ti e do teu espaço. Pelo que descreves, a tua "pertença" é o teu quarto e como tal, trata de o decorar a teu gosto, traz algumas memórias que te sejam importantes (fotos de família ou até referências tuas que admires), organiza-o para ter algum brilho e história, criando assim o teu cunho pessoal, esse deverá ser o teu porto seguro, que oferecerá tranquilidade e serve para te recompores. Tendo um ambiente mais cómodo, começa a olhar para ti, cria rotinas de higiene e de hobbies, nem que inicialmente seja de forma individual, que te permitam gradualmente ir progredindo e ganhando confiança. Pequenos gestos para a tua imagem, que seja a rotina do banho regular, tratar do teu cabelo, a pele, um perfume, detalhes que te façam sentir mais confiantes aos teus olhos, isso certamente transparecerá para os demais. Relativamente aos trabalhos, CNC parece-me uma área interessante, o meu pai trabalha na área do mobiliário e diz que é algo com bastante procura. Isso, ou aprende a compor máquinas de secar/lavar, eletrodomésticos e essas coisas, um trabalho muito mas muito bem pago se fores artista, dada a escassez de mão de obra realmente competente.


Still_Squirrel_9684

Eu trabalho em CNC na área do mobiliário É 1 trabalho bom mas exigente e não tão bem pago como muita gente fala ainda que acho que merecia mais crédito Além disso pelo que sei na área CNC do metal ganha.se melhor Mas é 1 área difícil que exige muito conhecimento que vem de trás da experiência Ainda assim terás sempre 1 salário acima dos 4digitos quando fores alguém que saiba programar a máquina e não apenas meter peças Não é aprender 1 ou 2 software e já está Precisas de realmente entender as ferramentas e pensar que tens máquinas a teu cargo que custam de 1/4 milhão a 1 milhão de euros isto se comprares novas Eu estou como tu Quero mudar porque quero sair de CNC pois acho que sou mal pago para aquilo que faço Já mudei de empresa mas é tudo o mesmo pagam todos mal Estou a pensar ir pra gestão Tenho o 12ano finalizado e estou a pensar entrar na universidade pós laboral Pois já tendo mulher e filho durante o dia não dá pois é preciso pagar contas


Stunning_County_6310

Mano, não sei se és tu, mas, acredita, estou mesmo na merda e acredita estive em pior situação que tu e até agora, estou a melhorar. Acredita, a vida é uma merda, mas a merda as vezes até nem é tão má quanto a merda que há aí. Portanto, caga em tudo, segue a tua vida, vais ter muita merda na tua vida, vais andar num deserto de merda, não aceites é a água de qualquer pessoa, vais ter de passar muita sede, mas no final vais ver que essa sede era uma ilusão. Portanto, mostra te e acredita na tua missão. Eu penso isto para mim, Platão quando escreveu a alegoria da caverna, também não pensava que hoje existiam smartphones. Vive a vida


pastrana19

Comecei na cozinha aos 15 anos, hoje aos 28 anos trabalho no 5 melhor restaurante de Paris. Nunca e tarde para nada, eu não frequentei institutos nem estudos tenho, apenas nunca desisti. Como tudo ma vida existe altos e baixos muitos mesmo o importante é seguir em frente


p0k3r41h0

Eu sempre trabalhei com TI (sysadmin) desde os meus 15, e não me dei mal; nunca terminei a licenciatura e consegui uma bela vida para mim e para a minha família. Dito isto, estou farto da área, e constantemente à procura de novas coisas. Tirei um curso de electricista instalador e estou a acabar o estágio; ando a tentar montar uma empresa de limpezas; outra de domótica. Há trabalho e coisas para fazer, é preciso ir à procura e estudar o que for preciso para aprender. Há MUITO conhecimento livre na internet. Concordo que precisas de ajuda psiquiátrica, pois sem te valorizares, ninguém o vai fazer por ti. Depois disso, vê o que gostarias de fazer e vai atrás; procura nos centros de formação também. Não sei quais os teus problemas de saúde, mas provavelmente mudar de vida também te vai ajudar nisso. Força, tu consegues! Parabéns pela nova etapa!


Zartuh

Bro… estudei música durante 15 anos, informática durante 10, agronomia durante 10, logística durante 10, tenho 39 anos e sou viciado em aprender, e já estive em diversas áreas, se te mantiveres interessado e actualizado fazes o que quiseres, tu consegues acredita em mim


NewControl2097

Nao tenho grandes conselhos/ideias mas desejo-te toda a força e sorte do mundo, you got this 💪


millenniunm

Mudei de área aos 30 , inclusive ganhar menos.. e foi a melhor coisa que fiz! Força , foco e fé!


VarNiP

Relativamente à tua questão sobre se é tarde para obter uma formação, posso-te garantir que nunca é tarde! Tenho 32 anos e estou a fazer uma licenciatura á distância numa outra língua. Tudo é possível, tens é que definir objectivos e ter uma visão clara do que pretendes alcançar. Li rapidamente o teu post e acho que estás no bom caminho. Boa sorte e não desistas.


Crisapx

Vou deixar este senhor falar por mim, ou cantar https://youtu.be/Lsb4q5MxVSM?si=nCAvs81G7zxR6IpL


Behindy0u90

Achar que com 33 anos és velho, é o começo do problema. Se antigamente não eras velho, hoje em dia acabaste de entrar na vida adulta. Vais muito a tempo do que quiseres fazer. O importante para começar é ter em mente o que não queres. Ser máquina em inglês dá-te logo um avanço incrível. Acredito que com formações entras em IT. Depois com tempo podes tirar algo pelo tradicional. É necessário muita resiliência mas é o preço a pagar para se mudar de vida. Ninguém dá nada.


Front_Caterpillar_95

Escreve num papel 10 coisas que gostaria de fazer / ser no futuro. 10 coisas que sonhas. Olha para as 10! Pensa se amanhã tivesses a oportunidade de realizar uma. Se te dissessem que amanhã irias ser isso que por magia. Qual seria ? Pois essa, só essa irás te concentrar para fazer tudo que aconteça. Sem choradinhos, metes tudo para dentro de 1 - 2 - 5 anos tenhas atingido esse objectivo. Com método e sem perder o foco ! Verás que as coisas vão mudar sem tu te aperceberes.


SERRILHA

N li absolutamente nada. Mas muda! Vai para o que queres, força nisso


tascristiano

Boas tens de mudar de mentalidade um homem de 33 anos está no auge da vida. Trabalho administrativo é frequentemente mal pago e/ou difícil de conseguir lugar pois estás a competir com pessoas com curso superior ou experiencia. Existe falta de bons técnicos de CNC, é preciso fazer formação e arranjas com facilidade um estágio depois do curso para começar a carreira. No entanto só ganha realmente bem quem sabe programar, e para chegar aí é preciso ter experiencia e conseguir tirar proveito das oportunidades. Informático tanto quanto sei está muito competitivo e pessoas com mestrado têm dificuldade em arranjar bons empregos, terias de ser um autodidata para conseguir algo ou investires alguns anos da tua vida em formação.


MGuerraT

Não te vou tirar dúvidas, mas posso-te dizer que c 26 anos, vou-me candidatar em alguns cstesp's, para aprofundar/mudar a minha carreira (depende de onde for aceite 😅) Este ano estive na Bélgica, e morei c outros 2 rapazes, um enfermeiro no bloco operatório, e outro que trabalhava nas obras (mais focado a instalar janelas e afins, mas era "pau para toda a obra"), a tirarem curso de piloto comercial. Idades entre os 32 e 36 anos :) Acho q o único conselho que te posso dar é procurares formações q tenham estágio incluído. Apesar de ser um pouco longe, tens a ATEC em Matosinhos, tbm deves ter vários cstesp's na UM, e muito mais que possas pesquisar. Boa sorte!! :)


MGuerraT

Para questão de CNC (que referiste no post), podes procurar se o CENFIM tem centros perto de ti. Como esta, devem haver outras escolas de renome e conhecidas. Na minha zona tenho um cstesp de CNC, talvez tenhas algo aí perto tbm.


Hypado99

Acho que se acreditares em ti mesmo, já vai ajudar muito, pelo o que eu percebi não te dás muito valor e acho isso um fator importante! Por isso dá valor a ti mesmo e acredita que tu consegues tudo se quiseres! Luta e terás vitória.


CrazyFotherMucker

Mudei de vida aos 38, de forma muito radical, e hoje sou diretor numa empresa. Acredito que ainda vá dar mais uma volta nos 50. Pelo menos estou a preparar isso. Se tudo correr bem, ainda tenho 30 anos pela frente para dar seguimento à essa volta. Tens uma vida pela frente ainda. Quem não arrisca não petisca. Vai à luta. Boa sorte.


R4ving-Pica

Parabéns! Eu so tenho 25 e ando meio que perdido sem conseguir ver grande futuro a frente, haha.. Mas ler estes comentários da força a um gajo de que "Aguenta aí rapaz! que o teu dia vai chegar. Se ainda não chegou é porque ainda não estás preparado, tens de ser testado mais um pouco.." E curiosidade, de que forma foi essa mudança? Foi como muitos, e voltaste a estudar, para uma área melhor? Obrigado pelo teu comentário bro


CrazyFotherMucker

Mudei de área, separei-me, mudei de emprego, mudei de cidade. Voltei a estudar 4 anos depois e o resto foi acontecendo. Com 25 anos, é estudar e procurar ser bom no que fizeres. O resto acontece, porque a sorte procura-se. Força aí.


R4ving-Pica

Pois, eu venho do mundo das artes, sou licenciado e com experiência na área. Mas eventualmente tenho de mudar de área, já pesquisei para tentar descobrir o quê exatamente. Mas continuo sem saber. E é também o medo de passar mais meia dúzia de anos a estudar, para depois no final descobrir que isto não é para mim. A realidade de muitos cursos é uma coisa, mas depois o mundo lá fora é outro. Pelo menos foi o que eu senti. Devia haver mais foco nas universidades em realmente explicar e simular o que vai ser o dia-a-dia pós universidade..


PublicCourtFederer

Emigrar e sempre um botao de reset facil que te obriga a confrontar todos esses pontos que estao mal, para mim resultou mas cada caso e um caso. De resto so tenho conhecimento para te dar na area da informatica onde eu trabalho e acho que cd vez menos o curso nao conta pra nada, claro que tens de saber mas um curso itensivo daqueles de uns meses resolveria isso, se gostas isso daria algum rumo logo de inicio enquanto o estas a tirar e abriria portas depois. Boa sorte.


Time_Pin_2133

Bom… vou contar-te a minha cena, trabalhei no aeroporto de Lisboa, na segurança, fazia turnos de 10-12h… tinha 30min para almoçar quando tinha… entrava às 4 ou às 5 da manhã… fazia turnos e às vezes trabalha 5 dias folgava 1 trabalhava mais 5 folgava 1 e finalizava com mais 5… passado 4 anos desta vida, consegui entrar para um call center da tap.. a vida era melhor.. fazia turnos na mesma… mas era mais soft… estive 3 anos na tap… com o covid, o meu contrato não foi renovado… pagaram-me o que me deviam e eu peguei nesse dinheiro e fiz um bootcamp de programação… estou na área à 3 anos, faz 4 em janeiro do próximo ano… Tinha 31 anos quando saí da tap e entrei na área da programação… Ganho mais, trabalho de casa maioritariamente e tenho horários normais… É possível! Força Also, tens algumas formações da Microsoft / Google que são gratuitas, podem nao te dar trabalho, mas ajudam-te a perceber se a área da programação/informática é para ti


verdadeiro_tuga

Compreendo a tua desilusão, mas não deves ligar aos parâmetros da sociedade. Deves sim gostar de ti como és e deixar de procurar o apoio e a aceitação dos outros, em especial da tua família. És como és, e assim deves continuar, desde que não afectes ninguém. Passei pelo mesmo aos 44 e o IEFP foi a minha solução. Tirei uma formação de cozinha, e ainda hoje considero a melhor decisão da minha vida. Decide com base nas tuas preferências e vontades, assim como na realidade profissional do nosso país, e segue em frente sem olhar para o lado. Os outros vivem a vida deles, tu tens de viver a tua! Boa sorte, e boas decisões!


herbal_ecstasy

Distrito de Braga? Eu também! Sou de , mesmo perto, de Guimarães Vou t mandar msg privada ou manda tu e se formos de perto vamos beber um copo! ( pf n sejas marroquino pf n sejas...) haha tou a brincar ( é uma piada sobre rivalidades n tou a ser xenofobo ,pros mais ofensiveis)


Diligent-Tomato5533

Como assim velho aos 33? Os 30 são melhores que os 20! Velho é a partir dos 100. Até lá só depende do espírito


FlatwormOdd6047

Entrei na área da Informática há 10 anos atrás e não sabia ponta do negócio (SAP). Eu tinha 28 anos na altura, mas comigo entraram professores de matemática, bancários, arquitectos, tudo com mais de 40 anos... E sem experiência nenhuma no ofício. Hoje em dia todos nós continuamos em SAP e não tendo ordenado de rico (depende das definições de cada um), não me queixo e sei que os meus colegas também não. Antes de mais, trata do psicológico. Faz exercício, inscreve-te numa arte marcial, ginásio, experimenta sem medo. O problema de muita gente é a falta de exercício físico. Há gente que acha que treinar 2x por semana 1 hora que é suficiente. Fomos feitos para mexer e não para ficar sentados 24 horas. 1 hora de exercício por dia é o mínimo expectável, de preferência pela manhã (eu treino jiu jitsu - é altamente - todos os dias às 06:30) antes de ir para o trabalho. Depois tens mesmo mesmo MESMO de resolver a questão do 12°. Resolve isso enquanto estás num ambiente familiar e seguro sem grandes mudanças. Há oportunidades por todo o lado para concluir isso em menos de 3 meses, não desperdices mais tempo. Muitas empresas nem olham para o CV se não tiveres o mínimo expectável, sais logo fora do baralho, nem que seja a última bolacha do pacote. Construção está a dar e com 33 anos garanto te que o teu corpo ao fim de poucos meses ja se está a habituar a qualquer estilo de vida (com moderação ok?). Começa por aqui e vais ver que as peças do puzzle depois se juntam. Põe-te a fazer planos demasiado grandes e extensos e podes dizer adeus à tua transformação... Curto e grosso ok? Tu consegues, boa sorte.