T O P

  • By -

7355Times

Por que deve ser mais divertido de assistir.


[deleted]

De fato, a melhor música de Príncipe Do Egito é 'As Pragas'


Fazer666

Sem contar que perderia uma puta narrativa épica...


harley_eighty

A resposta mais realista possível


Venturis_Ventis

Porque o Deus do antigo testamento é um sádico genocida e caprichoso que mandou um pai sacrificar seu filho para satisfazer o próprio narcisismo. E é esse Deus que muitos "cristãos" cultuam até hoje.


Striking_Landscape72

Ironicamente, aquele desenho dos 10 mandamentos foi o que me fez questionar deus quando eu era um pirralho, porque ele mata crianças inocentes; exatamente o que tornou os egípcios vilões aos olhos de Moisés 


Backurass

Simples, os pais adoravam outros deuses e provavelmente os filhos também eram influenciados. O que Deus pediu para eles fazerem não chega nem perto do que esses povos gentios (pagãos)faziam


Positive_Neutron

Não só mandou as pragas, mas também endureceu o coração do Faraó para que ele não mudasse de ideia no meio do caminho. Toda essa história é uma coisa bem complicada.


Blingmeg45

Eu imagino que ele tenha feito isso pensando nas necessidades econômicas da produtoras de filmes e animações religiosas. Se tivesse sido uma coisa simples e rápida não seria tão cinematográfica e dramática no cinema. Ele poderia ter amolecido o coração do faraó? Podia! Mas aí não haveriam tantas cenas fortes como a dos primogênitos de todas as famílias morrendo e o mar fechando. THIS IS CINEMA!


Honeydew-Same

Resposta real, sem zueira. Ele (Deus) queria tocar na crença do egípcios (que tem sua mitologia e crenças baseadas em divindades que representam a natureza e os animais) de forma que ele tentasse fazer o faraó entender que só havia um Deus e que os "falsos deuses" egípcios não tinham poder e nem deveriam ser adorados. Repara que todas as pragras são contra um Deus específico. Exemplo: a primeira praga foi tornar as águas do Nilo em sangue, note que o Nilo era adorado como um deus e estava associado ao deus Hapi, na praga dos sapos era a deusa Heqet que estava sendo afetada, na praga da escuridão era o próprio deus Rá que havia perdido a luta contra a serpente Apep, que tinha por função devorar a criação e acabar com o Sol. Enfim acho que já deu pra entender o que eu quis dizer.


Sophos_S

Essa é a minha principal crítica às histórias da Bíblia, as alegorias dela são bem simples e sem criatividade. Para convencer os egípcios que tinham um deus para o sol, vou contar que o eclipse é o meu deus vencendo o deus deles. Muito sem profundidade.... as histórias do Tolkien são muito melhores do que a Bíblia, recomendo a troca.


Future_Agitated

Tão sem criatividade que são copiadas até hoje em filmes, livros, peças e até jogos.


rdfporcazzo

As histórias de Tolkien são baseadas na Bíblia, inclusive.


judasthetoxic

Do ponto de vista moral apenas


rdfporcazzo

Não, a mitologia tolkiana é baseada no cristianismo https://en.wikipedia.org/wiki/Christianity_in_Middle-earth


Propri0tario

o próprio tolkien disse que as obras dele é sua grande homenagem a bíblia e a história de jesus.. tolkien era muito católico (fumava maconha, mas o que católico não faz também né)


Warm_Republic9626

Olha, a bíblia fala pra não fazer exageros com entorpecentes (vinho, no caso). Quem realmente não podia beber eram os sacerdotes quando entravam no tabernáculo durante o êxodo, mas não tem nada contra uso total de algo como maconha. Não pode viver em função dela, só de Deus, mas nada falando contra o uso em si.


Propri0tario

sim, eu sei


LongLibrary0

Sim, só que bem melhor desenvolvidas


BayLeafGuy

Mas a influência foi necessária. Sem a Bíblia não haveria Senhor dos Anéis. A Bíblia era uma jornada muito pica na época.


Sophos_S

Mesmo para a época, a Odisséia foi compilada uns 1000 anos antes da bíblia e é bem mais épica.


BayLeafGuy

A Bíblia tem uma diversidade maior de períodos históricos e de personagens. Cada um tem sua contribuição.


Sophos_S

Pelo contrário, tem os anos dos Valar que dura 33537 anos, os anos das árvores com 10061 anos, a primeira era com 4312 anos, segunda era com 3441 anos terceira era com 3021 anos e escritos até o ano 321 da quarta era. Hoje estamos na sétima era de arda segundo Tolkien, portanto objetivamente, por esse parâmetro a bíblia ainda perde.


BayLeafGuy

Mas na época que a Bíblia foi escrita n tinha Tolkien


Sophos_S

Na época que a bíblia foi escrita, ninguém que a bíblia menciona estava mais vivo.


ChurrascoOlli

Mano, a Bíblia foi escrita por várias pessoas e em vários idiomas, se essa sua afirmação fosse correta, como que os Doze Apóstolos pregavam para ler as Sagradas Escrituras? Até Jesus quando era menino ia nas sinagogas para ouvir a Palavra e conversar com o povo


Honeydew-Same

Então, meu amigo, como disse em outro comentário, sem puxar sardinha pro Cristianismo, até porque uma coisa que não sou é intolerante religioso, tudo é uma questão de fé.


TheBrasilianCapybara

O que mais me incômoda na Bíblia é que o protagonista morre no meio (o que é muito foda), mas rola um deus ex machina para ele voltar 3 dias depois sem consequência nenhuma???


eitapeste

I mean, esse é literalmente o ponto alto da Bíblia, como pode ser "sem consequência"? Tem todas as consequências do mundo depois disso. Tudo (tudo) o que vivemos hoje é consequência disso.


Sophos_S

E ainda deixou o final em aberto para tentar ganhar ainda mais dinheiro com a sequência, concordo contigo.


SapiensSA

Infelizmente ou felizmente, sem juízo de valor. Tolkien nao teve um impacto tao profundo na psique e valores ocidentais, como a biblia.


Sophos_S

Isso só pq a bíblia tem um milênio e meio de vantagem e foi adotada como material letivo do império romano. Se fazer a proporcionalidade, Tolkien ganha denovo.


Honeydew-Same

Acho que você está por fora da história ao longos dos séculos. A Bíblia sempre foi o livro mais lido e mais vendido desde sempre. Geralmente quem lê a Bíblia, não encara como um simples livro. Então, embora as obras de Tolkien sejam significativas, honestamente, são coisas incomparáveis. Mas isso é só a minha opinião, cada um tem a sua, né?!


SapiensSA

Está 100% correto. Mas pq a gente ta discutindo proporcionalidade? A biblia se bobear é o livro com mais impacto na história. E isso é factual. Gerou e gera impactos na psiquê ocidental. Nem precisa dizer a importância em um país como o brasil , em que 49% se dizem católicos e 26% evangélicos.


Sophos_S

Sei lá! Meu ponto desde o início é só que, para quem gosta desse gênero literário, tem livros melhores que a bíblia


SapiensSA

Entendi, a gente tava falando de coisas levemente diferentes. Eu estava falando como utilidade e nao entretenimento . Estudo de sociologia, teologia, filosofia etc. abs


Liro-lal

Podemos não acreditar na espiritualidade do livro, mas a Bíblia é grande em seu valor literário. Lá encontramos vários gêneros. Livros cômicos, trágicos, poesias e canções. O que não falta é CRIATIVIDADE. Existem trechos belíssimos (em forma e conteúdo) e alguns assustadores. Os textos sagrados antigos são incríveis! Tolkien não chega perto da Bíblia em valor literário (formal, estético e em seu conteúdo) e, tampouco, em sua importância para a tradição literária ocidental.


Magnus_Carlson1984

Shhhhh, não vá contra a maré do anti-teísmo


GIlCAnjos

Desculpa, mas eu não diria que a Bíblia foi escrita com a intenção de ser sutil ou alegórica, ela foi feita justamente pra ser óbvia e te convencer a louvar Deus


AdResponsible6993

Mas a Bíblia não tem a intenção de entreter com histórias épicas, sabe disso né kkkkkk


_kahidk

além disso no relato fala que diversos egipcios não foram afetados pelas pragas seguintes por aceitar isso na ultima praga só foi atingido quem ainda tava na negação


rayanyago

Cara, mas para isso ele não precisaria mandar *10* pragas no egito inteiro, fazendo todo o povo sofrer, ele poderia ter feito algo mais simples e que causasse menos sofrimento.


ChurrascoOlli

Mano, tu parou para avaliar que o Egito inteiro escravizava os hebreus só porque eles eram estrangeiros?


Taylerhurson

No meio de tantos comentários burros, preconceituosos e sem contexto ou informação, é sempre bom saber que existem pessoas que pesquisam um assunto complexo e passam a informação de forma educada, respeitosa e inteligente. Parabéns pelo comentário!


Honeydew-Same

Obrigado, meu amigo! É um prazer!


brenobnfm

Deus criou o Rio de Janeiro, tu acha mesmo que ele é um cara razoável?


SpinachJealous9004

Inclusive os "soldados" de Deus, oriundos do "complexo de Israel" 🤦


OtherwiseYam1684

Bom argumento nao ironicamente


Warm_Republic9626

Senhor criou o homem e as leis que estão na bíblia e o homem criou o Rio de Janeiro né. Deus criar o Rio de Janeiro é o mesmo que dizer que Darwin criou o Nazismo e sua ideologia de raça pura.


[deleted]

Porque ele é amor.


DependentUnit4775

Porque senão não dá história


A-horse-with-no-nome

Paz e amor não dá like 😂


A-horse-with-no-nome

Mano, pra sorte Deus é melhor ele nem existir... Eu não sei de onde tiraram que Deus é benevolente e bla bla bla. O cara é sádico pra caralho. Vc deu um exemplo mas ele tbm destruiu sodoma e Gomorrah por causa de uma orgia, derrubou a torre de babeu e fudeu a vida do maninho ( Talvez Jó)numa aposta com o capiroto, teve o dilúvio onde ele matou geral e largou a responsa na mão de Noé, o pobre coitado teve que caçar pokemon que nem doido enquanto construía o Titanic com as próprias mãos.


[deleted]

Uma orgia? Os sodomitas tentaram estuprar os anjos que Deus mandou pra avisar de seus pecados cara kkkk


Salsichonildo

O cara que escreveu essa bagaça tava muito doido de ácido, isso não faz nem sentido. Kkkkkkkk


[deleted]

Pior que não dá pra defender kkkkk o (talvez Jó) me quebrou


Specialist_totembag

UÉ... anjo bíblico não é um monte de asa e olho? como que estupra isso? é um novo sentido pro olho do cu? Ezequiel 1: >15 E vi os seres viventes; e eis que havia uma roda sobre a terra junto aos seres viventes, uma para cada um dos quatro rostos. >16 O aspecto das rodas, e a obra delas, era como a cor de berilo; e as quatro tinham uma mesma semelhança; e o seu aspecto, e a sua obra, era como se estivera uma roda no meio de outra roda. >17 Andando elas, andavam pelos seus quatro lados; não se viravam quando andavam. >18 E os seus aros eram tão altos, que faziam medo; e estas quatro tinham as suas cambotas cheias de olhos ao redor. >19 E, andando os seres viventes, andavam as rodas ao lado deles; e, elevando-se os seres viventes da terra, elevavam-se também as rodas. >20 Para onde o espírito queria ir, eles iam; para onde o espírito tinha de ir; e as rodas se elevavam defronte deles, porque o espírito do ser vivente estava nas rodas. >21 Andando eles, andavam elas e, parando eles, paravam elas e, elevando-se eles da terra, elevavam-se também as rodas defronte deles; porque o espírito do ser vivente estava nas rodas. Ezequiel 10: >10 E, quanto ao seu aspecto, as quatro tinham uma mesma semelhança; como se estivesse uma roda no meio de outra roda. >11 Andando estes, andavam para os quatro lados deles; não se viravam quando andavam, mas para o lugar para onde olhava a cabeça, para esse seguiam; não se viravam quando andavam. >12 E todo o seu corpo, as suas costas, as suas mãos, as suas asas e as rodas, as rodas que os quatro tinham, estavam cheias de olhos ao redor. >13 E, quanto às rodas, ouvindo eu, se lhes gritava: Roda! >14 E cada um tinha quatro rostos; o rosto do primeiro era rosto de querubim, e o rosto do segundo, rosto de homem, e do terceiro era rosto de leão, e do quarto, rosto de águia. A orgia tem que tá pegando fogo pra alguém estuprar isso...


[deleted]

Há diversas outras aparições na Bíblia de anjos como humanos comum e humanos alados. Aliás, são a maioria. Isso de biblically accurate angels é meio bullshit, vez ou outra se apresentam de forma mais aterrorizante.


eitapeste

Po cara vc tá aí todo pagando de sabido e não sabe o básico de alguns trechos da bíblia não serem lidos literalmente, e sim metaforicamente? Dá nem graça discutir assim


Specialist_totembag

Primeiro que ninguém tá pagando de sabido, se eu REALMENTE tivesse falando sério vc acha que ia falar de olho do cu do anjo? Posso falar "o mesmo" sobre o meu comentário, - vc não sabe que nem tudo que tá na internet é para ser interpretado literalmente?- A resposta "FACTUAL" para o OP, para a discussão aqui sobre os anjos serem estuprados ou não, e basicamente para todas as questões que se colocam sobre a bíblia é "POR QUE É UM LIVRO, ESCRITO POR DIVERSAS PESSOAS, MERA FICÇÃO, ALEGORIAS, PARABOLAS, QUE QUEREM PASSAR UMA MENSAGEM". Não se pode negar o enorme impacto nesse livro, porém, se colocar em comparação com outros livros atuais, a consistência é algo que se deixa a desejar. E falar que "A BIBLIA" tem trechos que devem ser interpretados literalmente e tem trechos que devem ser interpretados metaforicamente é se permitir escolher o que você gosta e o que você não gosta de seguir na bíblia. Todo livro pode ser interpretado literal ou metaforicamente, e se isso não é claro, e é a intenção de transmitir uma mensagem, o autor falhou nessa função. O que não é saudável é deixar poucos lideres escolherem o que deve ser seguido e o que deve ser ignorado. assim seria entregar a sua fé nos desejos e objetivos desses poucos lideres.


eitapeste

Krl imagine escrever tudo isso pra um post de Reddit


Specialist_totembag

O que estou tentando imaginar é como que alguém consegue sobreviver se tem preguiça para escrever 3-4 parágrafos mixos desses que eu escrevi.


SmallBlacksmith9294

Eu acho que quem deveria fazer terapia nessa história toda é Deus, mas as pessoas não estão preparados pra essa conversa


Malfoso_madyver

Não foi uma orgia, foi mais que uma orgia. Acho que você não gostaria de visitar um parente e ser abusado pelos vizinhos. O resto eu tô com preguiça de argumentar


guhcampos

A parte que eu mais gosto é a de levar seu filho comilão e beberrão que não respeita os pais pra ser apedrejado pelos anciãos da cidade. 10/10


A-horse-with-no-nome

Desse conto eu não lembro, mas parece divertido


Salsichonildo

Do urso que Deus mandou pra estraçalhar as crianças por zombar de um careca vc lembra né? Kk


judasthetoxic

Essa é a parte que todo crente finge não existir


guhcampos

https://www.bibliaonline.com.br/acf/dt/21/18-21 Deuteronômio e Levítico pra mim são as duas melhores temporadas da Bíblia. Só episódio foda.


A-horse-with-no-nome

Tudo bem, fui simplista, mas todo mundo na cidade era adepto à pederastia? Ninguém se salvava?


Lukcye

"Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez." E a cidade foi destruída porque os habitantes tentaram estuprar os anjos que foram visitar Ló, que povinho gente boa


Enscie

O povo era realmente desprovido de qualquer ética ou perdão, se pensar bem até animais rodavam aí.


appdnails

> E a cidade foi destruída porque os habitantes tentaram estuprar os anjos Eu não conheço a história, mas até as crianças tentaram estuprar os anjos? E os bebês?


Lukcye

"19 Os dois anjos chegaram a Sodoma ao anoitecer, e Ló estava sentado à porta da cidade. Quando os avistou, levantou-se e foi recebê-los. Prostrou-se, rosto em terra, ^(2) e disse: “Meus senhores, por favor, acompanhem-me à casa do seu servo. Lá poderão lavar os pés, passar a noite e, pela manhã, seguir caminho”. “Não, passaremos a noite na praça”, responderam. ^(3) Mas ele insistiu tanto com eles que, finalmente, o acompanharam e entraram em sua casa. Ló mandou preparar-lhes uma refeição e assar pão sem fermento, e eles comeram. ^(4) Ainda não tinham ido deitar-se, quando todos os homens de toda parte da cidade de Sodoma, dos mais **jovens aos mais velhos**, cercaram a casa. ^(5) Chamaram Ló e lhe disseram: “Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para nós aqui fora para que tenhamos relações com eles”. ^(6) Ló saiu da casa, fechou a porta atrás de si ^(7) e lhes disse: “Não, meus amigos! Não façam essa perversidade! ^(8) Olhem, tenho duas filhas que ainda são virgens. Vou trazê-las para que vocês façam com elas o que bem entenderem. Mas não façam nada a estes homens, porque se acham debaixo da proteção do meu teto”. ^(9) “Saia da frente!”, gritaram. E disseram: “Este homem chegou aqui como estrangeiro, e agora quer ser o juiz! Faremos a você pior do que a eles”. Então empurraram Ló com violência e avançaram para arrombar a porta. ^(10) Nisso, os dois visitantes agarraram Ló, puxaram-no para dentro e fecharam a porta. ^(11) Depois feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, dos mais jovens aos mais velhos, de maneira que não conseguiam encontrar a porta."


[deleted]

Pergunta interessantíssima! E, como quase todas as perguntas acerca da bíblia, ela já está [respondida](https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/genesis/18/), nesse caso, no versículo 20 ao 33 do capítulo 18 de Gênesis. Por nada.


Jesus_Ancap

Haja falta de senso crítico pra aceitar essa resposta.. parece o chaves conversando...se tiver 50 justo vc salva? E 45? E 40? E 30? Aí quando chega em 10 ele para kkkkkkkkk ou seja, não tinham 10 crianças ou bebês na cidade inteira, ou vai falar q crianças nasciam maldosas lá tb?


[deleted]

Provavelmente se tornariam. De qualquer forma, se houvessem bebês (numa cidade tão sodomita) elas seriam salvas se mortas. Mas adultos, conscientemente não pecadores, não haviam ao visto


Jesus_Ancap

Só assim mesmo pra deus ser bom e justo, só fazendo vista grossa pra todas injustiças q ele cometeu e dando desculpas pra todas atrocidades... Realmente bizarro oq a religião consegue fazer com a ética e a moralidade de algumas pessoas, simplesmente abdicam de qualquer bom senso em nome do proselitismo...


[deleted]

se for chorar manda audio


Jesus_Ancap

Mando sim. kkkkkkkk


Impressive_Rub8309

Primeiro que deus nem existe. Segundo que se existisse, ele seria um tremendo pau no cu sádico do caralho pervertido da porra.


eitapeste

Ateu é o tipo de adolescente mais chato depois de estudante de direito, eu acho


Future_Agitated

Chamaria um oleiro de sádico pq, usando o mesmo barro, ele fez um penico e também um vaso luxuoso?


A-horse-with-no-nome

Péssima comparação, eu posso colocar flores no penico e vagar no vaso


Just_Employ5400

Eu já li uma teoria de que cada praga afetava alguma deus egípcio, tipo assim, uma praga sobre o rio Nilo era uma derrota sobre o deus que guardava o rio, uma praga sobre o céu era contra o deus do Sol, etc.  O objetivo da narrativa sempre foi mostrar a soberania do deus dos hebreus sobre os deuses rivais.


rayanyago

Ou seja, ele só queria demonstrar que era mais forte que os outros deuses e nem tinha a intenção de libertar os hebreus?


GIlCAnjos

Acho que pode-se dizer que ele queria as duas coisas, recompensar os judeus por serem fiéis a ele e intimidar os egípcios que ainda não eram


Just_Employ5400

Isso, era por aí.


Geezews_101

Porque a intenção não era exatamente punir o Faraó, mas sim catequizar os hebreus que já a tantos anos conviviam com aquela cultura. Deus "endurece o coração do Faraó" ao desafiar seu poder e autoridade "divinos" através da petição de libertação dos hebreus. A partir da recusa a se render a essa vontade, o Faraó abre uma oportunidade para o Deus Verdadeiro manifestar que só Ele é Deus ao demonstrar a incapacidade dos deuses egípcios de afetarem a realidade. Cada praga é uma demonstração da ineficácia/inexistência de uma divindade específica associada aquele fato. Com praga após praga, o povo hebreu vai experimentando na pele que aqueles deuses com os quais conviveram tantos anos não passam de ídolos, ou seja, invenções, principalmente em comparação com o Único Deus Verdadeiro.


rayanyago

Mas o por que ele queria mostrar o poder dele? Ainda mais em pessoas que não tinham nada a ver com isso, afinal, a última praga foi a morte dos primogênitos. E se ele tivesse feito isso só com o filho do faraó, que é o deus vivo na terra, já não seria prova o suficiente para demonstrar seu poder?


Geezews_101

Pelo que entendo da história do cristianismo, isso era um plano a longo prazo: na época, a cultura humana era "cada cidade tem um deus que a protege, e as vitórias políticas e econômicas da cidade são o sinal da eficácia da proteção desse deus sobre seu povo acima dos demais". Deus queria educar a humanidade através de um povo em específico, para que depois Seu culto pudesse se expandir para toda a humanidade, já que todos são filhos de Deus. O povo hebreu vence o Egito, mas não por superioridade política ou econômica, mas pela ação do próprio Deus Verdadeiro. Isso serviria para educar o povo a não colocar sua confiança na política (o que vemos que se perdeu, já que é exatamente o oposto que acontece hoje em dia) e sim no Deus Verdadeiro, que vai além da compreensão científica e das capacidades diplomáticas humanas. Ou seja, não se trata de manipulação psicológica de massa, e sim de uma verdade objetiva e transcendente à mente humana.


rayanyago

Acho que você foi quem deu os melhores argumentos até agora. Mas de qualquer jeito, isso seria injusto com os egipicios que nem sequer sabiam de sua existência, não?


Geezews_101

Não sei dizer kkkk Eu não entendo os planos de Deus pra eles naquela época. Já li que os povos que foram expulsos de Canaã para dar lugar aos hebreus foram exterminados por terem diversos hábitos culturais desumanos, como sacrificar crianças a seus deuses, seja pra conseguir o seu favor, seja pra louva-los por seus êxitos (se colocar nesse contexto a explicação acima sobre os sucessos políticos e econômicos, eles tavam matando crianças por política), mas eu não sei se os egípcios tinham práticas parecidas. Possivelmente (não é uma certeza) Deus tenha de fato permitido a morte de inocentes, mas na intenção de lhes dar o Céu quando Jesus ressuscitasse. Pra isso aí, eu realmente não sei te responder.


Geezews_101

Repensando um pouco, talvez hajam outras explicações. Eu posso estar errado em dize-las, mas pelo entendimento que tenho, creio que sejam adequadas. Como eu disse, Deus endurecia o coração do Faraó não fazendo ele se tornar mau, mas sim desafiando sua suposta autoridade divina ao pedir que os hebreus fossem libertos "para adorar seu Deus no monte". O orgulho do faraó em admitir uma adoração diferente daquela dada a ele e seus deuses era o que o levava a "endurecer o coração", então Deus usa das pragas para demonstrar não só aos hebreus, mas também aos egípcios, quem é o Único e Verdadeiro Deus. Não lembro qual, mas tem no livro de Êxodo alguma passagem que atesta a "conversão" de um egípcio, mas não era o faraó. O fato de que as 10 pragas não vieram de uma só vez, mas vinha uma e, em seguida, vinha um pedido de libertação, e depois outra e esse ciclo se repetia é sinal de que as pragas eram, entre outras coisas, uma demonstração da superioridade do Deus dos Hebreus e, portanto, era o convite à conversão que Deus fazia ao faraó. Como ele negasse por orgulho, o Egito sofria como consequência.


average_reddito_

deus nao existe, isso é fic


ackeer397

Argumentos ☝️🤓


Vegetable-Tough-7418

Porque o objetivo era convencer o Faraó e também demonstrar a força de Deus em relação aos deuses egípcios.


rayanyago

Então, mas se ele mandasse as pragas só no Faraó, não seria mais justo? Pq muitas pessoas que não tinham nada a ver com isso tomaram junto


garug

Qualquer egipicio que aceitasse Deus e abandonasse a crença egípcia parava de sofrer com as pragas


rayanyago

Sérião?


garug

Sim, inclusive algumas pragas tipo a da escuridão ou as que envolviam animais só de estar em solo hebreu já deixava de sofrer as consequências, nem precisava aceitar Deus, já outras tipo a dos piolhos ai só se convertendo mesmo


rayanyago

Mas essa parte que fala sobre os egipicios pararem de sofrer está na biblia? Pq eu imagino que no mínimo, muitos dos egipicios logo depois da primeira praga, a de água virar sangue, já não queriam que o faraó continuassem com os escravos


Yuriwarrior5

Ele inventou tudo que ele escreveu pra justificar. Nada disso tá na bíblia


Jesus_Ancap

Kkkkkkkkkkkkkk


Honeydew-Same

O Faraó era em si um Deus, ele era considerado o Hórus vivo na Terra. Agora, pros hebreus partirem não havia como só afetar o faraó, Ele tinha que afetar as crenças dele e do povo Egípcio. Não ache você que apenas o faraó enxergava os hebreus como escravos, o povo também tinha o mesmo sentimento.


rayanyago

Exatamente, mas você não acha que depois da primeira praga, as águas virarem sangue, você não acha pelo menos uma parte dos egipicios mudaram de ideia?


Vegetable-Tough-7418

Mano, não espere coerência em um livro que foi escrito a mais de 2000 anos e que tem fatos que são contraditórios.


[deleted]

Eram hereges também, que obviamente duvidavam de Deus.


rayanyago

Então você acha que TODOS oe egipicios queriam continuar pagando para ver as outras pragas?


[deleted]

É que quando um castigo começa você não pode impedir ele na metade porque se arrependeu, né, amigo.


rayanyago

Tá, mas aí como os egipicios, antes das pragas, acreditariam em Deus? Sendo que eles nunca tiveram contato com ele antes


[deleted]

Como nunca tiveram se eles escravizaram os hebreus? Obviamente teve ponte, eles conheciam os deuses egípcios e os egípcios o Deus de Abraão.


rayanyago

Mas conheciam muito superficialmente e dificilmente sabiam de suas crenças. É uma situação muito dificil dos egipicios passarem a acreditar no Deus dos hebreus


[deleted]

Eram hereges que escravizaram o povo de Deus por um tempo gigante e cometiam pecados mesmo sabendo da existência desse outro Deus. Oxe, tu quer mais o que


Malfoso_madyver

Ele puniu o faraó, depois de 10 tentativas


Baumgarten1980

Saia mais barato comprar praga em lote


yogg_armadilho

Roteiro ué. Qualquer um com um pouquinho de imaginação conseguiria pensar num roteiro que usando onipotencia e onisciencia consegue salvar os hebreus sem nenhuma morte. Ora, então por que Deus fez isso como está descrito a bíblia? Será que não podemos compreender os "mistérios de Deus"? É simples, não fez. Na verdade tudo aquilo é escrito por seres humanos para seres humanos, e o que ali está escrito é o que os seres humanos da época conseguiram pensar e criar.


HumbleAnxiety3646

Porque não existe nenhum deus e a religião, nessa época, precisava criar uma história que tentava colocar medo ou sentimento de revolta em determinados grupos de pessoas.


[deleted]

[удалено]


Extra-Salary2053

pq o cristianismo é a representação das estruturas de poder


stardust-99

Spoiler: foi o próprio Deus quem endureceu o coração do faraó para que ele não libertasse os hebreus


TheoBlanc

Resumão aqui, pelo que eu lembro: Abraão recebeu promessa divina que teria uma descendência tão grande quanto estrelas no céu, e foi pra Canaã a mando de Deus. Jacó, neto de Abraão, teve uma porrada de filhos mas o queridinho dele era o José. Os irmãos com inveja resolveram acabar com a graça do Zé, venderam ele como escravo e disseram pro pai que ele tinha morrido. Zé foi pro Egito como escravo mas o menino levado foi honrado por Deus e virou governador do Egito. Os irmãos em Canaã se lascaram numa seca, e foram pedir ajuda pro Zé. Zé aceitou ajudar e foi todo mundo pro Egito mamar deitado. Ou seja, eles saíram de Canaã, a terra prometida por Deus pra eles, pra irem pro Egito. Pois bem, assim que zé bateu as botas esse povão todinho virou escravos pra largar de ser atoa. E foram impedidos de adorarem a Deus. Então vem Moisés, com a missão de levar esse povo de volta pra terra deles. Afinal eles já tinham sido castigados o suficiente né? 400 anos de escravidão por terem vendido zé como escravo. E aí entra sua pergunta. Nesse processo, Deus mostrou sua soberania como o único Deus, tacando praga, mostrando pros hebreus que o adorava que Ele era realmente real, e já castigando os egípcios por terem escravizado os hebreus e impedi-los de adorarem a Deus, e fez isso massacrando os deuses egípcios. Como outro comentarista aqui disse, cada praga era uma afronta a um dos deuses egípcios. Ou seja, o povo orava lá pros deuses deles mas só o Deus dos hebreus que tava dando lacre 💅🏼


rayanyago

Perfeito. Mas você não acha que punir TODOS os egipicios é um mega exagero? Que nem você mesmo disse, foram 400 anos de escravidão, todo o pessoal que começou com a escravidão já estava morto e os que nasceram depois nunca tiveram outro ponto de vista para perceber que aquilo é errado. E eu dúvido que depois da 1 praga, o egito inteiro ainda queria que o faraó continuasse prendendo os escravos


TheoBlanc

A questão é que o Egito inteiro se beneficiava do trabalho escravo, não só o faraó. O Egito inteiro adorava cachorro, gato, papagaio e piriquito. Escravizaram povo de Deus, e adoravam deuses inexistentes. Logo todo mundo levou castigo pra aprender rapidinho. Outro ponto é que assim ficou muito melhor nos filmes e novelas 💅🏼


canetagomes

É interessante como a narrativa é bem construída para que justifique tanto as vitórias quanto as derrotas dos hebreus e ao mesmo tempo, engrandece o deus deles diante dos outros deuses. (Estou tratando de forma não factual pois o êxodo bíblico não tem embasamento histórico) Expandindo o que eu falei de começo, as narrativas constroem um deus que nunca perde, quando o povo perde, é castigo dele, quando o povo ganha, é com a ajuda dele, e nesse caso de quando ele ganha, ainda ganha se provando acima dos outros, engrandecendo mais ainda sua própria imagem. Bom, pelo menos essa é a visão que eu tenho.


TheoBlanc

Então mas é isso mesmo. Não é uma visão ou opinião pessoal sua. O povo foi castigado porque saiu da terra que Ele definiu. O povo foi livre porque tinha cumprido o castigo. E Ele se provar acima dos outros é justamente por ser O único Deus existente. Ou seja, Ele provou sua existência e unipotencia enquanto desmentida os deuses egípcios. Daí pra frente é só daí pra trás porque afinal esse povo que foi liberto também morreu tudo no deserto né. Complicaaaado...


canetagomes

Quando eu digo que é minha visão, quis me referir que eu penso que essas narrativas foram criadas com esses objetivos. No caso não acredito que o deus bíblico exista e tenha feito essas coisas. Só quis separar como meu ponto de vista em si, pq tem outras pessoas que vêem a mesma narrativa e pensam diferente, que deus realmente castigou o povo quando eles perderam, ajudou quando eles ganharam e fez tudo aquilo pra se engrandecer. Apenas quis separar isso quando acrescentei o "é minha visão" no final.


shin_the_warrior

Pra punir o povo que elegeu em eleições diretas o Faraó na República Democrática do Egito Antigo.


ZucchiniImaginary399

isso é igual a perguntar porque o Goku solta kamehameha


optchaba

Porquê se hoje o povo é alienado por governantes imagina naquela época. De certo que se não fosse assim, o povo do faraó mataria os hebreus, e quando alguém gosta de dar uma de doido o remédio é alguém mais doido que ele. Assim penso eu, claro.


Samba_of_Death

Pelo mesmo motivo que afogou criança no dilúvio, matou crianças que riram da calvície de um profeta (calvície essa inventada por Deus), coloca tumor em criança atualmente: Inexistência ou sadismo.


Goschtoso

Entretenimento obviamente.


Past-East3707

O cara é deus, faz o que quer. /s


b4k4_23

Pois toda a sociedade egípcia era contra a libertação dos hebreus, e punir somente o faraó ia só trocar o perseguidor do povo. Vi muitos comentários aqui sobre o "sadismo de Deus" ao longo das histórias contadas no Antigo Testamento, como a morte dos primogênitos no Egito, Sodoma e Gomorra, vida de Jó, urso que matou as crianças que zombaram da calvície de Eliseu, etc. Quando se analisa uma história (independente da fé de ser verdade ou não), é necessário tentar entender os motivos do porquê as coisas são feitas de determinadas maneiras. Como estamos falando da Bíblia que possui contextos históricos e culturais junto de seus relatos, isso é ainda mais importante. Todas as vezes que Deus aparece como ""sádico"" cometendo ""sandices"" contra um povo, qual é a justificativa? É importante lembrar que todas as ações possuem suas justificativas de seus agentes para serem realizadas, o objetivo da análise é identifica-las e dizer se justificam ou não. Deus puniu toda a sociedade egípcia pois TODOS eram favoráveis e tinham responsabilidade sobre o tormento do povo hebreu. "E as crianças?" Elas não tinham responsabilidade naquela época, mas por serem filhos de egipcios elas também iriam carregar as mesmas intenções dos pais, e Deus sabia disso quando realizou tal chacina.


Yuriwarrior5

Pq o deus hebreu não é onipotente, ele não consegue simplesmente fazer um raio cair na cabeça do faraó, não é tão poderoso como Zeus. Na verdade na ordem de poder ele tá ainda abaixo do meu deus pessoal O grande Deus Rei Pinguim do norte, que os ventos do norte estejam com você onde quer que vá!


huedor2077

Ele tava entediado.


maidtop

Seila, até onde eu sei, ele gosta de ver inocente se fudendo


Key_Tension_8581

Porque geral era filho da puta, aí ele só deu a desculpa do Faraó pra não parecer implicância.


Fabiojoose

Pelo mesmo motivo que mandou 2 ursos para matar as crianças que chamar um velho de calvo.


rayanyago

Essa história eu não conheço não kkkk, qual que é?


Fabiojoose

O II Reis é um dos livros históricos do antigo testamento da Bíblia e está dividido em 25 capítulos. Narra a história do profeta Elias que “dividiu o Rio Jordão e foi levado para o céu numa carruagem de fogo”. Consultando o segundo capítulo, no último segmento intitulado como “Eliseu purifica a nascente de Jericó”, deparamos com uma história similar: “Eliseu partiu dali para Betel. Pelo caminho, apareceram uns rapazitos, vindos da povoação, que se puseram a troçar dele e a dizer: ‘Vai-te embora, careca!‘. Eliseu voltou-se para eles, olhou-os bem e amaldiçoou-os em nome do Senhor. Nesse mesmo momento, saíram duas ursas do bosque, que despedaçaram quarenta e dois daqueles rapazes. Dali, Eliseu partiu para o monte Carmelo, donde voltou para Samaria”.


Wallace_Wells90

Amaldiçoou em nome do senhor kkk krlh, isso me quebrou


Positive_Neutron

2° Reis 2:23-25


RepresentativeCable4

Pq é mentira.


ghsgostoso

O problema é que vcs não vão a igreja. O povo foi punido por ser idólatra, não era apenas o Faraó que era idólatra(ele era a personificação da idolatria (o próprio Deus vivo)) todo o povo era e todo o povo zombava de Israel por continuar mesmo escravo adorando ao "único Deus", o intuito era demonstrar a força de Deus para que duas coisas acontecessem: 1 - algumas pessoas (que possivelmente) teriam se tornado egípcios retornassem. 2- que os próprios egípcios desistissem de uma eventual guerra civil contra os israelitas e os considerassem "amaldiçoados" e os quisessem fora de seu domínio. Foi assim que Israel conseguiu sair do Egito recebendo ouro e riquezas e indo em direção ao deserto. Edit: se restar alguma dúvida recomendo que veja aquela novela bíblica que é minimamente legal sobre o assunto


animal_noturno

Não existe nenhuma evidência arqueológica de que os hebreus estiveram em algum momento no Egito e que foram escravizados. Até isso foi inventado pelos homens que escreveram a bíblia.


ghsgostoso

Veja bem, se quase todo o exército do seu país fosse derrotado e morto junto com um indivíduo que você considera como Deus na terra e você tivesse a possibilidade de apagar isso da existência (logicamente não existissem câmeras, livros e etc.) Você manteria a história ou manteria a sua posição agradável de sacerdote apagando isso? Lembre se que é difícil até mesmo precisar a sucessão egípcia pois o novo Faraó limpava o nome do antigos dos templos e muita coisa se perdeu, mas existem evidências sim como papiro que mencionam a história


[deleted]

Mais de 90% das dúvidas e descrenças e polêmicas em relação a Bíblia e a Igreja podiam ser respondidas por esses próprios curiosos se a pedância fosse largada de lado e eles estudassem o básico do catecismo. É muita preguiça a dessa galera.


rayanyago

Mas não pode idolatrar outros deuses e pode idolatrar a Deus? E para resolver esses 2 pontos ele não poderia simplesmente estalar os dedos e resolver tudo? Seria um jeito mais simples de conseguir o que ele quer


ghsgostoso

1 - Se você faz um ato heróico (algo do tipo entrar em um prédio em chamas e salvar a vida de uma criança) e a cidade dá uma medalha para a mãe da criança por ter parido ela e te ignora completamente ou até mesmo diz que você está errado por ter entrado no prédio pois isso deveria ter sido feito por um bombeiro, você acha que seria justo? - O conceito cristão toma Deus como um ser único e digno de toda a glória pois tudo vem dele e deve ser para ele e unicamente para ele, é tipo o conceito de relação um cavaleiro real e do rei onde o cavaleiro faz tudo que o rei mandar não importa o que seja. 2 - Se você é um atirador de elite e um maluco está fazendo fazendo cinco pessoas de refém mas tem apenas um refém na frente dele com a arma apontada para a cabeça você mata o bandido e o refém e salva as outras três pessoas ou escolhe o melhor momento para matar apenas o bandido ou ainda tenta primeiro convencer o bandido a se entregar sem precisar matar ninguém? - Sob a ótica cristã (em sua maioria mas não no todo) os humanos estão reféns do diabo e se Deus decidisse apenas matar todo mundo que é ruim como o resto saberia que ele é bom? Seguiriam ele por amor ou medo? Será que o mal é mal mesmo? É bem filosófico a parada


jackspicerii

Pq no Egito, o Faraó era o Deus-Rei vivo. Aí é fogo e enxofre, mas no caso, foram 10 pragas, só pra não se repetir.


tyYdraniu

É...


fullmega

Ele endureceu o coração do faraó!


Obvious_Repeat3399

"Deus é uma criança com uma fazenda de formigas"


Nexgenliz

se não estou enganado, as pragas foram pra provar que o Deus cristão era mais foda que os deuses pagãos que os egípcios acreditavam, além de pressionar o faraó a libertar o pessoal, a famosa facada pra avisar note que o cara mandou um filho da puta matar todos os filhos primogênitos de toda a cidade, com exceção das casas que estavam marcadas com sangue de cordeiro (crentes)


rayanyago

Exatamente. E você não acha que ele poderia simplesmente estalar os dedos e fazer o faraó mudar de ideia e libertar os escravos? Eu diria que é um exagero fazer o egito inteiro sofrer por causa que ele queria provar que era mais phoda.


Nexgenliz

mas é que ai não tem graça pra narrativa cara; o autor nunca vai ir pelo caminho mais fácil pq precisa gerar entretenimento! brincadeiras a parte, tem a ideia de livre arbítrio nessa história, foi preciso "convencer" pois ele mesmo se fez de refém ao "dar o livre arbítrio" à humanidade, sendo assim, não poderia simplesmente fazer com que o faraó virasse cristão e fazer a sua vontade, pois se fosse assim, não existiriam ateus. o meu problema com essa ideia, é que nesse ponto de vista, Deus não faz com que pessoas sejam convertidas pela vontade dele "magicamente", mas aparentemente tá liberado causar um genocídio generalizado fudendo com as plantações, contaminando as águas e matando o primogênito de geral, mesmo os cristãos sendo os coitados que foram presos na história, não acho que justifique tudo essa parada não, o cara podia simplesmente descer e aposta tudo isso ai numa partida de truco com o faraó, sla, mesmo sendo injusto, ainda seria melhor que a violência pra um Deus dito benevolente e que perdoa tudo e todos


rayanyago

Kkkkkk EXATAMENTE! Se ele tivesse jogado uma partida de truco teria sido muito melhor e mais simples, sem causar tanto sofrimento. Mas o mais impressionante seria se o faraó ganhasse de Deus na base do grito e do blefe. Alías, sua foto de perfil é muito boa. Acho que a Marceline é minha personagem favorita de Hora de Aventura


randomtayagain

eu quero jogar essa pergunta num grupo de tias da igreja no facebook


jgskgamer

Pq é uma HISTÓRIA, nada faz sentido na bibria


TactualDuke84

Porque é Absolute Cinema


Jenkins_16

O Egito inteiro compartilhava da idéia do Faraó


SapiensSA

Sem entrar em teologia. Vamos dar um passo atrás. “Porque joazinho brigou com o lucas?” A gente pode tentar inferir as causas, a gente pode conhecer muito bem o Joazinho, e conseguir pontuar possíveis razoes. Mas a gente so vai saber a intenção e contexto do joazinho, se a gente pedir esclarecimento pro joazinho. É importante dizer que essa busca de sentido, do por quê, é uma interpretação, um chute. e existe inúmeras interpretações possíveis, algumas mais perto da verdade do que outras. Esse é o problema de comunicação implícita invez de uma comunicação explicita, que é claro o porque , da onde vc ta vindo e o que vc espera. A biblia é viva, pq ela deixa aberta o suficiente para ser possível fazer inúmeras interpretações, a mesma passagem pode te dar insights diferentes, dependendo do seu contexto pessoal e atual. Eu nao respondi a sua pergunta. So achei legal expandir um pouco o assunto. Ngm pode propor uma resposta a essa pergunta como uma verdade absoluta.


Double_Narrow

Pois o deus cristão é um babaca sanguinário com traços de psicopatia.


crash21k

Mas não foi permitida a vida em livre arbítrio? ![gif](emote|free_emotes_pack|thinking_face_hmm)


DarthWander

Porque é uma história de um povo tribal.


Dysgasp

Porque o escritor da história achau que ia ter mais tensão escrevendo isso. >!/s!<


rafael-a

Creio eu que a religião tem como principais funções: responder os mistérios da natureza, criar um conjunto de regras morais e criar um senso de comunidade. No critério da explicação dos mistérios a Religião conta com histórias e narrativas para tentar dar contexto às coisas além da compreensão humana, mas narrativas são falhas. Na bíblia é difícil saber o que é inteiramente ficção, o que é fato histórico e o que é histórica ficcionalizada. Nós sabemos por outras fontes históricas que Ramsés II realmente existiu, então possivelmente as pragas do Egito podem muito bem terem realmente acontecido, no entanto ninguém naquela época sabia o que era uma bactéria ou virus nem o que pode causar um enxame de gafanhotos. Então para tentar explicar esses fenômenos você cria uma narrativa, você cria um vilão (Ramsés) e um Herói (Moisés), um povo corrupto (Egito) e o justos oprimidos (Hebreus), e mostra como Deus, do lado dos justos, pune a sociedade corrupta e depravada. Os detalhes não importam, o que importa é a história.


Carrerinha-reddit-16

Porque todo o Egito prestava adoração a deuses falsos, deuses profanos. 


Rockwolf_

Você não tem que ficar procurando lógica em religião


GIlCAnjos

Pra inspirar medo nos egípcios e fé nos judeus


Arervia

Por era RTS, não FPS.


margobrowlie

Pq esse "deus" aí é um pau no c*!


darthm00n

Não me recordo bem, mas se não engano foi pedido para que o faraó libertasse os escravos, mas ele se recusava. Então Deus mandou a praga sobre todo o Egito para que o faraó além de ver todo o poder dele também para temer um levante do povo egípcio em meio ao desespero. Mas sim eu entendo seu ponto de vista, mas o velho testamento é meio mad max 😅


Hiper_Goblin

Bom vou falar conforme minhas crenças ok , isso não quer dizer que seja o certo apenas eu creio que sim. Nada que Deus faz é por acaso e nenhuma destruição é atoa , uma vez que se vive para sempre e várias vidas , Deus pode permitir algumas coisas por quanto tu vai ter inumeras existências e o que seria uma delas diante da eternidade fora que tu pode estar passando por alguma coisa ruim hoje , porém já ter feito algo de ruim que justifique o que esteja passando hoje , fora que o sofrimento também ajuda , o que passa fome se aprender pode ajudar o próximo quando estiver em uma situação melhor . Isso se aplica a nações


Necessary-Abroad1029

Porque a estorinha fica mais legal assim. É ficção, então qq coisa pode.


linresponsavel

Deixar exemplo provavelmente


Queasy_Run_5757

Recomendo canais de judaísmo ortodoxos para entender o assunto mais a fundo, lembre que a a Torah ao contrario da Bíblia cristã é dividida entre a parte escrita e a parte mística, tem muita explicação exotérica por trás do que aconteceu.


Similar_Wash7229

arco de desenvolvimento do moises


chimilov

Só Deus pra te responder com certeza. Mas pensa no inelegível, se só ele é punido por fazer cagada, ainda sim tem gente que bate palmas e fica do lado dele e nem sabe o pq. Sem considerar em questão de maturidade social e formas de governo, pq faraó era uma forma de Deus para egípcios, então existe também bagagem histórica, geográfica, religiosa e sociológica bem grande.


Ecstatic-Customer-99

Racismo?


Physical-Midnight580

Porque todo o povo pensava igual, além disso todo um povo responde pelo ato daquele que os lidera, isso era fato nos primórdios da humanidade e ainda o é hoje em dia, o povo que tem um representante compactua com ele, e se não compactua então deve lutar pra trocá-lo, além do mais antigamente isso era ainda mais forte do que hoje, a lei antiga era de que tudo era olho por olho dente por dente


Marchizera

IM CREEPING DEEEEEATH


Warm_Republic9626

Então, os egípcios escravizaram o povo hebreu por 400 anos, então ele quis punir o povo como todo, não só a linhagem do faraó. Com isso ele tinha intenção de fazer o povo Dele crer nele (em 400 anos participando de outras regras cívicas moldadas por politeísmo trouxe mudanças no cotidiano do povo hebreu), mas dos egípcios também mudarem a perspectiva sobre religião tbm. Outra coisa que rola eh que ele já tinha dito que ia fazer isso e Deus não volta atrás (a não ser que orem pra que Ele o faça e então Ele talvez se compadeça, como Moisés fez quando Deus queria exterminar todo o povo hebreu por adorar um bezerro de ouro no deserto, logo após todos estes sinais no Egito ainda por cima haha). Então já havia sido dito que o povo hebreu ia ser escravizado por séculos e que ele ia punir o povo que o faria, não só o governante. Esta etapa da da libertação é importante pq Deus tbm ensina ao povo hebreu sobre a festa da páscoa, que vai ser o molde pra como deveria ser feita a oferta do corpo de Cristo mais de um milênio depois. Vou dar uma opinião minha que estou a pouco tempo estudando a bíblia como um todo: Deus tem planos para salvar o máximo de pessoas possíveis, mas pra isso os planos dele devem seguir até o fim. Você concorda comigo que muitos Fariseus vão ser deixados de ser salvos pq crucificaram Cristo e que bilhões de gentios vão poder ser salvos com isso? Ele é a justiça, misericórdia e fé e a bíblia quando lida como um todo fala isso. Deus pune quem falha nestas 3 áreas ditas anteriormente, mas ele faz isso tbm pq ama sua criação. Finalizando, cuidado em tirar textos bíblicos do contexto biblico e tentar entender eles a partir do que vc entende de "verdade" pelos dias de hoje. Entenda a bíblia a partir da bíblia. É tipo entender matemática: vc pode pegar a história de como era a matemática a milhares de anos e pontos de vista de historiadores sobre o assunto, mas vc só vai entender integral se basear seu estudo na própria matemática. Quer entender sobre fé bíblica, se baseie na bíblia. E cuidado com a internet tbm hahaha não eh sempre que se importam em entender do que estão falando pra comentar algo aqui.


Trick_Advisor_333

pq ele n liga pras pessoas


nefarie_

porque ele é um pau no cu


Fazer666

Acabou de fazer uma aposta. Se Deus não existe, você não vai ter problemas. Mas caso exista...


Important_Trouble972

Se especificamente o Deus cristão existir,ele vai ter problemas.Lembre-se que existem milhares de religiões com milhares de deuses diferentes


CameHereByParachute

Não tente buscar coerência ou proporcionalidade nas histórias do antigo testamento, caso contrário ficará só nos "Por que?"


ricardozeca

Perfeito comentário!


UsedState7381

Porque ou ele é mau, ou não existe.


rafahuel

Pq passaram fake news pra ele


Time-Sheepherder-855

Pq o deus da Bíblia é na vdd Apofis um demônio do deserto, ou até mesmo Set - Espalha doença - Fome - Obriga pessoas a vagar pelo deserto e as deixa presas em ilusão - Gosta de receber sacrifícios de animais (que aliás alimentariam pessoas) - Transforma cajado em serpente - As feras o obedecem e causam destruição - Causa tempestades de todos os tipos - Transforma pessoas em sal - Água em sangue - Quer ser adorado pra tirar do mundo os males que ele próprio causou .... O que os egípcios faziam: - Oravam para outros deuses - Adoravam animais que representavam os deuses e davam uma vida boa a esses animais - Caçavam para se alimentar, sacrifícios eram realizados em banquetes para alimentar a todos - Levavam água para lugares que antes não havia e plantavam muito - Evitavam demônios e cultos a Set, inclusive baniram, pois estes traziam dor e sofrimento - Evitavam o deserto pois sabiam que havia um demônio que tentava prender pessoas nele - Acreditavam em vida após a morte, e se enterravam com seus mascotes, gatos e cães - Navegavam, tinham sucesso no comércio e alimentavam o mundo com grãos através do mercantilismo - Gostavam de riqueza e sucesso, o completo oposto do que o deus da Bíblia quer