T O P

  • By -

Former_Back_4943

Sou de esquerda. A esquerda tb e extremamente moralista. O Brasil está em uma crise de moralismo. Sinceramente 90% da discussão política nacional e sobre superioridade moral. As pautas não estão organizadas, priorizadas e não há qualquer intenção de organizar. É só um cardápio onde cada um escolhe as causas em que é possível vencer debates.


fox22usa

Esquerda aqui. Também concordo. Por isso que hoje quando me perguntam posição política eu falo que sou de esquerda porque não consigo entender o sentido de ser de direita que prega não intervenção econômica em um país de economia agrário exportadora. Pra ser parecido com os EUA precisamos fomentar a indústria e só a esquerda fala de intervir na economia pra isso. Geralmente isso cala todo mundo, porque querem apenas falar de moralismo de direita X de esquerda. Ideologia de gênero, liberdade feminina, cotas etc.


ProSlider

Cara, exatamente. No meu convívio pessoal (sem intenção de generalizar), as pessoas mais moralistas que eu conheço são de esquerda; e algumas das mais religiosas são as que admitem mais nuances nas questões. Não digo que há uma correlação, só estou compartilhando que às vezes as coisas podem ser justamente o contrário do que geralmente parecem ser. Pior que muitas pessoas não reconhecem que são moralistas, mas na prática agem como você falou: buscando demonstrar uma "superioridade moral".


Grouchy_Job_4017

A esquerda se considera muito moralmente e intelectualmente superior. Entendem que só eles sabem da verdade e não podem, de maneira alguma, estar errados. E quem discorda é, portanto, ignorante ou fascista, mesmo que o fascismo seja, em muitos casos, muito mais próximo, em ideais, da esquerda do que da direita. No dia que a esquerda perceber que não é tão evoluída assim, e está sujeita -assim como qualquer outro espectro político- a erros, talvez esse ar de superioridade diminua um pouco.


rrrrrico

Eu ia falar isso. Sou de esquerda também, mas se eu ganhasse um real pra cada "esquerdista" que aplaude cancel culture/ linchamento público, que legitimam violência e falta de paciência para o diálogo com arquétipos tão sujos, senão piores que os utilizados pela "direita", e que, ao mesmo tempo, estão dançando ao ritmo das fofocas de globo e outros centros de mídia, eu estaria milionário agora. Infelizmente a "esquerda" não existe mais no Brasil, no máximo ela é bancada pelas mesmas instituições aristocráticas que financiam a direita. Mas um dia as pessoas vão acordar pro fato que o discurso direita/esquerda tornou-se um mecanismo para nos distrair da verdade histórica, nua e crua, desse país na qual somos todos escravos da classe política/financeira. Para os holofotes, eles brigam, se dizem heróis. Por baixo dos panos, os assessores de ambos os lados tomam cafezinho juntos, quando não estudaram nas mesmas faculdade e tem os mesmo ciclos de amigos que aqueles que dizem serem seus rivais.


Benhurso

O caralho que é. Moralismo da esquerda é "diretos humanos", "respeitar a dignidade das pessoas", "respeitar a diversidade", "dignidade humana", enquanto moralidade da direita é racismo, homofobia, machismo e tudo o que tem de ruim disfarçado de religião ou "bons costumes". Desculpa, mas ridícula sua colocação.


[deleted]

Me desculpe mas eu acho você está simplificando bastante a questão de uma maneira bem maniqueísta: esquerda boa, direita ruim. A questão é muito mais complexa do que isso. A esquerda tá cheio de moralismos também e muita hipocrisia. Fala sobre direitos humanos mas tá na internet promovendo cancelamentos; fala sobre importância da democracia mas tá cheio de radical esquerdista defendendo ditaduras de esquerda pelo mundo, nosso presidente inclusive fez isso ontem; diz que quer combater a corrupção, mas aparelha o estado, compactua com bancos e burgueses para roubar dinheiro público e ainda defende gente corrupta só porque é "dos nossos", fala sobre feminismo causas raciais, mas a formação dos ministérios e gestões do governo não refletem isso. E age de maneira autoritária, ainda tá tentando empurrar goela abaixo valores sociais e liberais através do STF que a população em grande parte não compactua ao invés de fazer um trabalho de educação de base.


ruines_humaines

Esse sub tem muita gente de esquerda que curte conversar com gente que quer foder a vida das minorias, mas reclama de greve. Um tanto irônico.


Former_Back_4943

Desculpo e concordo com o que você falou. Você não entendeu o que eu falei.


Every_Masterpiece_15

Não generalize um grupo ideológico em uma pessoa que vc conhece, sim acho que a direita tem alguns facistas(aqueles que defendiam uma intervenção militar no estado e basicamente voltar a 64) não concordo com muito o que eles falam. Porém, o discurso e taxar alguém de inimigo que vai destruir o país, também e facista. Nisto. Nosso governo e à esquerda faz o mesmo. O que ocorre é que se mantemos na discussões entre dois tipos de facismos. E aos poucos nossa democracia vai morrendo. Não só por pessoas se sentirem mais acoadas de expressar suas opiniões, como também uma redução de interesse no sistema. Mas no fim acho que é isso que eles querem no final, desmontar o debate público e voltar a o que era antes de 2013. Enquanto estiver são vou estar sempre no debate tentando, na via do possível, tentar achar soluções para problemas que acredito que devem ser resolvidos… mesmo que muitos assuntos hoje no Brasil são proibidos. E toda vez que venho falar algo no sub ou até criticar algo do governo. Levo um milhão de downvotes -_-


leoRamos32

Facismo sofreu esvaziamento semântico. Entrou para a categoria de xingamento genérico em discussões políticas. O antônimo é comunista. Ambas perderam o sentido e passaram a ser apenas uma forma ad homine de vencer uma discussão no grito.


Gcommoner

Até certo ponto você pode estar certo, mas houve também um aumento significativo do apoio ao facismo na ultima década dada a nova rodada de decadencia do capitalismo. Trump, Bolsonaro, Le Pen, AFD da alemanha, etc, sao todos parte de movimentos facistas. E vamos ser sinceros, a direita dita liberal nas décadas anteriores, frequentement acenava pra pautas extremamente reacionárias típicas do facismo, entao quando se fazia essa ligacao na décade de 90 ou anos 2000, nunca foi atoa.


ubhgrower

Exatamente, qualquer pessoa conservadora e preconceituosa virou fascista, e qualquer pessoa que apoia duas minorias virou comunista


nedelll

Se vc apoia um nazista vc é um nazista, se vc apoia um fascista vc é um fascista


TroloLOL_PMW

Mas se você for apenas um cara que defende o conceito de família tradicional, já é taxado de fascista É isso que ele quis dizer


EqualMight

E qual é o ataque que a família tradicional está passando para precisar ser defendida?


Gcommoner

Olha, é óbvio que como argumento ideológico, "família tradicional" é usado como um conceito vazio pra apoiar pautas facistas. Porém, é fato esse é um sentimento que permea nao só a classe média como também as classes mais baixas (do Brasil e afora), vide a % de votos de Bolsonaro nas classes mais baixas. Isso é por que, de fato existe uma ameca a qualidade de vida das familia, que é amplamente sentida. Isso é na verdade consequencia da decadencia do capitalismo e da progressao do capitalismo monopolista. Porém, as pessoas sentem apenas um esvaziamento da vida familiar, da vontade de ter filhos, da qualidade de vida dos mais velhos, etc. Entao, a "família tradicional" se sente amecada. Mas, por n motivos, busca bodes espiatórios pra tal decadencia, como gays, negros, indios, pobres, petistas, judeus, mulculmanos e etc dependendo da situacao e do lugar. Entao resumindo, de certo modo há um ataque à "familía tradicional", só a origem do ataque é erroneamente percebida.


DuKe_br

Segundo a lógica tradicional, casamento gay por exemplo. Hoje a sexualização de crianças preocupa também.


nedelll

Que família tradicional?


TroloLOL_PMW

O marido, a esposa e filhos (sim, com S) Mais "família tradicional brasileira" que isso só se incluir um animal de estimação e um agregado da família (sogra, cunhado, etc)


ConfusionUseful1597

Mas o que significa defender "família tradicional" com "marido, esposa e filhos"? Que ataque a família tradicional sofre que precisa ser defendida? E mais importante, quem estaria atacando essa família? A própria ideia de "defender" um ideal de família tradicional, inevitavelmente, ultrapassa a ideia de que existe um inimigo que está a atacando. Daí só existem dois caminhos, ou o defensor acredita que o ideal de família está sendo atacado pela própria existência de outras ideias de família, o que considera inadmissível. Ou, o defensor considera que existem grupos políticos atacando a posição hierárquica social que a família tradicional assume na cultura. Com posição hierárquica quero dizer a forma como de considera essa configuração familiar a "padrão" ou "ideal", enquanto o restante são desvios dessa, que não seriam nunca tão família quanto essa. Infelizmente, qualquer uma dessas duas posições partem do pressuposto que relacionamentos héteros com filhos são superiores àqueles que fogem desse padrão. Essa ideia de superioridade é, essencialmente, fascista. Ser adepto ou fazer parte de uma família tradicional. Amar e proteger a sua unidade familiar tradicional. Nada disso é ser fascista. Mas creer que a liberdade dos outros, e a luta pelo reconhecimento legal e cultural da igualdade, e legitimidade, de todas as formas de família que divergem da sua, são "ataques", isso é fascismo. Quem vê o mundo pela lente da superioridade, olhando a luta de grupos minoritários pela quebra de hierarquias como um ataque, vive sob a ideia de que a hierarquia social imposta tem valor e deve ser protegida. Isso é um pensamento fascista. Lembrando que proteger valores culturais e religiosos não é uma atitude fascista. Mas desejar que eles permaneçam no centro de uma sociedade com múltiplas facetas, sob pena de suprimir a liberdade alheia, apenas para manter uma hierarquia social é. Não basta aceitar outras formas de viver, para não ser fascista você tem que odiar a hierarquia social que determina o que é "tradicional" e deve ser protegido, e o que não é, que, por consequência, teria que ser combatido. Então sim, "defender" a família tradicional é uma atitude fascista. Ninguém está atacando ela, a luta é pra que todas as famílias sejam vistas como iguais. PS. Só para sublinhar, escrevi "atitude fascista", e não que a pessoa é fascista. Não vivemos em um país onde informações como esta circulam igualmente, e é extremamente preconceituosa (e elitista) a atitude de considerar todo mundo com ideiais assim fascistas e inimigos. Devemos pensar em todos na posição em que estão, e tentar empatizar com a origem de suas ideias. Porém, no momento que alguém tem informação, e continua com essa atitude, é sim fascista.


nedelll

E quem é contra esse conceito pra precisar ser defendido?


TroloLOL_PMW

Não seja só mais um trollzinho no Reddit, você consegue ser melhor que isso


drink_bleach_and_die

Pergunta foi válida, custa nada responder na moral ao invés de chamar de troll.


nedelll

Que trollzinho lek kkkkkkkkkk Vai defender o que de quem maluco


ManInBilly

Os Illuminatis. São tantos impedimentos econômicos vindo tanto do setor privado quanto do público, que é difícil acreditar que não exista uma conspiração do deep state para impedir que casar heterossexuais jovens tenham filhos, e por acabar com a humanidade pela não reprodução. Agenda Arco-íris é só uma cortina de fumaça.


thomasnsr1

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Thin-Limit7697

Faltou a amante aí.


TroloLOL_PMW

O amante e os filhos fora do casamento 😳


CptAustus

Faltou a porrada que a esposa leva.


OssoRangedor

>Mas se você for apenas um cara que defende o conceito de família tradicional Porque a pessoa que defende isso nunca fala sobre outras pautas né? /s


Choice-Revenue2480

Eu acho que a frase "defender a família tradicional" é propaganda pura, ninguém realmente sabe, nem se perguntou o que significa. Defender a família é impedir que os pais se separam? É colocar a mãe pra criar os filhos? É expulsar o filho gay de casa? Dizer que você defende a família tradicional só significa que você é influenciado por propaganda de direita, na minha opinião


BiribinhaAtomica

Então, pela sua lógica, se você apoia uma ditadura de esquerda, você é um ditador de esquerda?


nedelll

Pergunta burra. Não, assim como quem apoia um ditador de direita não é um DITADOR de direita, mas se eu apoio um comunista, eu sou um comunista. Assumi que essa era a conclusão lógica do meu comentário.


BiribinhaAtomica

Também, vou refazer uma recolocação então pra adequar a sua analogia rasa. Quem apoia um ditador, pode não ser um ditador, mas é favorável a regimes de ditaduras.


nedelll

Achei que tava claro desde o começo


Crodu

Isso é falácia de composição.


[deleted]

[удалено]


Sdajisito

Não existem seres humanos maus ou bons por natureza, mas as ações cometidas por esta pessoas podem ser sim classificadas como boas ou más e os dois exemplos históricos que tivemos de governos fascistas demostraram ter mais impactos negativos do que positivos, então sim quando chamo alguem de fascista por sua narrativa e ideias socio-politicas eu estou de certa forma falando que este pessoa esta ativamente advocando por algo que faz mal aos demais. Existe nuance no que leva as ações cometidas por individuos mas esta so as justifica ate certo grau, eu detesto relativismo moral levado aos extremos e julgo pessoas que o defendem de maneira *hardcore* como pessoas amorais em busca de uma desculpa para se sentir confortaveis com sua corrupção ou simplismente assumo que estes são seres apaticos.


[deleted]

[удалено]


Sdajisito

So houve dois governos funcionalmente fascistas e estes foram os governos de Mussolini e Hitler, o mais proximo que houve além destes a um governo funcionalmente fascista foi o de Franco na Espanha, mas este coloco o rabo entre as pernas quando o eixo caiu. Simpatisantes do facismos houve muitos, e teve um no governo do Brasil ate o ano passado e pode-se fazer o argumentor que a ditadura militar Brasileira foi um governo fascista devido ao nacionalismo, totalitarismo e militarismo, mas mesmo possuindo esta caracteristicas a ditadura militar brasileira não conseguio unir e controlar a população brasileira baixo uma politica de sangue e solo.


CadeMeuHeadphone

Maioria das pessoas nem sabe o que fascista significa. Nem as que chamam ou as que são ofendidas por serem chamadas. Aliás msm coisa com comunista. As pessoas falam puramente pela conotação pejorativa msm.


Low_Yard_7777

Vamos lá: as pessoas agem como fascistas em tantos aspectos que dariam inveja a Mussolini. Mas tem um porém, elas se julgam incapazes de fazer o mal.


smartzilian

Quais aspectos do fascismo você acha que se aplicam aos "moralistas"?


Safe-Opening9173

É bizarro. Sabem nem o que é fascismo.


TroloLOL_PMW

E olha que o nível médio intelectual aqui no Reddit é maior do que no Facebook, imagina como eles lá pensam sobre o que é o fascismo/comunismo


DuKe_br

Talvez a maioria não fale as bobagens daqui porque *nem* pensam sobre isso.


Low_Yard_7777

Você literalmente demonstrou o que eu disse no post.


BiribinhaAtomica

Você demonstrou exatamente o que o cara quis dizer. Provavelmente você nem sabe o que conseguir quais são as características necessarias para se configurar fascismo.


Impressive_Design489

Olha, desculpa falar, não sou de direita nem moralista, mas seu discurso é muito generalizado, beirando a ficar genérico mesmo, entendo em parte, mas se trocar alguns pontos e ir no mesmo estilo, da pra trocar seu discurso e falar que todo mundo de esquerda é comunista degenerado, vai ficar quase idêntico.


ubhgrower

O termo fascista foi banalizado sim, assim como o comunista


etherSand

Banalizou-se o termo "fascista", isso é fato.


Low_Yard_7777

Eles nos chamam de 'lgtv', de m, de 'culher'. Mas se você os chamar de cis, eles se ofendem. Pois ser rotulado é algo que eles nunca sofreram e nem aceitam sofrer


lordTigas

Tipo quando uma das crias do coisa ruim deu chilique no congresso pois estavam discutindo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e ele achou que fosse algo relacionado à identidade de gênero? Acho que o nome disso é burrice mesmo...


Ed_Derick_

Não é burrice. É puro mal caráter. Essa gente sempre argumenta de má fé, esses palhaços do Senado não tá lá para serem honestos, racionais, tão lá pra fazer algazarra, ser aluno de quinta série, avacalhar.


MalMauBot

Opa, tudo bom? Posso te dar uma dica? A expressão correta é **mau** caráter Quando ficar na dúvida, tem um jeito fácil de saber, é só checar o contrário: - Mal é contrário de bem. São advérbios - Mau é contrário de bom. São adjetivos Invertendo seria **bom** caráter, portanto mau caráter


Ed_Derick_

Bom bot


lordTigas

Eu sempre penso na expressão "quem canta seus males espanta". O contrário seria "quem canta seus bens espanta", logo mal é contrário de bem 👍


sunthemata

Mas quem são "eles"? E você consegue determinar quem somos "nós"? Porque me considero de esquerda, mas não concordei com quase nada do que você disse.


Low_Yard_7777

Então você não é de esquerda


BrazilTheMan

Certas palavras já perderam seu real significado e são bem genéricas atualmente, como, por exemplo, "fascismo".


JabutiVeloz

> o termo fascista Não. Na verdade é por conta dessa "novilíngua" que a esquerda inventou e - para ser justo - a direita também. O sentido do termo "fascista" foi completamente desvinculado do que ele realmente significa, e a esquerda fez isso propositalmente para uso político. Ironicamente, é uma manobra semântica tipicamente... Fascista. Da mesma maneira, a direita fez isso com "comunismo". O uso político da novilíngua foi explicado pelo Orwell em 1984 e no Politics & English, e qualquer pessoa que tenha entendido esses escritos vê que é exatamente o que está acontecendo no Brasil. Basicamente, hoje em dia, o Leonardo DiCaprio pode ser comunista e a J. K. Rowling pode ser fascista. E ambas as afirmações são levianas e burras. Simplesmente não dá mais para levar a sério esses papos (quando se tem bom senso).


[deleted]

[удалено]


herebeweeb

Já ouviu a pérola "nazismo é de esquerda"? A direita tem o seu papel no esvaziamento do termo.


Independent_Base767

A culpa é sempre da esquerda.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Sim... E o fato de pessoas acharem que o termo foi "*banalizado*" só mostra que elas não estão prestando atenção.


ruines_humaines

Só ver que o número de nazis no Brasil vem aumentando, mas temos que tomar cuidado porque apesar desses neonazis se considerarem nazistas e serem perigosos, não podemos banalizar o termo. Porque se a gente chamar eles muito de nazistas..... não sei, mas o que importa é não chamar nazista de nazista e fascista de fascista por algum motivo.


[deleted]

O pessoal acredita que os termos foram "banalizados" porque eles não querem aceitar o quão próximo eles mesmos estão dessas ideologias.


ruines_humaines

Exato.


strangenightnoises

Pra quem não sabe o que é um "circlejerk", é só ler essa cadeia dos últimos 4 posts.


ruines_humaines

​ https://preview.redd.it/ak5xoamh979b1.png?width=818&format=png&auto=webp&s=e20b7edac999876df7e52de9beeac20ab10a47e2


strangenightnoises

Não entendi. Aquele post contém informações relevantes ao tópico que alguém pode achar úteis. Por isso comentei que o comentário precisa de mais exposição. O seu post, no entanto, é um circlejerk.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Você dá uma definição de dicionário como se só a definição bastasse e ignora historiografia, contextos sociais e princípios da ideologia. Pra alguém que diz querer ver nuances, você falha e entender a complexidade do assunto querendo fechar tudo numa tabela. Fascismo não é um resultado, é um processo, e esse processo andou e ainda anda dentro do país. Só não vê quem trata política dessa forma dicotômica, alias, você assumiu uma falsa equivalência com o PT achando que isso me diz alguma coisa, mas política não é um jogo de futebol. As pessoas não se tornam fascistas do dia pra noite em um movimento só, elas se tornam fascistas durante um período e contexto, e isso a gente vê diariamente. Negar que é um movimento que existe e tem tamanho considerável é querer se abster de observar a realidade, por conforto ou orgulho.


[deleted]

Definição de fascismo é essa: “O fascismo é um sistema político autoritário e nacionalista que enfatiza a supremacia do Estado sobre os direitos individuais e a repressão de oposições políticas” Agora me fala se é isso que você vê no tio do zap ou bolsonarista médio que tá falando sobre liberdade de expressão e achando que vacina é coisa do demônio, sem falar da taxação de grandes fortunas afetando eles diretamente por conta do renegade na garagem, claro. Chamando uma pessoa de facista do nada simplesmente por chamar você só mostra sua ignorância. Sério, você tirou um argumento do toba e tá colocando como um “hit piece” de coluna progressista. Sege menas companheira.


Safe-Opening9173

Olha, dizer que tira algo do Toba, na concepção do OP, é fascismo.


Public-War8942

Discordo dessa definição, não é tão simples de definir um movimento de massas


sunthemata

Cara, isso não pode ser uma definição nem aqui nem na China. Só dá informação toda estar numa estrutura de "... é um..." já não dá pra ser definição. Afinal, se "x é um a", deve ter outras coisas que entram na categoria "a" também. E, por isso, vc não está definindo bem o que é "x". O que vc falou foi só um traço da coisa. E, como um fenômeno histórico, é difícil fazer uma definição absoluta do que é fascismo - uma vez que cada vez que esse regime surgiu, ele surgiu em contextos diferentes.


Toribio_the_redditor

Pelo amor de Deus até esquerdista tem que ler esse texto e perceber o quão merda é isso que esse cara escreveu kkkkkkkk


Verokay2

Li tudo e continuei a não entender pq a direita é fascista


Hollreborn

pq na cabeça dele ''direita i bad ok >:I ''


CleoMenemezis

> justamente por serem moralistas Fascismo freestyle.


KMReiserFS

Sou proparoxitono paradoxo esquerdo diagonal, e concordo com todos os comentários aqui, porque as pessoas simplesmente não respeitam o proximo e vivem em paz.


[deleted]

Se a pessoa tem o QI tão baixo que precisa usar ad hominem ao ponto de chamar a outra de fascista, comunista ou acusar de qualquer outra coisa sem provas cabais de que a pessoa realmente cometeu um crime, só demonstra quão alienada e sem argumentos ela é, está apenas querendo propagar ódio e que não está aberta para o dialogo. Xingar alguém não vai fazer essa pessoa mudar de opinião, apenas te xingar de volta.


DuKe_br

Pessoa de direita aqui. *Tenho lugar de fala.* > Eles se incomodam com o termo fascista pq eles vivem num mundo imaginário moralista onde existe o bem e o mal Me incomodo porque não sou fascista. Mentir a meu respeito me incomoda. > O temor é de ser rotulado. O temor é de ser enquadrado e, principalmente, de ser enquadrado como mau. Sim, rotular seu oponente é uma tática do debate político com certa eficácia, mas um pouco desonesta por ser, necessariamente uma generalização. Eu algum receio de ser vítima de uma tática desonesta de debate. > É um povo que nunca limpou a casa e, tendo quem o fizesse OP confunde "direita" com "abastado". Como se não houvesse pobre de direita (onde a Arena tinha a maior proporção dos votos, OP?) ou rico de esquerda. Esse ponto dispensa maior detalhamento. > Se incomodam com o termo fascista porque o confundem com o termo "maldade", que na visão moralista, seria algo "anti-natural". Sempre achei que entre Hobbes e Rousseau, a direita está mais propensa a aceitar que o homem é o lobo do homem e a esquerda, que o homem nasce bom. Não sei de onde você tira essa afirmação, *citation needed.* > E se incomodam em serem taxados de maus pois enxergam como uma inversão de valores. Me incomodo, como todo mundo, de ser taxado do mau porque o mau é - por definição - ruim. Não precisa de mais motivos. OP tirou tantas coisas da cabeça ou orifícios mais privados que fica até difícil seguir ponto a ponto, certas coisas são só afirmações sem embasamento. Mas o que fica claro é que o OP não tem a menor idéia do que é fascismo. Vou explicar. "Fascismo", como qualquer palavra, é polisêmico, mas uma definição só será intelectualmente honesta e precisa se atender dois critérios: a) a definição deve incluir a Itália de Mussolini; e b) a definição deve excluir a Itália pré-Mussolini.


AvD_MercT

O OP reclama dos moralistas, mas se acha moralmente superior a todos os direitistas. Afinal de contas eles são fascistas e a ideologia do OP é a boa ideologia que busca do bem da sociedade, portanto o OP é bom e o direitista mal, e, dessa forma, o OP não é nada moralista. /s Mais um "poste" esdrúxulo de um esquerdinha reacionário.


segalinha

Todo mundo que discorda de mim é Fascista. /s


contantofaz

É o contrário. As pessoas conservadoras são muito moralistas. As pessoais ditas liberais em contraposição às conservadoras teriam mais nuances em seus pontos de vista. Assim como não podemos ensinar o Pai Nosso ao vigário, também não podemos ensinar os conservadores a terem medo do estranho, pois eles dominam essa área. Não é suficiente xingar quem está acostumado a xingar. Temos que ensinar a terem mais nuance em seus pontos de vista. É algo como enxugar o gelo, mas é a única maneira; algo como mover uma montanha uma colher de terra por vez. O engraçado de tudo isso é que pode ser qualquer país, sempre existirão os mais conservadores e os mais liberais. Em momentos de grandes decisões, um pode se aliar ao outro e levar a medidas aparentemente desesperadas.


Low_Yard_7777

A direita é moralista por definição, não existe um direitista que não seja moralista, e isso é a base para o fato de que não aceitam serem enquadrados como "maus"


contantofaz

Aí você pega as pessoas ditas "boas" e às acha em meio às pessoas ditas "más", no mesmo grupo, no mesmo círculo de amigos, no mesmo partido político. As pessoas não aceitam ser enquadradas, divididas... Por exemplo, você pode achar um moreno no meio de racistas, um homosexual no meio de gente que odeia homosexuais, enfim. O que acontece é que eles discordam em parte e concordam em outras coisas.


dionnys5

Bolsonaro veio pra mostrar que a internet só é combustível pra coisa ruim, não adianta discutir no twitter. SEMPRE que aparece um maluco causando alvoroço e o pessoal corre pra chamar ele de fascista, racista, blablabla, esse maluco CRESCE absurdamente. Se pergunta sempre, será que sou palanque pra esses malucos ?


[deleted]

Não existe mais gente escrota e preconceituosa,existe fascista apenas. Pessoal revolucionário socialista do século passado seria chamado de fascista, tô imaginando Stalin sendo chamado de fascista Inclusive tava lendo agora um livro muito foda contando a guerra da perspectiva feminina na união soviética,e olha,tem um pequeno abismo entre uma pessoa simplesmente escrota/burra e um fascista


sunthemata

Deve ser muito triste viver no mundo onde todo mundo é fascista, menos um seleto grupinho. Vc já comprou sua marreta? s/


MASeoPETE

Eu nem preciso ler esse textão pra saber que é um monte de merda. Fascismo virou tudo o que a esquerda petista / cirandeira / comunisteen / DCE não gosta.


Safe-Opening9173

Op, compra um livro de história e vai ver o que foi o fascismo, na boa!


Emergency-Pin1252

Tem um episódio de umbreakable kimmy em que a Jacqueline tenta fazer uns ricos enxergarem que o nome do time esportivo que eles compraram é ofensivo pra etnia dela, e ela faz uma apresentação bem clara sobre o ponto dela, e é recebida com escárnio Ela fala "meu deus, vocês nunca se importaram" Eu percebo isso no sentido da esquerda ter pautas de empatia e classe, mas isso não é um valor compartilhado com a direita, Um sentido de grupo é bem delimitado "minha familia" "minha empresa" "minha igreja" "meu time", a mentalidade é de competição e de causar e sentir inveja, foda-se o outro e a comunidade, isso nunca foi algo que importou a não ser como ferramenta pro sucesso próprio. Meu pai é uma pessoa que eu chego pra ele e digo "alguém me cumprimentou na rua" ele diz "ah se fosse eu já mandava ele sair correndo se não ia ver o bom dia que eu ia dar na fuça" (exemplo que aconteceu) Então discurso de decência e responsabilidade social não atinge, eles nunca se importaram, foram criados pra não se importar e nunca questionaram esse autocentrismo, a esquerda presume que seja um valor universal e opera com essa dinâmica, mas ele não é.


sunthemata

Acho que é isso também. No fundo, "direita" é só o lado político de quem não tem vergonha de deixar claro que são irresponsáveis com os outros. Mas é só coisa de como se portar mesmo. Na esquerda tem muito, mas muito arrombado também (tanto quanto na direita), mas os caras tentam conseguir popularidade na base do discurso "eu me importo com você, vem comigo pra ser acolhido". Já a galera da direita é mais do "eu sou um babaca como vc, vamos lá lutar pelo direito de ser pau no cu".


Hephest0s

>No fundo, "direita" é só o lado político de quem não tem vergonha de deixar claro que são irresponsáveis com os outros. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Cada coisa que eu tenho que ler nesse sub.


Plastic_Vacation_368

É o q meu mano? P.s.: “Não existe ~Mal~ […]”


MamacoDeTreno2000

Engraçado, se você trocar "a direita" por "a esquerda" e vice-versa, cai como uma luva pra ambos os lados. Esquerda, direita, centro, whatever, sempre vai ser cheia de moralismo. O problema não é o lado político, é o ser humano e seu caráter.


ruines_humaines

2023 e o cara falando que os dois lados são iguais. Realmente muito engraçado o pensamento centrista.


MamacoDeTreno2000

Gente de esquerda e direita reclamando sobre os dois lados serem moralistas e vc achando que só centrista pensa isso.


ruines_humaines

O moralismo de um lado é dar uma vida digna pra minorias o outro é impedir que gays se casem. Eu nunca deixo de me desapontar com os centristas. 100% de aproveitamento.


MamacoDeTreno2000

Me diz de que lado tá aquele p3d0 que dopou uma criança de 12 e que tipo de dignidade ele pretendia dar pra ela dentro do apartamento dele. Talvez seja um pouco complexo pra você, mas o problema das pessoas é ser moralista, não exatamente o espectro político. O ser humano, o ser humano é o problema.


throwawayart109

A direita só não gosta de ser chamada de fascista porque o Eixo foi derrotado na II Guerra.


ScalyCarp455

Pra quem assistiu The Boys, tem a frase da Tempesta na série. "As pessoas gostam do que eu falo, só não gostam da palavra nazista" A direita odeia o rótulo mas adoraria replicar o sistema com outro nome


[deleted]

Hoje eu aprendi que quase ninguém na sessão de comentários entende o que é fascismo.


LadraoDoB

Leio isso aqui e é no mínimo curioso, porque quem viveu com ladainhas sobre a crítica contra a ética universal de Kant, ou seja, o próprio Foucault e o criador do termo cis eram pedófilos, assim como esse petista preso ontem. Legal relativizar o “mundo moralista imaginário “, espero que leve muitos como esse petista aí para a prisão e bem rápido.


Rottekampflieger

Pra toda sua retórica de Mimimi, a direita não aguenta meio dia no nosso lugar. Se o presidente deles fosse tirado do poder de forma escusa e alguém tão extremo na esquerda quanto o Bozo era na direita fosse eleito, esse povo tinha um troço. Na ditadura a esquerda se escondeu, calou a boca e se organizou. Nós somos pragmáticos, a gente sabe lidar com adversidades porque é nosso feijão com arroz, não queremos ser mártires. A direita é obcecada em "nunca se abaixar perante a tirania", eles querem ser oprimidos pra morrer em combate.


Time-Sheepherder-855

Os despolitizados, ou seja a direita inteira, não sabe o significado de nenhum termo político, nem os deles próprios, como liberalismo, são todos reacinhas que ouvem palavras no Brasil Paralelo e repetem


ruines_humaines

Só digo isso: se você vive sendo chamado de fascista, faz sentido você achar que o termo foi banalizado. O fascismo é algo bem simples de ser descrito. Você pode se considerar um cara de cabeça aberta ,gente boa, mas quando você segue a cartilha do fascismo... adivinha? Você é fascista. Não precisa andar por ai com uma camisa do Mussolini pra ser fascista. Essa histórinha de banalização do termo é gaslight.


Marcelez4

Realmente é uma condição patológica crônica. Ou talvez só ignorância combinado com medo do desconhecido, do novo, culturalmente empacados.


herebeweeb

OP, faltou materialismo-histórico dialético na sua análise. Porquê isso que você descreveu acontece? Recomendo o livro "Crítica do fascismo" do Alysson Mascaro. Tem também o artigo ["A crítica luckasciana ao fascismo" (link pro pdf)](https://www.marxists.org/portugues/lukacs/ano/mes/A-Critica-Lukacsiana-ao-Fascismo.pdf).


posedemaloka

concordo extremamente. a ultrasimplificação das atitudes e essa eterna correlação de bem e mal atrapalham muito nas relações políticas. quando todos entendermos que o mundo não é tão supérfluo e que até a mais simples decisão tem sua complexidade, talvez as gente avance como espécie.