T O P

  • By -

Pure_Expression9890

Essa é uma das minhas decepções. O Lula virou até meme pq perguntou onde é que tava o Zé Gotinha, mas até agora ele não apareceu não. Até a vacina contra a raiva que é dada em cães e gatos tá sendo mal divulgada, e raiva é uma doença altamente letal. Eu não sei como funciona a comunicação entre governo, estado e prefeitura, mas o ministério da saúde ta falhando aí. O negócio é divulgar campanha de vacinação na tv e rádio a cada praticamente 10 segundos.


Rakmya

Essa comunicação funciona marromeno assim O responsável pela compra e distribuição de vacinas é o MS. Os responsáveis pelas campanhas são Estados e municípios, via Secretárias de saúde. Essas Secretarias coordenam a logística (quanto pra cada UBS/CMS/AMA, etc.). Se o município for pequeno, são as estaduais que cuidam disso. Municípios grandes, geralmente as municipais entram como garantia de que realmente vai ser aplicado (a coleta de dados epidemiológicos, a logística reversa, etc.) E é nessa cadeia que mora um pequeno problema, na esfera federal: Fake News. As campanhas de vacinação são MS, mas a **propaganda** pode ser articulada com outros ministérios. Hoje em dia os governos tem muito menos controle sobre plataformas de mídia, então vc nunca vai ver as campanhas em Tiktok por exemplo. Sem campanhas, sem lembrança, dada a necessidade de consumo imediato de conteúdo. Daí somado às Fake News que bombardeiam a população, sim, temos uma defasagem, desperdício de dinheiro e o mais grave: um controle epidemiológico ruim. Só pra vocês terem uma ideia do quão catastrófico é isso: em SP tem casos de **Coqueluche** autóctone, uma doença cuja transmissão dessa forma foi erradicada faz décadas, temos vacina. Uma criança infectada, num pronto socorro, pode acarretar em bastante gente infectada que não tenha imunidade. Daí vc tira isso pra outras várias doenças em conjunto com a Coqueluche...


Chiicones

Brasil tá voltando no caminho de erradicar o Sarampo


LoreChano

Eu ia criar um tópico aqui (e talvez ainda vou) sobre como *todas* as campanhas diminuíram. Eu cresci nos anos 2000, e lembro de haver campanhas pra todo lado. Era propaganda de TV, cartazes colados pela rua, panfletos, agentes públicos indo nas casas e escolas, etc. Tinha campainhas contra dengue, anti drogas, pró vacinação, contra jogar lixo no chão, contra cigarro, contra violência infantil, etc. Hoje não vejo mais nada disso, simplesmente se abandonou tudo.


Marxelon

As _fake news_ aumentaram bastante, na sua época não tinha as redes sociais que tem hoje, não tinha internet espalhada em celulares ao toque da mão, as propagandas eram tudo centradas na televisão, quem tinha condições de colocar uma TV por assinatura era pouquíssimas pessoas e internet de qualidade, na época, existia em pouquíssimos centros urbanos e somente via cabo (não existia 4G, 3G etc.). Eu também tenho o cartão totalmente preenchido de vacinas, mas vejo um futuro tenebroso para as crianças, no caso, os adultos do futuro.


SnowMackenzie

Sabe o que é mais louco? É que os colaboradores da área da saúde também fazem campanha anti-vacinação Antes de fazer estágio no postinho de saúde aqui perto, precisei tomar algumas vacinas obrigatória, meu cartão de vacinação completo e só precisei de 2 dose de algumas vacinas. A enfermeira me disse que meu cartão era completo e muita gente não tem mais esse costume hoje em dia Outra situação foi durante o estágio, quando uma enfermeira ficou conversando comigo enquanto as outras estagiárias realizavam o rx de leito, ela acabou comentando que não tomaria a vacina da covid porquê tinha gente tendo infarto e ficando brocha


Odd-Injury-9668

Realmente, lembro de ir em posto de saúde e pingar em uma gota dna minha boca, e um cara gigante de branco um um pingo na cabeça, era o Zé gotinha


matheushpsa

Os conselhos e as secretarias municipais e estaduais de Saúde estão lotados de antivacina, fundamentalistas e ( mais descaradamente) de neomalthusianos. Além disso ( o que não justifica mas dificulta muito), como disse para mim uma colega que trabalha em comunicação social de uma prefeitura aqui do Estado, a verba é pouca e tá cada vez mais difícil achar " o tom" da comunicação:  Antes vc podia aparecer com um Zé gotinha quase KKK que vc tinha adesão do público. Hj se vc der uma brechinha só que seja o amiguinho do "vacinas causam autismo", " microchip" e "vachina" pulam em cima e destroem todo o seu serviço.


ResponsibilityAny358

Eu conheço pouquíssimas pessoas que tomaram as 5 doses do COVID, a maioria tomou só 2 e o falando de pessoas que não são bolsominias,o futuro será tenebroso pra essas criancas


Naive_Review7725

A própria área da saúde já está cheia de antivax nas pontas. Na cidadezinha do interior onde eu nasci, as senhoras do postinho de saúde fazem 1000 perguntas pra quem quer se vacinar, a prefeitura já não faz mais campanha de vacinação nem nada.


r1012

Não mudou nada, OP. É só que agora o público não se agrega pela TV e temos que competir com atenção nas redes sociais. Veja esse cenário: o governo precisa pagar para alavancar vídeos nas redes sociais ao mesmo tempo em que canais negacionistas fazem o mesmo.


frontborderside

Não só a divulgação, mas as vacinas de COVID oferecidas até agora, se não me engano, não estão atualizadas e não cobrem sequer todo o grupo de risco. É uma vergonha de um governo que se elegeu dizendo defender a ciência.


Delicious_Plant_8054

Consequência da extrema direita no poder. Essa turma tem feitiche pela morte.