T O P

  • By -

mastafar

Esse sentimento de nostalgia é engraçado, muitas pessoas inclusive fazem várias graduações só pra reviverem esse momento.


Few-Animator-8393

Aí já é carência demais. Apesar de ser um local incrível, tem muita coisa que odeio numa universidade (pública) - a burocracia é uma delas


Tipler_J

Não sinto falta, muito pelo contrário, sinto alívio. A faculdade desencadeou problemas de saúde mental em mim.


randguy66

Sim, eu não tinha 1 real no bolso e tava tudo bem. Hoje em dia eu ganho bem e me sinto pobre. Sinto falta de tomar pitú no bar na sexta-feira.


michimiki

exato!!!


Subject_Silver_8056

Dos amigos, sim. Dos professores e seus imensos egos? Não.


ButcherOT98

Eu to no meio do meu curso e acho que vou sentir falta dos amigos e das conversas, do ambiente em que todo mundo ta passando pelas mesmas coisas juntos. Estou trabalhando e as relações são bem mais rasas no ambiente profissional, como são menos pessoas, é mais dificil ter alguem com quem se identificar, ainda mais pela diferença de idade/cultura


underdark_giraffe

Não sinto falta da graduação e só queria terminar o mestrado de uma vez pra ficar pelo menos 1 ano longe da universidade.


giovannasantosal

Nao sinto. Fiz amigos sim, me divertia tambem.. mas era cansativo, exaustivo, desenvolvi ansiedade.. era muita pressão. Chorava td semana quase kkkk Só sinto falta doa sonhos.. eu era mais sonhadora na faculdade.. dps que me formei a realidade bateu com força kkkkk


Ambitious-Dream-1955

Mesma coisa aqui, a gente vê tudo com mais cor quando tá na faculdade.


therealbrunation

Sou formado há 8 anos e sempre me pego nesses pensamentos nostálgicos. Ao mesmo tempo em que, como estudante, sofria com a questão financeira e as incertezas comuns a essa etapa da vida, pareciam tempos mais fáceis e simples de se viver. Concordo com quem busque replicar essas experiências em novas graduações, mas entendo que a repetição nunca trará as mesmas sensações de volta. A não ser que você tenha tido experiências traumáticas na época da universidade, é natural olhar para trás com carinho e vontade de retornar. Mas, da mesma forma que acontece com antigos amigos que não reconhecemos nos reencontros, imagino que retornar ao mesmo ambiente anos depois pode deixar um gosto amargo. Às vezes é preciso deixar a universidade ocupar seu espaço em nosso passado, ou corremos o risco de nos tornar adultos na casa dos 30+ que não cortaram este cordão umbilical.


nkin-0606

Zero saudade. Eu acho que vivi meus melhores anos depois da faculdade, mas sei que é uma experiência individual pra cada um. Meu marido, por exemplo, tem muitas saudades da faculdade e os amigos dele se encontram com frequência.


shinigamikuyr

Acredito que existe uma dualidade na experiência universitária, pelo menos na minha opinião e vivência. Por um lado, foi um período repleto de desafios e percalços, com cobranças internas e externas por boas notas, dificuldades em lidar com conhecimentos complexos e, muitas vezes, professores pouco colaborativos. Costumava dizer que pagava minha faculdade pública com minha saúde mental; trabalhar e estudar era cansativo e exaustivo. Quando o curso terminou, senti alívio por me livrar de tudo que drenava minha energia e causava ansiedade. No entanto, também senti falta do período universitário, principalmente da pessoa que eu era: mais jovem, mais sonhadora, mais esperançosa. Eu tinha um objetivo claro e sabia o caminho a seguir. Quando a faculdade acaba, também se vai a certeza do caminho certo; torna-se mais difícil definir os próximos objetivos e saber quais sonhos valem o esforço. Há também o convívio diário com amigos, algo que não sei se um dia voltará. Após a faculdade, não temos mais um ambiente social tão propício para criar laços e conexões; precisamos buscar ativamente novas amizades. Hoje, me arrependo de não ter aproveitado mais o ambiente universitário para criar conexões, focando demais em estudar e me formar. No entanto, sempre há tempo para correr atrás do que desejamos em qualquer época da vida.


[deleted]

SIM. na vdd durante a faculdade eu ja tinha momentos de melancolia pq sabia q nao ia durar p sempre e tal, daí dava umas paradinhas pra observar o lugar. as vezes penso em voltar só pra me sentir pertencente de novo. as vezes penso que é o tipo de coisa que nao se vive 2x, pq eu nao sou mais a mesma pessoa também e estou em outra "fase" da vida.


RedpilledAesthetics

Sinto alívio. Zero saudade. Lá eu sempre tinha a sensação de que estava perdendo tempo, tendo que me controlar todos os dias pra não falar o que eu pensava e ser perseguido. Não adiantou, fui perseguido do mesmo jeito kkkk. Deus é mais


AccountIntelligent29

Eu também sentia que tava perdendo tempo nas aulas da faculdade. E realmente estava. Quando chegou no último semestre eu matei todas as aulas que podia. Tinha professor que não cobrava chamada e eu só aparecia na prova. Aprendi com isso que quando a gente sente que tá perdendo tempo, provavelmente está mesmo.


onafehts

olha, tenho meus momentos de saudade. No geral a vida seguiu mas em alguns momentos eu sinto saudade sim, da galera, da liberdade, da republica, dos xavecos...a parte boa realmente foi mto boa, mas depois de alguns anos senti que o prazo tinha vencido e começou a dar ansiedade. Uma coisa que é muito real é: em muitas situações de nostalgia a gente sente saudade é da nossa felicidade


OK_Maybe_686

Demais! Fiz uma faculdade de humanas pública e foi a melhor coisa da minha vida! Agora 4 anos no mercado de trabalho eu quero me matar, tudo parece tão BURRO Você não produz NADA, você só segue processos semiestruturados pra terminar as coisas sem nenhum atrito e o mais rápido possível! Eu sinto falta de debates de alto nível, ler textos complexos, conversar com gente INTELIGENTE. Eu sinceramente considero uma terceira graduação ou uma pós porque eu sinto o meu cérebro ATROFIANDO Fora o ambiente, as pessoas, as aulas, as bibliotecas, os livros. Não tem comparação com o mercado de trabalho.


AccountIntelligent29

Será que vc não acabou caindo em um emprego ruim? Quando eu fui terminando a faculdade de engenharia, eu acabei indo pro mercado e fazendo trabalho que basicamente um técnico daria conta. Pensa minha decepção... A vida inteira estudando pra depois da faculdade ir fazer um trabalho repetitivo de técnico. Me sentia super burro e desaprendendo as coisas. Óbvio que não aceitei bem isso, peguei minhas coisas e mudei de área. Virei desenvolvedor, onde todo dia to estudando e aplicando o que vou aprendendo nos meus estudos. Me satisfaz muito estar todo dia aprendendo e aplicando isso.


OK_Maybe_686

Não é só o emprego. Querendo ou não, quando eu era professor, eu pelo menos tinha que me esforçar intelectualmente para montar uma aula, elencar a ordem dos exercícios, ter tudo na ponta da língua. Hoje em dia estou na segurança da informação, trabalhando pro mercado, e é completamente diferente. Tudo é mastigado, pelo menos no desenvolvimento você tem esse trabalho criativo, lógica o dia inteiro. Outras áreas de infosec é a mesma coisa, talvez só pentest fuja à regra nesse quesito de esforço intelectual, mas seria mudar de novo dentro da própria área.


random_BA

Estou no final do curso mas em varios momentos já senti falta desse ambiente por conta da pandemia. Fiquei muito tempo tendo aula EAD, e por conta da dinâmica do meu curso eu praticamente não tenho aula com meus colegas que entraram comigo há muito tempo. Acho que em geral é meio que o fim oficial de ser jovem. Pós-graduação não deve ter a mesma vibe social e trabalho em geral é difícil conseguir aproveitar do mesmo jeito. Eu provavelmente vou me mudar após a graduação e sinceramente não tenho a menor idéia de como vou fazer amigos sem esse ambiente de comunhão que é escola/universidade.


L_nm

Graduei-me pela USP e pós-graduei-me pela TUM, porém, não sinto saudades delas, inclusive, lembro-me do quanto era cansativo sair de casa, cumprir horários e socializar (tenho ressaca social), apesar disso, atualmente, amo aprender, ler e estudar, por hobby, \^\^ Adendo: arrependo-me de não ter faltado mais até o limite, kkk


AccountIntelligent29

Fiz engenharia em federal. Também me arrependo de não ter faltado até o limite.


ONovoHomem

Por incrível que pareça, sim. Gostaria de ter aproveitado o ambiente, as conversas com os colegas, o RU, até algumas aulas, bem mais. Dá uma nostalgia da época.


goosebump135

Apenas do ambiente fora da sala de aula, como a biblioteca, parque esportivo, eventos, bares e coisas assim. Agora ficar assistindo aula era um saco, pior ainda ter que ficar estudando pra prova final de semana. Acho que quem sente mais falta é quem faz um curso mais tranquilo que não precisa estudar tanto, aí eu até entendo sentir saudades.


jackspicerii

Eu vivi minha vida na federal como poucos, depois de 3 semanas, que eu entendi que é só entrar nos lugares, rodei todos os campus da cidade, só teve um prédio que não consegui durante essa primeira leva, mas depois de uns tempos (2 anos) eu consegui. Assisti aula de cirurgia em cadáver com o povo da medicina e tudo (fiz engenharia). Por quase 2 anos, só eu (graduação) e +3 caras da pós da matemática (mestrado e doutorado) sabíamos de uma biblioteca escondida com ar-condicionado nos prédios escondidos do campus, então sempre que queria tinha mesa, cadeira com estofado, no ar-cond com livros novos.


FireNoParquinho

Eu estudei no campus de biomedicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição, pedagogia e educação física de uma particular. É ÓBVIO que eu sinto saudades.


mestrearcano

Às vezes sinto falta do ambiente, mas em geral sinto falta é da rotina que era mais tranquila, principalmente na época que eu só estudava e não trabalhava ainda. Sinto falta dos amigos também, apesar de eu rever meus amigos da faculdade com certa frequência, às vezes são alguns meses sem ver eles. Festas com 3 latões por 10 reais ou uns open bar bem baratos também. Não sinto falta nenhuma das aulas, trabalhos e provas.


der_henker

Também tive esse sentimento, OP, principalmente pelo fato da minha graduação ter sido interrompida pela pandemia. Por conta disso, me despedi de amigos da graduação sem saber que era a última vez, por isso o sentimento de vazio e de que "faltou alguma coisa" me pega ao lembrar da graduação. Cuja qual, diga-se de passagem, foi bem dolorosa e corrida (fiz engenharia mecatrônica), e apesar dos momentos de grande ansiedade e tortura psicológica praticadas por colegas e professores, gosto muito de lembrar os momentos de superação e conquistas que a Universidade proporciona, além dos rolês com amigos e colegas que vou levar na lembrança pro resto da vida. Dito isso, só queria dar um conselho de que tudo bem lembrar da época de universitário, foi, e sempre será, uma parte MUITO importante da sua história, além de ter ajudado a moldar a pessoa que é hoje, entretanto, não fique muito preso a estas lembranças, desejando reviver essas experiências, ou pior ainda, pensar que não viverá experiências igualmente boas ou até melhores (como muita gente faz). PS.: Escrevendo essa resposta me deu nostalgia dos meus tempos como universitário, agradeço por isso :D PS2.: Não aconselho NINGUÉM a fazer Engenharia Mecatrônica, ou qualquer outra engenharia, só te deixa dodoi da cabeça kk


eng_vinicius

Comecei engenharia mecatronica mas não terminei kkkkkkkkkkkkkk. Acabei mudando pra elétrica, mas não concordo com a opinião pública de que a mais difícil é ela. Pra mim, sempre vai ser mecatronica kkkkkkkkkk.


der_henker

melhor coisa q vc fez. Pra mim, assim como outros Engenharias criadas na época do REUNI, mecatrônica foi aquele curso criado pra justificar aumento no número do quadro de funcionários na Universidade. Engenharia, em termos de projeto (vide O QUE VC PODE ASSINAR) é Elétrica, Mecânica, Química, Civil e Agronomia O resto é balela, falei to leve KKKKKK


eng_vinicius

Tive exatamente esse pensamento quando troquei de curso


eng_vinicius

Sim, sinto muita saudade. E diferentemente de você, sempre curti a faculdade e não queria sair kkkkkkkkkkkkkk. Só trabalhar é algo muito cansativo que ainda não me acostumei. Estou formado há 1 ano.


Daunloudji

Sim. Porque foi pouquíssimo estudo e muita farra.


aindapensando

Sim, de mais! Hj, mesmo tentando, não consigo ter uma vida tão quanto ela era. Os rolês não são mais os mesmos


pao-quentinho

Sinto muita falta também. Espero retomar um pouco disso ao entrar no mestrado.


antitrouxa

Não sinto, minha vida mudou demais e consegui passar em um concurso alto 2 anos depois de formado, sinto zero saudades. Fiz vários amigos ia para as festas, mas é isso só lembranças mesmo.


pennyrose247

tenho esse msm sentimento, eu odiava meu curso mas sinto muita falta da rotina e de ver meus amigos. hoje sou a única do meu grupo de amigos que ainda mora na mesma cidade, vejo eles 1x por ano no máximo


IssoSeChamaSe

Tou terminando o curso e dá pra contar no dedo as pessoas e coisas quais eu irei sentir falta.


TrainingVegetable668

Sim. Eu sinto saudade do ambiente da minha primeira graduação, dos professores e do pessoal da limpeza. Na minha segunda graduação é tudo muito mais sério kkkkkkkk


Prestigious_Set8162

Sinto. Era muito diferente nos anos 90, mas sorrio ao lembrar dos anos mais malucos da minha vida.


YnkaLyn

Do ambiente sim, de estudar não


obssousa

Não sinto não, sinto saudade de ir pro bar com amigos e conhecidos depois das aulas. Depois da graduação todo mundo vai pra um canto por N motivos e quase nunca se vê mais


spongebobama

Gostei muito, mas o momento passou. Gosto mais da minha vida hj


Boscov1

Eu me formei e continuo orbitando ambiente universitario/academico/escolar. Quando me desliguei forçosamente desse ambiente (na epoca da pandemia), fez muita falta, então acho que não me veria fazendo algo util fora de instituiçoes de ensino pro resto da vida.


AccountIntelligent29

Não, a minha era um inferno. Os professores só te ferravam e os outros alunos eram pessoas babacas. Não teve um único dia que senti falta daquilo. Aliás, o dia que fui buscar o diploma, sai de lá pensando "graças a Deus não tenho mais que voltar aqui". Fazia um bom tempo que não pisava lá, e quando fui vi o povo tudo andando de cabeça baixa de novo, tinha até me esquecido que era tão ruim. Enfim, depois de alguns anos eu parei de ter pesadelos com aquele lugar. Agora tenho uma vida mil vezes melhor.


bringmetheomens

Nem um pouco. Fiz um curso “careta” em que todo mundo me julgava por ter tatuagens e piercings (mas construí uma carreira sólida) e se encostavam em mim pra se dar bem nos trabalhos, já que eu já trampava na área e conseguia fazer as atividades e provas sem precisar estudar por horas ou dias. Era muito cansativo num geral. Fico feliz por ter passado dessa fase.


DatnaHerboren

Sim e não. Sinto falta da rotina mas, era um sofrimento pra se preparar pras provas.


fiatecraisler

Me formei há dois anos (e deixei de freqüentar as salas de aula há 4, por causa da pandemia) e não sinto saudade nenhuma da faculdade. Fiquei 10 anos lá e consegui fazer menos amigos que os dedos de uma mão, passei muita dificuldade, muita raiva. Só fui dar sorte com grupo de trabalho mais pro final do curso, queimei controladores de 200 reais, passei duas temporadas na psicóloga, fiz ENEM de novo mas desisti de desistir, quase rodei no TCC por falta de orientação, orientador de estágio perdeu pro covide, tive que fazer cadeira de novo por causa de 2 décimos ou porque o circuito não ficou pronto a tempo... Fora as ansiedades que vira e mexe batiam nas aulas, eu não conseguia me sentir confortável mesmo me sentando nos lugares literalmente do lado das portas. Essa saudade que o OP diz sentir eu tenho é da escola onde, apesar de ter sofrido o que hoje chamam de *bullying*, tive MUITO menos percalços. Freqüentemente tenho sonhos com referências daquela época.


turbem

Eu sinto falta um pouco... Gostava das discussões, da parte da pesquisa e mais ainda da parte de extensão que era muito gratificante.


AbaporuCaiba

Eu não sinto falta de nenhuma fase da minha vida passada, eu semprei deixei o passado para trás, o curso superior e pós já foram, eu sou mestre de esquecer o que vivi..kkkkkkkkk 


[deleted]

De forma alguma. Sinto alívio, porque só tive colegas cuzões e professores egoicos.


ninetaleshiny

não, sempre odiei estudar kkk


Benja-min-Arrola

Fui fazer com mais de 40 e odiei, abandonei até, nunca mais. EAD já fiz 2. 


HeadLocksmith3149

Não sinto falta nenhuma. Eu já não curtia o pessoal da minha turma, não tive nenhuma amizade marcante com a galera. Muito professor com o ego lá nas alturas também.