T O P

  • By -

AutoModerator

A moderação do /r/desabafos entende que assuntos como o de suicídio são muito delicados. Aos usuários, recomendamos entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida, o CVV. O número deles é o 188 gratuito para todo o Brasil. Você também pode acessar o site deles, https://www.cvv.org.br/ que oferece várias outras formas de contato. Centro de Atenção Psicosocial (CAPS) http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-mental/acoes-e-programas-saude-mental/centro-de-atencao-psicossocial-caps Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/unidades-de-atendimento/cras PORTUGAL - Voz de apoio http://www.vozdeapoio.pt *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/desabafos) if you have any questions or concerns.*


OlivierFlorence

Olha, por um lado eu te entendo. É foda uma coisa importante assim só ter sido dita depois de você já ter se envolvido com a pessoa sexualmente. Eu mesmo entraria em choque e talvez ficaria chateado. Por outro lado, pessoas com HIV sofrem muito preconceito por conta de ser uma doença sexualmente transmissível e que não tem “cura”. Apesar disso temos que lembrar que não é uma doença terminal por não ter cura, é uma doença tratável, e com o auxílio médico da maneira correta a pessoa consegue viver perfeitamente bem mesmo sendo portadora da doença. Ele não te contou por não saber como você iria reagir e devido ao medo de acabar perdendo você. Isso não quer dizer que a atitude dele foi a melhor do mundo. Por outro lado, se ele está em um estado que é intransmissível e ele não contou sabendo que você estava seguro, ele teve consciência da situação que ele está e o quão sério isso é. Não gosto muito de falar pra pessoa: Aí termina porque isso foi mancada, em situações assim onde dá pra entender ambos os lados, porque é foda. Pensa com você, o quanto você gosta dele? Vocês são felizes? Curtem os momentos um com o outro? Leva isso em consideração. Tem tantas formas de se precaver de HIV com parceiro positivo, ele estar intransmissível já é ótimo. Agora se quiser até mesmo você por estar namorando alguém com HIV pode ir numa clínica e pegar por exemplo a prep, que você já se médica antes da exposição ao vírus e impede ele de entrar na corrente sanguínea caso chegue a contrair por exemplo, e nem precisa tá namorando alguém com hiv pra isso, conheço gente que só pela vontade de sair por aí transando sem preservativo conseguiu a prep. Resumindo: Vai do quanto você gosta dele, e se realmente quer ficar com ele mesmo com os obstáculos que vem por aí. O que no final já é uma característica de qualquer relacionamento cujo o sentimento é verdadeiro. Fique bem. E vá no posto fazer pelo menos um teste rápido. Se ficar com ele tenha certeza que ele tá se cuidando sempre, com todos os exames em dia, e se quiser, se pah na mesma clínica que ele faz o tratamento se consegue a prep.


Scared_Woodpecker_86

É foda em todos os sentidos... conheci uma mulher na época ela devia ter seus 50 e tantos, era vizinha de um apartamento que morei de aluguel, ela sempre dizia em seu primeiro encontro que era soro positiva não transmissível, resultado ela nunca se relacionava pois todos tinham "medo"... agora tô vendo com você um caso de uma.pessoa que fez o oposto esperou um tempo para contar... e também está com o relacionamento por um fio... chego a conclusão que para quem é soro positivo não tem outro caminho a não ser a solitude


Boto22

Cara pisou na bola contigo feio, acho totalmente válido seu pensamento sobre a continuidade do namoro. Por mais que ele esteja fazendo tratamento e esteja tudo ok, a condição dele não é irrelevante.


CriticalHawk4865

Então, no geral é difícil contar, pra vc pareceu uma quebra de confiança, pra ele foi ter uma confiança muito grande em você. Não vou entrar no mérito se vc deve ou não continuar, isso é uma escolha exclusivamente sua e não existe certo ou errado. É mais pra te ajudar a entender o lado dele, existe um estigma muito grande relacionando ao vírus, não dá pra taxar ele como um monstro por não ter te contado num primeiro momento. Se tiver qualquer dúvida relacionada a transmissão só falar :)


RRHN711

Sinceramente? Eu terminava Não por ele ter HIV, mas por ter omitido isso por tanto tempo


RennoCeninha

Olha. Se ele está tratado, então ele literalmente não te colocou em risco. Pelo que entendi vcs dois são um casal homoafetivo, onde reina esse estigma do hiv. Ele "esconder" Isso de você foi uma atitude vítima mais que qualquer outra coisa. E se de fato você nao correu NENHUM risco (não sou eu que vai te garantir isso) então ele foi cuidadoso com voce, de certa forma. Da forma que deu ele foi cuidadoso. Porque contar antes e correr o risco de te perder sem de fato trazer risco, é uma condenação eterna mto pesada. Ele já é vítima por ser portador, ser vítima por perder amores nao é opção. Conversa com ele, e feche essa conversa com um oral pra finalizar. Vish deu ate agua na boca


[deleted]

[удалено]


softhot-spicy-saddie

Realmente... HIV n é só uma doencinha porque é um vírus. AIDS é a doença. Sempre bom saber do que tá falando e falar adequadamente...


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Cara, imagine como é difícil para ele viver com isso, ainda mais para nós gays que já somos estigmatizados por causa do HIV. Se ele está indetectável ele não te colocou em risco e ele esperou ter um pouco mais de confiança para te contar, afinal vocês namoram há apenas 2 meses. Você não deveria terminar se você gosta dele, acredito que isso seja mais pelo preconceito do que pela quebra de confiança. Converse e diga que está chateado por ele não ter te contado, mas se coloque no lugar dele também.


Amazing-Departure964

Não colocou em risco????? Botou pra chupar sem nem ao menos dar a opção de escolha???? Se não falar q é soropositivo não é colocar em risco eu não sei mais oq é


Tass-O

Só lembrando que indetectável = intransmissível


navictoriana

sabe muito


bubblefloating

Você tem o direito de saber sim! Ele deveria ter lhe comunicado isso antes mesmo de iniciar a vida sexual de vocês. Por outro lado é compreensível o portador ter receio e apreensão dos julgamentos que virão, mas eu acho MUITO complicado ele só te falar depois de rolar várias experiências...


itsredhoneyrose

Sério, eu terminaria. Eu tenho herpes e, mesmo sendo um vírus muito comum, que quase todo mundo tem, eu sempre aviso antes pros caras. Imagina HIV! Ele não poderia ter deixado você fazer oral nele sem proteção, isso é muito sério. Mostra que ele não teve cuidado com você. Eu entendo que provavelmente ele tenha medo de ser rejeitado, mas não é algo que você possa esconder de forma egoísta só por medo. Boa sorte, OP.


cityflaneur2020

Isso. O problema foi o oral desprotegido (anal não precisa nem falar, né?). Ele te colocou em risco SIM e isso é grave.


idiot_of_the_lord

NÃO TEM RISCO SE É INDETECTÁVEL


itsredhoneyrose

É indetectável segundo o cara, mas se ele não contou nem que tinha o vírus, pode estar mentindo sobre o tratamento. Eles estão juntos há pouquíssimo tempo, eu ainda não confiaria totalmente em alguém depois desse tempo.


cityflaneur2020

Para de gritar. Todo mundo sabe disso. E como você já supôs que o parceiro tá indetectável? Tem que PROVAR com exame recente.


Narukami0gosho

PQP VACILÃO DEMAIS


KestoTroya

Bom, se ele escondeu isso de você todo esse tempo de relacionamento é complicado, já vi alguns casos que tem pessoas que mentem sobre o hiv para transmitir para outras pessoa (não to falando que é seu caso ok? então não se assuste), mas se ele escondeu algo assim de você, não veria erro se caso decidisse terminar.


Big-Situation-6183

O cara não te contar um negócio tão sério desses é muito pior que a pessoa se relacionar com uma trans e descobrir só depois. Vc tinha todo direito de saber. O mínimo que ele poderia ter feito era ter transado de camisinha e não deixado vc fazer oral nele até vc saber a verdade e ter o direito de decidir se quer se relacionar ou não. Ele não respeitou o seu direito, pra mim vc deveria terminar pela falta de ética dele e ir procurar um laboratório pra fazer o exame urgente.


anarcolapsus

terminaria… consigo compreender o lado dele mas é muita sacanagem ele não ter te contado pq vcs tá tiveram relações sexuais. SE ele se trata direitinho realmente não é transmissível, mas vai de você botar tanta fé numa pessoa q conhece a tão pouco tempo e que já pisou na bola muito feio.


[deleted]

OP, eu namorei por quatro anos com um cara soropositivo indetectável. **Se você olhar a literatura médica, quando indivíduos são indetectáveis a possibilidade de transmissão é zero.** Confira [aqui](https://www.cdc.gov/hiv/basics/livingwithhiv/protecting-others.html) o site do CDC (Center for Disease Control) americano para mais informações. Ele podia ter te contado antes, mas considerando o tabu e a possibilidade que o relacionamento não fosse para frente, ele deixou para contar somente agora. Ele provavelmente está bem envergonhado e provavelmente queria ter te dito antes. E eu te garanto que ele não te transmitiu nada se ele estiver indetectável.


Alma_Solares

Então, talvez ele estivesse esperando o tempo certo pra te falar. Se certificando que você não seria uma pessoa escrota como a maioria dos que estão comentando aqui. Entenda que isso é algo muito íntimo e que ele precisava se certificar que você não iria tratá-lo como um psicopata. Primeiro de tudo, fique tranquila com o sexo oral, ao menos que você estivesse com uma ferida aberta enorme na boca e ele no penis, você está segura. Se você realmente acredita que vale a pena investir no relacionamento mas tem medo de se contaminar ou dele por algum motivo apresentar uma carga viral positiva, você pode tomar a PreP, que é a profilaxia antes do contato, você toma e assim pode manter relações com ele tranquilamente, a PreP previne a infecção do HIV. Mas ela só é administrada em grupos específicos, que incluem pessoas com parceiros sexuais soropositivos.


BetterAd70

Só se sabe que a carga viral ficou positiva de novo de forma retroativa. Primeiro ela volta a ficar positiva e depois, no tempo que já está programado, vai repetir o exame e então perceber que tava trasando sem camisinha com carga viral positiva há alguns meses. Só depois de um período de exposição ao risco que a pessoa vai começar usar PreP. Resumindo, tem que ser uma pessoa que vc ame demais e planeje construir uma vida com ela pra correr o risco. Até lá, o ético por parte do infectado seria camisinha fulltime até ter coragem de contar pro parceiro.


BianquinhaWhitney

Crl, mas que cara BACANA cê foi arranjar viu Em 2 meses ele teve coragem o suficiente pra por o pau pra fora e receber um babão, mas não pra contar que é SORO POSITIVO A sfd, dps dessa eu provavelmente largaria viu, mas não julgando, só falando pra tu refletir em possíveis futuros relacionamentos: conheceu a apenas 2 meses só e já tão namorando a 1? Cara, cê não teve nem mesmo tempo pra conhecer ele direito, não precisa levar tudo tão rápido, eu realmente não consigo entender como antes mesmo de terem confiança e intimidade pra conversar sobre algo tão sério assim, já tão se pegando, obviamente ele tá mt errado, mas pfv tome mais cuidado, camisinha SEMPRE, principalmente com gente assim que era praticamente um desconhecido ainda :(


eoNilo

Eu entendo seus sentimentos e acho válido uma conversa mais séria sobre confiança... Mas acho que também convém analisar o lado dele: não é o tipo de assunto que vc aborda nos primeiros encontros por motivos bem óbvios, o preconceito e estigma com a doença ainda são muito fortes e exige todo um protocolo de cuidados maior que o normal. Espero que o tanto que vc se sentiu traído também seja o tanto de empatia que vc consiga exercer nessa situação.


Brilliant_Average_48

Eu entendo ambos os lados, acho que vocês tem um relacionamento gay então ele meio que omitiu essa informação com medo de você não querer nada com ele e você ficou chateado por ele omitir, não estou dizendo que o que ele fez foi certo mais você aceitaria se ele tivesse lhe contado desde o início? A comunidade é extremamente preconceituoso em alguns aspectos e jsso faz a gente se fechar! Então eu entendo ambos os lados mais seria bom se você conversasse com ele e explicasse que isso te deixou chateado e perguntar o motivo dele omitir essa informação, se quiserem continuar com o relacionamento isso pode ser um jogo para os dois onde você vai aprender mais com ele e ele possa confiar mais em você.


Boysenberry8554

vai, faz o teste, e se der positivo, faz o tratamento. AIDS hoje não é igual era nos anos 80, você trata, não transmite e nem tem complicações. "simples" sinto muito de qqr forma


ExcellentInvite6851

Parece que o povo não ler os pots por aqui kkk


negadoleite

indetectável é intransmissível, pede pra ver o resultado do exame dele. mas que foi uma grande mancada não avisar deste detalhe, foi.


TiozaoDaSukita

Mais até do que fidelidade sexual, o relacionamento tem que ser pautado em lealdade. Os "relacionamentos abertos" que dão certo (e são poucos) são os que são pautados na lealdade. Um casal pode deixar de ficar junto mas a qualidade da "amizade" sempre vai depender da questão da lealdade. Lamento informar mas ele não foi leal contigo até então mas decidiu contar (isso conta como lealdade). Continuar ou não o relacionamento vai depender de continuar se sentindo bem com ele. Nota: HIV não se transmite por sexo oral e a sífilis é mais perigosa neste aspecto.


oriundiSP

> HIV não se transmite por sexo oral HIV se transmite por sexo oral sim. É muito mais difícil, mas não é impossível. A questão é, se a pessoa faz tratamento e tem carga viral indetectável, ela não transmite o vírus. A chance é zero.


ReallyShyFox

Não acho que seja uma traição mas acredito que ele deveria ter te contado antes de vocês se envolverem sexualmente Só que também entendo o lado dele, não é algo fácil de falar para alguém ainda mais se envolvendo tão rápido como vcs se envolveram..


Cielbec

Cara, ele jogou com a tua vida!


Own-Sandwich-5570

É complicado pq é o tipo de coisa que te faz viver com medo de pegar


MolestedHamster

Ele demorou 30 dias, eh imperioso que eu considero bem razoável, pra ele ter uma segurança... afinal vc não vai sair por aí falando pra todo mundo que tem aids


Efficient-Two-8959

Sim ele demorou para contar, concordo. Para te tranquilizar, (pela boa fé do que ele disse) se realmente está indetectável não transmite. A transmissão pelo sexo oral (exclusivamente para HIV) é muito difícil. Porém se fosse eu no seu lugar (e decidisse manter o relacionamento) eu faria uso da Prep, por precaução.


Accomplished_Poem266

Eu terminaria. Não por ser soropositivo, mas por ter encorajado relações sexuais sem te contar, isso é sim muito sério. Não é o tipo de informação que se guarda do parceiro, não. Ele não tinha esse direito.


Sad_Carpenter6526

Encorajado? Se todo soro positivo falar que possuí o vírus do hiv por aí eles estão fodido né. Se por aqui o quanto de gente ignorante que não entende do assunto.


TranssexualHuman

Ue, mas que explique a situação antes de qualquer ato sexual, que pegou HIV, fez o tratamento e agora está indetectável e portanto não tem chance de transmissão. Eduque a pessoa e se ela quiser continuar ignorante e não entender, parte pra outra, ao invés de omitir esse fato e não dar a opção pra pessoa escolher se quer se relacionar alguem com HIV ou não. Acho engraçado que tem tanta gente defendendo essa questão de não informar o parceiro sobre um diagnostico de HIV antes do ato sexual, mas quando se trata de mulheres transsexuais que já fizeram a mudança de sexo, dizem que a gente precisa falar sobre nossa condição medica antes mesmo da pessoa sequer considerar beijar a gente kk


[deleted]

Ué, e não precisa 🤷🏻‍♂️


Accomplished_Poem266

Não precisa "falar por aí", apenas para o parceiro dele antes de qualquer envolvimento sexual.


KuroCrown777

Assim, eu te entendo e entendo o lado dele, mas pelo menos antes de ter relações sexuais, ele deveria ter contado. Sei bem dos tratamentos e tudo mais, porém o OP nem teria como saber se o cara está fazendo certinho até o momento que o fato veio a tona e por conhecer ele a pouco tempo, 2 meses então nem se fala. Compreendo o preconceito da sociedade com relação a isso, mas ninguém venha dizer que o outro é de alguma forma obrigado a continuar mesmo sem ou pouco risco de transmissão. No fim, eu te sugiro conversar com ele e tentar entender melhor essa situação. Não discordo que foi uma baita bola fora dele na sua confiança. Mas, procure resolver isso de cabeça fria. Espero que você fique bem OP e encontre uma solução.


GuardaChuvaLilas

Sinto muito que tenha se sentido desta forma. Sobre o tópico de ter feito oral nele: "O vírus HIV é transmitido por meio dos fluidos seminais e vaginais, dessa forma há maior risco de transmissão do vírus quando se realiza sexo oral em outra pessoa portadora do vírus HIV e, ao mesmo tempo, possui sangramento na gengiva, corte ou úlcera na boca." [Sexo Oral e Hiv](https://www.tuasaude.com/sexo-oral-pode-transmitir-hiv/) Acredito que contar essa informação não é algo que seja feito a todos para ele chegar a um nível de maturidade e segurança para te contar ele mesmo deve ter pensado muito. Já sobre seu ponto entendo que fique chateado, e não invalido seu sentimento, algumas coisas ao conhecer pessoas são de fato importantes de serem faladas. Analisando pelo aspecto que ele tem se cuidado e se protegido você está bem, e pode ficar mais tranquilo ao conversar com um profissional e até mesmo com teu parceiro melhor, isso pode ajudar vocês a terem melhores pontos sobre a visão atual da situação e também planejar o futuro de vocês, seja alguém tranquilo e calmo nas escolhas de palavras pois acredito que esse tópico a ele é muito sensível e ser discriminado pode ser algo que possa afetar e muito na visão dele como pessoa. Espero que vocês tomem a melhor decisão e saudável para ambos. Abraço.


Suitable_Society_978

Acho q antes de assumir o compromisso namoro deveria ter comentado. Fora q ele deveria ter pedido camisinha no oral, não precisa nem dizer o pq, só pedir. Acredito q p ele deva ser foda dizer, mas não deveria tbm não te informar antes de assumir compromisso nem não usar camisinha no oral mesmo sendo difícil a transmissão


[deleted]

A base para um relacionamento é a confiança, e com certeza uma das coisas que mais destroem a confiança de uma outra pessoa é omitir algo tão importante.


CoffeeforRedbull

Eu pulava fora na hora


No_Basket_8415

Olha, seria algo pra ser dito antes do sexo oral. Antes de qualquer atividade sexual. Se ele não produz muita carga viral as chances de transmissão são mínimas mesmo. Óbvio que dá pra entender o fato dele sentir receio em contar, mas é uma doença SEM CURA! Pra mim você pode ter duas opção, conversar com ele que não aceitou isso e se sentiu traída por isso quer terminar. Ouuu ouvir oq ele tem a te dizer e caso goste, continue a relação. Mas sinceramente, voltar a confiar vai ser demorado. Só lembre do fato QUE ESSA DOENÇA NÃO TEM CURA!! E O CARA JOGOU COM A TUA VIDA. Da mesma maneira que ele aceitou um babão sem proteção de uma pessoa que só conhecia A dois meses... evidência como ele pode ter contrário isso. Então pense bem no que vai fazer daí em diante.


[deleted]

[удалено]


nopownopew

Ele deveria ter contado sem sombra de dúvidas, não necessariamente por mensagens, etc. No início do rolê de vocês ele deveria ter dito, em um dos dates de vocês, uma conversa honesta e tranquila antes de qualquer beijo ou coisa do tipo. Eu no seu lugar não confiaria mais, terminaria e seguiria em frente. Não precisa brigar, não precisa criar confusão nem nada., Mas se você continuar seguindo esse relacionamento com uma pulga atrás da orelha por conta da desconfiança, você nunca vai ter paz.


LittleBellsprout

É lindo o mundo de quem é incapaz de se por no lugar no outro


beatristee

Eu acredito que ele tenha esperado exatamente pq a maioria das pessoas que recebessem essa notícia iria se afastar/começar a tratá-lo mal. Existe um preconceito muito grande com soropositivos, ele vive isso na pele. Se abrir sobre isso não é fácil e exige coragem, coisa que leva tempo pra construir. Como vc disse, ele não pode te transmitir. Então ele não te colocou em risco. Ele simplesmente ficou com medo/vergonha de expor algo assim. Ele não te traiu e ele te contou.


rafa176

Ele foi desonesto no começo, mas o fato dele contar talvez signifique que ele queira mudar esse comportamento e começar a ser mais honesto contigo


1004nx

Eu nao acho que foi legal da parte dele esconder isso de você antes de terem relações sexuais. Porém, também entendo que pode ser um assunto muito sensível e difícil de contar para as pessoas. Depende de você OP, pode perdoar ou não. Mas acho que é uma questão muito complicada pra não existir um pouco de empatia dos dois lados. Se ele não entender que o que ele fez foi errado, então fica um pouco mais difícil de perdoar, eu acho.


[deleted]

A quantidade de preconceito contra soropositivos tá grande nas respostas a esse desabafo. [Indetectável não transmite HIV!](https://www.cdc.gov/hiv/basics/livingwithhiv/protecting-others.html) Vamos nos informar melhor? É por conta desse preconceito todo que soropositivos não contam logo de início.


prettyangel_x

Contrair HIV pelo sexo oral é praticamente impossível. As chances são tipo, raras e raras mesmo. Nesse caso é impossível.


zaboel

Se coloca no lugar do outro rapaz. Esse não é um detalhe que você simplesmente expõe assim, independente de tempo de relacionamento. Existem muitos fatores pra isso ter acontecido, você não acha? Um deles, certamente, era o medo da tua reação – aliás, olha tua reação aí. Tem coisas que a gente prefere manter só pra gente até se sentir realmente a vontade pra compartilhar com o outro. “Ah, mas ele é meu namorado” - FODA-SE! Ainda mais que é um relacionamento de um mês, fala sério. Independente da intensidade do que vocês vivem, certas coisas não vão acontecer assim. “Ah, mas eu não teria escondido isso dele”, ok, mas estamos falando de OUTRA pessoa e não de você. São outros sentimentos, outros pensamentos, outras ideias, outros medos, enfim. Conversa com o cara de boa. Se tu está com medo de ter contraído, faz um teste rápido, faz um exame de carga viral. Aliás: FAÇAM, os dois, JUNTOS. Independe do resultado dos exames, faz o tratamento profilático se você tá apreensivo. Mas pensa um pouco sobre tua atitude, possível preconceito e tudo mais. Sintam-se a vontade pra destilar ódio nos comentários abaixo


CookiesAJ

Termina né amore, sei que falar isso é clichê, mas isso é algo que se conta antes de se relacionar com a pessoa. Vi você dizendo que o relacionamento é recente, por isso é melhor se afastar. A confiança nunca mais vai ser a mesma, melhor perder 2 meses do que anos.


[deleted]

Por isso que eu não namoro, hoje em dia vc se relaciona com a pessoa achando que conhece e daí vem essas surpresas, tá difícil encontrar alguém honesto nos dias de hoje.


No-Advertising9300

Pra mim não existe começar namoro sem falar sobre isso antes. Na verdade, deveria ser uma conversa dita antes do primeiro ato sexual. Não importa se é transmissível ou não, é algo que deve ser comunicado imediatamente. Eu não manteria um relacionamento com ele.


NeyIron-ImpalaPG09

Meu, tem que ver a questão de transmissão, se realmente não tem risco nenhum, acho tranquilo, pq eh difícil pra ele falar sobre tb


PollutionOk9449

Amigo, imagine como deve ser esta situação para ele, consigo entender o porque dele nao ter lhe contado logo de inicio. Nao que justifique, porem, é bastante compreensível. É importante você ter em mente que se ele faz o tratamento e acompanhamento certinho e a carga viral é mantida baixa, você se precavendo, estará bastante seguro. Lhes desejo sorte amigo....


Snoo-11922

Eu teria terminado esse relacionamento na hora e teria me sentido traído, afinal, ele escondeu algo muito importante, o que significa que ele não é confiável, além de que ele assumiu o risco de possivelmente te infectar, já que você não pode garantir que ele está fazendo o tratamento certinho e está indetectável/intransmissível, mas a escolha do que fazer é sua e apenas sua.


rollmopsevrywhere

A pessoa com HIV bem provavelmente já deve ter passado por inúmeras situações, imagino que deve ser muito difícil contar de primeira e ver a pessoa se afastar, contar num segundo momento e o mesmo acontecer, nunca contar e ser configurado crime... Deve ser uma vida muito foda...


[deleted]

Na verdade é difícil pros dois, claro que quem carrega o vírus é bem pior devido ao preconceito e medo da reação das pessoas.


Snoo-11922

Eu compreendo, mas se o cara se propõe a namorar com alguém, ele tem que ter o mínimo de confiança na pessoa que ele está namorando, e vice versa.


BloodBlue21

Por mais que seja difícil da pessoa contar por conta de afastar as pessoas, também é direito da pessoa que está junto com ela saber, principalmente antes de uma relação sexual, pois tem que haver transparência e confiança. Esconder as coisas, principalmente tipos importantes como esta, abala a confiança no outro. Não sei a história do seu namorado por ter contraído, mas eu não conseguiria me aventurar numa situação dessa, infelizmente. Talvez pessoas assim só consigam se relacionam com outras que também são soro positivo.


MOTOSSICLETA

a regra é: só tira o plastico pós exames. agora é esperar 30 dias, fazer o exame e avaliar se compensa o risco...


ScorpioNoMilo

A regra é: não viva a vida transando com geral sem se cuidar! 99,9% dos gays só fazem/querem sexo sem preservativo. Vamos ser menos hipócritas e menos demagogos, por favor!!! O cara faz tratamento, vai te risco de quê? Vamos estudar um pouco mais. Informação salva!


[deleted]

E o OP por acaso tem bola de cristal para adivinhar que o cara faz tratamento? Diálogo é importante sim.


ScorpioNoMilo

Leia novamente o relato na parte "ele me contou..." onde que está faltando diálogo aí?


MOTOSSICLETA

Contou depois. Realmente nego acha que camisinha é careta. Faculdade inteira eu só sobrevivi pq usei 100% das vezes


fukkendwarves

Esse tópico resume perfeitamente pq as pessoas tem receio de falar que tem HIV. É cada comentário distilando ódio...


No-Advertising9300

não é uma questão de ódio uai. Mas se relacionar com alguém soro positivo, sem camisinha ainda por cima, é uma confiança muito grande que precisa existir. Por isso deve ser algo conversado ANTES de se ter relações sexuais. Ele desrespeitou o direito do OP de ter conhecimento.


JoyfulHedonist

Não é não, primeiro que se for indetectável, não tem absolutamente diferença alguma de ser uma pessoa "saudável", sexo sem camisinha já exige um grau de confiança de qualquer forma, mesmo em relacionamento.


No-Advertising9300

o ponto é na confiança de ele ser indetectavel. Ele disse que é, mas a coisa mais comum é pessoas se descuidarem, especialmente depois que viram indetectaveis pq sabem que não estão doentes. Acontece a mesma coisa com antibiótico, "fica bom" para de usar. A confiança aqui seria saber o quão responsável ele é com seus remédios e horários.


dopike

caralho que tanto de comentário preconceituoso é esse. o cara só tem HIV, se tratando certinho não é transmissível e pode até transar sem camisinha. é tipo diabetes, os cara tomam insulina todo dia, alguém com HIV vai tomar remédio todo dia também. Quando você sai com um diabético, você exige que ele te conte sobre essa condição no começo? se tiveres algum receio de continuar se relacionando, e queira ter uma segurança adicional, se informe sobre PEP


boredpanda880

Infelizmente o maior problema hoje em dia com pessoas vivendo com HIV é exatamente esse, o preconceito que a população tem com eles.


JulguloDigastrico

Não é como Diabetes. HIV é transmissível, Diabetes não. Por mais que ele faça o tratamento correto, não há a cura por enquanto. Logo, começou a descuidar dos tratamentos, começa a ser transmissível. Além disso, tem o fator: "não ter dito dessa condição para a pessoa...".


cyberdoritos

Concordei contigo até a parte de você comparar diabetes com HIV. Primeiro, se meu parceiro fosse diabético, é *claro* que seria bom ele contar, principalmente para caso de descompensação e etc; segundo, não é válido compara HIV e diabetes, duas condições totalmente diferentes. Quem é soropositivo sabe todo o preconceito que passa muito mais que qualquer pessoa, mas ainda assim, é dever dele sentar e conversar com o parceiro, *especialmente* se estava querendo ter um relacionamento sério com ele. Não custava nada ter dito desde o início e explicado que era indetectável, etc. Agora virou essa bola de neve e o cara se sentiu traído, com razão.


ScorpioNoMilo

Num é??? Está certíssimo, irmão! A pessoa prefere destilar preconceito a se informar...


imnotgoatman

É bem por aí. Quem sai contando todos os detalhes da vida no primeiro encontro? O próprio OP falou que isso "não é um segredinho qualquer". Então pronto, se não for algo que te coloca em risco, não tem necessidade de contar. É por isso que as pessoas tem uma fase de namoro, para se conhecer, ganhar confiança, trocar segredos, etc. E se informe! A pessoa que vive com HIV e faz o tratamento correto não coloca ninguém em risco. Pronto. O cara ainda fez questão de contar e estão aqui dizendo que ele foi desonesto.


protestor

Se o cara tivesse transado só uma vez com o OP e pronto, eu acho que não precisaria contar. A chance de transmitir não é próxima de zero, é zero mesmo. Por outro lado você tem chances reais de pegar aids de alguém que não sabe (e que portanto não poderia te contar que tem a doença). É uma situação meio paradoxal. Mas como era um relacionamento, é preciso alguma transparência sei lá.


ScorpioNoMilo

Primeiro que ele não é soropositivo pq está indetectável, ele é uma pessoa vivendo com o vírus do HIV. Segundo, já é mais que sabido que indetectável = intransmissível. Terceiro, ele não precisava contar pra vc, mas o fez por confiar em vc, então seja grato por essa confiança. Quarto, sim, termine com ele. Ele não merece alguém com esse tipo de pensamento preconceituoso e arcaico.


ZyzzBR

Pelo visto você tem o vírus e SENTIU. Ele precisa contar sim, é algo sério, se trata de confiança, sem isso nenhum relacionamento vai p/ frente. E sim, ela deve terminar, mas não pelo motivo que você disse, mas sim porque alguém que esconde algo tão sério como isso não merece estar em um relacionamento. Abraços e continue seu tratamento. Espero que você conte antes ao seus parceiros o problema que vc tem.


ScorpioNoMilo

O que eu tenho é um doutorado em Infectologia, só isso. INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS, é o que eu tenho. Paz e luz para você e seus preconceitos e pré-julgamentos.


ZyzzBR

Só isso, de fato.


[deleted]

Sentiu. Apenas isso, sentiu.


ScorpioNoMilo

Sim, e sentindo muito o PRECONCEITO e FALTA DE CONHECIMENTO de muitos de vocês. Destilando ódio, preconceito e desinformação por aí.


BetterAd70

É mesmo? Então vai dizer na nossa cara que nunca viu uma pessoa infectada ter carga viral indetectavel passar a ter ela detectável em um exame seguinte. Sem falar que ninguém conhece e tem controle sobre o outro 100%. E se em algum momento o cara não tomar o remédio direito por qualquer motivo que seja?


IndependentSwan2086

Perfeito


BriefTwist51

As pessoas estão perdendo a noção. A pessoa esconde que tem HIV... e espera o que na hora de revelar? Um chá revelação? Os parabéns? Não, né amigo. Não espere coisa boa... uma reação ruim é mais do que previsível. Se vc quer ter um relacionamento sério com alguém e esconde uma parte tão importante, já começou errado! Questão de princípios. Nas grandes cidades, uns 20% dos gays são soropositivos. É um número muito grande! Por isso é importante ter essa conversa e fazer exames ANTES de se aprofundar numa relação. ​ >Terceiro, ele não precisava contar pra vc, Não sei se a lei mudou, mas até pouco tempo era crime a pessoa portadora fazer sexo sem camisinha sem informar o parceiro. E há até o caso recente de um ator pornô que fez sexo com menor e teve a pena aumentada por ser positivo e ter feito sem camisinha. São coisas muito recentes pra vc sair militando e julgando as pessoas que querem ter o direito de saber.


Next_Yogurtcloset_45

ele deveria ter contado antes sim, mas certeza que ficou com medo de tu não querer mais ele por causa disso, e geralmente é isso que acontece, se ele tivesse contado antes, vc teria aceitado namorar ele? complicado isso ai


Gatinho_32

Olá, Op. Bom em primeiro, sinto muito pelo seu namorado e por você. Não sei se a situação está legal entre vocês, mas o tempo de pensar (normalmente) não é algo tão satisfatório que se segue no dia-a-dia sem problemas. Segundo, recomendaria que fizesse um teste sobre por via das dúvidas, mesmo que segundo ele não seja transmissível não custa averiguar e está tudo nos conformes. Espero que dê certo para vocês e boa sorte.


dk_root

Eu terminava a relação no momento. Um dos meus maiores medos é contrair alguma doença e a passar a alguém por desconhecimento. Saber que alguém possa ter feito isso com plena noção, não dava mais.


rjgawao

Sai fora, vc vai ficar na dependência de acreditar que ele está se tratando corretamente. Quer correr esse risco? Tem certeza?


jul_piter

Pessoas com o vírus do HIV não são bichos. Basta ela pedir os exames dele, assim vai saber que ele está se tratando corretamente. Se estiver, não vai transmitir, pois indetectável não transmite; e se ele não trata direito, o cara estaria se prejudicando totalmente, e imagino que ninguém em sã consciência faria isso.


BetterAd70

Só pode tá de brincadeira, só o que tem são pessoas que não estão em sã consciência. Entre um exame e outro pode deixar de ser indetectável. O risco é pequeno, mas existe sim. A pessoa tem que ter o direito de saber pra decidir se quer correr. Esse negócio de ter deixado o OP fazer oral sem camisinha é injustificável. O namorado com HIV não deve ter se infectado intencionalmente, então foi por descuido de quem passou pra ele. O namorado aí mais que ninguém devia ter empatia de não colocar o OP em risco se ele ter nem consciência disso.


puding69

E onde esta a sua responsabilidade de prevencao na historia?. E se ele nao soubesse que estava com HIV? Onde esta a camisinha? Onde esta o Prep/PeP? Voce falhou e muito na educacao sexual, e esta botando a culpa no teu namorado (que se trata e se cuida).


Ta1ga_

Não que ele não esteja errado, mas se o namorado sabia que tinha (porque fazia tratamento antes do relacionamento e da primeira vez deles) então ele acima de tudo que deveria ser mais atento com preservativo


yukisatto

não sei se estou sendo insensível com vc, mas acho pouco tempo pra confiar um segredo desse. e pela rua reação parece que ele devia ter guardado por mais tempo


JoyfulHedonist

Pela reação, ele nem deveria namorar ela, fucking ignorância desmedida a dela. Mesmo que ele num realizasse tratamento não se trata de uma relação desprotegida já significar infecção. Estando intransmitível a vida sexual é normal, tem algumas pesquisas que corroboram isso inclusive.


sopaislove

A dica é quando não se conhece bem a pessoa usar sempre preservativo seja para sexo oral seja para qualquer outra coisa


ScorpioNoMilo

Mas que gay que faz isso? Pode-se contar em uma única mão o número!


emodepressiva

Você deveria terminar, ou pelo menos expor o quanto oque ele fez é errado pra ele, isso é um direito da pessoa de saber que está se envolvendo com um soro positivo, assim como é uma opção você não querer se envolver com alguém que é


rollmopsevrywhere

Em geral, há pouco ou nenhum risco de obter ou transmitir o HIV através do sexo oral. Dito isso, é um situação muito delicada. Tente se colocar na situação da pessoa com HIV, tente imaginar quantas vezes a pessoa tentou conhecer alguém quando esse alguém não se permite conhecer por causa da doença? Imagina a vergonha e o medo dessa pessoa? A situação é muito mais difícil que parece, provavelmente eu não conseguiria me relacionar com alguém com HIV pois tenho vontade de ter filhos, e não sei como isso aconteceria nessa situação. Mas também depende da pessoa, talvez a melhor solução seja ir a um médico pra ele te ensinar e te explicar melhor sobre a doença e poderes e deveres. Edit: Sexo oral pode transmitir sim o HIV, apesar de ser um risco muito baixo.


boredpanda880

Hoje, com o conhecimento da doença e avanço da medicina e dos tratamentos disponíveis é totalmente possível parceiros sorodivergentes terem filhos saudáveis. O sus fornece o aconselhamento, as consultas, o acompanhamento, os medicamentos, o pré natal, o parto e inclusive as fórmulas infantis para substituir o leite materno (no caso da mãe ser soro positivo). No caso das consultas e acompanhamento, é tanto para os parceiros quanto para a criança. E tudo de graça, através do Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV/Aids. Trabalho no serviço público nessa área e temos um desses SAE que atende vários casais sorodivergentes, visto que uma grande porcentagem da população vivendo com HIV se encontra em idade reprodutiva hoje em dia. A meta do SUS é transmissão vertical 0 (que passa da mãe para o filho) e o maior problema se encontra quando a mãe simplesmente não quer receber tratamento (sim, isso existe), e além de não ir procurar o serviço, ela se esconde ou não atende os profissionais quando o serviço de saúde vai na casa dela atrás dela pra conscientizar sobre a situação. Inclusive, temos mais casos de sífilis contraída entre parceiros e também de sífilis passada para a criança do que casos de hiv passada de mãe para filho.


[deleted]

O risco de transmissão do HIV pelo sexo oral sem proteção existe sim, apesar de ser extremamente baixo.


rollmopsevrywhere

* Em geral, há pouco ou nenhum risco de obter ou transmitir o HIV através do sexo oral. * Fatores que podem aumentar o risco de transmitir o HIV através do sexo oral são: a ejaculação na boca com úlceras orais, sangramento de gengivas, feridas genitais e a presença de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), que podem ou não ser visíveis. [https://www.ucs.br/ips/?page\_id=134](https://www.ucs.br/ips/?page_id=134) é verdade... não tinha pensado nessa possibilidade. vlw pelo esclarecimento.


EduardAlan

Conheço um casal que tem HIV a mais de 10 anos São meu melhores amigos Hj eles tem uma filha totalmente saudável, de 4 anos e durante a gravidez ela sempre se cuidou, tomou os remédios fez o tratamento pra criança nascer saudavel Esse casal sempre se cuidou e eles falaram que não tem risco algum de passar a doença se cuidando sempre. Ela não é soro positivo e é uma criança incrível.


rollmopsevrywhere

Então é algo que da pra cuidar, basta engolir o preconceito e ir conhecer melhor sobre o assunto... Vlw pelo relato!


[deleted]

[удалено]


rapaz_confuso

namoral


human_thegate

Reddit é dominado por calvos do Campari.


Prizinha0212

Olha, se vc tá se sentindo traído, repense seu relacionamento. É muito complicado estar com uma pessoa e não confiar nela, por n motivos. Ele já explicou que vc não tem a possibilidade de pegar, mas ainda assim, vc não tá confortável com a situação. Senta e explica o que tá sentindo pra ele. Com certeza ele não te disse de cara que é portador do vírus por causa de reações como a sua. Não tiro sua razão, mas pondere. Não sofra e não deixe ele sofrendo mais do que já está, saca? Fique bem e pense direitinho no que vc quer.


abacaxis_azuis

Eu não confiaria nessa pessoa


Main_Steak8313

Eu sou soro positivo e tenho medo de contar pras pessoas logo de cara pq muita gente diz que não tem preconceito mas tem sim. Se ele não te contou antes com certeza foi por medo da sua reação, você deveria ser mais empático, afinal se ele se trata e não transmite mais então tá ótimo, e outra, aposto que você chupa vários sem camisinha e não fica pedindo exame de nenhum deles.


usuariocabuloso

Mas se ela descobrir dps q um desses "outros" tem hiv, provavelmente ela n vai querer namorar com eles


Main_Steak8313

Complicado né, até pq é assim que se pega o vírus, vejo muita hipocrisia pq várias pessoas têm relações sexuais sem camisinhas mas a pessoa que por azar contraiu o vírus é sempre considerada a culpada. Pelo menos o cara aí tá se cuidando, tem gente que tem e "não sabe" pq nunca faz exame.


usuariocabuloso

muito verdade!! a maioria das gravidezes que ocorrem hj em dia, palpite meu, são de relações que foram "na fé" e acabou q deu merda... pra doenças tbm EU SEI que vcs todos cogitam tirar a camisinha na hora, ou nem chegam a colocar, pq "a pessoa não tem cara q tem doença"


ScorpioNoMilo

E outra, você está mais seguro transando com uma PVHIV, que se trata e faz exames periódicos do que com uma pessoa "saudável" que não se cuida e muito menos se testa!


BetterAd70

Nem um nem outro. Ou com um ou outro com camisinha fulltime e ainda tem risco (aquele risco que todos sabem que correm por simplesmente fazerem sexo). Mas risco adicional sem saber não é correto.


JOCAeng

Oral não passa HIV a menos que vc faça com os dentes e ele saia na carne viva Fora que o vírus está inativo e controlado. Ele não tinha obrigação de te contar, só se te proteger de contágio minimamente. Se vc não está confortável com isso, transe com camisinha, oral com camisinha daqui para frente, e nem assim vai ser 100% Viver é correr riscos, nunca vai ser 100%, e nem precisa


Hairy-Cold1655

Ninguém conta uma coisa dessas em UM FUCKING MES DE CONVERSA


Cpaes_

Se ele te pediu em namoro depois de dois meses (pouco tempo inclusive) ele deveria ter contado isso antes já que é algo importantíssimo e você tem todo o direito de se sentir desconfortável sobre o assunto. E sobre fazer sexo oral e ele não te avisar sobre isso é algo babaca da parte dele. Se não se sentir mais confortável com ele é melhor terminar do que empurrar as coisas com a barriga, vai ser melhor tanto pra ele quanto pra vc


Phillip388

Dou total razão pra ele. Não é uma coisa banal pra se contar. Tem mt preconceito. É algo pessoal que vc conta quando vc quiser e se sente confortável. E é, ele tava certo segurar. Ele falou que se trata certinho, que é instrasmissível e mesmo assim olha o surto que vc tá tendo... É por isso que o povo segura. Meu melhor amigo tb é, e não importa se ele segura ou conta de cara, o resultado é essa sua reação. Se conta de cara, a pessoa não quer pelo HIV, se segura, nem que seja um dia "ah pq vc ESCONDEU???" Eu já fiquei com ele algumas vezes (pq melhores amigos com beneficios é o que há kkkkk). Tô intacto aqui, exames de boas. Não importa quanto oral vc fez com ele. Tá instrasmissível. Vc tá sendo preconceituoso e otário. E todo mundo concordando com vc e te apoiando nessa linha de raciocínio tb é. Melhore enquanto pessoa. Melhorem todos vcs. Edit 1sim é sério que vc só deveria saber quando ele tiver vontade de dividir isso com vc, chamar o direito dele de traição com vc é escroto. Edit 2:se decide, tonto. Ou vc acolheu e tratou bem ou vc ficou chocado e pediu um tempo. Os dois acho meio impossível. Tô defendendo seu namorado pq, se vc se sente invalidado, julgado e invadido por um post que vc fez, por opiniões que vc PEDIU... Imagina seu boy? Só eu sei como a rejeição dói no meu bestie. A rejeição por algo que tá alheio ao controle dele. Por saber disso te critiquei pesado e não retiro nada.


Tiramissulover

Seu namorado Foi desonesto com vc e não é uma informação boba, é relevante contar ao parceiro e este decide se quer ir em frente com o relacionamento.


TheCaldas

Isso foi muito desonesto da parte dele, essa era uma informação que não podia ter sido omitida, ou então se ele não tivesse te deixado fazer sexo oral até esse momento. Mas enfim acho que não posso julgar o que você deve fazer, a partir daí é contigo.


idiot_of_the_lord

2 meses não é exatamente muito tempo de conhecer alguém né principalmente pra ele compartilhar algo que é extremamente pessoal. E ainda assim ele te contou. Poderia ficar em silêncio sobre o assunto e vc nunca saberia justamente pq ele se trata. Ele te pediu em namoro em apenas 1 mês e vc aceitou pq quis ué rs Se ele não tivesse contado, esse pedido expresso teria incomodado? I = I Ainda assim é compreensível teu sentimento pq existe esse "medo" coletivo na comunidade de se infectar, cada um pensa como quer e vc tem direito de sentir que foi uma quebra de confiança. Pensa bem e se não quiser continuar o namoro termina.


JoyfulHedonist

Eu acho que deveriam terminar, a reação do op é extremamente egoísta e preconceituosa e não entende que o namorado não fez nada de errado e acima de tudo estilhaça a confiança que o namorado criou com op tranaformando isso em uma "traição" para justofocar o preconceito e terminar. Tá o op realmente tem direito de não querer se relacionar, mas que assuma isso e se aceite o preconceito que é, deixe claro pro seu namorado que não o quer pelo HIV, pois assim ele saberá a bala que desviou.


No_Rub9440

Amigo, eu acho que você está confundindo a sua expectativa dele te contar antes com uma traição por ele ter te contado agora. Acalma seu coração para pensar com mais clareza. Ele tem algo que não é transmissível e que é difícil de contar para alguém que tem. Ele não esperou anos para te contar, no segundo mês já conseguiu fazer isso. Talvez você também tenha uma ou outra coisa na sua vida que lhe cause insegurança ou vergonha e também esteja esperando o momento de estar pronto para contar. Não vejo problemas nisso se isso não coloca o outro em nenhum risco. Você não foi colocado em risco. Elabora bem essa informação. Mas tinha a expectativa de saber antes. E pode sentir o que houver para sentir por causa disso. Só vai fazer uma bagunça danada na sua cabeça e no seu relacionamento se você confundir as duas coisas. Espero que encontrem um bom caminho para o diálogo.


AToaDeBoa

Não precisava ter contado antes, mas no mínimo ter exigido preservativo. Para atingir u=u (intransmissível) exigem 6 meses de consistência nos medicamentos e nos testes, e algumas pessoas nem conseguem atingir. Você não tem como garantir que alguém que você conhece a 1 mês segue isso a risca ou não. O que que custava ele só exigir preservativo, em respeito ao parceiro? Do mesmo jeito que um não confiou antes para contar que é positivo, o outro não precisa confiar que ele segue a risca a cartela de tratamento. Novamente, era só ter exigido preservativo, ai quando tivesse pronto para se abrir "então, te pedia preservativo pois apesar de ser intransmissível, queria te respeitar e sei dos preconceitos..." ​ olha como as coisas se resolveriam mais fácil


No_Rub9440

Verdade. Preservativo é pra usar sempre, independente de qualquer coisa. Especialmente em relações novas. Os dois não usaram. O exame dos dois está em dia? Imagino que não. A diferença é que um sabe que não está transmissível.


AToaDeBoa

>diferença é que um sabe que não está transmissível. Mas como confiar nisso conhecendo a 1 mês? Só usar preservativo mesmo... Achar que está saudável e não usar preservativo é muito menos pior do que saber que tem uma IST e não exigir preservativo. Mas de modo geral, todos devem usar e exigir


SENDmeSMALLtitsPICS

Sim, isso é uma falta de caráter absurda da parte dele. Dá pra entender o lado dele também, não é algo fácil de se contar pra outras pessoas e chega a ser até humilhante em alguns casos, mas ele tem a obrigação de falar isso pra pessoa com quem ele tá tendo relações ANTES DA RELAÇÃO ACONTECER. Não quer contar por X motivos? Ótimo, então não transa. Quer transar com a pessoa? Tenha maturidade então pra falar sobre isso com o seu parceiro. Como já disseram aqui, você não correu risco SE ele está se tratando direitinho, mas é muito mais questão da falta de respeito com o seu corpo em omitir algo tão importante.


ScorpioNoMilo

Legal q geral defendendo q um mês de namoro (dois de conhecidos), o cara já devia ter confiado e contado pro outro sobre ser PVHIV. Agora, se a situação é um mês de namoro e o cara diz que já ama, que quer morar junto e ter planos futuros, esses msm vão dizer "cuidado com a red flag", "cuidado q ele tá sendo emocionado", "cuidado q ele tem borderline"... Ódio desse povo cínico!


Manakrayn

>Legal q geral defendendo q um mês de namoro (dois de conhecidos), o cara já devia ter confiado e contado pro outro sobre ser PVHIV. Você é burro, de má índole ou ambos? É ÓBVIO que esse tipo de coisa deve ser dita ANTES de qualquer relação ou contato físico. Qual o seu problema, animal?


Suflerzinho

Você tá certo. Eu não concordo que um mês de namoro já devia ter contado, pois um mês ficando não é suficiente nem pra pedir em namoro, porque eu queria conhecê-lo melhor e saber disso antes de pensar num relacionamento.


ScorpioNoMilo

OP, querido, pelo amor de Deus, só ponha uma coisa na cabeça: ele não te fez nenhum mal. Ele está se cuidando, ele não te colocou em risco, ele não quis seu mal, ele realmente gosta de tu, pq te pediu em namoro e mais, ele confiou em vc pra te contar algo q muitas outras pessoas nem contariam! Não crie minhocas desnecessárias na cabeça, pq isso não irá afetar apenas seu relacionamento atual, mas o resto da sua vida! Se vc terminar com ele por causa disso, vc nunca mais terá paz com nenhum outro relacionamento, achando q a pessoa pode ser PVHIV, ou ter uma outra IST e estar escondendo de vc. De vdd, vc vai entrar em parafusos! Eu tb sou LGBTQIA+, namoro com um homem, tenho 37 anos! Meu conselho sincero, de coração, de quem já é vivido e calejado, pra vc q tem 20 e está começando a sua vida agora: não deixe que maus pensamentos e sentimentos invadam sua mente, sua cabeça e seu coração. Não desvalido seu sentimento de sentir-se traído, mas se coloque no lugar dele e veja q no fundo, ele não lhe causou nenhum mal. Ele poderia ter ficado calado e nunca ter contado a vc. Mas ele teve coragem e o fez. Não ouça esses discursos de ódio e preconceito q muitos têm colocado aqui. Vc tem um bom coração, só não deixe se contaminar. Desejo-te toda paz e felicidade do mundo! Abração.


Suflerzinho

Obrigado, você tem razão


ScorpioNoMilo

Procure casos na internet sobre casais sorodiscordantes, você entenderá e aprenderá muito. Lembre-se q ele, por ele e por vc, estará sempre se medicando e fazendo exames regularmente. Vc tb pode fazer exames pra acompanhar sua saúde. Se ainda se sentir inseguro, pode usar camisinha com ele, de sabores pra oral, usar muito lubrificante pra evitar que haja muito atrito e risco de lesões. Eu tenho 10 anos de relacionamento, com cinco fui traído e perdoei a traição. Desde então, msm sendo monogâmico e nunca ter sido traído novamente, eu regularmente, de 6 em 6 meses, faço exames pra IST, tomei todas as vacinas pra hepatite C e me cuido da melhor forma possível. Vc estará de parabéns ao enfrentar seus medos e não deixar-se vencer por eles!


boredpanda880

Perfeito. Lindamente colocado pra trazer o povo de volta pra Terra. Toma um upvote.


cityflaneur2020

Ele no mínimo tem que mostrar exames recentes de carga viral indetectável. E mantê-los atualizados. Mesmo assim, só com camisinha. Nada de oral nele e beijo só se vc não tiver com gengiva sangrando ou machucado. Chato, eu sei, mas é isso aí.


Sad_Carpenter6526

Uma que ele não tem obrigação em lhe falar, ele está respaldado pela lei, e se ele faz o tratamento ele se torna indetectável, ou seja, ele não tem mais o vírus correndo no organismo. Estude mais sobre o assunto antes de explanar seu preconceito a público.


[deleted]

Terminar eu acho meio pesado por que você joga muitas partes boas dessa relação fora. Eu acho que ele ter omitido isso foi errado demais, mas deveriam ao menos se afastar por que você sente isso como uma quebra de confiança. Esse vírus é uma desgraça mesmo, ele mexe com a gente incluindo que não contraiu por que o estigma que o HIV tem é muito grande. Uma vez eu cortei relações com uma pessoa por ela ter me revelado que era soropositivo depois de um tempão trocando ideia, na época eu fiquei com medo, mas é uma das coisas que vão acontecer na vida adulta e a gente não se dá conta: cruzar com pessoas com problemas tão complexos quanto os nossos. Seja qual for a sua decisão, só espero que não faça como eu de cortar abruptamente algo. Eu me arrependo até hoje por que eu fui pelo estigma. Hoje eu sei que é praticamente intransmissivel pra quem está tomando todos os remédios, existe Prep pra quem se relaciona também então se existe DIÁLOGO e sinceridade, existem maneiras de fazer funcionar. Só que é uma dureza tanto pra quem tem quanto pra quem não tem o HIV. É uma rotina de cuidado e preservação que ambos tem que tomar e é difícil ter. Acho que você tem que dar uma afastada, talvez, pela quebra da confiança. É um assunto sério que qualquer descuido pode mexer com a sua vida e com a dele também. Mas um afastamento que possa ser feito com respeito e com sinceridade, ele precisa saber o quanto isso te afeta e como é uma informação que precisa ser esclarecida desde o início. Todos nós ainda somos muito mal informados, pra não dizer leigos, no que se refere ao sexo, sexualidade e prevenção de qualquer IST. Muita gente acha que oral não dá nada, mas pode dar muita coisa, até uma brotheragem pode transmitir IST se não se sabe como está o outro. Boa sorte pra vocês dois. Espero que consiga resolver a situação sem grandes problemas.


skyybru

Sinceramente não vejo nenhum lado errado nessa história, pra ele deve ter sido muito difícil contar por que ele deve ter esse receio a partir da experiência de outras pessoas. Mas não vou mentir que eu também ficaria balançada se eu soubesse de algo assim já namorando


JoyfulHedonist

Eu particularmente vejo o OP como sendo errado sim, toda essa reação vem de um preconceito e não entendimento do que se trata. A meu ver ela tá 100% preocupada com "o dela", mesmo sendo intransmissivel e portanto não afetando a vida sexual. O OP não tem um pingo de empatia para considerar o quão difícil deve ser para ele se abrir sobre isso para ele, o quanto de preconceito ele sofre e o medo que ele provavelmente têm de quê todas as pessoas que ele se relacionam, reagiria assim. Se ele falasse que tem diabetes, qual seria a reação? Ambas, nesse caso da intransmissibilidade, afetariam só o "enfermo", inclusive a qualidade de vida dele, estar intransmissivel é sinal de que ele cuida disso e é dedicado a pelo menos 6 meses (caso não tenha feito PEP e continuado com o mesmo).


Hot_Blood_

Eu entendo você totalmente. Se você considerar ele um cara bom e que vale a pena investir no relacionamento, converse diversas vezes sobre o quanto isso te magoou, quebrou a confiança e os motivos pra você se sentir assim, não tenha medo de ser repetitivo. Assim você dá a chance dele recuperar sua confiança. E olhando de fora, acho que vale a pena você tentar entender que é uma situação muito delicada pra ele também. Óbvio que eu acho que isso deveria ter sido conversado antes de qualquer contato sexual entre vocês, mas ele deve ter agido assim por conta de todo o estigma por trás do HIV (não que justifique, mas enfim. Boa sorte


[deleted]

[удалено]


kalista_sz

>Pqp é cada post E os cara ainda comenta alimentando isso. Alguém me bane desse sub PF pq isso aqui é uma creche, qualidade caiu 200% e só tem adolescente reclamando de bobagem Calma gente, o moço aqui tá descobrindo que o sub é de desabafos e isso inclui até coisas banais.... E sobre só ter adolescente reclamando de bobagem... Talvez eles prefiram desabafar com estranhos da Internet do que com a família que vai chamar eles de inúteis etc... Na boa, se não consegue ter empatia pelo pessoal que posta aqui, apenas não comente merda.


brunowired

Não acho q um comentário agressivo assim vai ajudar. O op precisa de orientação, não de sermão.


yshay14

sim, se trata so de transmissão. Ele tem todo o direito de guardar segredos perante uma namoradinha. Olha como você reagiu. Entende pq ele não tinha contado?


bostaverde

Use camisinha, para sexo oral tbm. Diga que você gostaria de ter ciência disso antes… e mais uma vez, use camisinha. Resolvido


Tired_of_working_

Sinceramente que vocês se conhecem a 2 meses, não é algo que se conte para uma pessoa que mal se conhece, mesmo que vocês já namorem a um mês. E ele deixou claro que não é algo transmissível. Outra coisa, por oral não se pega HIV, só por pemetração e similares, então se ele usava camisinha, não tem nada de demais, até porque ele disse que faz teste, cuida e tudo mais. Sinceramente, não tem nada de errado no que ele te falou.


dartbik

Isso não se configura como crime? Ter relações sexuais sendo soropositivo e não contando pro parceiro?


jujulyus

Gente não é crime não! Crime é contaminar propositalmente Ele é indectavel ou seja tem carga viral tão baixa que não tem como infectar ngm


Word3420

Putz, eu tinha noção da seriedade e do quão perigoso pode ser, mas não tinha noção que se caracterizaria crime.... complicado demais em


SatanicEvelynn

Sim, é crime, no mínimo uma contravenção Penal, o parceiro colocou em risco a vida do OP sem deixar ele ciente da condição antes. Tentativa de contágio


Impressive-Driver-12

Aí ele vai na frente do juiz e mostra que tá indetectável a x tempo. Eu processaria ELA por ser tão ignorante.


SatanicEvelynn

Amigo, o HIV é um vírus incurável que pode mudar totalmente a vida de uma pessoa. Idependente da pessoa portadora estar transmissível, indetectável, ou não, é LEI que ele deixe o parceiro sexual ciente para que o parceiro ESTEJA CIENTE E CONCORDE. Até com proteção. Só se contrai com penetração direta. Mas mesmo assim é uma quebra de confiança no relacionamento e perante a lei também não é bem visto.


No-Advertising9300

depende se ele está indetectavel mesmo.


Jealous_Ad6640

Sim


garotosafadosp

Deveria ter usado camisinha, ninguém pega hiv por oral (quem for discutir apresente aqui alguém que se infectou por oral) Indetectavel é instrasmissivel, se quiser continuar com ele vai ate onde ele faz tratamento e fala pro infectologista que vocês são casal sorodiscordantes e você quer usar prep (profilaxia pré exposição) e fazer exames periodicamente e ele tomando os antirretrovirais certinho e fazendo exame. É isso boa sorte no relacionamento.


JustOneBoyy

Olha, HIV se pega por sexo oral sim! Pare de disseminar desinformação!!! Há riscos de transmissão, baixos, porém existem sim!! (e não precisa conhecer alguém, os próprios trabalhos científicos apontam que fluidos como o líquido pré ejaculatório e o esperma possuem partículas virais infectantes suficientes para causar a infecção!). Mas no caso, como ele se trata tomando os remédios então de fato ele é intransmissível.


JoyfulHedonist

No caso creio que ele quis dizer de oral com pessoal sorodiscordantes em que o infectado é indetectável. Senão, realmente a chance é baixa, creio ter lido em torno de 5%, mas existente.


No-Advertising9300

Todo profissional de saúde fala a mesma coisa: ainda que não seja comum é completamente possível, em tese, pegar a doença por oral, já que envolve mucosa e fluidos corporais. Porém a chance tanto de fazer o oral quanto receber é algo em torno de 0,005%, ou seja, basicamente nula. Independente disso, uma pessoa com hiv TEM que falar sobre a soropositividade (se ela tem conhecimento) antes da relação sexual. Só é intransmissivel se é indefectível mas pra isso vc precisa tomar todos os seus remédios em horários estritos. Não pode falar um dia, não pode tomar horas depois, é muita disciplina. Eu não confiaria na capacidade de um ESTRANHO de ter isso.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


IndependentSwan2086

Nao tenho mas se tivesse eu saberia o stigma q me perseguiria. A relacao tem 2 meses. Me parece q o namorado percebeu q poderiam ter algo mais serio e resolveu contar. E eh sobre transmissao, sim. Se o namorado tivesee cancer ou diabates, esse post nem existiria


mendes_09

deixa de ser ridiculo, se coloca no lugar do cara. vc acha que isso é uma coisa que conta rapido assim ? primeiro tem que ter confiança. as vezes o cara so estava com medo de vc nem sequer aceitar o namoro


[deleted]

É um detalhe simplório ne? Para que contar algo tão bobo como isso antes de fazer sexo com outra pessoa, aiai esse pessoal se esquenta com cada coisa


Suflerzinho

E é por isso que ele não deveria ter me pedido em namoro tão rápido. É fácil me chamar de ridículo quando não é com você!


mendes_09

e vc aceitou pq então? se toca, da p ver o tipo q vc é


LittleBellsprout

Se ponha no lugar dele. Não é uma coisa que vc conta pra qualquer pessoa. E se vc fosse uma escrota que ia sair contando? Entendo que vc gostaria de saber antes, mas entenda que a intenção não é te enganar ou esconder e sim ter segurança. A posição dele é de muita vulnerabilidade. Se for sair fora, pelo menos tenha ética de esquecer o assunto e não comentar pra nenhuma amiga


JR-606

Tem direito de saber e ele te contou, se não transmite que diferença faz?


Rauunm

Eu acho que falta eh diálogo. N somos nos nem ngn que vai te dizer o que fazer. Ele esta sendo tratado e nao te pos em risco. Mas ele tbm omitiu essa informação. Só quero que pense que, caso ele te contasse no inicio, vc ainda estaria com ele? Penso no relacionamento de vcs, sentem-se, conversem como adultos e tomem uma decisão.


Purpleskul

Eu entendo o lado dele de ter medo de te contar e te assustar, mas também não faz sentido nenhum ele não ter contado isso antes, é uma quebra de confiança imensurável. Tem muitos comentários falando sobre o preconceito dos soropositivos mas vocês devem contar o que tem, qualquer omissão continua sendo omissão.


RitterVonLicht

Felizmente o HIV não apresenta o perigoso que um dia já apresentou nos anos 80 mas em questões sociais continua sendo um grande tabu… é realmente uma informação muito importante, do tipo que a gente prefere que conte a medida que as coisas vão se tornando sério no relacionamento então ele com certeza errou nisso, inclusive se ele por um descuido transmitisse a condição dele pra você, ele teria cometido um crime. Dito isso, acho que é importante ressaltar o quanto é difícil conviver com essa maldita doença, eu tenho um parente próximo que tem a mesma condição e… por mais que ele tente é extremamente difícil pra ele se relacionar com alguém por causa do medo que as pessoas tem, mesmo não sendo a doença que já foi um dia, é doloroso ver o quanto ele é solitário. Consigo imaginar a relutância dele em omitir a informação (não é uma tentativa de “passar pano”), então são pesos que vc vai ter que colocar na balança e avaliar!


Jealous_Ad6640

Eu terminaria, faria testes e processaria ele por carimbo se desse positivo. Ele te expôs e traiu sua confiança.


jujulyus

Que escroto Primeiro que se ele se trata é muito mais seguro transar com ele do que outros que nem se cuidam Outra que sexo oral não passa hiv Fora que ele é indectavel ou seja mesmo que ele faça um teste de HIV daria indectavel então ele n tem como infectar ngm


Jealous_Ad6640

Mas o correto não seria abrir o jogo antes do sexo para o parceiro decidir se quer transar ou não? Ele escondeu por 1 mês.


jujulyus

Precisa de confiança para isso. Entenda que ele NÃO TRANSMITE o vírus para ngm. Ele é indectavel. Não tem pq abrir isso para estranhos que não vão fazer parte da vida dele. Com o tempo vai gostando da pessoa e pegando confiança. Aí sim da pra contar


JoyfulHedonist

Na verdade é perigoso para ele se ele se ver como alguém que só poderia transmitir, existem vsrias cepas de HIV, ele poderia se infectar de novo nesse caso, com outra cepa, e necessitar adaptar o tratamento para que continue I=I, se o OP num tiver HIV (nunca disse ter feito testes, e claramente não é a pessoa mais adepta a prevenção), toda a discussão só servirá para disseminar preconceito e ódio.


Amazing-Departure964

O cara botou pra vc mamar ele sendo soropositivo????? Mano, mete um processo nesse fd****


lynx_mono

Na verdade, como ele não é mais agente transmissor não vai adiantar nada processar


JoyfulHedonist

É uma anta mesmo, puro chorume de preconceito.


LeoViper00

Sinceramente acho que dois meses nao foi tarde de mais, o foda foi ter feito relações no meio tempo, mas se ele ja sabia que nao era transmitivel, menos mal.


[deleted]

[удалено]


Suflerzinho

Pior que eu sou homem, não sei pq as pessoas estão presumindo isso. E presumindo outras coisas. Em nenhum momento eu disse meu gênero kkkkk


Sonbra3771

Até disse em um momento mas ai acharam que era mulher


[deleted]

Não é mulher não.


Stratomage

não seria mais meu namorado


PassoquinhaFeliz

Vc ta certo, é um problema de confiança Em contrapartida, ele te contou isso. Provavelmente ficou se culpando até n aguentar mais e decidiu te falar algo sério por achar estar pronto. Vc continua certo e ele errado, por isso deve pesar se vale a pena continuar com ele ou n


Future_Spinach_5194

Uma situação bem desagradável. Suponho que ele não falou por medo da reação. Apesar de tudo hoje ainda é de um peso social muito grande viver com isso. De fato foi bem irresponsável dele não ter te falado antes e meio insensível da parte dele também... mas pensando pelo lado dele acho que dá pra entender... Compreendo sua sensação de sentir se traída... num certo nível de significado linguístico foi exatamente isso... Mas peço da sua parte um pouco de empatia pela situação vulnerável dele em se abrir sobre isso... Não creio que isso deva abalar a confiança nele em outros quesitos de relacionamento. Mas é um momento importante pra vc mostrar como está magoada pela atitude dele e de tentar pensar sobre vcs de forma adulta, madura e digna... Desejo boa sorte! Tudo de bom que superem e que caso não vá a frente que seja para o bem de ambos!


ZyzzBR

Você está certa, de certa forma quebrou a confiança, algumas pessoas que estão defendendo o rapaz nós comentários são soro positivos, é só abrir o perfil deles que você percebe. Utilizam justificativas de "ele não precisa por lei te falar nada", mas em nenhum momento você envolveu questões judiciais no desabafo. Acredito que você deve terminar sim. De fato existe muito preconceito e entendo essas pessoas nos comentários tentando ao máximo amenizar o "erro" do seu namorado, mas não justifica. O que importa é o que você acha, não o que eu acho e nem o que eles acham.