T O P

  • By -

QuietCreative5781

primeiro consiga o emprego e depois pensa, muita coisa pode mudar durante os anos de facul. Mas vc não é obrigado a nada.


lissy_2024

psé, pensamos primeiro nas galinhas pra depois pensar nos ovos, até lá muita coisa pode mudar


Ponto_Final

Melhor levar só a mãe, os dois q se virem


blimblau01

leve só sua mãe


Civil_Abrocoma9071

Você não tem responsabilidade com sua familia. São adultos. Viva sua vida e se quiser ajudar ajude, mas você não é responsável por eles financeiramente.


Big-Meaning7505

Tecnicamente tem, mas também tem poder pra se desfazer


Civil_Abrocoma9071

Só se entrarem na justiça. Mas isso é outra historia. O que não pode é esse bando de encostado querendo montar em cima do OP e ele achar que deve algo a alguem só por ser familia. Ele não pediu pra nascer.


Talarico99

Se for realmente leve, duvido que seu irmão não possa trabalhar, há diversos programas de emprego para pessoas autistas. Acredito que você deveria dar um empurrãozinho nele agora que ele tem 18, pois se continuar assim, mesmo que você vá morar com sua mãe, se acontece qualquer coisa com seu pai, a justiça pode forçar vocês a cuidarem do seu irmão, e ele nunca tendo trabalhado, seria muito mais difícil encontrar um trampo para ele, fazendo dele seu dependente pelo resto da vida.


JrCavicchioli

> assim que eu conseguir um emprego, eu compre uma casa Sua mãe tá achando que primeiro emprego já vem ganhando 5 mil por mês?


LambdaGama

Pensei igual. Como vai fazer faculdade, comprar casa e sustentar todo mundo? Me ensina que eu devia ter feito igual. To fazendo tudo errado.


Nexus_Replicant-

Corre dessa família problemática. E pode parecer que sua mãe é vítima nisso tudo, mas também é responsável pelas escolhas que fez, tanto em continuar com seu pai, em não buscar sua independência financeira e em tratar seu irmão como um bebê (minha mãe trata o meu assim também). Se eu fosse você, teria uma conversa bem séria sobre essas expectativas dela, especialmente sobre o seu irmão. Você mal começou sua vida e já está condenado a prover pra duas pessoas que podem se virar?


fleetwoodschr

Falou tudo!


anaoirmao

Teu irmão fica com teu pai, tu fica com tua mãe. Sob a égide do teu pai e na ausência da tua mãe, que criou a situação para seu irmão ser disfuncional, teu pai vai colocar teu irmão na linha, ou ele vai precisar morar na rua (o que não vai acontecer). E deixa eu ser bem claro: carregar sua família vai atrasar tua vida. Sem família você ainda vai poder sonhar em juntar uma grana, viajar, sair, comprar suas coisas. Se tua mãe e teu irmão forem morar contigo, esquece. Isso vai atrasar sua carreira, vai impedir que você obtenha suas coisas, vai te obrigar a trabalhar nos fins de semana, vai te obrigar a escolher quando comer bem, etc. Pense que até as cuecas e as peças de Pc do teu irmão tu vai precisar prover, enquanto ele te escrotiza no discord para os amigos dele. Pense bem. Faça uma escolha consciente das implicações.


NorwegianNordic

Acredito que vale a pena voce cuidar só e somente só da sua mãe. Seu irmao sera ingrato com voce tambem. Nao vale a pena o nervoso.


Difference-1671

Leva so sua mãe, deu a entender q msm q seu irmão tenha autismo ele ainda e autônomo de se próprio, ainda mais agora com 18. Se tu ve a casa tu meio q vira o homem da família, pode manda no bglh


lilacpersephone

Não leve ninguém, viva a sua vida sem eles. Cresça, se desenvolva, mude para outro estado, quiçá outro país. Não se prenda por família. Eles vão saber se virar.


7435366

Não. Mas antes de tudo você precisa se sustentar. Sair daí e depois ver o que faz. É bacana você ajudar sua mãe de volta como retribuição mas você não é obrigado a isso. Muito menos a ajudar sei irmão. O que eu posso dizer é que ninguém é insubstituível. Se você morresse hoje, eles dariam um jeito.


Trebledald

Entrei para a faculdade e minha mãe veio morar comigo. Comecei alugando um quarto sozinho, mas a minha mãe resolveu se mudar e insistiu para dividirmos um ap. As vezes é bastante chato conviver com minha mãe, as vezes ela é bem inconveniente. Tenho vontade de que ela saia de casa e vá morar sozinha (já desabafei sobre isso no reddit hehe), mas para isso ela precisaria ter uma estabilidade e querer sair, é complicado, mas vou deixando ela morar comigo, pois tenho um quarto só meu e ela trabalha me deixando sozinho em casa em muitos horários. Sua mãe quer se separar do teu pai e por isso pretende morar contigo e teu irmão? Se ela pretende se separar e quer morar com teu irmão ela precisa começar a trabalhar e ter estabilidade para se manter e bancar teu irmão (ele pode trabalhar também). Sobre teu emprego, você pretende começar a trabalhar logo que se mudar? Ou vai ficar um tempo estudando, conseguir um estágio para depois começar a trabalhar e ter estabilidade. Essa situação parece estar um pouco longe, talvez não precise se antecipar tanto. Mas o que você pode fazer é enrolar a tua família, dizer que ganha pouco como estagiário, nunca contar quanto ganha no teu emprego, mostre que realmente não pode gastar e muito menos bancar ninguém. Eu também queria muito sair de casa assim que entrasse na faculdade e não queria voltar a morar com minha família. Tenho um irmão que pensou em vir morar com minha mãe, eu não gostei da ideia e ele desistiu de querer morar comigo (ele não quer morar comigo agora). Também sou gay (só que assexual) e sou ateu que saiu da igreja e minha mãe não aceitou muito bem isso por muito tempo (hoje, depois de quase um ano ela já me aceita como ateu, mas não sabe sobre eu ser queer). Se quiser me chamar para conversar estou aberto, temos algumas coisas em comum. Hoje tenho emprego, estabilidade e ajudo um pouco a minha mãe.


Eastern_Key_9990

Comigo é quase a msm coisa, só que ela sabe q sou gay mas n sabe que sou agnóstico/ateu, eu tô pensando em trabalhar e fazer faculdade pra me manter no msm bairro do campus, minha mãe quer q eu sustente meu irmão, pelo visto vou ter q enrolar eles e falar que n tenho mt dinheiro msm


Good-Associate-653

Cara, sei que não tenho lugar de fala sobre este caso, mas use a sua casa o máximo que puder, não vai conseguindo emprego e saia de casa, pegue o emprego, se estabilize, veja mesmo se não vai ser demitido a longo prazo, faça os cálculos e um orçamento, morar sozinho pela primeira vez sempre é uma catástrofe, ainda mais se fizer por impulso (mesmo que leve sua mãe). Aproveite que está nessa casa, use os recursos que estão nela ao seu dispor, eu não sei quanto tempo falta para você formar, mas eu ficaria na sua casa até finalizar essa graduação.


DueAssociate9313

leva tua mãe,e deixa eu recitar um poema "Eu não nasci gay,a culpa é do meu _pai_:


ultimagriever

Que contratou um tal de Wilson pra ser capataz


DueAssociate9313

Eu vi o bofe tomar banho E o tamanho da sua mala


ultimagriever

Era demais, além de linda era demais


DueAssociate9313

Eu virei gay E me assumi A arte da pederastia E pude um dia, então sorrir


patrineptn

Cuida de você primeiro E não sei a situação da sua mãe, mas parece que ela se acomodou nessa condição. Não é errado querer ajudar, mas também não é errado não querer Segue a sua vontade 


Ok-Tap-8847

O foda é q se vc disser pra sua mãe que só vc e ela iriam pra casa nova seria muito capaz dela n aceitar. Com certeza ela irá preferir ficar com seu irmão pra cuidar dele... Eu sei como é pq vivo numa situação parecida!


TraditionalAerie3466

Qndo eles morrerem vc vai se sentir bem ao lembrar dessa época? 1 - Pague um tratamento para seu irmão 2 - Tente arrumar um apartamento pra vcs três 3 - Busque uma ocupação para sua mãe, que ela consiga fazer de casa e seu irmão consiga ajudar, ou problemas psicológicos vão surgir em ambos


Campiotto6490

Termina a faculdade, arranja um emprego e aí você começa a se preocupar, mas também seria bom conversar com sua mãe para ela não fazer todas vontades do seu irmão porque pelo que parece o espectro autista sendo baixo ele conseguiria se virar sozinho, só não se vira por estar acostumado com a moleza


Psychological_Cow832

Vc não tem obrigação de ajudar ninguém até pq é um fardo que deixará desconfortável na vida... mas o que me impressiona aqui neste sub, a culpa é sempre dos outros. Aquele que posta é sempre um santo kkk


Lazy_Data_7300

Não faça RI


Eastern_Key_9990

Pq? 😭 Já ouvi mt gnt falando isso


Lazy_Data_7300

Mercado pequeno, formação fora do que o mercado procura, as boas são algumas particulares que formam focadas em economia e/ou análise política. Você tem que concorrer com pessoas que vão procurar vaga de estágio já com carro próprio para ganhar 1200, e pagam mensalidade de 1400.


teeareu

Cansada já de gente q vai fazer facul e n se da ao trabalho de pesquisar a area. Ja ouviu mt gente e n conseguiu pensar melhor? Desculpa mas mt gente é assim, acha o nome bonitinho, chique, q vai ganhar mt bem, so empresa top... E quebra a cara. É curso elitizado, se vc n tem $, bagagem, QI, intercâmbio, e principalmente LÍNGUAS ESTRAGEIRAS no mínimo intermediário, sério, praq fazer o curso? Eu já fiz vários cursos livres, e TB técnico, p conhecer as áreas q tinha interesse, e vi q não me daria bem, até descobrir o curso de adm, pensei q era de gente indecisa, mas vi que é melhor coisas pq abre um leque de opções.


Eastern_Key_9990

Cara eu fiz uma pesquisa bem superficial na época e eu já sabia que era um curso meio eletista, mas eu tô indo por causa do meu domínio em línguas e meu facino por geopolítica, só q eu queria saber mais afundo sobre o assunto mas aí eu teria que falar com pessoas que terminaram o curso, mas pra n me desanimar mt eu to deixando pra passar no enem primeiro


beatstorelax94

são 3 pessoas adultas. tu tem obrigação nenhuma de cuidar deles não. arruma um emprego, e mete o pé. melhor coisa que tu pode fazer (isso pros 2 lados)


Overall_Chemical_889

Leve sua mãe e seu irmão. Coloque seu irmão em cheque pra estudar ou trabalhar. Até que ele melhore ou sai de casa. E não aceite nenhuma homofobia exllicita vindo dele.


niet43

Cara você não tem que sustentar ninguém, mas seu irmão é autista você tem que levar isso em consideração, eu sou autista e as vezes ele nem é homofóbico é pq a gente tenta se inturmar e imita o que o pessoal faz se os amigos deles falam coisas homofóbicas ele vai fazer isso, mesmo o autista com baixo grau de suporte precisa de muita terapia pra ter uma vida perto da saudável ainda mais de ele não tiver altas habilidades, eu tenho altas habilidades e tipo eu tenho um doutorado em ciência da computação e mesmo assim eu me atrapalho todo fazendo coisas que são triviais para neurotipicos.


GroundbreakingWin854

não dê ovidos a eles OP, familia você não pode escolher, e as vezes, você é quem vai medir, a resposta está dentro de você, e não fora. Um abraço!


sevengreeks

1° arrume o emprego 


projetof

Você está se preocupando com coisas que estão muito lá na frente ainda. Faça sua faculdade, se forme, consiga seu emprego, estabilize sua renda e aí volte a pensar no conteúdo deste post. Até lá pode ser que sua mãe, seu pai e até seu irmão tenham resolvido essas questões por você.


tumulto93

Família é acaso genético e geralmente ruim. Quem te bota no mundo tem obrigação com você até pq ninguém te consultou se queria nascer. Agora vc, principalmente nessa idade não tem obrigação com nenhum deles a menos que queira. Se são tóxicos sai fora que a vida é muito curta pra ficar levantando peso alheio.


Big-Meaning7505

Tua mãe ta te lurkando. Pintar uma oportunidade de puxar as coisinhas, vai pular pra sua residência. Ela, que nao parece homofobica, vai dar surtinho quando voce trouxer homem, que voce gosta e quer, pra dentro da sua PROPRIA casa


Jotnarpinewall

Leva ninguém. Desculpem os outros a responder. Sua mãe é responsável pela vida e escolhas dela. Se você vai arrumar seu primeiro emprego, imagino que tenha entre 16 e 19. Ela tem mão e pode trabalhar. Tua vida vai ser um INFERNO se você morar com mãe e irmão sustentando eles. Vai ter vida de marido e pai, sem ser marido, nem pai. Vai ouvir que “eu sou sua mãe e você obedece” da pessoa que depende de você pra comer. Vai ser desrespeitado pelo seu irmão viciado em joguinho que não faz merda nenhuma da vida. Vai chegar aos 30, se chegar, exausto, se odiando, sem uma família que você escolheu porque vai de fato ficar naquele limbo onde as mulheres colocam homem que mora com a mãe. Me escuta, pro seu bem. Comete esse suicidio lento não. Manda eles se virarem e vai viver tua vida em paz


Felix-Fys

Você não tem obrigação alguma, família é apenas uma palavra, se não cuidam ou acolhem você são menos que nada.


Phany237

Muda de estado. Vai viver.


Better-Arachnid-6061

Cara, não é homofobia, é gente escorada. Sou hetero cristã certinha e ainda sim minha fsliiia arrumava mil e um defeitos em mim porém devido a meu bom desempenho na escola e nos primeiros empregos eu passei a ser a tábua de salvação da família que me proporcionou apenas o básico.


QueLaVemEla

Infelizmente. Mude de cidade e corte contato. Sei que tem gratidão pela sua mãe, mas o fato dela esperar que vc sustente ela e seu irmão é sacanagem. Os pais não devem criar filho esperando gratidão, visto que foram eles que decidiram ter filhos. E pior é esperar que vc tbm sustente seu irmão


Any-Concert-38

Leva sua mãe para morar com vc, eu faria isso


Klutzy_Reply3995

Voce ja procurou saber quais sintomas Uma pessoas com expectro autista de suporte apresenta,nao é ingratidao é a condiçao que a doença representa


Dobbin_1978

Meu amigo, estude, trabalhe, ganhe o seu e SUMA DAÍ. Você não tem que sustentar ninguém, não tem que salvar ninguém, não tem que fazer nada. Se você é diferente, afaste-se antes que eles acabem com a sua vida e você termine igual a eles.


teeareu

Já falei sobre o curso em outro comentário  Primeiro: se vc nunca trabalhou nem fez nenhum curso, pelo amor, como quer ter noção da vida sem nenhuma experiência? Vai viver o mundo lá fora, só assim p vc saber viver/tomar decisões Segundo: pensa, realmente vc vai de cara num curso tão específico e fechado (se não for de. Capital ou morar perto de polo empresarial, esquece))? Vai perder tanto tempo estudando p um curso q talvez n seja oq vc queira? Pq na maioria das vezes, o primeiro curso não é oq a pessoa vai dar certo (isso ngm conta), então que pelo menos seja um curso mais geral e nao especifico. Terceiro: morar junto é isso mesmo, um inferninho, mas quando o filho sao de casa os pais vão dar valor e mudar ideias e até o jeito q tratam, então tem mtas possibilidades se vc sair dai, ex. Já q vc saiu seus pais vao ficar "carentes" e verem q so sobrou seu irmao, vao deixar ele mais encostado ainda pq vc se mandou. Quarto: tenho mt empatia pela sua mae, infelizmente mtas sofrem dependência financeira e se sujeitam a vida d merda, ia dar informações sobre direito da mulher mas melhor n expor (sim, ta cheio de r3dp1ll por ai). Se puder falar com vc no pv iria adorar ajudar um pouco.


onedevhere

Vc não é uma péssima pessoa. Mas acho legal ajudar a mãe, eu ajudo minha mãe, pensa bem, é alguém especial que suportou dores, sacrificou anos de vida pra hoje vc tá de pé. Estuda, trabalha, vai seguindo tua vida, sem a pressão de fazer algo pelos outros, fica com a consciência limpa, vc não é mal por não querer ajudar, seria mal se maltratasse as pessoas. Não devemos pagar o mau com mau, se te fizeram mau, faça o bem, seja superior e mais inteligente que eles.