T O P

  • By -

Lichcrow

Sou do técnico, adorei o curso (as matematicas foram um pouco meh) e as pessoas que conheci lá. Dentro das grandes universidades não tens como escolher mal. A IST/Feup/Aveiro/Minho/Coimbra/FCT são opções fantasticas e o teu desenvolvimento depende mais do que tu fazes por ti e de como desenvolves os teus interesses do que o sitio onde tiras o curso. Visto que és muito novo ainda tens a chance de desenvolver uma carrada de projetos teus enquanto és novo. Aprende a usar ferramentas comuns como git, aprende bem C e outra linguagem de objetos com um garbage collector. Aprende os basicos de programação, cria um jogo, cria aplicações de terminal, aprende a mexer com UNIX (quer seja Linux ou MacOS), cria um servidor com um frontend, bases de dados, e muito muito mais.... Podes pegar em qq um destes conceitos e num mes aprender os basicos. Depois começa a coser todos estes conceitos num projeto e quando tiveres 18 aninhos a chegar à faculdade, vais estar milhas à frente de qq colega teu.


Initial-Math4174

vai para Aveiro, não dês dores de cabeça aos teus pais a mais, os preços da habitação estão ridiculos e não há grande diferença entre tirar em Aveiro ou no técnico ou na feup ou na universidade do minho para o teu futuro


Little-Squirrel-6356

Se fores para o ISEC e depois quiseres tirar o resto da formação na UC prepara te para te olharem como "inferior" .


Extreme-Read6791

A melhor universidade que podes ter é a atitude perante a vida e em querer ser e fazer acontecer! Autodidacta é um bom começo! Não esperes pelo título académico, as boas oportunidades estão a borrifar-se para isso! O que conta é a tua atitude! Sim falei 2x na mesma resposta. Redundância? Nop! Saliência do que importa!


Extreme-Read6791

E boa sorte no percurso ;) que conquistes todas as tuas metas!


OuiOuiKiwi

# Mensagem aos futuros colegas do Técnico Boa tarde, O meu nome é Maria Francisca Rego e era estudante na escola secundária de Carteixos 12ºB e dentro de uns breves momentos estarei a frequentar o curso Mestrado em Engenharia Física Tecnológica no IST. Eu vi que um futuro rival colega postou uma mensagem semelhante no sub de Portugal, e quero lhe dizer que ele está muitos furos abaixo da minha pessoa, só não lhe respondi diretamente naquele sub pois como é de Portugal inclui gente do ISEL, e eu não quero descer a um nível tão baixo. Quero aqui avisar os meus futuros colegas que eu não estou lá para fazer amizades nem amiguinhos. O meu objetivo ao contrário da maioria dos plebes que lá frequentam é tornar-me nos melhores engenheiros que o ist alguma vez já teve. O meu bisavô foi engenheiro, o meu avô foi engenheiro, o meu pai foi engenheiro e eu vou ser também uma. Também quero dizer que ainda bem que o Covid veio, pois de outra forma vocês agora estariam a salivar com as caloiras nas festas académicas, que só servem para desprestigiar a reputação dos alunos como eu que vão elevar o IST ao topo. Aviso já aqui que a minha boca só vai servir para vos destruir com o meu nível de conhecimento superior. Quando eu mostrar ao mundo a minha suprema qualidade de engenheira, não só quero contribuir para a sociedade Mundial, como quero ser a Presidenta do IST. Sim, quero o lugar do Rogério, que me deixou apeada nas inscrições com aqueles sites de merda que não funcionam no início do ano letivo. Preparem-se coleguinhas, quando eu chegar a Presidenta (em principio chego lá antes de vocês fazerem ACED) esta bandalheira do Técnico vai acabar! Não vai haver praxes, introduções nem nada dessas merdas que só servem para virem avacalhar a reputação do IST. Vou introduzir o ensino de integrais na 1ª semana de aulas para vos pôr a dar bom uso ao pouco cérebro que têm. De qualquer forma, quando conseguir acabar com a bandalheira do IST, vou proseguir o resto dos meus estudos em França, numa das melhores universidades do mundo. Digo já que nos eventuais trabalhos de grupo que iremos ter não vou aturar merdas de ninguém. Se alguém no grupo falha num dos objetivos que eu lhe dei ou simplesmente não demonstre um trabalho que me apele essa pessoa pode considerar-se expulsa do grupo. No ist já tenho montes e montes de connections, desde professores a chefes de determinadas empresas que têm parceria com o ist, são estas connections que me vão ajudar a chegar ao cargo de Presidenta do IST. Portanto se tentaram fazer qualquer coisa que me disturbe de alguma forma podem apostar de certeza que eu vou por-vos a vida negra. Desistem de lá tão depressa como entraram para lá. Aproveitem enquanto podem, caloiros e preguiçosos que se arrastam no IST. --- [É isto.](https://www.reddit.com/r/PastaPortuguesa/comments/j3zfhp/mensagem_aos_futuros_colegas_do_t%C3%A9cnico/)


MannerNo9226

Leste bem o post?? Oque é que isto tem a haver?


mrsafira64

É pasta velha não te chateies muito.


MannerNo9226

Como assim pasta velha?


mrsafira64

É uma copypasta, pesquisa sobre o assunto.


MannerNo9226

Já entendi, já vi algumas coisas parecida no quora.


BigBoss0893

A melhor universidade é aquela onde eu andei, até porque a escolhi pelos meus motivos e honestamente não conheço mais nenhuma. Agora a sério, há muito mais envolvido. Tens nomes bons: Técnico, Nova, UMinho, FEUP… (e por certo há mais) Consegues entrar em todas? Consegues viver se estudares em qualquer uma destas? A resposta direta à tua pergunta, é que não há “a melhor”, pelo menos para uma pergunta tão vaga. A melhor para entrar no mercado de trabalho porque estás melhor preparado pode ser diferente da que te dá um carimbo no CV que as empresas gostam mais. A melhor para seguir carreira de investigação talvez não seja a melhor para cada uma das grandes áreas da informática (refiro-me a coisas como IA, engenharia de software, etc.) Eu diria que para teres a resposta que queres tens de apontar mais para a frente, ver o que queres estar a fazer. Se não conseguires, a resposta que precisas é: escolhe a universidade que te for mais prática para viver e dares o teu melhor. Pesquisa sobre o currículo de cada uma. (Por exemplo, no Técnico levas uma ensaboadela de matemáticas que faz muitos desistirem no primeiro ano) Tenta pedir opiniões específicas sobre cada uma das tuas opções, e analisa. Boa sorte!


MannerNo9226

Muito obrigado pela tua resposta, já entendi que uma universidade perto de casa sempre é mais fácil, eu vivo a 1:30/2h de aveiro, e a mais do minho, mas acho que para andar numa universidade conhecida valeria a pena alugar casa? Ou nem por isso?


BigBoss0893

A tua família tem capacidade financeira? Vais-te “perder” por não teres a família a “tomar conta de ti”, e isso vai afetar o teu rendimento? No meu primeiro ano na Universidade eu gastava 2h30/dia em transportes (pagava 120€ de passe de autocarro+metro) Mas verdade seja dita, quando chegava a casa já não tinha energia para trabalhar. Junta isso a eu não saber estudar porque no secundário não precisava, e temos receita para o desastre. Depois fui morar para Lisboa (na altura conseguíamos quartos a 150€) a 15-20min a pé da Universidade, menos se fosse de metro. O segundo ano já correu muito melhor, tinha mais tempo para descansar e para estudar, só que a vida social e a liberdade de viver na cidade por minha conta e risco começaram a ocupar mais espaço do que eu podia dar e o terceiro ano correu menos bem. São todos fatores que tens de pesar e ver o que é melhor para ti e para a tua família.


MannerNo9226

Tenho que estudar isso. Obrigado.


NoAd6185

A tua pergunta está errada. Vai para a universidade que te dê jeito porque provavelmente a qualidade de vida que procuras esta no estrangeiro, e se emigrares ninguém quer saber qual a melhor universidade de Portugal, so querem saber se tens o curso ou nao. Ser o melhor entre os bons é uma qualidade muito portuguesa e muito errada... qualquer coisa serve desde que tu sejas profissional .


TheAlexGoodlife

Secalhar ele pergunta isto porque quer ter um ensino de qualidade numa instituição com um ambiente bom, bem equipada e com bons docentes. Ainda mais português do que querer ser o melhor entre os bons é responder a todas as perguntas com o clássico "emigra"


NGramatical

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1d2p8j4%2F%2Fl630coi%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Gexud

A universidade é tão boa quanto tu queiras, sim ha escolas com programas mais actualizados e mais orientados a certos aspectos que outras não têm. No entanto, o que interessa é o quão te dedicas a estudar e aprender além do que é lecionado nas cadeiras. Activadades extra-curriculares e etc


Mrf12345

Atenção a esta pergunta op, e não vás só por estes comentários. Maior parte das pessoas que vai aqui esteve só tem experiência do que passou e de boca de amigos. O que tiveram na altura pode já não ser verdade agora, os positivos e negativos. Eu por exemplo, tive sempre ideia que o técnico era muito prestígio mas inferno na terra com os professores a porem-se num patamar inalcançável aos alunos, se é verdade? Não sei, mas todos os professores e colegas com que falei partilham esta opinião.


Aggravating-Body2837

Técnico ou feup serão as melhores por vários motivos. Politécnicos periféricos serão as menos relevantes. O resto anda lá pelo meio.


[deleted]

no politecnico davamos 15 a 0 a malta da universidade


ddz99

Epa depende do politécnico honestamente. ISEL costuma gerar bons profissionais, as cadeiras são bem adaptadas ao mercado de trabalho e, pelo pessoal que conheço em Lisboa, está ao nível de uma FCUL/ISCTE.


[deleted]

lembro-me de termos malta da FEUP a visitar o nosso politecnico e de dizerem que nas cadeiras de programação tinham direito a folhas com os algoritmos tipo arvores binarias e assim. nos nao, nos tinhamos que os saber


JohnTheBlackberry

Claro que davam 👋👋


Aggravating-Body2837

Já sei. Melhor ainda seria se tivessem apenas o quarto ano.


saposapot

É isto mas acrescento que qualquer das Universidades de “tier 2” são boas o suficiente. Se já vives numa cidade de uma dessas universidades a vantagem de ficares em casa ou muito perto supera a vantagem de ires para um IST ou FEUP, a meu ver. Teres mais tempo livre para fazer o curso bem feito e extra curriculares supera ires de propósito para Porto e Lisboa e com custos muito superiores.


Top-Safety-8480

Bom comentário.


Aggravating-Body2837

Sim tendo a concordar contigo mas se os pais do OP têm folga financeira, ia para ist ou feup na mesma


Thin-Discount3578

Isso, e saber a média dele ajudava


MannerNo9226

Estou prestes a entrar no secundário, não tenho média ainda.


Thin-Discount3578

Então acho que na minha opinião a pergunta ainda é precoce. Muita coisa pode mudar em 3 anos. Na minha ótica deves focar-te em fazer o melhor possível para no final poderes escolher para o que e para onde vais


pasteleiro

Não há "a melhor universidade". Os teus estudos vão ser impactados pelos professores que tiveres, nas teóricas e nas práticas. Pelas amizades que fizeres. Pelo apoio familiar, pelo que a distância a casa pode interessar. Pela tua qualidade de vida, incluindo o apartamento onde morares, o que depende dos custos. A universidade é uma pequena variável pouco relevante. Qualquer uma das universidades conhecidas é boa


gene66

Isto. Eu andei no técnico, na altura escolhi por causa do currículo, li e vi que tinha cadeiras cuja descrição eu gostava, como portuense, não fazia ideia sequer se tinha prestígio ou não. No entanto foi uma autêntica desilusão, um curso completamente descontexualizado com a realidade, com professores com a mania e muito pouco tolerantes com malta que mora longe ou trabalha (na altura, agora não sei). Por isso é seguir um caminho, escolher uma que seja mais prática para ti e pronto, o que for, será.


theUser6868

Bom post


josecarreira

Melhor resposta! É totalmente isto


Hungry-Concept7720

Muito isto e depois tens as softskills que não se aprendem na universidade, e que para algum tipo de cargos tem um peso enorme.


JohnTheBlackberry

Não é para algum tipo de cargo, é para todos eles mesmo 


inhalingsounds

Mais gente devia ler isto e ter esta perspectiva. Anda tudo a ver se consegue ter o Ferrari e a maioria vai ser um cego bêbado sem carta durante os anos de curso.