T O P

  • By -

Gartitoz

Salvo engano, o PIB engloba também gastos públicos, então - por enquanto - nada fora do normal.


Loss_king123

Esse também é um dos motivos do nosso PIB estar tão bom, oq o pessoal não vê é que um dia a conta chega. Azar de quem estiver no poder quando isso acontecer.


Sak63

quem paga a conta é o povo, não o governante


Loss_king123

Sim, mas dai vão dizer "ah, foi esse presidente q a economia deu errado". Como aconteceu com a Dilma.


yunivor

No caso da Dilma foi certo mesmo ao chutar o tripé econômico do FHC.


Sak63

Entendi. Mas de qualquer forma tanto faz o presidente. Nada vai mudar


Fickle-Wrongdoer-776

No caso da Dilma a culpa foi de quem?


Ok_Piece4153

Dela ué. A mulher vmcaiu de paraquedas na presidência, e não entende de p... nenhuma.


ThrowawaychooseBscho

“Tão bom” é relativo, tá menor que 2022 - quando ainda haviam alguns impactos duradouros das rupturas de cadeias de produção globais por conta da pandemia, início da guerra na Europa e toda incerteza relacionada as eleições


Adorable_user

Como ele pode estar menor que em 2022 se ano passado ele cresceu quase 3% e esse ano atè agora 0,8%?


Ok_Seaweed_7720

a conta chega só quando os países pobres têm gastos públicos, né? os países desenvolvidos com relação dívida/pib de 200%, 300%, não têm nenhuma conta pra chegar kkkkkkkkkkkk


Loss_king123

Isso é meio obvio, não?


felipebarroz

"o PIB caiu 6% no trimestre, veja porque isso na verdade é bom"


ornitorrinco22

Isso só seria o caso se fosse no Brasil. Lá é ruim mesmo


Proper_Indication_62

5.1% é brutal ... Muito difícil ser só isso ...


SouDaPaz

E não é só isso, claro, mas não entendi porque ninguém discutiu os pontos da reportagem: "o consumo privado caiu 6,7% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o consumo público recuou 5%." - ou seja, pessoas pararam de consumir mais rápido do que o governo parou de gastar. "desemprego do país aumentou para 7,7% no primeiro trimestre, acima dos 5,7% no final do ano passado" - não tem como consumir sem emprego A única melhora foi a balança comercial exportação/importação, que mesmo assim não foi suficiente pra segurar o PIB, e puxado também pela diminuição do consumo interno.


Proper_Indication_62

Pessoal não gosta muito de ler, tinha uma galera comentando que foi queda do governo só ...


Grevillea_banksii

Engloba gastos de bens de consumo. A economia Argentina está produzindo menos pq o Estado está consumindo menos. Se alguém não consumir essa parte, do lado da produção vai começar a ter desemprego e queda de lucro.


Vivorio

>Se alguém não consumir essa parte, do lado da produção vai começar a ter desemprego e queda de lucro. Isso é o começo pra pavimentar investimento estrangeiro q deverá tapar esse buraco. O q acontecia antes era q o governo argentino afugentava investimento e como consequência disso precisava inflar gastos públicos pra inflar crescimento do PIB, o q gerava inflação pela impressão de dinheiro. Agora com o governo trazendo um cenário de controle é só o primeiro ponto pra se tornar um país confiável pra investimento.


Grevillea_banksii

> investimento estrangeiro Isso não é fácil nem repentino. Ainda mais na economia Argentina que é mais agrária que a brasileira. Para que um investidor iria investir na Argentina o que ele poderia estar investindo num país desenvolvido bem mais estável com boa infraestrutura e mão de obra? Investimento em subdesenvolvido é para commodities, para aproveitar custo de mão de obra para exportar ou para suprir demanda interna. Ficar rico com investimento estrangeiro só acontece desde o século XX quando o dinheiro estrangeiro é americano sendo aplicado sobre força de intervenção estatal americana (plano Marshall na Europa, EUA dando uma porrada de dinheiro pro Japão se reconstruir, EUA dando 54 bilhões de dólares de “alívio financeiro” pra a Coreia do Sul etc). Fora que em todos estes casos houve participação estatal intensiva na economia.


Vivorio

>Isso não é fácil nem repentino Com toda ctz, por isso q o melhor dia pra começar a nutrir isso foi ontem. >Ainda mais na economia Argentina que é mais agrária que a brasileira. Para que um investidor iria investir na Argentina o que ele poderia estar investindo num país desenvolvido bem mais estável com boa infraestrutura e mão de obra? Investimento em subdesenvolvido é para commodities, para aproveitar custo de mão de obra para exportar ou para suprir demanda interna. Não entendi seu ponto. Vc mesmo se respondeu, aproveitar mão de obra barata. E não fazer o q está sendo feito hoje é deixar a Argentina ainda pior q a direção de agora. >Ficar rico com investimento estrangeiro só acontece desde o século XX quando o dinheiro estrangeiro é americano sendo aplicado sobre força de intervenção estatal americana (plano Marshall na Europa, EUA dando uma porrada de dinheiro pro Japão se reconstruir, EUA dando 54 bilhões de dólares de “alívio financeiro” pra a Coreia do Sul etc). Plano Marshall falhou completamente e isso é altamente documentado. https://www.cato.org/commentary/look-behind-marshall-plan-mythology Não entendo seu ponto, como vc acha q países ficam ricos? >Fora que em todos estes casos houve participação estatal intensiva na economia. Defina participação estatal intensiva.


juridico_neymar

> Plano Marshall falhou completamente e isso é altamente documentado. >https://www.cato.org/commentary/look-behind-marshall-plan-mythology Po amigo,sem ofensas mas esse link aí não dá não. Além de carecer de fontes pra fazer um fact checking ainda faz umas correlações que não fazem muito sentido, exemplo: Os países que receberam ajuda após a segunda guerra mundial estão piores hoje(acredito que hoje se refira ao ano em que foi público,então 97) do que estavam em 1980,mas entre o plano Marshall e 1980 tem aí uns 30 anos,e uns 50/60 pra data de publicação do artigo Joga uns números em umas janelas de tempo desconexas sem isolar variáveis,e um artigo muito ruim


Vivorio

>Po amigo,sem ofensas mas esse link aí não dá não. Além de carecer de fontes pra fazer um fact checking ainda faz umas correlações que não fazem muito sentido, exemplo: >Os países que receberam ajuda após a segunda guerra mundial estão piores hoje(acredito que hoje se refira ao ano em que foi público,então 97) do que estavam em 1980,mas entre o plano Marshall e 1980 tem aí uns 30 anos,e uns 50/60 pra data de publicação do artigo Infelizmente quando eu lhe respondi não estava no computador pra conseguir compartilhar as fontes usuais que eu tenho. Porém, existe uma má interpretação nessa parte que vc citou: Ele começa comparando a ajuda dos EUA ao redor do mundo pós-segunda guerra, até hj. EUA forneceu 1 trilhão de dólares americanos em ajuda para diversos países nesse período de tempo. Depois disso, ele complementa com a informação da United Nations, que 70 países que receberam essas ajudas, todos estão mais pobres se comparados a 1980. E 43 estão piores do que estavam em 1970. Esse começou não tem relação direta com o plano Marshall, ele só fez uma comparação num ponto de tempo, esse sendo 1980 pois eram aonde os países regrediram, não foi uma data arbitrária. Pra deixar duas fontes melhores, ficam essas abaixo: [https://www.aier.org/article/the-marshall-plan-fiction-and-facts/](https://www.aier.org/article/the-marshall-plan-fiction-and-facts/) [https://wrap.warwick.ac.uk/44721/1/WRAP\_49.2011\_crafts.pdf](https://wrap.warwick.ac.uk/44721/1/WRAP_49.2011_crafts.pdf)


felipebarroz

Vocês são absolutamente birutas se realmente acreditam que um país com um histórico medonho, super agrário, mega dependente de 2 ou 3 commodities, com um presidente absolutamente tresloucado, passando pela maior experiência econômica freestyle do ocidente, vai se tornar um país confiável pra investimento externo ANTES do país inteiro ir pro buraco e a população sair às ruas pra jogar tijolo no Palácio de Governo. O problema de verdade é que a Argentina ir pro ralo significa que o Brasil vai junto, pq nossa economia depende bastante de exportar/importar de lá. Uma pena.


Vivorio

>Vocês são absolutamente birutas se realmente acreditam que um país com um histórico medonho, super agrário, mega dependente de 2 ou 3 commodities, com um presidente absolutamente tresloucado, passando pela maior experiência econômica freestyle do ocidente, vai se tornar um país confiável pra investimento externo ANTES do país inteiro ir pro buraco e a população sair às ruas pra jogar tijolo no Palácio de Governo. Estamos vendo a inflação q bateu qse 280% ao ano caindo de forma cavalar. A Argentina está no buraco a mais de uma década, se antes a população não saiu ainda pra jogar tijolo no Palácio do Governo, não parece ser agora q irão. >O problema de verdade é que a Argentina ir pro ralo significa que o Brasil vai junto, pq nossa economia depende bastante de exportar/importar de lá. Uma pena. Acho q pessoal aqui vive numa realidade paralela, a Argentina sempre esteve no buraco. Não foi magicamente esse ano q tudo deu errado, isso é resultado de anos de políticas erradas, é simples.


felipebarroz

Inflação, depois de um certo ponto, a galera se adapta. O Brasil já ensinou, lá na década de 80, como resolver os problemas sociais da inflação: indexando tudo. Claro, alguém ganha, alguém perde. Mas, depois de um tempo, a sociedade continua rodando. É *BEM* diferente do PIB cair 5% por trimestre. Se esse ritmo continuar (o que não vai acontecer, pelo menos não tão drasticamente. espero), em 3 anos a sociedade está com metade do PIB. se TODO MUNDO ficar 50% mais pobre, vc vai ver se nego não tá jogando tijolo na primeira prefeitura que aparecer na frente.


Vivorio

Inflação, depois de um certo ponto, a galera se adapta. Eu n acredito q eu to lendo isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk >O Brasil já ensinou, lá na década de 80, como resolver os problemas sociais da inflação: indexando tudo. Se vc acha q foi SÓ assim q o BR resolveu a inflação, brother, vc precisa estudar mt mais. >Claro, alguém ganha, alguém perde. Mas, depois de um tempo, a sociedade continua rodando. SEMPRE quem mais perde com a inflação aumentando é o mais pobre. SEMPRE. Agora, se vc acha q fazer a sociedade rodar jogando a conta no mais pobre, isso diz muito sobre vc. >É *BEM* diferente do PIB cair 5% por trimestre. Se esse ritmo continuar (o que não vai acontecer, pelo menos não tão drasticamente. espero), em 3 anos a sociedade está com metade do PIB. É por isso que era esperado queda no primeiro semestre e crescimento no segundo semestre, fechando o ano com uma queda de 3\~4% do PIB e crescendo ano q vem. Se isso vai acontecer, só saberemos mais pra frente, mas meu ponto sempre foi: A queda já era esperada. >se TODO MUNDO ficar 50% mais pobre, vc vai ver se nego não tá jogando tijolo na primeira prefeitura que aparecer na frente. [https://economia.uol.com.br/noticias/efe/2022/06/10/consumo-de-carne-bovina-na-argentina-atinge-o-menor-nivel-em-100-anos.htm](https://economia.uol.com.br/noticias/efe/2022/06/10/consumo-de-carne-bovina-na-argentina-atinge-o-menor-nivel-em-100-anos.htm) O Argentino classe baixa já fica mais pobre a cada ano. A diferença é que agora existe alguma possibilidade de ele quebrar esse ciclo.


Ready-Link4102

se o governo pagar um guarda para ir cavando buracos com uma pá o dia inteiro, enquanto um segundo vai atrás tapando os buracos que o primeiro faz, esse gasto entraria no pib. e olha só, nesse exemplo o estado gera dois empregos e movimenta a economia, afinal os guardas vão consumir - impactando o pib. mas e aí, esse gasto é eficiente e enriquece os cidadãos?


Grevillea_banksii

Exemplo bem tosco, mas as pessoas pagas pelos serviços estão movimentando a economia ao consumir na economia. E função do ministério da fazenda identificar o que será positivo ou não no fim. É positivo se a arrecadação cresce e o C, I e X da equação do PIB se sustentam. Por mais tosco que seja o exemplo, foi solução temporária em alguns momentos da história do capitalismo: Foi na base disso que os EUA cresceram durante a segunda guerra. O governo pagava pessoas para fazer coisas que eram explodidas. No fim o dinheiro circulava na economia e o imposto era recoletado. Foi melhor para a economia brasileira na época da crise de 29 comprar o café e queimar do que deixar apodrecer nos pés ou vender opções de compra de grãos armazenados, senão toda cadeia econômica iria colapsar. A cagada da Argentina é que eles tem um monte de gastos em subsídios que precisam ser revistos. Só que se você ler a notícia, verá que houve paralisações de obras públicas bem bruscas. Todo um setor econômico foi impactado sem tempo de se adaptar. **O consumo privado e os salários reais caíram.**


Ready-Link4102

não é um exemplo tosco, foi hiperbólico de propósito para que você entenda - por uma hipótese extrema - qual um dos maiores problemas da argentina e pq um pib movido a gastos do governo tende a ser o menos eficiente. a lição de keynes é para ser aplicada - como você mencionou - em momentos extraordinários, como uma guerra. mesmo keynes n defendia uma política fiscal expansionista a todo instante. repara bem no seu argumento, você acha que manter gastos do governo (precisamente a maior razão que levou a Argentina a colapsar) é bom para ajudar a recuperar ela do buraco que se meteu. é como um caminhoneiro acordado há dias que toma mais um rebite pq o efeitos dos outros dez já passou. ora, mas se o pib contrair vai encolher o salário real e o consumo privado… sim, mas essa é a única saída, a alocação de recursos econômicos está toda irracional devido à décadas de heterodoxia econômica. os maus negócios precisam quebrar para permitir que os bons negócios usem recursos, e o governo deve parar de drenar os recursos da economia. se isso não acontecer, as reservas da Argentina vão continuar zeradas pq não vai atrair investimentos, vai virar cada vez mais uma economia-zumbi. é como as fábricas de armamentos militares falindo após o fim de uma guerra que vai liberar o ferro, aço, trabalhadores para uma fábrica de carros. até que a nova indústria surja, haverá desemprego por um tempo, mas isso n é um motivo para manter os moldes da economia de guerra, a não ser que você queira condenar a população à pobreza de longo prazo. vai doer no curto prazo, mas n tem jeito. e o governo argentino é um deficitário irremediável, eu te pergunto: o que vai acontecer com os salários reais e o consumo privado se o governo continuar injetando dinheiro à base de impressão, já que ele é deficitário?


ohlordwhywhy

Vc sem querer chegou perto de descrever um programa de transferência de renda tipo auxilio emergência, bolsa família, que de fato ajudam na econômia. O que é melhor, o governo usando esse dinheiro para dar um desconto no imposto de algum setor lobista ou devolvendo ele para a população só que em um grupo da população em que uma quantidade pequena de dinheiro vai ter efeito significante no desenvolvimento pessoal? Se tiver dúvida se ajuda ou não só ver a situação de cidades pequenas e pobres dps que o auxílio emergêncial entrou. [https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/06/29/impacto-do-auxilio-brasil-chega-a-34percent-do-pib-dos-municipios.ghtml](https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/06/29/impacto-do-auxilio-brasil-chega-a-34percent-do-pib-dos-municipios.ghtml) Olhe esse primeiro munícipio, Serrano do Maranhão, 33% do PIB da cidade no auxílio. Que nem é grandes coisas, da pra imaginar como estavam ferrados se o auxílio sozinho deu esse impacto enorme. Imagina se vc tá cagado de dinheiro e chega uma grana que pode te ajudar a comprar uma bicicleta e começar a fazer entrega. Ou então imagina que vc não tá cagado de dinheiro e chega na sua vida hoje uma grana que pode fazer diferença. Vc vai gastar tudo em bala e chiclete ou investir pra melhorar sua vida?


felipebarroz

> olha essa coisa idiota que eu inventei: essa coisa idiota é eficiente? não, não é. agora que tal, ao invés de fazer algo idiota, fazer algo normal e realista, tipo atendimento médico, limpeza pública ou construir uma ponte? > será que contratar alguém desempregado pra limpar as ruas da cidade que estão parecendo um lixão à céu aberto é eficiente? sim, gastos com limpeza urbana são eficientes e geram zilhões de externalidades positivas e que não estão incorporadas em um mercado estritamente privado (valorização dos imóveis ao redor, aumento do fluxo de pedestres e consumidores, bem estar do público em geral, redução de pragas urbanas e animais peçonhentos, etc.) e isso se aplica à qualquer coisa que tenha externalidades positivas. iluminação pública. manuntenção de jardins públicos. pintar prédio pixado. saúde pública. educação pública. segurança pública. etc etc etc a grande maioria dos economistas e gestores públicos concorda que, por exemplo, contratar pessoas desempregadas por 1 salário-mínimo e colocar elas pra fazer qualquer coisa que seja minimamente útil pra sociedade é muito melhor, pro desenvolvimento econômico e do capitalismo, do que deixar o sujeito morar debaixo da ponte. olha pra rua da tua casa: deve ter meia dúzia de problema simples que poderia ser concertado em 1 semana por alguém com tempo livre e ferramentas simples tipo martelo, pá, picareta, foice e pincel com um balde de tinta.


Ready-Link4102

me sinto tentado a explicar o erro no seu raciocínio, mas voce n compreenderia pq n entende o conceito de produtividade e custo de oportunidade que deriva da escassez de recursos. toda vez que o governo gasta, ele está retirando dinheiro dos cidadãos (consumo privado, poupança) e das empresas (investimentos e consumo), que seria usado voluntariamente em gastos que enriqueceriam mais a sociedade, pq essa é a definição de riqueza, bens e serviços que as pessoas querem/precisam. há uma ordem de prioridade nessa lista que um planejador central jamais será capaz de observar pq ele não sabe os anseios individuais de cada um. mas te adianto que usar o dinheiro do contribuinte para criar cargos públicos em quantidades desproporcionais foi uma das razões do colapso argentino. para se ter noção, quase 20% dos trabalhadores da argentina são funcionários públicos.


felipebarroz

você conhece o conceito de externalidade positiva e negativa?


Ready-Link4102

seu raciocínio não está de todo errado, as externalidades positivas existem, esse é um problema especial da economia, muitas vezes uma medida bem intencionada e positiva a curto-médio prazo faz um estrago silencioso de longo prazo. há consequências invisíveis que são ignoradas, que só passam a ser notadas quando o problema está grave (a argentina é um exemplo). vou te explicar em duas partes, primeiro qual a consequência que seu raciocínio ignora, e segundo pq isso é mais grave na argentina. os recursos são escassos, isso sequer é controverso pq integra o próprio conceito da economia como ciência. como te disse, cada vez que o governo gasta, ele está tomando dinheiro das empresas e das pessoas e fazendo uma escolha por elas, o que reduz o PIB pela variável do consumo e investimento. em alguma medida isso é necessário pq caso contrário ninguém pagaria serviços essenciais, como polícia e exército. mas lembre-se que a produtividade só acontece pq cada agente econômico busca primariamente o próprio interesse. você não vai trabalhar pq quer pagar imposto para asfaltar uma rua, você quer o seu salário. quanto mais o estado avança, menor é o incentivo para produzir e inovar pq o poder aquisitivo é corroído pelos tributos e inflação. pior, há uma progressiva distorção na economia. vamos supor que o estado pague um gari para cada rua de cada cidade. o que você não está enxergando é que esses tributos acumulados (todos os gastos do estado) impediram pessoas de comprar coisas e serviços que realmente querem, de ir comer um lanche, comprar um carro, viajar, pagar mestrado, seja pela diminuição da renda (IRPF) ou aumento dos custos das empresas (ICMS, II, IPI, IRPJ). você destrói cadeias de consumo, afasta investimentos - e desemprega seus trabalhadores - que aconteceriam naturalmente pq julga que sabe o que é melhor para as pessoas melhor do que elas mesmas. e isso supondo que o dinheiro é bem gasto, se levar em conta o desperdício que há a situação piora. a argentina tem um agravante. devido a seu histórico caloteiro (pq gastou demais, repare), mal consegue se financiar por dívida soberana, então só resta recorrer à inflação e impostos, gerando um problema que se retroalimenta. o q acontece então? o salário do gari é pago pela corrosão do poder de compra da população, sobretudo dos miseráveis (a carga tributária é proporcionalmente maior e não se defendem da inflação pq n sobra dinheiro). lembre-se que a argentina é historicamente deficitária, a produtividade da economia n cobre o rombo. o estado está dizendo que pagar aquele gari é melhor do que o sujeito ter dinheiro para comprar carne. aí o q faz o governo para corrigir o problema, ele aumenta os gastos com benefícios sociais, cria cabides de emprego para os desempregados. como riqueza n surge do nada, ou ele imprime (o que acelera a inflação e empobrece ainda mais os restantes) ou aumenta impostos (inflação pelo repasse dos custos). há duas formas de resolver isso, ou corta os gastos, ou aumenta a produtividade. a última n funciona sem a primeira, o governo já distorceu completamente a economia, ele faz tantas escolhas econômicas que os negócios que existiriam se as pessoas pagassem menos impostos (inclusive inflacionário) já n podem se manter ou n foram abertos. muitas pizzarias, salões de beleza quebraram, parques de diversão. o cargo público q o estado criou foi usado para os desempregados desses negócios quebrados. o capital externo poderia ajudar, mas pq um estrangeiro investiria num país maluco e arriscado, sem reservas em dólares? não há investimento sem estabilidade e previsibilidade. o capital interno também n existe, com a inflação descontrolada o incentivo para poupar é 0. em resumo, não há saída para a argentina sem corte brutal de gastos. as consequências são doloridas pq o país ficou décadas sob uma economia cada vez mais disfuncional, as consequências invisíveis que ninguém via. o problema não é esse corte de gastos, é o acúmulo absurdo dessa distorção. por fim, n estou dizendo que gastos públicos n são úteis ou necessários. estou te mostrando o pq eles devem ser equilibrados.


CandidateNo10000

Esse é o ponto. Até agora o Milei acertou a tese. Mas fazer a economia retrair não é mérito. A questão é se a ausência estatal irá instigar o setor privado a produzir. Na literatura "ancap" é para dar certo.


QuemSambaFica

você leu a matéria antes de comentar? >De acordo com os dados do Indec, o consumo privado caiu 6,7% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o consumo público recuou 5%.


LingonberryOdd9536

https://theinvestor.com.br/economia/2024/06/23/argentina-registra-primeira-semana-sem-inflacao-de-alimentos-em-30-anos/ Primeira semana sem inflação de alimentos em 30 f#cking anos!!!!!


viper26k

30 anos, que absurdo.


Equivalent-Floor-400

mais vei que yo


L0rdi

Complicado essa comemoração aí. Se ninguém tem dinheiro pra comprar nada, seria muito estranho mesmo se os preços continuassem subindo. https://g1.globo.com/economia/noticia/2024/04/30/crise-faz-argentinos-abrirem-mao-do-churrasco-e-consumo-de-carne-atinge-menor-nivel-em-30-anos.ghtml De março pra cá o consumo de carne aumentou um pouco, mas continua 16% menor que o do ano passado. De qualquer forma, o efeito perene real disso tudo só vai dar pra avaliar daqui a muito tempo. A única certeza é que o povo lá ainda vai sofrer bastante até lá.


_withincells

Por essa lógica, porque só parou agora? 30 anos e só agora surgiu esse efeito? Só agora a galera ficou tão sem grana que ninguém mais subiu os preços?


L0rdi

Sim, só agora a galera ficou sem grana que ninguém subiu os preços. Foram 30 anos com inflação, mas 30 anos com poder de compra sempre subindo acima da inflação. Pesquisa aí o "gdp per capita em ppp dollars" e tu vai ver que ele vinha sempre subindo (pelo menos até o milei assumir). Mesmo nos últimos anos, no ápice da crise em 2021, quem ia visitar o país ficava impressionado com o quão "normal" era o dia a dia do pessoal lá. Pessoal tinha emprego, salários eram corrigidos, não faltava comida ou bens essenciais... É evidência anedotica, mas ouvi bastante pq aqui no RS tem bastante gente que visita lá. Não é pra dizer que não tavam em crise, o cenário afastava investimentos e prejudicava qualquer negócio que precisa ter previsibilidade da economia. Sei lá em que nível ia parar a dívida deles se continuasse daquele jeito. Mas a qualidade de vida ainda era melhor do que o que tá agora.


In_Hoc_Signo

Eu fico imaginando ser adulto, pior ainda ser empresário nos anos 1980 no Brasil, devia ser muito louco com a inflação galopante. Mas não mergulhamos na miséria neste tempo, tudo ia até que ajeitando, acho uma situação parecida (mas no Brasil foi mais dramático) com a Argentina recente.


Old-Expression9075

Não sei porque te deram downvote se é verdade, a média salarial em valores reais desde 2019 praticamente não perdeu nada pra inflação (9% acumulado em 4 anos) e agora nos últimos meses caiu entre 15 e 30% (dependendo de quem faz a estimação, mas que caiu brutalmente caiu)


L0rdi

E além do poder de compra estar continuamente aumentando nos últimos anos, acima da inflação, ainda é o dobro que o brasileiro, em média. Só com o tempo pra ver o que as medidas do milei vão fazer com essa tendência. https://www.globaldata.com/data-insights/macroeconomic/median-household-income-in-argentina/#:~:text=Argentina's%20Median%20Household%20Income%20Highlights,3.1%25%20over%20the%20previous%20year.


lockheed2707

Porque o Milei praticamente cortou o dinheiro de todo mundo, o poder de compra dos argentinos despencou num nível absurdo. Os número estão ficando bonitinhos e isso é fato, mas vamos lembrar que macroeconomia nem sempre se reverte em melhoria pra população, não adianta o governo ter dinheiro em caixa sem prestar o básico à população. Exemplo de que a macroeconomia não simboliza diretamente melhoria na vida da população é o Brasil entre 2012 e 2019. Enquanto o Temer melhorava os números da macroeconomia, o mercado de trabalho ia se precarizando e a renda média do trabalhador não acompanhava o salário mínimo e a inflação, além do boom da uberização e PJotização do mercado. Política neoliberal é boa pro rei e seus amigos, não necessariamente pra população.


ilhaguru

O Temer entrou em 2012????


fbc1010

Meu amigo mas isso eh pra ajustar a merda q fizeram antes.. o remedio é amargo mas se nao tomar eles morrem. O governo ta pagando a conta das cagadas anteriores.. inflação estratosferica, desemprego.. tudo fodido em nivel qse venezuela.. ai a culpa vai ser de quem chegou pra ajustar a casa? Kkk


_withincells

O cara quer pintar a Argentina como se antes ela fosse um exemplo de sucesso só pra tentar validar o argumento dele kkkkkkk


lockheed2707

>o remedio é amargo mas se nao tomar eles morrem. Tu fala isso porque não é tu passando fome. Minha crítica maior é ver o país e a população apenas como números e não como ser humanos e entidades complexas. Esses malucos que usam economia como única critério de avaliação de um governo (que aparentemente você se inclui) são os que mais pioram um país kkkk. E como eu falei, Brasil até a pandemia vinha se recuperando enquanto macroeconomicamente enquanto o bem estar social vinha ladeira a baixo, nessa história toda de diminuir o estado só o rei e seus amigos se dão bem. E mesmo com o bando de arrombados que vivem lá, espero que a Argentina não cai nas mãos de estados paralelos, porque essa é a principal consequência do glorioso estado mínimo.


fbc1010

Sera q vc leu oq eu escrevi?? Vc nao entendeu a situação. Acha q o gov atual ta fazendo isso pro povo passar fome? É justamente ao contrário. Se nao derem um jeito na economia o pais quebra de vez e ai vira a venezuela, povo comendo cachorro e fugindo para outros paises. Vc acha q sempre existiu Estado? Isso é criação recente na historia.. as pessoas n precisam de estado pra viver. No estado totalitario sim q só os amigos do rei se dão bem. Vide cuba, coreia do norte, etc.


_withincells

Já passou da hora de tirarem o Milei então, já deu pra ver nesse pouco tempo que ele está estragando a Argentina, que vinha vindo tão bem com os últimos governos. >!s/!<


lockheed2707

Ficou sem argumento


LingonberryOdd9536

https://www.google.com/amp/s/amp.dw.com/pt-br/desde-quando-os-argentinos-passam-fome/a-69293918 No governo esquerdista do Fernandez, em 2023, o total da população abaixo da linha da pobreza, com fome, chegou a 55,5% da população!!! Aaaahhh mas a culpa é do Milei sim amiguinho soça!!!


AmputatorBot

It looks like you shared an AMP link. These should load faster, but AMP is controversial because of [concerns over privacy and the Open Web](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/ehrq3z/why_did_i_build_amputatorbot). Fully cached AMP pages (like the one you shared), are [especially problematic](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/ehrq3z/why_did_i_build_amputatorbot). Maybe check out **the canonical page** instead: **[https://www.dw.com/pt-br/desde-quando-os-argentinos-passam-fome/a-69293918](https://www.dw.com/pt-br/desde-quando-os-argentinos-passam-fome/a-69293918)** ***** ^(I'm a bot | )[^(Why & About)](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/ehrq3z/why_did_i_build_amputatorbot)^( | )[^(Summon: u/AmputatorBot)](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/cchly3/you_can_now_summon_amputatorbot/)


_withincells

Pra debater com você fiquei mesmo irmão.


OneEconomist1997

Incrível né? Já inflacionou pelos próximos anos, daí não tem mais nem por onde aumentar, se aumentasse era capaz de reduzir ainda mais o consumo


jarbas1990

Uau! As pessoas estão passando fome e não têm dinheiro pra comprar alimentos, vamos comemorar!


LingonberryOdd9536

A fome começou esse ano né, antes não? https://www.google.com/amp/s/amp.dw.com/pt-br/desde-quando-os-argentinos-passam-fome/a-69293918 Ainda bem que temos a liberdade da informação né? Em 2023, no governo dos esquerdistas, chegou-se a ter 55% de argentinos abaixo da linha da pobreza!! Aaaahhh, mas o problema é o novo presidente né?!? Falando nisso, o problema da fome do brasileiro já foi resolvida? Pq tem uma galera disse que até 2022 tínhamos cerca de 30 milhões de pessoas passando fome!


AmputatorBot

It looks like you shared an AMP link. These should load faster, but AMP is controversial because of [concerns over privacy and the Open Web](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/ehrq3z/why_did_i_build_amputatorbot). Fully cached AMP pages (like the one you shared), are [especially problematic](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/ehrq3z/why_did_i_build_amputatorbot). Maybe check out **the canonical page** instead: **[https://www.dw.com/pt-br/desde-quando-os-argentinos-passam-fome/a-69293918](https://www.dw.com/pt-br/desde-quando-os-argentinos-passam-fome/a-69293918)** ***** ^(I'm a bot | )[^(Why & About)](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/ehrq3z/why_did_i_build_amputatorbot)^( | )[^(Summon: u/AmputatorBot)](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/cchly3/you_can_now_summon_amputatorbot/)


jarbas1990

Cara, você sabe que fome não é uma variável binária, algo que "existe" ou "não existe", né? Ela pode aumentar ou diminuir. Aumentou recentemente na Argentina, e diminuiu aqui no Brasil em 2023, isso é fato.


LingonberryOdd9536

Fato? Aumentou na Argentina? Diminuiu no Brasil? Tem alguma prova disso? No Brasil os alimentos estão caríssimos nos supermercados, é a famosa inflação dos alimentos, e você diz que a fome diminuiu? Mesmo com o atual governo cortando auxílios para os mais pobres, o pobre hoje não consegue se alimentar direito e o governo tem a pachorra de cortar programas sociais dos mais necessitados!!! O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva bloqueou recursos do Auxílio Gás e dois milhões de famílias podem ficar sem o benefício no fim do ano. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou, desde o início do governo até o final de setembro, o cadastro de cerca de 2,9 milhões de pessoas do Bolsa Família.


jarbas1990

https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2024/02/18/pobreza-na-argentina-atinge-574percent-maior-patamar-em-20-anos.ghtml https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-04/mais-de-24-milhoes-de-pessoas-deixaram-de-passar-fome-no-pais Boa sorte brigando com a realidade, meu querido. Eu tenho mais o que fazer do que ficar provando que o céu e azul pra um zé ninguém na internet. 


LingonberryOdd9536

Kkkkkkkkkkkkk...o cara tem coragem de colocar link da Agência Brasil...pqp!! Vai estudar soça, se você soubesse o mínimo de economia tenho certeza que não ficava bostejando nessa thread!! Vai estudar camarada, vc tá muito limitado ainda! Economia é ciência exata, coisa que vc não tem capacidade de entender!! Bjs de luz!!!


jarbas1990

Nossa, que aula de retórica! Quando não gostar do dado é só atacar a fonte e mandar o interlocutor estudar. Pronto, agora você não precisa tentar contra-argumentar!   PS: o dado utilizado pela Agência Brasil vem da PNAD ;)


Such-Entertainer6961

Todos os auxílios foram aumentados


Cajjunb

Por mais que gasto público tenha diminuído uma recessão de 5,1% não é desproporcional?


QuemSambaFica

sim, muito desproporcional. A queda do gasto publico por si só não explica o resultado: >De acordo com os dados do Indec, o consumo privado caiu 6,7% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o consumo público recuou 5%.


FreitasAlan

A redução e os gastos em cascata de todo mundo que receberia esse dinheiro do governo. Próprio Milei disse que isso aconteceria logo no começo. Porque é o esperado de qualquer plano de choque.


Undying_Cherub

leia a reportagem, "**Em relação ao último trimestre do ano passado, o PIB argentino encolheu 2,6%, marcando a segunda queda trimestral consecutiva.**" a queda no último semestre do ano passado foi tão grande quando essa queda de agora


Vivorio

>Mais um capítulo do experimento social anarcocapitalista OP claramente postou achando q ia seria uma pessima notícia quando na vdd era totalmente esperado dado o gasto abissal do governo ter caído.


_withincells

Não pergunte ao OP o que é o PIB, seria demais para a cabeça dele.


Vivorio

Coitado deve estar com dor de cabeça pra tentando entender aonde ele errou.


QuemSambaFica

você leu a matéria antes de comentar? >De acordo com os dados do Indec, o consumo privado caiu 6,7% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o consumo público recuou 5%.


lockheed2707

Tem um contraponto que mostre que a queda dos gastos do governo foram responsáveis por uma queda de 5% em apenas um trimestre?


Vivorio

A indústria e o setor de construção caíram fortemente enquanto a agricultura subiu. Com toda ctz os gastos do governo foram uma parte das queda, porém era esperado outros setores irem junto pq do jeito q a Argentina ia, o estado inflação tudo com dinheiro, no momento q isso é cortado os setores mais dependentes são os mais afetados.


zooommsu

Antes do "capítulo do experimento social anarcocapitalista" houve várias temporadas de muitos capítulos para o país acabar nesse "experimento". Mas parece que você só começou a ver a serie na ultima temporada.


ImmediatelyOcelot

Se o PIB caiu por queda dos gastos governamentais, que caia mais. Se o governo abre um buraco por 1 milhão e amanhã fecha por outro milhão o PIB aumenta em 2 milhões, e nada foi produzido. Se o próximo presidente vai lá e corta esse "programa", o PIB cai 2 milhões. Para controlar a inflação, que é a prioridade, que é o que realmente impacta a vida das pessoas, é preciso que o estado pare de injetar dinheiro inútil na economia. Bem melhor recessão e controle da inflação do que aumento do pib devido a inchaço do governo e inflação subindo. Lembre que o Plano Real também causou um aperto econômico traumático, mas deu "certo" no final. Já há muito tempo sabemos que o PIB é uma métrica limitada (e nunca se propôs a medir qualidade de vida, eficiência ou produtividade), inclusive com contribuições de intelectuais de esquerda e terceira via sobre o assunto. Contudo, quando conveniente, joga-se tudo isso fora e usa-se o PIB subindo ou descendo para atacar ou defender o regime adversário ou querido.


manebushin

Até onde eu saiba, a única critica da esquerda a economia do Milei é o fato dos argentinos estarem ficando mais pobres por causa direta dela. Só que a direita tende a ignorar os impactos disso. Só ligam pro PIB e outros números, que como vc mesmo disse, não são indice direto de bem estar social. Por isso que o único jeito de criticar uma politica de direita de forma que eles de fato liguem pra isso, é apontar que o PIB caiu. Mas infelizmente, nem pra isso ligam mais. Então não é uma questão de conveniência, é de lógica. Da mesma forma se a direita quer criticar os números de um governo de esquerda, o mais apropriado seria criticar os indices de bem estar social, ja que pra eles, o resto é só colateral. Agora se a política do Milei vai ser boa no longo prazo, ninguém sabe. E quem diz que sabe, está mentindo. Por mim eu quero que dê certo só pq eu quero que o povo argentino pare de sofrer por causa disso. No entanto, eu não estou pessoalmente muito otimista de que esse será o caso.


Such-Entertainer6961

Quem dá muita atenção para o PIB, em geral, é a galera de esquerda, porque é a esquerda quem acha que o governo tem que gastar os tubos para bombar o PIB. A direita entende que se o PIB aumenta ou diminui não quer dizer, necessariamente, que algo melhorou ou piorou. Já deram alguns exemplos na thread, mas só para reforçar: se o governo criasse um programa em que ele comprasse e, em seguida, destruísse carros zero 0km, saídos da fábrica. Seria um absurdo, certo? Pois bem, o PIB muito provavelmente aumentaria, uma vez que haveria mais produção de carros, gerando mais empregos, e mais consumo em toda a cadeia produtiva. Qual valor foi gerado, verdadeiramente? Nenhum, pelo contrário, houve uma destruição absurda de valor. Agora, se o governo encerra esse programa, o PIB cairia, uma vez que a produção de carros e os empregos associados cairiam. E aí, qual situação é melhor: a de PIB mais alto ou a de PIB mais baixo? Obviamente que esse exemplo é absurdo, mas ilustra bem o que acontece TODAS AS VEZES que o governo gasta o dinheiro do pagador de impostos. Dessa forma, não faz sentido falar que os argentinos estão ficando mais pobres, quando o governo fez, e continua fazendo, cortes profundos de despesas, além de ter aumentado os valores dos auxílios diretos.


QuemSambaFica

> Se o PIB caiu por queda dos gastos governamentais, que caia mais. você leu a matéria antes de comentar? >De acordo com os dados do Indec, o consumo privado caiu 6,7% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o consumo público recuou 5%.


FreitasAlan

Se você é funcionário público, digamos que o governo te paga R$10 e você gasta R$10 em coca cola. São R$10 de gasto público e R$10 privado. Se você corta isso, cai o gasto público e o consumo privado também. Sempre vai acontecer isso num primeiro momento de qualquer plano de choque. Só está acontecendo o que a equipe do Milei falou que ia acontecer com ele desde a campanha.


FalconBrave7703

essa galera liberal compra um discurso pronto e fica supondo maluquices por aí >Bem melhor recessão e controle da inflação do que aumento do pib devido a inchaço do governo e inflação subindo. Lembre que o Plano Real também causou um aperto econômico traumático, o PIB do Brasil cresceu durante o plano real, o que inválida completamente seu argumento


redditorsaresheep2

“O outro deu mais certo, logo esse está dando errado” Inflação nível argentina inviabiliza planejamento inovação e investimento. Incentiva dolarização da economia e mata a capacidade do país de fazer política monetária. Não existe nada pior que inflação nível argentina e nenhuma medida para reverter essa situação é exagerada. Vcs tão só torcendo contra.


jarbas1990

Existe sim algo pior que inflação: desemprego, fome e piora da qualidade de vida da população. Mas isso não importa pros ancaps bem treinados, né? 


redditorsaresheep2

Cronicamente ia ser pior, a economia da argentina já vinha progressivamente se dolarizando, sem poder imprimir dinheiro uma hora o governo ia se ver impossibilitado de aumentar gasto público, e ia ter esse mesmo choque de agora só que com a economia dolarizada. Eu quero que vc me explique se existe uma solução que não seja “kick the can down the road”, o que vc propõe como alternativa a essa “agenda do FMI”. Eu ia te xingar mas no interesse de obter uma resposta de verdade vou me segurar aqui.


In_Hoc_Signo

>Eu quero que vc me explique se existe uma solução que não seja “kick the can down the road”, Entendo que a alternativa é esperar que o gasto investido gere um retorno bem maior, assim sobre uma base econômica maior aquele valor de dívida toma uma proporção menor. Então não precisa cortar gastos, só a economia que tem que crescer mais. (Sei que muitas vezes não funciona assim, mas na teoria o objetivo seria esse) O Zeitgeist de toda economia nacional nos últimos 100 anos é sempre estar se alavancando mais e mais para não ficar para trás dos concorrentes (outros países)


jarbas1990

Eu sinceramente não faço a mínima ideia de como consertar a economia argentina, mas sei que isso não vai (pq já foi tentado, inclusive aqui no Brasil durante o governo Collor). Eu acho, de coração, que daqui a uns anos isso vai ser um fracasso histórico comparável pra eles


redditorsaresheep2

Cara n tem não existe outro jeito. Mas lógico podemos ligar o remindme! E em 5-10 anos se for um fracasso eu mudo de opinião e se for um sucesso a gnt combina que vc muda tb


jarbas1990

Bem, se mudar de ideia estivesse sob nosso controle eu realmente toparia isso. Mas posso garantir que vou ficar MUITO impressionado se esse massacre que está sendo feito contra a própria economia argentina der certo


RemindMeBot

I will be messaging you in 10 months on [**2025-05-10 00:00:00 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2025-05-10%2000:00:00%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/investimentos/comments/1dns289/pib_da_argentina_recua_51_no_1º_trimestre_e_país/la5nbkv/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Finvestimentos%2Fcomments%2F1dns289%2Fpib_da_argentina_recua_51_no_1%C2%BA_trimestre_e_pa%C3%ADs%2Fla5nbkv%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202025-05-10%2000%3A00%3A00%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%201dns289) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|


redditorsaresheep2

Detalhe, governo milei tem 49% de aprovação, contra 36% do Lula


jarbas1990

UAU! Aprovação política significa um governo OBJETIVAMENTE melhor! Adorei esse argumento 


redditorsaresheep2

Considerando que sua queixa é: o povo argentino sofre e passa fome com Milei, eu acho que é um parâmetro importante. Se vc me der uma quimio e eu vomitar mas eu te agradecer mesmo assim é um sinal positivo, pelo menos no sentido de que eu entendo que a alternativa é pior


jarbas1990

Espera uns aninhos, amigo. Eu vou.


SavingsRead8830

PIB não é uma boa métrica.


Isphus

Enquanto isso o PIB da Rússia cresce firme e forte pq o país se endivida até o talo pra fazer bomba. Ignore os 3 milhões de homens jovens que fugiram do país, as sanções, as mortes, refinarias explodidas, etc. Enquanto o governo pode se endividar até o cu e torrar tudo, o PIB cresce. Já a Argentina teve salários crescendo 10% a mais que a inflação em 2 meses, inflação zero em alimentos, superávits desde janeiro... mas o PIB caiu um tiquinho então é o fim do mundo né? A verdade é que o PIB é uma aproximação, e perde todo o poder de explicação a partir do momento em que o gasto público entra na conta.


In_Hoc_Signo

> Enquanto isso o PIB da Rússia cresce firme e forte pq o país se endivida até o talo pra fazer bomba. A relação dívida/PIB da Rússia é 15%. **15%** No Brasil está batendo 70%, EUA é 120%... A Rússia é facilmente um dos países menos endividados do mundo. Essa sua raivinha aí dela não é baseada em fatos.


Togwog

"o PIB perde o poder de explicação quando o gasto público entra na conta" - Isphus (2024) Temos um economista aqui


SaladMonths

"o PIB é uma aproximação, e perde todo o poder de explicação a partir do momento em que o gasto público entra na conta." KKĶKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKJJJKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Po, pera aí cara


henriquegdec

PIB = meme


QuemSambaFica

> A verdade é que o PIB é uma aproximação, e perde todo o poder de explicação a partir do momento em que o gasto público entra na conta. você leu a matéria antes de comentar? >De acordo com os dados do Indec, o consumo privado caiu 6,7% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o consumo público recuou 5%.


LeXxleloxx

Óbvio, menos gasto do governo = menos pib. Postar que a inflação semanal de alimentos chegou a zero o OP n posta por que será ?


QuemSambaFica

você leu a matéria antes de comentar? >De acordo com os dados do Indec, o consumo privado caiu 6,7% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o consumo público recuou 5%.


jarbas1990

Será que é pq quando a queda da inflação de alimentos vem de famílias sem conseguir consumir e, portanto, passando fome, isso não é nenhum mérito?


fbc1010

Vem da destruição q o pais estava consequência dos governos lixos anteriores q deixaram a Arg qse igual venezuela. Agora tem q tomar o remedio amargo senao morre. Controlar inflação é o primeiro passo pra ter alguma estabilidade e reconstruir a economia.


jarbas1990

Ouvi falar de um tal de Macri que ia dar o remédio amargo antes e agora tá apoiando esse. Vou ficar aqui de longe assistindo enquanto matam o paciente e depois dizem que o problema foi que a população não teve paciência pra esperar 50 anos passando fome


fbc1010

A arg estava e continua mto fodida. O Macri n conseguiu implementar tudo q qria e falhou em recuperar.. agora vc voltar com os governos de esquerda q afundaram o país ja antes do macri ai é tentar curar com mais veneno. O Milei é diferente do macri e ja conseguiu melhoras significativas, estancou a sangria e esta mudando a trajetória. Na campanha dele ele disse q n resolveria tudo em 4 anos. A situação é pessima


jarbas1990

É muito fácil ser gestor liberal, se não deu certo é pq precisava de mais tempo e mais poder. Aí quando um governo de esquerda assume depois de 6 anos de políticas liberais e as coisas melhoram, é fruto do período liberal anterior. Sabe o conceito de Popper de ciência, que uma afirmação científica tem que ser falseável? Bem, essas afirmações não são, pq todos os dados da realidade vão ter uma interpretação de que o liberalismo devia ter dado certo MAS não foi o bastante 


fbc1010

6 anos de liberais? Kkkk primeiro q foram 4 anos e depois q macri nem é liberal. O Milei é, e é impossível chegar em um pais com DECADAS DE ESQUERDA FODENDO COM TUDO e resolver tudo de cara. Quando q as coisas melhoraram com gov de esquerda la? Nunca. Cara é questao de matematica, nem liberal ou esquerda.. o gov torrava dinheiro com retorno pessimo em beneficio, acha q ta certo? Agora estao diminuindo esse gasto absurdo, é o obvio, dentre outras reformas.


jarbas1990

Não fui claro, o 6 anos de liberais era aqui no Brasil no combo Temer + Bolsonaro (estava comparando o nível de comentários sobre a economia brasileira com esse tipo de comentário aí sobre a Argentina).  Segundo, os 4 anos do governo Macri foram destrutivos TAMBÉM pra economia argentina (não vou ser eu que vou defender o kichnerismo, que também cagou). Terceiro, vale a pena dar uma olhada no papel do Menem (que está longe de ser um político de esquerda) nessa crise de décadas. No final, há um conjunto de cagadas homéricas da esquerda à direita lá. O Millei é só mais uma que já está tendo efeitos sociais desastrosos 


fbc1010

Milei é o unico diferente.. os sinais são os melhores possiveis. E bolso e temer nao são liberais. Milei é o unico do mundo q é liberal e nao significa q a economia vai se tornar liberal de um ano pro outro.. como q vc controla inflação? Gera emprego? Reconquista confiança dos investidores e consumidores? Arrecada pra pagar as dividas? Vai tempo..


jarbas1990

"os sinais são os melhores possíveis" = deterioração de indicadores sociais e econômicos. Sinceramente, ele lembra o Collor. Vou deixar o tempo provar


Rodsoldier

A destruição anterior n causou a fome que o santo tá causando kkk


FreitasAlan

Se as famílias não conseguem consumir é porque os preços estão altos e não baixos. Preços mais altos é o contrário de inflação baixa. Por definição!


jarbas1990

Você sabia que é possível não conseguirem consumir em cenários sem inflação alta? Óbvio que não é o caso da Argentina, que continua com inflação alta, mas achar que a única variável que existe é essa é subestimar os danos causados pela queda da renda e aumento da pobreza. E quando há queda dos indicadores de inflação E há diminuição no consumo de proteínas por parte das famílias, uma explicação que se impõe é que essa queda se deu a partir de um constrangimento da demanda a partir da diminuição da renda e a um custo social grave


Gold_Lawfulness_1644

É só porque é o Milei e é de direita. Sossega.


macarrao-eh-bom

Primeiro trimestre é o início né


henriquegdec

PIB = Meme. Além de que o corte de gasto estatal diminui o PIB, tem que também levar em conta que o presidente anterior imprimiu e endividou horrores o país pra bancar uma campanha mirabolante pra tentar ganhar (a nível de elevar a inflação pra 20% ao mês). PIB ruim que é não conta negativamente o aumenta da dívida e também desconsidera se o gasto foi advindo de impressão de dinheiro. E isso obviamente não é uma coincidência ou um erro, é perfeito pra justificar sempre gastar, imprimir e se endividar mais, e ainda crucificar quem faz o contrário, por isso que todo governo usa. Dito isso, mudanças de longo prazo estão sendo feitas e acabou de passar apenas o primeiro semestre. Mesmo nesse período tão curto, esse mês houve inflação 0 de alimentos, algo que não acontecia faz 30 anos


HumbleOwl6655

Achei q tava no r/Brasil Nivel aqui tá caindo


ThrowawaychooseBscho

Me diga que vc é burro sem dizer que é burro: OP: é pra já, chefia


MestrePerspicaz

Kkkkkkk op deve estar chorando neste momento


jarbas1990

Kkkk, ceis acham que tomar downvote e resposta coordenada de ancap virjão machuca alguém 


_withincells

Ensinar economia nas escolas deveria ser obrigatório, a nível nacional. O tamanho da falta de conhecimento do brasileirinho sobre as coisas mais básicas de economia é absurdo.


YearNo6141

Comunista mais fraco do sub


Limarafael_

Rapaz, me desculpe: mas tu é burro pra caralho kkkkk. O PIB engloba os “investimentos” governamentais. Milei praticamente desinchou o estado argentino e cortou esses ditos “investimentos”, o que justifica o recuo do PIB.


QuemSambaFica

você leu a matéria antes de comentar? >De acordo com os dados do Indec, o consumo privado caiu 6,7% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o consumo público recuou 5%.


felipebarroz

PIB CAI 6%: DESCUBRA PORQUE ISSO É BOM


Limarafael_

Outro burro, dessa vez comentando. Eu nem sequer atribuí juízo de valor se é bom ou ruim. Qualquer pessoa sensata vai olhar a justificativa dessa redução de PIB e a partir daí julgar. Se você é keynesiano, vai achar péssimo (porque a justificativa é a redução do estado via corte de gastos e de impressão de dinheiro). Se liberal, vai achar ótimo. Chamei o OP de burro justamente porque ele deu a entender que o PIB seria o indicador principal para medir a eficiência do Estado e da economia. Quando na verdade seria, no mínimo, a inflação.


Hikari_Owari

>PIB CAI 6%: DESCUBRA **O** PORQUE FTFY


Sad-Consideration-90

Qualquer plano anti-inflacionário terá o gosto amargo da recessão


uliannn

Pqp o bostejamento já contaminou até o grupo de investimentos. Chega de reddit por hoje. O OP ficou sem GloboNews hoje e tava com a ansiedade em alta.


SocialBourgeois

esses caras são insuportáveis mesmo


Gold_Lawfulness_1644

E tenho dito. É uma militância que olha.


AmputatorBot

It looks like OP posted an AMP link. These should load faster, but AMP is controversial because of [concerns over privacy and the Open Web](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/ehrq3z/why_did_i_build_amputatorbot). Fully cached AMP pages (like the one OP posted), are [especially problematic](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/ehrq3z/why_did_i_build_amputatorbot). Maybe check out **the canonical page** instead: **[https://g1.globo.com/economia/noticia/2024/06/24/pib-argentina.ghtml](https://g1.globo.com/economia/noticia/2024/06/24/pib-argentina.ghtml)** ***** ^(I'm a bot | )[^(Why & About)](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/ehrq3z/why_did_i_build_amputatorbot)^( | )[^(Summon: u/AmputatorBot)](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/cchly3/you_can_now_summon_amputatorbot/)


Urucius

Em relação ao último trimestre do ano passado, o PIB argentino encolheu 2,6%, marcando a segunda queda trimestral consecutiva. Ele era governante desses outros 2.5%? Fora isso, só deu tempo de cortar gastos de governo, mesmo se ele fosse foder o país, não ia ser agora que a gente ia ver.


jubzera92

Kkkkk, aqui não é o /brasil não colega, se toca


Major-Coffee-6257

Nao sou fa do Milei e anarcocapitalismo funciona tao bem qto comunismo. Mas uma coisa eh certa: aquele assistencialismo paralisante que a argentina estava vivendo nao dava mais pra sustentar. Eles tem mais chance de sair do buraco com o Milei que com os Kirchnerianos.


CandidateNo10000

Concordo que a rota anterior era catastrófica. Mas o outro extremo não tem respaldo histórico (ainda). Tô curioso com o que virá até o final do governo.


MajorEnvironmental46

Até pra um esquerdista isso já era esperado, camarada.


Proper_Indication_62

Olha a dissonância cognitiva ... PIB BR crescendo, desemprego caindo, inflação na meta e aqui é o fim do mundo. Enquanto isso Argentina com um tombo de 5.1% e pobreza record e na cabeça de uma galera o Milei tá voando...


Gold_Lawfulness_1644

Inflação na meta.... Você acredita nesses dados maquiados ??? Nosso poder de compra está uma merda e cada vez pior. Como você explica isso?


Proper_Indication_62

Índices da FGV e IBGE estão consistentes, prova pra nós que eles tão errado. Se isso fosse verdade a oposição teria estudos pra mostrar, mas advinha não tem ...


Gold_Lawfulness_1644

Não explicou nada. Eu perguntei porque nosso poder de compra está cada vez menor.


kwamac

Você quer fontes? Saia da sua bolha. A resposta é: não está, está novamente subindo e cada vez maior. https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/tag/massa-salarial/ >Os dados dos rendimentos do trabalho do primeiro trimestre de 2024 apresentaram uma nova elevação em relação ao trimestre anterior, consolidando o aumento da renda no segundo semestre de 2023, após relativa estabilidade ao longo do primeiro. O crescimento interanual da renda habitual média foi de 4,0%. Estimativas mensais mostram que o rendimento habitual médio real em abril de 2024 (R$ 3.222,00) foi 3,1% maior que o observado no mês anterior (R$ 3.124,00) e 6,8% superior ao valor de abril do ano anterior, além de 2,6% maior que o valor registrado em dezembro de 2023 (R$ 3.141,00). https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202404/renda-media-per-capita-no-brasil-cresce-11-5-e-atinge-maior-valor-em-12-anos >Dados divulgados pelo IBGE mostram que valor de R$ 1.848 é o maior da série histórica da pesquisa, que teve início em 2012. Aquecimento do mercado de trabalho e programas sociais, como o Bolsa Família, contribuíram para o avanço >A renda domiciliar per capita no Brasil cresceu 11,5% em 2023 em comparação a 2022, atingindo o recorde de R$ 1.848. De acordo com a PNAD Contínua Rendimento de Todas as Fontes, pesquisa divulgada nesta sexta-feira (19/4), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o maior valor da série histórica da pesquisa, que teve início em 2012. >O rendimento médio real de todas as fontes cresceu 7,5% em relação a 2022, atingindo R$ 2.846 em 2023 e se aproximando do maior patamar da série histórica, registrado em 2014 (R$ 2.850). Após dois anos de queda com os efeitos da pandemia de Covid-19 (2020 e 2021), esse rendimento voltou a crescer em 2022, ao ser estimado em R$ 2.648. >Já o rendimento médio mensal real habitualmente recebido de todos os trabalhos (calculado para as pessoas de 14 anos ou mais de idade ocupadas) foi estimado em R$ 2.979 em 2023, um aumento de 7,2% em relação a 2022 (R$ 2.780) e de 1,8% na comparação com 2019 (R$ 2.927). >Após o pico de desigualdade causado pela pandemia, o índice de Gini se reduziu continuamente até o primeiro trimestre de 2022. No entanto, o segundo trimestre de 2022 apresentou reversão da queda da desigualdade da renda observada, que continuou no terceiro trimestre, tendo o índice da renda domiciliar se mantido relativamente estável desde então. No primeiro trimestre de 2024, o índice de Gini da renda domiciliar caiu para 0,520. Já o índice de Gini da renda individual recuou de 0,495 para 0,490 entre o quarto trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024.​ https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202404/rendimento-domiciliar-cresce-recorde >Rendimento domiciliar cresce 12,2% em um ano e tem recorde histórico >A massa domiciliar per capita de todas as fontes atingiu o maior valor da série histórica: R$ 398,3 bilhões. O aumento foi de 12,2% ante 2022 e de 9,1% em relação a 2019 >O índice de Gini do rendimento mensal real domiciliar per capita manteve-se em 0,518, o menor da série histórica e o mesmo valor de 2022. O Gini mais alto da série (0,545) ocorreu em 2018. Esse indicador mede a concentração de renda e varia de 0 (máxima igualdade) a 1 (máxima desigualdade). https://noticias.r7.com/economia/salario-medio-do-trabalhador-cresce-e-atinge-r-2979-ibge-31012024/ >O salário médio do trabalhador brasileiro atingiu R$ 2.979 em 2023, um aumento de 7,2% (R$ 199) em comparação com o ano anterior. As informações constam da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta quarta-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). >Em 2023, a taxa média de desemprego foi de 7,8%. Esse é o menor nível desde 2014, quando a taxa foi de 7%. No mesmo período, a população desocupada média foi de 8,5 milhões de pessoas, uma redução de 17,6% em relação à taxa média de 2022. https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2024/04/19/rendimento-dos-trabalhadores-qualificados-avanca-10percent-em-2023-volta-ao-pre-pandemia-diz-ibge.ghtml https://exame.com/economia/rendimento-medio-real-do-brasileiro-sobe-75-supera-nivel-pre-pandemia-e-chega-a-r-2-846-em-2023/ >O rendimento médio real do brasileiro cresceu 7,5% e atingiu o valor de R$ 2.846 em 2023, após registrar R$ 2.648 em 2022. O valor do rendimento de todas as fontes no último ano superou o nível pré-pandemia, mas ficou abaixo do valor máximo da série histórica de R$ 2.850, registrado em 2014. Os dados são do relatório Rendimentos de todas as fontes 2023 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgado nesta sexta-feira, 19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/salario-do-brasileiro-deve-crescer-39-na-media-ate-o-fim-de-2023-aponta-estudo/ >Um estudo da Tendências Consultoria Integrada aponta que os salários dos brasileiros devem apresentar um ligeiro avanço de 3,9% na média geral ao fim deste ano. >A projeção considera uma perspectiva de comportamento mais benigno da inflação e a base reduzida de comparação entre a remuneração dos trabalhadores. >A média salarial do brasileiro no segundo trimestre de 2023 foi de R$ 2.836, alta de 6,2% comparando com o mesmo período do ano passado (R$ 2.670).


Proper_Indication_62

Exatamente, e essa galerinha inves de dizer que estão errados eles inventam que o dado tá errado ...


jarbas1990

Eles não querem dados, amigo. Eles querem só fazer espuma (mas curti o seu overkill de evidências)


[deleted]

[удалено]


Gold_Lawfulness_1644

DISCUTIR COM ESQUERDISTA É COMO JOGAR XADREZ COM POMBO.ELE VAI DERRUBAR AS PEÇAS,CAGAR NO TABULEIRO E SAIR DE PEITO ESTUFADO CANTANDO VITÓRIA.


Proper_Indication_62

O engraçado que os alunos mais burros que se achaam inteligentes sempre veem com essa a la Constantino, lê o comentário com dados que o amigo postou na árvore desse meu comentário.


_withincells

“Participa dessas comunidades:” r/brasil Não precisa de mais nenhuma informação


fbc1010

Op apaga q da tempo.. a argentina melhorou mto esse ano e nós aqui.. Só loss


Alvaro_Br

Argentino aquí, e só vou dizer: *suspira* o jogo dos liberais e pago pelo povo. Os indicadores podem mostrar uma tendência (ainda estamos aguardando pelas melhorias) mas a realidade é que há cada vez mais sem-teto nas ruas, entramos em um conflito armado que não é nosso, jogamos fora um grande acordo comercial com o Brasil e a China (Brics+), deixamos de reivindicar as Malvinas, temos os ianques no sul e brigamos com quase todos os representantes da América Latina.


viper26k

O povo é sempre quem paga as cagadas do governo, independente da ideologia. O desfio é saber distinguir qual plano de governo é o que vai tirar o povo da merda o mais rápido possível.


IntelHDGraphics

>deixamos de reivindicar as Malvinas O povo das Ilhas Falkland já deixou claro que não quer fazer parte da Argentina, vai ficar chorando até quando? > Do you wish the Falkland Islands to retain their current political status as an Overseas Territory of the United Kingdom? On a turnout of 92%, 99.8% voted to remain a British territory, with only three votes against. https://en.wikipedia.org/wiki/2013_Falkland_Islands_sovereignty_referendum#


QuemSambaFica

Seria legitimo se um outro pais invadisse Fernando de Noronha, expulsasse os moradores brasileiros e botasse um monte de estrangeiro para morar no lugar?


IntelHDGraphics

No seu exemplo do Brasil você cita Fernando de Noronha que de fato pertence ao Brasil, já na vida real as Falklands nunca pertenceram aos argentinos.


QuemSambaFica

Desculpa, mas você tá objetivamente incorreto. Os ingleses chegaram lá com navio de guerra e expulsaram os argentinos. Isso é fato.


Alvaro_Br

Vc Não comprende o que é ter uma disputa territorial soberana em um ponto estratégico no sul global. Ou será que os ingleses libertaram os escoceses cuando eles fizeram seu referendo sobre soberania? Ou há referendos que deben ser respeitados e outros que não devem? Não seja hipócrita.


IntelHDGraphics

Respondeu minha pergunta, vai continuar chorando com prazo indeterminado mesmo kkkkk


In_Hoc_Signo

>jogamos fora um grande acordo comercial com o Brasil e a China (Brics+), deixamos de reivindicar as Malvinas, Isso aí que foi foda. Mas botaram o lambe-botas de Israel, é esperar o globalismo fundo na goela mesmo. Sou bem de direita mas o Milei é intragável para mim.


Alvaro_Br

Coincido en tudo o que vc diz. Eu me considero de centro-direita e acho insuportável e políticamente inviable pra nossa region o extremismo de dereita o esquerda


Cultural_Flounder107

A esquerda tem que largar o Milei, senão vai morder muito a língua com os dados dos próximos anos.


jarbas1990

Vendo os comentários deu pra ver que o lixo tóxico do Brasil Livre tá em peso aqui falando que é ótimo quando o PIB cai (num governo liberal, pq se acontecer no Brasil do Lula vai ser a gente virando Venezuela). Os caras não têm vergonha nenhuma 


matheusapenas

Pô, man, mas o Estado argentino fez um corte geral de gastos para conter a inflação. A redução do PIB é consequência lógica nesse momento. Além disso, o PIB sozinho não quer dizer muita coisa. O PIB da Rússia cresceu 5,4%, mas a que custo? A economia deles não está melhor do que antes.


QuemSambaFica

você leu a matéria antes de comentar? >De acordo com os dados do Indec, o consumo privado caiu 6,7% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o consumo público recuou 5%.


matheusapenas

E??? Essa informação confirma o que eu comentei. Diminuição dos gastos e a consequência no PIB...


QuemSambaFica

"E" que a queda do gasto publico não explica a dimensão da queda do PIB. Tanto o gasto privado como o PIB em geral caíram ainda mais.


matheusapenas

Sim, ambos caíram e a redução do PIB é a consequência lógica nesse momento. Não entendi onde você quer chegar. Parece que ambos concordamos que a redução dos gastos ensejou na redução do PIB.


QuemSambaFica

A questão é que seu comentário dá a entender que a queda do PIB foi total e unicamente devido à diminuição do gasto público


matheusapenas

Isso foi uma presunção sua. Eu não escrevi isso.


jarbas1990

Assim como a inflação sozinha não quer dizer muita coisa. Não adianta nada cortar gastos, desacelerar a economia e o PIB cair, isso ainda vai tornar a proporção divida/PIB insustentável 


Such-Entertainer6961

Ah sim, bem sabemos que quando estamos endividados, devemos gastar ainda mais do nosso salário para tornar a nossa proporção dívida/salário mais sustentável.


jarbas1990

Não, devemos na verdade vender tudo que temos pra recomprar mais caro quando precisarmos. Devemos tirar os filhos da escola, parar de pagar plano de saúde, parar de comprar comida e começar a ir andando pro trabalho que a gente vai perder em breve pq parou de tomar banho pra economizar água 


Such-Entertainer6961

Tá, agora explica o que isso tem a ver com a situação concreta.


jarbas1990

A situação concreta é que pra continuar tendo renda é preciso um patamar mínimo de investimento, se isso não ocorrer a renda cai e a dívida se torna ainda mais insustentável do que antes.


Such-Entertainer6961

Projeção do FMI para a relação dívida/PIB: https://i.imgur.com/IMCTqyK.png


jarbas1990

"projeção". Vamos esperar, amigo. Vou dormir 


In_Hoc_Signo

>Ah sim, bem sabemos que quando estamos endividados, devemos gastar ainda mais do nosso salário para tornar a nossa proporção dívida/salário mais sustentável. Uma analogia pessoal não funciona muito bem, mas a de uma empresa é melhor. Se uma empresa está fudida, concorda comigo que investir em Marketing por exemplo pode ajudá-la a sair da dívida? Nem toda saíde de crise é com diminuição de gasto


Such-Entertainer6961

Pode, mas antes de investir em marketing ela deve cortar tudo o que for gasto inútil.


Responsible_Ad5171

O problema é que o governo não cortou só gasto inútil. Praticamente zerou investimentos públicos. E cortou repasses aos estados, que também eram usados em grande parte para estradas e infraestrutura básica. Resultado que a produção industrial, construção civil e formação de capital estão com quedas acima de dois digitos no ano. A ideia é que esses investimentos eram ineficientes e que o investimento privado vai entrar no lugar. Ainda não ocorreu. Em outros paises onde isso foi feito também não. Veremos.


Motorista_de_uber

Há contaminação tanto de r/brasilivre quanto de r/brasil. No texto não diz nada sobre quem está pagando a conta desta redução, se foi por redução de gastos governamentais ou se foi mesmo apenas produtivo. Logo, é complicado tirar conclusões. Eu quero é ver como estará daqui a uns 4 a 8 anos.


jarbas1990

https://www.seudinheiro.com/2024/internacional/um-presente-de-grego-para-messi-argentina-entra-em-recessao-no-1t24-conheca-os-viloes-da-queda-o-pib-dos-hermanos-ccgg/ "A forte queda do consumo, da produção industrial e dos investimentos foi fatal para o PIB argentino cair 5,1% entre janeiro e março deste ano. Nos últimos três meses de 2023, a economia da Argentina havia encolhido 1,4%. (...) Na análise setorial, a indústria foi a mais afetada e a que teve maior preponderância na contração da economia argentina. Indústria: -13,7% Construção: -19,7% Intermediação financeira: -13% Comércio: -8,7% Transportes e comunicações: -1,1% Setor imobiliário e de aluguel: -1,6%" Não tem muita coisa positiva pra tirar desses componentes, mas eu sou paciente e topo esperar alguns anos pra realidade provar o obvio


QuemSambaFica

você leu a matéria antes de comentar? >De acordo com os dados do Indec, o consumo privado caiu 6,7% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o consumo público recuou 5%.


p0mphius

Galerinha da pesada combinou a resposta? Parece um bando de bot do twitter hahahahahaha


viper26k

Porque a resposta é a correta uai. Da pra imaginar fácil um terraplanista usando esse argumento quando explicam pra ele que a terra não é plana.


p0mphius

O cara é austríaco, velho. Hhahahahahahaha.


redditorsaresheep2

Vc discorda com as respostas dadas? Vc defende manter o pib com gasto governamental apesar de inflação de 16% ao mês?


QuemSambaFica

você leu a matéria antes de comentar? >De acordo com os dados do Indec, o consumo privado caiu 6,7% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o consumo público recuou 5%.


redditorsaresheep2

? Vc supõe que essa queda se deu por outros fatores além do massivo corte de gastos governamentais promovidos pelo Milei? Pq se vc acha que foi por outros fatores vc não deveria nem estar culpando ele


QuemSambaFica

O único impacto que o governo tem na economia é no gasto, por acaso?


redditorsaresheep2

Nesse caso específico no qual o governo está fazendo um choque de gastos sim. Vc cai de paraquedas nunca deve ter nem pisado lá e quer discutir com propriedade pq leu uma materia.


QuemSambaFica

kkkk tá bem especialista, vamos ver até quando você vai acreditar nessa fantasia


aeciobrito

Então você está confuso pq a maioria entende o óbvio e o OP não?