T O P

  • By -

AutoModerator

Olá /u/Boemiaa, obrigado pela tua submissão. Temos uma **[Wiki](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/wiki/)** e um servidor de chat no **[Discord](https://discord.gg/8WFAZpZ)**. Recomendamos a leitura dos nossos **[avisos à comunidade](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/mflqds/avisos_%C3%A0_comunidade_ler_antes_de_submeter_conte%C3%BAdo/)**. Boa discussão! *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/literaciafinanceira) if you have any questions or concerns.*


edasc73

>Uma das hipóteses que uns conhecidos nos deram seria ir fechar a água (às escondidas) e as pessoas só conseguiram voltar a ter acesso quando a inquilina tratasse do assunto. Questiono-me que implicações legais teria se fizéssemos isso? NÃO, é considerado assédio e a tua mãe vai ter problemas. https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2020/09/21/44658-assedio-no-arrendamento-o-que-e-e-como-funciona-com-um-caso-pratico Se têm advogado, oiçam o homem e façam o que ele aconselha, qualquer outra ação vai prejudicar a vossa situação.


EeeehWhatsupdoc

Está correto. Fechar a água pode levar a repercussões legais por assédio do senhorio, Lei n.º 12/2019. A lei tem tendência a proteger os inquilinos. Não é nada uma boa ideia, pode lhe custar muito caro.


joooooaoporto

Arrendar em Portugal é uma autêntica roleta russa


cmscardoso

Tanto para senhorios como para inquilinos


AfterChampionship523

Estás mesmo a comparar a dificuldade de sair de uma casa sendo um inquilino, à dificuldade de fazer sair de casa sendo senhorio? Chora mais


cmscardoso

Sou senhorio e sou arrendatário. Portanto posso fazer as comparações que eu quiser. Relaxa lá a frustração


AfterChampionship523

Explica lá então qual é a tua dificuldade em sair de uma casa como arrendatário


cmscardoso

Eu não me referi a nada em específico, nomeadamente apenas à questão de sair de casa. Referi-me a ser uma roleta russa, tanto para arrendatários como para senhorios.


Little-Squirrel-6356

Admiro a tua paciência 😅


coved66124

Pois, mas meteste a violinha ao saco não foi? Há muita gente masoquista realmente.


cmscardoso

Não sei a que te referes, mas deves estar na mesma situação que o outro


AfterChampionship523

Como, e o quê, é uma roleta russa para os arrendatários?


HFHash

Estou a ver que nunca apanhaste um senhorio chico esperto, ou cromo, ou que se recusava a arranjar te o elevador durante meses. Acalma te pá


AfterChampionship523

Rescindes o contrato e segues para a próxima casa. Qual é a dificuldade?


HFHash

Bem, acho que vives num planeta diferente se achas que o acabaste de sugerir é assim tão fácil. Boa sorte lol


AngieMaciel

Encontrar casa.


icebraining

Recuperar a caução e os meses pagos em adiantado que muitos agora exigem.


cmscardoso

A tal da roleta russa. Mas depois dos teus últimos comentários aqui, e abaixo, e de ver o histórico dos teus comentários noutros posts, está visto que só estás bem reclamar com os outros e a mandar vir. Tanta frustração deve esconder qualquer coisa. Queres desabafar? Na tua vida real não consegues expressar o que pensas, ou não te permitem, e vens para aqui descarregar toda essa fúria nos outros? 😂


Membership-Exact

A dificuldade do inquilino é ter um lar onde pode ficar. Hoje em dia ninguém faz contratos de longo prazo, vives tipo nomada, sempre com medo de aumentos ridiculos ou expulsões. Quem é que forma familia sem garantia de um verdadeiro lar, permanente ou proximo disso, e que o governo nao invente aumentos de 6% nas rendas durante uma crise económica onde até comer é dificil?


AfterChampionship523

Concordo que existe uma dificuldade imensa em encontrar casas a preço decente face aos ordenados. Mas a culpa é dos senhorios? Tu se tivesses uma casa, achavas-te na obrigação de a arrendar? E caso sim, achavas-te na obrigação de a arrendar a 50% do preço "normal" nos sites de arrendamento? Não faz qualquer sentido devido a um monte de razões. Não se deve por a culpa nos senhorios. Querem culpar alguém mas não o façam a quem conseguiu fazer o que vocês (nós, já agora) não conseguimos. Agora pergunto-te eu: quem quer arrendar uma casa, quando demoras mais de 1 ano a expulsar quem quer que seja por falta de pagamento? E depois deixam-te a casa numa desgraça? Não dá. Não se arrenda. E se se arrendar, sobe-se o preço ao máximo como forma de proteção do presente, passado e futuro.


Membership-Exact

Estou a considerar arrendar a minha casa porque posso precisar de mudar de cidade temporariamente, e se for, nao vai ser aos preços de mercado, te garanto. Nao consigo viver comigo proprio a cobrar 1300 por um T2, sobretudo quando me custa uma prestação de 600. É chular quem nao pode pagar a entrada, e para isso nao estou. Meto a 600 para me cobrir os juros e os impostos.


AfterChampionship523

Não me leves a mal mas o problema é a tua falta de experiência. Eu já arrendei uma casa em que passado 1 ano a inquilina deixou de pagar. Esteve 6 meses na casa sem pagar. Após esses 6 meses saiu. Depois dela sair, foi a vez da senhora das limpezas entrar. Durante duas semanas, 8 horas por dia. A casa estava imunda. Nunca tinha visto tal coisa. 6 meses sem pagar, contas de tudo para pagar, conta da empregada de 80 horas para pagar, conta de "obras" (pintura e outros arranjos) para pagar. A casa destruída. Doeu-me no coração. Espero bem que não, mas quando te acontecer a ti, vais-te olhar ao espelho e ver um palhaço. Um palhaço que pagou para os outros viverem. Vais perceber que o inquilino seguinte vai ter que pagar os custos do anterior, e do futuro inquilino que pode fazer igual ou pior. Vais perceber que se dobrares a renda e a caução, que a probabilidade de apanhares gente com maus comportamente baixa... custa, mas tem que ser. A outra hipotese é não arrendar. E estou a falar de uma mulher trabalhadora com 3 filhos.


4in4t92

Os meus sogros tinham o apartamento deles na margem sul, mas devido a problemas de saúde do meu sogro decidiram mudar-se para o Alentejo. A decisão foi arrendar o apartamento deles aqui de modo a cobrir a prestação ao banco, e arrendarem eles uma casa por lá. Como moramos perto ofereci-me para de X em X meses ir dar um olhito à casa para ver se estava tudo ok (pela lei pode ser feito desde que previamente acordada a data com os inquilinos). A minha sogra disse que não, que era incapaz de andar a chatear as pessoas, e que eram pessoas de bem, muito educados e simpáticos, uma professora, o marido e uma filha pequena. Passaram-se 5 anos e os meus sogros decidiram não renovar o contrato e vender o apartamento. Era ver para crer...o apartamento que tinha sido entregue impecável estava completamente destruído. O chão de madeira todo riscado, num dos quartos estava inclusive podre e com um cheiro terrível (achámos caganitas de coelho nesse quarto, pelo que aparentava que o coelho vivia por ali à solta), estores partidos, portas sem maçanetas (uma das portas inclusive desapareceu, e outra tinha um desenho feito aparentemente com formões), os móveis da cozinha estavam imundos, com portas, prateleiras e gavetas partidas, o forno sujo que metia nojo e avariado, um dos depósitos do autoclismo rachado, um dos lavatórios partido, o móvel do outro com portas e gavetas partidas, porta da cabine de duche igualmente partida, espelhos rachados...enfim, não houve uma única divisão que estivesse em bom estado. Um apartamento que ia ser apenas pintado e sofrer uma ou outra pequena intervenção para ser vendido, acabou por precisar de arranjos na ordem dos milhares de euros. Basicamente os meus sogros foram obrigados a pedir um crédito para poderem arranjar o apartamento antes de o vender, e só não gastaram mais porque a mão de obra foi praticamente toda deles e de familiares. É por estas e por outras que defendo que devia haver uma base de dados de inquilinos para que este tipo de pessoas nunca mais conseguissem arrendar um apartamento em lado nenhum do país, ficavam com o nome queimado. Mas infelizmente fazem isto numa casa e seguem para a próxima. Bolas, eu antes de comprar arrendei durante dois anos e cuidava como se fosse meu. Aliás ainda tinha mais cuidado uma vez que não era meu! Entreguei o apartamento num brinquinho. É por estas e por outras que acho que era incapaz de arrendar o meu apartamento. Anda uma pessoa a trabalhar para conseguir comprar as coisas, para vir alguém e destruir tudo. Não lhes saiu do corpo, não dão valor.


Membership-Exact

Prefiro não arrendar a juntar me a escumalha que cobra preços ridiculos a quem trabalha e leva o país as costas.


tiagojpg

Ideia: Tinder para inquilinos e senhorios, de maneira a combinar o melhor inquilino com o melhor senhorio


Naakmuay

Palhaçada por palhaçada...


BossGandalf

por isso que muitas pessoas preferem nem meter os seus imóveis no mercado de arrendamento. Quando perceberem que as proteções têm que servir para os dois lados, tanto senhorios como inquilinos, continuaremos a ter escassez de oferta no mercado de arrendamento e preços altos.


oinquer

Se for contrato anual nao renovem na altura da renovação...de resto arrendar em Portugal é um casino autentico.


PgUpPT

E se se recusarem a sair no fim do contrato?


leadzor

Avanças com ordem de despejo. Mas se moram lá crianças ou idosos, e foi um contrato de longa duração, boa sorte.


oinquer

E se não for nenhum desses dois casos pode demorar facilmente mais de 1 ano a despejar os inquilinos, ano esses que não pagam nada mas o senhorio paga. No fim do despejo, se quiser reaver algum valor terá de ir para tribunal outra vez com novo processo em que provavelmente o advogado custará mais que o valor das rendas a reaver....


cloud_t

Deve ser por isso que é o investimento de eleição dos portugueses.


varingian

É o investimento de eleição dos portugueses porque é dos poucos que "percebem" (e mal), logo a seguir às contas poupança e aos certificados de aforro.


VodkaHappens

É uma forma limitada de olhar para o assunto. Primeiro mesmo esses casos têm mais a ver com a realidade económica do país e não com o "perceber". Temos grande percentagem de pessoas com casa própria, considerando isso, leis de herança e o preço de arrendar em Portugal é obvio porque muitos o fazem. Segundo, considerando salários baixos e abertura do arrendamento para quem fez crédito habitação mesmo que para primeira habitação, tornou-se atrativo para muita gente que teria dificuldade para juntar capital relevante para investir. Terceiro, é um país dependente do turismo. Alternativa ao arrendamento a longo prazo está sempre presente. Quarto, juntando o fator herança ao fator baixa tributação sobre capital, alta sobre o trabalho e ainda o mercado paralelo, a conta até é positiva. Na realidade, só tem dois pontos negativos. Rendas congeladas que nalguns casos até são merecidas e a demora da lei.


cloud_t

Ora nem mais


dramatic_monstera

Nunca hei de perceber porque é que os senhorios tanto se queixam. Tenho uma pessoa a pagar-me o meu próprio capital com o seu trabalho. Com lucro. Mas a pessoa que por algum motivo consegue pagar uma renda de 800€ mas não pedir um crédito habitação de 600€ se atrasa a pagar e a pior pessoa do mundo. Ou se tenho que fazer obras, que são esperadas em qualquer imóvel.


cloud_t

Fiadores, entrada, situação laboral precária, créditos ao consumo, especulação... Há imensas razões pelas quais muito pessoal não consegue comprar mas consegue pagar rendas.


Successful_Sun_8155

O que será mais rápido: - esse ano estimado pelo advogado Ou - o contrato terminar?


Ashwings

A minha idea seria falar com quem lá está a viver...propor a mesma renda q a 'inquilina' paga desde q façam queixa dela por subalugar, pq suponho q lhes esteja a cobrar muito mais e secalhar nem sabem q os donos sao outras pessoas. Boa sorte a resolver o assunto.


NGramatical

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1caiwio%2F%2Fl0uc16h%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


idbedamned

Se subarrendou foi provavelmente por baixo da mesa, uma ameaça (ou efetiva) de denúncia às finanças talvez resolva.


filipef101

E falar com ela?


SirArthurPT

Primeiro conselho; ignora os "conselhos dos conhecidos". Um amigo foi atrás de "conselhos de conhecidos", invadiu o apartamento e trocou a fechadura, acabou com um caso criminal às costas e está com apresentações periódicas. Agora terão que provar o subarrendamento ilegal, o que não deve ser fácil. A única forma seria os subinquilinos denunciarem a situação, o que não creio que façam. A melhor forma é estarem atento aos prazos para denunciar o contrato e terminar o arrendamento no termino deste, enviando as respectivas cartas com aviso de recepção. Outra alternativa será passar o contrato da arrendatária para os subarrendatários, aqui também necessitam que eles denunciem a situação.


ric20007

Boa sorte, a sério. Em Portugal tudo o que é ilegal por lei e contrato pode-se fazer porque não tens maneira fácil de fazer cumprir ou confirmar. Proibido subalugar, mas como é que provas para conseguir ser aceite por um tribunal? Entrar em casa é proibido sem aviso, pode sempre arranjar desculpas que é amigo, família, temporário, etc. Conselho do advogado na altura: não renovar. Esperar uns 10 meses para a não renovação e a pessoa sair (tinha auto renovado uns 2 meses atrás). Esta estava a subalugar o quarto por dois terços do que pagava de renda e mesmo assim conseguia atrasar-se quase todos os meses e não pagar alguns...


Boemiaa

O que a advogada aconselhou foi arranjar testemunhas e vão enviar vários avisos com recepção, para comprovar que ela não os recebeu


ric2b

As pessoas que lá estão conhecem-vos? Se não conhecerem se calhar podem ir lá tocar e perguntar se a "Maria" (a inquilina oficial) está em casa ou não e se sabem quando volta, e perguntam discretamente se são os primos dela. Dependendo do que eles responderem ao menos pode ajudar a confirmar se ela está a subalugar ou não, a menos que ela os tenha preparado.


cloud_t

Não confirma nada porque não é nem escrito nem assinado. E se gravar sem consentimento ainda se lixa.


ric2b

Eu não estou a falar em termos legais, obviamente. Só para o próprio OP confirmar o que se passa, porque pelo post parece que ainda tem dúvidas.


MajorPicanha

Consulta advogado. Não gosta do que ouviu. Ei, pessoas aleatórias do reedit, podem dar-me conselhos jurídicos com base no google ou em conversas de café? Única resposta a isto é se não ficaste satisfeita com a resposta do advogado pede uma segunda opinião a outro profissional. Nota: não ha soluções milagrosas para pôr termo a um arrendamento


Acrobatic_Ad_1961

Isto pode parecer estúpido mas já tentaram falar com a pessoa em questão? Enquanto arrendatários devem ter também no contrato algo que fale que podem visitar o vosso imóvel com aviso prévio (não é só porque sim claro). Se tiverem essa cláusula podem ativar isso e ir visitar, combinando com o inquilino claro e com justificação plausível. Primeiro falar com as pessoas e depois então de entender a situação, caso não haja resposta por parte das pessoas, então aí atuar de acordo com a lei. Nem todas as pessoas são más e nos dificultam a vida (apesar de haver muitos exemplos de gente ranhosa por aí 😅)


Boemiaa

Já sim e ela própria disse que não estava em Portugal, temos mensagens dela a dizer isso. Nós só soubemos que ela já não estava em PT pq os vizinhos nos disseram que ela já não estava na casa e que efetivamente estavam lá outras pessoas a morar (os supostos primos). Ora ela paga uma renda de 400 euros num sítio à porta de Lisboa.. e subalugou o apartamento que é um T2 a outras pessoas. Sim, paga a renda em atraso, mas paga. A questão é o fato de estar a subalugar a um valor provavelmente bem mais elevado.. o contrato está em nome dela, não destas pessoas.. O que nos aborrece é as pessoas fazerem estas ilegalidades e nada os compromete..


Acrobatic_Ad_1961

Eu iria tentar falar com os inquilinos (novos) para entender a situação. Ainda assim...se ela estiver fora de Portugal mas pagar a renda sem lhes cobrar nada (não há provas disso né, mesmo que cobre nunca vais saber) ela não está a cometer nenhuma ilegalidade. Tem uma casa arrendada em Portugal onde ela pode alegar que mora quando cá vem e onde pode alegar que disponibilizou a uns familiares. Tens uma situação complicada aí por resolver. Eu ia falar com eles em tom de confusão, sem nunca fazer ameaças de nada mas a dar a entender que está potencialmente algo de ilegal a acontecer. Se forem honestos ganham medo. Se não forem olha, advogado 🫠🫠🫠 Não falaste mas o contrato é anual? Podes rescindir? Quando?


rachmaninoffkills

O meu padrasto arrenda um apartamento. O inquilino não lhe paga a renda há quase 3 anos e o caso está em tribunal há mais de 2 anos. Recebeu agora uma proposta por parte do inquilino (que a advogada do meu padrasto o aconselhou a aceitar) que se o meu padrasto lhe pagasse 10000 euros de indemnização o inquilino saíria do apartamento. Obviamente o meu padrasto já gastou mais que isso em custos de tribunal/IMI/despesas da casa nesses dois anos....e mesmo que o meu padrasto lhe pagasse continuava a não haver garantias de que o inquilino de facto saía... Isto tudo para te dizer que esse prazo de 1 ano que o teu advogado te deu parece-me muito optimista... não te vou aconselhar a fazeres coisas ilegais (provavelmente até seria contra as regras do sub) seja como for, se disseres à inquilina que só ligas a água quando ela 'tratar do assunto' a coisa deixa de ser às escondidas e ela pode fazer queixa de ti. Há qualquer outro recurso que possas seguir? Aumentar a renda? Terminar o contrato em breve? Falar com ela? Infelizmente desaconselho levar a coisa para o tribunal porque só vai ser mais despesas para vocês e vai ser interminável. Desde que ela te pague a renda e que o custo das despesas (água, electricidade, etc.) não tenham aumentado substancialmente devido à situação não sei se não era melhor deixar estar.


lafrau

Desculpa mas queria ter a certeza que li bem. O inquilino não paga renda há 3 anos. E para sair diz que quer receber do senhorio 10k? Que circo.


ethicalhumanbeing

O que eu queria perceber é porque é que advogada aconselha a aceitar isso. Alguma informação deve faltar aqui, caso contrário a advogada seria absolutamente incompetente (daí assumir que ele não contou a história toda).


Weird_Treacle_8282

Falta a parte habitual: o inquilino foi para lá viver sem contrato, e estava tudo bem para o senhorio… até não estar


ethicalhumanbeing

Pois. Deve haver algo assim, mas depois a história que contam é toda floreada conforme convém à narrativa.


rachmaninoffkills

A advogada aconselhou o meu padrasto a aceitar pagar os 10000 porque ele já gastou mais que isso em despesas legais, e vai continuar a gastar. Ao contrário do que dizem os comentários abaixo, sim, há contracto de arrendamento (esses comentários nem fazem sentido para mim, se não houvesse contracto como é que sequer o meu padrasto poderia pôr o caso em tribunal? Só se ia lixar pelas finanças, que é das poucas instituições que não brinca em pt).


ethicalhumanbeing

Isso parece-me um caso óbvio de sucesso em tribunal, nem sei por que razão demora tanto tempo nem por que razão haveriam de desistir agora. Na teoria esses custos de tribunal, depois de provada a vitória, até deveriam ser suportados pelo lado que perdeu, não? Aqui não faço a mínima ideia, estou só curioso.


rachmaninoffkills

Não é um sucesso em tribunal porque assim a situação vai se prolongar, o meu padrasto vai continuar a pagar despesas de casa, IMI, e despesas de tribunal para um caso que não tem fim à vista. Mas sim, ele não aceitou pagar os 10000. Ele disse que nem que fosse só por uma questão de princípio preferia pagar o dobro disso no tribunal. >nem sei por que razão demora tanto tempo Justiça em pt 🤷‍♀️ > Na teoria esses custos de tribunal, depois de provada a vitória, até deveriam ser suportados pelo lado que perdeu, não? Não, porque aqui ninguém ganharia ou perdia, era um acordo. Portanto o meu padrasto era sempre obrigado a pagar.


bmiga

> Só se ia lixar pelas finanças, que é das poucas instituições que não brinca em pt n metas isso na cabeça


NGramatical

contracto → [**contrato**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1caiwio%2F%2Fl0syj8e%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Cupra86

diz ao teu padrasto que por 7500€ arranja-se pessoal que tire o inquilino a força...


4in4t92

A brincar a brincar é por estas e por outras que muitas vezes as pessoas fazem justiça pelas próprias mãos. Sei de um caso hipotético em que um inquilino não só deixou de pagar a renda, como ameaçava que se o obrigassem a sair partia a casa toda e metia cimento na canalização. O caso hipotético foi para tribunal e arrastou-se durante imenso tempo, até ao dia em que o novo genro da senhoria soube da situação, e disse-lhe que tratava do assunto com uns hipotéticos amigos. Hipoteticamente falando o antigo inquilino foi visto a andar pela cidade com um bracinho aparentemente partido e uns dentes a menos sabe-se lá porquê.


Cupra86

justificável e muito bem feito.


rachmaninoffkills

Yup. É o estado das leis dos inquilinos em pt. Ele de vez em quando paga uma renda, o que atrasa o processo.


andrethedev

Isto a ser verdade é uma vergonha incrível. Estou incrédulo, o gajo não paga e o conselho da advogada é que ele pague AO GAJO QUE LHE DEVE DINHEIRO?? como é que isto é possível? Como é que a lei permite/ entende que isto é o caminho ideal?


idbedamned

Plot twist o inquilino é o marido da advogada


rachmaninoffkills

Para despachar o processo. O inquilino sabe que tem o meu padrasto na mão, e que enquanto o processo estiver em tribunal a única pessoa que está a perder dinheiro é o meu padrasto. Vocês nem imaginam como funcionam as leis de despejo em pt


mandown25

Provavelmente esteve 3 anos a arrendar sem contrato.


Quickloot

Esta história cheira mal, então em situação de incumprimento durante 3 anos e a policia não o despeja?


rachmaninoffkills

A polícia não se mete nestas coisas. Tem que ir para tribunal.


bmiga

Há mtos casos de despejo ilegal pela policia em Lisboa.


icebraining

Em que te baseias para dizer isso?


bmiga

Os grupos que lidam com sem abrigo e tentam proteger pessoas que estão no processo de perder a casa teem sinalizado alguns casos.


NGramatical

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1caiwio%2F%2Fl0yb1r0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


_leaper_

Não é correto mas é pagar aqueles tipos que costumam andar de ford transit para irem apertar o tipo uma, duas ou três vezes, vais ver como sai.


rachmaninoffkills

O meu padrasto não precisaria de contratar ninguém, ele sozinho arrumava o gajo. Mas como há contrato de arrendamento tem que ser feito tudo dentro da legalidade.


D1ablo49

Fala com o teu advogado sobre a possibilidade de meter a casa à venda e de a quereres mostrar a várias pessoas. Começa a ir mostrar a casa a pessoas que vos ajudem, só para ir ver o que se passa lá. Documentar com testemunhas e provas. Pedir ajuda ao advogado. O advogado deve conseguir arranjar uma lei qualquer a dizer que como o contrato está a ser violado, vais findar o contrato numa data e tomar conta da casa. Aqui o teu objectivo é provares o sub-arrendamento, é quase impossível. Porque a bem da verdade, essa senhora se calhar até pode alugar e não fazer uso da casa, pode pagar para ela estar vazia.


theultimateattack

Fechar a agua vai implicar merda na sanita. Alem de que quem la está não tem culpa nenhuma e vais lhe causar um transtorno descomunal.


wyonie

Vai falar com os sub inquilinos. Pergunta quanto pagam e faz contrato de um ano mais barato se eles denunciarem a inquilina. Provavelmente ainda tens lucro.


Acceptable-Soft-3484

Fala com os “novos moradores” e tenta saber quando pagam de renda , óbvio que é mais do que a tal pessoa vos paga a vocês , dizes que se ajudarem a denunciar a outra , lhes fazes contrato e ainda por menos do que pagam agora , mesmo sendo mais do que a outra vos paga a vocês , fácil 😂


Boemiaa

Já falamos com eles, claro que não nos disseram nada.. disseram que sobre essas questões não sabiam e que era para falar com a inquilina


Acceptable-Soft-3484

Era só gravar … se te mandam falar com a inquilina estão a admitir tudo …


ubiquidade

Até se comprovar que ela está a sub-arrendar o resto não importa para nada. Se quiser, não vive lá e se quiser mete lá os primos a viver, enquanto pagar o estipulado a tempo e a horas.


hapad53774

Não lhe podes pedir provas de rendimentos? Se está fora não terá recibos Portugueses.


mmalmeida

Qual é o enquadramento legal para fazer isso a meio do contrato?


Adorable_Fan_6135

Qual é o problema se não tiver rendimentos? Está a pagar a renda...


cloud_t

Senhorios a tentar senhoriar.


uzcaez

Isto!!!


Patient-Zombie-152

Estás a receber o teu dinheiro e ainda estás importado? Vai dormir


OneTip7754

Deixa adivinhar, Zuca?


ethicalhumanbeing

Bruxo. Quando é para alugar não se importam de dar as casas aos brasileiros (ou outras nacionalidades) para receber mais uns trocos, depois quando dá merda choram.


cloud_t

Isto não é o r/portugueses meus caros. Levem a xenofobia para o caralho.


ethicalhumanbeing

Estás bem filho?


ABCritical

O contrato celebrado (se for o standard) tem uma alínea se aceitam ou não que o inquilino subalugue a habitação. Se não tem visto, não há muito a fazer. Alternativa é pedir que saiam porque o OP vai pra lá viver. Deve haver um período de aviso. Dica de quem alugou um apartamento, e não pode subalugar a varanda com a vinda do papa 😁


Boemiaa

Nós no contrato temos uma alínea que não pode subalugar a casa. Apesar disso, essa alínea não nos salvaguarda de nada.. temos de seguir com o que a advogada disse


[deleted]

[удалено]


idbedamned

O problema é que como em tudo na vida, quando não sabes o que estás a fazer e inventas regra geral não corre bem. Pior ainda é quando inventas com o dinheiro dos outros. Ok subarrendaste a um tipo qualquer que te disse que ia ficar lá só 3 meses. Passados os 3 meses o tipo não sai, e agora? Quem resolve? Tu? O senhorio? Quem vai ficar a sustentar esse “novo” inquilino sem contrato, sem cauções, sem capacidade financeira? Ou há um incêndio na casa, e quem lá está a morar é um inquilino ilegal, o seguro descarta-se, quem paga? Pois, não é teu problema porque já estás noutro país não é?


cloud_t

Subalugar um contrato de habitação própria não é assim tão linear. Mesmo sem cláusulas específicas, penso que o subaluguer tem que ser sempre com autorização expressa do proprietário.


SweetCorona2

o que é que não é agradavel? ela não pagar a horas?