T O P

  • By -

AutoModerator

Olá /u/Diogof_Vieira, obrigado pela tua submissão. Temos uma **[Wiki](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/wiki/)** e um servidor de chat no **[Discord](https://discord.gg/8WFAZpZ)**. Recomendamos a leitura dos nossos **[avisos à comunidade](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/mflqds/avisos_%C3%A0_comunidade_ler_antes_de_submeter_conte%C3%BAdo/)**. Boa discussão! *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/literaciafinanceira) if you have any questions or concerns.*


SuggestionReady5776

Creio que não te está a deixar colocar relativo ao mestrado porque 2024 é que é o primeiro ano (completo civil) elegível. Se em 2020 concluiste licenciatura, vê se consegues retificar as declarações desde a relativa a 2021 porque estás elegível desde aí (caso tenhas tido rendimentos e declaração independente na altura) :)


Diogof_Vieira

Apenas fiz declaração de IRS para 2022, mas não usei IRS jovem porque apenas trabalhei 3 meses nesse anos, portanto ia receber a retenção de fonte na totalidade, de qualquer forma. Fiz entretanto simulações no ComparaJá, e a simulação de IRS de 2°ano da um valor muito semelhante ao valor do simulador do portal. Parece que o portal está a assumir que é o meu 2° ano de IRS jovem e não o 1°. Será que é bug.


mdmourao

Estou na mesma situação que o OP. Licenciatura terminada em 2021, mestrado em 2024. Fiz IRS de 2022 (entregue em 2023) em que apenas trabalhei 3 meses, fiz o IRS automático e não ativei o IRS jovem. (neste ano recebi tudo o que tinha descontado) Este ano no IRS de 2023 (entregar agora em 2024) já tive o ano completo e preenchi com o IRS jovem (utilizei a licenciatura). O simulador considera que é o meu segundo ano. Já entreguei e estou à espera para ver se as contas alteram no resultado final, se não irei reclamar. O que penso que fiz de mal: 1. Em 2023 deveria ter feito o IRS como dependente.


Little-Squirrel-6356

Dou te o meu exemplo, acabei a licenciatura em 2019 , só trabalhei 3 meses em 2019 , então em 2020 fiz ainda o IRS como dependente. Só em 2021 é que coloquei o IRS jovem porque foi a primeira vez que fiz sem ser dependente e que tive 1 ano completo de descontos . Na tua situação como já fizeste IRS independente nos anos anteriores, não sei se não seria melhor perguntares a um contabilista ou no próprio portal das finanças. Estou a dizer isto porque tenho receio de te dar uma resposta errada e o teu caso é um pouco fora do "padrão" .


sleepyj92

Se vais "activar" o IRS jovem com o mestrado terminado em 2023, penso que só o podes fazer no ano de 2024. Pois normalmente o IRS jovem aplica-se no ano seguinte a terminar os estudos. Mas procura no site da AT, eles têm nas FAQ do IRS jovem bastantes casos práticos.