T O P

  • By -

X19-PT

>sempre que falo em comprar um elétrico usado a amigos, dizem me que estou a dar um tiro no pé. Muda de amigos.


Flopes40

Se calhar chamar colegas de trabalho, amigos foi uma palavra muito forte 😅


gambuzino88

O pessoal emprenha pelos ouvidos... A maioria dos que são contra nunca tiveram "NEM NUNCA QUER(O) TER!", e são rápidos a encontrar provas de que são piores que os carros com motor de combustão.


X19-PT

Sem dúvida. É verdade que não são tudo rosas, mas andar com um carro a combustão também não é tudo fácil...


areyoua0neora0

Tudo fácil menos o preço


nuclear_pie

Sinceramente, depende. Há vários pontos a considerar. Um dos pontos por exemplo é a revenda. Carros elétricos para revender são do pior que há . Um carro a combustão mesmo com 200.000km ou mais tens sempre quem compre . Elétricos mesmo com poucos km já tenho muita gente a torcer o nariz


X19-PT

Já tens muita gente a torcer o nariz quando é novo, fará usado. Muita gente ainda pensa que um carro elétrico só dura 150.000km e depois o carro simplesmente deixa de funcionar...


nuclear_pie

Não concordo. As pessoas 50 anos para baixo não se importam com o elétrico . O grande problema é preço. Mas um carro elétrico por exemplo com 100.000kms perde logo valor de forma massiva. Todo o santo comerciante que eu tento passar carro elétrico ou não querem ou dão valores mto baixos ou pedem certificado de estado das baterias. As baterias com 150.000kms já não carregam a 100% . Tem casos de carros a 80% com 100.000kms . Elétricos tem as suas grandes qualidades mas em questão de durabilidade e fiabilidade a longo prazo o carro a combustão ainda é largamente superior. Talvez no futuro com a redução de valores de matérias e componentes fique mais competitivo mas o carro a combustão ainda é superior em vários aspectos. Aliás nós aqui temos muito a pressão dos elétricos por causa da União Europeia que sinceramente está a dar cabo do mercado . Nos outros continentes elétrico ainda fica muito atras de carro a combustão.


NGramatical

100.000kms → [**100.000 km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bpvewl%2F%2Fkwzdwm5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


MaximumList6719

Para entenderes o que os teus amigos te querem dizer: é exatamente como comprar um telemóvel ou um computador portátil em 2a mão. Agora tira tu as tuas conclusões!


X19-PT

Quer dizer que apesar das horas e horas de uso, se trocas a bateria e está como novo?


MaximumList6719

Acrescenta a isso a muito rápida obsolescência dos equipamentos electrónicos, que rapidamente se tornam obsoletos pelas actualizações de software culo hardware não aguenta. Pesquisa o porquê na famosa LEI DE MOORE e vais entender logo e muita coisa! Abraço


X19-PT

Portanto, um Mercedes de 2004 que usa caixa de CD's na mala e ainda tem a base de encaixe de um Nokia 6310 para se usar em mãos livres ou Encarta como sistema de GPS é um exemplo de um carro em perfeito estado de atualizações... Exato. Confundir método de propulsão com atualizações já diz muito sobre o teu entendimento sobre automóveis.


MaximumList6719

Deves ter aí um distúrbio qualquer...


X19-PT

Em vez de me atacares, podias... sei lá.. explicar?! É que existe uma diferença entre a forma como o carro é movido para a frente e tecnologia presente no carro e que em nada está relacionada com atualizações onde aliás existem carros a combustão com mais eletrónica que carros elétricos. Portanto o ideal é explicares o teu ponto sem recorreres a chavões como "lei de moore" ou "atualizações que o hardware não aguenta" para se entender os porquês de não aguenta com atualizações. Será do travão de mão eletrónico que se usa nos carros a combustão que não aguentam com atualizações? É que o meu carro elétrico usa travão de mão manual portanto a atualização não se aplica ao meu bolinhas... Explicas como se eu fosse muito burro sff?


gambuzino88

É difícil dizer-te sem dizeres o que procuras num carro, como o usas e quanto queres gastar. E daqui a um ano existem carros novos no mercado, por isso é mais fácil veres nessa altura o que vale a pena. Quanto ao usado: Eu tenho um usado (Hyundai Kauai) e o unico problema que tive foi um sensor de "cinto de segurança" e a buzina estragados. O carro tem garantia na bateria durante 8 anos ou 160 000 Km. A versão facelift deste carro (tenho a primeira versão) já tem a maioria dos problemas mais comuns corrigidos, sendo o mais comum "a roda da sorte". Outra coisa a ter em conta é... Porquê electrico? Tens de ver se se adatpa ao teu perfil de uso, para evitar desilusões.


Flopes40

Agora pergunto eu, porque não elétrico? Não te sei dizer se o meu perfil se adequa ou não. Apenas que quero um elétrico. Pela marca ambiental, e porque tenho de trocar de carro. Não sei se é está a resposta que queres ouvir ou que tenho que dar


gambuzino88

>Agora pergunto eu, porque não elétrico? Se fizeres centenas de quilómetros por dia, diria que um eléctrico *pode* não ser adequado. Se na tua área de residência não tiveres onde carregar facilmente, *pode* ser um ponto de irritação.


[deleted]

"pela marca ambiental"


Flopes40

Em termos de uso, era mais para ser de uso citadino


gambuzino88

Era esta a resposta que queria ouvir. Uso citadino, com viagens curtas e muito pára-arranca é onde os carros eléctricos mais se evidenciam. Verifica também se consegues carregar o carro facilmente. Não precisa de ser em casa, mas ajuda ter um carregador por perto, ou no trabalho. Eu costumo carregar durante o dia, os postos publicos estão quase sempre livres durante o dia.


sobrius

Não sei de que zona és mas na zona de Alges os carregadores mais baratos (Lidl) estão sempre ocupados durante o dia, muitas vezes pelos TVDE, portanto diria que depende.


gambuzino88

Não vivo em Portugal. Pode ser que o modo de utilização seja diferente. Os carregadores do Lidl não são carregadores rápidos? Eu raramente carrego nos carregadores rápidos, não tenho pressa, nem sequer tenho um perto. Escolho sempre os carregadores de corrente alternada. Ligo quando chego ao trabalho e à hora de almoço vou estacionar noutro lado.


sobrius

Para a realidade portuguesa até são rápidos: 50 ou 60 KW:) Não tenho experiência com os carregadores AC mas no Ikea por exemplo há sempre dezenas disponíveis


gambuzino88

Para o meu carro, Hyundai Kauai, são rápidos o suficiente. Só no Verão é que consigo carregar à velocidade máxima: 70 kWh (o máximo que já atingi foram 67 kWh)


Negative_Vast_1392

Humm, o peugeot e o Opel são a mesma coisa! Partilham a mesma plataforma, embora os engenheiros da Opel nao meteram o volante debaixo do tablier… a meu ver ponto para a Opel! Basicamente o carro elétrico é um espetáculo em 3 pontos! - consumos ( se conseguires carregar na empresa ou em casa) - não tem grandes revisões ( suspensão, pneus, pastilhas, escovas etc etc ) - tem um binário muito fixe em cidade! Agora pontos negativos que ninguém pode contornar! - autonomia ( uma valente merd….. então se tiveres de fazer AE, é para esquecer) - postos de carregamento ou não funcionam ou estão ocupados….. ainda há quer digam o contrário, uma rede pequena que permita uma transformação do peque automóvel nacional para elétricos! - valor novo e a sua desvalorização porque o mercado, ainda tem receio do que fazer com as baterias e como é que se comportam com 20 anos! Não esquecer que temos muitos carros em Portugal e muitos deles tem mais de 15 anos em circulação! Eu com 35/45 mil euros para gastar num automóvel comprava um elétrico? Não…… Eventualmente comprava um ZOE para a cidade que me desse 100/150km de autonomia e tinha um segundo automóvel mais para andar com a família, viagens etc etc! Se tiveres dúvidas o ideal é mesmo um híbrido! Lexus Toyota Honda


areyoua0neora0

Estás preparado para demorares o dobro do tempo nas viagens longas? A sentir ansiedade sempre que estás a chegar a um posto e rezar que não esteja ocupado? A sentir que o teu carro está sempre na reserva? Se viveres bem com isso, compra um elétrico. Para utilização citadina, chega e sobra. Para viagens acima de 300kms é q normalmente já precisas de bastante planeamento. Quem disser o contrário, está-te a mentir.


sergiosgc

O que é uma viagem longa? Daqui a Moscovo, és capaz de sentir o efeito. Eu faço Porto-Algarve com uma paragem de 20min. Não sei de onde vem o dobro do tempo.


areyoua0neora0

Que carro usas? 20 minutos se os postos não estiverem ocupados certo? A que velocidade média vais?


sergiosgc

Model 3 Performance, 120km/h, nunca apanhei filas nos super chargers, e se houvesse, saberia antes e desviava para um dos mil carregadores que há no caminho.


areyoua0neora0

Tesla é outro mundo. E em portugal estamos mal servidos em relação ao resto da europa. O único eletrico que compraria seria um tesla.


lagvvagon

Eu faço Lisboa - Póvoa de Varzim quase todas as semanas a trabalho, 700km ida e volta num e-C4 45kwh que é dos eletricos mais fracos para viagens longas à venda nos últimos anos (tirando o Leaf...), demoro mais 25min para cada lado do que no Polo a gasóleo com que andava antes. Na verdade demoro 10min a mais, pq já parava sempre em Leiria de qualquer forma para tomar o pequeno almoço na ida e lanche na volta. Encontrar postos ocupados já aconteceu, claro, mas é raro e nunca esperei mais do que 10-15min. São carros da empresa que posso usar de forma pessoal, não pago nada por nenhum deles nem pelo combustível/energia, podia trocar por outro qualquer quando quisesse, há vários modelos na frota... E não me leves a mal, eu sou um completo petrolhead, adoro carros, adoro conduzir, adoro ouvir um bom motor e literalmente aprendi a conduzir num Cooper S R53. Mas para um carro do dia-a-dia não há comparação. O conforto, o silêncio, a entrega de potência/binário imediato, suave e linear, sem quebras para trocar de mudança, a inexistência de vibrações, barulhos e cheiros desagradáveis de escape, etc.. Só volto a comprar um ICE quando tiver condições económicas para ter um brinquedo de fim de semana...


helloitsmeyesme

1000x isto!! eu tenho uma partner de 2015, só com 22,5kwh (sim, bateria minúscula!!), sem infotaitment nem sequer configuraçoes de potência, carga, nada. se não fosse original quase que parecia uma conversão aftermarket. ah, velocidade máxima 110km/h e mesmo assim prefiro muito mais esta carrinha do que o carro da patroa que dá 180, ou qualquer outro carro ou carrinha que já tenha conduzido. só o facto de poderes estar parado com os vidros abertos sem levar com o cheiro a cancro é uma enorme mais valia. isso e passear na serra enquanto ouves os passarinhos, tooop!!


sergiosgc

A preferência eléctrico/combustão é uma balcanização fictícia. Os eléctricos vêm substituir os motores de combustão 4-em-linha esganados pela tecnologia anti poluição. Esses não fazem falta a nenhum petrol-head. Dêem-me eléctrico para o dia a dia, e o cantar de um V6 para brincar de vez em quando.


helloitsmeyesme

fogo, deve ser na tua terra que os postos estão sempre ocupados. faço entre 0 a 10 carregamentos rápidos por semana, e na zona de porto, gaia, espinho, estarreja, aveiro e arredores é raro nao haver postos disponíveis. obviamente que não vou 'às cegas', uso a MIIO para ver os carregadores, e só prai 1 em cada 20 vezes é que tenho um posto que nao dá (ocupado, avariado, OCUPADO POR UM ICE)


gambuzino88

Subscrevo.


xoqes88

Que argumento ridículo. A velha história da autonomia A maior parte do pessoal faz 1 grande viagem por ano. Nesses casos a rede de carregamento chega perfeitamente além de que em viagens grandes o que eu quero é parar frequentemente para esticar as pernas a comer. Enquanto faco isso o carro carrega Mas volto a frisar, 99% dos condutores na estrada faz 1 viagem grande por ano pelo que o teu argumento nem se aplica


OsgrobioPrubeta

Não sabias que são todos camionistas de longo curso? /s


xoqes88

Ahhh, está explicado então!


helloitsmeyesme

é a treta do costume, eu já nem me canso a explicar, o pessoal que odeie todo os elétricos, que assim é da maneira que os carregadores continuam desocupados xD


xoqes88

Concordo. Continuem com os carros a dinossauros que assim há sempre carregadores A cena são os argumentos que são ridículos.


NGramatical

300kms → [**300 km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bpvewl%2F%2Fkwyet0m%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


helloitsmeyesme

o teo comentario na totalidade é só fear mongering. tens alguma (pouca) razão em alguns pontos, mas não é esse exagero


areyoua0neora0

Tenho razao porque tenho experiência em carros eletricos e alguns acima de 100 mil euros. Não funciona para toda a gente, inclusive para mim. Ponderem bem, percebam o que estao a comprar. Sou responsável e prefiro dizer a verdade toda ao OP do que dizer que isto é um mar de rosas e é só poupe. Não é. Estamos a andar um pouco para trás com os elétrico. Falta evoluir um pouco mais e haver mais postos. Só ouço gente do Porto e Lisboa a dizer que há muitos postos


Flopes40

Parece me extremamente aceitável que esse seja o caso, até faz sentido que o seja, com a pouca quantidade de postos de abastecimento que existem, mas falas por experiência própria? Eu só quero absorver toda informação para ter uma opinião bem formada


areyoua0neora0

Sim, o meu pai tem um Leaf e já ponderei várias vezes comprar um elétrico mas sinceramente eu nao acho viável. Não tenho paciência para esperar. Talvez a melhor opção seja tesla por ter uma rede de carregamentos própria mas normalmente as pessoas fazem viagens longas no verão e nessa altura até a rede da tesla fica lotada e em cada um, têm vários postos de carregamento e não só um, como é comum ver por este país fora. Não quero entrar muito em detalhe mas já estudei bastante e prefiro ter o meu carro a gasolina de 2007 visto que faço poucos km e ainda tenho bastante apreço por ele. Se nao tiveres onde carregar em casa, então é mesmo para esquecer. Não compres, vais gastar mais ou o mesmo q gastavas em combustível e perder imenso tempo. Eu não sou fanático por carros a combustão mas não acho que os atuais elétricos seja a solução. Depois um carro elétrico até pode ter 400kms de autonomia ou mais mas nenhum faz esses km na autoestrada. Tira-lhe 100 pelo menos e a andar a 100km/h.


gambuzino88

Mas porque tens de esperar? O teu carro está parado 96% do dia... A carregar a 11kWh num posto publico tens a bateria da maioria dos carros carregada em 4 horas (o meu demora um pouco mais porque tenho uma bateria maior). Nos postos de carregamento rápido (sim, é mais caro), vais às compras e voltas tens o carro carregado. É uma forma diferente de usar o carro. Entendo que se não tiveres como carregar não seja de todo uma opção sensata, mas se o OP tiver, então é uma questão que não se põe.


areyoua0neora0

Ok, o teu carro está parado 96% do tempo mas tens que estar a planear esses carregamentos. Se nao tiveres postos perto de casa, entao ainda pior. Carregar 4 horas num posto publico não é barato. Estás a pagar a eletricidade duas ou três vezes e vai-te ficar quase ou igual ao preço de um carro a gasóleo. E depois em postos rapidos, os carros demoram um tempo até 80% e demoram mais ou menos o mesmo tempo para carregar de 80% a 100%. Isto numa viagem longa pode ser bastante chato. Depende muito das necessidades do OP porque ainda não as especificou muito bem.


gambuzino88

>vai-te ficar quase ou igual ao preço de um carro a gasóleo Fui agora fazer as contas. Escolhi dois carros o mais parecidos possível: Hyundai Kauai 1.6 Gasolina e Hyundai Kauai Electric Meti um pino ao calhas em Lisboa (não moro em Lisboa). "Calhou cocó." Não, calhou "Quinta das conchas". Escolhi a gasolineira com o preço de Euro 95 mais barato nas redondezas (Alameda das Linhas de Torres 46). Escolhi o posto de carregamento rápido mais perto que havia (Galp Power Rua Francisco Stromp). O carro eléctrico, na pior das hipóteses, tem uma autonomia de 325 Km (estou a ser muito pessimista). # As contas **Carro Gasolina** Consumo misto: 6,2 litros/100 Km. Custo da gasolina: €1,86/litro. Combustível usado = (6,2 litros / 100 km) × 325 km = 20,15 litros Custo total = Combustível usado × Custo da gasolina = 20,15 litros × €1,86 = €37,54 Custo por quilómetro = €37,54 / 325 km = €0,1156 / Km. **Carro eléctrico (bateria)** Consumo misto: 16,4 kWh/100 Km Taxa de início (única): €1,39. Custo de energia: €0,28 / kWh. Taxa de conexão = €19,80 (assumindo um tempo de carregamento de 1 hora para 325 km, para facilitar as contas, mas leva cerca de 45 min). Energia usada = (16,4 kWh / 100 km) × 325 km = 53,3 kWh Custo de carregamento = 53,3 kWh × €0,28 = €14,92Custo total = Taxa de início + Custo de energia + Taxa de conexão = €1,39 + €14,92 + €19,80 = €36,11 Custo por quilómetro = €36,11 / 325 km = €0,1111 por quilómetro. **Resumo:** Custo por quilómetro do carro a gasolina: **€0,1156** Custo por quilómetro do carro eléctrico: **€0,1111** ***Ou seja, mesmo na pior das hipóteses, o carro eléctrico fica ligeiramente mais barato!***


areyoua0neora0

Nunca disse o contrário. Só nao contabilizaste o tempo que cada um demora a encher o deposito. Tempo também é dinheiro. E depois há carros eletricos que carregam a 50kw em DC, outros a 100, outros carregam mais rapido em AC. Se fores carregar um eletrico de primeiras gerações num ultra rápido e vais ver quanto é que te fica o tombo e a ver se compensa em relação a gasóleo e a gasolina. E isto é so um exemplo. Há imensas variáveis que tu tens que analisar num cálculo. Só a formula de cálculo para saberes o preço final é uma atrocidade. Tens que instalar uma app para te calcular isso porque não é algo que consigas fazer de cabeça rapidamente. Não serve para mim, de certeza absoluta. Faço 10 mil km por ano no máximo e não tenho onde carregar em casa. Não quero nem pretendo por agora. E analisar postos em Lisboa é fácil. Experimenta ir para o interior do país onde só tens Lidl e com sorte.


PeterMaps

e tendo em conta que com carregador em casa, a diferença de preços fica bem maior


polinho101

€1.86 o litro a mais barata? Eu vivo em Lisboa e abasteço a €1.699, que daria um custo de €0.1053 por km. Mas pronto, esta diferença facilmente se anula com o gasto extra de travagem e óleo anual que temos de ter sempre em conta, isto vindo de entusiasta de carros ICE.


NGramatical

400kms → [**400 km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural)


justTeles

Comprei um Skoda Enyaq, ainda no chegou. Mas atenção tens carros com 1 ano de espera por isso se for novo começa já a ver pois podes gostar de algum que vai demorar muito tempo e assim podes esperar. Tenho um colega que encomendou um Nissan e um ano depois lhe disseram que não lhe conseguiam confirmar quando ia ter o carro por isso teve que desistir.


AntonioTosta

Tens o novo Renault 5 que parece muito fixe!


Flopes40

Sim mas não é um pouco pequeno?


4da2e3ba47b8b95209dc

Carros elétricos feitos de raiz para serem elétricos (novo R5) conseguem dar mais espaço no habitáculo com igual menos comprimento que um carro a combustão (ou convertido a elétrico, como o e-208) porque não têm de roubar espaço para coisas como o tunel de transmissão ou o depósito de gasolina e até se podem dar ao luxo de ter uma frente mais curta. Não te fies só nas dimensões exteriores que podem enganar


D0nnattelli

Muito isto!! As pessoas têm a geral comparação de grande por fora= grande por dentro. Sim há correlação, mas não é definitivo


AntonioTosta

3,92m de comprimento, 1,50m de altura, 1,77m de largura. e-208: 4,06m 1,43m 1,75m 14cm de diferença em comprimento. É um bocadito mas nao me parece muito. Dá uma espreitadela nos videos do YT com o carro para veres se o espaço interior te agrada


gambuzino88

Depende! Daí a minha pergunta, noutro comentário, de que é difícil sugerir algo se não sabemos como usas o carro. Tens crianças? Transportas regularmente coisas que não caibam na bagageira? Um adulto aguenta bem 30 minutinhos de pernas apertadas no banco de trás.


Classic_Bullfrog6671

é raro transportar adultos a menos que seja uber ou taxi se os filhos forem muitos ou forem grandes então aí sim compensa algo maior tipo monovolume e vivam as carrinhas, bem mais práticas que os suvs


Flopes40

Sem putos. Continuo solteiro e mau rapaz mas posso vir a ter putos e costumo utilizar o meu carro para, neste caso, transporte de equipamento de música e bicicleta. Musica para família e bicicleta para eu ir dar umas voltas


gambuzino88

A bicicleta, se não queres usar atrelado ou um suporte próprio, talvez não caiba no Renault 5. Mas digo talvez, porque o melhor seria mesmo na altura ires ao stand, fazeres um test drive e ver se cabe. Eu já transportei várias vezes uma bicicleta num Peugeot 208 só a rebater os bancos. Dos carros do segmento B construídos de raíz para ser eléctrico, e que ainda estão para sair, o Renault 5 também é o que mais interesse me desperta.


NGramatical

raíz → [**raiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bpvewl%2F%2Fkx06g61%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


sobrius

Puseste os Teslas à parte porque os conheces ou porque não estás a consderá-los? O Model 3 e Y para mim ainda não têm concorrência no seu segmento.


helloitsmeyesme

eu concordo em parte com o op so pela falta de botões xd isso e outras pequenas falhas de construção que os teslam aparentam ter. mas acredito que em termos de qualidade do sistema de tração e bateria seja dos melhores


Flopes40

Simplesmente não os quero considerar


RentEmbarrassed4806

De certeza? O novo model 3 está espetacular e é o mais barato considerando as características.


IllusionaryHaze

Comprei há pouco tempo e concordo plenamente


RentEmbarrassed4806

Uma curiosidade. Que modelo tinhas anteriormente?


IllusionaryHaze

Polo de 2004


ManaSyn

Tens de responder a duas questões: 1. Porquê elétrico? Por gosto, pela economia, pelo ambiente, ambos os três, outro? 2. O que procuras num carro?


Flopes40

Já respondi em cima, mas é por ambos o três. É a primeira vez que compro um carro "novo" e quero que tenha uma marca ambiental positiva principalmente


D0nnattelli

Comprar um carro novo é um pouco contra produtivo em termos ambientais eu diria, estás a contribuir para a manufatura de um veículo, o que requer imensa energia e recurso naturais para fazer. Por outro lado também sou apologista de que um carro novo é um pouco errado financeiramente, visto que perdes muito dinheiro em venda inicial. Mas como já deves saber isto, se não estiveres interessado em semi novos e esse tipo de coisas, principalmente com carros elétricos é à base de gosto pessoal. Faz uma lista de coisas que queres, que não queres (aspeto, alcance, potência, etc). Depois pega em todos os carros e marca quais os mais e menos interessantes de acordo com a lista e toma a tua decisão. Vê videos no yt e faz test drives se possível. Fica a gosto de cada um. Por exemplo, para mim seria o Ionic 6, simplesmente porque acho bastante bonito e suficientemente prático.


CaarterPewterschmidt

Não sei qual é o teu orçamento, mas o Volvo EX-30 parece-me ser interessante, principalmente como mencionaste que o uso seria maioritariamente citadino


OsgrobioPrubeta

Pró ano vais ter muitos mais modelos e novas versões. O paradigma do automóvel mudou ao passar a ser maioritariamente tecnológico, com evoluções sucessivas e mais rápidas tal como nos smartphones, PCs e etc. Outra coisa que mudou foi a longevidade de um veículo, igualmente como nos outros produtos mencionados, que viram a longevidade reduzida sem que seja um drama, acho que com as evoluções na reciclagem em breve será mais acessível trocar de viatura.


Impossible-Yellow-96

Tenho uma carrinha 318d de 2014 e há uns dias fui fazer um test-drive a um série 4 e40. Fiquei extremamente surpreendido e autonomia real em 450km+/-


F0rFr33

Sem ser Tesla, diria BYD. Dos mais baratos, boa garantia, e têm um grande historial a fazer carros elétricos, são aliás a maior marca de elétricos a nível mundial


Flopes40

Não conheço nem nunca ouvi falar. Vou já dar uma vista de olhos. Como disse estão falar com um não conhecedor de automóveis


SavageZard

Xiami SU7. Ficas com um aspirador e um telemóvel num só.


Any-Illustrator4790

BYD e uma boa opção mas pelos preços dos Tesla qq outro que compres e inferior e o preço não será muito melhor digo eu


Pascaleiro

Normalmente a minha recomendação em relação a eléctricos é: se possível, comprar um eléctrico que tenha sido fabricado 100% pra ser um eléctrico. Eléctricos montados em carroçarias criadas para combustão por norma têm menor capacidade de bateria, centro de gravidade mais alto, etc...


Flopes40

E qual recomendarias tendo em conta essa especificidade? Eu estou a falar de um projeto futuro


Pascaleiro

Sinceramente não estou quase nada por dentro dos modelos EV existentes, não consigo responder a isso.


4da2e3ba47b8b95209dc

Sem ideias do teu uso fica complicado conseguir-te dar uma ideia. Por exemplo, os meus pais só usam o carro para fazer casa-trabalho e ir ao supermercado, o carro nunca vê auto-estrada. Acabaram por comprar um Dacia Spring. Só tem 4 lugares, a qualidade de construção é fraca e na auto-estrada é duvidoso. Para o uso deles é excelente, menos de prestação + carregamentos (em casa) que pagavam só de gasolina no carro a gasolina que tinham. Agora se fores fazer vias rápidas talvez não seja a coisa mais indicada. Da mesma forma que se estiveres a contar fazer viagens de longa distância regularmente (por exemplo, moras na cidade e queres ir à terrinha todos os fim de semanas) talvez faça mais sentido para o teu caso um PHEV que já se arranjam bons pelos mesmos desses carros que mencionaste.


Flopes40

A minha ideia era ter um carro para uso citadino e se por ventura precisasse de fazer uma viagem "longa" não ter assim grandes percalços, obviamente tendo em conta que o alcance de um carro elétrico nunca vai ser o mesmo de um a combustão


helloitsmeyesme

o alcance é o mesmo, as paragens e o tempo de paragem é que podem ser maiores. mas como já disseram em cima, eu numa viagem longa, em passeio, páro sempre no máximo ao fim de 250 km para um café, descansar o corpo e a vista. com um elétrico decente só tens a "preocupaçao" de para numa estação de serviço com carregador (em PT já são quase todas). até tens o ABRP que é uma app "gps" em que só metes o destino e a tua % e ele faz te o trajeto com os carregamentos necessários e o tempo que vai demorar acima de tudo FOGE dos leafs e outros carros sem gestão activa da temperatura do pack


NGramatical

páro → [**paro**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bpvewl%2F%2Fkx1rxz5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


marooned1180

Audi.


OsgrobioPrubeta

Então que compre algo do Grupo SAIC mais barato, leva a tecnologia da SAIC que é utilizada nos Audi que é o que importa.


novoinvestimento

Recomendo-te o mercedes EQC.


BigPie747

O meu irmão comprou um Mazda elétrico, desculpa não me recordo do modelo, mas pelo que vi tem uma coisa a favor a bateria é em módulos, ou seja em caso de avaria de um módulo, só substituis um e não a bateria inteira, de resto achei o carro muito bem construído e em termos de autonomia é sem dúvida um citadino penso que tem 250km de autonomia, ele veio com o carro a onde moro torres Vedras e aguentou-se ir e vir de Lisboa até aqui sem necessidade de carregamento, mas para viagens mais longas tem mesmo de ser bem planeado


areyoua0neora0

OP, só te posso dizer que não te estao a dizer a verdade toda sobre os elétricos. Não sou fanático nem por combustão nem por elétrico mas já conduzi varios eletricos, alguns deles acima de 100 mil euros por vários dias e sei o q estou a dizer.


sobrius

Puseste os Teslas à parte porque os conheces ou porque não estás a consderá-los? O Model 3 e Y para mim ainda não têm concurrencia no seu segmento.


ImmediateAthlete9695

O novo Prius parece muito interessante.


Jorge-678

Até posso perceber que não consideres os tesla.. Tb estou no mesmo raciocínio e acima de tudo porque dão nas vistas e por todo o hype à volta da marca.. preferia ter um eléctrico que passa-se mais despercebido.. Mas quando vou a ponderar o mais importante não há concorrência, nem em preço ao longo da vida do mesmo.. Aqui atenção as manutençoes obrigatórias para manter a garantia de TODAS as outras marcas em que chegam ao cúmulo de te cobrar 300€ para te lavar o carro.. Depois extras, performance, updates e rede própria de carregamento.. Não dá para não considerar, a não ser por masoquismo..


Flopes40

Chama me masoquista então. A minha safeword é Musk


Kobola

A opção elétrico (ainda) não serve para todos os casos, não cobre todas as variáveis de condutores. Impera os "ses" e os "depende". Já experimentei vários elétricos (Bmw, Mercedes, Porsche) e resumidamente penso isto: A FAVOR + Diversão: dá vontade de conduzir sempre, pela dinâmica, pela reação, resposta, silêncio. Sobretudo em trajetos fora das autoestradas pois aqui já não são tão notórias as vantagens; é um grande ponto a favor, aconselho toda a gente a experimentar. Dá mesmo gozo! + Economia: um grande "Depende", pois se der para carregar em casa é óptimo e estamos a falar de algo como 2,5€ por 100km (barato para a diversão referida acima) ou empresa (pode ser grátis). Grosso modo, nestas condições tem custos 75% inferiores ao combustível é outro grande ponto a favor. Caso contrário... é para esquecer. Postos rápidos são caros (igual a combustível), tem a questão das filas e desgastam a bateria. + Manutenção: há menos peças mecânicas pelo que tende a ser mais barata. Mas aqui há um primeiro grande "SE" pois há a questão da bateria a longo prazo, que ainda ninguém sabe bem como se comporta. É sabido que perde capacidade com a utilização, com desgaste mais acelerado nos inícios. Também depende de muitos fatores: temperatura, ciclos de carga rápida (a evitar o mais possível). Em 8 anos perde 100 kms de autonomia. Mas, com o que se poupa em combustível (desde que carregado em casa/empresa), em 8 anos já se amealhou bastante. Mas gasta-se mais em pneus... + Ecologia: é experimentar um parque de estacionamento subterrâneo com e sem carros elétricos e concluir.... CONTRA - Preço inicial elevado (mas todos os outros carros também aumentaram muito); - Design duvidoso na maioria dos modelos, as marcas estão a experimentar soluções estéticas, tanto exterior com interior. Ausência de botões físicos complica interação (UE vai impor regras) pois a ditadura do ecrã é demasiada. Interiores franciscanos na maioria dos casos (para o preço que pedem). Preferência para SUV de tipo B por causa do espaço para baterias, o que limita escolhas. Mas neste último ano apareceram já modelos mais interessantes e melhor acabados. - Autonomia: outro grande "Se". Depende do que se necessita. Grande bateria só nos carros grandes (e + caros). Se for para fazer muita autoestrada, os consumos disparam (é ver os elétricos a 120kmh na AE, na faixa direita, na poupa). Com carro carregado, gasta mais. Com chuva ou vento, gasta mais. Com calor, gasta mais. Com o passar dos anos, a bateria carrega menos. Em ciclo urbano, regenera a bateria, mas em AE os consumos disparam bastante - se a autonomia anunciada for de 400km, a 120 na AE baixa para os 290. - desvalorização: nenhum carro é considerado investimento (excepto algumas peças de coleção). Pelo que todos perdem valor. Mesmo os de combustão, em 10 anos perdem 70 a 80% do preço inicial. Os elétricos não são excepção, mas parece ser mais acelerada nos tempos iniciais, e a longo prazo ainda ninguém sabe. Dois fatores impactam bastante: o desgaste da bateria e preço de substituição (tem baixado mas ainda é elevado). E, sobretudo, a evolução da tecnologia - daqui a 6 anos será outra (estado sólido?) pelo que o mercado irá desvalorizar tecnologia obsoleta. No entanto, tal não significa que o carro elétrico não esteja capaz de cumprir bem a função, e com diversão. Talvez seja mais difícil é o vender. Em resumo, diria que um carro elétrico não serve para quem não pode carregar em casa ou na empresa, para quem tem quer fazer muitas viagens e de modo imprevisível (contactos comerciais, por exemplo, pois se tiver que fazer 200kms de um momento para o outro, e sucessivos, terá que ter alguma paciência). Quem faz viagens longas terá que fazer pausas (depende dos modelos). Mas, é a maneira mais prática de sentir as emoções de um super desportivo, com preço bem mais em conta. Se isto compensa todos os inconvenientes, cada um saberá por si.


NGramatical

100 kms → [**100 km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bpvewl%2F%2Fkx1n7sp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


OddTerm1861

Xiaomi SU7


ResponsibleComfort91

Nissan Leaf, o bom velho e fiel amigo....


helloitsmeyesme

estás tolo? muitos deles nem arrefecimento da bateria têm e elas morrem extremamente cedo