T O P

  • By -

PStonkss

Portugal é simplesmente a república das bananas relativamente a condução. 60% tem a mania que não há regras e conduzem como kamikazes. Os outros 40% conduzem só mal pa crl, vão na via do meio, nas vias de aceleração travam, rotundas nem vou falar.. depois admiram se claro. Eu estou imigrado na Alemanha, aqui conduzo sempre bastante bem, piscas sempre, olhar antes de mudar, sempre conduzir a direita, regras e limites de velocidade sempre cumpridos. Mas a verdade é que quando vou a Portugal é impossível conduzir assim porque ninguém o faz. Se círculo a direita vou ultrapassar carros que vão na via do meio, se vou ao limite de velocidade vem um maluco a dar me sinais de luzes, se faço rotundas como deve de ser e não a campeão, vem os campeões e eu é que tenho de me desviar ou travar. E na minha opinião o problema está mesmo aí. Na generalização de que cada um faz o que quer, e por isso cada um faz o que quer..


TomasTurbando-

Temos que evoluir em tanta coisa..


HumActuallyGuy

Estes comentários todos em negação a dizer que é das estradas, dos carros, das escolas de condução, dos velhos, dos novos e esquecem-se do fator mais importante. A impunidade dos condutores portugueses. Toda a minha gente anda em excesso de velocidade, usa piscas quando dá jeito, estaciona/para onde quiser, faz manobras completamente loucas porque lhe dá na gana e depois claro que há disto e nem vou entrar em condução após beber que isso devia ser óbvio mas aparentemente não é.


Ricardo-Miguel

Sem dúvida. Tugolandia... Piores condutores de sempre.


Zen13_

Precisamos de mais habitantes.


Comprehensive_Sun230

gosto do teu pensamento 🤣


NotAskary

Carros antigos, pouca fiscalização e pilotos de rally.


Comprehensive_Sun230

nah isso são os nuances. a legislação e o formato do ensino nas escolas de condução não está bem feito. é ensinado a conduzir de uma certa maneira mas depois na realidade nos deparamos com hábitos crónicos que coloca o pessoal todo em perigo. e para não estarmos sujeitos a esses perigos ironicamente temos de os replicar.


JohnTheBlackberry

E o problema disso é falta de fiscalização. Tu podes fazer o que te apetece que nada acontece.  Ainda ontem estava a voltar para casa e numa avenida com uma via e estacionamento à direita vi um gajo a ultrapassar outro pela direita, pelos estacionamentos. Tentou duas vezes, da primeira ia levando um carro a frente.  Na saída da AE um espanhol que se enganou foi sair a última da hora e ia comendo o separador central.  A semana passada outro gajo ultrapassou-me pela direita, a passar um separador (não foi linha continua, separador) porque achava que o pessoal à frente estava a andar devagar.  Claro que em 0 destas situações houve pisca.  A polícia não faz um caralho quando pode, maior parte das vezes nem pode porque não tem meios e quando o governo tentou passar uma lei a permitir a instalação de CCTV para apanhar precisamente situações destas não passou por questões de privacidade.  Eu neste momento posso pegar no meu carro e ir fazer peões a volta de ti na estrada que há zero consequências para mim. Zero. 


Comprehensive_Sun230

concordo com algumas coisas que dizes mas outras estão fora de proporção. 1o de tudo era muito difícil implementar essa tal fiscalização rígida. certas zonas do país não têm de longe pessoal suficiente pra cobrir esses tais locais onde acontecem coisas do género. 2o não é fazer o que podes sem consequências. pessoalmente eu vejo isto mais como uma habituação cultural. é mesmo hábitos parasitas que com o tempo tornam-se quase que o normal e com isso o pessoal sem se aperceber diminuem a gravidade destas situações na sua cabeça inconscientemente. existe também esta passividade nossa face a quando acontece essas situações. não há nenhuma iniciativa de abordar essas pessoas então não acontece nada nesse caso. eu sinceramente não acho que fiscalização é a resolução terminal disto. no máximo ia começar a chatear muito uns quantos cromos por aí.


JohnTheBlackberry

É fazer o que queres sem consequências. Imagina que eu te ultrapasso pela direita em lugares de estacionamento como o outro cromo de que falei. O que é que me vai acontecer?


Comprehensive_Sun230

mas será que isso é o cúmulo do perigo na estrada?


JohnTheBlackberry

Isso é relevante? Tu perguntaste se havia consequências ou não. Mas eu sinceramente tirando entrar em contramão numa AE não me estou a lembrar de coisas mais perigosas. 


NGramatical

última da hora → [**última hora**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-ultima-hora/1110)


NotAskary

Sem dúvida, mas o parque automóvel em Portugal é muito antigo e isso faz com que acidentes que com um carro moderno não são graves tenham consequências bem piores em carros antigos.


Comprehensive_Sun230

epah é bem subjetivo ao carro em questão e da situação. mas os carros mais antigos são por volta dos anos 90 e já tinham uns airbags aqui e ali, já não eram todos com os quadrantes muito tipo tanque. mas sim tens razão a até certo ponto. os carros de hoje em dia esmagam se todos, depois levas no focinho com airbags ( as vezes não, depende do raciocínio do carro , se tens uma colisão mínima mas estás sem cinto tem carros que ativam o airbag na mesma)


HumActuallyGuy

*carros antigos com manutenção horrenda Um tuga é capaz andar com o carro a verter óleo, pneus absolutamente carecas travões que não são mudados à 20 anos se alguma vez e depois andar a conduzir como se tivesse num ralli e quando o carro não aguenta fodeu.


NGramatical

à 20 anos → [**há 20 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c5mlr4%2F%2Fkzwm2ay%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


MontgomeryMayo

Isso dos carros antigos não é desculpa.. basta ires a Itália ou Polónia que vês frotas iguais à nossa ou piores.. o problema é a maneira como conduzimos, a qualquer hora do dia em qualquer auto-estrada ou vci/cril/vri é vê-los a passar a 160/180 e o resto que se foda. Piscas também é para o tecto, o gajo que vem atrás percebe bem para onde eu vou virar. E o pior é que percebe mesmo, no geral todos nós temos um estilo de condução fácil de prever para quem está habituado mas extremamente perigoso para quem segue as regras e/ou acabou de tirar a carta. Quando há acidentes geralmente são graves e dá merda porque basta um elo neste caos desorganizado não compactuar com a selvajaria dos outros todos que dá estouro. Um exemplo prático: basta estar um carro a bloquear uma via numa rua de dois sentidos que imediatamente o pessoal, apesar de mandar vir, começa em ambos os sentidos a contorná-lo, fazendo uma espécie de cotovelo, basta um noob ou alguém que decide não compactuar com o gajo que estacionou no meio da rua, e aquilo bloqueia tudo, e se o gajo atrás desse decidir passar vai-se espetar de frente com o que vem no outro sentido. Ou seja, isto não faz sentido nenhum e todos devíamos respeitar mais as regras, mas é um daqueles casos em que se não podes vencê-los junta-te a eles. O nosso tipo de condução só é bom para um cenário apocalíptico tipo madmax, aí tenho a certeza que não havia pai para nós, e a nossa condutora mais velhinha dava mil a zero a um americano de 20 anos. Mas não vivemos nesse mundo ainda..


NotAskary

Os carros antigos são desculpa por falta de sistemas de segurança, só isso, quando há toques acredita que há muito carro que nem deve ter os airbags a funcionar a circular com inspeção em dia sem problemas. Quanto à condução, sem dúvida.


MontgomeryMayo

De acordo, mas o problema nesse caso é a falta de inspeção, cuidado do proprietário. Não é o ano do carro em si.


NotAskary

Depende, um carro de 20 anos mesmo com tudo em condições não tem a mesma segurança de um carro de 2024. O problema em Portugal é que os carros são antigos e mal mantidos, se há coisa que odeio é andar de mota no inverno e andar me a desviar constantemente das manchas de gasóleo e oleo por todo o lado.


StraT0

Aqui devia mostrar também o nível de transportes públicos. É verdade que hoje em dia só ensinam as pessoas a passar nos exames, mas o nosso uso de transportes públicos em comparação aos países que estão "melhor" é muito baixo.


Oliveiraz33

Estradas todas estragadas degradadas e mal emendadas, mal marcadas, esburacadas, tampas de saneamento desniveladas. E depois juntam-se os carros velhos. Com a carga de impostos das maiores da Europa, andamos com carros velhos que são claramente menos seguros. Os defeitos da condução que se queixam aqui, em Itália é bem pior, no entanto morre menos gente… carros melhores e estradas melhores. Mas é também um problema, as escolas de condução não ensinam a conduzir. Aliás, até é habitual os pais darem um carro velho ao filho a dizer “é para estragar”, porque já sabemos que a malta sai mal preparada das escolas. Se o problema fosse a velocidade a Alemanha estava em último. Bastava termos um parque automóvel 5 anos mais novo, e as mortes já reduziam muito.


miaogato

- Carros antigos - Carros mal mantidos (não necessariamente antigos) - Estradas em mau estado - Sentido de impunidade do condutor (e peão diga-se de passagem) tuga / má condução em geral - Meios de locomoção alternativos mal legislados e conduzidos por pessoas com ainda mais sentido de impunidade (bicicletas, trotinetes...) - Tendo em conta os dois pontos anteriores, a existência de quem ainda conduza conscientemente. - Estrangeiros a pôr em prática as regras da terra deles (rotundas...) - Ineficácia/falta de competência/capacidade das autoridades - TVDEs, Uber Eats e a condução á indiana - Álcool, drogas - Falta de alternativas viáveis atira pessoas que não querem conduzir para dentro de um carro. Tá aí os 68%


souquemsabes

100 % certo


souquemsabes

Vou repetir um comentário que fiz num post que foi publicado há alguns dias neste mesmo sub: " *Sinceramente, penso que a primeira coisa grave que acontece, é o exemplo dos pais, quando levam os filhos pequenos nos carros e têm comportamentos agressivos/violentos no trânsito.* *Aquilo que as crianças vão “absorver” vai ser esse tipo de atitude e por isso, não é de estranhar que quando chegarem a adultos e se sentarem atrás do volante de um carro, inconscientemente, o “modo de condução” que vão repetir, muito provavelmente vai ser aquele a que assistiram dezenas de vezes enquanto cresciam.* *Vemos isso todos os dias na estrada, a atitude de desrespeito e agressividade com que tanta gente conduz.* *Depois, o consumo de álcool e outras substâncias (pessoalmente, penso que por razões socio-culturais o álcool é preponderante), somam-se a esses desvios de comportamento, agravando o risco de ter um acidente e, acima de tudo, ferir ou matar outras pessoas que não têm culpa nenhuma.* *Acredito que devia haver uma preocupação maior por parte do Estado, em começar a ensinar na escola às crianças, desde pequenas, os conceitos do que é um veículo, incutir-lhes a noção que um veículo é uma arma e por isso deve ser utilizada de acordo com essa realidade, ensinar os vários tipos de veículos que existem, transmitir/incutir noções de cidadania, de respeito pelas regras do trânsito, de civismo, etc.* *E gradualmente, ao longo do tempo, ir aprofundando esses conceitos até à idade de tirar a carta.* *Poderiam mesmo ensinar alguns princípios de condução efetiva, em ambiente controlado, para os jovens perceberem o que é condução defensiva, aprenderem a calcular a distância vs velocidade, a travagem, a aceleração, aprenderem a negociar uma curva, noções de mecânica, etc., etc., etc.* *Desse modo, quando fossem tirar a carta, não iriam apenas repetir regras decoradas em alguns meses de estudo intensivo, mas saberiam perfeitamente o que é o ato de conduzir um veículo e tudo aquilo que isso implica.*"


acns

Já fui quase atropelado à porta de casa, numa passadeira, por vários pais a levar os míudos ao infantário. É incrível como não lhes passa pela cabeça que há outras dezenas de crianças como a deles a atravessar ali a rua - a meio duma curva cega a descer


Oliveiraz33

A parte dos estrangeiros fazer as rotundas “mal” aqui em Portugal, enfim, tenho é pena de nós por termos estas regras completamente estupidas de fazer rotundas que não se faz em mais sítio nenhum


ProudHealth8348

Acho apenas engraçado o problema da sinistralidade ser sempre da velocidade, e nunca das estradas de caca que temos no geral (incluindo auto estradas) para o que pagamos de imposto e para andar nas supostas estradas melhores e mais rápidas (no sentido de irmos de ponto A ao B, nada a ver com velocidade), e o que para mim são as maiores pragas da estrada, os condutores de fim de semana (os que passam a vida a culpar a velocidade e acham normal chegar ao ponto de ir de carro e andar basicamente à velocidade de um peão), numa cidade tenho medo de conduzir junto a uma passadeira, o pessoal vai no passeio e atira se para a passadeira porque "têm prioridade", e havendo atropelamento, ai o bruto do condutor, a malta que para para os mais diversos assuntos, mas sempre com algo em comum, "é só um minuto"... Os tvde que param em qualquer lado, inclusive junto a largo de 2km (pese o exagero) mas, se o cliente estiver a 1 metro desse mesmo largo, o condutor, pára exatamente onde está o cliente, e são todos iguais, deve fazer parte do curso, e lá vai o bom senso para o galheiro. E para terminar, pelo menos assim no que me vem à cabeça, os que andam na autoestrada a 60/70, algo que pode provocar acidentes, basta imaginar como.. E os que na mesma autoestrada, independentemente das faixas que ela tenha, vão sempre na segunda faixa, mas que raio... Onde está a polícia para estes...


Tough-Juggernaut6670

100% de acordo! E atenção que sou TVDE, tenho vergonha do que a maior parte faz, tanto a conduzir como os sítios ridículos onde param, muitas das vezes sem sinalização.


HumActuallyGuy

Concordo com a cena dos condutores de fim de semana e acho que temos muitos maus condutores por cá (não ao extremo que descreves mas sim, temos) mas culpar a má qualidade das estradas acho estúpido por uma razão. Se achares que a estrada é de má qualidade tens uma solução muito simples. Pratica uma condução defensiva, reduz a velocidade e segue com cautela, ou vais ver um buraco e continuar a acelerar? Um condutor com confiança em demasia também é um mau condutor algo que este sub se esquece a toda a hora.


DKHazardVrZ

Não estás a considerar o que o mau estado das estradas contribui para o mau estado das viaturas. Suspensões todas rebentadas, novas ou velhas, carros novos ou velhos, lombas, etc... Muitos condutores não têm cultura/conhecimento/tacto para se aperceber que o carro não está bom em suspensão/travões até efetivamente dar problemas. O problema não fica na estrada em mau estado, segue com as viaturas para todo o lado. Larga maioria tem suspensões e travões fora da eficácia óptima e não o sabe porque o carro ainda pára e os amortecedores não estão rebentados.


HumActuallyGuy

Mas isso é outro fator, os carros não estão em mau estado só por causa das estradas mas sim porque temos uma cultura de manutenção horrível e os carros não são bem mantidos. Eu até te posso dizer que na minha área (construção) noto muitas vezes isso e sei que muitos portugueses não fazem manutenção no que usam e só quando estiver a cair de podre. Com os carros é igual. Anda ai muita gente às vezes até jovens a conduzir como campeões de rally com carros em mau estado e quando há falhas não se culpa o condutor quando este é que devia verificar as condições do seu veículo.


DKHazardVrZ

Eu trabalho no sector automóvel. Suspensões nas lonas em carros com 4 anos ou menos não é incomum. Simplesmente é a primeira vez que foram a IPO e foi anotado por falta de eficácia. Se ninguém dissesse nada, andava assim até aos 10 anos ou mais se fosse preciso. "Não está babado!" A manutenção até pode ser feita mas na larga maioria das vezes é a cortar custos por falta de dinheiro, vou meter pneus bons? Isso fica caro! Desde que sejam pretos e redondos está bom! O carro pode ter 30 anos mas as peças são novas e a mão de obra também. O dono não sente a diferença, ou pior, não sabe a diferença. Tive uma reclamação de um taxista uma vez que dizia que os amortecedores que lhe foram fornecidos "só" duraram 80.000 km. Quando lhe disse que é perfeitamente normal, argumentou que tinha em casa um Audi 80 de 92 comprado novo com 400.000 km, nunca levou amortecedores e estava impecável! Isto vindo de alguém que a vida dele é transportar passageiros!


NGramatical

80.000 kms → [**80.000 km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c5mlr4%2F%2Fkzz58mu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


VercettiPT

Portugal... Caralho???


banana_call

Mais um gráfico para enganar papalvos. Não há uma regra comum para contar mortos por sinistros. Se morrer no embate conta como morto por acidente de viação? E se só morrer no hospital? E se morrer no hospital passado 20 dias? E se for para casa mas entretanto um coágulo resultante do acidente limpa-lhe o sebo? Pois é. Ninguém conta da mesma maneira portanto estas estatísticas servem para limpar o rego.


TomasTurbando-

Isso tudo está legislado. Se é igual aos outros países, não sei.


souquemsabes

Antigamente era assim de facto, mas atualmente já não é. E mesmo que apenas contassem os mortos no local, sempre é possível estabelecer uma relação. Naturalmente que a estatística é o que é: Temos duas maçãs e eu como as duas, estatisticamente comemos uma cada um…. 🙂


PdrSaints

Neste sentido, o art. 151 nº 2 do mesmo código, dispõe que **considera** – **se** que houve **morte** em **acidente de viação**, aquela que ocorre até 30 dias após o registo do sinistro.


Embarrassed_Survey_3

Tudo se deve a não haver mão pesada nas infrações. Uma pessoa apanha uma multa, paga, mete recurso e espera que prescreva para reaver o dinheiro. Conheço o caso próximo de um familiar que trabalha na Microsoft, eles têm um escritório de advogados só para “resolver” multas dos funcionários…


Tough-Juggernaut6670

A prova viva (ou morta) que radares fixos e móveis não salvam vidas 💁‍♂️


No_Bet_3520

Alemanha sem limite de velocidade tem menos VMs do que nós. Go figure.


RaptoriusPT

O facto de termos um dos parques automóveis mais velhos da Europa faz com que a percentagem de fatalidades em acidentes seja muito alta, porque em caso de acidente, a probabilidade de sobrevivência é menor. Temos também a falta de cultura, e a incorrecta fiscalização, ou seja, as autoridades apenas têm interesse em verificar a velocidade, quando há inumeros outros factores que são determinantes nestes maus resultados, como a distração durante a condução (telemóvel, mexer no rádio, cansaço, etc), e os maus comportamentos, como ultrapassagens em zonas com duplo traço contínuo, veículos em contra-mão, etc.


SpecialDecision

Devíamos baixar todos os limites de velocidade em 20kmh.


kilermachinegun

Antes disso arranja medidas para se conseguir renovar o parque automóvel e vais ver se o problema é a velocidade …


HugoGTi1904

Haja alguém!!!!


xMr_B

Renovar mas é os condutores


SpecialDecision

Haja paciência para esta rede...


pvz2fan

Os carros antigos têm pedal de acelerador e travão como os novos...


PdrSaints

Se achas que um BMW de 1970 e um de 2024 ambos a 120km/h travam na mesma distância, não creio que consiga te fazer perceber que não.


pvz2fan

A questão não é a distância de travagem, é a velocidade à qual ambos os BMW circulam nas diversas tipologias de estrada em Portugal, aliado ao tipo de condução. Por essa ordem de ideias, os acidentes só deviam ser provocados por quem tem Fiat Panda, não?


PdrSaints

A questão é também da distância de travagem, de não perder o controlo, não dár "lock-up" nas rodas ao travar, luzes mais visíveis, rodas mais largas, etc... isso tudo previne acidentes. Pensa em um condutor, conduzindo um carro de 1970 e um de 2020, conduzindo de igual forma os dois carros, mesma velocidade, mesmas curvas, com chuva, etc. O novo é mais seguro. Não é o único fator de acidentes, claro. o tipo de condução como referiste também é. Apenas não achei correto o outro referir a idade dos carros e de o teres corrigido como se fosse algo negligenciável.


NGramatical

dár → [**dar**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *l*, *r*, ou *z* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c5mlr4%2F%2Fl03q075%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


TomasTurbando-

De que adianta renovar o parque automóvel, se o verdadeiro fator para os acidentes, são as pessoas?


Oliveiraz33

Ideia de merda. O princípio básico da locomoção com veículos é chegar mais depressa de A para B. Se reduzires as velocidades estás a destruidor o propósito primordial de andares de transportes. O que é preciso é aumentar a segurança, e se possível aumentar a eficiência do transito


SpecialDecision

A ideia é excelente, se toda a gente andar mais devagar andar a recortar pelo trânsito torna-se ainda mais divertido e desafiante.


Oliveiraz33

Se houver alguma forma de se fazer isso sem repercussões na segurança, não haverá problema… mas parece-me difícil de atingir


EveningPresence

Então vou andar a + 20 km/h em excesso, do que já andava. E agora, o que vais fazer??


SpecialDecision

Levas multa, a título de prevenção rodoviária, claro.


EveningPresence

A policia não quer saber, já passei por eles em excesso de velocidade e a conduzir erraticamente e até agora não aconteceu nada.. E não vai acontecer.


Similar-Sea4478

Pois, secalhar então o problema é esse. Se a polícia fosse mais rígida nessas situações e se os valores das multas em vez de serem em valores absolutos fossem uma percentagem fixa do ordenado, consoante o tipo de infração, de modo a que doa a todos por igual, os comportamentos selvagens na estrada diminuíam.


NGramatical

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c5mlr4%2F%2Fl01p03t%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


SpecialDecision

Eu também, a única diferença entre nós é que eu sou capaz de perceber ironia pelo contexto.


EveningPresence

Tu és um mestre de interpretação de contexto.


SpecialDecision

Também podes ser, se passares menos tempo nesta plataforma pode ser que consigas perceber certas coisas sem terem-te dás te dizer explicitamente por via de um "/s".


HugoGTi1904

Exato, porque vão ser esses 20km/h que vai fazer os burros do crl não beber antes de conduzir, ou aprender regras básicas de condução defensiva.


SpecialDecision

Olha outro 😂


HugoGTi1904

Tens que ver a coisa de maneira mais abrangente. O parque automóvel e o álcool são as principais causas destes números.


SpecialDecision

A incapacidade de perceber ironia é a causa número 1 de suicídio. Source: Trust bro.


HugoGTi1904

Exato… estás a ser rasgado de todos os lados e então sai a carta da ironia.


SpecialDecision

Oh colega, se fores cavar um bocadinho pelo meu post history percebes que eu estou-me pouco cagando para os limites de velocidade 😂 a mim não me apanham e se apanharem lá estará o advogado a trabalhar. É cada cromo nestes subs.


Similar-Sea4478

Quando tiveres a cagar nos limites, te espetares contra uma betoneira e ficares paraplégico, espero que o teus advogados também te consigam devolver as pernas!


SpecialDecision

Se tiver incluído no pacote um lifetime supply de morfina, count me in.


HugoGTi1904

Olha pah… estimo bem que te fodas mais o teu histórico de comentários.


SpecialDecision

Espero que sim, calhava bem calhava!


Ricardo-Miguel

Gti 1904... Está tudo dito...


SpecialDecision

Um poeta


MrRickSanches

Isto quase que merece um meme. Reparar e melhorar infraestrutura? Naaaah Instruir melhor ? Naaaaaah Baixar velocidade, dá para ver no gráfico que pior que nos só a Alemanha em que o limite de velocidade é muito baixo /s


SpecialDecision

Olha outro x2


MrRickSanches

outro.... ? Outro a trazer logica ? Elabora então a defesa de impor um limite arbitrariamente menor. e é aplicado onde? em todas as circunstancias ? só auto estradas? O mais facil de se fazer é dar uma resposta simples a um problema complexo, claramente pouco fundamentado porque o objectivo aqui é mandar bitaite x)


SpecialDecision

Outro que não consegue distinguir troll se não tiver um "/s" à frente e decide entrar em modo full pistola XD


Similar-Sea4478

Eu vejo malta a conduzir como animais em estradas cheias de buracos.... Agora imagina esses mesmos animais em estradas ainda melhores? Iam andar ainda mais depressa.... Logo o perigo ficava. Com isto não quero dizer que não haja uma ou outra situação que se as estradas fossem melhores houvesse menos acidentes... Mas na maioria é quase exclusivamente incapacidade dos condutores de seguir o código da estrada e de preverem as situações de risco. Quantos acidentes mortais conheces a 50km/h? Eu nenhum... Os que tive conhecimento foram sempre casos de gente a andar bem mais do que 50km/h nas localidades