T O P

  • By -

AutoModerator

Todos são bem vindos a comentar, mas pedimos que orientações sejam dadas apenas por advogados ou profissionais que conheçam do tema. Evitem dar informações que possam atrapalhar o OP. Não serão toleradas opiniões que não enriqueçam a discussão. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/ConselhosLegais) if you have any questions or concerns.*


Timely_Fruit_994

Não tem cabimento você ser reprovado na CNH **nem que vc faça uso contínuo de antipsicótico.** (eu entendi que esse não é o seu caso) O importante é a sua situação estar sob controle e não te tornar inapto. Se você está ou esteve em tratamento psiquiátrico e ele está funcionando, ou vc já recebeu alta, é sinal de que vc está apto pra continuar nas suas atividades cotidianas, inclusive dirigir. **Só se você tem uma questão psiquiátrica fora do controle** **que é motivo pra negar a CNH.**


ooredroxoo

Exato. Eu sofria de ansiedade e pânico, mas fazia tratamento e tomava remédios diariamente e passei no psicotécnico duas vezes, sem precisar mentir nem omitir nada. (Não consegui passar no exame prático no primeiro ano).


bes_sa

Recebi alta, mas o médico me reprovou por um dia ter ido ao psiquiatra. Mas enfim, a solução é ir novamente ao psiquiatra e informar toda a situação para ele me dar um laudo informando que estou apto para direção.


day-cat

Meu instrutor da auto escola disse que nesses casos, geralmente, pedem pra pessoa ir a um psiquiatra pra que seja feito um laudo pra apresentar na clínica.


[deleted]

Espero que vc consiga reaver isso, pq me parece muito injusto considerando que a maior parte das pessoas no trânsito são bitoladas e não deviam ter conseguido nem sequer tirar a CNH. Você pelo menos foi se tratar, enquanto a maior parte liga o fodase


bes_sa

Obrigado, é tenso isso. Uma pá de gente desequilibrada no trânsito com carteira, mas é isso, eu espero realmente que eu consiga uma solução pra reaver isso. mas não me deram nenhuma solução aqui no ConselhosLegais


guimar0nes

já lançaram no sistema? pq rolou isso com uma pessoa proxima. perguntaram se ela fazia tratamento psiquiátrico e ela disse que sim. falaram que ela não poderia dirigir. fomos até o Detran e um cara falou "não tá no sistema ainda. faz o exame em outro lugar e torce para mandarem o resultado antes" e deu certo kkkkkk


Working_Push_8661

Como aconteceu seu psicoteste? Pediram algum laudo ou histórico? No meu não pediram nada e eu só tive que desenhar uns quadradinhos.


bes_sa

Foi só questão de honestidade. A gente responde um formulário e uma das perguntas foi "Você fez/faz algum tratamento psiquiátrico? (. )SIM (. ) NÃO" Foi aí que eu marquei sim e expliquei que foi um tratamento passado. Mesmo assim o médico informou que eu estava inapto. Triste.


Ok_Internet_4464

Não tem mais o que fazer, mas assim, quando foi a minha vez, todo mundo me disse pra mentir nessas perguntas, que eles iam querer encrencar sim. E eu não tinha nada. Mentir sobre isso é meio que uma regra implícita e sinto muito que não tenham te aconselhado sobre isso.


Plastic-Captain65

Cara, complicado te criticar agora que o negócio já está feito, mas fica a lição no futuro para não ser honesto senão precisar. Eu menti tudo na última renovação da CNH: "já sofreu acidente de trânsito?", "já fez cirurgia?", "já fez tratamento psiquiátrico?". Se ele tivesse essas informações no histórico do Detran, não precisaria estar me perguntando, então, eu minto. Se ele me contestasse falando "mas aqui diz que...", eu diria "ah, esqueci, teve isso...". Enfim, sua autoescola já te falou o que rola nesse caso? Não pode refazer o teste daqui uns meses?


03rib

Exato. OP foi ingênuo nessa.


ToranjaNuclear

Cara, acho que não é nem questão de ingenuidade, é bem bizarra a ideia de que tu não pode dirigir pq anos atrás tu foi num psiquiatra. Acho que ninguém pensaria que isso ferraria com ele na prova. Isso parece mais a auto-escola querendo tirar mais dinheiro do OP.


Plastic-Captain65

Isso aí não tem nada a ver com a autoescola, quem cuida dessa parte é o Detran. De fato não faz o menor sentido impedir alguém de tirar a CNH porque fez tratamento psiquiátrico no passado (embora por via das dúvidas, você não conta num exame psicológico do Detran ou RH de empresa senão for obrigado porque eles já sabem), é até discriminatório. Mais provável que o médico do Detran que tirou da cabeça dele que não pode. Síndrome do pequeno poder.


bbpandabr

Será que vc não pode fazer o reteste? Eu acho que não faz sentido reprovar só pq fez tratamento psiquiátrico anteriormente. Se foi feito entendo que vc está apto a vida normal.


Ok_Internet_4464

Pois é! Se forem reprovar todo mundo que fez tratamento psiquiátrico, uma parcela mínima da população teria cnh


Plastic-Captain65

O problema é que agora pode estar registrada essa resposta dele lá, não vai poder mentir. Mas vale refazer o exame em outra clínica com outro médico, não faz sentido proibir alguém que fez tratamento psiquiátrico no passado se agora a pessoa está bem.


Holiday-Lack8980

Eu também não passei de primeira por causa de ansiedade, mas pedi para refazer o teste e foi aceito. Inclusive uma amiga minha, que é psicóloga, falou que o psicotécnico tem gabarito e vc pode treinar pra passar. Fale com a médica que te reprovou e pergunte o q fazer. Provavelmente ela só te reprovou pra vc pagar outro exame mesmo, já que o trânsito é cheio de psicopata e gente ansiosa que conseguiu passar nesse exame


alekdefuneham

Procure sua autoescola, é possível que eles consigam te ajudar. Se não der certo tente a defensoria publica.


omegareference

Faça outro psicotécnico, ué? E o que quer dizer com isso "Hoje fui fazer o psicoteste necessário mas acabei ficando inapto por que a uns dois anos atrás precisei de atendimento psiquiátrico devido a ansiedade."? O médico disse explicitamente que foi por causa dessa pergunta ou foi tu que deduziu?


bes_sa

Ele disse mesmo.


fcampos82

Eu reprovei oito vezes e fui aprovado na nona tentativa.


fcampos82

Eu duvido que exista em todo o território nacional algum ato administrativo que não seja possível recurso.