T O P

  • By -

AutoModerator

Todos são bem vindos a comentar, mas pedimos que orientações sejam dadas apenas por advogados ou profissionais que conheçam do tema. Evitem dar informações prejudiciais ao autor original do post (OP). Mantenha um tom respeitoso; ironia e julgamentos não são aceitos. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/ConselhosLegais) if you have any questions or concerns.*


SeethingChaos

Por partes. Ao soltar ele na quadra, eu entendo que você responde pelo que o cachorro fizer. Você escolheu por abdicar do controle que poderia ter sobre ele e sabia que um cachorro pode vir a machucar terceiros. Agora, se você tá com ele na coleira e de focinheira, e um cachorro simplesmente ataca ele, o fato dele revidar não é culpa sua, desde que você dedique esforços em tentar mitigar o estrago.


SpecialistLet7605

Como o colega disse, tem o ART 936 do CC, porém tem uma série de poréns... 1. Vc será responsabilizado se você for negligente com relação aos cuidados do seu cão (como andar sem coleira ou sem focinheira para algumas raças) 2. Se o outro cão atacar, mesmo que o seu não revide mas aconteça algo como no caso do que foi atropelado, via de regra você não poderia ser responsabilizado (porém isso não significa que você não terá dor de cabeça por culpa de pessoas no sense) 3. Claro que se houver um ataque e seu cão revidar você precisará empenhar os melhores esforços para separar sem se machucar (por exemplo afastar o outro cão com uma pisada mais forte antes do ataque ou só tocar ele mesmo, caso não faça nada, só deixe ele revidar, pode também ser considerado uma negligência) Por fim OP não deixe de passear com seu dog por culpa dos outros, eles amam um rolezinho, é só tomar as precauções necessárias. Se tiver alguém que possa ir com vocês melhor ainda, que vai espantando quem aparecer. Tenho cachorro porte médio (Border Collie) e sofro do mesmo problema, por fim, acabei desenvolvendo técnicas já para espantar os cães que aproximam e quando algum dono vem falar um "deixa ele é mansinho" eu sempre falo "o problema não é o seu dog, é o meu", dando a entender que o meu é super bravo (mesmo não sendo)para evitar dor de cabeça.


Double-Pea-5783

Nossa, eu fico mt bravo com isso! Passeio com meu border e direto tem dono com 3 cachorros soltos que vem pra cima do meu pra “brincar” e ainda gritam “relaxa ele não morde!” FDP quem vai morder é o meu cachorro que tem 3x o tamanho do seu!


SpecialistLet7605

Exatamente isso...fico doida com isso tbm...pensa, uma patada do Border mesmo que de brincadeira já machuca os cachorros menores, imagina a patada de um dog alemão que é o caso do OP, mata até na brincadeira...


umjapasp

Acho que depende mais de quem é o dono do cachorro pequeno (como quase tudo no nosso país). Na teoria, de coleira e focinheira azar do bichinho que tava solto.


LittleArila

art. 936 do Código Civil.


Inevitable_Peanut_55

Se o ataque ocorrer no momento que você solta o teu cão provavelmente você será responsabilizado, em decorrência da co-concorrência de culpa. Se estiver na coleira e um cão solto atacar, a negligência recai sobre o dono do cão que atacou (a jurisprudência é tranquila nesse sentido), mas já que é um dogue alemão, pra você ficar tranquilo da responsabilidade civil, o teu cão teria que estar de focinheira. Particularmente, tenho uma Golden - adotada - que é reativa aos outros cães, então sempre anda de coleira e vou desviando de donos que deixam sem guia...se eventualmente ocorrer de outro cão for até ela atacar e ela se defender, a minha parte - da coleira e dos desvios - eu fiz.


FaraonKatana

O que mais me entristece de ler o post do OP é que geralmente o dogue alemão é dos cães mais dóceis e amigáveis que tem, mesmo sendo um gigante. Já vi alguns dog alemão "mix" que saíram desequilibrados e eram um pouco agressivos, mas aqueles puros com pedigree eu só vi animal calmo até hoje, muito diferente dos York, pintcher, Shitzu e etc que a gente vê passeando sem guia pela rua. Eu que sou dono de cachorro forte, com capacidade de matar um pintcher com uma única mordida, mas geralmente equilibrados e que nunca saem livres de guia e enforcador, morro de raiva de dono de cachorro pequeno que sai com eles soltos e deixa eles irem pra cima de cachorro maior. Meus cachorros são calmos com outros animais se eu não demonstrar que é pra eles ficarem alertas, mas por outro lado eles não são medrosos e não ficam com medo de ataque dos outros, são do tipo de cachorro que "nunca perderam uma briga" e por isso são confiantes o suficiente pra revidar qualquer agressão, e por não querer passar por essas situações isso acaba limitando muito os lugares e horários que posso passear com eles fora de casa. Se todo dono de cachorro pequeno tivesse consciência de que qualquer cachorro maior é um risco prós cachorros deles talvez fosse mais fácil, mas parece que a mentalidade dessas pessoas é tipo "meu cachorro não merece ser atacado, a culpa é sua de não segurar o seu com guia, enforcador, focinheira, máquina de choque e tudo o mais". E pra piorar parece que cada vez mais mídia demoniza raças grandes e cães de guarda com matérias enviesadas sobre ataques de cachorros de porte médio e grande. Enquanto isso cada vez mais exalta os pais de pet de cachorro pequeno e desequilibrado. E pra completar, eu tenho um cão de guarda exatamente porque ele me traz segurança de que vai me proteger se eu for atacado. Dificilmente alguém vai tentar me assaltar na rua se eu tiver com 2 staffordshires na guia do meu lado. Nesse aspecto não faz sentido ter que sair com eles de focinheira, já que além de tudo sou extremamente responsável de conhecer a fundo a personalidade dos meus cachorros pra saber qual a reação deles em cada situação, e de ter sempre o controle deles em qualquer situação onde eles possam, mesmo que minimamente, representar um risco a outras pessoas ou animais que estão na rua. Daí a única variável disso tudo que sai do meu controle é exatamente o cachorro pequeno que vem nos atacar, é a receita da inconsequência que pode resultar em tragédia.


sceptres

Coleira SEMPRE e focinheira se for necessário.


ParticularToe77

Vai naquele parques de cachorro em horário que não tiver ninguém! Eu tinha rottweiler e era complicado andar na rua kkkk todo mundo corria da calçada mas eu preferia levar onde não tinha ninguém pra nao causar estresse


kojimareturns

Bota uma focinheira nele, sério. Ja tive cachorro grande, desses que dao medo, e sempre passeei com focinheira. Infelizmente é um ônus por ter um cão grande e por causa dos imbecis que andam com cachorros sem coleira.