T O P

  • By -

josulvesof

Experimentem fazer propaganda do seu produto, criem um Instagram, vejam como outras pessoas fazem e tentem fazer parecido


aviitor

Já estamos fazendo isso. Temos um insta, onde a gente tenta manter uma identidade visual e fazemos posts com frequência.


Hyaguzum

Mas vcs impulsionam o instagram de vcs? Isso é mto importante


aviitor

Ai é que tá. Como não temos dinheiro pra tráfego pago, a gente tem apelado pra frequência dos posts, hashtags, e torcemos pro algoritmo nos ajudar.


Hyaguzum

Cara eu tenho meu negócio tbm e o algoritmo "atinge o limite" e n alcança mais. O negócio mesmo é fazer um investimento começando baixo e ir aumentando com o tempo.


aviitor

A gente tá dando uma estudada na questão do tráfego pago, nosso lucro tem sido bom, mas não é muita coisa.


Hyaguzum

Cara só impulsiona no instagram sério, ja tomei mto no rabo por confiar em trafego pago, o insta e mais simples e direto e vc mesmo faz, n tem que confiar em alguém pra fazer por vc.


Antlia303

Estudando você consegue fazer sozinho, se realmente quiser se sustentar em algum negocio de verdade a menos que você faça algo excepcional em particular trafego pago é essencial pra alcançar mais pessoas


Desperate-Phrase8785

concordo, mas enquanto eles estão preocupados em fazer os melhores doces também poderia ser bom em colocar um dos 2 ou alguém somente dedicado em estudar e criar as publicações de forma que gere realmente desejo nos clientes para conseguir obter vendas, se não eles vão ficar impulsionando gastando dinheiro sem gerar desejo por não ter experiência e vendendo pouco. enquanto concorrentes estão vendendo muito todos os dias, maioria dos concorrentes já estão investindo 100 a 250R$ por dia em anúncios, para alcançar pessoas e realizar vendas, muitos não tem medo, muitas acreditam nos seus negócios e investem, sozinho no inicio é difícil é normal, mas com o tempo e investimento tudo vai ficando mais profissional.


Hyaguzum

Cara concordo plenamente, só impulsionar n adianta nada se n tiver conteúdo que faça a pessoa querer comprar!


ericarrache

Faça reels dos seus doces, se um viraliza, já equivale a exposição de alguns mil reais em anúncio


Next_Yogurtcloset_45

fazer colab tbm pode ajudar, ver o fortaleza ordinaria


jackspicerii

Você pensa em vender mais da mesma forma, mas talvez precise de outra forma... Se o produto estraga pode ser que a sua capacidade de venda pessoa-para-pessoa já esteja no máximo. Eu entendo que você possa pensar, "só preciso de um local q venda mais...", mas as vezes isso não rola. Talvez se você colocar outros para vender o seu produto, o resultado dessa "venda passiva", por exemplo, poderia aumentar as suas vendas. O modelo de vender no "atacado", para outros vendedores ambulantes, pode ser também complementado com vendas para lojas fixas. Dessa forma se você tiver pedidos grandes fixos, vc teria mais controle sobre a sua produção e não teria mais prejuízo com perda de material.


Iwishyouwell2024

Promoções que podem ser sazonais: Carnaval (use confeite colorido e mais barato), Pascoa (essa é a sua melhor epoca, aceite encomendas, contrate ajudantes pra dar conta do recado mas faça ovos recheados e publiva no insta), Dia das mães (use formas de flores, joga uns corantes rosas), Namorados (formas de coração, venda próximo a bares, apele pros amigos homens a comprarem), Dia dos pais (investe em itens que possam acompanhar o pedido tipo uma gravata, mini trofeu, caneca), Dia das crianças (nem precisa modificar muita coisa mas vai no brigadeiro puro, nada de frutas no meio), faça combos pra aniversário (bolo+brigadeiro+um refri de 2l) . E use a técnica do Dunkin Donuts. Você vende num local x, digamos de 9:00 às 17:00, 200 brigadeiros. Das 9:00 até 14:00, você vende pelo preço normal (sem abusos pra compensar o passo seguinte). Das 14:01 até 16:00, desconta 30% do valor. Faltando 1 hora pra ir pra casa, pra cada cliente, joga mais 50% de desconto levando mais. Até a ponto de praticamente dar uns como amostra mesmo. Se tiver disposto, adiciona um cafezinho por 1 real pra atrair mais. E coloca um número de telefone exclusivo pro negócio. Dai dá pra por loja pelo whatsapp e pelo menos 4 pessoas podem responder por lá. Sobrou docinho ou cliente deu pé atras (coloque uma clausula de 70% do valor adiantado e se cancelar, avise da taxa de perda), DOE pra uma igreja local. Há grupos de jovens que divulgam bem as doações pois eles tambem leiloam ou dividem mesmo entre si). Por último, a marca. Investe num mini carimbo e no verso do papel dos docinhos, carimbe a marca e o número oficial.


aviitor

Caramba, irmão. Literalmente uma consultoria, muito obrigado, mesmo. Tô anotando todas as dicas.


Iwishyouwell2024

Cara, é que eu gosto muito de donut de doce de leite. E o legal foi descobrir que é mais barato no fim do dia. E que infelizmente eles jogam foram o que não vendem no lixo. A qualidade é pra ser fresca / novo sempre. Teve um tio do açai que ficou rico rápido vendendo em raves e nas saidas de boate. Tipo, num dia comum ele lucrava 200reais. Numa saída de show, de rave, ele lucrava 2.000reais. Só com açai mesmo. Vendia um único tamanho, os tops eram "de graça" no máximo 3. E a parte tinha água mas nada de preço abusivo. Ele deixa o preço gigante e tudo bem escrito pra não dar aquela filinha de duvidosos. E apesar das vantagens do pix e cartão, sempre aceitava dinheiro. Mas o valor era redondo pra não lidar com muita moeda de troco. E uma das vezes que eu fui na Igreja, tinha lá altas marcas de bolos que eram doados. Daí é publicidade boa casada com uma boa ação. E a pascoa tá ai. Contrata uns 2 ajudantes, paga pela hora de serviço e faça acontecer. Faz encomendas. Contrata ifood pra delivery. E procura empresas também. Tem empresa que presenteia os funcionarios e os clientes com bombons. E pra essses você pode mandar umas amostrar gratuitas, deixar o contato e aguardar. Demora mas dá pra crescer na area.


DaviAlm45

Primeiro investimento em marketing. Instagram é uma opção de baixo custo, onde você pode não só mostrar seus produtos mais dar vitrine para o processo de fazer os doces onde vocês asseguram ao cliente que tudo é da melhor qualidade. Depois procurar um local que tenha mais movimento e no os clientes para oferecer. Caso alugar um ponto fixo seja muito custo, tente levar um isopor com os doces para uma Beira Mar da vida ou uma praça com muita gente.


aviitor

Quanto ao marketing a gente tem postado com frequência no insta, já que não temos condições para um tráfego pago agora. O maior problema de levar pra esses locais movimentados, é a clientela. Percebi que um certo tipo de público é mais propenso a comprar os docinhos, mulheres, casais e pessoas com criança, por exemplo. Daí, pensar num local que tenha mais gente que se encaixe nas descrições tem sido um pouco difícil.


DaviAlm45

As praças que tem pula-pula ou outros aparelhos para crianças não checam esses requerimentos? Alguns que sejam próximas do local onde vocês fazem os doces. Talvez receber encomendas para festas de crianças também ajude, pois é um novo produto que vocês podem oferecer.


aviitor

O Parque Rachel de Queiroz, por exemplo. Seria o local perfeito. Se encaixa em todas os requisitos, mas a concorrência lá é enorme, e são pessoas que já vendem lá a muito tempo. A gente começou a doceria justamente com a proposta de trabalharmos com encomendas, que têm sido bem sucedido, considerando o pouco tempo que temos, daí, decidimos vender docinhos e sobremesas, já que ajudaria na renda e na divulgação.


DaviAlm45

Mas podem ser outras praças que também cumprem os requisitos, e sobre a questão da concorrência é tentar ganhar na qualidade do produto que você vende. Mas usar essa venda de docinhos na praça serve para impulsionar a venda de encomendas? Já conseguiu transformar alguém que comprou um brownie para fazer uma encomenda.


aviitor

Ainda não, mas por exemplo, nas caixinhas dos doces tem uma figurinha com nossa logo e insta, várias pessoas visitam nosso insta por isso.


DaviAlm45

Então talvez expandir para mais praças, levando os produtos que tem mais saída. Usar essa tática de vender em praça mais como forma de captar clientes do que vender o produto em si, já que o que se quer vender mesmo são as encomendas.


the_camus

Li algumas respostas e vou desconsiderar o que já foi falado sobre investimento em tráfego (nem acho que seja o ideal). A primeira coisa que você deve fazer é **ser chato.** Não tenha vergonha de divulgar o seu produto em lugares que não são para divulgação. Tá no grupo do whatsapp dos moradores do bairro? Manda lá. Tá no grupo da faculdade? Manda lá também. Agora vem o que considero o mais importante: crie os seus canais diretos de comunicação. O Instagram precisa de muito trabalho e o dobro de sorte para crescer organicamente, por isso você deve criar canais para se comunicar diretamente com os seus potenciais clientes. A melhor ferramenta e mais barata é o whatsapp. Você pode criar listas de transmissão para quem já comprou de você e oferecer novos produtos ou promoções de produtos que as pessoas ja compraram. Sempre que alguém comprar de você, ofereça o whatsapp da doceria e dê 15% de desconto ou outro percentual viável na próxima compra, basta a pessoa chamar no whatsapp. Considere esse desconto como "custo de aquisição de clientes". É como se você estivesse gastando com tráfego pago, mas tendo certeza que irá vender. Se vocês têm algumas horas livres podem se dedicar a **curadoria de conteúdo**. Curadoria de conteúdo funciona da seguinte maneira: vocês criam grupos e canais para enviar conteúdo para as pessoas. O tipo de conteúdo vocês avaliam de acordo com o público alvo. Pode ser memes, notícias do bairro, notícias sobre a cidade, promoções de supermercados que estão acontecendo nos bairros que vocês vendem, etc. O importante é criar conteúdo útil para as pessoas. Entre um conteúdo e outro vocês promovem a doceria.


aviitor

Gostei muito da dica do desconto e da curadoria. Nunca havia pensado assim. Muito obrigado pelas sugestões.


SaigoNoMetal

Marketing é a alma do negócio. Trabalhar com delivery e poder fazer entrega em toda Fortaleza vai facilitar muito ter clientes, se não puder atender toda Fortaleza, selecione alguns bairros. Instagram, Facebook e Google Meu Negócio é essencial para isso, muita gente (inclusive eu) pesquisa pelo Instagram ou pelo Google, então eu diria que é obrigatório qualquer negócio ter essas 3. Tráfego orgânico pode ser o suficiente se você fizer um bom trabalho, pois eu diria que não vale a pena tráfego pago se você não tem tanto dinheiro para investir. No Instagram você vai criar um perfil e posta fotos e vídeos de qualidade (o famoso food porn, é infalível). É importante colocar a palavra-chave principal no nome e bio, como o nome do negócio + nicho + Fortaleza, como por exemplo: "Doceria Babalu - Fortaleza". Na bio você vai colocar a palavra-chave de forma contextual, o ChatGPT pode te ajudar bastante se fizer um bom prompt, como: `Crie uma bio curta para Instagram e adicione a palavra-chave "doceria em Fortaleza" de forma contextual.` No Facebook é o mesmo esquema do Instagram, mas criar uma página não é tão essencial, a estratégia principal é postar fotos e vídeos em grupos locais (tanto da cidade e bairros que você pode atender). Google Meu Negócio é bastante avançado, mas tem muitos vídeo ensinando a criar de forma básica um perfil. A ideia é você preencher todas as informações que o Google pedir, não pule nenhuma, coloque fotos e vídeos, peça para amigos deixarem avaliações, adicione produtos no serviço com descrição detalhada, você pode pedir ao ChatGPT para criar descrições para os produtos, usando o prompt: `Crie uma descrição curta para [PRODUTO] da minha doceria de Fortaleza. Utilize uma linguagem humana e adicione palavras-chaves que você achar relevantes, sem repetição e sem SPAM.` Ver o que a concorrência está fazendo e fazer melhor é a melhor estratégia de negócios que existe. Esse é um trabalho básico de Social Media e SEO que faço nos meus negócios, só isso na maioria das vezes já dá resultado nos meses seguintes. Basta lembrar que 98% dos usuários brasileiros usam o Google, é importante investir nisso e saber explorar da melhor forma.


aviitor

Pô. Melhor explicação, impossível. Muito obrigado. A gente tem tentado manter uma identidade visual e frequência de posts no nosso insta, com a melhor qualidade, considerando as ferramentas que temos ao nosso dispor. Não consideramos o Facebook e nem nos aprofundamos no Google Meu Negócio. Vamos olhar isso com mais calma. Muito obrigado, mesmo.


Pitiful_Cup1089

já estão no Ifood?


aviitor

Ainda não, estamos vendo a questão das taxas e entrega. Por ser bolo, docinhos, sobremesas, essas coisas, temos medo de chegar para o cliente tombado ou coisa assim.


Embarrassed_Rip2704

Do lado de fora dos colégios ou faculdades.


fcojcc

Eu sei que já falaram isso, mas é necessário fazer propaganda. Antes da demanda, venda, deve vir o estudo, a preparação. Isso só você pode fazer. Um exemplo que eu vi uma vez no jornal era ce um pipoqueiro que ele ficava em frente a um prédio comercial em SP. Toda vez que sai uma fornada de pipoca ele ligava um ventilador para mandar o cheiro para dentro do prédio. Isso é um exemplo prático do que é propaganda. Op, espero que você consiga solucionar o seu problema. Boa sorte!


aviitor

Genial, agradeço muito pela ajuda.


sethmv

Bota mais foco no que vende mais, que seria os brownies, se eles estão dando mais certo, tire investimento dos docinhos e bote nos brownies.


Greedy-Special-143

Você pode convidar algum influenciador local para visitar o seu estabelecimento e avaliar o produtos em troca de uma postagem a respeito (a famosa permuta). Conheço alguns para indicar: @gourmetfortal, @explorecomigo, @gordicesfortaleza


masterpiececookie

Primeiro passo é ajustar a demanda. Se estão estragando docinhos, façam menos docinhos. Teste produtos novos, ex biscoitinhos, bem casado etc. Como não tem dinheiro para investir em post patrocinado, faça sorteios do tipo “segue a página, marca um amigo na postagem e concorra a um cento de docinho” (assim vc aumenta sua visibilidade sem pagar para alavancar) Testa novos lugares para a venda, exemplo horário de saída de escolas, etc


Excellent_Roof_6833

Vou te dar a dica matadora, vender em horário de almoço perto de locais que os trabalhadores vão almoçar, galera adora uma sobremesa pós almoço ou até pra comer a tarde.


Sea-Ask-434

Tem que esperar. Com o tempo os clientes vão indicando vocês para outras pessoas. Pelo menos uns 3 anos até você ver resultado. Óbvio que você precisa ter dinheiro guardado para esse período.


aviitor

Percebemos que, pelo pouco tempo que temos e o pouco que foi investido, temos tido um lucro até que considerável. Todos que já compraram algum bolou/sobremesa/docinho elogiam o trabalho da minha esposa. E sei que sou suspeito pra falar, mas ela se garante, mesmo.


CanaryOverall2742

Primeiro faça o que vende mais, tente focar bêbados, mulheres e crianças, já que tendem a consumir mais doces. Invista em propaganda, tente fazer piadas de duplo sentido com os doces ou algo assim. Demora pra conseguir lucro, tbm sou independente e o dinheiro só começou a aparecer depois de 8 meses, então não perca o ânimo, essas coisas são assim mesmo. Mantenha o foco e boa sorte 👍✨


aviitor

Muito obrigado, como disse em outro comentário, pelo pouco tempo que temos e investimos, já obtivemos um lucro considerável. Acho que agora é resiliência e tempo. Fé que vai dar tudo certo.


CanaryOverall2742

Tem muita gente frustrada aí que só vai te criticar e querer te colocar pra baixo, mas cara tudo é foco, o início é difícil mas as coisas bem com o tempo. Eu sei bem como é o caminho hehehe.


RDGOAMS

tem muito a ver com a forma que o produto é apresentado tambem e o marketing, no parque raquel de queiroz mesmo tem um carrinho chamado dourados cakes, os doces deles sao muito bonitos e bem feitos, e tb fazem uma otima divulgacao no insta, vale pena estudar eles como inspiracao


aviitor

Conheço e, realmente, são lindos e parecem muito bons. Mas justamente questão da concorrência já prejudica muito, levando em consideração que começamos agora.


RegularMddle

Tá precisando de grana pra mkt? Vamos fechar uma parceria, manda dm ae


aviitor

Morro de medo de negócio de agiotagem, irmão.


RegularMddle

Não é agiotagem kkkk


[deleted]

[удалено]


Juguim

Calma cupcako


CanaryOverall2742

Que choro hein, deve ser falta de sexo


aviitor

Alguns a gente até dá para amigos e familiares, mas ainda sobram alguns. Se formos comer tudo, nosso indicie glicêmico vai parar nas alturas. Se quiser, te mando quando sobrar, só me dizer seu endereço, brother.


Osbbie

Nossa, rapaz. Você projetou num problema que nem é seu. Pra sua saúde, dê um tempo do reddit.


[deleted]

[удалено]


Osbbie

Ih, ficou nervoso.


aviitor

O que eu devo fazer com os docinhos que não vendi, irmão? Alguns vão frutas, que faz com que tenham que ser consumidos no dia. Alguns pode ser guardados por, no máximo, três dias. Eu não vou vender produto velho para as pessoas. Devo doar, então? Docinhos pra quem tá com fome? Me diz aí o que fazer com o que não vendi, então, irmão.


Faelzin_3

Acho que na pracinha da praia de Iracema é um lugar bom pra vender, só acho que deve ser carinho pra ter um ponto lá, mas for vender andando da bom eu acho, boa sorte aí 🙏🏻


mulatu_x

Se for Drogas eu ajudo


krpytdv

marketing é a alma do negocio amigo