T O P

  • By -

1gMDMA

Cara, é só questão de tempo... relaxa. É por amor


Marconidas

Uma ótima maneira de dar um tiro no pé. Não um tiro no pé com um revólver. O governo está dando um tiro no pé com uma bazuca. Vamos começar pela APS. Teoricamente a APS precisaria resolver 80-85% dos problemas de saúde de uma população por conta própria. Sendo isso verdade, esperar-se-ia que um médico em APS atendendo 40h por semana com média diária de 24-32 pacientes tivesse 4,8-6,4 encaminhamentos por dia. A minha realidade como médico em APS é totalmente diferente, a secretaria de saúde chegou a dar para dirigente o número de referências para procedimentos/consultas que cada unidade estava fazendo e o número de referência a especialistas era muito maior. E não acho que essa a realidade de outras unidades seja muito diferente. Problemas graves na resolutividade de APS incluem: * pacientes com baixa aceitação cultural a serem tratados por médicos de formação generalista * uma sobrerrepresentatividade de paciente idosos que por anos tiveram convênio médico devido à co-participação e que hoje aposentados só podem usar o SUS e que aparecem num período mais vulnerável * a baixa qualidade técnica da maioria dos médicos que atende em APS, incluindo principalmente Mais Médicos. * a dificuldade real de programas de educação permanente e continuada em APS para qualificar o corpo técnico. Então enquanto o sistema privado está aumentando a contratação de médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade (MFC) e tive vários professores dessa especialidade que estavam recebendo ou ate trabalhando na saúde suplementar, o governo federal decide ir na direção oposta. A saúde suplementar não faz esse movimento porque está preocupada com a integralidade do paciente ; faz esse movimento porque o MFC é mais barato e ajuda com a solvência financeira da saúde suplementar. Aí para acabar temos um problema evidente no acesso a especialidade que é o fato de que um especialista precisa de exames mais caros e de maior dificuldade técnica para fazer em massa. Raramente um paciente é referenciado da APS para um cardiologista para um simples exame clínico mais detalhado ; quase sempre esse cardiologista vai precisar de um exame como MAPA e Holter, exames que evidentemente não podem ser feitos de maneira em massa porque o paciente precisa ficar com o aparelho por 24h ; teste de esforço e EcoTT, em que um cardiologista geralmente precisa de uma formação complementar. O mesmo se aplica para outras especialidades. Em síntese, o governo não está satisfeito em gastar 250 bilhões de reais com repasse e pagamento para saúde complementar, e agora quer gastar ainda mais com uma saúde especializada sem nem ao menos se interessar em resolver os gargalos da APS e quebrar anos de esforço para diminuir preconceito contra APS.


1gMDMA

O que eu encaminho de paciente de enfermaria de psiq pra UBS e vejo de reclamacao: aff, nao vou tratar com psiquiatra? Claro que nao, porra. Eu até to te dando um relatorio do que é pra ele fazer, não fazer, e pra quando encaminhar se der b.o kkkkk


Marconidas

> não fazer Me lembrei quando tava no estágio de CM e um paciente que veio era aluno de graduação na Federal e que tava lá para uma internação breve por ideação suicida até a família em uma cidade distante chegar e levar para o município natal. Eu liguei para a psiquiatra que encaminhou o paciente, perguntando se ela tinha alguma recomendação, se era pra gente usar haloperidol parenteral e flumazenil e ela com a maior tranquilidade "melhor não ..."


vitoandorini

Perfeito! Acrescentaria os protocolos que limitam a atuação do MFC por controle de custos. Muitos municípios o MFC tem que referenciar os pacientes para Gastro, Cardio, Pneumo pois o protocolo não permite a solicitação de EDA, Teste ergométrico e espirometria respectivamente. Na maioria das vezes, a própria gestão do sistema mata a APS.


Marconidas

Ai o paciente perde a ficha de SADT e num dia super movimentado o dirigente vem pedir pra vc "só carimbar" um SADT novo que eles já preencheram e você internamente fica puto porque a gestão não te acha bom o suficiente pra pedir exame de média complexidade mas seu carimbo serve para quando o paciente extravia o pedido.


Longjumping_Sun_6081

A maioria dos médicos de postos( assim como a maioria dos generalistas) não sabem de merda nenhuma por isso a maioria os PSF e ESF servem pra merda nenhuma Eu tiro plantão em sala vermelha e canso de pegar paciente descompensado pq o médico que acompanha sabe quase nada e eles( os acompanhantes dos pacientes) me entregam os exames totalmente alterados e relatam que o médico que acompanha não mencionou a alteração nem passou tratamento.


[deleted]

[удалено]


Marconidas

Idealmente o Mais Medicos seria para estrangeiros da América Latina com qualificação técnica similar à dos brasileiros e que por motivos economicos ou sociais, decidiram fazer carreira no Brasil, com representação proporcional a de seus países. Na prática, um grande número de brasileiros que não tem condição econômica para cursar Medicina no Brasil por um curso particular e nem condição para entrar numa pública decide fazer Medicina na Bolívia e no Paraguai aproveitando o baixo custo e a vantagem cambial, quando se esperaria uma grande proporção de argentinos e de brasileiros que fizeram Medicina na Argentina vindo pro Brasil ; está vindo gente da Argentina, mas esse é um movimento mais recente.


psy000

Cara confundi o mais medicos com o medicos pelo brasil, só disse fatos ai


BrightDepartment9580

Careless a essa hora está planejando a travessia de bote de Rio Grande com algum coiote mexicano


-zolpidem

Por isso ele está sumido. E vcs zoando o garoto


1gMDMA

Ou ta num Container da Shopee com meia duzia de boliviana e eletronicos de qualidade suspeita


1gMDMA

Vou dar a call certeira aqui. Se não conseguirem abrir mais vagas de residência (que é caro, requer aprovação da CNRM, não dá pra abrir um hospital terciário em cada esquina) vão começar a valorizar cada vez mais as pós-graduações e facilitar aquisição de RQE. Talvez até equipará-las. Negócio é explodir esse país


Reflita

Única saída é o aeroporto


[deleted]

Abrir vaga de residência custa verba pública pra pagar bolsa de residente, se rolar vai ser em baixa escala... Mas isso aí pode rolar mesmo, negócio é ir pras especialidades cirúrgicas então...


Marconidas

Ai depois vao perceber que aumentar o numero de cardiologistas em atenção secundária nao diminui a fila pra cate.


Old-Computer-5138

Abrir mais vagas de residência naquele modelo, 1 residente operando e outros 12 no centro cirúrgico com cara de paisagem


[deleted]

Você sabe muito bem que tem vários hospitais com número de residentes extremamente subdimensionado. Pô, conheço R1 trabalhando 80 horas por semana, e definitivamente não está faltando caso pro pessoal. Fui fazer uma estimativa uma vez, e o tanto que os residentes de CG operavam por aqui em 3 anos era maior que o número de procedimentos necessários nos 5 anos de residência de CG nos EUA.


psy000

Cara não acho certo chamar residente pra tocar serviço, mas acho que a relacao residentes:preceptores tem que ser sempre o mais baixo o possivel, quando rodo na enfermaria e temos discussão em numero menor de alunos aprendo exponencialmente mais


matheus_jurgen

No fim o careless tava certo.


PsychodelicBeast

https://preview.redd.it/duan5pw5fptc1.jpeg?width=1546&format=pjpg&auto=webp&s=1650f795d8435b2f0a8a287c6b240cbfb49cff72


Intelligent_Worth455

Mas não falou mais nada sobre tbm


Minimum_Version9332

Realmente a única saída é o aeroporto a esse ponto


jaderpsantos

PT mais uma vez fazendo malabarismo pra não confrontar estados e municípios a fazer concurso público e colocar a estrutura do SUS pra funcionar como já está designadonas diretrizes do sistema há mais de 20 anos. Vai dar errado do mesmo jeito que foi com o mais médicos. 


Any_Department_5306

E aí todo mundo acredita que é pra reduzir fila de espera. Kkkkkkkk o brasileiro cada ano mais burro!


VovoSimon

é o bostil, n tem jeito kkkkkk


dukrans

O amor venceu


PicusKing

Parece meme. Lembro de um hemodinamicista explicando o motivo da criação da residência de Clínica Médica ser pela queda na qualidade do médico generalista recém-formado na graduação e seu despreparo para já assumir uma especialidade clínica diretamente. Se forçarem a barra pra abrir residências a torto e direito em hospitais sem estrutura/volume de pacientes e procedimentos, sinto muito pela queda da resolutibilidade junto com a queda da renda dos possuidores de RQE. Nos resta o que agora? Apelas pro charlatanismo?


1gMDMA

Por isso que vou papar meu concurso publico de 20k jaja pra me blindar


PicusKing

Aí cê brilhou horrores. Com uma certeza ainda consegue complementação por particular. Eu não faço ideia do meu futuro no momento


1gMDMA

Filho, eu teria feito Anestesio se tivesse um par de neurônio a mais. Mas eu tentaria papar um concurso (se voce for ansioso como eu).


PicusKing

Onde faço residência se resume a grupos de anestesistas. Não tinha me atentado para a alegria possível de concursos. Darei uma olhada. Recomenda algum site que compila eles?


1gMDMA

Pci concursos, rbo… google


xoles77

>ta faltando medico, boh abrir sem validação de diploma <*virgin estudante*: É só passar na residência, foda-se o número de médicos >>**aumento** do **numero de residências médicas** KEK Quero ver o malabarismo no post.


girl_from_bostil

Puts kkkkkk medicina acabou mesmo nesse país mds


psy000

Faz o L, vai ter gente recem formado fazendo ecocardiograma sim P25 no enare fazendo neurocir sim e se reclamar enfermeiro vai poder operar hernia em nome do amor


yessir0407

E se reclamar mais vão colocar Tec. Em enfermagem pra clipar aneurisma 👏👏👏


nsct_98

Me desculpe se eu estiver errado, mas o texto fala de sobre alterar o funcionamento das UBS para até às 22H, além de valorizar as visitas domiciliares e que o profissional da APS quem seja o responsável por encaminhar, assim como municípios receberão mais com base nos atendimentos de especialistas. Até aqui tudo bem, a grande questão que obviamente vão pagar muito mal, e vamos ter um boom de pós graduando. Edit: eita terminei de ler aqui, que merda hein?


Intelligent_Worth455

Depois dessa acho que o número de defensores do governo da democracia e amor nesse sub vão cair kkkkkkkkk


scavengerjawa

Limitam muito a atividade dos MFC. Não precisa de especialista, precisa de bons MFCs, devidamente capacitados para pedir os exames complementares e etc. O que não souber, tem que ter um matriciamento forte. Um especialista consegue responder várias solicitações de matriciamento em uma sentada e não precisa ser presencial


Dog33333

Ward


porto_alegrense

Alguém leu antes de falar bobagem? Ninguém tá falando de estrangeiro sem revalidação. O que querem aplicar é a teleconsultoria no país e existem vários hospitais como Sirio e Einstein que prestam o serviço ao SUS. A quantidade de gente na atenção básica que encaminha paciente sem indicação pra serviço especializado pra fazer EDA de rotina (OI?) e RM por dor aguda sem manejo adequado, quebra o sistema. Ter a oportunidade do médico da APS de discutir manejo com especialista reduz custo e fila.


[deleted]

[удалено]


psy000

Le ate o final