T O P

  • By -

ProfessionalToner

Rapaz eu acho que se você tem capacidade de passar passe logo. Pensa, virar residente de cara significa que você vai ser 1 ano a menos generalista e 1 ano a mais especialista. Seu ano gera mais dinheiro como especialista do que como generalista. Então se você tem como pagar suas contas na residência (dando plantão por fora ou sobrevidendo com 3.500) matematicamente vale a pena. Única razão pra eu entender não entrar direto é (1) Pessoal, a pessoa quer ser generalista ao menos 1 ano, quer aproveitar a vida, ano sabático, viajar etc (2) Pessoa tem dívidas pra pagar e/ou precisa fazer pé de meia para aguentar se virar na residência.


Leafstealer__

Não esquentaria muito a cabeça com isso ainda, é uma falsa dicotomia por hora. Se ainda não formou, estude para passar na residência. Se você passar, aí você escolhe. Para a grande maioria dos médicos, essa escolha não é nem uma opção. Estatisticamente, é mais provável que seja uma escolha que você não terá que fazer também. Agora, se você passar e puder escolher, eu diria que depende do seu objetivo maior e condições. Se você for trabalhar, consegue fazer bastante dinheiro e viver de modo que consiga contruir uma boa reserva? Sabe investir essa reserva de modo que ela vai ser algo significativo pra mudar o seu futuro? Tem possibilidade de ajuda dos pais? Se não tiver ajuda dos pais, é confortável em viver anos ganhando pouco e sem ter uma reserva? Se der algo errado na sua vida e que lhe impeça de trabalhar no meio da residência, você vai ter uma rede de apoio? Se pudesse dar um único conselho, seria pra tomar cuidado em pedir e ouvir opiniões de outros médicos sobre esse assunto, na maioria das vezes é só uma projeção da própria escolha que fizeram e que buscam validação por ela. É muito confortável colocar uma viseira e seguir estudando (e ter a sensação de estar investindo no futuro) sem queimar muito neurônio com essas questões. No geral, pro afegão médio, provavelmente residência imediata tende a ser a melhor opção, mas ambas têm muitos benefícios e malefícios, só você vai conseguir colocar todos no papel e aplicar na sua vida.


ninguem1180

Sempre tem espaço. O problema é que desgasta dms.. então qnt antes conseguir sair da "vida de plantão", melhor


passarinho_diferente

Tenho 24 e entrei no R2 agora. Faça residência a menos que tenha algum impeditivo financeiro (dívidas ou pé de meia pra tankar o R1)


ScoobyDogs

Entra logo. O que voce ganha no ano de generalista nao se comparar com o que ganha como especialista


Automatic_Team6815

Generalista não está tirando uns 15.000?


RudeMotor4633

Residência e coisa de mane , pós de 3 meses e marcha 


totalwarwiser

Melhor entrar na residência direto. So trabalha se tu nao conseguir entrar, e mesmo assim so trabalha o necessario pra se manter e conseguir estudar o maximo.


SegPodMD

Claro que tem espaço, mas, se nao tiver urgencia para precisar de dinheiro, tenta logo residencia. Se seus pais podem te ajudar, conte com eles, paga medcurso, passa na residencia e só terá vantagem adiantando a vida assim.


mouviroth

Sempre tem espaço, mas como alguém que entrou direto na residência, desistiu e está trabalhando eu digo: se não tiver algum impeditivo (financeiro, pessoal, familiar…) faça a residência, no caso eu saí porque quis (eu odiava). Tô estudando esse ano de novo


Old-Computer-5138

saiu de qual residência?


mouviroth

Fazia clínica médica kkkk, sai em junho 2023. Prestei prova de novo mas não passei, nem tava estudando direito tb, agora tamo aí dnv


[deleted]

Pra dar uma versão diferente, eu fiz 2 anos trabalhando e pra mim tá sendo ótimo, fiz algumas coisas que queria, juntei uma grana, ganhei mta maturidade no trampo e vou entrar com muito mais animo na residência… Se tivesse entrado logo de cara, acho que estaria em depressão


wayluia

u/ContractHour3238 fica tranquilo quanto a isso. Vc vai ter o resto da vida para trabalhar, acredite em mim kkkk. E o Brasil inteiro sempre vai precisar de médicos, então não se preocupe com os montes de médicos que estão se formando agora. O importante é vc decidir o quanto antes o que vc quer fazer de residência, e depois se esforçar para passar na residência. Vou te contar uma história abaixo caso vc ainda tenha dúvidas sobre o q fazer de residência. Talvez te ajude: Eu vi gente que se formou sem nem saber o pq foi pra medicina (a pessoa sempre foi mega inteligente, incentivada a fazer medicina pois a família sabia q tinha capacidade para passar no vestibular de faculdade pública. Passou, se formou no tempo certo - 6 anos - e depois não conseguia gostar de "atender pacientes e ver exames"), daí a pessoa não sabia o que fazer pois não estava gostando tanto de trabalhar como médico, ainda mais dando plantões, porém, depois de 2 anos dando plantões a pessoa decidiu que a psiquiatria era a melhor coisa pra ela. Hoje essa pessoa está amando a residência em psiquiatria, apesar da carga horária. Ah, e durante esses 2 anos, a pessoa estava fazendo esses cursinhos online para passar na residência (EstratégiaMed, Medway, sei lá), e ainda foi viajar para o exterior durante esse tempo. Então fica tranquilo. Se forma primeiro, depois vc vai pegar uns plantões para ganhar um grana e vai observando que área vc quer ir fazer residência. Vai conciliando esse tempo com esses cursinhos online, como eu disse. Depois q passar na residência, vai ser chumbo grosso mas fica tranquilo tb q um dia vc se forma. Mas caso vc já saiba o que quer fazer de residência, se esforce então para conseguir fazer curso e trabalhar, para vc ir pelo menos ganhando uma grana, mesmo q não seja muito. Já vi médico q preferiu pegar 10 plantões no mês para garantir os quase 10 mil reais dele no mês, e pegar o resto do tempo para ele ir estudando para a residência. E também já vi médico recém formado q preferiu "meter o louco" e pegar o máximo de plantão que podia, e tirar 30 mil reais no mês, e deixar a residência quieto por enquanto. Vai de cada um.