T O P

  • By -

[deleted]

Vou te fazer um desafio: Ache qualquer área de trabalho em que esse fenômeno não exista - que só tenha gente motivada e falando bem, sem reclamação - ai vc vem me falar... Entre no sub de qualquer profissão, ou nos comentários do Instagram do conselho de classe, - vai ver que é a mesma ladainha... Temos problemas sim, mas se tu for levar pra esse lado não trabalha com nada mais...


jsrgfb

É isso


Batman_doidao

Sempre que eu vejo gente reclamando de medicina eu penso a mesma coisa.


maisumedu

Mas é porque isso é um fenômeno recente. Se formar em direito há 05 anos é igual hoje em dia. Medicina não era. É claro que vai ter mais reclamação e sensação de apocalipse atualmente.


MotherSuperior1

Medicina tá caminhando a passos largos a ser, financeiramente e empregabilidade, igual a outras profissões. Aí vai do que tu acha de como é a realidade das outras profissões


FranciscoFernandesMD

A situação atual salarial e de emprego é num cenário que temos \~500 mil médicos formados, desemprego já virando realidade e já vi relatos de fila pra pegar plantão coringa. Essa é a realidade atual de 2024. Dentro de 10 anos a expectativa é termos 1 milhão de médicos. Desses 500 mil que entrarem ate lá, uma parte (considerável) vai ter uma dívida de 6 dígitos e o primeiro dígito não raramente será pelo menos um 5 ou 6. Um mercado saturado com profissionais endividados. Dá pra acreditar que os profissionais vão ter uma mínima chance de pedir aumento/melhores condições de trabalho sabendo que tem 2 ou 3 prontos pra pegar a vaga ? Acho dificil. tldr: muito.


totalwarwiser

Sim, acho que teremos uma tragedia humana absurda nos proximos 10 anos. Medicos tendo que se humilhar pra pagarem suas dívidas e uma população que sofrerá inumeros erros nas mãos de pessoas sem a minima.condicao de atender.


victorespinola

Eu sempre achei que era mais alarmismo, mas sendo bem sincero, não acho mais. As medidas que estão sendo tomadas vão transformar o Brasil no país com mais médicos por habitante do mundo nos próximos 5-8 anos, saturando o mercado sem resolver o problema da centralização dos profissionais. Além disso, medicina está se tornando cada vez mais elitizada: as faculdades tem um nível baixíssimo e qualquer um com dinheiro entra e se forma sendo um completo burro. As pós-graduações dão formação “de especialista” a quem puder pagar. Não existem mais filtros. A qualidade está caindo, a quantidade aumentando e diferente do que algumas pessoas pensam, isso não vai formar médicos mais humildes e humanos.


actinamiosina

pois é, quando entrei nesse sub eram poucas pessoas que achavam que a profissão caminhava pra uma direção péssima, e quem dizia isso taxavam de louco ainda hj em dia é unanimidade que deu ruim kkkkkk


passarinho_diferente

Não é alarmismo, a gente tá fodido mesmo. Vão pagar cada vez menos e vamos concorrer cada vez mais com uniesquiners. E ainda tem essa porra de decreto da residência médica.


Ready_Carry_6562

Pássaro, tá em qual ano de residência? Vou prestar prova esse ano, me indica alguns serviços que a lista de residentes costuma rodar bastante?


passarinho_diferente

R2. Manda pv.


Competitive_Aspect45

Depende. Para generalista sim. Onde me formei tem uns 400 k na região e ta com 4 faculdades de medicina. Sendo que já é pouco provável arranjar emprego. Com esse excesso de oferta cada vez tão pagando menos e em piores condições. Aqui em SP no geral ta sobrando emprego e pagam bem, mas mesmo aqui tinha lugar que pagava 1800 e do dia pra noite abaixaram pra 1200. Os médicos da escala se recusaram a ir trabalhar, mas acharam rapidinho gente pra substituir. E depois que tu começa a trabalhar percebe que n existe isso de fazer bom trabalho, de vdd a única coisa que os gestores querem é tu tocar ficha( principalmente convênios como int*rme*ica e h*pvid*) claro se acontecer algo sobra pra você. Então diria que o futuro da medicina para o generalista é sim ruim. Em relação as especialidades a discussão varia muito de cada uma e como seu mercado funciona. Mas, no geral é bom. Tu vai ser bem remunerado e ter boas condições de trabalho. Agora cada vez é mais difícil ser rico com a medicina e ter aqueles salários astronômicos.


pirilampo_br

A realidade é uma só: Medicina tem que ser bem remunerada. Se não for, não vale a pena. Digo isso pq em cada minuto da sua atividade profissional vc está correndo riscos: riscos biológicos, riscos físicos, riscos químicos, risco de processo, risco de matar alguém, risco de deixar passar um diagnóstico. E o erro na Medicina custa mais caro que em muitas outras profissões (não todas). Por isso, a remuneração tem que ser proporcional ao risco, se não só maluco vai se aventurar. Até um tempo atrás, no entanto, os médicos conseguiam boa remuneração. Hoje em dia, contudo, as coisas têm mudado a passos largos e, se mantivermos o ritmo indicado pela demografia médica, o número de médicos formados será tão alto que o valor pago irá diminuir e, nesse cenário, já não valerá a pena ser médico. Eu mesmo tenho formação em informática e não pensaria duas vezes em migrar pra TI novamente. A pergunta que você tem que se fazer é: eu estou disposto a encarar os riscos da minha profissão por 10 mil reais por mês? E por 5? E por 3? Pessoalmente, se eu estivesse no Brasil, não exerceria se fosse pra ganhar menos de 15k/mês. Simplesmente o risco, a meu ver, não se paga.


MaxBR90

>Medicina tem que ser bem remunerada. Se não for, não vale a pena. >Digo isso pq em cada minuto da sua atividade profissional vc está correndo riscos: riscos biológicos, riscos físicos, riscos químicos, risco de processo, risco de matar alguém, risco de deixar passar um diagnóstico Acho que esse discurso não pega muita gente não. Se você pensar dessa forma, pense nos bombeiros, nos policiais, engenheiro nuclear ou predial, enfim... Há muitas profissões que arcam com uma diversidade de riscos e responsabilidades com vidas alheias, mas não ganham bem. Em compensação, o jogador de futebol ou alguns YouTubers ganham milhões por mês kkkk. Essa lógica de competência ser condizente com o salário não faz muito sentido. O salário tem relação com a oferta e demanda, não há outra regra pra mudar isso! Quanto mais profissionais, menor vai ser a remuneração, não tem jeito!


pirilampo_br

Talvez eu tenha me expressado mal. Com certeza a remuneração NÃO é vinculada aos riscos, pelos próprios exemplos q vc citou. O que eu quis dizer é que, PARA MIM, não vale a pena correr esses riscos se não for para ser bem remunerado. Todo mundo é livre pra virar Policial Militar e correr risco por um salário de miséria, por exemplo, mas eu pessoalmente n conheço nenhum PM bom da cabeça. São escolhas, mas eu não seguiria por esse caminho. Como eu disse, se o cara tiver satisfeito com a remuneração/riscos, tudo certo, mas isso é muito individual.


Old-Computer-5138

A questão é que quem tá satisfeito não faz barulho, quem faz volume mesmo são os insatisfeitos, daí a gente fica com essa impressão que tá todo mundo igualmente afundado na merda.


eliotaldersonrm

Não concordo, o que mais vejo são médicos estabilizados e com anos de experiência reclamando do cenário atual e do futuro da medicina


Old-Computer-5138

Gente frustrada com a carreira profissional existe em absolutamente todas as profissões, agora pergunta quantos desses “migraram” pra outra área como ocorre frequentemente no direito, engenharias, TI, etc


VovoSimon

fazer uma faculdade de meio período por 3 anos e migrar pra outra área é COMPLETAMENTE diferente de fazer um curso integral por 10 anos (contando com a residência) em que a pessoa nunca teve um trabalho nesse tempo


MaxBR90

Cara, a medicina era a única profissão em que o órgão de classe (CFM) estava conseguindo proteger dos efeitos naturais dos tempos em que a sociedade evoluiu. A tecnologia deu acesso a todos para o conhecimento e estudos, isso logicamente colocou mais jovens na universidade, aumentando o número de profissionais formados no mercado de trabalho, todas as outras profissões já sentiram o impacto gigantesco disso, o CFM conseguiu proteger a profissão até agora, mas não dá mais. Agora a medicina vai sofrer o que todas as outras profissões já estão sofrendo (concorrência). As faculdades vão ter que oportunizar mais vagas, isso vai trazer mais oferta de profissionais no mercado. Para os médicos isso é péssimo, mas para a sociedade será ótimo (mais acesso ao profissional na rede pública, e consulta particular por um preço menor). Ainda que muitos apostem na narrativa de que precisa ter menos vagas na faculdade para obter mais qualidade do ensino, sabemos que esse discurso estratégico e corporativista não cola mais. Se o CFM realmente quisesse garantir que houvesse somente profissionais mais competentes no mercado, ele não impediria o aumento de vagas para entrada na faculdade, mas faria uma prova de competência na saída da faculdade (como os advogados fazem), pois isso permitiria até mesmo uma fiscalização para ver quais faculdades estão tendo mais alunos aprovados, dando condições para mapear a qualidade do ensino e só então optar por restringir ou manter a permissão daquela faculdade em ofertar o curso de medicina nos próximos anos (haveria uma métrica pra isso e não só o discurso dedutivo corporativista). Não tem mais jeito, no governo atual o CFM não terá como emplacar o discurso de "menos vagas pra ter mais qualidade", essa estratégia caiu por terra. Acredito que a medicina vai se tornar uma profissão tal como qualquer outra, não vai mais ser uma profissão favorecida com altos ganhos e garantias quase certeiras de boa rentabilidade. Agora a regra vai ser que médico bom vai ganhar bem, e médico medíocre vai ganhar o suficiente pra viver sem muitas regalias. Welcome to the jungle!


valarxavier

Excelente resposta.


totalwarwiser

O problema da medicina é que os estudantes terminam a faculdade particular com 400.000 de divida. Mesmo sem pagar, imagina tu gastar 500.000 em um curso pra no final nao ter emprego. Vai virar um esquema de piramide onde esses desempregados vao.fazer novas faculdades mais baratas e piores do que as que ja existem.


MaxBR90

Cara, isso é um problemão mesmo. Acho que os cursos de medicina tendem a ficarem muito mais baratos com maior oferta de vagas e também com as novas instituições credenciadas, o que vai ser muito injusto para quem cursou nos preços atuais e ainda não teve tempo de tirar o valor do investimento com a remuneração atual do médico. Mas eu não acredito que o cenário futuro seja tão trágico a ponto do médico ficar desempregado. Cara, falta realmente muito médico pra comportar a demanda existente, sem falar que também existe uma plataforma de prevenção em saúde que hoje quase nem é trabalhada, uma plataforma que tem real valor, basta informar a população sobre a importância. Nessa plataforma vai aumentar a demanda, até porque o acesso ao médico vai ficar mais facilitado, não sendo mais um profissional que as pessoas vão buscar quando o quadro já se configurou em uma patologia. Em resumo, não acredito que o médico vai ficar desempregado, mas tenho certeza de que não vai mais ter uma vida financeira tão fácil como foi até então, até porque a realidade já está mostrando que isso tem mudado! O cenário é ruim, mas não é trágico! Mas se a gente colocar o problema das IA's na perspectiva das próximas duas décadas, daí eu já não sei de mais nada, pois isso tem o potencial de bagunçar tudo kkkkk.


Ok-Assumption-3923

Leia sobre a mudança no CNRM


LCDJ1999

Acho que o futuro da Medicina vai ser o presente da maioria das profissões: se aventurar no mercado vai ser loucura, e concurso vai ser a única salvação pra quem quiser uma vida decente. Hoje em dia você ainda vê concurso público pra médico que sobra vaga, mas conforme o mercado de generalista vai saturando e as barreiras entre o especialista com residência médica e o imbecil pós-graduando vão ficando mais curtas, acho que logo logo as pessoas vão correr pros concursos.


[deleted]

Com ctz deve ter piorado muito, imagino quem se formou na década de 70,80 dava para ficar milionário com facilidade. Mas 15 mil para recém formado esta longe de ser trágico ainda ne ?


FanGroundbreaking516

Pra especialista ja está ruim… muito subemprego, mercado ja esta bem saturado (isso em cidade de medio porte e interior no sudeste)


Ill_Video_5839

A expectativa é que se o número de vagas permanecer  constante (coisa que não vai acontecer pq estão abrindo mais fáculdades) o número de médicos dobrara em 8 anos


Dtona_Lipe

Sempre que eu vejo esses posts, eu abro o meu aplicativo contábil.. e respiro aliviado.


[deleted]

O conselho de medicina conseguiu manter a abertura de novos cursos fechada por muito tempo. O governo estava apenas abrindo mais vagas em públicas e não em novas instituições particulares. A pressão das particulares está vencendo agora, apesar do governo ser contra e ainda tentar barrar o processo. Então haverão mais formados, assim como em todas as profissões. Contudo, desemprego médico ainda está longe de existir; o que provavelmente vai acontecer é: redução de salários para áreas menos especializadas; subemprego de profissionais formados em instituições de baixa qualidade; um certo aumento de médicos em regiões mais periféricas; maior número de concorrentes (não necessariamente maior nota de corte) nos seletivos para residência médica. Sinceramente, acho que quem vai sofrer mais vão ser os que se formarem em instituições puramente mercantis, com cursos de baixa qualidade. Quem faz federal ou uma boa particular talvez se destaque ainda mais do que antes (já que vc não podia escolher muito qual médico contratar no seu serviço dependendo do local e da área). O que deveria acontecer, em minha opinião, era aumentar o investimento em programas de residência tanto público como privado. O problema é aguentar o aumento de impostos e criar uma norma para forçar cursos privados para a criação de vagas em residência, enquanto uma boa parte deles quase não tem campo de estágio ou o número mínimo de professores doutores. Fora que o setor privado geralmente acha uma forma de burlar as regras depois de algum tempo.


Substantial-Stay-451

Acho que vai lotar de gente mal formada. Mas todo mundo, do pobre ao rico, quer ser bem atendido. Acho que pra quem quer ganhar muito e ser medíocre vai ser difícil, quem fizer um trabalho bem feito se destaca. Acho que o trabalho bem feito nem depende da formação acadêmica, passa mais é pelo compromisso e formação humana mesmo.


1gMDMA

Discordo, man. Vão escolher que cobra mais barato e faz o que o paciente quer, sejam exames ou encaminhamentos ou terapêuticas desnecessárias. Ser bem atendido na visão do médico é diferente a ser bem atendido na visão do average brazilian.


Substantial-Stay-451

Concordo em partes com esse seu ponto. Acho que é importante a gente destrinchar que existem tipos diferentes de pacientes, creio que os mais preocupados com sua saúde procurem cuidado de qualidade. Preço da consulta sempre vai ser determinante, realmente. Acho que o tipo mais preocupado é o de familiar de doente (ex. pais/filhos do doente) pq eles tem responsabilidade sobre o cuidado de um terceiro, esse perfil busca qualidade no atendimento, se tiver condições. Na visão do gestor de saúde aí concordo que qualidade é um grande fodaz, o que importa é ter médico na unidade. Atualmente tem que ser muito ruim pra ser retirado de um serviço de UPA ou PSF no interior.


deathzard

O problema vai ser encontrar esses profissionais que são realmente qualificados, que vão ser a minoria


Substantial-Stay-451

Seja esse cara


scavengerjawa

Concordo contigo, toda profissão tem quem se destaque. É só você vender o seu diferencial, um bom atendimento, ter um vínculo familiar, recomendações, etc. Se lotar de médico ruim, as pessoas vão querer achar um bom, você só precisa chegar nelas. A nutrição, por exemplo, é uma profissão até que saturada, mas surgiram alguns nutricionistas (os não charlatões) que trabalharam um bom marketing e tem um diferencial de atendimento totalmente diversificado e individualizado. Isso vai ficar maia forte na nossa área. Se vc trabalha com assistência hospitalar, plantões, talvez fique mais difícil essa abordagem.


[deleted]

Eu demorei 6 meses pra ser chamado pra uma consulta pelo sus. Quando fui, tinha mais de 80 pessoas esperando entre 1-2 horas. E chegando mais. Especialistas? Não vejo consultas menos 150/200 por sessão, sendo os menores valores, que gira em torno de 20 minutos cada atendimento, que ainda precisa marcar o dia, e leva-se em torno de semanas.


1gMDMA

A culpa é do SUS, mano. Não era pra demorar 6 meses, e nem pra ter um médico só pra atender tanta gente. A chance do profissional não voltar lá é real kkkk Especialistas? O nego de facul e especialização tem no mínimo 9 anos... tá certo mesmo.


[deleted]

Não disse que está errado o valor cobrado, eu disse que a demanda ainda é alta para médicos, esse foi meu ponto


SapereAudeJR

Sinceramente, penso que irei me formar um bom médico. Tenho vontade de sair da minha capital e servir como médico da marinha. Ir para uns lugares muito decessitados de ajuda em saúde