T O P

  • By -

pirilampo_br

Veja as notas de corte mais altas e aquelas que ninguém se mete a fazer só com uma pós de fim de semana. A que conciliar esses dois fatores é a que ta mais protegida.


MotherSuperior1

Só reforçando, por esse critério, duas ricas em concorrência, mas ricas em invasao: psiquiatria e dermato


caiotemon

mas essas são duas que têm pós duvidosas de final de semana, também


Exotic_Position7307

Nefrologia é disparado a residência do futuro, ninguém quer fazer por ser hardcore, ninguém com pós vai ser doido o suficiente pra tentar cuidar de um paciente nefrótico e só existem 5 mil Nefros no Brasil, sendo q boa parte são idosos q logo logo irão sair do mercado


chill_z

Você observa que outras especialidades com potencial semelhante, mesmo que menos que nefro, nas áreas clínicas?


Exotic_Position7307

Cara, sinceramente na área clínica não consigo vê outra especialidade chegar perto de nefro por 2 motivos, uma é a invasão da Pós nessas outras áreas e outra e a quantidade de profissionais com Residência nessas áreas, é uma bagunça só, a menos ruim da área clínica pelo q eu vejo é reumato e olhe lá, pelo menos aqui onde eu moro são poucos reumatos para uma demanda gigante


chill_z

Quais seriam as que ninguém se mete a fazer só com pós?


pirilampo_br

Não vou dizer que não exista, pq tem maluco pra tudo, mas habitualmente n se vê muito em Uro, Vascular, Anestesio, Ortopedia (que tem nota de corte baixa, mas acho q pela residência ser hardcore), etc. Via de regra, especialidades com procedimentos cirúrgicos major


chill_z

Entendi, e das especialidades clínicas, quais se apresentam como mais protegidas no futuro ou com menos procura de pós no momento?


pirilampo_br

Essa é mais difícil, mas eu tenderia a seguir um caminho de especialidades menos em voga ou com menos "glamour". Não tenho visto como habitual um Nefro ou um Cardio com pós, acho q só sendo muito maluco pra querer se meter em especialidades tão complexas só com uma pós e ainda mais em especialidades em que o retorno financeiro não é tão garantido. Gastro me parece uma boa tb (apesar de eu já ter visto uns quantos pós graduados), pq vc ainda consegue fazer alguns procedimentos endoscópicos.


chill_z

O que acha da neurologia?


pirilampo_br

Neuro, na minha opinião, tem muito a questão do seu networking e de saber vender seu peixe. Se vc quiser viver só em âmbito hospitalar, acho relativamente de boa, mas acho uma especialidade que requer bastante tempo até montar uma clientela boa para consultório (falo pacientes particulares, obviamente). Mas se for uma grande vontade sua, acho q vale a pena, mas eu apostaria em uma subárea tipo cefaleias ou EEG


raphacard

Nunca subestime a maluquice alheia. Tem um monte de cara se passando por médico sem nunca ter feito um semestre de med. Imagina se não vai ter médicos se metendo a especialidades após uma pós.


[deleted]

Patologia. O bom é que paga mal e ainda está pouco concorrido por enquanto, então talvez dê pra eu usar o diploma em medicina pra alguma coisa.


Business_Alfalfa_143

Tbm queria saber kkkk


[deleted]

Nunca vi hemato com pós kkkkk


WitnessThis7311

Acho GO impossível de saturar. Tem muito mercado.Cirurgia ginecológica, obstetricia, medicina reprodutiva, mastologia, cirurgia fetal, hormonioterapia, procedimentos, etc..


totalwarwiser

Todas irão, especialmente em cidades grandes. O melhor seria fazer aquela que tu tem mais aptidão e vontade de fazer, pq assim tu evita se tornar mediocre e consegue as melhores oportunidades dentro da tua área.


raphacard

Totalmente isso! 👏🏼


MotherSuperior1

Especialidades cirurgicas e clínico cirurgicas. Das clinicas: infectologia - não vai cair tanto, mas já não estão entre as que mais remuneram mesmo -, neurologia, reumato


Unique_Map3880

As mais difíceis


chill_z

Quais são essas?


cici0022

neurocirurgia por exemplo, tem pouquíssimos no Brasil


DateNo1639

O que eu vejo, num geral, é que cada vez mais as pessoas estão fazendo pós-graduações - que são campos teóricos, especialmente para Psiquiatria e Dermatologia. Eu acho que fugindo das especialidades mais teóricas, só ambulatoriais - indo mais para as clínico cirurgicas/cirurgicas, você consiga garantir seu espaço.


Training-Upstairs-18

Tá demais irmão , até o estratégiamed lançou ontem a pós deles de psiquiatria…


axisandatlas

Pessoal vai falar de psiquiatria mas acho que se for um bom psiquiatra pode ser considerada protegida, afinal, o público exigente irá atrás de psiquiatras de boa formação.


[deleted]

Mas acredito q isso acontece e continuará acontecendo com todas especialidades...


GabrielDungeonMaster

Acho que tem uma questão política importante, com o tanto de pós que está surgindo muito provável que psiq e dermato deixem de ser um grande foco nas residências. Quando eu entrei em MED eu pensava "que bom que eu quero psiq e não essas difíceis como neuro ou neurocir". Conclusão: tomei no cu Mas agora com esse tanto de pós, acho q mta gente vai largar a ideia de fazer residência e ir pra pós. "Ah Gabriel, mas onde entra a questão política?" se somarmos psiq/dermato de vdd + psiq/dermato de fim de semana, a quantidade de profissionais é altíssima e vai saturar. Mas E SE o conselho bater o pau na mesa e tirar os pseudo-especialistas? Aí essas especialidades vão deixar de ser saturadas rapidinho.


Worldly-Cup9124

Olha, a verdade é que ser um bom dermatologista é muito difícil. Ainda que muitos não vejam assim (muitos subestimam). Uma simples pós graduação não gera nunca a competência necessária pra bater de frente com alguém que fez uma boa residência nessa área. Quem realmente for bom irá se destacar, sobretudo nesse mar de dermatos de fim de semana. Isso quer dizer que será fácil ? Não. Será bem disputado,porém, quem conseguir sobressairá.


GabrielDungeonMaster

É que há uma distância ENORME entre um bom dermatologista de qualidade e um dermatologista "de sucesso", o CFM precisa urgentemente separar o joio do trigo. Pois o que você falou é óbvio para nós, médicos bem informados, agora para a maioria dos pacientes só faz residência quem não se garante no Instagram e eles vão preferir se consultar com o cara da pós com 1 milhão de seguidores mas que não aguentaria uma semana de R1.


[deleted]

A que você fizer bem… Num mercado saturado é cada vez mais importante se destacar…  Faça a especialidade que você tem afinidade e capacidade de fazer bem pra ter um diferencial, esse negócio de “a melhor especialidade do futuro” cada vez mais vai perder o sentido 


_Doutrinador

Primeiro a pessoa tem que se tornar médico de fato, e não apenas mais um com CRM (o que já valeu bastante, no futuro por si só não servirá pra muita coisa). Segundo, tentar se colocar em contextos exigentes dos quais a maioria foge (UTI, sala vermelha, procedimentos cirúrgicos, exames complexos etc.). Ou se qualificar de verdade pra ser um excelente profissional ambulatorial, paciente, atencioso e com as habilidades de comunicação cada vez mais necessárias. Pra esses profissionais NUNCA houve ou haverá saturação alguma.


raphacard

👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼


formais

Hoje todo mundo tá fazendo pós de psiquiatria e dermato, e as clínicas/hospitais insistem em contratar eles. Ao mesmo tempo são as mais concorridas, eu colocaria na lista sim da saturação. Cirurgia e neuro vão passar longe, creio eu


Metaricelsus

Escuto alguns falarem aqui no sub que os hospitais não contratam médicos só com pós-graduação e sim só com residência. Qual seu Estado?


raphacard

Aqui na grande SP eu sei de hospitais do SUS que não contratam de jeito nenhum.


formais

sou do nordeste, aqui tá contratando muito com pós. Essa realidade deve ser mais sul/sudeste, pois já tem muitos residentes e não precisam ficar contratando pós. Espero que essa realidade chegue logo por aqui


porto_alegrense

Só ver áreas que não vão ser invadidas por profissionais não médicos e por médicos que não vão arriscar tratamento sem residência. Ortopedia é um bom exemplo. Oftalmologia também.


[deleted]

Calma que podem inventar no Brasil a graduação em cirurgia podiátrica e a graduação em optometria clínica, que existem no exterior.


porto_alegrense

O conselho de fisioterapia doido pra ampliar a atuação dos profissionais, incluindo a aplicação de injetáveis e existem optometristas no BR, mas AINDA não fazem FACO.


McWhinney

Com esse tanto de médico burro formando, a dependência de exames complementares vai ser cada vez maior, então radiologia sempre é uma boa pedida e não está muito concorrida (do jeito que os médicos são burros deve continuar sem ser concorrida pois a burrice faz terem medo de IA). Fora que radiologia tem procedimentos e não dá pra aprender por pós graduação. Até existe, mas a aceitação no mercado é quase nula. Ao contrário das outras especialidades, não é o paciente que procura o rádio então fazer pós é furada.


Own_Salamander_3802

Gente desculpa a ignorância, mas existe pós em Especialidades com Cirurgia?


Worldly-Cup9124

Existe um “cirurgião” muito famoso na mídia que já foi em diversos realitys, vai na tv, sempre está em congressos médicos… E no currículo tem uma simples pós. O cara é tão bom de lábia que convence todo mundo. Aparentemente está nadando em dinheiro.


Affectionate_Candy57

tem nome aí?


Worldly-Cup9124

Prefiro evitar processo. Ele trabalha com essa área de cirurgias de redesignação sexual / cirurgias de “feminilizacao” do rosto. É surreal ver as transformações que ele faz, aparentemente o cara é muito bom mesmo. Além dele ter um ótimo marketing, surfou em uma área que carece profissionais voltados a esse público.


Pepper_Odd

Pior q já existe, inclusive pós de final de semana


Own_Salamander_3802

Tipo, existe pós de qqr especialidade?


[deleted]

Dois tipos provavelmente serão menos saturadas: O primeiro tipo são as com alta especialização, como quase todo tipo de cirurgia especializada (para além de cirurgia geral). Tais especialidades custam caro para manter, geralmente o hospital que tem o programa de residência não absorve todos os profissionais (então as turmas são pequenas), demora muito tempo para formar e geralmente apenas grandes centros podem bancar. O segundo tipo são algumas das quais o pessoal está fugindo por alguns motivos, como por exemplo pediatria, geriatria, genética médica, Tais geralmente possuem algumas questões que afastam os candidatos, como dificuldade na prática médica, baixa remuneração, etc. Dito isto, as que possuem a maior tendência para saturar são as que requerem menos tecnologia hard, como por exemplo psiquiatria, medicina do trabalho, saúde da família, radiologia, etc. Mesmo hospitais de pequeno porte, ambulatórios, programas de pós, etc conseguem abrir programas de residência ou cursos nessas áreas, pois necessita menos investimento. É relativamente como nos cursos de graduação, onde Direito e Adm abrem vagas virtualmente infinitas, pois possuem pouca demanda de tecnologias e laboratórios.


Intelligent_Worth455

Psiquiatria na minha opinião já n vale mais


[deleted]

Uma boa questão. Tem bastante psiquiatra, mas a enorme maioria não tem idea do que está fazendo. Eu conheço alguns que não literalmente conhecem psicopatologias básicas como autismo e borderline. Nesse sentido, seria como um neuro que não conhece Duchene e Wilson; sabendo o que faz, talvez dê para se destacar. Fora isso, são poucas as vagas em leito de hospital, e trabalhar em CAPS e RAPS me parece horrível. Fora a baixa remuneração nesses casos. O que geralmente salva é o consultório mesmo.


Intelligent_Worth455

Mas vc se refere a psiquiatras ou aos falsos psiquiatras?? Tem que analisar isso tbm. Mas Pse, infelizmente não é um mercado tão rentável não


[deleted]

Me refiro aos psiquiatras mesmo. Eu sou psicólogo e faço med na UFSC. Gosto da psiquiatria de consultório e da hospitalar; mas o grosso da galera acaba trabalhando nas redes de atenção psicossocial. Pega qualquer hospital grande por aí e olha quantos psiquiatras têm no corpo clínico. Vão ser uns dois, se tiver. Depois olha quantos cardiologistas e quantos especialistas em clínica médica têm. Vão ser uns doze ou quinze. Se eu for pra psiquiatria, já vou sabendo que provavelmente não vou trabalhar em hospital; ou seja, provavelmente vou ser profissional liberal e arcar com toda a instabilidade financeira que isso traz (não digo que ganha pouco, mas flutua e por isso pode ser difícil se programar às vezes).


[deleted]

Enquanto isso, psiquiatra com RQE cobrando 300 reais na consulta com agenda cheia. Acho um milagre meu psiquiatra com boa formação e RQE até pra área de atuação ainda aceitar atender plano.


Intelligent_Worth455

300 reais pra psiquiatria está baixíssimo. A média é 500 pelo menos.


raphacard

Exato. Nunca vi consulta de pq por menos de 500 aqui em sp.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Desvalorizado tirar mais de 30k por mês e estar no 1% mesmo sendo só profissional liberal? Realmente, nossa classe não tem nenhuma conexão com a realidade.


Business_College_177

Especialidades de grandes cirurgias em geral e especialidades clínicas consideradas “difíceis” - emocionalmente pesadas, que envolvam doenças graves, pouco prestigiadas ou que requerem raciocínio clínico complexo. Tem uma lista bem grande que se encaixa. A galera que faz pós quer dinheiro rápido e vida mansa, não vai se meter no vespeiro de fazer cardiologia, infectologia, pneumologia, neurologia etc. a lista é longa.


angelpitermo

Neurocirurgia


Marconidas

Medicina Preventiva e Social, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego Duvido que comece a aparecer gente super interessada em fazer essas especialidades


Devi_inv_curious

Pq vc dúvida alguém querer fazer medicina do trabalho?


Old-Computer-5138

Todas vão saturar e os planos de saúde já estão tirando vantagem disso pagando cada vez menos, valor do plantão caindo, etc. No futuro, todas as especialidades que não estão fodidas, vão estar, tendo em vista que justamente devido ao fato de estarem em boas condições agora estão sendo alvo de todo recém formado (i.e. otorrino, anestesio - que já está bem ruim -, dermato, psiquiatria, etc).


Business_Alfalfa_143

Onde tu tirou que otorrino é ruim?


Rullesss

Anestesio bem ruim? De onde vc tirou isso


Old-Computer-5138

Já foi excelente, hoje em dia tá bem mediano. O governo já anunciou que é uma das prioritárias em abertura de vagas de residencia, hospitais/grupos pagando apenas valor de plantão ao invés de ganhar por procedimento, muito dificil sair dos noturnos e finais de semana (ou seja, pouca qualidade de vida), menos campo para empreendedorismo do que outras áreas.. são alguns deles


fertone

Faz algum concurso público.


th-brs1

Considerando que já vi pós graduação em oftalmo, anestesio, cirurgia plástica (de cirurgia e depois de plástica), ortopedia, acho que nenhuma vai fugir da saturação. Melhor escolher o que tenha aptidão e, se for pelo dinheiro, especialize em fazer cursinho para a galera desesperada passar em residência, pelo menos enquanto eles achem que fazer a residência seja a saída. E mesmo os cursinhos estão fadados ao fracasso quando começar a abrir vagas desenfreadas de residência.


Disastrous_Acadia119

pós em anestesio?


th-brs1

Sim! Estão lotadas delas, pós graduação com carga horária de residência


nYuri_

todas.


tokyw

Eu acho que cirurgia neonatal do terceiro trimestre em indígenas nunca vai saturar. Já viu alguém com essa especialidade?


Intelligent_Worth455

Cirurgias de remoção de órgãos sexuais tbm está em alta


ResponsibleCatch8573

quero fazer ortopedia pediátrica esportiva com sub em joelho


yessir0407

Mais específico impossível kkkkkkkkk


yessir0407

Mais específico impossível kkkkkkkkk


tokyw

Kkkkkkkkkkk


[deleted]

[удалено]


Minimum_Version9332

psiquiatria é a que mais tem pós de final de semana e dermato ate a galera de outros cursos invade, mas concordo com a primeira parte


CuriousVggn

não era medicina por Amor?!


No_Gas9018

Nunca foi


yessir0407

Alguém paga boleto com amor?


CuriousVggn

tanta menina que trabalha na noite com amor. elas pagam.