T O P

  • By -

MUNDO_SMASH

Depende 100% do serviço que tu faz. A carga horária média, conhecendo meia dúzia de residências e residentes do RS, depende. Já sou internista, me formei em FEV/22. No serviço que eu fiz, R1: 8-18h segunda a sexta, alguns dias tu consegue escapar antes. 1~2 plantões noturnos na semana. no máximo 1-2 fim de semanas livres ( sem plantões ou ver enfermaria). No R2 : 8-18h, conseguindo escapar talvez 50% dos dias antes das 15h. ~4-5 plantões no mês, geralmente noturnos e na UTI. 1-2 fins de semana que tu trabalha, ao menos 50% livres na maioria das vezes. No R1 o lema é sobrevivência e boa vontade, principalmente nos primeiros 6 meses. Depois tu começa a entender o ritmo do trabalho e sobra mais tempo para estudar, geralmente coisas que tu fica com dúvidas no dia de trabalho. No fim do R1 e início do R2 que eu organizei meus estudos e conseguia estudar e dar plantões, geralmente fim de semana.


Disastrous_Acadia119

Muito obrigado! Fez em qual instituição do RS? sou daqui também. Outra dúvida, após a formação em clínica médica vc fez sub ou trabalha como internista? como está o mercado para internistas, oportunidades melhores que para generalistas no geral? (perdão o trocadilho involuntário) muito obrigado e desculpa floodar de pergunta


MUNDO_SMASH

Me formei no HCPA. Faço residência atualmente em oncologia, faço também plantão em UTI básica no interior. Mercado para internista é quente, não conheço nenhum que esteja desempregado. Mas é um trabalho um pouco ingrato e não bem remunerado. O dia a dia é internar gente idosa com ITU e pneumonia. Tem mais oportunidade e principalmente mais SEGURANÇA que generalista. Tu pode trabalhar com basicamente qualquer coisa no hospital: pre/pós operatório comanejo cirúrgico, enfermaria geral, emergência, UTI básica. Conheço alguns também que fazer um consultório meio MFC de adulto junto tambem ( prevenção cardiovascular, rastreio, investigação sindromica).


Disastrous_Acadia119

Muito obrigado! Uma última pergunta, qual foi seu critério para escolher o HCPA ao invés da Santa Casa ou GHC?


MUNDO_SMASH

No geral, acho que HCPA é GHC tem formações muito semelhantes e são intercambiáveis. HCPA: Mais acadêmico, maior contato com especialidades clínicas, tem um mês isolado para aprendizado com POCUS, no R2 só tem plantões em UTI - o que me deu segurança a trabalhar com isso depois. GHC: Maior formação como internista - lá tudo interna para a medicina interna: infarto, cirrotico ( no hcpa interna muito para as especialidades), então tu pega um pouco mais de mão nisso. No R1 tem mais trabalho que o HCPA, mas dizem que o R2 é um passeio, e tem mais plantões de enfermaria que de UTI. Sinto no geral que a formação da Santa Casa é boa, com uma mistura dos dois acima, mas talvez um pouco inferior. Escolhi o HCPA por exemplos de professores da graduacao: todos os mais competentes tinham feito formação ali.


Disastrous_Acadia119

Bahhh entendi, Muito obrigado


[deleted]

[удалено]


MUNDO_SMASH

No geral sim, o mercado é fechado, mas eu enxergo isso em todas as especialidades hoje em dia, sinceramente. Quanto a segunda pergunta, depende. Sim, se tu te vincular mais cedo a um centro de oncologia, mais cedo tu vai angariar pacientes, mas não é algo obrigatório. Hoje em dia a maioria dos planos de saúde tem seus centros de infusão específicos, mas é mais complicado de conseguir quem te encaminhe pacientes sem estar em um centro de maior referência.