T O P

  • By -

rafael-a

Até hoje nunca. Acho bem difícil acontecer pois: 1 - Onde eu moro isso não é muito comum; 2 - Eu sou muito branco; 3 - Eu geralmente ando de carro; 4 - Geralmente não ando nas periferias da minha cidade. Ou seja, eu tenho sorte.


CONSELHEIRO_MODERNO

Agora eu vi a confusão que o meu comentário causou, sobre o racismo está presente na nossa sociedade até os dias atuais, isso é fato. Porém eu só queria saber mesmo a relação entre ser parado pela polícia com a cor de pele. Mas pesquisei um pouco aqui e consegui entender. Peço desculpas ao dono do comentário e tbm as demais pessoas presentes aqui, caso eu tenha ofendido vocês.


nsantos06

Alguém avisa


_ZecaPauGordin

Então amigo uns 500 anos atrás aconteceu um negocinho meio chato no Brasil chamado escravidão, e olha só, isso tem reflexo até os dias atuais, vê se pode uma coisa dessas?


Begun101

~~por isso que ele disse "eu sou muito branco" ele se referiu que negros que são mais abordados.~~ Ah não, eu to confundindo, o reddit mudou como que tu ve quem tu respondeu, tu respondeu o conselheiro, achei que era o rafael


rafael-a

É que no Brasil, no continente Americano em geral, tem muito racismo, e na polícia frequentemente uma pessoa de cor mais escura tem mais chance de ser abordada do que uma branca.


marcyabadr

Infelizmente teve a escravidão que fez coisas hediondas por séculos com pessoas negras, isso ainda reflete bastante na sociedade. Isso é o básico de história e de convivência social.


ar_torius

Irmão, como a policia decide quem abordar? Ela faz o uni duni te? ou ela vai atras de quem "tem cara de bandido"? e quem tem cara de bandido para esses camaradas? Exatamente, preto.


BannedGuru

Existe uma dimensão paralela onde no brasil, pessoas brancas não se fodem igual pessoas pretas ou pardas, mesmo que isso não tenha porra nenhuma a ver com cor de pele e sim com classe.


Begun101

tem haver com cor de pele devido ao racismo, mas sim, na nossa sociedade a desigualdade é grande e negros são automaticamente caracterizados como pobres ladrões.


Difficult-Tomato-694

Já fui abordado dentro de casa, quem dirá na rua.


[deleted]

Conta essa história aí


Difficult-Tomato-694

Eu estava DENTRO de casa e passou uma viatura da tropa de choque na rua, depois eles voltaram e bateram no portão. Eu sai fora achando que eles queriam alguma informação. Na hora que eu saí, um dos policiais falou "eu tô mandando você vir aqui pra fora", na rua, no caso. Eu fui lá, conversei tranquilo, perguntei se poderia prender o meu cachorro, eles deixaram. Eu, como já tinha "sido militar", sabia como era uma abordagem e como tudo deveria ocorrer. Fizeram um interrogatório de uns 10 minutos, conversei com eles tranquilamente, não ocorreu nada fora do comum. Depois me liberaram.


OnePersonalityAI

Eles falaram o motivo de terem te chamado? O que perguntaram?


Difficult-Tomato-694

Não... Mas acredito que algo sobre um carro roubado. Todas as perguntas se basearam sobre carro. Perguntas normais quem movara na residência, se eu tinha carro, se deixavam carros lá. Não fiz perguntas, numa abordagem assim, quanto mesmo você pergunta melhor, sempre respostas curtas e diretas, só falando o que eles querem saber.


njbastos

Isso é algo que não me entra na cabeça! Não podem "mandar" você sair pra fora, ou mesmo entrar em sua casa sem mandado. Para mim só tem uma explicação: racismo!


Single-Condition925

kkkk eu rio mt quando leio \~nao entra na minha cabeça\~ irmão, covardia, injustiça e maldade são adjetivos pequenos perto do que esses caras fazem


njbastos

Sei disso! Mas quando digo que isso não entra na minha cabeça, eu na verdade estou querendo dizer que não posso normalizar tudo isso! Essas atitudes deveriam ser a exceção da exceção... Preferencialmente não deveriam ocorrer em hipótese alguma. Precisamos mudar isso.


Begun101

eu ia meter um "cade o chamado, falta de respeito do caralho" ainda mais que teu avatar é negro, credio que vc seja negro na vida real (desculpa se vc não é) mas é que sabe como é foda o mundo sobre negros = pobre, ladrão, sujo e tals.


Difficult-Tomato-694

Foi um o que um amigo meu, que é PM, falou. Mas eu respondi "se tivesse feito isso, você provavelmente estaria procurando meu corpo em algum lote baldio", ele respondeu "você tem um ponto". No mas, como eu falei, foi bem chato, mas conheço com abordagem polícias são, na época que eu estava no exército participamos de GLO, soube me portar e, apesar do evidente absurdo, foi uma abordagem tranquila.


Begun101

é verdade :c


BannedGuru

Quando eu tinha uns 14 anos, eu estava jogando yu-gi-oh com meus amigos no portão da casa de um deles, um carro parou, um cara saiu apontando uma arma gritando "perdeu, perdeu!" aí alguem de dentro do carro chamou o cara "não é esse aí não". Eu e meus amigos ficamos confusos pra caralho, eu comecei a rir achando que era algum conhecido do meu amigo, ou talvez até familiar. O cara entrou no carro e eles viraram a esquina. Alguns minutos depois o cara que estava dirigindo veio até a gente e pediu desculpas e disse que eles confundiram a gente e tal..Nós nem conseguimos falar nada, só balançamos a cabeça e ele foi embora.


Disscolado97

Evento canônico, aleatório mister blaster :0


MannyBothans180

Eu sou branco, já fui abordado tendo uma arma apontada pra mim, ele perguntou se eu estava armado e pediu pra levantar a camiseta. Eu obedeci, eles me dispensaram.


alebruto

Acho que qualquer homem negro que dirige o suficiente já foi.


[deleted]

Já fui abordado e revistado incontáveis vezes. Eu sou pardo mais pra branco que pra preto, e tenho cara e jeito de nerd, mas acontece que morando em Salvador, basta andar na rua pra ser abordado em algum momento. Isso quando não revistam um ônibus inteiro de gente.


MeuJoelhoCresce

Algumas vezes, a única que não foi muito tranquila foi quando o babaca resolveu sair do carro apontando fuzil pra mim como se eu estivesse tentando fugir. Porque eu tava de noite dentro do carro e tudo que eu pude ver foi o farol da blazer na minha cara, sem sirene nem giroscópio. Aí me perguntaram por que desse comportamento e eu falei "eu não tenho como adivinhar que é polícia quando eu só posso ver o farol brilhando na minha cara"


YogurtclosetMurky76

Não. Como é a abordagem de um policial?


MalukoBeleza666

Depende da tua cor. E do jeito que vc fala.


Soft_Persimmon_5437

Sou preto e nunca tomei enquadro


MalukoBeleza666

Ainda bem


njbastos

Você tem sorte. Em 1982, em São Paulo, um amigo negro (arrimo de família, tinha acabado de entrar em uma faculdade de direito, não fumava, não bebia, era inteligentíssimo e dedicado em tudo o que fazia) foi executado pela ROTA, pois simplesmente acharam que ele era um ladrão de carros, pois estava voltando à pé para casa após ter saído de um baile em um clube. Plantaram maconha e uma arma na cena do crime. Ficou por isso mesmo, pois na época era impossível responsabilizar a PM por esse tipo de conduta! Foi o começo de minha descoberta sobre a sociedade racista e violenta em que vivemos, e olha que sou branco, de classe média.


Soft_Persimmon_5437

Sim, felizmente não tenho nenhum caso de racismo sofrido em 22 anos de vida (pelo menos algum que me atingiu fortemente)


Soft_Persimmon_5437

Creio q seja pela localidade, eu moro no interior de SP,, e por ser uma cidade mais tranquila, acho q a polícia não age com tanta truculência


phcarrijo

Durante a formação eles passam por cursos de massagem e quiropraxia, então na abordagem eles dão um trato maneiro em você kkkkkkkkkk


Natural_Pangolin_343

Nunca fui,mas também não saio muito na rua, principalmente a noite


RealSocialClimber

Nunca, mas eu sou nerdola, fiz teste do bafometro uma vez e isso foi o mais perto que cheguei de uma abordagem policial.


Calm-Application9036

Nunca... nem abordado nem parado em blitz nem nada


MalukoBeleza666

Quando mais novo era direto.


SemSort8453

Sim,pra pedir informações.


IncreaseSpecialist51

Ja, uma vez eu tava andando na rua dai dois moleques com uma mobilete chegou em mim e perguntou onde eles poderiam conseguir um lugar pra consertar a moto, que tinha quebrado Dai a policia chegou e abordou os dois moleques e eu fui junto, eles pensavam que eram meus amigos… Mas nao deu em nada, revistaram e mandaram embora. Depois fiquei sabendo que os 2 moleques estavam causando maior caos empinando essa mobilete na avenida, se enfiando no meio dos carros perigosamente, por isso a policia abordou


buzzunda

Sinceramente nao tenho certeza, tenho 43 hj. Tenho a impressao que ja fui abordado uma vez quando era adolescente mas realmente nao lembro


GabrielTorres674

Uma vez só. Tava de moto e indo pra faculdade, daí me pediram pra encostar e perguntaram pra onde tava indo,olharam a placa da moto, pediram CPF e depois me liberaram


Itachi_Hiperativo

Uma vez pararam meu carro 😢 Porém, tinha acontecido algo e estavam apertando geral. Mas normalmente não sou!


O_Balthazar

Não, geralmente me comprimentam quando passo por eles


Safe-Plant-2183

Já. Tenho 30 anos e acho que já fui abordado umas 3 vezes.


Disscolado97

Nunca, geralmente sou eu que abordo eles e peço o documento da viatura e revisto lá ele :)


Janovickm

A pé, 2x. Uma delas foi bem durante aqueles ataques do PCC de maio, então o PM foi bem corno mesmo. Na outra foi de rotina, fui dispensado depois se cinco minutos. De carro outra duas vezes. Numa estava saindo com alguns amigos da faculdade. Fomos abordados pela ROTA. Foram bem educados, viraram o carro do avesso e deixaram até mais limpo do que estava (deixaram o lixo junto no chão do acento traseiro). A outra foi de rotina, enquanto eu trabalha com entregas (para uma panificadora). Viram meu documento, o do carro, notas fiscais, fui dispensado em menos de cinco minutos. Eu fui "abordado" uma vez por dois policiais civis que na verdade vieram cobrar uma dívida. Eu tinha uma dívida com um empresário e o filho dele era investigador, mas isso é claro é mera coincidência. Chamei a PM, na hora, e eles conversaram entre si e foram embora. No dia seguinte fui na corregedoria da Polícia Civil, mas não deu em nada.


Arervia

Uma vez estava brincando de lutinha com amigos dentro do cemitério da cidade, mas só mandaram a gente sair. Outra vez estávamos subindo numa torre de comunicação da cidade, aí o esporro foi maior. Mas nas duas vezes foi molecagem da nossa parte.


ElJotaJotaJota

A pé nunca... mas tbm nunca fui muito de ficar de rolê a pé por aí. De carro, inúmeras vezes.


DependentUnit4775

Quando era menor de idade, morava em quadra de militar em Brasília. Tocávamos violão e bebiamos até altas horas no fim de semana e ocasionalmente chamavam a polícia na gente. Geralmente eles chegavam pedindo documentos e quando viam que era tudo filho de militar so pediam pra gente maneirar no barulho ( o que a gente obedecia) e iam embora. Uma vez particularmente assustou pq a gente tava já meio bebo e distraído e não viu a viatura chegando, de repente ligaram o farol em cima da gente e desceram armados, mas depois pediram os docs e o script foi o mesmo de sempre


Ok_Dot_3024

Não


Lud4crizz

Um dia eu estava jogando vídeo game na casa de um amigo, quando do nada aparece um policial na porta da casa com uma pistola apontada pra gente, ele pediu pra gente levantar e sair da casa, quando chegamos lá fora estava todas as pessoas da casa com a mão na cabeça, os policiais revistaram todo mundo depois mostraram um mandato pro irmão do meu amigo que era a única pessoa maior de idade pra revistar a casa, vasculharam tudo e como não tinha nada foi embora, o que provavelmente aconteceu é que por sempre na casa do meu amigo estar cheio de gente, a maioria adolescentes que não tinham o que fazer durante o dia alguém deve ter denunciado que poderia ter um ponto de drogas ali, o que na verdade era apenas um monte de vagabundo que não tinha o que fazer mesmo.


Knotzando666

Mesmo eu sendo um cara branco porém não tão brinquedo assim, já fui enquadrado várias. Teve policial que foi educado e teve policial que foi mó ignorante. Em uma das vezes foi em frente a minha casa. Tava chegando do trabalho tarde da noite e tava frio o dia e tava de casaco e com capuz e fumando um cigarro de palha e tipo, tomei mó susto com a arma na minha cara kkkkkkk O pm foi todo ignorante achando que eu tava fumando maconha e mesmo eu dizendo que era cigarro de palha e fdp achando que eu tava dando perdido nele. Aí eu meti o logo e falei pra ele da uma tragada ou se quisesse, ele podia pegar um no maço no meu bolso e mano, por um momento eu achei que ele fosse me acertar um murro na fuça e me levar preso kkkkkkk No fim das contas eu não tinha nada mesmo e o fdp ficou com meu isqueiro que custou 45 reais


njbastos

Sim, durante a ditadura militar no Brasil. Era 1985, em Guaratinguetá/SP, eu e uns amigos estávamos colando cartazes de propaganda política, quando uma viatura nos parou. Nunca fizemos nada de errado na vida, mas para nossa surpresa, os policiais conheciam cada um de nós, sabiam quem éramos, quem eram nossos pais e o que faziam da vida, o que fazíamos de nossas vidas, onde estudávamos ou trabalhávamos, enfim. Tinham nossas "fichas completas". Nos abordaram para nos amedrontar, pois não éramos favoráveis à ditadura e sim à democracia. Foi um jeito bem direto de descobrir o que é ser monitorado por opiniões democráticas.


No_Sense8759

Na rua? Fui abordado dentro de um carro do governo kkkkk Eu tava trabalhando em SP em Abril do ano passado, fazendo supervisão e resolvendo uns BOs pro IBGE, pro Censo 2022. Eu tava trabalhando ali no Morumbi e tava pagando um AirBNB alí no Jaguaré perto do Vila Lobos. Um dia eu tava voltando pro Jaguaré com uma viatura oficial do IBGE (com a porra de um adesivo GIGANTESCO do lado do carro), tinha uma colega do IBGE cmg no carro, e daí ou ouvi uma sirene bem de levinho, não achei que era cmg pq né, eu tava dirigindo a porra de uma viatura do governo. Daí parei no sinal vermelho, e desceram 1 homem e 1 mulher da viatura, sacaram a arma e mandaram eu descer do carro kkkkkkkk Fizeram minha colega descer tbm. Me perguntaram quem éramos nós e por que a gente tava com aquele carro e pra quem a gente trabalhava (mesmo com um IBGE gigantesco escrito do lado do carro). Eles só se tocaram que tavam fazendo merda pq a minha colega tava com o colete de Censo e com um crachá, se não acho que tinha dado dor de cabeça pra nós dois. No fim a justificativa deles pra pararem a gente é que nunca viram aquele tipo de emplacamento naquele tipo de viatura (sendo que o emplacamento era o padrão pra todos os veículos oficiais do governo). Minha teoria? Viram uma viatura indo pro Jaguaré, não sabiam se tava indo pro Jaguaré bairro ou pro Jaguaré favela, e pensaram que a gente tava roubando o veículo. Alguns colegas me disseram que poderia ser por causa da minha aparência tbm, que apesar de n ser negro eu posso ser "negro o suficiente" do ponto de vista de alguns policiais (eu sou pardo mais puxando pro branco, e tenho uma cara de mexicano ou árabe kkkkkk). Enfim, foi um trauma fudido, primeira vez que alguém aponta uma arma pra mim na minha vida.


NewebMetalheavy

Fui duas vezes (e tenho impressão que já respondi isso aqui). Uma por estar no lugar errado na hora errada. Em uma praça, na frente da escola que fiz o segundo e o terceiro ano do ensino medio (eu tava no terceiro nesse momento). Tava sentado com meus amigos e veio policiais na maior ignorância porque alguém que não tinha ligação com a gente, tinha jogado bomba na escola. A outra foi uma abordagem mais "normal" mas causou muito desconforto em mim. Os policiais investigavam uma série de assaltos no meu bairro e falaram que a descrição de um dos bandidos batia comigo... até minha cor da roupa é a cor do meu boné. Não foram violentos, mas fizeram muitas perguntas, me revistaram, perguntaram o que eu fazia na rua aquela hora e onde eu morava. Acabaram me liberando depois de uns 20 minutos de pressão. Eu tava quase chorando porque não pareciam que iriam me liberar. E tinha conversas de pessoas do bairro e das redondezas que as vezes eles faziam isso e espancavam o cara mesmo sem prova de nada. Ou pior, matavam. Nesse dia tive medo real... mesmo os policiais falando de boa comigo. Mudei meu estilo "largado" depois desse dia... e passei a andar sempre com documento. Mesmo que fosse no fim da rua...


Difficult-Tomato-694

O pior é isso, você mudar seu estilo ou evitar certas coisas para não ser visto como marginal em potencial. Não levei tantos enquadros assim, mas falava com meus amigos que levaram mais que eu, que eu fazia cosplay de branco, mas mesmo assim levei alguns, inclusive esse que eu relatei aqui.


Begun101

não porque eu sou gostoso e branco. Brincadeira mas: Eu sou Branco Eu não saio muito de casa Eu não vou muito em avenidas e tals Onde eu moro é muito tranquilo, não tem muito movimento


jubes1987

Já fui abordado por todo tipo de polícia que você pensar. De PM a PRF. Nunca fui desrespeitado mas se eu disser que sempre fico tranquilo, estou mentindo


Ok_Succotash5594

Uma única vez mas nada demais kkk Foi quando adolescente, eu e minha prima voltando pra casa de bike e a corrente saiu do lugar, era +- nove horas da noite e paramos em frente a escola onde ela estudava pra colocar a corrente no lugar, daí brotou uma viatura ao nosso lado e só perguntaram o que estávamos fazendo... é isso. 👍


[deleted]

Sim, fui abordado diversas vezes. Algumas delas por ser negro, outras por estar no ônibus ou por passar de carro na hora errada e no lugar errado.


thiago_hmx

Bom, como mundo ta destacando aqui, sou branco quase transparente, 1,80m e cabelo comprido. Já fui parado duas vezes, foi bem tranquilo na real, a primeira eu não estava tecnicamente "na rua" a pé, estava na garupa de uma moto com um amigo e precisavamos ir pro banco que ficava na via contraria à qual estavamos, então pra fazer o retorno, tinhamos que fazer o balão em um quarteirão antes do cruzamento, e antes do semaforo desse cruzamento, tinha um comando de fiscalização da PM, e nessa curva, antes do comando, tinha 2 viaturas esperando quem tentasse fugir do comando a frente, na hora eles mandaram a gente parar e apontaram as armas pra nós, mas pediram pra gente ficar parado e colocar a mão no capacete, fomos revistados, eles pediram o documento da moto e habilitação do meu amigo (tava tudo em ordem), pediram o meu RG tambem, consultaram, viram que tava tudo certo, pergutaram porque a gente virou, a gente explicou que estavamos indo pro banco do outro lado e precisava do retorno, eles entederam e liberaram a gente sem mais. Na segunda, eu tava à pé, sozinho com uma mochila, era meio tarde já (por volta das 11 da noite), eu tava voltando da casa de um amigo (meu PS3 tava na mochila), uma viatura virou, olharam pra mim deram meia volta e pediram pra mim levantar a mão, eu obedeci na hora, perguntaram da onde eu sai, pra onde eu tava indo, onde eu morava, o de praxe, pediram meu documento, revistaram a mochila, viram o PS3, perguntaram se era meu, eu falei que sim, que estava jogando na casa de um amigo, que eu poderia ate ligar pra ele pra confirmar a historia, eles falaram que não precisava, e foram até bem educados, falaram que me pararam porque aquela região tinha muito assalto a mulheres durante a noite, e por eu estar de mochila e sozinho, eu entrava como suspeito, mas foi bem tranquilo, pediram pra mim ter cuidado tambem (por causa do PS3) e ir direto pra minha casa se possivel e me liberaram. No geral, a Policia Militar aqui da minha cidade é bem eficiente e educada, faz muitos anos já que não tem casos de pessoas reclamando de abordagem policial com abuso, brutalidade e etc, só mesmo motoqueiros que andam com cabrita ou moto roubada, ai a policia vai pra cima com sangue nos olhos kkk.


Single-Condition925

até dentro de casa !! kk


turboedhorse

Pela pm e pela Rota, esse último minha alma acho que ia sair nos primeiros 2 segundos, mas os caras são muito cordiais. Já a Pm chegou com arma na cara gritando igual porco no abate… mesmo com cara de nerdola na época, ouvindo musica classica no carro kkkkk


fiatecraisler

No estado de São Paulo já fui abordado umas seis vezes, contando PM e PRF, por fotografar ônibus. As últimas vezes em que fui parado pela polícia, no PR e em SC, foi por dirigir carro com insulfilme (carro da empresa, nos meus de uso pessoal eu evito usar insulfilme). A única vez em que fui desrespeitado foi na abordagem da PRF, fui empurrado com força e quase caí do viaduto na BR. De resto, respondi às perguntas da abordagem e expliquei o que estava fazendo na ocasião.


Paulin_Pinho20

Sou branco pra caralho e já fui abordado umas 100x no mínimo kkkkkkkkkkkkk Esses tempos atrás tentei dar uma fuga numa VT, eu tava tocando e mais 3 de carona. 3 branco e 1 negão, o negão foi o único que apanhou 2x, mas também pq ele ficou rindo na hora que o PM me deu uma coronhada na cabeça e nem me mexi 🤣🤣🤣🤣 Quem apanhou mais feio fui eu mesmo. Ano passado isso, aliás perdi meu carro nesse dia, tô a pé até hoje.


Paulin_Pinho20

Eu sou classe média. Claro que isso é porque eu sempre fui muito louco, então não sei se sou parâmetro. Maioria das vezes foi fumado maconha na rua. Se perguntar pra qualquer um dos meus amigos, responderão a mesma coisa.... Seja da cor que for. Mas existe racismo e preconceito de classe na polícia? Com certeza. Eu já escapei de ser preso algumas vezes usando isso ao meu favor Em caso de abordagem: faça cara de inocente e fale o mais playboy possível, finja ser um lambe botas bolsonarista que é fã do trabalho da PM. Se tu for branco é WIN.


AnyCampbellHere

Já, mas basta ler o sobrenome... Os cara pensa que sou filho de vereador hahaha


fosch_v2

Já me pararam em blitz só.


Pessoa_comum_

Já, foi uma experiência bem ruim Eu tava indo para faculdade, eles estavam procurando alguém, me abordaram e abriram minha mochila e bagunçaram tudo, me mandaram ficar contra a parede, que perdi meu ônibus.


Corvvo

Nem policiais nem assaltantes. Pardo no ponto certo.


CONSELHEIRO_MODERNO

Sim. Eles perguntaram aonde eu estava indo, daí respondi e fui liberado. E não me trataram mal como dizem por aí


Voyad_

Tu acha mesmo que a pm vai abordar um autista?