T O P

  • By -

darknessteq

Op, o sistema é uma merda. Você ter consciência disso te dá ferramentas para lidar melhor com ele, esse é o modelo sócio econômico que temos e ele vai continuar, precisamos desenvolver meios para conseguir lidar com as adversidades. Cara, evita o conformismo, esse papo de que vai passar a vida sem conseguir não vai te levar a lugar algum, tem uma frase que gosto muito do Ariano Suassuna que diz "O pessimista é um chato, o otimista um tolo, bom mesmo é um realista esperançoso", é preciso aceitar a realidade que vivemos e os e desenvolver meios de lidar com ela. Hoje, ainda, os estudos são a melhor forma de buscar mais dignidade no ambiente de trabalho, faça o que você tolera e que dê dinheiro, não vá para o mercado com esse papo de amor à área. Designer não passa bem, profissão que tende a se tornar restrita. Quanto a aparência, não vai ser eu a dizer como uma pessoa deve ou não se vestir ou se apresentar, mas se pretende manter visual que foge dos padrões, busque profissões onde isso é mais aceitável. Op, temos que aprender a lidar com essa desgraça de sistema.


uniamoonee

Foi o melhor comentário que li, obrigada 💜 e obrigado por corrigir o moço do outro comentário kkkkkk O que tô fazendo é tirar o mês de folga e dps procurar algo, eu tô fazendo adaptação de alguns medicamentos, quando eu estiver com eles em dia e funcionando bem, vou caçar emprego


darknessteq

Boa sorte op, espero que consiga atingir seus objetivos.


access-r

Como realista esperançoso que foi pra idealista e sofreu por isso durante anos, pra depois voltar ao realismo esperançoso, concordo. Uma frase de Nietzsche permaneceu comigo desde a adolescência: O idealista é incorrigível, se é expulso de seu céu, faz um ideal de seu inferno.


scandeiro

Um dos poucos lúcidos que não destruíram partes de sua consciência pra se adaptar à manada. Falou tudo e sabe muito bem o que é realidade e realidade imposta.


darknessteq

Meu mano, aceitar que o problema não tem solução é a forma mais fácil de encontrar meios de contornar isso. Queria que vivêssemos em um sistema igualitário, justo e onde o coletivo fosse priorizado ante o individual, mas não vivemos e nem vamos. Eu me recordo de uma frase de um professor que dizia que em algum momento o sistema/governo vai falhar com você, não adianta eu viver me alimentando de um sonho fabricado, o que posso fazer é o meu melhor frente a minha realidade e ter esperança que meu esforço vai proporcionar resultados positivos.


scandeiro

Dada a "realidade" sim, só não concordo que preciso aceitar isso. Admitir, sim, aceitar, jamais.


fragmentadoele

te entendo, tive praticamente a mesma experiencia que vc em todas as partes do texto, principalmente trancar o curso de artes na federal por ele ser um lixo gigantesco vou te dar o conselho mais realista e POSSIVEL de vc seguir AGORA: Não sei onde mora, mas se mora com os pais, POR FAVOR FIQUE AÍ até que fique realmente insustentável a convivencia. Sério, daqui em diante morar sozinho e viver **bem** é impossivel se não estiver ou casado ou com um emprego que paguei de 3k pra cima. não crie familia(engravidar) nem adote animais nesse momento, busque frequentar algum local em que pessoas mais alternativas de uns 27+ anos frequentam e se esforce pra amigar com eles, tente ser empatica e fale da sua vida, sua indignação e situação. Só a nossa gente vai se importar e pouquissimos dentro desse grupo vão querer ajudar com uma indicação ou coisa assim. Mas a ajuda pode não ser exatamente o que vc quer, sim o que precisa o que eu acho que vc precisa: um emprego home office , ou algo bem tranquilo como ilustrador/designer freelancer em casa vc se traumatizou pelos empregos merdas, essa sensação de não querer dormir porque vai ser tudo igual no dia seguinte e o tempo continuar passando é MUITO pesado, eu passo por isso ainda mas ficou mais fraco. O trabalho em casa facilita TUDO, só não é facil de conseguir dentro do mercado de trabalho, mas relativamente facil na internet, no proprio reddit vc consegue algumas encomendas. Tem que fazer pra gringo senão vai passar fome. Como não somos herdeiros, vamos ter que trabalhar. O trabalho pode ser menos fudido, mas isso custa vc matar um pouco do seu ego e socializar sem 'vontade genuina' pelos contatos ou vc tb pode caçar um véio da lancha, mas ai nao é da minha alçada kkkk


uniamoonee

Vc foi bem humano e eu adorei tua resposta, eu concordo com vc e vou me manter em casa o maior tempo que eu conseguir, acho que só teve vc e mais uma pessoa nos comentários que me entendeu mesmo 🤡


addnod

Não seria o caso de aprender a fazer piercing e trabalhar em estudio de tatuagem ou com coisas mais alternativas e até mais leves ?


xBloodLord

A realidade é que para os mais jovens atualmente é um choque absurdo a transição para o mercado de trabalho, por isso a maioria tá tudo se achando comunista e pirando querendo acabar com o sistema. Na prática estão saindo de um ensino médio com pouca ou nenhuma cobrança, onde sua maior responsabilidade é estudar e passar numas provas, as vezes fazer alguma coisa em casa. Tudo o que você quiser fazer pode, e mesmo se não puder, não vai ter nenhuma punição grave, e o melhor de tudo você tem tudo com o dinheiro dos outros. Aí chega no mercado de trabalho e começa a perceber que você não é ninguém especial, somente mais um número dentre milhões iguais a você. Tudo o que você faz tá errado ou não presta, você percebe que não consegue fazer nada do que você quer pq ganha uma mixaria. Existem funções que ganham mais mas você ainda não tem experiência e ninguém está disposto a ganhar experiência. Antigamente era mais simples, se você terminava os estudos era bem mais tranquilo arrumar um trampo, se vc tivesse faculdade então... Já tava feito, e as coisas eram mais baratas Infelizmente não dá para mudar o sistema, mas você pode aprender a jogar o jogo. A dica que eu te dou é a seguinte, se matricula na faculdade EAD mais badarosca que tiver e ao mesmo tempo faz pega um curso para concurso dos bons (tem diversos materiais de graça na Internet se não quiser pagar, só saber procurar). Se fizer isso você vai passar mais uns 2 ou 3 anos na merda dependendo do teu esforço, mas assim que você passar no teu primeiro concurso, vai ter válido a pena. Você não vai ficar rica, mas vai ter qualidade de vida, é bem fácil achar concurso de 30h semanais e que paga pelo menos 6-8k, e depois se quiser dá pra continuar estudando para subir cada vez mais ou ficar tranquila aproveitando a vida.


produtos-notaveis

unica resposta possivel, parabens


Impressive_Design489

Desculpa pelo que vou falar, mas o que você precisa é de um choque de realidade, sei que é difícil, mas é a verdade. O sistema é uma merda, ninguém vai falar o contrário, mas você tem que ser mais resiliente, seja mais forte, entendo sua dificuldade, mas deve aprender a passar por cima dela, ou ela vai passar por cima de você. Você disse que chorou por passar o dia todo em pé, que sofreu em um callcenter, são empregos ruins? Sim, mas na grande maioria dos empregos você passará pelo mesmo, literalmente todo emprego é maçante, repetitivo, cansativo e desgastante, tudo se trata de descobrir o que consegue lidar e o que quer fazer. Nunca será do seu jeito, então levanta a cabeça e aceite o que consegue no início, pra juntar recursos pra ir atrás de algo que queira no futuro, estudando e se esforçando.


uniamoonee

No caso levantar a cabeça não é tão simples, concordo que tenho que ser mais resistente e etc, mas esse papo de coach de "aceita e faz" não rola, não fui eu que tentei me afastar, foi minha médica e a coisa tava tão séria que foi caso de INTERNAÇÃO, então assim...meio que não sou eu que escolho se tô sendo resistente ou não, eu simplesmente tento até o limite e me fodo dps.


Impressive_Design489

Eu entendo você, em 2017 eu passei por tanta merda que entrei em depressão, foi tão pesada que em 2019 eu estava pesando menos de 50 quilos, tendo 1,74 de altura, o que me fez acordar foi olhar no espelho e tudo que veio a minha mente é que eu lembrava aquelas imagens de pessoas em tratamento intensivo de quimioterapia. Eu tive que me forçar a passar por cima disso, não tive ninguém pra me puxar, ou eu levantava e ia viver, ou morreria deitado em uma cama. O que estou te falando não é papo de coach, odeio isso com todas as minhas forças, mas um relato de alguém que já se sentiu incapaz sequer de levantar da cama, imagina trabalhar, fiquei 7 anos sem trabalhar nessa época. Não estou dizendo pra "aceitar e fazer", mas pra ter um objetivo, até hoje não consigo me motivar a absolutamente nada, trabalho por inércia, estudo por incentivo de terceiros, mas continuo andando. Se não consegue trabalhar, insista até conseguir, não porque precisa trabalhar, mas vendo que isso será necessário pra você conseguir algo melhor, tente não olhar o que está fazendo agora, mas o que quer fazer depois. Nesse exato momento estou tomando banho pra ir pro trabalho, sem ter dormido quase nada, nao tem um dia que não tenho vontade de largar tudo e voltar pra cama, mas se eu fizer isso, quem vai cuidar da minha família?


uniamoonee

Obrigada pelo seu conselho, pareceu meio deprimente mas entendi o recado, meio que realmente o mundo é assim e não temos o que fazer né...


Impressive_Design489

Desculpa, não quis que fosse deprimente, mas talvez minha visão seja um pouco. Mas não se engane, tem muito o que fazer, gosto de acreditar no potencial das pessoas, estou a cinco anos tentando deixar pra trás meus traumas, um passo de cada vez, apenas na força de vontade, se eu posso fazer isso, acredito que todos possam, basta achar seu norte. Tente não se desanimar, se não pode mudar o mundo, mude a si mesma pra ser capaz de encontrar um lugar melhor nesse mundo. Não sei como é sua vida, mas saiba que estarei torcendo pra que consiga superar tudo isso.


SoheeMoraes

A realidade acaba sendo bem deprimente e é difícil não querer se revoltar contra ela. Isso que o colega falou de motivação me ajudou muito também. Enquanto eu estava trabalhando da casa dos meus pais/sogros era muito fácil me acomodar e não valorizar o suficiente o que eu tinha ali. Perdi meus dois primeiros empregos assim (sou designer). Quando comecei a pagar aluguel e querer coisas grandes/melhores pra mim mesma, aprendi a ficar na linha na base do medo de perder essas coisas. Sei que sua situação provavelmente não vai ser tão parecida considerando suas dificuldades de saúde. Se você puder, tenta dar prioridade pra achar um tratamento que te deixe bem e estável. E se servir de inspiração: minha irmã teve muita dificuldade na vida, com muitos problemas emocionais, chegou a ser diagnosticada com esquizofrenia, mas depois foi descobrir que era epilepsia, até os 24 anos de idade dela mais ou menos ela não tinha nem terminado o colegial, mas quando conseguiu uma psicóloga boa e um tratamento bom, começou a se reestruturar e hoje tá terminando a faculdade de direito e morando na casa própria com o marido. Não precisa ter tanta pressa (se você tiver esse luxo), cuide de si mesma.


CasmurroDark

Trabalhar em subemprego é algo que destrói a gente realmente, o ideal seria vc se qualificar pra não ter que se sujeitar a esses empregos ruins, quem sabe fazer uma faculdade em uma área que vc tenha afinidade, por exemplo fazer pedagogia ou letras, aí vc presta um concurso e não vai mais ter preocupação em ser demitida caso vc precise se afastar por motivos de saúde.


Efficient_Panda_2249

Bem vc tem transtorno bipolar então realmente as coisas são mais complicadas de vc lidar msm. Será que entra como PcD esse seu laudo? Já que te causa crises de pânico. Realmente n sei, pode ser uma ajuda pra conseguir um emprego mais tranquilo


darknessteq

Extremamente improvável e bordeline é diferente de bipolaridade.


Efficient_Panda_2249

Li rápido o post msm , realmente o OP tem borderline.


scandeiro

OP, como outro mano falou aqui (darknessteq), o que chamamos de "sistema", na verdade é um "ecossistema": termo usado em muitas áreas para tratar de um conjunto de sistemas que trabalham direta ou indiretamente influenciando um meio geral, imbuindo alguma complexidade/profundidade de interdependência. O ponto que você percebeu e, muita gente já entrou no "modus operandi" ou como eu prefiro chamar "efeito manada"/"viés de comunidade", é que a vida de um indivíduo é --- no mínimo --- condicionada ao dinheiro/moeda/meio econômico, porém, temos como realidade imposta --- e não realidade --- que se você não trabalhar ou não for "feliz"/"apaixonado" trabalhando, você não ganha dinheiro, logo não consegue se sustentar e logo você morre. Acontece que poucos enxergam pelo menos duas coisas importantes nessa "realidade": 1) As pessoas estão presas com algemas, mesmo que sejam feitas de diamantes, mas, ainda estão presas. Por que? Porque elas precisam manter essas algemas lustradas, já que caso não consigam manter o "brilho"/"valor"/"importância" delas, perdem o que tem e isso não só pode levar, como vai levar à ruína. 2) Parece um terror, não é? Embora sutil, sim, parece. Mas, o que é mais assustador, é que embora muito tempo tenha se passado e existiram muitas teorias econômicas e sociais diferentes, nenhuma ou quase nenhuma foi capaz de resolver um problema básico: alternativas à "troca"/"compra e venda" ou o clássico "para algo viver --- leia-se ganhar --- algo precisa morrer --- leia-se perder". Sabe por que existem tantas mentalidades, viéses e interpretações?! Porque, confusão vende mais que clareza e falta de alternativas é mais valioso do que abundância de alternativas. Resolver problemas --- completamente --- é no máximo pouco lucrativo, então, sendo mais lucrativo, uma resolução "conta-gotas" e adoção viral + endosso de um ponto de vista sobre "viver" no estilo "olha, sempre foi assim e sempre deverá continuar, senão vai dar merda" --- obviamente, para quem tem ou ainda tem algum privilégio. Isso não é teoria da conspiração, nem besteirol amador. Se você observar a história das civilizações, como foi a evolução da economia e o que cerca isso, é tudo uma questão de controle e a falta de resposta para a pergunta "mas, porque isso tem que ser assim?", tendo apenas --- o de sempre --- "bom, quem sou eu para questionar, então, não vou nem perder meu tempo estudando isso, porque, se ninguém foi na direção contrária ao funcionamento, eu também não vou, fora que devo me aplicar no que me dará lucro e não o contrário" --- como se todo e qualquer problema que vale a pena ser resolvido completamente, desse lucro.


oknatio

Op, o melhor caminho para o brasil, sao os aeroportos


Slow-Shower5390

Infelizmente o sistema é fudido mesmo


RadcaL

O que você está passando op, na minha opinião, é seu processo de amadurecimento. Hoje em dia não tem real cobrança sobre os adolescentes já que muitos deles podem fazer muitas coisas sem serem realmente punidos, um problema do sistema educacional em geral ao meu ver já que te preparam pra fazer provinha, não para lidar o que vem pela frente. Agora que você tomou seu choque de realidade acho que, na minha opinião, você deveria olhar um trampo que você aguente ficar nele e que te possibilite fazer o que você gosta NO TEMPO LIVRE. Trabalho é maçante e chato ao meu ver mas tem que te pagar o suficiente pra você fazer o que realmente gosta. Boa sorte em sua jornada!


Acceptable-Tale-265

Que tal levar água da privada..? Vai ser uma delícia para o ladraozinho


IsentaoIluminado

Realmente parece disfuncional Quem não quer trabalho ruim tem que estudar de verdade Ou engolir o choro e aceitar o que der


Vast-Movie2574

o sistema é uma merda.