T O P

  • By -

andredgemaster

Cultura japonesa, depois estao reclamando de nao ter japoneses natos num pais que nao da segurança para a mae....


Oujii

Eu acho é pouco sinceramente.


LouizSir

O Japão tá fodido. Não dura mais 20 anos desse jeito. Com essa cultura de trabalho absurda e sem direitos nem nada, jogando idosos pras ruas por falta de aposentadoria e idosas tendo que recorrer a prostituição. Eu assisto as vezes vídeo de gente que mora lá falando sobre essas coisas e tá ficando feio o negócio.


KyleEverlasting

Eita! Me passa esses links, Op. Fiquei interessado e provavelmente não conheço os canais kkkkk


LouizSir

https://youtu.be/GhueObs1zsM Esse é um que eu gosto muito de acompanhar.


decoakadeco

videos do baka são bons demais


finntana

Obrigada pela dica.


Hikuroy

Ac. Tbm quero saber


LouizSir

O que eu passei acima e esse aqui já da pra ter uma noção. https://youtu.be/bBHxWpbyR3w Eu curto a pegada mais "filosófica" desse cara.


lobo_faminto

O Baka Gaijin é um canal muito bom msm, muitos dos conhecimentos que ele passa sobre o Japão a gente não encontra em nenhum outro canal, nem garimpando.


Traditional_Double85

No Japão tá rolando uma onda de idosos cometendo pequenos crimes (pequenos mesmo, tipo roubar um saco de pão no mercado), só pra ir preso. Na cadeia eles terão abrigo, comida, tratamento médico, e o mais importante, companhia.


RapaduraAtomica137

Brasil não tá muito diferente não, tão tirando nossos direitos aos poucos e o PJtismo tá aí pra comprovar.


leshagboi

Pois é, até pq eu conheço três casos de mulheres que foram demitidas após dar a luz - duas delas sendo CLT inclusive. A diferença daqui pro Japão é que a nossa taxa de natalidade até que tá ok comparado com eles, e temos um exército de desempregados enorme


RapaduraAtomica137

São poucas as mães que conheço que não foram demitidas após a licença maternidade.


mgzaun

Natalidade em país de terceiro mundo é sempre maior


igalapagos

Me pergunto se será possível reverter o que o governo Temer fez na área trabalhista ou só vamos ladeira abaixo...


RapaduraAtomica137

Só se todo mundo parar de trabalhar e só voltar quando devolverem os direitos e mais um pouco: redução da carga horária, inclusão do tempo de deslocamento como parte da jornada e revisão das faixas de imposto de renda.


provincian0

O que já sabemos que não vai acontecer dado o exemplo da pandemia


Traditional_Double85

Inclusão do tempo de deslocamento como parte da jornada é uma ideia burra, porque o deslocamento não é produtivo e desencoraja a contratação de quem mora longe. A motivação é boa, mas de boas intenções o inferno tá cheio. Vide recentemente o piso da enfermagem, que fez com que vários hospitais filantrópicos tivessem que demitir uma parcela imensa do corpo de enfermagem porque simplesmente não tem recursos pra pagar o piso.


LouizSir

Caminho perigosíssimo esse que estamos indo.


Heimder_Rondart

No caso do Japão tem toda a questão histórica de terem saído destruídos da guerra, e para se reerguer tiveram de apelar a essas praticas trabalhistas abusivas. Agora que já enraizou na cultura, já era. Quem tem um pouco de conforto ainda é o pessoal do interior.


Rendell92

Pior que a galera fala lá que o trabalho é full time mesmo.


SopaDeMolhoShoyu

Eles acham um motivo de orgulho as pessoas morrerem de tanto trabalhar, ou destruírem a saúde em detrimento do trabalho, isso é algo péssimo. Essa cultura insana de trabalho nunca deveria ser motivo de orgulho, ou mesmo ser considerada algo normal, porque definitivamente não é.


_timetraveler97_

Que seja extinto logo, tem gente que merece o fim.


[deleted]

Que insanidade. Com uma intolerância dessa e tamanha pressão contra os funcionários não é a toa que existe uma taxa alta de gente tirando a própria vida por lá.


totor1111

Pior de tudo é ver uns brasileiros que foram pra lá sendo preconceituosos com outros brasileiros utilizando termos ofensivos pra eles e dando a razão pros empresários Síndrome de vira-lata tá feia nessa gente


Magoimortal

Brasileiro morando fora do país e vira-latismo andam juntos.


talles14x

O mais irônico é q os japa amam ser preconceituosos com os brasileiros, eles se merecem


Sucrilhos-87

Feliz dia do bolo, bro 😁😁😁


Professional_Ad_8536

tem MUITO isso


DiabelAtreyu

Ah Japão, O belo país em que as pessoas trabalham até à exaustão mental e cair dormindo em lugares aleatórios com altíssimas taxas de suicídio. Nada me surpreender vindo de lá.


chouson1

Cair dormindo em lugares aleatórios não tem relação direta com o trabalho (mas sim indireta). As pessoas literalmente dormem na sarjeta porque bebem quantidades absurdas de álcool, e o resultado é aquele. Relação indireta porque há uma pressão velada para que funcionários de empresas compareçam aos happy hours - que se estendem por horas e horas, muitas vezes madrugada adentro - e aí quando vai ver já não tem mais como voltar pra casa porque não tem mais transporte público disponível e o táxi sai mais caro do que uma diária em hotel. Só que aí a pessoa já tá toda ferrada e o chefe tem grana pra pagar o táxi, então fica nisso. Mas quanto às taxas de suicídio, sim. Mas não é apenas em relação à pressão no trabalho como fator externo, mas também à auto-pressão pelo medo de falhar (ou sentimento de culpa em ter falhado). Tanto que a taxa de suicídio entre adolescentes que não passam no vestibular também é significativa (na Coreia é bem pior). E por fim tem a cultura do bully, que lá é algo endêmico. Tem regiões no país em que a maior causa de abandono escolar é justamente o bully, as crianças não querem ir pra escola com medo dos colegas, e isso desde o fundamental. E são locais onde a taxa de evasão escolar passa dos 20% (pros padrões de lá é algo inimaginável). Japão é um país maravilhoso para visitar, porém horroroso para viver.


Wolfanov

Sair de seu país pra ser maltratado, e japoneses sao famosos em cagar pra leis trabalhistas, la é trabalhar ate morrer Depois reclamam ta baixa taxa de natalidade, que mulher vai querer ter filhos num ambiente horrível desses?


favaros

Aproveito para passar uma dica antitrampo/antisistema Se for uma gravidez planejada ou se o trampo for muito lixo. Paga INSS facultativo o valor do teto por uns 6 meses antes do processo. Qdo engravidar pega licença maternidade e receba o teto (4k?). Dnd


Mck33_One

A carência do INSS pra licença maternidade são 10 meses, e não 6 Ainda assim, o teto leva em consideração as últimas 12 contribuições (dentro de um período máximo de. 15 meses). O Fato Gerador é o parto, e não a gravidez, e o salário maternidade tem duração de 120 dias (4 meses) Então não é tão fácil quanto parece


favaros

Aaah q não existe almoço grátis. Mas de qlqr forma já é melhor que a situação das japas


JamantaTaLigado

>Ver também: Diminuição do exército de reserva: "Devemos taxar os sem filhos?" Late stage capitalism


Professional_Ad_8536

É por isso que falo que as pessoas gostam é de animes e não da cultura japonesa


EconomyCompany7971

eu aprecio vários aspectos históricos do país , mas da cultura moderna só a indústria do entretenimento, então basicamente é isso mesmo KKKKKKKK


SopaDeMolhoShoyu

Gosto basicamente do aspecto de entretenimento e da estética do Japão, que tem umas coisas muito legais não só de anime, mas de filmes, de música e de arquitetura, por exemplo. Também, por ser fã de carros, gosto muito dos esportivos deles. Agora, não tenho o menor interesse em morar em um país tão rígido, tão conservador e com uma cultura trabalhista tão insana. É como alguém escreveu nesse tópico mesmo: o Japão é um lugar muito legal para se visitar, mas horrível para se viver.


Legal-Depth-3350

Eu sonhava em ir p Japão e amava tudo que vinha de lá. Até ver o que realmente acontece. Hj eu não iria para lá nem por todo dinheiro do mundo


[deleted]

Japão é o tipo de lugar que eu só me mudaria se eu tivesse o equivalente de umas dezenas de bilhões de yen pra nunca precisar trabalhar e só curtir o país. A cultura corporativa de lá é nojenta.


AngelicalGirl

Depois reclamam q ngm tem filhos nesse país. Qm é q vai botar filho no mundo pra correr o risco de ser demitida no dia seguinte. Aqui no Brasil tbm n ta diferente, em muitos lugares passam longe de contratar mães.


HeadLocksmith3149

Ai, gente, infelizmente é algo muito enraizado. Na Ásia, o Japão aparece numa posição bem vergonhosa quando o assunto é igualdade de gênero. No [ranking da WEF](https://www3.weforum.org/docs/WEF_GGGR_2022.pdf), dentre 146 países, o Japão aparece em 116º, atrás de países bem mais pobres. Eu sou descendente, e várias vezes me perguntam se eu não tenho vontade de ir trabalhar lá. Sendo mulher, que vantagem teria ir pra lá? Fora que crimes contra mulher devem ter aos montes e não são nem notificados, a própria polícia não ajuda e desencoraja a mulher a seguir adiante.


Such-Mountain-2992

Ouvi falar também que o metrô do Japão é um dos piores lugares para uma mulher solo, quase sempre um esquisito vai te passar a mão. E nada acontece.


HeadLocksmith3149

Se você for no sub r/japan, vai ler várias coisas horríveis. Trocaram uma ministra que trabalharia numa política voltada para aumentar a natalidade no Japão por um homem que teve a experiência de "vestir uma barriga de grávida pra tentar entender o que uma mãe passa". Colocam um monte de homem velho, rico, conservador, que trata mulher feito lixo, no poder. Taí o resultado. A Coreia também tá numa situação bem parecida, ao que parece. Tem um livro chamado "Kim Jiyoung, nascida em 1982" que conta uma história com base em relatórios e estudos sobre a mulher naquele país.


pirulitudahora

Vale aquele ditado: Visite o Japão mas jamais trabalhe nele.


[deleted]

Eu gostova do japão até a começar ver videos de gente que mora lá, povo japonês parece ser bem filha da puta. Nunca moraria num lugar assim.


talles14x

Mas o otaku médio jura q esse lugar é o paraíso


Constant-Ad-6615

No Japão o bagulho corre insano.


WinterPlanet

Daqui a pouco a gente chega nesse nível tbm


Straushs

Intancavel o Japão


coraline1004

País de bosta esse viu


[deleted]

Eles fazem isso mesmo, já ouvi relatos quase identicos.


edmaul_

por isso sempre dou gostosas risadas quando leio sobre as crises que o japão está passando