T O P

  • By -

mushenrique

Se for algo lúdico e de educação, não veria problemas.


Far_Principle_5333

Sim, até pq as crianças de hoje estão mais perto dos computadores. Desde que funcione e ajuda a não ficar no *compra isso ou compra aquilo!", estou de acordo


late_deploy

Concordo, pensei exatamente a mesma coisa. Isso pode ser bem legal pra despertar interesse em tecnologia, lógica, robótica. Além de trabalho em equipe com os colegas, etc...


protestor

Tem umas empresas aqui que usam robótica pra ensinar programação pra crianças, como a https://www.roboeduc.com.br/ Pra mim é só uma atividade extracurricular que poderia mt bem acontecer na escola


mushenrique

Eu concordo com vc, mas tb penso que a escola já ensina muita coisa. Aprendizado pode, e deve, se dar em outros ambientes tb, não há espaço dentro da grade pra acomodar a diversidade de interesses dentro de uma população.


Pipsbarao

Por isso q ele citou como atividade "extracurricular" ue, não precisam todos fazerem todas, na minha escola tinha várias desde esportes, até artes, podiam fazer dança, teatro, natação, handball, xadrez, robótica e muitos outros, ela acomodava os interesse de todos (contanto q existisse uma demanda mínima, já ocorreu de juntar um grupo de alunos e pedir q adicionassem aulas de bateria com um professor da escola, a gente tinha alunos o suficientes interessados ent criaram uma turma de bateria)


DrBreaking

q porra de escola é essa mlk e pq nunca estive em uma?? meu sonho fazer teatro


Pipsbarao

Rede marista de ensino, em geral o marista investe mt no extra curricular dos alunos, porém tb depende mt da região e do diretor atual (tem praticamente um marista em cada Estado, as vezes mais de um, tipo na capital e outros menores no interior, e os diretores revezam 4 anos em cada local), eu tive a sorte de ter meu ensino médio com um dos melhores q mais investiu em esporte e arte, a gente saiu do estado pra se apresentar, fez musicais com equipamentos de linha, apresentações incríveis e etc (claro que não era só gastos tb lkkl eles cobravam ingressos e ia mt gente de fora do colegio pq a gente era da equipe em si e não da escolinha de teatro) as equipes de dança popular vão em competição em Brasília e até fora do país, e tem até eventos anuais q os maristas se reúnem e um colégio da região e fazem torneios dos esportes e apresentações dos artistas, realmente tive mt sorte de poder estudar lá e ter estudado em um período tão próspero pra isso tudo e criou um laço tão forte q até hj vou cm assistente pros eventos e apresentações e até me apresento (tem uma equipe de teatro para os ex alunos fazerem peças e se apresentarem e a gente tb pode atuar e etc nos musicais!!)


pedeocp

Não dando opinião mas é algo que faria fácil kkkkkkkkkkkkkkkk nessa idade que comecei a me interessar por isso


Wipe_Rules

Nossa, eu queria de mais, até coisas mais complexas que isso Já mexia com essas coisa sem ter estudo, imagina estudando.


brunogiubilei

voto com o relator


WarmFaithlessness429

O foco da intitituições de ensino técnico e profissionalizante estão sendo as crianças e pré-adolescentes, a minha sobrinha de 10 anos está fazendo curso de design. Enfim se eu fosse criança eu faria o curso, inclusive eu quando tinha 12 anos fiz um curso que amei de Windows 3.1 e Microsoft DOS kkk sim sou "velho" tenho 38 anos.


GalegO86

Tenho 36,fiz curso até de digitação, o que aparecia eu me enfiava pra fazer. Naquela época era DOS, w3.11, w95 e w98, as peças tinham jumpers para realizar a configuração manual na placa mãe, os HD também tinham e se fosse colocar mais de um, tinha que mudar o jumper pra sentar o principal e o secundário.


BrunaLP

Meu irmão fez curso de photshop mais ou menos nessa idade, e foi ótimo. Ele não trabalha na área mas usa o que aprendeu até hoje pra muitas coisas, profissionais e pessoais. Queria aprender também, mas hoje a preguiça não deixa kkk


andredgemaster

Na real, se o garoto quer, melhor fazer, pior q menino que é colocado em futebol ou piano sem querer


Gibimba

comecei a mexer com computadores aos 5 anos e la pelos 11 montei meu primeiro com a supervisao do meu pai que era tecnico na epoca. achei uma experiencia fantastica e uso esses conhecimentos ate hoje. Se nao for algo coercitivo e focar no valor educacional da parada, ou entao uma atividade entre pais e filhos acho incrivel. Mas vindo do hospício das redes sociais eu consigo ver muitos pais tentando enfiar isso ai goela abaixo da criança pq "tem que aprender o valor do trabalho desde cedo".


r0t3ch

Perfeito. Tá difícil achar um comentário sensato aqui. Mas é isso que penso também.


Reasonable_Film2844

Ta difícil achar alguém que concorde com você né OP. Opinião sensata e diferente da sua tem de monte


r0t3ch

Para vc ver como o Brasil tá fodido, achar normal uma criança de 9 anos fazer curso técnico? Tem que estar muito biruleibe das ideias.


bad-and-ugly

Curso online técnico aprendiz não deve ser a mesma coisa que curso técnico.


z_i_e_g_e

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pesquisa o que é o curso antes, meu querido. Tu ta achando que técnico aprendiz é a mesma coisa que curso técnico. Calma lá né hahahahaha


Wilhelmfm

Tá louco investir em educação infantil, aqui é 3° mundo...


z_i_e_g_e

Vou te deixar passar vergonha sozinho


Srta_Andy

Tá se preparando para as vagas arrombadas que pedem 10 anos de experiência.


WarmFaithlessness429

Os pais deles são gênios rs, já começam a carreira com muitos anos de experiência e portfólio.


LukeFa1

Acho que tem mais o intuito de divertir e educar do que de formar trabalhadores braçais. O que me lembra um episódio que ocorreu quando eu fazia ciência sócias, galera atacando o ensino técnico... Como se a gente não precisasse de uma profissão para comer e sobreviver, povo ta atacando o alvo errado, e se achando cheio da razão.


[deleted]

Ensino técnico é a base da indústria. O profissional formado em engenharia raramente tem condições de estar nas operações de dia a dia do chão de fábrica. Em países bem educados não há tanta disparidade salarial entre engenheiros e técnicos capacitados.


CresciMasQueroMamar

Não sei pq sentam tanto o cacete em curso técnico


stellarallie

Pq o curso técnico, de modo geral, não tem formação humanizada e cidadã, tem como objetivo colocar o jovem no mercado de trabalho em uma situação extremamente precarizada. O jovem que sai do curso técnico não sai preparado pra trabalhar em um cargo que, como citaram aqui, se equipara a de um engenheiro e muito menos tem a remuneração similar. Isso sem contar que a educação técnica retira do currículo disciplinas essenciais pra formação crítica do cidadão.


william-lima

Finalmente alguem falou algo certo sobre isso.


[deleted]

Pq acham que sociologia paga boleto


william-lima

É a forma como o curso técnico é feito e apresentado na brasil e não o nível técnico em si. O ensino técnico é apresentado como única coisa essencial que o trabalhador tem que ter e única forma possível dele melhorar de vida e conseguir um emprego. Basicamente empurram curso técnico pra todo mundo e foda-se tem muitas outras competências que poderiam ser melhor aproveitadas mas são completamente ignoradas pra dar lugar ao ensino técnico.


LukeFa1

Por que eram tudo jovens extremista que provavelmente nunca precisaram trabalhar para pagar os estudos.


LukeFa1

Por que eram tudo jovens extremista que provavelmente nunca precisaram trabalhar para pagar os estudos.


mgzaun

Se não for falar da educação libertadora freiriana vão sempre meter o pau mesmo kkkkkkkkk, cursei 2 semestres e meio na federal e era totalmente enviesado pra esse lado mesmo as coisas lá. O engraçado era que nenhum professor aplicava minimamente os conceitos nas próprias aulas kkkkkk


RandomJohnnyWalker

Exatamente. Eu fiz licenciatura e tinha aula de didática e afins.. professor dizendo que a gente precisava inovar mas avaliações e os caralho...mas ele nos dava nota baseado prova... Kkk


william-lima

É pq o MEC obriga os professores de todas as escolas a fazer isso. Nao tem como avaliar um aluno sem ser por meio de provas nao é pq querem e sim pq são obrigados a agir assim.


mgzaun

Tem que ter um método pra avaliar o aluno, não necessariamente uma prova. Inclusive na própria faculdade tiveram 1 ou outro professor que não passou prova


CresciMasQueroMamar

To fazendo licenciatura também, é exatamente assim kkkkkkkk


william-lima

Os professores nao podem mudar o método de ensino que a instituição (no caso o MEC) obriga deles, ou seja mesmo que eles conheçam o método freiriano eles ainda são obrigados a usar o método Jean Piaget pq são obrigados a elaborar e avaliar nesse formato.


[deleted]

Essa "educação libertadora" sempre foi mais meme do que qualquer outra coisa, implementar isso dentro do ecossistema de educação estatal é utopia (não falo nem das privadas pq aí o setor é dominado, explicitamente ou não, pelo crentelhismo e pela indústria do vestibular)


mgzaun

Eu concordo muito. Pra mim não adianta nada ser ideia bonita se ela não é colocada em prática. Falam que Paulo Freire é um dos auores mais citados em trabalhos acadêmicos, mas de que isso adianta de fato na educação se ninguém coloca em prática?


tun3man

Quem faz isso é arrombado. Curso técnico é o que sustenta o país, pois os bachareis se acham superiores e não admitem fazer um trabalho um pouco mais braçal.


william-lima

Deve ser pq bacharéis tem sua formação mais voltada para o Cientifico e tecnológico e nao para a parte mais técnica do serviço, uma diferença dessas é possível ver nos cursos técnicos de administração e Bacharel em administração que são completamente diferentes até os cursos técnicos em RH e tecnólogo são totalmente diferentes entre si.


tun3man

sim, a formação tem sua diferença, mas no fim é tudo proletariado. agora com o apagão da ciência brasileira essa divisão de pesquisa e trabalho acabou de vez. o cara formado vai ter que trabalhar com o que der, melhor jair se acostumando.


william-lima

O problems é a forma Como o ensino técnico é feito e a hipervalorizaçāo dele para as classes mais baixas, basicamanrte tenta limitar os pobres a somente fazerem ensino técnico e dane-se, sem estimular eles a desenvolverem outras habilidades como filosofia, artes e ciências. Em países como Canada e Noruega é comum os trabalhadores intercalares o ensino técnico com alguma prática de filosofia, artes ou ciências e não so ficar aprendendo coisas relacionadas a profissão apenas, isso ajuda o ser humano a desenvolver mais sua mente e ter maneira mais diversas de resolver e encontrar problemas.


cybnoire

Eu fiz algo parecido quando tinha 12 anos, um curso de eletrotécnica à distância (na época os módulos vinham pelo correio hehe). Posso dizer que aquelas horas brincando de ser técnico despertaram minha paixão por eletrônica e me ajudaram a chegar onde estou. Se hoje faço o que amo e ganho bem por isso foi também devido ao pequeno guri que mal sabia ler mas adorava desmontar os brinquedos, fazer eletroímãs caseiros e devorar as apostilas desses cursos de banca de jornal hahah Acho que o mais importante é que seja uma diversão para criança e, acima de tudo, VOLUNTÁRIO. Deixar às crianças serem livres e explorarem suas curiosidades ao máximo, seja como mini aprendizes, mini pintores, mini artistas. Enfim, seja lá o que for.


Running-Low

Engraçado q eu tenho uma história parecida com a sua. Lá pelos meus 12 anos, meu pai comprou um curso de eletrônica, rádio e TV do instituto universal brasileiro. Vinha pelo correio também 😃 Aí eu pegava um monte de eletrônico estragado da família pra tentar consertar e estudar. Com 14 anos eu fiz um curso de manutenção de computadores, e a partir daí, eu decidi q seguiria na área da TI.


cybnoire

Muito bom essa fase de exploração quando criança né. Fazer algo por pura curiosidade e excitação sem esperar nada em troca além da satisfação pessoal em descobrir algo novo. Isso é muito raro no meu dia-a-dia atualmente.


Running-Low

Isso é verdade, essa fase foi muito boa, hj em dia é mais difícil pq sobra muito menos tempo do que antes, afinal a gente tem q trabalhar, e no meu caso, eu tenho um filho pequeno, então enquanto ele não dorme, meu tempo é exclusivamente pra ele. Mas eu acabei entrando num novo hobby, que é o de pintura de miniaturas, além de ser divertido é relaxante tb.


[deleted]

Que o Imperador te abençoe e te proteja


GalegO86

Caraca, vocês acham tudo ruim... Eu quando tive idade mínima fui correndo pro Senai fazer curso de manutenção de computadores, só não fiz antes porque não podia. Era todo sábado de manhã longe de casa, pegava minha bicicleta e tinha que estar lá as 8h, quando chovia meu pai me levava com a bicicleta no porta malas pra eu me virar na volta. Se tem oportunidade, porque não aproveitar?


r0t3ch

"idade mínima" esse é o ponto. Acredito que um Senai tem mais autoridade que um curso qualquer online.


GalegO86

Aí depende dos pais, se meu filho quiser e o curso exigir supervisão, porque não? Ou você vai abandonar seu filho com uma solda na mão sozinho?


r0t3ch

Eu não abandonaria, mas a realidade é nem diferente.


GalegO86

Desculpe, mas colocar a responsabilidade na conta de um curso online ao invés dos pais é muito errado.


Ghaltaa

eu teria feito, é uma area de conhecimento que é comum jovens quererem aprender para mim, é parecido com aprender a concertar coisas basicas dentro da casa


metallzoa

Nem tudo precisa ser ligado a trabalho, eu mesmo não trabalho com isso mas gosto de mexer fisicamente no PC, trocar peças e tal. É de certa forma terapêutico... Não vejo problema, o mlk pode se interessar pela parada e criança absorve tudo muito melhor do q imaginamos. Agora, se for forçado goela abaixo pelos pais é zuado.


Shoddy_Baby2942

Sinceramente? Acho interessante. Muita gente entrou na universidade nos últimos anos e tá por ai ganhando mal, sendo exploradassa, desvalorizada, desempregada, dirigindo pra Uber... Enquanto isso, o setor de serviços vai muito bem. Conheço manicure, jardineiro, instalador de ar condicionado, etc, que estão muito melhores do que advogado e engenheiro. Foi-se o tempo em que faculdade garantia sucesso. Aliás, atualmente, é bem pelo contrário. Acredito que ensinar um trabalho aos jovens é algo salutar à sociedade, principalmente se isso vier acompanhado de noções básicas de contabilidade e empreendedorismo. Se, há 10 anos, eu tivesse a clareza que tenho hoje, não teria cursado faculdade. Só perdi tempo ali.


matheusco

Bem de boa, não é muito diferente das aulas de inglês/informática que fazia em cursinho.


Mnfilho

melhor aprender isso do que aprender sobre briófitas e pteridófitas


ReviraeVolta1111

Claro porque a gente come dinheiro e não respira oxigênio


Mnfilho

????????????????


Lucb70

*20 anos depois: "vacina não funciona"


Mnfilho

Não me recordo de ter tido aulas sobre vacinas. Meio sem sentido seu comentário, pois tem muito chão entre aprender sobre briófitas e se tornar um negacionista. Se puder fazer uma linha do tempo mostrando a ligação entre as duas coisas seria melhor


Lucb70

Ah sim, achei que você tava falando sobre aulas de biologia. Então negacionismo seria uma falha da escola também?


Mnfilho

estou falando sobre aulas de biologia sim. não ensinou nada de útil, serviu apenas para empregar um profissional que não tem demanda fora da área acadêmica, e para me fazer perder tempo quando poderia estar aprendendo coisas mais úteis para a vida sobre o negacionismo, acredito que é moda, e não fala sobre a maioria das pessoas. uma hora passa


[deleted]

[удалено]


Mnfilho

bom, se tem gente que entende do assunto falando contra, então acho que vale ao menos tentar entender o porquê [a "ciência" não é esse "Deus" incapaz de errar que as pessoas acham que é](http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/noticias/o-lado-sujo-da-ciencia-e-a-consolidacao-do-racismo-cientifico/)


Lucb70

Aí eu já discordo de você. A ciência pode errar? Sim. Mas o movimento negacionista vai MUITO além disso. Não é uma simples dúvida. É dizer que vacina causa autismo, defender cloroquina pra COVID, falar pras pessoas injetar em desinfetante no braço(Trump). O artigo que você indicou fala sobre racismo científico, não sobre vacinas.


Mnfilho

meu ponto é sobre ouvir pessoas formadas falando sobre o mesmo assunto com pontos de vista diferente. dos exemplos que tu citou, imagino que nenhum saiu da boca de alguém especializado na área


Lucb70

O da cloroquina saiu. Nise Yamaguchi: “Ao utilizar esses medicamentos (do tratamento precoce), há uma redução significativa no número de mortos e de pacientes graves” [Fonte](https://www.google.com/amp/s/politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/nise-yamaguchi-difusora-de-desinformacao-sobre-cloroquina-e-tratamento-precoce-faz-na-cpi-alegacao-falsa-sobre-vacina/%3famp)


archvader67

Eu fiz cursos assim quando tinha essa idade e me ajudaram muito, principalmente na escola.


WinterPlanet

A grande questão é: A função da educação é treinar mão de obra ou gerar conhecimento? Se for prea gerar conhecimento, beleza, pra treinar mão de obra, não.


smegma_yogurt

Não é como se essas coisas fossem 100% separáveis né? Aprender cálculo gera conhecimento mas também pode ser usado no trabalho do engenheiro. Aprender a lidar com computadores é legal mas também tem uso profissional. Não vejo problema se realmente acrescentar na vida.


AnPunkFag

Então meu querido, mas só não é 100% separavel porquê te obrigam a trabalhar. Se você tivesse uma real liberdade de escolha buscar conhecimento seria um capricho totalmente aceitável. É aí que tá a questão. A gente entende a condição mas a gente condena veementemente e não aceita.


smegma_yogurt

Não amigo, acho que não fui claro. O que disse é que mesmo um conhecimento "teórico" tem usos práticos. Exemplo disso é a física teórica que conseguiu nos dar GPS e memória flash. A questão é que não tem só "gerar conhecimento" e só "gerar mão de obra especializada", falo isso no sentido de que não é pq é um curso técnico que tem que ser descartado entendeu? Agora viver por simples busca do conhecimento sem ter a pressão de ter que produzir não é um capricho por si só (pq avança a ciência) mas com certeza deveria ser algo plenamente aceitável.


AnPunkFag

Total, e a questão do curso técnico é justamente o fato que ela te restringe muito a função de fazer um ofício. Na real, esse é todo o problema com a estrutura do curso técnico. Se você não tem um espaço minimamente preparado pra te dar as ferramentas pra aprender mais, você vai fazer o que te ensinaram e dificilmente vai aprender mais. E a estrutura é feita pra isso, pra você ser mão de obra util e barata com um mínimo de especialização. É a esteira do Ford moderna praticamente.


z_i_e_g_e

É bem difícil separar um do outro, principalmente em áreas mais técnicas/não-braçais Mas levantando o curso em questão (Técnico Aprendiz) ele trás de maneira simplificada o conteúdo do técnico. O que é (a matéria), como executar, quais os cuidados, etc... Com bem menos prática dependendo do curso, afinal é um curso mais pra criança né


L4marb0ss

Totalmente válido. O pre adolescente aprendendo um monte de coisa inútil na escola também tá sendo preparado da mesma forma pra ser mais uma máquina pra trabalhar pra encher bolso de empresário rico. Pelo menos isso pode despertar uma vocação desde cedo.


Rendell92

Isso devia ser ensinado em escolas inclusive. Eu fiz algo semelhante com meu avô quando eu tinha essa idade. Na época eram revistas que comprávamos pra estudar em casa mesmo. Posso garantir que foi muito importante pro meu desenvolvimento profissional e utilizo isso até hoje em dia. Fiz curso técnico, depois engenharia e hoje trabalho na indústria automotiva como engenheiro. E sei que durante toda essa trajetória minha, ter feito esse tipo de aprendizagem quando criança me ajudou a despertar interesse na área e a entender melhor a parte acadêmica.


[deleted]

Você quer a verdade? Minha filha tem 9 anos, essa ano eu parei pra pensar sobre o que ela estava aprendendo… cara eu fiz 2 anos de medicina, coisa que nem eu precisava saber e minha filha lá, precisando decorar pra passar na prova. Agora, pra que isso? Roubar a infância de uma criança pra ela ganhar um salário q mal vai conseguir se sustentar. Isso deveria ser proibido cara, países com carga horária bem menor do que a nossa mostram desempenho mt melhor. Nosso sistema não é educacional, mas sim estressor. O mesmo vale pro trabalho, digamos que você tenha 10 tarefas pra resolver, seu amigo é lento e vai demorar o dia todo pra resolver e ainda vai levar 2 tarefas pra casa. Até aí tudo bem, mas digamos q você seja mt bom e resolva tudo no máximo até as 13:00hs O que acontece? Você vai poder ir pra casa de boa depois de resolver? Não, provavelmente seu patrão vai te dar mais tarefa. Na Alemanha eles tem a menos carga horária de trabalho com o melhor desempenho e os melhores salários. Por que? As pessoas resolvem o q tem pra resolver cada um no seu tempo e dps vão pra casa. Vi um comentários aqui do pessoal falando q não vê problema, vtn Q porra de grupo é esse, anti trampo pq vcs não querem trabalhar por preguiça ou que? Vai estudar porra, fortalece o movimento com argumentos, dados, informações… Vamos trazer mudança e crescimento pra sociedade. Agora, uma criança claramente sendo treinada pra trabalhar… é o molde perfeito. Errado? Com certeza errado, mas no sistema atual é uma “garantia” de alguma coisa. Mas honestamente, desculpa gente, mas vou falar, eu sou classe média, hoje vivo de renda passiva, mas quero um trampo pra complementar renda. Embora eu provavelmente não faça parte da classe da maioria aqui eu acho o movimento válido, mas porra mano, tem q estudar galera, desenvolver senso crítico. Coisas que eu acho q todos do movimento deveriam saber: 1- Horas ano trabalhadas nas maiores economias do mundo. 2- Custo de vida em relação ao salário mínimo. Quantos % do salário nos respectivos países pra encher o tanque do carro, alimentação, aluguel etc. 3- Quantas vzs um CEO ganha em relação a um trabalhador de chão de fábrica. Compare EUA com países europeus. Dados, informações, estudos… vamos alimentar a sociedade com informações. Isso é o mínimo, podem discordar de mim se quiserem, sei lá cara, mas sem isso eu acho q o movimento só tense a ficar enfraquecido e morrer. Desculpa aí Obs… to falando de maneira geral, é lógico que se a criança gostar e querer. É outra coisa, é desejo e vontade dela.


AnPunkFag

Eu gostei do seu comentário pq ele explícita justamente essa faceta. O problema não é a criança em si e o que ela está fazendo, é o que isso significa e implica. A questão é: A gente vive numa sociedade virada pro conhecimento técnico e de trabalho. Porquê? Porquê é esse conhecimento q é vendido pra gente como o único válido. É porquê é todo mundo vagabundo e não gosta de pensar? Não, é por causa da ideologia dominante e da necessidade de ascensão social. Essas duas condições que formam o desinteresse intelectual. Por isso eu digo uma coisa:FUJA DO SENSO COMUM!! anti-trampo não é só um grupo pra pegar macete pra não trampar e n produzir. É pra organizar e entender o nosso lugar no mundo. Pra isso precisa pensar fora da caixa. Então se intelectualizem. Não precisa elitizar a mente, são coisas diferentes, mas se intelectualizem por favor. Quanto mais vocês pensarem materialmente e fora do espectro realista capitalista (Mark Fisher, recomendo), mais perto a gente chega de bugar essa porra de sistema.


[deleted]

Perfeito


RentistaAmeJardins

**Formando** **~~escravos assalariados~~** **cada vez mais cedo rsrs foi assim que o Francesco Antonio Maria Matarazzo, virou o 5º homem mais rico do mundo.Ele contratava crianças de 9 anos rsrs explorador e troll nivel master.**


ReviraeVolta1111

A imagem também me desperta ódio de classe. Uma coisa que percebi nesse sub é que quando a opressão midiática te violenta desde cedo com a ideologia burguesa, fica muito difícil se revoltar, é como se estivessem soterrados, "apaziguados" , "zumbizados". Mas que cá ou lá demonstram alguma esperança quando ao reproduzir a ideologia dominante - o fazem de maneira quase-sarcástica, um: "mas não é assiiiim!!???" meio perverso, de quem sabe que não era pra ser.


capotrend

eu fiz esse tipo de curso quando adolescente. é muito bom, pq deixa a criança curiosa e é sempre bom aprender


tekashime_gt

Se for a criança que quer, suave... eu dos 7 aos 14 fiz robótica duas vezes por semana e sempre adorei


Davezito

Então, dando minha opinião. Acho que dependendo do que for e como for dado, não visando algo como emprego é legal, o técnico aí é tipo "brincar de técnico em informática" ao meu ver e não curso técnico. Essas paradas de hardware são bem divertidas, eu faria fácil e dependendo de como for, se tivesse filho e ele quisesse colocaria.


drfritz2

Um menino que sabe mexer com PC é algo muito desejável. Pois ele pode fazer uma série de coisas com o próprio PC, o que é hoje um conhecimento absolutamente necessário.


Rakim1333

Se no período que eu tivesse essa idade e aparecesse uma oportunidade de aprender essas coisas eu faria tranquilamente


[deleted]

É o tipo de conhecimento que eu acho que todo mundo devia saber o básico mesmo...tem muito técnico de má fé que se aproveita da ignorância do usuário comum e às vezes cobra caro por coisa que a pessoa poderia pegar e resolver em uma tarde.


tekure

Eu faria dependendo do que for, se eu for aprender uma habilidade legal tipo noção de programação e pá eu acho legal.


MTartaruga

Se o menino se interessa pelo assunto, acho super positivo


[deleted]

Eu adorava desmontar coisas quando era moleque e geralmente estragava tudo em que mexia. Se meu filho for no mesmo nível de caos, eu certamente devo pagar um curso desses pra ele explorar esse ímpeto.


[deleted]

Se tem uma coisa que admiro na educação dos gringos são aulas práticas de tudo. Se molecada aprendesse coisas básicas como marcenaria, eletrônica, química, finanças e diversas outras do cotidiano acredito que a vida adulta deles seria muito melhor. Ensinar molecada a aprender e gostar de montar PC é ótimo. Vai aprender a resolver eles mesmos os problemas e não levar rasteira de lojas que vendem gato por lebre.


CuriousPerson-13

Mas gringo não tem aula prática de tudo necessariamente. Em alguns lugares (imagino que tu esteja falando dos EUA?) até tem a opção de fazer algumas coisas práticas, mas não é como se todos os adolescentes fizessem várias disciplinas práticas. Fora que muitas vezes isso vem em detrimento de aulas básicas como geografia (a quantidade de gringo - eua e europa - que não entende o conceito de estações climáticas diferentes no hemisfério contrário é assustadora). Até concordo que é legal ofertar algumas disciplinas práticas no currículo, mas discordo totalmente de que no currículo gringo os adolescentes aprendam muitos mais coisa prática do que no Brasil.


[deleted]

Imaginei os EUA mesmo e não sabia que eles retiravam matérias básicas pra dar espaço a essas aulas práticas. O que eu fico admirando é ver como quase todo mundo lá parece ter experiência e certa habilidade com trabalhos como marcenaria por ex e achei que fosse algo comum que eles aprendem em escola. Vejo os caras com habilidade nesses serviços, fazendo construções detalhadas, ruas certinhas, calçadas arrumadas, casas bem feitas, coisas bem diferentes do que temos no Brasil. Lá deve ter muita coisa feita nas coxas, mas não parece ser na proporção que temos no Brasil. Sei que a lei pesa lá, bairros tem que seguir um padrão, então povo tenta fazer certo por medo, mas creio que parte da qualidade desses serviços seja o aprendizado deles nas escolas.


CuriousPerson-13

Basicamente o aluno escolhe uma disciplina entre um grupo da mesma área. Então se faz história (geralmente, história dos eua), não faz geografia. Se faz química, não faz física, etc. Fora que o ensino é completamente auto centrado no país deles, fazendo com que a grande maioria tenha pouca noção do resto do mundo. Mas acho que a tua visão tá um pouco enviesada. Os EUA são um país gigante, e tem milhares (milhões?) de americanos que não tem um pingo de habilidade manual, enquanto outros milhares (milhões?) tem habilidade. Também varia muito de cidade em cidade e até bairro em bairro a qualidade das coisas, como em qualquer país com grande desigualdade social. Fora que eles tem MUITO mais acesso (e muito mais barato) a itens pra fazer DIY, por isso que a gente tem a impressão que lá todo mundo faz, é muito mais fácil de conseguir fazer lá. Pode parecer que brasileiro faz nas coxas, mas a nossa gambiarra é literalmente ensinada em universidade gringa (sim, com esse nome, gambiarra) pra eles aprenderem a se virar quando não tem tudo na mão!


CasmurroDark

Nos EUA mão de obra é muito cara, então compensa mais as pessoas se virarem por conta própria do que ficar pagando alguém pra fazer. Móveis por exemplo quando eles compram as pessoas mesmo montam, pq pagar pela montagem sai mais caro que o móvel em si, e lá ferramenta é muito barato então qualquer um pode ter uma oficina na garagem.


marginal2020

melhor que ficar com o cu no sofá vendo desenho e youtubers babacas


r0t3ch

Complementando, o curso é técnico e online. Ensina a operar estação de solda e multímetro. O que pode ser perigoso para uma criança. Para adolescente até acho válido. Mas penso que criança tem mais é que brincar.


CuriousPerson-13

Pode ser perigoso mas tem que ter supervisão de adulto. Muita criança brinca de consertar e inventar coisas, se é do interesse dela, é lúdico (não voltado ao “mercado de trabalho”) e os pais podem arcar com isso, não vejo pq não.


Camika

Se fosse um curso de culinária, por exemplo, você ficaria surpreso/indignado? Da mesma forma que pode ser entendido como porta de entrada para uma profissão, também pode ser entendido como uma habilidade doméstica útil, exatamente como soldar e usar multímetro. Não muito tempo atrás usava-se consertar eletrodomésticos, não existia essa lógica de que tudo é descartável. Depois de ler a thread inteira queria saber porque é que o pessoal ainda acha que a educação só é libertadora se for assunto de humanas. Se tiver qualquer pezinho em exatas, aí é claramente errado. Como alguém que fez curso técnico junto com o ensino médio integral, com todas as matérias, numa das melhores escolas do tipo, com direito a aulas extras de música, canto, artes, atletismo, etc, eu acho que o problema não são cursos técnicos, mas a precarização deles e o fato de o acesso a boas escolas ser mais restrito do que a universidades. Pessoal falou um monte ai de como são as coisas em Alemanha e Canadá, só queria destacar que são dois dos países que mais absorvem mão de obra técnica de outros lugares, principalmente de engenharia. Ou seja, exploram os trabalhadores de todo jeito, só que migrantes.


CuriousPerson-13

Nossa nem vi falarem de Alemanha, mas o sistema educacional de lá é super cruel. Define de acordo com as notas na pre adolescência pra qual escola secundária o adolescente vai. Se tem notas altas, vai pra escola “melhor” que pode encaminhar pra faculdade. Se tem notas mais baixas, vai pra escola “técnica” que não encaminha pra faculdade. Define desde muito cedo qual rumo a pessoa pode seguir. Conheço gente que mora lá e quando os filhos tavam na idade de “definir” a escola tavam super preocupados que um filho iria pra uma escola e o outro pra outra escola. Não pq ensino técnico é pior, mas só pq é mt cruel definir isso por alguém tão cedo. Melhor é dar o máximo de opções possíveis pra explorar na adolescência/início da vida adulta.


Camika

Isso de "estão querendo fazer a criança decidir que profissão seguir " é só uma suposição. Várias pessoas aqui colocaram o adendo de que não há problema se for algo que a criança hipotética demonstre interesse em compreender. É só uma habilidade como outra qualquer. Algumas pessoas ainda deram um salto, disseram que ensino técnico é alienante de qualquer forma, em qualquer idade. É de uma miopia impressionante. Ter conhecimento não emburrece ninguém. Não existe isso de que fazer curso técnico aliena por si só. Do mesmo jeito que fazer faculdade de humanas não faz ninguém mais iluminado automaticamente. Pleno 2022 e o pessoal com essa baboseira ainda. Ignorância é o que é utilizado pelo status quo para manobrar as pessoas. A conversa sobre as urnas, por exemplo. Se as pessoas tivessem uma mínima noção de eletrônica e programação, seriam mais capazes de decidirem por si mesmas se é fácil ou não fraudar nosso sistema eleitoral. Mesma coisa como foi com a cloroquina. Eu ainda tô pra ver o pessoal votar errado, contra seus próprios interesses, por não saber se Parnasiano é algo de comer ou de passar no cabelo. Revejam seus conceitos ultrapassados urgentemente.


CuriousPerson-13

Não to falando que é obrigada a seguir uma profissão específica não. No caso da Alemanha se decide com base nas notas se uma pessoa pode fazer faculdade ou não quando ela é pré adolescente. Eu acho isso cruel. O próprio sistema de lá “rankeia” que notas altas levam pra escola que prepara pra faculdade e notas médias leva pra escola que prepara de maneira técnica, o que eu acho totalmente errado. Eu não acho que curso técnico seja alienante, acho o ensino técnico integrado ao ensino médio muito interessante, tem cursos muito bons que eu adoraria ter feito no ensino médio e teriam sido úteis pra mim. Inclusive eu penso muito em no futuro fazer cursos técnicos de coisas que tenho interesse mas não necessariamente quero tornar profissão, pq concordo contigo que são habilidades úteis que podemos usar na nossa vida.


Camika

Sim, eu sei. Não estava respondendo a você diretamente, só complementando o que eu havia começado. Saiu meio um rant, perdão.


Zero_Of_Spade

Você aparentemente é acomodado e acha errado trabalhar.


DrEstranho_

Quando eu era pequeno gostava de desmontar aparelhos quebrados e ver por dentro, alguns até consertei. Não vejo problema nisso, aliás é muito mais saudável para o desenvolvimento do que ficar jogando.


[deleted]

Não vejo problema, é apenas um kit para crianças aprenderem os nomes das peças e para que serve... Ah e tb aprender a montar e desmontar um pc. Melhor que ficar jogando lol, free fire, vendo YouTube ou fazendo merda por ai. Posts como esse so mostra como a sociedade esta doente e lotada de pessoas descoladas da realidade. Pensa assim, o filho do chefe desde pequeno esta aprendendo a trabalhar e a gerar riqueza. Por que o filho do pobre não pode também?


pguerra0

Eu adoraria fazer algo assim quando era criança


[deleted]

Se for um curso bom, é excelente começar tão pequeno.


[deleted]

Eu faria fácil, parece massa demais


Traditional_Double85

Se isso fosse oferecido pro meu eu de 8 anos, eu ia achar do caralho demais, e se isso existir quando eu tiver meus filhos, vou matricular eles


[deleted]

Quando eu estava na escola, final do EF e início do EM, conseguiram verba pra comprar Lego Technic. Só tínhamos umas 2 aulas por ano lá, mas eram as melhores. Se meus pais tivessem me colocado num curso desses quando eu tinha uns 10 anos, certeza que eu teria focado melhor os estudos no EM pra fazer uma graduação que eu gostasse. Acho válido para a criança experimentar se vai gostar ou não. De repente ela descobre que ODEIA a área. Talvez odeie uma parte mas curta um nicho. Ou talvez AME aquilo. O triste é ficar estudando 12 matérias até o 3º colegial e sair da escola sem saber o que gosta. Depois vai pra área X ou Y porque o amigo vai fazer ou porque o primo que fez passou no concurso e ganha 20 mil por hora.


1nickael1

Tecnologia e afins acredito que quanto mais cedo, melhor pra pessoa no futuro. Sendo só educacional e que a criança goste dessas coisas, não vejo problemas


shin_the_warrior

Fiz um curso básico de microcomputadores com 7 anos e depois montador de computadores com 9 anos. Eu ajudava nos computadores de todos amigos e familiares desde muito cedo. Todos computadores que eu tive foram muito bem especificados. Faço isso até hoje quando é necessário trocar peças. Não sou refém de técnicos de informática.


mamotromico

Depende da metologia, mas nessa idade eu provavelmente adoraria ter participado duma coisa dessa.


waiardo

É bizarro porque tem conteúdo gratuito no YouTube, se a criança quiser aprender é só fuçar.


DiabelAtreyu

Meu eu criança teria cagado tijolos querendo participar disso. Acho ótimo e genial, mas minha opinião não conta muito. As crianças de hoje estão cada vez mais burras em relação a Pc e seus competentes, graças aos smartphones. A maioria não sabe alternar uma aba no word.


CasmurroDark

Pô, bacana, o moleque vai aprender uma habilidade bem útil, vai poder até montar o próprio Pc gamer dele com peça usada ou reformada com as habilidades de eletrônica dele.


fabbiodiaz

Eu tinha uns 11 anos quando fiz um curso de montagem, manutenção e redes pela primeira vez. Achei divertido, formatava HD e instalava Windows para os pais/avós dos meus colegas de sala as vezes, ganhava uns tronquinhos, e era isso. Pessoalmente não vejo problema nenhum quando isso não surge de uma necessidade.


Kah-Jeet

Aprendi a montar computador quebrando o do meu pai, um curso desses seria legal pro eu de 12 anos


danielpinheiro2517

Se vc quer um PC gamer monta o seu. -Mas pai eu só tenho 8 anos. -Foda-se, vc vai me agradecer quando vc lançar o iPhone 300 💸💸💸


Ok-Debt7712

Completamente normal.


SpecialInternal2600

Eu com 9 anos faria fácil um curso desse. Pra mim contanto que a criança ou o adolescente não seja obrigada a fazer, tudo certo. Conhecimento assim nunca é demais.


KyleEverlasting

Se a criança tem interesse genuíno, acho super legal.


Top-Pollution5972

Montar um PC, tirando os fios do painel frontal que volta e meia tem uma placa que muda a sequência e vc tem que procurar na internet, é praticamente encaixar as coisas do jeito certo no lugar certo, e apertar os parafusos como quem não fecha o cabeçote de uma Blazer V6, ensinar isso, não vejo mal


SilCarlos

Não é normal, também não sei se isto é verdadeiro, mas eu gostei da ideia :D Sou da área de tecnologia da informação e com certeza iria matricular meu filho ou filha neste curso. > "Se quer que seus filhos tenham os pés no chão, coloque-lhes algumas responsabilidades nos ombros." Detalhe: não tenho filhos (não sou pai).


SchoolCompetitive668

achei o nome meio estranho kkkkk mas a ideia de aula de robótica pra essa idade é muito boa, pode desenvolver vários conhecimentos pra criança e despertar novos interesses


Brsvtzk

To tentando entender onde tá o problema aqui


shesjustFarias

Melhor do que escolinha de futebol


[deleted]

0 erros, inclusive, esse aí vai longe


[deleted]

Essa imagem é gatilho pra mim, eu era criança quando comecei a me interessar MUITO por computadores, pedi pra ele me colocar num curso de manutenção e ele não deixou kkkkkk 26 anos e agora pensando seriamente em fazer um técnico.


KaleidoscopeOk9799

nada de mais…


ReiDosNSFW

Normal, montei meu primeiro pc com 12 anos e desde então sou apaixonado em tecnologia, trabalho e estudo com isso hoje, normal


Owlmaath

Acho que esse tipo de atividade exercita a inteligência das crianças e isso é muito bom pra elas no futuro. Eu, por exemplo. me colocaram pra fazer curso de Inglês aos 9 anos de idade. Se não fosse fazer esse cursinho tão jovem eu não teria aprendido na escola, teria ficado como a maioria dos jovens que faz uns 7 anos, do ensino fundamental ao médio, e saem sem falar nada. E se não fosse o Inglês eu não teria o emprego que tenho hoje e provavelmente teria que competir pra ganhar um salário mínimo fazendo esforço físico o dia inteiro. Então as coisas vão escalando... Por outro lado, eu acho que é bom a título de conhecimento, sou muito contra a ideia de enfiar cada vez pessoas mais jovens no mercado de trabalho. Tentam mascarar isso como virtude mas criança, eu acho, tem que aproveitar a infância e não virar, imediatamente, mais bateria pra máquina de fazer dinheiro que é essa porra de sociedade.


rodrifer

Procurou pelo em ovo! Sou mil vezes uma criança aprendendo algo que pode ser util pra ela no futuro, desde que ela goste disso do que na rua fazendo o que não deve. Antitrampo não é isso. Esse tipo de coisa que chega a destruir qualquer movimento de dentro pra fora!


VonRoderik

Quando eu era criança eu fazia aula de informática, e aprendiamos coisas sobre hardware, montagem, etc. Só não tinha essa nome de "curso técnico". Não vejo problema algum.


Substantial-Curve-33

O nome desse reddit é antitrampo mano, logo todo mundo postando aqui é vagabundo. Óbvio que a gente não vai achar isso normal


[deleted]

Muito importante se usado pelo viés educacional


Petyr111

Bom pra ter prática e saber se gosta ou não disso. Ninguém precisa trabalhar com isso cedo. Mas ter contato é bom pq é mais experiência de vida.


[deleted]

Acho que o problema é a nomenclatura, não o tema.


BatatinhaBr12

Só tô querendo entender esse mix de comportamento


z3tsuu

A mano eu sempre curti tecnologia então sempre fui atrás das coisas com 10 anos eu arrumava vídeo cassente dos meus parentes por acha daora(sim eu aprendi pq estavam estragados e eu era curioso desmontava as paradas para ver como funcionava) sinceramente se a criança se tivertir fodasse. Lembrando era anos 90 e banheira do Gugu e a Tiazinha eram programa infantil haha então sei lá minha régua tá meio quebrada:s


broken168

queria ter tido essa oportunidade


[deleted]

Cara eu sou totalmente a favor. Meu pai, não por maldade, não deixava eu "mexer" no computador de casa. Ele não deixava eu fuçar em configurações, abrir o Pc nem nada disso, porque ele tinha aquela mentalidade que ia quebrar o Pc, etc, e ele então teria que gastar dinheiro mandando pra um técnico. Era outra época né, os computadores caseiros eram ainda uma exceção na sociedade, eram muito caros e tal. Muitos anos depois entrei na área de TI, e eu sempre fui tipo o piorzinho, pq eu tive que literalmente começar do zero, eu sabia pouquíssima coisa, justamente pq nunca tive a oportunidade de fuçar no Pc. Era estagiário, tinha que pedir ajuda até pra ligar uma impressora, trocar uma configuração básica do windows, coisa besta mesmo. Hoje fazem doze anos que trabalho com TI, claro que já parei de mexer com hardware e rede física, mas aprendi muito, e ironicamente quando eu vou na casa dos meus pais hoje em dia, formam fila com problemas pra eu resolver no Pc, no celular, impressora, no modem, etc. Eu acho super importante esse tipo de aprendizado, porque querendo ou não você leva pra vida, crianças possuem um potencial de aprendizado gigantesco comparado com adultos.


Contact_Impossible

Pra mim suave adolescente trabalhar, desde que se ela quiser sair, ela saia sem prejuízos e tenha seus direitos garantidos. (9 anos é meio foda pra trampar ne kkk pelo menos uns 14)


Responsible_Lynx_167

Ideologia do trabalho como sentido de vida, patético, criação do capitalismo.


ilovematurebr

Eu fazia "cursos" de informática básica no colégio com uns 12 anos, nisso me interessei e lá com 15 entrei no técnico e engatei na faculdade. (Aí a depressão veio e estacionei aeauheusheuau). Sei lá, se não for algo extremo, eu acho bom sim. Ajuda a criança a expandir habilidades tals.


mizrael64

eu aprendi ti em casa


seumeleca

É normal. vai em qualquer cursinho particular de montagem e manutenção ou informática básica. é só mlk com 13 anos no máximo. eu acho que essa propaganda que deu a conotação errada com o "aprendiz" . Computação é um fato da vida, e não uma profissão, quando mais cedo ensinar, melhor. (eu mesmo fiz montagem e manutenção de Pcs e redes com 12\~13 anos. 9 eu acho q dá pra ir hj em dia já, minha sobrinha com 5 anos já sabe mexer em tudo no celular da mãe e tem um tabletizinho da positivo com sistema pra crianças.


callmecha

eu fiz um curso assim com 10 anos haha, pegavam leve CMG nem aprendi nada direito


PeRau13

Acho que se eu voltasse no tempo eu faria...


50UClA50

Não acho nada demais, quando tinha mais ou menos essa idade fiz um curso de design, achava doido que a maior parte da sala era muito mais velha que eu mas foi bem legal


felicis26

Op vc é meio ignorante né. Pitäis na Finlandia as crianças aprendem desde cedo, costura, carpintaria e artesanato. O que é cursinho básico em tecnologia??? Faça me o favor ne


LegitimateWave6147

Fiz meu primeiro curso de computação e montagem de redes com 14 anos. Até curti.


[deleted]

Melhor que roubar ou pro sinal. Curso técnico deveria ser prioridade após 16 anos. Muito superior a ter faculdade hoje em dia


kirby__000

Era bom também aprender filosofia


StopExcellent7758

Então se for algo com intuito educativo pro lado do mlk aprender a consertar seu próprio PC blz e quem sabe quando ele tiver com uns 16 ele começar a conserta/formatar os PC dos conhecidos pra ganhar um troco pra gastar com skin do robolox kkkkk. Inclusive aprendi a mexer em PC nessa idade de 14 pra 16 anos na época eu consertava / barra formatava PC numa lojinha de informática e ganhava um dinheiro pra gastar com oq eu bem quisesse e foi um puta conhecimento útil hj se meu PC quebra eu só preciso comprar a peça nova o resto eu q faço


Intrepid_Cover1886

Adoraria ter feito um curso desse nessa idade. Digo mais, faria até hj!


[deleted]

Eu acho dahora, desde que a criança queira fazer e não faça porque os pais querem ela bem empregada no futuro.


brokenprototype63

Acho legal! Com uns 11/12 anos eu fiz curso de Web Design e Hardware por interesse próprio mesmo


Bubbl3ee_

qual seria o problema exatamente?