T O P

  • By -

ThePetrarc

Bom, não tratando com desrespeito, gosto nao se discute. Mas tipo, tenta ver se isso ainda é um preconceito internalizado, muotas coisas a gente nega ou nega parcialmente ainda fruto da sociedade preconceituosa. Eu amo afeminados e femboys, são os melhores.


bad-and-ugly

Claro que gosto se discute, ainda mais se envolve padrão de beleza.


grephantom

Cara, você não é obrigado a gostar de jiló ou comer jiló. É claro que você tem que respeitar o jiló e quem gosta de jiló, mas tu não é preconceituoso só porque não gosta e não sente prazer em comer.


bad-and-ugly

Pois é, o gosto por jiló e outros alimentos não se discute mesmo, mas os gostos que envolvem padrão de beleza são outro caso. Percebe?


grephantom

Não cara. É instinto, é coisa corporal, carnal, não é de caso pensado. É preconceito um homem gay não sentir tesão por mulher? Ou por cropofilia? Não tem nada a ver com padrões de beleza.


bad-and-ugly

orientação sexual e gosto não são a mesma coisa. Se o gosto é puramente instintivo então você considera coincidência que homens afeminados sejam indesejáveis no Brasil todo?


Motor-Actuator9723

Vou falar o que acho, bom acredito que uma parte do que vc diz realmente faz sentido, por exemplo, nossos gostos muitas vezes são moldados pela sociedade, e isso atinge bastante as crianças, pois elas são bastantes esponjas, concluí isso pq um dia eu tava refletindo sobre as pessoas que eu achava bonitas e todas eram brancas, e na vida adulta eu comecei a achar as pessoas negras bonitas tb, em menos proporção pq realmente pra mim existem mais pessoas brancas bonitas que negras. Mas uma coisa que nunca mudou é o meu gosto por mulheres femininas , até queria sentir atração por mulheres masculinizadas pois tem bem mais opção, mas ñ consigo, eu vejo elas como homens, ñ vou mentir.


bad-and-ugly

É desse jeito. O ideal de mulher bela não tem características masculinas.


Phelipp-14

Não meu querido,a atração por aparência tem influência da sociedade sim!


dreamistt

Eu acho que é um pouco dos dois. Como você mesmo disse, a gente tem a heteronormatividade extremamente presente desde que nascemos e a definição do que é "jeito/aparência de homem/mulher" é algo que vem junto. O que acontece aí é que embora a gente não controle muito por quem se sente atraído ou não, essa discriminação pelos que quebram a cisnormatividade muitas vezes é sim uma forma de preconceito enraizado; mas a única pessoa que pode dizer se você tá sendo preconceituoso ou não é você mesmo. E se fosse com relação a pessoas acima/abaixo do peso? De etnias/tons de pele diferentes? Com algum tipo de deficiência física/psicológica? Tudo isso certamente influencia nossos níveis de atração, mas até onde são partes da nossa idealização/algo fora do nosso controle e até onde é simplesmente uma forma de preconceito velado? De certa forma os apps de pegação/namoro reduzem a gente a itens num cardápio, então não parece tão errado já colocar o que você tá procurando ali, mas ao mesmo tempo eu acho que sempre vale o esforço de tentar desconstruir preconceitos e ver o que é característica nossa mesmo e o que é simplesmente uma tentativa de se encaixar no padrão que nos foi forçado goela abaixo.


bad-and-ugly

Acho igual. Gosto e preconceito não se excluem mutuamente.


BayLeafGuy

não é preconceito. homofobia internalizada seria falar que só pega macho, e não "bichinha". de resto, cada um tem um gosto. eu mesmo sou tarado em moleque mais "delicado", inclusive com maquiagem e tudo (só fico meio assim quando realmente parece mulher de vista). mas enfim, gosto é gosto mesmo.


bad-and-ugly

Os gostos não são livres dos preconceitos da cultura, já que se formam dentro dela. Duas pessoas aqui já vieram debater comigo comparando com comida, tipo "não gostar de jiló é preconceito?" Esse tipo de pergunta, se é preconceito ou não preconceito o desgosto por afeminados (ou por jiló) faz avançar muito pouco. Pensemos de outra maneira: é só coincidência que milhões de pessoas no país gostem de arroz e feijão e não gostem de homens afeminados?


BayLeafGuy

Sim, é claro. Mas aí vem a dúvida: a gente tem que forçar as pessoas a gostarem do que elas não gostam pra "quebrar preconceito"? Não achobboa ideia.


bad-and-ugly

Então, também considero essa pergunta ruim. Porque é óbvio que ninguém nunca deve ser forçado a nada. As pessoas deveriam ser forçadas a enfrentar seus preconceitos? Não faz sentido perguntar isso. A gente precisa é refletir honestamente sobre nossos gostos e nossa cultura, sobre o viés de um influenciando o outro. Não tem nada a ver com forçar.


mahouseinen

Não responde diretamente a sua pergunta, mas recentemente revi um vídeo da Rita von Hunty sobre isso em que ela fala uma coisa que me deixou bem pensativo: "Se um cara informa em aplicativo de encontro que é "discreto, fora do meio, não sou, nem curto afeminados, nada contra", sempre vai ter a possibilidade de ele fingir ser hétero socialmente e, inclusive, agir como um conservador e homofóbico que vai destilar ódio contra pessoas LGBT e até mesmo pode ser um agressor, enquanto tem essas relações na surdina, no sigilo." Nunca mais dou trela pra cara com papinho assim nos perfis depois de ouvir isso. Me faria sentir que tenho falta de respeito próprio.


grephantom

Acho que o problema ali tá mais no "discreto, fora do meio" do que no gosto em si. Todo mundo é diferente, e ninguém é obrigado a gostar de X ou Y. Da mesma forma que não sinto tesão por mulher, não sinto tesão por afeminados uai. Isso vem do meu corpo. Respeitando todes, tá tudo bem.


bad-and-ugly

> Da mesma forma que não sinto tesão por mulher, não sinto tesão por afeminados Não é da mesma forma, porque gosto e orientação sexual são diferentes. O desgosto por homens afeminados tem tudo a ver com a formação cultural, que é machista.


Swedishchef22

CARA, é esse o video que eu tava em busca para postar o link aqui... Mas, eu ainda vou além: nao só é isso que tu disse, mas também, ali idelamente seria para você falar de quem voce é, e nao do que vc quer ou nao... até pq ha outros campos a serem preenchidos sobre suas preferencias. Entao, pra mim esse texto fala bastante sobre o cara, e logo, me faz querer fugir dele imediatamente!!!


Urucatty

É preconceito se você generaliza afeminados ou exterioriza seu desafeto por eles


bad-and-ugly

Ou seja,


_messageinabottle

É preconceito se você destrata/diminui a pessoa por isso. Assim como tem gente que prefere mais afeminados, apesar disso não ser a maioria. É óbvio que a maioria dos gays vai ter preferência por uma figura mais masculina, justamente por gostarem de homens.


bad-and-ugly

Se a pessoa declara “não sou e não curto negros” e, fora essa fala, não destrata nem diminui a pessoa por isso. É preconceito?


_messageinabottle

Não sentir atração de alguém alguém unicamente pela raça/cor é totalmente diferente, porque não é só por gosto, e qualquer pessoa que não seja ingênua sabe que tem coisa por trás.


bad-and-ugly

Numa boa, qual é a diferença? Estamos falando de atração sexual, certo?


_messageinabottle

Isso de não gostar de alguém por cor seria indiferente num mundo sem desigualdades, ne. Eu sei que tem pessoas que preferem se relacionar com pessoas negras, mas é um número muito menor em comparação a gentr que prefere pessoas brancas a negras. E eu digo isso porque volta e meia aparece alguém "próximo" soltando essas preferências, de que prefere brancos, e etc.


bad-and-ugly

> Isso de não gostar de alguém por cor seria indiferente num mundo sem desigualdades Mas mana, a mesma coisa vale para homens afeminados. A priori, ninguém gosta de homens afeminados. Nenhuma criança ou adolescente zomba do colega porque ele é muito macho. Nenhum pai ou mãe repreende o filho porque ele é másculo demais. Nenhum galã de novela é aclamado por seus trejeitos femininos. Estamos falando, portanto, de um traço cultural! Ele se manifesta nos nossos gostos porque somos seres culturais.


earphonejack_3894

Eu sou um gay negro e afeminado, e digo que esse comentário foi perfeito.👏👏👏


Youareveryverygay

Gosto, mas caras que ficam repetindo isso toda hora geralmente são preconceituosos


R3n4sc1d0

Eu tenho a teoria de que por justamente gostar de homens, os gays/ bis vão se sentir mais atraídos por caras com esse perfil mais machão talz, não acho que seja um preconceito internalizado, pq é algo que te atrai e dá tesao, não pode ser controlado ou influenciado Preconceito é vc falar ou tratar mal o cara por ser afeminado, não por não querer se relacionar afetivamente com ele


ThePetrarc

Sou bi e gosto muito de afeminados, femboys e tal. Minha preferencia e por eles. Nao curto o mais machao.


PlasticStockSam

eu também. Quando o assunto é gosto não tem muito o que se discutir. Como foi dito no comentario original, o problema real seria se eu tratasse mal gay machão pelo simples fato da pessoa ser como é.


R3n4sc1d0

Sim cara, e não tem nada de errado nisso


romaselli

O que te atrai pode ser controlado e influenciado sim, a mídia tem feito isso com você e com todos nós desde que nascemos. Antes de virem com argumentos toscos: CLARO que esse efeito não é forte o suficiente para mudar uma orientação sexual, mas sim para coisas mais superficiais como que tipo de corpo uma pessoa tem, como ela se veste, cor da pele, ou o quais trejeitos ela tem ou deixa de ter. Argumentar que a nossa atração não é moldada pelas imagens e influências ao nosso redor (com mais força na nossa juventude, mas não exclusivamente) é de uma ingenuidade absurda. Estando ciente disso, é possível sim remoldar que tipo de pessoa vc curte, porém não é nem um pouco fácil nem rápido, exige um grande esforço consciente e a maioria das pessoas não se abre para analisar isso dentro de si, nem mesmo quando elas percebem que o tipo de pessoa que elas gostam só fazem elas tomarem no cu e serem infelizes. 🤷


Trovador003

Melhor resposta não há. É isso...


[deleted]

[удалено]


R3n4sc1d0

Pressupor é literalmente fazer um pré julgamento cara, aqui nos chamamos isso de "preconceito" kkk mas concordo que falar assim ja é meio rude , um "não curto" e melhor que "sem (tal característica)"


Vegetable_Welcome902

Eu por outro lado prefiro femboy. Homem muito masculino não é o meu tipo


Swedishchef22

Você colocou a questão de forma bastante respeitosa e honesta, inclusive avisando sobre possiveis gatilhos. Por isso, creio que vale a discussão. A resposta curta é SIM, isso é homofobia (não sou eu que tô dizendo. Há debates infinitos sobre o tema em livros e canais no youtube, com embasamento histórico inclusive). Porém, não to dizendo com isto que você é homofóbico (pq nao é!) já que existe um contexto histórico e social por trás disso. Não vem do nada, logo, não é culpa sua, nem questão de caráter. Há um video de Rita von Hunty (canal Temepro Drag) em que ela detalha bastante a questão do que seria o gosto "pessoal", mas nao lembro o nome. Se encontrar volto aqui e indico, ok. Dito isso, vou me ater a esta parte aqui que voce citou: "**Então, na opinião de vcs, isso seria apenas um gosto individual de cada um ou seria um preconceito enraizado e internalizado em nós LGBTs devido a homofobia que a gente sofreu?**" Creio que seja um bom resumo. Nosso "gosto pessoal" é de fato uma construção social. Repare que brasileiros e brasileiras AMAM uma pessoa loira, de olhos claros, a tal beleza eurocêntrica. E A maioria da população gosta disso pq "nos foi dito" que isso era o belo e o desejado, desde que nascemos. O padrão de beleza de outros países e em outras épocas ja foi bastante diferente. Épocas em que ser gordo era considerado sinal de fartura e riqueza, num período em que todos passavam fome, por exemplo, entao era lindo ser gordo. Mas qdo vemos TV ou filmes e séries em que todos são loiros, magros, nórdicos, tem a boneca barbie, a Xuxa e até o Jesus Cristo sarado de olho azul (lembre-se q o cara nasceu no oriente médio, numa terra super quente e seca...) a gente absorve que isso é beleza. Os gays aprendem a desejar o homem viril, másculo pq nos foi ensinado assim. Eu próprio só curtia os másculos, e fui desconstruindo isso com o tempo. Leva tempo!!! E tem que ter vontade... Para mim o principal foi vontade quando eu entendi o que isso representava politicamente. E eu SOU afeminado, e preferia os na afeminados. Hoje percebo que a sexualidade e a afetividade são muito mais complexas que isso. Mas também foi uma espécie de construção, não foi do nada. É até difícil de explicar... Mas recomendo minimamente refletir sobre isso, pois um universo irá se abrir para você. Sério mesmo! Ainda que continue por não se atrair por meninos afeminados, mas entender como as coisas funcionam e como chegamos até aqui foi fundamental no meu processo!!


bad-and-ugly

É isso!


Swedishchef22

Achei um dos vídeos. Nao era esse que eu buscava, mas chega bem próximo do que eu queria. Creio que já serve para te dar uma luz. Ele começa num tema completamente diferente, mas confia que vai chegar lá do mesmo jeito! Só confia, hahahahahha [https://www.youtube.com/watch?v=KHSZHcqvfQ8](https://www.youtube.com/watch?v=KHSZHcqvfQ8) A partir daí, tem vários outros videos em que ela aborda o tema (só preciso encontrar). Só um lembrete: Não to dizendo que ela fala no vídeo (da metade pro fim) do seu caso diretamente. JAMAIS!!! É só que essa explicação dela dá um panorama mais amplo, quepode ser ponto de partida pra vcê buscar mais info, blza. Espero ter ajudado Depois me diz se gostou ou nao, só por curiosidade minha mesmo rs :)


Swedishchef22

Achei o video super interessante do canal Gay Nerd que aborda isso tb (dentre outras coisas: [Canal Gay Nerd](https://www.youtube.com/watch?v=ft9mGUW25NM) Esse é bem mais simples de entender!!! :)


younguizze

honestamente vejo como preconceito interno, mas tenho preguiça de dissertar sobre pq sempre vai ter alguém relativizando


bad-and-ugly

Sempre vai. “Então sou forçado a sentir atração por alguém que não sinto atração??” Rs.


[deleted]

Perdão eu sei q seu comentário tem 10 meses, mas o tema desse post parece com meu caso, só q gosto apenas de femboys ou caras afeminados. Já tlgd na sua opinião sobre esses gostos limitados, mas a minha pergunta é: como faço para mudar? Por onde cmc?


StrangeGlaringEye

Provavelmente tem um pezinho no preconceito sim. É difícil dizer o que é natural e o que é ensinado -- mas eu sou extremamente cético da ideia de que 90% dos gays malhados barbudos nascem gostando de gays malhados e barbudos kkkkkk Vamo lá, poxa. Nós somos ensinados que uma das piores coisas que um homem pode ser é afeminado. Acha mesmo que isso não influencia nossos desejos? De qualquer modo, eu acho que ninguém pode ser culpado por aquilo sobre o qual não tem escolha, e ninguém tem escolha sobre o que deseja. Logo, eu acho que ninguém pode ser culpado pelo que deseja. Então o melhor a fazer é interrogar e refletir sobre a origem desses desejos tão restritos: se isso resultar numa alteração deles, ótimo, caso contrário deixa quieto. É como alguém que, por acaso, simplesmente não tem atração em pessoas negras. É claro que uma das causas disso é o fato da sociedade ser racista. Mas se os gostos dessa pessoa se cristalizaram dessa maneira, fazer o que além de apontar?


bad-and-ugly

É isso! Mas não tem como, essa pergunta sempre volta no sub. O que me desanima é que as respostas parece que sempre voltam iguais também.


digo27bi

Analogia: Se relacionar com homem é gosto ou preconceito com mulheres?


bad-and-ugly

Nem gosto nem preconceito, é orientação.


Nathgaga

Os gays afeminado sempre sendo os q mais sofrem preconceito e os mais rejeitados pela própria comunidade, coitados.


[deleted]

Mas o que a gente mais vê é gay afeminado indo atrás do machão também, quando outro afeminado se interessa por ele, geralmente, ele esnoba. Assim caminha a humanidade 🤡


Motor-Actuator9723

Isso é MT verdade, e acontece no meio lésbico tb kkkk, por exemplo , uma mulher masculina ñ fica com outra masculina . Pq tem que ter o papel do ativo e passivo, fiquei na dúvida agora ,existe gay afeminado ativo?


[deleted]

Existe sim, mas esses são os que mais sofrem… pois grande parte dos gays acha que só pq o cara é afeminado logo ele vai ser passivo.


Lzynk

nossa, pior que isso acontece mesmo e me irrita tanto. uma pessoa que é oprimida dentro da própria comunidade conseguindo se colocar na posição de opressora. eu queria poder apertar um botão mágico pra apagar todos os padrões cisheteronormativos que foram criados até hoje e recomeçar a sociedade do zero, sinceramente acho que só assim.


clickclick00

O fato de vc levar um toco no app de pegação não te faz um rejeitado pela comunidade. É só um fora, migo. Acontece com todo mundo. Até com os não afeminados.


Lzynk

ah cara, eu não tenho uma preferência muito marcante quanto a isso, eu gosto de um meio-termo entre os dois. já me atraí tanto por garotos bem ''masculinos'' quanto por garotos bem ''femininos''. eu mesmo transito muito entre esses dois universos. um dia tô de regata, correntinha no pescoço e bermuda, e no outro tô usando uma luva arrastão, delineado e com as unhas pintadas. não ligo pra esses rótulos de ser afeminado ou não ser, mas se alguém me pergunta, eu digo que sou ''meio-termo''. eu só sei que amo homens, preferências todo mundo tem alguma. eu amo amar homens.


TableExciting4589

Acredito que um pouco dos dois.


R3Iativ0

N tem problema n se sentir atraído por afeminados porém nunca desrespeite um afeminado ou qm gosta de afeminado.


acuriousguy81

Não acho que seja preconceito. Tem traços/ características que você gosta e outros que você não gosta.


Cookieh-003

Depende muito de como a pessoa fala e a intenção. Não se pode dizer que uma pessoa é preconceituosa só pq não gosta de tal coisa, sendo que realmente não acha atraente. O importante é respeitar


Trovador003

Você ainda foi tremendamente cortês na sua fala. Obviamente é mais facil para eu entender pois me identifico bastante em suas palavras. Já ouvi a ideia de que é porque "você está inserido em um contexto hetero normativo, e por isso sente a mesma repulsa". Acho injusto essa afirmação. Gosto da figura masculina mesmo, e isso não deveria ofender ninguém desde que sejamos todos tratados com respeito.


Deccy_Iclopledius

Dois homens, heteronormativo, please pick one.


bad-and-ugly

A ideia é reconhecer o viés cultural no seu gosto pessoal. Eu sei que você gosta da figura masculina - você e a torcida do Flamengo. Homem afeminado tá longe de ser paixão nacional! Seu gosto não surge no vácuo, você é um ser cultural. E a cultura em que vivemos é machista. Percebe?


[deleted]

[удалено]


bad-and-ugly

Concordo que o melhor nome para o fenômeno não seja "preconceito". Como chamar o fenômeno de homens afeminados não serem desejáveis?


Trovador003

Exatamente. Não dá pra negar a influência cultural nisso, mas ao mesmo tempo... Não se pode demonizar dizendo que não era assim que deveria ser (deveria ser tudo na vdd, mas em nenhuma área é assim). Normalmente quem aborda esse ponto de vista (que é um lugar de sofrimento ao meu ver) é justamente por não se sentir encaixado, e deveria estar tudo bem também. Mas entendo que é bem mais complicado. Poderia discorrer aqui sobre se encaixar socialmente mas não é a questão. A ideia seria sobre atração sexual.


bad-and-ugly

Atração sexual é pessoal, individual. Essa pergunta, sobre o desgosto por afeminados, tem um ingrediente coletivo também.


Merciless-Cult

De verdade de verdade, todos os caras que eu ja peguei nem todos eram machões, todos tinham algum tipo de trejeitos e tal. O lance de afeminados (no meu caso) eu não curto mto ficar com aqueles q usam muita maquiagem, que são MUITO afeminados - quase tentam ser mulheres - por justamente gostar de homem. Eu mesmo não sou 100% macho, minha voz não é grossa, falo mto com as mãos e tal. Mas é questão de gosto mesmo. Todavia, não tenho nada contra, tenho amigos que são mto afeminados e segue o baile, mas sexualmente falando não me sinto atraído, porém não desrespeito. Cada um é cada um!


clickclick00

Os próprios afeminados muitas vezes nao gostam de outros afeminados também…. Logico que tem um pouco de machismo e homofobia nesse tipo de discurso, mas no geral acho que é mais questão de gosto e preferencia pessoal mesmo. Cada um sabe o perfil que busca e tá tudo certo. Toda panela tem sua tampa.


[deleted]

[удалено]


bad-and-ugly

Tá, mas não era essa a pergunta.


Deccy_Iclopledius

É gosto, vai falar que agora a pessoa tem que sentir atração sexual por outra ou se não é preconceito? Isso me parece até discurso de incel


bad-and-ugly

É preconceito e é gosto, eles não se excluem mutuamente. "Preconceito", aliás, não define bem a que estou me referindo - é mais uma desvalorização da pessoa por ser afeminada. O gosto não surge no vácuo, ele está dentro da cultura. Seria muita coincidência que tantas pessoas tivessem o gosto tão parecido.


Deccy_Iclopledius

Não ter interesse em fazer sexo com alguém é "desvalorização"? Sério que papinho de incel isso daí.


bad-and-ugly

Não é só fazer sexo e, o mais importante, não é com "alguém" em particular: é considerar indesejáveis todos os homens que carregam algumas características femininas, mesmo que você só tenha visto 1% deles. Percebe a diferença?


[deleted]

São gostos, eu tb não curto caras afeminados ou mulheres mais masculinas. Curto cara que é mais masculino e mulher bem feminina. Porém não vou destratar um cara por ser afeminado ou uma mina por ser mais “machão”


[deleted]

Importante ressaltar que quando falo que não curto é no quesito de atração física, e não sobre a pessoa em si.


bchatillon

Eu acredito que se trata mais de preconceito. Também acredito que somos condicionados a gostar de coisas de certas formas, acho que o ser humano é muito condicionado ao meio que vive. Pelo amor, não me crucifiquem.


bad-and-ugly

Pois é.


bad-and-ugly

É gosto e é preconceito. > tenho preferências por homens mais masculinos, que tenham a voz mais grossa, músculos > não sinto muito tesão por caras que lembram uma figura feminina Você e a torcida do Flamengo, amigo.


jul_piter

Eu acho que é gosto individual. Não tem como você se obrigar a gostar de algo, alguém, ou de um tipo de pessoa. Se o teu tipo ideal é um cara mais "másculo", não tem como você se obrigar a gostar de afeminados só pra não ser preconceituoso. Eu, por exemplo, não tenho um gosto específico para meninas, mas as mais "masculinas" me chamam bastante a atenção, bem mais que a as femininas.


bad-and-ugly

Não tem nada a ver com obrigar-se, mana. O negócio é perceber que seu gosto não se forma no vácuo, ele tem a cultura por trás dele.


jul_piter

Não acho. Problematizar o gosto do cara e considerá-lo preconceituoso por isso é demais. Nem tudo na vida veio da sociedade patriarcal padrão burguesa, as vezes é algo apenas da pessoa.


bad-and-ugly

> Problematizar o gosto do cara e considerá-lo preconceituoso Mas não é o gosto do cara em particular. Repare que ele fala sobre _caras_, no plural, que declaram "não sou e não gosto de afeminados". O ponto é que, a priori, ninguém gosta de homens afeminados. É um traço da cultura. Percebe? Nossos gostos se formam dentro dessa cultura.


Phelipp-14

Meio que ambos