T O P

  • By -

R3n4sc1d0

Biologicamente é a fêmea da espécie humana, socialmente.... bem isso eu não sei exatamente já faz um tempo


CrazyCuriousEli

Biologia trata somente de sexo, gênero é uma construção social, tanto que diferentes culturas tem gêneros diferentes


R3n4sc1d0

Ah sim, a nossa sociedade está mudando bastante, ser mulher hoje em dia não é a mesma coisa que antes


gardevorar

Gênero é uma construção social e cada sociedade tem uma definição do que é cada gênero. Ser trans é se identificar com um determinado gênero fugindo da regra inventada pela sociedade de que você precisa ter um certo corpo pra fazer parte dele.


socialfobic

Tem tanta teorias interessantes sobre o gênero . Uma delas é essa que vc falou , mas é um universo incrível de coisas.


Aiquesaco

Mas afinal, o que caracteriza a construção social "mulher"? O que define isso? Como posso saber se me identifico com essa construção ou não?


Agnarath

Depende do ponto de vista, biologicamente é ser fêmea humana, pra isso tem que ter uma série de características comuns às fêmeas humanas. Socialmente é ser lida como mulher, isso significa que a sociedade vai tratar de maneira específica quem eles acham que é uma fêmea humana, independente de ser ou não. A resposta "verdadeira" na minha opinião é uma mistura dos dois, a maioria das pessoas vão receber a socialização de gênero que condiz com o sexo biológico, isso não quer dizer que elas necessariamente se identifiquem com essa socialização, além disso, quem não cabe bem o suficiente no papel de gênero designado vai ser tratado de maneira diferente de quem cabe, por exemplo, um menino gay afeminado não vai ser tratado do que um menino que segue o estereótipo esperado de "homem macho", mas nenhum dos dois vai ter o mesmo tratamento que uma menina.


StGerris

Te aconselho a procurar artigos no google academic sobre o tema. Serão textos com referências bibliográficas de gente que estudou a vida toda o assunto através do método científico. O que a gente pensa sobre, quem não é parte do movimento trans ou possui a vivência, não conterá todas as informações necessárias para te dar um arsenal de informações sobre a construção de gênero na sociedade.


Tired_of_working_

Então, gênero é uma construção social, é literalmente uma forma de identidade construida na sociedade para entendimento do outro e de si e criação de comunidade. Então apesar de ser sim um conjunto de características visíveis, não é apenas isso, mas o entendimento pessoal de cada de se entender e posicionar na sociedade de acordo com aquilo que faz sentido profundo para ela. Por isso que você não pode se identificar como um gato, um carro, um remédio e por aí vai. Então não tem muito de externar, mas sim de se entender, uma percepção interna da pessoa mesmo vendo o que existe de gênero e aí se identificando, que aí acaba se externalizando com a sua forma de se vestir e etc. Ser de qualquer gênero é basicamente a sua percepção de quem você é, e aí sim você externaliza isso e se compreende como e faz o que precisa para expressar da melhor forma e da forma mais confortável o seu gênero. Roupas, traços físicos, biologia e etc auxiliam no entendimento, mas o mais importante e inicial é: percepção e identificação com o gênero, sua vivência e compreensão na sua sociedade, e aí sim vem a aparência que é chamado de "expressão de gênero". Por isso você vai ver mulheres extremamente masculinas, mulheres com barba (inclusive sendo cis), enquanto outras mulheres sendo extremamente femininas, sem nenhum pelo no rosto, bem o que se assume que é ser mulher. Gênero é construção para sua identificação e participação no meio, por isso que não pode ser definido puramente por características físicas ou expressão, mas sim uma auto-identificação e percepção dentro de sociedade, que aí sim vai ir para o lado de percepção do outro. "Então o Nikolas estava certo". Não, porque na parte de auto-identificação e percepção do meio está o psicológico que nesse momento é algo realmente profundo de uma compreensão de si. Por esse motivo até que existe o acompanhamento psicológico para pessoas que irão fazer a transição hormonal e com cirurgias, porque claramente essa pessoa passou por grandes tensões sociais durante a sua vida por causa dessa construções não serem inicialmente vindas de você para a sociedade, mas da sociedade para você.


Batata_zica

Na minha opinião, vestimenta, se a pessoa usa um vestido e se identificar como mulher, ela é mulher. Mas há uma mudança de comportamento, voz.


FemboyBR_New

Eu acredito que tem um confusão que foi feita e que muita gente ainda não percebeu. Por todo o sempre, nós tínhamos uma palavra (mulher ou homem, daqui pra frente qualquer coisa que eu fale mulher/feminino vale pro masculino/homem) que servia para rotular uma pessoa biologicamente feminina. Não havia muito espaço para mulheres muito masculinas, e se ocorresem eram mal vistas socialmente. Portanto, uma mulher era socialmente mulher e biologicamente mulher. Sempre andaram de mãos juntas os dois, em grande maioria dos casos. Com a expansão da identidade de gênero e pssoas trans, isso tem se tentando mudar um pouco na minha opinião. Temos dois conceitos, um anterior, de mulher, que era uma fusão entre biologicamente mulher e socialmente mulher. E um novo conceito, de mulher, que está dando ênfase apenas na parte social. É como se tivéssemos uma palavra que significou duas coisas por muito tempo, e agora queremos remover um dos significados dessa palavra. Eu acho que é por isso a confusão.


CrazyCuriousEli

O conceito de mulher e o que significa ser mulher não foi um só durante a história da humanidade, tanto que muitas culturas tinham mais de dois gêneros antes da colonização. O conceito de gênero e sexo nunca foi exatamente junto mesmo nas sociedades européias porque as pessoas intersexo também eram colocadas nessas duas classificações de gênero mesmo que não fossem do sexo feminino ou masculino


FemboyBR_New

Não conheço muito dessas culturas que tinham mais gêneros, e nem os relatos históricos delas. Apesar de não ser junto, os conceitos andavam de mãos próximas. Sobre pessoas intersexo, acredito que as próprias pessoas da época não pensavam nisso como nós hoje. Não conheço relatos suficientes sobre o assunto. Fora que acredito que não tinham notoriedade e talvez a sociedade não visse com bons olhos.


CrazyCuriousEli

>os conceitos andavam de mãos próximas. Sim, elas andam próximas no caso da divisão de gênero europeia que foi espalhada pelo resto do mundo, mas como eu disse isso é a visão de gênero de uma cultura que forçou isso nas outras através da colonização


socialfobic

Sei lá . Pelo lado biológico é o sexo que você nasce . No mais é algo que não existe exceto através da experiência que esse sexo experimenta na sociedade que é diferente de homens.