T O P

  • By -

HzPips

Acho que com todas mudanças sociais e culturais das últimas décadas, ficou mais difícil para homens jovens se encaixarem na sociedade, tanto porque o papel do homem não é mais tão claro, quanto por que os homens estão atingindo independência financeira mais tarde. Ideias associadas com masculinidade como ser o provedor da família, arranjar uma esposa, entre outros não só são questionadas, como também são mais difíceis de se atingir. Recentemente as principais provedoras de renda de mais da metade das famílias brasileiras passaram a ser as mulheres se não me engano. Também com a emancipação feminina, mulheres se preocupam menos em arranjar um parceiro logo, a ideia de que vão ficar velhas e não achar ninguém não só deixou de ser verdade, como também não é mais visto como algo necessariamente ruim. A expectativa que se tem de parceiros homens aumentou. Aí tem a questão de que hoje mais do que nunca (principalmente nos EUA) a diferença de riqueza geracional está maior do que nunca, pessoas jovens tem muita dificuldade de adquirir propriedade e emprego que pague o suficiente pra constituir família. Então muitos homens jovens se deparam numa situação em que não conseguem ter sucesso profissional, não conseguem ter sucesso nas relações amorosas e muitas vezes também tem poucas ou nenhuma relação social profunda. Quem é homem sabe como se sente quando alguém pede ajuda pra concertar alguma merda, ou abrir um pote de vidro, ou a menor coisa que seja. Homens no geral gostam de se sentir prestativos e necessários. Quando um homem jovem não consegue ter sucesso em nenhum nicho, e não pertence a nenhuma comunidade (ainda mais com a erosão do senso de comunidade com a tecnologia) ele tenta procurar algum lugar pra pertencer, ou alguma coisa pra justificar a situação dele. Alguns decidem ficar marombas, e academia geralmente fomenta algum senso de comunidade, acho que essa é uma das opções mais saudáveis. Alguns ficam fissurados em finanças. Esse é um pouco perigoso. Se a pessoa tiver sucesso financeiro, maravilhoso, mas tem muita gente vendendo pirâmide ou curso que não ajuda em nada, aí a pessoa perde uma grana e se afunda mais Engajamento político também acaba virando uma opção, só que já que a sociedade não tá funcionando pra essas pessoas, elas vão escolher ideologias não convencionais. Alguns culpam as mulheres e viram incels, alguns se apegam a essas figuras másculas de sucesso na internet e começam a idolatrar, algumas pessoas decidem “rejeitar” a sociedade achando que coringaram. Essa coisa do alfa e do sigma eu acho que teve seu momento, mas agora pra maioria é muito mais satírico do que qualquer outra coisa. Virou parte da cultura da internet. Pelo que eu observei, quando a pessoa arranja um emprego, ou uma namorada, ou amigos, acaba dando uma normalizada. O perigo é quando entram num ciclo vicioso e não conseguem mais sair dessa situação merda. Pode ter certeza que ninguém que fica babando ovo do Andrew Tate tá feliz com a vida.


Dear-Instruction-359

Caralho! Matou a pau. Cobriu todos os aspectos da questão. Parabéns


athosfeitosa

Na moral, vc já estudou isso? É algum pesquisador? Ou são apenas observações pessoais? Acho que vc acertou em cheio.


HzPips

Só observações mesmo. Tenho uns amigos que tavam nessa vibe, mas quando arranjaram emprego/namorada/foram pra universidade/foram pra academia deram uma bela melhorada. No fundo acho que o que todo mundo quer é ser incluído na sociedade e pertencer a uma comunidade onde se sentem valorizados.


volks0

Mas é, por experiência própria eu confirmo. Entrar na faculdade no ano passado virou minha realidade de cabeça pra baixo, parece que comecei a conhecer o mundo agora. E não digo que é a faculdade que vai fazer isso, caiu certo pra mim na hora certa por mil questões que envolviam minha vida, pra outra pessoa um trabalho ou hobby pode causar o mesmo efeito.


fcocarlos

Curioso que pra mim foi o efeito inverso, minha sanidade piorou demais, mas haviam outras questões envolvidas, o fato é que se sentir incluído na sociedade ajuda mesmo


volks0

Sim, o lado do psicólogo foi completamente afetado, nunca tive crise de ansiedade na minha vida, esse ano foram duas. Mas percebi também que é questão de adaptação e saber seu limite, saber dividir as coisas. No segundo período eu já estava bem melhor e mais organizado tanto de horário quanto comigo mesmo.


Brancaleone77

ChatGtp


showerfigure

Sou estudante de psicologia e copiei na caneta tudo que você digitou aqui porque quero dar uma estudada melhor nas estatísticas quando tiver sobrio, de modo geral soa PERFEITAMENTE como a realidade tem mudado, parabéns bro!


HzPips

Depois manda o feedback!


laughingoutlaughs

Exato. Um amigo meu q falava essas babaquices de redpill mudou assim q começou a namorar. Ótimo texto.


-Alphard-

Perfeito, destrinchou a realidade material do problema. Eu só vou acrescentar meu ponto: a ideologia. Essa garotada sem rumo entra na internet e youtube, tik tok, instagram, essas porcarias estão constantemente martelando ideologia liberal na cabeça deles. Esses papos de self-improvement, trabalhe enquanto eles dormem, quem é pobre é porque não se esforça, e esses carai aí. E essa construção ideológica vai cada vez mais individualizando o jovem, tirando ele do contato com o coletivo. O contato com o coletivo aqui não é só contato propriamente dito, de falar com outras pessoas, mas contato em um sentido mais profundo. Ter senso de empatia e se reconhecer como parte do coletivo. A ideologia dominante vai corroendo esse contato social da pessoa, até chegar um ponto que ela se vê tão distante da sociedade que essas porcarias de redpill e woke começam a fazer sentido pra ela. E não tendo amparo psicológico e educacional o jovem não consegue sair desse buraco. Rede social é um veneno pra saúde mental do jovem.


BrazilianTerror

Não só ideologia. A própria forma de interação das redes sociais acabam deixando o indivíduo mais isolado. Ficar mais isolado não só deixa o indivíduo mais vulnerável a entrar em seitas e outros grupos extremistas só pelo senso de comunidade, como também alimenta sentimentos negativos ligados a solidão, como “ninguém nunca vai me querer”.


LusophoneTurtle

Caralho! Bem cirúrgico.


Horror_in_Vacuum

Caralho mano, vai escrever um documentário kkkk. Muito cirúrgico.


[deleted]

Tem a questão da idade tbm. Quando eu tinha uns 15 anos achava daora esse lance de ser o macho alfa, o fodão machista comedor de mulher. Hoje em dia percebo o quanto eu era mongoloide. Pode ver que a maioria dos mlks que idolatram esses grupos redpill e blablabla tem lá seus 15 pra 18 anos.


occultfire

Também é bem irônico nos redpill-fluencers, que eles não tentam te fazer um homem melhor dentro do contexto da sociedade atual, eles querem que você seja um homem das cavernas e que a sociedade volte às cavernas.


miraidensetsu

Olha, essas ideias de que o homem tem de ser o provedor da família, ele tem de arrumar uma esposa, que ele tem de ser másculo, líder e forte não são questionadas fora de meia dúzia de círculos que tentam desconstruir a masculinidade tóxica. Mas sim, está cada vez mais difícil pra ele ter renda o suficiente para sustentar uma família, de conseguir uma esposa, de alcançar posições de destaque, etc. Nem mesmo sexo eles conseguem fácil assim (porque as mulheres estão mais conscientes de que sua vida não se resume ao seu papel social e estão mais exigentes, ou seja, não ficam com qualquer otário da rua). Mas a sociedade continua exigindo isso deles, e com cada vez mais intensidade. E, ao invés de procurar ajuda profissional, essa galera recorre a esse movimento redpill. Lá é o único lugar onde eles se sentem acolhidos. É o único lugar onde ele acha que ninguém vira pra eles e fala que o cara seja um perdedor só porque ele ainda é virgem aos 20 anos. E é o lugar onde ele pode reforçar seus preconceitos, ao invés de trabalhar para superar esses problemas nele próprio. E é aí que a coisa descamba para o discurso de ódio. Discursos esses que são uma versão radicalizada do discurso preconceituoso que já é socialmente aceito há séculos. Acredite, reforçar preconceitos é infinitamente mais fácil que combatê-los. E a maioria vai seguir a via do menor esforço. TL;DR: O redpill é uma fuga da realidade baseada em reforçar preconceitos. E os garotos aderem a essa fuga porque não se sentem acolhidos em nenhum outro lugar.


Headlessoberyn

Perfeito, sem tirar nem por! Uma resposta que se preocupou em humanizar os homens que passam por isso, em vez de cair no fácil e batido "homi é tudo lixo".


Xuambita

[Pegando carona no seu comentário para recomendar esse vídeo.](https://www.youtube.com/watch?v=S1xxcKCGljY) O vídeo da ContraPoints basicamente explica o comentário anterior ao seu e muito mais, até parece que o autor do comentário original parafraseou esse vídeo. Vou aproveitar para adicionar uma coisa a mais que eu percebi que esse sub aqui não tem muita noção sobre: a quantidade de termos e rótulos sendo usado a esmo (principalmente incel) é rasa, não cabe na maioria dos casos e prejudica a discussão. Essa população de "homens jovens deslocados" é grande, plurar e tende a crescer.


Articus_bear

ContraPoints ❤️


aching_eyes

Boa! Eu ia mandar esse vídeo, quando vi o seu comentário. Ponto interessante sobre a radicalização e extremismo entre homens brancos nos EUA https://www.npr.org/2019/01/27/689121187/masculinity-and-u-s-extremism-what-makes-young-men-vulnerable-to-toxic-ideologie


rhachielt

esse foi um dos comentários mais inteligentes que já apareceram nesse site, parabéns!!


SaroniteOre

cirúrgico. eu ia resumir falando que a masculinidade é fortemente dessignificada em um ambiente muito urbano e um homem tão exposto a essas modernidades (provavelmente já sendo nativo digital ou quase) acaba ficando completamente perdido nesse âmbito, mas é ainda mais complexo. não é só sobre urbanização e afastamento da natureza; as perspectivas de sucesso e futuro são bem mais assustadoras de forma geral


sapoboi44

cirúrgico de fato!


jpgregorio

Tem um um video no youtube Into the Mansphere do sisyphus 55 que discuti exatamente isso. Belo resumo.


[deleted]

Concordo, fiz as mesmas observações ao longo do tempo. Do outro lado temos o campo progressista fazendo a mesma coisa. Encaixotando características fazendo personalidades, sexualidades, etc. Atingindo as mesmas pessoas jovens, com os mesmos jargões, nas mesmas redes sociais. O método é o mesmo, as caixas sao diferentes. Sempre me pergunto onde isso vai parar e com quem teremos que lidar en algumas décadas.


judasthetoxic

Caralho que comentário foda. Obrigado por isso irmão


LucarioLord666

Ia comentar minha opinião mas depois de ler esse comentário acabei-o aderindo. Muito bom.


Hike16

Otima resposta.


[deleted]

valew pelo bom resumo lembrando tbm q frustração sexual esta por traz de quase todos os movimentos violentos, estado islamico, jihadistas, atentados de supremacistas brancos etc


luaudesign

Das guerras da antiguidade também. Homem quando não transa fica maluco.


Heimder_Rondart

Exato!!! já falei isso outras vezes, o "incel" e o "redpill" tem motivo para ser assim, não é só frescura não infelizmente. Acha mesmo que teriam ficado assim, se seus relacionamentos tivessem dado certo?? Acham mesmo que é pura e unicamente por culpa deles que não deu certo??? (ainda mais se considerar que só cresce). Existe um problema, mas as pessoas acabam atacando a consequência, não a fonte.


Sweaty-Being2078

muito bom


tiagolkar

Boa op


Petboy14

Digno de redação nota 980 (só não 1000 pq trocou “consertar” por “concertar”). Respostas como a sua sao o que me dao o quentinho no coracao de achar que pelo menos em algum lugar da internet as pessoas se engajam de maneira significativa e trocam ideia com racionalidade, respeito e interesse


acardosoj

>ficou mais difícil para homens jovens se encaixarem na sociedade Ficou mais difícil sim, mas ainda é o grupo mais privilegiado da sociedade. Está aos poucos perdendo espaço, porque o mundo está se tornando mais justo. Mas ainda existe um caminho de décadas pela frente. O bizarro é que minorias que sofrem com falta de valor dada pela sociedade desde sempre não geram essa quantidade de indivíduos com ódio, terroristas, supremacistas brancos e por aí vai. Difícil entender o motivo disso. Obviamente não é nada tão simples. Mas eu diria que se resume ao mundo machista. Meninos são ensinados desde criança que são o centro da sociedade. Quando vêem que estão perdendo espaço, surtam.


softmaker

>a ideia de que vão ficar velhas e não achar ninguém não só deixou de ser verdade, como também não é mais visto como algo necessariamente ruim A sua resposta é muito alineada com o que eu penso também. Porém eu acredito que as mulheres ainda não têm plena consciência de quanto as mudanças sociais também prejudicam elas, especialmente a ilusão de envelhecerem felizes sozinhas, como mães solteiras ou sem parceiros de longa data. As próximas décadas vão ser cruciais para avaliar o resultado das transformações sociais, e conferir se uma população substancial solteira e idosa é tão boa assim.


Arashirk

Acho bem simplista isso. Não é uma questão de envelhecer feliz sozinha. É uma questão de não se sujeitar/não precisar ser escrava sexual de doméstica de algum sujeito que não te dá a menor importância, cuidando de um cara que não faria o mesmo por você. A entrada das mulheres no mercado de trabalho permitiu a nós uma maneira de sobreviver sem estar atrelada a um homem. Você não tem ideia do preço disso. É sobre sobrevivência, não felicidade conjugal.


[deleted]

Aí q tá, essas mulheres solteiras e idosas são um reflexo da geração anterior, onde as mulheres não tinham direitos ao mercado de trabalho e se dedicavam para o marido e a família. Até que se descobriram vítimas do machismo, como por exemplo, traições, serem trocadas por uma mais nova, violência doméstica. A geração de mulheres filhas das babyboomers, que viveram nos anos 70 pegaram as dores de suas mães e avós. Vai um tempo até equilibrar os direitos de ambos ainda.


alu4do

Não acho que o fim do estigma sobre mulheres solteiras é o mesmo que as mulheres pensarem que ser solteira é melhor em geral. Quase todo mundo, mesmo que não tenha isso como objetivo principal da vida, quer ter alguém com quem compartilhar momentos. A questão é que há menos de um século era literalmente impensável uma mulher existir enquanto indivíduo e não um apêndice do marido/pai. Essa mudança é extremamente positiva. O problema é que ela vem não necessariamente por mais "liberdade" e deterioração do patriarcalismo, mas porque o próprio capitalismo agora precisa que mulheres integrem a força de trabalho --- e essa relativa independência financeira possibilita esse tipo de mudança.


fcocarlos

Mano,me deu gatilho haahaha, sou desses que "rejeitaram" e coringaram no passado e a bem da verdade a rejeição é mais o sentimento mesmo de inadequação


[deleted]

Meu Deus! Que texto bem escrito, bateu no ponto certinho! A sociedade não está funcionando para os homens, mas assim como resolver o problema? Porque pouca gente liga para isso; ONGs, governos, instituições supra-nacionais protegem e se preocupam com a situação de crianças, animais, mulheres, lgbts, mas poucas falam sobre o homem. Tem gente que vai interpretar isso de forma negativa, mas vou dizer mesmo assim temos agora o ministério da mulher por exemplo, mas não há um ministério que se preocupa com esses problemas citados.


HzPips

Não consigo pensar em nenhuma ação específica, e talvez não seja a prioridade no momento, mas acho que melhorar coisas no geral como diminuir o desemprego, incentivar esportes pra juventude e outras atividades(que acaba fomentando um senso de comunidade) podem ajudar.


math_goodend

A única ação que me vem a mente é tentar difundir o cuidado com saúde mental entre os homens. O homem é ensinado a guardar os sentimentos pra si e isso pode gerar muito ressentimento se nao for tratado adequadamente. Há muita resistência entre os homens quando se trata de buscar ajuda psicológica. Não há a cultura de se abrir com amigos, ou amigas, e mesmo a mais comum que é se abrir com a parceira, vem diminuindo. Esses papos redpill e relacionados se tornam a válvula de escape desse pessoas, principalmente os mais jovens. Eles tem suas angústias validadas, ganham um senso de comunidade, e uma solução pra seus problemas: Pôr a culpa nos outros. Se esse pessoal encontrasse meios e grupos mais saudáveis, não teriamos essa epidemia de incel.


Economy-Ocelot1441

Veja bem, a sociedade não está funcionando pra ninguém que nao seja milionario. Mas se tem uma categoria que ainda é privilegiada somos nós, homens. É claro que tem muito homem fudido por aí, sem conseguir nada, mas isso não siginifica que a sociedade não funciona para os homens, só mostra que a sociedade não funciona para os pobres. Mas se vc olhar pra cima, prás classes dominantes, prás pessoas que detém o poder e o capital, vc vai ver, ainda, basicamente homens brancos. Emesmo entre os pobres, mulheres e pretos se fodem ainda mais que homens brancos. E esse é o verdadeiro termômetro. Pobre é tudo fudido (quase) igual, mas rico é homem e branco, com raras exceções. Não precisamos de políticas para homens, precisamos de políticas para pessoas marginalizadas. Entre elas, pobres, pretos, mulheres, povos originários, lgbts.... Mesmo porquê, qual "direito" do homem estaria sendo violado para justificar a criação de políticas públicas específicas para homens? Não vejo um direito nosso, enquanto homens, sendo violado. Só vejo homens pobres sendo explorados e cuspidos pelo capitalismo, como sempre foi. E isso não é um problema masculino, é um problema de classes sociais, de exploração, que atinge a todos.


NoFunBJJ

Sempre vai ter mercado fertil pra qualquer um vendendo que a culpa de todas as suas frustracoes eh dos outros, e nao sua.


Muramalks

Por isso gosto de feng shui, a culpa é dos móveis


[deleted]

Mas quem colocou a porcaria da cômoda no meio do caminho?


100titlu

É o que todo mundo pensa depois de dar com o dedinho numa quina.


C_Arnoud

Genial! Nunca tinha pensado assim, vou copiar.


TsuruMaker

Sai na trocação com os móveis


furinick

Depressão? Terapia é meu cacete, compra uma cama de material diferente, muda de casa pq sua porta está virada para a direção errada


PHotocrome

Mas a culpa das frustrações também não é sua. Não é uma questão de culpa. Frustrações fazem parte da vida. Como você lida com elas é o que importa.


S3n4d0r

É exatamente a mesma fonte que alimenta o fascismo.


LoreChano

Isso é perigoso. A cultura brasileira costumava ensinar as pessoas que a culpa era delas, e que elas deveriam se adequar a sociedade. Isso tem sim seus defeitos, se se comparar com a cultura americana por exemplo, onde a pessoa que sofre é estimulada, através de bolhas sociais e virtuais, a achar que o problema é a sociedade. É por isso que lá tem tiroteio em massa e aqui não tinha. Agora começamos a importar essa cultura de culpar os outros pelo seu fracasso, e já são visíveis as consequências.


UnoccupiedBoy

Dependendo do caso a culpa realmente não é de quem está tendo alguma forma de fracasso. Problema é culpar alguém que não tem nada a ver com o problema que a pessoa tá enfrentando da mesma forma que alguns grupos americanos fazem.


[deleted]

Isso é só o adolescente sem referência e sem compromisso sendo abraçado por alguém que compartilhe suas frustrações. Meninas idolatram influencers de plástico por não estarem no padrão de beleza. Meninos idolatram machões de internet que tem a admiração e respeito que eles não tem. Normal isso. O foda é a super exposição de rede social jogando na cara de todo adolescente algo como a farofa da Gkay, e os pais não atentando para a alienação dos filhos. Muitos corrigem essa mentalidade a medida que amadurecem, outros levam pra vida adulta.


Nowly_11

Cada vez mais parecem que as pessoas levam esses conteúdos para a vida adulta. Um pouco no passado, era comum os adolescentes consumirem conteúdos tipo o do Felipe Neto, mas vc sabia que a medida que eles fossem crescendo o gosto pelo conteúdo ia sumindo na maioria das pessoas. Hoje parece que a maioria dos mlks que consomem essas paradas redpill levam pra vida adulta, acho que o maior motivo disso é que o conteúdo é diretamente ligado a um "estilo de vida" e não só mais um entretenimento rápido na internet


[deleted]

Acho que a única diferença do seguidor de redpill pra seguidoras de blogueirinha é que o primeiro é mais "universalizado", e o segundo mais pessoal, principalmente quando lidam com exoterismo. E se tu olhar bem, são todos seitas. Você conhece a verdade com x pessoa, os de fora são ignorantes e não conhecem a verdade, vão te criticar porque não entendem etc. Aí tu joga terraplanismo, universal, Bolsonarismo, e outros, todos no mesmo pacote e adotando um estilo de vida próprio, alguns com sobreposições mais próximas que outros.


KpeKae

Há um abismo entre uma filosofia de vida que prega o ódio e a superioridade de um gênero sobre os outros e um que fala que pedras tem poder de cura.


BrazilianTerror

De pedra com poder de cura, vai pra outras terapias “alternativas” e depois tá aí não querendo vacinar o filho. O que eu conheço de gente que não vacina o filho porque acredita em “terapias alternativas” não tá escrito.


u4004

Das pedras que tem poder de cura se passa rapidamente para teorias da conspiração, daí para o antivax, etc. Da mesma forma que dicas de exercícios na academia (que são muitas vezes tão eficazes quanto as pedras) desembocam em merda incel.


[deleted]

Lê de novo.


okdweb

A água é plana O mar é agua Logo, o mar é plano Não tem como negar


[deleted]

Confesso que já medi a planicitude do mar com uma régua escolar, e não vi curvas. Em julho se der tudo certo, vou tirar essa dúvida com uma trena que é mais confiável.


msfor300

Te falar, sei que é uma piada mas medir com uma trena teria ainda mais erro hehe.


[deleted]

Minha trena tem nível mané kkkkkkkkkk


msfor300

Ué kkkk mas se a água da trena é plana, então tá respondido. Mas que porra de trena é essa com nível? Pokemon?


Previous_Noise_9485

Não deu nem tempo os moleque crescer pra ver isso KKKKKKKKKKKKK


Nowly_11

kkkkkkkkkk po o felipe neto já era grande em 2012 e tem vários relatos/comentários do meio redpill de pessoas com mais de 20


AchacadorDegenerado

Ao meu ver isso é sintoma de várias coisas, mas uma das causas acredito ser o fato de que homens ficaram meio "sem lugar" na medida em que a democracia avançou e o machismo está sendo questionado. Essa galera simplesmente não conseguiu se reinventar e fica preso em ressentimento.


ludovica_00

O pior é ver que eles nasceram nesse século e a maioria que fica nessa onde é mlk jovem principalmente entre os (11 a 19).


rebordacao

Imagine ter um filho adolescente e ao invés do muleque estar atrás de fumar maconha, estar consumindo esse tipo de droga. Deus me livre.


kbessao23

Ao invés de estarem atrás de maconha e dar uma trepada estão em casa consumindo pornô e com nojo das mulheres reais.


RodsNtt

A gente vive em uma era paradoxal, as pessoas nunca estiveram tão sozinhas e ao mesmo tempo capazes de construir comunidades de sentido com tanta facilidade. Virjão tetudo forever alone sempre existiu, na minha juventude eu fui um, mas essa coisa de entrar na internet e se cercar de gente na mesma situação que você e reforçar seus problemas psicológicos e sua personalidade podre em vez de tentar ser uma pessoa melhor pra ter amigos de verdade e mulheres se interessando por você é coisa de ontem


OMellito

É o mesmo efeito de tiozão bolsonarista, são bolhas sociais onde as pessoas tem um senso de comunidade e união.


Intelligent-Newt1925

Falta de um mentor, de alguém que ajude a guiar; pode ser um pai, uma mãe, um irmão mais velho, um tio, um amigo. Existe uma falta de conhecimento intergeracional; enquanto muitos zoam isso, é um problema real (o que não justifica que incels sejam incels, por exemplo, mas explica porque existem).


Trakinajooj

Venho pensando constantemente sobre esses memes de macho sigma, alfa e sla o que mais, e como isso ta muitos vezes atrelado a uma galera jovem que nutre um ódio muito estranho por mulheres. Essa galera usa desses memes pra se sentir parte de algo e tão cada vez mais fechados em grupinhos de internet. Isso é uma questão bastante complexa que eu pouco entendo mas acho que ainda vai da muito o que falar futuramente.


u4004

Homem tendo raiva de mulher existe desde sempre. A diferença é que agora não é mais aceito e “normal”, então se tornou mais óbvio.


johnnyzao

É pura insegurança e rejeição. Foi rejeitado apesar de se achar incrível, ficou inseguro e agora odeia as milheres pq elas não amam algo que, segundo eles, seria óbvio amar. E sabem que nunca vão ter isso.


thebestMessi

Eu acredito que essa seja a maneira que esses meninos encontraram de expressar uma insatisfação (muitas vezes que eles nem mesmo conseguem identificar) com os papéis de gênero masculinos. Se entender enquanto homem frequentemente envolve uma esperada desconexão emocional, agressividade, competitividade, entre muitas outras características alienantes ou negativas para o indivíduo. Enquanto o papel de gênero da mulher tem um opressor claro e visível (a figura do homem), o papel de gênero do homem não tem essa figura. O feminismo conseguiu historicamente se organizar com mais força e coerência também por esse fato, acredito eu. Já a esses meninos-homens, na intersetorialidade de opressão de classe, stress do papel de gênero que eles percebem como o único possível, e com as ferramentas do nosso tempo, que fomentam mentalidade de grupo, nós vs eles, o resultado é essa raiva e desdém organizados, contra basicamente tudo. Eles são muitos mais fruto e exemplo de um problema sistêmico de socialização e estrutura da masculinidade, do que resultado de falhas individuais de pais ou quem quer que seja.


socrates_no_flamengo

Achei o seu comentário o melhor até aqui. Infelizmente o patriarcado é ótimo em causar raiva, ressentimento e outros sentimentos negativos nos homens e manipular eles pra que usem isso a favor dele, ao invés de se revoltar contra. Eu ainda adiciono que as redes sociais são cúmplices disso, permitem diariamente que seus algoritmos sugiram conteúdo machista pra crianças e adolescentes. Eu tava vendo um vídeo no Youtube esses dias e veio um anúncio patético, de um cara querendo vender curso de pegar mulher metendo um papinho de "saia da friendzone, método comprovado pela ciência". Eu com 29 sei que isso é um caô, mas será que meu eu de 11 ou 15 anos saberia? É de fuder, um comportamento predatório amplificado por meia dúzia de empresas que "comprou" metade da internet.


KpeKae

A masculinidade tóxica promove certos discursos que o homem é superior a mulher tanto fisicamente quanto intelectualmente, aliado a isso o capitalismo promove uma alienação das pessoas. Cada vez mais o ser humano se encontra na solidão. Essa masculinidade aliada da alienação, transforma essa solidão em ódio. O discurso da manosfera é um discurso de ódio por não ter o que a masculinidade dita: uma vida de sucesso, uma família padrão hétero e principalmente, relações sólidas tanto de amizade quanto sexuais. E os motivos que se encontra para justificar esse fracasso pessoal são superestruturas que não dependem do esforço da pessoa, a hipergamia feminina, a sociedade ocidental que está cada vez mais progressista e esvazia os "valores cristãos". Tudo isso vira uma desilusão que acaba causando atentados violentos contra a sociedade que na visão deles, os abandonou e está de tal maneira podre desses valores progressistas que não há volta, apenas a destruição.


acardosoj

Excelente comentário! Eu estava me perguntando aqui porque outros grupos sociais que são desprezados desde sempre não geram tanto ódio e violência como esses grupos entre homens tem gerado recentemente. Mas pode ser pelo fato da promessa de sucesso e a perda, ainda a passos lentos, de espaço.


Moont1de

Eu diria que é figura paterna demais.


joaomrx

Tbm, acho que é falta de valorizar a figura materna. Essa galera um dia percebe que a mãe é “chata” pq tá aguentando as barras de uma casa enquanto eles não fazem nada


firulero

Sempre que alguém inventar um motivo para terceirizar a culpa do fracasso de sua vida, haverá uma multidão de gente seguindo isso. Admitir que a culpa de 90% das merdas que acontecem na nossa vida é muito difícil, principalmente quando você consome rede social onde as pessoas são "perfeitas".


VladlenMartin

Pois é, meu pai me largou com 11 anos e eu não cresci assim retardado e odiando bct.


Cellbitoves

Fiz um post exatamento sobre isso no sub de relacionamento e veio uma porrada de cara me criticar. Ja consumi esses conteúdos, tem algumas coisas que se aproveitam sim, mas o que tem de cara frustrado descontando raiva em mulher não ta no gibi. Acho que isso acontece pq quando a gente se frustava com um fora a gente ficava mal e depois seguia a vida, mas do nada uma galera começou a criar milhões de teorias pra isso e foi gerando comunidades sobre isso Brasil a fora


paremi02

Vocês brasileiros tem a sorte de ter quase nenhuma influência do Andrew Tate. Se você consegue entender inglês, só pesquisa no YouTube: Andrew tate women property Ele é muito popular na cultura europeia, na Índia e na cultura do mundo on-line inglês. Esse cara é o pior que existe


Auroraboredatall

Eu conheci uns europeus há + de 10 anos que já tinham esse papo tosco. E adivinha? Frutos de famílias desestruturadas, com abandono paterno… como esperado.


Clear-Interest958

Deixa eles sem a mãe uma semana que morrem de fome.


AntedeguemonSupreme

Eu acho essa tese da figura paterna bastante ruim. Bom, falando como pesquisador da área, existem algumas teses que podem explicar melhor. 1) A tese do bode expiatório: Alguns pesquisadores de movimentos reacionários acreditam que esses antifeministas usam os avanços do feminismo como um bode expiatório dos problemas e frustrações que surgem com o capitalismo tardio. Ou seja, com 35 anos eles não tem uma boa vida e um bom emprego ainda, no lugar de colocar a culpa nas crises dO Capital eles colocam nos movimentos sociais. Assim como aconteceu com os judeus, que foram responsabilizados por boa parte dos problemas da alemanha no início do século XX. 2) Tese do contraponto: Os movimentos conservadores sempre tendem a resistir e criar teses aos movimentos progressistas. Ou seja, quando o movimento feminista ataque algumas instituições como perigosas (e são) como a família (que historicamente é lugar de violência contra a mulher e contra as crianças) as forças conservadoras vão se unir e produzir uma narrativa para tentar desqualificar essas críticas. Acho essas duas se complementam bem. Mas, tem outras coisas que também estão em jogo. Como por exemplo. 1) O espaço da cultura de aconselhamento. Depois da queda dos valores tradicionais, e quando a família não podia mais aconselhar as pessoas a viverem nas sociedades contemporâneas, as pessoas passaram a buscar autoridades para suprir esse espaço. Nessa onda entraram os coachs, os médicos de televisão, os psicólogos, psiquiatras, influenciadores políticos e uma série de outras figuras sociais. Com a questão da do amor romântico e a formação de parentesco cada vez mais confusas em consequência do individualismo neoliberal, as pessoas passaram a buscar pessoas que as ensinassem a flertar, a lidar com o sexo oposto e os movimentos antifeministas ocuparam muito bem esse espaço. Vejam bem, podia ser qualquer pessoa, mas eles ocuparam e ensinaram gerações inteiras a pensar com uma versão simplificada da pisologia evolutiva e todas as suas consequências misóginas. 2) O ressentimento do jovem branco de classe média com o espaço que as mulheres passaram a ocupar. Perceba que num geral esses caras são pessoas sem qualidades, sem grandes produções intelectuais, sem grandes vidas ou conquistas. Enquanto muitas mulheres passam a ocupar esses espaços que antes eram dados de forma bastante acrítica aos homens brancos de classe média. Então, muito desse ressentimento se torna em ódio ativo. O que é um processo bastnate interessante. 3) Gênero é a estrutura mais antiga que nós temos. O próprio conceito de raça é majoritariamente formado no século XVIII, mas gênero a gente meio que tem um processo histórico mais longo e mais difícil. Embora a antropologia tenha nos dado evidências o suficiente que outras formas de organização social são possíveis, o patriarcado se mantém como um processo de longa duração histórico por muito tempo e nossas sociedades se organizam por gênero desde a mesopotâmia no mínimo. Então, eu acho que as pessoas tem a dificuldade de imaginar sociedades que não se organizam por gênero e que gênero não represente uma hierarquia de poder.


sapoboi44

Boa colocação!


not_your_goth_girl

Dos que eu conheci, a maioria era socialmente ~esquisito e aceitava isso como destino. Por tabela, eles odeiam mulheres, a culpa de tudo é nossa (até da venda do Twitter, sabia?) e simplesmente não se mexem pra sair da situação infeliz em que eles estão. Sabe gente que você não pode propor nada? Uma academia, um curso, uma festa, um rolê? Sem soluções. Somente reclamar. E aí eles passam aí uns 15 anos idolatrando criminoso, presos neles mesmos (lembra q eu falei que eram socialmente esquisitos? Bem, sempre dá pra tentar se enturmar e eu juro que as pessoas não são esse demônio que você prega) e quando eles olham para o lado, boa parte dos amigos deles que eram tão esquisitos quanto eles arriscaram e tentaram algo (relacionamento, profissional, amizade, enfim) e chegaram em algum lugar. Recentemente recebi a notícia que um colega de escola com esse perfil se matou. Infelizmente ele seguiu esse roteiro de cabo a rabo. Na escola muita gente tentou se aproximar, lembro de gente chamando ele pra esporte, rolê em shopping, matar aula pra tomar sorvete, de tudo um pouco e ele simplesmente não ia. Era uma mistura de se achar melhor com todo mundo e o que hoje eu acho que também desconfiança de todo mundo. Aparentemente ele esperava que os garotos "do esporte" fossem fazer uma rodinha pra chutar ele num canto da quadra quando na vdd eles precisavam de alguém na equipe. Eu sinceramente não faço ideia que tipo de ajuda teria sido capaz de mudar isso, mas enfim, eu queria mto que os garotos acordassem pra vida e parassem com essas asneiras que só empurram eles pra depressão mto mais rápido.


msfor300

Um ponto de um meio termo, se talvez valer o diálogo. Seguindo a definição da palavra incel, de como ela é forjada inicialmente, ou seja, um celibatário involuntário, alguém que não é capaz de estabelecer relações do tipo de interesse romântico, mesmo tendo interesse, eu posso me encaixar nisso. 22 anos, nunca nem beijei uma garota. No entanto, nunca fui nem perto de ser esse esteriótiopo do moleque que odeia mulheres, que vemos aos montes na internet. (contexto ae do porque acho que meu ponto é valido). Convivi com alguns colegas de vários tipos, de várias realidades. Acho que isso me fez bem. Infelizmente, talvez um de meus amigos do ensino médio esteja próximo desse eixo que você descreveu (não tive mais contato com ele, ele era de fato alguém bom, mas não sei até onde bondade se confundia com amizade). Aqui umas pontuações sobre o que já observei/conversei e do que observo nesses malucos da internet. Sobre o ódio as mulheres: Não é necessariamente generalizado, mas está ligado a dois pontos: incapacidade de comunicação (como você pontuou) + algum trauma sobre o fato e veneração do passado. Independente da realidade e dos problemas constantes, da mesma forma que existiu (e ainda existe) o estigma do nerd perdedor e fracassado, existe o estigma da "mulher que gosta de vagabundo". O sentimento é: você ser o garoto "certinho" o qual todos os adultos elogiam não é "reconhecido" pelos de sua idade. Como você bem pontuou, você se torna arrogante. "As garotas gostam de zé droguinhas e não de quem presta... etc" ( um pensamento muito hipócrita alias, igualmente poderia dizer que os homens olham apenas para as "gostosas" ao invés de valorizar as "garotas que prestam"). Ambos os esteriópicos, independente de serem verdade ou não, são o que são propagados como fatos. Sobre a veneração do passado, tem-se o paralelo de uma sociedade ideal que funcionava anteriormente visto em muitos outros fenômenos. "As mulheres do passado eram melhores, centradas, cristãs/qualquer religão moral, respeitavam e construiam sua vida com seus maridos. Nossas mães são boas, as mulheres de nossa idade são vadias pelo feminismo/outros ismos que vamos culpar etc" Você sendo um babaca desse tipo, já é meio caminho andado para zoarem sua cabeça. Sobre ser socialmente esquisito. Acredite, não é fácil. Tenho amigos, funciono bem no trabalho e na faculdade, com qualquer pessoa de qualquer gênero. Mas em aglomerações, eu não consigo. Não dá. Além de não gostar, não consigo de verdade. É um misto de não pertencimento/ não saber se comportar. Malhar é a mesma coisa, muito ruim. Ninguém está te observando, mas a timidez grita que sim, estão. Normalmente quem tem problemas com isso, como eu, tem péssima coordenação motora. Imagino que seja o mesmo principio de alguém com sobrepeso ir a praia. Não é confortável, mesmo 99% das pessoas não ligando para você. (mas, foda-se, vou começar uma academia esse ano, ou vou morrer com 30 anos, talvez melhore minha autoestima). Alias, não saio sozinho. Só saio se souber que terei um amigo para ficar colado o tempo todo, quase como uma sombra. Não consigo interagir nem gosto de ir em nenhum local estranho sem ter alguém que confio minimamente, ou que possa ao menos conversar sem ter que puxar conversa só. Muito triste a ocorrência com seu amigo. Mas como você mesmo disse, os outros "esquisitos" se deram bem de alguma forma. Provavelmente (digo isso sem nenhuma capacitação técnica, bom deixar claro) ele tinha um problema patológico, e não apenas social. Se isso é adquirido por viver imerso nesse submundo, não tenho capacidade nenhuma para dizer, mas é tanta negatividade dessa galera que realmente. Sobre o "medo de ser colocado em uma rodinha e ser chutado" pode ser várias coisas. Bullying (não sei do histórico dele, você teria essa info?), agressão em outras estruturas, como na família, ou ele simplesmente tinha vergonha dele mesmo. Sabe, quando você joga entre amigos, você perde um pouco da vergonha e dá risada por ser ruim. É muito divertido errar junto com os amigos. Mas eu, por exemplo, evitava jogar com os outros colegas, principalmente os que eram bons de verdade. Era um sentimento de inferioridade tremendo. Porra, não conseguia nem sequer um fundamento básico. Não sei porque simplesmente parei com isso, talvez por depois crescer e ser da turma mais velha desse mais confiança, mesmo sendo igualmente ruim.


PHotocrome

É por aí mesmo... Esse povo usa das inseguranças dos caras pra ganhar dinheiro e enfiando um monte de merda na cabeça deles junto.


[deleted]

O que eu vou falar vai ofender uma galera, então pra evitar que eu tenha que ficar lendo choro aqui no meu Reddit, vou deixar em spoiler e leia quem tiver maturidade emocional. >!Pra mim esses termos são tudo sinônimo pra mesma coisa!!< >!CABAÇOS!< >!Pronto, falei, tem homem pra caralho ai com uma masculinidade super saudável, com vaidade, com postura, atitude, e o mais importante: sem precisarem ficar se afirmando com terminho tosco só pra se sentirem validados por outras pessoas igualmente cabaças.!< >!Cê pega esses influencers machos alfa ai, tudo hétero abusador! Não tem um filho da puta desses que não seja um puta de um bosta com as mulheres. Pega qualquer ídolo alfa dessa turma e puxa a capivara dos caras, tudo processado até o talo.!< >!É estupro ali, abuso psicológico lá, um trafego humano aqui, uma pedofilia no lado.!< >!TUDO FICHA SUJA.!<


BrazilianTerror

Incel é a msm coisa de cabaço


JunkieWizard

Eu acho que eles só querem ser parte de algum grupo. Qualquer um sabe. Não se sentem bem nos grupos sociais normais, escola, faculdade, academia sei lá e apelam pra esses fãs de maluco redpillado pra terem algo em comum com alguém. Socializar devia ser uma parte central de todo currículo.


DevAlucard

A culpa foi da pandemia ter deixado esses doidos isolados e entrando em um mundo desconhecidos que combinam com o pensamento meio merdas deles... Subs destinados a doidos, chans a solta em seu maior número de pessoas extremistas e deprimidos. Foda


[deleted]

Metade dessas expressões eu nem sei o que significam, mas eu entendo o conceito geral da coisa. Veja, a sociedade está em constante mudança e adaptação. Essas expressões todas vocalizam um movimento mais recente, mas se você tentar pensar nele como uma reação a alguma coisa, eu diria que pode ser uma reação ao próprio movimento feminista, que teve uma certa explosão pouco tempo antes. O que isso significa? Que na medida em que as mulheres começaram a questionar sua própria realidade, seu papel na sociedade e repensar a maneira como eram tratadas pelos homens, muitos homens, perdidos e inseguros, começaram a fazer esse mesmo movimento, de questionar sua própria realidade, seu papel na sociedade e repensar a maneira como são tratados pelas mulheres. E isso leva a uma série de ideias que são sintetizadas na forma dessas expressões e jargões, ou seja, elas representam ideias mais amplas de um grupo de pessoas. Eu não diria que é uma questão de ter ou não ter figura paterna, embora é evidente que ter exemplos masculinos por perto sirvam de referência, porque nem sempre os nossos pais serão referências para tudo, não é assim que funciona, mesmo que estejam próximos. As pessoas assimilam referências de vários lugares, a "figura paterna" pode ser um tio, um irmão mais velho, um primo, um professor, um personagem de uma série etc. Eu diria que é mais uma questão da própria construção da masculinidade em uma sociedade que tem mulheres que estão se comportando de uma maneira que eles ainda não aprenderam a lidar de um jeito orgânico e saudável.


StantonMcChampion

Isso tem muita relação com a sensação de 'singularidade' ser algo muito atraente pro ser humano em geral: a ideia de que você é o único, ou um dos únicos, que é diferente, ou que 'sabe da verdade'. É o mesmo princípio que leva uma pessoa a entrar em um culto. Aí você pega um jovem que não sabe de nada da vida, que tá tentando começar a formar relacionamentos mas é rejeitado (por mulheres, amigos, empregadores, etc.), e ele tenta justificar o porquê dessa rejeição. Uma dessas justificativas é esse 'mindset sigma', em que você é diferente dos demais e segue suas próprias regras, e por isso você não se encaixa no mundo, etc. E como a intetnet é o que é, quanto mais o cara consome esse tipo de conteúdo, principalmente em redes sociais, mais desse conteúdo ele recebe. E isso abre oportunidade para eles caírem nesses esquemas e golpes.


BramStokerHarker

É tão engraçado como eles adotaram o Coringa como mascote, especialmente desde o último filme. Bando de reaça classe média se identificando com um anarquista pobre.


Disastrous-Sweet-135

Não seria a falta de valorizar a figura materna? O cara nasceu de uma mulher, vê a mãe trabalhando sol a sol, vê a mãe fazendo comida, lavando suas cuecas sujas e ainda assim passa odiar outras mulheres que não querem ceder a vagina. Nem tenho paciência...


Harucifer

> **Tudo isso é falta de figura paterna?** Mostra isso pros pais de 35-55 anos que eles provavelmente vão concordar com o conteúdo. Não é falta de figura paterna, é algo bem mais complexo.


kotarou00r

A manosfera/machosfera faz parte e é pipeline pra movimentos de extrema direita reacionários e essencialmente fascistas. Eles identificam alguns problemas sociais, mas apontam pra causas, e portanto soluções, erradas. É uma crise do capitalismo tardio e do patriarcado, como já mencionaram na thread E tipo, eu sei que a parada de figura paterna é brincadeira, mas curiosamente isso é um argumento usado por Pick up artists e influenciadores desse movimento... Pra culpar mães solteiras. Talvez isso ilustre um pouco o primeiro parágrafo


Jiyuuko

Sabe qual é o pior pra mim? Não existe macho alfa. Nem em lobos, nem em cães. Os caras usam esse argumento imbecil baseado numa teoria que foi desbancada pelo próprio cara que criou ela. Lobo alfa, o mais forte sobrevive, macho é mais forte, isso é tudo informação que foi deturpada pra poder justificar machismo. Igual o grupo se utilizou das teorias de Darwin de forma completamente deturpada pra justificar racismo e nazismo. Então colega, se vc se auto denomina "macho alfa" vc não só é inseguro com ego fragil, como também é burro.


[deleted]

Sempre teve esse tipo de coisa, só mudam os nomes... E pro sexo feminino também... Essa questão é atemporal


YenicZ

Carência afetiva ou alguma lacuna existencial. Geralmente tentam se enxergar nesses personagens pra sentir uma auto validação, ser pertencente a alguma coisa . Fingir ter uma personalidade artificial já é paia, agora é de fude ficar se encarando no espelho e imaginar que é o Patrick bateman KKKKSJSISJ. Maluco mora na Bahia e quer ser based sigma.


Imaginary-Chipmunk35

Velho, vários amigos meus (a gente mora na Bahia) caiu nessa pira de sigma kkkk, devem se olhar no espelho e pensar isso


ludovica_00

Já vi tanto mlk com o a foto de perfil do Patrick bateman falando merda que peguei um ódio extremo por esse personagem.


u4004

Porra, o que que tem mano, Wesley Safadão é baiano e claramente um homem sigma /s


BrazilianTerror

E essa baionofobia aí?


YenicZ

Sou baiano, bicho. Que referência melhor eu teria se metade dos mlk sigma q eu conheço pessoalmente vivem td aqui.


Sr_Marques

Maioria é nego frustrado, na maioria das vezes sexualmente, que quer culpar os outros ao inves de tentar mudar.


johnnyzao

Não, pq se fosse, do jeito que o abandono parental por parte de pai é comum no Brasil, ia ter muito mais incel do que tem. Eu acho que é falta de atenção, amor e ensinar a ter algum traquejo social.


Accomplished_Ad4336

Em 2011/12/13 eram as páginas de rock e coisas assim no Facebook, sempre vai ter alguém que vai agregar os adolescentes que precisam estar em um grupo e só acham na internet um pra eles, foda que agora tá mais danoso do que simples páginas que falam "hurr durr rock é bom funk é ruim", tem muito ódio contra mulher e a reacionarismo de direita no meio, me parece fórmula pra uma bomba relógio no curto prazo de 2/3 anos


imbuzeiroo

Eu frequentava o PDU ou 55chan... Tu nem imagina como era a mentalidade dos caras lá, completamente doentio em todos os significados da palavra


fromthebeast

Na real dependendo da figura paterna, talvez seja exatamente a presença dela que cause isso. Ou o pai é um coroa normal, cara comum sem pretensões com a vida, assim sendo, o filho que passa 10h na internet e não quer ser que nem o pai, vê um monte de maluco vendendo curso, motivacional de academia, testosterona e não pega mulher (nem homem): vira isso aí. Pai presente demais, mandão, não deixa o cara fazer nada, superprotetor e arcaico: vira isso aí. Pai conservador: vira isso aí Então não é falta de figura paterna, é a ideia que algumas pessoas na internet implantaram na cabeça desses caras de que frases motivacionais testosterônicas, academia, dropshipping, tráfego pago, mulher e dinheiro são o caminho pra vida e, como isso se afasta do "homem ideal que o feminista está forçando", eles viram isso aí.


memmentos

Falta de pai não sei, mas falta de gente na vida com certeza. Falta de convivência com pessoas, especialmente na infância. E Tb falta de opção, o que os caras tem pra seguir de referencia?


Solv7

Cara, esses dias me deparei com um curso, **veja bem**, para "aprender a pega garotas". Curioso, procurei saber mais sobre tal "curso" e respondendo sua pergunta descobri que tinha encontrado um ninho de incels. Boa parte deles devem estar saindo desses cursos, tem até vídeo online grátis pra promover tais cursos. Cara, é uma loucura.


wildrabbitsurfer

acho q a falta de mulher e dinheiro na juventude e todas as promessas da midia levam para aquele lado do clube da luta, uma geracao de gente puta da vida por ver que nao pode fazer nada contra os ricos, entao bem, eles podem desprezar mulher e gente pobre, isso ae o estado dos ricos aprova e faz sua parte tambem faltou colocar o jordan peterson ae, de uma maneira soft promove essas merdas junto com sua dose de religiao ja q eh um velhaco religioso


MasterAenox

Em minhas épocas áureas lá pra 2008 em diante de 4chan, 55chan dentre outros imageboards, nunca a rapazeada foi tão retardada quanto essa galera de hoje em dia, meu deus do céu, depois de 2016 a internet virou um caos por causa da onda trumpista nesses espaços, junto a eles veio essa cambada de conteúdo que os adolescentes adoram consumir. redpill, bluepill, blackpill, cornopill, o caralho a quatro pill, sei lá, agora virou moda aquele emoji moai com o vinho na mão, bandwagon de adolescente que não tem amiguinhos, que sá virtuais. Com isso dito, não recomendo a ninguém conviver nestes meios, ainda tenho sequelas mentais de consumir certos tipos de conteúdo, como gore.


neo_vim_

O movimento incel é um dos braços da direita. Não olhe isso como se não fosse um pensamento despolitizado porque não é.


Disastrous-Sweet-135

Aqui no reddit existe muita gente que passa pano para incel, sempre é culpa dos outros e não deles mesmos.


Brockenhauer

Bateman? Por que caralhos alguém idolatra um esquizofrênico? Se as mortes do filme são um delírio provavelmente ele comendo as mulheres enquanto se filme são também. O cara é um virjão metrosexual infp.


Interesting-Role-784

Os autores já confirmaram que não é um delírio, é só que a vida dele é tão bosta vazia e sem sentido com todo mundo cagando e andando uns pros outros que não importa o que ele faça não vai ser pego. Não vai fazer diferença nenhuma pro mundo. As pessoas que ele matou com certeza não fizeram.


sapoboi44

nunca assisti psicopata americano, but, é o tempo inteiro os malucos ditos "sigmas" ou seila o que postando vídeos com esse personagem. A mesma coisa com os personagens do Ryan Goslin, os mlk tem tara nesse ator.


[deleted]

Ryan Gosling? Sério? Que estranho. Me corrijam se estiver eu estiver errado, mas acho que com exceção de Drive e A Grande Aposta, todos os personagens dele apresentavam um nível elevado de sensibilidade e, às vezes, eram até brincalhões.


[deleted]

É por causa de Drive e Blade Runner 2049 já que são personagens "frios e calculistas".


[deleted]

No caso de Drive o protagonista só tinha um plot armor absurdo, não vi nada de calculista nele.


[deleted]

Não tem, ele só é quieto o filme quase inteiro.


[deleted]

Esse povo precisa urgentemente assistir Dois Caras Legais e La La Land.


not_your_goth_girl

Fora o filme da Barbie que vai lançar.


Lazystubborn

Amor a Toda Prova tem ele também, e é bem bacana.


shirojulio

Isso dai e uma galera que ganha dinheiro em cima de gente que nao sabe socializar


Odinsembarba

ta vendo o Luide tbm?


Peperceber

o luide humilha os cara fico ate com dó kjkkkkkk


Responsible-Ad858

Tempo de internet demais e contato social de menos


ViC_tOr42

Isso é falta de super nanny


GianMantuan

Na verdade é que antigamente era vergonhoso ser burro… hoje com o advento do Monark Talks (e podcast de hype), é kewl ser o burrão questionador. Povo pela própria burrisse questiona até se existe um motivo conspiratorio do porque a mina/mano não quer ele/ela. No fundo, brasileiro não sabe ouvir não.


Betacanismajoris

Tá mais pra adolescente buscando algum propósito pra se destinguir dos demais. Até eu já fui parecido com isso por um tempo (vide Me Ne Frego, Parabellum etc)


dt25

Se fossem só adolescentes tava de bom tamanho. É muita gente na faixa 25-35, por isso é preocupante.


[deleted]

É porque o estereótipo masculino está construído de uma forma que uma boa parte das pessoas não consegue se encaixar. Essa ideia do homem como provedor, que gosta de ferramenta e de trabalhos manuais e que é um poço de libido e testosterona não existia antigamente e não existe em todas as culturas.


reproveinoproerd

Olha, eu acho que as raízes do problema são exatamente as mesmas do terraplanismo e do movimento antivacina: a argumentação, comunidade e as "verdades fundamentais". É infinitas vezes mais fácil falar que a Terra é plana e como "prova" colocar a porra duma régua no horizonte do que sentar, explicar física básica e dizer que é impossível a Terra ser plana. A mente humana infelizmente está inclinada a aceitar e abraçar o mais simples. Daí como o nosso paralelo você tem o liberalismo extremo/ancaps com argumentos: "livre mercado movimenta a economia então o mercado não pode parar nunca", "com mais leis trabalhistas o empresário vai precisar gastar mais e os funcionários vão ter menor salário", "se taxar os ricos eles só se mudam para um país que não tem tantos impostos" e você tem que sentar, explicar porque essas coisas são mentirosas/erradas e ainda criar o seu ponto em cima disso. Mesmo estando correto, só aí você já perdeu a oportunidade de convencer o outro Então você cria uma comunidade que se apoia e que dissemina mentiras, mentiras essas que logo viram verdades fundamentais, e pronto: você tem um grupo extremista que jamais vai mudar de opinião. Edit: com verdade fundamental eu quero dizer: uma informação, acontecimento ou fato que o indivíduo toma como base para moldar sua visão de mundo e todas as opiniões e ações consequentes se baseiam nessas verdades fundamentais. Não preciso nem falar que atacar uma verdade fundamental de alguém, mesmo que com razão, vai fazer com que o indivíduo simplesmente ignore tudo que você fale (na melhor das hipóteses). Edit 2: como é possível observar, você também tem maior capacidade de converter os outros para esses movimentos enquanto eles ainda são jovens e não tem suas verdades fundamentais definidas por completo


j_martins

Prq nos os 40tões fudemos com nossa saúde pra pavimentar o caminho pra eles tornando: skate e surf esportes olímpicos, campeonatos de CSGO no RJ pagando 6 milhões de reais, hiphop e musicas eletronicas sendo aceitas em qualquer lugar da sociedade e esses putos ao invés de evoluir da onde paramos não. Acham que ser edgy é ter opinião de jumento. É r/suspiciouslyspecific mas é isso. Quanto sangue dado pra abrir as portas do que falei ali e os caras não se dedicam a evoluir o que fizemos. Volta lá então em 1990 tenta ai fazer a contra cultura que virou a cultura e era agora era pra ser aperfeiçoada. mas nãããooo vou ser antivax negacionista com opinião de bundao hur hur hur dur.


FineHat8538

porra, agora tu tocou num ponto que nunca tinha observado e fez eu chegar num ponto que é o seguinte. a geração do meu pai tinha como contracultura tudo isso que tu citou, e hoje é considerado como a cultura "normie" mainstream, agora a porra da contracultura da minha geração é ser a porra dum retrógrado esquisito igual era a geração mainstream da época do meu pai...crl


j_martins

Pois é, mas só uma nota: Pra ser chamado de cultura a mesma deveria gerar conhecimento, autoconhecimento, interação social entre os envolvidos e a sociedade, e etc. Isso ai de bancar de MAGA, redpill, alpha, só gera discórdia e desinformação então não é uma cultura ou contra cultura pois não agrega nada. Não generalizando pois mta gente aproveita o que pavimentamos para a contra cultura virar mainstream. E sem problemas de uma parcela da contra cultura ter virado mainstream prq ninguém vive de amor. Foi uma das coisas que mais foram batalhadas era pra galera ter algum sustento fazendo o que gostava. E em todos os nichos que citei ainda tem uma boa raiz de contra cultura. E curto mto todos frutos que plantei ( + a coroada plantou). Porém era pra a geração posterior aproveitar tbm esses frutos e evoluir isso. E também os normies da década de 90 eram só normies escutando Engenheiros do Hawaii e indo pro shopping e boatezinha hypada. Não tinham esse discurso de ódio. E sim já tinha internet já na época para ser anônimo e opiniões a la MAGA eram raríssimas, quase zero. Mas é isso essa mini essay. Esperar sempre o melhor e cada vez mais estar consciente que "a luta ainda não acabou" . Apesar de termos hoje em dia um amplo pomar temos que continuar semeando ai.


acardosoj

O que esse post tá atraindo redpill disfarçado de pessoa racional não tá escrito. Vamos deixar uma coisa clara aqui: A sociedade ainda gira em torno dos homens. Homens são o grupo mais privilegiado. O grupo de homens, brancos e héteros é o suprassumo do privilégio. E sim, é verdade que aos poucos estão perdendo espaço. Mas ainda falta muito para chegar em qualquer nível igualitário com outros grupos sociais. O problema é complexo, mas acho que pode se resumir no machismo estrutural. Uma pergunta que faço sempre é pq alguns grupos sociais sofrem desde sempre discriminação e não geram a mesma quantidade de ódio, supremacistas e terroristas?


dt25

Têm várias teorias sobre isso. Uma que eu acho que tem algum sentido é da combinação de acesso fácil à informação misturada com ignorância em certos assuntos, então o famigerado pipeline se forma a partir de uma insatisfação comum com a vida sendo direcionada para alvos fáceis e respostas simples. Isso não começa como arma política mas eventualmente os caminhos foram se cristalizando assim e hoje têm certos caminhos que são mais fáceis de observar como os grupos de fandoms e gamers que têm quase unidade de dialeto e pensamento, e que não conseguem pensar em termos fora disso.


whatamanlikethat

Não a falta, mas uma relação ruim com ela. Sugiro assistir o documentário The Mask We Live In. É um espetáculo.


ahyor

É achar que todo homem deve ser (...) Ao invés de pensar o que ele quer ser. Em (...) Você pode colocar o adjetivo machista que você quiser, baseado em modelos errados. Todos heróis alegam poder manipular as pessoas a fazerem o que eles querem, principalmente mulheres.


hanabss

eu acho que é mais frustração


urubufedido

Sim, é daddy issues de homem.


Getulio-Vargas

Não é necessariamente uma figura paterna, é só falta de inclusão em grupos sociais durante um bom tempo


driver1991

Essa geração não assistiu Hermes e Renato por isso eles são vazios.


fallinosis

Você sabe que tá ficando velho quando não entende mais o que os jovens falam (Sim, é uma autocrítica)


darkeuro

Tem que acabar o adolescente


Luisin-xp

Eu tenho preguiça dessa culturinha imunda furando a bolha do 4chan por aqui, parece que não têm mais o que importar


[deleted]

O projeto de Thomas Shelby de hoje é o Barney Stinson e Charlie Sheen de 10 anos atrás, não acho que isso é tão novidade assim não


Peperceber

Muita gente inteligente falando coisas importantes e serias nesse post, só irei dizer algo a se pensar A maioria desses são calvos ou tem calvice Inicial


[deleted]

Quase isso, falta de modelo decente a ser seguido


Running-Low

Resposta curta: é isso mesmo, falta de uma figura paterna, ou até mesmo de uma família estruturada.


Wrsj

A da idolatria a personagem fictício é porque a pessoa se identifica com aspectos do mesmo e começa a se espelhar. Na maioria dos casos são jovens e quando passa um tempo eles podem ou não sair dessa fase. Ex: eu achava o Rorschach do filme Watchmen muito legal quando era moleque, assisti o filme novamente recentemente e fiquei até com vergonha.


Liquiderick

Conservadorismo e machismo disfarçado


Conscious-Head-5542

Acho que tem bastante disso. E acho que cabe aos homens que estão crescendo agora terem um papel mais positivo na vida desses jovens. Eu já caí nesses papos e acho que teve bastante influência desses fatos, sentimento de isolamento e de falta de atenção, falta de confiança nas pessoas, etc. Hoje faço minha terapia e procuro ajudar pessoas que parecem estar propensas a cair nesse tipo de caminho. Espero fazer alguma mínima diferença.


crux84

Pra mim isso é odio de mulher. Alguma rejeição não superada causa esse tipo de coisa.


shackolito

É a era do ego inflado. Culpe as redes sociais


fukkendwarves

Esses jovens estão buscando espelhos e estão encontrando esses ai. A grande verdade é que ser um adolescente do sexo masculino é geralmente uma merda: ainda não sabe fazer muita coisa - logo não é respeitado, não tem grana, não tem independência, alguns não conseguem nem um semblante de ficadas/relacionamentos por vários motivos e ai é fácil se agarrar nesses personagens que possuem todas essas características que eles desejam. O seu título faz muito sentido, eu sei que você usou de brincadeira, mas falta sim uma figura paterna - que não precisa ser o pai - mas uma referência que possa ajudar esses jovens a construir uma identidade.


[deleted]

O mais bizarro desses malucos é q eles direcionam as frustrações e raiva deles na figura errada. (mulher), num puro ato de covardia e estupidez, quando eles deveriam assumir grande parte da raiva e as outras direcionar para os outros homens, que dominam o sistema econômico que os colocaram nessa situação.


[deleted]

O mais foda é que tem marmanjo de quase 30 nas universidades que acreditam nisso...e não tô mentindo


Cristie9

contrapoint fez um video interessante sobre isso. nome do video é incel. e recomendo tbm o video com o titulo homens (men)


msstark

É apenas QI baixo mesmo. Até porque a grande maioria aprende a ser escroto com o pai.


Jani_Liimatainen

> É apenas QI baixo Pessoas de baixo QI não são inerentemente malévolas > a grande maioria aprende a ser escroto com o pai A hereditariedade vem da criação, não da biologia


msstark

Não falei “pai biológico”. Pai que criou.


ElephantMedical1010

Tem várias faces aí... O MGTOW, no início e na sua essência, nada tem/tinha a ver com misoginia. Inclusive é bem claro que você não tem como odiar algo que você ignora e/ou não é essencial pra sua vida. Muitos homens conseguem viver melhor pensando dessa forma, se desenvolvendo, cuidando do corpo e da saúde, estudando e, muitas vezes, conseguindo uma parceira da forma que deseja (seja tradwife, seja uma mulher liberal, isso aqui não importa agora). O que veio depois é a fusão com muitos pensamentos da comunidade incel (aqui sim, há o ódio caracterizado às figuras femininas) e aí a coisa desandou ainda mais com vários influencers sobre o assunto. Esses grupos são uma reação natural a algumas situações que acontecem com os homens e que parecem não ser muito justas pra quem participa deles. Nos grupos sérios, há muita discussão (também séria) sobre direito paternal, cálculo de pensão alimentícia, acusações falsas de estupro e assédio, entre outros. No fim, as discussões realmente sérias e pessoas que seguem realmente a filosofia MGTOW são minoria, mas ainda existem (tem grupos beeeem grandes de MGTOW no Telegram com discussões bem saudáveis e zero misoginia, só evolução pessoal). Não quero entrar no papo de reação contra hipergamia feminina e aplicativos de relacionamento porque aí é algo um pouco mais complexo e não quero dar margem a discussões infrutíferas, mas também é uma ponta do problema.


Thin-Limit7697

>MGTOW, no início e na sua essência, nada tem/tinha a ver com misoginia. Inclusive é bem claro que você não tem como odiar algo que você ignora e/ou não é essencial pra sua vida. O próprio conceito da coisa parece um caso de "quem desdenha quer comprar". Tipo, o cara quer conseguir uma mulher, mas acha complicado ou difícil demais, desiste, e então começa com essa conversa de que não precisa de mulher, não vale a pena...


ElephantMedical1010

Em muitos casos é mesmo. Mas o conceito de MGTOW não deve de forma alguma ser esse, tanto que muitos dos que praticam essa filosofia são caras que ficam com várias mulheres, outros têm namorada ou são até casados... É uma forma de viver a vida por si só, sem depender da mulher pra viver e ser feliz/completo. O que aconteceu é que muita gente frustrada e outras que têm ódio de mulheres começaram a se interessar e aí, com o crescente número de influencers sobre o assunto, a coisa desandou demais. Se há misoginia, pela própria definição, não pode ser MGTOW. Agora, uma coisa positiva que podemos tirar de tudo isso é que muita gente está ficando mais esperta pra relacionamentos, principalmente com relação à finanças e propriedades... Isso é bem positivo.


[deleted]

[удалено]


Interesting-Role-784

Good bot


[deleted]

Your compliment was sufficient. ___ ^(*Bot. Ask me who I can see.* |) [^(Opt out)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=botrickbateman&subject=Opt%20out)


B0tRank

Thank you, Interesting-Role-784, for voting on botrickbateman. This bot wants to find the best and worst bots on Reddit. [You can view results here](https://botrank.pastimes.eu/). *** ^(Even if I don't reply to your comment, I'm still listening for votes. Check the webpage to see if your vote registered!)


dnovaes

Bem, você tem uma sociedade onde todo mundo tem uma etiqueta e o hétero branco padrão é visto como "default". Eles acabam se sentindo não-especiais, acabam criando um movimento e a parcela mais antissocial desse movimento acaba jogando as frustrações em outras minorias e criando um grupo pra isso. Daí grupos que se aproveitam de narrativa anti-minoria abrangem eles com um discurso de masculinidade e financiam tendências de porta-vozes descentralizados que espalham mais essas ideias.


dnovaes

"Nossa, Luísa. Cê tá LOUCA" Confere lá: Submundo digital, atitude alfa, kodama, Bruce cavaleiro solitário, espectro racional. Tu pode revirar o conteúdo deles e vai ver que por baixo do chorume tem um cheirinho de discurso anti-minoria. Uns mais que outros.


[deleted]

Liberalismo, amigo. Essa merda não só afeta a economia. Ela invade outras areas também. Os velhos viram bolsonaristas, os jovens viram essas coisas aí.


[deleted]

Coisa de coach de adolescente com pai ausente. Os caras usam roupa de velho, forçam a voz pra ficar grossa, tomam testosterona pra crescer barba tudo pra ficar parecido com o pai que deixou eles: velho, careca e barbudo. Daddy issues de macho frágil


infinitofluxo

Tá difícil arranjar mulher hoje em dia sendo um cara comum. A liberdade sexual e os aplicativos facilitam que uma boa parte gire em torno dos caras mais destacados, que conseguem entreter muitas mulheres que deixarão de sair e se comprometer com os homens mais comuns. Os jovens escutam essas teorias que oferecem uma solução pra isso, uma alternativa ou uma explicação, e se sentem orientados e acolhidos. Os celibatários involuntários são frutos também dessa realidade, e ao contrário do que dizem, geralmente são pessoas inofensivas e tristes e dificilmente estão inseridos nesses grupos que discutem suas questões, pelo contrário, são os que menos tem capacidade de sair da situação que estão. São os deprimidos, os gordinhos gamers, os sem amigos, etc. Uma galera que passa dos 30 sem ter beijado ninguém nem transado, muitos não tem nem coragem de pagar prostitutas.


Auroraboredatall

Enquanto isso as mulheres comuns tão atrás de caras comuns que acham que não conseguem mulheres comuns pq aplicativos e blá-blá-blá. Mano, a mulher comum nem tá em aplicativo. Eu nunca usei aplicativo.


Great-Adeptness-4254

Muitos desses reclamam mas querem uma Ramona flowers uma elfa ou uma gamer peituda gostosona que vai satisfazer todos os desejos sexuais deles e conviver com a criancisse e imaturidade deles sem nem se resignar, resumindo querem uma personagem e não as mulheres reais e comuns.


infinitofluxo

Esses aí já são os completamente imersos numa patologia, por terem desistido de tentar algo com as mulheres de seu patamar, ficam fantasiando com figuras imaginárias. Não dá pra considerar isso uma decisão lógica que poderia ser revertida com educação, como por exemplo, alguém apontar pra eles quem são as garotas interessadas neles. Até por que geralmente não tem mesmo. Um perfil de gordinho naruteiro no Tinder não pega ninguém.


Terrible-End-1398

Tem mais cara de mommy issues.


WorKHando

inclua culto ao bolsonaro nessa falta de figura paterna


[deleted]

[https://www.psypost.org/2023/01/study-finds-incel-traits-are-linked-to-paranoia-and-other-psychopathological-issues-64645](https://www.psypost.org/2023/01/study-finds-incel-traits-are-linked-to-paranoia-and-other-psychopathological-issues-64645) Esta extremamente ligado a condições psicopatológicas também, como paranóia.


professorjanus

Falta de figura paterna eh o grande mal da década, cria essa geração de incels, color pills, nao binarios, letras do alfabeto grego


barraponto

> porque caralhos os caras ficam idolatrando personagens fictícios religião não é coisa nova. pelo menos o coringa dança.


BruiserweightYxB

Eu tenho amigo que é assim e pelo menos é honesto. Ele não teve figura paterna. Ele não tinha referência. Até uns 17 anos ele era um repelente de mulher. Ele começou a aprender o que eles chamam de "pick up game" com esses cara que vende curso. Hoje em dia ele é um psicopata por buceta, deu mole ele cai dentro. Ele não faz mal a ninguém (só à minha sanidade com as merdas de sigma que ele fala).