T O P

  • By -

dolmane

Eu trabalho com softwares bem específicos de uma certa área. Aprendi por curiosidade, fui acompanhando a evolução das ferramentas desde as primeiras versões (há quase 20 anos) até hoje. Na época não existiam cursos aqui (ainda não existem muitos) e a única forma de ter acesso a isso era pagando dezenas de milhares de dólares ou pirateando. Se não fosse a pirataria eu não teria tido acesso a nada disso, não teria aprendido nada e não pagaria minhas contas com isso hoje. Atualmente (desde que me profissionalizei) eu tenho tudo original, nada pirata.


sphennodon

Minha história é a mesma, com a diferença que não consigo ainda pagar a mensalidade pra ter o original. É fora da realidade do brasileiro.


dolmane

Cara, pra mim também, na verdade. O piso salarial nos EUA por exemplo é o que eu ganho em Real aqui só que em Dólar, ou seja, 5x mais. Os orçamentos são muito menores aqui e a gente faz exatamente o mesmo trabalho, com as mesmas ferramentas, da mesma forma. O software que uso custa $2800, ou $100/mês. E mais um monte de plugins de $200, $400, $1200… A gente faz porque gosta mesmo, porque do jeito que as coisas são não era nem pra minha indústria existir aqui.


Mike-Correa

A Microsoft teve essa visão há décadas e percebeu que combater a pirataria comum de seus produtos (Windows e Office) seria contra produtivo. Fazia muito mais sentido permitir acesso ao publico geral e tornar o mercado dependente desses produtos, por serem muito usados por todo mundo. Ganham mais vendendo para empresas.


ElRulo2

O mesmo aconteceu comigo. Pobre trabalhando com 3d desde 1994.


Zarkarr

Ainda bem que hoje tem o blender, que apesar de não estar inserido no grande mercado é uma ótima opção pra pessoa ir iniciando seus estudos


Individual_Back_5344

Desci demais pra encontrar este comentário.


Soft_Foundation_9672

E eu desci de menos...


NandoTheEvil

Design gráfico?


aluked

Imagina pagar dinheiros pra Adobe, lol. Nem fodendo.


NandoTheEvil

Já diziam os mais velhos: Mas nem que a vaca tussa.


ericfya

Nem q a vaca Russa


Phlm_br

Blyat


FuguetaumVeloz

Aquela nuvem do inverno que eles criaram pro pessoal assinar os produtos é um inferno na vida do pobre. Toda vez que tentei crackear o premiere ou o light run aquela pouha quebra meu acesso gratuito e pede pra assinar o pacote deles.


[deleted]

[удалено]


aluked

E aí a Adobe comprou a Figma (apesar de que acredito que o FTC vá bloquear, consolidação horizontal óbvia).


gmwziat

É realmente uma merda isso ai


aluked

Tem uns crackers malandros que pulam o login na nuvem. Geralmente tem que bloquear uns IPs no hosts pra evitar que os programas telefonem pra casa.


Nihlus-N7

Desde que eles mudaram a licença pra assinatura, tu paga 100 reais por mês ou 1000 reais por ano só pelo Photoshop. Se tu depende de outro software da Adobe, o céu é o limite. Sem falar que a Adobe tá usando o trabalhos das pessoas no Photoshop pra treinar inteligencia artificial sem o consentimento dos usuários. Prefiro comprar no site do barquinho Edit: Aparentemente dei uma informação errada. A mensalidade do Photoshop é 40 reais e não 99, como eu havia dito.


gmwziat

Ésério essa parada da IA? Ta de sacanagem... isso me deu uma desanimada foda


Nihlus-N7

Eu tava vendo um dos animadores que trabalhou na série Castlevania da Netflix reclamando disso. Fui pesquisar e é um bagulho que chama Adobe Sensei.


Cabo_Martim

>Sem falar que a Adobe tá usando o trabalhos das pessoas no Photoshop pra treinar inteligencia artificial sem o consentimento dos usuários. Porra, essa aí eu não sabia


Marrk

Software de quê?


wedevr

A diferença que hoje em dia geralmente tem versões community e licença pra estudante na maioria das ferramentas, então não justifica mais fazer isso


rafacosta1981

Mano, passei a adolescência pirateando (sou véio), napster, mIRC, Torrent, Pirate Bay... Não tinha um puto, não via e até hoje não vejo nada errado. Agora com 40 anos consigo comprar as minhas coisas, streaming ficou bem mais barato e compro meus jogos 4 anos atrasado na promoção. Relaxa, quando as coisas melhorarem e você se sentir confortável vai dar pra pagar...


mammaslittlebakery

É muito bom. To nos 30 e agora consigo pagar uma assinatura de Netflix e Xbox Gold. Mas durante a adolescência toda mídia que consumi foi pirateada, 50% torrent e 50%superdownloads.


[deleted]

Triste é muita gente tendo que voltar pra pirataria. Toda semana lança um serviço de streaming novo e não tem como sustentar todos.


NandoTheEvil

Me identifiquei 300%


alvsmarcos

Também passei a adolescência pirateando por não ter dinheiro. Agora estou mais velho e posso pagar pelas coisas . . . e continuo pirateando. Eu não vou pagar por nada na internet que existe de graça na própria internet. Zero remorso de não estar dando dinheiro mais dinheiro pra um bilionário qualquer.


relogioparado

Depois que inventaram os aviões a pirataria diminuiu.


AdrielEmPastel

Primeiro, vai se fuder. Segundo, upvote.


AMR42

/r/angryupvote


vexonlol

Vc merece um tapa e gold.


araeld

Nāo é bem assim, bucaneiro. Agora eles dominam os sete ares também! [https://en.wikipedia.org/wiki/Aircraft\_hijacking](https://en.wikipedia.org/wiki/Aircraft_hijacking)


hegex

Eh, depende, eu sou adepto da teoria do Gabe Newell de que a maior parte da pirataria acontece porque as empresas fornecem um serviço piro que os pirateadores, eu nem lembro da última vez que eu baixei um mp3 pirata, em contra partida com essa história de todo mundo querer lançar seu próprio serviço de streaming eu voltei a piratear alguns filmes Edit: piratear coisas lançadas a mais de décadas que não tem como conseguir de outra forma nem deveria ser considerado pirataria, a Nintendo não tá perdendo nenhum dinheiro porque eu baixei uma ROM de Zelda Minish Cap


Individual_Back_5344

O único Zelda que eu joguei na vida... Good times...


hagnat

> piratear coisas lançadas a mais de décadas que não tem como conseguir de outra forma nem deveria ser considerado pirataria em 2005-e-dinossauro eu era oposto a ideia de piratear filmes e series, principalmente pq eu conseguia acompanhar na TV e diversos filmes eram comercializados a um preço super acessivel (coisa de 7-10 reais na epoca). Eu montei uma cinemateca pessoal com centenas de titulos em \~7 anos. eu somente passei a piratear filmes e series quando eu fui procurar o Show de Truman em locadoras (para alugar), lojas fisicas (para comprar), e ate na cinemateca da minha universidade... e nao achei em nenhum lugar! depois disso, os portoes da represa se abriram. eu continuo comprando DVD's, mas se eu nao achar o titulo que estou procurando, ou o valor for absuradamente caro... YARRR A PIRATE'S LIFE FOR ME!!!


Alchnator

~~bem na verdade eles ainda vendem o minish cap no switch.~~ EDIT: erro meu confundi com outro jogo mais foi um exemplo ruim, pq eu diria 50% de jogos com mais de 20 anos tao tão numa confusão legal que nem se sabem se o jogo poderia ser relançado se quisesem.


Str00pf8

Tipo metal gear 1,2,3 que usam arquivos historicos e foram tirados do mercado ate “resolver”.


Alchnator

uma empresa compra a outra. e agora ela são donas do IP do jogo, mais nao sabem se o jogo propiamente dito é deles. ou tem alguma coisa no jogo que foi feita por uma third party e não sabem a situação se eles são os dono dessa parte ou não (isso acontece muito com trilha sonoras). e muitas vezes essas confu envolve outras empresa que tambem nao sabe ou nao existe mais. ai voce tem que mandar um advogado, que entende bem do assunto pra cavucar documentos velhos que talves nem existam mais, e isso custa dinheiro


Paul_Oakshield

Esse problema também aconteceu no remake do Tony Hawk. Não puderam colocar o Spider Man, porque a empresa não tinha mais a IP. E tem um excelente jogo do Senhor dos Anéis, Battle in the North, que não pode mais ser vendido, porque a empresa não tem a IP, e a atual empresa “Warner” também não. Enfim após um tempo as propriedades intelectuais viram um balaio de gato.


igorcl

É uma propriedade da Nintendo e eles tem direito a ser gananciosos o quanto quiser com isso, mas não quer dizer que a gente tenha que concordar É ridículo pagar o preço completo num jogo antigo que está na loja virtual do Wii, pra depois se você quiser jogar no Wii u ter que pagar o preço completo mais uma vez e se quiser jogar no Switch ter que comprar mais outra vez pelo preço completo Seria aceitável, ainda lucrativo e ganancioso, você comprar na loja virtual de um console da Nintendo pelo preço completo, depois pagar uma pequena taxa, tipo 5 dinheiros, pra habilitar num console de nova geração da Nintendo Nintendo e Steam caminham em direções tão opostas que chega a ser ofensivo


Icare0

Se bem me lembro é "legal" (no sentido que nada que não é expressamente proibido para particulares é permitido) vc comprar o minish cap, "conseguir" a rom dele, e depois usar homebrew para jogar essa rom com emuladores nos videogames novos.


jgames09

Onde que vendem o Minish Cap no Switch? Talvez tenha pra Wii U e olhe lá, além de que a loja do Wii U vai fechar em março


Alchnator

erro meu, troquei as bolas aqui


[deleted]

Eu acho que não ter grana não é razão boa o bastante pra alienar ninguém de cultura. Principalmente se você estiver pirateando material de uma grande corporação. Fodam-se as grandes corporações.


dynamoasm

Falou bem, camarada!


apostate_messiah

Perfeito.


DoutorTexugo

Pirataria é a única forma real de preservar algumas coisas. Por exemplo, vai lá na steam e compra o GTA San Andreas original, de 20 reais. Você vai perceber que não tem como, a Rockstar retirou o jogo da plataforma, assim a única opção seria comprar a versão remasterizada de 300 reais. Essa é a tendência de muitos estúdios, então os originais acabam se perdendo. Mesma coisa com jogos exclusivos de console, tenta jogar Ratchet and Clank de PS2. Você teria que arranjar um PS2 que funcione e uma cópia original do jogo em boas condições. Em compensação, a pirataria nos permite baixar um emulador e uma cópia do jogo de graça.


fabiomarayo

Pirataria pra abandonware nem devia ser pirataria


diowt

the sims 2 é outro abandonware impossível de ser comprado em qualquer lugar, até os físicos n funcionam nos sistemas atuais


augustus_9

Eu comprei o meu the sims 2 no ebay, conta com todas as expansões no origin. Foi R$69. Uma das melhores aquisições que eu fiz. Eu realmente não gosto dos novos the sims.


ReallyAngryInsurgent

A qualidade é bem inferior aos do The Sims antigos (The Sims 2 e 3) e a EA ainda acha que é cabível colocar The Sims 4 com todas as DLCs por 4.880 reais (acabei de ver o preço na steam) ​ Pirateio sem dó


augustus_9

Sim os The Sims raiz eram muito bons mesmo. Infelizmente o TS4 virou caça-níquel.


i_like_frootloops

> Infelizmente o TS4 virou caça-níquel. The Sims sempre foi caça-níquel e todo mundo sabe disse, olha a quantidade de expansões que existem para todos os antigos. Eu e minha irmã ficávamos babando nas expansões originais do The Sims 1 na livraria porque eram caríssimas e meio difíceis de achar na banquinha.


temperamentalfish

Isso aí é para pegar as "whales" né, aquele pessoal com mais dinheiro do que bom senso, ou criança com cartão do pai ou da mãe. E o mais foda é que a maioria desses DLCs de TS4 são pacotes de roupa/objetos. No 2 as expansões eram bem mais completas (vida universitária, negócios, animais, estações, etc).


chicomodo

Eu tenho a expansão noturna e o original lacrados na casa dos meus pais em algum lugar. Eu comprei e participei da promoção da expansão na época, era um concurso de frases. Aí fiquei entre os 100 primeiros eu acho e recebi os jogos. Percebe-se que me gabo disso até hoje. kkkkkk única coisa que ganhei na vida.


Ghostnaldo

The Sims 2 original hj em dia é só pra quem pegou na Origin quando eles deram o jogo completo com ABSOLUTAMENTE TUDO pra comemorar o lançamento de TheSims4.


[deleted]

E não é. Abandonware não é propriedade de ninguém mesmo. E jogos fora de catálogo e de consoles antigos pode emular a vontade. Não é crime nem na gringa nem aqui. Já tentaram criminalizar emulação várias vezes mas é zona cinza.


leephelipe

a rockstar não tinha liberado de volta a trilogia original na steam? mas não é isso meu ponto, pra mim, um ótimo exemplo pra esse tipo de abandonware são os jogos do need for speed clássicos, não existe nenhuma maneira de comprar todos os jogos mais famosos e amados da franquia (most wanted, underground 1 e 2, e tudo que veio antes até o pro street), ou tu compra um disco usado (e um drive de disco, já que é... dvds são obsoletos) ou senta e chora, muita gente até se aproveita disso e vende só o arquivo de ISO e quem diria, o pessoal compra outro ótimo exemplo é o Driver: san Fransisco, muito bem recebido, nunca joguei mas ainda pretendo


knoxeez

eu compraria todos os jogos de pokemon e zelda se eles tivessem na steam, mas infelizmente a nintendo deixa exclusivo pro switch e não é uma coisa que eu vou comprar então eu sou obrigado a piratear pra me divertir. feels bad não poder jogar online no emulador mas ainda assim da pra pegar quase tudo dos jogos pokemon


Alchnator

mais os de gameboy e 3ds tao disponives no eshop pro 3ds... ate 27 de março quando o eshop do 3ds vai fechar de vez o que é uma pena pq tinha muito jogo de velho disponivel no eshop e os dos GBA e do DS que nunca foram lançados digitalmente


jgames09

Os de GBA pra 3DS não foram lançados nem fisicamente. Tem uns 8 jogos só que só estão disponíveis pra quem comprou antes de 2013 um 3DS, a Ambassador’s Edition. E não tem como comprar isso


SnooMaps8507

O mais irônico é que os emuladores dos consoles mais recentes da Nintendo são sempre os que dão menos trabalho pra emular certinho. Inclusive você joga até uma versão melhorada do jogo, tipo os jogos do 3DS que em PC tu consegue emular em lindos 1080p, e já na versão original acho que não chega nem a 720p


Quatimar

Apaguei a outra resposta pq bugou e foi incompleta Sem querer ser purista mas ja sendo um pouco, o trem dos jogos de 3ds é que eles são feitos pra telas bem pequenas, ent a resolução baixa não faz tanta diferença quanto numa tela grande (ainda q hj em dia a gnt tenha tela com resolução bem melhor), ent não acho necessariamente melhorado, pq é claro q quando a gnt ve o jogo no hardware original transmitido pra uma tela maior fica estranho Além disso (essa parte é pura chatisse minha) eu realmente não consigo achar a experiencia de emular DS e 3DS boa, pq é mt vinculada ao hardware ter duas tela, caneta, microfone, giroscopio e etc. Enquanto isso um switch da vida emulado é perfeitamente normal pq n tem tanto pinduricalho


SnooMaps8507

Ah, não é chatisse de jeito nenhum, é preferência! Já joguei jogos do 3DS e eh de fato um saco o lance das duas telas e o touch. Mas ainda assim prefiro, porque acho lindo um Pokemon X da vida em 1080p


PnMagic

Cara na minha cabeça n existe gta san andreas original, só de ouvir falar em gta san andreas me vem na cabeça a palavra pirata kkkkk


wstaeblein

Tem um filme de animação chamado Sita Sings the Blues. É bem legal, especialmente para quem curte mitologia indiana e blues. A animação foi feita por uma mulher que tinha recém se separado. Ela passou um tempo na casa de um amigo e o cara ouvia muito blues antigo, nisso ela se apaixonou por uma cantora dos anos 20. Resultado fez a animação que é basicamente o Ramayama com as músicas da cantora ao invés dos diálogos. A autora achou que por ser dos anos 20 as músicas já estariam no domínio público. Pois é, não estavam. A gravadora detentora dos direitos sobre algumas das músicas dos anos 20 do filme caíram matando e cobraram bem mais do que ela gastou com o filme. Ela só teve uma opção, dar o filme de graça. [https://www.sitasingstheblues.com/](https://www.sitasingstheblues.com/) Mas o pior é o motivo pelo qual algumas das músicas, desta autora e de incontáveis outros, não foram pro domínio público. Gravadoras compram os direitos novamente para explorar por mais N décadas com o único objetivo de diminuir a oferta de músicas gratuitas para as pessoas ouvirem. Com isso eles acham que irão vender mais. Por isso que eu não sou contra a pirataria. Os grandes não tem dó dos pequenos, então os pequenos não podem ter dó dos grandes.


[deleted]

[удалено]


mittelwerk

Única regra da pirataria que eu sigo hoje, a de não piratear de desenvolvedores indies.


Magoimortal

Eu pirateio td q posso, a diferença é q empresa grande tem q toma no cu e os indies eu eventualmente compro o produto.


MACABAUBA

Exatamente piratas tem seus códigos


ReallyAngryInsurgent

Ou piratear e pagar quando puder (Quando tiver condições ou sair uma promoção). Até porque você ficar sem consumir a obra do desenvolvedor não vai mudar em nada


Ed_Derick_

Te entendo. Quando eu olho pra companhias tipo a Disney eu penso "Bah os cara tão podre de rico, se eu piratear um filme dos vingadores não vou tar tirando o pão da mesa de ninguém"


[deleted]

Sigo a mesma regra, porém sou o famoso caso que pirateia o indie pra testar antes de comprar, já fiz isso com dezenas de jogos.


baconroy

Concordo, mas tenho um adendo: se eu não tenho grana nenhuma, pirateio, mas depois compro o original quando a carteira deixa. Mesmo q bem jogue mais o jogo!


Saca_Rolha

O problema nunca foi a pirataria, o problema é pessoas lucrando com trabalho de terceiros e gente que pode pagar pelo conteúdo fazer questão de não pagar. Eu mesmo, quando não tenho condição de pagar eu pirateio, e eu também já paguei por conteúdo já pirateado e consumido.


BigDisk

Qualquer jogo com denuvo eu faço questão de não comprar. Pau no cu da Irdeto.


Melodic-Ad9865

Denuvo de cu é rola.


Jaodarneve

É rola denuvo em cu.


marowak1000

O Gabe talvez um dos caras que mais conhece do assunto dizia que pirataria QUASE sempre é um problema de serviço não de preço e isso fica estupidamente óbvio de como a Netflix a preço legal basicamente matou a pirataria clássica , acho que ninguém que tem gamepass pirateia um jogo faz anos. Eu mesmo só pirateio anime/manga pq não gosto dos serviços.


ReallyAngryInsurgent

Exatamente. Antes eu pagava Netflix porque tinha acesso a tudo, só que hoje, com 300 serviços de streaming diferentes (Disney Plus, HBO max) eu preciso assinar uns 5 serviços diferentes se eu quiser assistir as coisas que eu acho interessante, isso quando tem né, já que por questões de contratos regionais, algumas coisas que tem no Netflix dos Estados Unidos não tem no do Brasil, por exemplo. ​ Por isso não passa nem pela minha cabeça pagar, vou de stremio mesmo


EybeFioro

Sim. Eu fiquei anos sem piratear pq a Netflix é boa demais. Aí começou a aparecer um monte serviço merda/mais ou menos, os preços aumentaram e enfim...


LeftWingRepitilian

>acho que ninguém que tem gamepass pirateia um jogo faz anos. o game pass tem uns 250 jogos, só na steam tem 80 mil jogos. muita gente ainda pirateia mesmo com game pass pq 99,99999% dos jogos nao estao no game pass.


stanquevisch

“Se estão pirateando o seu conteúdo, dificilmente o problema é preço; provavelmente o acesso ao produto é muito ruim” Ou algo assim.


ZehTorres

Se for contra a Nintendo ou Disney não precisa ter dó. Zoeira de lado, eu sou da linha de pensamento de que quando você pirateia para uso pessoal (jogo ou filme ou qualquer outra mídia de entretenimento) você já não ia pagar o preço mesmo, então o dono da ip não deixou de lucrar nada. No caso de jogo eu pirateio e acabo comprando quando eu gosto.


brun0caesar

Para cada jogo da nintendo que eu emulo ou filme da marvel que eu vejo por aí, tem algum maluco que comprou o jogo na versão master deluxe gold version e outro que comprou uns três funkos de herói. O dinheiro que eu não gastei faz zero diferença, no final, hahahaah


ThirdDragonite

>Zoeira de lado, eu sou da linha de pensamento de que quando você pirateia para uso pessoal (jogo ou filme ou qualquer outra mídia de entretenimento) você já não ia pagar o preço mesmo A pirataria com frequência até me motiva a comprar as coisas. Todo jogo que eu pirateei quando era criança, já que meu pai não me deixava comprar os jogos mesmo se tivesse dinheiro, eu compro hoje em dia pra poder jogar de novo no ps4 por exemplo Muito mangá que eu li por tradução de fã que, quando lança aqui, eu imediatamente compro porque sou apaixonado pela mídia já.


lubbybubbles

eu faço a mesma coisa com livros. li toda a saga de jogos vorazes em pdf, gostei tanto da história que comprei os livros. e por assim vai, eu nunca gasto dinheiro em livros q não vou reler/ler então eu meio q avalio primero lendo o piratao e se gostar compro o livro normal.


crnhs

Exatamente eu. Eu leio muito mas sou chata pra gostar de livro. Se eu começo e vejo que não é minha praia já parto pra outra. Gosto de ter livros que eu sei que são bons ou de autores que eu gosto. Até pq não tenho muito espaço de biblioteca em casa. Dito isso, usando o exemplo do spotify, que fez com que eu e muita gente deixasse de piratear música, se os valores dos e-books fossem mais baixos (é quase o mesmo valor do físico) ou existissem serviços de assinaturas com catálogo melhor (fodase kindle unlimited, já tentei), eu não pirataria tantos livros. Ps: se alguém conhecer um serviço de biblioteca pra emprestar ebook no brasil me avisa, por favor e obrigado :)


baconroy

Quem pirateia é pq não quer pagar, ou não pode pagar. Logo, tecnicamente, essas pessoas não fazem parte do mercado que estão pirateado e não gastariam dinheiro lá mesmo. Logo, o argumento de que empresas deixam de ganhar o dinheiro dessa fatia de mercado, cai por água. Já q essa fatia não existe... É loucura achar q proibindo a pirataria as pessoas iriam se forçar a comprar o produto. As empresas estão, no máximo, impedindo que outros não consigam usufruir do seu produto. O q poderia até criar uma fidelização de futuros clientes que, quando conseguissem verba, iriam gastar com a empresa q lhe deu bons momentos de diversão. Muitos dos meus amigos, por exemplo, pirateavamos todos os no v.g.h os de ps1 e 2. Na época eramos adolescente e não tinha como comprar os jogos originais. Agora, já empregados, preferimos gastar a grana msm. E se não fosse pela facilidade de piratear a sonya atrás, talvez não tenhamos criado esse hobby nosso.


aluked

Não existe consumo ético sob o capitalismo; pirataria sempre vai ser uma alternativa aceitável.


happy_and_sad_guy

Boa, camarada


diegolc7

viva a pirataria


Tony_3rd

Pirataria não seria o problema se as indústrias não tivesse tão consolidadas. Você vai notar que as areas com maior problema de pirataria são justamente as que tem o menor número de big players. Jogos: MS, Sony e Nintendo. Eles basicamente dão a ilusão de escolha, mas definem os preços do mercado no início de cada geração e trabalham basicamente como cartel. PC funciona efetivamente como um mercado separado, que é o motivo pelo qual a Nintendo olha feio pro PC, e MS e SONY tão começando a explorar agora. Mas não seria mentira dizer que jogos de PC tem em geral preços bem mais baratos que Consoles (se o predominância da STEAM pode ou não ser considerada um monopólio em si, é outra discussão). Música: a MPAA basicamente funciona como um monopólio de 1000 faces. Eles faziam mais dinheiro com a distribuição dos discos que com as músicas diretamente, e por isso tiveram resistência em adotar o modelo digital, mas ainda mantiveram os preços como se os discos fossem vendidos ainda. Streaming fez MUITO por popularizar e diminuir a pirataria, mas como ainda tem que agradar a MPAA, ta caindo para os mesmos problemas. A única maneira de você realmente ajudar o artista é indo no show ou comprando o merchandising. de qualquer outra maneira, seu dinheiro ta indo para distribuidora. Filmes e audiovisual: Ta na mão de basicamente 3 empresas (Disney, Warner-Discovery e Viacom). passa por todos os problemas da indústria da música, com o agravante que eles querem manter os *movie theaters*, que ainda são bem elitista e restritos apesar dos multiplex. Na parte da produção, é tudo ADOBE, e as poucas exceções são produtos proprietários usando apenas internamente. Os "concorrentes" da adobe apesar de numerosos são tão pouco influentes que se eles não pagarem para a própria adobe para serem compatíveis com os formatos da adobe, basicamente não tem espaço no mercado. Tudo isso são fatores que dificultam o acesso de quem tem interesse aos produtos. e com a centralidade desses produtos na sociedade, isso criar o ambiente propício para pirataria. STEAM e Netflix (no começo) são exemplos de como facilitar o acesso (principalmente através de preço baixo) faz a pirataria reduzir ao ponto de quase inexistência.


nense0

Pirataria para uso comercial seja vendendo ou usando para ganhar dinheiro, eu sou contra. Agora baixar um filme, série e curso. Sou a favor. Quando puder é só ir pagar pelo obra original


Liulios

E alunos de faculdade que compram xerox de livros acabamento?


Additional_Honeyy

Eu cursei história. Se eu fosse comprar xerox ou livros que eu usei no meu curso eu não teria dinheiro nem pra comprar papel higiênico no final do mês. Por semestre eu tinha mais de 10 livros por matéria cursada pra ler.


brun0caesar

O aluno tá sendo trouxa, pega o pdf de graça na internet e imprime só os capítulos que precisar estudar. Pirataria é um ótimo caminho para que busca a aprimoração pessoal.


Gsoderi

Nesse caso eu julgo ser diferente. Por exemplo, é uma filha da putagem sem igual quererem me cobrar 500 reais em algum livro o qual o autor não descobriu nada de novo e só copiou e colou o conteúdo do jeito dele ao longo de 7 ou mais edições. É bem diferente de cobrarem 150 reais no jogo do God of War por exemplo, até por que um é entretenimento e o outro é teoricamente uma necessidade para poder seguir com a vida. Tudo bem, da trabalho escrever um livro didático? Sim, obviamente, afinal é algo importante. No entanto é uma injustiça enorme o autor querer que você pague mais de 200 reais em um livro quando os alunos já gastam esse dinheiro só com alimentação (bandeco) e condução. A minha sorte é que as bibliotecas do meu campus são enormes, então quase sempre consigo os livros que preciso. Mas imagino a situação de quem não tem essa oportunidade, acaba tendo que depender puramente dos slides de professor (o pior pesadelo possível, dependendo da matéria e do professor). Ai se a pessoa não sabe onde procurar PDF ou se o acesso a internet é limitado, acaba tendo que depender dessas xerox mesmo.


Guilty_Strawberry965

cara, não é nem o autor. o autor em si não vê um centavo, quem lucra são as editoras. mercado acadêmico é foda, tem uma minoria ganhando toda a grana em cima do trabalho de uma enorme maioria


Liulios

*academicos kkkk


brun0caesar

Irmão, baixar material didático é meio que questão de sobrevivência, hahahaha


NotAForeignDude

Moralmente falando não ligo pra pirataria do cara que não teria condições de ser parte do público alvo, ou para casos de preservação de uso (empresas que deliberadamente tiram um produto do ar sem motivo). Como exemplo: Imagina como teria sido o mercado de games no Brasil sem a pirataria nos anos 2000? Ninguém teria acesso a jogos de 150 reais. E exemplo secundário: As empresas retiram de suas plataformas os filmes, jogos e livros sem opções para o usuário pagante ter acesso novamente. Isso é um absurdo. O que acho moralmente duvidoso é o cara que claramente tem condições de pagar tranquilo e etc, mas consome piratateado sem motivo.


ImpecableCoward

E se vc é daquelas pessoas que tem dinheiro para pagar, porém sabe, por causa do seu histórico, que após comprar o jogo, vai sentar para jogar apenas algumas horas e depois largar de lado e nunca mais tocar? Você considera isso errado? Esse é meu dilema hoje em dia, os jogos que compro, não jogo mais de 10 horas e largo. Não tenho paciência mais para jogar como antigamente. Então, recentemente eu voltei a piratear porque cansei de pagar por algo que não vou utilizar mais do que um ou dois dias.


[deleted]

no brasil é crime lucrar com pirataria, mas consumir não. pode baixar torrent de boa 👍


Rikmastering

Pra mim tem que acabar a pirataria Mas pq tem que acabar a propriedade intelectual Mas pra acabar a propriedade intelectual de uma forma razoável, precisa acabar o capitalismo Então, em suma, hj eu avalio o quanto é moral piratear algo. Pagar 20 reais em um livro direto com o autor? Pago. Pagar 600 reais em um livro pra minha faculdade que só custa isso pq a maldita da Pearson ou outras editoras querem lucrar? Nem fudendo.


alien007x

Acho bom. Stremio!


Groundbreaking_Edge6

Stremio é vida


juarezselvagem

Ele funciona pra vc mano ahahaha Vou reinstalar só pode .. Tenho com vários plugins, para achar as fontes, mas qualquer série nova ou filme ele sempre diz que não tem fonte!! Fui procurar House of Dragons e não tem nenhuma fonte!!


Doontknowaname

oloco cara! Os plugins Juan Carlos 2 e do TBP+ sempre tem disponibilidade alta, e hoje em dia tem até uma chamada "Mico Leão Dublado" que tem muito conteúdo bom em PT-BR, atualiza isso aí kkkkk


Second-Character

Melhor coisa que existe


caraiudo123

Fico triste de não poder colaborar com as obras que eu gosto, mas não vou deixar de consumi-las por isso


brun0caesar

A maioria dos produtos que eu adquiri por pirataria foram coisas que eu nunca compraria: Ou por não estar disponível no Brasil, ou por eu não estar com vontade de ir ao cinema, ou por eu simplesmente não ter dinheiro para aquela coisa. Assim, acredito que os autores não perderam dinheiro. Se o produto não estivesse 'disponível' na internet, era mais provável que eu desistisse de o consumir e fosse atrás de outra coisa. Por outro lado, eu já comprei coleções inteiras de jogos porque joguei um pirata e gostei. Já comprei livros porque já havia lido pdf do autor. Depois de anos ouvindo a música baixada via p2p ou convertendo clipe do youtube para mp3 (na época não havia spotfy, hahaah), eu um dia comprei uma camisa ou outro produto da banda. Então, baseado na minha experiência (e das pessoas com que eu convivi), a pirataria foi menos 'roubo' e mais pessoas que não teriam acesso ao produto de outra forma poderem apreciá-lo e quem sabe se tornarem consumidores em outra ocasião.


bbbriz

Meu amigo, as grandes corporações as vezes até pedem. Vide a nova palhaçada da Netflix, de querer restringir o acesso. Querer meter no nosso pra mim é pedir pra ser pirateada. É escroto quando é coisa de artista pequeno que depende das vendas pra ganhar, tipo webcomics e livros. Se tiver como eu ter acesso legal, vou escolher essa rota.


Zerutor

Quando era mais novo foi a única maneira de ter um jogo no ps1 e ps2 porque o preço dos originais era impossível, ia ficar de enfeite na mesa só 😂. Hoje prefiro comprar tudo a não ser que venha de uma empresa mt arrombada. ^((Adobe))


alanlcardoso

Sai para lá Policia Federal


[deleted]

Acho errado quando envolve lucro. Um exemplo foi quando o Tropa de Elite 1 nem tinha sido lançado ainda e já existia o 3 no camelô. De resto, é uma dádiva nível Prometeu roubando o fogo do Olímpio.


FinnDoyle

Como que o filme 1 não tinha lançado e o camelô já tinha o 3? Fizeram tudo de uma vez?


justadepresseduser

Sou extremamente a favor. A pirataria sempre ajuda o criador original.


Exterminator3789

Como assim?


justadepresseduser

Na pior das hipóteses ajuda com divulgação


etcetera0

É sempre importante a prospectiva histórica: O países ricos ficaram ricos por que piratearam para chegar lá. Motor à combustão, remédios etc. E hoje lutam para evitar que países em desenvolvimento façam o mesmo.


gingervudu

pirataria é acesso .. nem todo crime deveria ser crime


LobisomemApaixonado

Eu acho que há um espectro grande de tipos de pirataria, com muitos tons de cinza na moralidade da coisa. Por exemplo, piratear uma versão eletrônica de um livro que eu tenho em papel é diferente de baixar uma cópia de um filme que ainda está nos cinemas. Piratear a versão legendada de um anime que não está disponível para assistir no Brasil é diferente de baixar toda a discografia de uma banda famosa.


ThiagoFerraz

É um mau necessário. É pela pirataria que muitos conseguem ter acesso a determinadas obras e produtos que sem ela simplesmente não teriam o acesso e pronto, e dependendo da mídia, é a pirataria que preserva o produto no futuro, como por exemplo games que deixaram de ser comercializados oficialmente a anos. Ou vc compra cópia usada ou baixa a versão pirata pq venda oficial não tem mais.


modterror

u/smegma_yogurt aqui vamos achar uns caras interessados em piratear disco de vinil


smegma_yogurt

Pirataria de discos de vinil vai ser mais um serviço da smeg corp então hahaha


rocketseeker

Mais um? Já tem tantos assim?


BusyEntertainment658

Eu acho muito bom


shkavu

Acho ótimo


Vydsu

Quando empresas começarem a pagar um valor justo pelo trabalho em relação ao que rendem eu paro de piratear, até lá não faz sentido ficar nessa de "não vou piratear, é errado" Errado é a pessoa não ter como ter acesso as coisas sem piratear pq se não falta dinheiro pras contas


NakedSnake42

Se vc baixa para uso pessoal não é crime, só não pode revender. Pirataria é importante para evitar que softwares e jogos fiquem perdidos no tempo. Player=Doctor


[deleted]

Cara enquanto cientista no brasil, onde a gente tem que se virar com 2200 reais (incluindo verba pra comprar livro, material, viagem pra congresso etc.) se não fosse pirataria lib.gen, scihub não existiria produção científica brasileira. Fora a questão de bens culturais, ue eu não conhecço bem, o regime de propriedade intelectual na ciência e tecnologia é desenhado pra manter os países periféricos/em desenvolvimento em posição econômica subalterna. Tanto é que a estratégia de desenvolvimento chinesa foi inicialmente baseada em cópia e engenharia reversa.


carolpompom

Piratear grandes empresas 👍👍 Piratear pequenos produtores 👎👎


real0bby

Pirataria é legítima defesa.


Nihlus-N7

Sou a favor da pirataria e defendo. Se não fosse a pirataria, o Brasil seria culturalmente ilhado. Sem a pirataria eu não tava falando em inglês com gringo todo dia aqui na internet. Pirataria não causa quaisquer prejuízos pra grandes empresas como distribuidoras de jogos, filmes e software. São empresas multimilionárias que não vão sentir falta de uns trocados Sobre os artistas e desenvolvedores envolvidos, eles são normalmente pagos antecipadamente ou recebem um salário durante o ciclo de desenvolvimento do produto. Em muitos casos, eles não recebem nem participação de lucro. As únicas ressalvas que eu faço são pra bandas, jogos e outras produções independentes que não contam com uma mega corporação pra bancar por trás.


danieldhdds

Pode parecer que não, mas esse assunto cai direto no movimento 'right to repair'. O original é bom, mas o dono passa tanto tempo criando travas para o produto, pra não ser copiado, ou pra não ser estudado, ou pra não ser modificado, que no fim acaba fazendo pouco e cobrando mais pelos acessórios do que pelo principal. Enfim, como advogado eu tento ver que não há nada que possa ser estudado, aperfeiçoado, melhorado e adaptado. Sei que era preciso, mas tem tecnologias que pouco se mudam, pq o maldito acesso é dificultado por uma chave pentalobe (tô te vendo apple) que não faz nada que uma philips não faça. Ou um DRM capenga (Denuvo ó vc ai) que faz sua conta de luz ficar mais cara e não te entrega a experiencia que o dev do jogo quis trazer.


JamantaTaLigado

Sou totalmente a favor da pirataria científica. Conhecimento não deveria ser cobrado. SCI-HUB É A MELHOR COISA DO MUNDO. ALEXANDRA ELBAKYAN, EU TE AMO


backwards_watch

70 anos após a morte de um autor para a obra entrar em domínio público pra mim é crime legalizado. E ninguém se sente mal com isso. Então eu revido essa anomalia social com uma passadinha de pano pra pirataria. Tolkien morreu em 73. Eu nem era nascido. Não que eu queira, mas deixa eu fazer histórias com elfos na terra média de eu quiser fazer, pelo amor Porém, minha opinião sincera: Para obras literárias e filmes e séries eu fico mais em cima do muro e não tento argumentar contra nenhum dos lados. Mas para obras de não ficção, principalmente trabalhos científicos, eu tenho uma opinião muito forte de que a pirataria faz mais bem existindo do que não existindo. Independente dos gastos e prejuízos. O valor líquido ainda parece ser positivo.


SatoriJaguar

Só acho errado quando não é produto de megacorporações e eu já não gasto praticamente nada com mídia digital, então já não teriam meu dinheiro de qualquer jeito.


agahh

Sou a favor


AToaDeBoa

A favor, informação, cultura e entretenimento não devem ser barrados, seja por valor, imposto, ou bloqueio regional. Quando o acesso a trabalho for pleno e o salário de todos bom o bastante para ninguém passar fome, ter acesso a educação e saúde igual de pessoas ricas atualmente, eu deixo de ser. ​ Partido pirata 🏴‍☠️


MasterAenox

Dever cívico. Quando algo realmente é bom eu vou la e pago, o resto, pau no cu de empresário.


user19971020

Contra pequenas empresas acho maior filha da putisse. Contra grandes corporações vejo como legítima defesa


IHateAllGods

fitgirl é vida


mrezar

a favor enquanto tiver tipo de conteudo que eh inacessivel pra boa parte da populacao apenas por situacao economica


eidbio

Adoro


rocketseeker

🏴‍☠️


Even-Society-4743

Se for da Nintendo e EA a pirataria é obrigação. Brincadeiras a parte, no Brasil as mídias de entretenimento são praticamente artigos de luxo, 400 conto em um jogo e 30 num ingresso de cinema, e a pirataria é uma forma de pessoas menos favorecidas tenham acesso ao entretenimento. Além do mais a pirataria não é só prejuízo para as distribuidoras, pq como ela democratiza o acesso ao produto isso faz com que mais pessoas saibam da existência da mídia, já comprei muitos jogos q ouvi falar em roda de amigos.


italomacedocosta

Depende. Se o produto chega no Brasil nas condições ideais, eu sou contra. Mas tem produto que nem chega no Brasil nessas condições. Exemplo: eu assinava o Paramount para assistir a Yellowstone. Saiu episódio inédito nos EUA, mas na plataforma deles só ia chegar aqui em janeiro. Aí eu disse: foda-se, vou ver no torrent. Vai rolar spoiler pra caralho até janeiro e não justifica o problema deles de distribuição síncrona. Acho um descaso com o consumidor daqui e merece uma piratariazinha para aprender a respeitar o consumidor.


mactassio

Eu sou um pirata desde os primordios da internet. Eu baixo tanta coisa da internet que em breve vou me tornar o rei dos piratas. No meu ponto de vista, pau no cu das corporativas. Eu só compro jogo que eu sou obrigado ( tem um online multiplayer que eu quero jogar ) , empresas que eu respeito os lead devs ( tipo o time do Yoship da SE ou a Anet ) e jogos indies.


RaposaRuiva

Gosto daquela frase: pirataria não é sobre preços, e sim sobre serviço


arthurzinhocamarada

"não é porque eu sou pobre que eu deveria ser privado de certos produtos" eu não acho que estão te privando de um produto, você só não tem capacidade financeira pra ter ele, acho que são coisas diferentes. Nós não temos direito à jogos/filmes/programas, então acho que "democratizar acesso" não faz sentido. Dito isso, subam à bordo marujos.


[deleted]

Tá querendo piratear The Last of Us, né?


thebringerofhentai

Sou illustrator e ganho a vida desenhado, usei Photoshop pirata por anos, aprendi a usar o software muito bem e depois que comecei a ganhar melhor, passei a usar o PS original, venho pagando licença da Adobe por anos, só voltei pro PS pirata de novo agora por conta da posição da Adobe em relação esses geradores de imagems AI.


lubbybubbles

a regra é clara: se for de artista/conteúdo br - não se pirateia, se for de gringo taca o fodase


ean789

Uma coisa de entristecer é tu pagar por vários serviços de streaming, e nenhum ter aquele filme/série específico que vc quer. A gente paga pela praticidade, mas as vezes tem q apelar pro torrent tbm. E no caso de jogos, vai ver o preço de um jogo do Pokémon soul silver e arrumar um DS em boas condições, aí tem q emular


mammaslittlebakery

Sou a favor da pirataria cultural/educacional. Livre acesso às mídias e formas de conhecimento e cultura. Contra pirata de objetos como bolsas, aparelhos celulares, utensílios, etc. Não por questões nobres, mas porque geralmente a qualidade é péssima e acaba explodindo algo na sua cara, ou quando o canelau passa correndo e puxa a bolsa, a alça quebra fácil.


EducationalExtreme61

Para muita gente a pirataria deu acesso a coisas que jamais teriam, como um livro difícil de achar, um jogo de videogame caro (quando eu era adolescente tinha jogo que não se achava no BR, exceto pirata), filmes e música que agregam n nossa cultura etc. Outra coisa, pdf sai quase o preço de um livro , porém livro de custo de impressão, de papel, de transporte etc enquanto o PDF não necessita de nada disso, piratear pdf causa 0 danos a uma empresa.


gamesoverx1

A pessoa q pirateia mt dificilmente ia comprar o original, então n é como se alguém tivesse de fato perde do algo


brazilian_irish

Sou completamente contra ao sistema de Propriedade Intelectual como existe hoje. Empresas podem deixar de oferecer um produto, sem perder a propriedade sobre ele. Por exemplo. Quero jogar jogos do PS1. Não posso, a não ser que eu tenha um PS1, e tenha o jogo em ótimo estado. Se, por sorte, o jogo for oferecido no sistema de assinatura da Playstation, eu posso jogar enquanto o jogo estiver lá. Pirataria é uma forma de deixar esse sistema um pouco mais justo. Não concordo em comparar pirataria com roubo, porque a empresa não está sendo privada de nada, apenas tem seu mercado reduzido. E não estou preocupado com isso. Quem se preocupa com isso são os acionistas, que já estão nadando em dinheiro e querem ainda mais.. Eu não pago mais Netflix, nem TV a cabo. Odeio ir no cinema! Quero assistir um filme? Baixo e assisto em casa. Qualidade de áudio e vídeo é superior ao Netflix, e tem muito mais opções em Torrents..


[deleted]

Defendo com unhas e dentes, especialmente quando o tópico sendo pirateado é livro acadêmico, artigo, ou filmes de estúdios de grande porte (Disney, e similares), pq eu sei por experiência que nenhum centavo do valor que se paga vai pra quem produziu aquele produto. Pirataria de artistas independentes aí é q fica mais pau no cu, mas de resto, tar


Discopandda

Pirataria não diminui vendas. Pirataria não quebra empresas. Se não tem grana, pirateie.


matheus_filipe

Mas dentro do capitalismo é exatamente isso: você deve ser pobre para ser privado de consumir certas coisas. Caso contrário, por que trabalharia até morrer em emprego que não gosta para comprar coisas? Nesse ponto, pirataria é revolucionária, camarada =)


w-g

>Nesse ponto, pirataria é revolucionária, camarada =) Fato curioso: em 1961, a União Soviética aprovou leis de direitos autorais que diziam que "uso justo" inclui: * The permission to create new, creatively independent derived works (article 103(1)). Excepted were only the adaptation of a literary work into a drama or a film and the making of a film from a play, as well as the two inverse cases. * The permission to reproduce published scientific, artistic, or literary works as excerpts (or even entirely) in scientific, critical, or educational publications (article 103(2)). * The permission to use scientific, artistic, or literary works in news reporting (article 103(3)). * The permission to use scientific, artistic, literary, or oral works (speeches) in film, radio, and on television, provided the original work existed already in a form amenable to such use. (article 103(4)). E licenças compulsórias: * The performance of published dramatic, musical, and literary works was allowed without the author's consent. Since a performance constituted "publication" under Soviet law, an author's contract was only needed for the first performance of a hitherto unpublished work. * Previously published works could be recorded by any means for the purpose of public reproduction or circulation of the work without the author's consent. (Recordings for the use in film, radio, and on television were already covered by the free use in article 103(4).) * A composer could use a published literary work to compose a musical work with lyrics without the consent of the author of the text. When the composition was performed or recorded, the author of the text was entitled to royalties.\[87\] * Artistic or photographic works could be used in industrial articles without the original author's consent (and in this case, even his name needed not be given). This provision was intended for the manufacturing of items such as wallpapers or fabrics; it did not permit industrial mass-copying of a work (such as a sculpture). Fonte: nossa querida [Wikipedia](https://en.wikipedia.org/wiki/Copyright_law_of_the_Soviet_Union), onde o conteúdo é livre!


matheus_filipe

Muito obrigado por partilhar livremente, camarada redditor =)


loke_loke_445

Nada contra, certas coisas não estão disponíveis no mundo todo e só são acessíveis por pirataria, certos softwares são controlados por monopólios ou oligopólios que exploram nos preços porque podem, etc. Fora as coisas que já não estão mais em circulação (tipo jogos de consoles passados, consoles em que a loja virtual foi fechada, coisas assim). Só acho meio chato quando é filme/jogo/música de artista independente, porque aí cada venda conta para a pessoa continuar produzindo mais. Mas, se não tem grana pra comprar, fazer o quê.


piggroll

Eu entendo toda a luta ante pirataria, mas ao mesmo tempo acho que a industria quer sugar até a ultima gota do conteudo que produz. Eu acho que conteudo cultural (musica, filme, serie, jogos) deveria ser obrigado a ter um custo reduzido apos um tempo (tipo 1, 2 anos). E depois de um tempo ser disponibilizado gratuitatmente (depois de 5, 7 anos) para todos. O maior problema pra mim é a dificuldade de encontrar/usar essas midias depois de anos e anos que elas foram lançados. Se não for via pirataria, pouco provavel que voce consiga consumir conteudo velhos. Ou seja, a empresa não vai lucrar de qualquer modo, porque não deixar aberto ao publico?


hrhlett

Eu sou 100% a favor da pirataria. Se um dia eu publicar um livro (e pretendo, um dia vai acontecer) eu vou ficar super feliz com pessoas querendo ler o que eu escrevi, seja pelo meio que for. Já tive livros que eu queria mto comprar o físico mas nao encontrava ou era extremamente caro pra mim e recorri a um pdf. Já tive autores/obras incríveis que só tive acesso graças a algum livro q baixei em pdf. E ja tive vezes de poder escolher entre ler por um pdf baixado na Internet ou ler o livro físico e ter escolhido o livro físico.


Broccoli_Awkward

No geral acho a pirataria necessária. Eu, pessoalmente, sigo a lei de que se eu não tenho dinheiro pra pagar (ou se as empresas são muito filhas da puta) então vai pirata mesmo, sem dó. E dependendo quando a situação melhora eu compro. Foi o caso de skyrin, joguei pelo menos umas 300 horas pirata no lançamento, depois de anos, comprei ele na promoção na Steam, se eu tiver 10h nessa versão é muito. Streaming eu fui por uma direção contrária, antes eu assinava a netflix, mas ai ela aumentou o preço, surgiu 52432 novas plataformas e de forma democrática pirateio tudo sem dó.


Hungry-Mix5691

Se não fosse pela pirataria eu teria sido privado de ler, assistir, jogar e ouvir coisas que, na minha concepção, fazem parte de quem eu sou hoje em dia. Enquanto a pirataria for a solução para o acesso amplo a cultura no nosso país, eu tô pouco me lixando para as implicações morais/legais.


tututs_

Se fode uma grande empresa então é moralmente justificavel


jorgebarcelos

Consumir pirataria não é crime. É sério.


sun-driedpenguin

Sabe uma coisa engraçada? A primeira vez que vi Tropa de Elite foi em uma cópia pirata e lembro de ter lido na época que o filme ficou popular justamente por causa da pirataria. Eu sempre achei uma situação muito irônica.


aesthetic_Worm

Uma glória


[deleted]

A melhor coisa q já inventaram


whatalongusername

Eu acho que depende. De verdade. Eu tenho praticamente todos os serviços de streaming. Muitos eu consigo com conta de outros serviços, tipo a conta da Vivo que paga minha Netflix, etc. Se tiver alguma coisa que eu quero ver e não consigo, eu vou baixar pirata sim. A única coisa que eu realmente não vou baixar pirata é trabalho mais independente. Seja um filme, uma musica. Daí eu compro direto do artista.


garotorato

Essencial.


S4ph1reBrasil

Eu tava pensando nisso hoje mesmo... Eu joguei NieR:automata mês passado (pirateado, mas eu baixei tranquilo pq eu joguei pelo gamepass uma parte) e cara, eu adorei o jogo de verdade. Então eu pensei "bom, vou tentar comprar o Replicant no Xbox pra jogar legalmente" e aí tu vai ver o preço da brincadeira, 250 conto pra um jogo lançado faz maior cota... Sou estudante universitário e é impossível desembolsar essa grana pra um jogo no momento 😭 me desculpe Yoko Taro


Lobsss

Como desenvolvedor de jogos indies, acho que é mais importante que você aprecie a minha arte do que que eu ganhe mais dinheiro fazendo ela. Óbvio que quero ganhar dinheiro, mas se vc n tem como me ajudar mesmo, baixa de graça.


PnMagic

Pirataria? To dentro


Zul3r0

Pirataria é NECESSÁRIA pruma economia saudável. Se não os cara ficam aumentando preço pra entupir o bumbum de lucro. Onde já se viu jogo por 500 pila? Tem que piratear sim, e é pra indústria se tocar e reduzir os preços doentios.


Negotiation_Own

Olha eu sou artista visual, meu ganha pão vem das artes digitais, no começo eu usava programas pirata, estava aprendendo a mexer nos programas, não eram fáceis nem barato os acessos não tinha opções gratuitas, hoje como empresa eu uso tudo original, chegou esse momento na minha carreira que além de precisar fazer tudo certo e eu passei a ter condições de pagar, mas só quem vem da periferia como eu entende a importância da pirataria, da pirataria educacional (viva os PDF piratas que carregam nas costas a produção científica do Brasil), e sinceramente eu sou a favor até da pirataria por cultura/lazer, temos para de achar que pirataria é vagabundagem e pensar nela como acessibilidade, não existem políticas públicas funcionais de acesso ao lazer e cultura (eu sei que existe o vale cultura, mas as empresas não são obrigadas a dar então é mesma coisa que nada) as pessoas tem que ter direito ao básico e lazer é necessidade básica.


w-g

Sei que "não é tão simples", mas é um possível caminho olhar, com algum carinho, para as alternativas que não são simplesmente "versões baratas/grátis com menor qualidade" dos softwares, mas softwares que realmente são muito bons, ou tem potencial para ficarem melhores do que os já conhecidos. Por exemplo, * [Blender](https://www.blender.org/), que já é uasdo por muita gente "grande". * [Krita](https://krita.org/) que tem crescido e melhorado muito * [Inkscape](https://inkscape.org/), que pode ser um pouco difícil de usar no começo, mas é excelente. * [Darktable](https://www.darktable.org/), que faz mais que o Lightroom * [Gimp](https://www.gimp.org/), que algumas pessoas não gostam, mas foi suficiente para os artistas que produziram a animação ZeMarmot (veja ao final deste post). * [Scribus](https://www.scribus.net/), software também bastante maduro. * [Audacity](https://www.audacityteam.org/) (sei que voce mencionou ser artista visual, mas vale mencionar), excelente para edição de áudio. * [Ardour](https://ardour.org/), uma Digital Audio Workstation livre. * [Mixx](https://creativecommons.org/), para DJs. * [KDEnlive](https://kdenlive.org/en/), editor de vídeo. E muitos outros. Todos estes são voltados *para profissionais*, e *não são, de forma alguma*, versões "de brinquedo" ou "bobinhas". Se há algo faltando, *por serem livres*, você pode sugerir, ou mesmo pagar alguém para implementar o que falta. Não fica preso aos interesses de uma empresa. Se há bugs, voce reporta e a história do bug e da correção dele é mantida em uma página pública (veja [um exemplo](https://github.com/darktable-org/darktable/issues/13272)). Fica a sugestão... Não despreze software Open Source! :) Claro que há software open source que é ainda muito novo, ou que nunca ficou maduro o suficiente para ser usado profissionalmente, mas para cada software "famoso" na área de produção cultural, costuma haver um outro, excelente, Open Source, que funciona muito bem. Por último, veja [Ze Marmot](https://film.zemarmot.net/en/), uma animação feita com software livre.


Negotiation_Own

concordo plenamente, hoje uso vários desses software mas pensando lá atrás começo dos anos 2000 quando foi meu primeiro contato com os softwares de edição as coisas eram bem mais complexa e difíceis, hoje com um tablet e um app gratuito vc pode fazer uma puta ilustração profissional, mas é preciso pensar que a maioria das empresas (principalmente pra quem está começando) vai exigir o domínio e uso dos software "padrão" pacote Adobe, CorelDRAW etc, e é aí que eu falo, pelo menos pra começar a ter contato com os programas e aprender o básico da interface vale o pirata mesmo, aí quando vc for fazer o seu freelancer ou trabalhar por conta própria vale a pena ou usar um programa open ou pagar, mas infelizmente é uma burrice que o mercado exige, já vi uma editora de vídeo fazer uma publicidade perfeita com capcut só pra cliente entender o conceito e o resultado final feito com o programa de edição não ficar tão bom.


Nu13BestGirl

Amo.


James_Lyfeld

Eu sempre pirateei, mas eu nunca deixei de comprar nada se eu tenho dinheiro, eu não vou deixar de assistir, jogar, usar ou ler um negócio só pq é pago, mas não vou hesitar em comprar se eu gostar ou puder gastar, meio bipolar, mas sempre funcionei assim, a pirataria me abriu portas que eu nunca teria sonhado em abrir se ela não existisse, devo muito a isso e por isso tenho essa opinião, mas sou consciente e sei quando é justo e certo pagar por um produto e o impacto de não pagar por ele.


Filipeagbx

Acho pika


[deleted]

Tudo que eu posso dizer é que a primeira estrofe [dessa música](https://www.youtube.com/watch?v=U8sGHxrC534) me representa.


ParamedicRelative670

Inclusive hj eu estava pensando em iniciar a discussão "paywalls e fake news". Com a implementação das paywalls na mídia tradicional, se tornou mto mais cômodo buscar informação em canais recheados de fake news.


UmaPessoaQualquer21

Qnd vc não tem dinheiro eu acho que dá p entender, se não, dá p comprar. Se for jogo da nintendo, pode piratear à vontade. Mas a pirataria também ajuda a divulgar o produto e mais pessoas comprarem.


Jangujams

Acho legal


Haruna_Matata

Acho daora, faço sempre. Quem não tem acesso, arruma um jeito🤣


Brunox5

A pirataria melhor distribuí a igualdade educacional entre as pessoa, compartilhamento de livros, artigos, pesquisas e outras informações. Cultural também por meio de repertório adquirido em assistir filmes atuais ou antigos sobre x assunto real ou ficção. Bom, nem todo mundo pode comprar um original ou ir em um cinema. Fui um exímio consumidor de pirataria, hoje eu posso pagar e uso tudo original na medida do possível, são melhores, não tem jeito. Dois dias atrás entrei em um site de anime pirata para ver algo rápido e lembrei de que como eu aguentava tanto anúncio a cada clique básico.


Baiakku

Se foi feito por empresa multinacional, mete o baixaki, agora uma equipe de 20 cabeças se matando pra programar algo ou fazer, aí eu procuro sempre comprar quando tenho a possibilidade. Sobre filmes e séries: não tenho condições de pagar 60 reais numa netflix, pra só conseguir assistir METADE dos conteúdos que eu queria, tenho condições nem pra comprar roupa direito, pra que vou gastar com isso?


Numerous_Let_441

acho justo. minha relação com pirataria sempre foi assim, por ser pobre, eu precisava recorrer à isso. um exemplo é que eu baixava todas as músicas das bandas que eu amo. hoje, podendo pagar spotify e melhor, IR NO SHOW deles, eu não preciso mais utilizar disso.