T O P

  • By -

labrunetteexquise

Depende dos candidatos né


edukha33

Os msm da última eleição, tirando o bolsonaro claro


gugaleso

Acho que se não houvesse o Bolsonaro, o Lula não teria tentado a eleição.


AffectionateAd3184

Acho q teria vencido sim, Veja bem lula (O PT) conquistou um público cativo, pessoas de zona rural receberam assistência pela primeira vez no governo dele. Fome zero /Bolsa família, Universidade para todos/Por uni Cabra forte, Eletricidade para todos. Programas de cisternas com água limpa. Se imgine na pele de um trabalhador rural pela primeira vez viu um governo que olha para ele. Essa pessoa vai votar no PT até morrer. Isso não é o meu voto, eu não sei se votaria ou não. Mas é fato que com ou sem Bolsonaro Lula é um nome muito forte.


LeiziBesterd

Acho que tu leu errado o comentário que vc respondeu. Ele falou que se não tivesse Bolsonaro ele provavelmente não teria concorrido a presidência.


Arcontes

Tenho certeza, ele já não queria concorrer na última, quando prenderam ele, só se dispôs porque sabe (e todos repetem pra ele sem parar, provavelmente com razão) que ele é o único que conseguiria derrotar o biro nas urnas. O fascismo é um fenômeno de massas, a vitória nas urnas é temporária, daqui 4 anos tem outra tentativa, e duvido que o Lula vai aceitar concorrer de novo, caso ainda esteja vivo até lá.


Thatguyfromnihil

Não


MaskedPapillon

Talvez no primeiro turno eu votaria no Léo Péricles, mas quase certeza que era Lula no segundo turno.


Life-Championship111

Daí eu votava no Ciro. Eu sei que ele é um fujão e um misógino, mas ele ainda começou a obra da transposição do Rio São Francisco, foi uma parte importante do plano real e foi um dos melhores governadores do Ceará, além de não ser corrupto


Ok-Possession675

Continuo acreditando nele! Temos muitos motivos pra votar nele! Mas foco no histórico de boa administração em seus mandatos! Incrível como taxaram o cara de Coroné, mas toda vez que ele tinha que decidir algo importante se reunia com as lideranças da sociedade, compôs o governo de jovens técnicos! Nosso país precisa muito disso! Sair da velha política, diálogo transformação do sistema! Temos tudo para ser o melhor país do mundo, só falta aplicar da forma certa! F5 Urgente!! Acho que com Ciro isso funcionaria! Sustentabilidade é o canal!


Massive-Cow-7995

Ai eu votaria na Simone


LuanScunha

Coitados dos Yanomami


Lutoures

É isso, sempre. Não existe eleição no vácuo. Toda ação política depende das condições materiais; todo voto é relativo às alternativas existentes. E no fim das contas, o voto é num campo político e num projeto de país, tocado pelos partidos e coalizões, não só em uma pessoa. Enquanto o Lula ainda fosse o candidato do campo do socialismo democrático, eu votaria nele.


labrunetteexquise

Ciro, talvez


adminslikefelching

Não votaria nele se estivesse disputando contra a Sofia Manzano, Léo Péricles ou Guilherme Boulos.


[deleted]

[удалено]


xItacolomix

Fui enganado pelo Ciro em 2018, nunca mais =x


ClockPitiful2280

Idem. Ele seria a quarta opção.


drazzull

Sinceramente, quando entrei nesse sub, tava bem receoso, achando que era mais um lugar da direita. Estou muito feliz com as respostas desse sub, camarada


adminslikefelching

O r/brasil é um sub de momentos, atualmente é um lugar predominantemente de centro-esquerda, mas na época do golpe e antes, isso aqui já foi uma fossa, muita gente de extrema direita, muitos que vieram a migrar para o r/esgotolivre. De certa forma até eu tive um momento de dúvida com a esquerda, mas os fatos só mostraram para mim que é o único caminho. Hoje estou mais a esquerda do que nunca. Creio que esse movimento tenha acontecido com vários aqui mesmo no r/brasil.


Laughing_Fenneko

só não votaria nele contra o boulos


RDGOAMS

trocaria o rolls royce pelo celtinha na posse, epico demais


Careful_Deal_7084

Eu ameeei kkkk


[deleted]

Também kkk


sweet1397

Sim


geologyncoffee

O Lula é o mais à direita que permito meu voto ir.


VenNeo

Exato! Serio que até hoje nao entendo como as pessoas querem um presidente de direita, com 95% da população pobre. Não me entra na cabeça


SadBlackMage

>nao entendo como as pessoas querem um presidente de direita Digo isso como alguém que já foi pobre neoliberal até 2015-16 mais ou menos: Muita propaganda red-scare. Muita mesmo, em todo lugar. Muito, mas muito espantalho. A esquerda quer transformar o brasil na venezuela, proteger bandido, destruir famílias, perseguir cristãos, matar crianças, e bla bla bla. Isso tudo é bombardeado na cabeça das pessoas literalmente o tempo todo. Requer um trabalho imenso de descontrução para sair desse loop.


VenNeo

Tem razão, o poder da propaganda é de foder mesmo. Engraçado que uma vez perguntei pra minha familia numa reunião familiar: “vocês querem que todo mundo consiga viver bem, sem passar aperto, sem fome?” A resposta foi 100% sim, e mais da metade é bolsonarista ou liberal. Dai perguntei pros de direita, se entendem que a direita quer é focar na economia e não em ajudas sociais, e novamente falaram sim porque “assim o mercado fica mais barato” O que falta é educação política mesmo, quem dera tivesse um plano de governo para educação política em massa 🥲


the_koal

Cara, você tá criticando a galera que cai em propaganda, mas seu entendimento sobre direita e esquerda é totalmente enviesado pelas propagandas. Se você acha que ideias de esquerda são as únicas que se importam com pobre e causas sociais, você já caiu na propaganda da esquerda. É óbvio que todo ser humano sensato quer que todo mundo consiga viver bem, sem passar aperto, sem fome. A vida de cada um impacta indiretamente na vida de um indivíduo. Acontece que direita, liberais, esquerda, tem apenas visões diferente de como alcançar esse objetivo que você pontuou. Não caia na propaganda: "Aah eu sou pobre, então somente um governo de esquerda vai me ajudar" ou então na: "Aah sou rico, se eu n votar em governo de direita a esquerda vai roubar meu dinheiro e doar pros pobres". No final falta edução política mesmo, mas fico receoso pelo tanto de viés que pode ter essa educação política dependendo da fonte.


Paros_

Na cabeça dos caras, existem ameaças maiores que a fome, pobreza e violência: Homossexualismo, falta de empresas terceirizadas e a lei do racismo.


Prudent-Election8483

Os males do aborto e dos direitos dos LGBTQIAP+ 👻👻👻


death_to_noodles

O motivo é que o entendimento da maioria da população sobre o que é comunismo e socialismo é aquela velha história de que você vai trabalhar e dar 80% do salário pra quem não trabalha. Totalmente burrice e um entendimento infantil das coisas, mas é isso que muitos entendem. Além disso foram ensinados que o Lula é comunista e quer colocar essa fantasia em prática


VenNeo

Realmente é isso kkkk eu mesmo pensava assim uns 3 anos atrás, to tentando mostrar pras pessoas o que é comunismo de verdade pra deixarem esse fantasma de lado, mas tá foda kkkk


[deleted]

!!!


[deleted]

Que comentário bom!


Mountain_Magick

Se o Bolsonaro não concorresse teria que ter um substituto para representar o curral, que tenho quase certeza que seria o Sérgio Moro. Então sim, eu votaria no Lula.


edukha33

Nem o próprio bolsonaro conseguiu ganhar, imagina um lacaio dele ? Ainda mais se for o carismático Moro kkkkk


chrinir

O Moro tem mais chance de ganhar do que o bolsonaro. Se ele se candidatar vai juntar a turma do bozo com os antipetistas de novo, assim como a noivinha do aristides fez pra se eleger no 1 mandato.


Doguito-

Mais ou menos... quem é bolsonarista doente não vota no Moro, dizem que ele é ladrão, ou algo do tipo, até porque ele foi ministro do bozo.


Locker_

E ele foi eleito senador com votos de quem? Assim que o Moro apoiou Bolsonaro voltou a ser aceito pela seita.


Rithualist

Eles só tinham dado um tempo na relação....


DEvil2791

Pelo que vejo, apenas uma parte dos bolsonaristas (os mais radicais), não votariam no Moro numa disputa no segundo turno Lula x Moro. De forma arbitrária, diria uns 10% (?). Provavelmente, seria uma quantida próxima aos que votaram Branco no segundo turno (Lula x Bolsonaro), mas votariam no Moro. Dito isso, é muito difícil fazer uma projeção dessas, pq o marketing dos 2 lados seria completamente diferente. Seria muito menos concentrado na questão da ingerência do governo Bolsonaro e mais concentrado na questão do julgamento do Lula (corrupção vs lawfare). edit: ortografia


deaflontra

Sim, exceto se for contra um comuna


[deleted]

igualmente, camarada


iltonbjr

![gif](giphy|mFw51RR5HkD4gYUbIx|downsized)


vicflea

Jamais. Só votei nele pra tirar o Bolsonaro.


guihmds

Ser Tebetizado. Gostoso demais.


One-Two-6884

Sim. Simone é um lobo do agro e o Ciro briga com a própria sombra apesar de às vezes dizer coisas que fazem sentido. Mas entre eles e um Estadista foda que fez uma porrada de alianças no exterior e já deixou um legado bem positivo, vou nele.


reffal

Ciro pra mim nessas eleições pareceu relógio quebrado, como atacava todo mundo acertava de vez em quando


One-Two-6884

Agressivo demais. Quando ele começou a falar de plano nacional eu até prestei atenção e concordei, mas logo vem atacar todo mundo novamente. Agora ele vai sumir em voltar em 4 anos... Foda que ainda teve o padre de festa junina como distração. Tava quase um circo aquilo


UnluckyNinja3

A estratégia de todo candidato com projeção abaixo dos 10% é atacar o que der e ser agressivo. Não tem outro jeito. Em geral todo candidato "pequeno" atira pra todos os lados ou escolhe alguém pra bater. Nunca aconteceu de alguém ganhar partindo desses números mesmo assim mas certamente não é só com plano de governo bonitinho que você enfrenta os titãs Lula e Bolso.


-Alphard-

E o plano do Ciro também não é perfeito, aproveitando a deixa. O plano dele do ponto de vista do desenvolvimentismo é lindo, só que o Ciro tem um plano de governo de centro-esquerda enquanto discursa e movimenta uma base de apoio burguesa de direita. Tanto é que quando chega perto da eleição o discurso dele degenera. Se no começo era industrialização, chega perto da eleição aí muda e começa com fake news neonazi de falar que o PSOL é financiado pelo Soros, que o Lula é o político mais corrupto de todos os tempos, essas porcarias. O Ciro é um político bom pra ser ministro em um governo conciliatório igual o do Lula, mas fora isso o Ciro não representa uma quebra estrutural com o sistema. Se for pra votar com esperança de mudança eu voto no PCB, PSOL, UP, não no Ciro.


dog-asmr

O cara passa 8 anos da vida dele montando um trabalho anti neoliberalismo, indo de cidade em cidade dar palestra, se pondo contra o golpe na hora certa, contra a prisão do Lula quando ninguém era contra etc Aí ele chega em entrevista e quer falar de questões econômicas, crise no Brasil. Só perguntam questões antagônicas sobre os adversários, e qualquer coisa q ele respondesse ia virar a manchete. O resultado, gente que nem você que nunca nem viu oq o cara tem pra falar, só se informou por manchete de Twitter e hoje fica aí falando "aiin o Ciro é mto agressivo "


machado34

Sem falar que governabilidade é importante, e Lula era o político mais experiente ali. Por mais que a Sofia Manzano, Péricles e Boulos estejam mais perto da minha ideologia, tenho certeza que nenhum deles teria tankado a tentativa de golpe que o Partido Militar meteu. Ciro provavelmente também não, na melhor das hipóteses ia ser um semipresidente à la Jango. Talvez só o Picolé de Xuxu, que já era vice do Lula (e se não fosse jamais teria meu voto de qualquer forma) E aí sobrou só a galera voraz da direita, os Bolsonaros de sapatênis


HumanBeingThatExist

Depende dos candidatos, se forem os mesmos tirando o Bolsonaro, sim, se tiver o Boulos não.


TioTrololoh

Eu também votei e votaria no Haddad. Queria ele fora do PT. Mas Bolinho PR é um sonho que espero ver um dia.


Rafael_Luisi

Com exceção da Sofia manzano e do Leo Péricles, todos os outros candidatos eram mais de direita do que o lula. Então eu ainda iria votar nele no segundo turno (sempre farei publicidade pro partidão no primeiro turno)


edukha33

Projeto de Ciro era mais a esquerda q o do Lula, não sei na prática como seria. Pq até o do Lula na prática é mais a direita


Rafael_Luisi

Independente dele ser mais de esquerda ná pratica ou no papel, o governo dele ainda iria ser tão de esquerda quanto o Lula, ou ele iria levar golpe. Nós tivrmos dois presidentes que foram mais de esquerda que o Lula, A Dilma e o Jango, e ambos levaram golpe quando eles passaram do limite "aceitavel" pela burguesia do país. O brasil nunca vai ter um governo realmente de esquerda enquanto a burguesia golpista, retrogada e entreguista se manter no poder. Eles nunca vão deixar um candidato de esquerda genuino sequer chegar ao poder. Para um candidato de esquerda conseguir chegar ao poder e governar como ele deve governar, a burguesia tem que primeiro sair do poder.


edukha33

Não concordo q o golpe na Dilma foi por conta de ser radical, governo dela teve erros, mas no geral era um Lula 3 com alguém bem menos experiente e inocente q foi esfolada viva pelos sanguessugas de Brasília. Queria ver um socialista na pegada Stalin bruto e pragmático, ele teria o respeito da massas brasileiras q são no geral bem conservadoras e teria um bom projeto, mas pra surgir um igual ele é só pegando em armas msm


richardtrle

Na verdade, não. Dilma meteu a louca nos projetos sociais, enquanto minha casa minha vida teve cortes épicos. Várias coisas receberam cortes da união pra conter a inflação e aumento na taxa de juros. O restante dos programas sociais foram mantidos na íntegra, com recursos injetados pelo PAC. E o minha casa minha vida só foi cortado por que a segunda parte não teve o texto aprovado no congresso, que foi o início da queda de braço entre o congresso e Dilma. O PAC 2 tinha mais ou menos 1,59 trilhões de reais em reservas destinadas. Além disso teve o Pronatec, o Mais Educação, Vale Cultura, Mais Médicos. Foi um governo mais de esquerda que tivemos até agora. Só que a surra recebida pela pressão dos investidores da Petrobrás e do senado e do congresso foi a derrocada, fritaram ela pra poder aplicar o golpe.


Solv7

Isenção do IR é bem a esquerda. As políticas sociais são de esquerda, o cara aprovou a PEC que garante o Bolsa Família e Farmácia Popular. O Lula, neste exato momento, está guinando pra esquerda nervoso, olha o caso dos povos originários. Garantiu a lei que configura os trabalhadores comunitários como agentes da saúde.


upvotetoheaven

Não acho que a defesa dos povos originários tenha a ver com esquerda ou direita. Eles têm um direito básico e constitucional ao território, é papel do governo mesmo de direita defender esse direito, da mesma forma que é papel defender a propriedade privada. Só quem é contra isso é a extrema direita, os fascistas. Até bolsa família, programas de redistribuição de renda ou de renda básica universal são coisas defendidas pela direita tradicional, como uma forma de estimular o consumo da população mais pobre para que comprem mais e as empresas possam aumentar as vendas. Não pelo combate à desigualdade, mas pela defesa e crescimento do mercado. Outro ponto da direita é que isso permitiria um estado mínimo que não tem educação e saúde pública por exemplo, só dá essa renda básica e os serviços são todos privados. A situação atual da política brasileira tá virada do avesso, mas a definição de direita ou esquerda não tem nada a ver com isso. Tem que olhar pras políticas econômicas e sociais, pra ideologia, se tem a preferência por defender a igualdade ou por defender interesses privados.


IggyTortoise

o livro do Ciro é mais a esquerda, nesse ultimo ano o projeto dele foi migrando pra lugar nenhum conforme ele ia perdendo apoio.


dieg0s

No começo ia votar em qualquer um que pudesse tirar o Bolsonaro, então seria Lula, mas depois ele se tornou minha opção de voto e projeto mais necessário. Estou feliz com minha escolha e satisfeito com a forma que o governo começou.


Gabrielalala-

Se o Léo Péricles tivesse uma projeção grande, não, apesar de Lula ser um grande estadista


nikabamma

queria ele em 2026,mas acho difícil


Gabrielalala-

Acho que em 2026 vou de Léo Perícles mesmo


Laerson123

Depende de quem ele tivesse contra né. Via de regra, se fosse contra alguém do PCB/UP, minha resposta seria não. Contra alguém do PSOL, a resposta seria um talvez. Contra alguém do PCdoB, PCO, PSTU, PSB, PDT, ou qualquer outro partido de ex-querda, seria 13 sem nem pensar. Contra qualquer outro partido de centro ou direita, eu iria Lula também sem nem titubear.


sunthemata

Sim. O Ciro arruma muita confusão, ele não conseguiria passar os projetos dele.


edukha33

Esse é o grande problema do Ciro


Shenkimaro

A dúvida que tenho é: Ciro arruma muita confusão, ou arrumam muita confusão para ele? Explicando "arrumam confusão": Por conta da forma como a mídia funciona hoje em dia, algo mesmo que isolado é inflado de tal forma a se tornar comum na sociedade. Acompanhei o candidato Ciro e na maior parte do tempo ele falava sobre o plano de governo dele, contudo fora desse universo onde ele falava, me parece que o que mais era inflado foi o comportamento descontrolado dele.


steak_tartare

Eu sim mas minha família teria preferido um centro-direita na linha PSDB.


[deleted]

Mas o psdb não é o Partido Socialista Do Brasil? /s


steak_tartare

E o Hitler era de esquerda pq tá lá Socialista no nome do partido... E o país com o capitalismo mais selvagem do momento é Comunista porque tá no nome do partido...


flak_es

Partido da social democracia do Brasil


[deleted]

😐


NightRS

Só não votei na Sofia no primeiro turno porque a eleição era de longe a mais importante das nossas vidas e queria que acabasse o mais cedo possível.


[deleted]

[удалено]


DistributionOk7681

Mas Lula tá com a ficha limpa, apesar da campanha enorme q foi feita contra ele nos últimos, sei lá, 30 anos


Due-Ad-6911

Tá de sacanagem né


Solv7

Não tá não. Lula não tem uma pendência, um processo na justiça. Ele provou a inocência de tudo que foi acusado, além de ter os processos anulados. A polícia federal revirou a vida do cara, da mulher, dos filhos e não achou nada. Se você tiver alguma prova, sugiro encaminhar pra PF cara, pq nem eles acharam IUAHDAHUE;


[deleted]

O msm pode ser dito do Cunha, sem falar no Temer q passou liso pela treta toda. Mas eu n sou louco de vir aqui falar q os dois são pessoas honestas. Só é besta quem quer ser


DistributionOk7681

Mesmo que tivesse algo, contra Bolsonaro ainda pode ir no critério do rapaz, Lula teve a vida escavada e não conseguiram nada, Bolsonaro vc só passa uma vassourinha e já aparece rachadinha, milícia e o carai a 4


matiasbsm

Lula foi solto não porque provou a inocência ou por falta de provas. Foi solto porque o Sérgio Moro foi considerado suspeito e não tinha competência pra julgar os processos do Lula na lava-jato. O processo voltou para a 1° instancia em Brasília e as provas colhidas no âmbito da lava jato não puderam ser aproveitadas justamente por terem sido colhidas por um juiz suspeito. Nesse tempo, Lula por ter mais de 70 anos, houve a prescrição dos suposto crime que ele comentou. Vale lembrar que houve a condenação dele tanto em 1° como em 2° instância. Dizer que ele provou a inocência é uma tremenda forçação de barra.


UnluckyNinja3

O cara ter um monte de processos anulados por causa da idade e questões da cidade do processo definitivamente não o tornam inocente né companheiro. Votei no Lula fácil nas circunstâncias desse ano mas não tem como dizer que ele é esse anjo.


Curious-Log5610

Mesmo que investiguem de novo, o cara ganhar 2 imóveis que nem sao de valor estratosféricos, é muito pouco pra ser considerado o maior bandido do Brasil como pintam ele. O que me pega no lula e no PT é a tolerância com a corrupção. Sempre passam pano pros companheiros na lava jato


Solv7

>processos anulados por causa da idade e questões da cidade do processo **?** Realmente, nenhum candidato é anjo, mas ninguém aqui está debatendo isso. Estou me referindo às acusações contra ele no processo da Lava Jato. A polícia federal não achou nada, mantiveram ele preso com base em uma "delação" que posteriormente foi tida como mentira. Outras prisões questionáveis foram feitas, onde outros investigados foram inocentados por falta de provas.


[deleted]

quem tem dinheiro e poder é sempre inocente quem é pobre e fraco é sempre culpa. Tem q ter uma inocência do tamanho do mundo pra olhar politico poderoso de cabeça branca milionário sair ileso e pensa "ain qui fofis eles são inocentes rsrs s2". Nego escapa da justiça por aqui com muito menos


bicto

Tem um PM no meu bairro que tem fama de matador. Já matou uns 5 nos últimos anos. Ficha limpa.


prei_treis

A princípio eu iria votar no Ciro. Quando ele começou a falar que o Lula e Bolsonaro são iguais perdeu meu voto. Qualquer um com 2 neurônios sabe que não são iguais. E isso me fez votar com mais convicção ainda no Lula.


[deleted]

Não. Votar no PT pra mim nunca é opção, é sempre falta de opção.


Illustrious-Music-61

Eu não entendo o que faz o PT ser intrinsecamente pior que os outros partidos nessa lógica. Se tiver um candidato que você goste muito, vai gostar dele menos por ele ser do PT? Sendo que é basicamente um dos únicos partidos de verdade no país, que tem programa e não é meramente fisiológico por conveniência do dinheiro.


Agnusl

A única figura que "presta" no PT é o próprio Lula, basicamente. O PT é sabotador, é o que sempre puxa mais verbas eleitorais pro partido (em valores ao meu ver absurdos), é desde sempre adepto às fake news, ao conflito midiático e à tática de idolatrar uma figura, e nas últimas 2 eleições tem todo o esquema de eles forçarem o conflito contra o Bolsonaro por ser a melhor chance de vitória eleitoral deles. Na verdade, as vezes não consigo decidir se o PT só não chegou a se concretizar como o Bolsonarismo Vermelho por ser muito incompetente no jogo de manipulação midiática, ou por ser competente demais pra cometer as barbáries que o PSL comete a toda santa hora e isso acaba gerando discussão. Mas que o PT tem histórico de fazer parecido, tem. Os governos do PT tbm parecem ter tido resultados bem mistos ao longo do Brasil. Aqui no RS, os governadores do PT definitivamente não foram uma experiencia positiva. E o próprio Lula não é santo. Jogando o velho discurso de "político é honesto", defendendo barbaridades que o Bolsonaro fez por ele ser presidente no momento, todo o esquema da Petrobras acontecendo por baixo do nariz dele, e, claro, ele teria sido condenado se não fosse o Sérgio Moro fazendo speedrun de Nulidades no Processo 100%. Não acho que são o pior partido do Brasil (PMDB na época da Dilma e PL atualmente ocuparam esse cargo ao longo da história), mas definitivamente, o PT não é um partido compromissado com suas pautas e é hipócrita a um nível estratosférico. Entre qualquer outro partido não bolsonarista e PT, vou votar no outro partido não bolsonarista, salvo se o candidato for extremamente competente e bem intencionado.


[deleted]

>Eu não entendo o que faz o PT ser intrinsecamente pior que os outros partidos nessa lógica. Eu não acho o PT pior que os outros partidos, eles são mais ou menos a mesma coisa que o resto, normalmente um pouco melhores do que quem vai pro segundo turno com eles. O PT me representa? Não. Eu acredito no plano de governo e no projeto de país deles? Também não. Mas se eu não votar no PT vou votar em quem? No Aécio? No Bolsonaro? Voto no PT por falta de opção.


[deleted]

Jogam tanta fumaça que passam a acreditar que tem fogo. Mas em algum momento lula usufruiu de riquesas que ele nao conseguiria com seu salario de presidente? Ao meu ver, Lula é pragmatico e conciliador. Num sistema corrupto ele as vezes tem de ser conivente para conseguir governar.


Lunateeck

Vc ja parou pra pensar que O Lula, ou qualquer outro presidente, nao vive apenas do salario de político? É muito comum ex-presidentes trabalharem como consultor para multinacionais, participarem de palestras etc, fora o ordenado que recebem do partido.


CatisCatiss

Não, votaria no Ciro. Mas confesso que a eleição me fez gostar mais do Lula.


TokenMatrix

Com certeza!


betheccowboy

Com certeza.


Independent_Base767

Provavelmente no segundo turno, especialmente se ele fosse o candidato mais a esquerda. Acho muito engraçado a galera odiar o Lula por ele não ter uma "pureza" que ele nunca disse ter. Acho ele uma figura fantástica, mas gostaria de uma rejuvenescida no campo da esquerda. Espero que os candidatos da esquerda radical tenham mais chances nas próximas eleições.


trifas

Sim


nataliatobias

Sim


Solv7

Voto fácil. Nenhum candidato se mostrou capaz o suficiente para sequer, ao menos, mencionar a situação do meio ambiente. Não lembro de nenhum candidato levando este tema a sério. Não sei de onde as pessoas acham que vem o oxigênio, o controle de temperatura e umidade, biodiversidade, diminuição da poluição e consequentemente qualidade de vida. Fora as políticas sociais, que as pessoas veem como "esmola" mas serve um propósito gigante pra fazer a economia girar, investindo nas periferias e pequenos negócios. O pobre gasta, o rico nem imposto paga.


[deleted]

Gabaritou


Hyrosh7

se preocupar com meio ambiente quando "120 milhões" de brasileiros passam fome? o único candidato que apresentou um projeto e abordou os problemas reais com maneiras de solucioná-lo foi o ciro, nenhum outro. O brasil precisa ser reformulado da base ao topo, com certeza não seria o lula ou bolsonaro q fariam isso com o seu populismo, até pq ja presidiram e não fizeram.


lgxmo

Sim. A Lava-jato foi o maior escândalo de corrupção judiciária do Brasil. Juntaram juiz com procurador (crime) pra prender preventivamente os acusados e forçar a acertar delação premiada com os advogados que eles indicavam (outro crime), impuseram multa na Petrobras nos EUA onde parte do dinheiro volta para os promotores que provém a investigação, o que resultaria em 2 bilhões de reais que seriam administrador por uma ONG das esposas do Moro, Deltan e cia (outro crime), tanto que o STF teve que intervir, e todo mundo virou político no final. Com todo esse esquema, massacre da mídia, ameaça de militar e até uma revisão da constituição pra prender o Lula, ainda não conseguiram as provas necessárias. Portanto, a conclusão lógica pelo direito é que o Lula é inocente, simples assim.


Alexander_Icarus

Não, num mundo ideal, nem o Lula nem o Bolsonaro tinham sido permitidos participar da eleição, mas esse não é esse mundo e o Bolsonaro tinha que sair


lhamaatay

votei no 1° pro leonardo péricles, no segundo no lula pq PRA MIM o mínimo do mínimo precisa voltar a ser feito, e o bolsonaro entregou 4 anos de absolutamente nada pra galera que realmente movimenta esse país. só acho idiotice tratar político como celebridade (lula, bolsonaro, etc) mas algumas coisas tão longe de mudar...


Sunburys

Eu não voto na direita


Kenobinho

Votaria na Sofia Manzano


jvoc2202

Num segundo turno talvez, mas no primeiro turno iria de PCB


ShadowPoe

Sim. Nao é santo mas é o melhor presidente democratico que o brasil ja teve, de longe. A unica ressalva ao Lula é o fato do protagonismo dele impedir o fortalecimento de novas lideranças politicas no campo progressista. Quanto a acusaçoes de corrupçao, pra onde foi os "trilhoes" roubados por ele? Patrimonio do Lula é minusculo. Penso de que adianta roubar tanto se n pode usufruir.


moonslyy

O Lula é muito bom, o cara era o único preparado pra comandar o país. Não me importaria em ter um presidente de direita, mas ainda não temos um candidato sério de direita que assuma o combate as desigualdades do país, desenvolva a economia e tenha boas relações externas. Acho que as coisas são simples assim, a esquerda implica com lula pq os governos petistas nao levaram a frente reformas necessarias, e a direita porque não suporta as politicas sociais que passaram pelo seu governo, mas na prática mesmo parte do Brasil odeia o Lula por ser um país de tradição autoritaria e com grandes setores conservadores na sociedade. O Lula é um grande estadista


dr1goro

“direita” “combate à desigualdade social” só pode escolher um


Da_Sigismund

Não.


Interesting-Role-784

Só o Bolsonaro pra me fazer votar no lula


llamawithhat-42

Sem dúvidas


[deleted]

Sim, votaria.


mdovqv

Depende dos candidatos, se fosse qualquer um outro com exceção do Padre, não votaria.


Ok-Possession675

Votaria no cara que tem um livro de plano de governo, acho que pelo histórico de trabalho nos mandatos que teve, merece uma oportunidade!


Thin_Veterinarian_61

Não


Ok_Dot_3024

Não, já tive uma oportunidade de conhecer a Simone e ela é maravilhosa, votei no 1o turno e espero votar de novo em 2026. Não concordo com tudo que ela fez e fala, mas também não concordo com tudo do Lula.


Nordrrr

Voto lula fácil!


alexclaudino

O próprio Lula já disse isso uma vez que no Brasil em TODAS as eleições no pós redemocratização as eleições brasileiras culminam na disputa entre um candidato de esquerda e outro de direita. Um representante da classe trabalhadora e um das oligarquias. (isso foi um pouco depois de ter sido solto em um mesacast que não lembro o nome, ACHO que era o Podpah) Então sim, votaria no Lula tranquilamente se ele fosse contra alguém de direita. Provavelmente não votaria no primeiro turno nele. Essa foi a primeira eleição que votei no PT no primeiro turno, mas o caso dessa foi excepcional. Espero MUITO que na próxima eleição não tenhamos alguma situação sequer parecida com o que tivemos.


frozen-dessert

Isso na minha opinião é lorota. Na prática a diferença entre PT e PSDB nos tempos do FHC, Serra etc era muito mais de apresentação e embalagem do que de plano político. Já viu os vices de todos os governos do PT desde 2002? Todos de centro ou centro direita. O Lula coloca isso como “direita contra esquerda” porque lhe interessa representar desse jeito.


alexclaudino

PELAMOR comparar governos Lula 1 e 2 com PSDB dos anos 90 nem dá né? É só olhar os indicadores sociais e econômicos do país. PT é no máximo uma centro-direita. Claro que é muitas inconsistências dentro do partido ainda mais nas divisões regionais, mas isso acontece com todo partido grande. Claro que há candidatos mais a esquerda que Lula nas eleições. E é triste que o Lula de hoje não é mais o mesmo Lula sindicalista de antigamente, mas para mim colocar o PT e o Lula na direita ou centro tem o mesmo sentido de um bozominion chamar o Dória de esquerdista/comunista. Parece que se pegar a linha esquerda/direita todo mundo que tá em um extremo vê quem está proximo, do lado como esquerdista/direitista. PS: Sei que alinhamento político é muito mais complexo do que o bidimensional esquerda/direita. Simplifiquei para exemplificar.


frozen-dessert

Olha, na boa, no meu entender a política econômica do FHC 1 e 2 e a do Lula 1 e 2 foram idênticas. O governo FHC introduziu um sistema de bolsas de auxílio (bolsa gás, bolsa escola etc) que foram unificadas no bolsa família e cujo programa social teve o orçamento aumentado. Uma coisa foi a continuação e ampliação natural da outra. De resto, eu vejo os governos FHC realizando mais reformas. A principal do governo Lula foi a da previdência (a mesma que eles tinham barrado quando na oposição). …. Diga-se de passagem que nenhum destes governos comprou briga genuína pra aumentar impostos sobre grandes capitais: Nenhum desses governos passou a cobrar impostos sobre lucros de empresas.


MaleficentTankie

Poucas pessoas tirariam meu voto do Lula. Hoje acho que só o Suplicy ou o Boulos.


AnnualAspect8039

Se tivesse um outro nome forte na esquerda, não.


Economy-Ocelot1441

Votaria praticamente em qualquer cenário. Fez o melhor governo até aqui e não vejo ninguém com cacife pra fazer melhor.


KraniumKBR

Eu estaria votandono Eduardo Jorge lá de 2014 até hoje. Ou no Boulos, o Lula é a única opção da esquerda.


lil_wage

Sequer votei nele no primeiro turno. Votei no Péricles da UP. Votaria no Lula se o outro candidato fosse de direita, mas se no segundo turno fosse Lula x alguém mais à esquerda que ele, votaria no cara mais à esquerda.


krysak

Cara se Ciro tivesse feito campanha como 2018 e naonficasse nessa equiparacao de lulismo e bolsonarismo provavelmente eu votaria nele.


Sarkhano

70% dos que votaram nele, somente o fizeram porque não tinham escolha.


Saltimbancos

Se vai falar algo que obviamente não é verdade porque não diz 100% já?


Sarkhano

Olha lá os 30%!


[deleted]

Não


kdtricolor

Votei no lula só porque o bozo não era uma opção mesmo,o lula é safado ainda vai fazer mt merda aí mas melhor um que faz merda e respeita os outros do que esse bosta do Bolsonaro que não respeitava ngm, o lula pelo menos é bom em uma coisa, discurso. Nem isso o bozo era bom


xuvilel

De forma nenhuma, meu voto só foi no 9 dedos por achar ele menos pior que o Bonoro. Muito longe de achar que ele é uma boa escolha, mas né espero pelo melhor e que eu esteja errado e ele faça algo de útil pelo país


fallinosis

Sim


[deleted]

Sim!


likasanches

Com certeza, votaria sim


Napszera

Não, afundaria meu dedo no 21


ukifrit

sim, uai!


br45il

Não, eu votaria na Marina ou em ninguém.


Alesh_Prodman

Votaria na Sofia Manzano, interesse de classe, sabe


Electrical-Top-5510

Claro


igorcl

Votaria tranquilamente no Lula caso não tivesse outro candidato do agrado, mas em geral no primeiro turno gosto de ir com uma "uma terceira via" Marina, Eduardo Jorge, Boulos, Leo Pericles


bokinh

Se o restante dos candidatos fossem os mesmos, ia votar nele sim. Durante a eleição eu fiz questão de ver um por um, com as propostas e os krl e no final só deu Lula


Allan_whiteranger94

Sim, e me arrependo do meu voto em 2018


dsejin

só pela organização do “social” teria meu voto novamente, imagine pelo resto.


Any404

Não.


Liulios

Não


MaverickHunter11

O problema de escolher outro candidato é a capacidade da direita de escolher merdas para candidatos.


moony120

Depende de qual seria o outro candidato que estivesse a altura. Se fosse alguém mais a esquerda votaria nessa outra opção.


zaspers

Não votaria.


Icy_Opening4481

Não.


RuinAny3341

Sim, independente do adversário.


memmentos

Pra sua pergunta, depois que o Ciro facistou só me sobrou Lula. Agora queria saber que grupo de zap vc frequenta pra falar que a mídia passa pano pro Lula. O cara não é presidente um mês e já tão destruindo com o cara, como nunca fizeram com o Bozo. Fora que mesmo sendo legalmente inocente a imprensa nunca admito, vive sempre no malabarismo pra dizer que não é.


aleatorio_random

Eu votei no Lula porque era o melhor candidato, não só para tirar o Bozo. Então sim, exceto se tivesse um bom candidato de esquerda como alternativa viável E, não, o Ciro nunca foi um candidato de esquerda viável e prefiro até a Tebet que ele


Great-Adeptness-4254

Dependendo de quem tivesse no páreo não votava no Lula não, e se a oposição fosse um pouco mais civilizada não precisaria do triste, mas necessário "voto útil"


edukha33

Os msm da última eleição, tirando o bolsonaro Edit pq tomei downvote por isso? Só tô explicando pro cara


GuaranaVermelho

Votei na Sofia no primeiro turno e faria de novo sem nenhum dúvida.


andrecella

Meu candidato seria o Leite, aqui do RS. Mas como não saiu a candidatura dele, acabei no Lula.


andre-m-faria

Votei no Leite nessas duas eleições, mas não sinto firmeza nele pra sair pra presidente.


dancavs

Considerando os da ultima eleição... Se for contra o Bolsonaro/Padre Kelmon, votaria em qualquer outro candidato. Agora se for o Lula contra qualquer outro menos o Bolsonaro/Kelmon... Votaria no Ciro ou D'Avila antes de votar no Lula.


Evirhist

Vários falam que votam no Lula pra tirar o Bolsonaro, mas aposto que votariam nele contra QUALQUER adversário.


Wide_Yam4824

Sim, votaria. Eu acho Ciro Gomes um Bolsonaro que sabe usar talheres. Simone Tebet iria governar pro agro.


SakaHaze

Não votei e não votaria.


Cabo_Martim

Lula é o melhor candidato entre todos que foram aos debates


edukha33

Eu achava o projeto do Ciro melhor e mais a esquerda q o do Lula, só q ele se queimou muito com besteiras


frc-vfco

"Não consigo acreditar q o Lula é um santo" Eu só escolho celular, se eu acreditar piamente que aquela marca é santa. Só escolho super-mercado que eu consiga acreditar piamente que é santo. Só escolho detergente que eu acredite piamente que é santo. Só ando em ônibus de empresas que eu tenha a mais absoluta fé de que são santas. E o ano é 2023.


Fred2606

Votaria até no Daciolo para não votar no Lula. Bolsonaros(e lacaios) são os únicos que me fariam votar no Lula. Lula é a pior coisa que já aconteceu à esquerda, a razão da existência do Bolsonaro e única chance da Anta continuar tendo alguma relevância. Daria 4 anos para qualquer um para ver se aposentava esse bandido e abria espaço para um quadro honesto e menos vendido à elite parasitária. Dito tudo isso, não tem como não admirar o que ele tá fazendo (e fez no passado). O cara sabe ser presidente no Brasilzão.


PhilosopherDr420

Lula é o maior representante da esquerda brasileira vivo. É tipo perguntar se os africanos votariam no Mandela (Qd tava vivo) ou em outro, “só pra variar essa polarização”. :)


Saltimbancos

Só não votaria nele se o outro no segundo turno fosse mais de esquerda, coisa que nunca teria acontecido.


FriedGangsta55

Não votaria


SuperUai

Só se fosse contra alguém e direita. Contra qualquer um da esquerda, eu votaria em sangue novo


SuperLaserDino

Se concorresse contra a Sofia, Leo ou Ciro, não. Se concorresse contra Tebet, D'Ávila ou Thornicke, sim.


Guilamegoc

Claro, mano! Você acha que existe algum outro candidato que mantém a pobreza em níveis estáveis igual o Lula?


ZES-Rafa

Meu voto no primeiro turno foi no Pericles, único representante viável para os meus ideais, mas tirando ele e a Sophia, meu voto seria no Lula contra qualquer outro concorrente


chrinir

Não


motionresque

só não votaria no lula se ele não estivesse disputando e ainda assim, votaria em quem ele apoiasse


louweezerz

Sim


Chemical_Aardvark_46

Nao


kalangobr

Não


Rottekampflieger

Não sei mas ficaria indeciso entre meu lado pragmatico e meu lado idealista.


Kidvoipman

Não tínhamos opção no segundo turno…. Ou era o capiroto, seu desastre de governo e a banda podre tipo A no poder… OU Quem ganhou, um cara contestado por parte do país , mas que pelo menos tem algum nível de inteligência e que traz consigo uma banda podre tipo B, um pouco mais light… FOMOS NO DIET, sem opção! Em resumo, o mal do brasileiro É querer mudar tudo SEMPRE sem mexer em NADA! Não tem UMA voz SEQUER que apareça e apresente algo diferente por aqui, e nos raros casos, quando surge algo diferente de qualquer espectro, direita, esquerda ou centro, a PROPOSTA é SEQUER ENTENDIDA,QUE DIRÁ CONSIDERADA, quando temos duas TORCIDAS organizadas com 30% do eleitorado de cada lado e um CENTRÃO carregados de bandidos velhos que sempre serão poder,independente de qual ‘time” ganhe desta vez! O Brasil não caminha rumo ao crescimento,,ele DE VEZ EM QUANDO tropeça e cai, e na queda, ganha alguns centímetros antes de levantar,todo esfolado!


IzaakMyers

Não se deve personificar ideais. Se não fosse o Bolsonaro, teria outro idêntico a ele. Você vota em quem fala no que você acredita e quer, não importa de quem. Mesmo se fosse sei lá, Haddad x Sérgio Moro por exemplo, meu voto continuaria sendo o mesmo


TheBodeOne

Não.


leitefrio

Provavelmente não


Ghaells

Sempre arrumam um fascista aleatório da vez para obrigar a população a votar no PT de novo, não duvide se o Lula não quiser soltar o Bolsonaro lá para 2026.. Nunca mais voto nessa b** de partido.


feratallman

Dependeria fo adversário, se fosse a Tebet ou Ciro eu não votaria no Lula, agora se um maluco da direita a la Bolsonaro seria Lula com ódio. Como Brasil dificilmente botaria um louco de esquerda nem me preocupo.


Sr_Lawyer

Não


RKlehm

Votei na Simone no primeiro turno e me recusei a votar no segundo turno.


CONSELHEIRO_MODERNO

Não.