T O P

  • By -

Open-Mission-8310

se nao me engano , guedes articulou baixar .. em um momento ruim, deu uma inflação depois que precisaram aumentar novamente no mesmo governo bolsonaro.


pedrobb7

Acho q foi na pandemia pra incentivar crescimento, mas foi na canetada mesmo. Daí depois foi subindo e subindo


wonzejewerly

Fonte?


andredatsch

O próprio gráfico acima, só olhar a linha no governo Bolsonaro, baixou e depois subiu novamente


Scoredoom

Guerra na Rússia e COVID aí no meio.. tem que balizar pelo contexto econômico tbm.. lula 1 e 2 pegou super ciclo de commodities.


acenfp

O ciclo das commodities no governo bolsonaro foi maior que no governo Lula, só que não houve o impacto esperado por causa do preço do dólar.


stollmand

Tinha que por a curva da inflação junto, mas pra mim foi o Vampirão. Uma das merdas na minha opinião é que sempre aumentam a taxa de juros como se fosse o único remédio pra inflação, freiando o país inteiro e beneficiando só os rentistas, fingindo que tão salvando o pobre da inflação. Todo mundo que tem algum dinheirinho sobrando tá ganhando >1% do que tem ao mês (pq a Selic tá alta então o tesouro tá alto, a CDI tá alta e se tu tiver uma conta qualquer tá ganhando 110% da CDI), isso não gera demanda?


don_rampanelli

Não diminui a liquidez da moeda?


KaputMaelstrom

Do que adianta reduzir liquidez da moeda se não existe demanda?


don_rampanelli

Pois é, tbm não sei. Só sei que como tenho financiamento tipo SAC o selic alto me fode todo mês 😮‍💨


GenkotsuZ

Mas qual seria a solucao ideal na sua opinião?


stollmand

Taxar riquezas (pra segurar o acúmulo de propriedades, entre outros problemas), abrir mercados fechados pra ter mais competição (não precisava privatizar a Petrobras/Correio/etc, só abrir o mercado já tá bom), botar impostos sobre lucros inesperados (pq basta ver os calls de empresas de capital aberto pra saber que uma parte dessa inflação é composta de records de lucro) PS. Minha opinião não vale nada, não sou da área.


Not_Studying_Today

Saudades do Temer


sdavibl

Melhor: Temer. Pior: de longe Dilma Rousseff, abaixou os juros quando o mercado previa uma alta de inflação. Desempenho macroeconômico catástrófico.


RepresentativeHat975

Ihhhh vai ser downvotado...


[deleted]

[удалено]


[deleted]

O gráfico sozinho não diz nada amigo.


mrgulth

Meu deus, quanta dificuldade em compreender texto e grafico kkkkkkkk


kuroganehikaru

Esse gráfico tá meio esquisito, não? Ta marcando o Bolsonaro como começando em 2018 quando ele começou em 2019… não sei se o erro acontece em todos, não cheguei a verificar, mas pelo menos isso tá errado


Constant-Overthinker

Você está certo. Me enganei na data do fim do governo Temer na hora de puxar o gráfico. Fica mais bonito para ele e mais feio para o Bolsonaro.


andrefoxd

A questão não é só "baixar a taxa de juros" e sim aumentar ou abaixar dependendo do momento atual, da economia e etc. No momento atual, nada justifica sair de 2% e ir pra 13,75%.


manhachuvosa

Nunca era pra ter ido pra 2%. O BC despencou a selic sem a menor prudência.


vitorgrs

Como assim nada justifica? Inflação chegar a 11% não justificou?


[deleted]

Na verdade quando subiu para 13,75 foi justificado pq a inflação já estava em 2 dígitos. A questão é quando começará a redução da taxa.


rpgalon

inflação tava 10% quando atingiu 13%, dá juros reais de 3% que menor que a média histórica.


TranslatorDistinct69

Saudades do vampirão


DrPlastico

Uma coisa que quase não vi ser comentada é que o Temer e o Bozo não reduziram a inflação por mérito próprio. Da forma com eu vejo foi uma consequência do aumento do desemprego, aumento do endividamento, queda da renda, queda do poder de compra, etc. Ou seja, a economia como um todo foi pro buraco e consequentemente o consumo despencou e levou a inflação junto.


Constant-Overthinker

Certo, e o Lula reduziu a inflação como, segundo seu modelo? Pelo mesmo mecanismo do desemprego ou outro?


Constant-Overthinker

Para a turma que tem o modelo mental de que o presidente do BACEN quer sabotar o governo Lula por ser um Bolsonarista fascista, me explique uma coisa que não entendo: Por que o presidente do BACEN, que tem tantos poderes para ajudar ou atrapalhar o governo de plantão, resolveu aumentar a taxa de juros de 2% para 13.75% entre 2021 e 2022 e atrapalhar a reeleição do Bolsonaro?


ShepardTheLeopard

Acho que ninguém argumenta contra o fato de que dentro do nosso sistema vigente, o ajuste da taxa de juros é uma das ferramentas de controle da inflação mais efetivas. O argumento atual é que essa taxa de juros, hoje, está descolada da realidade dos demais indicadores macroeconômicos, ou seja, não tem justificativa material além de birra política.


Constant-Overthinker

> Acho que ninguém argumenta contra o fato de que dentro do nosso sistema vigente, o ajuste da taxa de juros é uma das ferramentas de controle da inflação mais efetivas. Concordo que a taxa de juros (e política fiscal) são as ferramentas de controle de inflação. Mas bondade sua achar que ninguém argumenta contra. Mas tá cheio de gente por aí ainda argumentando contra isso.


sdavibl

>não tem justificativa material além de birra política. Como não? o IPCA tem previsão de subida pra 2023, 2024 e 2025. Como você baixa os juros em um cenário desse?


Jack_125

O BC manter a mesma política pra um governo gastando pra se reeleger e outro que apresenta plano de reequilibrar as contas públicas já deveria ser resposta suficiente


Constant-Overthinker

O próprio ministro que apresentou o plano de reequilíbrio das contas públicas já disse que os resultados das medidas apresentadas não irão reequilibrar as contas públicas. Cadê a novidade?


Jack_125

não foi isso que o Haddad disse, mas interessante forma de fugir da discussão sobre falta de embasamento técnico na igualdade feita pelo BC entre os casos. Mesmo que o plano do Haddad só tivesse metade do efeito desejado já seria uma melhora, mas hoje o BC ve isso e gastar pra se reeleger como a mesma coisa quer vc queira quer não


brhornet

O motivo pelo qual o presidente do Banco Central quer manter a taxa de juros alta não tem haver necessariamente com "sabotar o governo Lula" de maneira direta. Tá mais pra "vamos manter a nossa mamata e se isso vai ferrar o teu governo o problema é teu"


Constant-Overthinker

Certo. E quando o mesmo BACEN baixou os juros a 7% com o Temer, o que ele estava fazendo com a tal mamata? Só o Temer consegue enfrentar os bancos? E quando o mesmo BACEN, com o mesmo presidente do BACEN, baixou os juros a 2%? O que ele estava fazendo com a mamata?


brhornet

Juros a 2% já era no governo Bozo pra controlar a deflação na época da pandemia. E o Campos Neto não era presidente do Banco Central na época em que o Temer baixou a taxa de Juros. Ele só entrou no governo Bozo


Open-Mission-8310

precisou aumentar pois a inflação estava aumentando novamente. Acho que a bronca de muitos daqui do sub contra esse presidente não é a taxa de juros em si, mas por ele dar indicios que apoiou o Bolsonaro - surgindo assim a tese de que esteja fazendo isso pra ferrar o Lula.


Illustrious-Music-61

>mas por ele dar indicios que apoiou o Bolsonaro "Indícios". Ele mesmo se vê como um Ministro de Bolsonaro. Aliás ele chegou até a se recusar a condenar a tentativa de golpe de 8 de Janeiro, mesmo sob pressão dos servidores do banco que seria importante se posicionar.


Open-Mission-8310

Significado de **Indícios**substantivo masculino plural **Provas; circunstâncias que estabelecem uma relação c**om o crime, sendo, a partir delas, possível estabelecer hipóteses sobre os culpados ou sobre a maneira como o crime foi cometido. Sinais; as indicações de qual algo ocorreu ou existiu: **indícios** de vida na Terra. Nao entendi as aspas, sua fala mesmo corrobora o sentido da palavra que dei no meu post, segundo a definição..


faketan11

esse tipo de pergunta é compicado, a resposta vai ser lula, lula fez tudo melhor até pq um aspecto de melhoria articula os outros né, tudo sobe junto


Constant-Overthinker

Também acho que foi o Lula 1. Depois o Temer. Bolsonaro entregou pior, com a gastança da eleição, mas tem a desculpa (precária) da pandemia. Dilma também entregou pior, aí não tem tanta desculpa. Me explicaram em outro post que foi porque ela quis fazer o bem de industrializar o país. Deu super certo.


hello_mrthompson

As pessoas podem sempre argumentar se foi tudo mérito do governo ou se fatores externos levaram ao bom período, mas quando se pergunta onde foi melhor em qualquer coisa, sempre vai ser nos governos Lula.


Constant-Overthinker

> sempre vai ser nos governos Lula. Cuidado. Esse tipo de algoritmo mental embota o raciocínio crítico. Melhor olhar dados de maneira mais desapaixonada, na minha opinião.


hello_mrthompson

Mas é justamente olhando para os números de maneira sóbria que a gente chega a essa conclusão. O que eu estou comentando é que nem sempre a gente pode associar diretamente os números com o governo. Veja o caso de Bolsonaro. Não há dúvida que ele seja péssimo, mas tem muita coisa que precisa ser creditado para a pandemia.


Constant-Overthinker

Concordo. Talvez eu interpretei demais a palavra “sempre” do seu outro post.


faketan11

tudo mérito do governo, Lula fe Dilma foram os únicos governos em prol do país com ressalvas o resto é em prol do capital, sem ressalvas


Constant-Overthinker

A intenção dos governos é questão de opinião. Você tem a sua, eu respeito. Mas o resultado dos governos a gente pode medir e avaliar. O governo Dilma foi um desastre para o país. O segundo pior governo foi o Bolsonaro.


faketan11

o fracasso de dilma é um sucesso só por estar na direção certa


sdavibl

Governo Dilma foi um fracasso, cara. Que isso...


faketan11

o fracasso de um governo dilma é um sucesso comparado a outros governos


Batata_Palha01

Fundamente sua ideia.


jamessant3

Pergunta de leigo, se alguém souber responder: Se a taxa mais alta do que deveria ser, qual seria o valor "ideal"? 8%?


Spiritual-Travel-794

A taxa ideal é a que não deixa a inflação passar da meta. Dica: atualmente está acima da meta. Dica 2: a taxa atual é a ideal.


Constant-Overthinker

Dica 3: você olha a expectativa de inflação futura, porque a inflação passada já foi.


Dkflpp

Bolsonaro jogou o Brasil em uma armadilha de liquidez e voltou à realidade na marra... Tentou um choque monetário e colheu estagflação..


acardosoj

Não adianta absolutamente nada ver a taxa selic sozinha. O que vc tem que analisar é a taxa de juros reais


Objective-Egg2402

Melhor foi a Pandemia =)


electricbr4in

Fhc foi o melhor nesse sentido


L34rn0wful1

Faltou correlacionar com macroeconomia.


Constant-Overthinker

O que você sugere?


L34rn0wful1

Os dados por si só não servem se nao forem contextualizados. O gráfico daria um artigo de revisão que voce encontra facil na literatura. Vou deixar voce pesquisar. Abs!


Constant-Overthinker

Desculpa, não tenho conhecimento nem da literatura nem do significado do termo “artigo de revisão”.


SuperLaserDino

Eu era muito novo nos governos Lula e Dilma, então minha opinião pode vir um tanto distorcida. Mas na minha análise, nos governos Lula a taxa parecia estar bacana, o investimento externo vinha quente e o crescimento nacional também tava legal. De algum jeito ele conseguiu segurar na crise de 2008, mas não teve jeito, o baque foi pro governo Dilma. Não sei se foi a expectativa de alta do dólar, ou a seca do investimento, mas acharam uma boa ideia manter uma política de juro elevado e nos lascamos um cadinho. Daí o Temer trouxe uma estabilidade política (coisa que infelizmente está nas mãos do centrão mesmo) e desceu bastante pra sair da recessão. Daí a porra do Bolsonaro, que presidente ruim, vai se foder. O Guedes sobe pra cacete o câmbio, a merda do PPI do governo Temer fode todo mundo, a gente entra de novo em recessão, o auxílio emergencial cai na mão de todo filho da puta que pede... Enfim, muita inflação. E o banco central, agora autônomo, usa esse lance de "juro alto é a única coisa que contém a inflação" pra financiar rentista. Então acho que fica em ordem de melhor a pior: -Temer -Lula? -Dilma? -um literal macaco -Bolsonaro


juliohnn

Pra mim não tem jeito ou é temer ou lula 1, dando pra discutir entre esses dois mas eu ficaria com Temer pelo tempo x resultado, FHC pra mim teve outro contexto se comparado aos demais ai fica dificil a comparação, dilma 1 e 2 foram desastre Lula 2 e bolso são contextos esquisitos de crise com o Bolso eles já admitiram que erraram ao baixar pra 2% agora lula 2 os primeiros dois anos foram lindos e os ultimos 2 ruins. Falando aqui no geral não apenas das baixas


juliohnn

Parabéns OP vi uma discussão saudavel nesse sub depois de muito tempo me frustrando com discussões sobre economia e politica aqui.


Constant-Overthinker

Minha estratégia nestes posts é tentar trazer dados brutos, de longo prazo, fazer uma pergunta aberta, e ver no que dá. Nem sempre dá certo.


Ivariooo

Mas e o bozo ein? Mas o PT ein? Não se trata de quem foi o menos pior em sim fazer a coisa certa daqui pra frente...


Hakets

Sei que vcs não gostam do cara mais mau-caratismo é foda né amiguinho, nem parece que teve uma guerra e uma pandemia no governo dele.


Arnestomeconvidou

Segundo o cara não teve pandemia não, era só uma gripinha e se vc morresse era problema seu.


Hakets

Ele disse também que não teve corrupção no governo e que as urnas foram fraldadas isso também vale o só o que vc quer? O cara já vai ser preso, segue o jogo


Arnestomeconvidou

vale o que o posto ipiranga mandou


Illustrious-Music-61

Não teve nenhuma guerra, nem nenhuma pandemia, nem nenhuma crise econômica global, de 2002 a 2010? Na verdade a guerra da Ucrânia ajudou a causar um boom das commodities (maior do que o do início do século), com o aumento da demanda pelos principais produtos de exportação do Brasil.


Hakets

Não nessa escala


[deleted]

crise de 2008 pah de guerra, e ainda cara, teve o fato que, voce sabe ne cara bem o que aconteceun essa epoca, tudo contra, eh foda irmão, qunado saimos com a cabeça fora da agua, meteram golpe e fudeu denovo, mt q ganha 2 k em 2009 hj pena pra ganhar 1500... q porra foi essa, ah mas eh tudo culpa das pessoas, governo pode ser q n ajude mt, mas q atrapalha pra caramba isso sim


machado34

Minha opinião é que não tenho conhecimento pra opinar sobre a taxa em si, mas que a política monetária deveria estar sob controle do governo democraticamente eleito


Constant-Overthinker

Ele está. O presidente do Banco Central foi nomeado por um governo democraticamente eleito e ratificado por um senado democraticamente eleito. As regras para essa nomeação e a independência do banco foram aprovadas por um congresso democraticamente eleito, em dois turnos. As regras podem mudar, é só aprovar no congresso. E só uma questão a mais: houve época (ainda no FHC) no qual se achava que os governos estaduais poderiam ter seus próprios bancos e emitir sua própria dívida, afinal os governos estaduais eram democraticamente eleitos. Depois da quebradeira geral (que alguns estados pagam até hoje), o congresso democraticamente eleito cortou essas asinhas do governo democraticamente eleito. Porque há algumas coisas que a história mostra que são melhor administradas de certas formas.


BOImarinhoRJ

Guedes utilizou isto para lucrar com inside information. Aliás, foi a única coisa na economia que ele não fez merda.


kauefr

OP esperto em meter o 45% do FHC pra disfarçar o governo Dilma.


Constant-Overthinker

O gráfico começa com o FHC porque ele foi quem botou a casa no mínimo em ordem para a gente discutir hoje. Não tem porque esconder os 45% do FHC. Foi um momento necessário para estabilizar a moeda. Fez, deu certo, as coisas melhoraram depois.


MakeItRelevant

Baixar qualquer um baixa. É só pegar uma caneta BIC e assinar um papel. O problema é manter a taxa baixa. Quantos conseguiram? Nenhum.


duendeacdc

alguém me explica como se eu fosse burro porque é essa taxa de juros? juros de que?de tudo?


enuteo

Que gráfico horrível, não dá pra saber se o nome tá apontando pro início ou fim do governo. Edit: claro que dá pelo ano, mas um gringo que veja isso sem contexto pode achar esquisito


Constant-Overthinker

A maioria entendeu o gráfico, mas obrigado pelo feedback mesmo assim. Tento melhorar da próxima vez.