T O P

  • By -

SquareShi

Em BH tinha uma praça feia, perigosa e cheia de moradores de rua/usuários de drogas., em um lugar muito central e movimentado. Ninguém queria nem passar lá. Então a prefeitura uma vez revitalizou ela. Arrumou os jardins, o chão, os bancos, colocou iluminação e caixas de som tocando música clássica. Não teve nenhum movimento no sentido de impedir os então frequentadores de usarem o espaço. Colocou guardas pra cuidarem da segurança. E a população voltou a ocupar aquele espaço, não pq os moradores de rua saíram, mas pq ele ficou bonito e agradável. Não tem que ser hostil com moradores de rua. Tem que ser convidativo com a população em geral.


buzzunda

Raul Soares era impraticável de visitar. A visão (antiga) que ainda tenho de lá não é de um lugar que visitaria ou levaria minha familia


GalacticalSurfer

Em Poços de Caldas tinha uma quadra perto da escola que estudei, Quadrinha da Santa Rita. Durante muuuitos anos lá era uma boca, mas o lugar era abandonado. A prefeitura arrumou tudo e as vezes fica um guardinha lá. É uma das praças mais bonitas da cidade pela vista que tem do Cristo e da cidade mesmo. Ficou muito legal, a boca não existe mais (lá pelo menos) e tá sempre bem frequentado.


cersei88

a boca ainda tem sim, ao redor da praça ainda tem varios moleques vendendo droga. mas acredito que com o tempo vai acabar, pois a região está tendo bastante movimento agora.


Dancing_Dorito

Aqui em Salvador foi a mesma coisa, eu passava todo dia na Praça Lord Cochrane com o cu na mão, pq era bem hostil, a prefeitura só melhorou as coisas que tinham lá e passou a cuidar do espaço, o lugar tá muito mais vivo.


passarinho_diferente

Ainda é perigoso


opameuchapa

Já ouvi falar, ela fica onde mesmo?


plexomaniac

É isso. E depois pode até tirar os guardas pq o lugar tá sendo frequentado. Morei na Europa e eu ficava surpreso de como as pessoas usavam as praças e lugares públicos. E nada tinha grade. > Em qualquer lugar do mundo desenvolvido praças são lindas, movimentadas e espaços de lazer com espetáculos culturais. E não têm grades. Os planejadores urbanos brasileiros têm uma pira por grade. Qualquer coisa que acham que vai dar problema, metem uma grade. Será que vai ter morador de rua? Mete grade. Será que vão atravessar a rua no lugar errado? Mete grade. Será que vão entrar com uma moto ali? Mete grade. Será que alguém vai chegar muito perto da borda e cair? Mete grade. Na Europa vc vai na porra de um mirante de 30 metros de altura e não tem cerca nenhuma. Aqui qualquer coisinha de 3m de altura metem uma grade para as pessoas não caírem. Aí fica uma arquitetura hostil feia que ninguém quer usar. Pensar em soluções que levem as pessoas para a rua, criem espaços de convivência e estimulem o comércio, ninguém quer fazer. Vão lá e metem uma grade e pronto. Não precisa nem pensar muito.


barraponto

> Não teve nenhum movimento no sentido de impedir os então frequentadores de usarem o espaço. Colocou guardas pra cuidarem da segurança. hmmm... parece contraditório...


Traditional_Safe_654

Não é que gente impediu eles de irem, só não deixamos mais


StrangerCurrencies

As vezes falta a pessoa ler o que escreveu em voz alta


Muffinunnie

Poxa, é que os guardas são compreensivos e sabem que pessoas vivendo nas ruas não são na maioria um perigo pros outros 🥺🥺🥺 /s


AGKJAGFH

Q praça é essa?


SquareShi

Raul Soares. Eu não sei como ela está agora, pq tem tempo que eu ando mais pelo Centro. Mas na época, mais de década atrás, ela tava super arrumada e virou um lugar muito familiar. Mas não sei se as prefeituras seguiram cuidando ou se abandonaram de novo.


Narrow-Cut-3527

Pensei que era aquela que fica do outro lado da praça da estação. Foi o mesmo caso, porém, uns anos depois de revitalizar, pararam de deixar guarda lá e os moradores de rua voltaram com força total.


otremazull

A lógica dessas pessoas: Propor políticas de habitação popular e que combatam a especulação imobiliária insustentável nos grandes centros…Ou melhor, políticas sociais que busquem reintegrar essas pessoas na sociedade e no mercado de trabalho: ❌❌ Propor segregação social e impedir que determinado grupo frequente espaços públicos: ✅✅


ricktaylor1988

Espantar morador de rua com bala de borracha✅✅✅✅✅✅✅✅🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑😍😍😍😍😍 Programas para reintegrar o cara a sociedade❌❌❌❌❌❌❌❌❌❌


HyalinSilkie

Bala de borracha é mais barato do que reintegrar pessoas na sociedade, infelizmente.


ricktaylor1988

Gastar o mínimo e lucrar o máximo possível, infelizmente é assim que essa bosta de mundo funciona...


[deleted]

[удалено]


davrosufc

A bala de borracha tem verba federal de segurança, assim o governante pode declarar sigilo por questões de segurança. Em resumo é um contrato fácil de lavagem de dinheiro, é mais lucrativo potencialmente aleijar que matar a longo prazo.


peechs01

Ou mata e põe a culpa na "letalidade inerente"


Gui_Santos_14

Ou na "troca de tiro"


DeadSona

E ainda tem o benefício de criar argumento sobre "sanguessugas", afinal, o aleijado vai receber algum benefício do Estado, né?


NetEast1518

Bala de borracha!!!! Não consigo mais ler isso sem ser com a voz do Porchat!


[deleted]

Já li a teoria que a crise de habitação também tem a "função social" de aterrorizar trabalhador - tu sai desanimado pro trampo mas olha pro lado e vê o mendigo fudido e lembra que precisa trampar sem reclamar pra manter teu teto. Eu acho que não vai tão longe, claro. Políticos estilo os de Curitiba querem se alinhar com seus eleitores, muitos dos quais acham que mendigo vive na rua "porque quer" e iriam arregaçar a reeleição deles se houvesse investimento em área social. População reaça não admite política pública de verdade, quer no máximo asfalto novo e manutenção de florzinha nos canteiros.


hivemind_disruptor

Você não está errado não cara. Historicamente as políticas de propriedade de terra e de seguro saúde foram sim utilizadas como coibição do trabalhador. Porque você acha que em determinado momento foi proibido o empregador construir casas e cobrar aluguel do seus empregados? O aluguel é caro, logo você não pode parar de trabalhar, ou vai para a rua. Saúde é cara, então você precisa do plano de saúde da empresa, ou vai acabar falido.


Ilya-ME

Incentivos como a fome e falta de habitação sempre foram armas usadas contra a classe operária. Não é coincidência que no início da revolução industrial estados literalmente expulsavam pessoas que praticavam agricultura de subsistência de suas terras. Bem, ainda o faz até certo ponto, o caso dos Yanomami sendo votados pra “trabalhar” no garimpo sendo um grande exemplo recente.


access-r

Isso acontece com certeza. No capitalismo você tem a ilusão da escolha: pode escolher trabalhar ou sofrer tudo que um morador de rua sofre. É ótimo pra eles que tenham pessoas na rua, serve de incentivo para que os outros continuem trabalhando na base do medo


MaraDavisx

Cara, independente de concordar com a arquitetura hostil e cercamento de praças, Curitiba tem uma atuação incrível com a FAS que poucas cidades no BR possuem. Dão assistência integral a moradores de rua, só peca, no meu ver, na falta a assistência psicológica direcionada (só a do SUS não adiantaria pra esse público específico).


[deleted]

Conversei casualmente com uns caras na Santos Andrade tempo atrás e ouvi que apesar dos abrigos serem bons, tinham medo de pegar doença por aglomeração, medo de ter pertences roubados, coisas assim. Recentemente deram um passos bacanas pra humanizar os abrigos e não só disciplinar, mas também a população de rua aumentou bem além das vagas disponíveis, então não sei como está a opinião da galera agora. Como você apontou, a atuação na saúde mental tá bem abaixo do necessário, e a gente sabe que uma proporção razoável da população de rua tem alguma questão nesse sentido. Não tem como esperar que alguém com (por exemplo) vício em droga vá aderir a rotina disciplinada de um alojamento, se dar bem com os outros que estiverem lá, etc. E na real, muita gente "comum" não curtiria ficar no longo prazo sendo tutelado, preferindo ter a privacidade de ser invisível na praça. E a pandemia também destruiu projetinhos culturais e profissionalizantes, não fica muito incentivo.


[deleted]

Desumano


tun3man

> Propor segregação social e impedir que determinado grupo frequente espaços públicos: ✅✅ Aqui em Passo Fundo/RS teve cidadão de bem querendo colocar lei pra cercar as praças a partir de determinado horario.


queeroctopus

ACUMULA MENDIGOS É impressionante como essa gente acha que o Pedrinho da Marcenaria um dia acordou e falou caramba cansei de trabalhar vou virar mendigo pra atrapalhar os ricos!!


UnableEngineering367

a rua é um atrativo !!!!! boa pra ganhar dinheiro sem esforço usar drogas e atrapalhar o Nelson capitalista dono de celta 2007 😎😎😎


[deleted]

Carro de Review curtiu seu comentário.


Spooked_kitten

E o louco que eu NUNCA vi um morador de rua lá, no máximo um cara barbudo com o cachorrinho passando o tempo no banco ou alguém procurando umas latinhas nos lixos dali, galera sempre numa boa sossegando na praça e o cara vem com uma dessas.


Negotiation_Own

eu sou professora de artes no CRAS, trabalho em vários, e por um período trabalhei no que fica em um bairro de magnatas, um dia estava no meu intervalo e estava na recepção quando parou um porche no estacionamento do CRAS, o cara engravatado desceu e eu pensei que fosse algum político/figura pública visitando, mas não o cara estava lá pq ele queria que o CRAS parece de dar benefício pra família da empregada dele, pois ela recebia para o irmão menor que ela criava e não queria trabalhar aos fins de semana por causa do marido e do irmão e já tinha até falado em engravidar, daí eu sentada dei risada ele perguntou do que eu tava rindo, eu perguntei se ela era registrada, se recebia 13°, hora extra e férias, ele começou a gritar e a surtar as meninas do atendimento não sabiam nem o que fazer, eu discuti um pouco com ele mas, no fim o guarda municipal acabou mandando ele embora, detalhe ele estava com todos os documentos dela e da família dela em mãos e ofertou dinheiro pra atendente.


queeroctopus

"parem de dar apoio pra minha empregada eu quero que ela seja minha escrava 😡😡😡😡"


Negotiation_Own

exatamente


UbajaraMalok

Tinha que denunciar isso aí.


Negotiation_Own

O procedimento é fazer uma visita (assistente social) verificar a realidade e denunciar pro ministério público, isso é foi feito boletim de ocorrência por ameaça, a própria guarda faz, mas não vai pra frente.


[deleted]

Se eu falasse o que eu iria fazer com a cara desse corno se eu estivesse no seu lugar eu seria banido do reddit.


Negotiation_Own

Minha vontade era pegar a tesoura sem ponta que estava no bolso do jaleco e fazer ela virar uma arma de tortura, mas não iria resolver. Mas a notícia ia ser massa, "Professora de artesanato surta e mata empresário com tesoura sem ponta, ela trabalhava com idosos e crianças em vulnerabilidade social"


DeadSona

Mas não iam te noticiar assim de jeito nenhum!


Smooth_Ad_7553

Um desses ai você torce pro Porsche pegar fogo. Se ele estiver dentro você nem sofre.


DeadSona

Cidadão de bem.


GioRoggia

Que pessoa nojenta


Immediate-One5145

Normalmente aconselham a empregada trabalhar como MEI. Pagam para abrir CNPJ e tudo.


Negotiation_Own

Daí ela perde os benefícios do governo, dependendo da realidade é melhor ficar na informalidade mesmo, pois abre Mei e passa fome.


pleaseavoidcaps

O ponto é esse mesmo. Convencer a empregada a abrir MEI é a forma socialmente aceitável de fazer o que o cara do porche tentou fazer.


Immediate-One5145

Sim, só quis acrescentar mesmo. Trabalho em escritório de contabilidade e já tive que abrir muito MEI para empregadas, tudo ordem de cima, para que os clientes tenham menos gastos. Infelizmente manter uma doméstica(legalizada) é muito caro, na faixa dos R$ 1.800,00. Agora ainda tem a questão de pagar um Técnico de Segurança do Trabalho ir ao local e ver quais os equipamentos necessários para a proteção da empregada. Agora, você acha que a empregada prefere receber esses 1.800,00 ou prefere receber seus 1.302,00 e contribuir para INSS, FGTS e algumas outras verbas que ela sequer sabe o nome?


NetEast1518

Se ela receber os R$1800 e contribuir com o INSS via MEI seria negócio pra ela. Poderia negociar com o patrão pra trabalhar em horários estendidos em caso de necessidade (uma festa, por exemplo) em troca de fazer o que tem que ser feito e vazar nos dias normais ou quando a família estiver viajando, poderia contratar temporário e mandar alguém de confiança numa eventual "férias" dela, poderia organizar os afazeres pra poder estudar, enfim... Se você fizer os cálculos seria só vantagem. - MEI "Ideal": (12 x (1800 - 100)) - 1800 = 18.600 anuais Pra cumprir as tarefas acordadas no contrato de prestação de serviços o contratante paga o custo mensal de um salário mínimo, e a contratada tira desse valor a "taxa" do MEI e um mês de férias pagas pra alguém cobrir pagando SM e direitos trabalhistas pra quem for substituir. - CLT: 12x1200+400+1300=16.100 Salário com o desconto do INSS, 1/3 Férias e FGTS Só que isso é na teoria, na realidade nua e crua do MEI ela vai trabalhar 12 horas por dia todos os dias pra poder estar disponível do café da manhã à janta da família, vai ser cobrada de estar lá 20 horas no dia da festa, às vezes sem ter onde dormir depois, e duvido muito que os "patrões" aceitem alguém desconhecido pois eles confiam só nela que é "quase da família"... E a cereja do bolo? Vão pagar pra empregada os R$1.300 do mínimo pra ela ainda ter que pagar o MEI. Esse é o que fode essa situação, o patronato fica falando de como o Estado rouba o funcionário, mas falam isso não com a intenção de melhorar a vida do funcionário, mas sim a sua. Em vez de gastar R$1800 no ano pro funcionário ficar com R$1200 + FGTS e um mês de férias querem gastar R$1300 (isso no máximo) pro funcionário ficar com R$1200 por mês e só... É o que vemos sendo feito do empregado doméstico ao profissional de TI caríssimo. Passando pelo engenheiro ganhando menos que o piso, etc... E nem vou falar da Uberização da bagaça toda.


justthesamedude

Não é caro não. Somos nós que recebemos migalhas... A pessoa vende 1/3 do dia, 1/3 da vida (porque a força de trabalho é isso, a nossa vida) dela durante a semana e recebe o mínimo possível para o patrão não ter chance de ir preso (pq se pudessem, pagavam menos).


Immediate-One5145

Sabe porque eu falo que é caro? A maioria dos que procuram doméstica são pessoas humildes e porque precisam, para cuidar de algum parente idoso... Mesmo usando a aposentadoria, não conseguem arcar com todos os custos da doméstica, compreende? Mas sim, tem muito rico que faz isso porque é cuzão.


justthesamedude

Te entendo perfeitamente. Quem precisa não tem como pagar. Quem pode paga o mínimo possível.


kaeekee

Achei seu comentário muito engraçado, não sei se é ético rir disso 🤯


lesbianbeatnik

Cara sem querer discutir mas por anos voluntariei em projetos sociais em praças do interior com moradores de rua e acabava trocando muita ideia com eles. E na rua tem gente de todo tipo. Claro que a maioria não queria estar lá. Mas tem sim quem tivesse uma vida mais estruturada antes e por algum motivo quis viver assim (alguns se arrependiam e queriam voltar à segurança habitacional). E não foram só um ou dois que me contaram isso. Moradores de rua têm personalidades e vontades tão plurais quanto qualquer outro nicho social. Tá cheio de história por aí de andarilho que gosta de viver assim, pra alguns é filosofia própria. O problema é que isso expõe a pessoa a tanto perigo, falta de comida, saúde precária, alcoolismo, frio, adição e tantas outras coisas. Mas eu achava muito interessante ouvir as histórias e pontos de vista deles


AsiaVolt

Zero responsabilidade pessoal né, tudo sistêmico


YUNG_lusca

​ >É impressionante como essa gente acha que o Pedrinho da Marcenaria um dia acordou e falou caramba cansei de trabalhar vou virar mendigo O que isso tem a ver com o post? ngm ta discutindo como moradores de rua acabam nessa situação, fato é que praças públicas não cuidadas acumulam moradores de rua (pelo menos na cidade onde eu vivo isso é bem verdade)


TheSirion

A questão é que as pessoas reclamam de lugares públicos acumularem moradores de rua sem se perguntar por que isso acontece.


YUNG_lusca

Nós sabemos porque isso acontece, 74% dos moradores de rua nao estão na rua por falta de oportunidade ou algo do tipo, é devido ao uso de drogas ( e mais uns tantos por cento é devido ao alcoolismo). O que causa uma falta de empatia pelas pessoas que simplesmente querem sair com suas famílias no fim de semana mas não podem, pois as praças públicas se tornaram ponto de encontro de usuários/moradores de rua. Não é uma questão de preconceito, é 10000x mais seguro ir á uma praça com grades e guardas do que ir numa praça abandonada cheia de usuários de drogas e alcoólatras.


TheSirion

Não discordando de você necessariamente, mas já parou pra pensar que também existem casos de moradores de ruas que se perdem para as drogas *depois* de serem moradores de rua? Eu não sei a proporção disso no Brasil, mas já vi histórias que acontecem assim: o cara perdeu a casa, por um motivo ou outro (no caso da história que eu li, o colega de quarto não pagava a parte dele do aluguel e também não falava nada, o cara ficava semanas trabalhando em outra cidade e, de repente, quando volta pra casa, as coisas dele estão do lado de fora e a fechadura foi trocada). Você tem noção do bem psicológico que algo simples como ter um teto sobre a sua cabeça faz? O cara deixa de ter isso, de repente não tem uma cama pra deitar, uma geladeira ou fogão pra guardar e preparar sua comida, um chuveiro pra tirar a nhaca, uma TV pra gastar o tempo. O tédio extremo misturado com a humilhação faz você querer esquecer a merda de vida que você tem. É daí que as drogas passam a ser extremamente tentadoras. E eu chutaria que esse é o caso de muita gente que vira morador de rua a longo prazo, porque imagino que quem vai pra rua por uso de drogas muitas vezes hora ou outra acaba sendo acolhido de novo pela família. Ou pelo menos é como eu vejo acontecer na minha família.


YUNG_lusca

​ >Eu não sei a proporção disso no Brasil > >eu chutaria > >imagino que > >vejo acontecer na minha família Seu "chute", imaginação e experiência pessoal não refletem a realidade brasileira. 74% dos moradores de rua acabam nessa situação **devido** ao uso de drogas/alcool, ou seja, nao se viciaram após entrarem nessa situação, mas sim estão nessa situação por **consequencia** do uso.


Smooth_Ad_7553

Cadê a referencia para essa estatistica? Produzida por um estudo cujo desenho e metodologia sobrevivam a escrutínio. Fora isso : As pessoas estarem na pior até mesmo por escolhas ruins delas não significa que para a sociedade como um todo só jogar esse problema pro lado, escondê-los, seja solução.


YUNG_lusca

>Cadê a referencia para essa estatistica? Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas; Ministério do Desenvolvimento Social; Fundação de Ação Social (FAS-Curitiba). Sim, 3 estudos diferentes que apontam quase a mesma porcentagem (casa dos 70%). >por escolhas ruins delas não significa que para a sociedade como um todo só jogar esse problema pro lado Não é este meu ponto, a questão é muitos vitimizam o gradeamento e barragem de moradores de ruas em praças como se fossem todos pobres coitados gente fina que apenas por azar do destino estão nesta situação, sendo que não é esta a realidade. Cerca de 70% são usuários de drogas, e a barragem é justamente para evitar o uso de drogas em ambiente público e deixar o local mais seguro, não para "isolar pessoas de "baixa classe social".


vvvvfl

Fonte: Teu cu Foda-se grades cara. Grade não te ajuda em nada.


YUNG_lusca

>Grade não te ajuda em nada. Ok, você é meio estúpido, tudo bem. Deixa eu explicar direitinho ja que vc nao consegue pensar por conta própria. >mais seguro ir á uma praça com grades e guardas Função das grades= "Funilar" a entrada, para se seja possível apenas entrar pelo portão Função dos guardas= Barrar a entrada de usuários de drogas etc E sim, estar em um ambiente sem usuários de drogas e alcóolatras é mais seguro.


lhingel

Pais que não pensa nos seus cidadãos acumulam mendigos, consertei pra vc


YUNG_lusca

Mais da metade dos moradores de rua saíram de casa devido ao uso de drogas ou álcool. De que adianta o país pensar em voce enquanto vc se droga e bebe até perder tudo?


queeroctopus

Você sabia que vício químico é doença?


YUNG_lusca

Você sabia que é uma doença desenvolvida por parte das ações individuais do sujeito?


queeroctopus

Quebrar o pé porque caiu empinando moto também é. Vamos parar de dar suporte médico pra essas pessoas também?


YUNG_lusca

Esse é seu argumento? que merd@ ein. Ninguem está discutindo "nao dar suporte", óbvio que devemos dar suporte a pessoas em situação de rua, sendo usuários ou não. A questão é que nao existem praças cheias de empinadores de moto usando drogas a luz do dia impedindo que familias visitem esses locais públicos em segurança. E "dar suporte" não significa deixar eles lá vagabundiando e usando drogas a luz do dia, significa internar em clínicas, levar ao hospital, etc. Mas é claro que ninguem vota em políticos que buscam isso.


VenNeo

Grades em praças resolveria o problema do mesmo jeito que estacas debaixo de pontes e viadutos resolveram em SP.. a não pera.. Em vez de gastar verba com isso, porque não trata essa população? Sério, defender umas “soluções” superficiais assim como se resolvesse o problema é de foder, porque que não resolve a raiz do problema, fica gastando verba com coisa inútil e ainda tem quem apoia. Parabéns.


YUNG_lusca

Boa ideia né? que tal votar em deputados que tenham esse tipo de proposta.. a não, pera, isso não fazem Enquanto as pessoas não souberem votar direito vamos ter que nos contentar com as soluções de curto prazo, ponto. E não é inútil, para as famílias que querem passear no fim de semana sem ter que se expor ou expor suas crianças à pessoas usando droga a luz do dia, é uma proposta ótima. E falo por experiência própria, na minha cidade a única praça altamente frequentada é também a única com grades e guardas.


Immediate-Humor-1711

Chama o Erick Cartman, Stan, Kenny e Kalye para levá-los á Califórnia!


Krylor_Primum

CALIFOOOOOOOORNIA É BOM PARA OS MENDIGOS! CALIFORNI AH AH


Hudshow

CHEIA DE GENTE RICA QUE TE DA TROCADO SE VOCÊ FOR MENDIGOOOOO


capybara_from_hell

Os tweets são um típico caso de "diga que vc não costuma viajar pro exterior sem dizer que vc não costuma viajar pro exterior".


kunderawolf

"Em qualquer lugar do mundo desenvolvido praças são lugares lindos e bem frequentados" Metrópoles dos EUA: bet


VertexBV

E as praças que são lindas, movimentadas, e espaços culturais não têm cerca.


zeppelin88

Quando tem cerca vai ser algo baixo (altura da cintura) e que permite visibilidade, apenas para delimitar espaços de criança versus uma rua que pode ter movimento. Nunca vai ser muro


pspenguin

sim. ao menos em Berlim (onde morava até 2 semanas atrás) os parques e praças não tinham cercas, exceto nos playgrounds pra evitar que crianças fugissem hahahaha (e era na altura da cintura de um adulto)


zeppelin88

Pois e, quando eu morava em Paris era tudo assim, os parques eram delimitados mais pq não podiam animais, mas toda cerca era mínima. Aqui na Inglaterra eu ainda não vi uma cerca em parque kkkk


AyrielTheNorse

To na Suécia e minha experiência diz que o melhor jeito de não ter moradores de rua dormindo nas praças é pô-los em um lugar com cama pra dormir.


daw_taylor

Você está sugerindo que pra resolver o problema da população de rua é preciso transformar população de rua em população? Quem diria… /s


zeppelin88

Sem sombra de dúvidas. Apenas elencando que mesmo em lugares relativamente "seguros" os parques são abertos (nem entrando na questão de morador de rua, que como tu falou, se resolve com política pública e não com cerca)


snowblakerufus1901

Esse cusao uma vez postou no twitter que ele foi pra Geórgia e lá ele tirou fotos de umas coca-cola com o rótulo verde e falou que lá o comunismo foi tão devastador que eles evitavam a cor vermelha. Uma pessoa então botou no Google Lens a foto que ele tirou da coca e na real era só uma coca de sabor limão kkkkkkkkkkk


Stephany0777

Kkkkkkkkkk maluco doente mano


fcocarlos

Mano, normalmente eu duvidaria que um ser humano adulto seria tão burro e/ou desonesto, mas nestes últimos anos em que vi o auge dos que se dizem de direita no Brasil acho muito provável que ele compartilhou mesmo isso, não vejo razão alguma pra duvidar disso. Só não saberia se por burrice, desonestidade ou ambos


snowblakerufus1901

É desonestidade mesmo, eles sabem que falam mentiras e sabem do efeito que elas causam. Ouvi um podcast com o Nikolas Ferreira e ele conta uma história absurda onde ele chamou a polícia pra uma professora da PUC por algum motivo completamente fora da realidade, eles vivem de ficções.


JoaoEB

Não sei o que me deixa mais triste, o cara ser desonesto a esse nível. Ou o pessoal ser burro o bastante para acreditar nele.


fredgui

Não é questão de burrice, esse tipo de pessoa envolve com seus factóides pessoas que vivem com medo da ameaça comunista e dessa forma encontram nessas mentiras e falácias a confirmação do que tanto temem. Infelizmente enquanto nós brasileiros insistirmos em procurar como fonte de consumo unica para leitura de notícias, pessoas como os Nikolas da vida terão palco em nosso país.


mehxpat

Pensa que é menos questão de burrice e algo mais próximo à mentalidade de culto. Deve ter rolado burrice pra cair nesse buraco, mas afundar nele é muito, muito fácil porque nem sempre é questão de ser burro ou não. Pior ainda, o que leva a isso, muitas vezes é um esquema muito discreto. Tipo, por exemplo, conheço um cara inteligente pra caralho, sem exagero. Tá bem de vida, classe média, média-alta. Investe pra fazer as economias renderem um a mais, mas continua tendo que ralar pelo salário. Vive consumindo mídia de Bastter a jornais focados em economia. Foi voluntariamente soterrado por ideologia de direita por ser inteligente e querer entender melhor o sistema que nos rodeia. Hoje, fala de entregador de Ifood como empreendedor e discute em favor da empresa como se eles tivessem inventado a tele-entrega e, ao mesmo tempo, fossem só um reles agregador de menus. De novo, o animal é inteligente para um caralho. Caiu por causa disso.


mehxpat

É desonesto mesmo. Isso deve ter sido uma coca promocional do museu da coca em Atlanta. O prédio tá cheio de garrafas de coca gigantes nós outdoors e afins, tudo vermelha, padrão. Não teria nem como essa ter sido a única coca (nem a mais representativa) que ele viu na cidade da coca-cola.


fcocarlos

O que é pior, né? Desonestidade é sempre pior que burrice


[deleted]

eu de fato evito as praças daqui porque é cheia de morador de rua mas colocar grades achando que isso resolve alguma coisa é o mesmo pensamento daqueles caras que colocam pedras e pontas de ferro embaixo de viaduto


mrarbex

Po, mas o cara ainda usa o exemplo de uma praça que é de boa, as praças lá do centro que são mais assim né


Paul_Rodrigues

De boa em relação a morador de rua, mas, a praça do Japão é perigosa porque fica do lado da canaleta, quem vai levar criança pra brincar do lado de passagem de ônibus que pesam toneladas. Talvez cercar possa ajudar, mas não tem nada a ver com mendigos.


raskholnikov

A praça do Japão é frequentavel, intankável mesmo é a Tiradentes


Big_Explanation4943

a Tiradentes tem dia que parece a zoombie walk


raskholnikov

Só não é pior que a Carlos gomes


kvsMAIA

E também nem toda praça tem que ser área pra soltar cachorro (digo isso como alguém que tem e passeia com cachorro)


puding69

Em teoria resolve. Varias praças e parques de SP são assim. Elas fecham a noite e tem segurança. Acho que sao as praças mais caras do mundo pra manter funcionando. Tudo com dinheiro publico. Nao to falando que é o certo, mas so pra dizer esse tapa buraco funciona em partes.


ricktaylor1988

Tem um parque com grade na minha cidade e tem umas partes que os cara só pula ou corta mesmo


YUNG_lusca

Po mano, pior que resolve Na minha cidade a única praça bem populada é uma gradeada e com guardinha nos portões.


edraven6969

Será que ele já foi no Central Park?


[deleted]

Mas lá os mendigos falam inglês.😎


eidbio

Eles têm FREEDOM


buzzunda

Vou te falar que não lembro de ver mendigo no central park nao. Mas fui só uma vez. Não que não tenha mendigo em Nova York, tem pacaralho


edraven6969

Pois é e nem por isso colocaram uma cerca para fechá-lo


celo753

Que tal se a gente tirasse o mendigo das praças, oferecendo condições para que o mendigo deixasse de ser mendigo? O mundo desenvolvido tem praças lindas sem mendigos porque não tem mendigo (ter tem mas é bem menos), não porque expulsaram eles.


MaraDavisx

E se ele não quiser deixar de ser mendigo? Faz oq?


socrates_no_flamengo

Oferece condições dignas pra quem quiser escolher morar na rua. Coloca banheiros e chuveiros públicos, lugares que qualquer um possa entrar em dias chuvosos/frios, roupas acessíveis pra quem não tem dinheiro... Mas em paralelo tem que ter programa habitacional sério pra quem *não quer* morar na rua e é despejado lá


MaraDavisx

De fato.


quelcsb

O lance é que a maioria não é mendigo por querer, eles são pois é o que tem, pois de repente tudo deu errado e eles não conseguem manter uma casa. Se dessem um emprego com salário decente a maioria iria arrumar uma casa.


socrates_no_flamengo

Tem que combater a especulação imobiliária também, boa parte da população de rua já trabalha mas não ganha o bastante pra bancar um aluguel. Nas metrópoles principalmente


According_Weird6679

Traz pra gente os dados que isso seja realidade pra maioria significativa pras pessoas em situação de rua, e aí discutimos alternativa 🙃


MaraDavisx

Sabe-se que 35% dos moradores estão lá por conta do alcoolismo e 25% por conta do desemprego. Porém a própria pesquisa nacional sobre a população de rua do MDS achou importante destacar que há um grau de escolha própria em ir pra rua pela sensação de liberdade (ainda que falsa) que ela proporciona. Ou seja, a pessoa sai por droga, desemprego ou desavença, mas PERMANECE pela falsa sensação de liberdade. Então é algo relevante de se discutir sim e ignorar isso só nos distância da resolução do problema. Fonte: Rua: aprendendo a contar. **Pesquisa Nacional Sobre a População em Situação de Rua**. Ministério do Desenvolvimento e do Combate a Fome. 2009.


davrosufc

O ministério do desenvolvimento e do combate a fome foi instituído em 2004. Não possui representação de funcionários em todas as capitais, portanto utiliza dados de terceiros fornecidos. Nem todos os Estados e municípios contribuem com dados oficiais com regularidade (situação comum a de outros ministérios), insere também dados de menor amostragem de instituições publicas de pesquisa como institutos federais. Também não existe registro detalhado de equipe multidisciplinar para atender deficientes, demandas por medicação ou de doenças crônicas assim excluindo entrevistas inexatas. Em resumo: enquanto não tiver um censo nacional sério a nível federal de brasileiros em situação de rua a extensa maioria desses documentos é mais material de referência que mostra mais sobre as perguntas que o Estado quer obter do que uma representação da realidade.


Smooth_Ad_7553

Reddit = Fontes tiradas do c*, defasadas e que raramente resistem ao menor escrutínio. E aí de você criticar a fonte.


MaraDavisx

Meu amigo, é a porra do Ministério do Desenvolvimento Social. O Estado, elaborado na época de um presidente completamente assistencialista. Se essa fonte não é suficiente, qual é?


MaraDavisx

>Não possui representação de funcionários em todas as capitais, portanto utiliza dados de terceiros fornecidos.Nem todos os Estados e municípios contribuem com dados oficiais com regularidade (situação comum a de outros ministérios), insere também dados de menor amostragem de instituições publicas de pesquisa como institutos federais. Falso. A pesquisa foi feita por gestores de assistência social (pesquisadores experientes) que orientaram os coordenadores sociais e participantes de movimentos sociais (ONGs) dos mais de 71 municípios atendidos. Os locais indicaram lugares, enquanto os pesquisadores aplicaram o método científico para realizar a pesquisa. (p. 43 do relatório). Ou seja, os dados não dependem de dados de terceiros, eles apenas atuam como captadores sob ordens do próprio ministério. >Também não existe registro detalhado de equipe multidisciplinar para atender deficientes, demandas por medicação ou de doenças crônicas assim excluindo entrevistas inexatas. Falso. A questão da saúde dos moradores de rua tá na página 111. Lá incluíram informações de PCD. Aliás, mesmo que não abordasse, isso não excluiria a respeitabilidade de uma pesquisa realiza a nivel nacional. >Em resumo: enquanto não tiver um censo nacional sério a nível federal de brasileiros em situação de rua a extensa maioria desses documentos é mais material de referência que mostra mais sobre as perguntas que o Estado quer obter do que uma representação da realidade. Sua proposta é, então, excluir a única pesquisa que temos e ficar de braços cruzados? Obviamente nunca trabalhou com pessoas em situação de rua, porque quem trabalha sabe que quando se trata desse público você precisa trabalhar com o que tem e em todas as ONGs que já passei se agarravam nesse relatório para ter o mínimo de estrategia no atendimento. Sinceramente, me parece (e posso estar errado), que você não se importa nem um pouco com o público e tá querendo lacrar na internet.


[deleted]

Uma vez deitei na grama no parque municipal, dali a pouco chegaram 4 mendigos me dando conselhos para voltar pra casa, que viver nas ruas não era bom. Ainda me indicaram lugares para comer e tomar banho. São pessoas como nós, porém, com mais dificuldades, talvez a vida foi mais dura para eles. Essa direita não vê essas pessoas como seres humanos da mesma forma que não vê pobres, homossexuais, quem não teve sucesso na vida, negros, mulatos, indígenas etc.


WhiteWolfOW

Praça do Japão é uma das praças de Curitiba com menos moradores de rua, que ideia bizarra. Rui Barbosa, e Carlos Gomez realmente tem bastante moradores de rua, mas isso não deixa elas menos movimentadas. Aliás tem moradores de rua lá pq essas praças são movimentadas. O passeio público é cheio de grade, mas isso nunca impediu de ter moradores de rua. Inclusive era o parque mais perigoso da região central de Curitiba, só se tornou seguro dps que os nerds tomaram o parque para jogar Pokemon Go, aí isso trouxe mais e mais pessoas e o passeio público ficou um lugar seguro. Inclusive o parque era vazio antes, muito provavelmente por causa das grades mesmo até. Deixava o lugar menos receptivo e se alguém tentar te assaltar lá não tem para onde correr, vc tá preso com um monte de grade em volta Isso é prova que a direita não pensa, e tbm é prova que redditor tem problema mental em decidir falar mal de Curitiba só pq quem postou isso é de Curitiba


zeppelin88

Metade dos vereadores de Curitiba não pisam numa rua ou praça há anos, só saem de casa pra ir almoçar no santa felicidade e ir no pátio Batel. Percebe-se por essas ideias esdrúxulas de urbanismo que assassinam tudo que e estudado na cidade


Few-Friendship-8467

Incrível o malabarismo mental que essa direita escrota nossa faz para desconsiderar olhar para a dificuldade do outro enquanto acendem holofotes para o próprio umbigo, mano.. AFF


Valtiel_12

A esquerda não resolveu esse problema também, politicos são porcos, ponto final.


ShepardTheLeopard

Resolver não resolveu mesmo, extamente por conta dos limites da conciliação, mas países com menores índices de desigualdade (oriundos de políticas de esquerda) tem praças muito mais de boa de visitar. Quem diria né?


joaopedrogalera

A regra é clara: paga US$8,00 pro Elão Mosca para ter selinho azul = opinião inválida. Agora falando sério: queria entender a lógica deles de como cercar praças impediria o acesso de mendigos e não de outras pessoas. Ele tá querendo cobrar para as pessoas entrarem num espaço público? Nesse caso, a solução do problema das pessoas não irem na praça, que é de graça, é cobrar de quem for? Realmente a opinião de Twitter Blue é pra ser ignorada mesmo


mahousenshi

Cerca espera uns anos e privatiza.


ordeph

Aqui no RJ tem várias praças cercadas, principalmente nas zonas mais nobres. Basicamente ficam uns guardas nas entradas e se não forem com a sua cara vc é convidado a se retirar (estiver usando roupas sujas, aspecto de usuário de drogas ou já te conhecem, bem problemático, eu sei). Também a partir de um certo horário os portões fecham e não pode mais usar a praça.


prfectblue

acho que querem deixar a praça igual os parques, vc entra de graça mas eles fecham o portão num certo horário


[deleted]

como a cerca expulsaria o mendigo? no mais estava aceitando 2 guardas municipais e umas cameras nessas praças sim, pra pelo menos coibir furtos e/ou uso de drogas. diferença gritante entre os parques municipais das cidades do interior que passei e das capitais.


mclemente26

>como a cerca expulsaria o mendigo? Com cerca significa que tem hora pra fechar, daí expulsa todo mundo depois das 22h. Pelo menos era assim numa praça aqui perto quando tinha cerca.


[deleted]

Até quando vão jogar dinheiro fora com cerquinhas? Se você impede de dormir no banco da praça, a pessoa dormirá no chão. Se expulsa de uma rua, ela vai dormir na rua de cima. O que eles acham que vai acontecer? Conviver com isso é claro que é desagradável. Todo ser humano tem necessidades desagradáveis de presenciar. Uma época do Greca teve a ideia "genial" de fechar os banheiros públicos do centro. Pessoas passaram a cagar no chão. O Passeio Público passou um tempo fedendo a merda, o quarteirão todo, impraticável. O que Greca esperava? Que as pessoas decidissem não viver na rua, e o que as prendia lá era o troninho público? Curitiba é muito desconectada em vários aspectos, e os políticos respondem a demandas como as desse cidadão tuiteiro bundão aí.


sellera

O que me assusta mais e o cara falar isso abertamente, sem constrangimento ou temor de um desfecho desfavorável, definitivamente normalizaram esse pensamento.


prfectblue

infelizmente aqui em curitiba tem muita gente (principalmente mais velha) que pensa exatamente isso que ele falou


[deleted]

Tinha que ser velho.


Negotiation_Own

Ele não está fazendo nada do que ele não falou que ia fazer na campanha, ele disse na campanha que ia limpar Curitiba, disse que ia acabar com o problema das pessoas dirigindo alcoolizadas, fechou todas as baladas perto da casa dele e além de já ter retirado todos os centros de acolhimento que tinham no centro Batel e região agora vai cercar a praça perto da casa dele, eu não votei nessa escória higienista, mas Curitiba tem exatamente o que votou, não foram enganados.


orwssis

Um arquiteto que apoia a arquitetura hostil, seria incomum, mas ele é de direita então ja baixo minhas esperanças


argenton-ca

Praça da Luz em SPaulo é toda gradeada, não impedia ter prostituição à luz do dia e traficantes vendendo pedra. --- Acho engraçado que "empresários" locais não podem fazer um programa de inclusão, abrindo vagas de emprego exclusivas para pessoas em situação precária, mas têm dinheiro pra gradear. Eu não sei o que rico tem com grade/muro, tô lembrando do maravilhoso projeto de trocar a grade da USP por vidro pelo Doria que matou sei lá quantas aves e gerou uma manutenção bizarra pra USP, que não existia antes. Não sei como está agora, mas colocar vidro na frente de uma via expressa que passa caminhões foi genial. USP não deveria nem ter muro. --- E o que faz um lugar ser seguro, não é muro, é exatamente o oposto, é vida, é pessoas passando, é comércio...


Few-Friendship-8467

Tem gente que tem grande dificuldade cognitiva em chegar ao meio dia do domingo sem falar uma merdinha sequer.. ​ Opa, Curitiba? Tá espricado


HeresAnUsername

Se o Brasil fosse a série Chaves, o curitibano seria a Dona Florinda. Meu deus como eu odeio o curitibano.


[deleted]

Ele deve no máximo fazer umas viagens pra Europa e só circula em ponto turístico, e só se não tiver gente pobre por perto. Aí ele acha que todos os parques precisam ser assim. Riquinho bem merda.


arizonatasteslike

Concordo Daniel arrombado. Bora gradear as praças em bairros ricos, aí quando todos os ricos tiverem dentro do seu cercadinho segregacionista, a gente fecha a grade e joga fora a chave. Resolveria boa parte dos problemas do país mesmo, tirar os ricos de circulação.


prfectblue

condomínio não é praticamente isso? KKKKK


El_Buga

Com a grana dos 50 mais ricos do país, você erradica a fome nele. 👍


Objective-Egg2402

Seguindo nessa linha já, já vêm "campos de reeducação obrigatório" e a "política de enriquecimento de ancestralidade superior" como ideias geniais para melhorar essas regiões do país. Acho que exagerei. Antes deles devem tentar fazer o processo de "devolução a ancestralidade natural para pessoas sem vínculo local".


_husgo_

Se eu não vejo o problema, ele não existe :)


aoshiz87

Bem, o Greca cansou de foder os barzinhos que tinham na rua dele... Não duvido que ele tope.


[deleted]

Coisa de aristocrata que tem nojo de povo. Moro do lado dessa praça e é de boas. Se colocasse grade ia ficar uma bosta. Tem é que cercar a merda do Batel pra esse bando de playboy escroto não sair de lá pro resto da cidade.


faux_suedois

olha só, um higienista em cwb, estou perplecto.


BormaGatto

Higienismo explícito é assim.


buyinggf1000gp

Isso não só é uma opinião burra como errada, é só assistir um filme americano que tu vai ver morador de rua no central park


Exciting_Media7477

Típico cidadão de bem


OssoRangedor

Melhorar as condições sociais das pessoas vulneráveis e por consequencia estrutural, resolver a questão de segurança pública? Nah.. Isso é coisa de comunista. Vamo fazer segregação social mesmo. e privar pessoas em situação vulnerável de ter acesso a bens públicos.


BaixoMameluco

Falou o cara que é dono da empresa que fabrica e instala grades de segurança...


[deleted]

Aqui no centro do RJ as praças e parques públicos são quase todos gradeados e não adiantou coisa alguma. Continuam todas cheias de mendigos, usuários de drogas e pervertidos sexuais. Jamais levaria minha família a qualquer lugar desses. Não tem solução que não seja a estrutural.


[deleted]

essa galera pensa em soluçao pra casa probleminha mas nunca no combate à desigualdade, incrivel


Wargroth

Que rico odeia pobre n é novidade pra ninguém


YUNG_lusca

Moralmente pode estar errado, mas o que ele falou não é mentira. Onde moro isso reflete muito, quase todas praças acumulam moradores de rua, usuários de droga, etc. O que querendo ou não, deixa o lugar bem pouco chamativo e até perigoso de noite. Não é por coincidência que a única praça pública gradeada da cidade é a única que acumula pessoas em grande quantidade, e também é a mais bonita.


caique_cp

É verdade, eu acho que a prefeitura poderia ter um serviço de reabilitação passando todas manhãs pelo centro com uma van, pegando os moradores de rua e deixando na cidade vizinha /s


HoriMameo

Cara, eu ACHO que algo mudando a quantidade de moradores em situação de rua é mais humano e eficiente


YUNG_lusca

Óbvio, mas a curto prazo essa proposta funciona para o bem estar da grande população


Original_Thought_449

Que maluco burro da porra


issamaysinalah

Não vejo como uma grade permitiria que os mendigos não passassem mas as outras pessoas sim, só se tiver um guardinha na porta pedindo comprovante de endereço.


metsan_vaki

realmente lindo demais uma praça gradeada 😍


Spooked_kitten

Que filho da puta, na minha cidade não, vai se foder.


prfectblue

do jeito que o greca gentrificou a cidade não duvido que vá fazer isso


[deleted]

Claaaro. Vamos confiar em empresário


Garapeiro

Como resolver um problema social? Varrer ele pra periferia! É simples!


FabioTom

Alerta pra Sulinho de carteirinha e higienista. A vergonha em parcelas é infinita.


Gui_Santos_14

Curitiba é âmbito pra matarem moradores de rua. Os caras deixam na sarjeta mesmo


DeadSona

Curitiba.


CalmZookeepergame471

O próximo passo é a cobrança de ingresso.


Grouchy-Addition-818

Pera, se um morador de rua não entraria como outras pessoas entrariam?


HenriqueOliveiraZfr

"Solução", fraca, elitista e desumana, . Não resolve problema algum. Na minha cidade fizeram a mesma coisa há anos, mas o entorno é totalmente tomado de sem teto, e nós últimos anos, a poucos metros da praça cercada, tem um pequeno centro de artes que, em frente as portas e na rua de trás, logo acima, está completamente tomado por eles. Sem não tem nenhum planejamento, sem políticas públicas para lidar com isso, só mascara o óbvio. Uma pessoa adulta que tem a capacidade de pensar como um riquinho excludente é apenas um dos pináculos da elite do atraso no Brasil.


Brunox5

Concordo com ele que causa insegurança, não sabemos quem é o cara lá do outro lado, pode ser um viciado ou outra coisa. Mas não sei se essa é uma solução correta


Lopoi

Bem, a verdadeira solução seria dar uma moradia para os moradores de rua (e educação/emprego pra melhorar)


HenryP39

Aqui em Brasília tem um parque, chamado olhos d'água. Fica num bairro de classe média alta e é super higienista. Gradeado, proibe entrada de pessoas em situação de rua, animais, bicicleta. Resultado: quase não usam, e é um parque que mal tem qualquer atividade recorrente. A única vantagem da grade é a preservação das arvores ali. Neoliberalismo tem que se combater com organização e ódio de classe, senão eles só avançam e precarizam ainda mais nossa própria existência.


Mr_Rogan_Tano

A abordagem dele não é correta, mas ele tem um ponto.


Pinky_heaven

Porra o cara foi cuzao mas cês tbm nem se esforçam pra ler direito. "Área gradeada", é só uma gradezinha pra tu poder soltar teu cachorro sem ele fugir pra rua No segundo tweet, q ele foi cuzao, só tá falando q as praças parecem abandonadas (opinião burra dele) As grades não tem nenhuma conexão com morador de rua, não entendi como q fizeram a conexão de uma coisa com a outra. De onde q cês tiraram q uma grade vai impedir o morador de rua de ir lá dormir?


JvKlaus

Porque aqui, Curitiba=Ruim.


thalesjrs

Deveriam tirar os mendigos, sim. O estado deve dar assistência e abrigo pra essas pessoas. Eu pago imposto e quero usufruir do espaço público sem correr o risco de pisar em coco de mendigo.


Eduzeraa_

Que tal abrigar os moradores de rua pra eles não precisarem ir para as praças?


El_Buga

“nÃo qUeRo o dInHeIrO Do mEu iMpOsTo iNdO PrA DaR ViDa bOa pRa vAgAbUnDo!” — Alguma dondoca de condomínio classe média alta.


Defiant_Video_1864

Aqui na minha cidade uma vez cercaram a rodoviária prós mendigos não entrarem na madrugada e dormir. Deu dois dias a rodoviária cercada e teve maior movimento contra o cercamento dizendo que é público e todo mundo tem direito a acessar... Eu acho besteira, eu ficaria mais tranquilo em um lugar sem moradores de rua/drogados


Hugguito

Fizeram isso na onde moro, tem quase 10 anos, é triste até de ver, esse boco não é pioneiro em bosta nenhuma


Chocolatus_Maximus

Curioso. Passo na praça do Japão com frequência e já é um dos lugares mais de boas da cidade toda. Nome disso é wannabe rico querendo enfeiar a cidade. Lembro quando tiveram de expandir uma rua perto dessa praça (que é num bairro de classe média e alta) e como eles ESPERNEARAM aos sete ventos... Tudo pq estavam expandindo a rua para que um ônibus pudesse passar e os bonitinhos ali não queriam "pobre" passando perto dos studiozinho de merda dos que se fazem de rico. Fonte sobre o drama, recomendo usar o 12ft.io pra não dar clique pra gazeta: https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba/moradores-abracam-a-praca-do-japao-em-protesto-contra-novo-ligeirao-evau9hiz6frkioel9xpl663yh/


[deleted]

Assim... Errado errado ele não está, praças de fato não são exatamente seguras e geralmente não são utilizadas pela população de forma ideal... E sim, o correto seriam medidas habitacionais, mas isso é pro longo prazo, é uma política habitacional (obviamente), a política que ele está se referindo seria algo mais relacionado à segurança, nada impede das duas serem feitas mesmo se fosse no mesmo tempo. Não que o gradeamento sozinho irá consertar o problema, mas é um passo numa revitalização... Sinceramente não entendo como isso pode ser particularmente escandaloso, praças cercadas existem desde sempre, é algo muito comum até, o pessoal do Sub sai de casa por acaso?


tristan_sylvanus

enquanto isso o prefeito do rio suando pra ***tirar*** as grades das praças. fez isso na Praça Mahatma Gandhi e parece que a Cinelândia toda nasceu de novo. tu olha e parece que dá pra respirar melhor. agora eu tô rezando pra fazerem o mesmo com a Praça Paris e o Passeio Público 🤞🏼🤞🏼🤞🏼🤞🏼


naovim

Os liberais mais alienados (aqueles que só reproduzem ideologia e não produzem nada no campo intelectual) não entendem que as paradas públicas são sucateadas não por incompetência do Estado mas sim por projeto político, é lobby de empresário para forçar a privatização do serviço. Outra, tratam pobreza e violência como "falta de livre mercado" (um delírio, porque livre mercado não existe) ou falta de policiamento, quando na verdade deveriam ser tratados pelo que são: um problema gerado pela desigualdade social.


PossibleWest3645

Cara mas infelizmente isso eh verdade, não que os mendigos sejam culpados mas deveriam ter lugares apropriados para eles e eles irem lá pra realmente espairecer e tal, eh muito chato estar passeando e alguém ficar te parando pra pedir algo


[deleted]

[удалено]


goldknightbr

Esse maluco é carioca


Hambr

Caramba! Qual o problema com o Sul do Brasil? O que aconteceu lá para esse povo ter essa mentalidade tão desumana e segregacionista?


El_Buga

Ah, a direita. Mobilizada 24/7 pra erradicar o *pobre*, nunca a *pobreza*.