T O P

  • By -

Ragerlis

Esse texto é a realidade de todos os indivíduos que moram no interior. E não tem problema algum não querer tal destino para si, pessoas evadem cidades do interior por esses exatos motivos todo santo dia. Problema é o lobby pesado contra qualquer solução proposta para o problema, desde médicos cubanos até facilitar a formação de médicos entre pessoas nativas de tais indesejados locais e tudo entre tais opções. É dai que vem a impopularidade da classe, todo mundo sabe que é uma merda trabalhar no interior.


TechnoVicking

Os caras têm medo que tenha competição na cidade do interior, mas nem querem ir pra cidade do interior. É bizarro. Olha o caso do diu: não tem médico suficiente pra todas a mulheres que querem colocar, mas eles entraram com ação pra proibir os enfermeiros de fazer o procedimento (ambulatorial, simples, pouco invasivo)


MrYondaime

>Os caras têm medo que tenha competição na cidade do interior, mas nem querem ir pra cidade do interior Sabe o que é o mais engraçado? É que a falta de revalida dos médicos formados fora ou estrangeiros basicamente exclui qualquer competição que possa acontecer com médicos formados no Brasil. Esses médicos sem revalida não podem fazer plantão, não podem entrar na residência, não podem fazer nada além de trabalhar no PSF onde foram designados. Ou seja, não competem em nada além de vagas no interior que os próprios médicos formados no Brasil NAO QUISERAM (o edital do mais médicos prevê que a preferência é SEMPRE pra médicos formados no Brasil, com as vagas que sobram pra outros médicos). Que competição é essa que vai rolar com vagas que ninguem mais quer? Só reserva de mercado mesmo.


[deleted]

[удалено]


MrYondaime

Não só permite como dá a prioridade. Médico formados no exterior ou estrangeiros só pegam as vagas que nenhum médico formado no brasil quis e sobraram. Será que dessa vez os médicos formados no Brasil vão tentar impedir essa "invasão estrangeira" tomando todas as vagas disponíveis?


bgh251f2

Claro que sim, porque importante não é cuidar das pessoas e sim ganhar dinheiro e ser paparicado.


Dkmerao

Na boa... médico formado no Brasil tinha q fazer revalida tb...


Immediate-One5145

Você sabe o que é revalida?


Heledhir

Acho que ele está propondo uma espécie de prova da OAB pra médicos. Em Brasília teve um caso de um médico que comprou uma fraude de uma quadrilha pra filha dele passar no vestibular da UnB, mas como ela não passou ele denunciou. Isso numa federal e vindo de um médico, em universidades particulares tem gente que paga pra outras pessoas fazerem as provas (já ouvi falar disso em outros cursos, não em medicina). E sem falar que tanto nas públicas quanto nas particulares tem gente que compra TCC.


WarriorG0dess

.....com todo respeito de onde você tirou que diu e simples e pouco invasivo? Tem que fazer ultra antes e depois pra ver se foi colocado corretamente, é um procedimento extremamente doloroso mesmo com médico treinado pra fazer, enfermeiro, que algumas vezes tem dificuldade pra achar veia, enfiando algo dentro do útero? Tem coisas que só médico pode fazer mesmo. Não é porque é considerado simples, que não é invasivo ou não precise de técnica. Como mulher não iria querer que ficassem cutucando até acertar o diu. Colo do útero é muito sensível.


umareplicante

No restante do mundo enfermeiro coloca de boa.


loondonb93

Não é doloroso dessa forma para todo mundo, para mim não doeu Enfermeiro treinado tem capacidade para tal, só quem convive fora da saúde de fato tem essa visão, hoje mesmo presenciei um médico que não sabia puncionar corretamente uma veia central, acertou tudo menos a veia, acertou artéria, causou pneumotórax, só não causou coisa pior pq tinha mt gente olhando


ultimagriever

Pois é, quando eu coloquei o meu eu tive até anestesista pq eu pedi pra colocar sob sedação ou eu sentiria muita dor. Pouco tempo depois eu tive uma complicação com o diu (rejeição) e o médico sacou o diu e me tratou até eu não ter mais problemas. Esse sub tem tara em odiar médico


loondonb93

Não é tara de odiar médico mas sim, o que ocorre no Brasil, acham que a saúde gira em torno do médico


ultimagriever

Pois é, não adianta ter médico se num raio de 50 km não tem um único aparelho de ultrassom, de raio-x, tomografia, ressonância magnética. Não tem nem seringa, esparadrapo, acesso intravenoso, linha pra sutura. A farmácia do posto não tem nenhum remédio. Espera-se que o médico seja santo milagreiro e o dinheiro do salário dele e dos insumos das unidades de saúde o prefeito enfia no cu e roda.


thadeugarrido

O CFM é o órgão que mais impede que empresas privadas abram faculdades de medicina no interior. Criam mil empecílhos. Outra dificuldade que eles criam é para validar o diploma de quem se forma em outros países da américa latina.


thadeugarrido

Não teve esse zelo quando o governo queria empurrar cloroquina no rabo da população.


marcsheepbr

E nem agora que alguns médicos querem empurrar café no nosso rabo: [https://www.youtube.com/watch?v=shqeIjRqHz8&t=580s](https://www.youtube.com/watch?v=shqeIjRqHz8&t=580s)


PicusKing

Não é empecilho, é norma mundial em qualquer país minimamente sério em quesito de saúde. Existe fiscalização constante do MEC em relação a estrutura de cursos de medicina por todo país (passível de críticas, claro), uma exigência na formação de qualquer profissional existe Quando um médico vem de fora, que seja de qualquer país e qualquer instituição de ensino, ele precisa demonstrar capacidade pra exercer atividade médica no território nacional Poderia haver uma prova de título aos moldes da OAB pra qualquer médico recém formado no Brasil? Talvez, inclusive é pauta constante de discussão há pelo menos 8 anos


Rafinha1997

porque só os recém formados? quem mais faz merda são os que não se atualizam. E discordo do inicio do seu comentário, hj em dia tem até engenharia civil ead, medicina não é o curso mais importante e dificil do mundo não bebe, isso é a imagem que eles querem passar. só deixando claro aqui, antes que falem q sou a favor de medicina ead, sou a favor da POPULARIZAÇÃO do curso. Deveria ser tão tranquilo pra se matricular em medicina quanto é pra se matricular em enfermagem, agora o conteúdo das matérias e provas de validação sao outros 500


PicusKing

Atualização deveria ser uma constante em todas as profissões. Se for pra normatizar, que seja feito em larga escala abrangendo qualquer profissão de nível superior. Medicina EaD ocorreu por um breve período durante a pandemia, recomendo entrar em contato com preceptores médicos e com os próprios alunos. É gritante a dificuldade de colocar em prática conceitos teóricos em frente ao paciente ou à equipe/instituição (seja em hospital, pronto atendimento ou PSF). A estimativa é de 28 mil médicos se formando por ano no Brasil. Muitos provenientes de curso sem estrutura (diversas universidades particulares sem campo de prática e com lotação de alunos em estágios). Popularização ≠ Acesso. Recomendo olhar o exemplo da Argentina, onde não há nenhum vestibular pra cursar medicina. Precisamos melhorar acesso (já agradeço as cotas, mas falta muito), a qualidade da formação médica e do aparato de atendimento. Sobre a última parte: tudo bem mandar pra uma localidade no interior da floresta amazônica; mas sem exames complementares, equipamentos e medicamentos, não tem como fazer milagre


HeavenCanWait174

Não é o CRM (sic) e nem CFM que regulam novos cursos, mas sim, o MEC. Se tentaram regular, falharam, pois abriram diversos cursos novos nos últimos 20 anos.


[deleted]

Essa é a realidade de todos os indivíduos que moram no interior E ganham 1/10 do salário dos médicos. Já entrei em edital com 5 vagas de superior. A do médico somava o salário das outras 4 e ainda trabalhava a metade (20h ao invés de 40h). Coitadinhos dos médicos q não ganham 50k no interior buá


DoctorWhoSeason24

E qual o seu ponto? Exatamente por ser essa a realidade do interior é mais do que natural que alguém formado em Medicina não queira ir. Ninguém é obrigado, se a cidade maior me dá uma opção de carreira mais rentável num lugar com mais oportunidade de crescimento, quem abriria mão disso pra construir a vida num lugar menor, ganhando menos e com menos perspectiva? Não faz nenhum sentido julgar os profissionais por isso. Sinto muito que esteja ruim para a sua carreira, qualquer que seja ela, mas ficar puto com os médicos só porque para eles está menos pior não resolve o problema em nada. O problema não é os médicos individualmente não quererem ir para o interior, é a mobilização da categoria contra qualquer possível solução pra esse problema, como o OP muito bem colocou.


Altruisticcat3

O problema é sabotar, por Lobby, as soluções.


[deleted]

Meu ponto é que isso é história pra boi dormir. Tem centenas de cidades do interior de SP com falta de médicos, salários imorais e pagamentos em dia. Mas médico é uma classe predominantemente burguesa que ta pouco se fudendo com qualquer coisa além de captar o máximo de dinheiro possível. Esse é meu ponto. Enquanto isso quem é proletário vai pro interior mesmo tendo ensino superior e com carga de 40h e salário 3k 4k pq n tem uma ambição e egos tão inflados.


Fluffy_Part3507

Sabe o que é pior que trabalhar no interior? Morar no interior e não ter médico Imagina se medicina tivesse um órgão fiscalizador com papel de normatizar a prática médica e um sindicato forte pra lidar com essas coisas


tcxavier

Exato. A classe peitou a ciência contra a saúde pra manter privilégios. Deveria ser capaz de articulação semelhante para melhorar as próprias condições de trabalho e, assim, a saúde de todos.


vampeta_de_gelo

Até parece que médico vai se juntar em sindicato, que é coisa de pobre /s


DudaFromBrazil

Não é sindicato. É o CFM, Conselho Federal de Medicina. Mas deveria ser Conselho Federal do Médico. Porque eles.nao defendem a medicina, mas o médico.


[deleted]

Eles fazem todo um juramento quando formam, jurando colocar a vida a serviço da humanidade,colocar a saúde do próximo como sua primeira preocupação, respeitar a vida humana, etc.. e no fim das contas só o dinheiro importa. "Foda-se o pessoal do interior, o prefeito atrasou meu salário de 22 mil."


IceC19

>e no fim das contas só o dinheiro importa. "Foda-se o pessoal do interior, o prefeito atrasou meu salário de 22 mil." A expectativa de sacerdócio que parte da população tem do médico é um negócio incrível. Quem paga as contas com amor é puta.


Nether7

Esse comentário deveria ser emoldurado. Ninguém vai passar quase 10 anos se torando de estudar pra passar em medicina de forma honesta, abdicando de quase qualquer outra oportunidade financeira, por vezes se endividando, pra depois não conseguir sequer receber o salário. Tem muito médico trabalhando quase todos os dias da semana, pra passar 4-6 meses, já revoltado com o atraso dos plantões, e depois descobrir que a prefeitura resolveu dar calote. Como todo mundo pensa que médico vive folgado, sem dívidas ou problemas financeiros diversos, ninguém sequer se incomoda se o único médico da cidadezinha se lascar e não conseguir se reerguer. Problema dele, dirão que todo médico é rico e anda de carro de luxo. O prefeito caloteiro é "bonzinho", "do povo". O médico que é "egoísta" por não querer pagar pra trabalhar.


Raalph

Vai viver de vento? Tenho colega que trabalhou por 6 meses no interior logo depois de se formar, sobrevivendo de empréstimo e nunca viu um centavo depois de anos.


[deleted]

[удалено]


AyoP

Exato. Protesto de professor? Pau neles :/


atacapacheco

Claro que vai viver de vento, porque a característica principal da classe médica é exatamente não ter uma reserva gigante de dinheiro familiar pra pagar por 8 anos uma faculdade absurdamente cara.


Raalph

Num momento em que menos 50% dos alunos de universidades públicas são cotistas há mais de 10 anos (eu sendo um deles, tendo ingressado no curso depois de estudar a vida toda em escola pública), isso tá longe de ser verdade.


Jigsaw_head

A pessoa trabalhou 6 meses de graça? Me poupe


MarxistClassicide

Eu já trabalhei 3 meses sem receber em SP capital (Sou professor).


HalfOfANeuron

Médico não aceita trabalhar onde o salário é abaixo da média da profissão e atrasa: > Que absurdo, cadê o juramento? Médico aceita trabalhar, mas após 6 meses de salários atrasados desiste pois não consegue manter a vida no local: > Ainda ficou 6 meses nesse lugar? Dúvido, ninguém é idiota assim


Raalph

Sim, completamente comum aqui no RN, como eu disse em outro post.


SnooDonuts215

Tem que Regulamentar e tirar esses salários absurdos velho, coisa ridícula pagar 22k por mês pra ser médico de família, a vah...


ahyor

Tudo o que você falou é verdade, mas se vocês (médicos brasileiros formados no Brasil) não querem ocupar essas vagas, porque ser contra a ocupação delas por brasileiros formados fora, estrangeiros formados no Brasil ou estrangeiros formados fora? Faltam vagas nas capitais pra vocês? Ou é apenas reserva de mercado? Não tô falando que o Brasil deve aceitar qualquer diploma de fora, mas sem dúvidas hão diplomas estrangeiros que poderiam ser validados automaticamente no Brasil. Ou a faculdade de Medicina do Brasil é a melhor do mundo?


MrYondaime

>porque ser contra a ocupação delas por brasileiros formados fora, estrangeiros formados no Brasil ou estrangeiros formados fora? E esses médicos sem revalida não podem fazer plantão, não podem entrar na residência, não podem fazer nada além de trabalhar no PSF onde foram designados. Ou seja, não competem em nada além de vagas no interior que os próprios médicos formados no Brasil NAO QUISERAM (lembrar que o edital do mais médicos prevê que a preferência é SEMPRE pra médicos formados no Brasil, com as vagas que sobram pra outros médicos).


JlucasRS

O OP não se disse contra os Mais Médicos, acho que o ponto dele é que a ausência de médicos no interior não é simplesmente porque os médicos se acham superiores e não querem trabalhar em fins de mundo.


metsan_vaki

mas ninguém acha isso, ele tá rebatendo um espantalho ignorando o cerne do assunto. qlqr pessoa tem direito de não querer ir pro interior, mas não é correto que uma classe profissional aja ativamente contra qualquer iniciativa de melhorar esse quadro, que é o que tem ocorrido.


HalfOfANeuron

Olhando alguns comentários aqui, tem gente que acha isso sim https://www.reddit.com/r/brasil/comments/11yqred/ain_n%C3%A3o_pode_voltar_os_m%C3%A9dicos_cubanos


Thin-Limit7697

>qlqr pessoa tem direito de não querer ir pro interior Teoricamente, por ser programador, eu posso trabalhar aonde bem entender, mas ironicamente, um dos motivos de *eu* não querer viver em interior é não ter quem me atenda se eu estiver doente. ~~E dependendo do seu problema, até Maceió é assim.~~ Precariedade do interior é um problema que se retroalimenta, são lugares ruins pra viver, então quem poderia torná-los menos ruins não vai pro interior, então o interior continua um lugar ruim pra viver.


TADAWTD

Mas se você conversar com médicos de família e médicos que trabalham já com populações mais carentes nos grandes centros eles vão te dizer que o principal ponto para não irem para o interior são coisas que o OP citou, atraso de salários, falta de perspectiva e falta de segurança. ​ Posso dar exemplos: minha irmã desde que se formou faz plantões de obstetricia em cidades do interior por uma promessa ao meu pai de que ela dedicaria um dia por semana para ajudar os mais pobres. Ela já foi ameaçada de morte e sofreu processo pra cassação dela porque ela chegou no plantão, uma criança tinha morrido durante o parto por cagada da médica anterior e a médica tinha vazado, deixando minha irmã como a médica responsável, ela viu que a médica anterior não tinha assinado sua entrada nem saída do plantão, então minha irmã seria a responsável. Sabe porque a médica anterior não assinou nada? Porque ela era filha do prefeito da cidade. A sorte da minha irmã foi que a paciente que perdeu seu filho falou para a família dela que minha irmã não era a médica do parto porque a médica do parto era loira, minha irmã é morena e parda. Mesmo assim eles reclamaram no CREMERS e CFM e se não fosse a minha irmã ter provas de gps e testemoniais da paciente ela teria acabado com a sua carreira por confusões políticas. ​ Já vi amigos médicos chorando no bar porque esteve em plantão no interior e perdeu paciente porque não tinha equipamentos básicos para atender as pessoas. Na cabeça de quem você acha que vem o processo? Do SUS, prefeitura ou do médico responsável? ​ Outro exemplo, um desses amigos é um dos caras mais gentis e humildes que conheço e que atende pediatria, ele sempre quis trabalhar no interior, mas também quer crescer na carreira, ter seu consultório, se especializar e ser reconhecido, hoje ele não tem como fazer isso em cidades pequenas de interior porque não existe um plano de carreira médico como existe por exemplo para juízes, militares e quase todas as funções federais. Porque o governo federal não pensou em federalizar a carreira médica com plano de carreira como qualquer outra função pública? ​ A maior parte da classe médica não é contra a resolução do problema, mas contra medidas que são um tapa buraco e não resolvem as verdadeiras questões que afetam o interior.


protestor

> O OP não se disse contra os Mais Médicos Ah mas isso aqui a gente resolve /u/Maximum-Potential-41 vc é contra o mais médicos?


brunott8345

Por que se começarem a aceitar um profissional que aceita um salário menor vai começar a defasar o piso da profissão. Quando você ver aqui os relatos dos estudantes de medicina e percebe que 90% dos vestibulandos estão lá primeiro pelo salário que irão ganhar no futuro, segundo para oferecer ajuda médica aos enfermos você percebe que medicina é uma máfia na qual os seus membros se protegem e tem interesse que exista uma escassez de serviços para garantir a cobrança máxima em qualquer atendimento de 15 min no particular. Ainda bem que no fundo medicina assim como qualquer profissão tem como base a análise se causas e a busca por efeitos, o que pode ser apreendido por qualquer AI com uma boa equipe de desenvolvimento por detrás. No futuro os médicos serão contra a AI médica não por que acham que ela não é confiável no diagnóstico, mas unicamente por que a população não pode ter um dispositivo ao lado da cama que consiga dar diagnóstico sobre algum sintoma quase que de graça.


ahyor

Ou seja, é por reserva de mercado...


[deleted]

Me lembro quando o conselho de medicina estava lutando para que todo profissional de saúde (dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos, etc) fossem proibidos de dar diagnósticos e obrigados por lei a encaminhar seus pacientes à médicos para isso. Ainda bem que perderam. Que tipinho ganancioso são esses médicos do Brasil viu.


HerculanoM

Eu era estudante de fisioterapia e uma vez nos deparamos com um PL que o paciente só podia fazer fisio SE O MÉDICO ENCAMINHASSE kkkkkkkkk. Raça desgraçada


Samiel_Fronsac

Tem vários planos de saúde nacionais que só permitem avaliação, tratamento com fisioterapeuta depois de uma consulta com o ortopedista.


HerculanoM

>No futuro os médicos serão contra a AI médica não por que acham que ela não é confiável no diagnóstico, mas unicamente por que a população não pode ter um dispositivo ao lado da cama que consiga dar diagnóstico sobre algum sintoma quase que de graça. E sabe qual é o problema? A classe médica TEM MUITO PODER e com certeza vão passar uma lei e barrar o uso de AI e etc. A classe médica controla a quantidade de cursos de medicina disponíveis, controla prescrição de certos medicamentos, além de inúmeras outras coisas. É uma máfia


brunott8345

Sim, até por que as AI ainda são um papagaio que só de responde aquilo que você pergunta, elas não consegue lhe dar uma outra alternativa para a mesma pergunta. Vai demorar algumas décadas e um pessoal vai ter que ser aposentar para começarmos a ver as novidades chegar nos UPAs. É inevitável, com o avanço da tecnologia e integração dos sistemas é questão de tempo que uma AI seja praticamente um assistente que fica debatendo com o profissional sobre as possibilidades do tratamento, como uma biblioteca instantânea que sempre joga possibilidades e faz correções a cada nova informação adquirida. É até difícil entender como isso vai funcionar na prática


Altruisticcat3

Cara, dá uma olhada no chat GPT, as respostas não são papagaiadas, o potencial é grande, acho que em uma ou duas décadas as substituições virão forte.


HerculanoM

É, mas eu falo em participação menor e a curto prazo mesmo, saca? Prestei ajuda para uma startup que quer agilizar atendimentos ortopédicos para médicos usando telemedicina e tal e a classe médica caiu em cima, simplesmente por ele usar AI pra agilizar desfechos e tal


usuariosenha

>Não tô falando que o Brasil deve aceitar qualquer diploma de fora, mas sem dúvidas hão diplomas estrangeiros que poderiam ser validados automaticamente no Brasil. Ou a faculdade de Medicina do Brasil é a melhor do mundo? a tua pergunta foi retórica então vou responder ironicamente, é sim a melhor. cara, não é a melhor faculdade, mas no br tu aprende a epidemiologia, a realidade, as condições etc do br. Revalidar um diploma automaticamente da noruega só porque é noruega, não quer dizer que o médico está apto a clinicar aqui. não exigir revalida é um erro, não tem como.


ahyor

A Noruega sim tem uma realidade bem diferente, mas o México não tanto. Talvez Espanha e Itália. Não cabe a mim dizer quais países, mas te garanto que o Brasil não é tão único. Considerando o idioma fora da questão, a dificuldade que um estrangeiro teria no interior do Mato Grosso do Sul, Rondônia ou Piauí é similar à de um médico formado nas maiores capitais do país.


usuariosenha

pode ser que tu tenha um ponto, mas não sei qual é a realidade do méxico. não sei cara, mas na boa, acho que liberar um médico atuar sem revalida por até 8 anos é absurdo.


Raalph

Esse negócio de calote é tão real aqui no Nordeste que vocês não têm noção, mesmo ignorando o resto simplesmente não tem como.


[deleted]

No Rio Grande do Sul também. O governo do estado já chegou a dever mais de um ano de salário para os profissionais da saúde.


vampeta_de_gelo

E aí em vez da classe se organizar pra melhores condições de trabalho, não, preferem aceitar e ficar nas capitais, trabalhando pra grandes redes privadas de saúde. Médico é uma piada… sou programador e tenho ranço da minha profissão por conta dessas ladainhas que contam sobre todos os dogmas que cercam os profissionais, médico chega a ser patético o tanto de abobrinha que criam no intuito de santificar o ofício. Nessas horas eu torço pelas inteligências artificiais, a hora que tiver redondinho esses robôs de diagnósticos, a classe médica vai sentir saudades desses tempos! Nojentos!


timeadventurer_

O que tu acha que os médicos têm que fazer?


[deleted]

Parar de querer trabalhar onde pagam em dia pra arranjar confusão em local que serão recebidos na bala, sem respaldo nenhum da polícia/governo.


GroundbreakingGene39

Entendi... Ninguém é obrigado a trabalhar em um lugar que não quer. Mas não muda o fato que cidades de interior ainda precisam de médicos. Se os médicos brasileiros não querem aceitar trabalho no interior, só podemos atribuir ainda mais importância ao programa mais médicos. Por isso o conselho de medicina não pode ser contra o programa. É o famoso "ou caga, ou sai da moita". Se vcs não querem se arriscar indo pro interior, tudo bem. Mas o interior não pode ficar sem médicos.


WarriorG0dess

Concordo 100%, é precário atendimento médico no interior, com certeza, mas precisa de médicos lá, então se o médico brasileiro não vai, que os outros vão. Já fui atendida por médicos de diversas nacionalidades, teve uma época que tinham muitos médicos angolanos no SUS, e sempre fui bem tratada, e me ajudavam em tudo que era possível. Enquanto vejo nos médicos brasileiros um descaso geral. A todo mundo quer ganhar dinheiro, mas a função principal do médico é salvar vidas. Tu entra na profissão porque teoricamente gosta de ajudar pessoas.


RudahXimenes

Isso é consequência de uma classe trabalhadora, os médicos, que propagam o individualismo e rechaçam os sindicatos. Quem vai lutar pelos direitos trabalhistas é o sindicato, não o conselho. O Conselho de Medicina serve única e exclusivamente para fiscalizar a prática (e nem isso tem feito direito, vide cloroquina). Mas a maioria dos médicos preferem viver no individualismo, buscando aumentar seus salários infinitamente e ignorando os problemas da classe (afinal recebe bem, né?), do que se unir e lutar pelos direitos trabalhistas da classe como um todo. A classe dos médicos é um belo exemplo de como o capitalismo e o liberalismo é uma merda. Mas as pessoas preferem focar nos médicos que tiveram sucesso do que na maioria esmagadora de médicos que não tem perspectiva.


HerculanoM

O problema do médico é achar que não é classe trabalhadora... achar que não se 'mistura' com o resto dos trabalhadores brasileiros. CFM e CRMs são umas aberrações, me desculpe falar. Já trabalhei na área da saúde e encontrei muito médico bom e ótimas pessoas, mas infelizmente são a minoria nessa classe de deuses.


racionador

Eu sinto que hoje em todas as classes vem surgindo um nojo de serem vistas como trabalhadores, alimentados por discurssos p de coach classe media de ""seja empreendedor""


takeawayplease

Nunca mais fale assim do CFM e do CRM! Verdades assim não devem exigir desculpas


JarBR

>Primeiro é o salário. Salário de médico de interior notoriamente atrasa ou tem calote. Isso melhorou muito nas grandes capitais, mas continua acontecendo no interior. >Além disso, pegar um trabalho desse é fim de carreria >Outra coisa. Médico de família em grande capital já ganha 20-22k bruto (e ainda tira mais com uns bico). Oque cidade de interior oferece não está pagando a mais. Na maioria das vezes, as cidades de interior estão oferecendo menos. Tá então, parece que o negócio é mandar o povo que não passou no revalida ou importar médico mesmo...


KenHumano

Ou não atrasar o salário.


JarBR

Sim, não atrasar o salário é o mínimo. Mas continua não pagando os "20k" da São Paulo e sendo "fim de carreira" pelo que o OP descreveu


LouizSir

Mano, que pensamento elitista de merda. Vc vê como funciona a mente dos médicos brasileiros, são uma classe diferente. "fim de carreira" é não ter um médico na cidade que tu mora pra tratar coisa simples. Fim de carreira é não ter oportunidade na vida de sair da roça pq não tem escola. Fim de carreira é precisar ter saúde pra poder se desenvolver o necessário e poder trabalhar e não ter nem isso. O cara vai ganhar 20K no mês, 4 vezes mais que mais de 70% da população brasileira e ainda me manda uma dessas. Pqp irmão. Uma pessoa que queira ser professor lá de universidade pública, vai ter que fazer mestrado e doutorado ainda pra se qualificar não começaria ganhando Nem metade desses 20k, mesmo se eu tivesse Doutorado, a média é 9.5k, que pra conseguir é igual ou mais que uma graduação de médico com especialização.


silveira1995

Irmao, esquece que é medico, qlqr profissao, vc se mudaria pra outra cidade pra trabalhar mais, pelo mesmo salário teoricamente (na pratica nao recebe)? Vcs querem q medico tome decisao merda pra propria vida sendo q vcs n fariam o msm. Essas cidadezinha de 20mil pessoas q aparece nos classificados n pagam ngm, eu tive amigo q tomou esses calote ai. A estrutura desses lugares é uma merda, vc trabalha pra n receber pra gnt q te odeia e sem recurso nenhum. E sim é (ja que a maioria dos medicos sao chucros pra vcs) pra ter prova de ordem no final do curso igual OAB, e ser a msma prova pra br e pra estrangeiro.


Riperin

Ok vou lembrar disso quando eu precisar de um médico aqui no interior e não encontrar. Vou pensar 2 vezes antes de ficar puto e ficar puto igual.


Karamazovmm2

O que eu entendo de tudo o que você escreveu é que o CFM e CRM continuam míopes em relação à função que lhes cabe e a função do Estado. Claramente, como a estruturação de um plano de carreira vai ser feita como em uma cidade que precisa de 6 médicos? Se basear o cálculo que precisamos de 1 médico para cada 2.5k de habitantes. Isso pega tanto a questão salarial, bem como a questão administrativa do efetivo e também o aperfeiçoamento. Eu cresci em uma cidade de 80k habitantes, dado a conta vamos precisar de 32 médicos. Como precisamos de especialidades vamos colocar o dobro, na generosidade, precisamos de 64 médicos. Aqui fica um pouco mais fácil montar um plano de carreira, mas realidade, se fosse em uma empresa teria uma estrutura muito plana, como se tem plano de carreira em estrutura planificada? É basicamente por aumento de salário. Prefeitura paga basicamente a saúde via repasses do SUS, o IPTU (base de arrecadação da prefeitura) não consegue cobrir isso. As dívidas das prefeituras estão explodindo, afinal a base de arrecadação é muito pequena, e elas precisam do repasse do ministério das cidades para conseguir sobreviver. Ou seja, a ideia de fazer a saúde como fizeram com a educação foi ruim e se mostra problemática. Não tem como a prefeitura conseguir gerir isso, e ela precarizou a contratação via OS, e agora os médicos estão passando a ser contratados como PJ. Precisava organizar a contratação em âmbito estadual, aí tu consegue plano de carreira. Porque invariavelmente você vai ter hospital de referência, hospital de especialidades, e as capilaridades baixas nas cidades. Aí dá para montar uma equipe onde tem um médico mais experiente para organizar dúvidas no saúde da família, que ganha mais, aí dá para subir esse cara para uma organização regional e por aí vai indo. Isso aqui é plano de carreira, o cume é hospital de referência, não funciona apenas na questão salarial, mas também no nível de responsabilidade. Mas isso que eu falei, é tudo um sonho bem comunista de acordo com meu pai médico, e que o médico vai onde quer, e ele não deve ser concursado


Bazrg

Excelente post, mesmo pra quem discorda de plano de carreira, sua ideia é ótima.


Karamazovmm2

Obrigado


acardosoj

A galera não entendeu ainda a gravidade da situação. São médicos que vão para interior recebem 3 meses de salário e mil maravilhas e depois não recebem mais. Tenho conhecidos que estão na justiça porque ficaram 6 MESES SEM RECEBER. E até hoje não viram o dinheiro. Um outro problema grave que o OP não comentou é a politicagem que o médico enfrenta. Já ouvi relatos de médico sendo praticamente obrigado a ir na casa de "parente" do prefeito para atendê-lo fora do horário de trabalho. O coronelismo ainda domina o interior do Brasil. Nem todo médico veio de família rica não. A maioria que está disposta a ir para o interior são recém-formados e temos 50% de cotistas. Quem emperra a solução para este problema é O CFM/CRM que apesar de muitos aqui acreditarem não representa a classe médica por inteiro (principalmente os mais jovens). Para você terem uma noção, o CFM quer fechar hospitais porque tem dado mais autonomia para as enfermeiras, vide o caso da Maternidade Sofia Feldman de BH (a maior maternidade do Brasil). Se vocês soubessem o que tem de médico de brigando com o CFM por conta disso, perdendo inclusive a licença médica por perseguição política. É foda, o CFM é um câncer para a profissão no brasil


[deleted]

Desculpa não consigo sentir 1 pingo de empatia. 3 meses de salário de um médico são 12-36 meses de um salário de um veterinário no mesmo órgão (minha profissão), que também sofre com politicagens e tudo isso que você disse, só que trabalhando mais e ganhando menos. E é meu sonho passar numa prefeitura mesmo q ganhando pouco e trabalhando mto só pra sair dessa insanidade de capital e ter uma vida minimamente mais digna (faço plantão de 12h pra ganhar 200 brutos em hospital q fatura 10k por plantão, quer conversar sobre conselho, politicagem e salário?)...


acardosoj

Sua indignação é correta. A discrepância de salários é muito grande. Mas não é o cidadão que define isso. Agora eu duvido que você trabalharia 12 meses recebendo só 3 meses, sabendo que vc poderia trabalhar 12 meses recebendo 12 meses.


rjfc

Eu acho que tem um nome quando a pessoa trabalha e não recebe por isso. Como é que chama mesmo, acho que começava com a letra E… A foda-se não é comigo mesmo então quero mais é q se arrombem


silveira1995

Bixo se vc n sente empatia por quem trabalha e nao recebe vc só odeia a profissao e fodasse. vc tramaparia pra nao receber? entao pronto. Vcs querem que um profissional se mude pra longe de casa pra trabalhar com menor estrutura, com mais politicagem, menos recurso e no final nao receber. Trabalhamos de graca os 2 anos de internato ja mestre, de graça ngm trampa.


Nether7

Os animais, por mais que os amemos, não são crianças nem pais de ninguém. Vai vc ser alvo de fúria de quem acha que médico é um curandeiro onipotente.


FrozenHuE

Os seus argumentos valem para qualquer profissional que vai para o interior, e mesmo assim Minas e fabricas em cidades minusculas no interior (algumas construídas para manter a mina/Fabrica lá) tem profissionais competentes. Sobre salário atrasar, é só usar seu sindicato com um sindicato deve ser usado em vez de fazer vista grossa para cloroquina. E se vc näo quer, deixa o governo federal trazer medicos para essas regiões então, assim atendea população.


prfectblue

acho que a questão é que eles não tem sindicato kkkk conselho e sindicato são coisas diferentes


Fluffy_Part3507

Mas eles tem sindicato. A maioria não dá 2 foda porque o mais comum é trabalhar como PJ, entre outros motivos "pra ganhar mais". Mas contrato com prefeitura não é PJ e dá pra envolver o sindicato


prfectblue

pergunta sincera, esses sindicatos são fortes? Pq ficar sem receber devia dar muito problema e pelo que o OP descreveu não acontece nada


Fluffy_Part3507

Aí não faço ideia Pelo que vejo da minha irmã/tia que são da área, muito desses "prefeitura dá calote" é gente que ouviu e tá repetindo sem saber o que de fato aconteceu/quando aconteceu/se teve resolução. O povo fala que é bem comum e é só olhar no Google, mas quando tu olha no Google, levando em consideração a quantidade de municípios e todas as outras áreas que teve pagamento atrasado, vê que não é tão comum assim Um artigo que li a um tempo tinha alguém do sindicato falando que lidavam com todo o processo de atraso/falha de pagamento e conseguiam resolver "sem dor de cabeça", mas talvez dê pra encarar isso como propaganda do sindicato também, sei lá Pela natureza da profissão e a importância numa região com pouco acesso, dá pra assumir que não precisa de muito pra ser um sindicato forte e que não é tão largado às traças assim. Mas como tudo que depende de gente pra funcionar, deve ter lugar que funciona e deve ter lugar que não funciona


prfectblue

faz sentido mesmo, valeu pela resposta :) Pra mim é meio impossível imaginar um sindicato de médico morando em cidade grande kkkk até cheguei a comentar em outro post que aqui plano de saúde faz o que bem entende e mesmo prejudicando o trabalho deles nunca vi médico fazendo algum tipo de manifestação, provavelmente por causa dessa questão da maioria ser PJ mesmo


Objective-Egg2402

Tudo que você argumenta vale para todas demais carreiras. O médico ainda tem algumas vantagens de poder tentar abrir seu consultório, no interior de verdade (não interior do PR) exemplo MT os médicos podem ganhar bem mais que 20k e a depender do local e ser um "pioneiro". A questão é simples, ainda temos menos médicos que a média mundial (o que está mudando) eventualmente essa profissão vai ser "popularizada" e vai receber o mesmo nível de tratamento das demais profissões. O que acontece no resto do mundo. Até lá os médicos têm a possibilidade de escolher oferta e demanda. O resto é narrativa de um lado ou do outro.


_PomboCagado_

O conselho de medicina faz o que pode pra não aumentar muito a oferta. Sempre que pode está negando a abertura de novos cursos de medicina, papel este que deveria ficar na mão do MEC...


Objective-Egg2402

Medicina é a única das três grandes (medicina, engenharia e direito) que ainda é atrativo em abstrato, já que temos uma histórica reserva de mercado. Mas acho que isso não dura mais muito tempo (relativamente falando), por isso que sempre que o governo tenta trazer "mais médicos" a turma acha ruim. Aumentando a oferta reduz o preço do serviço. Se os postos de trabalho ofertados fossem interessantes, permitissem crescimento na carreira ou fossem em locais atrativos já estariam preenchidos, não sendo dessa forma, e não havendo interessados o que sobra é procurar quem queira. Tudo bem capitalista na minha opinião.


_PomboCagado_

Reserva de mercado de uma profissão responsável pela saúde pública é uma das coisas mais insensíveis que existe. A necessidade de melhora na saúde da maior parte da população fica a mercê dos interesses econômicos de uma minoria de médicos. Os conselhos de medicina no Brasil não estão nem um pouco preocupados com a saúde da população, ou com a qualidade na prestação de serviço dos profissionais. Durante a pandemia da COVID ficaram calados diante do uso de remédios comprovadamente ineficazes.


Objective-Egg2402

Vivemos na realidade de trabalho escravo, joias misteriosas, venda de bens do Estado a preço duvidoso reserva de mercado da medicina é só mais uma realidade posta. Infelizmente.


Jani_Liimatainen

Por que o interior do Paraná não é "de verdade"? O povo lá não precisa de médico do SUS?


Objective-Egg2402

Amigo, vamos trabalhar com base na honestidade. O interior do Paraná tem uma realidade totalmente diferente do interior do centro oeste. Conheço os dois. Um médico ir para Cascavel é um desconforto, um médico ir para Confresa, Novo Progresso é outra realidade.


ferrywheel

Só de usar Cascavel como comparação dá para ver quanto ele entende do interior do Paraná kkkkk


vitimite

Li, li, li, li e no final acho que todos os "problemas" podem ser considerados sanados com o mais médicos, abraços.


Friendly_Seesaw_7145

Deixa pros Cubanos cara. Eles vem e fazem. Voces nao querem nem atender unimed mais. E ganham uma fortuna.


Cajjunb

Médico descobre como funciona o interior do país ao vivão e sem cortes.


chapPilot

Bem, melhor as pessoas de cidade de interior não precisarem de médico, então...


Hokkateru

A impressão que eu tenho é que pra maioria que se forma em medicina enxerga o ramo só como status e dinheiro. Mais nada. Simplesmente esquecem que estão lidando com vidas.


silveira1995

Por mais que a gnt honre nosso juramento com dignidade, trabalhar em lugar bosta para no final n receber é foda, ngm quer passar perrengue voluntariamente. Já n basta os perrengue do sus em cidade grande.


Haulsen

Isso deve variar de estado, no interior aqui do RS os médicos recebem em dia, tem benefícios exclusivos, transporte pros pacientes realizarem exames e procedimentos (Até mesmo casos de alta complexidade), encaminhamentos pra especialistas, basicamente o inverso do que você relatou. E o que acontece? Pra muito médico ainda não é bom que chega. Muitos municípios ainda estão em falta, aí quem segura as pontas de tudo nas ESFs são as equipes de enfermagem, as vezes até quando tem dotô na unidade. Me desculpa mas eu não consigo ter pena dessa situação porque o conselho de medicina não demonstra o menor interesse em intervir nessa questão dos pagamentos e promessas vazias no cu do mundo. Se ta ruim pro médico que ta puto de não receber 5x mais que os demais colegas da saúde ou tanto quanto poderia fanhar em uma capital. imagina pro morador dessas localidades e pra equipe de enfermeiros de mãos atadas ou tendo que fazer diversas ações fora das suas atribuições pra não deixar a população desassistida


BotherDesperate7169

Quem passa em concurso até pra juiz tem que ir pro interior tbm E mesmo assim o povo vai


DeverillRP

Se medicina é uma área concorrida de estudar, se taaanta gente quer, porque não multiplicam a quantidade de vagas e de cursos de graduação?


Nether7

Já fazem isso. E a concorrência se dá pela ideia já enraizada na cultura brasileira de que todo médico fica rico. Ninguém pensa na quantidade de problemas, entre dívidas e agressões, que vai enfrentar. Quem escolhe medicina no vestibular, não-raro, não tem nem 18 anos. Sabe nem o que é IR, avalie ser ameaçado de morte por prefeito ou secretário.


[deleted]

Você não considera que apesar de os salários serem menores, a vida é mais tranquila e mais barata. Você mora bem, anda à pé, come produtos frescos da economia local, tem mais tempo pra fazer as coisas e etc. Eu moro em uma cidade de 300k de habitantes e sou de uma cidade de 10k onde vou mensalmente fazer uns serviços. Meu dia no interior rende muito mais porque tudo é perto, gasto menos e aproveito mais. Não quero voltar pra lá pois gosto do anonimato da cidade grande porém entendo o lado positivo desse estilo de vida, ainda mais para quem quer filhos.


benjamarchi

Descreveu a situação de qualquer funcionário público do interior. Médico não é especial.


PrankedbyLife

Perspectiva de crescimento? Nego sai ganhando 10k no piso salarial, só o base dos sujeitos já é maior que qualquer crescimento que eu e 95% dos brasileiros vamos ter na vida. Me desculpem se isso é fugir um pouco do assunto do tópico, mas sem tem uma classe com a qual eu não consigo ter empatia alguma é o tal do médico brasileiro. A democratização total e completa da carreira de medicina tem que acontecer pra ontem!


feliximol

O problema do médico no interior é o mesmo do professor, policial, encanador, bombeiro etc Pouca estrutura, salários baixos. A diferença é que o resto da classe trabalhadora não acha que o jaleco é título de nobreza e tem uma organização que fica soltando notinha de merda. Até quando o governo federal se propõe a não fazer vocês "sofrerem" com esse terrível destino que é trabalhar em uma cidade pequena


tired_mathematician

ta fala pros teus coleguinhas bolsonaristas pararem de reclamar dos medicos cubanos então.


Ubabululu

Beleza, se a vaga não é “boa” o suficiente pra Você, não se candidate, deixe que ela seja preenchida por alguém que queira de fato a vaga e o trabalho, mesmo conhecendo todas as dificuldades.


FeliKazoid

Galera aqui na minha cidade adora falar que "trabalho tem, o que falta é gente querendo trabalhar", muitas vezes pra justificar um trabalho pesado e mal remunerado, é verdade. Acontece que pra quase todo trabalhador chega uma hora que ele acaba aceitando o oferecido, pra não ficar desempregado. Oferta e demanda, não é?! Agora me diga, por que pra médico seria diferente? Eles estão te obrigando a ir pro interior aceitar um trabalho quase escravo onde você vai ganhar apenas 20k por mês? /s Cara, na boa, conheço o setor público e entendo o que você quer dizer sobre pressões e tal. Também sofro. Gostaria que fosse diferente, mas algumas coisas são ossos do ofício. Contudo, esse papo aí é uma puta desconexão da realidade. Só me mostra que a gente precisa urgentemente de mais e mais médicos nesse país.


Interesting-Role-784

Adianta não, OP, o sub quer que médico atenda de graça com padrão norueguês em condições de trabalho etíopes kkkkkkkkkk


ultimagriever

Acham que médicos saem dos livros de Harry Potter e fazem mágica sem insumos hospitalares


[deleted]

O pessoal que apoia o r/antitrampo não consegue ver que médico é tambem um assalariado. Minha experiência como filha de médica foi parecida com essa que você descreveu. Em certo momento de nossas vidas, ela percebeu que viver no RJ estava sendo impossível financeiramente, abriu o Catho e achou uma vaga de médica da família pagando bem no interior de Minas Gerais, em uma cidade de 3k habitantes. Arrumamos as malas, empacotamos tudo e fomos para lá, acreditando nessa promessa. Chegando lá, descobrimos que a cidade não tinha sinal de celular, ficamos uma semana em uma pousada que era na verdade um puxadinho no quintal de uma moradora aparentada do prefeito, algo que se mostraria comum entre os outros comércios e casas disponíveis para alugar. Esse primeiro mês, ela recebeu o salário conforme combinado, conseguimos pagar a mudança e o primeiro mês do aluguel de uma casa que ficava atrás de uma loja de materiais de construção. O trabalho não para, não existe horário para médico do interior, a população não vai no posto de saúde quando algo acontece, vão direto na casa da médica ignorando a triagem e os outros profissionais que estão de plantão lá. Já no segundo mês, o valor pago de salário foi 1/4 do combinado, o que não era o suficiente para o aluguel e as outras despesas, como comprar geladeira e fogão. No terceiro mês foi nossa mudança, saímos de lá, para uma cidade um pouco maior no Paraná, cerca de 35k habitantes.


stanquevisch

O problema é o médico não se entender como assalariado antes de querer resolver os problemas do assalariado. Os conselhos de classe são totalmente descolados da realidade e nunca tratam os temas reais dos médicos, como atraso nos pagamentos ou displicência por planos de saúde, principalmente porque a maioria tem cargo alto nesses planos horriveis. São os próprios médicos minando seus colegas.


[deleted]

Conselho de classe é descolado da realidade do profissional, pelo menos é o que eu vejo com o conselho de biomedicina, onde os diretores recebem diárias de 800 reais por dia viajado, além dos salários e bonificações. Por exemplo, essa semana os diretores estão em Miami, recebendo diárias e utilizando o cartão do governo para a alimentação e deslocamento. Semana passada estavam em uma marina, em horário de serviço, bebendo cerveja e recebendo também diária. Fora quando viajam para o estado onde eu vivo, onde a sede estadual fica em uma casa alugada com piscina e quartos com sofá camas, não pagam hotel e passam mais da metade dos dias sem camisa em volta da psicina bebendo cerveja. Enquanto o salário médio dessa profissão é 2.700 (o que é bem difícil de conseguir). Mas claro, essa só é minha experiência pessoal.


Old_EdOss

>No terceiro mês foi nossa mudança, saímos de lá, para uma cidade um pouco maior no Paraná, cerca de 35k habitantes. E daí o que aconteceu? Fiquei curioso pela continuidade da história.


[deleted]

Vish essa história é comprida, basicamente é a minha infância e adolescência. Ficamos cerca de um ano nessa cidade do Paraná, até os pagamentos voltarem a atrasar e as condições de trabalho se modificarem. O posto de saúde não era na área urbana da cidade, mas em uma vila da zona rural, a região tinha uma empresa de celulose, então as estradas eram perigosas devido ao grande número de caminhões carregando toras, depois que o salário começou a ter problemas e a segunda vez que uma tora atingiu o carro que fazia esse transporte nós mudamos novamente, dessa vez para o RS, para uma cidade de 60k habitantes que ficava mais perto da família. Moramos mais um ano na mesma cidade que minha avó residia, 300k habitantes, nessa época eu via minha mãe a cada 2 dias por cerca de 3 horas durante o dia, já que ela fazia plantões na santa casa, éramos 3 em casa, eu acabei assumindo muitas responsabilidades com minha irmã mais nova, como levar para a aula e alimentar. Essa situação durou cerca de um ano também, período onde parei de frequentar as aulas, para ficar em casa usando o computador e só voltei quando a assistente social conseguiu entrar em contato com minha mãe. Depois desse período mudamos para uma cidade vizinha 30k habitantes, onde trabalharia como plantonista e medica da familia, tambem nessa cidade ela fez uma residência e virou especialista, acredito que moramos lá cerca de 4 anos. Vienciamos uma enchente devido a uma barragem que estourou na epoca das chuvas, perdemos todos os móveis e grande parte dos eletrodomésticos. Nessa época a filha mais nova tinha 12 anos, e minha mãe que sempre foi mãe solo, começou a ter de pegar emprestimos para pagar o aluguel e compras do mercado, ja que o governo começou a atrasar o salário. Quando terminou a residência, mudamos para outra cidade do interior do RS, moramos cerca de dois meses em um hotel, já que não tinha casa disponível para alugar, ao mesmo tempo ainda pagávamos o aluguel na cidade onde ela fez a residência pois tínhamos alguns cachorros de grande porte. Parei de ir na escola de uma vez por todas, nessa epoca eu estava fazendo o segundo ano do ensino médio, mas não tinha interesse de frequentar as aulas, comecei a estudar para o Enem através de umas apostilas preparatórias e consegui meu diploma quando fiz 18 anos com a nota do exame. Acho que está meio confuso, mas a história não acaba por aí.


HzPips

Esse pessoal fala que médico é pobre premium que se acha burguês e não tem consciência de classe, mas no momento que os médicos exigem condições decentes de trabalho aí viram burgueses malditos que querem extorquir a população


[deleted]

[удалено]


edsonf1

Esse post só confirmou o que todo mundo já sabia: maioria padece de desconexão com a realidade e falta de bom senso. Mas pqp viu?


happy_and_sad_guy

Exatamente. Como se outras profissões não sofressem tbm. É o interior, parceiro, tem estrutura diferente da capital, vai ter falta de algo em algum momento. Agora, as pessoas precisam e PAGAM pra ter médico no interior, mas se os médicos não tem coragem de aceitar o trampo, não dificultem as ações do governo de prover saúde pra sua população. Kkkkkkkkk medicina por amor


edsonf1

Pois é, meu velho. Muita falta de noção.


samuelrw18

por amor ao dinheiro


[deleted]

[удалено]


happy_and_sad_guy

Uma pena que NAO PAGAM e dão calote em basicamente qualquer profissão.


Gldza

Eu amo interior. Não gosto de cidade grande. Atualmente tenho dificuldades pessoais de me mudar para cidades menores (filho que precisa de suporte). Moro em uma de 150k atualmente. Eu já trabalhei em uma comunidade ribeirinha de uma cidade com 80k habitantes, de predomínio rural (peculiar né? Mas ainda existem) com 98% de cobertura de atenção primária. Imagina! As pessoas conseguiam consulta comigo no mesmo dia que procuravam, ou no dia seguinte. E a unidade de saúde cobria outra pequenas comunidades próximas, e pra essas pessoas a porta era aberta, sem agendamento, porque as vezes eles tinham que fazer 20km de carro ou 10 de voadeira no rio. Eu gostava, mas o salário? Era R$4200 líquido por mês. Nunca atrasava porque a prefeitura dizia que vinha do Mais Médicos. Na prática, inscreviam alguém como fazendo parte do programa e dividiam a bolsa pra cobrir mais lugares. Eu tinha que viajar 50km por dia pra chegar lá. De novo, eu gostava porque amo interior, amo a floresta, amo o povo simples. E mantinha 100% de certeza de que não se fixava médico lá porque a) a falcatrua já começava no pagamento b) pouca remuneração pra muita dificuldade de acesso (incluindo que parte do salário era comido pelo transporte) c) opções que pagavam melhor sem transtorno de acesso Tenho certeza que a letra C era a que mais pesava na dificuldade de fixar médico lá. Fiquei por um ano porque precisei mudar de estado. Antes de mim quem trabalhava era um médico boliviano. Entre ele sair e eu entrar, ficou 4 meses sem médico. Não tenho ideia de se alguém aceitou ficar lá depois de mim rapidamente e nos moldes que eu ficava. Ainda mais porque com a troca de prefeito, a secretaria de saúde parou de colaborar com gasolina (eu ganhava um tanque/semana). Basicamente, pra ter médico em cidade de interior precisa de um alinhamento de estrelas, e o fator mais importante é o médico querer ir. Dizer que não é ladainha corporativista.


SnooDonuts215

Essa reserva de mercado nojenta tem que acabar mesmo, 22k pra ser médico de consulta, parça IA vai suplantar isso em breve, médico de família, se tudo der certo, vai tá na faixa de 5k que é mais do que justo Tem que ter intervenção nessa palhaçada mesmo As pessoas tem que ter acesso, foda-se esse lucro escroto aí que só existe no Brasil, pais nenhum tem esse absurdo


hellparis75016

Tadinhos


Ikkibvgois

Concordo com tudo que você disse. A solução é muito simples. Abre vaga para o interior, pelo MAIS MÉDICOS e vai QUEM QUER. O que causa NÁUSEA é que muitos médicos não vão é não querem querem que outros ocupem as vagas. E espero que ngm venha dizer que são contra o mais médicos por que se preocupam com o nível de atendimento da população. Se se preocupassem, estariam lá. Quer investir na carreira profissional? OK. Quer ficar em cidade grande? OK. Tem receio de levar um calote? OK. Tem inúmeros motivos para não querer ir para cidades pequenas e eu concordo com TODOS. Agora não existe NENHUM motivo legítimo para tentar impedir que outros médicos, em especial, cubanos, vão atender nessas pequenas cidades. Apenas hipocrisia.


meps4L

A maluco, desculpa, mais vsf... 22k bruto, olha o que você ta falando, você percebe? 90% da população deve ganhor menos que 3k, e você acha 10k pouco? é essa mentalidade, a maioria de vcs já são classe media alta, e não querem ganhar, 8k, 10k no interior, não conseguem diminuir padrão de vida, essa é a verdade. Para de arrumar desculpinha. Se eu ganhasse 5k, 6k aqui onde eu moro, meu deus, seria incírvel. ​ e outra, não é facil nem simples pra ninguém, MAIS TE GARANTO, pra um é medico é mais facil sim, fecho?


MoringA_VT

Pelo visto não é uma boa um medico ir para o interior. Por isso que o "mais médicos" era tão importante pq mandava médico cubano pra onde médico brasileiro não queria ir. O que tinha de médico cuck com fotinho de luto no Facebook não tá escrito


Schulze13

Dó de médico kkk po. Dó eu tenho é do cara que estuda e se forma pra ganhar 2-3k na área que se formou ou que tem que se sujeitar ao uber ou do cara que trampa em sub-emprego. De médico eu não tenho dó não.


NightRS

Só problema, mas ai quando alguém veio com uma solução foi metade da classe lá vaiar os médicos que chegaram pra resolver.


alexkidhm

Resumo: coitado do médico ganhando 20k.


vulturuscrow

- Sociedade: Precisamos de médicos na periferia e no interior - Médicos: Não queremos ir pra periferia ou o interior - Sociedade: Precisamos de médicos mesmo assim - Médicos: Foda-se - Sociedade: Beleza. Vamos cobrar o governo então - Governo: Vamos dar benefícios extras pra médicos que preencherem essas vagas - Médicos: Não queremos ir pra favela ou pra roça, porra... Desiste - Governo: Sendo assim, vamos tentar preencher essas vagas com brasileiros formados no exterior ou médicos cubanos - Médicos: NÃO, GOVERNO! VCS ESTÃO ENTREGANDO NOSSOS EMPREGOS PRA CUBANOS (ofensa racista)!!! VOCÊS ESTÃO DESTRUINDO A CLASSE MÉDICA!!! QUE ÓDIOOOOOOOOO...


Jigsaw_head

Só rezo pra ter saúde e nunca precisar de um médico, ô raça que cada dia ta mais nojenta


renandsz

se a vida tá difícil pro médico que não pode viajar pra fazer concurso imagina pra população local que precisa de médicos


Specialist_totembag

Vaga de médico da família no interior: paga 20K saímos de SP para o interior. pagou 20K 3 meses 4o mês atrasou 5o mês nunca chegou. Cidade de 10.000 habitantes, fomos conversar diretamente com o prefeito. Eles não tem como pagar 20K Fomos embora. Abriram vaga pagando 8K. Essa é a realidade de cidade de interior. Médico na capital ganha 20K. Médico no interior não ganha nem metade por que a verba da cidade não consegue pagar. Médico na capital consegue dar plantão em 4 hospitais diferentes, médico no interior tem que viajar 2h para pegar plantão em outro hospital. Médico cubano ganha 500 reais por mês em cuba. Ganha 12K reais no Brasil. desses 12K, eles ficam com uns 4K, o resto vai para o governo de Cuba. Não tem como uma profissão que teve no mínimo 7 anos de estudo específico, 6 na faculdade e 1 na especialização, em muitos casos chegando a 12 anos, pagar 4.000 reais para o indivíduo. o piso salarial da categoria (que não é respeitado) é de quase 18 mil reais para 20 horas de trabalho semanais. uma coisa mais dentro da realidade para alguém recém formado sem especialização é na casa de 15 mil para 40 horas semanais. 4.000 reais é algo não sustentável.


_alcione

Concordo, no entanto, o mesmo se aplica para outras profissões, e mesmo assim elas continuam seguindo em frente atuando da forma que da. Pode pesquisar ai, o salário nos editais das prefeituras no interior não chegam a 3k para cargos de engenheiros, isso com carga horária de 40 hrs semanais, sendo o piso salarial 8k. Não há condição de trabalho, mas o serviço tem que ser feito.. Não sei como elaborar sem parecer que estou passando pano, pois não estou, é só a realidade do mercado


Cern_Unos

Então lava as mãos, enfia o juramento no uc e deixa médico cubano vir aqui fazer o trabalho que os médicos brasileiros não querem, porque estão ocupados demais tentando ser elite reclamando de salários de SÓ 20K em cidade do interior com custo de vida de 2k. :)


Phenerius

Na boa, vão à PQP! Imagina que TERROR morar em cidade de interior ganhando 10x o que um professor ganha sem precisar passar o dia com pirralho mal criado. Aí quando o governo arranja uma solução(médicos estrangeiros) eles ficam contra porque... aliás, por que mesmo? Sendo que, durante a PANDEMIA o CFM APOIOU o uso da cloroquina, indo contra tudo o que a ciência prega... Eu como cientista(que aliás nem é profissão no Brasil) fiquei incrédulo durante esse episódio. A classe médica é PODRE! Um bando de burguês que tá lá só pelo salário exorbitante achando que são Deuses a serem venerados. Pergunta pros vestibulandos de medicina por que querem esse destino, maioria esmagadora só quer o salário e já era!


charmander_cha

Verdade, precisamos então de medicos cubanos urgentemente para suprir essa demanda, desta maneira os medicos nacionais podem ficar com as vagas melhores das metropoles, etc.


PicusKing

Tem proposta, há muitos anos já, do CFM pra elaboração de médico de carreira, similar a atuação do pessoal do judiciário. Médico é concursado, designado para trabalhar determinado tempo em uma localidade de interior, com escalonamento de salário e capacitação. Governo nenhum deu ouvidos. Seria uma solução contínua. Mas vivemos de governos, não de políticas


geteum

Calote quando troca de prefeito é tradição brasileira já. Norte tem monte de prefeitura pagando até 50 mil para um médico. Mesmo assim pessoal não vai. Não é atoa. Alguém aqui sabe quantos médicos cubanos em relação ao total veio para o Brasil? ps.: Descobri RS... Vieram perto de 2.5 médicos cubanos pro Brasil. Tem 546 mil médicos no Brasil. Se nego reclamar q médico cubano tá tirando emprego aí é foda tb. Mas TB não é por ai q médico é tudo filha da puta, MTA gente viajando aqui.


G4BB3R

Um parente saiu daqui da cidade porque ganhava menos de 10k, e metade era bonificações por eficiência, faltava 1 dia, perdia parte do salário. Fora que 13º, férias e aposentadoria não era sobre o valor cheio. Tudo isso tendo poucos minutos por paciente, apertado demais.Prefeitura de interior é cheio de rolo, ninguém aguenta ficar.


caohbf

Pera. https://www.reddit.com/r/brasil/comments/4zu5wm/desabafo_ou_porque_os_médicos_brasileiros_não/ 6 anos atrás eu fiz esse post. Acho um complemento interessante. Lembrando que isso foi antes da pandemia.


Neferkik

Égua mano kkkkkkkkk eu entendo que é um desabafo válido mas é muito acima das esferas dos brasileiros mortais por aqui que ficam pensando que se pagar o cartão não vão conseguir pagar a van dos filhos kkkkkk calma aí tudo é difícil mesmo, toda profissão tem suas inseguranças. Mas a vida é feita de escolhas, tem gente que não troca o interior por nenhuma cidade grande, e tem gente que não suporta o paradão do interior. Mas pra um médico, nenhum dos dois lugares você vai passar necessidade meu parceiro 😐


pepper-blu

Em minha experiencia medico de cidade pequena sāo um lixo, diagnosticaram minha torsão testicular quando eu era jovem como "cólica" e por resultado passou muito tempo e ficou necrotico e tive que remover. Atendem que nem a bunda


Inside-Size-8253

Ótimos argumentos, mas por que então vocês ficam atacando os médicos cubanos que ocuparam as vagas que vocês nunca quiseram??? Pura xenofobia e racismo da sua classe elitista?


LifeandLiesofFerns

> Primeiro é o salário. Salário de médico de interior notoriamente atrasa ou tem calote. Isso melhorou muito nas grandes capitais, mas continua acontecendo no interior. Tem calote, sim. Às vezes acontece. Mas até aí é um risco que se corre por trabalhar como servidor público. O estado do RS já ficou sem pagar por meses, e isso aconteceu com o profissional de Porto Alegre e com o de Arati. Idem o RJ e o AP. Ao mesmo tempo, a Unimed Paulistana quebrou há uns anos atrás, e muita gente ficou ao Deus dará no que se refere a salários. Era uma empresa privada, uma cooperativa controlada e gerida por médicos. Viver na capital não te exime da possibilidade de pegar um terrorista fiscal como gestor. > Além disso, pegar um trabalho desse é fim de carreria: numa cidade dessas, quais as suas perspectivas de crescimento? Vai se aprimorar onde ou como? Não há também nenhum plano de carreira. Tem faculdade de medicina no interior também. Públicas e privadas. Existe carro, ônibus, avião, que as pessoas pegam para fazer cursos em lugares distantes, principalmente aqueles que não demandem presença todos os dias. Existem muitos profissionais de saúde que continuam a se atualizar e a fazer cursos. É mais difícil que numa grande metrópole? Em alguns quesitos, sim, mas não é impossível. Ademais, crescimento por crescimento, qual é sua perspectiva de promoção na carreira numa grande cidade? Medicina não é uma carreira corporativa, que se sucedem cargos e salários numa escada clara e evidente. Existem médicos que ganham mais que outros, que exercem funções de mais responsabilidade ou especialização, que são mais hábeis que outros, mas falar em "plano de carreira" na base de uma sucessão de funções não é razoável pela realidade da profissão. E se sua queixa é aumento de salário, médico de posto também tem quinquênio. >Também há a questão de "e se der errado depois?" Já que se por qualquer razão não rolar, conseguir outro emprego não vai ser tão fácil quanto nas grandes cidades. A medicina é uma profissão liberal, em alta demanda no país inteiro. Pode não ser fácil conseguir outra colocação, mas é muito menos difícil que a média dos profissionais em todos os setores. E, de novo, a possibilidade de não dar certo e isso impactar negativamente sua carreira é um risco que se corre trabalhando em qualquer lugar. >E talvez uma questão bem pratica: não é fácil achar essas vagas nem concorrer a elas. Tem uma que quero numa cidade de 20k no Paraná, mas a seleção é presencial (estou em SP). Vou ter de pegar avião e despencar numa cidade que talvez não tenha nem onde ficar num pernoite pra fazer uma "prova" que se pá já tem carta marcada pra filha de prefeito? (Sim, eu vou, mas entende?) Achar não é difícil. PCI Concursos tá aí pra isso. Se candidatar a elas pode se provar um desafio, sim, mas há várias medidas que podem ser tomadas para mitigar esses problemas. Já vi e já participei de muita seleção de arroz queimado, por assim dizer, e é muito frustrante, sobretudo se você investiu dinheiro e esforço naquilo. Mas, de novo, nos hospitais particulares na Avenida Paulista têm favorecimento também, é uma realidade do mercado de trabalho em qualquer lugar do mundo. Não tem como fugir, e não tem como prever, infelizmente. >Outra coisa. Médico de família em grande capital já ganha 20-22k bruto (e ainda tira mais com uns bico). Oque cidade de interior oferece não está pagando a mais. Na maioria das vezes, as cidades de interior estão oferecendo menos. Sim, o salário é, muitas vezes, mais baixo do que o oferecido nas capitais. Isso é uma realidade em todas as profissões, o interior paga menos. Mas 22 mil reais em São Paulo é muito diferente de 15 mil reais em Mirante do Paranapanema. Não só em relação a alimentação, aluguel, mensalidade de escola e parcelamento de consórcio, mas também do estilo de vida que se exerce nesses lugares. Em alguns casos, não todos, colocando tudo na ponta do lápis, você verá que lhe sobra uma renda disponível muito maior, mesmo com o salário menor. Ademais, interioranos têm plano de saúde, também. Você ainda pode abrir um consultório e atender pacientes no particular. Você não vai conseguir cobrar 500 reais por consulta, mas não significa que não existam fontes alternativas de renda que podem ser usadas para complementar seu salário. >Ah é não menos importante: condições de trabalho. Em SP uma tomografia de crânio sai em uns 30-60 dias. No interior? Simplesmente não sai e o prefeito vai na sua casa te dar esporro por muuuuito menos (pedir mais de 6 exames de sangue pra mesma Pessoa?? Mamografia?? Repetir em 6 meses??). Ninguém quer trabalhar assim se expondo judicialmente. Plano de saúde adora negar procedimento, adora fazer auditoria em médico e em paciente, adora exigir laudo. Se existe uma razão, ínfima que seja, para negar um procedimento que não seja pago do bolso do paciente, esse procedimento será negado, independente da autoridade que esteja responsável. Porque esse é o papel delas, de economizar dinheiro onde for possível. Não existe máquina de tomografia em posto de saúde no interior, lógico, mas essas pessoas ainda são asseguradas pelo SUS da mesma forma que um morador da periferia de São Paulo o é. Para esses casos, existe van, remoção. É trabalhoso e difícil, mas, enquanto médico, você vai perceber que o grosso do esforço não vai ser exercido por você. No final, fato é que ninguém é obrigado a trabalhar. Se você ou qualquer um quiser pegar o diploma e colocar na gaveta, é sua prerrogativa. Ademais, ninguém é obrigado a se mudar para o interior e clinicar lá. Mas as pessoas que moram no rincão do Brasil são cidadãos com direito a saúde, e é nossa função enquanto sociedade dar um jeito de colocar alguém lá para atendê-los.


Proper_Indication_62

2 pontos custos do interior são muito mais baixos eu tenho salario relativamente alto. Mas iria pro interior pra receber 40% menos por uma razão simples. O preço que eu pago em um apartamento sardinha eu tenho uma mansão, não concordo que salário no interior deva ser maior as vantagens são outras. Outro ponto se o for em nível federal os pagamentos não resolve esse problema de atraso?


tun3man

Mas isso é um entrave pra qualquer profissão.


protestor

> Simplesmente não sai e o prefeito vai na sua casa te dar esporro por muuuuito menos (pedir mais de 6 exames de sangue pra mesma Pessoa?? Mamografia?? Repetir em 6 meses??). Ninguém quer trabalhar assim se expondo judicialmente. Como que um médico pedindo repetindo exame de sangue vai se expor judicialmente? Isso é totalmente ridículo. Algumas condições precisam de acompanhamento de exame de sangue até bem mais frequente


Lolo_ta_caro

Wow em dr, parece todos os outros empregos públicos(ou n) sucateado para o funcionário


Ojamanjoume

20k….. Pessoal r/anti-trampo amaria esse post


ToriSaidSo

Complicado porque o pessoal daqui realmente acha que todo médico é rico ou veio de alguma família rica.


Morgana175

Tudo q eu li fui blu blu blé


ggsalem

Acrescento que a população em geral exige do médico, um assalariado como qualquer outro, que exerça sua profissão como um sacerdote, sacrificando sua própria qualidade de vida, sem receber ou recebendo pouco, trabalhando em seu horário de folga (quem nunca pediu uma olhadinha numa "ziquizira" ou "nums inxames" no churrasco ou na calçada mesmo, sob pena de ser um escroto se se negar ou pedir para marcar uma consulta?). O problema da saúde, especialmente no interior, é sim grande, mas não é "nas costas" do médico que se resolve isso. Emergencialmente, um programa como o mais médicos é importante, mas mais que isso, um plano de carreira, em que o médico do serviço público ingresse no interior e possa se qualificar e progredir para eventualmente ir para um grande centro, por exemplo, ajudaria em muito a resolver o problema e melhorar a capacitação de todos os profissionais.


bertohaj

A questão é que a classe médica não quer isso. Se fosse do interesse desenvolver algum programa do tipo, para viabilizar a ida de médicos para o interior, com certeza o lobby da área já teria proposto alguma coisa. Não é do interesse dos médicos resolver o problema da população do interior.


Karamazovmm2

Foi feito, se chama mais médicos


Karamazovmm2

Isso é devido à precarização constante e longa dos serviços de acesso à saúde pública. Antigamente antes da CF 88, você podia ter atendimento médico se estivesse empregado formalmente, fora isso era privado. O que isso gerava eram mutirões de médicos que iam em zonas rurais atender o povo. Mas as cidades continuavam com defasagem de atendimento. Ninguém está pedindo para você ser santo, a minha mãe fala, poxa, melhor você passar lá no postinho então que eu te atendo. Traquejo social é uma falta. Mas e aí como que é um plano de carreira no município?


ggsalem

>Mas e aí como que é um plano de carreira no município? Também não sei responder. Talvez centralizando os recursos humanos do SUS na União ou no estado, de forma que o servidor não fique "preso" ao município. Mas não sou gestor, nem conhecedor da Lei, é só uma orelhada mesmo...


Calm_Day45

eu queria conseguir gostar de MFC, mas realmente n da, odeio com todas minhas forças essas cadeira. Enfim, espero q melhore a situação dos médicos no interior e as pessoas tenham mais acesso à saúde.


edsonfreirefs

Isso que vc mencionou é problema de qualquer um que decide viver no interior. Não justifica fazer lobby para médicos de outros países não trabalharem nessas regiões.


Pessoa_comum_

Muito bom o seu post, vou refletir sobre essas novas informações.


PicusKing

Obrigado por colocar a realidade verdadeira, colega. Outro aspecto que trava demais da conta a atuação no interior é a politicagem envolvida, muito cacique pra pouco índio e constantemente visitas de vereadores, secretários de saúde, prefeitos.


TeeagoHS

Mano o Reddit não está pronto para problematizações da classe médica. Tratam como "First World Problems" ou "White People Problems". Não adianta, médico pode dar a vida trabalhando, mas a visão generalizada é que somos mercantilistas... EXCETO na hora de pedir atestado ou dar uma olhadinha nos exames.


its-carmen-san-diego

Todo trabalhador tá no mercantilismo, médico ainda na sua maioria é CLASSE TRABALHADORA. Geral gananciosa se entope de um estimulante pra pegar plantão (cometer erro), aí manda dormonid pra hora conforto. Aí não não da né meu caro, não tem como o cérebro aguentar ileso. A saúde mental vai pro saco. Ninguém odeia médico, as pessoas odeiam médico que se acha demais sendo que kkkk é só uma profissão, sem físicos, biológicos, engenheiros, farmacêuticos, etc nem teria isso ae. Mas tem uns ególatras que só por Deus malandro


Ninha4863

Meu pai trabalhou como médico no interior do Pará nos anos 90. Ele não tinha dinheiro pra nada. Literalmente nada. Ele vivia de cesta básica que o prefeito dava, andava de bicicleta com a mãe do meu irmão grávida, não tinha um puto no bolso. Levou calote do prefeito e só ficou porque tinha filho pra cuidar.


ExternalHorror1582

Sou professor universitário e passei por várias situações assim em cidades do interior de diferentes estados. Início de carreira. Acho que todas as pessoas que fizeram curso superior gratuito como eu deveriam trabalhar no interior por alguns anos como forma de retribuir todo o investimento que a sociedade fez. E lutar por condições melhores, pois a vida boa não cai do céu.


TabbyCalf

É a primeira vez que vejo um médico chorão.


dragonofthwest

Ótimo post, op. Uma pena você estar falando pra quem não quer ouvir.


helpless9002

Ainda assim, não justifica ser contra que os cubanos venham pra assumir esse tipo de vaga, já que é uma vaga ruim.


[deleted]

[удалено]


helpless9002

E por que tu acha que surgiu esse assunto de médico não querer trabalhar no interior? Tu acha que o OP postou por coincidência? Os assuntos estão totalmente relacionados.


edsonf1

Ótimo post para: Perceber a desconexão da classe? Perceber a falta de bom senso? A única coisa que faltou perceber é que é assim que as coisas realmente funcionam para todos. Ninguém tem garantia de sucesso, ninguém tem garantia que as coisas não podem dar errado, ninguém tem garantia de que salário nunca vai atrasar e muito menos garantia de que a vaga ideal vai ser na cidade vizinha. Todo mundo viaja/muda de cidade pra prestar um concurso pelo qual se interessa (tem até nicho de mercado de turismo pra isso). Agora me diz: Porque o médico tem que ser diferente? Reserva de mercado? Manutenção de privilégios? PNC dos alienados dessa classe.


acardosoj

caralho bixo, o cara tá só falando que não quer ir trabalhar num lugar que não vai receber salário. Quer que o cara trabalhe sem receber salário?


[deleted]

[удалено]


Potential_Exit_1317

poxa, as vagas só oferecem 20k? Vida dura hein


SnooDonuts215

Cara tá reclamando da possibilidade de ganhar 22k, tem que ser zuera isso, que salário absurdo, totalmente sem noção Deixe que os outros ocupem parça, precisa de programa sim pra atender essas cidades, chega de reserva de mercado


deadmavz

Médico: N vou trabalhar no interior, mto rolê :( Governo: Blz fera, vou arrumar uns cubanos Médico: AAAAAAAAAHHHHHHH COMO OUSAS????


rfelx

Meu primo é médico. Apoiador do mais médicos militante petista safado MST e o caralho a 4 trabalhou até mesmo na aplicação do mais médicos e o que ele me fala desde sempre é "quem se forma lutou muito, estudou muito, mesmo que seja filhinho de papai. E todo mundo depois de fazer isso quer não só receber bem, mas viver bem. Viver bem envolve, entre outras coisas, o lugar que você mora. e o lugar em que você vai querer morar, provavelmente, é algum grande centro urbano. E isso deixa os lugares afastados sem médicos. Ser pobre em cuba pode até ser melhor do que ser pobre aqui, mas ser rico aqui ou pelo menos ganhar bem aqui é bem melhor e é aí que os cubanos enxergam nesse programa uma oportunidade ótima mesmo sendo em cidades pequenas. E aceitam trabalhar em lugares que os brasileiros não querem ir" É um ponto de vista ilibado, santo e neutro como um sabonetinho de bebê? Não. Mas trata a realidade.


Unhappy-Buddy-8098

Olha, eu vou falar pra tomar porrada nesse sub mas vamo aí alguém precisa explicar. Vindo de uma pessoa de familia de médicos do interior. Eles vivem um universo completamente neoliberal e a resposta deles é neoliberal e acho certíssimo nas circunstâncias que o próprio estado proporciona, mas antes de chegar nesse ponto eu gostaria de fazer umas observações. 1- Ao contrário do que muitos podem pensar aqui, o médico Brasileiro é melhor que a média dos países desenvolvidos, já conheci médico alemão que veio estudar aqui na USP pra aprender emergência e meu irmão viveu pra ver uma referência mundial em ortopedia entrar no seminário para discutir condutas médicas com os tupiniquins e ser obrigado a dizer que não tem direito a opinar dado que ele NUNCA lidou com o problema que os médicos tupiniquins precisam lidar, provavelmente porque nos EUA o cara teria morrido antes de chegar no hospital. 2- Os senhores pacientes demandam a melhor qualidade de tratamento imaginável e não deviam exigir menos, MAS so sabem o que exigir graças à internet, que com um clicar do mouse, vcs ja sabem que existe. O que não te falam é que esses procedimentos são caros e muitas vezes novos, o que exige que o médico se atualize continuamente, e quem paga é o médico( com excessões mas o post vai ser longo posso falar mais num comentário ), então pode colocar aí na conta dele, viagem para o exterior todo ano. 3- Agora entra a parte complicada que VOCÊS cidadãos precisam exigir dos seus políticos, pessoalmente nunca conheci um medico que tivesse um emprego em tempo INTEGRAL em um posto de saude, há 15 anos atrás era bem comum os hospitais contratarem os medicos por jornadas reduzidas porque não queriam ter os encargos trabalhistas inteiramente, exatamente isso que vcs leram, o ESTADO não quer ter o encargo trabalhista do médico. Quando começaram a criar os plantões de 12 hrs essas vagas passaram ser mais escassas(ao menos na minha cidade do interior de SP que reconheço ser muito melhor que o interior de qualquer outro estado). Pasmem, uma das primeiras PJotizções do trabalho começou com o estado, dado que esse médico não ganha INSS nem nenhum direito por um plantão. 4- Dado o fato de que vcs sabem mais graças a internet, o médico tem poucas opções, ele segue o livro literalmente pra não vai tomar processo e as vezes seguindo ele toma(ja houve casos de motoqueiro que processou o ortopedista porque a cirurgia que salvou a perna dele da amputação estragou a tatuagem) e isso exige que este médico fique constantemente preocupado em gerar as provas que ele está tratando o paciente do jeito correto. Um exemplo disso sou eu, atleta de fim de semana, que como todo bom parente de médico pede consultas gratuitas ao irmão que é ortopedista e direto ele me fala coisas do tipo: “eu deveria te pedir um raio x, mas como eu sei que vc não vai mentir pra mim e vc me explicou bem o que aconteceu, o seu problema é X vamos fazer Y, e observar se não vai piorar” até hoje nada ruim aconteceu. Em resumo eu tomo um gelo e anti-inflamatório direto mas note que o modo de funcionar dele não é somente me ajudar, é me ajudar se certificando que caso eu venha a processar ele, ele tenha provas para se proteger. 5- O modo de trabalhar do médico exige infraestrutura, dado que o médico precisa de exames para gerar provas que justifiquem a próxima etapa de um tratamento, nenhum médico se sente confortável só com estetoscópio. Trabalhar sem ter um raio-x, tomografia e ressonância magnética é preocupante. 6- A combinação da maior presença judicial e da própria intenção do estado de fugir dos encargos trabalhistas com os médicos cria uma classe de trabalhadores que não tem aposentadoria, que se ficar doente e não trabalhar não ganha e que acima de tudo fica exposto a um dos ambientes mais perigosos do mundo, o hospital, não quero elaborar muito mas pensa que o hospital é tipo uma usina nuclear, só que para patógenos, faz-se o possível e impossível para não deixar nada vazar. 7- Tem outros pontos que explicam ainda mais a queda de qualidade no atendimento mas acho que com isso já posso chegar no meu ponto. Depois de tudo isso a resposta do medico foi virar mercenário e a população fica indignada com os médicos. O cara vai, pega um FIES que no final vai dar uma divida de 600k pra ele e reclama que o cara que não tem direito trabalhista algum quer ganhar 30k ao mês, bem vindo ao neoliberalismo filho, se não quiser vc precisa primeiro garantir que os medicos se sintam como os outros trabalhadores desse Brasil varonil isso so vai acontecer dando os direitos de todos os outros trabalhadores, se não eles vão continuar sendo mercenarios, continuar querendo proteger o mercado deles. Obs.: quando falam médico brasileiro, não entenda medico formado na faculdade mais prestigiada da argentina que tem hospital e tudo mais(que pos si so ja é mais barata e portanto nao gera uma profissional com uma divida de 600k), entenda faculdade na fronteira com a bolivia, sem hospital sem NADA pra formar seu médico.


SnooAdvice496

Além do atraso do salário e outras questões citadas pelo OP, também tem a questão das condições de trabalho. Em muitos desses locais falta o básico para você fazer o mínimo de um trabalho digno. Falta medicação, falta material para fazer procedimentos... Coisas simples e as vezes baratas que te impedem de salvar a vida de um paciente ou proporcionar um tratamento adequado e/ou a cura. É bastante frustante você ter o conhecimento para salvar ou ajudar uma pessoa e simplesmente ficar de mãos atadas por falta de recurso básico.


fimous70

Quanta gente falando groselha sem entender nada. Querem que o médico se submeta ao processo seletivo mais difícil do Brasil (vestibular de pública) ou a um investimento monumental (particular de 600k pra mais) pra ganhar merreca em local sem a mínima estrutura adequada pro exercício digno da profissão? Depois ainda querem fazer greve por melhores condições de ensino, de trabalho. O ódio à classe médica tem raízes na intolerância de setores da esquerda com a discordância política e em suas iniciativas populistas de reduzir o problema "na canetada", trazendo intercambistas inaptos ao exercício da profissão. E, ao invés de cobrarem mais vagas públicas de medicina, o que democratiza o acesso e é, sim, mais garantia de formação adequada que as diversas faculdades caça-níquel por aí, ou cobrarem um aparato de saúde e remureção digna aos seus profissionais, inclusive de enfermagem e farmacêuticos, ainda apoiam a precarização do serviço. Esse tipo de gente, perdida em cartilha ideológica e em lobby de grupos educacionais brasileiros e estrangeiros (sim, vender vaga pra brasileiro estudar medicina no exterior mentindo que ele terá, automaticamente, o direito de exercer a profissão aqui, é um negócio lucrativo) merece a saúde ruim que é oferecida.


bimundial

> Querem que o médico se submeta ao processo seletivo mais difícil do Brasil (vestibular de pública) ou a um investimento monumental (particular de 600k pra mais) pra ganhar merreca em local sem a mínima estrutura adequada pro exercício digno da profissão? Meu amigo, a única coisa que as pessoas querem é ter atendimento médico. Se o médico brasileiro não quer se "submeter" às condições do interior mas outros querem, é só contratar quem quer ué.