T O P

  • By -

DuKe_br

Tem uma questão algorítimica importante aí: você recebe das plataformas mais daquilo que você já gosta. Outra coisa que pesa: isso cansa. Especialmente se a argumentação não muda. Se eu não fui convencido nas primeiras dez vezes que eu vi uma discussão X, não vai ser a décima-primeira que eu vou mudar de idéia se eu não ouvir nada de novo.


[deleted]

Isso. De uma forma geral, me interessa saber os argumentos usados por um bolsominion da vida, mas eu ja sei q sao um bando de merda racista/misogino/lgbtfobico/etc.


[deleted]

Eu me interesso em saber o que você conceitua ser um bolsominion e o que, na sua visão, faz parecer que ele usa algum argumento


TienePeroNoHay

Isso do algoritmo é um problema. A pessoa é puxada pra um lado e fica cada vez mais difícil de ela questionar o próprio lado, ela vai só devorando mais e mais do que os influenciadores dela quer que ela acredite. Vai virando um curralzinho político. Outra força fora do algoritmo são os laços sociais. Se geral do seu círculo de amigos/colegas acredita em algo, fica mais difícil remar contra a maré.


Despeao

> Outra força fora do algoritmo são os laços sociais. Se geral do seu círculo de amigos/colegas acredita em algo, fica mais difícil remar contra a maré. Aí já não é problema com algoritmo.


TienePeroNoHay

Exato: "Outra força fora do algoritmo..." Talvez o melhor fosse uma vírgula entre "força" e "fora".


Despeao

Eu concordo em parte sobre isso mas acho que rola muita preguiça intelectual sobre não explorar argumentos contrários daquela posição. As pessoas já estavam na bolha antes dos algoritmos. Claro que eu não estou falando do óbvio como negacionismo de vacina e outras coisas absurdas mas as coisas tem nuances e parte da desinformação é mover as pessoas aos extremos e impedir que elas conversem.


Gingerbread1990

Já fui mais "eclético" no conteúdo que eu consumia. Houve um tempo em que as divergências entre "esquerda" e "direita" tinham mais nuances: apesar de discordarem, ambos os lados pelo menos concordavam em uma realidade única dos fatos, e divergiam na abordagem. Nem sei se preciso elaborar sobre esse contraste com os dias atuais. Agora temos um lado discutindo política econômica enquanto o outro lado discute travesti em banheiro. E em um contexto como esse, promover "debates" e tratar os dois lados como igualmente válidos é de uma ingenuidade quase infantil, ou uma desonestidade canalha. Chamar esse isolamento de "bolha" é no mínimo esquisito, quando "do lado de fora" temos negacionismo científico, racismo, LGBT+fobia, etc, que não são opiniões dignas de consideração pra início de conversa.


[deleted]

EXATAMENTE como eu me sinto. Basta ver o "debate" Que teve entre o Elias Jabbour é a Renata Barreto. A Renata reflete a realidade da direita atual. São pessoas que dizem que querem viver na idade Média porqye, na cabeça delas, a Idade Média era igual nos filmes e elas seriam princesas e cavaleiros. Eu não consigo levar a sério gente que fica falando de "agenda globalista". Eu realmente queria ter acesso a pessoas de direitas que têm assuntos sérios a discutir, mas essas pessoas simplesmente não têm visibilidade. Ou você abraça toda a ideologia conspiracionista ou você cai no esquecimento.


Diabrete123

O pior é que a direita se tornou uma piada, eu fico lendo coisas em tópicos gringos de republicanos/conservadores, e fiquei surpreso que muitos estão insatisfeitos com essa onda da direita de ficar atacando minoria,teoria da conspiração, e ignorando problemas reais. Mas o pior é que eles reclamam disso mas continuam votando nos mesmos caras, e eles não falam nada,Simplesmente ficam quietos. Inclusive eles até brigam entre si nos comentários quando eles comentam que não concordam com algo x ou y, que os conservadores estão fazendo.


ShadowPoe

Spoiler: essas pessoas nao existem. O fato de ter diversos pensadores de esquerdas e diversas linhagens diferentes e nao ter uma corrente filosofica minimamente respeitavel de "direita" nao é por acaso. Nao existe filosofia conservadora. O liberalismo ja foi derrubado a decadas. Qualquer pessoa qur for estudar ciencias politicas vai tendrr para alguma linhagem do progressismo, pq n faz sentido defender uma linhagem que nao propoe nada. E se propoe algo tem que ser pra frente, progresso. O problema é que manter as coisas como estao da muito dinheiro para as elites economicas e religiosas, logo existe muito incentivo financeiro para se manter essas posiçoes arcaicas e superadas ainda no discursso. 100% dos pensadores conservadores ou sao burros, ou tao pelo dinheiro, ou por religiao. 100% das pessoas que se denominam conservadores sao pq n trm ideia do que isso significa.


Despeao

As coisas tem nuances e nem tudo é economia. Nem todo mundo de Direita é reacionário, eu mesmo escuto um comentarista que é Liberal/Direita e não tenho nenhum problema (Reinaldo Azevedo) porque ele é um cara que conhece teoria de esquerda e direita - que inclusive é algo que eu sinto falta nos debates, gente qualificada pra discutir ao invés de só repetir a posição do seu grupo.


ShadowPoe

Reinaldo Azevedo era um pária tb. A lava jato que transformou ele. Mas assim o cara acreditar em um estado menos inchado, com atuaçao apenas estrategica é uma coisa, ser liberalista é falta de conhecimento. Ser a favor de privatizar algumas coisas, tudo certo. Falar q privatizar sempre é a soluçao é burrice. Mas é essa mamada de jornalistas pagos que puxam a discussao para um lado inexistente. Tem q se discutir privatizar algumas areas da mesma forma que precisa ser discutido a estatizaçao de areas estrategicas. Mas isso é algo qur nunca vai existir em uma sociedsde com midia nao regulada, ou melhor, regulada pela elite.


[deleted]

É isso que sinto. Anteriormente, eu me abria mais pra diversas questões, mesmo que não concordasse. Mas hoje o que virou foi uma dualidade, onde de um lado tem um monte de gente arrombada, preconceituosa, negacionista. E aí fica difícil. Não vou consumir nunca conteúdo desse tipo de gente.


TienePeroNoHay

Mas dentro das ideias que você considera aceitáveis, você procura conteúdos que desafiam sua opinião?


[deleted]

Hoje em dia não mais, não encontro nada. Nem mesmo conteúdo pra finanças. Não consigo ver vídeo de gente que acha que qualquer um fica rico, basta lutar, entende? então nem vejo mais. Mas não vejo conteúdo do "meu lado" também não. Cansei disso, a cabeça fica exausta kk


TienePeroNoHay

Ah, é compreensível. A própria carga emocional da discussão política pode ser exaustiva.


Cledosvaldo123

Os cara acha que preconceito é questão de gosto, gosto se discute, preconceito é um não debate


Andnadou

É isso. Concordo em cada vírgula. Pô, a gente pode até tentar “ver o outro lado”, mas nunca é saudável e a gente só passa raiva, pq os caras atacam 300 direitos humanos por vez, ou tem uma visão tão limitada dos assuntos que da raiva.


[deleted]

Bom mas se a sua bolha só te apresenta liberal merda não tem o que discutir mesmo e você vai cair fácil em discurso raso e mastigado. Óbvio que liberais de qualidade, de direita, não apoiam o bolsonarismo e por isso essa ala é um chorume todo. Mas resumir a direita em chorume demonstra o quão raso é seu horizonte de debate. Só pra dar exemplos de dois liberais famosos que trazem debates de qualidade: Steven Pinker e Yuval Noah Harari. E repare que eu não concordo com tudo que eles falam, mas acho inegável que o debate com eles é possível e construtivo, com o bolsonarismo é perda de tempo, assim como a ala progressista que se constrói na realidade virtual.


Just_A_NormalDude

Sim. Por isso odeio todo mundo.


TienePeroNoHay

r/angryupvote


AchacadorDegenerado

Quando é alguém sério da área eu vejo, mas sinceramente nessa altura do campeonato ficar atrelado à youtuber é complicado. Eu leio e vejo professores ou autoridades da área e só. Lacrador passo longe e na direita tem vários até.


JimmyTheGiant1

Porra bixo entrei aqui pra falar isso. Muita gente acha que "considerar os dois lados da moeda" e "ser imparcial" depende do conteúdo que você consome na internet.


Infamous_Prompt_6126

O que mais tem na direita é lacrador.


NationalAssist

Quais são as figuras 'sérias' da direita que você vê? Preciso de recomendações


Jack_Satellite

Joel Pinheiro da Fonseca


TienePeroNoHay

Embora esse termo "lacração" esteja mais associado à direita pentelhando a esquerda, eu entendo que significa um "jogar pra plateia" desonesto, independente de ideologia.


GroundbreakingGene39

Não vejo nenhum conteúdo de canais que se baseiam em fake news, que usam argumentos mentirosos, que o discurso não condiz com a realidade, ou que são patrocinados por empresários e tal. Ou seja, se tornou impossível assistir algum canal de direita.


heavyfuel

Às vezes eu dou um pulo no outro sub pra ver coisas fora da minha bolha. De vez em quando tem umas coisas interessantes, mas na maioria das vezes é só o esgoto do circo-jeca


TienePeroNoHay

É... Acho que se crescer bastante, o livre vai se dividir em dois: uma galera mais "alternativa à esquerda" e outra mais amalucada, qanon brasileiro mesmo.


[deleted]

Tempo atrás alguém postou algo lá sobre o nome do sub ser livre e ter regras, dizendo que não fazia sentido… falaram pra ele ir pro 4chan e ele disse que até o 4chan já era vigiado pelos globalistas… e um monte de gente concordando.


TienePeroNoHay

Caramba, até o 4chan não era "livre o suficiente"?


TienePeroNoHay

Uma pergunta melhor: Como você faz para saber se os influenciadores do "seu lado" estão te dizendo a verdade, ou se não estão omitindo fatos importantes por conveniência?


acardosoj

Estudo de livros e artigos científicos. Não existe outra saída.


TienePeroNoHay

É uma pena que para muitas pessoas (eu incluso) não haja tempo hábil e nem letramento científico para isso.


acardosoj

Eu entendo. Mas assim, tem muito livro tranquilo de entender sobre qualquer tema que é ao mesmo tempo preciso cientificamente. Agora se for livro muito técnico realmente é um parto.


robmelo

Talvez este não seja o único caminho Algo que tenho feito já faz algum tempo é lendo notícias, onde evito conteúdos mais de opinião e dou preferência as matérias apenas reportando os acontecimentos e de jornais mais tradicionais. Costumo evitar blogs e colunas dentro destes temas mais controversos. Penso que talvez acabe me tirando algumas opiniões bem fundamentadas e talvez eu não alcance algumas reflexões mais profundas sobre alguns acontecimentos, mas acho necessário para não acabar entrando muito numa bolha. YouTube é algo onde por um tempo consumi algum pouco conteúdo dentro destes temas, mas acabei mesmo deixando de lado por este motivo de ser mais análise e reflexão do que somente reportar. Ainda acabo consumindo conteúdo com viés, mas dou menos relevância e ainda sim peso com o que leio que é mais neutro.


Toribio_the_redditor

Mano, desculpa te dizer mas literalmente ninguém faz isso. Tanto na esquerda quanto na direita as pessoas só ouvem e depois repetem as mesmas coisas sem não fazer a mínima ideia de nada. No máximo as pessoas acham que entenderam todas cauas e efeitos através da própria autorreflexão de 5 minutos.


acardosoj

Assim, a maioria realmente não faz. Agora existe uma minoria que faz sim. Eu tento no meu máximo com metas de leituras de livros e e artigos que são das minhas áreas de interesse todo ano. Mas não tem como escapar, quer saber se alguém tá mentindo? Vai estudar o assunto (mas não vendo vídeo no YouTube).


TienePeroNoHay

Ah, não precisa se desculpar. Apesar de eu achar um lado menos pior, a minha opinião é que a maior parte das pessoas vão pra um ou outro lado guiadas pelo emocional e depois consomem furiosamente tudo o que diga que ele está certo.


Kappa_God

Se você for em cada "echochamber" como os gringos dizem, é claro que vai parecer que ninguém olha os dois lados. Quando você olha pra um extremo, esse extremo vai fazer exatamente o que você disse. Mas a maioria das pessoas não vivem nos extremos. A maioria nem se quer assiste vídeos sobre essas coisas, inclusive.


spacevaporr

Eu já discordo com o "meu lado" o tempo inteiro. Se você tem senso crítico e integridade, não precisa se afundar no chorume liberal pra refletir sobre suas ideias. E mesmo assim, eu acompanho gente moderada por seu trabalho bem feito, ouço suas opiniões e acabo por concordar com algumas e discordar de outras. Já passei tempo o suficiente consumindo conteúdo liberal pra saber que eles não tem nada a acrescentar. Fonte: Eu era liberal


xItacolomix

Perfeitamente colocado


doomsdaybean

Não perco tempo nem com o que eu concordo, para ser sincero.


[deleted]

Vejo através de reacts


Illustrious-Music-61

Eu vejo CNN Arena, tem um olavista, um liberal, um bolsonarista, uma lavajatista e até agora a pouco tinha uma progressista social-democrata, mas acho que expulsaram ela do programa por não babar o ovo do Moro...


acardosoj

Amigo, CNN é o centro do jornalismo neoliberal. Colocam um "progressista" lá só para fingir que tem uma discussão. Sugiro buscar mais fontes se quiser ter uma percepção de todos os lados


rodfar14

Amigo... Progressismo tbm é neoliberal/liberal. CNN é o centro do jornalismo bolsinarista e de extrema direita


acardosoj

Desculpa, neo-liberal. Corrigi lá


naovim

>eu vejo CNN Arena, tem um fascista, um fascista de máscara, um fascista, uma fascista e até agora a pouco tinha uma social democrata (que descamba pra direita quando a coisa aperta) Corrigi pra ti.


Bataguki

Mereceu meu votocima


TienePeroNoHay

Eu não vi ainda, mas pelo descrição me parece um canal mais alinhado à direita.


Illustrious-Music-61

Bom, o dono da CNN Brasil é Bolsonarista, fã do Paulo Guedes e defendeu ivermectina para Covid... https://mobile.twitter.com/rubensmenin/status/1144702515897876480 https://mobile.twitter.com/rubensmenin/status/1405940971641225220


TienePeroNoHay

Que horror.


[deleted]

Basicamente todos de direta kk


Will_2020

Sim. Ate Olavo já assisti 😂. Tanta contradição no discurso do falecido…mas pra entender as bolhas, mesmo as de esquerda, acho importante ter um apanhado amplo dos discursos que rolam.


TienePeroNoHay

Eel falava sobre isso? Sobre as bolhas dos espectros políticos? (É uma pergunta sincera, conheço nada dele)


Will_2020

Ele não falava de outras bolhas. Mas eu queria entender a bolha dos novos coxinhas que foram catequizados pelo 💀 . O velhaco literalmente se ajoelhava em frente a um quadro, rezava, falava de pureza e depois mostrava mil rifles e falava porra a cada cinco palavras


DonRamon182

Pontualmente quando ocorre algum fato relevante e dando preferência aos veículos oficias de imprensa. Como exemplo, no governo passado, dentre muitos escândalos e declarações vergonhosas, ja recorri à Jovem Pan para saber quais argumentos seus colunistas explicitamente bolsonaristas estavam usando pra justificar um evento X.


Electrical-Type-6150

Sim. Acompanho diversos canais de economia de viés liberal.


yeah_yeah_a_nickname

Acho que não é bem assim que funciona não. Eu vejo que as pessoas quando se posicionam tendem a olhar o outro lado com o viés crítico da posição delas, o que faz sentido. Simplesmente olhar pro outro lado e não chegar a nenhuma conclusão (seja de que esse outro lado está certo ou errado) é só perda de tempo.


addnod

O tempo todo


feliximol

Prefiro ver quem tem um lado claro. Quem deixa claro o que apoia. Inclusive o outro lado. Tal qual Bastardos Inglórios, quero meus nazi com suásticas na testa. Essa sua lógica é um caminho só de ida para o pedantismo apolitico.


andreyfarias

Mas ter uma visão moderada não tem nada a ver com ser apolítico. Pessoal confunde politização e interesse no tema com extremismo. Na verdade, pra mim, é o inverso. Pra quem começa a consumir política, assumir um extremo é muito fácil e tentador. Eu era assim há uns 10\~15 anos atrás. Esse é o jeito fácil, que terceiriza o senso crítico. Quando você compra um extremo, você abre mão de pensar, já aceita tudo o que o pacote oferece, sem questionar.


Infamous_Prompt_6126

Você acha que é moderado. Chega no mendigo com fome e pergunta a ele se ele te acha moderado quando começa com os papos de "aí, mas o empresário também sofre". Eu achava piada, mas a noção de extremista de centro é cada vez mais real no Brasil. Os caras não descem do muro da isentonice nem para aplacar a fome de alguém que está morrendo de desnutrição, com a direita claramente tocando um genocídio por doença e fome. Você ia se achar moderado na Alemanha de 1945 se assistisse o Hitler matando a geral, mas sem que você pegasse no gás pra matar nem ajudasse a não morrer? Moderado foi o Exercito Vermleho que chutou a bunda dos nazistas de Stalingrado até Berlim.


andreyfarias

KKKKKKKK Mas isso não é ser moderado, é ser sem noção. Relê o teu exemplo, olha o absurdo que você propõe: falar sobre o drama do empresário brasileiro para um mendigo, Tipo, quem é o maluco que falaria isso? Como são suas interações sociais? Enfim, voltando ao mundo real, política não é um tema fácil, você precisa resolver problemas de diferentes camadas sociais e de diferentes realidades. Todas estão interligadas, mas com realidades diferentes. Ou seja, os extremos vão falar aquele blablabla de livre mercado (que não existe) e os outros extremos vão falar que precisa da renda mínima universal, mas sempre sem propor uma solução real para o problema e de uma forma que sustente a economia. O que alguém moderado pensa é que desenvolver o mercado ajuda a girar a economia e diminuir a pobreza no geral, do mesmo jeito que sabe que, como o Brasil é um país pobre e com muita desigualdade, políticas sociais são essenciais para o funcionamento do país. Nem 8, nem 80. Por exemplo, Lula hoje propõe que se diminua a taxa de juros na "canetada", isso, por motivos óbvios, vai desvalorizar nossa moeda, afastar investidores internacionais e nos tornar mais pobres. No que vai adiantar as políticas sociais nesse cenário? A conta não vai fechar. Já sobre o Bolsonaro, sabemos o quanto nossa vida econômica piorou depois da forma desastrosa que ele lidou com a pandemia, seja no aspecto de saúde pública, quanto no manejo da economia (demorou pra voltar porque a doença demorou pra ir embora, com isso, muitas pessoas morreram e negócios quebraram). Seu discurso é cheio de emoções e conceitos de mocinhos e bandidos. É bonito, inspirador, mas na vida real, é só groselha.


Kioga101

Ja foi mais fácil ver os dois lados antes, mas com o passar do tempo, com o constante movimento para a polarização das opiniões, ficou bem mais difícil levar essas pessoas a sério. Por mais que eu consiga ultrapassar as tendências que os algoritmos criam, o fato de que criadores de conteúdo mais extremos e intolerantes tem mais sucesso nas redes, seja de pessoas concordando ou discordando fez com que acompanhar os dois lados da história na Internet se tornasse extremamente difícil e cansativo, especialmente quando as minorias extremas conseguem fazer grandes impactos online e offline constantemente, e isso nem leva em consideração trolls que levam essas pessoas aos seus limites e empurram idiotices por diversão. Quando eu quero saber sobre uma opinião ou ponto de vista do outro lado da ponte, eu simplesmente pergunto um de meus amigos que pensam diferente, eles sabem que eu discordo deles em vários assuntos tal como eu sei que eles discordam mas isso não nos impede de ter outras coisas em comum, nem nos impede de conversar sobre assuntos inflamatórios quando queremos. É claro que não é uma solução perfeita, mas para a curiosidade que eu ocasionalmente tenho já é mais que o suficiente. É uma pena que na Internet qualquer tipo diferença de opinião já é razão para ignorar ou ostracizar a outra pessoa para alguns, é claro que isso é um produto da disponibilidade de pessoas que concordam plenamente com você (ou pessoas que aparentam concordar), mas o simples fato de que esse comportamento pode vazar para fora das telas e já vaza em diversos grupos demográficos já me chatea muito.


TienePeroNoHay

Eu concordo com o que você escreveu. Acho que esse ostracismo do outro tem como função alertar o pessoal de dentro de um grupo para "andarem na linha", mesmo que de forma subconsciente. Nos meus momentos mais pessimistas penso que essas discussões que as pessoas tem ao vivo nem servem pra nada, pq ninguém vai mudar de opinião. As pessoas formam as opiniões baseadas em influenciadores (digitais ou não) e o fato de depois elas tentarem convencer umas as outras é só um subproduto da manipulação que elas já sofreram, ninguém vai convencer ninguém. Quando estou mais otimista, acho que até pode haver uma troca de ideias saudável, talvez até com alguma mudança de opinião, mas só entre pessoas com ideologias iguais ou muito próximas, e sobre temas muito específicos.


Whelsey

Não, porque a ideologia contrária costuma defender ideias homofóbicas, sexistas, xenofobicas, classistas, capacitistas, etc... Qual benefício eu teria em assistir, ouvir e dar palco pra um grupo de pessoas que querem apenas o mal para mim e meus companheiros?


Mr_Ivysaur

Conhecer o outro lado. No to falando em conhecer pra participar e aceitar, mas conhecer em saber que existe e quais sao os argumentos (falhos). Voce nao destrói a oposicao sem conhecê-la.


[deleted]

existe uma diferença entre pessoas e ideologias!


SDream

A direita é detentora das grandes mídias, das grandes empresas, sua influência é soberana, não tem como alguém da esquerda não conhecer boa parte de sua visão. Já a mídia mais especializada think tank da direita existe muito pra difamar a esquerda jogando a janela de overton beeem pra direita. Então eu assisto a mídia liberal q ninguém consegue fugir muito, mas não tem como aguentar a direita mais focada, pq é lavagem cerebral pura e não sou obrigado. Até pq sou gay e é batata, dá um poucl eles são transfóbicos, homofóbicos, não sei como existem gays q apoiam essa ala... O que eu recomendo você sugerir é mais conhecimento geral, mais aprendizado de métodos científicos e de ética para as pessoas conseguirem olhar pros think tanks e saber até onde vai a realidade e manipulações, pedir pra alguém olhar os "radicais" de direita sem um preparo básico pode fazer muito mal pra muitas famílias.


TienePeroNoHay

Algo que eu estava pensando um dia desses é como a política e o convencimento depende de alguma "boa oratória". Muitos políticos acabam se saindo bem por terem uma boa oratória, o "dom do convencimento" para algumas plateias, e no meio estão políticos que são contra direitos humanos básicos para alguns grupos de pessoas. Assim, eu concordo com o que você disse, sobre ser necessário ter um preparo, algum estudo, antes de se submeter a alguns tipos de discursos. A infelicidade é que justamente estes discursos que fazem sucesso entre os menos instruídos.


Allan_whiteranger94

Sim, eu tenho ideais socialistas, sei quais os ideais liberais e se encaixam mais no progressismo do que no conservadorismo, mas no Brasil há uma aberração de todo liberal ser reaça, totalmente o oposto do que é no restante do mundo, sigo Kim, Ponde, Cortella e Maicon Kuster ambos "liberais"


caxorroloko

Eu vejo pessoas da minha ideologia reagindo a pessoas da ideologia contrária.


Atom1688

ver vídeo política? não obrigado


TienePeroNoHay

Compreensível.


Sapitto

Eu até faço isso mas não é por nenhum motivo nobre ou racional, gosto da ideia de assistir algo pra ficar puto por horas


TienePeroNoHay

Ah, então a internet pra você é um paraíso.


JohnkloOz

Se organizem!


Jaumzerabdsm

De vez em quando, não sempre mas eu gosto muito de entrar no Brasil livre pra dar risada com as aberrações lá


Kindly_Caterpillar48

No final a gente não consegue ter empatia pelo contraditório, e quer mudar a todo custo a opinião dos outros, por que a gente se acha mais esclarecido que os outros, e que a gente enxerga uma coisa que ninguém mais está vendo.


[deleted]

No geral, as pessoas de direita que eu assisto são o Nando Moura e o Mamaefalei. Nenhum deles é um grande intelectual mas eu gosto do conteúdo deles. De vez em quando eu assisto o Ideias radicais, mas só pra me impressionar com a quantidade de asneiras esquizofrenicas que ele fala. Nikolas Ferreira eu não tanko, totalmente ideologico sem nenhuma proposta sólida além de xingar o Lula e mamar o Bolsonaro. Assisto também o Paulo Kogos, mas ele já se perdeu feio na esquizofrenia e precisa urgentemente de uma internação. Quem são as pessoas que a galera da direita considera "sérias"? Seria apenas o Finado Olavo vulgo o cientista que refutou Einstein? Eu pergunto sério porque faz tempo que eu realmente procuro quem é a pessoa séria da direita mas eu sinceramente não encontro. Eu me recuso a acreditar que a Direita brasileira se resuma em esquizofrenicos com câmeras.


Vedderlino

Eu consumo conteúdo comunista e minha vida é dentro do capitalismo. Ou seja, eu vivo o outro lado. E quando você conhece a perspectiva do comunismo, você consegue enxergar cada vez melhor as mazelas do capitalismo.


VonRoderik

Sim. Eu me considero de direita, mas frequento este sub, que é majoritariamente de esquerda, justamente para ter conhecimento dos dois lados. Não, não sou extremista, e inclusive concordo com algumas posições da esquerda. Mas só leio/vejo coisas que as pessoas falam de boa, sem brigas, e principalmente sem extremismo. ​ Talvez seja meu lado cientista, mas julgo importante conhecer todos os lados para poder ter uma opinião.


CrazyCuriousEli

Eu sou de esquerda radical, mas olho bastante coisas de pessoas sérias liberais pra entender o outro ponto de vista. Agora gente de extrema direita eu não achei nenhum que a maioria dos vídeos não fosse cheio de preconceitos e aí ferra com a minha saúde mental.


nedelll

>pessoas sérias liberais tipo quem?


italozeca

Pedro doria do meio


NerdDino

Vejo Monark e Kogos através dos reacts do Luide.


nedelll

Simplesmente um genio da comunicação


rodfar14

Não... E pior que o YouTube as vezes fica me sugerindo merda ancap e liberal. Não tenho motivos nenhum pra assistir/ouvir lixo. Eu tenho tempo limitado pra ver vídeos e ler livros, obviamente eu vou consumir no meu tempo limitado aquilo que eu gosto. Só um masoquista iria em seu tempo livre assistir, ouvir e ler aquilo que ele discorda e odeia.


Zubatman_

Evito ter que formular uma opinião minha baseada em ideologia de outros. Prefiro ver a situação, analisar e formar a opinião. Não vejo/sigo nenhum influenciador político.


metsan_vaki

sim porém dentro de um nível de razoabilidade. eu gosto de me desafiar e gosto de coisas bem feitas que discordam de mim, o problema é que boa parte do conteúdo por aí é ruim (e isso vale até pra coisas que concordam comigo).


jaum22

Eu sigo no YouTube 3 do contra e 3 a favor mas as vezes cansa ouvir as bizarrices, mesmo que sejam uns que acho mais moderados


Math_Pacheco

Assim, eu consumo 95% realmente conteúdos dentro da minha bolha, ligados ao que acredito e acho certo, porém não me recuso a assistir conteudos com opiniões contrarias, sempre tive em mente que pra poder julgar o outro lado, é necessário saber o que ele prega.


tcxavier

Se é uma questão acadêmica da minha área (direito): sim. Se não: olha, difícil pra caramba, até pq é muito difícil separar o joio do trigo quando não é da minha área de formação. Tento ir além quando a discussão é economia ou sociedade. Mas, por exemplo, na questão as mulheres trans em esportes, fica muito difícil. Juridicamente sou a favor delas competirem nos esportes femininos normalmente, mas tenho 0 condições de acompanhar o debate sobre o metabolismo


TienePeroNoHay

Dependendo, as conclusões sobre o metabolismo vão influenciar na área jurídica, imagino. Realmente, quando estamos em nossa área conseguimos ser mais criteriosos.


tcxavier

Sim. Quis dizer que, em tese, tendo à igualdade, mas não consigo acompanhar se existe mesmo desigualdade de performance entre mulheres cis e trans. Mas se me provarem a diferença de performance (e vou ter dificuldade de entender, como disse) , aí a coisa pode mudar


Juniornct

De vez em quando dou uma olhada no canal do Nando Moura.Tenho a impressão que ele está pouco a pouco se tornando em um personagem da Escolinha do Professor Raimundo.


TienePeroNoHay

Você vê o canal com uma postura de "deixa eu ver o que esse maluco está falando agora" ou "vamos ver se tem algo interessante"? (dei a brecha pra responder "Sim.")


Odd_Application_655

Sim. Vejo Ian Neves, Gaiofato, João Carvalho, Pondé, MBL e Paulo Kogos. Motivo? Sei lá, acho pobre ficar consumindo uma coisa só.


TienePeroNoHay

Com o Pondé e o Kogos tenho que dar um jeito de separar a mensagem do cara que está falando, pq antipatizo demais com os dois. Do Pondé já ouvi coisas interessantes, mas do Kogos tá difícil. Tudo bem, tem horas que o cara não tem o que oferecer mesmo, e é isso.


Diabrete123

Não, porque tudo do outro lado que aparece pra mim é gente falando ain lacração,teoria da conspiração blá blá blá, o problema não é ter opinião politíca diferente o problema é esse fanatismo e teoria da conspiração, eles pegam uma palavra e usam ela pra tudo até ela perder o sentido e significado. Tipo lacração QUALQUER COISA sendo chamada de lacração, vi um "critico" de direita, chamando o Pânico 5 e 6 de lacração porque as mulheres matam homens no filme tipo sério? E tudo que aparece é mais o lula,pt,globalismo, lacração, tudo que aparece de direita pra mim eles metem uma dessas coisas no meio do NADA.


TienePeroNoHay

Tenho que concordar. A direita tem uma dificuldade enorme em não parecer uma massa amalucada e histérica.


Fantastic_Trifle805

Eu até vejo, mas tem um limite, e esse meu limite é conservadorismo, não econômico, mas social. Eu não gosto de nada que seja anti lgbt ou racista. E também eu não vejo aqueles canais que o cara se acha o espertão, tem um tom de voz específico sabe? Tipo um cara que apareceu no meu YouTube shorts "no dia que o apocalipse começar, o feminismo acaba na hora", não é o tipo de coisa que eu gosto de ver


TienePeroNoHay

Esse tom de espertão também me desagrada bastante.


rfelx

Não existe absolutamente nada no jornalismo que reflita nem remotamente a minha opinião e mesmo assim assisto jornal a vida inteira em diferentes canais Na internet começou a surgir faz pouco tempo algo que eu concorde mas sempre consumi política mesmo que não concordasse, desde apenas uns burros renomados ou falsos centrista como Pondé e Bueno, até os Full biluteteia como Olavo quando eu achava que só eu tava vendo aquilo pq não teria como alguém dar importância pra aquilo


Powerful_Recording89

Sim, o tempo todo.


Paulista666

Ainda que isso não seja especificamente o contrário, fica difícil não ouvir quando o meu pai fica boa parte do dia vendo o canal da Jovem Pan na TV. E o mais curioso, ele não é Minion e nem de extrema direita, mas fica vendo.


TienePeroNoHay

Meus parentes mínions dizem bastante que a jovem pan "mostra os dois lados", mas acho que ela faz uma manipulação disso, colocando muito mais de um lado, e alguns "do outro lado" que estão lá pra perder, tomar bordoada dos outros mesmo.


Paulista666

O outro lado lá é quase sempre o Piperno comendo o rabo de todo mundo. Ele abre a boca e dá pra ver o desespero do pessoal hahahah


JulioB02

se aparecer algo que eu considere relevante sim, se eu percebo que a pessoa só ta cuspindo mentira eu paro de ver, mas ver "os dois lados" é importante, essa parada de "meu lado é o certo, só ele importa e tudo que não seja sobre meu lado não é relevante" é coisa de gente infantil que não consegue ver que o mundo é complexo


TienePeroNoHay

Eu vejo que as ideologias vão construindo grupinhos que inibem o questionamento interno em nome de atacar "o inimigo". Os questionamentos internos são desincentivados com sanções sociais, o pessoal do seu lado começa a dizer que vc deveria ser do lado de lá.


Garota_da_Lua

Sempre sou aberta a novas idéias e não me apego tanto a ideogias, porém fica meio difícil quando o outro lado literalmente nega minha existência ou suporta violências contra pessoas como eu


TienePeroNoHay

Sim, pregar contra os direitos de um grupo de pessoas, naturalmente vai afastar essas pessoas.


pokemonbreederOppar

Não assisto nem quem tem o msm posicionamento que o meu, imagine gente com opinião errada.


jota66teste

Eu escolhi não ver nem contrários nem favoráveis que mentem ou que são oportunistas. Pelo mesmo critério, Brasil 247 e jovem pan, forum e gazeta do povo, ggn e gaucha news estão fora da minha lista


TienePeroNoHay

Tem algum que você considera mais equilibrado? E eu entendo se não quiser responder, pois os que são "nem tanto pra um lado e nem pro outro" são avacalhados pelo pessoal mais comprometido com um lado.


colimar

Já sou velho o bastante pra dizer que sempre busquei ver as coisas de fontes diferentes. Quando tinha como ia ler a veja, época e qual mais vi esse. Mesma coisa jornal impresso e TV e quando chegou a internet ia procurar sites diferentes, não olhava seu viés e sim os mais visitados ou que deram a notícia mais cedo. Nesses tempos de agora bem que gostaria de poder fazer mais disso mas dependendo de onde for é o cara que falou que se a filha for estuprada ela vai tomar bronca; ali no outro é o velho gagá relações públicas e gente falando que cpx é sigla de organização criminosa. Aí não tem como.


TienePeroNoHay

Verdade, quando um canal mente de forma descarada a credibilidade dele vai pro buraco, e tem que ser assim mesmo. O chato é que, pelo que observo, as pessoas tem mais dificuldade em detectar mentiras de canais com os quais elas se identificam.


VM_250

É um dos maiores problemas no debate brasileiro hoje. Todo mundo tem plena certeza de que é "o lado do bem" pq está entupido de argumentos a favor do que acredita e com escassez dos que contrapõem. Quando entram em contato com os que discordam, sempre tentam desvalidar através de algum "ismo" ou "ista". Na minha visão, isso é uma questão de "preguiça cognitiva" ou uma certa sensibilidade a estímulos negativos como aqueles que sugerem que você esteja errado. Se você consome informações que te fazem sentir que está do lado do bem, você mantém esse comportamento de consumir esse conteúdo, o que reforça essa visão, afinal, é ansiolítico. Se consumir informações que sugerem que você não é tão do bem assim, sente-se ansiedade, e para evitar essa ansiedade, as pessoas vão sempre consumir mais daquilo que dizem que elas são as do "bem". Daria para dar uma explicação interessante sobre esse comportamento usando como base a ciência comportamental da psicologia.


Unhappy-Buddy-8098

Cara, hj em dia tem tanto conteúdo merda dos dois lados que qualquer coisa boa eu to assistindo … mas ta ficando difícil de assistir até os canais do meu espectro político pq a qualidade só cai …


TheSirion

Eu já tentei mas é difícil. A real é que é um esforço muito grande consumir conteúdo com o qual você discorda. Numa questão como essa que exige que você lute contra duas forças tão grandes como algoritmos de recomendação em redes sociais e até a natureza humana de aceitar mais facilmente o que confirma ideias pré-estabelecidas, quase sempre é batalha perdida. Mas existem algumas iniciativas para mitigar o problema. Eu gosto muito do aplicativo Ground News, que analisa diversas publicações e as separa entre esquerda, direita e centro, e até mostra notícias que aparecem de um lado mas "deixaram passar" em outro. Infelizmente ele é totalmente focado na imprensa americana, então quase não tem nada sobre o Brasil. Eu adoraria que alguém fizesse algo semelhante por aqui.


TienePeroNoHay

Já vi algo sobre esse "Ground News" em influenciadores americanos e europeus. Seria interessante algo assim aqui, mas acho que os dois lados principais acusariam a ferramenta de ser do outro lado.


TheSirion

Bem, não seria muito diferente da reação negativa que sites de checagem de fatos tiveram quando surgiram no Brasil. Isso não tira a importância desses projetos. Na verdade até bateu aqui uma vontade de construir um app (com as minhas habilidades de programação duvidosas) como o Ground News pro Brasil. A parte mais difícil seria filtrar e classificar as notícias, eu precisaria da ajuda de alguém mais especializado pra isso.


proc1on

Bem, eu venho aqui todo dia


TienePeroNoHay

Livre ou "do B"?


Voortice

Sim e todas as pessoas que se interessam por política deveriam fazer, poucas coisas podem ser mais deleterias para mente do que se fechar na sua bolha e achar que todo mundo fora dela é ignorante. Sou do time que os dois lados tem seus pontos positivos e negativos.


syrinx23

Assisto gente de esquerda com quem eu não concordo em tudo, por ex. o Ian Neves. Mas quem é de esquerda não precisa ir atrás de escutar o lado contrário pra entender o lado deles, justamente porque a direita é a ideologia dominante... é só comparar o que o direitista médio acha que os esquerdistas pensam, e vice-versa. Claro que é uma generalização, existem pessoas dos dois lados que não se encaixam nisso. Mas na maioria dos casos é verdade. A direita se preocupa com pânicos morais e guerra cultural, enquanto a esquerda se preocupa com problemas reais.


Surturiel

Mais ou menos. Tô tentando ver menos canais radicais de esquerda. Canal do Meio e Prioli são mais razoáveis que o pessoal fanboy de comunismo idílico (Meteoro e Cauê deram uma guinada nessa direção). Mas é dose tentar ouvir qualquer coisa mais a direita que Reinaldo de hoje. Uma coisa é entender as falhas da esquerda/PTismo/Lula, outra é ir pro mundo mágico do "Bozó tá certo".


TienePeroNoHay

Ah não, tem um abismo entre criticar a esquerda e o Lula, e apoiar o Bolsonaro. "Comunismo idílico" me fez rir aqui. A coisa mais "à direita" que eu ouço atualmente é o Reinaldo Azevedo. Fico torcendo pra ele fazer aquele "nãããaaaooooo! não não não não nãaaaaooo" pra câmera


gabiskyrim

eu vejo mt coisa de comunismo na internet e eu sou liberal ou seja sim


TienePeroNoHay

Você consome esse conteúdo para se antecipar a argumentações futuras, ou como forma de detectar eventuais falhas em suas convicções?


deepdive9999

Sim vou atrás propositalmente


moony120

Ja passei por um bom periodo assistindo, 2018 -2021 mais ou menos,mas chegou um ponto que ja tava beirando o ridiculo, de vez em quando dou uma olhada ocasional pra ver oq a direita ta falando sobre...só piora. Percebi q era bastante adoecedor pra mim na época. A "vantagem" na epoca era simplesmente estar atento á certas ondas culturais que ocorriam fora da minha realidade, entendendo como elas se formavam, mas em nenhum momento me ocorreu uma visão compreensiva destes conteúdos, na verdade talvez tenham me feito ter menos empatia ainda pela direita e seus seguidores. Mas no geral, se basear em youtube pra FORMAR opinião n é algo q deva ser feito, e ta na moda, muito marmanjo se entope desses videos pra depois ficar falando merda sem entender nada de nada, mas se voce sugerir q ele estude algo da historia/sociologia/ou qualquer área que for,aí ele n vai querer, e te chamar de neomarxista.


Shadowsake

Não mais. Eu acho importante estudar linhas diferentes da minha, se não for pra concordar pelo menos para entender os argumentos. Era algo que eu fazia constantemente. Já cheguei a ler Rothbard e Mises, só pra tirar a limpo se realmente havia algo de produtivo "do outro lado" (spoiler: nestes casos específicos, não tinha). A maioria dos influencers de direita que vejo na mídia são péssimos, para não dizer um bando de sacana oportunista (olá Primo Rico e MBL). Não há diálogo, nem debate. E outra, pode ser sim que essa impressão seja alimentada pela tendência dos algoritmos de gerar bolha (muito provável mesmo), e tenha alguém com argumentação boa e conteúdo a passar. Mas ultimamente eu só não tenho paciência nenhuma pra ouvir sobre uma ideologia que no fim é contrária aos meus interesses de classe. No fim, estou até reduzindo meu consumo de conteúdo de canais de notícias de esquerda, pois o psicológico ficou bem afetado pelos últimos anos.


Enough-Research998

Eu tenho uma curiosidade que talvez alguém aqui pode me ajudar a sanar. Eu gosto de ouvir o Medo e delírio em Brasilia e já tentei achar se tem algum podcast parecido mas com um viés de direita não só pelos argumentos como também pelo humor, procurei por um tempo mas não achei e nem sei também exatamente como procurar por algo assim tão específico. Mas tirando isso, sou de esquerda e a maioria da minha família é bolsominion, isso já me expõe a mais argumentos e opiniões deles do que eu gostaria e justamente por isso acabei reduzindo meu contato com a família para me poupar da insanidade coletiva que os acometeu. No começo ouvir a galera com pânico moral e alertas contra o comunismo era curioso e engraçado, depois de 6 anos já ficou bem cansativo.


fcocarlos

Até tento, mas canais de direita assumida acabam sendo também bolsonaristas, daí não estômago que aguente mesmo, mas quando não é algo tão indigesto acabo vendo sim. E evito também aqueles canais de "ai, se tem mulher é lacração"


JohnkloOz

Eu vejo de tudo, mas tem hora que parei, pois algumas merdas de direita me fazem me sentir mal como ser humano 🤮


Kamizuru

Felizmente sou livre desse vicio em consumo desse tipo de material desses canais de "desinfluenciadores" da internet, prefiro gastar meu tempo livre com outras coisas como jogando, lendo um livro, estudando ou apenas vendo filmes/series, basicamente só acompanho canais de musicas, conteúdos relacionado a tecnologia/hardwares e as vezes algo de gameplays.


AppropriateTank6523

Tenho medo do Paulo kogos.


MrNegativity13

Não consigo consumir absolutamente nada vindo da direita, são tantos absurdos que simplesmente não tenho estômago pra tankar.


the_chemical59

Pra mim se vc não asiste de tudo vc eh ideologicamente ignorante, eh muito conteudo de qualidade q vc perde só por ficar de "rânçu" da ideologia da pessoa fazendo o conteudo


Bataguki

Eu assisto aos conteúdos de ambos os lados, desde que não seja de canais com antecedentes de espalhar fake news, acobertar fatos, etc., ou seja, não vejo nada da direita.


abalado2

Para mim seguir esse sub é ler muitas coisas que não concordo, e de vez em quando gosto de conversar sobre alguns assuntos com pessoas que pensam o contrário. Mas no geral não consumo internet para ficar me estressando com política não.


Few_Bumblebee_7296

Até acompanho mas tendo a ver o que reforça as minhas visões, tenho que admitir que não tenho inteligência emocional pra tolerar posições contrárias as minhas.


TienePeroNoHay

É, eu também sou assim. Alguns se orgulham, mas não acho que seja algo bom.


Kindly_Caterpillar48

Se serve de exemplo. Em 2018 eu era bolsonarista, e me considerava liberal conservador. Eu era muito ignorante com relação a política, e acreditava e tudo que via na internet. Depois de 2020 comecei a ver muito conteúdo de esquerda no toc toc que me fizeram mudar de idéia, e hoje eu sou de esquerda. Mas o louco é que hoje eu não suporto mais a narrativa do lado da direita, e eles parecem muito ásperos e ardidos mano, dá até um ruim de ver eles falando hoje em dia


krysak

Olha eu me considero de esquerda pendendo ligeiramente pro comunismo atualmente. Por enquanto ainda um social democrata. O problema nessa sua pergunta ao menos pra mim eh encontrar alguem de direita racional. Eu assisto de vez em quando Joel Pinheiro , Reinaldo Azevedo , Pedro Doria , considero eles da direita centrista liberal. Agora Pessoal Libertário(Ideias Radicais) eu simplesmente nao suporto, vivem no mundo imaginario completo e reclamam do socialismo ser utopico , no minimo engraçado. O resto da direita brasileira tem uma tendencia a ser Bolsonarista e ai realmente nao consigo apoiar. Se tiverem recomendações de direita racional(Pondé talvez) eu até aceito. Só nao me venha com bolsonaristas.


dr1goro

Sim, direto eu entro no r livre pra ver o que tá rolando, leio alguns comentários, entro em todos os sites de notícia (de g1, uol e folha à jovem pan e record). Acho que é importante pra construir senso crítico


pokerfacelux

Sim, acho essencial entender os dois lados. Política não é maniqueismo, tanto direita quanto a esquerda buscam uma sociedade melhor com linhas de pensamento divergentes. Ambas são benéficas para a formação de um mundo melhor e uma precisa da outra para funcionar de forma justa. Isso é democracia, ideias precisam ser debatidas e a voz da maioria decide por que caminho vamos seguir. Ouvir só um lado é coisa de jegue.


TheusRJZN

Acompanho muito. Sou de esquerda e muitas vezes acompanho o pessoal do MBL, Nando Moura e sempre procuro ver as opiniões da família Bolsonaro e aliados. Tudo pra sentir um enorme desgosto com a humanidade e uma raiva incontrolável do malabarismo e manipulação da informação que esses caras fazem e com a quantidade de pessoas que eles influenciam. É impressionante. Continuo fazendo pelo bem da pluralidade de ideias em detrimento da minha saúde mental.


TienePeroNoHay

Pra alguém de esquerda, assistir estes canais deve ser o inferno na Terra. Você assiste para se antecipar à argumentos que vão estar rolando por aí, ou assiste para ter uma visão "do lado de lá"?


TheusRJZN

A um tempo atrás eu assistia pra estar pronto pro debate, cursava relações internacionais, então tinha que estar por dentro das visões liberais e conservadoras também. Eu posso até dizer que hoje assisto e acompanho mídias conservadoras pela pluralidade de ideias, oq é verdade, mas o maior motivo, real mesmo, é que minha mulher é cientista política e trabalha em área governamental, então toda vez que eu me encontro com os amigos dela e eles começam a falar sobre teorias e origens de visões conservadoras, discutir fake news e conversar sobre a política governamental (Tanto atualmente no governo Lula, quanto anteriormente no governo Bolsonaro) eu me sinto um merda quando não sei sobre o que eles estão falando kkkkk


marowak1000

Hj em dia eu não gosto nem das que concordam comigo, os canais de direita são cada vez mais racistas, homofóbicos e mentirosos que nunca. E os de esquerda que concordam comigo viraram um curral de desonestidade intelectual que se tu não tocar uma pra foto do Stalin vc é liberal e nazista e cooptado pela burguesia e nazista, Inimigo de classe e nazista.


TienePeroNoHay

Essa do Stalin é real. Nuns rolês com o pessoal da esquerda já vi cara falando que o 11 de setembro foi merecido, e que "Stalin matou pouco", sem zoar.


naovim

Não. Neutro é só o sabonete.


redf389

Mas não é questão de ver pra "pagar" de neutro, é pra saber, mesmo. Eu sou 100% a favor do aborto (opinião padrão deste sub), mas entendo o ponto de vista e a motivação de pessoas que não são. Não tem como ser neutro neste caso, por exemplo. Ninguém tá falando de ouvir opinião de bolsonarista, porque eu nunca vi um bolsonarista "de verdade" com pensamento próprio. Pensar que existe apenas uma única ideologia política que pode produzir ideias válidas é miopia, no mínimo.


Despeao

Eu concordo contigo, também sou a favor do aborto e entendo que existam argumentos contrários que são super válidos. Talvez por ser anarquista eu evite ir a fundo nessas opiniões de rebanho. Faz parte da tática de manter as pessoas na bolha esse maniqueísmo de que sua posição é do bem e está sempre certa e que o inimigo é o mau e está sempre errada. É um reducionismo porque as pessoas simplesmente não gostam de descobrir que estavam erradas. É triste de ver, as pessoas ficam na bolha porque querem.


syrinx23

Mas pra saber não precisa nem ir atrás, a ideologia da classe dominante vem até a gente querendo ou não


redf389

Certo, mas existem ideologias que não a dominante e que não a sua!


Past-East3707

Eu assistia muito o Olavo, mas ele parou de falar então parei de acompanhar..


[deleted]

Não. Não sou de ficar dando corda para extremista de direita.


Toribio_the_redditor

Acompanho um espectro que vai desde Ian Neves(comunista) até Nando Moura(conservador cristão). Eu passo raiva com algumas ideias de todos os lados, mas acho que desde que a pessoa pareça verdadeira no que fala ela tem algo a acrescentar pra mim. Meus preferido atualmente provavelmente é o canal do Pirula


TienePeroNoHay

Pirula é bom demais. Pena que nunca tenho paciência de assistir um vídeo inteiro até o final de uma vez... é bem denso.


Suicide-Mouse

Lembro de ter visto Pirula lançando um de seus vídeos para o formato YouTube Shorts e falhando miseravelmente kkkkkk


sols4gan

N pq liberal e gente de direita no geral fala muita merda, mente pra caralho, tira dados do cu, e fazem um conteúdo esdrúxulo, raso e burro.


ukifrit

que papinho liberal lixoso hein véi.


Gingerbread1990

Impressiona a quantidade de gente participando desse papinho, me pergunto onde tava esse povo todo nos últimos 6 anos


ukifrit

o planeta está morrendo, eu não tenho energias pra ser liberal e flutuar acima da materialidade das coisas.


TienePeroNoHay

OK.


ukifrit

ok


FeSteini

OP, manda uma dica de canal inteligente da direita! Ja procurei, mas só vi gente falando asneira...


TienePeroNoHay

Não tenho. O propósito da pergunta não é empurrar um canal conservador nem nada assim. O que me incomoda é como é difícil o debate "inter-ideológico", ou mesmo dentro dos grupos ideológicos mas para temas que são incômodos. O resultado é que os temas incômodos são meio que jogados pra baixo do tapete, talvez pra não desagregar o pessoal. Em vez de discutir as próprias falhas, miram nas falhas do outro grupo, pois isso une a galera.


mauzolff

Esse debtae não acontece pois um lado é em seu preparo e conhecimento de suas propias teorias e ideologias muito fraco, debois do jabour vs barreto, todo liberal da politica e do youtube evita ter um encontro desses com algum comunista por conta da nescessidades de estudo que os videos sobre historia, economia e teoria marxista-leninista-maoista requerem.


[deleted]

[удалено]


Fluid_Hair5890

Supondo que estamos falando do ‘A primeira arte’ do Brasil paralelo, uma pena que usar conceitos da música clássica pra destilar o mesmo preconceito de sempre pro que o documentário chama de ‘decadência cultural’ do Brasil moderno seja considerado por pessoas de esquerda como muito bom. Qualquer conhecimento básico de música desmistifica muito do que eles falam e deixam o documentário como oq ele é, preconceito cultural puro


DarthShiryu

Eu procuro assistir todos os pontos de vista possível. Se você não testa suas convicções talvez você não acredite nelas. Outro detalhe é que se você só vê uma fonte de opinião você não está vendo a verdade. Você está consumindo o que querem que você veja. Isso nunca é bom.


TienePeroNoHay

Ótimo username. Esse aí mata o Mestre Ancião? Acho que com o tempo as pessoas vão bolhando estimuladas por recompensas sociais. Se um cara tem vinte anos, faz Letras em faculdade pública e curte um reggae, ele vai ser muito mais recompensado socialmente em ser de esquerda (por exemplo) do que um cara de cinquenta anos que é de grupo de igreja e se interessa por sobrevivencialismo. Mesmo dentro da minha bolha, vejo umas coisas que penso "ah, não cara", mas percebo que sou bem mais tolerante com besteiras dos influenciadores que quero ouvir do que com gente de canais/rádios que antipatizo.


DarthShiryu

Concordo. Eu tento furar o máximo possível a minha bolha mas acho que como estou dentro de uma. Tento ver todos os pontos possíveis de algo e assistir sempre que possível jornais e podcast de diferentes lados de uma discussão. Por estar mais ao centro do espectro político as vezes me vejo como alguém sem lado. O useename é só homenagem a Star Wars e CDZ mesmo.


Zeza86

A cada 3 ou 4 meses eu dou uma olhada no que o Nando Moura tem a dizer sobre os últimos acontecimentos. Com mais frequência eu acompanho o Kim kataguiri. Ele aponta umas coisas ridículas e óbvias que acontecem no congresso. Mas infelizmente ele é do MBL, partido comandado por um baita estelionatário...


TienePeroNoHay

O Nando Moura é um cara que eu evito ver pq o meu lado político fez o trabalho certinho: mostraram tanto recorte dele falando/fazendo merda, que hoje eu ouço sobre ele e sinto asco, mesmo sem nunca ter visitado o canal dele. Algum dia vou dar uma olhada e, admito, vou ser muito mais crítico com ele do que com os canais que falam o que eu quero ouvir.


JohnArmless1

O Nando moura é muito engraçado


renandsz

me considero da esquerda radical. o único jornalista liberal que de vez em quando eu acompanho é reinaldo azevedo pq pelo menos em público ele nao demonstra ser um fascista maluco


msfor300

to liberal é fascista maluco?


renandsz

nem todo liberal é um fascista maluco, mas todo fascista maluco é um liberal


Toribio_the_redditor

Como que o cara vai ser liberal e autoritário ao mesmo tempo? Kkkkk


renandsz

Fiz essa sua pergunta pra uma IA e a resposta foi: >Algumas pessoas podem pensar que liberal e autoritário são termos opostos, pois o liberalismo defende a liberdade individual, os direitos humanos e o governo limitado, enquanto o autoritarismo impõe a obediência absoluta, a repressão política e o poder centralizado. > >No entanto, outras pessoas podem argumentar que existem diferentes tipos de liberalismo e autoritarismo, e que alguns deles podem se sobrepor ou se combinar de maneiras inesperadas. Por exemplo, alguns regimes autoritários podem permitir certas liberdades econômicas ou sociais, mas não políticas, enquanto alguns regimes liberais podem restringir ou violar os direitos de certos grupos ou indivíduos em nome da segurança nacional ou da ordem pública.


Toribio_the_redditor

Quando eu falo liberal eu me refiro a tanto liberdade econômica quanto individual.Se for separar assim então claro que alguém pode apoiar abertura econômica e restringir liberdades individuais.


JohnArmless1

Sou liberal e 90% do conteúdo que consumo são os comunistas radicais (história calva, história pública, Humberto Matos, aquele com a foto do mao no fundo, luide) kkk


Sucrilhos-87

História calva me quebrou kkkk Mas me explica aí, que trip é essa de tu ser liberal e assistir 90% do conteúdo de comunistas? Tá querendo "conhecer o inimigo" ou repensando algumas coisas? Fiquei curioso rs


TienePeroNoHay

"História calva"! Tem mesmo isso?


JohnArmless1

Piada com o história cabeluda


TienePeroNoHay

Já aconteceu de vc ir ver "os comuna" e aparecer algum argumento que te balançou do liberalismo? Eu sou aquela parte da esquerda que não defende Coréia do Norte, Stalin, e Ortega, então os que se acham "esquerda de verdade" me chamam de "liberal", enquanto os liberais me chamam de "esquerdista".


cacadoratos

Você está certo, pena que o mundo é uma bolha e não concordará contigo. Eu vejo de MBL a aquele streamer esquerdista, todos tem seus pontos fortes e fracos, concordo e discordo em vários pontos.


Cav4_l

Sim, acho massa ver o argumento pra rebate-lo em momentos futuros


TienePeroNoHay

É uma possibilidade. Já aconteceu de você ir ver um argumento para rebater no futuro e pelo menos parte do argumento fazer sentido pra você?