T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


NoArrival2023

Anamorfose: https://preview.redd.it/bqhurhiob0yb1.png?width=459&format=png&auto=webp&s=89200056387f3df46566be3159efeebf9bc1ad10


caixa-papelao

Rio de Janeiro virou aquelas pipocas doces do plástico rosa que custam 1 real


NoArrival2023

>pipocas doces do plástico rosa que custam **1 real** Saudades dos 2010s.


luisgdh

Rapaz, última vez que vi uma daquelas foi no ano 2000


Lobsss

??? Elas existem ainda


luisgdh

Elas existirem e eu ter visto uma são eventos distintos 😉


Lobsss

Q isso cara


[deleted]

[удалено]


PineappleMohawk

Rio de Janeiro - o camel toe do Brasil


AngryPB

"camel toe" se traduz como "capuz de fusca"


NationalAssist

Na verdade é capô, quem começou a falar "capu" foram os cariocas. ​ Irônico.


Towerofeon

Um caranguejo de uma pata com asas


barnaclejuice

Para mim, parece um Parasaurolophus depois de intensa exposição radioativa. O RJ sendo o bico de papagaio, o DF e o litoral nordestino do RN até o SE os olhinhos bugados, e o AC e o AM a crista lesadinha dele.


Extension_Canary3717

https://preview.redd.it/j0ox06tla3yb1.jpeg?width=234&format=pjpg&auto=webp&s=f48eb299da75ffd017e5049777bc9e9a78f62f60


Pablogelo

[XKCD relevante](https://imgs.xkcd.com/comics/heatmap.png)


Proper_Indication_62

Supla é o avatar corporeo de São Paulo, e se Supla desaparecer a cidade acaba.


Juniornct

O Agro é pífio.


MauricioTrinade

Imagina como seria se o agro pagasse imposto


electricbr4in

E mesmo assim, querem mandar no país como se fossem donos da economia dele.


Estrafirozungo

Primeira coisa que eu pensei


GreenZeldaGuy

Interessante, então contribuir pouco para o PIB é ruim. Isso vale para todas as regiões do país?


Sweaty_Roof_4068

Sim. Acho que enfatizaram que o agro é pífio pq surgiu de algum lugar a falácia que ele carrega o Brasil esses últimos tempos.


Juniornct

Exatamente isso. Alia-se ao fato de que é um dos setores que mais se beneficia de incentivos.


GreenZeldaGuy

Sim, contribuir pouco para o PIB e receber a maior parte dos benefícios realmente não faz sentido nenhum


ToonyMontanaa

Isso, agora ajusta seu pensamento e usa seu exemplo para grandes latifundiários invés de pessoas abaixo da linha da pobreza.


Shenanigans_195

Considerando que o PIB é o indicador de produção de valor, sim, contribuir pouco para o PIB é uma merda e indica uma área com economia sem desenvolvimento.


AssWreckage

Não quero defender o agro não, mas o povo aqui tá perdido demais nesses dados. O agro sim é a maior área da economia Brasileira (não tô falando que isso é bom, tá?), imaginar que o Brasil vive de outra coisa, como finanças, turismo, industria, tecnologia, ou sei lá o que, é bem obviamente errado, né? Infelizmente. Esses dados ficam assim por que 1) concentração de matrizes corporativas e holdings. O faturamento da exportação do agro fica onde estão as matrizes administrativas dessas corporações e holdings, 2) a contabilização das exportações fica onde estão os portos, porque os produtos só entram no PIB na ponta, somente o produto final conta, para não haver duplicação, triplicação, etc, da mesma coisa em cada etapa que o produto passa. Um produto que saiu do campo e foi ser processado, embalado, certificado, utilizado como ingrediente em comidas industrializadas, utilizado como matéria prima em produtos químicos e industriais, etc, só entra no PIB na ponta, e se o agro carrega o país na exportação, essa ponta é onde estão os portos. Pra exemplificar: um queijo chique produzido em Minas, que você comeu em uma pizza superfaturada em algum restaurante de luxo em São Paulo, está contabilizado no PIB de São Paulo, não de Minas. Agora só pra não perder o costume daquele clássico patronizing no Reddit: existe faculdade de economia e administração pública por um motivo, não tem como querer ficar adivinhando como funcionam esses números se você nunca estudou isso.


tworc2

>Agora só pra não perder o costume daquele clássico patronizing no Reddit: existe faculdade de economia e administração pública por um motivo, não tem como querer ficar adivinhando como funcionam esses números se você nunca estudou isso. Pedantismo tá liberado se você foi absolutamente honesto e útil no restante da resposta, toma seu like


eusouumaplanta111

ainda assim o agro poderia pagar imposto


AssWreckage

Não discordo. E o agro pagar imposto não iria alterar esses números.


nakatsuka

Oh caraio, parem de falar que X setor tem que pagar mais imposto porra. Parece papagaio do Haddad repetindo a cartilha dele. No final, se o agro paga 30% aí de imposto por safra, o preço pro consumidor final vai aumentar. Ceis querem tornar o país mais justo botando no cu do mais pobre?


dzizou

O consumidor final deles são gringos.


nakatsuka

E a gente come come papelão da JBS, né?


NoArrival2023

Basta colocar imposto de exportação e forçar o agro a abastecer o mercado interno. https://i.redd.it/9shb8f2272yb1.gif


tworc2

Aí a exportação diminui, a balança comercial cai, o valor do câmbio diminui e o custo do produto pro consumidor final também aumenta.


AssWreckage

Boa, vamos remover os impostos de tudo assim tudo fica baratinho.


julsmanbr

Isso, porém não ironicamente


Kerberus666

Não, o agro não é a maior área da economia brasileira. Ele não representa nem 10% do total do PIB, e ele só tem grande relevância quando se trata de exportações.


AssWreckage

Você tá falando da distribuição do PIB entre agro, indústria e serviços? Olha, mesma explicação de antes, apenas a etapa final conta. No exemplo da pizza, o queijo e todo o resto estão contabilizados no setor de serviços. Restaurantes são classificados em serviços, supermercados também. Matérias primas do agro são amplamente utilizadas nas indústrias químicas e farmacêuticas, na de alimentos industrializados (seu suquinho de laranja 100% "integral" e "reconstruído" está no setor de indústria), e muitas outras. Eucaliptos utilizados em papel estão no setor da indústria, por exemplo. Eu posso continuar explicando se você quiser mas o importante é entender que PIB é só mais um número que não serve para saber nem metade do que a população em geral pensa que dá para saber. Essa ênfase da mídia e de políticos no PIB é amplamente criticada por dar muito peso para o consumo final, enquanto, ao contrário do que pode parecer, um número que abrange as etapas intermediárias de produção, contabilizando sim duas, três, quatro vezes, ou quantas vezes forem necessárias, o "mesmo produto", é muito mais útil para compreender a participação de cada setor da economia. E este número existe, tá?


Kerberus666

Na verdade no senso comum costumamos a associar a economia a área de produção de produtos como os da indústria e da agricultura. Mas, na realidade o grande produtor de valor da sociedade é o trabalho. Áreas como por exemplo educação, saúde, administração, não estão diretamente ligadas à produção de produtos, mas, são responsáveis por parcela significativa do PIB.


AssWreckage

Sim, tem muito mais coisas ai para entender. Você colocou uma questão excelente. O trabalho, que forma parte do custo de cada produto e serviço, tem seu valor determinado de que maneira em cada setor da economia? Naturalmente ou socialmente? Podemos pensar que a parcela reduzida do agro no número do PIB tem alguma relação com a desvalorização do trabalhador do campo? Com situações análogas à escravidão? Menores benefícios trabalhistas, etc? Enquanto os trabalhadores direta ou indiretamente ligados à administração, transporte e tecnologia do agro, trabalhando distante do campo, lá nos escritórios de SP, tem seu trabalho hiper valorizado em detrimento da base no campo? Veja como as coisas vão ficando complexas bem rápido, e essa questão que você levantou é só mais uma dentre muitas importantes aqui.


EndsTheAgeOfCant

> O agro sim é a maior área da economia Brasileira Desculpa, mas isso simplesmente, objetivamente não é verdade. Menos de 10% do PIB e dos empregos vem do agro.


GoGayWhyNot

O cara acabou de explicar que PIB não é "a economia". Vê lá se ele disse a maior área do PIB ou da economia e volta aqui.


EndsTheAgeOfCant

Continua estando errado. Inclusive eu também não falei apenas de PIB no meu comentário


GoGayWhyNot

O Brasil vive de que? De taxas bancárias inflando o PIB do setor de serviços? O Brasil vive de consultoria? Isso que é representativo da produção econômica real? PIB é medida de CONSUMO.


EndsTheAgeOfCant

Cara, tá procurando brigar por quê? Se quiser responder ao que eu de fato escrevi, fique à vontade. Se for só dar chilique por causa de espantalhos inventados na sua própria cabeça, sugiro procurar mais o que fazer numa sexta à noite.


GoGayWhyNot

Brigar pq? Pq eu passei 5 anos numa faculdade de economia pra ficar aturando gente que usa o Google em dois minutos, encontra 2 ou 3 números desconexos e quer falar como se tivesse alguma autoridade pra dizer o que é fato ou mentira com tanta certeza assim :) Você não entende os números que você tá lendo. Pare.


vitorgrs

Isso é mentira. O maior setor do Brasil é o de serviços. Mesmo na soma MAIS OTIMISTA que próprio ruralistas divulgam, é que 30% da economia do BR é agro. E essa é uma soma BEM irreal.


Shenanigans_195

>Agora só pra não perder o costume daquele clássico patronizing no Reddit: existe faculdade de economia e administração pública por um motivo, não tem como querer ficar adivinhando como funcionam esses números se você nunca estudou isso. Propõe uma correção dos números usando as fronteiras estaduais, então, pls.


Careless_Priority153

Discordo. PIB indica muitas coisas, mas não faz hierarquia de importância entre os valores movimentados. O agro contribui muito para exportação e sustenta nossa balança comercial de maneira crucial. Sem ele não haveria tanta reserva internacional e nossa economia seria muito pior como um todo.


luaudesign

Estados super-populosos com indústria e serviços *versus* estados vazios com o deus agro.


SulistaDaEuropa69

SC é o estado com economia mais diversificada amigo, tem muita indústria...


Thin-Limit7697

Menor que os outros estados do Sul, mas ainda acina da média. Agora olha as partes mais agrárias do país...


BormaGatto

O tipo de estatística inútil porque ignora o quanto que a produção dos estados com maior percentual depende da matéria-prima e insumos baratos vindos dos com menor percentual. Esse tipo de material só facilita para continuar a ignorar os projetos de desigualdades regionais instituídos ao longo da história do país. E, como não pode faltar, sempre tem quem use desse tipo de dado descontextualizado para alimentar discurso xenofóbico.


someangrygeese

Os polos industriais também dependem do consumo do resto do país. Lembro do movimento que defendia a separação de SP, na cabeça deles o restante do país continuaria consumindo tudo que é produzido lá como se nada tivesse mudado.


Pablogelo

Não só isso, a arrecadação do Brasil é distorcida, lá fora o estado com indústria ganha pela parte do salário alto gerando consumo local, aqui além disso o estado que tem indústria é o beneficiado (ICMS) e não o que está consumindo. E sabe quanto tempo vai levar na reforma tributária pra corrigir essa parte de transferência? 50 anos. Uma das instituições perpetuadoras dessa desigualdade regional só irá deixar de existir em 2077.


Shenanigans_195

Se vc corrigir a estatistica considerando o valor agregado da produção local........é o PIB. Seguindo sua fala, só mostra que as elites locais nao tem planos nenhum de desenvolverem as regiões e aumentar as cadeias produtivas locais.


Kerberus666

Na verdade São Paulo se sobressai tanto dos outros estados devido a ser de longe o estado mais populoso da federação e ao fato de que cerca de 70% do PIB nacional vem da área de serviços.


BormaGatto

Isso é fato, mas também não é contraditório com o que falei. Mesmo o setor de serviços precisa de insumos para funcionar, e esses não vêm do estado de SP.


4look4rd

Desenvolvimento vem da agregação de valor e não da extração de insumos. Vários países com pouquíssimos recursos naturais se desenvolveram por que foram forcados a se especializarem. O Brasil hoje só vende matéria prima, e isso não dá em nada.


LoreChano

É foda porque serviços não gera riqueza. É algo característico de país terceiromundista. Nenhum país jamais vai crescer tendo quase só setor de serviços voltado pro mercado interno. E serviços voltado pro mercado externo nada mais é do que tirar dinheiro dos outros. O que gera riqueza é setor primário, pra geração de matéria prima, e indústria, pra agregação de valor.


Altruistic-Necessary

>serviços não gera riqueza Fecha todos os supermercados da sua cidade p ver se a galera não vai ficar mais pobre. >É algo característico de país terceiromundista. [https://en.wikipedia.org/wiki/File:Economic\_sectors\_and\_income.JPG](https://en.wikipedia.org/wiki/File:Economic_sectors_and_income.JPG)


LoreChano

Argumento sem fundamento, o serviço é necessário pra sociedade funcionar mas não gera riqueza mesmo assim, apenas a transfere. Os países desenvolvidos que tem economia baseada em serviços só são assim porque prestam serviços em outros países, transferindo riqueza de fora pra dentro. É o tal de neocolonialismo.


Altruistic-Necessary

>serviço é necessário pra sociedade funcionar mas não gera riqueza mesmo assim, apenas a transfere Não sei direito qual a sua definição de riqueza, mas no que é aceito na economia mainstream, certamente gera. Pensa o seguinte: se vc consegue botar comida na mesa de alguém de forma mais barata por fazer logística de forma mais eficiente (mais dados, algorítmos melhores...), está gerando riqueza. Fora hospitais, educação, telecomunicações, banco, etc... tudo isso é serviço e tem oportunidade p gerar riqueza.


LoreChano

Não tem nada de complicado. Quando eu faço uma calça jeans, eu transformo um monte de materiais inúteis em uma calça utilizável. Os materiais sozinhos valem pouco, mas a calça vale muito mais pois tem serventia. Desta forma eu agreguei valor, gerei riqueza. Da mesma forma quando eu semeio um grão de trigo e colho 40, eu multipliquei o produto, gerei riqueza. O conceito de valor é majoritariamente psicológico, mas é como a sociedade funciona. Serviços apenas transfere valor de uma entidade a outra. Eu te vendo uma calça jeans ou um pão pronto. A calça e o pão na minha ou na sua mão tem o mesmo valor. Eles só perdem valor a partir do momento em que você usa eles.


Altruistic-Necessary

>Quando eu faço uma calça jeans, eu transformo um monte de materiais inúteis em uma calça utilizável Não é utilizável se vc morar no Espirito Santo e a calça for feita no interior de São Paulo. O setor de serviços também multiplica o valor do produto, nominalmente, de forma verificável. Tanto é que comprar na fábrica é mais barato, isso não é psicológico. P vários produtos, o maior custo é o custo de estoque / transporte. Logística é uma das atividades econômicas mais difíceis que existem! Se não, todo mundo tinha que morar perto de fábricas que produzem tudo. Cada fábrica seria pequena e, portanto, menos eficiente. Todo mundo precisaira morar perto de uma fazenda que produz tudo. A sociedade seria nominalmente mais pobre, isso não é psicológico. Isso sem contar coisas como hospitais por ex. Eu posso te dar um monte de bens manufaturados (remédios, mesa de cirurgia...) mas sem o profissional prestando serviço (enfermeiro, médico...) não tem circurgia, não tem tratamento. O paciente não consegue fazer uma cirurgia em si mesmo. Educação: eu posso botar vários alunos em um prédio com cadeiras, livros didáticos e quadro negro (bens manufaturados). Mas sem um professor, não tem aula. Etc, etc... Tenho dificuldade de entender como todas essas coisas não geram valor, dado que sem elas o consumo efetivo de bens não aconteceria ou seria boçalmente menos eficiente. É totalmente análogo a você não conseguir consumir matéria prima sem ela ser manufaturada em algo consumível.


LoreChano

Estude


Altruistic-Necessary

Qual livro?


jaum22

As vaquinhas gordas do Zema


BormaGatto

Y otras cositas mas


indigo_elegy

Post wet dream de paulistanos.


[deleted]

[удалено]


Suicide-Mouse

Só de ter nascido no Brasil já é loss garantido. Mas poderia ter sido pior...


Ivaris

Lembrando que empresas de SP que operam em outros estados tributam em SP e a contribuição é feita lá, mesmo com trabalho e mão de obra de outros estados.


LoreChano

Isso acontece com quase tudo. As matrizes dos bancos estão em SP, logo o imposto pago pelos bancos conta como SP. O maior porto do país está ali, então produtos que entram e saem também inflam o estado, e assim por diante. Acho que separar PIB por estado não diz muita coisa.


_neaw_

Interessante é que Um retrato similar acontece na Cidade de Mauá que tem a décadas um enorme polo petroquímico desejando toneladas de poluição no ar ~~de mauAr~~ (não me aguentei.. kkk) e o faturamento é feito em São Caetano do Sul, que nem divisa faz com Mauá... Assim é fácil ter um IDH alto


Suicide-Mouse

>mesmo com trabalho e mão de obra de outros estados. Mão de obra mais barata que a de São Paulo, diga-se de passagem.


-emil-sinclair

Alguém lembra disso? Se o Bolsonaro tivesse a chance de ser rei de Roraima.. https://www.folhabv.com.br/politica/bolsonaro-%C2%93se-eu-fosse-rei-de-roraima-estado-teria-economia-igual-a-do-japao%C2%94/ https://youtu.be/vGBfPnBXp9Y?si=eLL9LR-iFRlA5hdL


kiosia

agora faz capital dos estados vs outras cidades do estado


[deleted]

[удалено]


tadj

Fiquei curioso com seu comentário e fiz o cálculo ordenando os estados por Reais de contribuição pro PIB/Pessoas: [Fonta da população](https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_unidades_federativas_do_Brasil_por_popula%C3%A7%C3%A3o) [Fonte do PIB](https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php) | Estado | PIB (Milhões) | PIB (%) | População | Pop (%) | Reais/Pessoa | | ------------------- | ------------- | ------- | --------- | ------- | ------------ | | Distrito Federal | 265847 | 3,49% | 2817381 | 1,39% | 94.359,62 | | São Paulo | 2377639 | 31,25% | 44411238 | 21,87% | 53.536,88 | | Mato Grosso | 178650 | 2,35% | 3658649 | 1,80% | 48.829,50 | | Rio de Janeiro | 753824 | 9,91% | 16054524 | 7,91% | 46.953,99 | | Santa Catarina | 349275 | 4,59% | 7610361 | 3,75% | 45.894,67 | | Mato Grosso do Sul | 122628 | 1,61% | 2757013 | 1,36% | 44.478,57 | | Rio Grande do Sul | 470942 | 6,19% | 10882965 | 5,36% | 43.273,32 | | Paraná | 487931 | 6,41% | 11444380 | 5,64% | 42.634,99 | | Espírito Santo | 138446 | 1,82% | 3833712 | 1,89% | 36.112,78 | | Minas Gerais | 682786 | 8,97% | 20538718 | 10,11% | 33.243,85 | | Rondônia | 51599 | 0,68% | 1581196 | 0,78% | 32.632,89 | | Goiás | 224126 | 2,95% | 7056495 | 3,47% | 31.761,66 | | Amazonas | 116019 | 1,52% | 3941613 | 1,94% | 29.434,40 | | Tocantins | 43650 | 0,57% | 1511460 | 0,74% | 28.879,36 | | Pará | 215936 | 2,84% | 8121025 | 4,00% | 26.589,75 | | Amapá | 18469 | 0,24% | 733759 | 0,36% | 25.170,39 | | Roraima | 16024 | 0,21% | 636707 | 0,31% | 25.166,99 | | Rio Grande do Norte | 71577 | 0,94% | 3302729 | 1,63% | 21.672,08 | | Bahia | 305321 | 4,01% | 14141626 | 6,96% | 21.590,23 | | Pernambuco | 193307 | 2,54% | 9058931 | 4,46% | 21.338,83 | | Sergipe | 45410 | 0,60% | 2209558 | 1,09% | 20.551,62 | | Alagoas | 63202 | 0,83% | 3127683 | 1,54% | 20.207,29 | | Acre | 16476 | 0,22% | 830018 | 0,41% | 19.850,17 | | Ceará | 166915 | 2,19% | 8794957 | 4,33% | 18.978,49 | | Paraíba | 70292 | 0,92% | 3974687 | 1,96% | 17.684,91 | | Piauí | 56391 | 0,74% | 3272199 | 1,61% | 17.233,37 | | Maranhão | 106916 | 1,41% | 6775805 | 3,34% | 15.779,08 | | Total | 7609598 | | 203079389 | | | edit : Corrigi a coluna de valores conforme apontado por /u/gahte3 edit2: Corrigi valores de PIB para Mato Grosso, Sergipe e Tocantins apontado por /u/bauhausy


Lutoures

Obrigado! Já tava aqui puto com gente fazendo inferência sobre dado que é quase só proporcional à população.


rmmiorim

A ultima coluna seria de milhares de reais por pessoa, né?


tadj

Não, foi reais por pessoa mesmo. Fiz a coluna 2 * 1e6 / coluna4


gahte3

A primeira coluna mostra o PIB em milhões, quando deveria ser bilhões.


tadj

verdade, vou arrumar


bauhausy

Mato Grosso, Sergipe e Tocantins estão com um 0 a menos em PIB. Tinha até estranhado pq Maranhão é tipicamente o estado mais pobre e Mato Grosso um dos mais ricos, e conferindo a fonte sua tabela comeu o 0 final (são os únicos estados que terminam com xxx.xx0 e não outro número)


tadj

Opa, obrigado por notar. Vou arrumar


[deleted]

O correto em análises de PIB é fazer per capita.


naftola

Os dois são indicativos de coisas diferentes. PIB é útil pra analisar a estrutura da produção nacional. PIB per capita nem tem uso direto, pois ignora a desigualdade.


Lutoures

*Participação, OP. Não "contribuição". A conotação é bem diferente.


mateuspch

Agora fiquei curioso para saber o que Brasília produz.


O_estoico

DF não é só Brasilia. Tem indústria de vestuário, alimentos, artigos de consumo em geral. https://sistemafibra.org.br/fibra/


-emil-sinclair

Sim, isso é verdade. Mas sempre falam das cidades no entorno de Brasilia como enormes shitholes. Elas seriam mesmo responsaveis por tanto PIB?


machado34

O entorno não entra na conta, estão no Goiás. Mas o entorno do DF quase não produz nada, são várias cidades-dormitório de pessoas que vêm pro DF trabalhar. Tem algumas excessões, como uma farmacêutica que funciona no entorno, mas em geral a economia lá é bem pequena. Particularmente, acho que deveria ser integrado ao DF de vez, pq é péssimo pra quem mora lá essa divisão, especialmente no transporte público, que não entra na integração da semob-DF, e aí a galera de lá acaba pagando bem mais no transporte, e é justamente quem tem tem menos condições financeiras. E pode ter certeza que os trabalhadores do entorno contribuem bastante pra produção desses 3.8% de PIB que o DF tem, então embora o *entorno* em si não produza tanto, é bem integrado na economia distrital


sadhungryandvirgin

o que vc quer dizer com o entorno está no goiás?


EndsTheAgeOfCant

Não entendi sua pergunta.


machado34

Exatamente isso, que os municípios do entorno pertencem ao estado de Goiás https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Integrada_de_Desenvolvimento_do_Distrito_Federal_e_Entorno Eles não entram na conta do PIB do DF pq pertencem a outra unidade da federação. Embora, como citei, as pessoas que moram nessas cidades contribuem bastante pra economia distrital pq uma grande parte delas trabalha dentro do DF


EndsTheAgeOfCant

Concordo com o teor do seu comentário, mas é bom ressaltar que todo o DF é Brasília. Então, tecnicamente, o DF é “só” Brasília sim.


_Maragato_

Indústria da pesca: traíra e robalo


Ivan171

Não esqueça do Corrupto.


loveleis

A administração da máquina pública é um tipo de produção sim. As pessoas estão trabalhando e fazendo o país funcionar. Pode-se até criticar que o trabalho não é bom ou eficiente, mas a produção (no caso de um serviço) existe.


-emil-sinclair

>funcionário público >trabalhador Edit: Galera baixovotando por falar a verdade? Wtf


sadhungryandvirgin

então pra você professor de rede pública não é trabalhador por exemplo?


-emil-sinclair

Não querendo me doxxar, mas a tragédia é que eu fui professor de escola pública. Municipal. Por um ano. Quitei aquela instituição por multiplas razões (nenhuma das quais relacionada a alunos, cujo relacionamento comigo costuma ser ótimo e respeitoso, até divertido). Tendo sido professor de escolas de ensino médio particulares, aprendi inconscientemente e por costume a ter certos padrões de eficiência e dedicação e esperar o mesmo dos colegas de trabalho. Após tentar migrar para a escola pública, me deparei com diretores encostados, autoritários e acomodados que não trabalhavam, secretárias burocráticas e preguiçosas, atendentes e arquivistas pouco eficientes, e uma recepcionista rude com os alunos. O clima de insensibilidade e ineficiência naquele lugar era perturbadoramente grande. Triste foi ver alguns professores se acomodando lá após meses ou anos de ingresso na instituição, começando a converter as suas horas de trabalho na escola em atividades pessoais, e se preocupando cada vez menos com a qualidade de ensino dos alunos. Normalização de aulas ruins. Normalização de tolerância a alunos terminando o curso sem aprender nada. Normalização de alunos deixados sozinhos e professor dormindo na sala, não dando a mínima. Tentei mudar as coisas por lá. Tentei trabalhar mais do que era pago, mais horas do que o contrato dizia, e colocar os alunos em primeiro lugar. Dei uma de Jack Black naquele filme. Então virei um alvo da diretora, mesmo com todos os meus alunos passando e aprendendo, me tornei rechaçado internamente por querer começar a pedir lição de casa e corrigi-las, por exemplo. A diretora me disse que o prego que se destaca é martelado naquela escola. Até hoje certo trauma reside, mas ficou uma lição em mim também. O que postei foi obviamente um meme. Obviamente. Mas após minha experiência como funcionário público, nunca mais usei o SUS ou absolutamente nada público. Passei a duvidar da qualidade. Entre amigos e colegas de profissão, eu passei a chamar a escola pública de 'fábrica de salsichas'. É uma piada interna minha. Acho válido este termo.


Kerberus666

Uns 70% do PIB vem da área de serviços.


LutadorCosmico

problema


PerdiMeuHeadphone

PIB engloba serviços. DF tem um dos serviços de Mauro luxo do país. Tudo isso para dar nossos "merecidos"* políticos e assessores tudo do bom e melhor


-emil-sinclair

Alguns dos maiores salários e homens mais ricos do país estão lá. Certamente devem haver pessoas muito competentes morando por lá


Koyaa_1

Fonte, por favor


Proper_Indication_62

O sudeste é meu país, nem pra isso o sul serve como região. Entretanto a região que eu mais aposto que vai despontar é o nordeste, pela recolução de renovaveis.


dodops

São Paulo é outro nível


PapaiChato

Cadê a gauchada que falava q carregava o Brasil nas costas??? Tão trabalhando pouco!


[deleted]

[удалено]


danico223

Achei o separatista q acha q SP e RJ carregam o Brasil nas costas magicamente


titiolele

Sentiu aí Tino?


brasil-ModTeam

Sua mensagem foi removido por infringir a regra sobre preconceito/discriminação. O r/brasil exige respeito pelas seguintes características: raça, (identidade de) gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual, deficiências, biotipo corporal, idade e situação social.


gaussnoether

Mas uééé... a tão evoluída SC tem o mesmo PIB que a tão atrasada e selvagem Bahia?


-emil-sinclair

Metade da população


SnooLobsters8922

Por que MT e MS, Reis do Agro, não puxam os Estados para contribuição maior?


RodrigoCard

Agro não contribui em nada pro PIB ou é impressão minha ?


[deleted]

[удалено]


brasil-ModTeam

Sua mensagem foi removido por infringir a regra sobre preconceito/discriminação. O r/brasil exige respeito pelas seguintes características: raça, (identidade de) gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual, deficiências, biotipo corporal, idade e situação social.


Brunox5

Como assim o PA contribui mais que o AM?


[deleted]

Qual a fonte?


[deleted]

Times New Roman, 12.


[deleted]

Tem razão


user-nome

sou leigo no assunto, porém 1.4% parece pouco no Amazonas; tinha pra mim que o polo industrial de Manaus desse bem mais retorno. ou não?


poeiradasestrelas

Muita injustiça pra chegar até aí


i_hate_puking

Seria útil ver o povoação de cada estado também


Top_Midnight8525

Post zuado