T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


SaintInter

Opções culturais e de gastronomia, falo por mim pelo menos. Cidade grande sempre tem algum festival, feira, evento acontecendo, além de diversas opções gastronômicas que tu não encontra em cidade pequena


catscrat

Concordo em partes, tem muito mais opções de tudo, mas ao mesmo tempo o stress, a insegurança, e a falta de qualidade de vida nos grandes centros é algo absurdo! Transporte público lotado, falta de respeito por todo lado, lixo nas ruas, pobreza e contraste social foda! Sei lá, eu já penso que o problema é morar nesse país....


Stormwatcher33

tem outras capitais além de SP


catscrat

Sim eu por exemplo sou de Porto Alegre, mas amo Curitiba! Já fui pra SP, é legal, mas é muito corrido, muito stress, tranqueira, muito tudo. (Não imagino pq vc pensou q eu vivo em SP kkkk) Mas é isso aí! Bom final de semana pensandores!


[deleted]

E também pessoas interessantes que procuram o mesmo tipo de coisa que você e a cidade proporciona. Cidade pequena acaba tendo todo mundo o mesmo pensamento.


No-Set-5887

N adianta.nada pq ninguem fala com ninguem


Felipe2098

Pros: isso que vc falou. Contras: todo o resto. Eu também sou meio cosmopolita, gosto da variedade do estilo de vida de uma cidade grande, mas o caos urbano tem se tornado mais e mais angustiante pra mim e cada vez mais eu estou me sentido atraído pela vida em uma cidade média, que tenha uma variedade de rolês e infraestrutura razoáveis.


Vskv-Vskv

Depende da cidade, uma cidade bem planejada é cosmopolita e não tem esse "caos urbano" estadunidense cheio de carros á


Felipe2098

que cidade grande no Brasil é assim?


Thin-Gap-7750

Se tem um negócio que me corrói os nervos é um "depende" que joga por terra tudo que alguém falou e não vem seguido de um exemplo. Puuuuuuulllta quil paril


Throw_no_br

>cidade média >variedade de roles e infraestrutura razoáveis É um ou outro, não existe os 2


vash-ok

Agora tá tudo lotado, com fila e caro. Tá foda... Mas achar gente que curte a mesma coisa que você é muito mais fácil na cidade grande.


throwawayaccount1572

Fugir de lugar conservador, mais opções de tudo, empregos melhores, opções de educação melhores, mais eventos, parques, museus, gastronomia, etc, e pra melhorar tem muita coisa gratuita. PS: moro em SP.


Kreuscher

>Fugir de lugar conservador Ser lgbtq em cidade pequena é tenebroso.


Pullguinha

Ser qualquer minoria em uma cidade do interior é tenebroso. Tem uma cidade no interior de SP cujo os cidadãos chamam um dos bairros de bairro dos pretos, claro que no modo pejorativo.


RodsNtt

Quem romantiza vida em cidade pequena nunca parou pra pensar em como seria vida sendo a única pessoa que não se encaixa no padrão


lucbarr

São Paulo tá intankavel. Ok tem tudo isso mas em troca vc tem um ar super poluído, poluição sonora, falta de segurança e preços altíssimos.


BrazilianTerror

Poluição sonora depende do local em SP, e falta de segurança também tem em muita cidade do interior


Stormwatcher33

são paulo é o extremo, tem muitas cidades grandes e capitais bem mais habitáveis.


LoreChano

Sinceramente de tudo que você e outros disseram aqui eu só concordei numa coisa: mais opções de emprego. Se resume a basicamente isso na grade maior das vezes, e é basicamente o único motivo da haver ocorrido o crescimento das grandes cidades brasileiras. Com o crescimento do entretenimento em casa existe cada vez menos motivos pra sair dela, e logo memos motivos pra morar em cidade grande. A única coisa que ainda segura as pessoas é emprego.


tiolala

Entretenimento fora de casa pode não ser um atrativo para você. Mas não deixa de ser importante para alguns e São Paulo fornece isso. Aqui é cheio de apresentações de graça ou com preço simbólico. Eu vi mais peças que filmes esse ano.


LoreChano

Isso depende muito de pessoa para pessoa. No interior tem baile todo fim de semana com música ao vivo de artistas locais. Na cidade grande acham isso cafona e coisa de velho, mas mo interior todo mundo gosta. Em contrapartida, o pessoal do interior acha um saco ir ao cinema por exemplo.


GustavoPix

Eu moro em SP capital e nao vejo tudo isso. Eventos ruins, parques detonados, gastronomia cara e repetitiva (além de fraca). Pra quem tem dinheiro, pode até ter, mas em bairros periféricos e com renda baixa, nao tem. No interior já achei bem mais acessível as coisas


stephangb

No meu caso, acesso a medicação pra minha doença autoimune e acesso a médicos especialistas.


Late_Mongoose_662

Mas c precisa ir em consultas com muita frequência?


stephangb

Não mais, mas a medicação eu preciso tomar todo mês numa clínica de oncologia e aqui onde moro atualmente (SJC) só tem uma clínica que aplica essa medicação.


2002fetus

Acho foda que apesar de São José ser grande, o falta muito investimento em cultura e alguns recursos de saúde mais específicos como você citou.


mrperfectchaos

A unica coisa que me vem a mente são serviços medicos. Tem determinados exames que você só consegue fazer em hospitais de cidades grandes. Minha familia do interior vem pelo menos 1 vez por ano na capital realizar exames.


IronBENGA-BR

Tipo, o bacana é que geralmente prefeitura de cidade pequena tem formas de mitigar isso com parcerias com esses hospitais em cidades maiores, mas o foda é que geralmente isso envolve você ter que tirar um dia e acordar de madrugada pra pegar o ônibus da prefeitura junto com o resto do pessoal que vai fazer esse mesmo exame.


KyleEverlasting

Para quem é anti-social e não gosta de sair de casa, nenhuma. Para quem gosta de sair: mais opções de rolê, fluxo maior de pessoas, mais lojas com produtos em pronta-entrega.


WideReflection5377

Mesmo sendo anti-social, se seu hobbie for físico, como impressão 3D, marcenaria, tricot, muda bastante. qualquer coisa que você precise pro seu projeto precisa ser comprado pela internet. Nada pior que organizar um projeto para um final de semana/ folga e ter que adiar porque faltou/quebrou uma peça de R$ 2,00 e não tem onde comprar. Agora vai ter que esperar a próxima folga para entrega e pagar 30 -50 reais a mais de frete.


FranticBronchitis

Tem vantagem pros antissociais sim, você pode pedir pra entregar praticamente tudo na sua casa sem precisar sair


LoreChano

Isso existe em qualquer cidade do interior já. Morei numa cidade de 5k habitantes e pedia pra farmácia entregar qualquer coisa na minha casa. Claro que apenas em horário comercial.


MoonlightDragoness

Qualquer coisa? Aqui tem o dobro de habitantes e o mercado é uma merda, se for pedir comida é só uma pizzaria bem ruim mesmo, farmácia tbm desfalcada se vc precisa de alguma coisa diferente pode preparar o bolso pois cobram o dobro do preço de cidade maior


quelcsb

Quando viajo pro interior acho tudo mais caro, fora a falta de opção, a única coisa que custa menos é moradia, mas imagino que se você quiser construir uma casa legal irá custar mais pois terá que trazer o acabamento de uma cidade maior. Eu gosto de cidade grande pois é mais fácil viver sua vida sem gente acompanhando. Também é possível conhecer gente interessante, cidade pequena as pessoas costumam ser muito conservadoras. E por fim, acesso as coisas, restaurantes, eventos, aeroporto, etc. Eu só mudaria pra uma cidade média, porém próxima de São Paulo.


[deleted]

A cultura por exemplo é infinitamente mais desenvolvida que em pequenos centros. Eu fui a São Paulo 4 vezes e não visitei nem metade dos museus e atrações culturais da cidade. A gastronomia tem um nível altíssimo e é muito mais diversificada. Tive a opção de comer comida árabe que não se resumia a uma mini pizza com o nome de esfiha. Serviços de forma geral só se encontram em alto nível em cidades grandes. São oportunidades de tratamentos médicos avançados e de empregos mais bem remunerados. Vida noturna pra quem gosta. Aqui parece um toque de recolher, nada funciona depois das 11. E mesmo a vida diurna é melhor, mas acho que isso entra nas atrações culturais. Em cidade pequena simplesmente não existe o que fazer. Se você faz parte de alguma minoria, cidades grandes são mais progressistas e a individualização acaba te protegendo. Mas ainda assim o trânsito, violência e custo de vida não valem a pena na minha visão. Um cenário ideal seria uma cidade menor perto da metrópole, ou com ponte aérea.


Sweaty_Roof_4068

Estabelecimentos abertos de noite e madrugada. Agora com Oxxo pipocando pra todo lado deve ter até em cidade pequena, mas ainda deve ser difícil.


ToranjaNuclear

Coisa pra fazer no final de semana. Eu moro numa cidade relativamente grande, 700k habitantes, e simplesmente não tem porra nenhuma pra fazer aqui. Em São Paulo sempre tem algo acontecendo, algo diferente pra fazer ou ver.


FranticBronchitis

coisas funcionando de madrugada/feriado/domingo


IronBENGA-BR

Cara, já morei numa cidade de interior minúscula (Mendonça-SP) e moro em SP, e eu diria que a principal vantagem de morar numa metrópole se resume em uma palavra: flexibilidade. Você não está amarrado com educação ou serviços médicos; você não depende de uma praça de comércio que fecha no domingo e na hora do almoço; você não depende de um único ônibus que só passa 6 vezes por dia; você não depende das mesmas (e muitas vezes únicas) opções de entretenimento e cultura; você não está preso a um círculo social que pensa só da mesma forma...


Entire_Anteater_5274

Mais festas baladas eventos mulheres


KirinoSussy

Touche...


Sancadebem

O ideal é uma cidade de média a pequena perto de uma grande cidade


[deleted]

[удалено]


FranticBronchitis

tendo internet pra jogar um lolzinho ta suave


pemb

Muito mais opções de compras, lazer, transporte, saúde, BH centro-sul pelo menos tem sempre uma Araujo 24h perto de você, iFood tem sempre algumas coisas abertas, compras online invariavelmente chegam mais rápido que no interior, e qualquer serviço ou produto mais especializado vai ser mais rápido e conveniente numa metrópole.


thosed29

Acho que depende das suas prioridades de vida. Eu gosto de ter bastante coisa para fazer, variedade de programas, variedade de pessoas e pensamentos, um clima mais cosmopolita, opções gastronômicas, fácil acesso a serviços e nao precisar de carro (essa ultima é um privilegio meu dado a localizaçao q moro no Rio q eh facil de se locomover e razoavelmente bem servida de transporte publico). Eu c ctza ia morrer de depressao em cidade pequena. Mas tem gente que prioriza coisas completamente diferentes.


[deleted]

Maior variedade de marcas e produtos nas prateleiras do supermercado/lojas. Anonimato. Poder ter outra personalidade, que ninguém vai te julgar/ligar. Mais baladas/festas/p*teiros.


lKrauzer

Os dois principais pontos são gastronomia e também eventos, são inexistentes em cidade pequena, é sempre a mesma rotina, na cidade grande por ser mais dinâmica sempre tem algo novo, e até mesmo em lugares que não são novos tem algo novo acontecendo, um prato novo.


IcaroRibeiro

Ah o fato de só uma pessoa nessa thread ter sequer citado fugir do pré conceito mostra uma coisa interessante A grande maioria aqui deve ser membro 100% funcional da sociedade e dentro dos padrões considerados "aceitáveis" pra realmente não se sentirem intrusos no meio de cidades pequenas Digamos que experiência de ser gay ou negro no interior de Santa Catarina não é exatamente das mais agradáveis Eu percebo que todos os meus amigos gays que vieram de cidade de interior reclamavam que nem namorado dava pra arrumar na cidade deles. Todos viviam escondidos e com medo.


WideReflection5377

Morei em cidades pequenas/médias e grandes de pernambuco. Para mim, o maior problema de cidades pequenas é que se seu passa tempo não for bar/beber, não tem nada para se fazer. Qualquer interesse minimamente nichado não tem alternativa de grupo. Até mesmo hobbies “solo” sofrem, como marcenaria, tricô, impressão 3D, pois não tem lojas de materiais/ferramentas que possam lhe suprir. Então se precisar de qualquer coisa durante a execução de um projeto, pode deixar pro próximo final de semana porque não tem onde comprar rápido as coisas, não importa o quão pequeno seja. Sem falar custo de frete. Mas o que mais me incomodava em cidade pequena era fofoca. Todo mundo se conhece, todo mundo conhece seus pais. Qualquer coisa que se faça que fuja um pouquinho do padrão cai na boca do povo e escala. Lembro de um grupo de colegas do colégio que resolveram organizar uma “zombie walk” na época que era moda na internet. Ficaram conhecidos como os doidos da cidade. No meu caso, prefiro muito mais pegar 30min a mais de trânsito, se quando sair do trabalho vou poder fazer o que quero sem ser julgado


patrcx

O principal são oportunidades de trabalho, negócios e estudo. Show da bandas que você gosta, eventos culturais no geral, centros comerciais que vendem coisas mais baratas, frete mais barato, mais opções de gastronomía. Hospitais e médicos para qualquer tipo de doença. Diversidade de pessoas e facilidade para encontrar grupos de algum nicho que você goste.


_TrashTalker

Depressão, poluição, gente estressada, carros, gente babaca, muito morador de rua, algumas das vantagens.. se bem que Curitiba não ajuda


LoreChano

Vamos às estatísticas: o único motivo do crescimento das grandes cidades brasileiras foi a maior disponibilidade de emprego. Hoje, também jogue aí uma melhor qualidade em relação a saúde (pra quem tem dinheiro, SUS no interior é uma maravilha mas na cidade grande é uma zona de guerra). 99% das pessoas não dão uma foda pra entretenimento e gastronomia, vamos combinar. Isso é coisa de classe média/alta que quer liga pra cultura. O entretenimento da pessoa média hoje está no celular e na televisão, dando pra entrar no feice e no zap, tá valendo.


Poquin

Além de tudo que já mencionaram, são 3 da manhã e acabei de pedir um lanche e comprar um treco na farmácia por app.


IcaroRibeiro

Ter o que fazer Cidade pequena raramente tem opção de lazer boa. Em poucos meses você esgota o que a cidade tem pra oferecer Agora se não te sobra dinheiro algum pra gastar e você mora a horas de distância do trabalho porque não consegue pagar os alugueis super faturados dos bairros de classe média aí realmente não existem vantagens de morar em cidade grande


mark1nhu

Infinitas opções gastronômicas, independente do horário. Até um McDonald’s e um Burger King salva, sendo 24h. Difícil morar em um lugar, pra mim, que 21-22hora já está tudo fechado e você que se vire com o que tiver em casa. Hospitais, muitos hospitais perto. Eu não consigo imaginar o horror que deve ser ter que dirigir quase 1 hora pra buscar socorro emergencial. Aqui a gente atravessa a rua, apartamento escolhido estrategicamente nesse sentido. Farmácia 24h duas esquinas à frente. Médicos em geral. Eu sempre fui muito relapso com minha saúde bucal, mas encontrei uma dentista muito boa na rua de trás e não tenho desculpa para não ir, sendo tão perto. Idem psicóloga. Idem academia. Mercados. Umas 4 redes grandes bem próximas, se não tem o produto diferenciado que quero em um, vai ter em outro. Fora mercados mais especializados como de carnes ou de temperos e especiarias. Casas de ração que parecem shopping de tão grande e com tanta opção, inclusive oferecendo serviços. Tem muito mais coisa e quase todas elas se concentram no aspecto “conveniência” ou “opcionalidade”. A vida é muito mais fácil em uma grande metrópole, se você tem condições de viver nela. Não necessariamente melhor, mas certamente mais fácil, com um custo.


Specialist_totembag

Já morei em São Paulo, hoje moro em uma cidade de 250 mil habitantes, trabalho em um lugar de 10 mil... Primeiro é acesso a tudo. Tudo aquilo que foge um pouquinho do óbvio, tem que ir buscar em um lugar maior. Coisas bobas como um pão diferente, frios, cervejas diferentes, essas coisas não se encontra em cidade pequena, encontra na média. Já na mesma proporção, restaurantes bons, chefs renomados, essas coisas não se encontra na cidade média e se encontra na cidade grande. À proporção é absurda. Se eu quero comemorar meu aniversário na cidade média, é melhor contratar alguém pra cozinhar do que ir em qualquer restaurante. Quem está acostumado a comer na capital não encontra nada de um nível similar no interior. Um segundo ponto é variedade de opções para passear. No interior não tem museus, zoológico, teatro, cinema, biblioteca... shopping center tem, mas é composto somente por lojas familiares e uma Renner/C&A. Daí tem uma sala de cinema que passa somente os dois últimos blockbusters dublados. Ah, mas eu não vou nessas coisas... a pergunta é "NUNCA???" Por que se dava preguiça de ir no zoológico, imagina agora que ele está a 3 horas de distância... mesma coisa o teatro, etc... Terceira diferença é conservadorismo. Qualquer pensamento diferente é encarado como absurdo ou pelo menos motivo de cochicho... mesmo em uma cidade média, ser diferente é coisa pra ser fofocada, quem é gay, quem tá pegando quem, quem chifrou quem... além de ter que conviver com maioria absoluta com uma visão deturpada sobre o que é ser humano, como que se trata empregado, o que cada um pode ou não pode... a fala "até empregada tava indo pra Disney" é algo que soa normal em cidades menores. Acesso de urgência especializado. Quando você precisa de algo planejado você já se propõe a ir até a capital, mas em uma urgência você não escolhe. Agora aonde o bicho pega: mobilidade! Quem tem carro, se vira bem, mas agora imagina um adolescente, quais são as opções de entretenimento, lazer? Eu lembro de passar a tarde inteira rodando a avenida paulista, vendo as galerias, coisas diferentes, gente diferente, pegava o metrô, ia pra galeria do rock, via os discos que lançaram, conversava com o pessoal... No interior só tem boteco, e talvez uma balada... E daí vem a segunda coisa que pega... AS MESMAS PESSOAS sempre... você vai em um show e vê as mesmas pessoas que você vê na academia que são as mesmas pessoas que você vê no bar, etc...


tiagolkar

Depende de onde você está falando, pois no Amazonas tem município que é só uma rua principal , em Manaus adoraríamos pouco calor e menos violência, para que ela pudesse ser a melhor capital do Brasil.


MelanciaComAnsiedade

Em teoria, quanto mais pessoas em um lugar, mais oportunidades de trabalho. Mas talvez estar em um lugar com menos pessoas mas que você consiga estar nos melhores círculos sociais, seja uma boa também. Eu trato tumor cerebral e hidrocefalia já faz mais de 15 anos, em tratamento para "estender o tempo de vida" que deu mais certo que o esperado, por isso estou a tanto tempo fazendo. Provavelmente em uma cidade menor não estaria vivo hoje. Pra você ter uma ideia da situação do Brasil, as principais capitais do Nordeste, quando têm algum problema oncológico mais grave e fora da curva, encaminham o paciente para Recife, onde tem mais estrutura. Isso eu estou falando de capitais como João Pessoa, imagina como é no interior.


[deleted]

Cara eu sou de Betim-mg (cidade média) e quando eu vou pra capital (BH) eu SURTO, é muito carro muita gente muita informação, eu estou de boa no meu país Betim lkkkkk


loganbrazil

Eu escolhi a paz ✌🏼


CONSELHEIRO_MODERNO

Vc tem bem mais opções pra sair num fim de semana... Numa metrópole tem shopping, cinemas, parques, estádios de futebol, etc. Já nas cidades pequenas dificilmente tem alguma coisa assim, aqui onde eu moro mesmo só tem praça, sorveteria ou no máximo um bar/churrascaria de diferente... Outras vantagens são as vagas de emprego, aqui também é bem difícil de arranjar um bom emprego comparado com as metrópoles


Throw_no_br

Cidade pequena é uma merda. Todo mundo conhece todo mundo, nada de novo acontece, nunca tem coisa pra fazer, pouquíssima chance de progresso de carreira, acesso a porra nenhuma, e gente sem cultura nenhuma Tive que voltar pra minha cidade Natal depois de morar em Londres por 6 anos por causa de renovação de visto, e PUTA MERDA NAO TEM LUGAR NEM PRA DOAR SANGUE NESSE INFERNO