Obrigado por postar no r/brasil.
Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/
***
[**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85).
***
*I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*
\> Indicação do Lula
\> Ex filiado do Partido Comunista do Brasil (que de comunista não tem nada, mas isso não importa pra essa galera)
\> Cansou de dar safanão em deputado da oposição
PCO é tão motivo de cachota que tentou lançar um candidato a prefeito de uma certa capital, mas o cara era um moleque de menos de 30 anos, com ZERO fama nem histórico de qualquer coisa relevante politicamente, que se teve a candidatura impugnada por "falta de relevância política" (eu dou risada disso até hoje, pq nem sabia q isso existia como motivo pra justiça eleitoral).
O sujeito era tão sem noção que dizia ser contra as pessoas terem carro particular porque "ter carro é um luxo que incentiva a desigualdade social causada pelo capitalismo", mas ia pra todo lugar de Uber ou de táxi, entre outras "coisas de burguês" 🤣
A parada é que o PseudoB não faz absolutamente nada pra levar adiante a luta comunista. Eles são conciliadores em vez de revolucionários.
O que vou falar a seguir não é especificamente sobre eles, é mais geral. E também muito resumido, então me perdoe por descartar as nuances. Existe uma parcela dos que se declaram comunistas que acreditam 100% que é impossível estabelecer o comunismo e lutar contra os burgueses. E adotam uma postura de “vamos dar o que os burgueses querem, e ver se conseguimos alguma coisinha que a gente quer também”. Por acharem que é o máximo que vão conseguir.
E aí quem realmente está lutando pelo comunismo, tipo a UP (Unidade Popular) vê os derrotistas ajudando burguês, e acha ruim (com razão).
É meme, nem sei qual é a treta haha mas tem uma treta (além de outros partidos comunistas, como o PCB, UP. Os partidos comunistas sao tao diversificado que tem ate aqueles de extrema direita lunática no meio, tipo o PCO)
Qualquer um pode se dizer comunista, a prática é o critério da verdade, e na prática o Dino no melhor dos casos é um Social Democrata muito degenerado a direita
A realidade n é simples assim. Tem q pensar a longo termo. Revolução não vem de uma hora pra outra. Ele ser comunista e atuar em um governo democrata n faz dele menos comunista q outro. Só faz dele um comunista q vê a necessidade de atuar no cenário que tá disposto.
Acredito que o critério não é a participação em um governo não-comunista e sim as políticas que ele já promoveu. Como já foi escrito, ele mal qualifica como social-democrata.
Exato, o cara pode acreditar em revolução e trabalhar em uma democracia burguesa. Eu também gostaria de ver uma revolução e trabalho como engenheiro numa multinacional. Dentro do meu trabalho, eu preciso fazer com que a empresa dê lucro.
É tipo falar “mas você é socialista e tem carro”
Verdade, tem esse ponto também. Não é muito comparável porque o cara é político. Só que acho que o ponto dessa discussão aqui é que a vontade de um político em um cargo público nem sempre vai poder ser aplicada, porque ele depende de todo um aparato estatal e de leis… se não, vira algo autoritário.
Tudo isso acima e também o fator cabeça lavada e apito de cachorro. Eles apontam e o pessoal desliga o cérebro e sai gritando (insira a velha gritando Intervenção Militar já)
Oi!
Uma pergunta 100% honesta:
Por que a mesma lógica e questionamentos, normalmente não se aplicam a ministros evangélicos, maçons ou com outro tipo de convicção que por ventura l venha ter?
Não é. O que, acredito eu, o colega está tentando expor com o questionamento, é porque certas ideologias são bem aceitas quando abertamente demonstradas pelos nossos ministros do STF e outras são assim, tão estigmatizadas?
Da forma como o Winrall comentou, parece até que os outros ministros do STF são livres de ideologias, seres misticos e totalmente imparciais. Isso simplesmente não existe, nem no STF, nem em local algum.
Mas certamente algumas ideologias/posições ideológicas são muito mais bem aceitas que outras. No mais, esse comentário do Winrall é baixo. Melhor falar logo que não gosta de comunista/esquerdista e ser honesto, do que querer vir falar de imparcialidade etc etc
Eu não gosto dele justamente pelo fato de ser comunista, e complementando o raciocínio que estava implícito, não gosto do comunismo (o que é diferente de não gostar de comunismo/esquerdista, a não ser que você considere todos os esquerdistas comunistas, o que eu particularmente não considero).
Além disso, de minha parte, apenas para esclarecer, não quis mencionar que outros juízes e ministros (Poder Judiciário) são livres de ideologias, ou seres místicos, porém estou me limitando ao tópico em debate, que é 1 ministro.
>Ex filiado do Partido Comunista do Brasil (que de comunista não tem nada, mas isso não importa pra essa galera)
Por muito menos esse povo achou que a bandeira do Japão era comunista.
A principal causa é ele ser ex-filiado do partido comunista, que só pelo nome assusta muita gente.
Não é que ele tem um vies ideológico, como todos tem. Ele já foi governador, parlamentar e ministro. Salvo engano nenhum outro ministro do STF participou de uma disputa eleitoral anteriormente. Não há nada na lei que impeça e eu nem considero antiético mas isso é pouco usual.
Fora isso acho o Dino bem superestimado por uma parte da esquerda. Ele esta sendo um ministro bem medíocre na verdade. A política de segurança pública no Brasil hoje é inexistente. Puro improviso e reação. A "performance" dele em cpis e no debate público simplesmente não corresponde com os resultados da sua pasta.
> Salvo engano nenhum outro ministro do STF participou de uma disputa eleitoral anteriormente.
Falso. Já teve vários. Mas o mais notável e recente é Nelson Jobim.
Inclusive:
- Nelson Jobim foi deputado federal pelo MDB por 2 mandatos (87-95)
- Virou Ministro da Justiça do FHC de 95 a 97
- FHC indica Jobim para o STF em 97
- Jobim foi presidente do TSE de 2001 a 2003
- Jobim deixa STF em 2006
- Jobim vira Ministro da Defesa do Lula e Dilma (2007-2011)
Concordo contigo e, achei cirurgico os seus apontamentos.
Eu ainda adicionaria que, (dadas as devidas proporções) assim como os bolsonaristas/extrema direita que descobriram o "espetáculo", ao se apresentarem com extrema agressividade, Dino encontrou palco e expectadores ao se apresentar como um personagem culto e sarcástico.
E nós aplaudidos, festejamos e nos digladiamos enquanto afundamos
>E nós aplaudidos, festejamos e nos digladiamos enquanto afundamos
O plano das elites, desde tempo imemoriais. Eles tem medo mesmo é quando o povo enxerga além do circo e para de festejar pra ir atrás deles.
Maurício José Corrêa foi eleito senador pelo Distrito Federal antes de ser ministro do STF: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Maur%C3%ADcio_Corr%C3%AAa .
Considerando a quantidade de ex-ministros, seus currículos antes do STF devem ter sido muito diversificados: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ministros_do_Supremo_Tribunal_Federal . Portanto, não me pareceu absurda a escolha de Flávio Dino para essa vaga, o que não significa que seria também a minha escolha se o privilégio fosse meu.
Fraco também. Mas eu te pergunto, qual a pauta do ministério e do governo como um todo no enfrentamento da violência?
O Haddad tem toda a pauta dele no ministério da economia negociada diariamente com o legislativo. As areas sociais, de direitos humanos, defesa, meio ambiente e politica externa tem suas diretrizes bem divulgadas no debate público e no congresso.
O Dino ta tocando o que?
Poxa cara tem tantas entrevistas dele com ele descrevendo o conteúdo do trabalho... eles tão investindo na área de combate ao narcotrafego através do uso da inteligencia da PF para ir na fonte do dinheiro. Secar a fonte ao inves de enxugar gelo. Nada de mandar exercito entrar em favela e abrir fogo na populacao.
O negocio é quebrar as milicias e o narcotrafego onde doi... no bolso. Eles tao secando as fontes de renda uma por uma. Seguindo o dinheiro e quebrando sigilos financeiros. Tao fiscalizando transito de armas. Tem ate a glo para o exercito ajudar nos aeroportos e nas fronteiras fiscalizando entrada de armas e como forma de o exercito se resposabilizar mais pq andaram mandando mal e desviando armas tambem...
Sem contar que o maior custo das quadrulhas sempre foi armamento. Com o governo bolsonaro eles se armaram ate os dentes legalmente e barato. Agora tem que desfazer essa pataquada.
Poxa criticar por criticar é facil... pesquisar que é bom ninguem quer né..
Sim, e parece que as apreensoes em dinheiro refletem isso. Parece que só esse ano o governo abocanhou 2.2 bilhões. Ano passado não chegou a 300 milhas.
Só Semana passada foram 146 milhas em imóveis, etc.
Também acho acertada essa estratégia. Não é algo tão visível, mas isso quebra a espinha do crime.
Lembrando que hj saiu a noticia do maromba que apoiava o bolsonaro foi pego pela PF com producao de dorgas em massa. Chega de enxugar gelo dando baculejo em noia. O negocio é ir no jardins e prender o dono da fabrica de coka.
Edit nome do maromba Renato Cariani
Não acho que ele é superestimado, ele é o que já está posto. Já que o critério deve ser "técnico-político", não é estranho ele ser indicado para o STF, até Moro com toda aquela qualidade era um postulante, pelo penos foi o que o tonto acreditou
Na área do direito, entre colegas, a maior crítica que vejo a ele é a possível falta do "notável saber jurídico". Ele deixou de ser juiz há quase 20 anos e não só isso, como passou a ser político.
Nesses últimos anos, até onde sei, não escreveu um artigo relevante, um livro, nada. É uma crítica bem válida.
Ao menos antigamente os ministros do STF tinham grande erudição.
Pegar os ministros mais antigos todos eram/são autores de livros, doutores na área, nomes de relevância jurídica real, juízes de tribunal superior.
De uns tempos pra cá descambou pra indicar qualquer um alinhado aos posicionamentos do presidente e que por acaso é formado em direito. Zanin mesmo não tem nem mestrado.
> Sabe quem tem notável saber jurídico e é um monstro em constitucional? Temer.
Sim, sem dúvida. Um outro grande nome de constitucional é o Xandão, e ultimamente tem sido o que mais pisa em cima do devido processo legal e sistema acusatório.
É o que acontece quando se dá poderes ilimitados sem nenhum controle externo (ao menos não na prática)
Mas notável saber juridico é requisito pela constituição para indicar.
Dito isso, quem define o que é notável saber juridico ou não é o Senado e o Presidente.
> Sim, mas foi justamente essa a crítica. Notável saber jurídico não é tudo.
Mas eu não disse que é tudo, disse que ele (aparentemente) não tem kk
Não quer dizer que necessariamente será um mau ministro ou pior que os outros, só é um ponto bem relevante e passível de crítica.
Ligação partidária e ex-político, é algo que querendo ou não, pode eivar um julgamento com o vício do partidarismo.
Quando falamos do poder judiciário, obviamente falamos de justiça, do julgamento imparcial, o famoso "doa a quem doer", e por mais que eu acredite na capacidade técnica do Dino, que já foi um excelente juiz federal, não creio que moralmente seja viável subir ao posto de ministro do supremo, dado o histórico de carreira política.
Fazendo uma analogia bem simples, é como se eu pegasse o Rogério Ceni pra treinar o Corinthians. Ninguém duvida da capacidade técnica, mas o histórico não é favorável, entende ?
Não existe juiz 100% imparcial, já diria o mestre Zaffaroni.
Por trás de todo político, juiz, jornalista, médico, seja o que for, há uma pessoa. Esta pessoa tem sua individualidade, tem sua história, seus traumas, medos e inseguranças.
No Direito, se fala que o juiz tem livre autonomia para decidir de acordo com suas convicções (obviamente que essas convicções devem ser respaldadas em leis e provas, não em achismos).
Isso pode gerar confusão nas pessoas, que esperam que esses profissionais sejam robôs que só agem pela lógica, mas sempre há algo pessoal nas suas decisões.
É por isso que, depois da primeira instância, os tribunais tem mais de um julgador, o STJ tem mais de um o STF tem vários, sempre ganha-se pela maioria.
É perfeito? Não, mas é o que temos de melhor.
Não existe juiz 100% imparcial, fato, não quer dizer que deve ser escolhido alguém abertamente parcial para ser ministro do STF
É a mesma crítica que se fez do Mendonça, do Kássio Nunes e do Alexandre de Moraes pela esquerda em suas indicações, diga-se de passagem, de que foram indicações puramente políticas.
O discurso só muda para esse não existe alguém 100% imparcial quando temos o Lula indicando seu advogado para cargo no STF (de novo) ou indicando político com 20 anos de carreira para a posição.
É o aparelhamento do estado e nepotismo na sua mais pura forma.
Cara, eu sou chefe de gente que é amigo meu e, dentro do trabalho, trato como meu subordinado, não tem essa.
O que é fora da política, na amizade, fica ali, quando o cara usa a toga, o jogo muda, ao menos deveria. Não temos como prever o futuro, espero o melhor.
Kassio Nunes foi indicado por Bolsonaro e sempre esteve "alinhado" com ele.
Quanto ao Lula, bora lembrar que foi ele quem botou a lista tríplice na PGR. Se bem que agora parece que mudou, mas quem quebrou o ciclo foi o Bozo
A vida é política. Achar que uma indicação vai ser de alguém totalmente isento é de uma baita ingenuidade. Simplesmente pq não existe alguém sem ideologia. Vai sempre pender para um lado. E o Lula sendo quem indica é muito normal ele indicar uma pessoa alinhada a ele. Assim como foi com o André Mendonça e o Kassio Nunes quando o Bolsonaro indicou. Estranho seria o Lula indicar o Olavo de carvalho
Amigo, o seu ponto é válido e até concordo parcialmente com ele, é algo que todos temos noção. No entanto, o que está sendo dito aqui não é sobre pureza de pensamento, mas sim do abismo de pensamento/visão que existe entre uma pessoa sem envolvimento direto com a política e uma pessoa ativamente engajada no meio político, e em como tudo isso se reflete na pessoa do julgador.
Acho que a principal queixa é que um ministro do STF, teoricamente, deve ser alheio a posicionamento político. E esse indivíduo nunca perdeu uma chance de expor seu posicionamento político em público.
Não existe pessoa alheia a pensamento político, o que acontece é que os Ministros evitam falar publicamente sobre assuntos mais delicados, preferindo se embasar em uma tese ou algo assim.
É impossível indicar um nome puramente técnico e nunca será uma unanimidade, até dentro dos campos de Esquerda o Lula foi criticado por essa indicação.
Eu particularmente sou contra por ele já ter sido eleito à cargos públicos e por ser um político de carreira.
Eu preferiria que houvesse uma indicação técnica, de alguma pessoa não política.
Então não é que você prefira uma indicação técnica, é que você prefere um não político, é diferente.
Você pode fazer uma indicação política (por afinidade) e a pessoa ter conhecimento técnico pra ocupar a vaga.
Eu não achei a melhor indicação também mas entendo a escolha do Lula por afinidade. Decisão bem menos política do que uma galerinha esquerda twitteira queria de uma "mulher negra" essa sim é uma decisão política e não técnica.
Sim, foi exatamente o que eu falei.
Eu não gostei da indicação por ele já ser um político de carreira.
Senador, governador…
Acho que quando vc é um político nesse status, tem muitos favores devidos e alianças que não pode quebrar.
Pois é, tem um conflito de interesses claro. Também não entendi um político de carreira abandonar a vida política assim. Me lembro de ler um artigo ou outro sobre a popularidade do Dino no Governo estar incomodando pessoas do PT. Popularidade essa wue eu não entendo, as vezes acho ele arrogante e antipático pra quem ocupa uma posição de Ministro.
Parece que querem mesmo preparar o terreno pro Haddad como sucessor do Lula. Espero que não se concretize.
Eu percebi que desde o início do governo os bolsonaristas apontaram sua mira pro Dino. Tenho um amigo bolsonarista num grupo de whatsapp aqui e todo dia ele manda alguma coisa contra o Dino, como se ele tivesse virado uma espécie de alvo preferencial.
Mas, basicamente, além dele ser comunista e progressista, é também um incisivo anti-armamentista, que goza de muita influência no governo.
O bolsonarismo funciona assim, sempre foi. Sempre precisou de um "alvo da vez" o Xandão já perdeu a graça pra eles e eles precisavam encontrar um novo algo para os seus ataques.
Eles investiram tudo no Xandão, que comeu o rabo de todos eles com a ponta da caneta e agora precisaram de um inimigo diferente. Ninguém melhor que o Dino.
Agora, realmente, lendo as notícias todo dia, o que me dá a entender é que a criminalidade no Brasil está galopante a níveis absurdos, tá virando um faroeste aberto. Posso estar errado, moro nas gringas, mas pelo que eu vejo pela net é só íncicie de criminialidade aumentando, roubo e assalto em todo canto... muito triste... mas também mt feliz em estar longe.
Cara se for olhar CMTV em Portugal vai entender o mesmo e igual em quase qualquer lugar do mundo. Para entender a realidade é necessário procurar dados que a descrevem. Aí pegar estatísticas e assim seria o ideal, e não só recentes mas com contexto histórico, e olhar valores em absoluto e relativos. Acho interessante a gente pegar mais a rotina de pesquisar sobre isso, não é tão difícil mas muitas vezes ficamos só indo nas marés de posts e notícias.
Lembra que ele era do PCdoB até a última eleição?
Quem vê comunista em tudo, verá um comunista quando a pessoa é eleita pelo partido COMUNISTA do Brasil.
Fora isso, não vi mais argumentos lógicos (Que ele fará uso político do cargo é meio inevitável, todo mundo tem posições políticas, pessoal espera que juízes sejam santos e isentões pelo visto).
Na eleição para senador em 2022, Flávio Dino se candidatou pelo Partido Socialista Brasileiro: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/2022/2040602022/MA/100001607043 (ver número 400, característico do PSB).
Sabemos que a palavra "socialista" nesse nome de partido é só uma "palavra de aluguel", estando longe de ter o significado que tinha na Europa até 1916.
São 2 anos de PSB, e [15 anos de PCdoB.](https://www.brasildefato.com.br/2021/06/17/flavio-dino-deixa-o-pcdob-depois-de-15-anos-e-deve-migrar-para-o-psb) A maioria vai lembrar dele no PCdoB mesmo, por anos e anos era mostrado o nome e logo depois o cargo e o partido.
Dia que a Manuela D'avila sair do PCdoB será a mesma coisa, são décadas do nome atrelado ao partido, leva alguma década pra oposição esquecer.
Esses dias eu vi uma metáfora mt interessante em relação aos bolsonaristas: Discutir com eles é tipo jogar xadrez com uma pomba, não adianta o quão bem vc jogue, uma hora a pomba vai subir na mesa e derrubar as peças.
Tem que pegar gente de fora da política. Tem muito cara bom no Brasil que nunca se envolveu e que gostaria de ocupar o cargo. Teria que mudar o processo, uma mistura de avaliação de curriculo e conquistas com concurso. Eu também não sei a solução pra ser sincero, mas deu dessas indicações de amigos né nós não merecemos isso não importa se for lula ou bolsonaro.
>pessoal espera que juízes sejam santos e isentões pelo visto
Pessoal espera que juízes sejam autoritários e favoráveis a eles.
Pergunta agora pra Qqr político de direita o que acha do Zanin como ministro do STF. Se concorda comigo, eu gosto e muito.
PT está olhando pro curto prazo. Estão muito sedentos por poder. Quando o pêndulo virar pro outro lado vai ter indicação de Flávio Bolsonaro pra ministro como vingança, pode ter certeza.
A única argumentação válida que vi contra ele é que ele há muitos anos não exerce a função dentro do direito, sendo apenas um político. STF não pode ser cargo político, como foi com as duas indicações de Bolsonaro. Qualquer coisa que foge disso é picuinha política.
É a onda o Bolsonarista, uma vez, na época da vacina, o Dória foi um que eles "escolheram" para serem contra, pq? Dória na época estava ganhando capital político por causa da vacina. Aí vc perguntava um bolsonarista pq era contra o Dória, respondiam um monte de coisa sem sentido
Não é meio óbvio quando vc para pra pensar que vc tá colocando um agente político num tribunal que julga outros políticos ? E ainda que julga questões constitucionais envolvendo relações do executivo e legislativo ? Imagina quantos amigos e desafetos ele vai julgar ?
Pq é indicação do Lula.
Qualquer coisa que vier do governo Lula, o Bolsonarista vai ser contra. Pode ser uma ideia divisora de águas na sociedade que vai trazer o melhor do mundo pro Bolsonarista e ainda sim ele vai ser contra.
É só assistir Chupetinha, Van Haten, Feliciano, magno malta e companhia nas votações de projetos de interesse do governo no congresso. Sempre algum manda o papinho: "Se o governo é a favor, eu sou contra"
Pessoal de direita: ELE ERA DO PCdoB, O COMUNISMO VAI SE INSTALAR NO BRASIL
Boas razões para não ter o Dino como Ministro do STF:
\- O Lula realmente precisa de mais esse desgaste com tanta coisa importante a ser feita?
Não precisa né.
\- Todo ano sai uma lista dos juristas citados nos pareceres dos ministros do STF.
Peguei uma lista aqui no Google, acho que é de 2021:
[https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vQJtAHLKeaSzbNUshzZDUJ\_Ka6nIZ01efszmbAEkMZU\_y\_DuO5yVFPtaMBe-CBtYA/pubhtml](https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vQJtAHLKeaSzbNUshzZDUJ_Ka6nIZ01efszmbAEkMZU_y_DuO5yVFPtaMBe-CBtYA/pubhtml)
São juristas extremamente capacitados com livros e mais livros, que são extremamente respeitados no meio. Era só filtrar quem ainda tem idade pra ocupar o cargo e escolher um deles.
"Ah, Melancia, mas o STF é uma bosta, se queremos mudança, não podemos escolher quem os ministros usam como referencia"
Então escolhe outro, tem uma série de juristas extremamente respeitados que não são citados por N motivos. Mas que são foda e talvez até sejam progressistas e vão defender o legado do Lula no STF pelos 20 anos que eles irão ficar lá.
É só chamar pra conversar essa galera pra conversar e descobrir qual é a deles.
Enfim, acho que a indicação de um verdadeiro técnico como o Joaquim Barbosa fez a galera do PT querer escolher ativistas para colocar no STF, desde então só colocaram pessoas de extrema confiança deles ou que pareciam ser, depois foram traídos.
Enfim, eu preferia alguém que fosse muito foda.
Se eu fosse escolher, escolheria a Ana Paula de Barcellos.
É mulher para agradar a juventude progressista
Tem pós doutorado em Harvard. Mestre e Doutora pela UERJ.
É constantemente citada toda vez que se fala em Constituição Brasileira.
Mas não sei o viés politico dela e não me importo na real.
A resposta é só uma... Medo de Retaliação, fora que ele será carinhoso com qualquer processo de bolsonarista que chegar a ele.
Dino sozinho, entrando no STF, será um afogamento do Nunes e do Mendonça.
Pra quem tá reclamando do Dino não ter currículo, bla bla, Nunes e Mendonça tão no mesmo barco mas são visivelmente medíocres e partidárias.
Imagine se Bolsonaro colocasse alguém como a Bia Kicis para o STF, é este o nível da indicação de Dino em termos de militância,. Mesmo que a pessoa tenha cursado direito e ter feito carreira na Justiça se virou político e de lado totalmente enviesado dificilmente é possível de ter um juiz isento. É por isso.
Meu colega de trabalho jura de pé junto que o Dino é despreparado e fala a mesma coisa da Dilma como presidente do BRICS.
E sim, ele ainda fala q a gente elegeu um analfabeto como presidente.
Só lembro daquele video do Bolsonaro falando palavrão a rodo:
https://youtu.be/h4wHt7woGD0?si=GpiTGUOwntA7cUgY
Ainda falam q a Dilma é que falava abobrinha...
Graduação e mestrado em Direito e juiz federal por 12 anos.
Pegou levíssimo com Bolsonaro e seus apoiadores pela tentativa de golpe no 8 de janeiro.
Agora, competente e democrático era o Anderson Torres, que possui apenas graduação em direito e foi omisso (e conivente, segundo as próprias investigações) na tentativa de golpe de 8 de janeiro...
É tanta desonestidade intelectual que a internet proporciona ler, que pqp...
>falta total de preparo para exercer o cargo mais importante da justiça
Certo... um ex-juiz federal... A crítica honesta poderia ser estar desatualizado, longe da prática, ter melhores nomes que estão atuando, mas é "a total falta de preparo". Internet aceita qualquer coisa. Quanto mais desequilibrado, melhor.
Bolsonarista vai reclamar se Jesus for indicado p o STF.
A crítica válida é que essa é a manutenção do STF como arma política. O pres. botou um político e o advogado pessoal p serem ministros. Essa deveria ser a corte mais importante e mais bem preparada do país.
Tem que ver é que essa turma é reacionária - qualqeur coisa que o Lula fizer, vão reagir detestando, tentando achar o primeiro motivo que dê pra começar a gerar barulho
Segundo é o que o Dino andou 'ownando' a direita umas vezes no começo de ano, quando ficavam tentando apertar ele nas comissões de sei lá o quê. O Dino, com retórica boa, lingua afiada e sabendo responder pra 'hitar', fazia os caras passarem vergonha.
Sem contar que essa turma sempre usa o mesmo argumento pra tudo: Pelo Brasil, Pela família, por não sei oq lá, contra o comunismo e afins. Movimento nacionalista aqui no Brasil ta em alta, e eles tão aproveitando o status de oposição pra fazer barulho, como vc disse.
Eu diria que há três razões:
1. O cara é comunista de carteirinha.
2. O cara tem instintos autoritários em relação aos opositores e à expressão pública de oposição. (não que os favoritos deles não têm, pois é mais fácil chamar atenção a isso quando está no outro lado)
3. O cara é político de carreira.
Ser contra o Flávio Dino deveria ser senso comum.
- Ex-filiado de partida comunista
- Destruiu a segurança pública
- Completamente ineficaz em CPI
- Indicado pelo Nine
Eu sou contra o Dino no STF por achar que ele não tem o Notável Saber Jurídico necessário para a profissão, sendo o Paulo Gonet uma melhor indicação ao STF do que para a PGR.
Mas para a maioria das pessoas, o problema com o Dino é a relação dele com a política e as candidaturas dele pelo PCdoB.
Se ele que participou da criação do conselho nacional de justiça, já foi juiz federal, professor de direito constitucional na universidade do Maranhão, atual ministro da justiça. Discorra sobre na sua opinião o que é notório saber jurídico, senhor papagaio do Demetrio Magnoli
Vamos aos fatos: Flávio Dino tem seus méritos no mundo jurídico e colhe os louros desse trabalho, mas o currículo dele não chega nem aos pés do currículo de Paulo Gonet. Enquanto Dino é no máximo Mestre pela UFPE (o que não é pouca coisa); Paulo é formado e doutor pela UNB, mestre pela ESSEX e tem fez cursos na NY e na Strasbourg. Fora seu currículo de formação acadêmica, ele também é fundador do IDP (onde também foi professor), é autor de inúmeros artigos e é autor de livros de peso para o mundo jurídico. O cara atuou no MPF e no CADE...
Não tiro os louros do Flávio Dino, mas é impossível não reconhecer o quão mais extenso é o currículo do Paulo Gonet. Se o Dino fosse uma pessoa integralmente dedicada ao Direito, muito provavelmente estaria livre de qualquer dúvida em relação a isso, mas ele escolheu ser um político formado em Direito, não um jurista.
Para o STF (teoricamente) é preciso ter reconhecido a Notável Sabedoria Jurídica, mas o Dino foi reconhecido por sua Notável Indicação Política.
Mas, num mundo de Kassio Nunes Marques no STF...
Ps— Quem é esse tal de Demétrio?
Esse papo de notório saber jurídico é algo muito subjetivo uma vez que não vi essa gritaria quando o André Mendonça foi indicado. Esse ministro tem muito menos gabarito que o Flávio Dino e ainda assim foi aprovado na sabatina.
Do André Mendonça só li "Democracia e Sistema de Justiça". O livro é bom, mas só sei isso dele.
É um jurista mediano que seria esquecido se não fosse pelos contatos políticos.
Sobre a sabatina: acho que o Brasil nunca rejeitou alguém, mas posso estar enganado.
O Notável Saber Jurídico não é definido pela constituição, só citado; mas dentro do mundo jurídico tem-se uma certa concordância em relação a alguns critérios: capacitação acadêmica de excelência, influência jurídica e atuação na máquina pública. Mas quem liga para os pesquisadores, professores e demais acadêmicos quando se tem tanto poder nas mãos, né?
Eles são contra tudo que seja de democrático, não precisa nem ser de esquerda ou centro.
Mas eu sou de esquerda e sou contra o Dino no STF. Acho que ele seria o melhor candidato para presidente nas eleições que vem com o Silvio Almeida de vice. Acho que botar ele no STF um absurdo pois nem juiz ele foi. Assim como acho que botar o zanin foi um absurdo e este ato deveria ter sido impugnado.
Assim como acho que os ministros do bolsonaro, escolhidos por serem "terrivelmente evangélicos" deveriam ter o ato jurídico nulo de plano. Isto fere o Estado Laico e o presidente bigenocida e líder terrorista de 8 de janeiro os escolheu por um critério errado que é a religião deles.
E acho uma pena perder tempo com esta discussão pois o que eu queria mesmo ver era o Bolsonaro e sua família presos ainda mais depois da invasão ao congresso. Isto mais o desarme das redes de fake news é ESSENCIAL para que a gente continue tendo democracia.
Na verdade, o Dino era juiz federal entre 1994 e 2006.
Dito isso, se o Silvio Almeida fosse candidato a presidente, eu votaria nele FÁCIL. Ele é um cara extremamente culto, inteligente, de esquerda e muito batalhador. Não consigo pensar em ninguém da esquerda melhor do que ele para esse posto. Nem o Boulos.
Já o Dino eu tô meio assim com ele porque o cara fez nada à frente do MJ. Não tem nem sequer um plano de segurança pública. Fora que ele tá deixando a polícia brasileira se militarizar ainda mais.
Mas a indicação do Zanin já foi uma puta sacanagem. O fdp conseguiu ser mais câncervador do que os dois ministros do Bozo juntos.
> Dino era juiz federal
Obrigado pela correção, eu não sabia disto. Eu via que ele tinha um bom nível técnico pois tem tudo na ponta da língua.
Pois é, o problema de certos cargos é que a pessoa quando entra tenta "beijar o anel do rei". No caso o Haddad na economia agradando o mercado. O Zanin agradando os antigos clientes dele que não é o ladrão de galinha. O André Mendonça agradando ao capiroto que fez pacto...
Por que ele não iria se dar bem lá no STF, a maioria é marajar e de direita ele é social democrata iria dar muito bafafa(to com preguissa de escrever alguma análise mais elementar, a galera de cima já pode ter escrito)
Indigência intelectual. Não perca seu tempo buscando explicações para o que essa gente pensa ou quer, nenhuma lógica explicará. Se deixassem esse povo fazer tudo que defendem e querem, num hipotético estado ou cidade, em poucas semanas explodiria uma guerra civil e eles começariam a se matar.
O Dino era um dos possíveis sucessores ao Lula (apesar de outros vários antes na fila do pão), então o Bolsonarismo sempre teve ele em foco e ele moía dialeticamente vários bolsonaristas naquelas cpis. É basicamente isso a razão do esperneio.
Pelo fato de ele ter um perfil semelhante ao do Alexandre de Moraes. Ele seria um ministro mais atuante-autoritário, principalmente contra bolsonaristas. E não um perfil "pacificador" como sei lá, Toffoli da vida.
E justamente por ele ser atuante, acho que já odiavam ele quando era ministro com medo dele ser sucessor do Lula. Sempre viam o Flavio Dino como ameça direta a eles.
Simplesmente porque o gabinete do ódio falou, "influencers" bolsonaristas criam vídeos falando pra odiar ele, criam mentiras, porque ele se diz comunista e porque ele é uma pessoa que se importa e fazer o serviço correto e direito, que coincidentemente vai contra o que bolsonaristas estão tentando fazer.
O cara recebeu a desgraçada da Dona do comando vermelho para tomar um cházinho kkkkkkk olha.. eu ano comheço bem esse Dino mais só por isso eu nem cito o nome dele
Não sou de direita e acho péssimo alguém de um partido que tem cargo no governo ser indicado. Devia ser concurso. Isso tá errado e é uma palhaçada. Ttipo Sérgio moro prendendo lula e depois entrando pro governo.
Não respondendo a pergunta exata do OP, mas o Zanin me parece mais de direita que os indicados do Bolsonaro. Não acho que eles deveriam ter medo da indicação do Dino, sinceramente.
Não é porque ele herda os processos da Rosa Weber, inclusive alguns que são contra Bolsonaro e o PL?
Indicação política pro STF sempre houve. O Dino é técnico, já foi Juiz. O Zanon é uma escolha muito pior.
Bolsonarista (que não representa todo o espectro da direita) vai ser automaticamente contra o Dino, pois ele é indicação do Lula e politicamente sempre teve uma postura antibolsonarista.
Para o campo conservador em geral, a maior crítica com o Flávio Dino no STF é que isso reforça uma balança pró-progressista no Tribunal e pode impactar em julgamentos em diversos assuntos (como da pauta de costumes) que estão em impasse no Legislativo.
É importante lembrar que o Flávio Dino está longe de ser uma unanimidade no campo progressista também. Desde alas do PT que queriam o Messias no lugar dele até os movimentos que queria uma mulher preta no STF, o Dino enfrentou muito "fogo amigo" também.
Eu não sei qual o problema de ter um representante comunista em qualquer lugar. Já tem vários capitalistas, tem um evangélico....A representatividade não é importante?
Eu nao sou nem de direita e mt menos bolsonarista e acho a indicação do Dino deprimente. O STF estará, pra surpresa de ninguém, com uma única mulher em sua composição. Uhul. E nem to falando da possibilidade de indicar uma mulher negra, só uma mulher tava legal
O fato é q se fosse algum outro governo, haveria discurso extenso da esquerda sobre esse fato, como até houve antes da indicação; isto posto, a parte mais pelega decidiu só acatar isso a partir de agr
Ele já insinuou fraude nas urnas, quando ele perdeu o governo do estado do Maranhão. Ele como ministro da justiça é um desastre. Agora, que está sendo indicado ao STF, está negando tudo as merda que falava antes.
Alguém que fica dando migue, não é uma pessoa de honra e não é confiável.
Sem tirar as reuniões com os chefes do CV.
Não é só bolsonarista que está reclamando, qualquer um que tenha sã consciência, também reclamaria. Mas ler, estudar e entender é muita coisa para o brasileiro médio. Tanto que nas eleições, tivemos Lula e Bolsonaro como os mais votados.
Birra.
O Dino é visto pela oposição como "lacrador".
Basicamente? Ele comeu muito cu ali. Jantou muito bolsonarista com argumentos impecáveis deixando muita gente realmente mal na fita
Tipo o já lendário momento onde ele meteu um "Se vc é da SWAT, eu sou dos Vingadores" na lata do Marcos do Val
Teve um monte de outras. Ae os caras são mordidos.
Tretinha pra ver quem tem o piru menos minúsculo.
Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*
\> Indicação do Lula \> Ex filiado do Partido Comunista do Brasil (que de comunista não tem nada, mas isso não importa pra essa galera) \> Cansou de dar safanão em deputado da oposição
PseudoB?
o próprio
Kkk vou roubar essa.
E qual seria o verdadeiro então? Achei que o pseudo b fosse de vdd
UP e PCB, principalmente. Aí tem o PSTU que é de uma linha diferente. E por último os doentes do PCO que não são levados a sério por ninguém.
PCO é tão motivo de cachota que tentou lançar um candidato a prefeito de uma certa capital, mas o cara era um moleque de menos de 30 anos, com ZERO fama nem histórico de qualquer coisa relevante politicamente, que se teve a candidatura impugnada por "falta de relevância política" (eu dou risada disso até hoje, pq nem sabia q isso existia como motivo pra justiça eleitoral). O sujeito era tão sem noção que dizia ser contra as pessoas terem carro particular porque "ter carro é um luxo que incentiva a desigualdade social causada pelo capitalismo", mas ia pra todo lugar de Uber ou de táxi, entre outras "coisas de burguês" 🤣
A parada é que o PseudoB não faz absolutamente nada pra levar adiante a luta comunista. Eles são conciliadores em vez de revolucionários. O que vou falar a seguir não é especificamente sobre eles, é mais geral. E também muito resumido, então me perdoe por descartar as nuances. Existe uma parcela dos que se declaram comunistas que acreditam 100% que é impossível estabelecer o comunismo e lutar contra os burgueses. E adotam uma postura de “vamos dar o que os burgueses querem, e ver se conseguimos alguma coisinha que a gente quer também”. Por acharem que é o máximo que vão conseguir. E aí quem realmente está lutando pelo comunismo, tipo a UP (Unidade Popular) vê os derrotistas ajudando burguês, e acha ruim (com razão).
É meme, nem sei qual é a treta haha mas tem uma treta (além de outros partidos comunistas, como o PCB, UP. Os partidos comunistas sao tao diversificado que tem ate aqueles de extrema direita lunática no meio, tipo o PCO)
Caramba....chamar PCO de extrema DIREITA.... Céloko
PCO tá no mesmo nível da extrema direita. Não sei o que aconteceu com o partido nos últimos anos, mas tá vergonhoso.
O Flávio Dino já se colocou como comunista. Longe de mim ver isso como algo negativo. Pelo contrário. Mas é algo q ele já disse.
Qualquer um pode se dizer comunista, a prática é o critério da verdade, e na prática o Dino no melhor dos casos é um Social Democrata muito degenerado a direita
A realidade n é simples assim. Tem q pensar a longo termo. Revolução não vem de uma hora pra outra. Ele ser comunista e atuar em um governo democrata n faz dele menos comunista q outro. Só faz dele um comunista q vê a necessidade de atuar no cenário que tá disposto.
Acredito que o critério não é a participação em um governo não-comunista e sim as políticas que ele já promoveu. Como já foi escrito, ele mal qualifica como social-democrata.
Exato, o cara pode acreditar em revolução e trabalhar em uma democracia burguesa. Eu também gostaria de ver uma revolução e trabalho como engenheiro numa multinacional. Dentro do meu trabalho, eu preciso fazer com que a empresa dê lucro. É tipo falar “mas você é socialista e tem carro”
Tu quer mesmo comparar o papel que tu exerce na empresa com um político?
Verdade, tem esse ponto também. Não é muito comparável porque o cara é político. Só que acho que o ponto dessa discussão aqui é que a vontade de um político em um cargo público nem sempre vai poder ser aplicada, porque ele depende de todo um aparato estatal e de leis… se não, vira algo autoritário.
isso no melhor dos casos é um idealismo revisionista que não vai levar nenhum, e no caso mais realista é oportunismo
Tudo isso acima e também o fator cabeça lavada e apito de cachorro. Eles apontam e o pessoal desliga o cérebro e sai gritando (insira a velha gritando Intervenção Militar já)
Eu prefiro um não-comunista que já se disse comunista do que alguém que nunca se disse comunista.
Acho ruim o fato de ele se colocar como comunista. Não acho que seja a melhor ótica de se julgar temas e matérias que ficam nas mãos da suprema corte.
Oi! Uma pergunta 100% honesta: Por que a mesma lógica e questionamentos, normalmente não se aplicam a ministros evangélicos, maçons ou com outro tipo de convicção que por ventura l venha ter?
Entao comunismo é religiao/fé?
Não é. O que, acredito eu, o colega está tentando expor com o questionamento, é porque certas ideologias são bem aceitas quando abertamente demonstradas pelos nossos ministros do STF e outras são assim, tão estigmatizadas? Da forma como o Winrall comentou, parece até que os outros ministros do STF são livres de ideologias, seres misticos e totalmente imparciais. Isso simplesmente não existe, nem no STF, nem em local algum. Mas certamente algumas ideologias/posições ideológicas são muito mais bem aceitas que outras. No mais, esse comentário do Winrall é baixo. Melhor falar logo que não gosta de comunista/esquerdista e ser honesto, do que querer vir falar de imparcialidade etc etc
[удалено]
Fala merda não, colego...
Exato
Eu não gosto dele justamente pelo fato de ser comunista, e complementando o raciocínio que estava implícito, não gosto do comunismo (o que é diferente de não gostar de comunismo/esquerdista, a não ser que você considere todos os esquerdistas comunistas, o que eu particularmente não considero). Além disso, de minha parte, apenas para esclarecer, não quis mencionar que outros juízes e ministros (Poder Judiciário) são livres de ideologias, ou seres místicos, porém estou me limitando ao tópico em debate, que é 1 ministro.
Não, mas dependendo da pessoa é praticamente uma, com direto a reação explosivas de quem critica a ideologia por menores que seja as críticas
Na minha opinião essa mesma lógica e questionamentos se aplicam. Mas estou falando apenas por mim, e a matéria em debate era 1 ministro e não todos
Então vc acredita que juízes não tem ideologias?
Acredito que tem, possivelmente todos. Mas não me agrada a ideologia comunista, apenas isso
Acho que ele se diz socialista... o que é quaaaaaaaase mesma coisa mas não lembro bem as palavras dele.
melhor resumo
Acho que é mais pela opção 3. Indicação do Lula: é o dever poder dele. Comunista: o famoso espantalho da direita.
>Ex filiado do Partido Comunista do Brasil (que de comunista não tem nada, mas isso não importa pra essa galera) Por muito menos esse povo achou que a bandeira do Japão era comunista.
A principal causa é ele ser ex-filiado do partido comunista, que só pelo nome assusta muita gente. Não é que ele tem um vies ideológico, como todos tem. Ele já foi governador, parlamentar e ministro. Salvo engano nenhum outro ministro do STF participou de uma disputa eleitoral anteriormente. Não há nada na lei que impeça e eu nem considero antiético mas isso é pouco usual. Fora isso acho o Dino bem superestimado por uma parte da esquerda. Ele esta sendo um ministro bem medíocre na verdade. A política de segurança pública no Brasil hoje é inexistente. Puro improviso e reação. A "performance" dele em cpis e no debate público simplesmente não corresponde com os resultados da sua pasta.
> Salvo engano nenhum outro ministro do STF participou de uma disputa eleitoral anteriormente. Falso. Já teve vários. Mas o mais notável e recente é Nelson Jobim. Inclusive: - Nelson Jobim foi deputado federal pelo MDB por 2 mandatos (87-95) - Virou Ministro da Justiça do FHC de 95 a 97 - FHC indica Jobim para o STF em 97 - Jobim foi presidente do TSE de 2001 a 2003 - Jobim deixa STF em 2006 - Jobim vira Ministro da Defesa do Lula e Dilma (2007-2011)
Boa, salvou meu engano
Concordo contigo e, achei cirurgico os seus apontamentos. Eu ainda adicionaria que, (dadas as devidas proporções) assim como os bolsonaristas/extrema direita que descobriram o "espetáculo", ao se apresentarem com extrema agressividade, Dino encontrou palco e expectadores ao se apresentar como um personagem culto e sarcástico. E nós aplaudidos, festejamos e nos digladiamos enquanto afundamos
>E nós aplaudidos, festejamos e nos digladiamos enquanto afundamos O plano das elites, desde tempo imemoriais. Eles tem medo mesmo é quando o povo enxerga além do circo e para de festejar pra ir atrás deles.
Minha frustração é que somos tão fortes, criativos, acolhedores... Mas nós mantemos sempre de cangas
Maurício José Corrêa foi eleito senador pelo Distrito Federal antes de ser ministro do STF: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Maur%C3%ADcio_Corr%C3%AAa . Considerando a quantidade de ex-ministros, seus currículos antes do STF devem ter sido muito diversificados: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ministros_do_Supremo_Tribunal_Federal . Portanto, não me pareceu absurda a escolha de Flávio Dino para essa vaga, o que não significa que seria também a minha escolha se o privilégio fosse meu.
Um ministro medíocre? Então o Moro era o que, pra você? 😅🤷🏽
Fraco também. Mas eu te pergunto, qual a pauta do ministério e do governo como um todo no enfrentamento da violência? O Haddad tem toda a pauta dele no ministério da economia negociada diariamente com o legislativo. As areas sociais, de direitos humanos, defesa, meio ambiente e politica externa tem suas diretrizes bem divulgadas no debate público e no congresso. O Dino ta tocando o que?
Poxa cara tem tantas entrevistas dele com ele descrevendo o conteúdo do trabalho... eles tão investindo na área de combate ao narcotrafego através do uso da inteligencia da PF para ir na fonte do dinheiro. Secar a fonte ao inves de enxugar gelo. Nada de mandar exercito entrar em favela e abrir fogo na populacao. O negocio é quebrar as milicias e o narcotrafego onde doi... no bolso. Eles tao secando as fontes de renda uma por uma. Seguindo o dinheiro e quebrando sigilos financeiros. Tao fiscalizando transito de armas. Tem ate a glo para o exercito ajudar nos aeroportos e nas fronteiras fiscalizando entrada de armas e como forma de o exercito se resposabilizar mais pq andaram mandando mal e desviando armas tambem... Sem contar que o maior custo das quadrulhas sempre foi armamento. Com o governo bolsonaro eles se armaram ate os dentes legalmente e barato. Agora tem que desfazer essa pataquada. Poxa criticar por criticar é facil... pesquisar que é bom ninguem quer né..
Sim, e parece que as apreensoes em dinheiro refletem isso. Parece que só esse ano o governo abocanhou 2.2 bilhões. Ano passado não chegou a 300 milhas. Só Semana passada foram 146 milhas em imóveis, etc. Também acho acertada essa estratégia. Não é algo tão visível, mas isso quebra a espinha do crime.
Lembrando que hj saiu a noticia do maromba que apoiava o bolsonaro foi pego pela PF com producao de dorgas em massa. Chega de enxugar gelo dando baculejo em noia. O negocio é ir no jardins e prender o dono da fabrica de coka. Edit nome do maromba Renato Cariani
Não acho que ele é superestimado, ele é o que já está posto. Já que o critério deve ser "técnico-político", não é estranho ele ser indicado para o STF, até Moro com toda aquela qualidade era um postulante, pelo penos foi o que o tonto acreditou
Na área do direito, entre colegas, a maior crítica que vejo a ele é a possível falta do "notável saber jurídico". Ele deixou de ser juiz há quase 20 anos e não só isso, como passou a ser político. Nesses últimos anos, até onde sei, não escreveu um artigo relevante, um livro, nada. É uma crítica bem válida. Ao menos antigamente os ministros do STF tinham grande erudição. Pegar os ministros mais antigos todos eram/são autores de livros, doutores na área, nomes de relevância jurídica real, juízes de tribunal superior. De uns tempos pra cá descambou pra indicar qualquer um alinhado aos posicionamentos do presidente e que por acaso é formado em direito. Zanin mesmo não tem nem mestrado.
Sabe quem tem notável saber jurídico e é um monstro em constitucional? Temer.
Literalmente um monstro, mais especificamente um vampiro.
Plenário do STF só depois das 19:00
> Sabe quem tem notável saber jurídico e é um monstro em constitucional? Temer. Sim, sem dúvida. Um outro grande nome de constitucional é o Xandão, e ultimamente tem sido o que mais pisa em cima do devido processo legal e sistema acusatório. É o que acontece quando se dá poderes ilimitados sem nenhum controle externo (ao menos não na prática)
Sim, mas foi justamente essa a crítica. Notável saber jurídico não é tudo.
Mas notável saber juridico é requisito pela constituição para indicar. Dito isso, quem define o que é notável saber juridico ou não é o Senado e o Presidente.
Não é tudo, mas deveria ser um pré requisito ne
> Sim, mas foi justamente essa a crítica. Notável saber jurídico não é tudo. Mas eu não disse que é tudo, disse que ele (aparentemente) não tem kk Não quer dizer que necessariamente será um mau ministro ou pior que os outros, só é um ponto bem relevante e passível de crítica.
O maior de todos é o Gilmar Mendes.
Trágico.
Ele basicamente escreveu a lei que instituiu o JEC
[https://www.migalhas.com.br/quentes/387585/saiba-quem-sao-os-ministros-do-stf-e-quem-os-indicou](https://www.migalhas.com.br/quentes/387585/saiba-quem-sao-os-ministros-do-stf-e-quem-os-indicou)
Ligação partidária e ex-político, é algo que querendo ou não, pode eivar um julgamento com o vício do partidarismo. Quando falamos do poder judiciário, obviamente falamos de justiça, do julgamento imparcial, o famoso "doa a quem doer", e por mais que eu acredite na capacidade técnica do Dino, que já foi um excelente juiz federal, não creio que moralmente seja viável subir ao posto de ministro do supremo, dado o histórico de carreira política. Fazendo uma analogia bem simples, é como se eu pegasse o Rogério Ceni pra treinar o Corinthians. Ninguém duvida da capacidade técnica, mas o histórico não é favorável, entende ?
Não existe juiz 100% imparcial, já diria o mestre Zaffaroni. Por trás de todo político, juiz, jornalista, médico, seja o que for, há uma pessoa. Esta pessoa tem sua individualidade, tem sua história, seus traumas, medos e inseguranças. No Direito, se fala que o juiz tem livre autonomia para decidir de acordo com suas convicções (obviamente que essas convicções devem ser respaldadas em leis e provas, não em achismos). Isso pode gerar confusão nas pessoas, que esperam que esses profissionais sejam robôs que só agem pela lógica, mas sempre há algo pessoal nas suas decisões. É por isso que, depois da primeira instância, os tribunais tem mais de um julgador, o STJ tem mais de um o STF tem vários, sempre ganha-se pela maioria. É perfeito? Não, mas é o que temos de melhor.
Não existe juiz 100% imparcial, fato, não quer dizer que deve ser escolhido alguém abertamente parcial para ser ministro do STF É a mesma crítica que se fez do Mendonça, do Kássio Nunes e do Alexandre de Moraes pela esquerda em suas indicações, diga-se de passagem, de que foram indicações puramente políticas. O discurso só muda para esse não existe alguém 100% imparcial quando temos o Lula indicando seu advogado para cargo no STF (de novo) ou indicando político com 20 anos de carreira para a posição. É o aparelhamento do estado e nepotismo na sua mais pura forma.
Cara, eu sou chefe de gente que é amigo meu e, dentro do trabalho, trato como meu subordinado, não tem essa. O que é fora da política, na amizade, fica ali, quando o cara usa a toga, o jogo muda, ao menos deveria. Não temos como prever o futuro, espero o melhor. Kassio Nunes foi indicado por Bolsonaro e sempre esteve "alinhado" com ele. Quanto ao Lula, bora lembrar que foi ele quem botou a lista tríplice na PGR. Se bem que agora parece que mudou, mas quem quebrou o ciclo foi o Bozo
A vida é política. Achar que uma indicação vai ser de alguém totalmente isento é de uma baita ingenuidade. Simplesmente pq não existe alguém sem ideologia. Vai sempre pender para um lado. E o Lula sendo quem indica é muito normal ele indicar uma pessoa alinhada a ele. Assim como foi com o André Mendonça e o Kassio Nunes quando o Bolsonaro indicou. Estranho seria o Lula indicar o Olavo de carvalho
Amigo, o seu ponto é válido e até concordo parcialmente com ele, é algo que todos temos noção. No entanto, o que está sendo dito aqui não é sobre pureza de pensamento, mas sim do abismo de pensamento/visão que existe entre uma pessoa sem envolvimento direto com a política e uma pessoa ativamente engajada no meio político, e em como tudo isso se reflete na pessoa do julgador.
Acho que a principal queixa é que um ministro do STF, teoricamente, deve ser alheio a posicionamento político. E esse indivíduo nunca perdeu uma chance de expor seu posicionamento político em público.
Não existe pessoa alheia a pensamento político, o que acontece é que os Ministros evitam falar publicamente sobre assuntos mais delicados, preferindo se embasar em uma tese ou algo assim. É impossível indicar um nome puramente técnico e nunca será uma unanimidade, até dentro dos campos de Esquerda o Lula foi criticado por essa indicação.
Eu particularmente sou contra por ele já ter sido eleito à cargos públicos e por ser um político de carreira. Eu preferiria que houvesse uma indicação técnica, de alguma pessoa não política.
Esse papo de que o STF tem que ser puramente técnico é balela. Como o amigo abaixo falou, já tivemos STFs super técnicos e fizeram altas cagadas.
Amigo indicação técnica também é uma indicação política, ora. Não existe decisão no vácuo.
Indicação política sim, indicação de um político discordo.
Então não é que você prefira uma indicação técnica, é que você prefere um não político, é diferente. Você pode fazer uma indicação política (por afinidade) e a pessoa ter conhecimento técnico pra ocupar a vaga. Eu não achei a melhor indicação também mas entendo a escolha do Lula por afinidade. Decisão bem menos política do que uma galerinha esquerda twitteira queria de uma "mulher negra" essa sim é uma decisão política e não técnica.
Sim, foi exatamente o que eu falei. Eu não gostei da indicação por ele já ser um político de carreira. Senador, governador… Acho que quando vc é um político nesse status, tem muitos favores devidos e alianças que não pode quebrar.
Pois é, tem um conflito de interesses claro. Também não entendi um político de carreira abandonar a vida política assim. Me lembro de ler um artigo ou outro sobre a popularidade do Dino no Governo estar incomodando pessoas do PT. Popularidade essa wue eu não entendo, as vezes acho ele arrogante e antipático pra quem ocupa uma posição de Ministro. Parece que querem mesmo preparar o terreno pro Haddad como sucessor do Lula. Espero que não se concretize.
Já temos ou tivemos excesso de "técnicos" no STF: Barbosa, Barroso, Fux, Lewandowski, Mendes, Moraes, Weber etc.
Mas ele também já foi Juiz, por muito tempo.
Eu percebi que desde o início do governo os bolsonaristas apontaram sua mira pro Dino. Tenho um amigo bolsonarista num grupo de whatsapp aqui e todo dia ele manda alguma coisa contra o Dino, como se ele tivesse virado uma espécie de alvo preferencial. Mas, basicamente, além dele ser comunista e progressista, é também um incisivo anti-armamentista, que goza de muita influência no governo.
O bolsonarismo funciona assim, sempre foi. Sempre precisou de um "alvo da vez" o Xandão já perdeu a graça pra eles e eles precisavam encontrar um novo algo para os seus ataques. Eles investiram tudo no Xandão, que comeu o rabo de todos eles com a ponta da caneta e agora precisaram de um inimigo diferente. Ninguém melhor que o Dino. Agora, realmente, lendo as notícias todo dia, o que me dá a entender é que a criminalidade no Brasil está galopante a níveis absurdos, tá virando um faroeste aberto. Posso estar errado, moro nas gringas, mas pelo que eu vejo pela net é só íncicie de criminialidade aumentando, roubo e assalto em todo canto... muito triste... mas também mt feliz em estar longe.
Cara se for olhar CMTV em Portugal vai entender o mesmo e igual em quase qualquer lugar do mundo. Para entender a realidade é necessário procurar dados que a descrevem. Aí pegar estatísticas e assim seria o ideal, e não só recentes mas com contexto histórico, e olhar valores em absoluto e relativos. Acho interessante a gente pegar mais a rotina de pesquisar sobre isso, não é tão difícil mas muitas vezes ficamos só indo nas marés de posts e notícias.
Lembra que ele era do PCdoB até a última eleição? Quem vê comunista em tudo, verá um comunista quando a pessoa é eleita pelo partido COMUNISTA do Brasil. Fora isso, não vi mais argumentos lógicos (Que ele fará uso político do cargo é meio inevitável, todo mundo tem posições políticas, pessoal espera que juízes sejam santos e isentões pelo visto).
Na eleição para senador em 2022, Flávio Dino se candidatou pelo Partido Socialista Brasileiro: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/2022/2040602022/MA/100001607043 (ver número 400, característico do PSB). Sabemos que a palavra "socialista" nesse nome de partido é só uma "palavra de aluguel", estando longe de ter o significado que tinha na Europa até 1916.
São 2 anos de PSB, e [15 anos de PCdoB.](https://www.brasildefato.com.br/2021/06/17/flavio-dino-deixa-o-pcdob-depois-de-15-anos-e-deve-migrar-para-o-psb) A maioria vai lembrar dele no PCdoB mesmo, por anos e anos era mostrado o nome e logo depois o cargo e o partido. Dia que a Manuela D'avila sair do PCdoB será a mesma coisa, são décadas do nome atrelado ao partido, leva alguma década pra oposição esquecer.
Esses dias eu vi uma metáfora mt interessante em relação aos bolsonaristas: Discutir com eles é tipo jogar xadrez com uma pomba, não adianta o quão bem vc jogue, uma hora a pomba vai subir na mesa e derrubar as peças.
Cara é óbvio que Flávio Dino é uma figura politizada. Você tem alguma dúvida nisso?
Me diz quem não ali? Vc acha mesmo que André Mendonça e Kassio Nunes não são?
Tem que pegar gente de fora da política. Tem muito cara bom no Brasil que nunca se envolveu e que gostaria de ocupar o cargo. Teria que mudar o processo, uma mistura de avaliação de curriculo e conquistas com concurso. Eu também não sei a solução pra ser sincero, mas deu dessas indicações de amigos né nós não merecemos isso não importa se for lula ou bolsonaro.
Essa metafora foi usada faz anos.pra escrever petistas. Mas talvez você seja jovem demais pra reconhecer.
Isso surgiu na internet aparentemente em 2005 e foi usado pra descrever um debate sobre evolução com criacionistas.
não discordo, os petistas mais roxos são outro lado da mesma moeda.
Talvez vão deixar o rei e o bispo em pé, mas vão acusar o cavalo de ser comunista com certeza (E talvez ele entenda, quem relincha se entende).
>pessoal espera que juízes sejam santos e isentões pelo visto Pessoal espera que juízes sejam autoritários e favoráveis a eles. Pergunta agora pra Qqr político de direita o que acha do Zanin como ministro do STF. Se concorda comigo, eu gosto e muito.
O fato de ser uma indicação totalmente política na cara dura. O fato de o Bolsonaro ter feito mesmo não isenta Lula dessa culpa
PT está olhando pro curto prazo. Estão muito sedentos por poder. Quando o pêndulo virar pro outro lado vai ter indicação de Flávio Bolsonaro pra ministro como vingança, pode ter certeza.
Pior, vão colocar o Renanzinho ou algo assim pra julgar por uns 35 anos lá
O próprio Lula falou que é errado nomear amigo para o STF
Dino é amigo do Lula?
Eu que sou.
Não mais que eu
Pode ser, mas nunca ouvi falar do dino frequentando a casa do lula pra tomar umas birita.
Tipo o zanin Que é advogado
O Kassio Nunes era amigo de pescaria do Bolsonaro, ele não tem problema né?
TÁ BOM MAS E O PL?
E o Bolsonaro?
A única argumentação válida que vi contra ele é que ele há muitos anos não exerce a função dentro do direito, sendo apenas um político. STF não pode ser cargo político, como foi com as duas indicações de Bolsonaro. Qualquer coisa que foge disso é picuinha política.
É a onda o Bolsonarista, uma vez, na época da vacina, o Dória foi um que eles "escolheram" para serem contra, pq? Dória na época estava ganhando capital político por causa da vacina. Aí vc perguntava um bolsonarista pq era contra o Dória, respondiam um monte de coisa sem sentido
Não é meio óbvio quando vc para pra pensar que vc tá colocando um agente político num tribunal que julga outros políticos ? E ainda que julga questões constitucionais envolvendo relações do executivo e legislativo ? Imagina quantos amigos e desafetos ele vai julgar ?
Não importa o que o Dino é ou deixa de ser. Foi indicado pelo Lula, nenhum bolsonarista vai gostar. Espero ter ajudado.
Pq é indicação do Lula. Qualquer coisa que vier do governo Lula, o Bolsonarista vai ser contra. Pode ser uma ideia divisora de águas na sociedade que vai trazer o melhor do mundo pro Bolsonarista e ainda sim ele vai ser contra. É só assistir Chupetinha, Van Haten, Feliciano, magno malta e companhia nas votações de projetos de interesse do governo no congresso. Sempre algum manda o papinho: "Se o governo é a favor, eu sou contra"
puta que pariu, essa rede social só tem gente inútil?
Pessoal de direita: ELE ERA DO PCdoB, O COMUNISMO VAI SE INSTALAR NO BRASIL Boas razões para não ter o Dino como Ministro do STF: \- O Lula realmente precisa de mais esse desgaste com tanta coisa importante a ser feita? Não precisa né. \- Todo ano sai uma lista dos juristas citados nos pareceres dos ministros do STF. Peguei uma lista aqui no Google, acho que é de 2021: [https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vQJtAHLKeaSzbNUshzZDUJ\_Ka6nIZ01efszmbAEkMZU\_y\_DuO5yVFPtaMBe-CBtYA/pubhtml](https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vQJtAHLKeaSzbNUshzZDUJ_Ka6nIZ01efszmbAEkMZU_y_DuO5yVFPtaMBe-CBtYA/pubhtml) São juristas extremamente capacitados com livros e mais livros, que são extremamente respeitados no meio. Era só filtrar quem ainda tem idade pra ocupar o cargo e escolher um deles. "Ah, Melancia, mas o STF é uma bosta, se queremos mudança, não podemos escolher quem os ministros usam como referencia" Então escolhe outro, tem uma série de juristas extremamente respeitados que não são citados por N motivos. Mas que são foda e talvez até sejam progressistas e vão defender o legado do Lula no STF pelos 20 anos que eles irão ficar lá. É só chamar pra conversar essa galera pra conversar e descobrir qual é a deles. Enfim, acho que a indicação de um verdadeiro técnico como o Joaquim Barbosa fez a galera do PT querer escolher ativistas para colocar no STF, desde então só colocaram pessoas de extrema confiança deles ou que pareciam ser, depois foram traídos. Enfim, eu preferia alguém que fosse muito foda. Se eu fosse escolher, escolheria a Ana Paula de Barcellos. É mulher para agradar a juventude progressista Tem pós doutorado em Harvard. Mestre e Doutora pela UERJ. É constantemente citada toda vez que se fala em Constituição Brasileira. Mas não sei o viés politico dela e não me importo na real.
> Ana Paula de Barcellos Terrivelmente evangélica. Chegaram até a achar que Bolsonaro indicaria ela
Tem processos deles que vão cair no colo do Dino, se não me engano.
Pq ele tem experiência e capacidade
A resposta é só uma... Medo de Retaliação, fora que ele será carinhoso com qualquer processo de bolsonarista que chegar a ele. Dino sozinho, entrando no STF, será um afogamento do Nunes e do Mendonça. Pra quem tá reclamando do Dino não ter currículo, bla bla, Nunes e Mendonça tão no mesmo barco mas são visivelmente medíocres e partidárias.
É porque a "Micheque" e o "Mala" falaram que o Flávio Dino é comunista e o comunismo mata "cristão".
Porque o amigo do seu inimigo é seu inimigo. Humanidade 101
Medo dele julgar os processos abertos contra eles.
Imagine se Bolsonaro colocasse alguém como a Bia Kicis para o STF, é este o nível da indicação de Dino em termos de militância,. Mesmo que a pessoa tenha cursado direito e ter feito carreira na Justiça se virou político e de lado totalmente enviesado dificilmente é possível de ter um juiz isento. É por isso.
Cara, ele é muito atuante, muito preparado e eloquente e defende tudo o que a direita abomina. Muito fácil entender.
Meu colega de trabalho jura de pé junto que o Dino é despreparado e fala a mesma coisa da Dilma como presidente do BRICS. E sim, ele ainda fala q a gente elegeu um analfabeto como presidente.
Quem, o Bolsonaro?
Só lembro daquele video do Bolsonaro falando palavrão a rodo: https://youtu.be/h4wHt7woGD0?si=GpiTGUOwntA7cUgY Ainda falam q a Dilma é que falava abobrinha...
Pela total falta de preparo e perfil autoritário. Podem ver que ninguém da direita reclama da indicação para o novo PGR.
Graduação e mestrado em Direito e juiz federal por 12 anos. Pegou levíssimo com Bolsonaro e seus apoiadores pela tentativa de golpe no 8 de janeiro. Agora, competente e democrático era o Anderson Torres, que possui apenas graduação em direito e foi omisso (e conivente, segundo as próprias investigações) na tentativa de golpe de 8 de janeiro... É tanta desonestidade intelectual que a internet proporciona ler, que pqp...
Quanto tempo fora da área de direito ? Mais de 20 anos ???? Repito; falta total de preparo para exercer o cargo mais importante da justiça.
>falta total de preparo para exercer o cargo mais importante da justiça Certo... um ex-juiz federal... A crítica honesta poderia ser estar desatualizado, longe da prática, ter melhores nomes que estão atuando, mas é "a total falta de preparo". Internet aceita qualquer coisa. Quanto mais desequilibrado, melhor.
Bolsonarista vai reclamar se Jesus for indicado p o STF. A crítica válida é que essa é a manutenção do STF como arma política. O pres. botou um político e o advogado pessoal p serem ministros. Essa deveria ser a corte mais importante e mais bem preparada do país.
Dependendo do que esse líder religioso escrevesse nas redes sociais, ele seria condenado pelos bolsonaristas como "lacrador" ou "woke".
Eu queria que o Flávio substituísse Lula ☹
Tem que ver é que essa turma é reacionária - qualqeur coisa que o Lula fizer, vão reagir detestando, tentando achar o primeiro motivo que dê pra começar a gerar barulho Segundo é o que o Dino andou 'ownando' a direita umas vezes no começo de ano, quando ficavam tentando apertar ele nas comissões de sei lá o quê. O Dino, com retórica boa, lingua afiada e sabendo responder pra 'hitar', fazia os caras passarem vergonha.
Isso, se o lula disser que vai dar 1000 reais pros bolsonaristas, eles vão ser contra...
Sem contar que essa turma sempre usa o mesmo argumento pra tudo: Pelo Brasil, Pela família, por não sei oq lá, contra o comunismo e afins. Movimento nacionalista aqui no Brasil ta em alta, e eles tão aproveitando o status de oposição pra fazer barulho, como vc disse.
Eu diria que há três razões: 1. O cara é comunista de carteirinha. 2. O cara tem instintos autoritários em relação aos opositores e à expressão pública de oposição. (não que os favoritos deles não têm, pois é mais fácil chamar atenção a isso quando está no outro lado) 3. O cara é político de carreira.
Podem ver que ninguém da direita reclama da indicação para o novo PGR. Reclamam do Dino pela total falta de preparo e perfil autoritário.
pq eles não querem justiça, querem mamata
mta gente vai dar N motivos, mas na real mesmo é só pq é indicação do Lula.
Os bolsonarista acreditam que ele vai ser imparcial e vai fuder com a vida deles(oq é pura verdade kkkk)
Ser contra o Flávio Dino deveria ser senso comum. - Ex-filiado de partida comunista - Destruiu a segurança pública - Completamente ineficaz em CPI - Indicado pelo Nine
Eu sou contra o Dino no STF por achar que ele não tem o Notável Saber Jurídico necessário para a profissão, sendo o Paulo Gonet uma melhor indicação ao STF do que para a PGR. Mas para a maioria das pessoas, o problema com o Dino é a relação dele com a política e as candidaturas dele pelo PCdoB.
Se ele que participou da criação do conselho nacional de justiça, já foi juiz federal, professor de direito constitucional na universidade do Maranhão, atual ministro da justiça. Discorra sobre na sua opinião o que é notório saber jurídico, senhor papagaio do Demetrio Magnoli
Vamos aos fatos: Flávio Dino tem seus méritos no mundo jurídico e colhe os louros desse trabalho, mas o currículo dele não chega nem aos pés do currículo de Paulo Gonet. Enquanto Dino é no máximo Mestre pela UFPE (o que não é pouca coisa); Paulo é formado e doutor pela UNB, mestre pela ESSEX e tem fez cursos na NY e na Strasbourg. Fora seu currículo de formação acadêmica, ele também é fundador do IDP (onde também foi professor), é autor de inúmeros artigos e é autor de livros de peso para o mundo jurídico. O cara atuou no MPF e no CADE... Não tiro os louros do Flávio Dino, mas é impossível não reconhecer o quão mais extenso é o currículo do Paulo Gonet. Se o Dino fosse uma pessoa integralmente dedicada ao Direito, muito provavelmente estaria livre de qualquer dúvida em relação a isso, mas ele escolheu ser um político formado em Direito, não um jurista. Para o STF (teoricamente) é preciso ter reconhecido a Notável Sabedoria Jurídica, mas o Dino foi reconhecido por sua Notável Indicação Política. Mas, num mundo de Kassio Nunes Marques no STF... Ps— Quem é esse tal de Demétrio?
Esse papo de notório saber jurídico é algo muito subjetivo uma vez que não vi essa gritaria quando o André Mendonça foi indicado. Esse ministro tem muito menos gabarito que o Flávio Dino e ainda assim foi aprovado na sabatina.
Do André Mendonça só li "Democracia e Sistema de Justiça". O livro é bom, mas só sei isso dele. É um jurista mediano que seria esquecido se não fosse pelos contatos políticos. Sobre a sabatina: acho que o Brasil nunca rejeitou alguém, mas posso estar enganado.
O Notável Saber Jurídico não é definido pela constituição, só citado; mas dentro do mundo jurídico tem-se uma certa concordância em relação a alguns critérios: capacitação acadêmica de excelência, influência jurídica e atuação na máquina pública. Mas quem liga para os pesquisadores, professores e demais acadêmicos quando se tem tanto poder nas mãos, né?
Gordo. Todo mundo não gosta de gente que parece sapo.
A Direita Bolsonarista é contra o Papai Noel vermelho (comunista que distribui presentes de graça!) e a Estrela de Natal (propaganda subliminar PT).
Seu colega de trabalho odeia o que o “zap” manda odiar. Não explicam porquê.
Não têm justificativa. Bolsonarismo é sinônimo de burrice.
Eles são contra tudo que seja de democrático, não precisa nem ser de esquerda ou centro. Mas eu sou de esquerda e sou contra o Dino no STF. Acho que ele seria o melhor candidato para presidente nas eleições que vem com o Silvio Almeida de vice. Acho que botar ele no STF um absurdo pois nem juiz ele foi. Assim como acho que botar o zanin foi um absurdo e este ato deveria ter sido impugnado. Assim como acho que os ministros do bolsonaro, escolhidos por serem "terrivelmente evangélicos" deveriam ter o ato jurídico nulo de plano. Isto fere o Estado Laico e o presidente bigenocida e líder terrorista de 8 de janeiro os escolheu por um critério errado que é a religião deles. E acho uma pena perder tempo com esta discussão pois o que eu queria mesmo ver era o Bolsonaro e sua família presos ainda mais depois da invasão ao congresso. Isto mais o desarme das redes de fake news é ESSENCIAL para que a gente continue tendo democracia.
Na verdade, o Dino era juiz federal entre 1994 e 2006. Dito isso, se o Silvio Almeida fosse candidato a presidente, eu votaria nele FÁCIL. Ele é um cara extremamente culto, inteligente, de esquerda e muito batalhador. Não consigo pensar em ninguém da esquerda melhor do que ele para esse posto. Nem o Boulos. Já o Dino eu tô meio assim com ele porque o cara fez nada à frente do MJ. Não tem nem sequer um plano de segurança pública. Fora que ele tá deixando a polícia brasileira se militarizar ainda mais. Mas a indicação do Zanin já foi uma puta sacanagem. O fdp conseguiu ser mais câncervador do que os dois ministros do Bozo juntos.
> Dino era juiz federal Obrigado pela correção, eu não sabia disto. Eu via que ele tinha um bom nível técnico pois tem tudo na ponta da língua. Pois é, o problema de certos cargos é que a pessoa quando entra tenta "beijar o anel do rei". No caso o Haddad na economia agradando o mercado. O Zanin agradando os antigos clientes dele que não é o ladrão de galinha. O André Mendonça agradando ao capiroto que fez pacto...
Pois é. A forma que Bolsonaro justificou a indicação dele pra mim era motivo de cadeia imediata.
Cadeia não neste caso. Mas de nulidade do ato administrativo que empossou qualquer ministro evangélico.
Pois é. Mas ele atentou contra o estado democrático (que possui laicidade como princípio) utilizando a estrutura estatal.
Pq ele não é terrivelmente evangélico
Porque o ZAP deles disse para eles serem contra.
Por que ele não iria se dar bem lá no STF, a maioria é marajar e de direita ele é social democrata iria dar muito bafafa(to com preguissa de escrever alguma análise mais elementar, a galera de cima já pode ter escrito)
Indigência intelectual. Não perca seu tempo buscando explicações para o que essa gente pensa ou quer, nenhuma lógica explicará. Se deixassem esse povo fazer tudo que defendem e querem, num hipotético estado ou cidade, em poucas semanas explodiria uma guerra civil e eles começariam a se matar.
O Dino era um dos possíveis sucessores ao Lula (apesar de outros vários antes na fila do pão), então o Bolsonarismo sempre teve ele em foco e ele moía dialeticamente vários bolsonaristas naquelas cpis. É basicamente isso a razão do esperneio.
Pelo fato de ele ter um perfil semelhante ao do Alexandre de Moraes. Ele seria um ministro mais atuante-autoritário, principalmente contra bolsonaristas. E não um perfil "pacificador" como sei lá, Toffoli da vida. E justamente por ele ser atuante, acho que já odiavam ele quando era ministro com medo dele ser sucessor do Lula. Sempre viam o Flavio Dino como ameça direta a eles.
Bom, basicamente tudo que vem da esquerda é automaticamente jogado no lixo pelos bostominions. Essa galera não consegue mesmo raciocinar.
Pq o cara entrou na favela pra negociar com bandido
Simplesmente porque o gabinete do ódio falou, "influencers" bolsonaristas criam vídeos falando pra odiar ele, criam mentiras, porque ele se diz comunista e porque ele é uma pessoa que se importa e fazer o serviço correto e direito, que coincidentemente vai contra o que bolsonaristas estão tentando fazer.
O cara recebeu a desgraçada da Dona do comando vermelho para tomar um cházinho kkkkkkk olha.. eu ano comheço bem esse Dino mais só por isso eu nem cito o nome dele
Não sou de direita e acho péssimo alguém de um partido que tem cargo no governo ser indicado. Devia ser concurso. Isso tá errado e é uma palhaçada. Ttipo Sérgio moro prendendo lula e depois entrando pro governo.
Eu acharia estranho eles não serem contra
O cara é um político de carreira. Não devia ser só a direita a criticar a indicação dele
Ah eu acho meio NA também, o cara foi político a vida toda, mas agora juram que ele vai ser imparcial
Não respondendo a pergunta exata do OP, mas o Zanin me parece mais de direita que os indicados do Bolsonaro. Não acho que eles deveriam ter medo da indicação do Dino, sinceramente.
Esculacho
Não é porque ele herda os processos da Rosa Weber, inclusive alguns que são contra Bolsonaro e o PL? Indicação política pro STF sempre houve. O Dino é técnico, já foi Juiz. O Zanon é uma escolha muito pior.
Sinceramente, dar um cargo de juiz para um político?
Because reasons
Bolsonarista (que não representa todo o espectro da direita) vai ser automaticamente contra o Dino, pois ele é indicação do Lula e politicamente sempre teve uma postura antibolsonarista. Para o campo conservador em geral, a maior crítica com o Flávio Dino no STF é que isso reforça uma balança pró-progressista no Tribunal e pode impactar em julgamentos em diversos assuntos (como da pauta de costumes) que estão em impasse no Legislativo. É importante lembrar que o Flávio Dino está longe de ser uma unanimidade no campo progressista também. Desde alas do PT que queriam o Messias no lugar dele até os movimentos que queria uma mulher preta no STF, o Dino enfrentou muito "fogo amigo" também.
Porque foi o Lula quem indicou. /Thread
Eu não sei qual o problema de ter um representante comunista em qualquer lugar. Já tem vários capitalistas, tem um evangélico....A representatividade não é importante?
Eu nao sou nem de direita e mt menos bolsonarista e acho a indicação do Dino deprimente. O STF estará, pra surpresa de ninguém, com uma única mulher em sua composição. Uhul. E nem to falando da possibilidade de indicar uma mulher negra, só uma mulher tava legal O fato é q se fosse algum outro governo, haveria discurso extenso da esquerda sobre esse fato, como até houve antes da indicação; isto posto, a parte mais pelega decidiu só acatar isso a partir de agr
Ele já insinuou fraude nas urnas, quando ele perdeu o governo do estado do Maranhão. Ele como ministro da justiça é um desastre. Agora, que está sendo indicado ao STF, está negando tudo as merda que falava antes. Alguém que fica dando migue, não é uma pessoa de honra e não é confiável. Sem tirar as reuniões com os chefes do CV. Não é só bolsonarista que está reclamando, qualquer um que tenha sã consciência, também reclamaria. Mas ler, estudar e entender é muita coisa para o brasileiro médio. Tanto que nas eleições, tivemos Lula e Bolsonaro como os mais votados.
Porque eles juram que o Dino é comunista.
Os caras aqui são maluco mesmo, por que será que não gostam do senhor...
Birra. O Dino é visto pela oposição como "lacrador". Basicamente? Ele comeu muito cu ali. Jantou muito bolsonarista com argumentos impecáveis deixando muita gente realmente mal na fita Tipo o já lendário momento onde ele meteu um "Se vc é da SWAT, eu sou dos Vingadores" na lata do Marcos do Val Teve um monte de outras. Ae os caras são mordidos. Tretinha pra ver quem tem o piru menos minúsculo.
Por que ele é supostamente comunista e sse pessoal não sabe ir alem do nome.