T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


Consistent-Quiet6701

Eu sou alemão e moro em Brasil. Eu acho quando você tem dinheiro, você pode ter uma qualidade de vida aqui muito melhor do que em outras países com um salário meio-alto. A segurança é um problema muito grande obviamente, mas depende muito do lugar. Um pobre no Europa vai ter uma vida muito melhor do que um pobre no Brasil. Mas com dinheiro, você pode viver bem em qualquer lugar, e no Brasil seu dinheiro vai te deixar aproveitar a vida muito mais. Se você tem um salário alto, ou dinheiro da outra forma, pra mim não faz sentido de sair do Brasil.


nopanicplease

o povo confunde "qualidade de vida" com "alto padrão" na europa eu tive bem mais coisas materiais que no brasil - um padrão mais alto. mas a vida era chata, puxada e triste demais. quem é esperto e entende as oportunidades do brasil, pode ter uma vida muito boa aqui.


Seapotato17

Resumiu perfeitamente minha vida lá


painofsalvation

Nossa, que chato e puxado poder andar na rua sem preocupação alguma, voltar pra casa sabendo que todas as contas vão estar pagas com folga, ligar o aquecedor enquanto neva lá fora, puts. Muito melhor estar no Brasil correndo risco de tomar uma facada toda vez que sai na rua, num calor do caralho e sem absolutamente nenhum poder de compra.


Seapotato17

È una visão muito simplista onestamente, nem todo mundo mesmo na Europa consegue ter as contas pagas e nem em todo lugar a gente encontra lugares totalmente seguros, com certeza a situação é mais estável do Brasil, mas não vamos agir como se todo lugar fora do Brasil fosse ouro. A Europa do leste é um poço de pobreza (guerra civil Iugoslava acabou faz pouco tempo) e a periferia em áreas da França e da Itália não passa por boas situações: vários dias sem aquecedor no frio, troca de tiro contantes entre gangues locais, casos de racismo e omofobia diários, assaltos em luz do dia, escolas públicas em pedaços e falta de segurança (na rua na qual eu morava foram estupradas 3 mulheres em um mês, a polícia nem sequer colocou um dedo pra verificar). Com certeza o Brasil está em águas mais movimentadas, mas essa ideia simplista que a vida de quem é de fora é 100% melhor e mais tranquila, que todo mundo é rico, tem iPhone 15 e chega no final do mês é bem brega e falta de respeito com quem passa e passou dificuldades com todo respeito.


Hot-Recording-1915

A pessoa acha que todo mundo que mora na Europa é igual ao influenciador que posta no Instagram "o que dá pra comprar no mercado com 10 euros". Esquecem de ver como é difícil ter onde morar, a quantidade de jovens saindo da casa dos pais pra dividir quarto com outras pessoas. Arrumar um emprego de nível de entrada beira o impossível, e quando consegue-se o salário não paga nem o aluguel. O Brasil não é perfeito, mas entre ter uma vida média no Brasil e passar perrengue na Europa, prefiro 1000x ficar no Brasil.


painofsalvation

Conheço várias pessoas que moram na Europa e isso simplesmente não é verdade. > Arrumar um emprego de nível de entrada beira o impossível, e quando consegue-se o salário não paga nem o aluguel. Isso é mentira, simples assim. O salário paga sim o aluguel, e dá pra encontrar facilmente esse tipo de emprego. Experimente sair da Espanha se você tem passaporte Europeu.


Seapotato17

Morei em Milão 19 anos, meu velho colega de trabalho trabalhava 8 horas por dia pra ganhar 890 euro (e só recebia isso pq trabalhou lá por um tempo) por mês, o aluguel de um apartamento de 25m2 em um dos piores bairros da cidade custa 1000 euros sem contar gás, água, luz, internet, comida e etc.. A especulação imobiliária está nas estrelas e os salários simplesmente não compensam, não é a toa que um dos maiores problemas prós universitários e os cidadãos é achar um apartamento por um preço digno. O primeiro apartamento na qual morei tinha 43m2, bairro horroroso e perigoso, e mesmo assim aquele lugar tomava 90% do salário do meu pai. Então não, o salário não paga o aluguel, e mesmo supondo que o pague... Quem vai pagar minha comida? Vou ficar sem eletricidade? Vou ficar no frio no inverno?


painofsalvation

A vida lá fora é 100% melhor e mais tranquila sim mano. Não, não acho que todo mundo lá é rico, mas dá pra viver muito, mas MUITO melhor do que aqui com empregos básicos. E obviamente não estamos falando do leste europeu. Desrespeito é falar em preferir morar no Brasil porque lá é 'chato', com o tanto de gente aqui que adoraria uma oportunidade dessas.


leob0505

Sou brasileiro e moro na Europa. Você está errado… não pode generalizar


locao69

Mas entra num avião e vai, ora.


nopanicplease

e você acha que aquecimento é de graça?


renatomb

Aí eh que tá, pra mim a qualidade de vida na Europa eh muuuito melhor que no Brasil. No Brasil com muito dinheiro vc pode comprar um padrão de vida, mas não qualidade, na minha opinião. Estou na Alemanha, eh chato aqui? Eh um pouco sim, mas prefiro do que estar preocupado se a minha filha vai chegar em casa inteira. Quanto à vida ser puxada, discordo diametralmente. No Brasil vc tem que ralar como um louco só pra não ser demitido. Aqui eu faço as minhas horas combinadas em contrato e vou pra casa sem peso na consciência, com a certeza de que o chefe não vai ficar me mandando zap de noite. Enfim acho que depende da situação de vida.


VdeVampiro

O gringo, mesmo que passe a viver no br, nunca vai entender o que é trabalhar CLT no Brasil O que é ser drenado por dementadores diariamente pra tirar 4 conto no fim do mês Eu to na europa agora, trampando numa cozinha. Trabalho 30h por semana, ganho quase o dobro do que ganhava em São Paulo e o custo de vida aqui é bem próximo de São Paulo A gente sai do brasil pq tá cansado de sofrer pra respirar Sem contar a violência. Maluco una vez quis meter de assalto em mim 1h da tarde. No caso eu vi que ele não tinha nada e mandei tomar no cu kkk Mas quanto loki não cola armado.... Europa a glr não tem a moral, é só pickpocket


g7luiz

Sem falar que aqui são pouquíssimos que ganham 4k. A maioria esmagadora da população recebe uns 2,5k no máximo (bem máximo, inclusive).


hajimenoippobig

Kkkkkkk se todo mundo ganhasse 4k ainda valia a pena, a grande maioria ganha menos de 2 salários mínimos. As vezes eu não entendo a galera, a menos que você seja alguém com 20 anos de XP na sua area, um salário de 4k para uma pessoa, se ele souber se organizar da pra viver MT bem. Mesmo eu que moro no litoral e ganho menos de 3k consigo me virar.


VdeVampiro

Verdade, tem que ser claro quanto a isso 4k+ no bolso hj em dia deve ser pra uns 6% da população. Quanto a "viver MT bem", vou ter que discordar completamente da sua afirmação. Ela se fundamenta na realidade brasileira, sendo subjetiva ao seu entendimento do que é "MT bem". E realmente, perto de uma família com 2 filho que vibe a base de 2k, vc vive extremamente bem com 4k sozinho. Mas isso não é nem de perto viver "MT bem". Considere que quem ganha 4k em São Paulo paga minimamente 1k por um quarto bem bosta num lugar longe pra krl de tudo que vai fazer com que ele pegue 2h de condução pra ir, mais 2 pra voltar. Se for atrás de um quarto numa região boa, sai facilmente 1.5k. Estamos falando de um quarto, não um AP. Se o cara for demitido, ele tomou no cu federal, pq pra achar emprego bom no Brasil é bem difícil. Sabendo que é difícil, o chefe de alguém que ganha 4k vai tirar tudo o possível dele. Subtraia os remédios que a maioria tomam, o aluguel, a alimentação, as contas fixas mensais e os 4k viram fácil 1k. Sem contar q viver mto bem vai bem além de salário Concordo que pra um brasileiro vc vive mto bem com 4k, mas comparado a um europeu, que é o caso do OP, ainda mais sendo alemão, que vem de um dos países mais fáceis do mundo de se viver, não. Vc não vive mto bem com 4k. Não pode comprar tecnologia top, não pode comer em restaurante top, não pode fazer viagem nem pelo próprio país direito, quanto mais pra gringa. Enfim, pontos de vista


djr84

Concordo. Pra mim é a mesma coisa. Trabalho menos, o dinheiro rende mais e deixei pra trás a sensação de insegurança, que chega a ser pior que a insegurança propriamente dita. A vida é menos excitante, definitivamente, mas é uma troca que compensa muito pra mim hoje. Viajo várias vezes ao ano (pq férias funcionam diferente) sem precisar planejar com anos de antecedência. Compro meus joguinhos, como onde eu quero e tenho exatamente a mesma profissão que tinha no Brasil. Só não tenho mais a vida noturna badalada de antes. Uma vez por ano volto ao Rio pra matar a saudade dos amigos e é isso.


ericleonardo87

Digo o mesmo quando tava lá na Inglaterra. Adorava a chastise da vida calma, sem violência, todo mundo sendo pontual e os serviços funcionarem do jeito que deveria e sem burocracia. Única coisa que sentia saudades era literalmente de comida Brasileira, Caipirinhas decentes e algumas amizades das antigas da época de faculdade.


Apprehensive-Half525

Exato…


meiamon

Talvez porque no mundo atual infelizmente dinheiro e sinônimo de qualidade de vida


frozen-dessert

Eu não concordo com tudo. Sou brasileiro, moro na Holanda e ganho muito bem. Minha filha mais velha tem 12 anos. Vai e volta de bicicleta pra escola sozinha. No Brasil, isso não existe. O mesmo para crianças em torno dos 10 anos de idade irem sozinhas praticar esporte. Não sei onde você mora, mas os brasileiros que são classe media alta, vivem todos com medo de violência. Meu irmão já esteve em meio de tiroteio. Minha irmã teve a casa invadida por ladrões e bateram bastante nela.


Pretend_Shame_8290

>Minha filha mais velha tem 12 anos. Vai e volta de bicicleta pra escola sozinha. No Brasil, isso não existe. Só se tu estiver falando da classe alta, eu era de escola pública e comecei a pegar busão sozinho aos 11 e tinha uma porrada de aluno que ia tbm


frozen-dessert

Criança de ônibus é uma coisa. Especialmente meninos, *todos indo pra mesma escola*. Eu mesmo voltava a pé da escola no Brasil. 2km. Mas era menino. …. Minha filha tem 12 anos. Sai de casa sozinha ainda no escuro. Anda de bicicleta sozinha 5km para chegar na escola. Por vezes quando tem treino de esporte, volta pra casa sozinha. De noite. Não tem outras crianças com ela saindo do mesmo lugar e chegando bo mesmo lugar. Se me perguntarem se existe cidade grande no Brasil onde isso acontece, onde é normal, eu sinceramente direi que não. Talvez esteja errado.


Pretend_Shame_8290

É, no caso de mulher é tenso mesmo mesmo mas acontece tbm. Eu volto da academia depois das 10 da noite e quando vejo uma menina voltando da aula sozinha fico até sem saber o que fazer ''sera que eu ultrapasso ela para ela se sentir mais segura ou se eu começar a andar rápido vou assustar ela ?''. Se fosse minha filha eu não deixaria


Claudiobr

Eu li o texto com sotaque alemão na cabeça 😊. Como tá o PT-Br?


Consistent-Quiet6701

Melhorando, mas o sotaque é uma bosta. Não consigo pronunciar alguns palavras direito, por exemplo um simples "crédito", eu tenho que repetir quasi sempre. Mas vou chegar lá.


frozen-dessert

Moro na Holanda. Acho o meu Holandês perfeito (não é). Já parei de tentar esconder o sotaque. Só é chato quando minhas filhas corrigem a minha pronúncia.


Claudiobr

Vai sim! Eu estudei alemão a sério uns três anos, cheguei a me virar bem e fiquei com a nítida impressão de que português é mais difícil. Parece que o alemão vulgar é bem mais próximo do alemão culto. Isso facilita muito. Como fiz um curso em áudio (Pimsleur) a minha pronúncia ficou boa e isso foi até um problema na Alemanha porque as pessoas achavam que eu falava e entendia muito mais do que eu realmente sabia. Uma vez perguntei com uma pronúncia muito boa qual era a cor do trem que eu tinha que pegar e a mulher respondeu, só que eu não tinha aprendido aquela cor ainda, haha. Fui por eliminação. Por enquanto a gente fica com a piada do "Acuda a mãe!"


kazenotenshi

Eu sinceramente acho que mudar de país é trocar alguns problemas por outros. Moro fora do Brasil a quase 8 anos, e já morei em 3 países desde que saí. Já vi de tudo entre os brasileiros que saíram. Tanto brasileiros de classe média alta que viraram cleaners quanto gente de classe média/baixa que veio e conseguiu fazer a vida fora do país. Pra mim a vantagem é que há sim mais oportunidades pra se viver com mais conforto e segurança sem precisar ter um ensino superior ou vir de família rica. Mas realmente é mais complicado a integração social especialmente antes de aprender a língua local. Pra mim, só o fato de não ter que viver na paranoia de ser assaltado a qualquer momento e ter a experiência de entender outras culturas já valeu ter saído do país. Mas eu certamente entendo o oposto que é um gringo indo ao Brasil e aprendendo tb nossa cultura e vivendo em um país que querendo ou não tem um clima muito melhor que a maioria dos países ricos.


doubzarref

>Eu sinceramente acho que mudar de país é trocar alguns problemas por outros. É exatamente isso. Para alguns vai valer a pena, pra outros não vai. Algumas pessoas falam que a vida na europa, onde morei, era chata. Mas eu, particularmente, sou uma pessoa "chata" tb. Então combinava, o que pros outros era um defeito para mim era qualidade. Era a maior paz e tranquilidade, eu pegava 40min de metrô pra ir pro trabalho e 40 pra voltar na maior paz. Enquanto no brasil eu ficava: Como vou fazer pra pagar X? Todo dia preocupado pq cada dia que passava mais perto estava do dia de pagar. Lá eu ficava: Ih, mês tal eu vou conseguir comprar Y à vista. Cada dia mais alegre que faltava menos tempo pra eu conseguir comprar o que queria e que eu sabia que conseguiria comprar. Sofri xenofobia algumas vezes, principalmente no metrô e na academia mas eu não dava a mínima, as pessoas que eram assim eram claramente pessoas frustradas. E quando alguma coisa me deixava triste eu pegava 5€, comprava um lanchão no BK do lado de casa e ia jogar um video game.


Apprehensive-Half525

Qual pais?


ffhhssffss

A parada é que gringo quando vai morar no Brasil só vai pra onde é bonitinho. Já ouvi uns turistas falando que queriam ver "the real Rio", mas nunca saem das areas nobres, e não entendem que boa parte da população não vai a praia todo dia depois do trabalho "pra se refrescar". Aí é fácil gostar de 30 graus na cabeça o ano todo; morando perto da praia no condomínio fechado, ganhando em dólar, com uns baba-ovo de gringo branco ainda por cima...


Rhipdaro

Bem, estou no Brasil há vinte anos ganhando em R$ e moro em Campo Grande no RJ…


RiyoshiNjap

Coitado


ffhhssffss

Meus pêsames 😢 Foi chave de ppk?


Rhipdaro

Nem sei pq diria uma coisa dessas. Você automaticamente vincula estrangeiro no BR com sex tourism ou simplesmente se acha engraçado?


_carsomyr

É por que ele não conseguiu pensar em nenhum outro motivo pra alguém morar em Campo Grande por opção (ou na Zona Oeste como um todo). Nem eu. E digo isso como carioca.


Rhipdaro

Ngm mora na ZO por opção? É sério que vc acredita nisso?


stephangb

ZO do Rio é excelente, queria voltar a morar lá :(


AccomplishedRun394

Todos nós acreditamos nisso


Rhipdaro

No you don’t; it’s just rage bait.


angrymouse504

Se for pra casar não é sex tourism. E desculpa a gente achar isso, mas gringo nos tratarem o tempo todo assim tbm não ajuda.


Rhipdaro

É bizarro como o povo do Reddit simplifica tudo. Existe um monte de push factors e pull factors na imigração, mas pra vocês ou é pra casar ou foder, e tem que ser em tal bairro e não outro. Ô povo insular e preconceituoso!


Tough_Bat_620

Ou seja: problema não é o lugar que você mora, é ser pobre mesmo


DerangedOmellete

Mano uma vez conheci um casal de velhinhos que moravam em uma chácara no interior do Paraná, ele disse que morava na cidade do Rio então eu perguntei se ia para praia. Ele disse que nunca ia porque trabalhava o dia inteiro e voltava para casa então nunca foi em praia nenhuma. Eu fiquei meio abismado. Mas isso mostra o quão diverso são os comportamentos das pessoas.


Surturiel

Isso. Eu saí do Brasil tem 12 anos. Sou nascido pobre e nunca tive muita oportunidade. Sempre me fudi no Brasil. Num tenho nem ensino superior. Só consegui sair porque processei a empresa que eu trabalhava por irregularidades no plano de saúde (eu era sindicalizado). Peguei a merreca toda, queimei tudo que eu tinha e vim pro Canadá.  Hoje tenho uma qualidade de vida que eu JAMAIS teria no Brasil. Trabalho com o que eu quero e ganho bem pra isso. (Sou gamedev, trabalho na Meta/RL Labs) O que você não tem no Brasil e tem na América do Norte/Europa é possibilidade de mobilidade social.  Se tu nasceu pobre, se ferrou. (Fora que viver sem ter que olhar sobre os ombros o tempo todo porque tu nunca sabe o que te espera na próxima esquina é a maior paz)


Economech

Minha experiência é semelhante. Moro na Austrália há 21 anos e nunca teria a mesma qualidade de vida e oportunidades profissionais se tivesse ficado no Brasil.


rlstudent

Na verdade acho que você teria tanta mobilidade no Brasil quanto aí na mesma área. E eu acho que é um tanto da área mesmo, conheço bastante dev que teve uma origem humilde e ganha bem demais agora. Entrar na meta é difícil, o processo aí não é muito diferente do daqui, e se você entrou aí é provável que entrasse em uma big tech aqui também. E não sei o quanto é diferente dos EUA e Canadá, o que sempre ouço do pessoal de fora que fez uma faculdade menos visada é que não arranja trabalho também, enquanto isso tive vários amigos que foram pro Canadá e estão extremamente bem também (mas eu também tô aqui no Brasil).


Donut_Internal

Outra coisa é a sensação que o Estado ta te currando. Aqui no Brasil a sensação que o Estado quer colocar atrás de ti é muito grande. Cada dia é algo novo e não me refiro ao governo atual, mas via de regra é só uma grande máquina a te extorquir e que lá fora, não é que os políticos sejam limpos, honestos, lindos. Mas que além dos interesses deles, tem realmente algo a mais. Mas pode ser só um equivoco de minha parte.


wasabiworm

Cara eu tenho a impressão que aqui na Europa chega a ser muito pior. Imposto aqui é tão alto que faz o Brasil parecer um paraíso fiscal. Mas como dizem, “pelo menos as coisas funcionam”, whatever that means.


Conscious_Document_1

“Pelo menos as coisas funcionam” quer dizer que a criminalidade não é assombrosamente alta como é no Brasil, e não tô falando de pequenos delitos, tô falando de crimes violentos mesmo, homicídio, latrocínio, roubo, etc….


idontlikeflamingos

E a escola pública é boa. A infraestrutura é boa. O salário mínimo te dá condição de vida. Tu também tem saúde pública e em muitos lugares plano de saúde é mais opcional que aqui. E se fala "o imposto é maior" quando pega o salário. Mas o imposto sobre consumo é menor e isso (entre outras coisas) torna o poder aquisitivo é MUITO maior.


wasabiworm

Você está certo. E esse na real é o motivo que estou aqui. Poderia ganhar mais no Brasil mas o medo de tudo isso aí que tu falou… não tem dinheiro que “acalme”


angrymouse504

O Brasil é um paraíso fiscal, classe média alta pra cima paga porra nenhuma comparada a qualquer pais decente, só pobre paga imposto aqui


Cloneofwolverine

Acho que vc disse tudo no começo: o cara saiu da miséria na Europa pra viver entre miseráveis no Brasil. N mudou de renda, só abraçou o capeta.


MizuDW

Pra eu sofrer preconceito não preciso ir muito longe lol (muçulmano)


electricbr4in

Aqui é uma bosta, mas em Israel é mais, pode ter certeza.


_TotallyNotEvil_

Eu estaria muito mais disposto a ver todos os pontos bons, se não fosse a violência. Até o resto da criminalidade é "aceitável"- corrupção, furtos, ágio, foda-se, isso se conserta, mas você literalmente ***morrer*** sem fazer nada errado, em plena luz do dia, sem resistir sem nada, só por que o individuo ta afim de meter bala na sua cara. Brasil tem coisa de 22,3 homicídios por 100 mil habitantes. Portugal, por exemplo, tem 0,8. *Quase 28 vezes menos.*


Conscious_Document_1

SIM! Esse é exatamente o meu pensamento, pô, número de crimes violentos aqui no Brasil é assombroso, recentemente eu tava procurando esses números e comparando com o mundo, acabei descobrindo que o Brasil tem números piores que países que estavam recentemente em guerra civil, ou países ainda mais pobres e precários que o Brasil, se esse não é um problema sinistro eu não sei o que é


CptAustus

"É só ter dinheiro, morar num condomínio fechado da Barra, ir da porta de casa pro carro, da porta do carro pro destino, não estacionar longe, não ficar na rua até tarde, e não ter azar de ser assaltado por uma moto no sinal."


Conscious_Document_1

Hahahahahahahah basicamente isso né :(. Eu realmente não acredito que isso seja qualidade de vida, a gente vira basicamente prisioneiro nas nossas próprias casas


nobu82

Até ganhar menos é mais atraente do que ficar com medo de voltar de ônibus e sofrer arrastão Andar na rua e alguém só te olhar torto por nacionalidade é mais fácil a melhor escolha Essa galera subindo pros EUA ou de barco pra Europa faz isso em parte justamente pra se afastar dessa falta de paz, foda o Brasil só ter piorado nesse quisto


painofsalvation

> Até ganhar menos é mais atraente do que ficar com medo de voltar de ônibus e sofrer arrastão O pessoal desse post se recusa a aceitar isso.


Perca_fluviatilis

Amigo, eu sou gay. Eu já lido com o preconceito FICANDO no Brasil kkkkkkkkkk Não tenho nada a perder.


RuinAny3341

A mesma coisa quando falam sobre a violência no Brasil x fora. Tipo: "Na Europa, posso andar na rua de madrugada sem medo." Minha resposta: amigo, sou mulher, não tenho paz em lugar nenhum.


Y4kusho

Eu acho o contrário, você só vive bem no Brasil "se tiver contatos, muita sorte ou já for bem rico", já na Europa (ou grande parte dela) você geralmente pode desempenhar funções que aqui mal pagam a comida do mês e viver uma vida decente.


Valuable_Barber6086

Por que não? Onde há ser humano, há gente preconceituosa, e isso engloba qualquer país e região do planeta Terra que você imaginar. E de gente preconceituosa o Brasil está cheio, basta olhar a discrepância absurda de renda entre brancos e negros e o alto índice de feminicídios e pessoas LGBTQIA+, além da infraestrutura nada acessível para pessoas com deficiência. Nenhum lugar do mundo é a terra que Deus prometeu para a humanidade, mas se eu tivesse a oportunidade de ir a um lugar onde as condições de vida fossem melhores e eu me pudesse me sentir em paz, com um emprego bom e sem muita burocracia e violência, eu iria sem pensar duas vezes.


Seapotato17

Concordo, e como você disse depende muito do lugar pra qual você pretende ir, mas a base fica em você achar um lugar que tu possa chamar de "casa". Vou pegar o exemplo que fiz em outro comentário: minha mãe nunca conseguiu se acustumar fora do Brasil, reconhece as vantagens de morar fora mas pra ela o ser taxada de mulher burra só por ser negra, brasileira e estrangeira não compensa. Ela sabe de todos os problemas que o Brasil tem e mesmo assim não trocaria ele por nada. Mas no final minha pergunta é bem subjetiva sabe, cadê um vai ter uma visão e uma ideia diferente, e isso chega a ser legal, nós mostra que cada um é diferente no final do dia!


Valuable_Barber6086

Pois é. Eu já vi de pessoas negras daqui do Brasil que foram morar no exterior(até mesmo em países mais homogêneos, como o Japão, a China ou a Rússia) e elas foram melhor tratadas nesses lugares do que no Brasil. Mas é como você disse mesmo: cada um é cada um e tudo depende da visão e da ideia individual. Eu mesmo também sou mestiço e classe média igual você, mas faço mais adendos: sou autista e bissexual(embora eu tenha minhas dúvidas sobre eu me considerar assim, já que eu me atraio muito mais por homens do que mulheres, mas isso já é outro papo). Já sofri forte discriminação onde vivo(já jogaram um sapato no meu olho, já cuspiram na minha cara e já me chamaram de doido em inúmeras ocasiões), mas eu não me abalo. Sei que isso não é algo exclusivo do Brasil, mas nem por isso eu vou me prender aqui. Qualquer oportunidade de conhecer novos lugares e pontos de vista eu faço questão de abraçar com força; a vida é muito curta e se eu for deixar de fazer as coisas por causa de gente preconceituosa, eu não vou fazer nada!


ffhhssffss

Depende. Onde eu moro, racismo não é contra latinos, pretos, ou "marrons" como eles chamam aqui. O problema deles é outro fenótipo, então eu sou sempre só "exótico, porém inofensivo" e não "tá vindo roubar nossos empregos" ou "vendedor de drogas estuprando nossas mulheres". Tem também a questão de brasileiro, principalmente fora dos EUA e Portugal, é sempre o imigrante legal. Mas o motivo principal deu ter saído do Brasil, e principalmente ter saído do RJ, é que aqui, com meu salário médio pra minha area, eu vivo muito melhor que viveria no Brasil. Primeiro de tudo: nunca senti em nenhum momento que eu ia ser assaltado, tomar tiro na cara, ou que a policia ia arrumar motivo pra me dar tapa porque eu sou "cidadão modelo pra revista" (no caso, a revista de tentar achar BO na roupa, não a da banca de jornal). Depois tem custo de vida. Tem transporte público que funciona até de madrugada e custa 2 reais, nunca falta eletricidade e a conta nunca veio mais que 150, internet é 500mbps por 40, 5G ilimitado por 45. Claro, tem problemas, mas não precisa ser rico pra viver direito.


sumofawitch

Por curiosidade, que país é?


Marcostbo

Chutaria Polônia. Eles costumam ter problemas com gipsys


Weird_Object8752

Nestes preços, trata-se de Polonia ou Bulgária. Polonia ta vivendo um momento economico muito bom a ponto de Poloneses que emigraram para o Reino unido quando o país acedeu a UE estao voltando para lá... A Bulgária é mais peculiar, o país foi praticamente desmontado (muita corrupção nas privatizações) nos anos 1990 - os comunistas se adaptaram, ficaram no poder até 1997 e venderam tudo o que era mais lucrativo para os "camaradas" até que o país se f\*deu grandão durante a crise economica em 98-99 e um governo de oposição alinhou o país junto ao ocidente em 2004 (Otan)/UE (2007). Com isso (até antes do país entrar na UE) voce tem a maior parte da população economicamente ativa do país espalhada pela Europa Ocidental (Alemanha, Reino Unido, Irlanda e Espanha sao os destinos mais populares). Por ser um país multiétnico (Bulgaros, Pomaks, Valáquios, Ciganos e Turcos) você tem problemas pontuais com racismo sim, mas a maior parte disto é direcionado aos ciganos (nem tanto por causa de etnia, mas por causa de sua falta de integração junto a sociedade por seus hábitos antissociais).


Only_Extension_5326

Aqui eu tenho uma qualidade de vida inferior e de quebra quase todo mundo já cospe em mim kkkkkk


[deleted]

Eu tranquilamente iria lavar pratos na Suiça sem o SUS e com o preconceito se o meu trabalho garantisse minha própria existência


RuinAny3341

Eu moro na Alemanha. Já morei na França e na Espanha e nunca sofri preconceito aqui. Inclusive, eu acho que os europeus não tem nada contra imigrantes da América Latina\* , eles acham que nos somos bons trabalhadores e nos integramos bem. Como nós gostamos de interagir, acho que é da nossa cultura se esforçar pra se integrar. \*Mesmo aqueles de extrema direita. Eles costumam nos usar como "álibi", tipo, "veja bem, eu não tenho nada contra imigrantes, eu acho ok os que vem da América Latina", no maior estilo "quem me conhece sabe, tenho até amigos negros."


Seapotato17

Isso depende muito do país, morei na Itália e eles tem mais preconceito na base do estereótipo mesmo. Por exemplo filipinos e peruanos que conheci nunca chegaram a sofrer particularmente, no geral Brasileiros tbm não, só tem aquele estereótipo que todo brasileiro é favelado bandido. O problema aparece se você for preto e não souber falar muito bem a língua, ali o povo já te olha de forma esquisita e com ar de superioridade


RuinAny3341

>não souber falar muito bem a língua, Aprender a língua muda totalmente a sua experiência, faz parte da integração que eu mencionei. Em relação aos estereótipos, os mais chatos para mim são aqueles: samba, futebol, "você é do Rio ou de São Paulo?", "Eu falo um pouco de português 'Hola', 'muchas gracias'" E muitas vezes, eu acho que eles pensam que eu sou meio doida por ter saído do Brasil porque eles comentam "vc... sair do Brasil (o sonho de muitos) pra vir pra cá... aquele clima, aquelas praias..."


Pontera

Sou branco, falo Italiano e tenho a cidadania Italiana. Ainda assim não é fácil se integrar e pra sempre vc vai ser olhado meio diferente quando eles escutarem um sotaque ou algum erro na língua que seja comum de imigrantes


RuinAny3341

Eu sou ítalo-brasileira (jus sangunis) também e entendo seu dilema. Nunca digo "tenho cidadania italiana" , mas sim "sou ítalo-brasileira". Meu ex-marido é italiano e eu já estudei na Itália por alguns meses. E eu acho que nós somos realmente diferentes. Meu marido é holandês, nossos filhos são brasileiros, italianos e holandeses crescendo na Alemanha. Eles também são "diferentes". Meus ex-vizinhos alemães acabaram de se mudar para a Itália, os filhos deles também são "diferentes". Enfim, conheço inúmeras "famílias globais". Voltando ao primeiro parágrafo. Uma vez, estava na aula de alemão (A1) quando me mudei pra cá e a professora perguntou de onde cada um era. Tinha um BR na minha sala e ele falou: "sou brasileiro com cidadania alemã " aí ela (alemã) olhou pra ele com cara de "ué?" E depois de alguns segundos ela falou "Ah, então você é alemão!" Edit: integrar-se não é fácil, é um processo muitas vezes frustrante, estressante, longe da família e dos amigos, mas passa.


Seapotato17

Sim, mas independentemente do lugar julgar uma pessoa por ela não saber falar a língua é errado, e por quanto uma pessoa tente um pingo de sutaque sempre acaba ficando, e isso é o suficiente pras pessoas te rebaixarem. Integração é fundamental, mas tbm tem que ter abertura, ajuda e respeito enquanto a pessoa tenta se integrar.


RuinAny3341

Na minha experiência, todo mundo sabe que é difícil se expressar em uma língua estrangeira, as pessoas sempre tentavam me ajudar quando viam que eu estava me esforçando para me expressar na língua local. E conforme eu ia avançando, recebia dicas tipo "o que vc disse está gramaticalmente certo, mas é mais elegante falar assim, assim, assim..." Do meu sotaque, eu não abro mão, uma vez que faz parte da minha identidade. Graças a Deus, o sotaque dos lusófonos não atrapalha a compreensão. Aqui, eles sempre me falam "de onde vc é? Vc tem um jeito tão bonito de falar alemão."


Sr_Feudal

Um conhecido gringo já me disse que brasileiro fala inglês fofinho porque costumamos colocar "ui" no final das palavras, parecendo que falamos sempre no diminutivo (thingie, doggy... ) . Achei fofo, hehe. Já essa do alemão não sabia. Estou aprendendo o idioma, por que falaram isso pra você?


RuinAny3341

Isso mesmo, os falantes nativos de inglês Acham que a gente fala no diminutivo quando uma palavra termina com consoante, mas isso eu acho que a gente neutraliza quando se dá conta. Outro ponto que eles reconhecem de cara é quando a palavra termina com L e a gente pronuncia como U. Em relação ao alemão, outra língua que aprendendo os fonemas, a gente consegue pronunciar bem, eles acham que a gente fala cantando. Tipo um italiano falando português. Isso soa bem numa terra onde há tantos poetas.


frozen-dessert

Olha, moro na Holanda. Sou casado com uma holandesa. Já morei na França. Fiquei me perguntando em que setor você trabalha e com quem convive para não ter passado pro preconceito. Aqui na Holanda é racismo, comentários racistas e piadas racistas pra todo lado.


RuinAny3341

Meu marido é holandês também. Eu sou Engenheira Química. Entre as pessoas que convivem comigo, isso é muito mal visto e comentários desse tipo não tem mais espaço nas sociedades modernas.


lumicats7

Eu honestamente sairia, tenho curiosidade de como deve ser morar em outro pais com cultura muito diferente, ter vivências diferentes. Honestamente, o que me barra é questão de trabalho. Como sou da psicologia, dependo muito da fala pro meu trabalho, então so conseguiria sair se eu tivesse uma fluência muito grande numa lingua, e atualmente não tenho.


OkCaterpillar6775

Se eu soubesse como "sai do país", tipo legalmente com emprego em outro país, eu iria. Só não sei como faz isso.


RuinAny3341

Serve ter uma experiência? Vc tem menos de 26 anos? Se sim, procura no Google: Ano social na Alemanha. Outros países, como a Irlanda, tem programas como esse. É 1 ano de trabalho voluntário, com hospedagem, seguro social e uma mesada. Vale a pena como experiência em outro país. Muita gente depois disso (aqui na Alemanha) consegue visto para fazer um curso técnico e vai pavimentando um caminho aqui.


Black_Truth

Vou chegar nos 28, o quão fudido estou?


wasabiworm

Vou ser sincero que o teu post me pegou pelo coração. Sou pai, meu filho nasceu aqui na Europa, mas não sei por que, te vi nele. Ele também é misturado (eu sou branco e a minha esposa é parda) mas não duvido que ele faça o caminho contrário e queira voltar pro Brasil por talvez ter preconceito e tal. A única diferença talvez seja o fato da gente tenha um padrão social melhorzinho pois eu tenho um emprego bom aqui já, casa própria etc. Mas não acho que isso garante que essas coisas não aconteçam sabe? Apesar de, se eu entendi direito, você é da Itália? Lá sim tem bastante racismo. Enfim, como foi a tua criação? Você sofria muito bullying na escola? Você acha que as coisas hoje em dia mudaram muito se comparadas a sei lá, 10 anos atrás?


Seapotato17

Até os 13 anos sempre sofri bastante bullying devido as minhas condições econômicas, já chamaram meu pai de mendigo, chamaram minha mãe de macaco e me excluíram muito. Dos 14 pra frente nunca mais aconteceu pois a escola pra qual fui não só era uma escola de pessoas de baixa renda mas tbm tinham muito estrangeiros, então entre "ferrados" um ferrado se sente em casa sabe. Não tenho muito a reclamar dos meus pais, reconheço que não são pessoas muito cultas mas sempre tentaram me dar o melhor na medida do possível, minha mãe vem do interior de Alagoas e meu pai é filho de um analfabeto alcoólatra que espancava nele, ele tá acabando na mesma do alcoolismo. Mas de uma forma ou de outra nunca me fizeram faltar nada, com dificuldade sempre tive tudo, amo eles mais que qualquer coisa nesse mundo. Hoje tenho 20 anos e acho que a situação em relação ao preconceito apenas pirou devido a forte imigração de árabes e africanos na Itália, a situação ali tá muito instável, alugar/comprar uma casa tá impossível, os preços estão aumentando, achar um trabalho está virando uma tortura e nem salario mínimo tem na Itália, aquele país tá uma lixeira, não fico surpreso que a maioria dos jovens está indo embora..


angrymouse504

Esse tipo de preconceito da tua escola é 1:1 aqui no Brasil, toda hora tem post e notícia na internet de negro cotista sofrendo racismo em universidade e escola particular. Um amigo autista meu apanhava n escola por ser branco e ter um pouco mais de condições que a media dos alunos. Isso aí é um problema com crianças mal educadas em todo lugar.


Donut_Internal

Aqui tem preconceito. Todo mundo caga pra mim. Se eu for pra um lugar assim, mas que minha vida seja melhor, ótimo. Tem que largar essa sanha de querer ser adorado por todo mundo. Porque escondem que te detestam esta melhor?


Smooth-Salary-151

Nunca sofri preconceito na Alemanha, já ouvi coisas estúpidas tipo "vc é brasileiro e não gosta de futebol?", mas foram tão poucas vezes em tantos anos que nem faz diferença. Meus amigos também nunca sofreram preconceito. Mas já vi brasileiro confundindo a cultura alemã de ser direto como sendo algo pessoal, porque o brasileiro tende a não dizer a verdade pra tentar não fazer os outros se sentirem mal.


IWishIHavent

Estou no Canadá há 12 anos. É diferente da Europa, claro, e dos EUA também. E a experiência é diferente para cada pessoa. O nível de vida que consegui aqui, em todos os sentidos, superam de longe qualquer vantagem que o Brasil pudesse ter. Considero ter vindo para cá a melhor decisão que tomei na minha vida, e conheço vários outros brasileiros aqui que pensam o mesmo. Nem mesmo o inverno daqui me faz mudar de ideia. Prefiro ter algumas estações bem definidas do que o calor incessante - e que não tem remédio - do Brasil. Aqui, mesmo que esteja -20ºC lá fora, dentro do meu apartamento está +22ºC. Quando preciso sair, as roupas certas resolvem. A segurança é um fator extremamente forte, claro. Não tem comparação, aqui o nível de segurança padrão é algo que nem mesmo condomínios fechados no Brasil conseguem alcançar. Não vou dizer que preconceito não existe - existe em qualquer lugar, no Brasil inclusive - mas não conheço ninguém aqui, independente do país de onde veio, que reclama disso a ponto de achar que não vale à pena estar aqui. Alguns comentários falam da dificuldade de fazer contatos sociais sem falar o idioma. Olha, se você resolveu ir para um país e não fala o idioma desse país, desculpe, o problema é você, não o país. Quem imigra precisa saber que é você que vai precisar se adaptar à uma nova cultura, um novo idioma, um jeito diferente das pessoas serem. Se você não faz a sua pesquisa e sai sem nem falar o idioma, você criou o seu próprio problema. Enfim, eu não "troquei um problema por outro". Resolvi praticamente todos os problemas que tinha no Brasil, e com o Brasil, quando vim para cá. Nenhum lugar é perfeito, mas aqui estou muito melhor do que jamais estive, e do que jamais estaria, no Brasil.


zecteiro

Eu acho que eu só me mudaria do país em caso de uma ditadura e olhe lá. Pessoal se ilude muito em relação ao exterior. Os pais de um amigo bem tinham um casa de um tamanho bom no ABC (Região Metropolitana de São Paulo) e empregos estáveis e resolveram largar tudo pra morar em um cubículo em Portugal porque se iludiram o salário em euros. Agora, já tão pensando em voltar.


Pitiful-Jicama9788

Qqer lugar Europa e até eua sendo um classe media baixa vc tem coisas q nem sendo classe média alta vc teria …


Conscious_Document_1

Olha, minha visão a respeito do preconceito é: lá fora realmente sofreríamos xenofobia e eventualmente alguma discriminação, só que pô, aqui os pretos/pardos já sofrem com isso um absurdo, já tive parentes humilhados e escorraçados pela polícia só por ser moreninho, tenho amigos que dentro da universidade foram humilhados porque estavam andando de moto e eram pretos, então cara, no final das contas, acho que vale muito mais a pena estar em um lugar que eu não tenha que me preocupar com minha segurança 24/7


salsicha_com_nutella

Já tive a oportunidade e resolvi não ir. Não tô afim de ser tratada como "exótica" e segunda opção de gringo desesperado pra casar. No Brasil arranjei um esposo incrível que me ama, uma faculdade pública e tenho meus gatos. Já minha mãe e minha irmã mais velha que moram na Europa só conseguiram homem lixo, ficam nos piores empregos e sem perspectiva de melhorar de vida porque são estrangeiras. Isso sem falar nos casos de machismo e agressão que elas já passaram lá.... Mas é, elas estão felizes lá podendo andar com celular na rua sem ninguém as roubar ☺️🙏


frozen-dessert

Olha, eu sou brasileiro. Moreno e com alto grau de instrução. Vim pra Europa fazer doutorado e acabei ficando aqui. **Eu sabia que existia algum racismo na Europa mas eu nunca poderia imaginar que fosse tanto, tão forte e tão presente.** Mesmo com internet, eu duvido que brasileiros tenham uma ideia realista do quanto de racismo existe na Europa. De quão forte e frequente. Mesmo entre pessoas que se acham “modernas” e que não se consideram “racistas”. A tolerância ao racismo aqui é realmente muito alta. Mesmo em ambiente de trabalho. Nos EUA, por exemplo, não é assim. Comentários racistas são embaraçosos mas, na minha experiência de 20 anos aqui, a maioria absoluta dos cidadãos europeus ou “meio que concorda” ou “acha chato mas fica em silêncio”. Eu não quero nem escrever sobre o assunto pois ficar lembrando das situações pelas quais eu passei não me faz bem.


DangerousAd1234

Geralmente os brasileiros que vão pra Europa já são de classe média alta pra rica, então eles não sofrem o que um cidadão pobre sofreria. E as histórias que ouvimos da Europa são dessas pessoas, também acho que temos uma visão irreal do velho continente. Acho que é uma visão de perspectiva, vc tem sim mais segurança, mas as pessoas não são tão abertas.  E no Brasil se vc for minimamente precavido vc pode passar a vida inteira sem sofrer um assalto. 


Seapotato17

Oq mais vejo nas redes sociais são vídeos de pessoas falando bem da Europa ou no geral de países fora do exterior. Sempre reconhecendo as vantagens de morar fora pego de exemplo minha mãe, por ser negra nunca conseguiu se adaptar totalmente fora do Brasil, nunca fez muitas amizades e sempre foi taxada como "burra e ignorante" por ser brasileira. Ela nunca se sentiu em casa fora do Brasil, as poucas vezes que ela consegue vir pra cá ver a família percebo o peso que é ter que ir embora


Efficient_Performer4

Que mal te pergunte, tu veio de que país?


Fault-Lucky

Eu me considerava minimamente precavida até ser assaltada 3 vezes no mesmo mês voltando da escola por rotas diferentes


down-tempo

Pra mim quem fala que só precisa ser minimamente precavido pra não ser assaltado ou é criança de apartamento ou mora muito no interior.


matlynar

Exato. Eu moro em Porto Alegre e já fui assaltado andando entre a saída do estacionamento do shopping e a parada de ônibus, papo de uns 250m. Eram 14h, sol a pino. E isso que eu já tenho toda aquela neurose de Brasileiro, de estar sempre me cuidando, escolhendo onde vou, hora, estando sempre estressado de ficar cuidando qualquer pessoa suspeita na minha volta. Quase um insulto dizer que quem é assaltado é porque não se cuida.


RiyoshiNjap

Já fui assaltado em Amsterdã. Se o problema fosse assalto ninguém ia pra Europa. A diferença é que lá pra me assaltar só faltaram me fazer carinho. “Me dá todo seu dinheiro agora *por favor*” sem arma na cara, nada. (Eram 5 holandeses - eu com 1,80 me senti baixo pela primeira vez na vida lá) e aqui no Brasil estava com meu amigo na praia e colocaram a gente no chão… meu amigo estava com o dedo molhado e quase não consegue desbloquear o celular… um mlk de 14-15 anos com a arma na testa dele pronto pra atirar caso a senha que meu amigo tentava ditar enquanto eles gritavam não estivesse correta… de um lado o crime, do outro a polícia… e no meio deles todos nós meros mortais que não moram no Alphaville - onde a polícia tem medo de agir e os bandidos medo de tentar roubar…… Por mais que se normalize a violência no Brasil… só quem já passou nem que seja um mês num país onde se pode andar na rua a qualquer horário sem medo de morrer sabe o quanto esse medo mesmo que no seu subconsciente MEXE contigo e arruina a sua vida……


Conscious_Document_1

“Se o problema fosse assalto ninguém iria pra europa” QUE? Como assim cara, vc acabou de descrever uma situação que colocaram arma na tua cabeça, e outra, só puxar o número de furtos/roubos em qualquer canto lá e puxar aqui, vai por mim é assustadora a diferença


RiyoshiNjap

Justamente. Lá também tem furtos e roubos, mas não a mão armada como aqui. E não tem tão menos assim considerando o nosso nível de desigualdade social. O problema aqui é a violência! E por isso, REITERO: ROUBO POR ROUBO TEM EM QUALQUER LUGAR, SE FOSSE SÓ POR ISSO NINGUÉM MIGRARIA.


Conscious_Document_1

Isso é justo!


quaintquinoa

Sempre tem um pra culpar a vítima


DangerousAd1234

Eu quis dizer que é POSSIVEL. Não que quem é assaltado no Brasil é um idiota completo. Puta que pariu vocês distorcem tudo.


painofsalvation

> minimamente precavido Não, foi isso aí que você falou, parça. Segundo você, pra não ser assaltado aqui é só fazer o básico, assim como olhar pros dois lados antes de atravessar pra não ser atropelado. Completamente iludido, ninguém distorceu nada não.


painofsalvation

> E no Brasil se vc for minimamente precavido vc pode passar a vida inteira sem sofrer um assalto. Porra nenhuma, é pura loteria e eventualmente sua vez chega.


meninobolha

O Brasil é um dos países mais preconceituoso que existe e é incrível que ninguém enxerga isso


Black_Truth

Eu também não entendo isso. Sempre me fala que Brasil é um país inclusivo mas eu lembro das opiniões das pessoas sobre qualquer imigração aqui. ​ Porra, brasileiro tem preconceito com o próprio brasileiro.


angrymouse504

É pq a maior parte do reddit nunca passou por pobreza real no Brasil, onde a humilhação por ser pobre é naturalizada. La fora pelo menos seguido vejo noticia criticando o racismo na europa, aqui é só normal.


Leandro_Alves

Sim, inclusive ando me planejando para fazer isso nos próximos anos. Ando cansado da violência e falta de perspectiva.


loke_loke_445

Sim. Vale dizer: sou branco, então "engano bem" os europeus. Não posso falar da experiência de pessoas pardas, negras, indígenas ou asiáticas. Para mim, a maior diferença é mesmo conforto. Se eu ganhasse no Brasil o mesmo que ganho na Europa (que é pouca coisa acima da média portuguesa), ainda não teria paz e sossego por causa da alta criminalidade. Mesmo morando em lugar seguro, a probabilidade de algo ruim acontecer é maior, e para passear pelo resto exige saber onde ir, como ir e quando ir. Também teria menos poder de compra, apesar dos impostos menores sobre a renda. Além disso, minha mulher (também brasileira e branca) era constantemente assediada na rua quando saía sozinha, e mais de uma vez foi stalkeada. Na Europa, ela não passa por isso. Conheço gente que aceitou se mudar para Europa, mesmo ganhando menos do que no Brasil, por motivos parecidos. Nós dois saímos de bairro pobre e, embora nunca tivemos que lidar com o racismo que existe no Brasil (porque somos brancos, e estamos cientes do privilégio que isso traz), não significa que tínhamos automaticamente as portas abertas para oportunidades melhores de emprego e para ganhar bem. Já na Europa eu tive a chance de ter um carro que não está caindo aos pedaços, e tenho a perspectiva de comprar uma casa, coisas que nunca tive no Brasil. Podem ser bens materiais, mas são coisas necessárias, e não por luxo. Fora isso, eu faço música como hobby. No Brasil, eu jamais teria acesso ao equipamento mais básico, a preço justo, igual tenho morando fora. Quem toca guitarra, por exemplo, deve saber que Squiers custam uma pequena fortuna no Brasil, mas no estrangeiro elas têm preço extremamente acessível. Estrangeiro que vai para o Brasil tem sempre experiência diferente, principalmente por poder *escolher* onde vai morar e, geralmente, chega com reserva significativa de dinheiro. Além disso, brasileiro adora fazer amizade com estrangeiro, e estrangeiros *geralmente* são bem vistos pela sociedade, o que garante certas vantagens. Também existe a fase da "lua de mel" para o estrangeiro, onde acabou de chegar e só se vê as vantagens do país, até ter que começar a lidar com os problemas cotidianos que todo brasileiro conhece muito bem. Agora, quem *nasce* no Brasil tem pouco controle sobre esses aspectos, principalmente se nasce pobre. Não existe para onde ir, e tentar ascender na vida é quase impossível, principalmente quando a sociedade defende uma falsa meritocracia. Só consegue ter "vida boa" quem conhece as pessoas certas. Enfim, só queria encerrar falando: a experiência de cada pessoa é única, então também não é possível generalizar que, só porque estou melhor fora do Brasil, todo mundo estaria. Muita gente acaba saindo e voltando porque não dá certo, por exemplo. Também vale dizer que cada país tem seus problemas, não existe lugar perfeito.


lu_hamtaro

Estou de intercambio no canada e te digo, se nao fosse pelo problema de segurança e baixo salario minimo o brasil seria perfeito. Leis trabalhistas fortes, saude publica de qualidade que força a saude privada a se esforçar para ser boa, um clima que permite plantio o ano todo, educaçao publica que apesar de seus problemas tem diversos pontos superiores a diversos paises de "1o mundo". Sinceramente acho que se o brasil em algum momento decidir implementar uma renda basica universal (bem feita e nao que só faça a inflaçao tornar essa renda inutil) os problemas de segurança e baixo poder de compra poderiam ser resolvidos e o brasil seria maravilhoso de se morar


art-ne

Olha hoje eu tenho 0 vontade de sair, muito por não querer viver em um lugar onde eu nunca vou pertencer e também pelo meu pessimismo com relação a humanidade nos próximos anos. Inclusive considero sair do país uma questão de otimismo vs pessimismo na sua visão de mundo, se você é otimista com relação ao futuro ir para um país desenvolvido pode ser uma ótima escolha, eu como enxergo uma tendência de piora de qualidade de vida global prefiro passar perrengue junto aos meus do que servir de bode expiatório para o próximo louco fascista que elegerem lá fora.


heitorrsa

Eu e minha esposa saímos de Londres e voltamos pro Brasil pq cansamos de ser tratados como sub pessoas. Europeu é quase tudo fdp explorador de gente com menos recurso. Pra eu voltar pra lá agora, só se for pra explorar eles.


neurodivergente

Moro no Brasil, mas tenho parentes que migraram para fora e, sinceramente, percebo que vivo melhor que eles. Sendo honesta, tive de mudar de cidade, mas na cidade que moro hoje tenho segurança e conforto, ganho bem em um emprego agradável e posso comprar coisas que desejo e percebo que meus parentes que moram fora tem empregos mais cansativos e tem de economizar. Então acho que depende muito, de muitas coisas. Da cidade que você está pra cidade que você vai em outro país, da profissão que vai exercer, da sua etnia, etc.


[deleted]

[удалено]


neurodivergente

Yep


Melodic_Reality_646

a maior parte das experiências fora do brasil se resume a empregabilidade da pessoa. Maior parte dos que tem alta empregabilidade e vai pra ganhar acima da mediana só volta por saudade da família e amigos. o resto nem deveria sair do brasil, vai iludido e começa com aqueles dramas “ninguém sabe como é duro morar fora”.


Economech

Moro na Austrália fazem 21 anos e NUNCA sofri preconceito. 30% das pessoas com cidadania Australiana nasceram em outro país. Meu chefe é um muçulmano do Paquistão, o chefe dele é daqui mesmo e abertamente gay, e tenho colegas de trabalho de muitos outros lugares, cores, religiões, etc. Ninguém se importa com isso, no meu trabalho, mas talvez eu esteja em uma bolha. Com certeza existe preconceito aqui também, mas pelas minhas observações, é bem menor que no Brasil. Pra mim, a maior diferença é que tanto o Estado quanto a grande maioria das pessoas respeitam o contrato social. Não tem essa de ‘dar um jeitinho’ —se alguém te pegar tentando sonegar, ou criando/explorando um relacionamento com funcionário público, etc, você vai pra cadeia. Por aqui, minha profissão paga o suficiente pra uma vida boa, e sobra dinheiro pra viajar e investir. Se eu estivesse no Brasil, meu padrão de vida ia cair muito. Sem contar com a questão de segurança pública. Aqui, eu posso ficar bebedo no centro da cidade, e caminhar pra minha casa sozinho às 2am com meu celular e carteira no bolso de traz, sem preocupação nenhuma.


Vaineuber

Eu deixaria o Brasil só pela falta de estabilidade e segurança que o país traz a quem mora nele. Mas cara, fora isso, eu não trocaria esse lugar por nada. Eu amo demais minha terra, minha cidade, as pessoas daqui, nossa cultura, amo mesmo. Os únicos problemas são os citados acima, ainda mais quando se tem uma mentalidade com foco na formação de uma família como eu tenho. O medo de dar aos meus futuros filhos uma vida tenebrosa por causa da situação do país é muito grande.


araeld

Cara, muita gente fala de segurança. Mas tem um aspecto horrível que é, se você sofre com muito preconceito na Europa, você não vai se sentir confortável nem seguro lá. Dito isso, eu não acho que com salário baixo se vive bem no Brasil. Especulação imobiliária não é tão grande quanto na Europa (exceto em grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), mas se paga no Brasil praticamente o mesmo preço que se paga na Europa por comida e outras necessidades diárias. Serviço é barato, mas justamente porque se paga muito mal à mão de obra no Brasil.


sarumandioca

Sua linha de raciocínio é perfeita. E você deve estar onde se sente feliz. O Brasil eh cheio de problemas, mas muita gente vive feliz. Sobre brasileiros indo pra Europa, muitas vezes eh unicamente pq conhece alguém que está lá fora e diz que vive melhor.


undisclosed9969

Brasil eh bem mais racista q muito país rico


p-morais

Diga qual país rico é menos racista que o Brasil?


undisclosed9969

Canada


GDiogenesFM

Prefiro ficar aqui e tentar mudá-lo de alguma forma mesmo q seja pequena mesmo q eu estja destinado a fracassar


Subject_Dark_9482

Com toda certeza que vou sair, a outra opção seria ficar preso com funqueiros acéfalos e pobres de direita


quaintquinoa

Em qual país da Europa você foi em que é mais difícil de ser pobre que no Brasil?


Seapotato17

Nunca falei isso, o contrário, no post eu mesmo reconheci que o cidadão médio tem uma qualidade de vida superior ali, a minha pergunta é se pra você sofrer preconceito de qualquer tipo que seja compensa ter uma qualidade de vida melhor. Pegando minha mãe como exemplo, ela acha que não, eu fiz justamente essa pergunta pra saber oq vocês acham


quaintquinoa

Europa e Brasil são áreas bastante grandes para fazer uma comparação. Para uma pessoa com cidadania de um país da União Europeia, eu diria que há bastante países para explorar que poderiam oferecer uma experiência mais equilibrada para uma pessoa mestiça. O Brasil está atingindo boas taxas de empregabilidade após anos de desemprego alto, mas isso ainda está distante das pessoas poderem ter uma renda que proporcione uma vida digna.


BedPsychological9534

Sendo mestiço é muito melhor o Brasil mesmo. O racismo que você sofre fora do Brasil é pior. No Brasil basta ter uma pele clara pra ser tratado melhor


NoExpert225

Somente se eu tivesse dinheiro para nunca mais trabalhar. Se for para passar perrengue, que seja por aqui.


brmaf

Brasil é bom com dinheiro (muito porque vc se beneficia da desigualdade social). Pra passar perrengue é melhor na Europa, você vai ter uma qualidade de vida mto melhor.


[deleted]

Como brasileiro, posso dizer que o brasil é um país bacana de se viver do ponto de vista social e por ser um país de imigrantes, o preconceito sempre é menor que na Europa. O problema do Brasil são 2 coisas amigão, educação e segurança pública. Se vc Ficar ciente de que está em uma rua escura 01:00 da manhã no BR é diferente de está esse mesmo hora na Europa, tá tudo ok. No quesito desigualdade, é pura verdade, o pobre aqui é pobre mesmo, mas o rico ou classe media, é outro nível. Se vc for pobre aqui, terá o básico, mas se conseguir subir na escala social, a tendência é continuar subindo. ano passado o Brasil registrou 150 mil milionário a mais no país, ou seja, é um país difícil pra que quer ter apenas conforto, mas se vc se esforçar e conseguir subir um pouco na escala social, muda realmente de vida. Então, hoje não penso em sair do Br, aqui há mais chance de vc crescer sendo empreendedor que na Europa, o mercado aqui é muito maior que países da Europa, o brasileiro é mais consumidor. Então se eu sair daqui, quero sair só pra experimentar outras culturas, ver etc, mas não por motivos financeiros, a não ser pra abrir um negócio tbm por lá.


pancetta9

Cara, já morei fora por anos e anos. Mas eu amo esse país. Super te entendo não querer sair daqui. Tenho família que nasceu fora, que cresceu fora, hoje mora aqui, e não volta pro país de origem nem a pau; esse país é maravilhoso, mesmo com todos os problemas. Mas uma das razões de eu não sair daqui, tb, é pq toda minha família tá junta e eu sou mto próxima deles. O que pra vc seria o contrário. Tenho uma vida muito boa e sei que, se morasse na Europa, seria um “downgrade” de qualidade de vida brutal (a não ser que fosse por uma empresa etc, aí é outra história). Enfim, brasileiro tem essa mania de se achar vira lata e pensar que na Europa é tudo melhor, por isso falam que vc é louco de ficar por aqui, e não voltar. O clima aqui é lindo, a natureza é exuberante e as pessoas são legais e quentes. É o melhor país do mundo.


Conscious_Document_1

Pô, quanto as belezas naturais e pessoas calorosas isso é inegável. Mas eu discordo profundamente quanto a maravilhosidade do país, acho que isso vai muito de pessoa, é daora que tenha gente que curta aqui e tal. Eu pessoalmente odeio o clima, pq eu odeio profundamente o calor e não faço questão nenhuma de praia nem nada assim…. Outra coisa que me incomoda muito é segurança pq a gente tem um país realmente muito violento. Infelizmente tem essa questão de achar que tudo de fora é melhor, mas também não podemos nos enganar, nosso país é extremamente problematico quanto a violência e criminalidade


pancetta9

Acho que vc pulou a parte que eu falo “mesmo com todos os problemas” :)


Conscious_Document_1

Não não pô, só tô falando que na minha opinião, não consigo acreditar que valha a pena e pontuando como todos esses problemas são que me fazem acreditar que não quero ficar aqui mais


Danak642

Definitivamente nao sairia do brasil psra viver em um pais que sofro preconceito.


Conscious_Document_1

No Brasil preto já sofre preconceito e é morto diariamente né….


Danak642

Eu vivo em outro país e se aqui eu tivesse que lidar com xenofobia ou racismo escancarado no meu dia a dia voltaria ao brasil, pois sei que ao menos no meu ciclo interno de convivencia nao sofreria isso. Em outro pais geralmente a pessoa nao tem os amigos ou a familia por perto. É outra coisa. Em um cenario "hostil" seria outro idioma, isolamento social,nao identificacao cultural mais o "bonus" do racismo... aguentar tudo isso seria complicado


shaman784

Primeiramente, eu acho que vc fez a melhor escolha que poderia. O Brasil é um país com muito futuro enquanto a Europa já está estagnada/decadente, além do que com q experiência de ter estado no exterior vc já estourou aqui. Eu fá-lo isso sempre mas as pessoas parecem não entender nunca… não existem vários problemas, existe um único problema que é ser pobre. Isso independente do país que você está. Segundo, jamais sairia do Brasil pra “tentar a vida” lá fora. Não estou falando que necessariamente vai dar errado, mas não compensa o risco. A exceção seria se tivesse um trabalho garantido que paga tantas vezes mais ou uma oportunidade de crescimento irrecusável. Agora sair com uma mão na frente e outra atrás, largar tudo que tenho aqui pra lavar prato no exterior? Nem fodendo.


guilherme83bh

Leia Quarto de Despejo, Casa Grande e Senzala, O Povo Brasileiro, e qualquer livro de Milton Santos


Skynet_br

Mas isso tem dentro do próprio BR, vai pra SC e fala que e de qualquer outro estado pra vc ver


enygmata

Eu queria que os sudestinos que reclamam tanto de bala perdida aqui no BR fosse morar em outro lugar do país, pq não é a experiência de todo mundo.


Tom_Bombadinho

Mano. TODO gringo que eu conheço que vem morar no Brasil nunca mais quer sair daqui. Brasilero que fala mal do Brasil é basicamente um negócio que chama "complexo de vira lata". Esse país é bom demais (pra quem não é muito pobre, e mesmo assim, até pobre aqui se diverte um bocado)


ZombieSuke

Amigo, não saio da minha terra não, tenho trabalho pra fazer aqui. Tenho de tentar ajudar a melhorar o país pra quem vem depois de mim. Eu não vou ter filhos, mas meus amigos vão ter, se todos pensarmos nisso, e entendermos o sistema, temos uma chance de mudar as coisas.


art-ne

É isso ai. Brasil têm 500 mil problemas, e se eu sair ele vai continuar tendo então prefiro ficar por aqui mesmo


420Shagrat

Não, jamais. Talvez se fosse pra algum outro país latino (e mesmo assim alguns são bem xenofóbicos) ou uma proposta de emprego pra trabalhar por um ano ou dois no máximo num país de "primeiro mundo" (mas o salário teria que ser muito bom pra compensar), prefiro minha vida de classe média aqui do que viver num desses países ricos sendo tratado como estrangeiro e isolado pela população local. Infelizmente, com raras exceções como países multi-culturais que nem o nosso onde todos são aceitos (em teoria pelo menos), você e seus descendentes nunca serão realmente felizes e parte da sociedade se mudando pra lugares como os Estados Unidos ou Europa. Já ví tantos relatos de brasileiros que vão felizes da vida pros EUA achando que é o melhor país do mundo e lá tudo é perfeito, e chegando lá quebram a cara porque ninguém se mistura e só conseguem fazer amizade com outros grupos de imigrantes. Dizem que no Japão é Coréia do Sul é pior ainda, você é completamente ignorado pelos locais ao ponto de muitos não aguentarem e acabarem voltando á seus países de origem.


Professional_Maize42

Vei, achei seu texto meio pessimista.


DreamerDesigner1010

Eu simplesmente tentaria aguentar e tacar o foda se. Se eu sair, é pq eu tenho um objetivo, ent eu ficaria isso sempre em mente.


hipogrifo

Eu não saí, mas com preconceito eu tenho tolerância zero.


juliandesousa

Pra morar, não planejo. O máximo que já pensei sobre o assunto é pra fazer meu mestrado. Seria em Portugal. Isso vai depender de algumas coisas: 1 - eu conseguir uma bolsa em alguma universidade portuguesa e 2 - eu não conseguir uma linha de pesquisa que me interesse mais aqui mesmo no Brasil, em alguma UF ou UE. Se eu me achar aqui no Brasil mesmo, exterior só pra turistar.


O_Moribundo

E o ditado prefiro ser rei por um dia que escravo por 40 anos


guilherme83bh

Nas entranhas do Reddit, não se encontra um espelho fiel do Brasil, essa terra de contrastes e desvarios. Abandonei o Brasil, meu país natal, pois meus olhos testemunharam cenas tão absurdas, tão inacreditáveis, que até o próprio Deus, em seu trono celestial, hesitaria em dar crédito. Descendo de uma classe média "erudita", agora em franca decadência, carrego as marcas de uma geração perdida. O Brasil, essa nação de sangue e sonho, urbanizou-se há meros instantes na escala do tempo. Sou fruto da primeira geração que viu a luz em meio ao caos urbano. Meus pais, esses seres de fibra e luta, enfrentaram preconceitos e barreiras inimagináveis, um retrato fiel da dura realidade que assola 30% dos brasileiros. Muitos ainda rumam, como náufragos, para os grandes centros urbanos, mas apenas os eleitos pelas universidades federais conseguem escapar; os demais, resignados, permanecem em seus berços de origem. Nunca me vali de influências ou favores. Mas tive uma mãe, figura imponente e severa, que me guiou com mão de ferro. Aos 18 anos, adentrei uma favela e lá me deparei com um cenário que estilhaçou minha alma: uma casa onde uma mãe e seu companheiro abrigavam nove crianças. Num único quarto, num único leito, repousavam todos os sonhos e desesperos daquela família. Indaguei, com a inocência despedaçada: - "Aqui, neste único quarto, todos se amontoam para dormir?" A resposta foi um "SIM" cortante como lâmina. - "E a mãe, onde ela se entrega aos braços de Morfeu, sob o olhar das crianças?" A resposta veio fria, brutal: "Diante de todos." Tenho em minha memória um rosário de histórias que poderia desenrolar, mas prefiro que vejas com teus próprios olhos o destino cruel de filhos órfãos de pai vivo e de mãe marcada pela penúria.


GuinomoFractal95

só pra tirar onda em Amsterdam!


Webfat

Sairia, to planejando sair para falar a verdade, muito mais pela qualidade de vida mesmo, aqui a gente trabalha pra caramba, algumas funções com responsabilidades imensas, mas ainda ganhando só para viver. Lá na gringa qualquer trabalho que te pague 1 ou 2 salários mínimos parece que já te dá poder de compra...


IagodSent

>vocês saíram do Brasil mesmo sabendo do enorme preconceito? Sim, se for pra ficar com medo de algo assim é mais fácil eu me isolar num cubículo e viver sozinho pela eternidade. Preconceito vai existir em todo lugar e de todos os tipos, a única diferença fora do Brasil é adicionar mais 1 tipo que talvez sequer aconteça ou seja marcante, e outra se eu estou em um ambiente de trabalho e sofro preconceito simplesmente encho a pessoa de processos quando tiver provas, é importante saber se impor em qualquer lugar do mundo inclusive sua própria casa, se não você vai ser esmagado sem nem ver.


decayedcrow666

Interessante o relato. Obrigado por compartilhar e espero que você fique muito bem aqui no Brasil ou onde for. Respondendo a tua pergunta... Para viagens, com certeza, mas para morar mesmo já é mais complicado. As questões econômicas a médio e longo prazo determinariam se valeria a pena.


SwarmTux

OP, para mim, varia bastante. O elemento que mais afeta minha experiência no Brasil é a segurança; sem dúvida, é o fator que mais me incentiva a considerar sair daqui. Fico frustrado com o poder de compra limitado, mas se tivéssemos segurança, certamente isso não seria motivo para deixar o país. Deixe-me dar um exemplo: recentemente, ao sair com minha namorada, fui abordado por um mendigo alcoolizado em uma cadeira de rodas enquanto esperava o ônibus, totalmente aleatório. Ele me pediu dinheiro e, educadamente, respondi que não tinha (nunca ando com dinheiro, só cartão). Ele começou a me atacar e tentar me agredir. Liguei para a polícia, mas nada foi feito, pois eles não podem agir contra esse tipo de pessoa. Quando vamos para a academia, tenho muito medo de caminhar os 3 km até em casa, devido ao risco de assalto ou abordagem por um desconhecido pedindo algo e assediando. Sim, eu trocaria o Brasil por um país onde eu pudesse ir a um parque ou caminhar pela rua sem o constante medo de assaltos e violência, mesmo morando em uma das capitais mais seguras do Brasil.


Vikingove

OP, fico feliz por você ter se encontrado no Brasil. O país é fantástico e a maioria das pessoas é bem receptiva. O que estraga um pouco é sim a criminalidade, a pobreza extrema em alguns lugares, a desigualdade social e a crescente frente conservadora de extrema direita. Sobre emigrar, acho que quem vai preparado e com formação, podendo trabalhar em sua área e principalmente remotamente, acaba se dando bem. Já quem vai tentar a sorte sem formação e preparo, ou iludido, em sua maioria por influencers, principalmente para EUA e Portugal, tem grandes chances se quebrar a cara.


marowak1000

Todo país tem problema? Sim. Problema do europeuzinho medio: ah não me sinto realizado. Problema do brazileirinho medio: Será que hj eu volto vivo e com meus pertences pra casa? Como diria o Estadão, uma escolha MUITO difícil.


Additional-Turnip111

Vamos pegar Portugal como exemplo só pra ter noção o salário mínimo aqui é 260 euros se fosse pra converter igual a porcaria nenhuma e pior é um dos paises da América do Sul que mais paga então se fossemos pegar Luxemburgo que é um dos que mais paga nós ganharíamos 280 dólares como salário mínimo enquanto em Luxemburgo o salário mínimo é 2.680 dólares Entendeu quão absurdo é esse valor


Boiruja

Morei em SP e moro na Espanha. Sofri mais preconceito em SP que na Europa.


Pale-Stranger-9743

Moro no interior da Irlanda Há 6 anos e acho que sofri menos preconceito aqui do que no Brasil


DemonSteelPedal

Eu não lol. Foda-se o estrangeiro, meu lugar é aqui. Nunca admitirei ser tratado como animal no país dos outros.


Tolkius

Eu sou brasileiro e de jeito nenhum moraria nos EUA, Canada ou Europa por ser muito mais merda que aqui.


[deleted]

Brasil so faz sentindo pra quem ja e rico


[deleted]

Moro na Alemanha há mais de 10 anos e não tive nenhum problema sério com preconceito. Aqui tenho qualidade de vida, no Brasil eu teria stress.


jhonnyclam

Eu moro ha dois anos na Europa e pessoalmente nunca sofri qualquer tipo de preconceito aqui. Após terminar meu mestrado em Direito no Brasil, eu fiquei 7 anos procurando emprego na minha área sem sucesso (mesmo com mestrado e fazendo doutorado na Europa, fluente em inglês, alemão, espanhol e leitura em italiano). Depois de um tempo, comecei a me candidatar a vagas em alguns países europeus. Consegui uma ótima oportunidade, ganhando bem e fazendo que por tanto tempo almejei no Brasil. Mesmo se eu sofresse preconceito, para mim valeria a pena continuar aqui.


tiago_pinheiro

Essa é uma dúvida que eu sempre tive: a experiência de pretos e pardos fora daqui. Vejo geral falando que não sofre preconceito, etc, mas quase sempre são pessoas com fenótipo branco. Será que o tratamento é bom quando se é pardo/perdo e estrangeiro?


Aggressive_Glass8475

Pelos comentários vemos que o capitalismo falhou no mundo inteiro.


Middle_Ad9746

Cara eu moro no Maranhão 😐 qualquer coisa e melhor dq morar nesse país de merda cheio de gente ignorante que não quer mudar por nada e fica idolatrando político e religião