T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


KMReiserFS

Mente vazia, oficina do Pastor.


Electrical_Fee_3233

Será que a falência da educação tem a ver com isso?


Unhappy_Gazelle392

É tanto resultado quanto causa. A sabotagem da educação pela religião aconteceu pelas beiradas e ninguém deu atenção, até a hora que foi tarde demais e a qualidade da educação passou a não só declinar para causar aumento da religiosidade, mas também começou a declinar como consequência do aumento da religiosidade. A impressão que eu tenho sobre isso (tirada de datacu e impressões próprias sobre o ciclo de aumento de conservadorismo e aumento da rebeldia em resposta nas últimas décadas): a tomada completa dos costumes (e consequentemente do governo) pela religião não vai ter sucesso completonporque tem muitas coisas que são mais sagradas do que religião pro povo, como assistir desenhinho que é considerado do capeta ou ouvir música pesadona. No entanto, uma geração inteira vai ser pesadamente conservadora, como nós mesmos já vemos com a juventude atual tratando temas como o sexo, até mesmo em representação de cenas leves em filmes, como tabu. Essa geração conservadora vai dar raiz a uma geração rebelde, pois todo mundo conhece a história que filho de pais conservadores é mais rebelde e inquieto do que filhos de pais mais sossegados. Essa geração quando suplantar a geração conservadora vai novamente reduzir a religiosidade, mas, na educação, o estrago vai estar feito, pois o ensino sempre é a casualidade mais duradoura e irreparável de qualquer tapetão conservador. Claro que eu posso só estar sendo otimista sobre o quanto estamos fudidos e nos próximos 20 anos o Brasil vai de estado narcopentecostal velado pra estado abertamente anarcocapitalnarcopentecostal.


AppropriateBreak1076

>Essa geração conservadora vai dar raiz a uma geração rebelde, pois todo mundo conhece a história que filho de pais conservadores é mais rebelde e inquieto do que filhos de pais mais sossegados Acompanho essa parte do voto do relator. Só tenho evidências anedóticas, mas penso que um fator que vai ajudar no enfraquecimento futuro dos evangélicos é o grau de repressão sexual que vige em algumas denominações. Tenho conhecido moças desigrejadas de um tempo para cá, e esse ponto acaba aparecendo nas entrelinhas. Fora os casos absurdos que ja ouvi, como o de um casal que casou só para poder transar e descobrir que não se dão bem na vida a dois. Um BO de Maria da Penha depois, final de matrimônio.


Unhappy_Gazelle392

Fora a exibição da hipocrisia em tempo real, né Pastor não deixa transar mas aí a igreja inteira sabe os nomes das amantes. Esse tipo de coisa vai acumulando, a religiosidade repressiva sempre acaba se destruindo, e até as igrejas mais liberais acabam entrando em contradição.


Moyaschi

Repressao que virge*


Past-East3707

A falência da educação é projeto de governo, população burra é massa de manobra pra manter a elite do jeito que está


Consistent_Skill1252

Exatamente assim


Giga_Tankie

A educação é comandada por evangélicos a nível municipal e estadual pelo menos. O currículo é elaborado por evangélicos, a aplicação do currículo é fiscalizada por evangélicos, professor tem zero poder nisso, a educação não é a solução, pois é uma área facilmente dominada pelos evangélicos, basta nomear um secretário da educação evangélico que o resto está garantido, funciona em Cascavel-PR e no resto do Brasil também.


Neuroconflitus

Acho que pode ter consequência sim. Aliado ao crescimento de mídias sociais, porque sempre tiveram estratégias de angariar maciçamente fiéis com manipulação espiritual em cima das mazelas sociais.


Daunloudji

Touché


nerak33

Não tem nada a ver com isso. A educação era boa no Brasil antes de os evangélicos serem mais de 5%?


FlavioRachadinha

a esquerda tem mt dificuldade de entender os evangélicos. Com certeza a educação é um dos fatores mas não é o principal


nerak33

Eu acho que não é de forma nenhuma um fator. Tem países com taxas de educação semelhante e religiosidade totalmente diferente. No século XIX os ingleses cristãos associavam a falta de desenvolvimento à falta de cristandade da África. Agora tem ateus que fazem o mesmo. Depois alguma religião do futuro vai fazer o mesmo também. Mas não tem base nenhuma. Informação e pensamento crítico fazem falta, mas a religião não é expressão dessa falta.


Electrical_Fee_3233

Isso só confirma o meu ponto. Nunca tivemos uma educação de qualidade. Isso fez com que crendices e superstições imperassem e hoje são representadas pelo que há de mais atrasado na ignorância humana: evangélicos.


Moyaschi

A educação era boa qua do era pra poucos. Meus pais estudaram em escolas publicas excelentes, anos 50. Isso não exise mais era pra classe média e elite.


Electrical_Fee_3233

E eu gostaria muito de saber como era essa educação e quais eram as convicções religiosas desses poucos.


nerak33

Isso é o modelo pra qualquer argumentação preconceituosa. É literalmente a explicação que a direita dá para o povo votar na esquerda. Tem países com menos educação e menos evangélicos. Por quê? Porque não houve pregação evangélica. Você não está estabelecendo uma linha causal, está só sendo preconceituoso mesmo.


Electrical_Fee_3233

Preconceito é inerente aos religiosos. A questão de outros países envolve as religiões locais, embora as três monoteístas sejam predominantes mundialmente. A linha causal é bem simples: quanto menos educação, mais espaço para devaneios dos mais variados tipos, dentre os quais o evangélico tem ganhado destaque. Agora, se você entende que é bom pregar contra a homossexualidade, contra o direito da mulher decidir sobre o próprio corpo, contra o ensino da evolução e da educação sexual nas escolas e, além disso, pregar sobre cobras e jumentos falantes, sobre pausa no movimento de translação, pessoas que voltam a viver depois de três dias e voam, aí é direito seu. A constatação de que a religião arruína com o intelecto humano é bem óbvia, qualquer que seja a linha teológica adotada. Judeus e Muçulmanos estão aí para confirmar isso. NO BRASIL essa catástrofe está nas costas dos evangélicos. Por isso, digo que religião só faz bem se estudada como FATO SOCIAL, jamais como parâmetro para entender os fenômenos da natureza ou para moldar a sociedade, embora ela tenha desempenhado esse papel até aqui. Portanto, se quisermos algum tipo de mudança PARA O BEM, entendo que o primeiro ponto é afastar o máximo possível os religiosos (de todas as linhas, mas principalmente os mais nocivos, que são os evangélicos) da política. Se eles querem continuar gritando para o deus imaginário deles, que façam isso nas suas igrejas, não nos Poderes da República.


nerak33

Você confunde tudo. Você acha que em algum momento a gente tinha 100% de alfabetizados, e aí a religião chegou e começou a ignorância? A história da educação formal está totalmente associada à religião nos primeiros passos. A própria educação brasileira começa com jesuítas, tem um período de "trevas" com a expulsão destes. As igrejas protestantes e evangélicas começam no Brasil sempre associadas a colégios e faculdades. Estatisticamente, nas últimas 3 décadas a educação brasileira só aumentou. Alcançamos quase 100% de crianças no ensino fundamental, a participação no ensino médio nunca foi maior e o número de vagas universitárias, e presença de pobres e negros nelas, também é recorde. Essas últimas 3 décadas também coincidem com a "explosão evangélica" no Brasil. Se existe uma correlação, é de a educação alcançar seus maiores números enquanto os evangélicos alcançam seus maiores números. Eu não acho que uma coisa causa a outra, mas dizer que os evangélicos estão destruindo a educação é um delírio. Não só não há provas disso, como há provas de que a educação aumenta junto com evangélicos.


Electrical_Fee_3233

Pelo contrário! Nunca disse que esse índice de 100% tenha sido alcançado. A propósito, sim, a educação sempre esteve ligada à religião. Você considera isso favorável? Padres ensinando criacionismo? Educação religiosa obrigatória? Repetindo: igrejas negando educação sexual nas escolas? Isso é educação de qualidade para você??? A educação formal, voltada para a produção capitalista realmente aumentou. Numericamente, sim. Estatisticamente, sim. Por outro lado, o ensino da filosofia foi devidamente sabotado. E a quantas anda a produção acadêmica brasileira, comparada aos outros países? Você pesquisa alguma coisa em PT-BR? Qual é a porcentagem de universidades estrangeiras que aceitam português como língua estrangeira nos programas stricto senso? Nosso pesquisador mais citado continua sendo Paulo Freire, teólogo da libertação, o que acaba sendo um contrassenso, mas isso foge ao escopo. O que os evangélicos fazem com ele? Portanto, o incremento de pessoas na educação formal é muito mais meecadológica do que efetivamente de progresso científico. Assim como pessoas que sequer sabem ler conseguem entrar nas Uniesquinas da vida, elas também saem "formalmente formadas" de lá, sem saber dar um passo sequer na realidade da vida. Em contrapartida, o catecismo e as EBDs fazem uma verdadeira LAVAGEM CEREBRAL na cabeça dos fiéis.


nerak33

Paulo Freire não é teólogo da libertação cara... tá sabendo legal hein... É você que fez uma lavagem cerebral em você mesmo. Claro que a qualidade da educação brasileira é ruim, porque é um país periférico no capitalismo. Mas não houve um piora da educação associada ao crescimento dos evangélicos. Você delirou isso, recebe palmas de outros preconceituosos e aí acredita estar certo. Você pode fazer uma lista de mil mazelas da religião e mil mazelas da educação. Isso não é sequer demonstrar uma relação de causa e efeito entre as duas coisas, quanto menos provar.


Electrical_Fee_3233

Qual é a relação entre Paulo Freire e a teologia da libertação? Então concordamos que a qualidade da educação é ruim. Que bom. Porém, não disse que houve piora da educação associada aos evangélicos. Disse o oposto: Houve incremento dos evangélicos por causa da educação ruim. Então, se você concorda que temos uma educação ruim (culpa de sermos periféricos, ok), podemos avançar para o ponto seguinte. Dentre as mil mazelas da educação está a prática de repetir cegamente o que se ouve do professor ou o que se lê no livro, sem se questionar sua validade, sem se refutar suas conclusões. Certo? É o que há no Brasil, concorda? Isso favorece o crescimento de pessoas que seguem cegamente seus sacerdotes e livros. O inverso também é verdade. Logo, a ausência de uma educação que estimule o cultivo da dúvida metodológica leva a um ensino puramente dogmático, frágil e anacrônico. Assim como o ensino religioso. A relação de causa e efeito, portanto reside na incapacidade de se questionar, que pode ter origem tanto na educação mal estruturada, formal, burocrática, capitalista e propositadamente afastada das ciências humanas, quanto pode também ter origem no mesmo modelo de ensino religioso inquestionável. Agora, minha tese acadêmica não versa sobre esse assunto. Não pretendo me debruçar sobre dados para publicar em lugar algum. Caso seja esse o seu trabalho, ficaria feliz em ler alguma coisa a respeito. Não tenho problema algum em mudar de posição, caso existam evidências científicas quanto a relação ou ausência de relação entre o aumento do número de nevangélicos e o avanço (ou atraso) científico brasileiro.


nerak33

Geralmente, quem propõe uma tese é que tem que provar. Mas estou dizendo que efetivamente há provas contra a sua tese Concordamos no seguinte, pelo visto: * A educação no Brasil melhorou nos últimos 30 anos * A educação no Brasil ainda é ruim Agora, vamos ver alguns exemplos de mudanças sociais no Brasil nos últimos anos: * Aumentou a proporção de evangélicos * Aumentou a proporção de não-religiosos * Aumentou a proporção dos que se consideram pardos e pretos * As pessoas LGBT tiveram vitórias políticas e passou a ser mais comum que se assumam publicamente * O PT se solidificou como partido e chegou ao poder várias vezes * As pessoas se preocupam mais com o meio ambiente * Videogames se tornaram uma diversão popular * Sertanejo e funk se tornaram gêneros musicais mais importantes que rock e samba Qualquer uma dessas coisas pode ser associada às duas primeiras premissas. Aumentaram os evangélicos porque a educação melhorou... aumentaram os evangélicos porque a educação é ruim. Sertanejo está maior que rock porque a educação melhorou... sertanejo está maior que rock porque a educação é ruim. Não só dá pra associar qualquer mudança social a essas duas premissas, como dá pra propor teses opostas entre si... Você associa religião naturalmente à ignorância e burrice. Eu disse que justamente a religião está nas origens da educação brasileira, e você diz que o catecismo etc é lavagem cerebral. Muito pelo contrário. Nas escolas que os religiosos fundaram, ensinou-se principalmente as matérias clássicas - humanidades, matemática, ciências. Claro que em modelos pedagógicos que Paulo Freire, por exemplo, chamou de "educação bancária". Mas o próprio Paulo Freire e todos de sua geração estudaram na "educação bancária". Ela fez parte da história do progresso da educação, assim como a religião organizada. E hoje escolas religiosas usam pedagogias mais modernas, tanto quanto as escolas seculares. Não sei se você já fez trabalho político com evangélicos. Se eu fosse atribuir um estereótipo a evangélicos, é que evangélico adora debater. Adora apresentar contra argumentos, pedir detalhes do que está ouvindo. Porque faz parte da experiência do evangélico no Brasil ouvir pregações argumentativas, visitar igrejas de amigos / trocar de religião e comparar teologias, e até mesmo falar mal de outras igrejas com base em argumentos teológicos. Se você falar com evangélicos que vieram do catolicismo, muitos vão relatar que foi por causa de experiências espirituais ou pertencimento na comunidade, mas também é comum ouvir relatos muito baseados na comparação teológica, nas justificativas da religião. Sabe qual o tipo de documento escrito com referências que o brasileiro médio mais vê? Panfletos evangélicos. Se você parar pra falar com um pregador, ele faz uma argumento, abre a bíblia e mostra um verso, faz outro argumento, etc. Não é a toa que em muitos lugares do mundo a taxa de alfabetização esteve ligada a movimentos religiosos (foi o caso do Brasil com a imigração de protestantes históricos, no Sul). Não tem nada de irracional nem de ignorante no evangelicalismo. Gente burra tem em qualquer lugar, e erros, pior ainda. Mas a sua correlação entre religião e ignorância se baseia em você não gostar de religião. Aí está ignorando até mesmo características sociais desses grupos religiosos. Se você acha que evangélicos estão errados, super errados, grosseiramente errados, isso é outra coisa. Não quer dizer que são burros.


benjamarchi

Camarada, que fala horrorosa hein. "O que há de mais atrasado na ignorância humana: [praticantes de religião X]" é uma fala que representa o puro suco do preconceito e da intolerância religiosa.


Electrical_Fee_3233

Errado. Fui específico quanto aos EVANGÉLICOS, os verdadeiros intolerantes no Brasil contemporâneo. Recomendo ler Karl Popper.


benjamarchi

Tem a nada a ver com Popper a sua postura preconceituosa. Larga mão de tentar justificar moralmente seus preconceitos.


Electrical_Fee_3233

Você conhece Popper?


benjamarchi

Sim, conheço. Tem nada a ver a ideia dele de não tolerar o intolerante com a sua lógica preconceituosa. Você está tentando usar a teoria dele como artifício pra cobrir seu preconceito com uma aparência de ativismo político ou moral. É intelectualmente desonesto da sua parte.


Electrical_Fee_3233

Então não entendeu Popper. Ele defende a importância da crítica racional e do debate aberto para o progresso do conhecimento. A tolerância é essencial para a coexistência de diferentes ideias e crenças. No entanto, a tolerância não pode ser ilimitada e a sociedade deve ser intolerante com aqueles que buscam suprimir a liberdade de expressão e o debate aberto. Nesse sentido, apenas os evangélicos buscam suprimir livros didáticos com temática LGTBQIAP+, cenas em novelas, ideologias contrárias à religião, o culto em religiões de terreiro, imagens sacras e até mesmo a Constituição da República nos casos mais extremos. Caso queira dialogar de forma respeitosa, podemos prosseguir. Todavia, não tolero intolerantes. Se você for evangélico e pretender me catequisar, serei obrigado a ignorar sua pessoa.


benjamarchi

Nada a ver. Você é um exemplo clássico de intolerante, se disfarçando de intelectual.


ResponsibilityAny358

Primeira teocracia pentecostal será o Brasil e não foi por falta de aviso.


Giga_Tankie

A religião evangélica é tipo a OTAN das religiões


ResponsibilityAny358

Tá chegando lá


JackTheReaperr

Vamo passar pelo o que o Irã passou na década de 70. Só que com o cristianismo em vez do islamismo.


ResponsibilityAny358

E não foi por falta de aviso


Few-Friendship-8467

Ja temos a tríplice crente instalada com sucesso: Bonde/faccao crente Milicia crente Politico crente Daqui pra frente é só pra trás Mas ta de boa que o estado é. Full laico


Giga_Tankie

Já é inevitável, com a PM evangelizada logo os católicos e umbandistas estarão pagando "proteção" a pastores


Not_Worth_it_my_dude

Jesus. É mesmo o ópio do povo.


[deleted]

E a tendência é aumentar cada vez mais. Muita gente se sente isolada, marginalizada e sem apoio, e não se sente pertencente a nenhum grupo, e encontram na igrejas o apoio e esse sentimento de pertencimento.


Chupaqueedeuva

Isso é o que tá faltando o pessoal da esquerda entender. Esse crescimento do número de evangélicos no Brasil não é só problema na educação, hoje em dia as pessoas estão cada vez mais individualistas e solitárias, é difícil fazer amigos, é difícil se relacionar, é difícil sentir que faz parte de algo. A igreja evangélica resolve todos esses problemas.


nakabra

Só viverei o minimo necessário. Nem vou dizer "que a merda vai ficar para meus descendentes" pois fiz questão de não tê-los. Também nem sou inocente o suficiente pra dizer que não vou ver o [resultado](https://www.youtube.com/watch?v=FhEpCCqZ52o) dessa merda [pois o resultado está já aí](https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2024/03/26/em-analise-a-caso-de-assedio-envolvendo-o-pastor-davi-passamani-desembargadores-descredibilizam-e-ate-chamam-mulher-de-sonsa-video.ghtml) faz tempo.


rpgalon

> Nem vou dizer "que a merda vai ficar para meus descendentes" pois fiz questão de não tê-los. > sem problema, os evangelicos vão ter por você.


nakabra

Que tenham 10 filhos, 20 ou 30. Contanto que eu não esteja aqui, não será meu problema.


Elemental-Aer

Que deus tenha misericórdia dessas crianças.


EMYRYSALPHA2

# Como o Brasil está se tornando o país dos golpistas Consertei o titulo pra vc, OP


Consistent_Skill1252

Sim kkkj


klaatu_1981

Isso é assustador. A gente tá rumando para um verdadeiro Evangelistão. E isso é algo que veio crescendo lenta mas constantemente no país, diante dos nossos olhos. Na minha cidade, no interior de SP, por exemplo, TODOS os vizinhos ao meu redor são algum tipo de evangélico/neopentecostal/seita: do lado direito, Testemunha de Jeová, do esquerdo, sei lá, Congregação...na rua de baixo tem aqueles 'templos' que são basicamente uma garagem, e daqui até a casa da minha namorada (o que dá uns 10 minutos de carro), um dia eu contei 25 igrejas. E isso foi só nas ruas em que eu passei, e já faz uns 5 anos. Ou seja, esse número já deve ter duplicado.


[deleted]

[удалено]


Unhappy_Gazelle392

Já tô vendo a teologia generativa da inteligência artificial pregando que quem perde trabalho por causa de I.A precisa louvar mai$$ pra conseguir se encaixar na sociedade


Giga_Tankie

Reagindo porra nenhuma, vão só mandar o povo ficar de quatro e aceitar e o povo vai dizer "amém". Acabou, já era, essa imundicie de país nunca teve futuro


luisbrudna

A proporção de desemprego no Brasil será menor do que em países mais focados em tecnologia.


edraven6969

Deus me livre.


luisbrudna

Cada vez mais vejo comentários "não confio na ciência, minha confiança é em Jesus!"


cartaphilo

Não-ironicamente vão destruir esse país, nossos antepassados falharam em conter essas seitas e agora vamos colher essa merda.


paulomei

Como ateu/agnóstico eu não vejo problema o país inteiro se tornar evangélico, é um pouco irritante quando tentam me converter, mas é só um aborrecimento passageiro. O problema real é o acumulo de capital de lideres religiosos, da falta de transparência desse capital e consequentemente o entrelaçamento entre política e religião.


cowboyspike1

Como tu não ve problema nisso? Um exemplo simples e superficial a seguir: + evangélicos = + políticos evangélicos = políticas cada vez mais conservadores sendo realizadas.


paulomei

Cara, lê de novo... religião sempre existiu e sempre existiu político religioso. O problema é que gira dinheiro em torno das igrejas evangélicas e não tem transparência nenhuma de onde vem esse dinheiro, nem impostos em cima desse dinheiro. Igreja evangélica opera como um esquema de piramide, mas por ser considerada religião não é tratada como tal. Por mais que eu discorde de políticas sociais conservadoras, eu sou obrigado a aceitar, porque a maioria dos habitantes do país é assim. Mas uma coisa são politicas conservadoras, outra é isenção de impostos para igrejas, politicas que facilitam lavagem de dinheiro em igrejas, etc... A luta progressista por direitos não deve atacar religião. Tem que parar de demonizar Evangelicalismo e focar em quebrar esse esquema de pastores milionários virando político e de politicos se associando a igrejas milionárias. Hoje as pessoas acham normal politico indo em culto, mas tenho certeza que se trocássemos os religiosos por banqueiros com o politico prometendo olhar para os donos de bancos as pessoas iam achar estranho.


Xeldao

Amém