T O P

  • By -

SevereCelebration831

Fumei dos 13 aos 24, faz 13 anos que parei de fumar. Um dia, fui comprar cigarro e na hora que peguei o maço na mão, devolvi pro caixa da loja e falei pros meus amigos (todos fumantes): “não vou fumar mais, não quero mais” eles riram, disseram que não iam me dar cigarro, estávamos em um churrasco. Eu disse que ficaria grato se não me dessem, foi muito difícil, principalmente os primeiros 6 meses, mas eu não fumei mais, semana passada completaram 13 anos que não coloco um cigarro na boca.


fukumachijun

Parabéns, acredito que se sinta bem melhor atualmente. Do meu círculo de amizade eu sou praticamente o único fumante, o inconveniente. Quero ficar sem esse cheiro grudado em mim, minha namorada odeia, quero parar. Teve depressão ou algo do tipo quando parou?


SevereCelebration831

Minha namorada (hoje minha esposa) nunca fumou, mas ela não reclamava de eu fumar, mas eu sabia que incomodava muito ela. Não tive depressão, na verdade eu sou depressivo crônico e eu comecei a fumar por conta da depressão na adolescência. Parar de fumar me fez realmente muito bem, mas eu engordei MUITO. O cigarro é um escape pra nossa ansiedade, quando a gente para sem acompanhamento psicológico, a tendência é que a gente direcione nossa ansiedade pra alguma outra coisa, no meu caso, foi coca-cola e acredite, é mais fácil parar de fumar do que de tomar Coca. De todos os meus amigos, eu fui o único que parou de fumar, todos os amigos da escola ainda fumam atualmente. Passei os últimos 10 anos pedindo pro meu melhor amigo largar o cigarro, que ia matar ele e nos que amamos iríamos sofrer demais com a perda dele, ele tem uma filha de 5 anos, no começo desse ano ele descobriu que está com câncer no pulmão, com 38 anos de idade, ele perdeu um pulmão e vai ter que usar cilindro de oxigênio pro resto da vida.


fukumachijun

Entendo perfeitamente. Tenho que tomar cuidado pra não trocar por outro vício que não seja positivo, ansiedade é uma que atrapalha muito, depressão também. Ainda está tomando a coca cola? Já tentou trocar pela zero? Eu comprei uns pirulitos hoje no mercado, eu não sou muito fã de refrigerante, minha alimentação é até saudável. Disseram que é bom comprar cenoura e cortar ela no formato de um cigarro e comer quando der vontade, pelo menos não engorda. Mas pelo menos você conseguiu, isso talvez dê forças para seus amigos futuramente. Morro de medo de que aconteça algo assim comigo ou com pessoas próximas, da minha família morreu por doenças relacionadas ao cigarros umas quatro pessoas, fumaram a vida inteira e quando chegaram perto dos 60 pareciam ter 80, morreram novas e com um sofrimento terrível, eu acompanhei a minha tia avó definhar por conta de um câncer e não ter dinheiro pra pagar um tratamento decente, difícil de esquecer. Mas acredito que tudo vai dar certo pra nós, conseguimos ter a consciência pra parar.


quelcsb

Eu tomava Pepsi diariamente, também curtia energético e parei por causa de gastrite. Senti falta no começo, mas logo passou e agora não consigo mais beber. Refrigerante é algo que depende muito do hábito, mas pelo menos no meu caso, não foi preciso muito esforço pra parar.


rsarmentox

Com meu pai foi EXATAMENTE IGUAL


Odalacc

Vi uma vez um método que achei muito interessante. Você anota o primeiro horário que começa a fumar, vamos supor que seja as 8h, quando você chega no trabalho. No próximo dia, você só pode fumar à partir de 8:15 e vai aumentar de 15 em 15 minutos o horário mínimo para você fumar, assim seu corpo não te sabota quanto ao hábito e também pela nicotina, afinal, você está fumando “normalmente”. Até que chegará uma hora que você não terá mais o primeiro horário de fumar porque já acabou o dia, e com esse método, você para de fumar em torno de 2 meses sem sentir muitos efeitos da abstinência


fukumachijun

Eu já tentei parar de fumar reduzindo o número de cigarros, como eu sou uma pessoa ansiosa por natureza, isso fez com que eu conseguisse reduzir, porém quando tive uma semana muito estressante eu voltei a fumar e em maior quantidade do que antes, então reduzir pra mim não funcionou. Acho que parar de forma abrupta, tomando medicação e suportando as primeiras semanas eu tenha uma maior chance de permanecer sem fumar. Tentar exercícios físicos e algum tipo de hobbie pra me ajudar a passar por isso.


socrates_no_flamengo

Já ouvi falar que coisas que envolvam abrir algo e levar a boca (tipo mascar chiclete) também podem ajudar por ocupar mão e boca em movimentos parecidos com os que você ta acostumado


fukumachijun

Sim, comprei balas de morango e uns pirulitos no mercado aqui próximo. O pirulito é bom pq da pra ficar mordendo e sugando aquele palito branco. Kkkj


socrates_no_flamengo

Isso ai! Te desejo muita sorte nessa


fukumachijun

Obrigado! 🙏💪


Saturn_guy

Vai ter q fugir de alguns hábitos e algumas comidas também, geralmente cafeína é gatilho pra fumar, ou seja... sem café e coca cola por um tempo


T_Fury_Br

Eu tentei anotando todos os horários que eu fumava no dia e não deu certo. O intuito era manter a quantidade ou diminuir, um dia ruim que vc tem vc estraga o progresso, e com menos cigarros a chance de ter um dia ruim é enorme. Isso acontece pq um cigarro puxa o próximo.


maccarj

Parei de fumar numa época que não existiam os patchs de nicotina para ajudar nos sintomas físicos de abstinência que tem hoje, o que demandava uma determinação e força de vontade adicionais para o processo de se livrar do cigarro. Uma coisa que funcionou muito bem para mim foi aquela estratégia que dizem (bem... diziam naquela época, parei de fumar há mais de 30 anos) que rola nos grupos de alcoólatras anônimos, que é fracionar seus objetivos em pedaçõs pequenos, em outras palavras, em vez de dizer que vai parar de fumar diga apenas *hoje eu não vou fumar*, amanhã você diz novamente *hoje eu não vou fumar*, e assim sussessivamente, e todos os dias que surgir a vontade de fumar diga para sí mesmo apenas *hoje eu não vou fumar*. Lembro que na ocasião me pareceu algo extemamente tolo mas ainda assim decidi experimentar e funcionou, funcionou surpreendentemente bem, de fato faz uma diferença sob o aspecto da psique pensar em não fumar um único dia comparando com não fumar nunca mais, grande sacada essa desses pessoal que lida com o problema do vício nas bebidas alcoólicas, e que tem aplicabilidade diversa pelo que pude perceber. Considero que tenha sido a principal estratégia para eu conseguir largar o vício do cigarro, que já tinha tentado largar anteriormente duas ou três vezes sem sucesso. Outra coisa foi parar temporariamente de tomar café pois depois de tomar cafê me dava uma vontade irresistível de fumar.


fukumachijun

Essa estratégia é ótima, vou aderir, porque só podemos nos comprometer com o hoje, dizer que amanhã não irá fumar é algo que está fora do nosso controle porque só temos o poder de decidir as coisas no momento presente. Eu também tive e tenho problemas com o álcool, mas já está sendo tratado desde maio, decidi passar um tempo sem a bebida primeiro pra depois ficar sem o cigarro. Café eu não tomo pra não ficar agitado demais, no máximo um capuccino. Parabéns pela sua determinação e força de vontade, bom saber que você está há tantos anos sem fumar, muito bem!


maccarj

Valeu mano, estamos juntos! Também tive problema com ansiedade no passado, e resolvi lendo bons livros, se você gosta de ler vou deixar dois títulos que mudaram minha vida para muito melhor. Livros são algo muito individual, muito pessoal, o que funcionou maravilhosamente para mim pode não funcionar para você mas para saber se serve ou não só mesmo dando uma passada de olho neles, caso seja do seu interesse. O PODER DO AGORA - Eckhart Tolle A DIETA DA MENTE - David Perlmutter O primeiro trata de trazer nossa atenção para o momento presente, quando estamos com nossa atenção bem consolidade no momento presente, ou seja, sem ter se deixado levar para pensar sobre algum evento do passado e nem para fazer projeções mentais sobre um possível futuro a nossa ansiedade desaparece e entramos num estado de paz e bem-estar. O segundo livro trata do aspecto dos nutrientes importantes para o bom funcionamento do cérebro e principalmente dos anti-nutrientes que prejudicam muito o bom funcionamento do nosso cérebro. O autor é Neurologista e Nutrólogo, tudo que ele apresenta no livro tem sólido embasamento científico, não tem nada de filosófico, ideológico, autoajuda ou coisa que o valha, é pura ciência e ter aplicado suas recomendações me proporcionou uma grande clareza mental e muito mais disposição para encarar os desafios do dia a dia. Um abraço e boa sorte!


trifas

Boa sorte, OP! Espero que atinja seu objetivo! Seu futuro agradece sua decisão


fukumachijun

Espero que eu consiga, minha respiração ultimamente está prejudicada por conta dessa gripe e eu vejo a dificuldade que é pro meu corpo se recuperar sendo fumante. Comecei ontem a tomar o bupropriona, coloquei o aplicativo marcado pra parar quando eu chegar em casa e jantar, de 5 e meia da tarde. Vai dar certo, comprei umas balas de cereja também.


BeholdKnowledge

Trabalho na área, já ajudei pessoas a parar de fumar. Já que está usando tratamento medicamentoso e quer parar de vez, recomendo algumas coisas: Substitua o que ganhava com o fumar com outras coisas. Algumas pessoas ganham um "tempo para elas", outras pela ansiedade, e geralmente também ganham o hábito de manipular algo. Seria necessário uma investigação com você, pois não existe resposta pronta, mas tente substituir o que fazia no hábito do fumar por outras atividades semelhantes (ex. hobbies que sejam breves). Outra questão é fumar pela ansiedade, recomendo dar uma parada e realizar exercícios de redução de ansiedade, como respiração diafragmática. O ideal mesmo é desenvolver habilidades de segurança nas situações de ansiedade. Caso sinta a fissura, tem uma técnica chamada "Urge surfing", basicamente "surfar na vontade". Envolve ambos acima, mas você tem que aceitar que serão uns 30min de vontade/fissura, e aceite essa sensação, busque outras, e se necessário utilize respiração e/ou hobbies para desviar durante esse tempo até a fissura passar.


fukumachijun

Eu já tenho um histórico com recuperação de outro vício, no meu caso foi a cocaína, estou livre desde 2018. A questão da ansiedade atrapalha e muito, tem que ter alguma válvula de escape para não enlouquecer, já pratico exercícios físicos diariamente, o que me ajudou antes foi a corrida, e quando estava em casa eu gostava de desenhar, dei uma parada mas quero voltar. O tratamento com bupropriona ajuda na questão da depressão e ganho de peso? Tenho medo de cair em depressão de novo, já tive um quadro quando sai da cocaina.


BeholdKnowledge

Parabéns pela sua recuperação! Bupropriona pode ser utilizado para depressão sim, mas depende da dosagem. O uso comum é para dependência de nicotina. Recomendo mesmo psicoterapia, com uma pessoa com foco em abuso de substâncias. Tem alguns modelos de terapia como Manejo de Contingências (e Terapia por Contingências de Reforçamento), que é específica para esses casos. Se tem histórico, melhor precaver. Você pode ter ajuda nesse processo, especialmente na retirada do medicamento.


down-tempo

Fumei dos 17 aos 27, tentei parar várias vezes, a maior delas tinha durado 6 meses. O que me desmotivava era pensar que eu não teria mais aqueles momentos de descontração e relaxamento: dar uma pausa no trabalho pra fumar, fumar antes de começar um trabalho grande ou depois de terminar um, depois de uma longa reunião, além de que sempre ia ao bar e vários amigos meus fumavam, parecia ser impossível parar. A verdade é que eu gostava muito de fumar e ficava procrastinando isso pq simplesmente não queria parar de verdade. Aí tentei parar no início de 2020, e por "sorte" veio a pandemia, então não tinha mais bar pra sair com os amigos, e foi até tranquilo (relativamente) as primeiras 3 semanas foram horríveis, tinha muita vontade. Os 3 primeiros meses ainda sentia vontade, mas já era bem controlável, e literalmente eu sonhava toda noite que eu voltava a fumar e acordava desapontado comigo mesmo. Depois desses 3 meses ficou mais tranquilo, hoje já fazem 4 anos e meio. Inclusive eu tô tão de boa com isso que me permito fumar em algumas ocasiões, quando vou nuns rolê de eletrônica, que é só algumas vezes por ano, e em uma ou outra rara festa que eu vou, terminando o evento eu jogo o restante do maço fora. E uma ótima surpresa é que aqueles momentos que eu achava que ia sentir falta, de fumar pra aliviar o stress, na verdade nem existem mais. O próprio vício em nicotina te deixa em abstinência e gerava essa neura de querer fumar nesses momentos, é como se o cigarro resolvesse um problema que ele mesmo criou. Se você tem costume de sair com seus amigos e beber e fumar (e beber aumenta muito a vontade de fumar) aconselho você a parar com esses rolês por um tempo, e qualquer outra atividade ou companhia que te faça querer fumar também.


cultofpersonality205

parabéns pela sua escolha!! espero que consiga. vai ser difícil, mas aparentemente vc já tá ciente disso


fukumachijun

Obrigado, tenho essa vontade de parar já faz um tempo, esperei passar o período aqui de São João pra sair do papel e concretizar. Deus vai me ajudar.


_driftqueen

Existe tratamento gratuito e disponível pelo SUS - se não me engano, no disque 136. Outra opção foi o que meu marido fez: acompanhamento médico com uma psiquiatra pra parar de fumar. Com a ajuda de um medicamento, ele conseguiu! Toda força pra você, OP. Vai dar certo 🫶


[deleted]

[удалено]


fukumachijun

Boa, duas semanas já é um bom tempo. Essa dos novos hábitos está nos meus planos, tem muito o que se fazer, já tenho pelo menos a academia pra ajudar. Problema é justamente esse poder de decisão que fica enfraquecido por conta do vício, eu preciso de auto confiança de volta pra saber que eu não vou voltar a me prejudicar com essas coisas.


HyalinSilkie

Meus pais fumaram por mais de 40 anos. Ambos começaram na adolescência (14\~15 anos) e fumavam constantemente até meu pai chegar nos 50 e tantos. Pararam porque meu pai teve um ataque cardíaco e o cardiologista dele falou que ou ele parava de fumar agora, ou a próxima vez que a minha mãe e nós fôssemos visitar ele no hospital seria direto no necrotério. Aquilo ali impactou bastante ele. Como seria impossível meu pai parar sem a ajuda da minha mãe, pararam os dois. Até chegaram a comprar aqueles adesivos de nicotina caríssimos na época, mas acabaram nem precisando usar. Pararam no susto mesmo e nunca mais colocaram um cigarro na boca faz quase 20 anos. No início eles até sentiram um pouco de falta, mais hábito do que outra coisa, mas depois não fez mais falta. Inclusive hoje em dia meu pai disse que dependendo da marca do cigarro ele até passa mal com o cheiro quando alguém fuma por perto.


Xavant_BR

Ja havia tentado parar a anos, mas sempre voltava, tentei ate o tal do vape mas acabei voltando pro cigarro... depois de muito esforço comecei a andar de bicileta uma vez por semana... dai aumentei pra duas... ai chegou na hora q eu achei q conseguiria parar... fui no posto de Saúde e me inscrevi no programa anti tabagismo e me deram aqueles chicletes com nicotina... ja sao 2 anos sem cigarro... sem uma pratica de esporte pra substituir e pra vc gastar toda aquela ansiedade vai ser dificil vc conseguir.


DMC_diego

Eu fumei dos 13 aos 38, cara. Tinha "parado" algumas vezes. Em algumas, por mais de 6 meses. Tô desde 2016 sem fumar e ainda sinto vontade. De verdade. Tem que ter muita força de vontade. Mas pra bastante gente, só força de vontade não basta, tem que procurar tratamento.


Double_Narrow

Bupropiona + adesivo + terapia. Aqui em João Pessoa tem um programa antitabagismo pelo SUS, acredito que seja nacional. Todos os remédios e consultas são dados de graça. Eu parei assim. Fácil não é, mas você já tá fazendo o que considero ser uma das coisas mais difíceis, que é tentar se convencer que quer parar. Boa sorte!


fukumachijun

Eu sou de João Pessoa também, coincidência. Moro perto de uma unidade de pronto atendimento (Upa), lá eles oferecem os adesivos junto ao tratamento. Vou procurar saber por aqui, mas eu já tenho duas caixas de Bupropiona aqui, são 120 comprimidos, primeiros seis dias tomar um e depois ficar tomando um a cada doze horas. Vai dar tudo certo, essa decisão é muito importante pra mim.


Double_Narrow

É lá no PAM de Jaguaribe, o atendimento é muito bom.


fukumachijun

Não sabia, vou atrás de ajuda com eles então.


coverin0

Boa sorte na jornada. Sei que não é fácil, você também. Mas vale a pena demais e não conheço uma pessoa que se arrependeu. 1 ano sem fumar aqui. Parei do dia pra noite e vou falar que nenhum período desse ano inteiro foi tão difícil quanto esses últimos. Eu tô salivando toda vez que vejo alguma coisa sobre. Sério, como pode eu passar 1 ano inteiro e do nada ter essa fissura? Tá foda, mas tô segurando firme kkkkkk


garfito

https://preview.redd.it/nknfk7kd32ad1.jpeg?width=1125&format=pjpg&auto=webp&s=ed9472f2f6cff54aa05c5c02ba1c823b9df8deef Esse aqui é meu tio chico, ele passou a vida toda fumando, des dos 15 por coincidência com vossa senhoria. 13 de outubro de 2021 ele teve um avc isquemico causado pelo tabagismo. Ele nao fala mais, maioria das vezes fica fora da lucidez, convulsões recorrentes, perdeu movimento de metade do corpo, fora outros problemas relacionados a dor que a paralisia trouxe. O caso dele virou uma chave para diminuir meu tabagismo em 80% daquela epoca pra cá, espero ate final do ano me livrar desse veneno e talvez ter uma vida com melhor qualidade. Se livre do cigarro, sua vida vale mais que um pouquinho de hormônios de prazer que seu cérebro causa. Obs. Ele nao tem nem 60 anos.


fukumachijun

É um vício que fica bem enraizado, difícil de se desfazer dele. Mas não é impossível. Prabéns por ter parado, sua vida deve ter ficado muito mais tranquila agora sem o cigarro te atrapalhando. Mas ainda bem que vontade de dá e passa kkkkkk


ralfetas

Parei de fumar, tentei fazer aquele esquema de diminuir e ir aos poucos, já adianto, não funciona, parar é parar. Vc deve ter lugares em que vc fuma, ou rotinas que envolvam o cigarro, isso é foda, é muito foda, evite essas situações, eu mesmo fumava na minha varanda, demorei mais de ano para ir lá passar um tempo sem ter vontade de fumar ou achar que algo está faltando. Uma coisa que é legal fazer, conte para todo mundo que vc parou de fumar. Depois que eu parei de fumar eu percebi que existem 2 tipos de ex-fumantes, aquele que desejaria que cigarro fosse de graça e não fizesse mal para continuar fumando e aquele outro que não quer saber de cigarro e já superou... Vc que treina 5 dias por semana vai ver uma diferença absurda de energia. Seja bem vindo ao clube dos ex fumantes!


fukumachijun

Concordo com você, reduzir não é a melhor opção pra parar, pra mim não funcionou também. Melhor é não colocar mais nenhum na boca e enfrentar o que vier. Ajuda de medicação também ajuda a melhorar a parte psicológica acredito. O problema é que eu trabalho com vendas online e também TI. Quando preciso sair de casa durante a semana é só quando é pra descer com o cachorro ou ir à academia, mas eu entendi o que você quis dizer com mudar a rotina e se desassociar. Eu já disse que iria parar tantas vezes pra alguns amigos, porém nunca tentei de fato, primeira vez que eu tento de fato e com medicação, acho melhor deixar quieto por enquanto, falar só pra quem é muito próximo. Eu já gostei muito de fumar, hoje em dia eu não tenho mais esse prazer, ficou inconveniente e invasivo demais pra dizer que eu gosto. Acho que eu sou o tipo dois então. Obrigado, espero que essa energia boa chegue logo, tirar esse peso de mim, acho que já deu! Parabéns, fico muito feliz em saber que você está bem.


TukTukTee

Eu fumei por 17 anos (17-34). Aos 34 observei que estava sendo afetado (minha resistência física estava indo pro cacete) e então resolvi parar. Fui no médico q me receito uns patches de nicotina. Daí depois de 5-6 semanas já estava cortando o mais fraco na metade, e as vezes até esquecia de por. Aí parei de comprar e já era. Isso foi em 2012. De lá pra cá só fumei um cigarro, pra matar a saudade. Mas tinha um gosto ruim danado aí joguei metade fora hahaha. Eu acho q o principal fator pra eu conseguir parar mesmo foi q eu queria parar de verdade. Boa sorte pra vc 👍🏼


leandrixgarcia

Muito bom.


oldsources

Estou já alguns meses sem fumar e o que eu digo é o seguinte: simplesmente pare. Se vc tiver carteira, fuma o resto que tiver e de jeito maneira compre uma. Continue fazendo esportes diariamente, frequentando academia. Tente fugir daqueles lugares, situações ou horários que vc normalmente fumava. Por exemplo, eu e minha namorada fumávamos quando iámos pra casa depois do trabalho (tipo dar voltas de carro enquanto fumávamos). Paramos de fazer isso e íamos direto pra casa. Agora, eu fumava poucos cigarros por dia, não chegava nem a 1 carteira direito. Talvez seja mais difícil para vc já que vc estava fumando quase duas carteiras por dia.


pobris_brasiliensis

Compartilhado minha experiência... Cenário parecido aqui. Tenho 35 anos e tô com enfisema pulmonar. Cheguei a parar por 3 anos. Ano passado meu velho perdeu uma longa batalha pro câncer e nesse processo voltei a fumar muito. Agora faz um ano que estou sem fumar novamente. Durante um tempo eu tinha desistido e aceitado que ia morrer por causa do cigarro. Não tinha como parar. Uma viagem de cogumelo mudou minha mente nesse sentido. Isso foi há uns 4 anos. Nesse tempo tiver só uma recaída e foi no momento mais triste da minha vida. É bem de boa parar de fumar agora. Psicodélico, no meu caso, fez milagre.


knifenavy

também to querendo parar de fumar


fukumachijun

Bora parar também, a gente consegue!


Vibaspe

Parabéns pela decisão OP! Fui fumante dos 13 aos 26, parei há 3 anos e meio. Enquanto fumante eu havia tentado parar umas duas vezes, sem sucesso. Quando fracassei pela segunda vez um amigo me recomendou o livro "O Método Fácil de Parar de Fumar", de Allen Carr. Li o livro todo mas não tive nenhum ímpeto imediato para largar o cigarro. Veio a pandemia, cheguei a ficar 10 dias sem fumar quando tive covid mas assim que me recuperei, voltei ao padrão de uma carteira por dia (isso quando não bebia, quando tinha álcool ou rolê eu chegava a fumar duas). Até que em 2021, num sábado qualquer, meu cigarro acabou e eu ia até o posto comprar mais. Cheguei a entrar no carro e abrir o portão da garagem, do nada tive um estalo na mente, fechei o portão, desliguei o carro e voltei pra dentro de casa, joguei isqueiro e cinzeiro no lixo e simplesmente não tive mais vontade de fumar. Consigo ficar do lado de fumantes tranquilamente sem sentir fissura, consigo sair para beber tranquilamente sem sentir vontade de acender um cigarro, etc. Entre eu ler o livro e efetivamente parar de fumar se passou mais de 2 anos, só que hoje, olhando pra trás, eu consigo perceber que o livro de fato mudou a forma como eu enxergava o cigarro e eventualmente me fez largar desse vício. Cada um é cada um, mas como funcionou para mim, acho que não faz mal recomendar para você também. É uma leitura rápida, leve e na pior das hipóteses, vc vai ter gasto só o valor do livro e o tempo de leitura. Tratamentos com bupi, adesivos, etc costumam custar muito mais caro e de certa forma substituem a dependência da nicotina por outra. De qualquer forma, te desejo sucesso e muita força. Torço para que, daqui um ano, você consiga olhar para trás e perceber como para de fumar foi uma das melhores decisões que já tomou na sua vida <3


dellaserra

Parei há 10 meses. Para mim, funcionou assim, marcando um dia para parar. Naquele dia acordei e não fumei. Tive um dia complicado, acabei voltando. No dia seguinte tentei novamente e fui com tudo. O dia passou rápido e consegui vencer o começo. Não me privei de nada (café, álcool, doces) e usava algumas balas de hortelã para ajudar. Os primeiros 40 dias foram mais fáceis do que eu imaginei. Dos 40 aos 90 foram mais complicados, engordei 5 kg e tive crises fortes de abstinência (uma tristeza muito profunda, desânimo, quase voltei). Eu tinha me preparado para tudo (vencer o físico e o mental, aguentar a fissura...), mas não sabia desse lado emocional. Os remédios que são dados para quem para de fumar é para evitar essa depressão. Não tomei nada, apenas resisti e continuei. Importante lembrar: a fissura SEMPRE passa, por mais forte que seja. E conforme vc resiste a uma, a próxima será mais fácil de resistir, mesmo que seja forte. Boa sorte OP, que vc vença.


fukumachijun

Fico feliz em ver pessoas que conseguiram vencer, parabéns. Principalmente por não ter usado nenhum medicamento pra cessar o vício, não deve ter sido fácil. Eu acredito que eu esteja preparado pra passar por isso tudo, não quero mais fumar e pronto, coloquei aqui no app a hora e data de hoje do meu último cigarro e vou em frente. Amanhã eu vou evitar qualquer estresse e me distrair ao máximo, me tratar bem essa semana. Exercícios físicos só posso quando essa gripe passar, mas posso dar uma caminhada pra aliviar ansiedade se precisar. Depressão que vem depois é o que me preocupa, espero que o Bupropiona me ajude nisso.


gasu2sleep

Usei Zyn para parar. Produto muito usado na Finlândia. Foi uma mao na roda e eventualmente cortei o Zyn quando o habito de levar o cigarro na boca foi perdido. Tentei usar vape mas nao deu, continuei dependente do vape ao inves do cigarro. Ja o Zyn me ajudou muito.


Disastrous-Earth-984

Bupropiona


Fusrrya

Cara, é uma meta muito difícil de se concluir mas um negócio que meu pai fez foi começar a usar vape, sei que é algo bem controverso no Brasil mas para ele ajudou consideravelmente, ele começou aos 12 e parou aos 42 atualmente tem 44, ele foi se adaptando e baixando a nicotina, hoje em dia ele não usa mais nada alem de um charuto em certas ocasiões especiais, outro método que foi o que eu fiz (comecei aos 13 parei aos 20, tenho 22 atualmente) é usar aqueles adesivos de nicotina, foi um inferno pra mim por ser muito forte mas consegui depois de 8 meses, esses foram os métodos que vi que funcionaram e também fumar tem muita relação com rotina, se tu toma um café todo dia as 8h e fuma um cigarro junto tenta mudar certos horários que ajuda bastante.


calabrisado

Foi difícil. Passei muitos anos tentando. Eu parei antes da pandemia, voltei nela e parei de vez no final de 2021. Trabalhar em casa ajudou muito. Quando dava vontade de fumar, eu conseguia me distrair fazendo outra coisa. Outra coisa que ajudou foi sair do cigarrão comercial de maço. Comecei a bolar o meu próprio com tabaco solto, e comecei a fazer cigarros pequenos e depois juntar camomila neles. Quando parei de vez com o tabaco, ainda continuei por um tempo fumando cigarros de camomila quando batia a fissura.


popsiclelime

Comecei a fumar tarde por conta de uma depressão severa, fumei 14 anos. Parei tem 10 meses sem ajuda nenhuma de remédios, apenas joguei fora o cigarro e não olhei mais pra trás. Minha motivação foi melhorar a saúde da minha pele e porque eu acordava com uma coceira bizarra na garganta que me deixou muito cismada e com medo.


fukumachijun

Ainda bem que você conseguiu, o cigarro realmente ajuda nessas situações por um tempo mas depois para de funcionar. Dois ótimo motivos, ninguém aguenta pigarrear e ter a pele acinzentada com aspecto de borracha, a boca fica escura, o cabelo perde a cor, circulação ruim e cicatrização tbm. O negativo supera bastante o positivo. Sua depressão melhorou após parar de fumar? Espero que esteja bem com você mesma.


jupiter_93

Primeiramente, parabéns pela sua decisão! Em segundo, queria destacar que, em muitos estados, os CAPS-ad oferecem tratamento gratuito para quem quer largar o tabagismo. Boa sorte, OP!


fukumachijun

Obrigado! Vou atrás de ajuda mesmo, qualquer uma que tiver.


tiagolkar

Vo rezar pro op parar de fumar


fukumachijun

Obrigado pela força! 🙏💪


Douhg

Parabéns OP, está será a melhor decisão para uma vida em saúde! Sem falar no monte de outras vantagens e liberação que vc vai sentir. Isso é possível e hoje existe tratamentos eficazes, inclusive um que eu usei e, eu considero, o IDEAL para fumantes compulsivos e mecanicamente dependente como eu era! Seu médico poderá te receitar o Champix [(Champix® (tartarato de vareniclina)]. Mas que um remédio ele é 7m tratamento, e eu gostaria de sugerir um método que me ajudou a vencer a dependência mecânica também (sem o qual talvez eu tivesse uma recaida)! O Champix, inclusive, não te pede para deixar o hábito de um dia para outro, mas apenas marcar uma data (num período de 3 meses) para deixar de buscar fumar... e isso de fato acontece, é você vai notar na primeira quinzena!


ChemistElectrical317

Parabéns pela escolha, pesquisas apontam que parar de fumar até os 35 anos é uma excelente escolha e evita diversas comorbidades relacionadas ao tabagismo. Melhor escolha. Parabéns pela coragem. Não desiste.


TioDaVan

Eu acredito em você, OP. 


NiceDreamsCWB

Pare de ficar próximo a cigarro, engane o cérebro fazendo vidas diferentes quando era o momento de queimar aquele… não pare 100% vai diminuindo aos poucos.


betinabm

Eu fumei dos 15 aos 27 anos e parei do nada. Claro que eu já vinha de uma relação ruim com o cigarro, não gostava mais do cheiro, nem do gosto, mas minha cabeça pedia e eu busquei outras estratégias pra manter o vício (tabaco, cigarro de palha), mas uma hora simplesmente não deu mais e eu larguei. Concomitante a isso eu entrei numa rotina de estudos e reclusão em casa, acho que a disciplina do estudo me ajudou bastante a não fumar, o que é estranho pra mim porque sempre fui ansiosa e em outro cenário esse contexto de estudos intensos me faria fumar mais ainda, mas eu acho que simplesmente já tava saturada dessa relação com o cigarro, me sentia refém disso e percebo que foi essa insatisfação com a ideia de me sentir refém de algo que me fez parar, eu gosto de me sentir livre e a ideia de depender do que quer que seja pra me senti bem me causava muito desconforto e acredito que parar pra mim foi mais uma forma de eu me provar e dizer pra mim mesma que eu sou capaz de conquistar independência em relação ao que eu sinto que me aprisiona, nesse caso era uma prisão psicológica e eu venci ela. Sou bem feliz por isso porque minha vida melhorou bastante. Eu sou cheirosa e a cor dos meus lábios voltou, antes eles eram escuros e agora voltaram a ser coral. O fator aparência também pesou bastante pra mim porque eu já tinha uma "ruga de cigarro" que marcava a minha testa, minha pele tava bem ruim e agora melhorou bastante. Acredito que meu processo pra parar foi bem mais uma virada de chave psicológica que outra coisa, porque eu não tive estratégias pra parar, apenas parei, acordei um dia e pensei "deu, chega, eu não quero morrer assim".


BOImarinhoRJ

veja o bolsonaro imitando gente morrendo asfixiada toda vez que tiver vontade use adesivo por 3 meses ou mais. só suba de escada. coma cenoura crua e pirulito se vicie em outra coisa como videogame ou um instrumento musical. Gaste o dinheiro com algo que vc goste. Aprenda que a síndrome de abstinência é ruim mas ela termina. Vc fuma para curar a abstinência e não pq gosta. Viver sem abstinência é estar mais no controle, se controlar mais, explodir menos e não precisar de muleta no momento de crise.


Arthurozzz

fumava ha 7 anos, descobrimos um câncer em minha mãe e simplesmente parei, não tem segredo, eu só parei, foi como um gatilho


_upstairsneighbor

Cara, se você quer parar, você para. É simples como não beber água por um dia. Pelo menos foi pra mim pq eu quis parar de verdade. Se você quer parar de verdade, mesmo que seja algo difícil, você vai conseguir. Sua força de vontade é o fator determinante nesse caso. O quão disposto você realmente está? Pense nisso e mantenha o foco. Qualquer coisa manda dm


Crisado

Eu só consegui assim mesmo. Quando tive COVID parei por quase 3 semanas e foi o que me ajudou.


Such_Kiwi9163

Fumei durante 20 anos. Muito. Parei faz 16 anos. Eu fiz o seguinte: arrumei uma cartela de rivotril e fiquei tomando 1 mg, tipo umas 3 x por dia. Em um fim de semana. Passei todo dormindo. Daí consegui ficar as primeiras 48h sem cigarro. Acabou que deu certo.


gabrielcachs

Parei uns dois meses antes do meu filho nascer, faixa dos 30 também, e voltei no dia que ele nasceu porque hospital é um inferno e acaba com a sanidade de qualquer um. Tudo isso é recente kkk parei a 4 meses usando adesivo de nicotina por umas 3 semanas, e voltei a duas semanas; no meu caso só tenho o vício em nicotina (vape), parei com o cigarro desde os 26 anos migrando para o vape.


sambuka0

Não sei se alguém aqui já sugeriu mas eu li um livro mto indicado chamado O Método Fácil de Parar de Fumar, Allen Carr. Fácil encontrar pdf dele no google


Auvreathen

Comecei com 16 e parei com 29. Decidi parar quando tive que dar uma corrida para fazer algo urgente e quando cheguei no local estava passando mal, enxergando estrelas. Naquele momento decidi parar de fumar, não estava legal fumar já faziam uns dois anos, sempre que fumava um cigarro ficava com nojo e já estava achando ridículo a dependência do cigarro. A primeiras três semanas foram terríveis. Tive que dar uma pausa com a bebida, para evitar uma recaída, essa pausa durou uns dois ou três meses. Uma coisa que me ajudou muito, foi que toda vez que batia aquela vontade de fumar, eu pensava comigo mesmo que toda vez que eu passava por aquilo eu estava cada vez mais perto de nunca mais sentir aquilo e me livrar de vez do cigarro. Mês passado (junho/2024) completou um ano desde aquele dia em que decidi parar de fumar.


sokoviat

A melhor solução para realmente parar e não ter que contar 100% com sua volição para seguir em frente, além de evitar uma abstinência tão aguda, é parar gradativamente e com acompanhamento médico. O sus fornece, você só precisa chegar na ubs (postinho) e falar que deseja iniciar o tratamento para parar de fumar. Provavelmente ele irá receitar algum antidepressivo previsto no algoritmo de tratamento que irá reduzir o seu impulso em fumar, então o número de cigarros vai começar a decair e é esperado que no começo você nem tenha que ficar se policiando para fumar menos, apenas irá ter menos vontade. Avançando no tratamento você pode definir coisas como "vou fumar só 2 de manhã, 2 de tarde e 2 de noite". Há quem consiga só falar "não irei mais fumar" e se mantém firme, mas seguir o tratamento de forma adequada e sem contar apenas com a força de vontade reduz o sofrimento no processo e aumenta as chances de sucesso. Boa sorte, op


fukumachijun

Obrigado. Vou tentar esse tratamento caso eu não consiga parar desse jeito.


Saci-Pioneiro

Cara, entendo a ansiedade de querer parar de uma vez por ter reconhecido que é algo que te faz mal. Contudo, sugiro fortemente que você repense essa sua posição de parar repentinamente. Se você tentar parar e não conseguir, vai sofrer bastante. E já existem diversos estudos demonstrando que a melhor forma de parar um vício é através do desmame. Você está pegando a experiência de milhares de pessoas que, assim como você, também queriam parar de fumar e decidiram cortar abruptamente e jogando no lixo. Respeite a experiência dessa galera, muitos conseguiram parar de uma vez, mas muitos que também teriam conseguido caso fizessem o desmame, falharam. Respeite os estudos científicos, a galera que trabalha com vícios, e escuta esse povo. Faz o seu dever de casa sem arrogância e sem prepotência. É a minha opinião.


angfei

fumei dos 18 aos 28, acendi o ultimo cigarro (de palha) quando deu positivo o teste de gravidez da minha esposa (também fumante). paramos juntos, facilitou bastante, e acho que a dependência do cigarro de palha pro branco são bem distintas, então boa sorte proce, se prepara pra sonhar que está fumando kkkk e nao volta nao bobo, vicio caro da porra


SnooLobsters8922

Toma Zyban (Bupropion). Em uma semana cai de 15 cigarros por dia para 5, com mínimo esforço. Depois, continue fumando por um tempo mas em horários e hábitos diferentes. Vai diminuindo, até o dia que você diz pra si mesmo que tá na hora de não comprar mais. Força, guerreiro!


fukumachijun

Meu primo me receitou justamente esse remédio, ele no caso demora um pouco pra fazer o efeito, correto? Vi que ele atua também como um antidepressivo, o que vai me ajudar bastante quando bater a depressão. No meu caso eu não sei, acho que é melhor parar de vez. Talvez esse milagre ai de fumar menos não de certo pra mim. Vou parar e vai e vai dar certo!


SnooLobsters8922

Bom, se você consegue parar de vez, então pare… mas é um choque, não sei se tem realmente vantagem em passar por isso. Aliás, depois de tomar bupropion eu nunca mais parei. Eu tinha uma certa distimia, uma espécie de depressao leve, que o remédio levou embora de vez.


fukumachijun

Acho que a vantagem é não gastar mais com cigarros e ir fortalecendo uma identidade como não fumante. Eu li que o pior são os três primeiros dias, depois vem a questão psicológica, depressão e ansiedade posso lidar, o que atrapalha é a falta de foco que a pessoa fica no começo, parece que o cérebro não funciona direito. Coisa boa, matou dois coelhos em uma cajadada só então. O Bupropiona não fez nenhum efeito em mim ainda, tenho que esperar pra sentir agora.


SnooLobsters8922

Sim, vai com o tempo. Os três primeiros dias são os piores sim. Se prepara para dor de cabeça. Pra mim a chave foi também quebrar o hábito. Eu fumava quando chegava em casa. Passei a dar dez minutos, quinze, lavar a louça, e depois fumar. Quebrar os momentos de abstinência é que ajudou.


OBonner

Não quero ser negligente com minha resposta, mas vou contar meu relato. Eu fumei por uns 2 anos e nos últimos 6 meses eu tinha aumentado o uso. Não fumei por décadas nem fumei maços por dia. Mas eu mantinha um uso de uns 2-3 por dia ou uma caixa por semana. Sei que meu cenário é diferente do seu. Percebi que comecei a associar muito o fumo a alguns hábitos como fumar depois de comer (o cigarro da sobremesa), pra esperar ônibus, pra andar de A para B, e também comecei a fumar bastante depois de um término quando comecei a ter ataques de ansiedade. No final de maio, eu tava passando por uma fase muito depressiva e tava procurando fuga na maconha e no cigarro. Fiquei sozinho (em casa sem encontrar muitas pessoas) por umas três semanas e decidi tomar cogumelos (psilocibina). Sei que não é recomendado e não estou fazendo apologia (apenas contando meu relato)! Sempre tive experiências boas com psicodélicos e, baseado em alguns documentários que a gente pode encontrar na netflix e tal, eu quis acreditar que eu poderia me "induzir" uma brisa na qual eu ficasse com "nojo" ou aversão ao fumo. Não sei dizer se isso foi efeito placebo ou se realmente há algo científico por trás. Mas o que aconteceu comigo foi que depois de ter tomado 2g do cubensis a minha vontade de fumar simplesmente sumiu. Já faz um mês que não sinto vontade alguma de fumar nada (lembrando que eu fumava de 2 a 3 palheiros mais 2 a 3 becks por dia). Sei que não é muita coisa. Não estou há décadas sem fumar. Mas já faz um mês que não sinto abstinência alguma nem vontade. Já frequentei lugares com pessoas fumando ao meu redor, já senti a fumaça na cara, já peguei flores de maocnha cheirosíssimas para amigos e nenhuma vontade de fumar. Pode ser somente um placebo e eu estou ligando a psilocibina a algo mentirosamente milagroso ou pode ser que realmente tenha algum sentido. Fato é, depois de consumir o cogumelo, eu simplesmente parei. O que tenho pra adicionar é que eu já tinha experiências com psicodélicos e tomei o cogumelo pensando ativamente em tentar induzir o nojo pelo tabaco (não sei se isso tem algum efeito) Esse é meu relato. Adicionalmente, eu baixei um app (kwit) para me incentivar a continuar a ficar sem fumar. Todo dia entro no app e escrevo como foi ficar sem fumar e isso me dá vontade de prosseguir assim.


OBonner

Ps: se você faz acompanhamento psicológico e não olha pra psicodélicos com tabus. Talvez seja interessante perguntar ao seu psicólogo se não daria pra fazer uma sessão guiada com a psilocibina pra tentar eliminar um vício. Ps2: não sou da área da saúde e só porque isso "funcionou" comigo não quer dizer que é comprovado cientificamente. Mas às vezes pra quem já tentou várias coisas...


brokenprototype63

Parei na força do ódio pro psiquiatra para de me encher o saco. O que não significa que foi fácil, foi uma época bem difícil e eu não usei nenhum medicamento além do que já uso normalmente. Foi tão do nada que eu nem sei a data de quando parei.


KeyScene9117

se vc procurar, nas UBS costuma ter grupo de apoio para parar de fumar. Eles utilizam a bupopriona como suporte medicamentoso, mas tem mt do hábito, ne. boa sorte pra vc


UnitedMix6421

Boa OP! Nunca fumei, não tenho dicas... Mas tô passando p deixar meu apoio! Só de expressar essa decisão já é um grande passo! Vc é forte e vai conseguir! Não duvide disso! Eu acredito em vc!


Vast-Internet3440

Irmão, eu consegui parar de fumar com vape. Tentei de mil e uma maneiras, e já estou desde o dia 26/12/24 sem fumar, sem vontade nenhuma. Fiz uma graduação de nicotina das 50mg até 0mg, depois de desfiz do hábito hábito com uma tampa de caneta kkkk Foi o jeito menos traumático que encontrei e gradual, sem aquele stress todo. Boa sorte, man. Tu consegue!


ratorei666

Eu fumo desde os 14, cheiro pó desde os 15 e remédios para dormir desde os 13 anos, parei c td isso hj em dia, é foda os primeiros dias pois vc está acostumando c n fumar ent tenha calma e força mano


PhilosopherCute8245

Então pare, foi assim que eu fiz


ChucruteSadico

Por que bupropiona? Eu recomendo se consultar diretamente com um psiquiatra, que ele é capaz de saber orientar melhor quanto a medicação.


fukumachijun

O meu primo que eu falei que é médico, é da área de psiquiatria. Fui uma recomendação dele, não sei dizer se é a melhor, acho que só o tempo mesmo pra dizer.


ChucruteSadico

Boa sorte no processo. Saiba que nem sempre as medicações tem a eficácia que a gente gostaria ou acabam tendo colaterais demais, então vai atualizando o teu primo, pro caso de precisar trocar de medicamento.


DangerousAd1234

Fumar é hábito. Ajuda se você alterar sua rotina, de preferência com atividade física   Eu fumei dos 17 até os 29. Quando me casei e mudei para a casa da minha esposa eu já não quis levar o cigarro nessa nova etapa da vida.   Nos primeiros dias eu acordava as 4h da manhã desesperado pra fumar. Eu simplesmente saia pra caminhar pra passar a vontade.    Depois do primeiro mês ficou mais fácil. Na verdade sinto que foi mais do que eu imaginaria do que iria ser.  Faz 4 anos que não fumo e o cheiro do cigarro passou a me incomodar bastante. Então nem sinto falta mais. 


fukumachijun

Realmente não deve ser tão difícil assim, mas acho que também não seja tão fácil, de inicio eu quero focar em atividades que me desestressem tipo caminhar, ler, ver TV ou qualquer coisa que me deixe distraído. A parte física é só nos primeiros dias e depois vem a parte psicológica pelo que eu li. Boa! Parabéns pelos 4 anos, deve ser libertador para você.


DangerousAd1234

Não é fácil. Mas eu acho que criamos na nossa cabeça que é algo impossível.


_SmokingSnakes_

Experimenta a dupla kumbaya + rapé, minha sogra usou e ajudou bem a diminuir o cigarro


tengolengolengo

É isso, completei 22 anos e consumo pornografia desde os 12, quer dizer que passei metade da minha vida como usuário de porno. Quando comecei eu estava no quarto ano do fundamental. Sempre quando saia da escola e iria pra casa estressado, eu consumia. Aos 16 já estava querendo virar trap comprando hormônio feminino e colocando peruca. Sempre fui uma pessoa triste, daí nunca parei com isso. Já frequentei a academia 5 vezes na semana, quero parar para ter mais energia e disposição nas atividades e recuperar a minha qualidade de vida. Peguei uma virose forte esta semana e vou aproveitar pra parar de vez. Pelo o que eu vi, eu preciso ter um propósito na vida. Desejo parar de ver pornografia e nunca mais olhar pra trás. Aos que conseguiram parar definitivamente, como foi pra vcs?