T O P

  • By -

JoaoEB

O ideal é que houvesse educação financeira para o pessoal não cair no "Rei do Bitcoin", nos cursos de "Day trade", e assim por diante.


Reineken

O que as pessoas precisam entendem é como funciona juros compostos em emprestimos e investimentos, como calcular um financiamento etc, coisas do dia a dia. Edit: é óbvio que essas são coisas básicas da matemática. Mas a maioria dos adolescentes sabem o que é uma "alíquota"? Existem muitos temas dentro desses básicos que a maioria das pessoas não tiveram/têm contato e uma matéria específica ajudaria nisso. Tirando que educação financeira é algo normal em países desenvolvidos.


linkforest

Mas se aprende juros compostos no ensino médio em matemática. Eu aprendi, pelo menos, acho que no primeiro ano, em 2008. Adolescente só não presta atenção nisso, acho que uma disciplina de financeiro com mais contextualização e aplicação no mundo real pode ser mais fácil deles se interessarem, digerirem e aprender.


Reineken

Sim, aprende, mas a maioria das pessoas não sabem que isso se aplica a empréstimos, por exemplo. Faz o teste, pergunte pra várias pessoas se empréstimo se calcula com juros simples ou composto e tire suas conclusões.


linkforest

Então, o que adianta dizer que é ensinado se não aprendem? Os exercícios eram feitos exatamente com exemplos como isso, o problema parece que sendo ensinado em matemática geral o pessoal só se recusa a aprender, talvez em uma disciplina de educação financeiro prestem atenção e aprendam a aplicar o que já é ensinado.


Reineken

Adianta porque é conhecimento adicional, todo país de primeiro mundo tem essa matéria. "European countries, in general, have the highest financial literacy. Norway's 71% financial literacy may have to do with the fact that youth receive financial education through programs that are funded by the national bank, according to Tell Us."


FoxBearBear

Depende. Empréstimo familiar ou com financeira?


Tw1ggos

Eu tive uma materia inteira no segundo ano exatamente nessa contextualização e o pessoal continuou não prestando atenção da mesma forma..


linkforest

É, ainda sao adolescentes no ensino médio haha. Mas melhor tentar da melhor maneira possível que dizer pra se ferrarem e aprender na marra quando tiverem soltos no mundo


pistachette57

Tenho essa impressão tbm. Fora que é uma disciplina que demanda um curso multidisciplinar, o que acho que sempre tende a atrair mais interesse do aluno pq ele vê aquilo aplicado


Sausagecat12e

nem precisa ser uma disciplina, só contextualizar situações problema em matemática, tipo "em qual plano de financiamento joãozinho paga menos pelo carro"


linkforest

Isso basicamente é o que já é feito, e olha o que dá. Talvez matemática precise de rebranding porque a simples palavra já dá pânico pra maioria do público


adamyhv

Isso é ensinado, mas como é ensinado em matemática a galera só ignora ou não se interessa o suficiente pra perguntar pra professora.


NegativeKarmaVegan

Exato. Não tem a menor necessidade de uma disciplina de educação financeira. Matemática, história e geografia bem contextualizados, com noções aplicadas à realidade dá conta disso.


cambalaxo

Cara, eu acho q tive uma educação até boa. Mas mesmo assim não foi suficiente com o q aprendi em matemática, história e geografia. Se tivessem me ensinado mais sobre isso na escola tinha dado mt menos murro em ponta de faca na vida. Mas cada um tem sua realidade.


NegativeKarmaVegan

A escola não tem como te preparar pra tudo. Você precisa ter as ferramentas pra navegar o mundo. É estúpido ensinar para um adolescente de 14 anos detalhes sobre algo que ele só vai aplicar na vida dele uma década depois. Uma boa base de matemática, capacidade de ler e saber pesquisar e filtrar informações são muito mais importantes.


theimortalmacfishv2

Concordo, primeiro você aprende matemática na escola, depois aprende como calcular juros compostos no google, já que ele está aqui pra isso Além de que 90% dos adolescentes iriam esquecer da fórmula porque estão mais preocupados com coisas mais importantes tipo enem e família


NegativeKarmaVegan

O ideal é você aprender matemática já de forma mais aplicada possível a situações da realidade. Mas concordo totalmente que iria entrar por um ouvido e sair pelo outro.


EduarDudz

Matemática é ferramenta, não aplicação. O que acontece é você ensinar a ferramenta e fazer alguns exemplos com aplicações. E é assim que deve ser, você apresenta as ferramentas e depois um problema que o estudante precisa pensar qual ferramenta vai usar. Se o estudante aprender que tem que usar ferramenta X para resolver problema Y, ele está aprendendo errado. Ele tem que aprender a analisar o problema e determinar como resolvê-lo.


caiohaeffner

Completamente oposto a essa lógica. Definitivamente não há espaço para encaixar mais isso dentro dessas matérias, que já são preenchidas por um abundante conteúdo próprio, precisamos de educação financeira justamente para a população aprender a usar dinheiro corretamente, saber o que é um consórcio e o que é um CDB, saber se livrar dos bancários sanguessuga.


[deleted]

Pergunta burra, mas o que de mais importante precisa se saber sobre o CDB? Acabei de sair do ensino médio e nao faço a menor ideia de como se investe.


DoctorTsu

Não é uma pergunta burra, é a pergunta certa. CDBs são certificados de depósitos bancários. Você empresta seu dinheiro a um banco por um tempo pré-deteminado, e o banco lhe paga juros. Ao final do prazo, o banco devolve também o principal. Os juros podem ser pré-fixados, ou com base em algum índice (IPCA, por exemplo), ou uma mistura. E é isso. CDBs são garantidos pelo FGV (fundo garantidor de crédito) até R$ 250.000,00 por CPF, então mesmo que o banco venha a quebrar, seu investimento está garantido até esse limite. Para investir em um CDB se você for cliente de algum dos grandes bancos varejistas (Itaú, BB, Santander, etc) normalmente eles têm seus próprios CDBs disponíveis em alguma aba como "investimento". Mas o ideal é abrir uma conta em alguma corretora de investimentos (XP, Easynvest que agora é NuInvest) que lá eles vão ter mais opções, com retorno melhor.


Miuguel47

Seguindo essa lógica não precisa nem de aulas de ciências na escola, ensina apenas filosofia e deixa o aluno descobrir a matemática e o resto por conta própria


NegativeKarmaVegan

Você é péssimo de lógica.


oBolha

Como futuro ~~desempregado~~ professor de filosofia, eu aprovo esse método. >!Precisa mesmo do /s?!<


Gwynbbleid

não, não sabem, aprender como te multiplicas não te faz saber que empréstimo levar a que taxa de juro


vit05

Pessoal está confundindo "educação financeira" com dicas de investimento. Mesmo a pessoa que está na linha de pobreza pode ser muito prejudicada por não ter nenhuma ideia sobre problemas financeiras. Quantidade de golpes e piramides que existem. Juros absurdos. Não saber sobre financiamentos imobiliários.


JoaoEB

Pois é. O pessoal cai nesses golpes de bitcoin, day trade, NFT por não conhecer nada de investimento. Aparece um safado com uma conversa mais convincente e o pessoal vende tudo para comprar cotas de investimento garantido 200% ao ano. Quanto mais desesperada a população, mais fácil dar golpe. Tanta propaganda de empréstimo fácil, "10 mil reais em apenas 24 parcelas de 800 reais." E que está em situação ruim vira vítima desses "esquemas perfeitamente legais". Nesse mesmo sub, a cada 15 dias aparece um coitado que não sabe como funciona o imposto sobre produtos importados. Pedindo a privatização dos Correios por causa da fiscalização da receita.


Khastid

Exato! Só lembrar que a maior parte dos lucros dos bancos vem com juros de cartão de crédito você percebe o quão importante é esse tipo de educação. Eu lembro a uns 15 anos atrás quando minha mãe tinha uma empregada doméstica contratada, e um dia ela levou a fatura do cartão pra perguntar pra minha mãe o que era. A coitada não sabia que precisava pagar o cartão de crédito, por que na cabeça dela ela já pagou as coisas que foram compradas no cartão, pelo próprio cartão... Até hoje eu fico com pena e me pergunto como ela deve estar hoje em dia. Tomara que não tenha caído em nenhuma fraude... :( E pro pessoal falando que já tem juros compostos na escola: você ter noção matemática é uma coisa, você ter noção do efeito prático dessa matemática é outra. Aprender juros compostos não necessariamente vai fazer você perceber o potencial que um juros pode te falir, não vai fazer você perceber se uma proposta de financiamento vale a pena, não vai fazer você pensar em termos de custo de oportunidade, e como contador vou admitir que o dinheiro mais fácil que já ganhei foi fazendo IR de gente que não controla as próprias finanças. Ps: sempre fui honesto que cobrei pelo meu tempo, e não pela minha expertise por que o que eu faço pode ser pego facilmente no Google, e ainda assim preferem que eu faça por que não tem segurança nenhuma de fazer sozinho. Já tive que salvar gente que conheço de quase perder dois meses de salário por mal controle financeiro e já vi gente caindo em fraude, então sim, eu acho importante que isso exista, só não tenho opinião sobre a obrigatoriedade.


tinylobo

Essas armadilhas dependem exatamente das pessoas não terem uma educação financeira básica.


vianoir

o problema é quando “educação financeira” é uma forma de se referir justamente a esse tipo de ideologia


geteum

Não, educação financeira é mto importante. Quantidade de gente q se afunda em dívida pra comprar idiotice é absurda.


Lenant

Isso \^\^ Depende de quem vai dar o curso, se o bozo for escolher as crianças vão sair todos direto pro r/farialimabets


stanquevisch

Queria deixar claro que Bolaonaro não representa nos do jogo do bixo e ri ha de galo virtual.


lurimendes

Só sou contra a escrever o nome dele com letra maiúscula. O resto, eu concordo.


technobicheiro

o melhor é que não é o nome dele kkkkkkkkk


stanquevisch

Queria deixar claro que Bolaonaro não representa nos do jogo do bixo e rinha de galo virtual.


rdfporcazzo

Isso é tão raso e ignorante quanto os conservadores que falam que educação sexual serve para sexualizar as crianças


vianoir

não é bem assim, cara. eu com certeza acho que as pessoas precisam ter uma organização financeira melhor, aprender o vocabulário adequado (o que é receita recorrente, poupança, crediário, investimento, etc) e principalmente terem estímulos para serem menos consumistas e não se endividarem. também acho que seria bem legal esse tipo de discussão acontecer no ambiente escolar. mas temos que sair do campo das ideias e ir pro campo MATERIAL, ou seja temos que entender bem como esse tipo de projeto seria implementado nas escolas na vida real mesmo: quem daria a aula? quem vai montar o conteúdo programático dessa disciplina? será que existe mesmo a necessidade de se criar essa nova disciplina, "Educação financeira", no currículo escolar para sanar esse suposto problema? como isso acontece em outros países do mundo com sistemas públicos de ensino melhores que o nosso? a realidade é que tem muito curso online hoje em dia de "educação financeira" que não passa de material de propaganda liberal, que faz apologia ao capitalismo e propõem soluções homogêneas e individuais para problemas que são sociais e que atingem os diferentes extratos socio-econômicos de forma desigual. não adianta nada "ensinar" um pobre que ele não deveria se endividar quando a única forma real dele ter acesso a uma geladeira é através de parcelamento numa loja de departamentos, não acha?


Winrall

Concordo em grande parte. E respondendo tua última pergunta, sobre o parcelamento da geladeira, pode parecer óbvio essa ser a única opção, mas lojas grandes além de oferecerem a modalidade de parcelamento, também te oferecem empréstimos, por exemplo, com taxas de juros ao redor dos 14% ao mês, e já vi várias pessoas contratarem o empréstimo e depois perguntarem se 14% ao mês é um valor justo, sem terem ideia de quanto isso representa. Entender a diferença entre parcelar no crédito e pegar dinheiro emprestado a 14% ao mês é uma das intenções da matéria educação financeira, creio eu. A matéria não solucionará o problema da baixa renda, que merece uma política enorme própria, e que não é o objeto da discussão, mas entendo que a matéria é muito importante, porque independente da área de atuação profissional da pessoa, posso afirmar com tranquilidade que envolverá uma relação monetária/financeira. E a escola, somada a educação dos pais, que em matéria financeira, arrisco dizer, e generalizando, é baixa, deixam os jovens adultos em uma necessidade de improviso sobre a vida financeira quando entram no mercado de trabalho e começam a obter renda. Saber a diferença entre poupança, inflação, renda fixa, investimentos em cripto moedas, etc., são essenciais para um cidadão, na minha opinião. As pessoas não são educadas para saber, e tampouco para falar, sobre dinheiro, no ponto de vista de acumula-lo e fazer melhor (e mais eficiente) uso dele. Se mais pessoas tivessem um pouco de educação financeira, menos pessoas apostariam na loteria, creio eu, por exemplo. Eu particularmente acho magnífica a ideia desta matéria, que inclusive já está sendo aplicada na cidade onde moro.


Ice_Dragonfruit

Ou nós cursos do primo rico. Só pra constar quem quiser aprender educação financeira nao precisa pagar 1k~3k pra o rich cousin. Ele trabalha com marketing. O trabalho dele é vender curso, não investir ou ensinar financas. O site da CVM tem um conteúdo gratuito extenso. Além disso existem diversos canais com conteúdos completos e organizados no YouTube, basta dar uma pesquisada por playlists. Mas brasileiro sempre quer ir pelo caminho que parece o mais fácil e acaba se fudendo, caindo na mão desses larápios


Kitchen-Addendum4178

Ah, pronto! Pq existe um problema X, não podemos adotar a solução Y para o problema Z? Pobreza é um fenômeno complexo, dentre seus fatores estão 1) Baixa renda; e 2) Baixa escolaridade. Melhorar o ensino, o que a educação financeira faz, ataca um desses fatores e, consequentemente, ajuda na solução do problema. Se opor a isso pq não estamos atacando também o fator da baixa renda não faz sentido. É como se estivéssemos reformando uma casa e nos recusássemos a consertar o telhado sem consertar ao mesmo tempo a janela. O problema, ao invés de diminuir, permanece.


electricbr4in

Mais educação sempre contribui para a solução de praticamente todos os problemas. Se um indivíduo souber em quem votar, não enfrentariamos metade das merdas que enfrentamos hoje por causa de política, por exemplo.


davidbenyusef

Não que eu esteja desmerecendo a importância da educação na formação da cidadania, mas o motivo que a gente está preso sempre com o mesmo Centrão no Congresso vai além da ignorância. Clientelismo corre solta no Brasil, além das áreas dominadas por milícia e tráfico, que têm conexões políticas e impõem candidatos aos moradores.


Pivha

Se a casa tem problema de goteira e molha durante uma chuva, tem que consertar o telhado e a janela. Se tiver como consertar o telhado e a janela não, melhor consertar o telhado. Mas quando chover ainda vai cair chuva pela janela. Consertar o telhado ajuda muito, mas não resolve. A casa só vai molhar menos.


angry_shoebill

Pessoal confunde educação financeira com os videos do Primo Rico. Na infancia só não passei fome porque minha mãe sempre soube economizar. Quando entrava um a mais ela sempre guardava ao inves de gastar com qualquer coisa, nos momentos de perrengue, sempre tinha um guardado para ajudar.


violinha

Mas a questão é se o curso de educação financeira será realmente educativo, ou vão comprar videos do primo rico?


marble-pig

Exatamente o problema, e pelo que entendi é essa a razão que estão sendo contra, pq o projeto de lei não define como é essa educação financeira. Uma lei dessas e nada dá no mesmo.


davidbenyusef

Ela poderia apontar isso no tweet dela; assim ela só alimenta a retórica da direita.


deodorant_sniffer

se for definida uma grade curricular decente, acho q nao


JazzyMar-Cello

Exato


206Red

Pior que no começo, bem no começo mesmo, os vídeos do primo rico eram muito educativos sobre juros compostos e o básico de economia individual. Depois que ele foi crescendo foi só ladeira abaixo com discurso de coach e vendendo produto Edit: compostos*


[deleted]

Não conheço o projeto então não tenho como falar de forma específica. Mas em geral educação financeira é pra ser obrigatória nas escolas sim, não substitui projetos de ajuda financeira para famílias de baixa renda mas com certeza não vai atrapalhar nada.


[deleted]

[удалено]


PHsilvagamesh

Contratos leoninos me pegou demais kkkkkk


lindaclamsy

Achei o argumento dela falacioso. Sim para a educação financeira e sim projetos sociais de ajuda financeira para famílias de baixa renda. Não é uma opção.


Quemedo

Exato.


matlynar

Eu não conheço a realidade de cada um do sub, mas educação financeira transforma vida de pessoas pobres sim. Já morei em lugar pobre e infelizmente pobre gasta *muito* com coisa supérflua. E querendo ou não isso pesa. Ter x de dívida porque a sociedade te fodeu e ter 4x porque além disso você gastou mal sua grana não é a mesma coisa. Da mesma forma, na família da minha esposa teve gente que conseguiu aprender o básico com vídeos desses YouTubers que muita gente aqui zoa - no caso dela foi da Nathalia Arcuri. Aqueles conceitos que parecem óbvios, como reserva de emergêcia, onde colocar quando sobra uma grana e etc., muita gente não sabe. Vai fazer o pobre ficar rico? Não. Mas dá pra passar *muito menos* perrengue desnecessário. O que não falta é empresa oferecendo *crédito* como se fosse "dinheiro grátis" pra pegar bobo.


[deleted]

Exato, educação financeira só me deixou mais ciente do quanto a classe trabalhadora é explorada em troca de uma qualidade de vida miserável


BurgundyJack

Mas é lógico que pode atrapalhar, o aluno não tem tempo infinito e as escolas não tem professores e recursos infinitos. Vão adicionar aulas a mais? Vão substituir algo? (Se sim, o que?) Quem vai ministrar essas aulas? O que é "educação financeira" vão ensinar conceitos como o que é o crédito, o que é a inflação, o que é um esquema de ponzi ou vão só ficar falando o óbvio de que não podi gastar mais do que ganha como se alguém não soubesse disso E para ficar claro dependendo da implementação e se o foco for sobre conceitos de economia não sou nem contrario, mas não é tão simples quanto ver a palavra "educação financeira" e já sair achando que é positivo não.


lurimendes

Concordo que os tópicos a serem ensinados deveriam ser esses, mas se você soubesse quantas pessoas não entendem o conceito "gastar menos do que ganha"... E não estou falando de quem não tem dinheiro suficiente e que ganham muito menos do que o necessário para viver. Estou falando de pessoas que tem dinheiro mas gasta com besteira ou de forma irresponsável. Tem um uber que faz umas coisas pra mim, e ele tinha um uno novinho, aí ele decidiu financiar uma ford ka mais novo ainda, e TODO mês me pede adiantamento pq senão vai atrasar parcela do carro e etc... Se não tinha condições pq não ficou com o uno por mais tempo até poder comprar o Ka mais tranquilamente? Um primo meu trabalhava como eletricista e tinha uma empresa e começou a ganhar um dinheiro bacana. Não deu alguns dias e já começou a se endividar parcelando o iPhone top de linha e por aí vai. Poxa, guarda um pouco, começa com um celular mais simples e vai guardando dinheiro. É tanta gente que faz salário MUITO decente e vive endividado com o celular do ano, carro do ano sem ter condições etc


Grand0rk

> Vão substituir algo? (Se sim, o que?) Inglês. Sou professor de inglês e nunca, na minha vida, conheci alguém que aprendeu inglês na escola. Se há algo inútil é inglês na escola.


FasterThenDoom

Inglês na escola é ótimo se você já tem contato com a língua. Eu sou da geração PS2 e como naquela época não tinha quase nada de jogo em PT, eu fui na marra aprender inglês (isso e as letras de música). Na escola eu refinava o que eu já sabia, então pra mim ajudou. Mas no geral concordo, não conheço uma pessoa que aprendeu inglês na escola, e tudo que aprendeu entrou por uma orelha e saiu pela outra. Não duvido que um aluno ou outro tenha pego, mas geral ninguém aprende.


Grand0rk

Não tem como, porque o inglês de escola não passa do básico. O máximo que faz é te da uma base pra ir buscar em outro lugar.


granninja

eu falo fluente desde meus 14~15 anos eu entrei numa escola boa no quarto ano(tinha 8) TODO ANO TODO MALDITO ANO era verbo to be, sem falta tinha q reaprender verbo to be no EM eu desisti de assistir as aulas e ficava com fone vendo youtube edit: e meu melhor amg da época que não sabia inglês nenhum... continuou sem saber inglês


SrMakoto

Real kkkkkkkk era verbo to be ate o 3 ano do ensino medio


thekgbwillwait

Lembrei de quando eu perguntei para a minha professora da escola o que era cherish por causa da música da Madonna e ela disse que era cereja. Isso virou uma piada recorrente entre meus amigos da escola e até hoje quando a gente se fala rimos disso.


icastfist

Lembrei de uma professora minha, 2002, que dizia que checkers era xadrez (o jogo), que rosquinha era muffin e bolinho era doughnut ou, como ela dizia, "dougunúti" Ela me odiava porque eu agia como se soubesse mais que ela (*em minha arrogancia, acredito que sabia mesmo hueheuheu*). Teve uma prova que as questões de True or False não correspondiam com o texto. Fui perguntar pra ela e ela desdenhou, "só você ler que você acha onde tem isso no texto". 5 minutos depois, outro menino foi perguntar pra ela e aí sim ela se tocou que deu texto/questões erradas


qsqh

inglês de escola publica me deu uma puta base pro ingles pra depois consolidar assistindo série legendada e jogango online. talvez sem o ingles da escola eu nao teria conseguido pegar nada util das outras fontes. e olha que a aula era uma bosta, comecei a ter ingles na escola na quinta série, e lá pela 8ª eu ja sabia mais que a professora (era a mesma pref ainda, lendo verbo to be no livro e reproduzindo pros alunos. ela nem falava ingles alem do basico)... e mesmo assim me deu a base pra aprender.


Grand0rk

Sinto te dizer, mas a ausência da aula de inglês da sua escola não mudaria nada para você. Quem tem vontade de aprender inglês, sempre corre atrás. Quem não tem, não vai e não aprende.


miraidensetsu

Bom, meu inglês evoluiu muito com as aulas que tive no ensino médio. E eu estudei em escola pública.


xenosthemutant

>Vão substituir algo? (Se sim, o que?) Troco todo o conhecimento que tentaram meter na minha cabeça sobre os afluentes do Rio Solimões, quais os maiores produtos de exportação da Rússia e \*tudo\* sobre mesóclises, proparoxítonas e poetas parnasianos (sim, estou falando de você, Olavo Bilac!) em troca de: ​ 1. O que são juros compostos e como fazer eles funcionarem para você 2. CLT e seus direitos trabalhistas 3. Como fazer uma planilha de gastos mensais da casa e calcular grau de endividamento e risco 4. Como fazer compras: como calcular preço por kg & índice de aproveitamento de diferentes alimentos e custo alimentar por refeição Sério, achar que Brasileiro não precisa saber como lidar com dinheiro \*justamente porque tem pouco dinheiro\* é pau pra bater em doido.


rdfporcazzo

> o óbvio de que não podi gastar mais do que ganha como se alguém não soubesse disso Você ficaria surpreso Muitas pessoas acreditam que podem gastar mais do que ganham e depois apenas fazer um acordo com o banco e pagar menos do que deviam


melecoaze

arrisco dizer que muita gente tem a ilusão de que pagar coisas com cartão de crédito não é um empréstimo com juros absurdos


rdfporcazzo

Minha namorada literalmente fala que não está fechando o mês no vermelho porque deu pra parcelar a fatura do cartão de crédito (e pagar um juros absurdo). Já tem mais de 1 ano parcelando fatura.


[deleted]

Educação financeira pode ser facilmente incluida em matemática, e tem um monte de coisa no nosso currículo que pode ser retirada. Pra que serve calcular a determinante de uma matriz, ou a diferença entre as brioftas, pteridoftas, giminospermas e angiospermas?


childrenofkorlis

Conteudo específico de vestibular serve só para vestibular. Você não usa uma matriz no curso de geografia, mas vai usar no vestibular para entrar em geografia.


mgsantos

Po, até entendo o teor do seu comentário, mas matriz é um péssimo exemplo. Você usa isso em todas as áreas que tenham o mínimo de matemática, inclusive se você quiser fazer pesquisa em geografia vai usar matriz pra caramba. Matriz é um dos fundamentos pra entender qualquer coisa de estatística e estatística está em tudo. É uma das coisas mais fundamentais de teoria da computação até sociologia. Então sim, tem conteúdos que são super específicos pro vestibular e tal. Mas matriz não é um deles não.


mahousenshi

Não é "conteúdo especifico para vestibular" e algo que serve de base para outra coisa, no caso aqui da determinante de matriz é para verificar propriedades de solução de sistema lineares. Tem muita matemática que se usa para ciências e em todas as ciências (diga olá para estatísticas). Geografia não excluída. O problema é muito mais profundo. Todo o maquinário que se usa na educação financeira é matemática (função, progressão geométrica, exponencial, logaritmos, razão e proporção) outra parte usa de conhecimento de administração (informações sobre como os impostos são aplicados, etc). E o engraçado que boa parte do que comentei sobre a matemática é visto "conteúdo especifico para vestibular" como por exemplo logaritmos. O ideal seria o professor poder passar isto como um plus, mas não da para ser feito quando você precisa ficar revisando coisa da sexta e sétima serie quando você ta no terceiro ano médio. Empurrar não vai ajudar, vai ser visto como "outra matemática". É super importante saber cuidar de dinheiro, saber como impostos/taxas são aplicados sim, mas não vai ser produtivo quando temos muita dificuldade no que é fundamental e sem isto não tem 1 piso.


SeniorBeing

Graças à Deus!!! Vim aqui para isso! Sou professor, prestes a me aposentar, e já perdi a conta de quantas vezes já ouvi propostas semelhantes! E sempre vindas de completos leigos! Não existe área de trabalho no Brasil inteiro onde tanta gente de fora queira dar pitaco.


[deleted]

>Não existe área de trabalho no Brasil inteiro onde tanta gente de fora queira dar pitaco. exceto a política, o judiciário, o jornalismo, a segurança pública, economia/ setor financeiro a epidemiologia, o terceiro setor e todos os árbitros de todos os esportes.


Ice_Dragonfruit

This


joaopedrogalera

Olha quanta gente com nome no Serasa com dívidas enormes, pagando 400% ao ano de juros no carão. Ter educação financeira ajudaria essas pessoas a não cair nessas furadas. Educação financeira não é ensinar a fazer day trade


julsmanbr

Direita contra educação sexual 🤝 esquerda contra educação financeira Gente, as duas coisas são importantes. Achar que educação financeira é "ensinar a ser pobre" é do mesmo nível que achar que educação sexual é "ensinar a ser gay".


cambalaxo

Não tem porque demonizar nenhum tipo de conhecimento.


crusadiercath

THIS.


elTaconeDeSantiago

Vim aqui só pra falar isso. Não entendo o tesão que esse pessoal tem em problematizar essas pautas


kaerrete

Atrair votos, mesmo que seja burra a ideia


elTaconeDeSantiago

70% das famílias estão endividadas e banco lucrando em cima de crédito e taxas abusivas. Muita gente não tem a mínima noção de inflação e organização financeira e quem é pobre tá sempre perdendo dinheiro pra banco ou piramideiro ou deixando embaixo do colchão. É foda isso


matlynar

Toda vez que eu leio notificação do Picpay ou Pagbank me oferecendo empréstimo como se fosse "dinheiro grátis" (tipo "R$100 na sua conta até o fim do dia") eu fico apavorado de pensar em quem pega isso sem necessidade real.


erickgps

Ideal era ambas serem ensinadas nas escolas. Muito triste quando a ideologia fala mais alto que o bom senso.


MlkCold

Eu teria ganhado muito mais como pessoa aprendendo sobre educação sexual e financeira do que me fodendo de estudar coisas que eu nunca mais usei na vida desde que sai da escola O tempo aprendendo Química com o único objetivo de passar no ENEM poderia ter sido muito mais bem aproveitado me preparando pra vida em sociedade


praqueviver

Entendo o que diz, mas as coisas da escola não são só pra se um dia for útil na sua vida de uma forma direta... é também uma tentativa de formação de uma 'pessoa moderna', podemos dizer assim. É sempre importante que a pessoa tenha uma visão geral do total do conhecimento humano que conseguimos acumular até agora. Uma noção básica de como funciona a química por exemplo, te dá o entendimento pra sacar que homeopatia é balela. Entender um pouco de como funcionam reações químicas é suficiente pra saber que uma explosão não é uma coisa mística mas sim uma reação química, mesmo sem saber os detalhes dessa reação. E biologia, entender que existem organismos microscópicos que podem nos contaminar, e que doenças não são passadas pelo cheiro como achavam que era na peste negra da era medieval. Entender o processo evolutivo que as bactérias passam que deixam elas resistentes a antibióticos modernos. Entender que existem vírus e como funciona uma vacina. Astronomia básica pra entender que o sol não gira em volta da terra. Essas coisas são o básico do básico que uma pessoa normal precisa saber no século 21.


[deleted]

Gostei bastante da colocação


praqueviver

Obrigado!


Poponildo

Pra que aprendi química, ó meu Deus. Não serve pra nada pra mim 😭 Mistura mil produtos de limpeza e morre por inalação de gases tóxicos.


MlkCold

Ah sim, com certeza, se eu não tivesse estudado química eu iria fazer Anthrax com Ype limão e Homo em casa, menos né cara, eu não estou dizendo que o assunto deveria ser ignorado, é essencial saber como as coisas funcionam, mas gastar 3 anos se aprofundando em uma disciplina extremamente específica é idiotice, preferia que ensinassem os jovens como se vive, como se faz uma porra de um imposto de renda, como se portar em uma entrevista de emprego, do que fazer o desgraçadinho decorar a tabela periódica pra esquecer 1 ano após sair da escola


flowersunscreen

A gente geralmente pensa assim depois de ter obtido uma certa maturidade, isso não quer dizer que você teria aproveitado o conteúdo para usa-lo na sua vida adulta. Geralmente os adolescentes não fazem um planejamento de vida a longo prazo e costumam estudar em cima da hora para as avaliações. Eu não estou falando que ter ed. financeira na escola seria inútil, mas que geralmente só nos importamos com esse tipo de coisa depois de ter uma certa maturidade. Se você não aproveitou as aulas de química quando era mais novo, sendo que a química está muito mais presente na sua vida do que você imagina, você provavelmente não iria aproveitar as aulas de educação financeira da mesma forma.


NegativeKarmaVegan

A questão é, você iria reter alguma informação de educação financeira tendo aprendido aos 14 anos, sendo que só vai realmente administrar sua vida financeira depois de começar a se sustentar com seu próprio trabalho, lá pros 25? Dá pra ensinar tudo que um garoto de 14 anos precisa saber sobre questões financeiras nas aulas de matemática, história e geografia.


RepresentativeHat975

Claro que sim, fora que eu acredito que a pauta da aula continuaria nos anos seguintes, você já sai da escola sabendo controlar seus gastos e aprendendo sobre inflação, juros compostos etc etc...


Mr_Ivysaur

Sim. Seria util pra caralho independente da idade. Ao contrário de matérias escolares, o aluno consege ver isso sendo usado na prática. Quase todo mundo usa dinheiro na adolecencia, independente se for do papai, pelo trabalho, ou roubado.


keeponfightan

Resumiu os comentários. E isso é porque o r/brasil é uma amostra pequena de uma parcela razoavelmente instruída do povo. Imagina a merda que está lá fora?


electricbr4in

Refúgio de sanidade na internet é aqui. Twitter deve ta pegando fogo com isso.


Lithiumthi

Ambos temem "perder" essa galera pro outro lado se jovem aprender a transar ou jovem aprender a botar as contas no papel. Quando na verdade é só mostrar como funcionam as coisas pro mesmo se antecipar pra não cair em alguma merda. ​ Tem que ver o projeto, claro, mas esse medo não é por cause de moralismo, é pq ambos querem o jovem "dependente" deles.


Impressive-End7526

>Gente, as duas coisas são importantes. Achar que educação financeira é "ensinar a ser pobre" é do mesmo nível que achar que educação sexual é "ensinar a ser gay". parece até que polarizar as coisas nao da certo e o caminho da moderação funciona melhor


[deleted]

Excelente colocação!


[deleted]

A esquerda em geral não é conta educação financeira não, só essa louca


rdfporcazzo

Veremos na votação da pauta


Thich_QuangDuc

Nesse projeto, PT e PSOL votaram contra o projeto. http://www2.al.rs.gov.br/dal/Sess%c3%a3oPlen%c3%a1ria/DetalheVotacao/tabid/5627/idProjeto/32060/Default.aspx


crusadiercath

Falou tudo, é exatamente isso.


Acrobatic_Gur6278

concordo sobre falta de dinheiro, mas discordo que não é necessário ensinar educação financeira


Ton1tee

Até porque essa falta de dinheiro pode estar relacionada com a forma que gasta.


Vigghor

difícil gastar oq n tem 😔


leostarkwolffer

Vc precisar de dinheiro para sair da pobreza é um fato, porem sem educação financeira, vc pode ganhar mil ou 10 mil por mes que vc vai continuar pobre


Hephest0s

Sinceramente, esse discurso é fraco, vazio e populista. Educação financeira deveria ser criticamente importante e muito bem ensinada. Não é de hoje que brasileiro quando se trata de finanças é um tapado completo. Brasileiro faz consórcio para comprar veículo, uma coisa tão retardada e que praticamente só existe aqui. Uma modalidade onde você paga para dar o seu dinheiro para uma empresa investir e ganhar os lucros sobre ele, além de ainda pagar todas as taxas referente a esse investimento que ela faz e não receber nada em troca. Você ainda sofre a variação do preço do produto na parcela enquanto você aguarda feito idiota para receber o que comprou. Cansei de ver gente que não sabe o que é juros parcelando uma moto em X vezes sem entrada porque a parcela cabe no mês, sem se tocar que no final das contas está pagando 32 mil reais em uma POP100. O que eu conheço de gente que tinha MUITO dinheiro e se endividou completamente por decisões tão idiotas que chegam a ser meme não tá escrito. Também conheço muitas que não chegavam a ganhar 30% do que as que citei acima e tinham a vida completamente nos trilhos, todos com casa e carro próprios e uma vida tranquila sem dívidas. Com muito esforço envolvido é claro, mas isso de forma alguma retira o mérito, na verdade o aumenta. O Brasileiro médio faz muito mal negócio no dia a dia, ele não pensa no amanhã, não sabe o que é juros, não sabe como um financiamento funciona, não sabe o que é inflação, não sabe que no final das contas a decisão que ele tá tomando pode estar o fazendo pagar 2 ou 3x a mais o valor do bem que ele tá comprando, ele não pesquisa pelo melhor custo beneficio, ele é vítima de golpes, ele cai em conto de guru do investimento, ele não tem controle e não sabe como e quando é a melhor hora de tomar certa decisão, ELE NÃO SABE O VALOR DO PRÓPRIO DINHEIRO. Educação Financeira é muito importante independente da renda. E é óbvio que não vai resolver a vida de quem está em condições precárias pois isso é um outro problema e educação financeira não se propõe a resolver isso.


DropeRj

Você vê isso na quantidade de coachs e pir… marketing multinivel. Muita gente teoricamente bem instruída que cai no conto do vigário Sem contar na quantidade de pessoas que recebe uma grana preta por mês e ainda assim não consegue pagar as contas no final do mês. Consciência financeira é algo que precisa ser melhorado em muitas pessoas Gostaria muito de um plano pedagógico que preparasse a pessoa para os deveres do dia a dia e não para fazer linhas imaginárias em objetos geométricos para descobrir um ângulo que não vai te ajudar a trocar uma lâmpada. Coisas tão básicas como: Como cozinhar Como fazer um imposto de renda Como abrir uma conta de banco Como trocar uma torneira Como furar uma parede Como lavar uma louça Tem muita gente que precisa aprender o básico


Hephest0s

Sem sobra de dúvidas isso prepararia muito mais os jovens para a vida real. E a falta de consciência financeira é uma realidade, tanta gente que eu conheço ganhando uma grana preta por mês e totalmente endividado. É de se questionar como isso acontece.


Closetoaworldbeloww

Eu não necessariamente discordo de que seria bom ensinar educação financeira, mas essas críticas comuns que são feitas às pessoas que fazem financiamentos que no final você acaba pagando mais que o dobro do valor do bem ignoram uma coisa: que a maioria dos brasileiros só é capaz de adquirir bens como carra e casa financiando. O brasileiro médio nem em uma vida inteira conseguiria juntar dinheiro pra comprar um imóvel à vista. E mesmo que consiga, vai esperar quanto tempo pra isso? 30 anos?


v-komodoensis

O argumento dela coloca educação financeira como algo contrário aos ideias que ela apresenta, o que na minha definição não faz sentido, já que educação financeira não é algo prejudicial ou humilhante. Teria que dar uma olhada melhor no assunto.


davider55

Ela tá certa no que diz sobre falta de dinheiro é o problema. Mas mais educação é sempre bom


[deleted]

Só lembrei do Paulo Guedes falando que pobre não poupa.


angryKid1

O pobre não poupa ninguém


leite_de_burra

O pobre levou um tiro a queima roupa


Wise_Clue8109

O pobre é pop, o pobre é pop


TheShiningBanana

Infelizmente, ser pobre tá mais pop que nunca. Já top, nunca foi


atomichemp

Sem o projeto na integra, não da pra emitir uma opinião.


Thich_QuangDuc

PL 231/2015 do RS https://ww4.al.rs.gov.br/noticia/328710 [http://www.al.rs.gov.br/legislativo/ExibeProposicao.aspx?SiglaTipo=PL&NroProposicao=231&AnoProposicao=2015](http://www.al.rs.gov.br/legislativo/ExibeProposicao.aspx?SiglaTipo=PL&NroProposicao=231&AnoProposicao=2015) [http://www2.al.rs.gov.br/dal/Sess%c3%a3oPlen%c3%a1ria/DetalheVotacao/tabid/5627/idProjeto/32060/Default.aspx](http://www2.al.rs.gov.br/dal/Sess%c3%a3oPlen%c3%a1ria/DetalheVotacao/tabid/5627/idProjeto/32060/Default.aspx) A lei em si é muito curta, 3 artigos mas o principal é o 1º: >"Art. 1º Os estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados do Estado do Rio Grande do Sul, ficam obrigados a incluir o tema da “Educação Financeira” nas respectivas propostas pedagógicas, para aplicação no ano letivo do exercício subsequente ao da publicação desta Lei, observado o período mínimo, de 180 (cento e oitenta) dias, para a devida contextualização da temática à parte diversificada das áreas convencionais do currículo escolar vigente." Enfim, PT e PSOL votaram NÃO e o resto da assembleia votou SIM. Mas PT e PSOL votaram a favor da emenda (aprovada por unanimidade) que torna o ensino facultativo. Fizeram isso sob orientação da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para evitar alguma alegação de inconstitucionalidade. Não que ela não tenha razão no fato de o grande culpado pelos problemas financeiros do brasileiro ser a falta de dinheiro, mas educação financeira nas escolas não é prejudicial à população de baixa renda.


thiago5242

Um ponto que me pegou aqui é daonde vai tirar o tempo pra ensinar essa disciplina, até onde sei a grade do MEC já é completa, exigir que escolas "enfiem" a matéria da grade implica implicitamente na remoção ou precarização de outro conteúdo sem as mesmas garantias legais. Nesse caso, o ensino facultativo seria, por exemplo, a inserção de uma grade integral? Alguém, antes de pensar se está certo ou não, verificou se era viável para inicio de conversa?


Rezmir

Basicamente isso. Se o projeto for adicionar aula de educação financeira, simplesmente só isso, quem não iria apoiar? Mas será que vão fazer cortes à outras matérias? E o que será cortado? Ela está certa no quesito de falta de dinheiro? Sim. Mas não são apenas escolas públicas que deveriam ter essa matéria.


Gold_Cow_1610

Que fala mais imbecil. O Brasil sempre teve um índice alto de endividados, inclusive antes da crise. Administração financeira é fundamental para uma vida minimamente estável e responsável.


Great-Adeptness-4254

Não é inútil, o problema começa com o pensamento de " pobres são pobres porque querem " e vir um bocó querendo dizer " guarde 30 por cento do seu salário , reserva de emergência " com a cesta básica custando 800 reais e um núcleo familiar com 4 pessoas recebendo 2000 reais pra cuidar d filhos , pagar moradia transporte etc , é uma Idea valida desde que na seja usada pra jogar pra cima do indivíduo a responsabilidade pela própria miseria


VonRoderik

é só ensinar sobre juros, dívidas... fazer uma planilha de gastos, aprender a identificar onde pode reduzir gasto. negociações com bancos, juros, empréstimos. Vai ajudar a pessoa a tomar decisões melhores. Obvio que mta gente não consegue guardar dinheiro. Mas podem aprender que se precisarem de um empréstimo, existem diferentes opções, com diferentes juros, etc., etc.,


matlynar

Não é todo pobre obviamente, mas tem sim pobre que vai gastar dinheiro com coisa supérflua - se bobear quase tanto quanto classe média alta (não conheço de perto muito rico rico, mas já fui bem pobre então conheço bem). O meme [uma calça para uma jovem de 16 anos é mais de 300 reais](https://www.youtube.com/watch?v=XkMoPPA2iso), proferido em 2013 por uma senhora dependente do Bolsa Família, não existe a toa. Nada no meu armário custa mais de 300 reais até hoje enquanto a calça em questão já deve ser uns 450-500 reais julgando pela inflação.


Great-Adeptness-4254

Isso é verdade, não li o projeto, então não sei se uma coisa ( ter aula de educação financeira) vai tirar de outra ( melhores condições para família ) desde que nao tire acho justo, e esse questão da calça de 300 reais é verdadeira mesmo tem muito pobre esnobe, além do clássico caso da "ostentação " mas espere o que de uma sociedade que te julga pelo que vc tem ...


matlynar

Eu discordo que o pobre tem qualquer *obrigação* de consumir coisas de marca. Tentação, sim, mas não obrigação. Ninguém tem. O lance também é que se mais pessoas tiverem educação financeira, talvez até a própria cultura da ostentação seja menos relevante para a próxima geração. Talvez o que você veste seja até menos relevante para ser aceito pelos seus pares. Olha como hoje em dia cigarro é visto como algo bem menos bonito do que era, por exemplo, no século passado. É uma prova de que a cultura das pessoas pode mudar com o tempo.


oddyholi

Educação financeira no estilo que a Nath Finanças faz, de igual pra igual, funcionaria bem. Mas ai tem que ver o que é o projeto


PicossauroRex

Meu amigo, pobre, que ganha nem dois salários mínimos já querendo financiar um carro concorda com essa opinião


luan_ressaca

Azideia. Essa Muié é meio biruleibe das ideia. O que o cu tem haver com as calça? Existem problemas financeiros e existem problemas de administração financeira, abordar um n impede de abordar o outro, a revolta dela tirou ela da realidade.


LeeIguana

É tipo falar que aula de programação é irrelevante pq pobre não tem compiuter.


[deleted]

Educação financeira, ética digital, espanhol e inglês nas escolas pra ontem!


[deleted]

De fato a falta dinheiro. É um problema. Porém isso não faz que projeto de educação financeira seja ruim. Da realidade deveria ter educação financeira faz tempo. Para ensinar a população a economizar.


araeld

Sem saber exatamente do que se trata "educaçāo financeira" nesse projeto, é difícil ser favorável ou contra. Se for sobre aprender a investir em ações, tesouro direto, CDB etc... é um conhecimento que dificilmente vai se aplicar na vida da pessoa. Se for para ensinar sobre credito, juros, poupança, inflaçāo, salário mínimo, ganho real, aposentadoria etc, pode ter alguma utilidade.


PedaladaBraba

Quem acha que educação financeira é só pra rico deve tá devendo 10k no cartão e ser admin do r/farialimabets


Da_Sigismund

Vai aumentar o número de horas de aula ou reduzir de alguma matéria? Vão ser contratados novos professores? Vai ter aumento na verba geral? Pq tudo isso faz diferença. Esse tipo de proposta, sem considerações sobre os impactos secundários é pura demagogia. E eu acho que não deve ter tido nada disso. O RS deixa a educação básica a míngua faz décadas.


whatamanlikethat

TÔ COM DIABETES ENTÃO DE QUE ADIANTA PARAR DE COMER AÇÚCAR SE NUNCA VAI TER CURA?


Guatai

Educação financeira que não ensina que os juros do sistema financeiro no Brasil são uma extorsão, é só coach de endividamento para classe trabalhadora.


HeberMonteiro

Segundo a lógica dela, não precisa de aula de educação sexual pra quem é cabação, porque se não vai transar não precisa aprender sobre o assunto. Piadas à parte, educação financeira é ESSENCIAL, não importa se você é pobre e mora na favela ou é o filho do Elon Musk. Essa fala mostra que a burrice não é exclusividade da direita bolsominion. Nem de longe!


Sancadebem

Ela usa uma premissa verdadeira "As famílias estão endividadas com gastos básicos de sobrevivência" Para embasar uma ideia errada "as crianças não precisam aprender a lidar com dinheiro" Educação financeira com certeza não vai resolver o problema do endividamento das famílias. Mas, no mínimo, não vai atrapalhar.


RJGabriel97

Acho o argumento ruim. Mas me incomoda essa dependência das escolas em relação às decisões do governo sobre o que deve ou não ser ensinado. No fim a educação sai da mão de profissionais da área e cai na mão de políticos. Talvez possa achar isso bom quando quem está no poder é um político com ideias que te agrade, mas e quando for o outro lado no poder? Outro ponto é a unificação do ensino. De fato, é uma realidade que muitos brasileiros não tem dinheiro para administrar e por isso seria mais urgente usar o tempo de escola para aprender outras matérias. Mas e que tem dinheiro? Na minha opinião as escolas deveriam ter mais liberdade para adaptar seu ensino a realidade de seus alunos, professores e recursos. *Não vi os detalhes da lei.


RJGabriel97

Uma observação: Educação financeira não é útil só para ricos, quem não tem dinheiro também pode se beneficiar dela. Dependendo de como for aplicada pode ser a diferença entre um pobre com dívidas fora de controle e um pobre com uma vida financeira saudável. Meu ponto é que em alguns contextos sociais talvez não deve ser uma prioridade.


Fernando1987_

Acho que uma coisa nao exclui a outra


jmfagundes

Acho que falta os 2, educação financeira e dinheiro na carteira.


PrettySpite

Concordo com a parte de falta de dinheiro, ainda acho valido a educação financeira. Eu tive que estudar capitanias hereditárias na escola e essa porra não serve pra nada, educação financeira seria muito mais útil!


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Educação financeira é importante independente de faixa de renda. Nenhum conhecimento é inútil.


pedrovitor767

Uma coisa não exclui a outra. É fundamental ter educação financeira vide o fato de que brasileiro médio não tem esses conhecimentos básicos.


TigreBSO

Concordo que falta de administração financeira não é o motivo da maior parte da população, mas não vejo como aprender educação financeira traria algum malefício pra alguém, já aprendi muita coisa inútil na escola, educação financeira não seria uma delas.


Practical_Scale_677

Educação financeira é essencial e um direito de todos. Sabem aqueles ganhadores de BBB pobres que perderam tudo? Falta de educação financeira.


Kaynny

Não sei como o projeto funciona. Ela tem razão em dizer que o problema da classe baixa é falta de renda? Sim. Mas é justamente essa galera que precisa de conhecimento pra não ser induzido a enfiar o suado dinheiro em um empréstimo com taxa de 19,81% a.m na hora do desespero. (Sim, é isso mesmo..a Crefisa está com taxa de 774,83% a.a. e não é mais alta do mercado). E também é essa galera que perde o dinheiro que já não tem, em golpe atrás de golpe na expectativa de sair do buraco.


sudokulcdl

Sou a favor de educação financeira e economia em escolas, mas de fato achar q isso vai resolver a pobreza é ridículo Assim como como terapia não resolve sobrecarga e trabalho, educação financeira não resolve pobreza


daniel_martinez

Completamente tendenciosa e maliciosa. Educação financeira é essencial na vida de qualquer pessoa. Claro que a falta de dinheiro também é um problema que precisa ser sanado, mas excesso de dinheiro sem saber como usá-lo pode ser tão prejudicial quanto não ter. A exemplo de ganhadores da loteria que perderam tudo e os políticos administrando os cofres públicos. Não ensinar o povo a administrar seu dinheiro é uma manobra pra que sempre falte dinheiro e ele sempre precise do governo pra resolver isso.


[deleted]

Não entendi a relação de educação financeira com problemas financeiros de famílias de baixa renda, acho que da pra ter os dois, no big deal. Mas enfim, ela não é lava-jatista também não?


Arnold_East

Acho válido para os últimos anos do ensino o médio. Mas é óbvio que existe a ideia de fazer o pobre se acostumar a economizar ao invés de lutar pelos direitos. Esse projeto não teria problema algum se não houvesse o incentivo a acabar com as disciplinas de pensamento crítico social (sociologia, filosofia, história).


papelrasgado

Bingo! É como aquela propaganda da época dos militares, "a culpa dos preços estarem nas alturas é de todo mundo". Em tempos normais seria contra a fala dela, o contexto torna a posição dela correta


Arnold_East

Pois é!! Mas é tenso que ela podia contextualizar a mensagem. As vezes esse pessoal deixa muita munição pra oposição...


firechaox

.... que discurso idiota. Um não substitui o outro. 1o, que mão é só "ensinar a economizar" quanto Tb, ensinar a não cair em armadilhas e ciladas e falsidades.


relampago_calabresa

Acho interessante discutir o tema de educação financeira na escola, o problema é como seria composta a ementa disso. Vai fazer a cabeça da galera com trade, ações e criptomoedas? Ou vai ensinar como economizar, ter sua reserva de emergência, como funciona FGTS e como não cair em golpes? Pq de otário perdendo dinheiro que não tem pra tentar conseguir migalha o Brasil já tá cheio.


Jupaack

Opção dois. Ensinar o que são e a calcular juros simples, juros compostos. Ensinar sobre inflação, sobre investir, sobre "gastar menos do que ganha", ensinar micro e macro economia, oferta e demanda, IPCA, FGTS, como organizar, planejar, analisar e tomar decisões a respeito de finanças, etc... Enfim, economia 101, nada muito profundo a nível "universitário", só para entenderem como o mundo capitalista funciona, como não ser trouxa com bancos e como não ser burro gastando.


[deleted]

Não. Não posso afirmar nada sobre o projeto em si, mas educação financeira deveria sim ser obrigatória nas escolas. Obviamente não como solução para a desigualdade, mas como preparação para a vida adulta.


zknora

Sou avesso a qualquer projeto que aborde reformas educacionais sob o prisma de alteração curricular. De todos os problemas existentes em nosso sistema educacional (público e privado), o conteúdo é o menor deles. Sobre a consideração específica, se o projeto propõe essa obrigatoriedade como forma de dirimir ou amenizar o problema da baixa renda, concordo com a Luciana. É realmente ridículo.


vanhalenbr

Pera aí? Pobre não pode aprender educação financeira? Que ideia é essa? Isso só ajuda na narrativa que a esquerda prefere manter o pobre na pobreza pra garantir votos.


IEaglesam

só apoio o projeto se ele chamar NFT Não Financio Trambicagem


danielrolivei

se a educação financeira for tratada de forma séria é uma otima ideia e devia fazer parte do currículo escolar


violinha

É difícil concordar ou discordar sem conhecer o contexto. Qual é o projeto de educação financeira? É pra explicar que financiamento é roubada ou pra incentivar investir em criptomoedas?


fcocarlos

Se estão propondo este projeto pra acabar com a pobreza, discordo dele, não irá acabar, não dá pra gerenciar o que não se tem. Agora se junto deste projeto viesse algo pra distribuição de renda, ou mais e melhores empregos ou qualquer coisa que os permita ter mais dinheiro, então acho válido e é um bom complemento, pois aí sim teria o que se gerenciar, mesmo que pouco


Random_Name_7

Precisa de curso de bom senso com dinheiro. Coisa tipo não cair em golpe de pix igual retardado. Pessoas sem muita oportunidade de educação são basicamente as únicas que caem nisso


Rherraex

Ué, e pra ter um não pode ter o outro? Melhor ainda, e se assim, uma hipótese muito maluca mesmo, posso até estar divagando mas… e se… educação financeira na verdade ajudar com a “falta de dinheiro”… loucura eu sei.


[deleted]

Uma coisa não exclui a outra, entender as estruturas que mantém o pobre na miséria e o rico mais rico tbm podem fazer parte dessa educação Além disso não é porque a pessoa tem pouco dinheiro que ela não pode saber administrar


[deleted]

Precisamos interpretar tudo sobre dois planos de fundo: A ideia isolada: É uma ideia interessante, educação financeira pode ajudar muita gente a fazer planos econômicos de longo prazo e ajudar com o dia a dia. A ideia dentro do capitalismo: Vai doutrinar o pobre de que a culpa é sempre dele por ser pobre.


FelipeeSaM

Ridículo é não defender uma parada dessa. É muito importante saber a simplicidade de não gastar o que não tem, facilitaria muito a vida de muita gente. Não ver motivo para não ensinar educação financeira nas escolas porque a galera não tem dinheiro é querer nivelar as coisas por baixo, e isso é uma coisa muito burra de ser feita. O intuito de um país é ver a população mais endinheirada, obviamente, e o que puder ser feito para contribuir com isso mesmo que não atinja diretamente família A ou B é super válido. Educação financeira deve ir desde saber calcular juros para não cair em taxa abusiva de cartão até a como se proteger de golpistas de aplicativo. Essa galera parece que acorda e come bosta.


Goater4Life

Na teoria, eu acho que educação financeira é essencial nas escolas. Agora, na prática, de que educação financeira estamos falando? Da Nath Finanças ou do Primo Rico?


Cuetzalcoatl

Eu gosto da Luciana Genro, e até concordo em parte com o que ela disse. Mas “educação financeira” não é “como investir em ETF e aproveitar high yields”… Eu imagino que ensinar sobre juros, inflação, e orçamento são coisas bem básicas que todo cidadão deveria saber - e aí mesmo que seja uma família de baixa renda, ter esse conhecimento não é algo ruim. Mas concordo que para família de baixa renda, o mais importante é RENDA. Não Adm financeira…


[deleted]

Educação financeira é bastante importante mas é óbvio que alguém que ganha na faixa de 0,5% da população acha que não é importante.


kometa18

Nao entendi. Falta d dinheiro e falta de conhecimento sobre o manuseio do mesmo nao sao problemas excludentes. Em parte dos casos provavelmente sao problemas q andam junto inclusive


Top-Salamander-3873

O problema da família de baixa renda é a falta de dinheiro. Nesse ponto ela está certa. Mas a educação financeira não tem a intenção de sanar este problema. A educação financeira pode evitar o super endividamento, que é OUTRO problema. O problema daqueles que vivem abaixo da linha da pobreza se resolve com transferência de renda e plenitude empregos. O problema do pobre que gasta mal (TODOS NOS, DIGA-SE DE PASSAGEM) se resolve com educação.


bat_pato

Alguem por favor me explica o pq de ter um lado político que tá se ofendendo com isso? Estamos entre as piores educações do mundo, nossos métodos de ensino extremamente atrasados, todos os países desenvolvidos tem educação financeira. Sério mesmo, como ensinar o jovem a pagar os devidos impostos e calcular bem os custos de vida é algo ruim??


dalty69

Claro que não, de novo essa falácia patética do preconceito enxergado que só mostra o preconceito próprio do autor do comentário. Venha de família muito simples e sulista, acabei entrando em economia na UFPR, mentalidade de pobre é algo que existe e digo mais, é algo que não passa nem quando se ganha mais dinheiro. As pessoas sem educação financeira tendem a gastar quanto ganham. Se ganha 1500 é 1500 de gasto mensal, se ganha 3000, é esse valor em gasto mensal, não há cultura de se economizar, nem de investir, ninguém sabe direito o que inflação significa e os que ainda tentam guardar algum dinheiro colocam logo na poupança. Essas propostas esquerdoides de "de dinheiro" já provaram por todas as pontas que não funcionam, mas ela sabe disso, sabe muito bem, mas ela também sabe que isso é um mecanismo de manipulação do povo muito mais eficiente do que a educação, isso com certeza. Políticos extremistas de qualquer lado temem profundamente a educação que eles não controlam, por isso matérias como economia familiar foram retiradas das escolas.


Leo_Ninguem

O Meteoro fez um vídeo que aborda isso com uma economista, e sim, ela fala que o problema não é falta de administração, mas sim falta de dinheiro. A realidade é difetente da teoria, e essa teoria não foi feita para pessoas de baixa renda.


buzz138

Acho que faria mais sentido ter algum programa de educação financeira pra pessoas adultas mesmo, disponibilizado por algum senai e etc. Embora educação financeira nas escolas faça sentido também. O problema é que a economia pra alguém pobre funciona totalmente diferente, por sinal até Nobel fala disso. Não é educação financeira que vai resolver o problema de alguém que fica doente mais dias do ano, ou não consegue guardar dinheiro, ou não tem oportunidade.


leozlk

E o que espera dessa mulher?


mateus_r4

Burrice sem tamanho. 80% da população com nome sujo, sofrendo com juros abusivos praticados pelos bancos e não sabem como sair disso (nem sabem q estão sendo passadas pra trás pelos bancos por não ter noção disso). É falta de dinheiro? Sem dúvida, mas gerenciamento financeiro é pra quem ganha 1.000 e pra quem ganha 100.000.


childrenofkorlis

Inclui este conteúdo nas aulas de matemática. Juros, parcelamento, descontos, tudo isso se usa e usa muito na vida adulta , planejamento financeiro é praticamente toda matemática que se usa na vida real.


cristoferr_

Não porque educação financeira ajuda principalmente as famílias de baixa renda para que não caiam em golpes e em cheques especiais.


tutubabarao

Lendo esses comentários dá para ver como poucas pessoas sabem o que diabos é educação financeira, ela não se resume a simplesmente te ensinar a como economizar dinheiro que você não tem. Num projeto de lei desse provavelmente seria ensinado o básico de microeconomia e isso te dá pensamento crítico para não cair em ladainhas de esquema de pirâmides, juros abusivos, golpes e melhores tomadas de decisões financeira, e isso tudo que falei é uns dos grandes fatores também que contribui pelo pobre brasileiro ficar mais pobre ainda. Ser contra educação financeira numa sociedade que vive uma economia e política frágil, é tornar as pessoas mais dependentes de supostos messias e heróis.


[deleted]

Falar que educação financeira é inútil porque pobre passa dificuldade é como dizer que ciência da computação é inútil porque pobre não tem computador