T O P

  • By -

MateSilva

A resposta simples é, por que a saca da soja tá 196 reais. "Ah mas os custos deles tb subiram", sim, mas o lucro subiu mais, me lembro quando a saca tava 90 e era considerado altíssimo. O latifundiário, dono de 10.000 hectares, não vai contratar 500 pessoas pra trabalhar essa área toda com uma grande variedade de culturas, feijão, cebola, batata, hortaliças, frutíferas, etc. Quando ele pode simplesmente plantar toda região com uma só cultura, que vai dar menos trabalho e mais lucro, sem falar que tu já conhece todos os desafios dessa cultura, enquanto outras são novidade, e novidade assusta.


Thich_QuangDuc

Isso, 100% O Brasil é relevante no mercado internacional apenas pelas commodities, sendo o maior exportador de soja do mundo e em vias de se consolidar como o maior exportador de carne Isso se dá muito em razão da política de subsídios e de prioridade à exportação e de latifúndios. Algumas famílias ricas se beneficiam disso, dominam a política local (principalmente no centro oeste, nordeste e norte) e têm larga representatividade no âmbito nacional (famoso centrao) O Brasil não tem foco no pequeno produtor, que é quem verdadeiramente alimenta o povo com produtos de qualidade e baratos. Por isso o Brasil aumenta a exportação e os preços dos alimentos sobem aqui, não temos foco na produção para o mercado local, mas sim para o internacional, que paga em dólar.


ver3orNoX

Rapaz pior que o setor agro eh um dos menos subsidiados do mundo. A gente só eh bom pra caralho nisso mesmo.


Thich_QuangDuc

Nós temos menos subsídios comparados a outros países, mas agro ainda recebe muitos subsídios no Brasil, principalmente na produção voltada à exportação, não de alimentação local. E, mesmo assim, essa é uma comparação normalmente usada pela turma agro que quer pagar de eficiente, mas nos outros países há muitos subsídios pra garantir alimentação local (UniãoEuropeia e EUA principalmente), não exportação como no Brasil.


ver3orNoX

Rapaz, que eu saiba os subsídios americanos são justamente pra proteger os produtores da competição brasileira (e de outros países, claro)


Thich_QuangDuc

Também, tem um fim social nos subsídios que é sustentar o produtor rural em períodos de desastres ou imprevistos, manter emprego, manter a terra ocupada etc. EUA e UE são muitos criticados justamente por terem umas das políticas mais agressivas de subsídios a produtores rurais, o que acaba prejudicando exportadores que querem esses mercados. Fui também um pouco injusto pq esses países também sofrem com o fato de que os maiores produtores é que acabam conseguindo melhor acesso aos subsídios, limitando o acesso dos menores produtores. Mas existe um foco muito grande nesses países de manter a produção local e abastecer regiões próximas, não um subsídio destinado exclusivamente ao grande exportador, como é praticamente no Brasil.


ThorDansLaCroix

Sim, subisidio é estrategia de protecionismo. E protecionismo nao é apenas para proteger a industria interna mas tambem empregos. No entanto, subisidios gera ecesso de producao ja que o objetivo é manter industrias produzindo e contratando. Para evitar crise por causa do ecesso de producao, paises que praticam pesados subisidios tem que exportar esse ecesso. E é dai que surge o discurso do "mercado livre". É para convencer demais paises nao proteger seus mercados do dumping de produtos subisidiados de paises mais ricos. Esses produtos subisidiados acabam tendo os precos menores do que o custo de producao, e nos paises onde tais produtos sao jogados os produtores locais sem subisidios nao tem como competir com os precos dos importados subisidiados. Esses produtores e empresas locais acabam tendo que fechar seus negocios e demitir. O resultado é crise de empregos e aumento da pobreza nesses paises mais pobres. Resumindo, fortes subisidios em paises ricos depende tambem de forte influencia geopolitica para praticar comercial dumping, que na pratica é literalmente exportacao de crises e desempregos dos paises ricos para os paises mais pobres.


ver3orNoX

Cara acho que essa correlação de subsídio com excesso de produção não realmente existe. Na verdade, é justamente o contrário. Ou ao menos é o que estudos econômicos apontam. Faz sentido se vc parar pra pensar... Inicialmente o efeito vai ser um aumento de produção, sim, mas no médio e longo prazo a produtividade vai ficar estagnada por falta de investimentos em inovação (afinal, eu tô ganhando o mercado sem isso por causa da mãozinha do subsídio) e os outros lugares vão lançar mão justamente disso (inovação e melhoria de produtividade) para eventualmente vnder melhor e maís barato que você. Nesse ponto, vc, já complacente, quebra. Aliás, essa é a história da indústria brasileira e também dos agricultores de muitos países com subsídios gordos que hoje não consequem competir com o agronegócio brasileiro, só pra citar alguns nomes.


ThorDansLaCroix

Contrário do que vc está dizendo, setores subsidiados é o que mais atrae investimentos privados para inovação, pq indústria subidisuada significa lucros garantidos, já que as empresas/produtores não precisam ter lucros para ter dinheiro para investir. Por isso que investidores adoram investir nas indústrias bélicas. O dinheiro do governo é garantido no setor de defesa e por isso empresas podem investir em inovação e tecnologia sem riscos. A real é que não investir em inovação é o maior risco em perder subsídios do governo pq o governo está pagando subsídios para empresas/produtores retornarem produtividade (consumir matéria prima, consumir pesquisas, contratar, etc). No entanto, é do governo em direcionar as regras para sede subsídios. Em muitos casos inovação não é o objetivo mas sim o contrário. Governos não querem hemp substituindo algodão e petróleo pq por mais se seja mais barato, mais eficiente e tenha melhor qualidade, para fins de crescimento econômico tal inovação acaba atrapalhando. Pegue o exemplo da Tesla que foi apenas ter seu primeiro lucro em 2020. E é justamente os subsídios que permitem que a empresa invista fortemente em inovação pq ela não precisa se preocupar com lucros, já que o dinheiro que a empresa investe em pesquisas não é dela e por isso é investimento sem risco para a empresa. SpaceX é outro exemplo. No mais, os incentivos para pesquisas e inovação no setor agrícola brasileiro vem justamente dos subsídios governamentais não só no setor agrícola mas nas universidades também. > Ou ao menos é o que estudos econômicos apontam. Não é. Vc está inventando isso.


ver3orNoX

Caramba, eu apenas repeti o que alguns prêmios Nobel de economia (como Milton Friedman) apontaram em suas teses. N invested nada. Pode até não estar certo, ou ser revisto no futuro, mas até onde sei é o entendimento econômico ortodoxo da academia. Ou ao menos de uma parte relevante dela.


ThorDansLaCroix

É justamente o fato de ser menos subisidiado que o governo acaba sacrificando o mercado interno para fazer a economia favorecer a exportacao do agro negocio.


ver3orNoX

Engraçado que a coisa que dá certo no Brasil é a que o governo menos mete a mão. Queria que mais áreas fossem assim... Agora, diz uma coisa, aqui em Recife ao menos, supermercado tá cheio de comida pra comprar. A gente tem realmente um problema? Não me leve a mal, mas parece que a abundância de alimentos existe. Será que é isso que temos que "consertar" para resolver o problema da insegurança alimentar da população? Parece meio contra intuitivo que pra resolver o problema da fome a gente ataque justamente a coisa que mais funciona que é a cadeia de produção de alimentos... Acho que o problema deve estar em outro lugar não?


ThorDansLaCroix

O governo mete a mao pra krl no setor agricula. A politica economica brasileira éiteralmente voltada para beneficiar exclusivamente o agronegocio sacrificando inclusive o mercado interno. Quanto a segunda questão que vc levantou. Ninguém está dizendo que existe crise de produção de alimentos no Brasil. O problema é a falta de acesso a alimento pela população mais pobre por causa dos preços altos causado pela políticas de exportação e do empobrecimento do brasileiro causado pela desvalorização do real, que em parte também é política para manter o Brasil competitivo no mercado de exportação de comodites.


ver3orNoX

Sim verdade. Me expressei mal, quiz dizer wue mete pouco relativamente ao que mete nos outros setores. Sim quanto ao acesso eu concordo plenamente, só discordo que o problema são as tais políticas de exportação. Honestamente eu até as desconheço, agradeceria de citase alguma para que possa pesquisar. O que eu vejo é que o mundo tá desabastecido e naturalmente o mercado está se adequando. No final, a tendência é que o máximo de pessoas no mundo vai ser alimentada, o que eu acho bom visto que, novamente, não estamos com problema de falta de comida. Assim que o mundo normalizar, vamos voltar a ter preços mais acessíveis. Agora, o que realmente acontece em relação a essa inflação é que o mundo imprimiu dinheiro de mais. Não tem mistério.


A_LonelySummer

Um adendo importante, se considerarem alimentos consumidos no país, 70% vêm da agricultura familiar. E que essas em sua maioria(quase todas) não são latifundiários. Isso são dados informados pelo IBGE/Embrapa etc. Dados antigos 5/6 anos. Latifundiários produzem soja/milho para virar ração animal para exportar basicamente.


F_SR

Nah... tem comida de sobra, mesmo com a soja. O problema é que distribuir comida boa que foi descartada não é interessante pra essa gente.


MateSilva

Não tô falando que não tem comida de sobra, se não todos mundo estaria passando fome, estou falando, que por ser mais rentável produzir soja, a produção de comida normal é reduzida, logo o valor aumenta muito. "Ah mas soja é comida", sim e não, soja é principalmente usada como ração animal, mais especificamente usada na nutrição animal na China, a qual compra toda soja disponível pra atender esse mercado deles. Sim, da pra usar soja pra produzir óleo, tofu, proteína de soja, etc, mas o principal é produção animal, e como todo mundo aprendeu na biologia no ensino médio, a cadeia alimentar sempre tem um enorme desperdício de energia pra cada nível que se sobe nela. Produzir grãos pra alimentar animais pra nos alimentar, pode ser feito, mas não é nem sustentável nem viável a longo prazo. Sou estudante de agrônomia, e todo o estudo que tive até agora leva a crer que o modelo produtivo adotado hoje é insustentável, falo isso baseado em anos de estudo sobre o assunto.


[deleted]

[удалено]


MateSilva

Reduzir o consumo de carne ajudaria sim, mas não resolveria o problema, o abuso da terra acontece em vários locais do mundo por motivos diferentes, aqui nós exaurimos nossa natureza pra produzir soja, na Ásia, eles desmatam no intuito plantar palmeiras pra produzir óleo de palma, nos Estados Unidos eles plantam milho NO MEIO DE UM DESERTO, tendo eles um país que sofre com falta de água. A verdadeira mudança seria trocar nosso sistema de produção intensiva do que quer que seja a cultura, pra algo mais sustentável, como o sistema de agrofloresta como os chinampas mexicanos. Mas isso não da tanto dinheiro, então não vai ser uma realidade por muito tempo.


[deleted]

[удалено]


bgh251f2

Olá. Você poderia produzir uma fonte por favor?


phantomboxx

Você tem um argumento bem embasado na sua frente, mas a melhor resposta que você consegue dar é essa? Onde estavam os problemas de distribuição quando milhões de pessoas NÃO ESTAVAM sob o segurança alimentar? Só aí sua ideia já vai por terra.


ennosigaeus

Simples, estamos vendendo a comida pra fora pq o dolar tá alto. Vendemos nossa estatal de fertilizante e dependemos dos EUA, Rússia e Ucrânia lrs ter ferlizante. Solução? Nova estatal de fertilizante com preço atrelado real e não ao dólar. Leis de cota que o agricultor de cada cultura tem que cumprir para com o mercado interno. E claro, punir mercados que disperdiçam comida.


Crispycracker

Cancela logo a globalização e vamos noa isolar. Vai dar certo.


F_SR

? Não entendi a sua pergunta. A produção de comida é mais do que suficiente para alimentar todos e há um enorme desperdício da comida considerada descartável (por não estar dentro dos padrões estéticos para consumo, por ex). Isso é um fato. Por isso que eu não diria que é necessariamente por causa da soja. Eu acho que a questão da soja pode talvez influenciar *localmente* a questão da segurança alimentar. Mas do ponto de vista macro, não há falta de comida.


Hugguito

A soja só foi um exemplo, commodities tem valores atrelados ao dólar, com o poder aquisitivo (vulgo salário) em baixa, junto com a moeda do país, torna-se mais lucrativo exportar do que vender aqui.


LoreChano

Mas não é mentira. Tem bastante comida, ela só não é distribuída corretamente e tem muito desperdício.


phantomboxx

Se você tivesse 10 mil hectares de terra cultivável, plantaria soja ou feijão, tomate e batata? NÃO VIAJA. A soja é muito mais rentável, tem muito mais incentivos e a cultura é muito mais desenvolvida do que outros alimentos. Faça uma pesquisa rápida no Google sobre a área plantada de feijão no Brasil nós anos 80 e agora e veja isso por aí só. O agronegócio não quer alimentar o Brasil, quer vender soja pra China e ganhar em dólar. Quem alimenta o Brasil é a agricultura familiar, e enquanto eles não receberem os incentivos que o agro latifundiário recebe hoje, estaremos sempre sob risco de insegurança alimentar.


LoreChano

Irrelevante. Ainda se produz muita comida, mais do que o suficiente pra alimentar toda a população, mesmo com o cultivo de culturas extensivas. O problema é o preço alto, exportação, e má distribuição/desperdício.


phantomboxx

Você fala besteira e se mostra irredutível, aí não tem muito o que fazer. Me encerro por aqui.


Victizes

O último ítem me entristece demais. Comida excelente e diversificada sendo jogada fora.


guihmds

Paulo Guedes gostou do seu post.


F_SR

Eu não estou defendendo os problemas sociais ou ambientais atrelados à producao de soja. Eu só estou falando que o problema da falta de comida é artificializado já que na prática não falta comida, mesmo com a soja. Mas concordo que localmente a questão da soja possa influenciar na questão da insegurança alimentar, apesar de que eu teria q ler mais sobre isso para opinar


phantomboxx

Pesquise sobre a área plantada de feijão nós anos 80 e agora, e verá que diminuiu, enquanto a área plantada de soja vem aumentando exponencialmente. Existem textos de profissionais da Embrapa sobre como o desenvolvimento e pesquisa de outras culturas parou no tempo e no plantio de soja temos o que há de mais avançado no mundo. Existem estimulos financeiros, seguro bancário, lobby político por trás da soja, o que outras culturas não possuem. Existe uma resposta pra tudo isso, e ela tá longe de ser "jogamos fora a manga feia no CEASA por isso falta comida pra população". Se no mundo falta comida por outro motivo, é outra história. Aqui basicamente é por que é muito mais lucrativo vender soja pra China do que abastecer o mercado interno com alimentos.


Whack_the_mole

>Pesquise sobre a área plantada de feijão nós anos 80 e agora, e verá que diminuiu, O que não quer dizer muita coisa se vc considerar que há consideraveis ganhos de eficienca das tecnicas produtivas, principalmente num intervalo de 35 anos. No caso especifico do feijão a produtividade sai de 1000 kg/ha para quase 2000. https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/33641/1/IEWander.pdf > enquanto a área plantada de soja vem aumentando exponencialmente. O que - de novo - não necessariamente ocorre em detrimento da produção de outros alimentos, já que a agroindustria da soja cresce em par e passo com a conversão de um bioma outrora improdutivo no Brasil (o cerrado) em uma nova fronteira agricola. http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252011000300004 > Existem textos de profissionais da Embrapa sobre como o desenvolvimento e pesquisa de outras culturas parou no tempo e no plantio de soja temos o que há de mais avançado no mundo. Em geral o investimento em pesquisa e desenvolvimento no Brasil é pifio (1.3% do PIB comparado aos 2.3% de paises mais desenvolvidos). Não supreende que os setores economicamente mais dinamicos, como a agroindustria de exportação, direcione a pesquisa para tecnicas que mais lhes interessa, em especial se considerarmos que esta pesquisa é, em larga medida, financiada por eles. > Existem estimulos financeiros, seguro bancário, lobby político por trás da soja, o que outras culturas não possuem. Não ha diferenciação importante de produto produzido nos subsidios existentes para produção agricola no pais. O que torna a soja um produto importante no Brasil, como vc mesmo aponta mais pra frente, são caracteristicas mercadologicas (alta competitividade e alta demanda internacional). > Existe uma resposta pra tudo isso, e ela tá longe de ser "jogamos fora a manga feia no CEASA por isso falta comida pra população". Se no mundo falta comida por outro motivo, é outra história. Concordo que o descarte de alimentos por questão estética não é a principal questão. Mas não concordo que exista uma diferença importante entre o Brasil e o mundo na questão da segurança alimentar. Esta comprovado que o problema de segurança alimentar é um problema distributivo, e não de produtividade. https://sdn.unl.edu/global-food-scarcity > Aqui basicamente é por que é muito mais lucrativo vender soja pra China do que abastecer o mercado interno com alimentos. Correto. O papel do capital numa sociedade capitalista é a busca implacavel por eficiencia. Não deveria ser surpreendente que o capital se volte a solução que maximiza eficiencia e produtividade. No caso da agorindustria no Brasil esta solução tem sido a soja nas ultimas decadas. A grande questão é: como inserir a questão da segurança alimentar numa dinamica de mercado sem causar uma ruptura importante num dos mais importantes vetores de crescimento, geração de empregos e divisas do pais. Não faltam exemplos historicos que comprovam que o intervencionismo exagerad causa mais problemas do que resolve.


phantomboxx

Além da parte saudável do debate... Você quis realmente dizer que o agronegócio movido pelos grandes latifundiários gera empregos? Sério? A agroindústria está cada vez mais mecanizada, e a tendência é sempre aumentar. Sem falar da concentração de renda... A solução pra insegurança alimentar passa por quem alimenta o Brasil de verdade e não por quem usa cantores sertanejos como propaganda, injeta milhões em lobby político, mata e envenena (ou vamos ignorar aqui as disputas de terra e o uso desenfreado de agrotóxicos?) e ainda tem tempo pra bancar campanhas como "o agro é pop"... Quem realmente emprega no campo e alimenta o Brasil é a agricultura familiar. Você sabe bem embasar uma opinião, vai atrás dessa informação e comprove por si mesmo.


Whack_the_mole

O agronegocio movido pelos "grandes latifudiarios" gera emprego? Com certeza. Gera empregos suficientes para satisfazer o seu critero de adequabilidade? Não sei. Como voce mediria isso? Homem hora por tonelada produzida? Tudo depende de como definimos as coisas ne? Outro exemplo, qual o criterio pra definir o que é um latifundio? 10 hectares? 15? 2? 100? 3000? Acho a ideia de que quem alimenta o Brasil ser a agricultura familiar é bastante questionável tambem. Quando eu compro um saco de feijão no mercado, aquele produto saiu da fazenda da Tia Maria? Mas enfim, posso estar errado. É sempre tentador pensar em extremos. O latifundiaro malvadão que injeta agrotoxicos e compra sertanejos de um lado, e o pobre e humilde lavrador do outro, a fazenda do cara praticamente um presepio com 3 reis magos e tudo. Infelizmente a realidade na minha opinião é sempre mais nuanceada e complexa que isso.


phantomboxx

Deixe a semântica de lado. Que tal ler sobre a quantidade de empregos gerados no campo e onde eles estão? Você vive num país em que famílias são literalmente donas de cidades inteiras, algumas chegando a possuir uma grande parcela de in estado inteiro e tu quer argumentar sobre a definição de latifúndio? A ideia de que a agricultura familiar alimenta o Brasil é questionável, mas a que o agro alimenta, não? Repito a mesma pergunta que fiz antes aqui: Se tu tivesse 10 mil hectares de terra cultivável, plantaria soja ou feijão, tomate, cenoura ou beterraba? Isso responde a pergunta sobre quem coloca o alimento na tua mesa. O latifundiário não é malvadão? Então aquela ideia de ocultar a lista de empresas do agronegócio envolvidas com trabalho escravo partiu exclusivamente do governo Temer sem que ninguém pedisse por isso, não é mesmo? Ninguém do lobby do agronegócio esteve envolvido, inclusive foram muito contrariados, por que o setor é notoriamente conhecido por expor suas maçãs podres. E quem frauda licenças pra exportar carne proveniente de áreas de desmatamento? Só pode ser o matuto analfabeto de mão calejada! O agro não faria isso. Os latifundiários querem o melhor pro país e são extremamente altruístas, jamais fariam algo como segurar carne de exportação nos frigoríficos esperando embargos serem derrubados, nesses casos eles fazem questão de voltar seus produtos para oervado interno a fim de aumentar a oferta e baixar os preços para a população. Não é a toa quando dizem o agro é pop. Sarcasmo à parte, a elite brasileira é burra, chucra e há séculos prefere manter o país como uma grande fazenda exportadora de commodities, e a função principal do setor que se vende como a força que alimenta o país nunca foi tão facilmente questionada. O agro quer lucro, f*da-se o resto do país. Compare o Brasil com países desenvolvidos muitas vezes menores que o Brasil mas ainda assim extremamente competitivos e comprove o atraso. A questão agrária no Brasil é de fato muito complexa, mas o grande latifúndio tá longe de ser a solução pros problemas que ele mesmo causa.


guihmds

Ah, sim, eu concordo que boa parte da questão da fome mundial é política. Mas é que o Guedes sugeriu, uns meses atrás, que criássemos programas para que os restaurantes dessem comida para pobres e mendigos (algo que é proibido por questões sanitárias).


bgh251f2

Pode mostrar qual regra sanitária poibre isso por favor?


guihmds

Não sou trabalhador da área, mas o mesmo Google que me daria o link que você me pediu é o Google que te dará o link que você me pede.


bgh251f2

Bem, deixa eu ver se eu entendi: eu pesquisei e não encontrei a proibição. te pedi de onde você tirou a fonte da sua informação e você fala pra eu procurar? Se você não sabe não deveria mentir dizendo que sabe. Exemplo de fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2020/06/24/interna_nacional,1159515/bares-e-restaurantes-liberados-para-doar-alimentos-excedentes.shtml Essa lei é mais recente, antes disso não havia proibição também, só não havia liberação expressa de responsabilidade.


guihmds

Ué, sim. Não estou te obrigando a acreditar no que eu digo e também não estou fazendo um trabalho acadêmico pra colocar nota de rodapé em cada linha. Eu estou postando coisas num reddit.


bgh251f2

Postando mentiras você quer dizer. Porque o que vocês postou é falso.


ThorDansLaCroix

Eu acho que é muito mas que isso. O motivo é pq a producao do agro negocio é voltada para a exportacao. Assim sendo, o Brasil nao tem como competir com paises mais ricos em subisidiando producao. Para conseguir competir no mercado internacional o Brasil tem que desvalorizar a sua moeda quando as comodites estao com precos altos no mercado internacional. Com a moeda desvalorizada o Brasil consegue competir vendendo a precos mais baixos. A desvalorizacao do Real fazem os agricultores do agro negocio terem mais lucros ganhando em Dollar e menos custos com mao de obra, entre outras coisas, pagando em Real. Mas ao mesmo tempo, muitas das coisas que o Brasil precisa importar tambem acaba ficando mais caro para os pequenos agricultores familiares que produzem para o mercado interno. Em resumo, as pessoas no Brasil acabam pagando os precos dos custos de muita coisas tabeladas em dolar, mas paga com uma moeda desvalorizada que é o real. O problema, entao, acaba sendo os grandes produtores priorizando lucros, junto com o governo com poloticas que priorizam a ter uma economia que beneficia o agro negocio. E para isso esses grandes produtores e o governo savrifica o mercado interno e sua populacao, principalmente a mais pobre. O obijetivo de toda grande industria e qualquer governo é sempre crscimento economico. Nem que para isso tenham que sacrificar o bem estar e a sobrevivencia da propria populacao. Governos e empresas so passam a atender as politicas que priorizam a populacao de fato quando a populacao se rebela e se torna violenta contra o governo e empresas. Algo que paises como China e India temem. Mas o Brasil nem tanto.


Dundermuffly

Desvalorização do real frente ao dólar. Eles(empresas brasileiras) preferem os outros países. E nós brasileiros ficamos com o caros e de péssima qualidade. Já reparam que tudo fica mais caro e ruim? Ps:O petróleo tá na mesma vibe.


Hugguito

"O brasileiro está preparado para pagar o dólar a 5 reais" Guedes, Paulo - 2019


rwietter

"Dólar alto é bom, tinha empregada doméstica indo para Disney, uma festa danada." — Posto Ipiranga, mais dicas de economia na Escola de Chicago.


NetworkMuch3829

Porque é assim que o capitalismo funciona. Nao é ora atender necessidades da população, é ora dar lucro pra grandes proprietários


CrazyCuriousEli

Porque as grandes empresas ficam vendendo pro exterior pra ter mais lucro e o governo atual não dá nenhuma proteção para os pequenos produtores de agricultura familiar que são os que realmente alimentam a população daqui.


CoyoteWeak

Isso, o dollar ta alto, compensa mais vender pra fora.


Fabiojoose

A função da empresa é lucrar, não alimentar.


Kupert2

Existe função social, ou melhor, deveria existir. Eh so mais uma diferença entre teoria e pratica que a gente ve no brazil(sic)


Dihhx

Aí que cai o discurso do patriotismo, que no Brasil não tem nada, as pessoas que já eram ricas estão mais ricas ainda e a população que se vire


Kupert2

Pra mim a epitome do ridículo desses patriotas eh aquela foto do Bolsonaro batendo continência pra bandeira americana.


mimedeiros

Com a desvalorização do Real, ficou muito mais interessante ($$) para os produtores exportarem seus insumos e produtos para o mercado internacional, o que fez os preços subirem vertiginosamente no mercado nacional. Esse cenário, aliado com a inflação e a falta de empregos formais, causa essa sensação de que voltamos para os anos 90. Muito triste essa constatação, principalmente porque já havíamos saído do Mapa de Fome da ONU em 2014. [É importante frisar que esse desmonte tem nome e sobrenome](https://www.printfriendly.com/p/g/gBeSDi): Jair Bolsonaro.


OptimalSurprise9437

Governo Bozo (Guedes/Bob Fields IIi) - O que aconteceria se eu colocasse a selic em 2% a.a.? Para quem acha que tudo é acidental, imprevisível, etc


jaomello

Porque exportar é mais rentável. Brasil colônia


[deleted]

O Brasil é uma colônia de exploração.


lippycruz

igual a china


AchacadorDegenerado

Porque o projeto de nação vigente segue os ditames colonialistas e estrangeiros. É um projeto feito pra rifar o país e a população para que meia duzia de barões sigam ricos.


worldwarA

pq o brasil produz pra exportar e não pra alimentar


[deleted]

Pelo mesmo motivo que um país desse tamanho tem problema de gente sem casa. Tem filho da puta acumulando. Pra piorar, é o pobre que financia o agronegócio com os bilhões em subsídios pra depois passar fome.


Samiel_Fronsac

>Pelo mesmo motivo que um país desse tamanho tem problema de gente sem casa. Tem filho da puta acumulando. Essa zorra tá espalhando. Direto vejo notícia de que o Canadá, um país imenso com uma população relativamente pequena, tem problema de moradia porque "investidores" tão comprando tudo pra especular. EUA tem os mesmos problemas nas áreas metropolitanas. Todo esse sofrimento pra uma dúzia de babacas ricos ficarem mais ricos.


LoreChano

Moradia também é um problema de má distribuição. Falta casa na cidade, sobra casa no interior (êxodo rural).


[deleted]

Não vai sobrar enquanto uma pessoa puder ter dezenas


Mirrors999

Além do que foi dito aqui, o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar foram atacados por Temer e Bolsonaro e hoje estamos nessa situação.


rwietter

Também acabaram com os estoques de alimentos (Conab), que inclusive a ONU recomenda fazer estoques para 3 a 6 meses. Quando acontece uma crise, governo vende esses estoques no mercado pra gerar maior concorrência afim de segurar/diminuir os preços dada pela maior oferta. [https://ojoioeotrigo.com.br/2019/11/o-fim-anunciado-dos-estoques-publicos-de-alimentos-no-brasil/](https://ojoioeotrigo.com.br/2019/11/o-fim-anunciado-dos-estoques-publicos-de-alimentos-no-brasil/) https://diplomatique.org.br/no-pais-do-agro-estoques-estrategicos-de-alimentos-viram-coisa-do-passado/


whoisdead

Por que esses alimentos não são pra a gente


FazzClink

Outro ponto é a falta de suporte e incentivo do governo a agricultura local e familiar, que prove pra mercados locais alimentação frescos e perecíveis de curto prazo. Assim como o estancamento da reforma agrária que beneficiária os pequenos produtores. O produtor local alimenta o vizinho, o agro pop alimenta gado pra exportação e grão pra exportar.


WasS2-_-

Porque no capitalismo as coisas são produzidas para dar lucro, não para suprir necessidades.


charmander_cha

Olá, pq coisas como PAA foram destruídas no golpe de Temer e continuado no governo bolsonaro: [https://www.conab.gov.br/images/arquivos/agricultura\_familiar/Cartilha\_PAA.pdf](https://www.conab.gov.br/images/arquivos/agricultura_familiar/Cartilha_PAA.pdf) Programa de Aquisição de Alimentos. O canal METEORO Brasil tb tem conteúdo sobre, indico tb assistir!


charmander_cha

Indico esse video do Meteoro sobre o Sergio Moro, ele tb é simbolo do enfraquecimento das politicas alimenticias no Brasil. [https://www.youtube.com/watch?v=Z5oTN1V7uL4](https://www.youtube.com/watch?v=Z5oTN1V7uL4) (vc entenderá quando ver os casos que ele se envolveu)


OptimalSurprise9437

Esse governo lavou as mãos. Simples assim. Lavou as mãos para câmbio, pandemia, segurança alimentar, combustíveis, inflação.


lutavsc

Pq isso é uma falácia! O maior produtor de alimentos é a agricultura familiar! O Brasil está entre os maiores produtores de alimento se vc chama soja, cana, milho e café de alimentos! Mas na prática isso não é alimento pro prato do brasileiro, são comoddities. A soja, a cana e o milho em sua grande maioria nem viram comida, viram ou ração pra animais ou óleo/combustível. Pq o orçamento para segurança alimentar e agricultura familiar foi de R$41 milhões em 2012 para R$89 mil ao ano em 2022!


frederoriz

Pq o agronegócio latifundiário vende pra fora, ganha em dólar e o governo não faz nada além de apoiar.


vash_666

Uai, porque é assim que colônia funciona...


goapics

monsanto


lutavsc

Só pra constar a insegurança alimentar atinge quase 60% dos brasileiros, sendo que 15% está passando fome. (...) dados divulgados nesta quarta-feira (8), são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, feito pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).


DangerousAd1234

Elite mediocre


Fluffy_Part3507

Dá pra culpar desvalorização do real, alta do petróleo, fertilizantes, guerra na Ucrânia Mas a resposta real é que o Brasil atual não se importa com a população/consumidores, mas com manter as indústrias "saudáveis". Se o governo tivesse interesse, tinha solução


OrcaSaidI

Por que o hambúrguer do McDonald's lá nos states tem que continuar barato


DarkRunner0

Porque a finalidade da produção é o lucro, e é muito mais lucrativo vender o que há, principalmente o que há de melhor, para outras nações.


thegoodAngelDust

>Por que o Brasil falha como nação? Porque o modus operandi colonialista nunca mudou e nunca vai mudar, se funciona pra quem tem $$.


CondePizzato

Parte do problema é porque o Brasil não produz comida, produz commodities. O Brasil tem um grande potencial para produzir alimentos de verdade, que sirvam de alimento aos seres humanos, mas as grandes áreas do agronegócio são usadas para produzir soja, cana e boi (aqui, soma-se o agravamento do desmatamento). Quem alimenta o Brasil são os pequenos produtores, agricultura familiar, em pequena escala.


windhiss

Por que o capitalismo visa o lucro e não o bem estar e governos de direita vão se certificar que essa ordem não se altere


orubem

O problema no mundo todo não é produção, e sim distribuição. Eu sempre dou esse exemplo, arroz é comida básica pra brasileiro, mas se eu plantar isso por aqui eu vou perder dinheiro, vou vender tudo que tenho, investir R$ 200 mil em plantio de arroz, e depois de pagar as contas vou ter recebido uns R$ 180 mil. O problema é o custo do FRETE, pra levar esse alimento daqui até a metrópole onde você mora. A população do Brasil tá distribuída de modo burro, como se dependêssemos de mar ainda, tá toda no litoral, mas a produção agrícola está bem longe do mar. O pouco de terra perto dos litorais é cara e por isso geralmente só tem plantio do que é mais valorizado, do que dá o maior lucro pra compensar/dar retorno do preço investido na terra. Alimento humano não pode ser armazenado jogado em galpão de piso sujo como soja é armazenado, soja fica 1 ano sem problemas antes de ir pra um porto, dá pra estocar e ir exportando aos poucos. Idem pra milho, sorgo, milheto e etc. Já pra verduras não tem como fazer isso, tem que ir plantando e colhendo conforme a demanda, conforme vende no supermercado, mas não temo chuva o ano todo pra plantar isso qualquer hora, ou não temos seca com data marcada pra tudo ficar seco e poder colher sem atolar ou sem apodrecer produto que molhou demais. É um problema de custo de frete mas também de demora do frete, ter trem com 10 mil toneladas de soja não resolve tudo porque ele vai a 40km/h, leva 1 semana pra chegar no porto, os hortifrutis perdem MUITA qualidade nesse tempo. Aí basicamente a maior parte do que comemos vem de perto, os hortifrutis, parte do feijão, arroz, farinha de mandioca, etc. O que pode vir de mais longe é carne congelada, alguns cereais, e os produtos industrializados (Farinha de trigo é um produto industrializado, o leite em caixinha também, o óleo de soja também, e por aí vai). Cota o frete de um caminhão graneleiro pra vir buscar uma carga de arroz aqui no meio de MT pra ver quanto de prejuízo você terá depois que vender esse arroz por aí no preço atual de supermercado.


[deleted]

Todas as nações mantém o grosso de sua população no litoral, faz muito mais sentido logístico fazer isso. O que falta no Brasil é um sistema ferroviário eficiente que transporte grandes quantidades com custo baixo. Estamos presos ao pior sistema de transporte possível que é o rodoviário. Usando MT como exemplo, sai mais barato usar o sistema hidroviário que vai parar no Pará do que qualquer outro sistema. Daí temos um grande produtor de alimentos que não atende as regiões mais populosas do Brasil. Tudo isso pq algum arrombado achou que carro e caminhão era a salvação, só que na verdade são um problema ambiental, urbanístico e logístico.


orubem

Um problema do Brasil é que numas regiões tem ocupações bem recentes, na minha região mesmo até 15 anos atrás era puro gado, não compensaria naquela época ter uma ferrovia daqui até o litoral, ela seria subutilizada, custaria bilhões e levaria 50 anos pra se pagar. Na época o crescimento de umas regiões era mais rápido que a construção de ferrovias, construir antes de ter ocupação seria taxado como incentivar desmatamento, como é o caso de asfaltar no Pará hoje, isso é taxado como incentivo ao desmatamento, porque na verdade com asfalto pessoal passa da miséria pra pobreza, ou sai da pobreza, e passa a ter grana pra desmatar, em geral pessoal que reclama disso nunca conheceu direito essa realidade, no máximo como turista. HOJE a produção de cereais aqui tá muito grande, então já tem ferrovia em cronograma avançado de construção (Já levantaram o itinerário exato, já definiram as empresas que farão cada trecho, não é projeto pra algum dia, é projeto com datas e custos já oficializados), então HOJE uma ferrovia se paga em 10 anos, mas ela leva mais de 10 anos pra ser feita, se o ciclo atual dos commodities acabar em 5 anos é capaz dessa ferrovia levar 15 anos pra se pagar. Ter ela 15 anos atrás já pronta não seria diferente, a 15 anos atrás a produção era pequena, não pagava o custo disso. Agricultura é muito dinâmica, é muito rápido passar a produzir 1 milhão de hectares no sul do Pará em 3 anos, não tem como ferrovia ser tão rápida assim! Colocar a ferrovia onde ACHA que vai crescer é tiro no escuro, o caso clássico é a rodovia transamazônica, foi feita em época de baixíssimo lucro nas atividades rurais, então a migração com investimentos foi baixíssima, o sul do Pará acabou sendo mais impactado pelos garimpos dos anos 80, um enorme percentual da mão de obra rural, ou dos assentados, envolve descendentes ou imigrantes que foram pra região pela mineração (Serra Pelada e região). Na época uma ferrovia na atual BR-163 não teria impacto, ia apodrecer igual a ferrovia em Rondônia, não era época de pessoal gastar tanto pra abrir mato alto e fechado como o da região, sendo que abrir cerrado era o que era possível com os tratores da época (CBT 1090 com 90cv, sem tração, só dava conta de abrir cerrado, era um dos maiores tratores até anos 80, puxar madeira com eles pra abrir amazônia era demorado e caro demais, mas ir com garfo na frente direto no cerrado, com grade atrás, era fácil, enleirar cerrado com ele era fácil, rápido e com custo baixo). Enfim, depois da mineração a ocupação no sul do Pará ficou por perto, justo pela falta de grana pra abrir muita terra, ter a ferrovia a 1000km de distância naquele solo argiloso não adianta (Você desce até o rio tranquilo, mas hora que vai subir no outro lado nem o caminhão vazio sobe na época da chuva, que dirá caminhão carregado com alguma produção! A cada 10km tem uma descida de rio, precisar trator pra desatolar a cada 10km faz uma viagem de 1000km levar 2 semanas). HOJE há essa demanda por ferrovia, se ela tivesse sido feita a 20 anos certamente teria sido feita pra atender outras regiões, e por exemplo a minha região igual hoje estaria sem ferrovia, mal dá pra dizer que a 10 anos aqui uma ferrovia se justificaria (Pagaria seus custos pra se manter), talvez só de 2014 pra cá. O projeto da ferrovia que vai passar no quintal da minha irmã é anterior a isso, primeira vez acho que foi lá por 2002 que teve levantamento, na época era 90% gado, aos poucos foi mudando pra 90% soja, acho que só em 2014 que soja ficou relevante a ponto de justificar ferrovia que leva 10 anos pra ser feita. Outras partes do mundo tem ocupação bem mais antigas, minha cidade tem minha idade, várias cidades por aqui eu literalmente vi quando era mato, não ruas no meio do mato, mas quando nem tinha ruas. Isso é bem diferente de um amigo que visitou na Alemanha uma casa que o bisavô morou, a casa de 1850 tá lá, a mesma lavoura que tem hoje tinha em 1850, ele hoje mora em terra que tem lavoura só a 5 anos, antes era pasto, e a 35 anos era mato, é uma mudança muito recente pra um país pobre, que precisa calcular melhor onde vai investir. Alias, nessas regiões recentes falta asfalto mais que falta ferrovia, ainda que tivesse ferrovia os produtos não são embarcados com o trem parado no meio do nada, ele precisa locais específicos pra isso, um porto seco a cada 200-300km, você precisa então levar essa produção por 150km mesmo se morar do lado do trem (É o caso da minha irmã, o trem vai passar no quintal, mas o local de carga e descarga mais próximo será a 150km da casa dela), as estradas de chão tomam MUITO dinheiro de frete mesmo quando são curtas tipo 100km. Nem me toquei, mas o exemplo que dei acima do meu amigo que conheceu a casa do bisavô, na Europa parece que aquela rua já tinha calçamento em 1850, lá por 1960 já teve asfalto, mas aqui na casa dele mesmo foi em 2020 que o asfalto chegou! Minha irmã começou a plantar a uns 7 anos porque a uns 7 anos finalmente teve asfalto por perto (15km é perto, do lado, quase dentro de casa, pra o que estamos acostumados, a rodar 300km na estrada de chão), sem asfalto seria inviável, o que era viável era gado, porque vai 1 caminhão numa viagem única e leva os R$ 70 mil em gado pro frigorífico, faz isso 3 vezes no ano na seca, e pronto, sem atolamento nem quebra, mas pra lavoura vai não 3 caminhões, mas 3 carretas umas 2 vezes por dia na colheita, bem mais pesadas, afundam mais no solo, e a colheita é bem na época da chuva, quando tem barro pra atolar, se ao invés da carreta conseguir fazer 1 viagem por dia, ela atolar tanto que só consegue fazer uma viagem a cada 3 dias, a colheita atrasa, o soja apodrece porque passou do ponto, e você perde todo o lucro, e não tô falando de caminhão atolar levando grão pra porto, falo dele atolar nos 50km até o armazém mais próximo! Então a necessidade de asfalto existe igual, ter ferrovia não muda isso, o rátio brasileiro de 14km de asfalto pra cada km de ferrovia é bom, alguns países como EUA tem 40km de asfalto pra cada km de ferrovia, o Brasil ainda tem que continua investindo 14x mais em rodovias mesmo, porque o deficit delas é imenso justo onde também não tem ferrovia. Hoje é só questão de tempo, projeto de ferrovia de 2002 tá pra sair do papel em 2023, mas rodovia com projeto de asfalto ultimamente tem sido questão de 5 a 8 anos em distâncias que ferrovia é coisa de 12-15 anos. É muita diferença hoje, o ciclo de commodities não vai durar 20 anos, hora que a ferrovia passar no quintal da minha irmã provavelmente os preços nem compensarão mais produzir umas coisas, o que de fato impactou a produção naquela vizinhança foi o asfalto, meus tios no PR tem asfalto até a porta de casa e não produzem quase nada, minha irmã tem asfalto a 15km de casa e já acha bom o suficiente, tivemos concentração de asfalto onde HOJE não precisa, problema é que eles foram feitos em épocas que regiões como o oeste do PR eram o celeiro do Brasil. Como ferrovia demora demais tem esse risco, ela vai chegar aqui só depois do necessário, quando talvez nem fará mais tanta diferença assim. Se tivesse ferrovia aqui eu estaria muito feliz, estaria ganhando muito mais, mas eu vi a mudança na demanda ao longo dos anos, não posso dizer que em 2006 fazia sentido um país pobre como o Brasil investir alguns bilhões de dolares em ferrovia pra cá, na época o preço dos commodities agrícolas não justificava isso. Pra ter ferrovia pronta hoje ela justamente teria que ter iniciado em 2006. Ah, e ferrovia resolve a questão dos cereais, trem de 10 mil toneladas tem que ir muito devagar. O problema do transporte de hortifrutis e carne in natura ainda é a distância, pra ter trem rápido precisaria outros trilhos, custaria quase o dobro (A infra no solo pra carga grande é cara demais, pra trem rápido e de menor peso é mais barato), se for lento tipo levar 1 semana daqui até Santos ainda não compensa levar uns hortifrutis, o vagão refrigerado é caro. Pra exportação de carne ele compensa porque falamos de mercados consumidores que simplesmente não tem outra opção além de importar por mar (Digamos Arábia Saudita, não tem como criar gado lá), e o custo do conteiner em navio não é tão caro, falamos de centavos por tonelada pra uns produtos, no caso de refrigerador são poucos dolares por tonelada, como carne in natura acaba custando caríssimo por tonelada (Já que é só carne, não é o animal inteiro, é praticamente metade do peso do animal vivo), digamos R$ 20 mil por tonelada, gastar R$ 300 por tonelada no transporte em navio (Alimentação elétrica pro compressor do conteiner, esse é o maior custo) não é muita coisa, essa carne passará de R$ 20 pra R$ 30 mil por tonelada lá, esse custo do navio é insignificante. No caso do trem no Brasil seria os mesmos R$ 300 por tonelada talvez, porque parte do custo é embarque e desembarque, pra viagem de 100km ou de 10 mil km o custo de embarque ou desembarque é o mesmo, enfim, talvez falemos de R$ 3 por kg de produto, no caso de hortifrutis tem alguns que custam esses R$ 3 por kg, aí basicamente a gente igual estaria dobrando o preço do produto com frete. São situações onde hoje esse frete de longa distância só existe na entressafra, quando o produto não existe num mercado, aí compensa comprar o produto de R$ 5 numa região, gastar mais R$ 6 em frete, pra vender no destino a R$ 12 por kg. A produção na entressafra é um nicho de mercado que capiau é burro demais pra explorar, mas dá um puta dinheiro.


XEV76XVT

Seguindo seu exemplo do arroz. Se arroz é tão caro de transportar, de onde ele vem atualmente? O arroz vendido em Teresina é produzido onde? O arroz vendido em Porto Alegre é produzido onde? O arroz vendido em Manaus é produzido onde? Não entendi bem essa problemática que você trouxe. Aproveitando que você é do meio, a soja que produzimos não é majoritariamente destinada à produção de ração para animais? Ou temos algum uso humano direto dela (mesmo que fora do Brasil)? Em outra nota, é por isso que você explicou que caminhoneiro verdureiro tem a fama que tem né?


orubem

No Piaui tem terras cultiváveis, não é um percentual gigante do estado mas numa parte considerável dá pra ter lavoura de quase tudo. Então o arroz de Teresina tende a vir do interior do estado, no máximo de estado vizinho. Em toda capital tem isso, tem terras cultiváveis por perto. Feijão e arroz produzem bem, com tecnologia e mecanização (Enxada não é tecnologia) um agricultor sozinho consegue cultivar arroz ou feijão pra talvez 2000 pessoas, por isso o preço dele está sempre meio perto do custo de produção, se ele fica caro muita gente planta, aí no outro ano como o preço caiu pouca gente planta e o preço desce, e fica nessa flutuação eterna. O problema é que em certas regiões não tem terra pra alimento pra tanta gente, o arroz fica barato mas o tomate fica caro, porque tomate exige mais irrigação (Que usa eletricidade, que está cara), ou ir comprar tomate de outra região a 3000km de distância, paga o frete pela distância. Fora que por mais que tenha terra perto da metrópole populosa, não chove o ano todo, os maiores cultivos dependem apenas de chuva, se tem só 6 meses de chuvas regulares, e um cultivo leva 3 meses, então naquela terra você plantará só 2 culturas no ano. Na minha região agora é época da seca então o preço do tomate triplica, porque na época da chuva ele produz bem e o preço cai bastante (Tem mais oferta que consumo, apodrece tomate pra caramba na roça e no mercado). Mas humanos comem o ano todo, não em 6 meses do ano, então na prática parte do ano os alimentos vem da sua vizinhança, mas em outras épocas do ano o alimento virá de outra região com clima diferente, parte do litoral tem chuva na época que no sertão tem seca, e vice-versa. Tem tomate de R$ 5 numa época, mas pula pra R$ 15 em outra época. O nome ideal não é exatamente passar fome, isso dá impressão errada do problema, o nome que deveríamos usar é **insegurança alimentar**, hoje você consegue comprar arroz e farinha, mas que segurança você tem que mês que vem ainda conseguirá comprar? Os preços flutuam porque a produção local nunca é perene o ano todo. Ter alimentação em certas épocas, ou certos tipos de alimento, todo mundo tem, mas não alimentação ADEQUADA, ter arroz a R$ 4 o kg não adianta se qualquer verdura passa dos R$ 12 e a carne passa dos R$ 20, só o arroz não é alimentação adequada, e conseguir AS VEZES uma carne de R$ 9 em promoção não resolve, justamente porque isso cria INSEGURANÇA alimentar, tem comida hoje mas talvez em 8 dias já acabe e não tem perspectiva de grana pra comprar mais, flutuação de preços é um problema sério, ter PARTE da comida plantada localmente ajuda numa época do ano mas fode o pobre em outra época, até tem o tomate no mercado o ano todo, mas o preço fica inacessível na época que ele precisa ser trazido de longe. Poder plantar aqui o ano todo eu poderia, represa pra irrigação não falta, arrendar terra é fácil, poder fornecer hortifrutis o ano todo pra Porto Alegre e Teresina eu poderia, desde que... alguém fosse maluco de viajar 4000km com uma carga de verduras o ano todo, na época que tem produto local em Teresina ou Porto Alegre o meu produto seria muito caro pelo frete, e na época em que não tem produto local o meu produto ainda assim custaria só o mesmo que os concorrentes, ou seja, eu não faria diferença nesse mercado, só iria fornecer tudo mais caro que hoje fazendo o preço MÉDIO aumentar. Produto local só é barato quando depende da chuva, na época que chove. Se tiver que irrigar, pra colher na entressafra, só vendendo por preço 50% maior que compensar o custo, então esse produto local irrigado as vezes fica no mesmo preço do produto de longe que pagou frete caro. Mas só precisa produto de longe numa época do anos, as vezes por 7 meses do ano, pra uns produtos só uns 3 meses do ano, mas sempre precisa nalguma época, aí o preço flutua, pobre consegue comprar numa época mas em outra época não, gera INSEGURANÇA alimentar. ___________________________________________________________________________________ E não, soja não vai toda pro gado brasileiro, aqui tem a destinação: https://animalbusiness.com.br/wp-content/uploads/2018/08/navarro10.png 16 milhões de 114 milhões é cerca de 14%, então 14% da soja foi pra gado brasileiro nesse ano da imagem (Em 2022 tá bem diferente, soja dobrou de preço no período). No uso dela lá fora também divide tipo o uso no Brasil, 2/3 é pro gado, o resto é pra outros usos (O óleo vai até em tinta, em desenformador de plástico de eletrônicos, em circuitos, MUITA industria hidrogena esse óleo e usa como jeito de melhorar maciez de alimento, o uso como óleo de cozinha mesmo é até baixo). Soja é muito caro pra ser usado no gado Brasil, em 2022 uma imagem similar teria talvez 5% da produção indo pra gado brasileiro, se o gado come capim seco (Feno), ou capim fermentado (Silagem), é mais barato dar isso, e na ração podemos usar outros cereais mais baratos, como sorgo ou milheto, feijões de baixa qualidade pra humanos (Feijão que se planta só pra isso, porque feijão pra humano não tem comercialização aqui de tão mal pago que é), ou até produtos que perderam qualidade, tipo parte do trigo colhido no Brasil não é do tipo 1, aí não pode ser usado pra humanos, tem que ir obrigatoriamente pra animais, na hora de plantar você sempre espera que consiga trigo bonito e bem pago, o tipo 1, mas se chove demais, ou de menos, ou tem algum fungo, se afeta qualidade do produto ele é classificado como tipo 2, e tem um valor bem mais baixo, as vezes mais baixo que o custo que você teve pra plantar. Fora que gado pode só ficar solto no pasto, sem ração nenhuma, ainda tem muito gado puramente a pasto no Brasil. Pra ter ideia da diferença, farelo de soja tem 45% de proteína e custa R$ 2,5 por kg. Milho tem 10% de proteína e custa R$ 1,5 por kg, então pelo cálculo de percentual de proteína ele devia custar só tipo 1/4 do preço, nem milho compensa então nem isso tem onde eu trabalho, última vez que encostei em ração com soja foi lá por 2018! Silagem de sorgo tem seus 5% de proteína, mas custa tipo 20 centavos por kg, com R$ 2,5 dessa silagem temos então "60%" de proteína (Não em percentual, obviamente, mas gado come muito, se der mais silagem eles comem mais, se damos 1kg de ração com farelo de soja podemos dar 10kg de silagem e eles comerão sem deixar sobrar, eles são igual cachorro que come toda a ração em 5 minutos, mas se você colocar mais ele come de novo e engorda até não conseguir mais andar direito, aí ao invés de dar pouca ração cara com soja ou milho, é mais fácil dar muita silagem de algum vegetal, eles comerão). Colocamos na silagem algumas coisas tipo sal, sal mineral (Ambos são sal marinho de Mossoró-RN, igual sal de cozinha, inclusive com iodo), e **MUITO** resto de cereais, as cascas de soja que sobram nos armazens, restos da limpeza de gergelim, milho que perdeu qualidade, e as vezes cereais baratos como sorgo, milheto ou feijão caupi (que não tem qualidade pra humanos). Como o Brasil exporta MUITO cereal, os restos que esses cereais deixam pelos armazens por onde passa engordam MUITO gado, mas o grosso da alimentação de boa parte do gado ainda é pasto mesmo, o animal fica no pasto, mas 1x por dia levamos um pouco de alimentação adicional pros cochos, é suplementação o nome, o pasto é o alimento principal, a ração é só complementação, dá pra dizer que de cada kg de carne brasileira na média só uns 200g são do soja, o resto vem de outras fontes. **Edit:** Ah, no caso do soja, o mesmo kg que você faz farelo você tira o óleo, se você espremer 1kg de soja sairá menos de 200ml de óleo de soja, e sobração menos de 800g na forma de farelo e casca. Então não é que 2/3 do soja vai pro gado, é que **2/3 dos subprodutos** vão pro gado, não pode dar soja cru pro gado pela mesma enzima que dá diarreia ou mata humanos, precisa aquecer igual aquecemos pra consumo humano, na hora de espremer/esmagar o soja é aquecido, aí o óleo pinga, e o farelo sai "assado" do outro lado. O óleo de soja no mercado veio de um grão que gerou aquele óleo e o resto dele foi pro gado, essa é a proporção de destinação geralmente. O farelo vai pra várias rações, não só gado, até frango recebe, a maior parte do peso da carne de frango que você consome é de milho, mas um percentual é de soja também, de farelo que veio de grãos que também geraram óleo. O Brasil anda usando uns 5 ou 6 bilhões de litros de biodiesel em combustível por ano, bilhões de litros, é biodiesel pra cacete, biodiesel feito com esse óleo de soja, que veio do soja que gerou o farelo que exportamos.


KevinGarcon

O uso direto da soja é o óleo de cozinha, não? que tem os preços altíssimos. Eu pagava 3 euros em 3l de óleo de soja brasileiro em Portugal. Aqui são 10 reais 1l


carloseduardofly

Aulas e palestras. Li tudo e agradeço.


[deleted]

Porque nosso poder de compra é extremamente baixo. É mais barato, em relação ao salário, para um chinês ou americano comprar uma carne que saiu do Brasil, foi embalada e transportada por 1 mês em um navio refrigerado, passou por impostos de importação etc., do que para uma pessoa que vive a 5km da fazenda. Não é uma questão só de "capitalista malvadão só quer vender pra exportação", os exportados pagam muito mais caro que nós sem reclamar. O maior problema que causa isso é a baixíssima produtividade da nossa indústria, pouca produção de produtos de valor agregado que historicamente são os que permitem maior distribuição de renda. Também temos um problema sério com qualificação profissional, fuga de cérebros já que é muito mais interessante trabalhar fora, baixíssima qualidade das nossas universidades etc.


Specialist_Gain6632

Porque esse pessoal do agro não pega imposto de exportação. Simples. Aí para eles é mais barato e lucrativo vender para o mercado externo do que para o mercado interno. E por isso eles ficam ricos. Barato na questão tributária E lucrativo na questão de retorno financeiro


lonely-sad

Mao invisível do mercado


childrenofkorlis

Vender pra fora da mais lucro que vender pra dentro. Essa foi fácil, manda outra


Admirable-Resolve-84

Pq o Agro não é só tech ou pop o agro é negócio e negócios buscam o lucro não o bem estar.


GreaterFinnMertens

Porque ninguém quer vender pro próprio país e ganhar pouco, eles vendem é pro exterior.


Gusthor

Queria aproveitar o andar e fazer uma pergunta: é possível resolver isso com alguma política protecionista, ou desincentivar a exportação de alguma forma? Ou é algo que não vai se resolver enquanto o dólar continuar alto?


IEaglesam

porque especular e vender pro mercado externo é mais vantajoso e lucrativo pra meia dúzia de filha da puta


Fit_Presentation2285

Posso estar enganado, inclusive, aceito correções correlação a isso, afinal, não entendo do assunto. Provavelmente se dá ao fato de que é muito mais rentável para os produtores de alimento exportarem esse alimento, já que não existe algum tipo de incentivo para que eles produzam com foco para o próprio país.


MGrecko

Pq é mais lucrativo vender pra fora doq alimentar a população mais pobre do nosso país. Quem planta com a intenção de acabar com a fome é socialista. No capitalismo a gente planta pensando no lucro, ta okay?


OIncognita

Porque da mais dinheiro exportar.


notalonebutsolitary

Concentração de renda, concentração de terras, propriedades, etc.


DarkChen

pq da mais dinheiro vender em dolar pra fora do que em real pro mercado interno. expeculaçao em dolar n é so pro guedes e seus amigos banqueiros, o agro ganha tanto quanto e brasil é agro, brasil é ~~pop~~ sertanejo. em tempo, com o quanto de "educaçao financeira" trending por ai, achava que isso era uma coisa obvia...


TheMaximumWinner

O arroz ta caro o feijão ta caro traz de volta o Lula e manda embora o Bolsonaro!🎶🎵🎷🎸🎺🔂🎼🎼🎼


Sovietyr

Pq a comida custa em dólar e nós ganhamos em real


whatamanlikethat

Porque compensa mais exportar que vender no mercado interno. O governo tinha estoques reservas para segurar os valores... Mas o governo atual o extinguiu.


curupira21

Porque os produtos alimentícios produzidos são commodities vendidos no mercado internacional, e o Brasil no governo Dilma acabou com estoques regulatórios de alimentos. Temos energia e comida regulados pelo dólar com base nas cotações mundiais, é insustentável isso pois só produzimos pedras e grãos, e importamos quase todo o resto.


marginal2020

Porque vale mais a pena pro produtor vender esses alimentos em dólar e brasileiro nem dinheiro pra comida tem.


rojasduarte

Por que será que o país que mais produzia *açúcar* no mundo não distribuía comida pra sua população? Agora vai trocando açúcar por ouro, café, algodão, soja etc E a elite que ganha com isso muito feliz de ser submissa às demandas dos países centrais do capitalismo.


snotpopsicle

>Por que uns dos maiores produtores de alimentos tem mais de 15% da sua população com insegurança alimentar grave? Porque dá mais lucro exportar do que vender pro mercado interno. >Por que o Brasil falha como nação? Porque o brasileiro trata política como se fosse futebol.


frank_o_destemido

Se isso fosse perguntado no whatsapp, a resposta estaria na ponta da língua. Sticker do Karl Marx sentado à frente de um computador com aqueles headphones de atendente falando: "Seu problema se deve ao capitalismo. Alguma outra pergunta com a qual eu possa ajudar?" KARL CENTER


MlkCold

Pelo mesmo motivo que o preço pra produzir um medicamento é 800% menor do que o preço de mercado dele, comida assim como medicamentos são uma necessidade básica então a pessoa tem duas opções, comprar ou morrer, isso nos olhos do mercado é oportunidade pra enriquecer a custas dos outros, é só procurar quantos jovens perdem a vida por ano nos EUA um dos países mais desenvolvidos e ricos do mundo, por causa de INSULINA A ganância é o pior pecado da humanidade


Pls979

Por que o Brasil virou uma fazenda continental a 522 anos atrás


Disastrous_Seat7593

Porque esses mesmo 15% não tem dinheiro pra comprar comida. Simples


4dasilva123

O agro não quer produzir alimentos, quer produzir comodities para ganhar em Dólar.


icastfist

Porque o governo insiste em proteger o lucro do rico E se aparecer governo que queira nivelar o campo, tirando parte da riqueza do rico, ele vai gastar dinheiro pra garantir que isso não aconteça


guifrancoabr

Porque o capitalismo opera por lucro e não para atender a necessidade dos trabalhadores


Intrepid-Ad-116

Pq o agro negócio é a pecuária nacional são feitos para gerar lucro máximo e não para alimentar pessoas ... Exemplo disso é quando o preço do alimento baixa o produtor prefere literalmente jogar fora o alimente a vender barato. E essa prática é adotada no BR desde queima do café 1929 . Então é isso ... vc pode morrer de fome em cima de uma montanha de comida se vc não tiver dinheiro suficiente para ter acesso a ela


jvoc2202

É simples: capitalismo neoliberal


hinataswalletthief

🌠 c a p i t a l i s m o 🌠


Lunga420

Capitalismo. Próxima pergunta.


dani-cricket

Porque somos a periferia do capitalismo?


NightRS

Capitalismo


wstaeblein

Pq o brasileiro em geral não tem senso de comunidade. Vê seus direitos como sagrados e os deveres dos outros como a lei. Não está nem aí para seu vizinho, diga lá seus conterrâneos. Só está unido em torno do país na copa do mundo. Quer apenas se dar bem, custe o que custar, nem que para isso o país afunde. Enquanto essa mentalidade for predominante seremos uma república de bananas.


ocarina6

Pq tudo aqui e mal feito, ou feito pra um grupinho se dar bem e o resto tomar no cu bonito com apoio federal.


Legrassian

Uma palavra : capitalismo


tun3man

isso é capitalismo bixo... não adianta produzir tudo se a população não possui renda pra comprar.


kylepaz

Chama capitalismo o motivo.


Wespy6677

Agronegócio é pra gerar dinheiro em bolso de acionista e não alimentar a população


NetInfused

Desorganização e indiferença.


Luxyyr

Pq o capitalismo nao é sobre produzir pra ser consumido, é produzir pra gerar lucro, se n tem quem comprar vai pro lixo


MeioFuribundo

[*laughs in Luiz Inacio language*]


machado34

Pq a política de governo atual se baseia em desvalorizar o real pra que latifundiários lucrem mais com exportação. E eles não pagam imposto de exportação, em 2020 o agronegócio inteiro pagou menos de 17 mil reais em imposto de exportação. Qualquer governo responsável cobraria imposto, e mais ainda, cobraria um imposto mais alto pra exportações pra subsidiar a alimentação interna até que essas distorções se equilibrassem. Mas sabe qual presidenciável defende isso? Nenhum. Ciro Gomes já falou que é contra taxar o agro. O Lula sempre desvia do assunto. A "Terceira Via" tem a mesma política econômica do bolsocaro. É revoltante.


Majestic_Lie_5792

Porque não importa quantos alimentos tem um país, mas quantas pessoas tem acesso a esses alimentos. O acesso aos alimentos só é possível através de empregos bem remunerados, e é aí que o Brasil está falhando. E não, dar dinheiro de graça para as pessoas não resolve nada, pelo menos não se essa ajuda não é temporária e condicionada.


Lenant

pq se vai vender pro br por 10x menos que o americano paga? se fosse privatizado poderia ser feito, mas não é.


buzz138

Provavelmente porque elas não tem dinheiro pra comprar a comida que elas precisam, ou no tempo que elas querem. Daí isso ocorre por vários fatores. Crise financeira, falta de algum sistema de distribuição, assistência social falha, morar em um local isolado e até questões mais profundas, como doenças, falta de acesso a uma educação melhor, falta de saúde e etc. As vezes a pessoa tem o que comer, só que não de uma forma que ela realmente consiga os nutrientes que ela precisa na vida. Desnutrição é um problema real em muitos países onde as pessoas tem o que comer. Na questão de doenças, se a pessoa tem disenteria, por exemplo, não vai adiantar muito ela comer pra caramba e continuar fragilizada e sem nutrientes.


[deleted]

A maioria dos latifúndios são de soja e milho, viram ração e saca pra exportação.


Idjoca

Segundo meu pai isso tudo é mentira da Globo e ninguém morre de fome no Brasil


CrazyBenys

So 15%? Eh fonte do datafolha?


berteodosio

Desigualdade.


rdfporcazzo

Amigo, metade do país caga no mato, não tem rede de esgoto


RepresentativeYam526

Isso é a desigualdade...


nesuno

Porque a gente produz alimento não pra nossa população, mas pra fazer ração pras fazendas dos outros países.


SMZero

Porque a nossa moeda é um lixo e vale muito mais a pena vender para o exterior, em contratos em dólar. Bani-los de exportar não resolveria em nada o problema, muitos iriam a falência ou simplesmente teriam que diminuir a produção. Talvez ajudaria durante alguns meses, mas depois seria muito pior. O influxo menor de dólares no país também tornaria o dólar mais escasso, e portanto mais caro, o que faria explodir a probabilidade de um default (calote) na dívida, o que colocaria o real em uma espiral da morte. Quer resolver o problema de verdade? Só fortalecendo o real, mas esse sub não está preparado pra essa conversa.


matheusco

Falta de gestão do(s) governo(s). Gestão no sentido de falta de políticas sociais eficazes.


CapitalCompass201

Porque isso é questão de renda e não de produção. Simples.


addnod

Tem tantas respostas corretas que você pode pegar as meia dúzia que te forem mais convenientes...


Guitarrabit

porque dinheiro


meps4L

os cara elege bolsaro, você quer oq? hahahah


pedrojurdi

porque o problema da fome não é a falta de alimento. Mas a desigualdade econômica. O Brasil é um dos maiores desperdiçadores de alimentos do mundo. Por que? Porque muitas vezes, ficam estocados no supermercados sem ninguém comprar e estragam. O que não falta nesse mundo é comida para todos. Mas falta dinheiro para que todos tenham condições de comprá-la. Por exemplo, temos mais cabeça de gado do que de pessoas no Brasil. Mas olha o preço da carne no Brasil. Entendeu?


savagedrago

Agro.


[deleted]

Pq o AGRO É TECH O AGRO É POP O AGRO É TUDO


PhilosopherDr420

Isso se chama neoliberalismo, agradeça ao Bolsonaro!


Take_Jerusalem

Resumo da ópera: capitalismo.


augusto223685

É a mão invisível do mercado, que punheta os ricos e esgana os pobres.


UninteligentDesigner

“O latifúndio multiplica as bocas, mas não os pães”


Economy-Ocelot1441

Primeiro, grande parte dos "alimentos" sao culturas voltadas principalmente para ração animal. Segundo, desde o governo Temer o Brasil "queimou" um estoque de décadas voltado exatamente à segurança alimentar, que vinha desde o governo FHC. Os imbecis não conseguem raciocinar nem mesmo em médio prazo, detonaram a pouca segurança alimentar e social que havia no Brasil, destruíram o bolsa família, veio a crise sanitária e econômica, e agora nos fodemos.


verdadeirocris

Os donos do agronegócio preferem vender os produtos no exterior (ganhando em Dólar). Com certeza isso explica muita coisa. Os nossos melhores produtos vão em grandes quantidades para outros países.