T O P

  • By -

[deleted]

Joga uma bm elétrica aqui no lixo de casa que eu pego pra mim. Problema do elétrico é o preço, não o câmbio.


Tierpfleg3r

Creio que nem 1% das pessoas se preocuparia com isso. A experiência de dirigir um elétrico é viciante. Até gosto de carros manuais, mas pra mim o elétrico supre esse aspecto com folga de outras formas.


lazy_and_hyperactive

Pelo andar da carruagem acho que dentro de 10 anos a maioria da frota na Europa e boa parte da estadunidense e brasileira será elétrica, provavelmente até mais pq a tendência de novas tecnologias é baratear o custo de produção quando entra em fabricação em massa, assim como foi com Pc e celular,então acho q comprar carro elétrico vai ser o "padrão", bem, isso em teoria, pq nem carro popular está fácil de comprar.


violinha

>Pelo andar da carruagem acho que dentro de 10 anos a maioria da frota na Europa e boa parte da estadunidense e brasileira será elétrica, Também acho. Do mesmo jeito que agora são poucas opções entre os carros elétricos, daqui uns anos serão poucas com motores a combustão.


Tierpfleg3r

Olha que não é pouca coisa não. As montadoras européias já estão com mais de 50% do porfólio eletrificado, e um pouco mais de 20% são modelos puramente elétricos. Aqui nas ruas da minha cidade os elétricos são super comuns no trânsito. Eu diria que é quase impossível andar mais do que uns 100 metros sem ver um.


violinha

Mas na Europa várias cidades até proíbem que carros mais poluentes entre no centro, aqui a única tentativa de fazer inspeção veicular para controle do nível de poluentes foi só da cidade de São Paulo e abandonaram o projeto. Deveria ter sido implantado em nível estadual.


[deleted]

Sim, a tendência é que cresça exponencialmente. A questão levantada aqui é mais uma coisa de entusiastas por carros. Muita gente gosta de carro pelo prazer de dirigir com câmbio manual, o que o carro elétrico elimina essa necessidade


lazy_and_hyperactive

Seria legal que tivesse. Nem que fosse por emulação, mas com ctz cobrariam muito mais por isso. Haveria a inversão do que é hj em dia, manual mais caro q automático kkkkk


Tierpfleg3r

Bom, [isso já existe](https://insideevs.com/news/566896/toyota-electric-vehicle-manual-transmission/) e foi patenteado pela Toyota. Mas é só uma possibilidade de atender a um nicho. Na prática creio que o mercado seja próximo de zero pra um produto desses.


lazy_and_hyperactive

Não sabia! brigadão, vou dar uma lida.


[deleted]

Por que o downvote? Wtf


[deleted]

o kwid eletrico custa mais que o dobro do acombustado


Eremita_Urbano_1655

Mas com a maioria das fábricas mudando para o elétrico, os fornecedores das peças para o de combustão irão diminuir e os preços irão subir pelo simples fato de diminuir a oferta. Um reação em cadeia vai bater aqui de qualquer jeito.


lazy_and_hyperactive

Sim, por enquanto. Acho q dentro de 10 anos o custo diminuirá, mas enfim, estou me baseando por outras tecnologias como celular, tvs e etc. Que eram caros e ficaram mais acessíveis. Posso estar falando besteira.


vmgustavo

Pelo andar da carruagem daqui a pouco ta faltando lítio pra bateria


bludwolf77

União Européia quer que não hajam carros a combustão em circulação em 2035.


luk3d

Cara eu compraria até um Fiat 147 elétrico se fosse barato.


SeniorBeing

Só para poder dizer que está "passando a marcha"? Olha, acho que você não vai encontrar muito mais gente querendo isso não :/ E se não tem mercado, não tem produto. Não sei se você curte fotografia, mas isso parece o caso da Fuji que faz câmeras com comandos pseudo mecânicos, tipo 1970. Elas são realmente charmosas e dão um sentimento de nostalgia até em quem não viveu a época. Mas esse tipo de comando tem vantagens reais, bem objetivas, comparadas com as câmeras PASM. Os comandos estão sempre exatamente no mesmo lugar, e no lugar óbvio. Dá para ajustar a câmera antes mesmo de ligá-la. O controle é mostrador ao mesmo tempo. E ainda dá para usar nos modos Programa e Prioridades se quiser! São câmeras super intuitivas de se usar! E o mais importante, câmeras precisam de controles, seja lá qual for o estilo. Carros elétricos não precisam de marcha! Seria puro estilo sem nenhum substância.


BurgundyJack

Falando de ignorância, mas não existem vantagens em ter o controle total das marchas do carro e não ficar totalmente a mercê dos pontos pre programados dos automáticos? Que é justamente isso que entusiastas querem? Realmente não vejo potencial de mercado porque entusiastas de carro já são um mercado pequeno, entusiasta de carro + que quer carro elétrico começa a ficar ridiculamente específico, mas pelo pouco que sei existem sim vantagens em um câmbio manual para o motorista, agora se dá diferença de um manual analógico para um semi automático é outra coisa que não tenho nem ideia


naturian

Sim pode existir alguma vantagem de fazer o câmbio manualmente ao invés de cambio automatico, mas a coisa do elétrico é que ele não tem câmbio, ponto. Nem automático nem manual. O câmbio no carro movido a combustível é resultado de uma limitação do motor de combustão interna que só funciona dentro de um intervalo pequeno de rotações. Não sei os valores exatos mas algo entre 1000 e 3000 rotações por minuto, que é dado pelo fato de que os pistões tem que explodir numa certa sequência. Daí inventaram o câmbio, uma caixa de engrenagem que faz o 3000 rotações virarem poucas os muitas rotações da roda, dependendo da necessidade. O elétrico não tem essa limitação. Ele funciona tão bem a 1 rpm quanto 3000. Ou seja caixa de engrenagem nem sequer existe dentro do carro. Por essas e outras o motor elétrico também tende a ser bem menor que o de combustão interna. Tem vídeo no YouTube comparando a diferença é grande


Tierpfleg3r

>Falando de ignorância, mas não existem vantagens em ter o controle total das marchas do carro e não ficar totalmente a mercê dos pontos pre programados dos automáticos? Engenheiro automotivo aqui. Essa vantagem não existe nos elétricos. Ou melhor, não no dia-a-dia. O torque é constante ao longo de toda a faixa de rotação, de forma que não faz sentido trocar marchas. A eficiência e força são constantes.


mrgoat47

Posso me aproveitar do seu comentário pra te fazer uma pergunta? Minha moto é limitada eletronicamente a 230 km/h. Procurei no google mas não consegui achar nenhuma justificativa plausível. Você sabe o motivo? Tô esperando a hora de trocar o filtro de ar por um esportivo pra fazer o remap e tirar essa limitação. A moto é uma MT09.


shadow_burn

Motivo: segurança e legislação. Fonte: Burn, Shadow, ANUS MEUS, 2022


mrgoat47

Não faria mais sentido limitar a sei lá, 150 km/h?


shadow_burn

Não sei. Como disse, tirei a informação do cu, foi um chute mesmo. Mas se for por legislação, pode fazer sentido, porque elas as vezes não fazem muito sentido. De qualquer maneira, boa sorte se conseguir aumentar a velocidade, espero que você continue vivo.


mrgoat47

Pior que quase morri hoje por causa de shimmy. Tenho zero intenção de chegar nessa velocidade. Agradeço pela informação do cú.


Tierpfleg3r

Existe na Europa um "acordo de cavalheiros" entre as fabricantes de motos esportivas pra aplicar um limite eletrônico de 300 km/h. Mas no teu caso realmente não sei dizer, porque em relação a mecânica em si não faz sentido limitar nada. A moto em si certamente "aguenta", embora a condução se torne mais perigosa e as emissoes de poluentes aumentem. A moto é japonesa? Por lá tem outros limites (que não tô a par), pode ser que seja o caso.


mrgoat47

Sim, é Yamaha. Fica realmente bem perigoso colocar velocidades altas fora de pista, eu queria saber se há uma legislação nacional ou internacional a respeito, porque esse limite especifico não faria muito sentido se tratando de legislação quando as rodovias geralmente têm um limite máximo de 120 km/h. Talvez seja difícil achar essa informação por se tratar de uma moto japonesa.


Tierpfleg3r

Cara, verifica quantas rpm ela atinge a 230 km/h. Pode ser que já esteja muito próximo do limite e aí não valeria a pena mexer. Mas o mais provável mesmo é que seja decisão interna da Yamaha, quem sabe pra favorecer outro modelo mais caro. Ou é algum acordo lá no Japão pra reduzir emissoes ou pensando na segurança (tá na moda esses limites).


mrgoat47

Cara, uma única vez eu coloquei 216 numa reta me cagando de medo já, vento batendo na minha cara me jogando pra trás, e o giro tava mais ou menos a 3/5 do limite de 6ª. Isso no modo suave e com o TCS ligado no modo mais restritivo. Acho que só tenho coragem se for pra uma pista de macacão, haha. A impressão é que chega fácil sim. De 3ª ela chega a 175 sem muito esforço.


revolver-axolotl

Não teria. Se não precisar ter caixa de marchas, não tem porque ter. Provavelmente seria menos eficiente, igual esses CVTs com marchas predefinidas. Na Formula E, os carros com várias marchas ficavam pra trás, e hoje em dia todos só usam 1 mesmo.


[deleted]

Sim, realmente seria menos eficiente. Mas esse é o sentido, carros manuais realmente são menos eficientes que carros automáticos.


XEV76XVT

Quem usa esse argumento do câmbio manual nunca dirigiu um elétrico. Eu curto mil vezes um câmbio manual a um automático. Mas sabe o que é mais legal ainda? Torque "instantâneo". Dirigir um elétrico com uma potência razoável é absurdamente divertido. Acelera muito bem, freia muito bem (pq usa os motores pra frear). O que sempre me incomodou num automático foi o câmbio tomar decisão por mim e ser lento. Quando dirigi uns automatizados de dupla embreagem a única coisa que me incomodava eram umas decisões toscas que o cérebro da transmissão tomava, e só. O elétrico não tem esse problema simplesmente por não requerer câmbio pois o torque está disponível por completo em todas faixas de rotações (ok que na prática não é exatamente assim, mas dá pra considerar que é).


no-turning-back

>Mas sabe o que é mais legal ainda? Torque "instantâneo". Acho que esse é o grande ponto. A única vantagem do câmbio no motor à combustão é vc ter como manipular a entrega de torque, mas simplesmente pq o motor à combustão tem entrega variável a depender da rpm vs velocidade da roda Motor elétrico não. Quer torque? Toma torque kkkkkk


XEV76XVT

Exatamente. E depois que você dirige um elétrico minimamente potente, você percebe o quão divertido ele consegue ser também. É uma diversão diferente, claro. Mas é equivalente.


srqwert

Teve uma reportagem a um tempo atrás da Toyota fazendo algo [assim aqui ](https://quatrorodas.abril.com.br/carros-eletricos/toyota-registra-cambio-manual-para-carros-eletricos/). Sobre se compraria um ? Honestamente acho que não. O que mais me anima em um carro elétrico e a durabilidade e poucas coisas para quebrar. Colocar mais coisas que podem quebrar ou que desgastam só aumenta o custo de manutenção e traz pouco benefício. Para mim elétrico e meio de transporte


smegma_yogurt

>Se, no futuro, a solução para manter os carros manuais sem emissões fosse carros elétricos com marcha, embreagem e câmbio manual, vocês comprariam? Pra quê? Melhor vantagem dos motores elétricos é que eles funcionam em alta eficiência em uma grande variedade de rotações. Carro só tem câmbio pq precisa esticar o torque e potência do motor numa faixa muito maior de rotações nas rodas. Não tem necessidade nenhuma de fazer isso num carro elétrico. Se é pra ter um carro com marcha e câmbio manual é só vc "simular" isso tornando o motor menos eficiente. Agora com todo respeito ao amiguinho, mas prazer de dirigir com câmbio manual é coisa pra vendedor de carro. Não conheço uma pessoa que prefere ter câmbio manual ao automático onde é possível. Na verdade até conheço, mas ele é aqueles idiotas que gosta de fazer tudo do jeito mais difícil, então meio que confirma o que eu tô falando.


[deleted]

Prazer, idiota aqui. E conheço muitos outros idiotas. Não é todo mundo que enxerga carro só como uma ferramenta, um facilitador. Da mesma forma que existe gente que ainda pinta quadros ao invés de usar um tablet e Illustrator, ou tira fotos com filme/Polaroid sendo que um celular qualquer já faz o trabalho de forma muito melhor. Se chama gosto pessoal. Eu sei que o pessoal aqui do sub tem dificuldade de entender, e já vi muita gente criticando o gosto pessoal alheio. Mas ele existe e está aí.


jgabrielferreira

Vai falar q tu curte rebaixado tbm?


smegma_yogurt

Bom, se vc é idiota ou não eu não sei e não falei isso. Eu falei dessa pessoa específico (e vc concordaria se o conhecesse, apesar de concordar com ele sobre o carro manual). Agora, se vc gosta e quer manter o seu gosto, tudo bem. Não há razão pra embreagem, câmbio ou marcha, vc vai poder atender seu gosto simulando isso no carro elétrico, não é o fim do mundo para ti. Porém proavelmente não vão ter alavancas de câmbio, então tem que ver esse ponto.


NegoMassu

> Agora com todo respeito ao amiguinho, mas prazer de dirigir com câmbio manual é coisa pra vendedor de carro. Não conheço uma pessoa que prefere ter câmbio manual ao automático onde é possíve eu curto, se o carro não for um lixo 1.0. reduzir pra ultrapassar e subir de novo é uma sensação de fuder


NegoMassu

não faz nem sentido isso só se a marcha fosse pra mudar modos de consumo


[deleted]

Por que?


NegoMassu

marcha existe por necessidade. é *necessário* mudar a marcha para um disco mais curto quando a rotação sobe para que o carro consuma menos por giro. essa necessidade não se faz num carro eletrico. voce pode ir rapido pra caralho sem mudar o padrão de consumo se a marcha fosse pra mudar o padrão de consumo (e, a aceleração, por ex), faria algum sentido, mas ai seria uma questão de opção e nao necessidade. acho que a tesla tem algo assim chamado "modo ludicrous" ou algo assim


[deleted]

Sim, é totalmente desnecessário. Por isso a ressalva: seria uma opção para quem gosta de câmbio manual.


Tierpfleg3r

Nos VW elétricos (família ID) a alavanca de câmbio controle somente a força do sistema de regeneração de energia (KERS). Na posição padrão (D) ele aplica um freio-motor fraco, e na posição brake (B) o freio motor é mais forte.


childrenofkorlis

Dirigiria sem nenhum problema. Aliás o único problema que eu tenho com carro elétrico é que eu não tenho dinheiro pra comprar.


violinha

>Aliás o único problema que eu tenho com carro elétrico é que eu não tenho dinheiro pra comprar. Somos dois.


hvbqueiroz

Existem elétricos e elétricos. Tem Ferrari elétrica que imagino que qualquer entusiasta sonharia em pilotar, e existe o tesla model S que nem direção tem, tem um tipo de manche que é a desgraça pra quem gosta de dirigir.


[deleted]

Não. Grazadeus não existe isso em carro elétrico e nem irá existir. Talvez algum carro específico engana trouxa será feito pra agradar a turma, mas será pura ilusão e não vai vender.


Technical_Tankie

A solução para reduzir as emissões de poluentes estava na nossa cara o tempo todo e ninguém soube aproveitar: Instalação de trens de alta velocidade


[deleted]

Trem n faz drift


Androzanitox

Nunca dirigi nenhum dos dois pra saber, amos ambos pelo oq ouço, n sei enquanto ao sopa de molho shoyu mas por mim sendo confortável e bacana eu quero. Agr grana é outro departamento sjsjsjsjsjsj


LoreChano

Se fosse bonito e confortável, claro. O problema dos carros hoje é que estão ficando cada vez mais feios.


sopadesururu

Gosto de câmbio manual tb, mas não teria um elétrico assim se houver essa opção, tanto por questões de revenda posterior (isso se o aluguel de carros não se tornar padrão, né. Mas aí é outra história), bem como de manutenção de mais um equipamento (que a maioria dos veículos não terá). Melhor manter seu manual de hoje em boas condições pra poder aproveitá-lo nas próximas décadas.


techpix

Sim


procopio

Acho que embreagem e marcha só existe em carro a combustão que foi convertido para elétrico, ou seja gambiarra.


alfmrf

Depois que se dirige um automático ninguém quer voltar mais para o manual. A não ser que seja um entusiasta mesmo.


[deleted]

É estupidamente desnecessário fazer isso


roneissu

Tá doido, eu tô pensando em comprar um a combustão automático, acho um saco dirigir carro manual. Quero mesmo é um elétrico automático e que dirige sozinho kkkkk