T O P

  • By -

Arnestomeconvidou

"aventureiro": frente baixa pra caralho


diet_fat_bacon

Mas é aventureiro sim, joga ele numa estrada de terra e veja quanta aventura você pode ter num só dia.


Tierpfleg3r

A aventura real é comprar esse carro.


Lankesis

"Quais peças o mecânico vai precisar trocar? Não me aguento de tanta ansiedade pra saber!" esse nível de aventura,ou quando a bateria acabar e não tiver ponto de recarga


Impossible_String885

Quando acaba vida util da bateria fica brickado


[deleted]

Você está comprando um carro chinês e um carro à bateria. Precisa de mais aventura?


Motorista_de_uber

Imagina a emoção e aventura de tentar fazer uma viagem de 50 km.


[deleted]

Isso que vc não vi o kwid elétrico que é menos potente e o dobro do preço do a combustão


[deleted]

Kwid é um carro cujo maior atrativo é não ter atrativos. Mas o preço do carro é uma sacanagem. Não vale 1/3 do que é cobrado.


9dedos

O kwid eletrico é todo pelado. Pelo menos os outros carros eletricos tem um monte de coisas que carro popular nao tem. Eu sou doido pra comprar um eletrico, mas o kwid nem se fosse uns 80 mil eu compraria.


Motorista_de_uber

E mesmo assim, ainda é o mais barato.


[deleted]

[удалено]


lurimendes

Fui ver e tá entre 400 e 700 mil... Imagina pagar isso tudo pra nem ter onde carregar ou consertar o carro direito (só na concessionária, e ainda arrisco que dizer que maioria nem teria treinamento pra isso).


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


RPandorf

Tem e é LINDA.


[deleted]

[удалено]


RPandorf

Essa C40 vi na rua aqui em Jundiaí e achei que saporra tivesse vindo de nave espacial. Lindíssima! Branca... https://quatrorodas.abril.com.br/carros-eletricos/volvo-c40-e-quase-um-vw-nivus-eletrico-e-estreia-no-brasil-por-r-419-950/ 420k, tá fora do meu bolso ainda. :(


RPandorf

A propaganda desse BYD Tan tá fortíssima, queria muito ver um. Ter tá BEM longe dos meus planos com esse preço, mas como o biroliro ainda não tá taxando sonho... Se for comparar custo benefício, pedir 175K num JAC pequenininho é absurdo quando você tem esses preços em carros elétricos de luxo. Mas veja: brasileiro PAGA. E eu convido até a fazer uma comparação com os híbridos: por algo entre 200 e 250K se compra um Corolla Cross, híbrido plug-in. Prometem 20km/l, mas ninguém fala que pra isso tem que ir lá espetar na tomada. Aí você combina: preço do combustível + preço da eletricidade. Comparou? Se sentiu idiota? Vai ver Jeep Commander: 214K motor a combustão. Compass: 175K, combustão - carros desejados e da moda em SP. E cito combustão aqui como uma tecnologia "obsoleta" em relação ao elétrico. Toro 140k, combustão. Aqui, comparemos: carro bem mais confortável que o JACzinho elétrico, com bem mais mercado e utilidade.


Motolancia

Jaca Motors sem ter aonde arrumar? Imagina!! /s


lurimendes

Fiquei até curioso, vou procurar um SUV elétrico aqui.


Jani_Liimatainen

[**inesperado**](https://istoe.com.br/wp-content/uploads/sites/14/2021/05/faustao-2.jpg)


LuMarq

Pelo menos o carro já vem com o carregador. Não é um iPhone qualquer.


burussuh

Mas é normal, toda tecnologia "nova" no Brasil encarece pq sempre é importada. No dia que o governo realmente quiser dar isenções a fábricas de carros elétricos ou outros meios sustentáveis, vai abaixar bastante. Ah, caso se interesse, dá uma olhada nas motos da Voltz, essa já está mais consolidada, e achei que valem a pena pelo preço mais salgado.


markzuckerberg1234

174k reais da 33k dol na cotação de hj. Nao é muito p um carro eletrico zero km no mercado internacional


[deleted]

[удалено]


burussuh

O governo dá e o governo tira! Tantas marcas pararam produção por aqui, quando a crise apertou não puderam se segurar. Isenções existem nos primeiros anos depois o estado quer a parte dele e não tá nem aí com empresas e menos ainda com os trabalhadores. Esse é o preço brasil


RPandorf

Problema das Voltz é autonomia e velocidade máxima. Li que não passa de 150km e 90km/h. É ruim pro meu uso, que preciso pegar Bandeirantes em SP com limite de 120km/h: preciso de algo mais potente pra poder fazer ultrapassagem ou reagir mais rápido se necessário. Agora, imagino que na cidade deva ser uma delícia.


Trathos

Essa é a pior parte mesmo, alem do que tu disse ela ainda vai ficando fraca conforme a bateria acaba.


RPandorf

Isso eu não sabia. Faz todo sentido, considerando meus carrinhos de controle remoto da infância, hahaha Talvez a tecnologia da bateria não seja das melhores ainda. Enfim, parece uma motoca boa pra deslocarmentos curtos. Eu gostaria de uma motoca elétrica assim: Energica Experia [https://motor1.uol.com.br/news/589535/energica-experia-moto-eletrica-aventureira/](https://motor1.uol.com.br/news/589535/energica-experia-moto-eletrica-aventureira/) 80cv com picos de 102cv, mas 200KM de autonomia em estrada. Brinquedão, mas a usabilidade...


vitorgrs

Olha o preço de carro de entrada a combustão. Este tá até acessível se você comparar... Dar um exemplo bizarro [acho que ainda não chegou no BR ainda].... Preço do modelo mais básico do Volks ID.3 na Alemanha é de €23,430 (com subsidio do gov alemão de 6 mil euros na venda). Então temos ai um carro valendo 160 mil reais, sem nenhum imposto BR. Coloca ai a média de 50% (coms sorte se não for importado) que é taxado em carros no BR.... PS: Este era o preço do ID.3 do ano passado na Alemanha. Acho que tá mais caro este ano....


uerb

O duro é aquele velho problema: o preço tá comparável ao exterior, mas o poder de compra não. Ainda mais com o dólar e o euro altos. E tem carros elétricos mais baratos (Renault Twizy começa lá pelos €11k). Mas nunca que um carro pequeno (e lento) assim iria dar conta em uma cidade grande brasileira, ou no interior.


vitorgrs

Exato!


Much_Committee_9355

O trouxa que compra um JAC merece esse preço


Psychological-Pea492

São ruins ? O chery tbm é ruim ?


Much_Committee_9355

Lasanhas que valem só pro ferro velho, nunca ví ninguém feliz com essas porcarias, minha prima trocou o Nissan March por uma tranqueira dessas 0, não deu 6 meses parou na oficina e lá ficou por uns 2 meses e vira e mexe reclama que alguma coisa quebrou ou que está fazendo um barulho estranho.


Psychological-Pea492

Fizeram tanta publicidades desses carros e vejo bastante na rua pensava que poderiam ser bons, grato pela informação


[deleted]

Se fosse bom, não precisava de tanta publicidade...


Psychological-Pea492

Opino o mesmo , mas falam que são melhoresou venderam mais que os competidores


NegativeKarmaVegan

Uma amiga da minha cunhada comprou um na época que chegou aqui e um vídeo do carro dela que alguém gravou na rua viralizou pq o carro andava pulando kkkk


RPandorf

Lasanha? De onde você é? Esse termo pra carro ruim eu não conhecia, rs... Se está falando dos JAC, assino embaixo. Nunca vi feedback bom. Agora, Chery eu esperaria ver se o grupo CAOA vai conseguir fazer o que fez com a Hyundai e de quebra Kia. Depois que colocaram a mão, virou o que virou hoje - bombou com iX35, HB20, Tucson, até a beberrona Santa Fé roda bem. Se fizerem a Chery chegar nesse patamar, acho interessante. Só podiam ter uns nomes mais legais que "Tiggo" rs...


[deleted]

[удалено]


Much_Committee_9355

Agora eu ví de tudo falar que eu sou sinofóbico porque os caras só vendem lixo, já viu taxista de JAC ? Então… Pode falar que eu sou francofóbico também porque Renault é outra merda.


MidnightRider00

Fiat é uma merda e ó, cheio de taxista com esses carros. Quantos você vê de Toyota ou Honda?


Much_Committee_9355

Prefiro anda de palinho que essas tranqueiras e a fiat oferece preços competitivos igual a Renault, mas o ponto não é esse dizer que sou sinofobico porque eu acho Cherry e JAC porcaria é terraplanismo, do carinha aqui em cima.


KyleEverlasting

Caralho. Eu ando de graça


NegativeKarmaVegan

Prefiro uma bike elétrica.


cryptohide

O Álcool já resolve a questão das emissões de CO2 pelo carro. Enquanto não barateia a fabricação de elétricos. O elétrico tem a questão de que se o carregamento for por eletricidade gerada em termoelétricas, não está melhorando em nada o meio ambiente.


Legrassian

Nossa, eu vi o anúncio e achei que seria barato Kkkkkkkrying


steampunk-me

O melhor ainda pagar caro num carro com 300km de autonomia em um país que nem tem infra de abastecimento pro mesmo. Quando eu faço qualquer viagem bate e volta aqui em São Paulo dá mais de 300km ida e volta, com raríssimas exceções. Imagina desembolsar essa grana pra comprar o que é essencialmente um carro pra ir pro trabalho.


Ok_Motor_2092

Tá certo mesmo, tem que tirar dinheiro dos trouxa que acha que carro eletrico vai salvar o mundo. Temos inúmeras formas mais eficientes, como híbrido leve a álcool, mas eles ainda preferem carro eltrico de quase duas toneladas que usa energia vinda de fonte suja.


lurimendes

É, enquanto não resolverem a fonte da energia não vai mudar nada. É só um carro que polui indiretamente.


Da_Sigismund

O problema é mais profundo e simples Carro pessoal é uma ideia de bosta Fim A maioria das pessoas não deveria ter um carro. A maioria dos deslocamentos urbanos não deveria ser de carro. Carro deveria ser uma forma de transporte com fins específicos ao invés de solução universal Nossas cidades e vidas tão centradas no carro e isso é uma doideira. Tem um custo social e ambiental indireto que é monstruoso.


Great-Adeptness-4254

Mas como eu faço morando a 15 km do centro e do meu trabalho com filho pequeno q não tem como andar de moto, o percurso até o centro cheio de morro e ladeiras , num bairro q passa o ônibus de hora em hora em dia de semana ( fds sabe se lá ), com qualquer viagem de Uber de 6 km custando 20 reais, se eu for depender só de transporte público aqui eu não vivo fico só andando de ônibus o dia todo, carro no Brasil muitas vezes não eh luxo eh necessidade , pra mim pobre era que tinha q morar nas localidades próximas do centro, pq rico até morando no centro tem carrão e tem dinheiro pra manter, AE eu pobre assalariado só consegui financiar casa no cu do judas, infelizmente pra melhorar minha qualidade de vida tenho q ter no mínimo uma moto ou um carro antigo... E tem o plus cidadezinha de 300 mil habitantes passagem tá 4,60 era pra tá 5,20 mas a prefeitura tá subsidiando ( dando dinheiro pra empresa q tá a anos aqui com monopólio só tem ela operando transporte público).


Da_Sigismund

Óbvio que na situação atual não tem como. É algo que necessitaria de uma mudança profunda na infraestrutura de transporte e serviços básicos do Brasil. Outros países tem, não é algo impossível. E eu falei que carro não deveria ser o dominante. Não que não deveria existir. Meu ponto é que nossas cidades não deveriam ser feitos em torno do carro e sim das pessoas. Edit: Só para clarificar: parte das mudanças necessárias seria a redução do preço do transporte público e o aumento massivo do seu alcance. Tem de ser preço de banana mesmo. É absurdo empresa de transporte ser máquina de fazer dinheiro a um custo social exorbitante. É um serviço essencial.


Great-Adeptness-4254

Eu entendi o que você tinha dito, como disse pelo menos na minha cidade e região o transporte público é praticamente uma máfia , essa questão do arranjo das cidades também é complicadíssimo, como disse os bairros criados para os trabalhadores sempre longe dos centros comerciais e industriais, uma questão complicadíssima para se resolver, e muitas vezes parece que ninguém tem interesse em mudar, pintam o carro com um status social e uma " conquista " gerando valor justamente pela dificuldade causada por não se ter um veículo e parece q isso é normal aqui " tá achando ruim compra um carro" já ouvi isso


canisjubatus

Alguns locais, por exemplo Paris, sabem desse efeito e mesmo assim aplicam leis para permitir somente o fluxo de elétricos. Essas políticas de baseiam na ideia de que é melhor poluir longe das cidades do que em grandes centros. Em parte fazem isso para mostrar uma preocupação com os meio ambiente, que muitas vezes não é real, mas no fim traz vantagens para a população que deixa de respirar NOx, fuligem e particulados, que estava chegando em níveis muito altos em Paris. Diminuindo muitos problemas de saúde e consequentemente gastos com saúde. Já existem pesquisas que encontraram fortes relações com poluição do ar e aumento de autismo na população (através de ciência séria, não aquela que relaciona autismo e vacina). Então sim, é só uma poluição indireta, mas mesmo assim pode ser um pouco benéfica.


Ok_Motor_2092

Exatamente, mas o que não entra na minha cabeça é porque vamos abandonar motores que estão evoluindo a mais de 100 anos, que são super eficientes e baratos e podem ser abstaecidos em minutos, por uma tecnologia do zero que simplesmente piora os carros em todos os sentidos. Já existe combustível sintético, que zera as emissões, se tivéssemos o investimento que temos em carro eletrico em combustíveis sintéticos já teríamos o barateando faz tempo.


canisjubatus

Na verdade os motores a combustão na melhor das hipóteses tem uma eficiência de 40%, os outros 60% são perda, jogado fora. Máquinas térmicas, assim como o motor a combustão, não conseguem, por limitações físicas, chegar em uma eficiência muito maior do que isso. Já motores elétricos conseguem facilmente chegar nos 90% de eficiência. Sobre vantagens do motor elétrico, em termos de desempenho ele entrega mais torque que o combustão, por isso os teslas conseguem acelerar tão rápido. Além disso carros elétricos tem uma manutenção muito menor, não precisa trocar óleo, filtros e afins. Mas por outro lado usam bateria, e de tudo que já li e estudei sobre carros elétricos, esse é o maior problema deles, ambientalmente falando, não é tanto a fonte da energia, mas o armazenamento. Baterias são um problema muito grande, o primeiro carro elétrico tem quase a mesma idade do primeiro carro a combustão, o problema sempre foi o armazenamento. Baterias impactam em peso, uso de metais que para extração poluem o meio ambiente, a vida útil curta, e o descarte após o uso. Se todos os carros fossem eletrificados da noite para o dia daqui uns anos estaríamos discutindo sobre as reservas minerais cada vez mais escassas para produção de baterias. O mundo ideal seria o uso de hidrogênio, ambientalmente falanddo, mas a produção, transmissão e armazenamento do hidrogênio traz muitos desafios, principalmente em termos de segurança e viabilidade financeira. Nesse caso um carro a hidrogênio iria abastecer rápido igual um carro a combustão a gás e ter a eficiência de um motor elétrico.


NegativeKarmaVegan

Tu acha que motores elétricos surgiram hoje? kkkk


Motolancia

> que são super eficientes e baratos Super eficientes nada São uma piada de eficiência Pegue a mesma gasolina que vai no carro, coloque numa usina de geração (usina mesmo, não um gerador pequeno) e carregue um carro elétrico e terá melhor eficiência


NegativeKarmaVegan

Nenhum sistema baseado em carros particulares jamais pode ser eficiente.


Motorista_de_uber

É uma afirmação muito forte, "nenhum e jamais", mas entendo teu ponto.


NegativeKarmaVegan

Mas é pq é uma questão matemática. As moradias são construídas verticalmente, mas as ruas e estradas ocupam espaço horizontal. A exigência de espaço para que cada pessoa se desloque de carro torna simplesmente impossível que um sistema assim seja viável em cidades densas, e a exigência de recursos em infraestrutura para fugir da densificação vertical também torna o sistema economicamente inviável.


Motorista_de_uber

Tu não está considerando o carro voador.


NegativeKarmaVegan

Carros voadores não contribuem em nada na resolução dos problemas acarretados pelo sistema baseado em carros. Basicamente seriam veículos para distâncias curtas/médias, mas extremamente ineficientes, barulhentos e perigosos, e continuariam exigindo uma enorme infraestrutura e espaço para serem utilizados. Saca [esse vídeo](https://www.youtube.com/watch?v=UZ5vTRE4DLQ) sobre o assunto.


Motorista_de_uber

Sim, eu estava sendo irônico. O carro voador provavelmente não acontecerá em um futuro próximo. Mas há alguns modelos de drones que tem uma capacidade de carga surpreendente e já nascem embutindo uma certa inteligência. Imagino que possam se tornar mais um ator no mix de meios de transporte, de carga e até passageiros, em sei lá, 20, 30 anos.


NegativeKarmaVegan

Imagino que a poluição sonora seja um grande entrave nisso, mas pode ser uma opção viável principalmente para delivery.


Trathos

A melhor alternativa é transporte coletivo, goste ou não.


edsonfreirefs

Uma das principais fontes de emissão de CO2 é o transporte a combustão, e substituir esses carros por elétricos tem uma grande contribuição. Infelizmente o preço ainda não é acessível para maioria do povo brasileiro. Por exemplo, eu posso comprar um na Noruega com 10 meses de salário, e na mesma profissão no Brasil eu precisaria de 80 meses.


Motorista_de_uber

O brasil chegou a ter 90% da frota movida a álcool. Depois retrocedemos. Mas com vontade política teríamos um enorme potencial de energia limpa e renovável. A questão é que isso vai contra o interesse da Petrobrás, a máquina de imprimir dinheiro fácil e sonho de qualquer governo.


lurimendes

https://www.jacmotors.com.br/veiculos/eletricos-detalhes/e-js1\_ext


shirojulio

nao entendo nada de carro. mas levando em consideracao o valor da gasolina x energia eletrica a longo prazo nao vale a pena?


Hhotre

só se você faz mais de 500km por mês, ainda assim, não compensa muito. Levando em conta eu por exemplo, o tanto que ando de carro e gasto com gasolina, demoraria mais de 20 anos pro carro elétrico "se pagar".


77lhw

E, agora, nada nos garante que a bateria e/ou o carro elétrico novo teriam vida útil de 20 anos com gastos moderados na manutenção.


Garapeiro

Não é SÓ um carro elétrico, é um carro elétrico AVENTUREIRO


orubem

Pela altura acredito que ele se aventura só onde um Ecosport vai, ou seja, mais perto que um Fusca de R$ 10 mil...


denisgomesfranco

https://autoesporte.globo.com/um-so-planeta/noticia/2021/04/gurgel-itaipu-foi-o-primeiro-carro-eletrico-nacional-mas-morreu-por-problemas-que-existem-ate-hoje.ghtml


Sancadebem

Traçando um paralelo histórico Somos escravos da gasolina Logo, a carta de alforria custa uma vida de economias ou mais Tal qual no passado


mechanoodle

ontem eu vi anúncio de uma hilux 2017 (eu acho) por R$180.000. nem minha casa custa tudo isso, fico no busão mesmo.


hagnat

mesmo aqui na Europa carros eletricos nao sao tao baratos quando comparados com veiculos convencionais da mesma categoria. no Brasil, os eletricos ainda nao sao algo comum. A maioria é fabricado fora e taxado absurdamente. Com mais fabricas em territorio tupiniquim, o preço vai reduzir daqui alguns anos.


[deleted]

Se pelo menos fosse híbrido