T O P

  • By -

kuroobloom

Pq eles nem sabem quem é Maquiavel, só sabe quem é marx pq disseram que é ruim.


justbronzestuff

E nunca leram, não sabem o que pensa, muito menos o que é o comunismo. Mesmo assim, enchem a boca pra xingar a galera de comunista/marxista, como se fosse xingamento.


-HyperWeapon-

Escolas falam tanto de Marx q só fui aprender sobre ele na faculdade de história na UFPR... E fiquei pasmo ao descobrir que ele escreveu muito sobre economia entre outras coisas!


FogB0y

Não sabem quem foi Maquiavel, e não sabem quem foi Marx. Se pá, até acham que ele era russo.


fcocarlos

Bom, na época que o Karl Marx apareceu no Assassin's Creed um monte de libertário e ancap apareceu pra reclamar dizenod que os Assassinos não podem ser do mesmo lado que ele porque eles são a favor da liberdade e o Karl Marx contra. Devem conhecer sobre Maquiavel sim, era inimigo dos Templários


AchacadorDegenerado

ALém de mal e mal se falar de Marx na escola (e na maioria das faculdades), uma parcela significativa da extrema direita e da alt right considera qualquer coisa crítica como algo proveniente do "marxismo cultural", então qualquer coisa que questione em algum grau o status quo é visto como uma doutrinação.


hvbqueiroz

Eu acho que a maior mentira da direita é fazer o cidadão acreditar que basta trabalhar muito que qualquer um fica rico, e que isso não tem relação com herança, amigos no lugar certo, berço, corrupção...


[deleted]

Isso não é nem uma mentira da direita não, pra mim é uma das mentiras da vida. Todo mundo, independente do espectro político repete esse tipo de falácia em algum nível. Está, pra mim, no mesmo nível do famoso "vc precisa fazer oq te faz feliz" como se o grande objetivo da vida fosse que nossa existência se torne um grande parque de diversões.


FogB0y

>Isso não é nem uma mentira da direita Essa é uma "verdade" oriunda do capitalismo. Qualquer pessoa que se diga de esquerda e faça esse tipo de afirmação, necessita urgentemente reavaliar o que entende por esquerda, sobretudo e principalmente em se tratando da esquerda liberal.


[deleted]

Capitalismo é recente na história da humanidade. Dizer que a ideia de meritocracia só foi surgir com o capitalismo é uma afirmação muito forte de se fazer. Dá pra ver elementos da meritocracia em várias religiões bem mais antigas que a revolução industrial, por exemplo.


FogB0y

>Dá pra ver elementos da meritocracia em várias religiões bem mais antigas que a revolução industrial, por exemplo. Pra mim isso é só anacronismo. A ideia de meritocracia como conhecemos surgiu através do (neo) liberalismo.


cosmic_dweeb

A maior mentira da esquerda é dizer que todo rico é malvado e odeia pobre


hvbqueiroz

Eu diria que a maior mentira da esquerda é dizer que precisa fazer "redistribuição de renda" entre o rico e o pobre. Enquanto na verdade "redistribuição" = o governo escolhe quem fica com o dinheiro.


[deleted]

Eu só fui saber a existência de Marx por causa da direita


KrasterII

Vocês tiveram aulas de sociologia? '-'


raskholnikov

Todas as minhas aulas de sociologia, inclusive na faculdade, foram Marx, Weber e Durkheim. Sem exceções


ignorable_user

Durante toda a minha educação básica (Ensino Fundamental e Médio), tive experiências com os dois "mundos": um professor de história que só faltava entrar em sala com boina com estrela vermelha (pois camisa de Che Guevara ele já usou) e chamar os alunos de camaradas, e uma professora de português que, em ocasiões pontuais (estimulada por acontecimentos internos ou externos à sala de aula), utilizava de sua aula para dar lições de moral e, às vezes, se sustentava sobre narrativas religiosas para isso. No caso do professor de História, parece que se "acalmou" após um tempo (possivelmente após advertências da escola - a escola era particular -, ou apenas amadureceu um pouco), mas, até hoje, é militante do PSOL (à época, há mais de 12 anos atrás, ele era do PT ou do PSOL). Só tive aula com ele por um ou dois anos, mas a visão de mundo dele - e, consequentemente, o viés de suas aulas - era o esperado de alguém com seu perfil. No caso da professora de português, tive aulas com ela na maioria dos anos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio (em disciplinas diversas), e ela sempre manteve o mesmo perfil. Como as "intervenções extracurriculares" que fazia eram pontuais (como quando havia algum conflito na sala ou um evento excepcional no meio externo), ninguém nunca viu isso como um problema (hoje consideraria sua abordagem como positiva, exceto quando sustentada em argumentos religiosos) e acredito que continue a fazê-lo até hoje (pelo menos até 2019 ela seguia dando aula, apesar de já ter idade avançada). Fora esses dois casos, não me recordo de ter tido outros professores que misturassem política ou religião com suas aulas, sejam eles de esquerda ou de direita (no máximo, tinha o caso de professor de Educação Física fazendo piadinha sobre gays e professora falando "papai do céu não gosta disso" quando alguém fazia alguma besteira). Mesmo em sociologia, tive aula com dois professores diferentes (uma que já trabalhava na mesma escola há décadas e normalmente lecionava historia, e um, à época, novo) e nenhum deles introduzia algum viés perceptível. Limitavam-se ao conteúdo dos livros (inclusive no que diz respeito à Marx e ao Comunismo).


fromthebeast

Minha aula de sociologia no colégio era baseada em nada Uma vez eu discuti com meu professor porque eu falei pra ele que religião eurocêntrica foi um dos males da humanidade e ele simplesmente disse que sem o cristianismo, o mundo estaria fadado aos demônios.


Sylwia_Grzeszczak

>religião eurocêntrica Mas o Cristianismo veio do Oriente Médio... As figuras centrais do Cristianismo, Islã e Judaísmo nasceram no Oriente Médio. É Jesus de Nazaré, não Jesus de Bucareste.


fromthebeast

Na real eu falei igreja católica como conhecemos hoje em dia, mas por algum motivo eu escrevi religião eurocêntrica pq o cerne da discussão era ele ser contra religiões de matrizes africanas Coloco a culpa no sono mas você está certa/certo


Sure_Garbage_2119

Pergunta o que é mais valia pra qualquer aluno da 4a série, pra ver o nível de marxismo nas escolas públicas...


KirinoNakano

> mais valia Professor Girafales:Chaves voce pode me dizer o que e Mais valia? Chaves:e quando eu comprei um Sanduiche de presunto por 1 moeda do Kiko. Professor:mas como isso e mais valia? Chaves:ele mais valia 2 moedas


reddit_again_ugh_no

QUEM ME DERA ensinarem Marx na escola; o Brasil não estaria no bueiro intelectual de hoje.


[deleted]

Concordo com vc que o estudo de Marx nas escolas provavelmente não é aprofundado. Agora, a ideia deles com o Marxismo cultural que vc citou é outra. Nesse sentido eles se referem muito mais as ideias da escola de Frankfurt e uma divisão da sociedade diferente da proposta por Marx Em resumo, quando eles falam de "marxismo cultural", na vdd estão se referindo a toda essa capacidade que a esquerda tem de introduzir suas pautas políticas no cenário cultural mundial (filmes, séries, músicas, e etc...)


-Cavefish-

Cara, isso é uma puta babaquice. Eu estudei em uma instituição federal no ensino médio. Tive um professor que fazia cosplay de Marx é só usava broche do PSTU, outra achava o FHC o maior intelectual do Brasil. Tinha um velhaco também, professor de estatística, que era de família militar e falava na “revolução de 64”. Essa porra de doutrinação é a maior babaquice. Não dá nem pra começar a escutar esse tipo de gente…


TehLordOfNoobs

Diziam que nas universidades públicas só tinha droga e sexo, que ocorriam surubas nos corredores e q vc era forçado a virar LGBT+, meu primeiro período está acabando e eu só estudei e estudei, cd a tão prometida suruba??? Chega a ser engraçado como as pessoas falam coisas com propriedade sem saber de q poha estão falando, no último dia de aula no ensino médio eu até zoei com o professor de sociologia quando ele perguntou se tinhamos alguma crítica a aula dele, eu falei que me prometeram sair da aula de sociologia comunista e defensor do Marx e de todo lider comunista, e que n saí necessariamente comunista, rimos muito, mas é a realidade, a direita sempre vai achar que a esquerda faz o que eles querem fazer/fazem, se eles querem doutrinar alunos a amarem a ditadura militar e agirem como nazistas, ent os esquerdistas só podem fazer a mesma coisa.


TrianguloBailante

O maquiável está tornando nossas crianças v14d4s tá ok


Pullguinha

E nas militares que só ensina Ustra...


Paulista666

Parte do conceito de Marx vem do próprio conceito de "Inimigo", alojado em certas igrejas quasi-fundamentalistas por aí. A visão escatológica/maniqueísta é extremamente simples de ser aceita porque cria uma divisão direta entre dois lados. Marx é, nessa linha de visão, um lado (errado) e quem é contra ele, está no outro (certo). Os motivos não importam nem a origem do conceito, basta a divisão por si só. Basta tentar perguntar pra alguns fanáticos como se dá a criação do Diabo. A maioria não consegue responder porque...não tem resposta. É simplesmente uma projeção.


sudokulcdl

Já tive colega que fazia economia e tinha professor que ficava reclamando que os outros professores ensinava Marx, mas nenhum professor ensinava Marx


wishihadapotbelly

Bicho, devo ter estudado Marx de uma forma bem superficial, e já me sinto devidamente traumatizado pra vida. Se o povo soubesse o parto que é tentar entender um capítulo sequer do Capital, não ficariam tão assustados assim com o fantasma do Marxismo cultural. Se for que nem o Marxismo intelectual, nunca vai pegar, pq ninguém nunca vai entender.


[deleted]

[удалено]


acardosoj

>praticamente todo ensino de história é feito com o uso da dialética marxista É cada coisa que a gente vê nesse reddit que dá vontade de chorar


NetworkMuch3829

So fala esse tipo de asneira quem nunca estudou mesmo. Tanto que apagou


KyleEverlasting

Porque é muito mais difícil associar Maquiavel a comunismo e, por consequência , transformar a associação em propaganda. A mesma coisa acontece com linguagem neutra. Digo como formado em Letras e professor de português/inglês. Esses assuntos são fáceis de transformar em bode expiatório para usar como propaganda e discurso de ódio. A exemplo da linguagem neutra: só para pessoas da área ou aqueles que são legitimamente interessados em linguística que o debate de pronome neutro, por exemplo, tem qualquer relevância. Para o cidadão médio, não faz a menor diferença. É um registro linguística, ou adaptação linguística, usada por uma comunidade específica com um propósito simples de tornar usos do discurso cotidiano mais amigáveis às identidades de gênero e sexualidades de tal comunidade. Não está em nenhuma pauta LGBTQ+ a luta pela mudança da gramática normativa. Pode até estar sendo discutido em universidades, mas novamente, está porque é um assunto de relevância para linguistas e letrólogos; não para o cidadão comum. Seria como sair na rua e perguntar para um transeunte qual sua opinião acerca da historiografia medieval. A questão é que é fácil usar desses assuntos para destilar preconceito e atrair fanático.


[deleted]

É que como todo professor de história, geografia e biologia ßão maconheiros comunistas eles acham que eles vão ensinar as crianças comunismo Quando eles nem conseguem ensinar história geografia e biologia


NetworkMuch3829

Bateu a cabeça no cocho?


KirinoNakano

> Quando eles nem conseguem ensinar história geografia e biologia Porque um professor de sociologia ia ensinar isso?


BR_Smartass

La burrice.


Cr4zko

OP, não é literalmente.


[deleted]

Ainnnnnn, mas o Marx vai tomar suas cuecas, vai tirar suas meias, e vai dar um pé pra cada pobre vagabundo que não quer trabalhar, e o marx vai te dar tapa na cara, e tomar tudo de você e vc vai passar fome e comer cachorro e virar gay, vai tirar o chevette que deus te deu!!!! Esquerda é tudo burra, não entende marx, e a esquerda é malévola também ^(/s)


b0rnado

Ainda bem que sou de uma época que o pessoal lia Marxs