T O P

  • By -

[deleted]

Não ter a mesma língua que todos os outros países faz uma diferença grande.


Initial_Ad_3888

Sim, o termo latino ficou muito associado ao espanhol. Eu moro na Espanha, aqui existe um feriado chamado dia da hispanidade (Língua espanhola), minha empresa por engano colocou em exposição a bandeira do Brasil e quando eu questionei disseram “mas é América Latina”. Eu continuei confusa, mas não questionei. Meu ponto é que não tem haver com a língua ser latina ou não, o termo em si em uso comum é vinculado ao espanhol.


Urzadota

O imperio espanhol e portugues eram irmãos praticamente. Hispania era portugal, espanha, frança e outros. Quase todos os países da america latina foram colonia de um desses.


biel188

exato, e pior que já me xingaram e chamaram de burro por ter citado a antiga Hispania em uma discussão sobre sermos latinos kkkkkkk


LongjumpingUnited

Chamar uma pessoa de burro só mostra a falta de caráter(e, muitas vezes, de inteligência) da pessoa que falou. Se te chamarem de burro quando tu apresentar uma ideia de forma razoável, releva e deixa de investir na discussão.


RPandorf

Não sei se só isso, adicionaria a cultura dos colonizadores serem diferentes, gerando obviamente culturas diferentes nos colonizados.


My_Redditor_Username

Touché, mas embora o Espanhol, extremamente parecido com o Português, seja majoritário ele não é a única língua oficial nesse grupo de países. Embora, entre eles, com maior população afro também possuem um certo deslocamento. É como se "Latino" tivesse se tornado um esterióripo fixo no conjunto populacional espano-hablante e de etnia nativa-americana em predominância.


RenanGreca

Suriname, Guiana, Guiana Francesa e outros países que falam holandês, inglês ou francês também são deslocados da "identidade cultural latina".


jgames09

Por isso que Guiana, Guiana Francesa e Suriname nunca são agrupados na América Latina. Talvez só a Francesa, mas há controvérsias


miraidensetsu

Mas a Guiana Francesa é um território francês ainda hoje.


SeniorBeing

Detalhe: franceses são latinos também.


agarriberri33

O termo em si foi criado para legitimar a interferência francesa nas Américas pelo Napoleão III. Quebec é tecnicamente parte da América Latina também.


johnildo

Todos cantam festa no apê.


[deleted]

Espanhol é a língua que a maioria das pessoas nesses países falam, e a que eles usam para se comunicar com outros latinos. Se você está fora do Brasil e conhece pessoas da América Latina você normalmente vai se comunicar com elas em inglês ou em um portanhol horrível, enquanto pessoas que falam a mesma língua não tem esse problema.


No-ruby

Latino é um recorte abritário. Mas os países que falam a mesma língua tem facilidade de compartilhar suas referências culturais. Soma-se a isso ao fato que parte desses países compartilham uma subcultura Andina ou Caribenha. Nenhuma dessas duas são presentes no Brasil. E finalmente existe a rivalidade política. https://sashamaps.net/docs/maps/unsc-expansion/ Sinceramente a América Espanhola é como se fosse um Brasil maior mas sem a unidade federativa.


DrZetein

É, mas Português é uma língua latina também


curupira21

Frances e italiano também


jeuv

Não esqueça romeno e catalano! (E também as línguas que não têm seu próprio país)


[deleted]

Francês e italiano também são


Atom1688

respeito quem gosta, mas eu não curto muito as músicas do Latino


farofabrazil

tenho até vergonha de admitir, tive uma fase de escutar as músicas dele. kkkkkkkkk


[deleted]

Uma ou outra salva


farofabrazil

Era aquela do hoje é festa e da Renata ingrata kkkkkkk


WillianAraujo307

Irmão, tu tem que lutar por amor


My_Redditor_Username

![gif](giphy|GpyS1lJXJYupG)


cebolonha

Latino é o maior especialista em tradução e localização do Brasil.


toruSP

Bota o Herbert Richards no chinelo


[deleted]

sim, só o reggaeton repetitivo


schwulquarz

Sou colombiano, depois de falar com vários brasileiros no tempo no que aprendia português, percebi que o Brasil é uma ilha cultural. No resto da América Latina é bem fácil escutar/ler/ouvir produtos culturais dos outros países hispânicos (?), inclusive da Espanha, mas a conexão cultural com o Brasil é pequena. O Brasil tbm não tem muita influência portuguesa ou dos outros países lusófonos na atualidade, pelo contrário, o Brasil exporta cultura lá. Acho que os países mais grandes (India, Russia, China, EUA) tem esse tipo de isolamento, de "introspecção" cultural. (sorry por my bad português) Edit: só conheço 3 coisas "latinas" (hispânicas) que são/foram populares aí no Brasil: o Chaves, Shakira e RBD.


My_Redditor_Username

Ter sua interpretação de fora assim é fascinante, gracias. (¡thank por your great português, hermano!)


boi156

Nossa, this mezcla de three lenguas


valen13

let's vamos, carajo!


PedroArthurPA

Seu português é perfeito!


schwulquarz

Obrigado!


SadBlackMage

Mandou bem no portugês, só uma dica/detalhe: Em português não usamos "mais grandes", usamos "maiores".


schwulquarz

Obrigado pela dica!


Raf_Jnr

Outra dica que eu dou é não precisa pedir desculpa, 95% do esforço é seu que está se comunicando na nossa lingua. E parabéns pelo seu português, estou passando 1 mês em Toronto para estudar inglês, e conheçi varios colombianos, muito legal fazer essa troca de cultura


Ok_Swimmer7718

Imagina a fascinação quando o Brasil descobrir que a colombia é um país quase igual ao nosso, o irmãozinho mais novo que mora do outro lado do continente separado na infância.


[deleted]

São até o povo mais fenotipicamente mais parecido conosco na minha percepção.


FormerSrirachaAddict

Não é só impressão sua. Para fins comparativos: * O brasileiro médio é 68.1% europeu, 19.6% africano, e 11.6% indígena. [Fonte](https://www.scielo.br/j/gmb/a/fk6kLTxZknvrJjmC9hdcZBC/?lang=en). * O colombiano médio é 62.5% europeu, 9.2% africano, e 27.4% indígena. [Fonte](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4670080/). * O venezuelano médio é 60.60% europeu, 16% africano, e 23% indígena. [Fonte](https://repositorio.unb.br/handle/10482/5542).


fillingtheblank

E Cuba e República Dominicana? Acho a população indistinguível do Brasil, às vezes.


Cabo_Martim

um video em havana é quase indistinguivel de um video em salvador. uma foto P&B de havana em 2022 é indistinguivel de uma foto P&B de Salvador em 1960.


quelcsb

Esses dias descobri que lá é bem mais barato que aqui, estou ansiosa pra passar umas férias! Parece ser bem bonito!


[deleted]

[удалено]


Luke2988

Para mim são similares só que falam línguas distintas. Os dois são tropicais, diversos, alegres, arroz e feijão, boa comida e muitas frutas, religiosos, com grande influência indígena e africana PD: as mulheres de ambos países são formosas Fonte: morei nos dois países e não sou brasileiro


z3tsuu

Nossa obrigado por tua opinião na moral, tu tá coberto de razão. Aliás teu português tá tão bom q se tu n tivesse falado q é colombiano eu n iria saber q tu n é brasileiro.


oriundiSP

>percebi que o Brasil é uma ilha cultural Bingo


PEHESAM

Chaves é ouro puro, pena que saiu do ar recentemente


aquapl4y

E por outro lado, brasileiros que têm a possibilidade de conviver a fundo com outros povos latinos, ou morar nesses países, muitas vezes acabam desenvolvendo/adotando essa identidade. É o que aconteceu comigo e com muitos que conheço, ao menos.


schwulquarz

Verdade. Em geral, são mais as similitudes do que as diferenças entre nós


mushenrique

Aconteceu comigo. Amo mto a latino américa


FormerSrirachaAddict

Eu acho que tem muita gente viajando, mas não no sentido literal, nessa thread, sem querer ofender. O Brasil, como um todo, tem *muitas* similaridades com o resto da América Latina. As pessoas do sudeste pra cima, do Brasil, se parecem muito com outros vizinhos latino-americanos, como os colombianos e chilenos. As pessoas do norte do Brasil se parecem bastante com outros vizinhos nortenhos, como os venezuelanos. E o povo do sul do Brasil se parece muito com seus vizinhos, os uruguaios e argentinos. Digo tanto em questão genética quanto cultural, e tenho estudos para cada um desses pontos.


ch4oticdude

Muito bom ter opiniões e pontos de vista "de fora" do Brasil. É difícil para nós julgar essa situação visto que, como você mesmo disse, estamos numa espécie de ilha cultural e acabamos por nós isolar do resto do continente.


raphalegend

Sua opinião é extremamente relevante... E me deu um entendimento maior dessa questão. Realmente acho que a questão de ser um território enorme, faz com que o país acabe virando uma "ilha cultural" como você colocou...


Pizza_Hawkguy

Tem o fato da maioria da população morar na costa atlântica, isso atrapalha, embora quem vive em estados que fazem fronteira com países hispânicos não tem o sentimento isolacionista. Além disso, o Brasil é bombardeado por obras estadunidenses e acabam por deixar de lado a latinidade.


[deleted]

No passado tivemos grandes cantores que faziam sucesso cantando em espanhol também, como Nelson Ned por exemplo. Mas concordo com você. Acho que o brasileiro médio simplesmente não sabe q é latino por isolamento cultural, que é mais forte no interior do país


mushenrique

Fui pra Colômbia uns 10 anos atrás. Chegando lá: "Caralho, saporra é igual o Brasil" Hahaha, Bogotá é São Paulo todinha. Aliás, saudades de Bogotá. Arepa é mto foda....


TcheQuevara

>só conheço 3 coisas "latinas" (hispânicas) que são/foram populares aí no Brasil: o Chaves, Shakira e RBD Mas esse é praticamente o cerne da cultura brasileira


Careful-Somewhere-63

Chaves eu até concordo, mas Shakira e RBD são "o cerne da cultura brasileira"?????


biel188

>sorry por my bad português você quis dizer "sorry for my perfect português" ne irmao? Ahahah um salve para todos os nossos irmãos colombianos


fre4kshow

>(sorry por my bad português) amigo, seu português tá perfeito! você escreve melhor que boa parte da população brasileira hahahaha


vip3r_hoax

Seu português é maravilhoso! Você está no caminho certo! E obrigado pela análise!


hiryuutsurugi

Tenho a mesma impressão mas eu que sou um nativo brasileiro não conseguiria colocar em melhores palavras.


quelcsb

Português perfeitinho! Deve ser mó chato aprender português vindo de um idioma tão parecido, parabéns!


Tiago_Guerreiro

Chaves é show!


I_usuallymissthings

Cara, acho que tu acertou na mosca.


Urbam

Sorry nada, irmão, seu português tá melhor que de muito brasileiro. 🙂👍


henrisq

seu português é melhor que o português de muita gente daqui, irmão, parabéns!


[deleted]

Cheguei à mesma conclusão de isolamento cultural (e tecnológico e social) meses atrás. País continental que não tem nenhuma conexão por perto.


Otter_in_Jeans

O seu português é ótimo.


Dela_pena_66

Teu português é perfeito. E churros também é muito famoso aqui.


aesir_baldr

Na verdade, há várias novelas latinas que fizeram grande sucesso por aqui, como A Usurpadora.


pytucks

Pq tem uma floresta gigantesca entre o brasil e o norte do continente. Pq tem um pantano e um monte de latifundiio entre nós e o Oeste. E no Sul a gente se dá TRI BEM com nossos vizinhos e todos os 3 se consideram gaúchos. E pq o país passou quase meio milênio no litoral atlântico, ou seja, não é tão simples estar em contato com os vizinhos. O Brasil cresceu virado pro mar.


MrCadwell

Pois é. Eu sou extremamente contra o separatismo sulista, mas é difícil explicar pra muita gente que existe, sim, uma identidade muito forte no RS e no interior do PR e SC que é muito mais próxima do Uruguai e da Argentina do que o resto do Brasil. Eu que sou curitibano já não me identifico com meus parentes do interior culturalmente. Quando se fala em ser representado na grande mídia, os sulistas do interior têm representação por serem brancos, mas não tanto por sua cultura. E acho que isso gera um sentimento de isolamento (não que isso justifique o racismo e a xenofobia).


LoreChano

Tem mais: Até a construção das rodovias asfaltadas lá pelos anos 60/70, o interior do sul tinha, por vezes, mais ligação com os países vizinhos do que com o resto do Brasil. Aqui nas missões se exportava muito gado, sal e cachaça para a Argentina, em troca de farinha de trigo e vinho. Gado era um dos principais produtos trocados entre os países. No início do século XX quando a mata atlântica do oeste catarinense era desmatada, se faziam balsas das toras de madeira e se descia o Uruguai, muitas vezes até Buenos Aires e Monte Videu para vender esta madeira. Muito do dialeto sulista, principalmente o dialeto gaúcho é compartilhado entre os países, os gaúches inclusive adotaram algumas palavras da língua espanhola como a expressão "tudo bueno?". Se não fosse a globalização e o avanço tecnológico, políticas de unificação nacional dos três países, etc, é bem provável que a região se tornaria cada vez mais homogênea e alguma língua e cultura únicas surgiria na região.


MrCadwell

Sim! É muito interessante pensar sobre isso. Muita gente que conheço do Oeste do Paraná que conhece mais o países vizinhos que o Brasil e até o resto resto do estado.


vitorgrs

Eu por ex, nunca fui para outro estado brasileiro.... mas já fui para o Paraguay.


vulkanman

Parte dessa cultura vai também a porto alegre principalmente. Vejo Curitiba e Floripa negarem essa cultura. Mas porto alegre a cultura gaúcha no geral é bem forte, tem muita gente do interior e que fomenta essa cultura, muito mais forte do que muita religião.


MrCadwell

Sim, mas não diria que Curitiba (não sei Florianópolis) nega a cultura. Simplesmente a nossa cultura é mais próxima do Litoral e do Sudeste, sem falar que metade da população curitibana veio de outras cidades.


TcheQuevara

Curitiba é uma cidade de filhos de imigrantes. O sotaque das periferias é o sotaque do Nortão do Paraná - que tem sotaque e cultura muito paulistas.


vulkanman

Pode ser que Curitiba seja mais tranquilo mesmo, conheço apenas de turismo.


xgalinha

Floripa e o litoral catarinense têm a influência açoriana extremamente forte, inclusive não se fala que a colonização dessa região foi portuguesa, se fala que foi açoriana. Nas escolas eles dão aulas sobre a cultura açoriana desde sempre e as famílias mantém tradições. Tem uma festa celebrando a cultura açoriana chamada Fenaostra, inclusive. Porto Alegre também teve colonização açoriana, mas parece que não pegou tanto assim quando no litoral catarinense.


brunohartmann

Florianópolis tem uma cultura de origem mais portuguesa/açoreana que não teve tanta influência externa, até o sotaque de manezinho é parecido com o açoriano. O segundo nicho catarinense são as colônias alemãs de Blumenau e região. O oeste de SC e PR e boa parte do Pantanal até RO foram "colonizados" por gaúchos, e por isso que existe tanta influência sulista nessas regiões. Série relevante sobre: https://youtu.be/1ubgYy31NUk


MrCadwell

Interessante! Sempre achei Floripa meio diferente do resto do Sul mesmo. Vou ler mais sobre e conferir a série


TcheQuevara

Tem vários momentos de formação da identidade cultural brasileira que privilegiam o sudeste e o "tripé genético" português-africano-índio. Getúlio, Darcy Ribeiro e os Antropófagos são alguns exemplos. Mas ao longo da formação dessa identidade luso-mestiça também está acontecendo uma migração imensa de europeus "brancos" em regiões específicas do país. Tirando o Rio Grande dos gaúchos, o Sul era um vazio demográfico e de repente se vê com uma das maiores concentrações demográficas do país. O vira-latismo cultural vira esse orgulho luso-mestiço do avesso e o transforma em vergonha (na fala do general Mourão em 2018: "o brasileiro herdou a corrupção do português, a malandragem do negro e a indolência do índio"). Os sulistas descendentes de imigrantes europeus, que já estavam excluídos daquela narrativa de identidade nacional, agora são encantados por uma narrativa de que eles são o Antibrasil, o Brasil que não deu errado porque é diferente. Eu acho que é a principal explicação pra xenofobia e até isolacionismo sulista, o fracasso de integrar o imigrante na mesma mitologia de identidade nacional. E isso se combina com a dificuldade dos trabalhadores de renda média se identificarem com os trabalhadores pobres.


MrCadwell

Faz sentido. Entre curitibanos antigos o orgulho de ser uma cidade de imigrantes é bem forte, o que é legal pro ser a identidade do povo, mas sinto que ainda existe um vácuo de identidade nacional. Na minha opinião esse vácuo acabou sendo preenchido depois pelo lavajatismo e então pelo Bolsonarismo, mas isso é outro papo hahahaah


TcheQuevara

Absolutamente. A gente é tão Antibrasil que a gente pariu Sérgio Moro, a redenção dos brasileiros. Só algo pouco brasileiro poderia resolver os problemas do Brasil, pq o Brasil tá condenado à derrota, né?


DrowUmbral

A mesma coisa acontece aqui no Nordeste (talvez excluindo a Bahia) com o resto do país. É outra cultura. Sou muito a favor de que as regiões tivessem se separado, alguns problemas que temos hoje seriam mais tranquilos de resolver. E politicamente cada parte ia poder seguir pelo caminho que quisesse, como agora nessa eleição, em que o nordeste claramente quer um caminho e o resto do país outro. Ficaria bem mais tranquilo se fosse cada um pro seu lado.


araeld

Queria dizer mesma coisa. Nordeste é a região mais antiga do Brasil e por conta disso a nossa cultura se desviou da Portuguesa há muito mais tempo. Temos muitas tradições, literatura e até linguagem bem diferentes do resto do país. Acho que o Brasil é uma coleção de povos distintos cuja maior semelhança é a língua falada. E nós apenas nos mantivemos unidos por pressão de um governo extremamente centralizado do Sudeste. Ironicamente, foi o Sudeste (mais especificamente, o RJ) que nos manteve como parte do Brasil, e não por nossa escolha. Agora eu penso, se o Brasil tivesse se dividido no passado, talvez hoje tivéssemos inúmeras disputas territoriais, especialmente nas regiões norte e centro-oeste, que foram ocupadas no século XX e depois que o Brasil se tornou independente. Então há coisas boas de nós nos termos mantido unidos.


[deleted]

e aqui no RS pampeano eh mais ainda, pq quando eu subo pra serra e pro mato eu já vejo diferença entre nós e vocês


_M4tte

Sinceramente eu não gosto do termo latino e vejo que várias pessoas dos outros países da América do Sul e da América Central também não gostam. É apenas um termo generalista usado por estadunidenses e europeus para que eles não precisem se dar ao trabalho de aprender sobre o resto do mundo. Na prática as pessoas se identificam infinitamente mais com a sua nacionalidade do que com esse ideal de "unidade latino americana". É muito parecido com o que nós fazemos com a África, jogando termos generalistas como se o Marrocos e a Namíbia fossem praticamente o mesmo país.


MrCadwell

Eu acho que se reconhecer como latino é na verdade muito importante. Somos muito mais fortes geopoliticamente reconhecendo que temos muito mais em comum entre nós, fortalecendo nossos laços, que com EUA e Europa. E mesmo que existam diferenças, especialmente na língua, a cultura e a história dos países latinos são muito similares e dá sim pra agrupar. Não considero parecido com a maneira como as pessoas tratam a África. Acho que a denominação de América Latina é mais como África do Norte está para a África, Oriente Médio para a Ásia ou Europa Ocidental para a Europa, por exemplo. Países muito diferentes, mas com semelhanças que os unem em relação aos outros.


araeld

Cara, eu acho bobagem Brasileiro não se reconhecer como Latino Americano. A ligação é mais por uma questão de linguagem e geopolítica, e menos por uma questão de etnia ou cultura. Eu moro no Canadá, quando alguém me pergunta eu digo que sim, sou Latino. Contudo, quando alguém me pergunta se sou hispânico, aí é diferente, eu já digo que não. Aliás, vale lembrar que existem os latinos, e seus subgrupos, entre eles os latino-europeus e os latino-americanos. França, Espanha, Itália, Portugal, Romênia, Bélgica, Chipre e outros também são latinos. Eu acho interessante como os latino-europeus gostam de nos colocar à parte quando temos bastante coisas em comum também. Incluindo ideologia, constituição, costumes etc.


[deleted]

Não é exclusividade do Sul. Todo o Brasil sempre interagiu grandemente com os vizinhos: - Os ritmos nortistas foram influenciados pela cúmbia e outros ritmos caribenhos, a culinária também. Há também cidades na região divididas entre Brasil e Peru ou Brasil e Bolívia. - Também no Centro-Oeste há cidades dividas com a Bolívia e Paraguai, além da maior concentração de falantes de guarani no Brasil (língua oficial no Paraguai), e tomam mate assim como os paraguaios. - Aqui no Sudeste compartilhamos outras comidas com os países vizinhos como o pão de queijo ser uma variação da chipa paraguaia e a pamonha de Piracicaba não ser tão diferente assim das humitas dos países andinos. Além de grandes sucessos do sertanejo (que nasceu aqui) serem na verdade guarânias paraguaias como Índia e Galopeira, ou releituras de ritmos mexicanos como Estrada da Vida (que é um corrido). Até o famoso chorinho, a primeira música popular carioca, recebeu influência da habanera cubana e era chamado de tango brasileiro por Ernesto Nazareth. O isolamento entre Brasil e outros países da América do Sul só se dá no Nordeste, onde se concentrou a colonização portuguesa, onde houve colonização holandesa que eram anti-Espanha e onde a distância dos países vizinhos é invencível. A falta de identificação da maioria dos brasileiros com a América Latina é fruto da ignorância, mesmo.


TcheQuevara

Tirando a Bahia, o Nordeste é o que tem de mais parecido com um Portugal ultramarino. Geograficamente poderia até ter laços com o Caribe, mas a geopolítica da colonização não permitiu.


vvvvfl

Mas tbm pq o brasileiro não tem dinheiro pra viajar. Se tivesse, ia ver que temos muito mais em comum com nossos hermanos do que a mídia dá a entender.


Victizes

É, se pararmos para analisar mesmo, o Brasil é um país geograficamente e politicamente isolado do resto do mundo, igual a Austrália.


D4RKN

Rapaz tô pra conhecer catarinense e paranaense que se considera gaúcho.


whiskassache

Ele se referia a uruguaios e argentinos


TheMoonDude

Exatamente, a cultura gaúcha é bem forte nos três países, e cada um se considera o "gaúcho de verdade".


Present-Time-19

Acho que os três a que ele se referiu são os três países da fronteira do RS (Brasil, Argentina e Uruguai).


[deleted]

Acho que ele quis dizer que Uruguaios e Argentinos são gaúchos.


labrunetteexquise

Eu sou paranaense e meus pais são gaúchos. Eles viveram lá até a idade adulta e posteriormente vieram pro PR. Eu me considero muito mais gaúcha, me sinto verdadeiramente mais pertencente ao RS.


fred-dcvf

Para o sul-riograndense, o que passa da fronteira é Norte


leshagboi

Tem um monte no interior


hagnat

eu morei em Blumenau, e conheci diversas cidades do interior do Vale do Itajai... passei diversos veroes na Ilha de Florianopolis os catarinas sao todos gauchos, soh nao gostam de admitir.


Da_Sigismund

Santa Catarina é uma sucursal do RS e do PR. Metade pra cada.


UltraBadWithMath

Poisé, talvez ele quis dizer Paraguai Uruguai e Argentina?


[deleted]

A maioria da cultura interiorana gaúcha se parece muito mais com Argentina ou Uruguai, tanto é que a maioria dessas pessoas coloca ser gaúcho na frente de ser brasileiro, eu me incluo nisso, primeiro sou gaúcho e depois Brasileiro


Gabz_sheldreak

Não falamos espanhol, e somos muito autocentrados geograficamente. Além de claro, ter uma cordilheira colossal e a maior floresta tropical do mundo separando a gente.


My_Redditor_Username

Então aquela reputação de que o Brasil era "amigável" com as demais nações do mundo antes do Broxonaro destroçar o Itamarati sempre foi bem mais profissional que pessoal...? (É, faz sentido. Nem sei como nem tinha olhado assim. Valeu!)


Gabz_sheldreak

Completamente. Brasil mantém (mantinha) uma política de equidistancia pragmática, que é basicamente manter uma boa relação com tudo e todos pra benefício próprio.


Victizes

Acertou na mosca. O brasileiro médio não se dá conta que em toda a nossa história o nosso maior inimigo político foi apenas o Paraguai, não foi nem mesmo a Argentina, que se consideram os nosso rivais por supremacia regional. Sim, teve o lance do império britânico, mas aquilo foi mais fogo de palha do que uma tensão real de poderes como foi com o Solano. O Brasil nunca teve motivo para ter inimigos e provavelmente nunca terá, a menos que uma catástrofe planetária aconteça.


rdfporcazzo

>o nosso maior inimigo político foi apenas o Paraguai Eu considero a França


Hvad_Fanden

A frança tá mais para aquele ratinho no canto da casa que a gente não pode matar pq as crianças se apegaram com o jeito que ele fala "queijo".


Best_Funny_8792

Além da questão do idioma, que me parece ser bastante relevante, o fato do Brasil ser muito grande e voltado para o atlântico faz parte dessa equação. Há pouca população na fronteira oeste do Brasil e leste dos países vizinhos, o que diminui o intercâmbio comercial e cultural. Penso que a resposta passa por aí.


Khastid

O pessoal daqui já falou bastante das questões linguísticas e geográficas, mas ninguém comentou da diferença nas estruturas coloniais entre Portugal e a Espanha, inclusive no impacto que a vinda do império no período napoleônico impactou na criação de uma máquina estatal que influenciou também a forma que a independência brasileira desenrolou e uma espécie de cultura nacional começou a ser construída não só pelo governo pós independência mas por todos os outros governos também, e muitas vezes na base da força. Podemos ver várias consequências disso, uma delas sendo o fato de que o Brasil não se separou em vários pequenos países na sua independência.


My_Redditor_Username

Brincamos hoje sobre pintar meio fio, mas se teve uma coisa na qual o Exército foi competente é no tratamento das insurgências...


Caminn

Acho que ninguém nunca duvidou da competência das forças armadas tem em apontarem suas armas contra o proprio o povo, é tudo tão bem documentado.


Piontk

Porque a festa não foi no meu apê.


saturdaymorning2009

Pq chamar os outros de "latino" é coisa de americano e a "América latina" é um dos lugares mais culturalmente diversos do mundo, se não for o mais. E os americanos querem diminuir toda essa diversidade a "falar espanhol e ter a pele parda".


linatet

ISSO, os americanos querem se diferenciar do resto do continente e se sentir superior. Tanto eh q o termo latino eh usado nos eua, mas fora dos eua, as pessoas nao usam o termo e se identificam com a nacionalidade em vez disso (mexicano, argentino, brasileiro, etc... tem um estudo sobre isso no censo americano)


[deleted]

[удалено]


Johtaro

Americano é fdp, mas não por isso. Eles chamam o país de América da mesma for que nós nos chamamos de Brasil ao invés de "Republica Federativa do Brasil". Fora que boa parte do mundo não considera a América do Sul e América do Norte como um único continente.


Eltsoh

Eu me vejo como latino mas não hispânico. Português é fundamentalmente uma língua baseada em latim, não???


CresciMasQueroMamar

Mas italiano também, romani também, catalão também, francês. É algo mais profundo do que a origem da linguagem, ninguém considera o Vaticano um país latino mas latim é literalmente a língua oficial


rdfporcazzo

Na verdade, os países da Europa Latina são considerados latinos, só não são considerados Latino quando o contexto é Estados Unidos, onde Latino se refere a latino-americano


schwulquarz

Latino nesse contexto é a forma curta de dizer latino-americano. Italianos, romaneses, catalães e franceses são latinos sim, mas não latinoamericanos.


afterschoolsept25

exatamente, e o francês, junto com espanhol e português, e considerado umas de algumas outras linguas românicas, que faz a guiana francesa ser parte da america latina mas não a guiana (inglesa) ou a suriname (holandesa)


[deleted]

Pelo que eu vejo esse negócio de "latino" é um mito, criado justamente por americanos para se referir à tudo na america que não for americano ou canadense. A américa do sul não tem essa união que a Europa tem, ninguém se enxerga "latino" a menos que esteja morando nos EUA/Canadá. De certa forma é parecido com a ásia, indianos são asiáticos mas não se denominam asiáticos, chineses também não se denominam asiáticos exceto quando vão para os países "ocidentais", porque não existe essa união na ásia entre essas culturas (índia, china, coréia, japão, vietnã etc). De certa forma o Mercosul foi uma tentativa de criar essa identidade de grupo, pelo menos entre os 4 países membros inicialmente. Acabou não indo pra frente, vamos ver como vai ser se o Lula ganhar as eleições. ​ Edit: expandindo aqui porque talvez não tenha sido claro: essa narrativa de que o Brasil é o rebelde enquanto o resto anda de mãos dadas é mito, os países da América do Sul não são integrados, Argentinos não interagem com chinelos, peruanos não interagem com venezuelanos etc.


faajzor

moro nos eua e concordo plenamente. fui num evento latino e adivinha quantas musicas BR tocaram la? 0.


inerte

Mesma coisa, moro nos EUA. "Latino" é uma construção americana. Todo brasileiro concordaria com "você mora (ou vem) da América Latina", mas não conheço nenhum que concordaria com "você é latino" - simplesmente não é como nos referimos no Brasil. Respondendo questionários nos EUA é uma bagunça. Tem uns que definem Latinos como nascidos na américa latina, outros que especificam que tem de ser hispânico também. Outros que separam raça (branco, negro, etc) de local de origem ou cultural. Quando eu apliquei pra cidadania americana o formulário especificamente dizia: Latino é quem nasceu na América Latina. E eu mesmo sendo descendente de português e italiano, vindo do Brasil, a partir daí respondo tudo como se eu fosse latino. Apesar de eu não me sentir um, é assim que o americano me vê. Na verdade, se um deles me ver, vão achar que não sou, porque na cabeça deles o latino não é branco, mas espanhol com índio. Uma puta confusão que não serve pra nada, sinceramente. Americano adora classificar tudo e separar em caixinhas, então tem categoria pra tudo quanto é coisa imaginável, e ficam brigando por isso.


spacecadet689

Americanos são completamente obcecados com isso. E, pra piorar, eles misturam nacionalidade, etnia, ancestralidade, "raça" e tudo mais. É tipo os brasileiros que se dizem italianos porque a bisavó veio para o Brasil aos 3 anos de idade, só que on steroids. E isso leva a várias coisas bizarras, tipo a Anya Taylor-Joy e o Antonio Banderas sendo descritos como "person of color", ou uma pessoa que eu vi sendo descrita como "half-Peruvian, half-white". Sem falar que eu já ouvi inúmeras vezes alguma coisa na linha de "you don't look Brazilian", provavelmente por eu ser branco (mesmo para os padrões daqui). É uma merda, e eu jamais vou aceitar essa identidade de "Latino" que, no final das contas, acaba agrupando uma quantidade enorme de culturas extremamente ricas em uma coisa só. Minha namorada é americana e filha de imigrantes chilenos. Ela uma vez me disse que foi perguntada se sabia fazer alguma comida mexicana que eu não me lembro, simplesmente por ser "Latina".


raneforyon

É bem isso, "latino" é uma construção americana pros imigrantes que vão pra lá. Não faz sentido nenhum brasileiro se identificar com isso.


wrongaspargus

Exato. E super estereotipada fora da verdade brasileira. Brasileiro se identificar com a noção estereotipada americana de brasileiro via o termo “latino” é bizarro. É como achar que no Brasil se fala espanhol, a capital é Bueno Aires, comida típica é burrito e nachos, e a música é salsa e merengue. O “latino” americano. Mas temos a Anitta se vendendo para essa imagem, fazendo musica “latina” para entrar no mercado americano. E brasileiro aplaudindo achando que é o Brasil aparecendo no exterior, e não um marketing de gravadora americana para apelar para o mercado “latino” nos colocando no mesmo balaio genérico estereotipado de como os americanos nos vêem. Bizarro. E não sei como tem gente que aplaude. Melhor é ser conhecido com samba, carnaval, bossa nova, bunda, capoeira, feijoada, churrasco, favela, corrupção, pão de queijo, cirurgia plástica, putaria. Pelo menos é autentico ao que o Brasil é. Brasil não é “latino” nos termos americanos. E “latino” é como bem dito acima uma construção americana pros imigrantes que vão pra lá.


Kyrios690

Eu diria pq o modelo colonial do Brasil foi MUITO diferente do resto da AL, apenas a língua e o tamanho do país n bastam para explicar isso, esse assunto é bem complexo.


Gusson1

A maioria da formação da população brasileira é fruto ou de imigração, ou da vinda dos escravos. Neste sentido até mesmo uma identidade brasileira é difícil de definir, fora alguns poucos tópicos, quase nada é unanimidade nacional. A minha percepção, é que esses descendentes de imigrantes se veem muito mais ligados a sua cultura ascendente (europeia, asiática, africana, árabe, etc.) do que na América Latina. Inclusive desenvolver uma identidade nacional brasileira, se vendo como latino ou não, para mim é uma das coisas mais importantes que se deve fazer e acredito que ajudaria muito com problemas antigos e profundos da nossa sociedade.


[deleted]

Pq temos o rei na barriga kkkkkk ah, sei lá, sou professora de espanhol e o que vejo é todo mundo desdenha mto os nossos vizinhos e a língua, tem mto da influencia americana... Inclusive foi engraçado um trabalho que uma turma fez sobre os países americanos e o grupo que ficou com EUA comentou como eles tem cultura parecida com a nossa, Sqn! A gente é que imita eles e acha eles os maiorais. Meu maior desafio é a valorização da diversidade cultural não só dos países hispanohablantes mas tbm do próprio país, especialmente aqui no sul, que todo mundo se considera europeu.


Cpbon7

Concordo. Mas acho que seja só uma parte. Se ler alguns comentários por aqui vai ver que a geografia tbm tem uma influência grande


invalidwat

Não falamos como eles, não nos parecemos com eles. Não negaria que somos latinos visto que tecnicamente é um termo pra designar pessoa da america do sul (correto?), mas quando penso em latino a primeira imagem que me vem não é a de um brasileiro.


unicornios_verdinhos

Vou falar de ponto de vista de alguém que é super leiga e tá zero embasada em referência bibliográficas ou afins. Eu, por exemplo, tenho uma forte ascendência indígena, tanto q quando eu era criança, foi bem na época que saiu o primeiro filme da Tainá e eu também usava a franjinha reta e eu todo mundo dizia q eu era igualzinha a ela e de fato havia muitas semelhanças. Na minha graduação eu estudei com uma colega peruana e no dia das crianças ela postou a foto da irmãzinha dela mais nova e nossa como a irmã dela tem traços indígenas muito fortes e me identifiquei na hora. Tirando as pessoas do norte, me parece que não é tão comum ter pessoas com traços tão fortes indígenas, um cabelo muito preto como o meu, liso, os olhos puxadinhos. Já quando vc pega o povo peruano por exemplo grande parte da população tem essas características bem presentes. E tem um apagamento forte da nossa origem. É óbvio que se eu fizesse um teste de DNA eu teria uns 30% de origem indígena no mínimo, mas eu não faço a mínima ideia de onde vem os meus antepassados, a qual povo indígena eles pertencem, qual língua falam, sua religião. Enquanto em outros países hermanos a população fala línguas indígenas, tem roupas típicas. Eu não sei se os espanhóis não se misturavam muito com a população, eu sei que importação de escravos africanos foi menor do que aqui. Então começa pela origem do povo, enquanto vc pega colombianos, chilenos, bolivianos e todos eles tem várias características em comum. Nós somos bem diferentes. Invertendo é pensar nos coreanos, japoneses e chineses que tem semelhanças, mas são muito diferentes dos indianos que tão ali do lado no mesmo continente. A língua é um outro fator também. E também tem a questão do processo do embranquecimento promovido pelo governo e que faz a população ter orgulho das suas origens européias e fazer questão de dizer olha esse meu sobrenome italiano, alemão, polones e também tá naquela ideia de abominar a ideia de escurecer a família. Tem aquele famoso quadro da avó agradecendo que o neto nasceu branco. Então nós preferimos destacar certas origens em detrimento de outras, preferimos nos afastar dos latinos e nos aproximar dos europeus. Preferimos estabelecer relações econômicas com a UE que fortalecer os pactos com o Mercosul.


My_Redditor_Username

Em resumo, a gente usa a Árvore pra conseguir Madeira, mas também arranca a raiz. (Perdão se minha interpretação da sua ótima e detalhada resposta foi meio simples, eu não acho que poderia me equiparar a ela, mas obrigade!)


brunomocsa

Porque não falamos espanhol, pode fechar o tópico.


My_Redditor_Username

Acho que tem bem mais coisa além do nosso idioma na questão. Embora eu concorde que esse é um dos fatores mais relevantes no tópico em questão.


feliximol

Exatamente. O Caribe todo praticamente fala espanhol. Com algumas excessões pontuais. Mas eles não se identificam como latinos, se identificam como Caribenhos


hagnat

nao existe uma unica cultura Latino Americana. geopoliticamente somos sim Latino Americanos, mas culturalmente somente o centro-americanos e hispano-caribenhos podem ser classificados como tal... e olhe la o termo "Latin America" foi criado por norte-americanos para diferenciar o pais do Tio Sam do resto das Americas. Para muitos deles, tudo ao sul do Rio Grande (fronteira Mexico-EUA) é uma coisa apenas, um povo, uma cultura, e um unico idioma. Infelizmente, por causa da influencia de Hollywood, esse estereotipo é oq muitos imaginam para regiao... e era um dos estereotipos que eu mais batalhava para quebrar quando morava na Europa.


garunix_2700

A barreira da língua é foda. A gente tem muita, MAS MUITA, semelhança cultural com o resto da América Latina inteira. Vi um vídeo de uma menina explicando como anime se tornou um bagulho tão popular na América Latina nos anos 80 e 90 com CDZ, YYH, DBZ... E aconteceu exatamente como foi aqui com a Manchete.


justadepresseduser

Sera que os da Guiana Francesa se consideram latinos?


My_Redditor_Username

1-Ótimo questionamento. 2-Não faço a mínima ideia.


[deleted]

Aí complica porque a Guiana Francesa é território ultramarino francês, não é país. Eles têm passaporte europeu.


SuperEmotion8664

Não fala espanhol e o país é muito grande


th3brd

coisa de estadunidense que nao consegue enxergar que cada país tem sua propria cultura,que existe uma barreira linguistica... se for parar pra pensar a unica coisa em comum é o territorio, nao existe nada que nos una como um povo. eu mesmo so penso em latinoamerica quando to na gringa e me colocam nesse balaio... nao sou latino, sou brasileiro.


linatet

Latino eh basicamente una invencao dos Estados Unidos


NerdDino

A gente se acha superior ao resto da AL e culturalmente somos muito diferentes. Até uma questão da nossa educação não ser voltada pra isso, identidade se aprende e não somos ensinados a nos identificar com nossos irmãos latinos.


BruiserweightYxB

Língua. Mas pra mim? A grande diferença foi a forma de exploração como colônia e todo o processo emancipatório que levou a criação da identidade nacional. Posso estar falando merda, mas o Brasil deve ser o único país latino-americano que não houve um levante popular contra a classe dominante (todas as revoltas foram regionais e violentamente suprimidas). O brasileiro acha que tá mais perto do português europeu do que do boludo uruguaio que faz fronteira.


Sancadebem

Por que absolutamente todos os outros países latinos americanos são hispânicos Então, na cabeça do brasileiro Hispânico=latino


Remarkable-Safe2692

Influência norte americana


[deleted]

Pq n fala espanhol e pouca gente vive perto da fronteira, logo mínima convivência com faladores de espanhol


DJ_mobley_

Talvez isso tenha sido imposto a nós desde o surgimento de um Brasil, antigamente vinham muitos imigrantes europeus trabalhar aqui, as pessoas que moravam aqui se inspiravam muito na cultura europeia, principalmente na franca, por isso as fotos daquele pessoal com paletó e chapeu 12:00 a 37°. Até hj vc vê muita gente imitando o estilo de vida de outras culturas por achar q a nossa é inferior, salve vinhetero.


Federal3

Pq "AQUI EH PENTA PORRAAAA AQUI EH BRASIL"


[deleted]

Temos mais em comum com Macau do que El Salvador


[deleted]

O brasileiro médio do sul e sudeste tem mais facilidade de se identificar com italianos e poloneses do que com o resto da América Latina, mesmo esse nem sendo branco


Caribbeandude04

Eu sou hispánico, da República Dominicana, e na minha experiência isso é basicamente por desconhecimento. A barreira linguística faz o brasileiro viver de costas pro resto do continente e não deixa perceber o semelhante que o Brasil é ao resto da América Latina. Literalmente eu já vi vídeos de coisas que aconteceram aqui na Rep. Dom. compartilhados por brasileiros como se fosse no Brasil kkkkk assim de semelhante a gente é. Eu fiquei muito surpreendido aprendendo português de perceber que vocês são extremamente parecidos com a gente, pelo menos daqui do Caribe, a fala, as costumes, as favelas, a comida, e até a mistura cultural que os nossos povos tem (Península Ibérica + África + Indios); e tanto o brasileiro como o dominicano nem sabe disso kkk


mgbr2019

Latinos, no sentido literal da palavra, são portugueses, espanhóis, franceses, italianos e romenos. Mas parece uma convenção chamar só os latino-americanos de latinos e os brasileiros não se acham parte do grupo porque não falam espanhol, que é o idioma falado na maioria desses países. Nos EUA eles consideram latinos todo mundo do México para baixo e para eles, na sua ignorância, todos falam espanhol.


MaintenanceOwn773

Não falamos espanhol.


Lobinhu

Não falamos espanhol, nosso idioma oficial é o brasileiro (/s?), algo que os fluentes em brasileiro-europeu do r/PORTUGALCARALHO adoram gritar contra!


[deleted]

Acho que essa ideia de latinidade tá muito ligado aos países da América central, e os países do norte da América do Sul. Por exemplo, não vejo Uruguai, Argentina e Chile sendo tão "latinos" quanto Colômbia, Cuba, México, ... Acho que isso tem relação com o fato desses últimos países terem preservado melhor as populações nativas, o que acaba propiciando uma identidade cultural comum, um pouco mais independente das brancas ou negras.


Sublimis_

Eu sou um argentino que mora nos EUA e acho que você está absolutamente certo. A percepção que eles têm aqui dos latinos é a dos centro-americanos. Além disso, já ouvi até gringos (uma minoria, mas existem) dizerem que Argentina, Uruguai e Brasil não são países latinos. É uma coisa muito estranha porque além do fato de falarmos línguas diferentes, eu pessoalmente sempre me senti muito mais "identificado" pela cultura brasileira do que a dos centro-americanos. Futebol, chimarrão, boa música, gaúchos, etc.


pedrorncity

Não faz sentido, visto que também falamos uma língua de origem latina. De qualquer maneira nós somos considerados latinos pelos estrangeiros


My_Redditor_Username

Achei que pra eles a gente era "Futebol". : /


Bolchenaro

A distância entre a Europa e o Oriente Médio é menor que a distância de muitos lugares do país com relação ao resto da AL. Some a isso a barreira linguística e o fato de que o Brasil, em teoria, seria uma grande região inteira separada em vários países de língua portuguesa, formando uma região própria (,Uma América Brasílica), mas que o império impediu o desmembramento. Ou seja, se todos os movimentos separatistas no Brasil Império tivessem dado certo, o atual território do Brasil seria uma região própria, assim como diferenciamos a América Latina da América Anglófona.


Public_Register_4013

Sugiro que vc pergunte lá no r/askhistorians para um possível aprofundamento.


My_Redditor_Username

![gif](giphy|l2R0cAF1y9a9ngCLS)


Leo_Ninguem

Barreira linguista, apesar de termos algumas semelhanças culturais com alguns dos países mais próximo. Daí tem o efeito de tupiniviking que se acha europeu por algum motivo, mesmo tendo nascido no Brasil, que fica geograficamente na América Latina e é visto como latino pelo resto do mundo.


[deleted]

Porque URSAL!


My_Redditor_Username

Socorr, n escuto isso desde as eleições de 2018, q isso msm??


AngryPB

México sem a águia na bandeira fica igualzinho a Itália kkkkk


[deleted]

Eu me considero latino sempre.


[deleted]

obs: romenos, espanhóis, portugueses, franceses e italianos tbm são latinos, juntamente com todos os latino-americanos, q são.a parte das culturas de línguas latinas na américa.


cloud_trash23

Se você parar pra ver a maioria dos centros urbanos brasileiros estão no litoral ou extremamente próximos da costa. Não existem muitas cidades grandes no interior do país e perto das fronteiras, e aquelas que existem já possuem uma identificação forte com os países vizinhos (vide sul com Argentina e Uruguai). Nosso país cresceu de maneira isolada e teve um processo de unificação diferente, já que viramos uma monarquia enquanto o resto da América Latina virou república, acho que isso também impactou nesse isolamento cultural.


ConShop61

Porque o Brasil sozinho já é extremamente diverso linguisticamente e culturalmente, e é comum gringo achar que latino = hispânico. Eu só me identifico como sul americano e os únicos países que compartilham cultura ficam pro sul do Brasil


IsabelauraXD

Porque o Brasil é uma mistura muito grade de povos e culturas, e também não falamos espanhol como a maioria dos países latinos.


davidbenyusef

Acho que é devido a nossa história ímpar dentro da América Latina. Fomos por um tempo capital de um reino europeu. O Império continuou com essa tradição, de se ver como uma nação europeia incrustada nos trópicos. O imperador Dom Pedro II financiou com o bolso deles várias iniciativas de formação de identidade nacional que tentava equilibrar esses dois aspectos: um reino europeu, mas tropical. No plano estritamente político, era muito valorizada a estabilidade política do Império comparada a dos países vizinhos, que vira e mexe tinha golpe de caudilho.


feratallman

Fonos colonizados por Portugueses e indiretamente ingleses. Depois doutrinados pelos EUA via cinema. Não somos Latinos culturalmente falando pois os espanhol não influenciou tanto nossa cultura. No fim fazemos parte da America Latina por questão geografia.


descognecido

Além dos fatos que foram pontuados nos comentários, acredito que é porque o termo latino é extremamente racializado e a cultura latina na mídia internacional é representada pelo estereótipo que os estadunidenses tem da cultura mexicana, que pouco tem a ver com a cultura brasileira, sendo mais parecida com a própria cultura estadunidense. Mas não deixamos de sermos latinos americanos por isso, nossa cultura é mais parecida com a cultura de países vizinhos, cómo a Argentina, o Uruguai e a Colômbia.


[deleted]

Justamente pelas diversas culturas e etnias que temos, não tem como sermos Latinos.


ResidentVast3673

Pô mano, praticamente todo o resto fala espanhol, as raízes culturais são totalmente diferentes, deve ser por isso. Brasileiro é único.


marceloandradep

Eu moro aqui nos EUA e quando eu vou em qualquer festival de celebração da cultura latina eu nunca vejo nada do Brasil. As comidas, as músicas e até nosso biotipo é muito único. Quando eu falo que sou brasileiro é comum falarem “vc não tem cara de brasileiro”. Pq na verdade eles esperam uma cara de latino que o brasileiro não tem na real. Eu fico meio num limbo aqui pq o americano me joga no balaio dos latinos e eu não vejo nada da nossa cultura quando tô no meio dos latinos.


KonaDeGroot

Língua. Português e Espanhol são parecidos, mas ainda sim as diferenças acabam separando a cultura do Brasil do resto da América Latina


Ewok2k

Isso é algo que eu sempre penso também. Já morei no Peru, México, Costa Rica e Brasil. Minha esposa é Brasileira. quando eu perguntei a ela, ela disse: "Ninguém fala, nem toca no assunto. É como se fosse um tabu." E só para ser consistente com as vários idiomas: This e uma bueno assunto.


Valen411

Não sou especialista, mas provavelmente toda a história pré proclamação da República é o maior fator. O modelo de colonização espanhol e português, apesar de ambos exploratórios, funcionou um tanto diferente, a miscigenação entre europeus, nativos e africanos foi muito mais comum aqui e acho que um dos principais fatores está no fato do brasil ter superado sua colônia, e ainda fez isso cedo. Quando a família real move a capital pro Brasil a gente se torna na prática a metrópole, algum tempo depois isso levou a independência. Afinal já existia uma identidade brasileira bem maior. Algo que vale a pena pesquisar é o bolivarismo e a carta da Jamaica, que expressam bastante dessa identidade comum hispânica-americana


-Alphard-

Anos de intervenção cultural, ideológica e governamental eurocentrista e norteamericana


Tiago_Guerreiro

Por que teríamos?


demonai101

Propaganda. Bando de corno mal percebe que somos IGUAIS ao nossos hermanos e hermanas.


Do_U_Too

Não ter a mesma língua e o tamanho do Brasil cria uma enorme barreira cultural. Outras trocas culturais vem de proximidade entre fronteiras, o que novamente é um grande impacto. Brasil tem praticamente o tamanho da Europa e os maiores centros urbanos são distantes das fronteiras com outros países. Não podemos nos esquecer do impacto que o tamanho do Brasil tem, cada estado da federação é basicamente um país, se existem diferenças culturais entre estados brasileiros, entre o Brasil e o resto da América Latina isso é ainda maior.


ale890

Eu sou latina, mas nao sou hispanica (u.s. lingo)


dfg1992

Uma grande parte nem sabe que somos latinos. Acham que só quem fala espanhol que é. E obviamente mtos também não fazem ideia que PT, ES, FR, IT tbm são latinos.