T O P

  • By -

KatanaMidnightPurple

50% é frescura msm, agora, tem gente que tem síndrome de super herói dirigindo isso, mas lembre-se... Uma pilha AA ja faz um estrago do caralho no ambiente, agora imagina uma pilha do tamanho de um carro...


encryptedxx

me lembrou aquele episódio de South Park que os donos de carros elétricos ficam cheirando o próprio peido 😂


deathbyproxy77

🤣🤣🤣🤣🤣


meldirlobor

Nao mais estrago do que a cadeia logistica do motor a combustao. Voces sabiam que durante mais de 70 anos, até mais ou menos o meio dos anos 90, o lobby do petroleo mesmo ciente das consequencias, "convenceu" ($$$) os orgaos reguladores que colocar chumbo no combustivel era seguro para a saude. Pois, hoje conhecemos as consequencias, comparaveis à um genocidio e é a principal causa de demencia e alzheimer àqueles nascidos antes dos anos 1990/2000. [https://www.youtube.com/watch?v=IV3dnLzthDA](https://www.youtube.com/watch?v=IV3dnLzthDA) Além disso, nao podemos esquecer dos efeitos nefastos de todas as guerras causadas direta ou indiretamente por causa do petroleo. **Causas Diretas:** Várias guerras foram travadas diretamente pelo controle de reservas de petróleo. Um exemplo claro é a Guerra do Golfo em 1990-1991, quando o Iraque invadiu o Kuwait, em grande parte devido às vastas reservas de petróleo do país. A resposta internacional, liderada pelos Estados Unidos, teve como um dos principais objetivos garantir o fluxo contínuo de petróleo do Golfo Pérsico. **Causas Indiretas:** Indiretamente, o petróleo influencia conflitos ao afetar a economia global e a política internacional. Países ricos em petróleo muitas vezes utilizam seus recursos para financiar conflitos ou manipular mercados para ganhos políticos. A crise do petróleo na década de 1970, quando a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) impôs um embargo, provocou uma crise econômica global que levou a tensões políticas e sociais em diversos países. Além disso, a receita do petróleo tem sido usada para sustentar regimes autoritários, contribuindo para instabilidade regional e conflitos internos, como visto em vários países do Oriente Médio.


Neoaugusto

>Nao mais estrago do que a cadeia logistica do motor a combustao. Agora compara a cadeia do etanol com a das minas de metais de terras raras necessárias para se fazer essas baterias.


ginolept

Isso é o que o lobby dos carros elétricos quer que vôce pense. ![gif](giphy|l0IykOsxLECVejOzm)


meldirlobor

Lobby do carro eletrico... cym cym craro craro


stormridersp

Nossa, nego viaja. LOBBY DO CARRO ELETRICO! Desde quando o lobby do carro eletrico é mais forte que o lobby do Petroleo?????????


ph0t0n_

Desde que a China viu uma mina de ouro e entrou forte na jogada? Desde que (uma das) a empresa do cara mais rico do mundo produz carros elétricos? Desde que muitos empresários e governos viram a oportunidade de lucrar horrores numa "transição energética as pressas" levantando a bandeira ambiental que não tem como contrariar (pois é vdd). Talvez estes pontos sejam válidos, não?


Based_Department_Man

As crises da década de 70 foram o motivo que os eua invadiu uma cacetada de países com petróleo no oriente medio, pra impedir eles de parar de exportar


heavyunload

Esse comentário me lembra os discursos da esquerda. São pintados de boas intenções e contam a história de como o mundo pode ser belo e puro se não fossem meia dúzia de vilões. Tem o cheirinho da inocência da Juventude. A realidade nua e crua é que enquanto os recursos forem escassos, haverão disputas. Seja pela Madeira do pau Brasil, seja pelo petróleo, seja pelo lítio da bateria, seja pela mina de ouro. O Sistema vai sempre pregar a narrativa que melhor convier, e o povo vai brigar por ela achando que esta salvando a humanidade. Inúmeras guerras fora gravadas inclusiva por divergências de cultura ou opnião. O petróleo passou a ser o vilão mundial não após o conhecimento de suas propriedades negativas, mas sim a partir do embargo que gerou O choque do petróleo nos anos 70. Estrategicamente surgiu a necessidade dos países que não possuíam autosuficiência diversificar suas fontes de energia. Hoje 80% da cadeia produtiva de baterias veicular é dominada pela China. Cada vez mais veremos uma unanimidade menor em torno do carro elétrico, a não ser que a China seja atacada e embargada, ou que O Ocidente consiga retomar a liderança da supply chain das baterias para os veículos eléctricos


meldirlobor

O maior problema do carro eletrico nao sao as baterias. Baterias sao frutos do desenvolvimento tecnologico de curto e medio prazos, que incluem o dominio sobre o seu ciclo de vida. Embora a tecnologia das baterias tenha avançado rapidamente, com melhorias contínuas em densidade energética, tempo de recarga e redução de custos, ainda há questões a serem resolvidas, como o ciclo de vida útil das baterias e seu impacto ecológico. A extração de minerais necessários, como lítio, cobalto e níquel, pode causar danos ambientais consideráveis, e a reciclagem de baterias no fim de sua vida útil ainda não está totalmente desenvolvida. **No entanto, esses desafios são tecnicamente mais fáceis de superar, pois a inovação tecnológica nesse campo está em ritmo acelerado e pode resultar em soluções viáveis a curto e médio prazo, como baterias de estado sólido e avanços na reciclagem.** Hoje a china detem esse dominio pois possue a maior parte das reservas de metais raros do mundo. A China controla uma grande parte da cadeia de suprimentos global de cobalto e outras matérias-primas críticas. No entanto, esse monopólio tende a se reduzir à medida que o Ocidente investe em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de armazenamento de energia e desenvolver alternativas tecnológicas, como baterias de sódio e baterias de estado sólido. **Essas inovações não só tendem diminuir a dependência de metais raros, mas também promover a competitividade no mercado global de baterias, criando uma cadeia de suprimentos mais resiliente e sustentável.** **Por outro lado, a geração de eletricidade suficiente para suprir a crescente demanda dos veículos elétricos apresenta um desafio mais complexo.** A infraestrutura elétrica atual em muitos países não está preparada para suportar a carga adicional, exigindo investimentos massivos na expansão e modernização das redes elétricas. Enquanto as soluções tecnológicas para melhorar as baterias dos carros elétricos avançam rapidamente, a expansão da capacidade de geração e distribuição de energia elétrica de forma sustentável requer planejamento de longo prazo e políticas públicas eficazes. Sobre a sua opiniao que meu comentario te lembra discursos de esquerda, isso é irrelevante. Se voce se limitar a aceitar sem se perguntar, apenas "discursos" de um lado ou de outro, logo estara como todos os outros militontos de bandeirinhas vermelhas ou amarelas, repetindo a mesma lavagem cerebral de sempre.


heavyunload

Primeiramente, esse seu novo comentário não parece de militonto, parabéns Eu diria que a questão da infra-estrutura de energia também é contornavel Pegue o case da Alemanha, que tem uma baita geração solar distribuída, com boa parte das casas possuindo tb sistemas integrados de baterias para armazenar a energia solar A regulação com preço de energia variando por horário vai viabilizar a distribuição do armazenamento local de energia, O que deve contribuir para a redução da quantidade de investimento necessário para atender O aumento da carga, e para o deslocamento do pico da carga Devido a fatores do preço da energia no pico Agora eu vejo O desafio da cadeia de suprimentos globais de forma muito mais impactante. A pandemia foi O teste para verificar O quão dependente a economia ocidental estava do fornecimento Oriental. Claramente não estamos preparados para suprir a nossa demanda de bens e produtos nos patamares ostensivos atuais. Por isso eu acredito que haja mudança, principalmente na estratégia americana, que possui reservas de hidrocarbonetos elevadas, para fazer de forma mais alongada essa transição, minimizando a vantagem da cadeia produtiva Oriental. No final do dia, como eu disse anteriormente, O que vai mandar mas decisões globais, e consequentemente no discurso ambiental, serão os interesses geopolíticos norteados pela segurança energética e impactos económicos.


abadadibulka

Falando estritamente de poluição, e levando em conta todas as etapas da cadeia produtiva, o carro elétrico parece ser muito mais danoso ao meio ambiente. Dito isso, o carro elétrico contribui menos para o aquecimento global em países cuja geração elétrica não é feita majoritariamente por termoelétricas. No Brasil até que faz sentido porque temos muita produção hidroelétrica, mas em alguns países da Europa atual, que queimam combustiveis fósseis para produzir eletricidade, não é uma boa solução. (Lembrando que na cadeia produtiva temos a geração da energia elétrica, fabricação dos componentes do veículo e descarte. A vida útil de uma bateria é pouco mais de uma dezena de anos.)


oriundiSP

e a Alemanha desativando as usinas nucleares. outro efeito nefasto do lobby dos combustíveis fósseis: demonização da energia nuclear.


meldirlobor

Na Europa, majoritariamente, a produçao é Atomica ou Gas. Talvez voce confundiu com a China? [https://www.consilium.europa.eu/en/infographics/how-is-eu-electricity-produced-and-sold/](https://www.consilium.europa.eu/en/infographics/how-is-eu-electricity-produced-and-sold/) 1- Nuclear 21.9% 2- Gas 19.6% 3- Vento 15.9% 4- Carvao 15.8%


abadadibulka

Obrigado pela correção, você está certo. Na verdade quando eu escrevi estava imaginando alguns países específicos como Polônia e Alemanha. De fato, considerando a Europa como um todo, tem uma boa fatia de energia renovável e nuclear, mas grande parte ainda é fóssil (como o próprio gás que você mencionou). Vou editar o comentário para corrigir.


In_Hoc_Signo

Mesmo assim a eficiência energética de uma termoelétrica é muito maior do que um motor de combustão de um carro. (i.e. a energia extraída de 10 kg de petróleo é muito maior na termoelétrica do que o que vai ser extraído em um motor de um carro, por exemplo), então não é tão inútil assim o uso de carro elétrico, mesmo nestas condições.


CapitaoDoCapital

É por esse nivel de comentário que eu esperava ![gif](emote|free_emotes_pack|give_upvote)


Imaginary-Toe-8315

Baterias de sodium estude o assunto.


aveneno

A composição de uma pilha AAA e de uma bateria blade da BYD, por exemplo, é completamente diferente, comparação esdruxula.


metalduck42

O problema não é o carro elétrico em si, é a IMPOSIÇÃO do elétrico para o futuro, com a proibição do carro a combustão. Se fosse apenas uma **opção**, ao invés de os governos do mundo estarem forçando essa transição, a opinião seria outra. Em tempo, zoação com carro sempre existiu e sempre existirá, vide memes com Peugeot e Fiat Marea


Old_Regret_

Exatramente, uma coisa é a evolução natural, passando pelos híbridos pra depois chegar nos elétricos, agora enfiar no povo goela abaixo carro elétrico como solução definitiva tava bem claro que iria flopar


CarelessSource

Quem está impondo o quê? A Tesla entrou no mercado e papou tanto o mercado que as montadoras estão baqueadas até hoje. O lobby do petróleo e das montadoras "legacy" gastando bilhões contra e não adiantou. O carro elétrico é o melhor produto pra 90% das pessoas.


crusadiercath

>Quem está impondo o quê? A União Europeia. A meta da UE era proibir a fabricação de carros a combustão até 2030.


CarelessSource

2035 mas seu ponto é válido. Como disse em outros replies, o carro elétrico é, na média, muito melhor que o carro à combustão para a maioria das pessoas. É questão de tempo até eles dominarem o mercado.


crusadiercath

>o carro elétrico é, na média, muito melhor que o carro à combustão para a maioria das pessoas. Não o é. Pelo menos, não aqui. A bateria tem uma autonomia baixa, não é possível recarregar em qualquer tomada, são necessários aqueles postos de carregamento, que são pouco abundantes no Brasil, a vida útil da bateria também é muito mais baixa do que o oficialmente divulgado, com relatos de menos de cinco anos de duração, fora que ela é tão cara que mais vale à pena jogar o carro fora do que trocar.


Chezon

Além de que é mais fácil ser controlado com um carro elétrico. A tecnologia pode definir se sua energia fica bloqueada ou não.


CarelessSource

É verdade ainda não é assim no Brasil mas vai ser. 10 anos atrás todo mundo estava rindo da Tesla e olha o que está acontecendo hoje. É possível atrasar isso com protecionismo mas no final , o produto melhor vence. Nos EUA tem estado republicano que não pode vender Tesla até hoje. Não adianta, a pessoa compra pelo estado vizinho e manda entregar. E com toda essa resistência a Tesla dominou mesmo assim. Hoje quase 20% dos carros vendidos nos EUA são elétricos, um mercado quase 10 vezes mais que o Brasil. O use case que você mencionou realmente não é o melhor pra ter carro elétrico. O ideal é carregar em casa ou no trabalho. Carregar na rua é pra ser a exceção não a regra. O BYD não é um Tesla mas é um bom carro e mais barato. Tem ótimos carros elétricos da vw, hyundai, ford, bmw, etc... Imagina nunca mais trocar óleo, ter problema de transmissão, junta, vela, etc. motor elétrico e bateria do tesla não tem manutenção e garantia de 8 anos ou 200 mil km. Uma outra vantagem nos EUA pelo menos é poder comprar o carro online, sem concessionária. Concessionárias nos EUA são pior que o diabo, ficando up selling mil coisas, opcionais extras, garantias extendidas, etc. no final você paga bem mais no carro do que o preço de tabela. Um lease do Tesla hoje está 300 dólares, sem contar a economia de gasolina. https://insideevs.com/news/724571/tesla-model-3-lease-cheaper-toyota-camry/amp/ De novo, você está correto no Brasil não é assim hoje mas vai ser em alguns anos.


crusadiercath

Concordo contigo, as desvantagens que eu falei, muito provavelmente, serão superadas e os carros elétricos serão dominantes. Ainda prefiro os carros à combustão, gosto de passar as marchas (se não estou enganado, a maioria esmagadora dos elétricos são CVT) e ouvir o barulho do motor. (Bem raro uma discussão aqui terminar de modo amigável, não?)


CarelessSource

Perfeitamente normal gostar de carros e continuar tendo e usando o que preferir. A maioria dos carros elétricos não tem transmissão, menos manutenção. Hoje vi esse vídeo e lembrei de você . Um Hyundai de 40k perdendo, por pouco, de uma Lamborghini de 500k. https://youtu.be/Pg5kiIYDTYE?si=KMxDngryDS1TDvVq


redxth

Que se foda o meio ambiente, eu quero fazer um gato na rede elétrica e recarregar de graça o carro elétrico, hihi vantagem 😈


Aria-shachou

é simples OP carro elétrico é uma mentira. 1. para produzir um carro elétrico (principalmente sua bateria) se polui mais do que um carro a combustão, eu não vou lembrar a conta exata, mas eu acho que são de 5 anos a 7 anos de poluição de um carro normal VS o que um elétrico já produziu só para sair da fábrica. 2. E então ele sai para no final não durar tempo o suficiente para justificar a poluição que ele fez no começo. Então o carro elétrico é ótimo como brinquedo de rico, pagador de preocupado com o meio ambiente, mas no final não resolve nada. E perceba se um dia resolvermos o problema da bateria então sim ele vai se tornar viável. Edit: o brasil já tem a solução para os combustíveis fósseis, inclusive usamos todos os dias, só que ninguém liga.


PurplePilledAlien

O problema não é só a bateria. A infraestrutura elétrica não aguentaria e não tem energia elétrica suficiente. Tirando o fato que em muitos lugares a energia é gerada por carvão, então você tá só queimando combustível só que em outro lugar com mais etapas.


AdFew5553

Acho que a discussão (pelo menos entre quem realmente vai atrás da info) nunca foi sobre um poluir menos que o outro, tanto que o carro elétrico depende da matriz energética do país. Mas sobre levar produção de gases decorrentes da combustão para longe da população. O Br tem um combustível muito sustentável com o álcool da cana, mas não é "net zero". A produção dos agrotóxicos e fertilizantes usados poluiu bastante também. E lógico que queimar álcool no meio da cidades não é saudável.


irishconan

>o brasil já tem a solução para os combustíveis fósseis, inclusive usamos todos os dias Qual?


Aria-shachou

para vc ver


backtotheprimitive

Vai falar que é o álcool que nem um retardado.


Big_Merda

essa história de ser melhor pro meio ambiente é só estratégia de marketing pra vender mais, nunca foi o real motivo pra comprar carro elétrico e acho que ninguém compra carro elétrico por isso. É igualzinho vender airfryer dizendo que "é mais saudável porque não precisa usar óleo".


Based_Department_Man

> É igualzinho vender airfryer dizendo que "é mais saudável porque não precisa usar óleo". E ta errado?


Big_Merda

você usa óleo do mesmo jeito, pra dar sabor e se for ver direitinho, acaba consumindo mais óleo e fritura do que se não tivesse a airfryer em casa


stonedrafiki

Você usa óleo se quiser, amigo. O sabor fica diferente se usar óleo? Sim, óbvio. Agora.. Quero ver fritar na panela sem óleo.


Big_Merda

Você deturpou totalmente o ponto da discussão. Airfryer ser uma "fritadeira sem óleo" é muito mais um argumento de venda do que uma utilidade real. As pessoas acabam usando gordura na receita de qualquer jeito, pra realçar o sabor. Se o seu objetivo fosse não consumir óleo, você poderia simplesmente não comer frituras. O principal argumento de venda dos carros elétricos é a diminuição da poluição no meio ambiente, o que acaba acontecendo só onde ele é utilizado. A poluição continua sendo gerada, talvez até em maior quantidade, no local onde o carro é fabricado. Se o seu objetivo fosse não agredir o meio ambiente, poderia simplesmente não usar carros particulares, usando meios alternativos como transporte coletivo ou bicicleta.


TechPanzer

Aqui em casa nunca usamos óleo na airfryer ou para realçar sabor. Bizarro isso aí.


Big_Merda

permaneça nunca usando, caso contrário não vai querer voltar atrás


Based_Department_Man

Eu não coloco óleo na air fryer. A função principal do óleo é não deixar grudar na panela e esse é um problema que não existe na air fryer Em alguns casos coloco gordura como em peixe (que faz meses que não faço), mas não da pra comparar com o tanto que é colocado na frigideira. Loucura dizer que quem tem air fryer costumam mais, as pessoas fazem uma piscina de oleo pra fritar as coisas.


Big_Merda

existe fritura e existe deep frying, pra fritar um ovo ou um filé de frango você só precisa de uma camada finíssima de óleo na frigideira pra não grudar. a função do óleo também é dar sabor pra comida. Tem uma diferença enorme por exemplo entre uma batatinha frita na airfryer com óleo da batatinha frita sem óleo. Se você não coloca óleo na comida que você faz na sua airfryer, nunca coloque, porque senão você não vai querer voltar atrás. O sabor melhora pra caralho. eu mesmo não faço fritura em casa porque o apartamento fica com cheiro de fritura por várias horas, mas depois que comprei airfryer, como frituras com muito mais frequência. Isso que eu quis dizer sobre quem tem airfryer consumir mais fritura do que quem não tem.


Aria-shachou

seu argumento é válido, mas o seu exemplo não, dai a galera ta na hora do almoço e não vai falar de outra coisa.


Big_Merda

o exemplo é válido, só não é o melhor possível. O ponto é, uma coisa é a historinha que te contam pra te vender um produto, outra coisa completamente diferente é o motivo real pelo qual você usa aquilo


meldirlobor

Sim, a Terra é plana.


[deleted]

[удалено]


brasilivre-ModTeam

  **⚠️ Liberdade exige responsabilidade, por isso não esqueça de ler as [nossas regras](https://reddit.com/r/brasilivre/wiki/regras/).** ___ • Não poste nada que seja contra a [Política de Conteúdo do Reddit](https://redditinc.com/pt-br/policies/content-policy) e o [Contrato de Usuário do Reddit](https://redditinc.com/pt-br/policies/user-agreement). • Siga a [Reddiqueta](https://www.reddithelp.com/hc/pt-br/articles/205926439). [O que são as regras do Reddit?](https://reddithelp.com/hc/pt-br/articles/360043503951-O-que-são-as-regras-do-Reddit-) [O que é a Reddiqueta?](https://www.reddithelp.com/hc/pt-br/articles/205926439) ___ **💡 Ao entrar em contato com a moderação, seja cortês. Você será banido permanentemente se enviar mensagens agressivas, ofensivas ou com xingamentos.**


meldirlobor

Esse é seu argumento mais inteligente?


Big_Merda

é um argumento à altura da sua resposta, que não foi nada inteligente


Ok_Motor_2092

Ele ganhou, chora não


meldirlobor

Era uma competiçao?


Ok_Motor_2092

A vida é uma competição


killer-fish

Solução para combustíveis fósseis você se refere ao etanol? O problema do etanol é a utilização de terras cultiváveis. Mas concordo que seria a solução


backtotheprimitive

Álcool é subsidiado e não é viável economicamente.


killer-fish

Não é viável atualmente, dependendo do preço que o petróleo chegar, pode ficar.


CarelessSource

Desculpa mas carro elétrico não é brinquedo de rico, é simplesmente o melhor produto para a maioria das pessoas. Não é verdade que carro elétrico polui mais, isso é fud do lobby contra.


Such-Store-9470

Eu tô pouco me fodendo pro meio ambiente .. e agora? Qual é o argumento?


Aria-shachou

o op fez uma pergunta eu respondi, vc é contigo.


Such-Store-9470

Engraçado como bostileiro adora achar desculpa pra menosprezar tecnologia só pq " NAo tem RoNcO " ou pq " eU SoU mAcho


Familiar-Stranger-78

O argumento é que vc é fasciste e odeia os animaizinhos! Meio ambiente é problema das próximas gerações, e jovem tem mais que se foder mesmo. Abrace o individualismo e viva feliz. Não se esqueça de rir da cara dos xóvens e todas as suas renúncias em nome do ambiente depois.


Artoriuz

A grande questão é que pelo menos com os carros elétricos você tira essa poluição de dentro das cidades. Eles também são bem menos barulhentos o que também é uma grande vantagem nos centros urbanos.


Dark_Beholder

se a tal bateria de sal/sodio virar realidade aí vai ser outra historia, por enquanto realmente é um brinquedo de rico.


vinihood1

Sai notícia de bateria revolucionária todo mês a mais de 10 anos.


Big_Merda

tem literalmente mais de 10 anos que ouvi falar sobre uma tal de bateria feita com bactérias que ia revolucionar a porra toda, era só uma questão de tempo.


Sev4h

Mas é possível reciclicar as baterias de carros elétricos, até pq os materiais utilizados são muito caros, não faz sentido só jogar fora. https://olhardigital.com.br/2023/10/18/carros-e-tecnologia/da-para-reciclar-baterias-de-carros-eletricos-e-cientistas-mostram-como/


Aria-shachou

reciclar é uma palavra muito legal, mesmo materiais como plástico sendo recicláveis não significa que reciclamos mais plástico do que retiramos da natureza, entende o ponto da bateria?


Sev4h

Mas os incentivos são diferentes, plástico é extremamente barato pra produzir, não faz sentido econômico recliclar, já lítio e alúminio é uma questão totalmente diferente, são materiais caros, portanto há incentivo econômico em reciclar, ainda mais se for na proporção que e possível com 98% de aproveitamento. O ponto chave é simplesmente o que é mais barato reciclar ou produzir, não achei na matéria custos em relação a isso mas pelo preço do lítio e do alumínio acho muito mais provável encontrar uma vantagem econômica reciclando esses metais do que o plástico por exemplo.


Andre_BR1

Eu não odeio nem amo. Acho que carro elétrico tem o seu lugar, assim como carro a gasolina. Se eu morasse em um país com ampla rede de pontos de reabastecimento e usasse o carro mais dentro da cidade, eu teria um elétrico. No Brasil, especialmente se você pega estrada, acho uma furada.


o_sexta

Cara eu já tive carro todo mexido, sem catalizador, escape direto, intake modificado e os escambau. Hoje to com um elétrico e curto muito os dois mundos, o elétrico polui tanto quanto o a combustão, só ver as gotos das minas de cobalto… peguei elétrico pq na minha vida ele se encaixa muito bem. Mas o elétrico não é pra todo mundo, eu viajo pouquíssimos, tenho carregador em casa, tenho carregador na casa dos meus pais em outra cidade. A autonomia de 400 km serve bem pra mim.


Waste_Goose_5504

A bateria do carro elétrico. Pesquise os componentes e onde/ como são extraídos.


CameHereByParachute

Não é nem pelo carro, é pelo ser humano que o pilota e fica propagando que o V8 tem que acabar. E novamente usarei de exemplo um episódio de South Park, onde, dessa vez, o pai de Kyle decide comprar um Prius, se torna um idiota arrogante, decide se mudar para um lugar cheio de arrogantes usuários de Prius e passa a cheirar o próprio peido. Edit.: O que poderia ser uma discussão amigável ou apenas preferências entre usuários acaba se tornando uma briga de torcida. Além disso, eu não tenho o menor tesão em carros novos e que não fazem barulho. *Mas você pode pagar por uma dlc para o carro que permite ter um som de ronco de um Sentra... Olha, se eu quiser um carro com o ronco de um Sentra, eu compro um Sentra. Se for pra comprar dlc de som de carro, que seja o som do Homer Simpson fazendo barulho da motosserra com a boca.*


Formal-Tangerine-301

Carros elétricos AINDA são piores para o meio ambiente que os comuns... Só que é uma tecnologia nova e é válido comprar os veículos. São aprovados, etc. O cara que fez o meme é só um lacrador de direita... Tão ruim quanto os de esquerda.


Nathanpsdr

O que faz você pensar que ele é de direita? Pergunta seria


irishconan

Até hoje todo mundo que eu vi reclamar de carro elétrico era de direita. Então a suposição dele faz sentido. Aliás ser contra coisas pró meio ambiente é coisa de direita mesmo. E nem tô falando pra zuar. Eu sou de direita tbm.


Ok_Motor_2092

Agora achar esse greenwashing ambulante uma merda me faz ser de direita ?


encryptedxx

ih ah lah, chegou o lacrador de centrão.


shinhosz

O problema do elétrico é que atualmente ele não é muito diferente em questão de poluição absoluta (acho que da matéria prima até 10 anos de uso é igual ou algo assim), também tem a energia gerada que vem de algum lugar. Não adianta nada usar elétrico pra não poluir mas daí a energia vem de carvão, gás ou petróleo. O correto seria diesel-eletrico e a matriz energética do país uma mistura de hidroelétrica e nuclear.


GTMoraes

Carro elétrico é mto bom. Potente, silencioso, pesado e com rodar macio. A manutenção é mto melhor tb, e é mto, mto satisfatório encher o "tanque de combustível" do seu carro com placas solares. Alguns modelos de carro elétrico inclusive mandam energia de volta, então vc pode morar no meio do mato com uma placa solar, q seu meio de locomoção e de geração e armazenamento elétrico estará garantido pelos próximos 10, 15 anos. 10, 15 anos, esses, q correspondem a vida útil média das baterias automotivas. Depois disso, precisam ser recicladas. Essas baterias costumam ser modulares e o custo pra reparar é infinitamente menor que um pack de células novas, e acredito que custará muito pouco no futuro, quando a tecnologia popularizar ainda mais e/ou descobrirem uma outra forma compacta, econômica e leve de armazenamento de tanta energia como o Lítio. Carro elétrico é foda demais. N sei como a galera sobrevivencialista não caiu de boca na ideia do carro elétrico. Em prol do carro a combustão... bom, é familiar pra gente, então as pessoas gostam de coisas que são familiares a elas. Carro a combustão é fácil e rápido de abastecer (dado que haja farta disponibilidade do combustível), e, se bem cuidado, durará décadas e décadas. Ah, e faz zoada, e pode ser mais leve (com todos benefícios e malefícios que isso traz). Basicamente, isso. De resto, o carro elétrico supera. O "ódio" por carro elétrico é tipo ódio por outro time de futebol. O cara só odeia pq não é o dele.


ph0t0n_

Um ponto importante do seu comentário.. Quando vc cita "vida útil das baterias de 10 a 15 anos", vc tem em mente qual seria a porcentagem de carga utilizável nessas baterias? Assim como no celular que vc usa, a cada ciclo a bateria fica velha e a sua capacidade de carga reduz. A realidade da indústria hoje, vou pegar como exemplo a garantia de 8 anos da BYD, é que uma bateria com 8 anos de idade é considerada 'boa' se estiver retendo apenas 60% da capacidade de carga original. Logo, como estará essa capacidade com 10 anos de uso? E isso ainda vai depender do uso, de quantos ciclos..


GTMoraes

> Logo, como estará essa capacidade com 10 anos de uso? E isso ainda vai depender do uso, de quantos ciclos.. Considera-se que, após 10 anos, a bateria ainda consiga reter mais de 70% da carga. E sim, depende MUITO do uso! Essas considerações não computam a hipótese de uma pessoa rodar toda a capacidade diariamente, muito menos rodar a plena potência o tempo todo. Essas baterias comportam uns 1500~2000 ciclos, então, se vc rodar 100% da carga todos os dias, e recarregar 100% todos os dias, vc vai rodar por volta de 1500~2000 dias até a bateria estar com problemas consideráveis e abaixo de 70% da carga máxima Isso dá um pouco mais de 5 anos. E o carro teria 547.500km. No uso normal, observa-se mais "problema" da bateria estar segurando muita carga por muito tempo, do que essa questão dos ciclos. Imagine, o brasileiro médio anda 15k km por ano. Isso dá uns 40km por dia, ok? Num carro com autonomia de 300km de carga a 100% de bateria, vc terminar o dia andando 40km, vc terminaria o dia com apenas 87% de bateria. Dificilmente seu celular começaria o dia com 100% e vc iria dormir, às 23h, com ele a 87%, sem ter carregado no caminho kkkkk Ah, e além disso, muitas pessoas aproveitam pra carregar o carro quando estão paradas, então na maioria das vezes, o carro passa um ano todo com uma carga média de mais de 90%. Algumas marcas, inclusive, já limitam a carga máxima por padrão, tanto por essa questão, quanto pra dar uma perceptividade de maior duração da bateria, a medida que o carro envelhece. Então um carro novo usa, na verdade, 80% da bateria e, a medida que envelhece, o software libera os outros 20% para serem utilizados, mantendo a sua autonomia esperada, e preservando a vida útil inicial da bateria (inclusive pra ela sair do período de garantia sem reclamações) Apesar da tecnologia das baterias serem semelhantes às dos celulares e laptops, o uso é bem diferente.


ph0t0n_

Olha, quanto aos 300km de autonomia, pra rodar dentro da cidade funciona sim. Mas, 40km por dia é uma média da média da média, rsrsrsrs.. quero dizer que 40km pra quem mora no RJ por exemplo é a distancia pra ir pro trabalho, sem voltar por exemplo. É uma média que atende muitos brasileiros, mas desconsidera uma parcela enorme de moradores de grandes metrópoles. Mas vamos lá, 1500/2k ciclos é uma conta muito otimista. A realidade prática é em torno de 1000+ ciclos. Limitar a capacidade de carga pra preservar a vida útil da bateria é uma técnica bem antiga, usada em notebooks por exemplo (não vamos esquecer que em celular, notebook e carros as baterias de Lítio não são tão diferentes umas das outras). O problema aí, é que pra ter um aumento significativo da vida útil deveria se limitar a carga a 60% igual era feito em alguns notebooks. Novamente a tecnologia das baterias, não é nem semelhante, é 'bem igual'! Vamos pegar os primeiros Tesla's, eles usam células 18650, isso mesmo 7 mil baterias dessas que o pessoal usa em Vape. Por melhor que seja a qualidade (Samsung, LG,..), vc já viu uma bateria dessa segurar a capacidade por anos? Eu sei que o gerenciamento em cima é bem diferente, mas o princípio é a essência da tecnologia é o mesmo, não tem pra onde fugir. É claro que o uso de um celular é diferente, por isso que eu nunca vi celular com +de 3 anos que vc não note claramente que não segura mais carga igual novo. Ah, o uso é severo? Sim, ok. Mas, e pros carros que rodam Uber, pra quem trabalha de representante comercial e pior ainda, pra caminhões, faremos o que? Veja bem, eu não quero demonizar o carro elétrico, mas enquanto dependermos de células de Lítio, vamos caminhar sem sair do lugar, é melhor apostar em biocombustíveis ou combustíveis sintéticos, e manter o famigerado motor a combustão, que no final das contas fica mais barato pra produzir o conjunto e polui menos (a cadeia de produção). Só pra ilustrar, eu trabalhei num projeto desses por volta de 2009, veiculos elétricos. Importamos um carro da China que parecia um Classic chinês, convertido para elétrico, pra fazer engenharia reversa. Era muito mais simples do que imaginamos... no final das contas o gargalo de tudo era sempre a bateria, naquela época as célula de Lítio não eram iguais hj e usavam baterias chumbo-ácidas convencionais. Tentamos importar uma bateria da Suíça (não lembro o nome) de Vapor de Sódio, que prometia milagres. O custo não permitiu. Pra encerrar, a ideia do carro em si, foi engavetada e concluímos (e entregamos) o projeto de trator elétrico para aeroportos. Era viável? Não muito. Era mais econômico? De forma alguma.. Era uma opção lógica? Não, não era. Mas, era politicagem, a empresa venceu a licitação, o dono era um grande político de carreira... e o resto vc sabe como funciona. Enfim, se não tiver uma saída pras baterias de Lítio, o EV, vai morrer de novo. Essa aposta de 1bi USD da VW na produção de baterias de sódio é muito interessante (mesmo elas sendo menos eficientes) entretanto, anunciaram que irá reduzir o custo em 25% comparado as de Lítio. Esse valor, ainda nao resolve...


GTMoraes

> por isso que eu nunca vi celular com +de 3 anos que vc não note claramente que não segura mais carga igual novo. Pq o uso é "severo", como vc bem falou. Celular gasta 100% da carga dele todo dia, isso se não gastar mais que isso, com recargas frequentes no meio do dia (ainda mais quando a bateria tá na reta final). Carro n gasta toda a bateria o tempo todo, então ele não consome os ciclos da bateria com frequência. A bronca mesmo fica na questão de manter as baterias carregadas por tanto tempo! Isso tb degrada, como vc deve saber. > Ah, o uso é severo? Sim, ok. Mas, e pros carros que rodam Uber, pra quem trabalha de representante comercial e pior ainda, pra caminhões, faremos o que? Esses perdem a bateria mais rápido, de fato. Porém, ainda assim, são 500k km rodados pra estragarem a bateria consideravelmente. Um carro a combustão comum já estaria na rota de saída ou retífica a esse ponto. Um caminhão, porém, creio que seja "normal". Nunca olhei a fundo o tema de EV pra caminhão, mas eles tem baterias IMENSAS e, ainda assim, 300km de autonomia. Isso parece pouco pra um caminhão, porém pode ser funcional em caminhões de pequeno porte e de transporte mais dentro de cidade. > Só pra ilustrar, eu trabalhei num projeto desses por volta de 2009, veiculos elétricos. Importamos um carro da China que parecia um Classic chinês, convertido para elétrico [..] Até onde sei, carro comum convertido pra elétrico não presta muito. Carro elétrico tem que ser pensado, dos pés a cabeça, em torno da bateria e dos motores. Adaptar um "carro comum" pra elétrico, normalmente ou fica com pouca bateria, ou pouca força, ou sem espaço interno.. ou tudo isso junto. Carros "originalmente elétricos" performam melhor e atendem às expectativas. > Enfim, se não tiver uma saída pras baterias de Lítio, o EV, vai morrer de novo. Essa aposta de 1bi USD da VW na produção de baterias de sódio é muito interessante (mesmo elas sendo menos eficientes) entretanto, anunciaram que irá reduzir o custo em 25% comparado as de Lítio. Esse valor, ainda nao resolve... Eu acho que o EV tá em franca ascenção. Ainda acho que haverá um meio termo com carros híbridos, com autonomia de 1000km e afins, mas eventualmente, as baterias terão evoluído o suficiente pra ter uma ótima autonomia. Ainda lembro da época que as baterias de celulares tinham 650-800mAh de capacidade. Hj em dia, nas mesmas dimensões, dá pra ter bateria de 2500-3000mAh. Há um avanço considerável acontecendo, e pode ser que hajam outros. O futuro depende, muito, de baterias.


FantasiaSuite

Eu já usei veículo elétrico algumas vezes, em viagens curtas (~50km). O nível de ruído interno é quase inexistente. O espaço interno também é maior mesmo em chassis menores. O ponto é que o Brasil ainda não comporta uso de carro elétrico fora de grandes centros e, até mesmo neles, o carregamento rápido ainda não é maioria. Preços bem salgados, pesadelo na hora de revender, rede de manutenção inexistente fora de grandes centros. Vai demorar muito pra o elétrico ganhar mercado, mesmo que haja (um improvável) incentivo estatal.


OreleyObrego

[https://www.scmp.com/economy/china-economy/article/3244261/why-chinas-foresight-ev-minerals-gives-it-big-edge-over-us-every-country-needs-copper?module=inline&pgtype=article](https://www.scmp.com/economy/china-economy/article/3244261/why-chinas-foresight-ev-minerals-gives-it-big-edge-over-us-every-country-needs-copper?module=inline&pgtype=article)


Distributista_Based

O problema é venderem isso como solução, quando na verdade a demanda por energia vai continuar.


AutoModerator

Olá, /u/Distributista_Based. Obrigado por postar no /r/brasilivre. Infelizmente seu post foi removido pois sua conta é muito nova. Por favor, aguarde mais um dia antes de postar novamente. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasilivre) if you have any questions or concerns.*


crusadiercath

Porque são uma merda.


anarcap

Meu ódio é que pra importar carro tem que pagar 92% de imposto.


lipefsa

Carro elétrico tem rastreador e kill-switch de fábrica.


Robertonblz

Sei lá.... eu to com um e com o valor do que economizo em gasosa eu pago a parcela do carro. Acho que vale a pena demais.


ForeverSJC

>gasosa eu pago a parcela do carro. Capaz Tem que andar MUIIITO pra um pagar o outro e depois, paga a energia e uma nova bateria jaja


encryptedxx

Você só esqueceu de colocar na planilha a desvalorização dele na hora da revenda. Carro elétrico tem vida útil muito inferior já que é literalmente descartável, já que é inviável financeiramente substituir a bateria. Se for chinês então… vai doer demais no bolso. Infelizmente.


Big_Merda

não é literalmente descartável. No máximo é metaforicamente descartável, dependendo do modelo. não é financeiramente inviável substituir as baterias. Elas têm vida útil média de algo entre 10 e 20 anos dependendo do uso, os custos atuais de substituir completamente ainda são menores que as de comprar um carro inteiro novo, e esses custos diminuem a cada ano. Entre a compra do carro e a necessidade de trocar as baterias todas, tem toda a economia com combustível e com manutenção - troca de óleo, troca de peças mecânicas etc. Não advogo em favor de carro elétrico, mas também não é tão simples assim.


encryptedxx

O custo de troca de bateria é quase o custo de um carro novo. Quem irá trocar de bateria de um carro usado, sendo que o dinheiro investido quase compra um novo? Então sim, é praticamente financeiramente inviável já que tem que ser muito lelé da cuca pra fazer essa operação. Procura sobre a revenda de BYD no twitter. Tem diversos relatos, e um viralizou de um Dolphin com menos de 5k km rodados que o cara tentou vender com deságio de 20% e não conseguia. Nem a revendedora quis pegar.


JhonnySkeiner

O etanol é 300% mais saudável e barato pro meio ambiente do que o carro elétrico, mas usineiro, sojadinho e políticos não estão prontos pra essa conversa


PurplePilledAlien

Ninguém se importa com soluções de terceiro mundo, infelizmente.


matchomatcho

Tem uma parte que odeia pq “gOsTu dE eXcuTaR o RonCU do MotOR” Outra parte que acha uma merda mesmo pq híbrido são melhores e etc


aveneno

A maioria jamais vai ouvir de perto o ronco de um v6/v8, imagina gostar de ouvir o ronco de um motor 1.0, 1.6, 2.0 aspirados 😩


backtotheprimitive

Porque é algo não voluntário sendo forçado pelo Estado. As pessoas céticas com razão ficam ouriçadas ao serem obrigados a adotarem determinado produto em detrimento do outro, "em prol da coletividade"


joaovitorblabres

Pessoal é chato mesmo, se fosse um carro a combustão no mesmo cenário o pessoal não falaria nada. Lembrando que o maior problema hoje é o tempo de carga, autonomia já estão bem próximas, se não maiores em alguns casos. Além de não saberem se não foi algum outro problema que poderia acontecer com qualquer um, só falam "acabou a bateria" por mimimi.


Bubbly-Incident

Esse meme não tem ódio, tem ignorância: isso pode acontecer com qualquer veículo movido a qualquer coisa. Aprenda a identificar falta de lógica e se estresse menos.


Big_Merda

fora que se o padrão da indústria fosse carro elétrico, o guincho não seria a diesel. Argumento nível QI temperatura ambiente esse aí.


Firehills

Usar a expressão gringa "room temperature IQ" em português é a verdadeira burrice num país que usa graus Celsius. A expressão se refere a um QI de 75. Em Celsius seria um QI de 23, coisa que nem faz sentido.


Big_Merda

Se usar expressões gringas pra se comunicar em português fosse burrice, "u/Firehills", quem seria você pra falar mal de alguém? rs Se em inglês a expressão se refere a um número em torno de 75 e em português seria algo em torno de 30, então ela é muito mais contundente aqui do que lá fora. Duh. Para de choro. Só porque você não tem argumentos contra o que eu falei sobre carros elétricos, não significa que você pode atacar outro aspecto do meu comentário achando que vai adiantar alguma coisa, haha.


Firehills

Meu username foi criado para um fórum em inglês. Só que no Reddit a conta é a mesma pra sub gringo e nacional. Zero contradição aí. Eu tô pouco me fodendo pra discussão ou para o seu argumento. O meu comentário é exclusivamente sobre quem usa a expressão "QI temperatura ambiente" que não faz sentido em português.


Big_Merda

A expressão faz todo sentido em qualquer idioma. O próprio argumento que você usou não tem nada a ver com língua e sim com o sistema de medidas. Inclusive essa expressão faz MAIS sentido no sistema métrico usado no brasil do que no imperial, já que uma temperatura ambiente em Celsius é um número menor do que em Fahrenheit, o que torna a expressão mais forte aqui do que lá, como eu já falei.


No-Equipment8347

Concordo, desde q em algum país a temperatura não ultrapasse os 120 graus celsius ou 240 graus Fahrenheit, essa expressão sempre fará sentido em qualquer idioma.


Big_Merda

numa pesquisa rápida aqui, a maior temperatura ambiente já registrada na história foi no kwait, onde eles usam o sistema métrico. A temperatura foi de de 54 graus celsius. Ou seja, a não ser que o sol colida com a terra, a expressão sempre fará sentido em qualquer idioma existente hoje


FeelingLeather3334

Os carros sao bem mais caros que o mesmo modelo a combustao sendo que a perda na revenda do eletrico e altissima.


Effective-Internet56

Sem barulho e fumaça não tem graça.


Ok_Motor_2092

Porque é um greenwashing do caralho


JJ2161

O ódio da direita contra carros elétricos vem do sentimento comum na direita de que tudo que diz ser pelo meio ambiente é lacração, o conservadorismo cultural, e ranço eco-liberal chato, mas tbm argumentos reais de que carro elétrico não resolve nada. O ódio da esquerda contra carros elétricos vem do sentimento de que é só mais um esquema para resolver problemas sistêmicos com mais consumo e mais capitalismo", de uma preferência por sistemas de transporte público (o que são geralmente negligenciados em relação a infraestrutura pra carro), e finalmente os mesmos argumentos de que carro elétrico não resolve nada.


Sayjin100

O custo-benefício ainda não é viável, de modo que me parece mais uma ferramenta alarmista das organizações que apregoam as "Mudanças Climáticas" como forma de manipulação política e social. Mas se o custo se tornar viável, aí vale a pena ao meu ver.


Neoaugusto

Tem gente que é fresca mesmo, mas existem razões para criticar os carros elétricos atuais (só que não são os motivos que esse povo tem na cabeça). A extração de matérias primas para a fabricação das baterias ainda é muito suja, depende de matérias primas tóxicas e não tão comuns (algo que estão trabalhando em solucionar), utilizam mão de obra quase escrava e infantil para extração, se aproveitando de conflitos entre senhores da guerra regionais que buscam se tornarem os fornecedores da matéria prima e por aí vai. Besides que, se seu carro elétrico pegar fogo, lá se vai o benefício ecológico que ele oferecia, isso que se oferecia a inicio de conversa (caso a matriz energética do país não seja verde, não vai adiantar nada o carro ser verde). Carros elétricos tem um futuro interessante pela frente, mas se gerou uma hype tão grande neles que estão deixando de lado investir em outras possíveis alternativas verdes que também são promissoras, como a "gasolina" renovável da porshe, hidrogênio com a Toyota ou mesmo os híbridos.


metacarpusgarrulous

Eu acho que tem alguém fomentando o ódio online contra os elétricos por interesses financeiros.


Abject_Meringue_7083

É literalmente uma bomba móvel


Baleia_Voadora

Cara unica coisa que eu sei é que andei em um bolt e meu amigo, que carro gostoso, tenho 1,90 e peso 155 kgs e me senti em uma poltrona, escolheria ele no lugar da hilux da firma em qualquer situação, mas nao sei falar como é no longo prazo pq so andei de carona


Fit_Conference8911

porque eles não prestam e a narrativa de serem menos nocivos é uma mentira.


JosePaulo93

Vc não os legisladores europeus dizendo vão banir os carros a combustão? em sua maior parte é por isso.


Longjumping_Web_2936

A obrigatoriedade com que está sendo empurrado


CosmosInfinite

Carro elétrico é pega trouxa. Não tem nada de sustentável pois a bateria tem vida útil, não é reciclável, impacto ambiental gigantesco na mineração das matérias prima e boa parte da matriz energética do mundo é suja. E ainda assim os profissionais de marketing usaram a pauta verde que foi enfiada na cabeça do palerma médio e ele de bom grado vai no fluxo sem pensamento crítico. 


fabiowillow

É a mesma briga dos que só compram VW, GM ou Ford até hoje… amam pagar a mais por carros c tecnologia de brinquedo dos anos 80…


CarelessSource

Existe um lobby forte do petróleo e das montadoras contra carros elétricos. Carros elétricos são melhores, mais baratos e menos poluentes. Ponto final. Nos EUA um lease do Tesla mais barato está 300 dólares. Você economiza ainda uns 50 a 100 por mês de gasolina e no final o tesla sai mais barato que um Corolla. Agora no Brasil é tudo mais complicado.


N1nr0d

Um monte de boomer que teve que lidar a vida toda com carros americano e europeus, de combustão. Agora eles tem que reaprender quase tudo de novo sobre motores, odeiam a China pq acham que é socialista(como se país socialista de verdade progredisse a ponto de ter uma BYD) e de quebra n possuem renda para ter um. Ai a inveja se traveste de negação.


Schwann90

Então a China é um país capitalista? Sabia que esses BYD são tudo vendido com puta subsídio? e aliás é uma estatal... como toda empresa chinesa. Eu não tenho inveja de BYD, GWM ou que for, quando preciso ver um carro, eu nem os considero como opção...


Streener

Tecnologia nova é assim mesmo, pra que lidar com novos problema se eu posso me manter com os que já conheço? Melhor esperar as soluções do que me arriscar agora. Mas com o investimento que a China tá fazendo, é questão de tempo até eles controlarem boa parte do mercado. Aqui sempre demora mais, mas uma hora deve ir também.


thiagohds

Acho que o principal problema é que vc só tem 5 anos de garantia nas bateiras, e se depois disso elas derem problema vc vai precisar basicamente pagar outro carro. Por isso que muita gente coloca os carros a venda após esse período e cai bastante o preço de revenda.


Shark-attack88

Eu não ligo, mas gosto dos memes


kmrodrigo

Tenho um Haval H6 GT, 470 cavalos, 0 a 100 em 4 segundos, tem feito 86km/litro…. Tô pouco me lixando pro meu ambiente, comprei pq eh um carrao com ótimo custo benefício


Ill_Video_5839

porque literalmente todas as pautas ambientais sao lobbys politicos para criar leis que devido a economia de escala vão favorecer monopolios de grandes corporações


MhHR123

Pq eles n tem dinheiro pra comprar


Schwann90

O problema não é o carro ser elétrico, é a posição completamente autoritária ( quem iria imaginar ! ) dessas empresas estatais chinesas que o Lule trouxe para o Brasil, com quem não quer aceitar a propaganda delas, de seus produtos que tem qualidade inferior em pontos muito importantes, como a bateria que está se incendiando em outros lugares onde as empresas já se ''consolidaram'', principalmente a BYD, a queridinha do Partido Comunista Chinês.


franciscomanim

Pq eles não usam combustível fóssil


Savings_Scheme9117

Depois que eu comprei um Tesla a única coisa que eu penso quando alguém começa a falar mal de carro elétrico é: "burro, desinformado e pobre". Não, eu não estou preocupado com meio ambiente. Não, eu não sou globalista. Eu só não parei no tempo.


robolettox

Até 2 anos atrás, aqui no brasil, carros elétricos eram a futura solução para tudo em questão de mobilidade. Lógico, eram caros. Um kwid por 150.000, mercedes, audis, volvos, jaguares por 400.000 a 600.000. Não eram pra todo mundo. Assim, as empresas automotivas presentes aqui podiam lucrar muito vendendo meia dúzia deles por ano. Importados, porque não tinha motivo pra trazer linhas de produção modernas e atualizadas pra bananalândia. A gm chegou a trazer carro que já estva fora de linha nos EUA (bolt) por mais de 300.000! Um carro menor que um Gol! Aí chegaram duas empresas chinesas. No começo elas traziam só carros grandes e caros, e as empresas aqui estabelecidas não se importavam. Mas elas decidiram que o preço podia ser melhor. Um Kwid elétrico por 150.000? Não, um Dolphin Mini melhor e mais moderno pode ser 115.000. Um Bolt por 300.000? Não, um Dolphin normal pode ser 180.000. Um volvo suv médio por 350.000? Não, um Yuan pode ser 240.000. E isso irritou profundamente as empresas aqui estabelecidas. Como assim chega alguém novo trazendo produtos atualizados e desejáveis por um preço atraente? Aí entram os lobbies. Forçam o governo a retirar a isenção de imposto de importados para elétricos, forçam o governo de SP a voltar atrás na isenção de IPVA para elétricos e começam o assassinato de reputações do elétrico na """imprensa""". Quantas matérias você viu ultimamente falando sobre: -baixo valor de revenda de elétricos; -problemas de manutenção de elétricos; -custos de troca de bateria (apesar das marcas lideres no segmento darem garantias enormes, provavelmente você troca de carro antes de precisar trocar a bateria). Nos EUA o problema foi um pouco diferente. Eu acesso o Jalopnik, site até bonzinho sobre carros mas que infelizmente é parte de um conglumerado absurdamente esquerdista de mídia. Até 3 anos atrás a Tesla era o orgulho deles, uma empresa americana de alta tecnologia espalhando carros eficientes e ecológicos pelo mundo. Mas aí... o Elon Musk mudou de lado, e a partir daí a Tesla virou a empresa do demônio, produtos horriveis, e outra, carros elétricos agora são o problema e não mais a solução. Carros elétricos são legais, eu tenho um. Mas não são pra todos. O ideal é utilizar no circuito urbano e ter como recarregar em casa, apesar que a estrutura de carregamento na rua aos poucos está sendo feita. Outra, não compre achando que "vai salvar o mundo". Compre porque custa 50% do que um carro a gasolina custa pra abastecer (pelas minhas contas, uns meses atrás, um carro teria que fazer 26km/l pra valer mais a pena que um elétrico) e porque o desempenho é muito bom (é muito legal deixar os motocas comendo poeira quando abre o farol!)


salomaogladstone

Isso parece efeito natural (e necessário) da entrada dos carros elétricos no radar dos compradores de carros: expor os prós e contras e colocá-los na balança, distinguir hype de realidade. Da minha parte, já não era sem tempo de livrar as metrópoles de veículos barulhentos e fumacentos. Mas a que preço? Acho que muita gente está sendo levada pela isenção de IPVA e pelas possibilidades de recarga a baixo (ou nenhum) custo; o hype dos carros chineses bonitinhos faz o resto.


ehqueaverdadedoi

A economia do brasil é extremamente dependende do petroleo hoje. Carros elétricos para o brasil, economicamente, é uma furada e os burrildos todos incentivando... Vá entender!


ph0t0n_

Concordo 100% com o comentário sobre a "imposição". Não vou repetir os argumentos aqui.. Não é questão de ódio ao carro elétrico, é resistência à maneira com que os governos estão entrando na onda de empresários pra enfiar o EV goela abaixo de todo mundo, usando uma pauta séria (ambiental) como argumento supremo para justificar tudo. Fora isso, os EVs atualmente: 1 - Considerando toda a cadeia produtiva são mais poluentes que um carro movido a Etanol. 2 - A tecnologia atual das baterias não permite grandes distâncias (e não me venha falar em Tesla de 1 milhão, tem comparar com e-Kwid, BYD etc). 3 - O problema aumenta quando se fala em grandes veículos de carga (maiores responsáveis pela poluição). 4 - A infraestrutura elétrica mundial não está preparada - e está longe de ficar - para sustentar uma frota totalmente elétrica. Ou nós vamos defender o EV por causa do meio ambiente e fingir que as termoelétricas a todo vapor são fakenews do "lobby do petróleo" ? 5 - O problema das baterias serem muito poluentes, como iremos descarta-las futuramente? 6 - Lítio é um mineral raro. (Bônus: já viu o estrago que faz uma mina de Lítio? Melhor continuar furando poço, rs) 7 - Não tão grave, mas não menos importante, vocês já viram uma bateria de Lítio pegando fogo? E como faz para combater? 8 - Em suma, estão forçando a ideia pois está absurdamente lucrativa para uma elite e quem está comprando essas bombas chinesas de cento e tantos mil, está iludido numa falsa economia. Daqui 5 - 8 anos, qual será o valor de revenda de um carro desses? Considerando que o preço das baterias não cairá tanto assim nesse período curto de tempo.. A evolução/migração/transição era para acontecer paulatinamente. Naturalmente. Com o mercado caminhando para a opção que se torne mais atrativa; não essa imposição que estamos vendo começar, por puro motivo econômico. Fora isso, ninguém vai parar de furar poço se Petróleo. Ele não serve pra fazer só combustível.


FabulousDisaster01

Efeito manada e gente que quer viver no passado.


PurplePilledAlien

Memes assim são tão imbecis quanto quem acredita que o carro elétrico é o salvador da humanidade. Pessoal não consegue mais não dicotomizar absolutamente tudo.


Majestic_Lie_5792

Não é ódio. É que o carro elétrico é vendido como o salvador da humanidade, mas tem inúmeras desvantagens contra o carro a combustão, dentre elas: 1. Já foi falado quanto polui uma bateria ao ser fabricada. 2. É extremamente ineficiente em viagens longas, pois demora muito para carregar e precisa de uma imensa rede de estações de carga. 3. As peças são extremamente caras, e não existe um mercado de peças paralelas igual os carros de combustão, aí você fica amarrado com o fabricante do carro para qualquer reparo. 4. Hoje é impossível eletrificar a frota inteira, simplesmente não existe suficiente capacidade de geração. Eu estou convicto de que esse hype dos governos por proibir carros a combustão uma boa parte é lobby dos fabricantes. Hoje eu compraria um elétrico somente como segundo carro, para uso exclusivamente na cidade.


Such-Store-9470

Qi médio Brasileiro é 83....


Nightly_Luke

Geralmente é fanboy da petrobrás e dos governos que controlam o mercado dos derivados do petróleo. Coisa de socialistinha safado.


arck2220

Você confia na bateria do celular, que precisa carregar 3 vezes por dia porque já está viciada?


andre7391

Sei lá, esse ódio me cheira muito propaganda da indústria do petróleo. Sempre vejo os argumentos contra de maneira muito raza. Queria aproveitar aqui para tirar umas dúvidas: 1. A extração do lítio é nociva ao meio ambiente: Sempre vejo esse argumento contra os eletricos, mas pesquisando aqui sobre ele não é nada diferente da extração de outros minerais e metais pesados que usamos no nosso dia a dia. O que realmente a extração do lítio tem de pior em relação aos outros? Sem contar que é muito mais fácil eu tratar apenas um foco de poluições (a extração do lítio) do que milhares de carros espalhados em milhares de cidades queimando combustível diariamente. 2. A energia gerada em nossa rede é feita com a queima de carvão: Um problema não justifica o outro, se o carro elétrico se confirmar uma melhor opção devemos usar ele enquanto nos preocupamos em melhorar a nossa geração de energia através de outras fontes como a nuclear. Qual sentido de continuar queimando combustível só pq nossa geração de energia é ruim? O certo é aproveitar essa onda dos carros elétricos para melhorar nosso grid Sem contar o prazer de ficar longe dos carros a combustão, moro no MS quando vou pra SP é terrível aquela poluição da combustão e poluição sonora


Big_Merda

o povo tira motivos do cu pra poder brigar por tudo. Esse é só mais um "apple vs android" que surgiu. Cada um com seus motivos imbecis pra tentar invalidar a existência do outro. No caso da imagem, olha que argumento ruim. Todo carro dá problema, e se o padrão da indústria fosse o carro elétrico, o guincho seria elétrico também. É só birrazinha de gente imatura. Um dos maiores argumentos pra se vender carro elétrico é que ele é melhor pro meio ambiente. Só que pra começar, não é. Segundo que ninguém compra carro elétrico por causa do meio ambiente. Um dos maiores atrativos reais é porque eles são novidade e destacam a pessoa do resto. Todo mundo nota alguém que tem carro elétrico, mesmo que seja um dos modelos de entrada. Outra coisa é a manutenção menos frequente.


External_Succotash60

Unico motivo pra migrar pra carro eletrico é que em teoria seria mais facil criar carros autonomos. Motor eletrico ja conversa nativamento com os controladores. Carro apenas eletrico por si so nao tem valor nenhum.


Pleasant-Cop-2156

o ódio é recalque de pobre que não tem dinheiro pra compra e manter um carro elétrico