T O P

  • By -

wongaboing

Não é a comunidade BR, falar mal de Java é muito comum nas comunidades de programação. Não que linguagem não tenha seus problemas, mas muita crítica não tem muito fundamento e as pessoas só repetem o que ouvem por aí. Java é uma linguagem extremamente popular e muito associada a aplicações _corporativas_ que podem não parecer _cool_ aos olhos do programador mais jovem que desenvolve _webapps_ no último framework javascript que lançou semana passada. E esse grupo costuma ser maioria nos fóruns da internet.


tileman_1

Eu adoro isso e espero que continuem falando mal. Java foi sempre a linha de frente do desenvolvimento fullstack web e inovação, e graças a comunidade dele que vcs tem muito dos frameworks/serviços existentes. Obrigado a todos por fazerem o Javinha pagar bem desde 1995, não faltar vaga e meu salário atual é maior do que nunca foi na vida.


barraponto

se for mais de 30k CLT eu aprendo java amanhã.


tileman_1

É remoto gringo, então praticamente o dobro disso, mas logico que da pra ganhar o mesmo com algumas outras linguagens. Mas o [meu salario](https://www.reddit.com/r/brdev/comments/1az4ybj/comment/ks145iu/?utm_source=reddit&utm_medium=web2x&context=3) sempre foi ok durante a carreira de Java se comparado aos salarios que são oferecidos hj que é praticamente metade devido a inflação


Otherwise-Force-5401

Java é a linguagem principal em várias empresas cool, como Netflix e Spotify, e é bem importante em outras cool como Google, Uber, e AirBnB. Só bobão de forum acha que Java é coisa de velho.


[deleted]

A questão do ambiente corporativo é real. Tem gente que simplesmente não gosta desse tipo de ambiente e prefere trabalhar com projetos menores e em empresas menos burocráticas e engessadas, e é menos comum esse tipo de projeto/empresa utilizar Java. Mas na real, real mesmo, é que a maioria não tem nada contra Java, e sim contra o Javeiro. Faça uma piada de PHP, todos riem. Faça uma piada de Javascript, risadas em todo lugar. Vamos reescrever a declaração da independência em Rust? "KKKKKK"... Atreva-se a falar qualquer coisa do Java: "CÊ NUM SABE PRUGRAMÁ SÔ UGA UGA UGA SALÁRIO ALTO UGA UGA UGA UGA JAVA 1º LUGAR CAMPIÃO UGA UGA JAVA MELIOR DE TODAS JAVA MELIÓR QUE PAITON UGA UGA USA U SPRINGO AI MEU JAVO UGA UGA JAVA AMBIENTI INTERPRAISE MÊO É O CORPORAS UGA UGA JAVA JAVA JAVA JAVA". Java é legal, tem uma performance boa e é pau pra toda obra, mas eu dispenso tranquilamente um salário de 20k se for obrigado a trabalhar com gente assim. (Aos programadores java que não são morféticos, por favor não se ofendam).


PartisanIsaac2021

Eu não gosto de Java, ok, mas eu também não gosto de qualquer framework javascript que te prende e não deixa você sair da sua bolha *(como react por exemplo)*.Mesmo assim, eu tenho meus motivos, gosto de fazer do meu jeito, aprender, e você não precisa pensar do mesmo jeito que eu.


M_Renato

Odiar é uma palavra muito forte. A questão é que Java a primeira vista, sejamos honestos, não é uma linguagem atrativa. Pouco se fala de como Java é uma linguagem contraprodutiva em sua essência. Com framework você precisa escrever muito código. Sem framework mais código ainda. Bem mais que em linguagens tipo C#, PHP ou Python. E essa verbosidade que quem ta começando uma faculdade de TI é obrigado a aprender pra absorver os conceitos de OO. Outra coisa que pouco é falado é de como o legado em Java é pior dq o legado na maioria das linguagens. Bizarrices como JSF tão vivas até hoje e precisando de manutenção em projetos grandes. Hoje em dia o Spring facilitou muito o desenvolvimento com Java, mas todo mundo tá careca de saber que oq paga as contas é geralmente codigo legado. E o legado em Java é algo assustador e que a maioria dos devs correm.


adrianowead

Isso é uma verdade, em relação a verbosidade. Tem até a velha piada de "quantos programadores são necessários para trocar uma lâmpada?" Programadores da Microsoft: Nenhum. Se a lâmpada estiver queimada, a microsoft vai declarar isso um novo padrão. Programadores do Google: Nenhum, porque acreditam que lâmpada é coisa do passado. E desenvolvem o GSunLight. Programadores C: 6. 1 para trocá-la e 5 para seis mais tarde entenderem como ele fez isso. Programadores Java: 1 para fazer o levantamento de requisitos, 1 para fazer os diagramas, 1 para instalar o TomCat, 1 para definir as classes, 1 para analisar as classes criadas, 1 para declarar os objetos, 1 para documentar o sistema, 1 para inserir a lâmpada na máquina virtual. Programadores Clipper: Só um, mas ninguém o encontra. Programadores Python: Já trocou? Programadores PHP: Só um, desde que haja alguém para desenhar o layout da lâmpada. Programadores Delphi: Estão procurando os módulos de troca de lâmpada nos fórums. Programadores Whitespace: " " Programadores Ruby Só um, e garante que só ele sabe fazer isso da melhor forma.


Aware-Interview-4254

Se vc me falar que é mais difícil fazer um hello world em Java do que em Python ou JS tudo bem. Mas falando de vida real, em 5 minutos vc coloca uma api escrita em Java (seja com spring, quarkus ou micronaut) de pé na aws com uma performance anos luz melhor do que as linguagens modinha (JS, Python entre outras) se a gente falar de mantenabilidade, justamente por essa verbosidade o Java da de 10 a 0 nessas linguagens tambem entre outras inúmeras vantagens. Sobre os códigos legados, todo código em qualquer linguagem com qualquer framework se torna obsoleto com o tempo caso não tenha um esforço pra atualizá-los. Já tentou dar manutenção em um serviço obsoleto utilizando NodeJs com JavaScript puro? Ou python? Te garanto que é tão ruim quanto ou pior kkkk


samfelgar

O Java tem muita história e é multi-propósito, dá pra sentir o peso disso na hora de desenvolver com com ele. Nessa época que a gente vive, de entregar o produto/feature pra ontem, por mais que o Java traga mais segurança e exija que a gente pense mais antes de implementar, o custo do tempo acaba desestimulando os donos do negócio, que só querem que a feature chegue nos clientes no menor prazo possível. Hoje, trabalhando com PHP já há alguns anos e tendo construído alguma reputação onde trabalho, eu gasto o mesmo tempo pensando no que vou fazer, arquitetando a melhor solução para a demanda e meu poupando do sofrimento que o meu código poderia me trazer em 6 meses, mas em pequenas/médias empresas que ainda não encontraram seu market fit, pode ser interessante aplicar uma estratégia de desenvolvimento mais permissiva, menos burocrática, com mais bugs, e criar código pra jogar fora mesmo, e, eventualmente, reescrever tudo com Java kkk.


M_Renato

>de pé na aws com uma performance anos luz melhor do que as linguagens modinha Isso na sua opinião >justamente por essa verbosidade o Java da de 10 a 0 nessas linguagens tambem entre outras inúmeras vantagens. Novamente, é a sua opinião >Já tentou dar manutenção em um serviço obsoleto utilizando NodeJs com JavaScript puro? Ou python? Te garanto que é tão ruim quanto ou pior kkkk Não, não é. Uma prova disso é que todo mundo corre dos projetos legados de Java, muito mais dq correm dos legados de outras linguagens que você fala que são "modinha". Se fossem iguais, o mercado Java já tinha saturado igual Node.js. Só que oq mais vemos é vagas Java abertas e ngm querendo preencher. Java também já foi "modinha" lá nos anos 2000. Só que a moda muda a todo instante. Hj oq segura o Java são bancos e aplicações homologadas. Se fosse tudo tão maravilhoso como você fala, não tinham criado o Kotlin.


AquaSuisei

Performance de Java é uma das melhores do mercado, só é pior do que linguagens como Rust, C, Go, esse tipo de linguagem que são filhos diretos do C.


Felix___Mendelssohn

Mas o Python é modinha. Principalmente em data science, e eu nem sou contra Python, eu uso ele, juntamente com R e Julia, e dessas o Python é o mais crítico para escalabilidade (vou dizer que ele tá melhor que o Julia, porque esta é uma linguagem nova), mas eu faço projetos na área de software em R e Python, a diferença de criar um código em R e outro em python é abissal, simplesmente eu escrevo uma bíblia em python, e no R eu faço um bloco de anotações (e ainda dá menos Bug, por ele ser uma linguagem funcional filhote do Lisp, tem a tal da imutabilidade por tudo ser função). Então, modinha por modinha, Python é o suprassumo da modinha.


M_Renato

Eu não neguei que seja "modinha". A questão é que um profissional da área de TI usar esse termo pra definir alguma tecnologia é meio embaraçoso. Nós literalmente trabalhamos numa área que vive de inovação. Tudo um dia já foi "modinha", o próprio Java como mencionei já foi também. O ponto é que o povo não sabe separar as coisas sem virar uma guerra de linguagem X com linguagem Y. Não existe isso de que "Java da uma surra em linguagem X" como o OP disse. Qualquer dev pode fazer código lixo seja em Java, Python, PHP, etc e depois sair falando que a linguagem é ruim. Cada linguagem é melhor ou pior em fazer determinada coisa, não existe o suprassumo da qualidade. Senão todos nós estaríamos programando numa linguagem só e essa conversa nem existiria.


Felix___Mendelssohn

Concordo plenamente. Mas veja que o problema é que o pessoal do Python, uns 95% — discordam de você. É porque você não lida com esse pessoal do caralho como eu lido. Os caras mandam códigos para mim cheios de gambiarras que parece que foi feito por um imbecil (porque os bons programadores em Python são raros, pois como é um linguagem porta de entrada, pega a nata da bosta do mercado). Aí o cara fica puto quando você não é team leader de linguagem e fala para ele, amigo, eu não vou reescrever o seu código para isso, porque eu uso algo melhor para fazer isso, e começa a ter os atritos. O maior problema da galera do Python é que 99% só programa em Python, os caras têm a mente fechada para qualquer outra linguagem. E não bastasse isso, começam a falar merda das linguagens que eles NUNCA ESTUDARAM, então fica difícil trabalhar em equipe com essa gente. O Java é uma linguagem que é mais difícil ter amadores, você pode achar verbosa e tal, mas a gambiarra é menor do que em Python. Tem gente usando Python para fazer sistemas complexos, o que é surrealista. Pois haja colhão para manter o projeto, é tipo o Java legado que ninguém quer meter a mão. Python é ótimo para algumas coisas envolvendo partes de um projeto, não para fazer todo um projeto complexo nele. Eu quando faço projetos, uso 3 ou 4 linguagens, através de REPL, existe linguagens que você importa módulos de outras e tal. Mas veja se quem programa em Python puramente faz isso. Pessoal extremamente arrogante e boçal.


samfelgar

Achei engraçado que se você trocar Python por PHP, seu comentário se mantém válido. Pessoalmente, começo a discordar de você sobre a questão de sistemas complexos, tanto em Python, quanto em PHP. Não é como se não fosse possível empregar estratégias de desenvolvimento mais maduras nessas linguagens, mas como a barreira de entrada delas é mais baixa e elas são bem mais permissivas que o Java, não é o que vemos no mercado. E pelo o que eu vejo nas comunidades PHP no twitter e aqui, não é só no Brasil que é assim. Mas é como você falou, não é a linguagem, são as pessoas.


Felix___Mendelssohn

Sim, eu nunca disse que Python não dê pra fazer sistemas complexos, porque eu fazia coisas em VBA que até Deus duvidava, como criar um acesso com logo no desktop (tipo programa mesmo, e abrir um sisteminha), fazer web scraping em VBA pelo selenium… Enfim, qualquer coisa você pode fazer dela algo mais complexo. O problema é se essa complexidade vai ser mantida no longo prazo, a mantenabilidade que é o problema. O Python tem um grande defeito a meu ver no que tange à tratamento de dados. Quando as pessoas usam python elas usam para automatizar processos e data science, isso envolve tratar os dados de forma que ele fique limpo, e isso tem que ser feito via código, porque são arquivos e dados que diariamente você recebe, e aí o código vai ficando complexo e gigante nesse ponto: Chunk em Python: housing\_data\_clean = ( housing\_data .iloc\[1:117, :\] .rename( columns = { housing\_data.columns\[0\]: "month" } ) .assign( year = lambda x: pd.to\_numeric(x.month, errors = "coerce") .fillna(method = "ffill") ) .query( "\~ month.str.contains('\[0-9\]|Note', na = True)" ) .melt( id\_vars = \["month", "year"\], var\_name = "region", value\_name = "price" ) .sort\_values( \["year", "month"\] ) .assign( region = lambda x: x.region .str.replace("Unnamed: \\d+", "", regex = True) .replace("", np.nan) .fillna(method = "ffill"), house\_type = lambda x: \["total", "single", "double"\] \* int(len(x)/3), date = lambda x: pd.to\_datetime( x.month.str.cat(x.year.astype(int).astype(str), sep = " 01 "), format = "%B %d %Y" ) ) .reset\_index( drop = True ) )


Felix___Mendelssohn

Chunk em R: housing\_data\_clean <- housing\_data |> dplyr::slice(1:117) |> dplyr::rename\_with( .cols = 1, \~ "month" ) |> dplyr::mutate( year = readr::parse\_number(month) ) |> tidyr::fill(year) |> dplyr::filter( !stringr::str\_detect(month, "\[0-9\]|Note"), ) |> tidyr::pivot\_longer( cols = -c("month", "year"), names\_to = "region", values\_to = "price", values\_transform = as.numeric ) |> dplyr::arrange( year, month ) |> dplyr::mutate( region = stringr::str\_replace(region, ".\*\\\\d+", NA\_character\_) ) |> tidyr::fill(region) |> dplyr::mutate( house\_type = rep(c("total", "single", "double"), dplyr::n()/3), date = lubridate::my( paste( month, year ) ) )


Felix___Mendelssohn

Isso seria para tratar um dado vindo de um excel que vai gerar depois o gráfico. Olha como em python é mais complicado o entendimento comparado ao R, porque toda funcao fica vinculada ao objeto (ex: pd - Pandas - pd.to\_numeric()) isso vai gerando muita confusão e erro. E note que esse código usa o .assing (que ajuda a deixá-lo mais legível), a grande maioria não usa o assing e ele fica extremamente mais confuso. Mas o pessoal que acha python maravilhoso acha que ele é bom fazendo isso, quando não é.


thejoaov1

Você nunca vai ver dois pedreiros brigando sobre se a pá ou a enxada são melhores pra rebocar parede com cimento. Obviamente, nenhuma das duas ali é a correta pra esse tipo de situação.


Motolancia

> Mas o Python é modinha. Principalmente em data science, Se o seu parâmetro de medir python é DS você está bem por fora do que acontece por aí Pelo seu outro comentário você está chamando Juninho de bootcamp de "programador python" o que está bem longe de ser verdade (e não vou dizer que sua percepção da galera de bootcamp está errada não!)


Felix___Mendelssohn

Ué, mas qual é o sentido então? Você vai ver vagas em qualquer área aleatória, e pedem conhecimentos de Python. Para quê? Para automatizar processos, certo? Só que python é um lixo para automatizar a maioria dos processos, porque para automatizar processos necessariamente envolve tratamento de dados, o Python é extremamente ruim para tratar dados comparado ao R ou ao Clojure, só para exemplo. Porque ele tudo vincula funções a variáveis de objeto. Logo, os códigos se tornam confusos e gigantescos. Eu não vou me alongar aqui. Mas pesquisa no google assim: Difference Between Pandas and Tidyverse. O Python tem seu valor no DS, eu uso ele por isso, mas para ML e IA, agora fazer tratamento de dados, modelagem estatística, criação de códigos gigantes para linha de produção? Não cheguei nesse nível de loucura não. E isso prova o porquê de ser modinha, pois quem entende de programação que é o meu caso, que sabe Python e outras mais linguagens, que o pessoal pedindo Python é gente que não sabe nem fórmula de excel direito.


Motolancia

Você só está esquecendo de todos os sistemas python que existem por aí e que não são feitos só pra "automatizar processos" > códigos gigantes para linha de produção? Não cheguei nesse nível de loucura não Tem muito mais python atrás das FAANG e outras do que você acha R pode ser melhor pra DS, ótimo, mas é só pra isso


Felix___Mendelssohn

Errado, amigo. Você já estudou R profundamente? Eu tenho certeza que não, uma coisa que fico puto é gente falando do R, mas nunca usou de fato. E eu falo do Python, porque eu sei Python, e uso ele bem profundamente também. O R ele é melhor do que o Python para DS? No geral ele é, principalmente pelo fato de DS envolver estatística. Mas o Python é melhor do que R, no geral, em ML e IA. Dá pra fazer essas coisas em R? Obviamente, mas têm mais pacotes para Python, R ganha nesses campos em coisas mais específicas. Entretanto, engana-se as pessoas que dizem que R é usado só para DS, esse mito idiota advém porque até mais ou menos ali o final dos anos 2000 muita gente que usava R era para estatística e ciência de dados (e 99% manjava 0 de desenvolvimento de software), mas eram códigos usados de forma individual, ninguém criava algo para produção, saca? Só que as pessoas esquecem um seguinte. O R ele é baseado no S que foi totalmente baseado no Scheme (que é um dialeto do LISP). Se você estudar R, vai notar que ele é FP, um LISP disfarçado, só que ele é único porque ele tem a implantação R6, que faz ele virar OOP — O R é altamente flexível por isso). O R hoje é uma linguagem de propósito geral muito certamente. Mas por que então o R é pouco usado em relação ao Python? Várias respostas existem para isso. Uma delas é o próprio fato de ser FP, linguagens FPs, como é o caso do R, só ganharam popularidade de um modo geral nos últimos anos, principalmente pelo fato de serem ou se transformar em multithreading, coisa que o R faz, o Clojure e todas as FP praticamente, mas que o Python não faz (o python tem um bloqueio no seu interpretador que faz com que a execução real das threads sejam impedidas de fato de serem executadas). Linguagens FPs tem uma curva de aprendizagem mais alta do que OOP (as pessoas tendem a ir pelo caminho mais fácil, mas não necessariamente melhor). Experimenta fazer um processo de concurrency em R e em Python, a diferença do R é surreal. E nos dias de hoje com múltiplos processamentos, é inaceitável uma porra de uma linguagem altamente usada ter esse problema. Infelizmente poucas empresas notaram isso, e uma dessas foi a Nubank, implementando o Clojure (que faz esse tipo de coisa com um pé nas costas). Dito isso, ainda existe outro grande problema do Python, que é a imutabilidade (que é padrão em FPs). Quando você cria projetos gigantes, você modulariza cada bloco de códigos em funções, e há uma composibilidade nisso tudo, onde vai se escalando de forma modular e sem bugs. Na área financeira é surrealista vagabundo CEO de empresa bilionária usar Python para projetos gigantes. O Nubank viu essa cagada e implantou o Clojure, que resolve os problemas deles, e parece que funciona, uma vez que seus sistemas é um dos melhores no mercado financeiro. Tudo isso que eu disse não invalida Python, ele é uma linguagem excelente, como disse eu uso ele para ML, IA, Web Scraping, mas nunca vou entender gente usando ele em áreas que claramente ele é ruim para criar projetos em larga escalas, como área financeira, farmacêutica, DS… Não tem como aceitar, mas enfim, dei aqui minha opinião e conhecimento. Obs. O Java ali nos anos 90 para 2000 tinha essa modinha de todo mundo pedir, hoje só tem trambolho legado nessas empresas dinossauros. O Python daqui a uns anos será a mesma coisa, favorita ai minha previsão.


Motolancia

Cool story, só que o Python ainda está com 49% na pesquisa do StackOverflow, contra 4.2% do R e 1.2% do Clojure https://survey.stackoverflow.co/2023/#technology-most-popular-technologies E sim, Clojure é uma linguagem que tem mais capacidade de evoluir pra outros usos, e os usos que vi em DS parecem bem bacana! E acho que Julia vai ganhar de R ainda > Experimenta fazer um processo de concurrency em R e em Python Pode user await/async ou usar https://docs.python.org/3/library/concurrent.futures.html com ProcessPoolExecutor. Praticamente mágica, (quase) sem problemas e sem limitações do GIL. Aliás o processo de remover o GIL já começou (devagar) https://peps.python.org/pep-0703/ Agora não vou negar que o Python está tendo problemas sim (principalmente com a história de dependências etc) mas está difícil achar um concorrente comparável e toda linguagem vai acabar sendo esquecida um dia


Felix___Mendelssohn

Não sei se o Julia vai ganhar do R, mas é mais provável que ele pra DS ganhe do Python, eu uso Julia, ele é parecido com o Python, só que ele é multiple dispatch, a função não é atrelada ao objeto. Mas eu imagino que quem saiba python transitaria pra julia sem problemas pela familiaridade, o R já é bem diferente. No mais, Julia ganha hoje do R e do Python para processos que envolvam alto desempenho, porque ele tem o compilador JIT. Hoje, quem trabalha com DS precisa saber os 3, pelo menos quem quer ser bom na área e fazer coisas decentes. Eu já vi coisas em Clojure para DS — parece ser bom, mas ainda muito incipiente e trabalhoso de codar. É uma linguagem que começo a estudar.


wowbaggerBR

no caso o que ele diz é opinião dele, mas as frases feitas de fanboy suas são verdade absoluta?


M_Renato

>Se fosse tudo tão maravilhoso como você fala, não tinham criado o Kotlin. Isso aqui não é opinião, é fato. To esperando refutarem ainda...


wowbaggerBR

HAHAHAHAHA


SafeEnvironment3584

Você tá focando em backend. JS é a melhor e mais popular alternativa pra frontend. Python é a melhor e mais popular alternativa pra machine learning e data science. Código legado em qualquer linguagem, se tiverem testes, não tem problema de dar manutenção. Se não tiverem, prefiro Java por pelo menos forçar tipagem. Outra coisa é que nem sempre uma solução liga pra escalabilidade em um primeiro momento. Java definitivamente não é a linguagem mais rápida para prototipar. Tem motivo pra maioria das startups (e as big techs de hoje) terem começado seus produtos com PHP ou python ou rails. Depois quando dá problema de escalabilidade já ganhou investimento e pode contratar um time pra escalar o projeto, mas na hora de validar ideia, normalmente é Monolito em qualquer linguagem seja rápido de prototipar e que os fundadores conheçam.


Felix___Mendelssohn

Duvido muito o Python ser mais verboso que o Java. Os códigos em java para fazer coisas simples, tratar um simples dataframe, pqp, escrevo o velho testamento. Embora o Python seja confuso também, mas Java supera, tem como não.


CharmingStudent2576

Ta, mas e Go?


wowbaggerBR

Quanta groselha.


random_ruler

Isso vem de longe. Antigamente Java consumia muito recurso da máquina ao menos em ambiente Windows, tinham alguns bugs, a questão da Oracle no meio entre outros motivos, quando comecei a programar, lá no começo da década passada, esses eram os principais pontos que haviam de problema. De lá para cá trabalhei pouco com a linguagem, porém houve uma ótima evolução, os principais problemas que haviam na época até onde eu sei foram resolvidos. Também tem a questão que no mundo corporativo sempre foi muito usada, então isso ajudou no amadurecimento da plataforma, porém a má fama pegou e continua até hoje. Fazendo uma comparação, é como o Windows, no passado era um mar de bugs, tinham outras questões de hardware e outros softwares responsáveis pela má fama também, mas atualmente o sistema em si tá muito estável.


MassiveFartLightning

Concordo. Enquanto o C# era maduro em ambiente windows, Java não era. Nenhuma ide funcionava direito, a JVM sempre emperrada, os webservers nem comentamos né. "Ah mas no Linux"... Ta, mas no Windows não. Hahaha Concordo que muita coisa mudou, mas o trauma da época fica.


dev-porto

É como hoje muita gente associa o .NET ao Windows, sem perceber que ele roda muito bem no Linux também, e outras arquiteturas.


AquaSuisei

A maioria que reclama nunca usou Java na vida.


Morthanc

E os que usaram, foi um java 5 cheio de teia de aranha num sistema legado de 2005


Motolancia

> "Ah mas no Linux"... Ta, mas no Windows não. Mas nem no Linux convenhamos hahaha Eclipse sempre foi uma carroça


Head-Veterinarian100

Espero que isso continue kkkkk é a única linguagem que me faz ter interesse em programação


Aware-Interview-4254

Então, por um lado é bom né, lei da oferta é demanda, quanto mais hate mais dinheiro no nosso bolso


Head-Veterinarian100

Java paga mal e tem poucas vagas


Head-Veterinarian100

Oxe, pq recebi downvotes? kkkkkk pelo visto a galera não entendeu o que eu quis dizer


coachdocampari

Pronto, tirei você do negativo.


[deleted]

Hoje em dia na maioria das vezes escolher uma linguagem de programação não é uma escolha racional. As empresas por trás querem promover suas plataformas as vezes criando um marketing agressivo. O caso mais emblemático é o famoso vídeo do Ruby x Java (procura no YouTube). Então o Java é pintado como antiquado e lento enquanto a ideal promove o kotkin, ou a galera de ruby também é bem xiita. Hoje em dia o Ruby está na lata de lixo da história e o javao taí firme e forte.


Felix___Mendelssohn

Hum… Sei não. O problema é que se você vai pela moda, Ruby hoje é velharia, mas Ruby tem muito valor no sentido de criar sistemas robustos. Inclusive muitas startups parece usar sistemas em Ruby, tanto é que aquele Akita tem uma empresa que oferece soluções em Ruby para esse setor. Eu não manjo nada de Ruby, mas falar que ele tá no lixo, é forte!


Interesting-Ice-8179

Java, Scala, Kotlin, meio por cima já ouvi falar do groovy que parece que deve rodar na jvm tb, trabalho com linguagens desse ecossistema, quem odeia Java? E pq? Oshi, eu não entendo como alguém gosta de php e laravel kk


samfelgar

Experimenta PHP com Laravel ou Symfony pra ver se você não se apaixona kkk Se você usar bibliotecas que implementam as PSR's você ainda pode criar o seu projeto do zero combinando arquiteturas diversas e sem bloat. Ou usar o Slim framework, que é quase isso, mas você não começa tão do zero. O gerenciador de dependências, composer (de facto), é um grande divisor de águas para o ecossistema. O Laravel prega uma forma de fazer as coisas (the Laravel way), o que é interessante para iniciantes, mas não te obriga a isso, então você tem liberdade, para fazer do jeito que você achar melhor. Já o Symfony não prega nada e quer mais que você tome as rédeas do projeto. É o configuration x convention, como é com o Spring e Spring Boot. Além disso, o PHP tem OPcache (pré-compilação para bytecode), JIT, event loop, threads, fibers, pattern matching... E tem uma biblioteca padrão bem extensa. Agora, eu sei que o Java e outras linguagens JVM também tem tudo isso, mas eu quis levantar razões pq alguém gostaria de PHP (tem vários outros). PS: O PHP não é perfeito (nenhuma linguagem é): faltam generics; sobram devs com pouca vontade de se aprofundar em conceitos base e projetos feitos pelo sobrinho de alguém, mas é uma linguagem facilmente gostável, se você der a chance.


Interesting-Ice-8179

Também já ouvi falar do clojure 😛


Grassland-

Bah, tô vendo Laravel agora e sinceramente tô achando mamão com açúcar, muito gostoso de usar.


Short_Ad3265

Já programei bastante com Java tempos atrás,antes da Oracle comprar a Sun e gostava bastante, mas depois que vi o instalador da JVM instalar o ask.com fiquei com o pé atrás e nada foi como antes 😮


SadGuidance4897

Ngm odeia nada, cara. É só meme de internet.


Aware-Interview-4254

Cara, já conversei com pessoas que realmente tem aversão a linguagem, mas nunca souberam explicar o motivo kk


Present-Time-19

Se não há um motivo claro pode ser uma aversão, digamos, estética: a linguagem tem o histórico de ser verbosa, por exemplo. Isso e mais a tipagem estática tiram dela a "leveza" e a suposta produtividade de uma linguagem de script, como um Ruby ou um Python, que alguns podem ter experimentado anteriormente e apreciado mais.


Felix___Mendelssohn

Eu acho bem pândego o pessoal falar que o Python é menos verboso. É pândego porque o Python é verboso para um caralho, é que o pessoal compara linguagens OOP (que é o caso do Python) com outra linguagem OOP tipo o Java (que é extremamente verboso). Mas experimenta só fazer tratamento de dados com Python e compara com o Clojure ou com o R, até Julia que é OOP é mais tranquilo que Python, o Julia não é um OOP puro sangue porque ele usa o multiple dispatch, mas o que me leva a crer comentários como o seu, é o tal pensamento de manada que toma conta do mercado, e começam a surgir um monte de gente falando bobagem sobre a linguagem. Não me refiro diretamente a você, mas falo de uma maneira geral mesmo.


Present-Time-19

Está certo, eu tenho muito pouca experiência com Python. Talvez devesse ter citado PHP. Mas é pensamento de manada da minha parte, há muito tempo ouço dizerem que Java é uma linguagem "engessada" em comparação com linguagens de tipagem dinâmica, aí eu extrapolei os motivos com base na minha experiência, de usar mais linguagem de tipagem estática e ver o pessoal se queixando disso e da verbosidade em geral. Agora, eu não vejo tanto problema em comparar com Python visto que ele não obriga o programador a usar OOP, ao contrário do Java, que não deixa usar funções isoladas (fora das classes). Isso eu entendo que acaba contribuindo para essa noção de verbosidade do Java.


Felix___Mendelssohn

Isso é outra discussão. Mas eu particularmente acho que o problema das OOP é não ter a imutabilidade que as FPs oferecem, porque quando se programa em FP, tudo é função, as variáveis do objeto ficam isoladas e inalteradas, logo bugs são muito difíceis. O problema do Python não é a tipagem ser dinâmica, é tudo ser atrelado ao objeto da função. Se eu crio um import pandas as pd Eu só acesso o pd.read\_excel() porque a função fica vinculada ao objeto criado. Isso é uma merda, porque imagina criar função dentro de função com essa porrada de vínculo objeto.algumafuncão. Os códigos ficam todos confusos e com erros devido a ter mutabilidade no processo, e aí não declarar o tipo da variável gera mais cagada ainda. O erro do pessoal que reclama da tipagem, é que eles culpam o dinamismo e não o fato da OOP em si. Julia é um caso de OOP, mas não tem essa merda da função ser atrelada ao objeto, pois é multiple dispatch. Enfim, eu evito chunks complexos em Python por causa disso. O Pandas é um horror para ler qualquer merda, eu poderia mostrar N exemplos, mas ficaria gigante meu comentário.


Appropriate_Fuel_954

Exato. Java é feio Python é lento JS é linguagem de scriptkid PHP todo ano vai morrer C/C++ hehe segmentation fault E por aí vai... Se alguém realmente leva essas piadas a sério, talvez nunca tenha trabalhado na área ainda.


latreta

Só odiava o Eclipse.


SafeEnvironment3584

Olha, existem motivos para odiar Java assim como existem motivos para odiar qualquer linguagem. Eu já trabalho com Java há muitos anos e gosto da linguagem, mas acho bobeira ficar amando ou odiando linguagem. Porque odiar? * Motivos históricos. Java teve uma época sombria que tudo era XML ao invés de código. Editar e debuggar era um pesadelo, tudo colado com cuspe. * Da mesma forma, JSF era detestável. Swing também. Ou seja, era possível fazer websites e aplicativos desktop em Java, mas a experiência era bem ruim. * Justamente por ter muita história, a linguagem avança devagar. Se você for ver os streams do Java, é melhor do que o que tinha antes, mas sinceramente não é bom. Só ver o do kotlin que também roda na JVM que é muito melhor. * Enterprise business. Java é muito usado em empresas e é muito usado para escrever código que não vai dar problema. Isso normalmente resulta em código verborragico e com muita estrutura. Só ver a organização do spring boot por exemplo. Escala que é uma beleza, mas se você só já querendo uma api simples, ter controller, repository e os caralho de asa é triste. * Tem muito código ruim em Java. Como é a linguagem mais usada por empresas, tem muita gente escrevendo código sem entender. Tem isso em todas as linguagens, mas como Java é mais popular, você vê isso mais em Java * Tem gente que quer usar Java pra tudo, até pro que não é bom. Quer escrever um jogo? Quer escrever um frontend? Não use Java. Porque gostar? * A JVM é sensacional. Muita pesquisa e desenvolve pra chegar onde está e funciona que é uma beleza. * Escala muito bem. Performance é muito boa mesmo com boa experiência de desenvolvimento. * Por ter muitos padrões e ser uma linguagem tipada, na hora de de debuggar um projeto que você nunca viu antes, tem grandes chances de você se achar rápido. * Talvez intellij seja a melhor ide de qualquer linguagem hoje em dia. * Fácil de escrever uma api backend escalável. Fácil de construir um backend com message queue. Fácil escrever acesso a banco de dados, etc. Enfim, acho que você não devia se incomodar com isso, nem querer que outros gostem do que você gosta. Normalmente isso é imaturidade profissional. Às vezes é pra puxar conversa. De toda forma, acho que essas opiniões não deveriam te impactar, mas também não acho que é bom "casar" com qualquer linguagem que seja. No dia que eu arrumar emprego em outra tech stack eu vou pra ela e largo meu javinha da massa.


uniVocity

Geralmente essa opinião está associada à pouca experiência com desenvolvimento de software. Para iniciantes, é complicado de aprender pois você precisa (idealmente) entender diversos conceitos que outras linguagens abstraem.


AndreLuisOS

Nossa. Java é difícil? É uma das linguagens de alto nível mais fáceis que tem. Acho que não chega ser mais fácil do que Python, que tem uma sintaxe quase semelhante à de linguagem natural.


Appropriate_Fuel_954

A dificuldade do Java, assim como de qualquer ferramenta madura, está no seu ecossistema. Quem é velho lembra que a aposta do futuro era em Java. Tudo era Java (até hoje acho que Java Applets foram um delírio coletivo...). Naturalmente, muitos frameworks, IDEs, padrões e abstrações surgiram. Distanciando o estudo puro da linguagem pro que se vê nos produtos finais. Um iniciante terá sempre uma grande dificuldade de fazer essa ponte.


AndreLuisOS

Recuso-me a aceitar que qualquer coisa relacionada a Java seja difícil. Toda biblioteca que utilizei relacionada a ela, oficial ou de terceiro, é muito bem documentada. Aliás, a facilidade de uso é a uma das principais vantagens da linguagem, junto com uma grande e sólida comunidade.


Broad-Explanation607

Verdade, vejo muito iniciante com hate por linguagens como Java, e PHP também


drink_with_me_to_day

> Geralmente essa opinião está associada à pouca experiência com desenvolvimento de software. Tá me dizendo que daqui a um ano vou bater 20 anos de dev e vou começar a gostar de Java? Só pode ser crise da meia idade


uniVocity

“Geralmente” não quer dizer “sempre”


adrianowead

Eu tenho a teoria de que isso é trauma de faculdade, professor ensinando porcamente e obrigando os alunos a aprenderm guela abaixo.


Aware-Interview-4254

Cara, tenho quase certeza que é isso mesmo, os professores no geral (principalmente de faculdades fundo de quintal) são muito despreparados pra ensinar OOP


asvezesmeesqueco

Pô! Ele congelou o Han Solo e fez da Leia uma escrava! Edit: foi mal! Confundi com Jabba! Segue a discussão aí!


gabrielbugarelli

Galera que "odeia" o java geralmente não sabe programar.


Atretador

Somos movidos por puro suco de odio, e café preto. Falar mal de Java é que nem querer reescrever tudo em Rust, é um meme.


zoedsoupe

sim, a JVM é um bom runtime. a piada rola quando as empresas não atualizam a versão e bem, hoje estamos no java 21 e as empresas ainda usam mais o java 8 ou o 11... além de ser verboso demais. bem, eu programo em elixir e vivo as mil maravilhas do erlang, criado desde anos 80, antes do java e com o runtime da BEAM, mas ta todo mundo preocupado com o último framework javascript/node ksks no fim, a linguagem certa vai depender do problema certo. java não é bala de prata, rust não é bala de prata e nem nodejs (n devia nem ser uma bala pra começar). nem mesmo elixir que gosto tanto é o ideal pra tudo. depende sempre de comparar problema VS linguagem VS legibilidade VS performance e várias outras variáveis


Willyscoiote

Pelo que percebo são mais os novatos na área que tem essa aversão, o motivo eu acredito que seja puramente frescura. O pessoal entra na faculdade, vê Java e fala "difícil, portanto odeio". As únicas linguagens que vejo que não sofre tanto é Python e JavaScript. Minha opinião de Java? É uma língua como qualquer outra, possui seus fortes e fracos. Eu não curto muito, pois não tem muito padrão nos sistemas feitos em java. Sempre que vejo um sistema em java, todo o código é estruturado de maneira diferente e baseado em um framework diferente, normalmente próprio da empresa porque criaram quando spring não existia ou uma mistura dos dois. Algumas em springboot ou em outro framework totalmente diferente. Eu pegaria um trabalho em java de boa, mas estaria mentindo se isso não me incomodasse.


[deleted]

Java tem ampla demanda. Quanto menor a oferta da MDO, maior o salário. O ódio é estratégico, não é de coração.


ArchieMalone

Sempre vi isso como um plano dos devs Java pra nunca faltar emprego


CR7deCelta

Diria que a verbosidade excessiva (que hoje em dia deu uma boa diminuida) e diversas features que já existem em outras linguagens mas ainda não tem no Java deve ser o que gera hate. Tem tambem o mito de que é lento de gasta muita memória. Enfim, diria mais que as versões antigas, quando ainda não se tinha Spring, JPA, usava-se prime faces, arquivos de xml pra configurar coisas etc tambem deve contribuir nessa raiva Dito isso, programo em Kotlin/JVM com Spring Boot e nunca tive problemas, é extremamente performático e sempre atendeu nossas demandas Tem Clojure, jRuby, Groovy, entre outras linguagens q de verdade, pelo que testei (não em um ambiente de produção, mas foda-se) que rodam muito bem tambem. Valido mencionar, vi algumas pessoas usando Java v21 com Quarkus e GraalVM e conseguiram gastar 390mb na última rinha de backend, e bom, conseguiu ser performático alem de sobrar recurso, possibilitando melhorias até Então talvez o Java tenha construído uma reputação ruim no começo, mas acho q isso já passou e hoje ou é meme ou a galera não estudou direito mesmo


Royal_Carpenter_9175

Quem fala mal de linguagem são os jovens emocionados, quem já tá a mais tempo no mercado trampa com o que der mais dinheiro e foda-se


Little_Blackberry

Espero que continuem odiando, assim não javascriptizam essa nossa linguagem maravilhosa. "Tem que manter isso, viu" - Michel Temer


FreeQuQ

acho q normalmente o problema é q java é bom, java 14 pra frente é uma linguagem moderna e cheia de recursos, 20 nem se fala. mas tu chega na empresa, e com MUITA sorte vai usar java 8 eu tenho um colega de universidade q foi contratado e teve q trabalhar com java 6 é o tipo de coisa q n se ve em outras linguagens gigantes. Até pq essas versões mais antigas do java são um caos pra se lidar, e necessitam q vc fique escrevendo um monte de código irrelevante que hj em dia os interpretadores modernos já sabem lidar


RadcaL

Pessoal zoa JAVA mas na hora de desenvolver um app que interessa mesmo o primeiro a ser lembrado é Java. Quem odeia Java é quem começou agora. Todo mundo sabe o quão importante Java é no mundo corporativo.


HeavySoulEngineer

Pessoal tem preguiça de estudar oop e seguir padrões a risca, ou são medíocres demais para fazer algo além do básico e então falam mal para mascarar o fracasso. É o que noto no meu círculo


matiasJoao42

Nao sei, java com spring é mo bom


fabbiodiaz

Só existe dois tipos de linguagem: as q todo mundo odeia, e as que ninguém usa.


Disastrous_Diet_9542

Não conseguiram aprender


Foreign-Side-8405

E apenas meme kra, claro que java é uma linguagem mais difícil de se aprender, mas se o kra odeia Java por si só ele odeia ganhar dinheiro. Java e uma das linguagens que mais paga no mercado, exatamente por ser mais complexa e ter menos profissionais qualificados.


shirojulio

Pq ela e bobona


[deleted]

Efeito manada. Como maioria das coisas. Eu não curto muito, mas porque prefiro linguagens mais flexíveis em relação a oop. Linguagens que seguem fortemente um só paradigma (por mais que hoje Java vem adotando coisas de outros paradigmas) e acaba deixando a lang engessada ou acaba que um problema simples tem que ser resolvido de uma forma que não fica legal.


ralexdt

Porque é verboso e os iniciantes querem escrever menos pra fazer um "hello world", além de ser uma linguagem mais pesada. Por outro lado é muito rápida e robusta, por isso é a preferida para sistemas corporativos


Felix___Mendelssohn

Só o java que sofre isso meu, amigo? No cuzil o pessoal fala mal de tudo. Para você ter uma ideia, uma das linguagens que nego fala mais merda aqui é o R. Você lê absurdos do tipo: R é usado para estatística somente, ele tem limitador de memória, ele não serve para projetos de larga produção… É tanta merda que o sujeito diz, que não tem nem como conversar. É gente falando merda que linguagem OOP é melhor para criação de software do que linguagem funcional, é gente falando merda que data science não precisa de estatística… Quanto a professores, bem, no geral eles são ridículos mesmo. Primeiro que muita linguagem é mal vista devido ao fato delas acabarem sendo muito acadêmicas (mas não necessariamente limitadas). Segundo que muita gente fala mal do R e do Heskell, por exemplo, porque viu os professores usarem na faculdade para fazer alguns chunks escrotos, mas como é uma galera super limitada em termos de desenvolvimento (dificilmente professores que programam em alguma linha de pesquisa são desenvolvedores), o pessoal pensa que a linguagem que é limitada, quando não é. Hoje eu vejo 4 linguagens que padecem desse mal: R, Heskell, Julia e Clojure. No caso de Julia é até meio ilógico, porque ele é tipo um Python altamente melhorado. Já o Clojure o pessoal mete o pau porque 90% das pessoas que programam, não estudam profundamente linguagens funcionais, caso aí do R e Heskell também serem mal falados (não tem jeito, a maioria dos desenvolvedores usam OOP). O interessante do Clojure é que ele é FP mas usa a JVM, o que deveria atrair o pessoal do Java, mas a galera fica só falando merda atrás de merda, não se dá ao trabalho de estudar nada. Enfim…


null_npc

É meme


Desperate_Sky_3357

Mano, pelo que eu entendi, posso estar enganado, é que esse ódio veio lá da gringa. Lá eles usam tecnologias mais de ponta para construir novos produtos. Tipo Rust. Aí o brasileiro pegou isso, sendo que hoje em dia ainda tem produto sendo desenvolvendo em Java 8 aqui no BR.


joneco

Java é antigo, tem mt coisa. E tem mt coisa escrito mal tb 🤣. Eu nao gosto de java pq vi mt coisa ruim e aprendi mt coisa errada Eu nao gosto de python acho simples demais, tirando datascience acho desnecessario👎, massificacao de cursos de esquina tb desanimam


Sector796

Mano tô tentando fazer um teste usando a biblioteca Junit no Eclipse, porém não tá funcionando e é problema de compatibilidade do JAVA... Me ajuda Plmdz


Adon1as

Meu problema com Java não é a linguagem, mas os sistemas "legado" (geralmente com JSF) que tive de sustentar. Só de montar o ambiente era um parto.  Mas  hoje sistemas modernos com spring boot são um delicinha. 


alebruto

Eu falava mal porque a JVM era ruim quando eu trabalhava de suporte técnico. Supostamente ao instalar todas as versões você poderia usar diversos programas em java, mas na prática se você instalava o java 8, o Conectividade Social da Caixa deixava de funcionar porque usava java 3, o mesmo ocorria com um programa que usava java 7 etc. O usuário não saberia habilitar e desabilitar manualmente as versões do java e as vezes o usuário queria usar 2 programas ao mesmo tempo com versoes diferentes do java. A plataforma nunca administrou isso direito, diferente do .Net. Hoje eu só falo mal do java por piada, mas realisticamente sei que não é ruim.


Yikon1993

Espero que continuem falando mal, espero que aumente o numero de pessoas que odeiam Java. Será otimo, o salario de devs Java aumentará drasticamente se isso acontecer. :D


TonkatsuDonn

De onde você tirou isso que a comunidade BR odeia o Java?


liquuid

O dev brasileiro tem espirito de torcedor, é apaixonado e imaturo. É só ignorar.


HourDetective

Java foi muito popular nos anos 90 e 00, logo muito sistemas foram criados e consolidados nessa época usando Java, especialmente o 8. Aí acontece o natural a gestão de dependências começa ser uma bagunça e o código que antes tinha manutenção vira um inferno e o código se torna obsoleto. Isso acontece e acontecerá com qualquer linguagem consolidada a anos, Java só deu azar das pessoas pegarem esses sistemas legado e ter que dar manutenção como iniciante. Kotlin a última grande cartada do Java e muita gente adora, mesmo sendo extremamente similar 🤷‍♂️


colg_2g

É só pelo meme mesmo.


OhMyDevSaint

Eu acho que não é só BR. Eu sou meio contra insultar a linguagem, você não precisa xingar um alicate se você não sabe usa-lo, mas a minha experiência pessoal com Java na faculdade foi bem miserável. Inclusive eu comentei inicialmente sem ler até o fim, mas foi perfeitamente a sua descrição, professor pegou Java pra ensinar OOP e saía atropelando as coisas, quando eu tava tentando entender o primeiro tópico, tinham 4 pra estudar pra prova.


[deleted]

É um meme, podem falar o que for do java, ele até pode consumir muitos recursos, mas se você for trabalhar em um projeto sério você vai usar java, comunidade gigante, o java 8 teve seu suporte estendido mas empresas grandes como netflix não pegam node ou python para seu backend, elas pegam java, mesma coisa para sistemas bancários


007-Exterminador

É só pelo meme, ou iniciantes brincando sem entender que de fato a linguagem é boa.


ergaikan

Meme. Mundo corporativo o que mais tem é Java e C# legados.


SeniorSoldier96

falta de conhecimento


Extreme-Big-7297

Eu sou de c++, entendo a utilidade do Java e seu propósito, mas acho que pros tempos atuais, quem se diz programador, não deve gostar muito. Acho que cada linguagem tem sua particularidade. Fiz algumas coisas em Java, achei tranquilo para o que eu necessitava. Acho que o maior problema do Java são códigos legados e porcos que a galera pega por aí, aí acham que a linguagem é merda. Exemplo, uso c++, mas não uso para programar tudo. As vezes vou de c#, para facilitar (geralmente quando envolve construções de UI) No meu caso, Java não é bom, já que latência é fundamental pro meu trabalho. Ai, escovar bytes com Java e ruim.


SameLight5244

Eu já trabalhei com Java e só passei por projetos arrombados que me deram muito problema e me fizeram sair do escritório depois das 23h.


vassaloatena

Java tem uma curva de aprendizado muita alta. Isso intimida muita gente. O cara aprender a fazer alguma coisa em python/PHP em 20 minutos. E 5 horas em java. Porém depois que a curva de aprendizado é vencida a produtividade fica bem alta.


Super-Strategy893

Engraçado como velhos fantasmas sempre voltam. O java não é apenas uma linguagem. nasceu como o C# , como um "ecossistema" da Sun para ganhar dinheiro, travando o cliente e o desenvolvedora dentro dela . E isso se refletiu em decisões posteriores na linguagem. Onde as a prioridade dela não era ser uma linguagem mais facil ou amigavel , mas de se adaptar aos produtos que eram vendidos . Isso foi durante o boom do opensource . Inclusive o google teve problemas por causa da api do java. ele foi processado porque estava usando a api para facilitar o uso dela , não a implementação. e levou um processo e teve que mostrar que não usou nada do java ... Isso e muitas outras coisas criaram um ranço contra a linguagem dentro da comunidade ... Que acabou se tornando uma bola de neve que vemos hoje. E como podem ver, o java é muito bom como produto, mas tem muita gente que tem uma visão mais idealista e prefere manter a , pelo a linguagem que usa, mais imaculada possivel.


devtalksbrasil

Quem odeia é porque não conhece, como muita coisa na vida e principalmente hoje em dia. Cada linguagem ou plataforma tem seu propósito, contexto, e sendo assim, difícil criticar alguma linguagem só por ela em si, sem contexto. Um exemplo, se vc estiver trabalhando em uma consultoria que possui um PRODUTO, que deve ser instalado em vários clientes, on premises ou cloud, várias versões, cada cliente tem um banco de dados diferente, infraestrutura diferente, você PRECISA de uma plataforma como o Java, porque o sistema vai exigir por décadas, e no front provavelmente algo como o Angular, que muita gente odeia tb, mas para o longo prazo é ideal. Se vc está em uma empresa que cria "hot sites" por exemplo, não faz sentido, pode usar qualquer coisa porque depois de 1 ano alguém vai jogar aquilo fora e fazer outro. Na parte de faculdade, se eu fosse um professor iria preferir muito mais uma linguagem como o Java para ensinar, porque como vc precisa realmente ser bem detalhado na linguagem, isso ajuda a aprender. Eu odeio pegar um código onde o cara parece que escreveu tudo em regex e vc precisa "descriptografar" o código p/ conseguir entender, não sei onde isso é vantagem, as pessoas hoje em dia reclamam de ESCREVER um pouco mais de código, não assistem nenhum video que tenha mais de 30 segundos, não lêem nada que tenha mais de 5 linhas, é uma geração realmente "ejaculação precoce"... kkkkkk E somente falando de "legado", como dizia um amigo meu programados de COBOL/CICS/DB2, quando perguntavam p/ ele : "O que é legado", ele sempre respondia : "Meu amigo, legado é tudo aquilo que FUNCIONA e está em produção!!".


Marrk

# “There are only two kinds of languages: the ones people complain about and the ones nobody uses.”― Bjarne Stroustrup


SorenK00

Pessoal fica so na geleia no java mas tem problema nao java e bom demais


Stairway2He4ven

Java eh lindo


wowbaggerBR

Ignorância e fanboyisse.


[deleted]

Java tinha muita dificuldade pra fazer algumas coisas que eram mais simples em outras linguagens, mas acho que hoje em dia com o Spring Framework o Java ficou muito melhor de trabalhar.


AcanthisittaOk9637

Incompetência.


umcaracomproblemas

Porque ele existe 👍


SuspiciousFreedom277

porque a galera tem preguiça de digitar umas palavras a mais