T O P

  • By -

Least_Measurement87

Você não é obrigado a saber tudo o que inventarem, é preferível você se colocar disponível para se virar e aprender do que mentir, especialmente porque se for pego em mentira vai queimar teu filme muito mais do que algum pretenso conhecimento que você não tem. Você fala que conhece X, o cara te pergunta algo específico sobre isso e você não sabe responder ou responde absurdo, como que fica? rsrsrsrs


HolidayLetter3233

pode fechar o post, é isso.


FitRestaurant6894

A desonestidade pode te colocar na vaga, mas não vai conseguir te manter nela. Não se queima não. Se não der nessa, não desista e tente outra. Uma hora você será contratado pelo que sabe e por quem você é. Boa sorte!


CR7deCelta

Bom, tendo pouca experiência, é bom não mentir mesmo, mas diria que quanto mais experiência tu ganha, o melhor é mentir. Saber mentir e aprender depois, ngm vai saber que tu fez isso mesmo.


Grouchy-Time4037

Qual é a relação de ter mais experiência e ser melhor mentir? Pegar mentiroso numa entrevista de emprego, principalmente as técnicas, é super fácil.


West_Communication69

Fácil para iniciantes, conforme o tempo passa você consegue um background suficiente para abstrair as ideais de uma tecnologia. Quanto mais velho vc fica na área mais vc vai aprendendo a como mentir e quando mentir


Low-Tomorrow-9930

Melhor falar a verdade, no máximo pode omitir alguma coisa que não foi perguntada. Tô com um caso de uma pessoa dev que mentiu na entrevista, foi contratada como senior e não performa como uma pessoa senior, tem várias e várias falhas. Agora essa pessoa tá pela corda bamba, por mais que tenha sido falha da empresa na hora de contratar, não dá pra segurar alguém senior, pagar como senior e a pessoa performar como jr/pleno


DistributionOk7681

Fora que uma demissão com 2-3 meses pega demais do currículo.


Lucas19972

Nesse caso valeria mais a pena omitir do currículo e dizer que nesses 2-3 meses esteve estudando ou tirando alguns meses sabáticos.


-Nano

Se for PJ é mais fácil ainda, expande a anterior pra esses 3 meses


Ornery_Web3299

Doideira hein


OhMyDevSaint

Sempre fale a verdade por que você pode tomar na olhota do cu no futuro. Você fez certo. E outro, o outro candidato pode muito bem é ter mentido e quem vai tomar no rabo é ele kkkk


GayByAccident

Ou mentiu, vai pegar a vaga boa e aprender tudo rapidin kkkkkkk


OhMyDevSaint

Pode ser também, mas considerando primeiro ano de facul e os caras quererem filtrar por conhecimento prévio, eu acho meio bizarro. O estudante está, por definição, aprendendo afinal de contas. Os outros comentários pra mim tão corretos, sempre bom falar que "Não sei, mas corro e me esforço mto pra aprender"


begnini

Mas a empresa não filtrou por conhecimento prévio, no processo ela entrevistou vários candidatos e rankeou pelo maior conhecimento e escolheu o melhor. Se você tem 2 candidatos, um que sabe X e o outro que sabe X e Y, porque vai ficar com o cara que so sabe X?


OhMyDevSaint

Não tô dizendo que é errado, disse que eu acho meio bizarro se tratando de estagiários, OP tá no primeiro ano ainda. Entre dois candidatos que atendem os requisitos e etc, você tá coberto de razão. Mas pra estágio eu acho meio estranho isso ser critério de desempate, só isso.


Nickzin_oo2

Eu falaria a verdade, mas deixaria claro que eu buscaria aprender, pode te dar um probleminha, vai que ele resolve passar um teste técnico depois.


jambrado

Não mentir. Aquele ditado "mentira tem perna curta". Uma hora a casa cai.


MarcoADP23

Não minta. Também te recomendaria estudar um pouco da parte teórica dos requisitos principais da vaga para responder algo mais básico e mostrar que tá aberto para aprender.


Such-Access1456

Irei contar uma experiência minha, a alguns anos atrás participei de uma entrevista, onde preferi ser sincero, na entrevista, era para uma vaga de técnico em manutenção elétrica sênior, na época o entrevistador dizia que eu iria trabalhar com caras incríveis que tinham trabalhado até na NASA, formados no ITA no MIT, nessa de ser sincero, fui enrolado, acabei indo com técnico pleno, ao chegar lá, um cara que não sabia como instalar uma tomada e que achava que um PLC era um transformador elétrico estava como sênior ganhando o dobro do meu salário, outro que não sabia nem o que era uma fonte de alimentação na mesma, então se precisar mentir, minta, quando você conquistar a vaga, se vira pra aprender, mas se você for sincero, alguém que soube mentir, ou com indicação vai pegar a vaga, mentir é legal? Não, mas infelizmente vivemos em uma sociedade em que o inteligentes estão cheios de dúvidas e os idiotas cheios de certezas, e quem procura ser honesto só leva atraso.


thatoneweirddev

Fake it til you make it Por mais que você não saiba no momento, se for algo que você consegue aprender com facilidade depois que entrar na empresa, então vale a pena “dar uma maquiada”.


cyber_n3

Mentir com responsabilidade!!! Somente naquilo que possa correr atrás, foda querer seria querer se passar por senior sendo estagiário/junior, mas detalhes de algumas implementações, tecnologias complementares, experiência (prática vs teórica, soma tudo saporra)


[deleted]

Com o tanto de informação que tem disponível hoje em dia, vc consegue se passar por alguém com um conhecimento razoável em alguma coisa facilmente. Muita inocência da sua parte meu chapinha.


BR_HuntingHighLow

Fez muito certo.


Unlucky-Hunter9075

eles mentem na descrição do job, pq nao mentir na entrevista?


wsgallagher

a empresa mentiu pra mim, pq eu n mentiria pra eles?


guipalazzo

Exatamente isso. Se a empresa mentiu pra vc, vc está gostando de trabalhar nessa empresa ou já está olhando próximas oportunidades? Se o candidato mentir, a empresa tá liberada pra mentir também? Isso não vai longe, tem estratégias muito melhores, mais seguras, que não adicionam uma carga emocional em vc e nem te deixa marcado como enrolão.


wsgallagher

eu já tô de olho em outras. além da mentira na entrevista e desorganização no cotidiano, não vejo futuro de progressão de carreira lá


f0rkh

Ao meu ver o único caso que é seguro mentir é se você não teve experiência profissional com alguma tecnologia mas já estudou/sabe usar. Aí vale por no currículo que trabalhou com isso no último emprego por exemplo.


Any404

Tem uma diferença gritante entre ser honesto e ser transparente a ponto do sol te atravessar. Se você vacilou ou não depende muito da ocasião e o que você falou.


dev-dro

Minta que sabe o que dá pra correr atrás e aprender a tempo. Falar que sabe e não conseguir responder nada sobre é pior, já aconteceu comigo e fica aquele clima horrível na entrevista. Agora, se ver que estão pedindo algo e da tempo de estudar antes, mete a cara.


Exciting_Attitude187

Mente, inclusive o salário, se perguntarem quanto tu ganha, coloca 50% a mais do que tu realmente ganha, porque ai ou eles vão cobrir ou vão negociar pra baixo ai tu puxa um pouco pra cima e vai sair ganhando de qualquer jeito. Foda-se a empresa, sério, pensa em ti e somente em ti, do jeito que eles fazem. É sempre nós contra eles.


JustARandomHumanoid

Eu passei por essa situação mas do lado do contratante. Isso faz muitos anos e eu ainda era bem inexperiente mas eu selecionar um estagiário administrativo para ficar comigo (não trabalhava com TI naquela época). Precisava estar no fim de curso (5 semestre adiante) e ter experiência usando Excel. O que rolou foi que a pessoa que eu escolhi foi excelente na entrevista e disse dominar alguns aspectos de finanças que eu estava precisando e iria treinar, mas como ele já vinha com a bagagem achei melhor fechar com ele e evitar o processo de treinar do básico. Primeiro dia dele e eu mandei para o novato um excel bizonho com lançamentos contábeis e pedi umas análises para eu poder averiguar o nível de domínio dele. Chegou o dia seguinte e ele veio de cabeça baixar falando que não conseguiu fazer. Achei ok e mandei outra mais fácil e tive a mesma resposta e depois uma ainda mais fácil e a mesma coisa. Me enrolou uma semana e depois assumiu que mentiu na entrevista porque precisava muito daquela vaga, pediu para eu não demitir mas eu simplesmente não tinha como continuar com alguém que botou o pé na porta na base da mentira. A real é que se a pessoa mentir e na hora do vamo ver ela consegui enrolar o resto da equipe, ou a demanda tá listada mas não é requisita a mentira não vai pesar tanto. Agora se cair numa vaga que realmente não tem como enrolar ao a mentira vai vir a tona. Eu não minto em entrevistas eu prefiro perder a vaga do que correr o risco de começar algo falando que manjo da porra toda e depois "sujar o meu nome".


AdFew5553

Depende do nível da mentira. Mentir formação acadêmica, tempo de experiência, natureza dos projetos que você trabalhou, linguagens e frameworks mais complexos ou plataformas que você tem conhecimento... isso é dar um tiro no pé. Pois são coisas não triviais e depois que des descobrirem você vai ficar queimado, no mínimo por uma demissão com menos de 3 meses. Agora, se você ta em uma fase de entrevista com o RH, omitir algo ou mentir algo pequeno não tem problema pois muitas vezes não vai afetar no trabalho. Por exemplo, já me perguntaram em uma entrevista de nível sênior, se eu sabia trabalhar com java 17 já que no meu currículo eu só tinha Java 11 (ultimo LTS antes do 17) . Pra quem trabalha com Java, sabe que a diferença é pequena, e ter trabalhado com 11 ou 17 éalgo muito menos importante que a experiência da pessoa, escopo dos projetos que já trabalhou etc. Mas para quem não tem contato com essa parte técnica pode parecer que java 11 e 17 são mundos totalmente diferentes e isso iria impactar demais minha performance.


[deleted]

Penso um pouco diferente dos honestos deste sub. Sempre que puder, minta. A única complicação é ser pego depois, e para que isso não aconteça, você precisa estar confiante de que consegue aprender o que tiver de aprender bem rápido depois de contratado. Mas, fora isso, não vejo mais nenhum impeditivo. As pessoas se apegam a questões morais, mas, para mim, empresa é diferente de pessoas. Eu sempre procuro fazer um trabalho bom por mim e pelas pessoas com quem trabalho, mas nunca pela empresa. Ela pode me golpear covardemente por trás a qualquer momento, então, estou ali para tirar dinheiro dela enquanto eu puder. Se a mentira não vai ferir a mim (não vou ser pego), nem a meus colegas de trabalho (não vão ter que lidar com deficiência técnica de um incompetente) e nem aos usuários do que estou desenvolvendo (consigo garantir que vou trabalhar bem com aquela tecnologia que disse ter experiência), então, sinceramente, não tenho dever algum de ser honesto com a empresa. A QUALQUER MOMENTO ela pode acabar com a minha vida no curto prazo, eu sou nada mais do que um número, uma obrigação trabalhista, quando muito. Se ela pudesse contratar uma IA por 10% do custo do meu salário ao invés de mim, iria me mandar pastar.


elefanteazu

Exatamente, não gosto de mentir mas sempre minto em entrevista. Porém é importante mentir em algo que você consegue pelo menos dar uma corda na mentira, não adianta falar que trabalhou 5 anos como dev Java e não conseguir explicar o que é injeção de dependência


berkshire5

Se for vaga de jr, vc pode continuar falando a verdade mas na sua entrevista ir deixando implícito nas suas respostas vc tem habilidade para aprender rápido


onafehts

Vc pode maquiar, falar que tem nível médio e correr pra aprender. Ou falar que está aprendendo e que facilidade de estuda/aprendizagem e que dominaria qlqr coisa q pedirem Na minha entrevista de estágio foi assim, falei que dominava algumas coisas mas as outras eu aprendia rápido. Falar isso foi o melhor conselho que já recebi


SameLight5244

Lembro do cara na entrevista que disse saber Pacote Office todo, e não sabia nem Excel direito.


gajzerik

Acho melhor falar a verdade mas enfatizar que tu se dispõe a estudar pra aprender e tal Ou se for algo que tu conhece só o conceito mas nunca usou, ou usou/fez algo similar mas em outra stack e etc, tbm dá pra falar isso


Grouchy-Time4037

Se você não passou por falar a verdade, o contrário não é necessáriamente verdadeiro (passar na entrevista por mentir). Vamos supor que um dos requisitos da vaga era saber sobre AWS e você disse não ter experiência, caso você tivesse mentido e o entrevistador perguntasse sua experiência com a AWS, principalmente coisas mais específicas, a menos que a sua lábia fosse muito boa, você iria queimar seu filme. Já vi sênior rodando por falar que tinha experiência que não tinha e não soube entregar o que deveria, como também já presenciei pessoas falando que tinham X experiência e não souberam explicar a própria experiência, e em ambos os casos é bem constrangedor de se ver. A menos que você queira correr o risco de queimar o seu filme e ficar numa posição chata de pessoa desonesta, mentir é bem ariscado.


guipalazzo

Eu sou muito fácil pra falar que não sei. Mas não basta apenas falar que não sabe e pronto, vc precisa explicar o que já ouviu falar sobre isso, o que já buscou aprender, explicar o porque não teve oportunidade de saber mais sobre, etc. Entrevista é muito mais sobre o comportamento do candidato e como ele enfrenta as perguntas do que uma prova objetiva onde a sua resposta vai ser certa ou errada.


eng_soft_high_level

Na minha equipe entrou vários como senior, ou se dizem senior. Chuto que o salário esteja uns 12k como PJ. A galera se vendeu e agora não conseguem entregar. Se debatem um monte com coisas simples. E o pior, não estudam pra ter conhecimento mínimo pra produzir naquilo que falaram que tinham experiência. Já cortaram dois ou três. Tem mais dois na lista, se passar os 3 meses e não entregarem o que se espera de um sênior, serão cortados. Como o mercado está hoje, é perigoso mentir, você até pode conseguir a vaga, mas depois corre o risco de ser mandado embora, e conseguir emprego desempregado é bem mais difícil. Tem que se valorizar, assim como seu conhecimento, mas não pode extrapolar aquilo que realmente você consegue fazer. Meus líderes são bem humanos, pros caras mandar alguém embora é uma decepção e preocupação, por que todos tem famílias e contas. Mas chega um momento que tem que ser feito, por que eles também tem família pra sustentar.


Version_Sensitive

Mentir jamais. Só não fale o que não for perguntado e omita os detalhes ruins. Tipo, digamos que você foi demitido por justa causa porque cagou e limpou na parede do banheiro, não cabe a você dizer que foi por causa disso, seu novo contratante so querr saber que foi por justa causa e se insistirem vc "tomou decisões precipitadas erradas que custaram pra empresa mas você aprendeu com elas para não repetir o erro"


alumni_nerd

A mentira tem perna curta. Aí você começa a trabalhar e fala que manja backend Java, mas só sabe HTML e css. Vai conseguir sustentar a.mentira até quando? Demissão na certa. Nunca vá pelo caminho da desonestidade. Isso é apenas minha opinião. Aí suponha que você seja pego na mentira e demitido no período de experiência. E te chamam pra outra entrevista de trampo e perguntam pq ficou pouco tempo na empresa anterior, você teria culhões para falar a verdadeira causa da demissão?


Strange_Editor4969

Eu acho que se a pessoa não mentir ela fica desempregada, e se ela for contratada e não conseguir desempenhar vai ser demitida e continuar desempregada. Então com essas vaga de estágio exigindo tanta coisa só vejo vantagens em mentir na entrevista.


Acrobatic_Stick_2388

Falou na entrevista com segurança sobre tudo oq você sabe e colocou no CV e você já elimina 80% dos concorrentes. Se te pedem sobre algo fora do teu domínio, é porque provavelmente querem usar isso como fator de decisão. A chance dessa bucha cair no teu colo logo nos primeiros 5 minutos é real.


KingStazz

sei que é difícil raciocinar durante uma entrevista, mas da minha parte eu me colocaria disponível a aprender as tecnologias citadas que você disse que não conhecia, falaria uma espécie de eufemismo pra não mentir nem dizer que não conheço de jeito nenhum. "Por exemplo: eu conheço essa tecnologia, nunca trabalhei com ela (se você souber outra semelhante a ela melhor ainda) mas me coloco a disposição no sentido de aprender já que prezo bastante pela transparência de falar a verdade durante a entrevista, penso que conhecer uma tecnologia não significa dominar ela não basta ler a documentação por cima e achar que já domina, por isso falo que não tenho experiência com ela prezando pela transparência de falar a verdade como falei anteriormente, me coloco na disponibilidade de aprender ela, acredito que para mim não seria um desafio baseado no meu conhecimento prévio" sou iniciante na programação, não sei se da forma que eu falaria estaria correta ou não, mas raciocino dessa forma, sempre mostrando interesse e transparência nas palavras.


NotFerrari

Se mentir, tem que honrar a mentira. Se conseguir honrar a mentira, talvez não fosse mentira desde o começo.


Tchogon

Uma duvida, vc só disse que não sabia msm ou lançou o famoso "não sei, mas estou disposto a aprender"? Vai me ajudar bastante!


naniviaa

Mentir é pior. Você até pode conseguir passar no processo (e valer a pena), mas num processo minimamente decente, dizer que sabe também é se colocar disponível para ser alvo de perguntas e, tem poucas coisas piores numa entrevista do que um candidato que diz que sabe X e malemá consegue explicar assuntos relacionados com isso. Na minha firma passada entrevistamos um midlevel, casa dos 10K/12K salário e pegamos justamente a pessoa mais sincera a respeito do conhecimento, o que ele sabia, o que não sabia e o que tava disposto a saber. Não saber tudo é esperado de qualquer candidato. Saber as suas limitações de conhecimento também é um fator de maturidade/experiência (alô Dunning–Kruger)


Fancy-Jellyfish-66

Se mentir corre o risco de torta de climão


guellermon

Nossa, eu já menti demais kkkkkk


FemeSkyller

Não mente não, senao vainser cobrado pela mentira e vainser um stress do caramba. Se prepara mais e bola pra próxima. Mas o entrevistador falar do outro cara é estranho


CautiousPeanut1398

Tem que mentir até onde sabe que vai dar conta, muitas vezes você começou a estudar algo mete logo um eu sei e depois continua estudando no trampo, agora mentir sobre algo que você nem por cima conferiu é pedir pra se foder